fazer apelo ao confrade Saintclair

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

fazer apelo ao confrade Saintclair

#376944 | natercia7 | 13 jan 2017 13:58

Olà amigo Saintclair !
Hà semanas que nao trocamos duas palavras, até parece que estamos zangados.
Para os meus papeis pessoais tenho pendente um acontecimento do ano 1956. Se està de acordo, podemos tomar o meu pedido como um desafio. Desafio, sim Senhor. E capaz de encontrar escritos ou fotos (!!!) da soirée "première", nao me lembro em que cinema de Lisboa, onde se estreou o filme do Manoel de OLIVEIRA "O pintor e a cidade" ? A data é o dia 4 de Novembro de 1956, dia da entrada dos tanques russos em Budapeste.
O Manoel de OLIVEIRA e a Espôsa, o meu primeiro marido Alfredo PIMENTEL e eu mesma estavamos num camarote, mas em que cinema ? E dado o choque do acontecimento historico enorme em Budapeste, penso que nao hà traços nenhuns dessa estreia. Aceita a missão-desafio ?
Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Budapeste

#376952 | saintclair | 13 jan 2017 15:32 | Em resposta a: #376944

-
Natércia;
Conforme sua solicitação, envio material para sua análise.
http://150anos.dn.pt/2014/10/23/a-invasao-sovietica-da-hungria-em-1956/
https://www.youtube.com/watch?v=zHf7rUhUPOw
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#376958 | natercia7 | 13 jan 2017 16:31 | Em resposta a: #376952

Como lhe agradecer o que acabo de ver no seu segundo link ?
Felicidade e prazer conjugados. A recordação das dores de cabeça que o trabalho sobre o som do comboio saindo do tunel, deu ao meu marido! Foram dezenas de vezes captar o som, mas o Manoel de OLIVEIRA nunca estava satisfeito. E a beleza intrinseca desta curta-metragem, e a beleza do PORTO...
E os meus 26 anos naquela atmosfera, no convivio de criadores como o OLIVEIRA e o Antonio PEDRO, e tantos outros, artistas, intelectuais, poetas. Vou tentar transferir o link aos meus dois filhos mais velhos para eles apreciarem uma realisação do seu Pai.
Um grande abraço muito grato da Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#376965 | F.Sarzedas | 13 jan 2017 19:53 | Em resposta a: #376944

Segundo este "site" a estreia terá sido no dia 27 de Novembro de 1956 nos cinemas S. Luís e Alvalade: Mas numa data anterior, não referida, houve uma antestreia no S. Luís.

http://www.citi.pt/cultura/cinema/manoel_de_oliveira/pintor.html

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#376980 | natercia7 | 14 jan 2017 08:39 | Em resposta a: #376965

Bom dia caro confrade,
e muito obrigada pelo site indicado. A explicação da confusão de datas deve estar nessas "antestreias".
Uma delas deve ter tido lugar no dia 4 de Novembro 1956. Foi a essa que assisti, com a D. Maria Isabel, com o Manoel de OLIVEIRA e o meu primeiro marido Alfredo PIMENTEL. Tinhamos feito a viagem Porto-Lisboa de carro ( o Manoel, irmão do corredor automovel Casimiro de OLIVEIRA, carregava no "champignon" como se diz aqui) e a soirée tinha-nos deixado num estado de espirito terrivel. A apreensão duma 3a guerra mundial e o falhanço dessa estreia. "O pintor e a cidade" marcava o regresso do M.O. à realisação. Não devemos esquecer que "as Autoridades" o tinham impedido de trabalhar durante os dez anos precedentes e que ele conhecia pessoalmente, por os ter ocupado uns tempos, os calabouços de PIDE no Porto.
Isto é so para repôr as coisas no seu contexto. Cumprimentos calorosos da Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#376981 | natercia7 | 14 jan 2017 09:14 | Em resposta a: #376952

Caro Saintclair,

Acabo de agradecer ao confrade F. Sarzedas a mensagem de ontem, e lendo com mais atenção (ai! a vista de olhos !), o seu primeiro link, tratando do que se passava na Hungria, uma dùvida aparece. O artigo fala de 4 horas da manhã do dia 4 de Novembro. Em Lisboa, por volta das 23 horas do dia 4, durante um intervalo de cinema, não era possivel receber a noticia como um choque. A explicação seria que a "antestreia" do filme teve lugar na soirée de 5 de Novembro e que os tanques russos, entre a madrugada do 4 e a soirée do 5 tinham feito o caminho até Budapeste ?
Claro que a minha memoria pode trair-me completamente. A ùnica recordação fiàvel é que no dia 6 de Novembro, estavamos de regresso ao Porto, o Alfredo e eu, para festejar os 5 anos do nosso primogénito João PIMENTEL. Abraço Natércia

Resposta

Link directo:

Baixa Pombalina

#376982 | saintclair | 14 jan 2017 14:24 | Em resposta a: #376981

-
Natércia;
...O dia 4 Nov.1956 foi a um domingo.
Atendendo que o seu grupo eram pessoas infuentes
e bem informadas para a épca... EN... Cinema,Teatro,
a Natércia deverá estar certa.
O filme M.O. terminaria por volta da 1,OOh dia 4,entretanto
terão prolongado a madrugada em "amena cavaqueira",e
aí surge a notícia, talvez já na época em ecran comprido,
nalgum prédio da Baixa Pombalina.... nos anos 60, era assim
que se passavam as noticias da Rádio Marconi!....na frontaria
dessa agência notícias, entre outras.
http://www.webcid.com.br/calendario/1956
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#376985 | natercia7 | 14 jan 2017 15:34 | Em resposta a: #376982

Não, Saintclair, não é nada a recordação que guardei. Não houve a cavaqueira, porque foi uma espécie de debandada geral. No intervalo, provàvelmente antes da meia noite, um homem veio diante do (como se chama, escapa-me agora) grande cortina de cena, por cima da fossa de orquestra, digamos, e anunciou que os tanks russos estavam a entrar em Budapeste. Foi um alvoroço terrivel, a cortina levantou-se e " O pintor e a cidade" começou ou recomeçou (?). Muita gente começou a sair e nos os quatro no camarote não sabiamos o que fazer. Quando a projecção acabou, saimos em silêncio, com caras de enterro ( era mesmo um enterro de 1a classe para o filme). O Alfredo e eu regressamos no dia seguinte de comboio para o Porto, para festejar os 5 anos do nosso João, o casal Oliveira devia ficar uns dias em Lisboa. Deve haver em qualquer arquivo traços dessa antestreia.
Obrigada pela ajuda que me dà, para retardar....o quê ? Não me lembra o nome do monstro....Alzheimer.
Abraço, Natércia

Resposta

Link directo:

Budapeste ocupada tanques Russos

#376998 | saintclair | 15 jan 2017 13:12 | Em resposta a: #376985

-
Natércia;
De harmonia com a notícia Diário Lisboa 04 Novembro 1956, nº 12.183;
"Budapeste foi ocupada esta madrugada pelos tanques Russoa".
http://www.fmsoares.pt/aeb_online/visualizador.php?nome_da_pasta=06527.065.15104&bd=IMPRENSA
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#377000 | natercia7 | 15 jan 2017 15:23 | Em resposta a: #376998

caro Saintclair,

Agradeço como sempre toda a sua ajuda nuns casos como outros.
O problema presente està complicado, entre a minha memoria, que é capaz de revêr a cena, e os testemunhos impressos. Hà "gato" num dos dois.
A antestreia provàvel teve lugar numa soirée, a do dia 4. Mas se os tanques russos estavam em Budapeste desde a madrugada, 4 horas da manhã, de certeza, e apesar da pressão propria a uma primeira projecção do filme, o evento historico (não esqueça que o medo era o rebentar de uma terceira guerra mundial) faria pelo menos equivalência com o espectàculo. E disso, antes do anuncio feito no intervalo, não tenho lembrança nenhuma.
E verdade, que apesar dos meus dois filhos e dos meus 26 anos, eu não passava duma "jovem adulta", a maturidade veio com as dificuldades da vida, separação, saida de Portugal, etc.
Mas de qualquer maneira, a conversa no carro entre Porto e Lisboa, tinha forçosamente que abordar o drama na Hungria. E, repito, não me lembro absolutamente nada disso.
Bom, deixemos as coisas "en l'état" e, quem sabe, talvez um dia apareça a prova ? Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

HUNGRIA

#377001 | saintclair | 15 jan 2017 15:56 | Em resposta a: #377000

-
Natércia;
...Talvez a antestreia do Filme tenha sido de sábado para domingo, dia 3/11/1956, e assim chegadas as 24h00, logo entramos no domingo, 4/11....
Claro que os Tanques Russos já por lá andavam no sábado...etc.
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#377004 | natercia7 | 15 jan 2017 16:48 | Em resposta a: #377001

Tem razão. Se a estreia foi no sàbado à noite, tudo pode encaixar muito melhor. Merci e um abraço mais Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#377084 | saintclair | 17 jan 2017 16:50 | Em resposta a: #377004

-
Natércia;
Esse sujeito foi "boca de cena" dar a noticia.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade SAINTCLAIR

#378401 | saintclair | 07 mar 2017 14:56 | Em resposta a: #377084

Natércia;
Espero que esteja tudo bem consigo.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#378404 | natercia7 | 07 mar 2017 15:55 | Em resposta a: #378401

Meu caro SAINTCLAIR,

Agradeço-lhe do fundo do coração o interesse que me manifesta. E verdade que venho passando um Inverno detestàvel do ponto de vista da saùde. Coisas sem gravidade, mas muito aborrecidas.
Pequenos problemas da esfera ORL, que o frio, a chuva e talvez o aquecimento central favorecem.
Como no forum pouco se passa com relação à minha raia galaico-portuguesa, aproveito para adiantar no trabalho de fundo, que é a criação da minha àrvore. E o amigo, como vai ? Um abraço e obrigada pelo contacto. Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#378430 | saintclair | 08 mar 2017 15:12 | Em resposta a: #378404

-
Natércia;
Espero que tudo se resolva, a Primavera está
a chegar, será uma boa ajuda.
Vá dando notícias.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#387210 | natercia7 | 05 dez 2017 15:56 | Em resposta a: #378430

Caro confrade,

Hà um mês e meio, dia 26 de Outubro, recebi o choque mais terrivel da minha vida, perdi o meu querido Marido. Crise cardiaca fulminante, em dez minutos, sem sofrimento demorado, deixou-me. Passo por momentos mais que dificeis, e espero que a genealogia me faça reencontrar um pouco de gosto pelo presente.
E nesse terreno que venho perguntar-lhe se conhece o sentido da funçao, dentro da Ordem de Cristo, dos "claveiros". Se me refiro aos restos do latim, deve dizer respeito a "chaves". Um chaveiro, talvez até um porteiro ? E na familia da minha avo Inês de BRITO, casada com o Diogo SOARES TANGIL, senhor do Couto de Linhares na Galiza. No seu ramo materno, Beatriz da SILVA, freira, (o pai d'Inês era o abade de Valença, Francisco SOARES de BRITO), tinha por pai Joao GOMES da SILVA. E na ficha dele que vejo no plural, "claveiros da Ordem de Cristo", ou serà "cavaleiros" da O.C. ? Nao consegui explicaçao,
De certeza o amigo Saintclair vai ajudar. Um abraço Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#387225 | saintclair | 06 dez 2017 18:17 | Em resposta a: #387210

Natércia;
Tenho estado sem acesso à Geneall, qualquer anomalia nos Servidores-Internet.
Ontem consegui ler o seu tópico na Geneall no tm. este, com servidores da Vodafone,
como é óbvio sem poder responder.
Bom, estive a analisar o seu pedido, parece que será isto;
Claveiros; Na ordem de Cristo era a quarta Dignidade, cujo Ofício era ter as chaves do
Convento, quando os Cavaleiros viviam em comunidade.
Vai de encontro ao seu assunto.
Espero ter respondido à sua solicitação.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#387236 | natercia7 | 07 dez 2017 08:30 | Em resposta a: #387225

Muito e muito obrigada Saintclair.

Era então "claveiro" e não "cavaleiro". Era um grau na organisaçao hiéràrquica da Ordem de Cristo.
Abraço Natércia

Resposta

Link directo:

fazer apelo ao confrade Saintclair

#387241 | saintclair | 07 dez 2017 15:04 | Em resposta a: #387236

Natércia;
Tal e qual conforme escreveu.
Sempre que tenha disposição não faça cerimónia
e entre em contacto.
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen