Localizar chegada ao Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Pessoas

Localizar chegada ao Brasil

#377889 | SilvioRR | 19 fev 2017 22:46

Alguém poderia me ajudar sobre a chegada no porto de Belém do Pará de uma pessoa que constituiu toda sua vida aqui na Cidade de Santos - S.P.
Seu nome de Batismo: Maria da Piedade d’Azevedo Pinto Mesquita
Nascida em Riodades, Viseu - Portugal
Em no dia 14 de dezembro de 1888
Nome da Mãe: (E)Ismênia de Jesus
Pelas informações que tenho, veio para o Brasil em 1919, desembarcando no porto de Belém do Pará.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378073 | JALV | 25 fev 2017 01:25 | Em resposta a: #377889

Caro Sílvio,

Você pode tentar procurar o processo de solicitação de passaporte no Arquivo Distrital do Porto. Como ela veio em 1919, a solicitação deve ter sido por essa época.

http://www.adporto.pt/

O assento de batismo você pode procurar nos livros paroquiais de Riodades, no Arquivo Distrital de Viseu. Como você possui a data do nascimento, o batismo deve ter siso em data muito próxima.

http://advis.dglab.gov.pt/fundos-e-colecoes/paroquiais/

Saudações,
Jorge Valente

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378083 | silvestre | 25 fev 2017 17:34 | Em resposta a: #377889

Sílvio,
Segue o seu tópico anterior para que outro confrade não repita as pesquisas feitas e saiba qual o ponto de situação:
http://geneall.net/pt/forum/171025/procurando-informacoes-sobre-uma-familia-que-viveu-em-portugal/#a376645

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378089 | MCNN | 25 fev 2017 23:48 | Em resposta a: #377889

Caro Silvio

Na base de dados do Cepese podemos encontrar este registo:

ID: 287855
Nome: Maria Da Piedade Azeredo Mesquita
Naturalidade: São João da Pesqueira
Concelho: Porto
Pai: Incógnito
Mãe: Isménia de Jesus
Profissão: Doméstica
Idade: 31
Destino: Pernambuco
Estado Civil: Solteiro

que deve corresponder ao pedido de passaporte da pessoa que indicou.

Eu no seu lugar contactaria o Cepese e pedia-lhes que lhe enviassem o resto da informação que eles têm sobre este pedido de passaporte (vai ter de pagar-lhes 10 euros).

Uma das informações que irá receber será o número e ano de passaporte. De posse dessa informação poderá então solicitar ao Arquivo Distrital do Porto cópia do processo desse passaporte.

Por vezes, de entre toda a informação contida nesses processos, consta inclusive a indicação do vapor em que o requisitante do passaporte iria viajar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378098 | SilvioRR | 26 fev 2017 15:52 | Em resposta a: #378089

Caro Mário,
Obrigado pelas informações, andei procurando bastante, inclusive no site indicado, mas procurar folha por folha é um trabalho bem difícil, porém ainda estava procurando.
Me ajudou muito.
Vou continuar procurando e entrarei em contato conforme você me orientou.
Abraços.
Silvio R. R.

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378104 | MCNN | 26 fev 2017 17:55 | Em resposta a: #378098

Sílvio

Avise se posteriormente precisar de ajuda para solicitar a cópia desse processo de passaporte.

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378105 | SilvioRR | 26 fev 2017 18:16 | Em resposta a: #378104

Obrigado pelo retorno.
Com os dados que você me passou, acessei o site e achei as informações, com sua ajuda foi mais fácil.
Enviei um e-mail para o contato do site, solicitando instruções de como devo proceder para conseguir as informações completas e o quanto e como devo pagar os valores necessários.
Vou aguarda um retorno deles.
Qualquer coisa vou te incomodar novamente.
Muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378130 | silvioricardo | 27 fev 2017 16:28 | Em resposta a: #378089

Caro Mário César Navarro
Recebi hoje a resposta do e-mail que enviei ao Cepese como segue:

Bom dia,
Para facultar os dados relativos aos IDs solicitados terá de realizar um pagamento de 10 euros para os dados que envio abaixo, e de seguida enviar o comprovativo de pagamento por e-mail.

NIB: 0007 0410 00808850000 47
IBAN: PT50 0007 0410 0080 8850 0004 7
SWIFT / BIC: BESCPTPL

Apenas irei indicar os dados do passaporte e a sua localização no respetivo arquivo distrital. Não enviarei qualquer documento em anexo.
Além das informações disponibilizadas, iremos indicar o número de passaporte, o livro e o arquivo distrital onde o mesmo se encontra.

Relativamente à continuação da pesquisa, esta é a única forma que temos de ajudar, caso não resulte não temos mais nenhuma maneira.


Obrigado,
Nuno Matias

Só que não sei como depositar ou enviar os 10 euros para estes dados fornecidos.
Você poderia me orientar?
Abraços
Silvio R. R.

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378564 | silvioricardo | 13 mar 2017 16:35 | Em resposta a: #378089

Caro Mário César Navarro
Recebi hoje a resposta do e-mail que enviei ao Cepese como segue:

Bom dia,
Para facultar os dados relativos aos IDs solicitados terá de realizar um pagamento de 10 euros para os dados que envio abaixo, e de seguida enviar o comprovativo de pagamento por e-mail.

NIB: 0007 0410 00808850000 47
IBAN: PT50 0007 0410 0080 8850 0004 7
SWIFT / BIC: BESCPTPL

Apenas irei indicar os dados do passaporte e a sua localização no respetivo arquivo distrital. Não enviarei qualquer documento em anexo.
Além das informações disponibilizadas, iremos indicar o número de passaporte, o livro e o arquivo distrital onde o mesmo se encontra.

Relativamente à continuação da pesquisa, esta é a única forma que temos de ajudar, caso não resulte não temos mais nenhuma maneira.


Obrigado,
Nuno Matias

Só que não sei como depositar ou enviar os 10 euros para estes dados fornecidos.
Você poderia me orientar?
Abraços
Silvio R. R.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 06:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen