Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

Este tópico está classificado nas salas:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#376147 | Vimpério | 13 dez 2016 05:02

Bom dia a todos,
Tenho interesse em trocar informações com quem por ventura estiver estudando famílias da freguesia de Castelo de Penalva e demais freguesias do Concelho de Penalva do Castelo, mormente Vila Cova do Covelo e Mareco, além das de Chãs de Tavares e Travanca, essas já do concelho de Mangualde, todavia próximas.
Meu foco específico, no momento, são famílias de cristãos-novos. A partir de um processo, já digitalizado, estudei uma família que vem de Trancoso, descendentes de Luis Fernandes e Isabel Fernandes, que estabeleceu-se em Castelo de Penalva, deixando descendência.
Mas há uma outra, que parece também proceder de Trancoso, mas que não está claro haja vista que nenhum dos processos que tocam directamente a ela está digitalizado, embora haja um, especificamente, que, apesar de não digitalizado, traz uma descrição com bons dados genealógicos.
À medida que houver interesse de mais alguém, postarei mais informações.
Já agora, deixo uma pergunta: por acaso alguém viu e fez anotações sobre os processos de Genebra Ximenes e Maria Ximenes, ambas filhas de Francisco Mendes, por alcunha "o grandão" e Guiomar Ximenes, antes que os mesmos ficassem fora de consulta? Do ANTT disseram-me que estão em estado precário, e daí deduzo que não podem ser vistos no momento pois foram muito gentis em informar alguns dados mas não puderam aprofundá-los em função dessa condição precária.
Cumprimentos,
Marcos Levy Pina Gouvêa Crespo

Resposta

Link directo:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#376148 | silvestre | 13 dez 2016 09:38 | Em resposta a: #376147

Bom dia,
Em Castelo de Penalva, Casal das Donas tenho:
Manuel Antunes cc Francisca ou Maria João Lopes casaram c 1650 e tiveram:
Francisco Lopes cc Maria de Paiva que tiveram:
Estêvão de Paiva cc Isabel Marques casaram em 1696 em Clº Penalva, tiveram:
Manuel de Paiva cc Maria Fernandes *Sabugal, Alfaiates, tiveram em Alfaiates:
Paulos Antunes. Deste descende a família Paulos Antunes que ainda hoje existe em Alfaiates
(Base de dados do Geneall)
cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#376173 | Vimpério | 14 dez 2016 00:31 | Em resposta a: #376148

Boa noite, Vera
É bom saber que tem mais alguém pesquisando por lá.
Passei por esses nomes que você mencionou. Uma das minhas dúvidas é se esses Antunes de Casal das Donas são os mesmos que estão nas Chãs (Vila Seca) e no Mareco e que têm provavelmente ligações antigas (e de parentesco) com os Pinas que pesquiso. Detalharei isso mais adiante.
Meu foco agora está sobre o casal Manoel de Gouvêa e Maria Ferreira, ele de Casal das Donas e ela cristã-nova de Trancoso, que deixaram os filhos Manoel de Gouvêa, João Ferreira (ou de Gouvêa), Luís Ferreira e Maria Ferreira (ou de Gouvêa ou de Chaves).
Estou a citar tudo de memória para que o tópico não caia no esquecimento. Mais adiante, com mais vagar, vou postar datas e outras informações mais amiúdo.
Maria Ferreira (a mãe) teve irmãs que deixaram descendência em Pousadas.
Já no caso das irmãs Genebra e Maria Ximenes, meu interesse maior é saber se o pai delas, Francisco Mendes, de alcunha "o Grandão" ou "o Grande", também vem de Trancoso ou se tem ligações familiares em freguesias próximas dali, já que no processo de Genebra é dito que a morada é em Souto de Vide. Quanto ao lado materno, parece muito provável que sejam também de Trancoso.
Outro aspecto que tem chamado a minha atenção em Castelo e Penalva é que os Gouvea/Gouveia de Vila Mendo e Casal das Donas parecem ser os mesmos enquanto que os da Quinta da Lomba, não.
Atenciosamente,
Marcos Levy

Resposta

Link directo:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#376192 | silvestre | 14 dez 2016 16:58 | Em resposta a: #376173

Boa tarde, Marcos,
Eu só pesquisei esse ramo longínquo em linha recta e mais os filhos do Estêvão e quem sabe se o retomarei agora. O meu antepassado emigrou para Alfaiates que era uma praça forte. Aliás, já alguém entroncou nele as suas pesquisas durante o tempo em que estive "ausente". Tenho uma prima com pesquisas em Sesures, caso lhe interesse. Entretanto vou enviar-lhe mensagem privada para ficar com o meu mail.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#376208 | Vimpério | 15 dez 2016 05:11 | Em resposta a: #376192

Muito obrigado.
Já mandei msg em pvt.
Ainda essa semana vou postar mais dados sobre esses cristãos-novos de Castelo de Penalva.
Cumprimentos,
Marcos

Resposta

Link directo:

Cristãos-Novos em Castelo de Penalva

#379016 | Prista | 23 mar 2017 00:36 | Em resposta a: #376173

Caro Marcos Levy,

Eu descendo do casal Francisco Mendes e Guiomar Ximenes, através de uma outra sua filha, Isabel Ximenes, que casou, a 03.02.1617, na Sé Ocidental, em Viseu, com Jorge de Abreu Castelo Branco, filho de António de Abreu Castelo Branco e de Joana de Barros de Figueiredo.

Quanto à ascendência deste casal, apenas tenho nota de que Manuel Abranches de Soveral, na sua obra "Ascendências Visienses" (Volume II, páginas 202, 328 e 336) dá Guiomar Ximenes (mãe de Isabel, Maria e Genebra) como filha do Licenciado Tomás Dias, que presumo ser o mesmo Tomás Dias casado com Branca Nunes e referenciado como pai de Francisco Nunes Ximenes no processo da Inquisição de Coimbra com a Ref.ª PT/TT/TSO-IC/025/02732, no qual, de facto, surge também indicada uma irmã Guiomar Ximenes.

De momento, aguardo pela digitalização dos processos em causa para avançar na investigação deste ramo.

Cumprimentos,
Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 08:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen