Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375458 | bacstr | 21 nov 2016 16:42

Boa tarde,

Venho reunindo os documentos necessários para obter minha cidadania portuguesa, porém, ao enviar um email para portugal, me foi avisado que eu precisaria saber a freguesia onde meu bisavô nasceu.

Essas são as informações que tenho:

Nome Completo: Joaquim Lopes Leal
Data de Nascimento: 10/01/1888
Local de Nascimento: Trás-os-Montes - Vila Real - Portugal
Nome do Pai: Jacintho Lopes Leal
Nome da Mãe: Rosaria Maria

Se você puderem me ajudar a encontrar em qual freguesia ele nasceu ou ao menos me orientar, pois estou sem saber o que fazer.

Agradeço a ajuda desde já.

Att,
Bárbara Castro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375460 | saintclair | 21 nov 2016 17:14 | Em resposta a: #375458

-
Boa noite;
Pelo que consegui saber, talvez a freguesia seja a de São Pedro,
já extinta em 2013.
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_%28Vila_Real%29
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375466 | mila1000 | 21 nov 2016 20:47 | Em resposta a: #375458

Barbara,

Joaquim tinha um irmão de nome Manuel?Profissão:pedreiro,que residia na Avenida Mazzei?
Esse irmão tornou-se deficiente?

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375467 | bacstr | 21 nov 2016 23:04 | Em resposta a: #375466

Boa noite,

Não tenho certeza em relação ao irmão, mas ele morava próximo à avenida Mazzei (Rua Aligusta). Meu bisavô veio para o Brasil com dois filhos (um menino e uma menina).

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375471 | mila1000 | 22 nov 2016 09:45 | Em resposta a: #375458

Barbara,

Se quer ajuda,tem que informar o que sabe do Joaquim.Quando ele faleceu?
Ele veio com os filhos,quais os nomes?
Esses filhos se casaram?Onde?Sabe a data/

Se quer a cidadania,com certeza,deve ter documentos que possam dar alguma pista...

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375472 | bacstr | 22 nov 2016 12:08 | Em resposta a: #375471

Mila,

Ele morreu em 21/10/1943 e foi sepultado no Cemitério Municipal da Vila Mazzei.
Não temos contato com essa parte da família dele, já que meu bisavô pouco falava sobre seus parentes. O nome dos filhos que vieram de Portugal com ele são Felisberto Lopes Leal e Idalina Lopes Leal. Aqui no Brasil, ele se casou com a minha bisavó, Preciosa do Carmo (ela nasceu em 28 de maio de 1910 e faleceu dia 02 de Abril de 1992). Eles se casaram no dia 07/04/1928 no cartório do Tucuruvi, em São Paulo.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375477 | mila1000 | 22 nov 2016 13:15 | Em resposta a: #375458

Barbara,

O Manuel que encontrei deve ser o irmão de seu bisavô Joaquim,mas,no verso do cartão de imigracão,consta um passaporte emitido em Leiria.Procure falar com seus familiares mais idosos,quem sabe algum se recorda de que este irmão tornou-se inválido.

imagens 71 e 72:

Monte sarmiento - navio

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_102829.pdf
passaporte nr 36994 emitido em SP dia 29/3/1937



cartão de Felisberto:
cartão de Felisberto,mae adelaide
óbito em 26/8/1984 nr 11 774 8º subdistrito santana
imagens 528/529
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99XL-X2WQ?mode=g&i=527&cc=2140223


filho de Felisberto-Tucuruvi-casamento
.O SUBDISTRITO
TUCURUVI
FACO SABER QUE PRETENDEMM SE CASAR
E APRESENTARAM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS
PELO ART. 180, NS. 1. 2. 3 E 4 DO CODIGO CIVIL:
NELSON LOPES LEM E DONA ARFIRIAM VALSANI,
SENDO O PRETENDENTE: NATURAL DESTE
SUBDISTRITO NASCIDO A 16 DE AGOSTO DE 1941.
SOLTIRO COMERCIANTE, DOMICILIADO E RESIDENTE
NESTE SUBDISTRITO, A AVENIDA NOVA
CANTAREIRA, N. 960. FILHO DE FELISBERTO LOPES LEAL
O DE DONA ADELIA LOPES, E A PRETENDENTE:
NATURAL DESTA CAPITAL SANTANA, NASCIDA A *.
DE ARQO DE 1949. SOLTEIRA DE PENDAS
DOMESTICAS, DOMIICILIADA E RESIDENTE N TE
SUBDISTRITO, A RUA NIRANTE NORONHA N. 907.
CASA 16. FILHA DE OSWALDO "/AISANI E (LE DONA
ANA FRANCA VALSANI SE ALGUEM SOUBER DE
ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA NA FORMA DA LEI. LAVRO O PRESENTE PARA SER
PUBLICADO NA FORMA DA LEI. SAO
DE OUTUBRO DE 1966. - O OFICIAL
RAFAEL GARRIDO
(246.143 - CRS 1.500)



Como sabe a data do casamento,vá até o cartorio e peca cópia da Habilitaçao de Casamento entre Joaquim e Preciosa,poderá encontrar o documento apresentado pelo noivo.Deve ter dito onde nasceu.

Se souber de casamento religioso,poderá ir até a Curia SP,e,pedir a dispensa matrimonial,não basta a data,tem que saber a igreja.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375478 | mila1000 | 22 nov 2016 13:19 | Em resposta a: #375458

desculpe,esqueci de informar o link;
Manuel:imagens 71 e 72
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9XL-X63W?mode=g&i=70&cc=2140223

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375479 | bacstr | 22 nov 2016 14:07 | Em resposta a: #375478

Milla,

Agradeço as informações, tenho a certidão de casamento de meu bisavô e minha bisavó, porém, no documento só está escrito que ele era natural de Portugal. Tenho também a certidão de óbito dele, mas não consta onde ele era nascido. Sei que ele era de Trás-os-Montes pois minha avó (a única filha ainda viva) diz que ele dizia que era de lá. Minha avó, no entanto, não tinha muito contato com ele, por isso não se lembra de muitas informações importantes.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375482 | GoldenDays | 22 nov 2016 17:46 | Em resposta a: #375477

Prezada confreira Mila,

Em pesquisas que tinha efetuado encontrei dois indivíduos com o nome de Jacinto Lopes Leal, um em Maçãs de Dona Maria (distrito de Leiria) e outro em S-ao João da Pesqueira (distrito de Viseu), nas proximidades do Douro. O primeiro foi casado com Rosaria Maria.
Fonte: http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/details?id=1154117

Isso é coincidente com o que encontrou sobre o Manuel: Leiria.
Contudo não aparece em Maçãs de Dona Maria o batismo do Joaquim na data que foi indicada.

Por tal motivo não dei importância ao assunto tanto mais que a Sra. Bárbara Castro afirma que ele é de Vila Real e conhece a data exata do seu nascimento.

Será que a informação que ela possui é fidedigna? Em que documento colheu essa?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375484 | saintclair | 22 nov 2016 18:00 | Em resposta a: #375482

-
http://tombo.pt/f/vrl24

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375488 | GoldenDays | 22 nov 2016 23:41 | Em resposta a: #375482

Prezada confreira Mila,

Está complicado encontrar o assento de batismo do Joaquim.

Encontrei o assento de batismo do suposto irmão Manuel em Areias, concelho de Ferreira do Zêzere (http://tombo.pt/f/fzz02) - Batismos 1881 - Imagem: PT-ADSTR-PRQ-PFZZ02-001-0024_m0009.jpg

Aí se diz que a mãe é de Maçãs de Dona Maria e o pai de Areias. Portanto o Manuel foi registado em Areias mas do Joaquim nada se encontra nos anos de 1880 a 1891 inclusive.
------------------------------------------
Transcrição resumida do assento:
Manuel (assento de batismo nº21/1881)
Nasceu no Lugar do Passo, em Areias a 18 de Março de 1881.
Batizado em 10 de abril de 1881 na igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça das Areias, concelho de Ferreira do Zêzere, Diocese de Lisboa.
Filho de Jacinto Lopes Leal e Rosália de Jesus, proprietários, esta natural da freguesia de Maçãs de Dona Maria, bispado de Coimbra, e aquele do Povo, onde residem, desta freguesia.

Neto paterno de Manuel Lopes Leal e de Maria de Jesus (Nota:Estes estão numa árvore genealógica do My Heritage mas nela não consta o filho Jacinto Lopes, apesar de lá constarem 8 filhos nascidos entre 1871 e 1886).
Neto materno de António Simões e de Rosália Maria.
__________________________

O casamento dos pais do Joaquim não aparece em Areias entre os anos de 1876 a 1881 inclusive.

Persiste pois a dúvida sobre a data indicada como sendo a do nascimento do Joaquim Lopes Leal.
E porquê Vila Real? Ter-se-iam os pais para aí deslocado? E onde casaram?

Para poder ajudar a Sra. Bárbara Castro faltam dados fidedignos.

Outra fonte militar Manuel Lopes Leal: https://ahm-germil.exercito.pt/details?id=159977

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375489 | bacstr | 23 nov 2016 00:56 | Em resposta a: #375484

saintclair,

Não consigo acessar os registros da freguesia...

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375490 | bacstr | 23 nov 2016 01:04 | Em resposta a: #375488

Ribeiro,
Tenho em mãos a certidão de casamento dele com minha bisavó e a certidão de óbito. Em ambos os documentos não consta o local exato de nascimento dele, somente que ele veio de Portugal. Após sua mensagem de que ele talvez tivesse nascido no distrito de Leiria na freguesia de Maçãs de Dona Maria, li todo o ano de 1888, mas não encontrei nada do meu bisavô. Existe alguma forma de eu pesquisar em outras freguesias pelo nome dele? Talvez minha avó tenha se equivocado ao dizer que ele era de Vila Real, ou eles se mudaram depois de ele ter nascido. De qualquer modo, conversarei com alguns familiares para coletar novas informações.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375491 | bacstr | 23 nov 2016 01:09 | Em resposta a: #375488

Ribeiro,

Não sei se isso te ajuda em algo, mas após se mudar para o Brasil e se casar com Preciosa do Carmo (minha bisavó), ele teve mais três filhos: Alzira Lopes Leal, Candido Lopes Leal e Waldomiro Lopes Leal. Ele morreu em 21/10/1943.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375493 | mila1000 | 23 nov 2016 02:11 | Em resposta a: #375458

Ribeiro,

Não poderia o casamento ter acontecido em Maçãs?Ainda não pesquisei.

Sugeri uma busca pela Habilitação do casamento junto ao cartório,mas,penso que Barbara não o fez...

Pelo que entendi é a avó que mencionou Vila Real.A neta deveria conversar mais com ela,procurar saber se o bisavô mencionava algum municipio.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375495 | mila1000 | 23 nov 2016 02:57 | Em resposta a: #375458

Se Felisberto Lopes Leal era filho de Joaquim,pode procurar pelo óbito no cartórios,ou,então,escrever para o Arquivo Nacional,solicitar o Processo de Registro de Imigrante.
Importante,coloque todos os dados do cartão;

consultas@arquivonacional.gov.br



cartão de Felisberto( mãe Adelaide)

- óbito em 26/8/1984 nr 11 774 - 8º subdistrito Santana (poderá constar onde nasceu o filho)!!!!!

imagens 528/529
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99XL-X2WQ?mode=g&i=527&cc=2140223


Já verificou o ´´obito????


Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375514 | bacstr | 23 nov 2016 12:55 | Em resposta a: #375495

Mila e Ribeiro,

Após conversar com minha avó, descobri que sua mãe, Preciosa do Carmo Leal, também era natural de Portugal. Pesquisei no "family search" e encontrei o registro de estrangeiro dela e queria saber se é possível descobrir onde ela nasceu pelo número da carteira de identidade dela ou pelo número do registro.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375515 | bacstr | 23 nov 2016 12:58 | Em resposta a: #375458

Aqui está o registro estrangeiro dela: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99XL-X6CV?mode=g&i=236

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375518 | GoldenDays | 23 nov 2016 13:36 | Em resposta a: #375493

Mila,

Os pais de Manuel Lopes Leal (e espero que sejam também os de Joaquim Lopes Leal) casaram em Maçãs de Dona Maria em 1876-05-31, tendo ele 24 anos e ela 17 anos e meio.

----------------------------------------------
Transcrição do assento:

Data do casamento: 1876-05-31
Fonte: ver em http://tombo.pt/f/avz04 Casamentos 1866-1894 Imagem: PT-ADLRA-PRQ-PAVZ04-002-0012_m0075.jpg e seguinte

Local: Igreja paroquial de São Paulo de Maçãs de Dona Maria, concelho de Figueiró dos Vinhos, Diocese de Coimbra

Nubentes: Jacinto Lopes Leal e Rosária Maria

Ele: solteiro, operário, natural e morador no lugar do Paço, freguesia de Nossa Senhora da Graça das Areias, concelho de Ferreira do Zêzere, Patriarcado de Lisboa. Filho legítimo de Manuel Lopes Leal, natural do lugar da Fonte Figueira, e de Maria de Jesus, natural do lugar do Vale do Rodrigo, tudo na mesma freguesia onde foi batizado.

Ela: solteira, de ocupação doméstica, natural e moradora no lugar da Salgueira desta freguesia, onde foi batizada. Filha legítima de António Simões, natural do lugar das Ferrarias desta mesma freguesia, e de Rosária Maria, natural da referida Salgueira. Obtido o consentimento legal do pai da nubente.
----------------------------------------------

Infelimente não encontrei o assento de batismo do Joaquim em Maçãs de Dona Maria (procurei desde 1875) e em Areias (procurei desde 1876).

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375519 | MCNN | 23 nov 2016 13:58 | Em resposta a: #375518

Boa tarde

Posso acrescentar ainda que o Manuel foi batizado na freguesia de Areias, concelho de Ferreira do Zêzere, onde também encontrei o batismo de um irmão mais velho de nome Augusto.

http://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1003539

(selecionar a imagem 9.tif)

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375520 | mila1000 | 23 nov 2016 14:14 | Em resposta a: #375458

Barbara,

Se não checar todas as informações que lhe foram passadas,vai ficar a ver navios...
Ao que tudo indica,está aguardando que lhe façam as buscas,mas,não tem ido atrás de dicas valiosas.
Agora,veio com mais uma:Preciosa.Afinal,o que realmente deseja?

Não é possivel saber de onde Preciosa era com o numero de documento.Já lhe foi dito o que fazer,veja no cartão de Felisberto.Deve escrever ao AN e,solicitar cópia do processo.Informe tudo que consta no cartão.O serviço é pago,não é caro.Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br

Vá no cartório de Santana,diga que quer ver um óbito.Informe apenas a data o numero,diga que quer ver se é seu parente.A pessoa trará o livro,e,poderá confirmar se consta onde ele nasceu.Fiz muito isso,cheguei até a pedir a certidão.Veja se encontra algo no óbito de Felisberto.

Além do mais,Preciosa que você indicou,chegou em 23/9/1913 junto com Manuel José Leal,e,os filhos;
Antonio,Maria,Julio e Francisco.o destino era Araraquara.
Manuel contava com 33 anos e Preciosa com 34 anos
http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=07B&pagina=110&familia=57490

Os confrades auxiliam,mas,não depende apenas deles,o resultado que deseja obter.
Ajude-nos a ajudá-la.

Ribeiro,Mario Cesar,Santclair,meus agradecimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375521 | GoldenDays | 23 nov 2016 14:20 | Em resposta a: #375519

Boa tarde Mário César Navarro,

Não entendi a sua mensagem sobre um irmão mais velho de nome Augusto naquele link que enviou.
Nesse link está o Manuel, já por mim referido neste tópico na mensagem #375488.

Pode indicar por favor onde encontrou esse Augusto quere refere?
Obrigado.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375522 | bacstr | 23 nov 2016 14:45 | Em resposta a: #375520

Mila,

Pelo contrário, venho procurando em diversos livros por todas as freguesias de Vila Real (local em que minha avó dizia que ele morava). Meu bisavô morreu quando ela tinha apenas nove anos, por isso as informações que ela me deu são incompletas e incertas, mas, mesmo assim, não desisti. Não posso levar em conta as informações aqui dadas sobre esse Manuel Lopes Leal, já que não sei se ele era realmente irmão do meu bisavô, seria um beco sem saída. Depois de ver a dificuldade que você aqui estavam tendo para encontrar alguma coisa sobre meu bisavô, decidi
ligar para minha avó e perguntei sobre a mãe dela, Preciosa, que veio aos 4 anos de idade para o Brasil (informação descoberta somente ontem de noite). Já que as informações dela são consideravelmente mais novas, imaginei que seria um pouco menos complicado para vocês - e eu - encontrarem algo.
Eu não espero que vocês façam tudo por mim e em momento algum esperei que vocês encontrassem tudo o que eu procurava prontamente. Irei ao cartório de Santana para ver as informações do Felisberto, como você me disse.

Agradeço a sua ajuda e me desculpe qualquer coisa.

Bárbara.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375523 | Smsantos55 | 23 nov 2016 15:20 | Em resposta a: #375458

Boa tarde

Casamento de Jacinto Lopes Leal e Rosaria Maria, na freguesia de Maçãs de Dona Maria, em 31/05/1876.

Batismo do filho Augusto, assento nº 43 da freguesia de Areias, em 22/09/1878.

***
Bárbara,
vai precisar da certidão de batismo de ambos, Joaquim e Preciosa. Reiterando a sugestão da Mila, procure o proclamas do casamento no cartório.

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375524 | mila1000 | 23 nov 2016 15:25 | Em resposta a: #375458

Barbara,

Voce esta vendo como é dificil a busca com poucas informações,sendo assim,o normal é concentrar em algo que sabermos.Temos ,por exemplo,o Felisberto:encontramos o cartão,e,por sorte,consta a data do falecimento.
Em todos óbitos que peço,sempre em inteiro teor,consta a data do casamento ,e,quando é de nascimento,temos além do casamento,o óbito,no campo observações.

Está questionando à respeito do Manuel,coincide o nome do pai e da mãe Rosaria Maria,que bem poderia ter passado a ser Rosália ,isso era comum.Para que não seja apenas um homonimo,é que precisamos ir checando os documentos.

Alem do óbito de Felisberto,encontrei um casamento do filho dele no Tucuruvi.Como é algo recente,e,verificando o documento,pode ser que ainda esteja vivo,e,possa ser localizado.

A Preciosa do cartão que encontrou disse que chegou em 1914,mas, a que encontrei em 1913 já veio casada,com filhos e marido.Como pode ver,é preciso verificar se a sua informação é a certa,ou,se o que encontrei não é.

Já fiz o caminho que está fazendo,não foi fácil.Meus ascendentes todos falecidos,e,para ajudar,residiram em muitas cidades,cada filho nasceu num lugar.Ainda faço buscas.Tive que parar,recomeçar,até chegar ao meu objetivo.

No cartório,diga que tem a data e o numero do óbito,que deseja confirmar se é de seu bisavo Felizardo,que precisa saber o nome dos pais.Invente qualquer coisa,peça para ver o livro.Seja rápida e esperta.Sempre vou com alguem que liga o celular e grava o documento sem perceberem...Eles não deixam filmar,nem fotografar,pelo menos aqui onde moro,é assim.

Eu tentaria descobrir o casamento do Felizardo,pois,o filho nasceu em agosto 1941,e,pelo que vi seus familiares pertencem ao cartorio Tucuruvi e Santana.
Veja com sua avó,se ela sabe se a Preciosa casou na igreja.

Peço desculpas,quando lhe perguntei o que desejava,é que novas buscas sem encerrar a antiga,pode confundir ainda maisÀs vezes,temos sorte,outras vezes,não.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375526 | MCNN | 23 nov 2016 17:12 | Em resposta a: #375521

Boa tarde Ribeiro de Araújo

O irmão Augusto que eu referi foi também batizado na freguesia de Areias em 22/09/1878.

http://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1003536

(selecione a imagem 18.tif)

Este deve ter sido o primeiro filho nascido depois do casamento de Jacinto Lopes Leal e Rosária Maria.

Em Paço encontrei este Augusto e o Manuel, não encontrei mais nenhum filho deste casal.

Em Maçãs de Dona Maria não encontrei o batismo de nenhum filho deste casal.

O Jacinto Lopes Leal deve ter falecido por volta de 1901 em Maçãs de Dona Maria, a julgar por este processo de inventário:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/details?id=1154117

Aparentemente aquela família mudou-se da freguesia de Areias para a freguesia de Maçãs de Dona Maria.

Mas, caso seja a família que procuramos, entre a estadia em Areias e a estadia em Maçãs de Dona Maria devem ter-se fixado noutro lado, onde deverão ter nascido outros filhos.

O que aumenta a confusão é a informação de que a pessoa que procuramos terá afirmado que teria nascido em Vila Real.

Salvo melhor opinião, essa informação não deve estar correta. E digo isso porque quase todos os pedidos de passaporte de Vila Real estão referenciados no site do Arquivo Distrital. Claro está que pode ter nascido em Vila Real e ido pedir o passaporte noutro Governo Civil qualquer.

E o pior é que não sabemos sequer se este Jacinto Lopes Leal e Rosária Maria são mesmo os pais da pessoa que procuramos ou se estamos apenas perante uma coincidência de nomes.

Enfim, está difícil ...

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375527 | MCNN | 23 nov 2016 17:15 | Em resposta a: #375526

Esqueci-me referir que se se consultar o referido processo de inventário, aí dever constar o rol de herdeiros, pelo que se ficaria a saber se é esta a família em causa ou não.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375528 | GoldenDays | 23 nov 2016 17:54 | Em resposta a: #375527

Prezado Mário César Navarro,

Grato pela sua resposta. Concordo que esta pesquisa está difícil. Vamos aguardar que nos cheguem os elementos que a Mila solicitou à Barbara pois serão o que nos permitirá avançar com segurança.

Repare que a Bárbara nem sequer nos diz em que documento recolheu a data de nascimento do Joaquim.!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375529 | bacstr | 23 nov 2016 18:08 | Em resposta a: #375458

Boa tarde,

Não sei mais o que dizer para vocês, já falei todas as informações que tenho em documentos. Aqui estão as fotos que eu tirei das certidões. Talvez os documentos aqui do Brasil sejam pouco detalhados, não sei, mas é isso que eu tenho.

Certidão de Casamento: http://bit.ly/2fG3DI5
Certidão de Óbito: http://bit.ly/2frUeX5

Eu liguei para o cartório de Santana em busca da certidão de óbito do Felisberto, mas eles disseram que não tem registro dele. Amanhã minha mãe disse que irá neste cartório para ter certeza e também irá no cartório do Tucuruvi ver se consegue descobrir em qual igreja meus bisavos se casaram.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375532 | bacstr | 23 nov 2016 18:56 | Em resposta a: #375524

Mila,

É realmente muito complicado, pois todos os documentos que eu possuo deles só diz que eles são de Portugal. Liguei para o cartório de Santana para a certidão de óbito do Felisberto, mas me disseram que não há registro dele. Amanhã minha mãe ficou de visitar este cartório e o do Tucuruvi para saber em qual igreja Preciosa e Joaquim se casaram.
A preciosa do cartão que eu encontrei é a minha bisavó, foi confirmado pela minha avó. Encontrei outro aquivo no Family Search em que mostrava uma foto dela (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JG-V4KT?cc=2140223), ela veio aos 4 anos de idade e se casou aos 18 com meu bisavô, Joaquim.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375534 | mila1000 | 23 nov 2016 19:56 | Em resposta a: #375458

Barbara,

Você fez algo que não era para ser feito,ou seja,ligou para o cartório,e,perguntou se o óbito de Felizardo se encontrava lá.

Saiba que já presenciei pessoas ligando,perguntando de documento,e,o atendente pedia um tempo,mas,continuava me atendendo.Depois,dizia que não havia encontrado nada...
Quando preciso de um documento,vou pessoalmente.Se o cartório possui e-mail, solicito o documento ,forneço os dados que possuo,e,pergunto qual o preço com envio pelos correios(sedex).Faço o pagamento,envio o comprovante,e,recebo em casa.

No cartão do Felisberto consta o falecimento em 26 de Agosto de 1984,óbito nº 11.774 no 8º Subdistrito Santana,que seria nesse endereço: Rua Amaral Gama, 102
Saiba que a data de falecimento pode ter sido 26/8,mas,o registro do óbito pode ter sido alguns dias depois,mas,eles devem encontrar o numero 11.774


Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375535 | saintclair | 23 nov 2016 20:31 | Em resposta a: #375534

-
Mila;
Espero que consiga levar a
carta a Garcia.
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375536 | bacstr | 23 nov 2016 20:33 | Em resposta a: #375534

Mila,

Certo, suspeitei que fosse isso mesmo, por isso vamos amanhã. Assim que eu obter essas informações lhe passo.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375537 | GoldenDays | 23 nov 2016 20:57 | Em resposta a: #375536

Barbara,

Gostaria de lhe perguntar se a sua avó se recorda de entre os irmãos do Joaquim Lopes Leal se encontrar alguém com algum dos seguintes nomes: Maria Violante, Abílio, Maria de Carvalho, André, Cesário, Daniel, Maria Augusta e Henriqueta.

A razão desta pergunta tem a ver com uma minha tentativa de colocar eventualmente o Joaquim Lopes Leal numa das diferentes linhas de descendência do seu ancestral Manuel Lopes Leal e Maria de Jesus.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375538 | MCNN | 23 nov 2016 21:11 | Em resposta a: #375529

Boa noite Barbara

As certidões cujos links colocou não se conseguem visualizar.

Já agora, de onde retirou a informação de Vila Real ? De algum documento ? Não seria Vila de Rei ? Pergunto porque bem perto de Maçãs de Dona Maria e de Ferreira do Zêzere encontra-se o concelho de Vila de Rei.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375539 | saintclair | 23 nov 2016 21:39 | Em resposta a: #375538

-
http://bit.ly/2fG3DI5
http://bit.ly/2frUeX5

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375540 | Smsantos55 | 23 nov 2016 22:25 | Em resposta a: #375458

Bárbara,

abaixo o assento de nº 5 da freguesia de Maçãs de Dona Maria, do seu bisavô Joaquim, filho de Jacintho Lopes Leal e Rosaria Maria, batismo em 06/01/1887, nascimento em 21/12/1886 (imagem 63 tif):

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1097619

Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375541 | mila1000 | 23 nov 2016 22:33 | Em resposta a: #375458

Sidney,

Brigaduuuuuu!!!!

Estou muito feliz!!!
Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375546 | mila1000 | 23 nov 2016 23:18 | Em resposta a: #375458

Saintclair,

Levar carta a Garcia,não... a Caseiro,quem sabe!

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375547 | bacstr | 23 nov 2016 23:57 | Em resposta a: #375540

Sidney!

Muito obrigada! Eu estava procurando em diversos livros de 1888 de freguesias próximas às que vocês estavam falando aqui, eu nunca acharia assim. Como foi que você conseguiu?
Estou realmente sem palavras, muuuuuuuito obrigada!

*

Muitíssimo obrigada também a todos por se disporem a me ajudar. Eu sei que foi muito complicado com as poucas informações que eu tinha, vocês são demais. Só para vocês terem certeza de que eu não era louca, aqui estão as fotos dos documentos:
Certidão de Óbito: imgur.com/bPgfkl9.jpg
Certidão de Casamento: imgur.com/DpRvJkd.jpg

Provavelmente os cartórios aqui do Brasil se equivocaram e colocaram a data errada.

De novo: MUITO OBRIGADA!

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375581 | saintclair | 24 nov 2016 18:24 | Em resposta a: #375458

-
imgur.com/DpRvJkd.jpg

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#375646 | GoldenDays | 26 nov 2016 17:06 | Em resposta a: #375547

Barbara,

Estive a viajar e só hoje consegui acesso de novo ao forum. Que bela notícia que o Sidney nos trouxe.
Estou feliz por si!

Já agora e se lhe tiver ficado o bichinho pela genealogia quero dar-lhe alguns dados que entretanto estava a coligir sobre a descendência do Manuel Lopes Leal e da Maria de Jesus.

Tiveram, pelo menos, outras três linhas de descendência (filhos) para além do Jacinto Lopes Leal que casou com a Rosaria Maria, a saber:

a) Manuel Lopes Leal cc Maria da Conceição Godinho que tiveram os seguintes filhos:
A.1 Manuel Lopes Leal cc Felicidade da Conceição Godinho
A.2 Maria Violante
A.3 Maria Lopes Leal
A.4 Abílio Lopes Leal
A.5 Maria de Carvalho Lopes Leal
A.6 José Lopes Leal
A.7 António Lopes Leal

b) Maria da Purificação cc José Maria Antunes que tiveram os seguintes filhos:
B.1 Maria
B.2 Emília
B.3 André
B.4 Manuel
B.5 Ana
B.6 Cesário
B.7 António
B.8 José

c) José Lopes Leal cc Emília da Conceição Godinho que tiveram os seguintes filhos:
C.1 Maria Lopes Leal
C.2 Daniel Lopes Leal
C.3 Manuel Lopes Leal
C.4 José Lopes Leal
C.5 Maria Augusta da Silva
C.6 Henriqueta Lopes Leal
:
Quem sabe, um dia, esta informação lhe possa ser útil para encontrar parentes!

Votos de bom fim de semana.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#384190 | Daniel Leal | 05 set 2017 15:59 | Em resposta a: #375458

Bom dia Barbara,

Sou Bisneto do irmão do Joaquim, meu pai está atras da documentação para tirar a cidadania de uum primo meu que está morando na europa. ele gostaria de entrar em contato. Tem como?
Meu email é dan.leal1204@gmail.com.

Aguardo retorno

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389155 | PClmeida | 09 fev 2018 00:31 | Em resposta a: #375458

Prezados,

Poderiam me dar uma ajuda pra descobrir a freguesia onde meus avós portugueses nasceram?

avó MARIA ISOLINA MORENO DE ALMEIDA.
Ela era de Bragança, nascida em 30 de maio de1908
Filha de:
José Damasio Moreno;
Elisa Conceição Caldeira.

avô JOAQUIM LOURENÇO DE ALMEIDA.
Ele era de Vizeu, nascido em 16 de setembro de 1904.
Filho de:
Lucas Lourenço de Almeida;
Maria Joaquina de Jesus.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389157 | MCNN | 09 fev 2018 09:01 | Em resposta a: #389155

Bom dia

Relativamente ao seu avô, tudo indica que ele era natural da freguesia Fataunços, concelho de Vouzela, distrito de Viseu.

Assim sendo, contacte o Arquivo Distrital de Viseu a fim de obter a respectiva certidão de batismo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389167 | mila1000 | 09 fev 2018 14:58 | Em resposta a: #375458

PCAlmeida,

Localizei um registo de passaporte em nome de José Damaso, cujo pai possui o apelido Moreno.Achei muita coincidência. Fui verificar o batismo,e, o localizei,mas, não possui nada a respeito de casamento.
Os livros de casamento não estão disponiveis para consulta, o que torna dificil saber se josé Damaso casou com Elisa.
Pode tentar saber se Isolina nasceu nessa freguesia de Vale Pereiro, Alfandega da Fé. Escreva ao Arquivo Distrital de Bragança solicitando o batismo.

PASSAPORTE DE JOSÉ DAMASO
1911-10-03

Filho de: António José Moreno e de Mariana de Jesus;

Natural de: Valpereiro-Valpereiro-Alfândega da Fé;

Idade: 37 anos;

Literacia: Sabe escrever;

Est. Civil: casado(a);

Profissão: Jornaleiro(a);


Passaporte Jose Damaso imagem 452.tif passaporte 1413
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1232401



images 153.tif e 154.tif batismo de José Damaso , batismo em 5/11/1872
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1184042

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389176 | PClmeida | 09 fev 2018 18:21 | Em resposta a: #389157

Boa tarde, Mario.
Muito obrigado.
Vou enviar mail pro Distrito de Viseu para tentar buscar a Certidão de Nascimento.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389177 | PClmeida | 09 fev 2018 18:26 | Em resposta a: #389167

Boa tarde, Mila. Muito obrigado.

Falei com meu irmão e ele confirmou que realmente ela era de Valpereiro. Todavia, ao enviar a informação para a busca no distrito de Bragança, não acharam nada.

Vou tentar buscar novamente a certidão de nascimento com as informações que você me forneceu.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389178 | mila1000 | 09 fev 2018 19:49 | Em resposta a: #375458

O batismo de José Damaso voce pode clicar no link,e, na imagem, depois, basta imprimir.

Quanto a Isolina, tente saber se nasceu na mesma freguesia, peça busca entre 1906 a 1908.
A freguesia está como Vale Pereiro, Concelho Alfandega da Fé, Bragança

Isolina tinha mais irmãos?Se souber o nome e onde residiam.

Vi que o casamento dela foi em 1926 (se não estou enganada no RJ), mas, apenas diz que é de Portugal. Sabe se casou no religioso?Com a data do casamento civil, pode ir até a Curia do RJ,e, ver nos livros. Ela deve ter informado onde foi o batismo.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#389229 | PClmeida | 12 fev 2018 00:31 | Em resposta a: #389178

Ola Mila,

Sim, minha avó casou no RJ apenas no civil. Descobri o cartório onde está certidão de casamento e é só passar lá pra buscar. Ela tinha mais irmãos mas não sabemos os nomes.

Já tive na Cúria mas não há nada, visto que, não houve o casamento no religioso.

Fui também no Arquivo Nacional onde obtive o registro deles de chegada ao Brasil, mas só diz que eles eram de Portugal. Ela chegou em 22/06/1914. A certidão de casamento no civil no Brasil estava anexada.

No caso o Jose Damaso seria meu bisavô, e não sei se pela certidão de batismo dele posso requerer a cidadania no consulado.

Vou solicitar a busca da minha avó Maria Isolina conforme você sugeriu.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#390648 | Diegojapa89 | 03 abr 2018 14:11 | Em resposta a: #375458

Boa tarde, o que preciso para descobrir onde nasceu meu bisavô? Sei que foi em Viana do Castelo.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#390652 | MCNN | 03 abr 2018 15:45 | Em resposta a: #390648

Diego

Se colocar aqui o que sabe sobre seu bisavô (nome, data de nascimento, nome dos pais, data em que chegou ao Brasil, porto em que desembarcou, cidade onde viveu no Brasil, etc), decerto que alguém o tentará ajudar.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#403757 | klomann | 07 jun 2018 01:20 | Em resposta a: #375458

Boa noite.
Gostaria de saber o nome da freguesia de nascimento de minha avó.
Dados:
Maria da Gloria Rio da Veiga
Pais: Manoel dos Ramos Rio e Maria da Caridade Justa
Data: 21/09/1920
Concelho: Vinhais
Distrito: Bragança
Desde já muito obrigada

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#405891 | PClmeida | 28 jul 2018 23:15 | Em resposta a: #389157

Olá Mario. Passando aqui pra te agradecer de novo. Muito obrigado. Ajudou muito. Vou dar entrada na documentação.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#405892 | PClmeida | 28 jul 2018 23:17 | Em resposta a: #389177

Olá Mila. Passando aqui pra te agradecer de novo. Muito obrigado. Ajudou muito.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#414661 | rodrigo.llopes@live. | 14 mai 2019 06:53 | Em resposta a: #375458

Olá a todos do Fórum, me chamo Rodrigo Lopes meu bisavô é Joaquim Lopes Leal se alguém puder me adicionar no Whatsapp 19 9 8314 9785

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#416330 | GilmaraFelix | 17 jul 2019 13:45 | Em resposta a: #375540

Bom dia Sidney!
Teria como me ajudar a acessar o link que passou no post.
Perdoe-me o desconhecimento. Não sei se é o meu celular qua não carrega todos os arquivos, mas para mim não aparece o arquivo 63 tif, como você cita. Vai, somente até a imagem 52.

Agradeço imensamente!

Gilmara Felix
(Bisneta do Sr. Joaquim Lopes Leal)

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#424248 | Bomnorte | 18 mai 2020 17:12 | Em resposta a: #375458

Olá eu sou da família do seu bisavó

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#424249 | Bomnorte | 18 mai 2020 17:21 | Em resposta a: #416330

Sou Familiar dos Lopes Leal

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#429482 | Bomnorte | 06 dez 2020 22:19 | Em resposta a: #416330

Olá sou Português e da Família do Joaquim Lopes Leal

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#448916 | linleal | 12 jul 2023 09:02 | Em resposta a: #375532

Olá, sou bisneto do Felisberto Lopes Leal!

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#448917 | Bomnorte | 12 jul 2023 09:21 | Em resposta a: #448916

Olá sou familiar do seu bisavô se quiser falar comigo envie o seu instagram ou whastapp

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Descobrir a freguesia em que meu bisavô nasceu.

#448918 | linleal | 12 jul 2023 09:38 | Em resposta a: #448917

Olá, enviei pelo email meu contato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 12:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen