Capitão Bartolomeu Gatto de Castro - Donatário século 17 - Bahia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Cargos | Famílias | Pessoas

Capitão Bartolomeu Gatto de Castro - Donatário século 17 - Bahia

#377445 | riccardo.vox | 29 jan 2017 20:10

Olá confrades e confreiras.

Nesta semana descobri mais um ancestral na minha linhagem paterna.
Bartolomeu Gatto de Castro, conhecido também como Bartolomeu Gatto.
Ele está ligado aos primórdios da cidade de Maracojipe no recôncavo baiano, importante núcleo de cidades no período colonial.
Ele não deixou filhos, mas sua herança foi deixada em testamento às suas irmãs, e a igreja. Uma de suas sobrinhas é minha décima avó, era Catharina Coelho Gatto. No inventário de seu filho, meu nono avô Gaspar Ferreira de Almeida, constam os nomes dela, e de seu esposo Gaspar Ferreira de Cerqueira, e o tio dela o Bartolomeu Gatto de Castro. Estou com dificuldades de encontrar a filiação da Catharina.

Sendo ele um donatário no período colonial, nascido por volta de 1600, ou menos em Portugal e morrido em 1651 em Maracojipe na Bahia.

Curioso, é que o Bartolomeu tinha irmãos de nomes Borba, e ele era Gatto, será que há parentesco com os Borba Gatto que desceram a São Paulo?

Abaixo segue o link onde está o testamento de Bartolomeu Gatto. Por favor, alguém puder me ajudar. Muito agradeço.

http://historia.zevaldoemaragogipe.com/2012/12/comentarios-de-fernando-sa-sobre-o.html

Resposta

Link directo:

Capitão Bartolomeu Gatto de Castro - Donatário século 17 - Bahia

#377446 | riccardo.vox | 29 jan 2017 20:20 | Em resposta a: #377445

Desculpem, para mais informações em me ajudar. Bartolomeu tinha dois irmãos citados no testamento: O padre Matias de Borba, e Francisco de Borba, como também duas irmãs, Maria Coelho, e Margarida Castro. O problema é eu identificar a Catharina como sendo filha de uma delas.
Att

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen