Pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Genética | Pessoas

Pedido de Ajuda

#375941 | elthonbraga | 06 dez 2016 19:07

Caros Confrades, boa noite.

Com imensa esperança, venho através deste tópico pedir a ajuda de vocês.
Há aproximadamente 1 ano venho procurando os dados que chegam até o meu Tataravó Português
.
Os documentos que tenho até o momento são apenas a certidão de óbito e de casamento do meu bisavó filho legitimo do Portugues em questão. Pelos calculos que tenho através dos documentos cheguei as respectivas informações que podem facilitar a procura, sendo:

- Jose Nogueira da Rocha, Português que nasceu aproximadamente 1850, chegando ao Brasil em 1885, segundo registro do arquivo nacional.

- José Nogueira da Rocha Junior , filho legitimo do Portugues , nascido aproximadamente 1982 , casando-se em 1914 e falecendo em 1936. ( Não foi achado a certidão de Batismo em Niteroi, travando todo o meu processo de procura )

Meus amigos, essa são as informações que com muito trabalho consegui recolher, estou a procura de ajuda/suporte de vocês. Se precisarem dos documentos digitalizados, tenho como enviar.

Desde já agradeco, com muito carinho.

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375942 | saintclair | 06 dez 2016 19:47 | Em resposta a: #375941

-
Elthon;
Boa noite.

" Jose Nogueira da Rocha, Português que nasceu aproximadamente 1850, chegando ao Brasil em 1885, segundo registro do arquivo nacional."
--
Tem que consultar o casamento religioso, para ver se está a indicação de que zona Portugal
seria o seu familiar.
Tem que consultar o arq. Nacional, para nos fornecer mais elementos:
Data nasc.
Nome Pais
Localidade nasc. Portugal
etc....
--------
Esperamos aqui por si.
Cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375943 | elthonbraga | 06 dez 2016 20:08 | Em resposta a: #375942

Boa Noite, obrigado pela ajuda.

Infelizmente não tenho muitas informações,mas consegui recolher algumas informações importantes e que provavelmente seja do meu Tataravó quando chegou ao porto do Rio de Janeiro.

DADOS IMIGRANTE
NOME: José Nogueira da Rocha
ESTADO CIVIL : Nada consta
PROFISSÃO : Negociante
IDADE (ano): 35
DATA DE CHEGADA: 09/06/1885
PROCEDÊNCIA : Lisboa
DESTINO : Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375944 | elthonbraga | 06 dez 2016 20:17 | Em resposta a: #375943

Caro Confrade,

São realmente as únicas e preciosas informações que tenho do meu Tataravó, tudo indica que seja ele.

Não consigo mais nenhuma informação, porque estou trabalhando para achar a certidão de batismo/nascimento do filho dele, que provavelmente deve conter informações importantes sobre o pai dele ( português ).

As pesquisas já foram feitas em cartórios do Rio de Janeiro, nos livros dos arquivos nacional mas sem sucesso. Indicaram também fazer a procura no arquivo da Policia Civil de Niterói , mas também sem sucesso. Não consigo nenhum acesso de informação ao portugues sem que seja pela certidão de nascimento do filho dele, por isso estou nessa batalha, gostaria muita de uma ajuda.

Obrigado desde já,
Grande abracos,
Elthon

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375945 | saintclair | 06 dez 2016 20:24 | Em resposta a: #375944

-
Tem a certeza que o nome é José Nogueira Rocha?
Encontrei um José MOREIRA Rocha na lista da CEPESE.
---
930 José Moreira da Rocha - Penafiel - Penafiel - Sem Indicação -- Sem Indicação Negociante - 40 anos - Rio de Janeiro - Casado.-
--------------------------
Deve procurar todos os registos; Igreja, civil...nascimento filho mais velho etc....
-
Boa sorte
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375946 | saintclair | 06 dez 2016 20:39 | Em resposta a: #375945

-
http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375953 | saintclair | 07 dez 2016 11:22 | Em resposta a: #375943

-
Elthon Braga;
Analisando as suas mensagens, ficamos com a sensação que vc. não sabe nada dos seus
avós!
Ora se o " Português" chegou ao Brasil...[seu trisavô].... como é possivel não ter qualquer
vinculo com os seus avós etc.
Só a sua família o poderão ajudar... tem que conversar com eles, tem que regredir ao tempo
dos seus avós para assim poder chegar ao seu trisavô! .... A FAMILIA SERÁ O SEU OMBRO DE
APOIO.
Boa sorte, vá dando notícias.
Sc.

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375959 | GoldenDays | 07 dez 2016 14:37 | Em resposta a: #375943

Prezado Elthon Braga,

José Nogueira da Rocha casou em 17 de Dezembro de 1877 na igreja paroquial de São Martinho de Anta, concelho da Feira, bispado do Porto, com Rosa Pereira da Silva, ambos solteiros, sendo ele tanoeiro e ela lavradeira.

Ele, com 23 anos de idade, era filho legítimo de Luís Francisco de Oliveira, natural da mesma freguesia de Anta, e de Maria Alves da Rocha, natural do mesmo lugar.

Ela, com 19 anos de idade, era filha legítima de Vicente Pereira da Silva, natural da mesma freguesia de Anta, e de Eufémia Marta, natural do mesmo lugar.

Ela, sendo menor de vinte e um anos, teve consentimento dos pais para o casamento.

Fonte: assento de casamento nº 27 em http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189417 – Ver imagem PT-ADAVR-PESP01-2-59_m0057.tif e seguinte

A freguesia de Anta, deixou de pertencer ao concelho da Feira (Santa Maria) e passou a pertencer ao concelho de Espinho desde 11 de Outubro de 1926 data em que este foi criado.

A documentação encontra-se no Arquivo Distrital de Aveiro ao qual qualquer certidão terá de ser eventualmente solicitada nas condições referidas neste link
http://adavr.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/
através do seguinte URL:
http://adavr.dglab.gov.pt/informacoes-uteis/formularios/reproducao-de-documentos-paroquiais/.

José Nogueira da Rocha obteve passaporte para emigrar para o Brasil em duas ocasiões: aos 35 e aos 42 anos de idade, portanto em 1889 (no segundo ano após o casamento) e em 1896 (nove anos após o casamento).

A data que indicou (9 de Junho de 1885) como sendo a da chegada ao Brasil estrá eventualmente incorreta ou poderá ter havido erro de leitura.

Caso tenham nascido filhos deste casal em Portugal entre o ano de casamento e o(s) ano(s) em que emigrou terá de os procurar percorrendo os batismos de cada um desses mesmos anos.

É uma pesquisa folha-a-folha não indexada e levará o seu tempo. Terá de procurar pelo nome próprio em cada página e verificar se o nome dos pais coincide.

Tem acesso aos assentos paroquiais de Anta neste URL: http://tombo.pt/f/esp01.

Espero ter ajudado.
Boa sorte!

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375962 | elthonbraga | 07 dez 2016 17:15 | Em resposta a: #375959

Caro Confrade

Desde já agradeço muito sua ajuda , tenho em minha posse uma certidão do meu bisavô(José Nogueira da Rocha Junior) , filho legitimo de José Nogueira da Rocha filho esse brasileiro , nascido em Niteroi , que pelas minhas contas , nasceu em 1893 , pois tenho óbito dele , falecido em 1936 com 43 anos , logo nascimento em 1893 , ele é filho legitimo de José Nogueira da Rocha e Ernestisna Maria da Conceição , minha bisavó brasileira , pode ele ter casado em Portugal conforme descrito e se casado aqui no Brasil e ter tido outros filhos ? Pois além desse filho existem mais 2 , sera que esse possa ser meu tataravó que procuro?

Muito obrigado pela ajuda prestada

Meus mais sinceros cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375971 | GoldenDays | 07 dez 2016 19:17 | Em resposta a: #375962

Prezado Elthon Braga,

A sugestão que apresentou de que a Rosa Pereira da Silva, primeira mulher de José Nogueira da Rocha, possa ter falecido e ele casado de novo no Brasil é uma possibilidade que terá de considerar e averiguar.

Estive a ver os óbitos na freguesia de Anta entre 1889 e 1897 e não aparece lá o óbito da Rosa.

Poderá ter ido ou não com ele para o Brasil e aí falecido, ou falecido em data posterior em Portugal naquela ou noutra qualquer freguesia.

Sugiro-lhe que contacte o CEPESE (http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13 ) pois estão lá registados os dois pedidos de passaporte sob os números 117914 e 166984. Terá de pagar uma pequena quantia pela transcrição dos elementos que constam de ambos os processos.

Pode ser que lá constem nomes de acompanhantes pois em ambos se declara que ele é casado. Falta saber se o nome é o mesmo em ambos os processos. Se constar a Rosa Pereira da Silva em ambos o mais provável é que – sendo acompanhante – tenha falecido no Brasil.

A razão para os dois passaportes pode estar relacionada com a série de infaustos acontecimentos que aconteceram entre a emissão de ambos o que poderá ter justificado a vinda do José Nogueira da Rocha a Portugal. Senão veja:

a) Em 18 de Novembro de 1898 faleceu-lhe um irmão d com o nome de António Nogueira da Rocha, solteiro, então com 26 anos de idade e que não deixou filhos.
Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189481 – Ver imagem PT-ADAVR-PESP01-3-118_m0021.tif

b) Em 3 de Janeiro de 1890 faleceu-lhe o pai, alfaiate, então com 69 anos de idade, tendo deixado filhos.
Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189481 – Ver imagem PT-ADAVR-PESP01-3-118_m0003.tif

c) Em 17 de Maio de 1892 faleceu-lhe a mãe, então viúva com 70 anos de idade. O pároco trocou-lhe o nome no registo para Maria Pereira da Rocha, viúva de Luís Francisco de Oliveira.
Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189483 – Ver imagem PT-ADAVR-PESP01-3-120_m0009.tif

d) Em 21 de Abril de 1896 faleceu-lhe uma irmã, solteira, com 45 anos de idade, cujo nome era Francisca Alves da Rocha.
Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189487 – ver imagem PT-ADAVR-PESP01-3-124_m0011.tif

Penso que nada mais lhe poderei adiantar. Terá que agora do seu lado procurar validar a consistência das informações que lhe transmiti com a informação de que dispõe.

Boas pesquisas e boa sorte!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#375974 | elthonbraga | 07 dez 2016 19:28 | Em resposta a: #375941

Muito Obrigado

Caro Confrade

Irei atras da certidão de nascimento do meu Bisávo , José Nogueira da Rocha Junior , registrado em Niteroi , pois la constará o nome dos pentavós , e conseguirei saber se realmente se trata do mesmo José Nogueira Rocha Pai (Português)

Obrigado pelas informações prestadas

Meus sinceros cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376007 | saintclair | 08 dez 2016 15:17 | Em resposta a: #375974

-
"Os documentos que tenho até ao momento são apenas a certidão de ÓBITO e CASAMENTO do meu bisavó filho legitimo do Portugues em questão."
----
Se vc. tem a certidão de casamento do português, nela deve constar o nome dos Pais, que
serão seus Trisavós.
............Recebeu "uma mão cheia de informações,"........ agora tem o dever de as utilizar convenientemente, e não ir a correr atrás de ILUSÕES.
Cumprimentos e boas pesquisas.
Sc.

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376019 | elthonbraga | 08 dez 2016 18:49 | Em resposta a: #376007

Caro Saint Clair

Acho que você não se atentou ao meu post , em momento algum eu disse que tinha a certidão de casamento do português , eu disse que tinha a certidão de casamento do meu bisavó filho do português se fizer a releitura pode perceber isso , o português é meu tataravô e seu eu tivesse a certidão dele , constaria o nome dos meus pentavôs e resolveria muito minha vida , mais infelizmente não é esse o cenário . De qualquer forma muito obrigado pela preocupação , estou pesquisando com os dados que tenho mesmo , e quem sabe consigo achar as certidões que necessito.

Meus cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376050 | elthonbraga | 09 dez 2016 16:09 | Em resposta a: #375941

Boa tarde

Prezados confrades

Os livros de nascimento de Niteroi estão disponiveis on line para pesquisa ? Alguem sabe o endereço web?


Atenciosamento

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376051 | GoldenDays | 09 dez 2016 16:27 | Em resposta a: #376050

Boa tarde,

Para as datas que pretende não me parece que estejam disponíveis online.

http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/arquivo-da-curia-metropolitana-de-niteroi/

http://www.arqnit.org.br/arqnit.php (ver Acervo online)

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376052 | saintclair | 09 dez 2016 16:42 | Em resposta a: #376051

-
Elthon Braga;
... Nessa certidão que tem em seu poder casamento do seu
bisavô, vc. poderia transcrever a mesma para este tópico, ou
enviar o respectivo link, p. favor.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376056 | elthonbraga | 09 dez 2016 20:04 | Em resposta a: #375941

Boa tarde

Com certeza segue o link da certidão de casamento do meu bisavó , filho do português
http://i63.tinypic.com/nvejag.jpg

Muito Obrigado

Meus cumprimento

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376057 | saintclair | 09 dez 2016 20:19 | Em resposta a: #376056

--
O link não abre! .....

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376059 | elthonbraga | 09 dez 2016 20:26 | Em resposta a: #375941

Boa tarde


Segue o link correto

http://tinypic.com/view.php?pic=nvejag&s=9#.WEsTTtIrLIU

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376069 | elthonbraga | 10 dez 2016 11:51 | Em resposta a: #375941

Alguem conseguiu abrir o link?

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376070 | GoldenDays | 10 dez 2016 13:04 | Em resposta a: #376069

Boa tarde Elthon Braga,

Fue tranquilo pois confirmo que o link abre.

Contudo, aparece passados alguns segundos uma pop-up que cobre totalmente a página que é necessário fechar carregando no canto superior direito em "X" após o que volta a aparecer a imagem que disponibilizou.

Bom fim de semana.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376116 | elthonbraga | 12 dez 2016 12:54 | Em resposta a: #375941

Caros confrades , ao invés de procurar pelo nascimento do meu bisavô , será que seria mais interessante eu ir atras do obíto do meu tataravô , pois la também constaria os nomes dos meus pentavôs

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376117 | GoldenDays | 12 dez 2016 14:55 | Em resposta a: #376116

Caro Elthon Braga,

Confesso que não percebi esta sua última mensagem. Penso que na sua pergunta se quer referir ao óbito do seu trisavô português.

Repare que a sequência é Filho, Pai/Mãe, Avô/Avó, Bisavô/Bisavó, Trisavô/Trisavó, Tetravô/Tetravó ou Quarto Avô/Avó, Quinto Avô/Avó, etc.

Pode ver a este propósito esta mensagem bem elucidativa sobre a denominação das relações verticais de parentesco:
http://geneall.net/pt/forum/170916/pedido-de-ajuda/#a376116

Resumindo, o que até sabemos aqui no tópico até agora é o seguinte:

TRISAVÔ - José Nogueira da Rocha, Português que nasceu aproximadamente 1850, tendo chegado ao Brasil em 1885, segundo registo do Arquivo Nacional. Casou com a brasileira Ernestina Maria da Conceição, filha de José Maria Stremella e Manoela Avile Solla.
BISAVÔ- José Nogueira da Rocha Júnior , filho legitimo do Português , nascido aproximadamente 1892 , casado em 1914 com Maria da Conceição e falecido em 1936. (Não foi encontrada a certidão de Batismo em Niterói)
AVÔ - Desconhecido
PAI – Desconheciro
FILHO: Elthon Braga

Portanto quando diz:
“ao invés de procurar pelo nascimento do meu bisavô , será que seria mais interessante eu ir atras do obíto do meu tataravô , pois la também constaria os nomes dos meus pentavôs”

julgo que quererá dizer:
“ao invés de procurar pelo nascimento do meu bisavô , será que seria mais interessante eu ir atrás do óbíto do meu trisavô , pois lá também constaria os nomes dos meus tetravôs?”

Se assim for (e se souber onde pesquisar), acho que o deve fazer aí no Brasil (pois foi aí que decerto faleceram) e alargaria a pesquisa também ao óbito da sua trisavó porque lá poderá encontrar mais alguma coisa (por exemplo, se ela era viúva ou casada à data do seu falecimento, o que permitiria enquadrar melhor as datas as datas a pesquisar para o óbito do seu trisavô se essa data não tiver sido entretanto encontrada).

Continuo também a pensar que vale a pena explorar no CEPESE os dois processos de obtenção de passaporte em nome de José Nogueira da Rocha, tanto mais que lá consta informação coincidente com aquela que inicialmente aqui colocou (35 anos de idade quando pediu o primeiro passaporte e que era negociante).

O custo no CEPESE é de 10 Euros por processo mas, pedindo mais do que um simultaneamente o custo reduz-se para 8 Euros nos seguintes. Portanto o total seria de 18 Euros. Quem sabe se não lhe permitiria encontrar informação relevante para poupar tempo ou para eliminar de vez tal hipótese de que se trataria do seu bisavô?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376118 | GoldenDays | 12 dez 2016 14:57 | Em resposta a: #376117

Correção:

onde disse:
Resumindo, o que até sabemos aqui no tópico até agora é o seguinte:

queria dizer:
Resumindo, o que sabemos neste tópico até agora é o seguinte:

Com as minhas desculpas.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376120 | elthonbraga | 12 dez 2016 15:42 | Em resposta a: #375941

Caro confrade

Você esta certíssimo com as correções me perdoe , pois aqui no Brasil falamos do jeito errado , o modo que você colocou é certo , já solicitei ao cepese ,apenas aguardando o retorno deles , muito obrigado pelo ajuda ate aqui prestada , mas estou desesperado por essas informações , e estou me empenhando nas pesquisa para tal


Meus sinceros cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376123 | GoldenDays | 12 dez 2016 16:06 | Em resposta a: #376120

Prezado Elthon Braga,

Não sei o que me aconteceu ao copiar o link sobre as relações verticais de parentesco!

O link correto é o seguinte: http://geneall.net/pt/forum/10888/avo-bisavo-trisavo-tataravo-e-depois/#a11066

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376127 | elthonbraga | 12 dez 2016 18:36 | Em resposta a: #375941

Muito obrigado pelo esclarecimento , as buscas estão muito dificieis , solicitei agora os arquivos de mormos de Niteroi para ver se acho um batismo ou alguma coisa parecida , pois o nascimento esta quase impossivel.


att


Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376135 | mila1000 | 12 dez 2016 21:57 | Em resposta a: #375941

Elthon,

No casamento Jose Junior tem 22 anos,deve ter nascido em 1892.Já procurou junto ao cartório a habilitação deste casamento?Como sabe que ele é de Niterói?Qual a data do óbito?

Jose e Ernestina residiam na Vila Mariana,a noiva também,sendo assim,pode ter acontecido casamento religioso.Já pesquisou à respeito disso junto as igrejas da V.Mariana?Também poderá pesquisar,pessoalmente,junto á Curia SP.Quem sabe,descubra onde nasceu José Junior.


Converse com seus familiares,procure saber onde Ernestina e o marido foram sepultados,ou,quando faleceram.Tem que ter fatos que possam levá-lo ao que deseja.Tem que fazer o caminho de volta...


Mila

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376154 | elthonbraga | 13 dez 2016 12:08 | Em resposta a: #375941

Bom dia

Mila

Eu sei que ele é de Niteroi pois esta no obito dele , segue o link

http://tinypic.com/r/2u43806/9

Mas as informações estão meio desencontradas , mas estou conversando com minha avó , neto do português para ver se acho algo , segue o link da certidão da minha avó tambem

http://tinypic.com/r/28jcl1x/9

Muito obrigado pela anteção


Meus cumprumentos
Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376157 | GoldenDays | 13 dez 2016 14:08 | Em resposta a: #376154

Prezado Elthon Braga,

À medida que vai colocando mais informação aqui no tópico vamos sempre encontrando outras pontas soltas. Senão repare no seguinte:

- um dos seus trisavôs afinal tem o nome de José Maria Estremera (e não José Maria Stremella). Poderá ser até que se trate de José Maria Estremera Accola que era condutor do Corpo de Bombeiros de São Paulo em Abril de 2013
(ver em: http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/jornais/BR_APESP_CPNO_19130412.pdf)

- já sabemos agora o nome próprio da sua avó (Guiomar). Será que ela se lembra da profissão e de uma eventual ligação do avô José Maria aos Bombeiros de São Paulo confirmando assim o novo nome completo referido no Correio Paulistano?

- a informação no registo de nascimento de Guiomar diz que os pais estavam casados há 11 anos. Isso leva-nos a 1916 o que está errado pois sabemos que aconteceu em 1914 como muito bem disse anteriormente e se comprova no registo de casamento.

Como vê os documentos são importantes mas temos sempre de verificar se a informação neles contida é precisa.

Felicito-o por ter contactado o CEPESE e espero que lhes tenha fornecido os números dos processos e indicado que quer obter toda a informação neles contida. Fico a aguardar que coloque aqui a transcrição das respostas que obteve.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376158 | GoldenDays | 13 dez 2016 14:10 | Em resposta a: #376157

Retificação:

onde digo no texto da última mensagem "Abril de 2013" quero dizer "Abril de 1913"

Peço desculpa pelo lapso involuntário.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376166 | elthonbraga | 13 dez 2016 18:38 | Em resposta a: #375941

Você tem me ajudado muito , assim como todos aqui , eu vou ver o que a cepese me retorna , quais a informações , assim que chegar em casa vou confirmar com minha avó se ela lembra algo sobre bombeiros , estou pesquisando uma linha de raciocínio que meu bisavô possa ter nascido em Macaé, por causa de uma foto no Distrito de boa alegria.

Muito Obrigado

Meus sinceros cumprimetos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376201 | GoldenDays | 14 dez 2016 22:33 | Em resposta a: #376166

Prezado Elthon Braga,

Encontrei o batismo do José Nogueira da Rocha (seu presumível trisavô) que lhe mencionei na minha mensagem # 375959 de 7 do corrente mês de Dezembro.

Ele nasceu em 2 de Julho de 1854 na freguesia de Anta, filho legítimo de Luís Francisco de Oliveira e de Maria Alves da Rocha, da Idanha (Nota: um lugar da frguesia de Anta), neto paterno de Manuel Francisco de Oliveira e de Luísa da Rocha (seus presumíveis tetravós) e neto materno de Dionísio Alves da Rocha e de Francisca Pereira e Oliveira (também seus presumíveis tetravós). Foi batizado no dia 5 do mesmo mês de Julho.

Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1189331 – Ver imagem PT-ADAVR-PESP01-1-8_m0365.TIF

Pelo nome do pai verá que coincide rigorosamente com os dados do assento de casamento que lhe tinha transmitido naquela mensagem e também com a idade do requerente mencionada no pedido de passaporte do primeiro processo no CEPESE que lhe referi (mensagem 375971 do mesmo dia).

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376203 | GoldenDays | 14 dez 2016 23:08 | Em resposta a: #376201

Prezado Elthon Braga,
Nova retificação!

Onde disse:
Ele nasceu em 2 de Julho de 1854 na freguesia de Anta, filho legítimo de Luís Francisco de Oliveira e de Maria Alves da Rocha, da Idanha (Nota: um lugar da frguesia de Anta), neto paterno de Manuel Francisco de Oliveira e de Luísa da Rocha (seus presumíveis tetravós) e neto materno de Dionísio Alves da Rocha e de Francisca Pereira e Oliveira (também seus presumíveis tetravós). Foi batizado no dia 5 do mesmo mês de Julho.

Queria dizer:
Ele nasceu em 2 de Julho de 1854 na freguesia de Anta, filho legítimo de Luís Francisco de Oliveira e de Maria Alves da Rocha, da Idanha (Nota: um lugar da frguesia de Anta), neto paterno de Manuel Francisco de Oliveira e de Luísa da Rocha (seus presumíveis quintos avós) e neto materno de Dionísio Alves da Rocha e de Francisca Pereira de Oliveira (também seus presumíveis quinto avós). Foi batizado no dia 5 do mesmo mês de Julho.

Resumindo de novo:
QUINTOS AVÓS: Manuel Francisco de Oliveira, casado com Luísa da Rocha, e Dionísio Alves da Rocha, casado com Francisca Pereira de Oliveira
TETRAVÔ – Luís Francisco de Oliveira casado com Maria Alves da Rocha
TRISAVÔ - José Nogueira da Rocha, Português que nasceu aproximadamente 1850, tendo chegado ao Brasil em 1885, segundo registo do Arquivo Nacional. Casou com a brasileira Ernestina Maria da Conceição, filha de José Maria Estremera (ou Estremera Accola) e Manoela Avile Solla (ou Avilez Sala).
BISAVÔ- José Nogueira da Rocha Júnior , filho legitimo do Português , nascido aproximadamente 1892 , casado em 1914 com Maria da Conceição e falecido em 1936. (Não foi encontrada a certidão de Batismo em Niterói)
AVÔ – Desconhecido casado com Guiomar
PAI – Desconheciro
FILHO: Elthon Braga

Assim é que está bem!

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376215 | elthonbraga | 15 dez 2016 12:06 | Em resposta a: #375941

Bom dia

Caro confrade

Ribeiro de Araujo , isso mesmo muito obrigado pelo empenho em me ajudar , a historia ate ai esta muito certa , estou aguardando a resposta da cepese e procurando muito a certidão do José Nogueira da Rocha o filho , e em paralelo o obito do meu trisavô o português , mas agradeço imensamente a ajuda de todos assim que eu tiver novidades sobre essa pesquisa eu escrevo aqui , por enquanto só correndo atras de evidencias e documentos.

Meus Sinceros Cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376248 | elthonbraga | 16 dez 2016 13:50 | Em resposta a: #376215

Bom dia

Caro Confrades,

Ontem foi feito o pagamento e hoje pela manhã já obtive a resposta da CEPESE.

Não foi enviado nenhum documento anexo, apenas os dados do passaporte e sua localização no respectivo arquivo distrital.

passaporte número 117914:
-Arquivo Distrital: Aveiro
-Livro 12
-Passaporte 857
-Data do passaporte : 1885/05/13
-Tipo: Sem indicação
-Nome: José Nogueira da Rocha
-Idade: 35
-Profissão: Negociante
-Apelido: Sem indicação
-Concelho: Santa Maria da Feira Anta
-Pai: Luiz Franscisco D' Oliveira
-Mãe: Sem indicação
-Sexo: Masculino
-Civil: Casado
-Destino: Rio de Janeiro


passaporte número 166984:

-Arquivo Distrital do Porto
-Livro 3341
-Passaporte 657
-Data do passaporte : 1893/01/27
-Tipo: Ida
-Nome: José Nogueira da Rocha
-Apelido: Sem indicação
-Concelho: Santa Maria da Feira Anta
-Pai: Sem Indicação
-Mãe: Sem indicação
-Sexo: Masculino
-Idade: 42
-Profissão: Negociante
-Civil: Casado
-Destino: Rio de Janeiro

Amigos, conto novamente com a ajuda de vocês!!

Desde já agradeco muito a atenção.

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376249 | mila1000 | 16 dez 2016 14:13 | Em resposta a: #375941

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314161
291.tif




112.tif
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411761

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376250 | GoldenDays | 16 dez 2016 15:44 | Em resposta a: #376248

Prezado Elthon Bragam

Transcrevo de seguida o que neles se encontra e os respetivos links.

Passaporte número 117914
Passaporte 857 emitido em Aveiro (consta no A.D.Porto) para o Rio de Janeiro em 7 de Maio de 1885.
URL: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411778 -- Ver imagem PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-026-3324_m0148.tif

Dados:
Aparece com outro nome (Joaquim Rocha Nogueira?).

Terá de perguntar de imediato ao CEPESE se existe ou não erro na transcrição do registo para a base de dados visto que aparentemente não é coincidente com o que lá consta no ID do processo.

Caso se trate efetivamente de José Nogueira da Rocha não consta que tenha levado qualquer familiar com ele. Aparece como natural de Vila da Feira (Nota: era então o concelho ao qual pertencia a freguesia de Anta). Ocupação: Trabalhador. Estado casado. Apresentou abonação de Augusto de Azevedo Palhares(?).

Nota: nos passaportes imediatamente anteriores 855 e 856 aparecem dois indivíduos de 27 e 31 anos, um declarado solteiro e o outro casado mas que também não se faz acompanhar de familiares, ambos de Vila da Feira. Isso sugere que este grupo de três pessoas, com a mesma naturalidade (os registos estão sequenciais), emigrou em conjunto para o Rio de Janeiro sem familiares que os acompanhassem.

---------------------------------------------------------------------------------------
Passaporte número 166984
Passaporte 657 emitido no Porto para o Rio de Janeiro.
URL: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411761 – Ver imagem: PT-ADPRT-AC-GCPRT-J-E-026-3341_m0112.tif

Dados:
Não consta que tenha levado qualquer familiar com ele. Aparece como natural de Vila da Feira (Nota: era então o concelho ao qual pertencia a freguesia de Anta). Ocupação: Negociante. Estado casado. Apresentou abonação de Salvador Pereira da Costa. Sinais particulares: cicatriz no sobrolho esquerdo.

Vai ter de se saber o que constava do registo de casamento dele no Brasil. Estava declarado como solteiro ou viúvo quando casou? Consta como casado quando emigrou mas foi aparentemente sozinho.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376251 | GoldenDays | 16 dez 2016 16:01 | Em resposta a: #376250

Prezado Elthon Braga,

O site do Arquivo Distrital de Aveiro já está de novo online e já lá encontrei o passaporte de nº 857.
Efetivamente é do JOSÉ Nogueira da Rocha. A informação indexada do CEPESE está correta.

Confirma-se aí que o José Nogueira da Rocha tem o mesmo sinal particular que o identifica no outro pedido de passaporte, aqui descrito como "uma cicatriz por baixo do sobrolho esquerdo". Assim ambos os passaportes são claramente respeitantes à mesma pessoa.

Fonte: http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314161 - Ver imagem 292.TIF

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376252 | GoldenDays | 16 dez 2016 16:10 | Em resposta a: #376251

Retifico:
- Ver imagem 291.TIF

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376253 | GoldenDays | 16 dez 2016 16:35 | Em resposta a: #376252

Prezado Elthon Braga,

Não desanime! Neste momento a chave para encontrar o fio à meada está no casamento de José da Rocha Nogueira com a Ernestina Maria (ou Maria Ernestina, hipótese colocada pela identificação dos avós no assento da sua avó Guiomar).

O José da Rocha Nogueira foi para o Rio de Janeiro e mais tarde para São Paulo. Onde conheceu a Enestina? Onde se casaram? Onde procurar?

Eu daqui deste lado, em Portugal, não tenho conhecimento em que paróquia ou cartório isso se processava em ambas as cidades nesse período. Sei que é difícil devido à idade avançada da sua avó Guiomar, mas saberá ela onde eles se casaram?

Nestes casos (como noutros) a ajuda da confreira Mila tem sido preciosa!

Será que ela lhe poderá dar algumas sugestões? Terá de se "escavar" desse lado pois a informação contida nesse assento poderá ser preciosa.

Cumprimentos e boa sorte!
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376255 | elthonbraga | 16 dez 2016 16:59 | Em resposta a: #375941

Boa tarde

Caro Confrade

Exatamente isso , tentei localizar a certidão de nascimento do José Nogueira Da Rocha , mas esta bem complicado , por isso em paralelo estou tentando localizar o casamento do meu trisavô , acho que ele provavelmente casou no RJ , semana que vem eu vou na central de certidões de casamento para ver se acho alguma habilitação de casamento no nome dele , caso não ache então ele casou em SP , em contra partida no obito de José Nogueira Da Rocha esta escrito que ele nasceu em Niteroi , mas realizei pesquisa nos 2 cartorios mais antigos e nada de registro dele , so falta agora a pesquisa da Curia Metropolitana de Niterói , caso não ache não sei onde achar esse registro de nascimento , temos 3 cidades envolvidas , Rio de Janeiro , chegada do Porto , Niterói nascimento do filho (Segundo a certidão de obito) e São Paulo casamento e morte do filho e provavelmente do pai , mas não desisto não , estamos em busca constante , preciso achar esses documentos e vou achar . E em paralelo , achei uma foto da irmã do meu bisavô , o José Nogueira da Rocha filho , que dizia ser professora em Bôa Alegria , pesquisei o local e vi que era do distrito de Macaé , então pedi uma busca por lá no cartório mais antigo da cidade para ver se acho esse registro por lá , mas de qualquer forma muito obrigado a todos os envolvidos , quem conseguiu contribuir com qualquer fato que fosse , obrigado de coração.

Meus sinceros cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376258 | GoldenDays | 16 dez 2016 17:29 | Em resposta a: #376255

Prezado Elthon Braga,

Tenha em consideração igualmente outra hipótese visto que do lado de Portugal o José Nogueira da Rocha que lhe indiquei e que tem toda a probabilidade de ser o seu trisavô era casado conforme declarado no pedido de passaporte.

Como não encontrou, ainda, o registo de nascimento do seu filho Júnior que comprove que à data do seu nascimento os pais eram casados ele (o Júnior) poderia ter sido filho natural de mãe solteira (a Ernestina) e só mais tarde, eventualmente após falecimento de uma primeira esposa portuguesa do pai José, este vindo a casar com a Ernestina, cujo registo de casamento também ainda não foi encontrado.

Não o quero confundir mais mas essa é outra hipótese igualmente plausível em aberto.

Tudo anda em volta do batismo do Júnior e do eventual casamento dos seus pais. Teriam casado? Assim parece, mas quando?

Tudo o que sabemos é que ele era filho deles (mas só no registo de óbito, embora aí diga que é legítimo o que faz pressupor a existência do casamento dos pais ou de reconhecimento posterior de paternidade, e nos descendentes).

Essa hipótese de saber algo mais em Macaé é também interessante. A foto não tem o nome da irmã? Se o conhecer talvez o assento de batismo ou casamento dela poderá acrescentar alguma coisa sobre a confirmação da naturalidade (RJ ou SP) e sobre os pais (variações do nome da Ernestina, por exemplo).

Estou a torcer para que tenha sucesso!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376260 | GoldenDays | 16 dez 2016 18:49 | Em resposta a: #376255

Prezado Elthon Braga,

Esclareça-me por favor, você e o Sérgio Faria são a mesma pessoa?
Olívia é o nome da irmã do ´José Nogueira Júnior cuja foto você diz ter agora descoberto?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376261 | elthonbraga | 16 dez 2016 19:10 | Em resposta a: #375941

Boa tarde

Não somos a mesma pessoa , Sérgio Faria é meu tio , filho de Guiomar , sim Olivia é a irma de José Nogueira da Rocha (Filho)e a foto consta ela como professora em Boa Alegria , distrito de Macaé.

Meus sinceros cumprimentos

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376262 | GoldenDays | 16 dez 2016 19:17 | Em resposta a: #376261

Boa tarde,

Encontrei a informação da sua família carregada pela Sérgio Faria no FamilySearch desde 26 de Janeiro de 2016!

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376263 | elthonbraga | 16 dez 2016 19:21 | Em resposta a: #375941

Boa tarde

Desculpe caro confrade , desconhecia qualquer informação no family search ainda mas alimentada pelo meu tio , consta algo diferente do que estamos pesquisando aqui?

Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376264 | elthonbraga | 16 dez 2016 19:22 | Em resposta a: #375941

Caro Ribeiro


A gente ja vem tentando achar algo a 1 ano já , acredito que ele tenha alimentado como pouco que conseguimos no começo do ano. Mas nada além do que já sei .



Elthon Braga

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda

#376267 | GoldenDays | 16 dez 2016 20:51 | Em resposta a: #376264

Prezado Elthon Braga,

Agradeço o esclarecimento que me prestou. Achei surpreendente encontrar a árvore no Family Search.

Sim, o que lá está, com exceção da descendência do José Nogueira da Rocha Júnior que não é a matéria deste tópico, já é agora também aqui do conhecimento de todos. Considero até que a informação aqui colocada está mais completa.

Estou certo que continuando a persistir com o mesmo denodo na sua pesquisa conseguirá obter os resultados que almeja.

Boa sorte!

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen