Fidalgas de São Pedro da Cadeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Genética | Heráldica | Pessoas | Títulos

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377634 | Rendide | 07 fev 2017 11:51

Bom dia, estou a iniciar aqui no site, e procuro quem me possa esclarecer os verdadeiros nomes das "celebres" fidalgas que tinham casa em São Pedro da Cadeira, pois meu avô paterno era supostamente filho de uma dessas fidalgas e terá sido deserdado por causa de um casamento não aceite.
O meu avô tinha o nome de Florêncio Luíz Baptista e nasceu na ultima década do século XIX, não usando o nome da família de origem.
gostaria de saber se alguém me sabe dizer algo acerca dos pais do meu avô, meus bisavós.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377649 | Penhalonga | 08 fev 2017 08:47 | Em resposta a: #377634

Bom dia.
Creio ser este o assento de baptismo do seu avô, datado de 3 de novembro de 1895.
http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4834201
È o assento nº 120, na imagem 63.
Aí encontrará o nome dos seus bisavós. Depois é seguir a pesquisa para trás.
Cumprimentos
A. Almeida

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377657 | Rendide | 08 fev 2017 14:57 | Em resposta a: #377649

Boa tarde Sr. Almeida,
Agradeço imenso a ajuda, vou tentar decifrar os nomes....não me parece fácil com esta caligrafia....
Não querendo ser chato: não tem nenhuma informação acerca dos fidalgos que tinham uma quinta em S. Pedro da Cadeira, com brasão? Essa quinta era da minha bisavó.... Formou-se um tabu ao redor desse assunto, e adoraria saber mais acerca dos meus antepassados.
Se souber alguma pista agradeço.

Paulo B.

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377668 | Penhalonga | 09 fev 2017 09:08 | Em resposta a: #377657

Bom dia.
Não tenho informação sobre a referida quinta ou família. As informações dos registos paroquiais foram obtidas da net.
Vai ver que com o tempo conseguirá adaptar-se à caligrafia.
Para facilitar : Florêncio filho de Zeferino Luiz e de Justiniana de Jesus
Avós paternos: Arsénio Luiz e Maria da Conceição
Avós maternos: António Baptista e Maria Luiza

O baptismo de Zeferino teve lugar a 12 de setembro de 1869 (imagem 90) e o casamento em outubro de 1893 (imagem 14) dos respectivos livros paroquiais que encontra on-line.
Deixo-lhe a aventura da descoberta.
Cumprimentos
A. Almeida

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377698 | Rendide | 10 fev 2017 11:16 | Em resposta a: #377668

Bom dia Sr. Almeida,
Muito agradeço e vou iniciar a minha investigação por aí.
Quanto à Quinta da família, "mudou de mãos" perdendo-se registos.. no entanto, ela foi fraccionada e deu lugar em parte a um empreendimento imobiliário designado "Quinta das Fidalgas" http://westlifeimobiliaria.com/empreendimento/913680/quinta-das-fidalgas-torres-vedras/
Junto a este empreendimento ainda existe um casario que esteve à venda pela imobiliária Veigas & Veigas onde descreviam como Quinta das Fidalgas com Brasão, mas quando abordei o comercial de uma forma anónima dizendo que estaria interessado em comprar o imóvel, mas que teria de ver o brasão e saber acerca das famílias que o utilizaram...o imóvel foi retirado do mercado...
Estimado sr. Almeida, esta é uma das grandes interrogações que me faz curiosidade... o porquê? e o que se quer esconder....
Um Abraço,
Paulo B.

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377738 | GSFrutuoso | 11 fev 2017 18:50 | Em resposta a: #377698

Boa tarde Paulo B.,

Florêncio Luiz Batista, natural do Casal da Granja, São Pedro da Cadeira, o qual casou com Maria Amalia Alves, e meu bisavô pelo lado da minha avo paterna.

Tenho esta familia bem estudada ate meados do seculo XVII, e mesmo ate mais tarde, mas em tempo algum localizei qualquer relacao com a Quinta das Fidalgas.

Se necessitar de mais informações, disponha.

Cumprimentos,

Gonçalo F.

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377814 | Rendide | 16 fev 2017 11:14 | Em resposta a: #377738

Bom dia Gonçalo Frutuoso,

Penso seres neto da minha tia Clementina? E logo seres meu primo.
Vejo que tens a família pesquisada até ao século XVII, seria importante se pudesses compartilhar comigo e dessa forma podermos aclarar a ligação do meu bisavó e teu bisavó com as fidalgas que viveram em S. Pedro da Cadeira.
Tens alguma informação acerca dos nomes de família acerca das referidas fidalgas?
Muito prazer em encontrar-te eu sou filho do Filipe Luís Baptista que penso ser teu tio-avó.
Um abraço,
Paulo B.

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#377820 | GSFrutuoso | 16 fev 2017 16:45 | Em resposta a: #377814

Boa tarde Paulo,

Confirmo que sou neto sua tia Clementina de Jesus Baptista, irmã do seu pai, logo somos primos.

Com efeito, tenho a ascendência da minha avo estudada ate ao século XVII e pelo lado da avo Amália ate meados do século XIV.

Em relação a ligação entre o avo Florêncio e as Fidalgas de São Pedro não encontrei qualquer dado.

Ainda perguntei ao meu pai, mas disse que não sabia da existência de qualquer ligação.

Daquilo que se lembra as Fidalgas eram duas ou três irmãs solteiras, cujos terrenos confinavam com o Casal da Granja, de onde era natural o avô Florêncio e todos os seus muitos irmãos.

No entanto, fico curioso com esta suposta ligação. Onde e que obteve essa informação?

Diga-me que informação necessita.

O avô Florêncio, era filho de Zeferino Luiz, natural da Portela de Belmonte, e de Justimiana de Jesus Batista, natural do Casal da Granja Pequena.

Pelo lado do pai era neto de Arsenio Luiz e de Maria da Conceição, ele natural da Pedra, e ela natural da Portela de Belmonte. Pelo lado da mãe era neto de Antonio Batista da Carregueira e de Maria Luisa, natural dos Casais da Granja.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#380492 | lnicolau | 29 abr 2017 23:00 | Em resposta a: #377634

Boa noite
Gostava de saber se todos os Baptista descritos, teem alguma ligação á Assenta, pois descendo de famílias Baptista apesar dos meus antepassados nem sempre porem o apelido verdadeiro e uns são Nicolau e outros Baptista. Como estou a fazer a árvore da minha famila de ambas as partes, quase toda ela da Assenta, tenho curiosidade neste assunto.
Obrigado
Lídia Nicolau

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#380511 | GSFrutuoso | 30 abr 2017 14:38 | Em resposta a: #380492

Boa tarde,

Estes Baptistas são de São Pedro da Cadeira e com origem mais remota no lugar da Cerca, actual freguesia da Silveira.

Se partilhar os dados que tem sobre os seus ascendentes, posso verificar se tenho alguma informação do seu interesse.

Por acaso também tenho antepassados com o apelido Nicolau, mas de São Mamede da Ventosa.

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#380532 | lnicolau | 01 mai 2017 10:47 | Em resposta a: #380511

Bom dia
Este ramo da minha família é o que estou mais atrasada vou apenas no meu trisavô. Noutros ramos já vou no 5º e 6º avô.
Á uns tempos também disseram ao meu irmão que a nossa família Baptista/ Nicolau tem ascendência na Silveira (nosso 8º avô).
Como trocamos informações por mail ? Ou aqui no fórum ? Dava mais jeito duma forma que lhe envie pdf.
Obrigado
Lídia Nicolau

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#380539 | GSFrutuoso | 01 mai 2017 13:28 | Em resposta a: #380532

Boa tarde,

podemos falar por email:

goncalo_frutuoso@hotmail.com

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#385111 | brigida | 05 out 2017 19:45 | Em resposta a: #377698

Boa Tarde, Achei curioso quando fez referência ao brasão que se encontrava na casa das Fidalgas em S.Pedro da Cadeira, eu tenho fotografia desse brasão, foto que tirei em 1997 posso enviá-la por email, basta indicar me o seu email.Sei que já não se encontra no local porque passei por lá e a porta onde se encontrava o brasão foi fechada.
Inicialmente pensei que o brasão poderia ser de familiares meus por ser muito idêntico às armas dos Leal e dos Henriques, no entanto penso tratar-se do brasão dos Condes de Belmonte de onde descende a família Câmara Pereira.
Acontece que como o meu trisavô Rufino Franco Cosme Leal Henriques nasceu no Casal Belmonte, S.Pedro da Cadeira onde residiam os seus pais o Tenente Felix Cosme Leal Henriques e Maria Escolástica Franco pensei que houvesse ligação a essa casa, mas até agora também não encontrei nada.
Cumprimentos,
Brígida Leal Henriques

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#385132 | GSFrutuoso | 06 out 2017 13:38 | Em resposta a: #385111

Boa tarde,
Penso que a sua mensagem se dirige ao autor do tópico, mas aproveito para questionar se poderá enviar-me a foto do brasão para analisar a sua origem: goncalo_frutuoso@hotmail.com

Verifico que temos antepassados em comum, nomeadamente os Gomes do Casal da Sequeira e os Miranda de Valverde. Também descendo dos Leais de Óbidos, de onde os seus são originários também.

Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

Fidalgas de São Pedro da Cadeira

#385137 | Rendide | 06 out 2017 17:22 | Em resposta a: #385111

Boa tarde, fico muito agradecido se me poder enviar a foto do brazão, o meu email é batista_tomas@hotmail.com.
Cumprimentos,
Paulo Batista

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 14:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen