cidadania portuguesa - assento de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376137 | Paulo Bettinelli | 12 dez 2016 22:11

Olá, não estou muito certo se é assim que devo proceder aqui neste site, mas vamos ao meu problema:

Sou bisneto de Portugues, meu Bisavô José dos Santos Duarte tinha Registro de Estrangeiro emitido em 1943 em São Paulo Capital. Neste documento constam "Pai: Alfredo dos Santos Figueiredo e Mãe: Clementina de Jesus Duarte" e "Desembarcou no porto de Santos - SP em 1913". Com isso consegui localizar um registro de 27/janeiro/1913 na Antiga Hospedaria de uma Familia (N 33950) onde Constam: o Pai - Alfredo a mãe - Clementina e 5 filhos entre eles José todos da cidade de Anadia PT, com isso passei a procurar nas 12 freguesias de Anadia por registros de meu Bisa. José se casou no Brasil pois qdo chegou tinha mais ou menos 5 anos, em sua certidão consta nascimento de 01/01/1908 e o nome de sua Mãe e Pai de acordo com o Registro de Estrangeiro.
Eis meu dilema, encontrei um registro na freguesia de Arcos de 1909 onde "José filho legitimo de Clementina Rosa Duarte, SOLTEIRA e natural da freguesia da Moita, neto materno de Agostinho Duarte e Joaquina Maria". Dai encontrei a certidão de batismo desta Clementina na freguesia da Moita em 1872. Procurei pelos irmãos que estavam listados na Hospedaria, encontrei na freguesia de Arcos "Leontina, filha legitima de Clementina de Jesus Duarte, solteira e residente nesta freguesia, neta materna de Agostinho Duarte e Joaquina Maria".

E agora, o que eu faço???? Acredito ter encontrado a certidão de meu Bisa, mas não tem o nome do Pai e nas certidões brasileiras todas tem o nome de Alfredo dos Santos Figueiredo como sendo seu pai.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376140 | saintclair | 12 dez 2016 23:06 | Em resposta a: #376137

-
Terá que consultar os respectivos serviços
que tratam da atribuição nacionalidade.
Saintclair

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376141 | mila1000 | 12 dez 2016 23:46 | Em resposta a: #376137

Paulo,

Verificou que no livro da hospedaria constam os respectivos nascimentos ?

Alfredo 1/1/1866 pai Agostinho - nascimento Anadia
Clementina 14/7/ 1872
Joaquim 21/3 ou 5/1910
Jose14/1/ 1907
Maria21/3/1904
Leontina 11/5 1902
Adelino 11/61900
http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L02B_042.pdf


O pai de Alfredo dos Santos é Agostinho.Conseguiu encontrar o batismo?
Eu,se fosse voce,procuraria encontrar os batismos dos pais e das crianças.Depois,procuraria pelo casamento,podem ter casado antes da viagem,ou,então,após o nascimento de alguns filhos.

Sofrer por antecipação,não compensa...

Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376144 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 01:52 | Em resposta a: #376141

então, eu vi essas datas, com elas eu encontrei uma certidão de Batismo de Leontina e de uma Clementina e de um José, na da Clementina, fala que os pais dela eram Agostinho e Joaquina.
Realmente não tinha visto a Filiação - Agostinho. Eu estou procurando por um possivel casamento entre Alfredo e Clementina e também estou procurando pelo batismo de algum Alfredo, mas esta dificil, eu queria me precaver e saber que SE meu bisa for filho de mae solteira, o que isso pode acarretar para mim.

Mto obrigado por tudo até agora.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376145 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 01:52 | Em resposta a: #376140

Quais serviços?

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376149 | saintclair | 13 dez 2016 10:04 | Em resposta a: #376145

-
Paulo;
Quando começou a tratar da documentação para obter
a cidadania Portuguesa?
...Já deve ter contactado a emb.Portuguesa ou os serviços
consulares, para se informar quais as certidões que são
necessárias etc.
É muito importante vc. receber orientações dos serviços
que tratam da Cidadania Portuguesa, sem essa orientação
vc. não consegue resolver o seu problema.
Sobre o seu Bisavô, o que realmente importa é que ele é
Português, foi para o Br. com cinco anos,.... o facto de ser
filho de pai incógnito no assento nascimento....[será mesmo
esse o assento?...]não vai invalidar que vc. obtenha a nac.
Portuguesa.
Tenho conhecimento de casos similares, que são resolvidos.
Agradeço que nos esclareça sobre o que se pergunta.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376150 | mila1000 | 13 dez 2016 10:36 | Em resposta a: #376137

Paulo,

Já possui todo documento da vida de José no Brasil?

-casamento;quando,onde e com quem foi.Terá que saber também da esposa
-óbito;onde e quando ,o mesmo para esposa.

caso tenha esses dados,por favor,coloque-os.

O confrade Saintclair tem razão,o que interessa é o seu pai ser filho de cidadão português.

Localizei o cartão de imigração de José,e,para conseguir cópia do processo de identificacão do imigrante,terá que escrever para consultas@arquivomacional.gov.br.
Informe todos os dados do José;filiação,RG.Registro,data que consta na imagem 61 (acho que 22/10/1943),e,o local foi SP (isso é importante).
Demora uns 2 meses para lhe enviarem o processo.È pago,uns 10 reais.Há possibilidade de encontrar informação à respeito da freguesia correta do nascimento.

imagens 61/62
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L967-WH9L?mode=g&i=60&cc=2140223

Não pesquisei á respeito dos irmãos.
Você tem conhecimento dos outros irmãos?Descendentes?O ideal é conversar com algum familiar mais idoso,que pode revelar muita coisa.

As vezes procura um casamento que não aconteceu,ou,pode ter acontecido no Brasil...Vai saber...

Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376156 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 13:59 | Em resposta a: #376137

Olá Pessoal, na minha ignorância por mais que ele filho de mãe solteira e que aqui no Brasil em seus documentos e mesmo nos de minha avó (filha dele) conste um PAI, ele era Português e isso creio ser o mais importante.
As certidões aqui do brasil ja estão todas localizadas, mas a de Casamento e Óbito do José ja estão comigo, foi de onde iniciei a busca.
Eu ja retirei as certidões da Hospedaria e do Cartão do Estrangeiro, estão chegando pelo correio, também ja pedi o Prontuário do Estrangeiro ao Arquivo Nacional no Rio, irão me responder em 120 dias ....
Eu olhei duas vezes os batismos de 1906-1907-1908 e 1909 de todas as 12 freguesias de Anadia e o único registro de um José filho de Clementina é o que eu tenho, então estou a procura do irmão mais velho Adelino e também do suposto pai Alfredo dos Santos, depois vou procurar por casamentos.
Encontrei no FamilySearch um Alfredo de Figueiredo filho de Agostinho, mas justamente os livros de 1860 à 1868 não estão disponiveis para consulta.
No pior dos cenários onde José em portugal aparece apenas com o registro da mãe e aqui no brasil aparece com Mãe e Pai em todos os seus docs incluindo os de minha avó (Esther dos Santos Duarte filha de José dos Santos Duarte e neta de Alfredo dos Santos Figueiredo e Clementina de Jesus Duarte) o que de pior pode me acontecer? Ter a Atribuição de minha avó negada? Ter que retificar todos os Docs nacionais? Ter que averbar os novos Dados em Portugal?

Muito obrigado a todos pelo tempo e dedicação em me ajudar. Vcs foram as únicas pessoas a me responderem em todos os forums que entrei.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376159 | mila1000 | 13 dez 2016 14:21 | Em resposta a: #376137

Paulo,

Não adianta os documentos estarem em seu poder,se não compartilha os dados...

Se possui o casamento,informe a data do casamento,municipio,nome da esposa.Faça o mesmo com o óbito.

Os confrades checam os dados,e,pode surgir alguma informação nova.

Preocupe-se com a busca do batismo.Sua avó sendo filha de portuguesa,terá direito à cidadania.
O que percebo é que quem quer ajuda,já quer saber dos "finalmente",esquecendo que necessita de toda documentação,só então, pensar no processo.

Não apenas eu,mas,os confrades do forum auxiliam,mas,necessitam de dados,portanto,tudo que souber vá informando.Guardar os documentos para si, não nos auxilia em nada.

Mila

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376160 | saintclair | 13 dez 2016 14:38 | Em resposta a: #376159

-
Caro Paulo;
...Quais foram os Foruns em que solicitou ajuda?
Sc.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376161 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 15:01 | Em resposta a: #376160

forum.cidadaniaportuguesa.com e Facebook nas comunidades.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376162 | saintclair | 13 dez 2016 15:10 | Em resposta a: #376161

-
Paulo;
OK.
Agora responda p.f. a estas perguntas;
--
Quando começou a tratar da documentação para obter
a cidadania Portuguesa?
...Já deve ter contactado a emb.Portuguesa ou os serviços
consulares, para se informar quais as certidões que são
precisas!
Saintclair

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376163 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 15:25 | Em resposta a: #376137

1 - Certidão de Casamento de José dos Santos Duarte e Aparecida Maria Carreira - livro B7 Folha
255 Termo 356, 1º Cartório de Registro Civil de Araçatuba / São Paulo.
Lavrado em 27/set/1930.

ele ja era viúvo de : Etelvina Paula Junqueira (óbito, Araçatuba-SP)
Livro C-05, Folha 177, Termo Nº 94

2- Óbito de José em 13/fev/1994. Livro C-0132, folhas 267V, nº 000086461 - Oficial de Registro CIVIL Das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do 29º Subdistrito Santo Amaro , Municipio e comarca de São Paulo - Estado de São Paulo.

Certidões Portuguesas de relevância - Distrito de Aveiro - Anadia - Arcos.

3 - REGISTRO DE BATISMO DE JOSÉ
pai: incógnito; mãe: Clementina Rosa Duarte

Datas 1909-01-24 ----1909-01-24
Código de referência PT/ADAVR/PAND03/1/109/00005
Cota Atual Liv.109, f.2v, assento nº 5

4- REGISTRO DE BATISMO DE LEONTINA
pai: incógnito; mãe: Clementina de Jesus Duarte

Datas 1902-12-28 ----1902-12-28
Código de referência PT/ADAVR/PAND03/1/84/00043
Cota Atual Liv.84, f.17v, assento nº 43

5- REGISTRO DE BATISMO DE MARIA
pai: incógnito; mãe: Clementina de Jesus Duarte

Datas 1904-10-02 ----1904-10-02
Código de referência PT/ADAVR/PAND03/1/86/00035
Cota Atual Liv.86, f.13, assento nº 35

Resposta

Link directo:

Forum Cidadania Portuguesa

#376164 | saintclair | 13 dez 2016 15:26 | Em resposta a: #376162

-

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/retificacao-de-documentos
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories
Sc.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376165 | Paulo Bettinelli | 13 dez 2016 15:47 | Em resposta a: #376164

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5902/na-certidao-portuguesa-meu-bisavo-e-filho-de-mae-solteira#latest

sem resposta.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376183 | Paulo Bettinelli | 14 dez 2016 13:57 | Em resposta a: #376162

Da portuguesa, eu preciso do Registro de batismo do Portugues, as outras seriam casamento dele (brasileira - onde começa o problema com o nome do pai) e as da minha avó ( nascimento e casamento ), dai vem antecedentes, e outras certidões mais simples que eu ja tenho.
Mas como eu disse, estou me adiantando ao problema e tentando juntar algo mais que prove a Certidão nº 3 que mandei aqui. Eu ja tenho as certidões do governo brasileiro que dizem que ele não era do território nacional e que veio do Porto de Lisboa.

Resposta

Link directo:

cidadania portuguesa - assento de batismo

#376184 | saintclair | 14 dez 2016 14:29 | Em resposta a: #376183

-
Tem que procurar.
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 21:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen