Goa - Pedido de ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Goa - Pedido de ajuda

#127044 | aluis | 01 set 2006 20:08

Viva,

Os meus trisavós são de Goa, pelo que sei lá nasceram e morreram. Gostava de saber se existe algum arquivo histórico sobre Goa, nomeadamente sobre a vila de Mapuçá, que eu possa consultar.
Obrigada
Aluís

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#163886 | PCC | 30 jul 2007 16:38 | Em resposta a: #127044

Caro A. Luís,

Tenho muita informação sobre famílias de Goa que fui recolhendo ao longo dos últimos 20 anos. Se me der mais referências sobre os seus trisavós posso tentar cruzar com os dados que tenho.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#163889 | josécyr | 30 jul 2007 17:00 | Em resposta a: #163886

Caro Pedro Carmo Costa,
Aproveitando a sua boleia, e caso seja seu desejo, gostaria de saber se tem algo sobre um António Pinheiro de Faria, * circa 1666, e provável Desembargador na India em data que desconheço mas julgo por volta de 1680/90?. Poderá ter constituído família por lá?.
Muito obrigado,
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#163988 | PCC | 31 jul 2007 13:29 | Em resposta a: #163889

Caro José Cabecinha,

Procurei o nome que me enviou e não achei nada. Eu tenho estudado essencialmente famílias naturais de Goa e parece-me que o seu António Pinheiro de Faria seria natural do Reino.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#164063 | josécyr | 01 ago 2007 08:37 | Em resposta a: #163988

Caro Pedro C. Costa,
Muito obrigado pela sua resposta. Assim era de facto e eu considerava a possibilidade de ele ter constituido família na India. De qualquer modo o meu muito obrigado pela sua pronta resposta.
Cumprimentos
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

D Luís de Sousa e esposa

#164613 | salen | 07 ago 2007 23:04 | Em resposta a: #163886

Caro Pedro do Carmo Costa,
Em tempos deixei-lhe alguns dados que precisava confirmar: Helena de Castro, esposa de um António Teixeira de Macedo e mãe de um Gonçalo Teixeira da Silva, nascida na segunda metade de quinhentos.
Volto a si mais uma vez para expor algumas dúvidas sobre famílias de Goa na esperança de obter algum dado, uma vez que desta vez refiro-me à segunda metade de seiscentos.
- D Luís de Sousa, Conselheiro do Estado da Índia (presumo que cargo nunca exercido), filho de Sebastão de Sousa da Silva (donatário da fortaleza de Diu) e de D Inês de Maldiva (donatária da de Damão). D Luís não teve filhos legítimos de sua esposa. Teve uma filha fora do casamento de que não sei ainda o nome. Em cerca de 1673 a sua viúva mora em Goa com um enteado, de nome Manuel. D Luís morreu em 1655 na viagem para o Reino na casa dos 40 anos.
Pergunto: quem teria sido a sua esposa/viúva? qual o nome da sua filha e qual teria sido o seu destino (tinha-lhe sido concedido um lugar num dos conventos de Goa caso não casasse).
Cumprimentos e grato pela colaboração que me puder dar.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#165371 | Solla | 20 ago 2007 13:27 | Em resposta a: #163886

Caro Pedro Carmo Costa:
Verifiquei que o sr. tem muita informação sobre familias de Goa, pelo que lhe peço se é possivel saber sobre Bernardo Peres da Silva, (que foi prefeito ), especialmente sobre seus descendentes.
Grata pelo que puder fazer
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: D Luís de Sousa e esposa

#165664 | PCC | 24 ago 2007 15:35 | Em resposta a: #164613

Caro Victor Ferreira,

Peço desculpa por só agora responder mas estive ausente.
Tente procurar resposta ao seu pedido mas infelizmente não encontrei nenhuma pista. Continuarei atento e caso descubra algo enviar-lhe-ei.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#165665 | PCC | 24 ago 2007 15:48 | Em resposta a: #165371

Cara Maria Teresa,

A descedência do Prefeito Bernardo Peres da Silva é para mim uma incógnita. Já investi algum tempo a procurar informações mas sem muito sucesso. Nessa procura encontrei o seu testamento (ele faleceu em Lisboa a 14-11-1844). Um dos seus filhos, José Tomás ou Tomás José Peres (da Silva), n. Goa cerca de 1800 e f. Ilha da Madeira a 23-1-1846. Creio que casou mas desconheço se deixou descedência.

Sobre Tomás José Peres (da Silva) tenho alguns dados dispersos:
Filho segundo Tomás José Peres, que foi para Lisboa lá para os anos de
1820 e tantos. N 4-10-1800. Assentou praça .... Formou-se em Coimbra como
bacharel em filosofia e matemática. Alistou-se no exército e seguiu a causa
da Rainha D. Maria II. Emigrou para inglaterra, esteve na ilha da terceira.
Fez parte da expedição do porto, defendeu por 8 meses a serra do pilar sob
as ordens do brigadeiro Torres. Entrou na expedição do algarve e marchou
sobre Cacilhas. Foi victorioso no combate de valle da piedade. Na defesa de
Lisboa comandou em major a artilharia numero 3. Em 1837 foi chefe de estado
maior da artilharia em 1838 foi nomeado governador de Quelimane, Tete e
Sena. Esteve em goa em 1842. ++++. Oficial de Torre e Espada. Cavaleiro da
NSCVV e S Bento de Aviz. Ficou doente no Algarve com tísica e mudou-se para
a Madeira onde faleceu a 23-1-1846 com 45 anos de idade. ++++

Espero que estes poucos dados sejam úteis. Posso enviar-lhe mais informação sobre os antepassados do Bernardo Peres da Silva e sobre os outros filhos.

Se tiver alguma informação complementar agradeço-lhe.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Pesquisas sobre a presença portuguesa na Índia

#165679 | salen | 24 ago 2007 18:36 | Em resposta a: #165664

Grato à mesma pelo cuidado.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#165809 | Solla | 27 ago 2007 01:52 | Em resposta a: #165665

Caro Pedro Carmo Costa:
Recebi a sua informação, que muito agradeço. Estou principalmente interessada em sua descendencia pelo que se tiver dados sobre mais filhos agradecia mos facultasse. De momento em nada o poderei ajudar, mas aguardo informações de alguem que tambem está a pesquisar. Se conseguir logo lhe transmitirei.
Aguardo as suas noticias. Obrigado
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170548 | MManuel | 21 out 2007 14:51 | Em resposta a: #163886

Caro Confrade

Vejo que tem conhecimento de familias nascidas em India.
Pois eu procuro um notario que se chama Antonio Fonseca, foi notario em Almodovar alguns anos.
Voltou para a India Goa era casado com Gilberta Oliveira Rodrigues, em Portugal nascida.
Muito obrigado se tiver alguma informacao. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170712 | MManuel | 23 out 2007 06:39 | Em resposta a: #127044

Caro Confrade

Mais uma vez pedindo ajuda, com os poucos dados que tenho
Dr. Antonio Fonseca nasceu em Pangim Goa entre 1900 ate 1910? foi notario.
Casou em Portugal com Gilberta Oliveira Rodrigues ela talvez de Elvas que nasceu.
Tem uma unica filha Maria Emelina Rodrigues Fonseca.
Muito obrigado se me der um pouco de luz a esta agulha um palheiro.
MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170724 | PCC | 23 out 2007 11:17 | Em resposta a: #170712

Caro Confrade MManuel,

Vou tentar averiguar - tenho alguns dados sobre algumas famílias Fonsecas mas a informação que me dá é pouca. Pode elaborar um pouco mais? A família do tal notário era de Goa? De que lugar? Sabe onde estudou?

Por exemplo, o palacete onde hoje é a delegação da fundação oriente em Goa, era dos Fonsecas (em Pangim). Veja em http://www.foriente.pt/Pt/del_india.asp


Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170725 | PCC | 23 out 2007 11:36 | Em resposta a: #170712

Caro Confrade,

Após uma muito breve pesquisa encontrei uma informação que, podendo ser uma coincidência, não deixa de ser curiosa pela invulgaridade dos nomes. Encontrei num trabalho que estou a preparar uma Maria Emelina Fonseca, de Goa, casada com João Filipe Abranches Silva, também de Goa.


4 (XIV)-JOAQUIM MANUEL DA COSTA SILVA, casou com Flaviana Abranches, de quem houve duas filhas e um filho.

1 (XV)-MARIA AMÉLIA ABRANCHES SILVA, casou com Júlio Martinho de Figueiredo, de quem houve três filhas e dois filhos, s.m.n.

2 (XV)-SÍLVIA ABRANCHES SILVA, solteira.

3 (XV)-JOÃO FILIPE ABRANCHES SILVA, casou com Maria Emelina Fonseca, de quem houve uma filha e dois filhos.

1 (XVI)-MARIA LEONOR DA FONSECA E SILVA, casou com Madav Naik, de quem houve um filho, s.m.n.

2 (XVI)-FRANCISCO MANUEL DA FONSECA E SILVA, casou com Sara Swati, de quem houve uma filha, s.m.n.

3 (XVI)-ANTÓNIO ALBERTO DA FONSECA E SILVA, Engenheiro de Produção Industrial, solteiro.


Quando tiver mais dados dar-lhe-ei conhecimento.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170726 | berquó | 23 out 2007 11:38 | Em resposta a: #170724

Eu peço desculpa de estar a meter aqui a colherada mas é só para dizer que a avó da minha mulher era de Bardez Mapuçá
Esthael Luzia Inês Josefa Maria Ana Francisca Soares
* Bardez, Mapuçá 04.10.1910 + Lisboa, Lisboa 08.03.2005
Pais
Pai: Sebastião Gabriel Caetaninho de São Francisco Xavier Soares
Mãe: Clara Corina Neker de Vasconcellos e Sousa

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=260276


Muito obrigado

Berquó

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170743 | MManuel | 23 out 2007 16:05 | Em resposta a: #170725

Caro Pedro.

Estou contentissima pois a Maria Emelina que falamos e a mesma sim e Goesa e casou com Joao Filipe Abranches Silva e tiveram tres filhos sao estes mesmos que eu falo.
O marido dela faleceu ja ha anos em India.
Pois o que procuro e o pai dela que e o Dr. Antonio ..... Fonseca que casou com Gilberta de Oliveira Rodrigues que faleceu em Goa. Dr. Antonio Fonseca feleceu em Portugal. se nao estou em erro.Voltou para Portugal com a filha.
Pois se tiver informacao de Dr. Antonio .... Fonseca que e o pai dela nascido em Goa Pangim se a minha informacao e boa. Casado com Gilberta Oliveira Rodrigues.
Ela nasceu em Elvas se nao me engano.
Muito e muito obrigado se tiver mais informacao. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170753 | PCC | 23 out 2007 17:33 | Em resposta a: #170743

Caro MManuel,

Ainda bem que é a mesma pessoa. Vou tentar saber mais da família do tal António Fonseca.

Entretanto agradecia qualquer informação ou contacto com os filhos da dita Maria Emelina já que tenho os dados muito incompletos.

Melhores cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170764 | MManuel | 23 out 2007 18:33 | Em resposta a: #170753

Caro Confrade

Por mais informacoes as que tenho e que Dr. Antonio Vicente da Fonseca nasceu em Arpura? escreve-se assim? Arkpura? Arka Pura?
Consegui contacto com a Maria Emelina ela vai tentar enviar-me as informacoes que tem.
Mas se tiver mais informacoes agradeco-lhe do fundo do coracao, pois eu vivo na Hollanda e estas informacoes sao dificies de as obter. Longe dos lugares.
Um muito e muito obrigado. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170821 | PCC | 24 out 2007 14:36 | Em resposta a: #170764

Caro Confrade,

Tenho boas notícias sobre o nosso António Fonseca.

António Vincente Fonseca, foi advogado e notário em Salcete (Goa). Nasceu em Arporá, concelho de Bardez, na casa dos avós maternos, a 8/8/1899. Fez o curso do Liceu de Nova Goa e seguiu para Lisboa em 1919, onde fez a Faculdade de Direito. Exerceu depois as funções de notário em Almodovar e Marvão e foi, por pouco tempo, professor de concani, na Escola Superior Colonial. Regressou a Goa, em 1945, após 26 anos de ausência na metrópole, exercendo desde então as suas funções de notário.

Era filho de Diogo Luís da Fonseca, de Panjim, e de D. Eufânia Pinto. Esta senhora parece ser da casa dos Pintos de Arporá, família muito distinta e descendente de Inácio Pinto, cavaleiro de cota-de-armas.

Diogo Luís da Fonseca, nasceu em Panjim, no palacete dos Fonsecas no bairro das Fontaínhas (hoje delegação da Fundação Oriente), a 13/11/1848 e faleceu na mesma cidade a 10/11/1929. Foi professor do ensino primário e exerceu diversas comissões de serviço público. Pertenceu, desde 1891, à Sociedade de Geografia de Lisboa.

É o autor de uma importante obra de apoio aos genealogistas de famílias Goesas:

"Nobiliarchia goana ou catálogo das pessoas que desde o ano de 1863 até ao ano de 1893 teem sido agraciadas com títulos e foros de nobreza, condecorações e medalhas", por Diogo Luiz da Fonseca, Nova Goa: Imprensa Nacional, 1895.

António Vincente é neto paterno de Francisco de Paula da Fonseca, Primeiro Oficial da antiga Secretaria Geral do Governo, e de Ana Conceição Elisa Coutinho.

Espero que sejam úteis estas informações. Seria muito interessante saber junto à filha, D. Emelina, se sabe do paradeiro dos dados e manuscritos do avô Diogo Luís da Fonseca. Consegue averiguar?

Fico também à espera das informações da descendência da D. Emelina e, se possível, de outros descendentes do dito Diogo Luís da Fonseca.

Melhores cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170823 | PCC | 24 out 2007 14:58 | Em resposta a: #170726

Caro Berquó,

Obrigado pela informação. Se puder ajudar em alguma coisa, diga-me.
Vi o link e os nomes não me são familiares à primeira vista.

Tenho, num trabalho que tenho em preparação, uma pessoa que certamente será familiar da sua mulher:

3 (XV)-CLAUDINA DA SILVA RUSSO CORREIA AFONSO, nasceu a 12/5/1928, Médica Pediatra, casou com Carlos Jacinto Ferreira Pó, de quem houve uma filha e um filho.

1 (XVI)-INÊS MARIA CORREIA AFONSO PÓ, nasceu a 16/1/1953, Médica, solteira.
2 (XVI)-CARLOS FERNANDO CORREIA AFONSO PÓ, nasceu a 31/10/1954, Engenheiro, solteiro.


Acha que me pode ajudar a completar algum dado?

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170836 | MManuel | 24 out 2007 16:35 | Em resposta a: #170821

Caro Confrade Pedro

Eu nao sei como lhe agradecer, o meu contentamento e enorme.
Pois e mesmo o Dr Antonio Vicente Fonseca que procurava.
A M. Emelia me ficou de me dar varias informacoes assim como ate sobre esse documento que me fala. Por o que percebi um livro?
Logo que eu tenha mais informacoes lhe confirmo e se melhor fore possivel lhe enviu o meu email, diga se e melhor.
Pois este Dr. Antonio Fonseca teve muitos irmaos e quase todos os conheci em Portugal era eu muito crianca ainda .
Em Dezembro vou a India Delhi e Goa com a filha de um dos irmaos deDr. Antonio V. Fonseca.
Muito e muito agradecida se encontar mais me conte por favor. eu do meu lado logo que saiba algo mais que lhe seja util para as suas pesizas eu o farei.
Maria Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170853 | PCC | 24 out 2007 18:54 | Em resposta a: #170836

Cara Maria Manuela,

Não tem nada que agradecer. Sempre ao seu dispôr.

O que seria interessante perguntar à M. Emelina é se sabe onde está a documentação e manuscritos do seu avô Diogo Luis. É que nesses documentos estarão certamente importantes dados genealógicos.

Para além disso, e porque estudo famílias de Goa (razão porque lhe pude ajudar), era importante obter uma relação detalhada da descedência do Diogo Luis da Fonseca (todos os filhos e sua descendência). Fico a aguardar o seu contacto.

O meu email é pcarmocosta arroba gmail.com

Se entretanto eu encontrar mais dados sobre esta família, eu envio-lhe.
Quando for a Goa não deixe de ir à Fundação Oriente para conhecer a casa que presumo serem dos Fonsecas.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170892 | berquó | 25 out 2007 10:32 | Em resposta a: #170823

Posso sim Caro Pedro porque são respectivamente tios e primos da minha mulher mas pelo lado do pai. Agora Carlos Pó, irmão do meu sogro, já morreu, de coração, como todos os irmãos aliás.

Peço-lhe desculpa da rapidez da resposta agora, mas prometo muito breve, com mais vagar, dar-lhe os detalhes que quiser.




Um abraço

Berquó

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170903 | berquó | 25 out 2007 11:37 | Em resposta a: #170892

Caro Pedro, desde já, se quiser, através da ligação da minha mulher (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=209904) encontra mais gente.

Mas se quiser outras infomações concretas o meu mail é mcantagallo_2007@hotmail.com

Estou ao seu dispor, se puder ajudar em alguma coisa.


Um abraço


Berquó

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#170908 | Samuel C O Castro | 25 out 2007 12:24 | Em resposta a: #170853

Estimado Pedro do Carmo Costa,

Não tenho um pedido específico de uma pessoa ou casal para lhe formular, pois meu interesse é generalizado da família CASTRO, pois estou montando uma Grande base desse apelido.

Para essa pesquisa, parti do NFP, de Gayo, expandi com os dados daqui do Geneall, como também com dados de diversas obras publicadas e elementos avulsos enviados por primos/as ou colegas de diversos países.

Portanto, peço sua especial gentileza, caso tiveres dados dessa família e puder me disponibilizar, ficarei muitíssimo agradecido.

Com elevada estima e consideração. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#195988 | PCC | 10 mai 2008 15:57 | Em resposta a: #170836

Olá Maria Manuel,

Chegou a ir a Goa? Conseguiu mais informações sobre os Fonsecas?

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#196047 | MManuel | 11 mai 2008 06:52 | Em resposta a: #195988

Pedro

As minhas desculpas, de nao ter escrito a mais tempo.
Sim estive em Goa, nao so gostei adorei.
Eu por via do email normal um dia destes lhe dou resposta, tem sido um vai vem de viagens e de visitas aqui tenho tido pouco tempo mas nao esquecido.
A partir de quarta-feira vem um filho meu tambem da America ate dia 25.
Depois logo dou informacoes todos que tenho.
Em Lisboa nem tempo tive de ir a conservatoria para os papeis do meu avo e avo.
Um abraco e ate a proxima. um muito obrigado. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#196092 | PCC | 11 mai 2008 20:02 | Em resposta a: #196047

Maria Manuela,

Ainda bem que gostou. Quando tiver um tempo peço que me envie então os novos dados.

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda António Pinheiro de Fari

#196623 | pedroacpinto | 16 mai 2008 14:03 | Em resposta a: #163889

Caro José Cabecinha,

Poderá consultar uma referência ao ouvidor-geral António Pinheiro de Faria nos resumos do livro 11 da Junta da Real Fazenda do Estado da Índia, existente na TT, disponíveis em pdf neste sítio:

http://www.cham.fcsh.unl.pt/JUNTA/Trabalho.htm

Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda GRACIAS

#196788 | IsabelFont | 17 mai 2008 13:47 | Em resposta a: #163988

Olá Pedro C Costa,

Volto ao seu contacto, para lhe pedir se nos seus apontamentos sobre GRACIAS encontra dados genealógicos sobre alguns ascendentes (?) Gracias que encontrei num trabalho divulgado aqui num link deste tópico.
Deixo aqui esta mensagem no sentido de alertar algum outro confrade que se interesse por este tema, pois gostaria de saber se estes Gracias se entroncam no resto da família já conhecida.

São eles:
- António Caetano Gracias e Bernardo Gracias:
1750, Abril, 22, Goa*
Provisão do vice-.rei do Estado da Índia, D. Pedro Miguel de Almeida e Portugal, para que António Caetano Gracias pudesse revalidar a prova das testemunhas na acção que moveu no juízo do Cível contra Teotónio Carvalho, morador na aldeia de Chandor, em conformidade com o parecer dos desembargadores do despacho.
Esta provisão teve origem na petição apresentada por António Caetano Gracias, querendo reaver a quantia de quatrocentos xerafins que seu pai, Bernardo Gracias, deu como dote de casamento a Teotónio Carvalho para casar a sua irmã, o que não veio a verificar-se.
Registo feito em Goa, a 30 de Abril de 1750, fl. 59v-60v.

- Francisco Gracias
1766, Abril 26, Goa
Provisão dos governadores do Estado da Índia, deferindo a petição de Francisco
Gracias, Inácio Gracias, Sebastião Gracias, Domingos Gracias e Cristovão António Gracias, moradores na aldeia de Panelim.
Na petição, incluída neste registo, os peticionários solicitaram que o desembargador
provedor-mor dos Defuntos fosse juiz do inventário e partilhas de Francisco Gracias e sua mulher.
Registada [em Goa], cerca de 17 de Maio de 1766, por António Gonçalves (fl. 25-25v).

- Jeremias Gracias
1777, Novembro 12, Goa
Licença passada por Feliciano Ramos Nobre Mourão, secretário do Estado da Índia, a
José Jeremias Gracias, concedendo- lhe permissão para ensinar a ler, a escrever e a contar, na freguesia da Senhora do Pilar da aldeia Seraulim.
Registada [em Goa], cerca de 15 de Novembro de 1777, por Luís Filipe de Sá (fl. 90-90v).

São todos personagens do século XVIII que nunca tinha visto referenciadas.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda GRACIAS

#197126 | PCC | 19 mai 2008 22:07 | Em resposta a: #196788

Cara Maria Isabel,

Creio que os Gracias que aparecem aqui referenciados não fazem parte da sua família.

Primeiro, cronologicamente os nomes não coincidem com os Gracias de Loutolim. Depois nenhum deles parece ser de Loutolim – os primeiros não devem ser brâmanes (porque desconheço uma família Carvalho em Chandor de brâmanes), os segundos são de Panelim (São Pedro de Panelim, que fica no concelho das Ilhas) e os terceiro tem um nome que não é de família dos vossos. Como vê, os meus comentários são desprovidos de uma base científica mas apenas de instinto. Esse diz-me que não são dos vossos Gracias.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda GRACIAS

#237843 | tvfs | 30 ago 2009 18:11 | Em resposta a: #197126

.Boa tarde,


gostaria de saber um pouco mais sobre a ascendência da minha família paterna.
Família Serrão, que ainda hoje vive em Pangim, Fontaínhas, pertíssimo da Fonte Fénix.
Vivem lá ainda Terezinha e Virgínia Serrão, e os seus pais chamavam-se João Pedro Serrão (filho único) e Carolina Serrão.


Gostaria de saber um pouco mais sobre ascendência desta família Serrão, se possível.
Sei por alto que deverá existir ligação com uma família de apelido Mascarenhas, e é só.


Agradeço contacto.

Obrigado e afáveis cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#237844 | tvfs | 30 ago 2009 18:13 | Em resposta a: #196092

Boa tarde,


gostaria de saber um pouco mais sobre a ascendência da minha família paterna.
Família Serrão, que ainda hoje vive em Pangim, Fontaínhas, pertíssimo da Fonte Fénix.
Vivem lá ainda Terezinha e Virgínia Serrão, e os seus pais chamavam-se João Pedro Serrão (filho único) e Carolina Serrão.


Gostaria de saber um pouco mais sobre ascendência desta família Serrão, se possível.
Sei por alto que deverá existir ligação com uma família de apelido Mascarenhas, e é só.


Agradeço contacto.

Obrigado e afáveis cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#237854 | PCC | 30 ago 2009 21:29 | Em resposta a: #237844

Boa noite,

Infelizmente creio que não tenho informações sobre a família Serrão.
Já tentou contactar estas senhoras que ainda lá vivem. Em quase todas as casas de famílias católicas goesas existe um livro, uma pasta, um documento, com informações genealógicas. Tem sido essa a minha experiência - invariavelmente estas famílias são ciosas dos seus pergaminhos, idependentemente da sua condição social.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda GRACIAS

#249712 | IsabelFont | 12 fev 2010 01:57 | Em resposta a: #197126

Olá, Pedro Carmo Costa,

Não sei se ainda anda por aqui, e há muito tempo que não nos falamos; mas se vir esta mensagem, por favor diga-me qq. coisa!

Não sei se sabe, mas provavelmente saberá, que meu tio-avô António Gracias, que também foi juiz, foi casado com Yvone Deoclaciana Gracias (este apelido era o de solteira), pelo que esta ficou duplamente Gracias.
Sempre me disseram que não era a mesma família; mas gostava de o esclarecer; sabe por acaso, alguma coisa ácerca desta outra família Gracias? Meu tio já faleceu, mas a minha tia ainda está viva, só que não mantemos contacto.

Outra questão, já agora:
Conhece alguma família Osório, também de origem goesa? Ou, não sei se mais propriamente Valmiki Osório?!
Acaso conheça pode indicar-me a origem e se há algum relacionamento?

Desde já grata pela sua atenção,
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda GRACIAS

#249977 | PCC | 16 fev 2010 10:41 | Em resposta a: #249712

Olá Maria Isabel,

Espero que se encontre bem e que as pesquisas a tenham permitido evoluir. Não tenho visitado o Forum ultimamente e por isso o atraso na resposta.
Não consegui averiguar a origem dos Gracias da sua tia-avó Yvone. Sei que há em Goa várias famílias Gracias - por exemplo em Margão, em Mandur, e que não estão relacionadas.
Sobre os Osórios - estou certo que existe uma família Osório embora não conheça qualquer detalhe nem relacionamento.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#250041 | alcmfp | 17 fev 2010 11:06 | Em resposta a: #163886

Caro Pedro do Carmo Costa

Gostaria de saber se tem alguma informação sobre a familia Silva Teles que foi para Goa no séc. XVIII. Tenho alguma informação através do Livro Luso Descendentes da India Portuguesa, mas a partir daí não sei com poderei arranjar mais informações. Se me puder dar alguma sugestão, agradeço.

Cumprimentos,
Álvaro Ferreira de Passos

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#263443 | LSV | 05 out 2010 05:08 | Em resposta a: #237854

Caro Pedro Carmo Costa

Tem por acaso o email do Arquivo Histórico de Goa que me possa enviar?

Muito obrigado

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#263489 | PCC | 06 out 2010 03:38 | Em resposta a: #263443

Caro Luís,

Infelizmente não tenho esse email.

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#268951 | LSV | 21 jan 2011 00:32 | Em resposta a: #263489

Caro Pedro
Pode enviar-me o seu endereço de email para o meu? luissoveral@sapo.pt. Gostaria de lhe colocar uma questão sobre Famílias da Índia mas que é talvez um pouco extensa para este fórum.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#285151 | ausindia | 20 ago 2011 09:11 | Em resposta a: #170821

Dear Pedro Carmo Costa
Please excuse me for writing to you in English.
I can read, speak and understand Portuguese,but I have never been able to learn to write in it.
Pecu desculpas!!! :-)

The purpose of my writing to you is to find out if you have any information about the ancestors of Ana Conceição Elisa Coutinho. who was married to Dr.Francisco de Paula da Fonseca, Primeiro Oficial da antiga Secretaria Geral do Governo.

Also could I know if you are a decendant of a certain Antonieta Fiorentina da Piedade Carvalho.
I shall appreciate your response as soon as possible to my following email address as well.
You can respond to me in Portuguese,if you like
Regards
Auspicio Frederico Miranda Rodrigues
Mobile:91-9325051361
Location:Salcette Goa
email: auspiciorodrigues@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#302300 | PCC | 09 abr 2012 22:30 | Em resposta a: #165809

Cara Maria Teresa,
Revia este tópico e fiquei curioso. Chegou a encontrar uma ligação com o Perfeito Bernardo Peres da Silva?
Cumprimentos,
Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda António Pinheiro de Fari

#302390 | josécyr | 10 abr 2012 15:50 | Em resposta a: #196623

Caro Pedro Pinto,
Pedindo as minhas desculpas pelo facto de não ter respondido à sua mensagem, que só hoje (10.04.2012) vi, venho agradecer-lhe o seu contributo para a minha investigação sobre esta "Família".
Lamentavelmente, e de forma justificada, o link já não funciona.
Meu caro confrade, agradeço-lhe penhoradamente a sua ajuda e mais uma vez lhe peço as minhas desculpas pela minha falta de cortesia em não ter, atempadamente, agradecido esta sua ajuda.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda António Pinheiro de Fari

#302391 | pedroacpinto | 10 abr 2012 15:55 | Em resposta a: #302390

Não há problema: novo link: http://cham.fcsh.unl.pt/juntadafazenda/Files/livro_11.pdf
Abr

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda António Pinheiro de Fari

#302471 | josécyr | 11 abr 2012 08:41 | Em resposta a: #302391

Caro Amigo,
Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#337599 | sousapinto | 03 nov 2013 15:29 | Em resposta a: #163886

Bom dia caro Pedro do Carmo Costa,

Ao ler este tópico não posso deixar de lhe perguntar se possui alguma informação mais sobre
o desembargador do paço FELICIANO RAMOS NOBRE MOURÃO e família.

Sobre FELICIANO RAMOS NOBRE:
1774
- Ouvidor Geral para a Índia
1780
- Carta. Conselheiro do Conselho Ultramarino continuando o exercício de secretário do Estado da Índia. (D.Maria I)
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1954033
1786
- Carta. Titulo de Conselho.
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1954036
- Carta. Desembargador da Mesa do desembargo do Paço. (D.Maria I)
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=1954034

Sobre a FAMÍLIA
FELICIANO casado com ROSA JOAQUINA TEIXEIRA COELHO CARDOSO
tiveram, pelo menos, os seguintes filhos em Goa (São José, Dauguim) :
Dr. José Xavier Cardoso Nobre (moço fidalgo)
Joaquim Xavier Cardoso Nobre (moço fidalgo)
Ana Joaquina Teixeira Coelho Cardoso

Cumprimentos,
M Sousa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Goa - Pedido de ajuda

#343944 | atsmenezes | 18 mar 2014 14:42 | Em resposta a: #285151

Caro Pedro do Carmo Costa
Tendo constatado que já ajudou muita gente na identificação de familiares nascidos em Goa, resolvi pedir a sua colaboração para tentar resolver um problema relacionado com um antepassado meu, D. Luis Manoel de Souza e Menezes, que está por resolver:
D. Luis Manoel de Souza e Menezes terá nascido em Goa (?), cerca de 1740; foi Capitão da 1ª Legião de Voluntários Reais de Pondá. Não se sabe os nomes dos seus pais.
D. Catarina Manoel de Souza e Menezes, também nascida em Goa, cerca de 1740, e casada com Manuel Lopes, é, aparentemente irmã de D. Luis, mas também não se conhece os nomes dos seus pais.
D. Luis Manoel de Souza e Menezes teve um filho de nome D. José António de Souza e Menezes o qual foi batizado em Pondá , em 06.07.1774. A madrinha de batismo foi D. Antónia Maria de Souza e Menezes, casada com Luis Cardoso, moradores em S. Pedro de Panelim. Infelizmente, também se desconhece os nomes dos pais de D. Antónia Maria de Souza e Menezes.
Como parece ter havido só uma família de apelido Souza e Menezes em Goa, estas três pessoas devem ser da mesma família por terem em comum o apelido Souza e Menezes.
Desde já lhe agradeço qualquer contributo seu para descobrir os nomes dos pais de D. Luis Manoel de Souza e Menezes
Melhores cumprimentos,
Agnelo Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 10:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen