Procura de local de nascimento de um português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Procura de local de nascimento de um português

#375487 | camilabaracal | 22 nov 2016 22:15

Boa noite,

Estou a procura do local de nascimento do Avô (portugues) da minha avó para obtenção de cidadania, porém, eu só tenho nomes, não tenho data e local de nascimento.

Já solicitei uma certidão de nascimento do pai da minha avó (filho do português) de inteiro teor, mas não tive as informações de nascimento do português

DADOS que tenho:

Pai da minha avó - filho do português
Francisco

Avós da minha avó - portugueses
Francisco Rodrigues Abrantes e Maria da Conceição

Bisavós da minha avó paternos - portugueses
João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues Moraes

Bisavós da minha avó maternos - portugueses
Angelo Simões e Lucinda da Piedade

Ambos bisavós acho que nunca vieram ao Brasil.

Porém, os avós da minha avó (portugueses) vieram, mas como não sei a data do óbito deles não posso procurar as certidões.

Estou tentando obter a certidão de óbito do pai da minha avó (filho do português) para ver se tem dados dos pais dele, mas não estão localizando, pois ele morreu quando minha avó era muito pequena e ela não sabe a data certa de falecimento dele.

Pedi para pesquisar ainda a certidão de batismo e casamento do filho do português, mas ver se acho mais dados do pai dele (português).

Não sei como localizar pela data de chegada no Brasil, pois eu só sei que o pai da minha avó nasceu no Brasil (filho do português) e que o Português foi o declarante do nascimento.

Ele nasceu em 1901, então, os portugueses chegaram no final de 1800 ou em 1900 ou 1901 visto que em novembro de 1901 nasceu o pai da minha avó (filho do português).

PORTUGUESES que imigraram: Francisco Rodrigues Abrantes e Maria da Conceição

Preciso muito encontrar esses dados, espero que alguém possa me ajudar.

Muito obrigada.

Meu e-mail é camila.baracal@uol.com.br

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375492 | tiba0761 | 23 nov 2016 01:31 | Em resposta a: #375487

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89J7-L98Q-Z?mode=g&i=262&cc=2140223

Veja este cartão de imigração, será patentes?

Boa sorte

Tibério

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375548 | camilabaracal | 24 nov 2016 00:09 | Em resposta a: #375492

Boa noite,

Nossa, quase gelei ao ler o cartão..rs
Mas infelizmente não é do avô da minha avó, pois neste cartão a pessoa nasceu em Portugal em 1925.

E no caso do avô da minha avó, ele entrou no Brasil, antes de dezembro de 1901, pois o filho dele nasceu aqui e ele foi o declarante da certidão.

Nossa, encontrar este cartão seria um sonho.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375549 | camilabaracal | 24 nov 2016 00:17 | Em resposta a: #375492

Os padrinhos do pai da minha avó (filho do português) tinha o mesmo sobrenome do português, o nome do padrinho é Antonio Maria Rodriguez e também estava no Brasil em 1901 (dezembro).

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375557 | mila1000 | 24 nov 2016 09:55 | Em resposta a: #375487

Camila,

Até o momento,só contou estória...Seja mais precisa no que informa,pois,com certeza,já deve estar de posse de documentos da sua avó.

Vamos ao que interessa:

-nome do seu trisavô (que é o avô de sua avó)
-nome dos pais dele
-onde se casou (local e data),nome da esposa
-quando faleceram (local e data)

-nome dos bisavós (pais de sua avó)
-local de nascimento deles e data
-local e data do casamento
-óbito (local e data

-nome de sua avó
-nascimento (data e local)
-casamento (data e local)

Como pode ver,se faz necessário datas,locais,e,sem isso,fica dificil a busca.Dizer que eles vieram de Portugal não basta,foram muitos imigrantes,e,também,voce não informou nenhum nome de freguesia,região.

Converse com sua avó,quem sabe ela saiba a região,ou,nome de alguma cidade portuguesa que os avós,tenham dito.Qualquer fato,é importante.
Ajude-nos a ajudá-la.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375588 | camilabaracal | 24 nov 2016 22:01 | Em resposta a: #375557

Mila,

Organizei do jeito que você pediu.

-nome do seu trisavô (que é o avô de sua avó) - Francisco Rodrigues Abrantes
Aguardando pesquisa de certidão de casamento na igreja
-nome dos pais dele - João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues Moraes
OBS.: Achei num site (heritage) que a Joaquina poderia ser filha de Miguel Cesário da Rocha e Felicidade de Freitas Oliveira
-onde se casou (local e data),nome da esposa - Maria da Conceição (filha de Angelo Simões e Lucinda da Piedade)
Quando o pai da minha avó – filho deles nasceu em 1901 eles não eram casados, na certidão consta filho ilegítimo.
-quando faleceram (local e data) não tenho conhecimento
Estou aguardando pesquisa para ver se encontram a campa dele

-nome dos bisavós (pais de sua avó) - Francisco Rodrigues Abrantes e Alice Almeida Abrantes
Tenho a certidão de nascimento do Francisco Rodrigues Abrantes de Inteiro Teor
Aguardando pesquisa de certidão de batismo de Francisco
Aguardando habilitação de casamento de Francisco e Alice e certidão de casamento
-local de nascimento deles e data – Francisco (em Santos, SP em 18/11/1901) e Alice (em São Vicente, SP, em 23/04)
-local e data do casamento: 28 de setembro de 1928 – em São Vicente, SP
Aguardando a segunda via da certidão de casamento
-óbito (local e data – São Vicente, SP ambos, Francisco em 25 de abril de 1948 e Alice 22/07/1994

-nome de sua avó Rosalina Abrantes Baraçal
Aguardando pesquisa de certidão de batismo de Rosalina e a segunda via da certidão de nascimento de inteiro teor
Aguardando habilitação de casamento de Rosalina
-nascimento (data e local) – São Vicente, SP – 03/11/35
-casamento (data e local) –Santos, 31/01/53

Minha avó não conheceu eles, então não sabe nada deles, ninguém da família sabe informar.

A única coisa que achei de Portugal foi uma Certidão de casamento de um casal português, porém, NÃO SEI QUEM SÃO, mas o português (meu trisavô) pode ser da mesma região deste casal.
Nome do casal da certidão: BERTILLIA MARIA DAS NEVES e JOÃO MARQUES (português) - região da GUARDA PORTUGAL - Vou providenciar a habilitação de casamento deles para ver se tem algum documento que ajude, pois tenho a certidão de casamento aqui.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375596 | mila1000 | 24 nov 2016 23:33 | Em resposta a: #375487

Camila,

Só encontrei o incidente que aconteceu ao Francisco,motorista profissional,48 anos.O óbito foi em 25/4/1949,no morro da Biquinha em São Vicente.Tal fato envolveu o concunhado Venancio Torrenzi ,italiano,56 anos,casado com Maria de Almeida (irmã de Alice).

Se for a S.Vicente,por favor,veja qual é o e-mail deles,pois,até hoje não responderam a nada do que envio

Mila.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375597 | mila1000 | 25 nov 2016 00:00 | Em resposta a: #375487

Fui verificar Joaquina,e,no heritage consta o casamento dos pais.
Posso estar enganada,mas,aconteceu me Montes Claros,está dificil de entender a escrita,mas,li bispado da Bahya.Poderá baixar o documento:
8/5/1840 matriz Santana de montes claros(?)

https://www.myheritage.com.br/photo-1500415_162724551_162724551/miguel-cesario-da-rocha-e-felicidade-de-freitas


Não há como afirmar que é a sua Joaquina,é melhor aguardar a pesquisa de casamento na igreja.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375618 | MCNN | 25 nov 2016 17:41 | Em resposta a: #375487

Boa tarde Camila

Francisco Rodrigues Abrantes nasceu em 17/09/1874 e foi batizado em 26/09/1874 na freguesia de Aguada de Baixo, concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

Pode aqui ver o assento de batismo:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1080654

(selecione a imagem 10.tif)

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375623 | camilabaracal | 26 nov 2016 02:07 | Em resposta a: #375596

Mila, boa noite,

Este Francisco do incidente é o pai da minha avó.

Eu também mandei e-mail para São Vicente, mas demoram muitooooo para responder e me responderam apenas 1 vez.

O atendimento em São Vicente é tudo muito demorado, por sinal.

O e-mail deles é saovicente@arpensp.org.br

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375624 | camilabaracal | 26 nov 2016 02:29 | Em resposta a: #375618

Boa noite Mario,

Muitoooooo obrigado.

Só fiquei em dúvida pois na certidão do pai da minha avó (filho do português) a mãe dele chama-se Joaquina Rodrigues Moraes e na certidão do Batismo é Joaquina Rodrigues Almeida, mas nesta certidão tem uma avó com sobrenome Moraes e podem ter trocado os sobrenomes.

Essa semana chegam uns documentos do cartório e irei tentar confirmar.

Agradeço muito o emprenho de vocês e em breve retorno para contar o resto.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375625 | mila1000 | 26 nov 2016 08:19 | Em resposta a: #375487

Camila,

O nome correto é o do batismo português.Verifique todos os documentos brasileiros,que devem estar de acordo com o batismo.Pode ser que precise retificar alguma coisa.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375626 | MCNN | 26 nov 2016 10:36 | Em resposta a: #375624

Bom dia Camila

Naquela época não existia registo civil, as pessoas eram apenas batizadas com os nomes próprios.

Em face disso, não tinham nenhum nome ao qual estivessem "amarradas" desde o registo, razão pela qual elas compunham o seu nome completo de acordo com o seu critério (com recurso aos apelidos/sobrenomes da família) e, por vezes, iam ao longo da sua vida fazendo ligeiras correções a esse nome.

No caso presente, veja por favor e por exemplo o assento de batismo de uma irmã mais nova do Francisco, que foi batizada como Emília e que, quando casou, usou o nome de Emília Rodrigues de Morais:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1080660

(selecione as imagens 4.tif e 5.tif)

De acordo com este assento de batismo, Emília era filha de João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues de Morais.

Aliás, a mudança da composição do nome dos pais de Francisco foi algo que ocorreu com muito maior frequência e alcance, senão vejamos a partir do próprio casamento

Em 01/10/1864 temos o casamento de João Gomes Abrantes com Joaquina Rodrigues de Almeida;

Em 23/05/1867 nasce Maria Rosa, filha de João Gomes Abrantes e Joaquina Rodrigues de Almeida;

Em 24/01/1869 nasce Joaquim, filho de João Gomes Abrantes e Joaquina Rodrigues de Almeida;

Em 03/06/1872 nasce Maria (Maria José?), filho de João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues de Morais;

Em 17/09/1874 nasce Francisco, filho de João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues de Almeida;

Em 20/02/1877 nasce Emília, filho de João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues de Morais;


Como pode pois constatar, o nome dos pais foi variando ao longo dos anos.

Mas, curiosamente, os nomes dos avós mantiveram-se sempre constante. Os paternos José da Costa Abrantes e Maria Gomes. Os maternos José de Almeida Panasco e Ana Rodrigues de Morais.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375630 | camilabaracal | 26 nov 2016 13:20 | Em resposta a: #375596

Mila,
.
Em tempo, se precisar algo de Santos- SP tenho e-mail dos dois cartórios de registro civil.

Eles me atenderem bem por e-mail e vão me enviar tudo pelo correio.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375633 | mila1000 | 26 nov 2016 14:39 | Em resposta a: #375487

Camila,

O atendimento dos cartórios de Santos é excelente!!
Agora S.Vicente ...

Ando pesquisando á respeito da documentação dos estivadores em Santos,.O Sindicato diz que o departamento foi fechado,e,não sabem o que foi feito do arquivo.Dificil...

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375648 | camilabaracal | 26 nov 2016 17:54 | Em resposta a: #375633

Mila,

O órgão gestor dos estivadores é o OGMO.

Segue os dados, quem sabe te ajuda.

Orgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos
Av. Conselheiro Nébias, 255 - Vila Mathias - Santos, SP - Brasil - CEP: 11015003
E-MAIL: ogmo-santos@ogmo-santos.com.br - TEL: (13) 3228-9191 FAX: (13) 3222-6218

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375650 | mila1000 | 26 nov 2016 20:51 | Em resposta a: #375487

Camila,

Obrigada,vou escrever ,quem sabe descubro o que quero.

Quando chegar seus documentos,avise se há alguma novidade.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375664 | camilabaracal | 27 nov 2016 13:09 | Em resposta a: #375650

Bom dia Mila,

Avisarei, pode deixar.

Agradeço o empenho de todos.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375739 | camilabaracal | 30 nov 2016 01:28 | Em resposta a: #375487

Pessoal,
Boa noite,

Continuo na minha procura de documentos para a cidadania, cada hora precisa de um documento novo.

Podem me ajudar a procurar onde a esposa do FRANCISCO ABRANTES nasceu ?

O nome dela é MARIA DA CONCEIÇÃO SIMÕES (filha de Angelo Simões e Lucinda da Piedade),sei que faleceu em 8 de março de 1924.

Será que ela pode ser de Aveiro também ?

Agora descobri que o Francisco que me ajudaram a achar faleceu em Portugal também estou procurando a certidão de óbito dele.

Por fim, sabem quem faz consultoria de documentação para a cidadania portuguesa ?
Alguma pessoa séria ?

Obrigada mais uma vez.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375741 | mila1000 | 30 nov 2016 09:19 | Em resposta a: #375487

Camila,

Não precisa de assessoria,vá por partes na busca pelos documentos.Cuidado,pode cair no conto do vigário...
Continue no tópico,assim,receberá ajuda.

Pelo que vi,seus familiares são de SV e Santos,ok?

Já procurou saber se eles não foram sepultados nos jazigos da familia?Os arquivos administrativos possuem pasta dos atuais proprietários,e,nela encontra todos que foram sepultados no local.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375742 | mila1000 | 30 nov 2016 09:29 | Em resposta a: #375487

esqueci...

Já possui o casamento de Francisco e Maria da Conceição?Se o documento for em inteiro teor,virá com observações,como óbito e local.

Se o casamento foi Stos-SV,vale a pena ir até a Curia Diocesana,encontrará a Dispensa do Casamento,onde os noivos informam local batismo e freguesia.É importante saber a data do casamento.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375759 | moisesbonifacio | 30 nov 2016 18:38 | Em resposta a: #375487

Encontro-me com um problema similar ao de Camila:
Estou a tentar tirar a minha cidadania portuguesa, mas tudo parou porque não consigo encontrar o assento de batismo de minha avó, que era portuguesa, da Freguesia de Fermelã, Concelho de Estarreja, nasceu em 1892.
Ela veio para o Brasil e casou-se no Recife no ano de 1909 (tenho cá comigo a Certidão de Casamento).
Já consultei os livros de batismo da Paróquia de São Miguel e adjacências, também consultei os livros de registo de passaportes de 1892 a 1908 e nada... Encontrei de vários outros membros da família, exceto o dela.
SEUS DADOS:
ERMELINDA DE OLIVEIRA BAPTISTA (Solteira) - ERMELINDA DE OLIVEIRA BONIFÁCIO (Casada)
Nascimento: ----/ ----/1892
Freguesia de Fermelã, Concelho de Estarreja
Filiação: FRANCISCO DIAS MARAFUZ e MARIA DE OLIVEIRA BAPTISTA
Se alguém puder me ajudar, agradeço imenso.

Moisés Bonifácio

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375761 | saintclair | 30 nov 2016 18:41 | Em resposta a: #375759

-
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084048
http://tombo.pt/f/etr04
Sc.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375762 | moisesbonifacio | 30 nov 2016 18:49 | Em resposta a: #375761

Obrigado Saintclair,
Mas precisamente esse livro eu o li por inteiro e não encontrei nada sobre ERMELINDA DE OLIVEIRA BAPTISTA, embora tenha encontrado de irmãos dela e todos com os nomes dos mesmos pais e avós maternos e paternos, a saber:

FRANCISCO DIAS MARAFUZ, filho de JOSÉ DIAS MARAFUZ e MARIA MARQUES LOUREIRO

MARIA D'OLIVEIRA BAPTISTA, filha de JOÃO GONÇALVES DE SOUZA e MARIA D'OLIVEIRA BAPTISTA.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375763 | saintclair | 30 nov 2016 18:54 | Em resposta a: #375762

-
Então veja estes;
Um Livro atras e outro à frente! .......
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084050
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084046
Sc.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375765 | mila1000 | 30 nov 2016 19:09 | Em resposta a: #375487

Moises,

Abra um tópico seu !!!
Assim poderá obter respostas para o seu pedido,não bagunçando o tópico que pertence à Camila.

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375774 | camilabaracal | 30 nov 2016 21:32 | Em resposta a: #375741

O Francisco português morreu em Portugal (só descobrir ontem pela certidão de casamento do filho dele), então preciso achar o óbito dele em Portugal.

Sobre a mãe pelo data do óbto pedi pesquisa no cartório hoje localizaram uma Maria Simões Pereira, portuguesa, natural de Louzã, exatamente na data mencionada de 05/03/1924 (óbito que consta na certidão de casamento do filho), porém não há indicios de pereira na familia dela.

Filiação: Angelo Simões e Lucinda da Piedade

A cúria ainda não localizou nem o batismo do filho e nem o casamento dos pais, estão procurando ainda.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375780 | mila1000 | 01 dez 2016 09:42 | Em resposta a: #375487

Camila,

casamento de Francisco com Alice?? Deve se referir meu avo,meu bisavo...Está confuso...rs

No documento diz "falecido em Portugal"?Pode ter sido em SV ou Santos...

Não procure saber onde entrou Pereira,tem que constatar que se trata de quem procura.

A Curia demora um pouco,se houver batismo,casamento,eles informam.No caso de batismo, já obtive até a igreja onde os pais se casaram.

Mila

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#375951 | camilabaracal | 06 dez 2016 22:12 | Em resposta a: #375780

Desculpe, é que como sei quem são esqueço de dizer os graus.

Na certidão de casamento do pai da minha avó, informa que o português Francisco Rodrigues Abrantes
faleceu em Portugal (não localizaram a campa dele em Santos) e que a esposa Maria da Conceição Simões ou Abrantes (cada hora aparece de um jeito o nome dela) que faleceu em Santos em 5 de março de 1924, em Santos, mas o cartório não localizou a certidão de óbito dela.

Creio que o avô da minha avó tenha falecido entre 1924 e 1928, em Portugal, penso assim, porque seria depois do falecimento da esposa poderia ter voltado a Portugal e antes do casamento do filho em 1928, ele já tinha morrido.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#379290 | fredhillwegg | 29 mar 2017 18:40 | Em resposta a: #375626

Boa tarde Mário César Navarro,,
Meu nome é Fred, sou tio/primo da Camila, minha mãe é irmã da vó dela...com relação a essas informações sobre o casamento dos Pais do Francisco, você poderia me passar o link do arquivo em Portugal ? muito obrigado

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#424698 | camilabaracal | 04 jun 2020 22:35 | Em resposta a: #375487

Boa tarde pessoal, tudo bem ?

Eu sou a Carolina Baraçal, irmã da Camila que fez esse tópico (estou usando o login dela porque não consegui fazer um cadastro novo pra mim, deu um erro com o meu e-mail).

Queremos iniciar o processo de cidadania da nossa avó e para isso precisamos localizar a certidão de óbito do Francisco, que nos ajudaram a localizar a certidão de nascimento dele por esse post.

A informação que temos é que ele esteve no Brasil em 1901 quando o filho nasceu e em 1928 estava falecido como consta na certidão de casamento do filho.
Na certidão diz que ele faleceu em Portugal, mas não cita o lugar.

Podem nos ajudar pra ver se localizamos o óbito dele em Portugal? Por favor

DADOS DO FRANCISCO
Nome: Francisco
Data de nascimento: 17/09/1974
Pais: João da Costa Abrantes e Joaquina Rodrigues de Almeida
Local de nascimento: Aguada de Baixo - Aguéda - Aveiro

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#427365 | camilabaracal | 23 set 2020 16:00 | Em resposta a: #375618

Mario,

Você que localizou o assento de nascimento do meu trisavô.

É possível termos acesso ao passaporte dele também ?

Pergunto isso, pois estou em busca da esposa dele também e gostaria de saber se no passaporte consta que ele viajou com a esposa.

Também depois de um tempo ele retornou a Portugal e faleceu em Portugal, mas não localizei o óbito dele ainda.

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#427366 | camilabaracal | 23 set 2020 16:01 | Em resposta a: #375618

Mario,

Você que localizou o assento de nascimento do meu trisavô.

É possível termos acesso ao passaporte dele também ?

Pergunto isso, pois estou em busca da esposa dele também e gostaria de saber se no passaporte consta que ele viajou com a esposa.

Também depois de um tempo ele retornou a Portugal e faleceu em Portugal, mas não localizei o óbito dele ainda

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#427404 | camilabaracal | 24 set 2020 15:40 | Em resposta a: #375487

Eu achei esse link, mas não localizo o passaporte dele.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WGSR-LN6Z

Resposta

Link directo:

Procura de local de nascimento de um português

#427409 | mila1000 | 24 set 2020 16:48 | Em resposta a: #375487

9 de setembro de 1898
imagem 863,tif
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314170

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 16:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen