Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#377963 | maria60 | 22 fev 2017 16:39

Boa tarde,
Estou a tentar obter informações sobre os meus antepassados e o Anuário da Nobreza de Portugal, Tomo IV- Pág. 7 surge como referência . Alguém me poderá informar como poderei consultar a página em causa?
Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378009 | fravasco | 23 fev 2017 19:09 | Em resposta a: #377963

Saudações

Sobre Catarina Mendes de Azevedo:
Casamento em S. Clemente, Loulé a 17.10.1753, com Manuel Rodrigues, com descendente:
(Filho) José Mendes de Azevedo que casou com Maria Joana, com descendente:
(Neto) Rodrigo José de Azevedo (n. S. Clemente, Loulé 29.3.1797) que casou ( S. Clemente, Loulé a 9.3.1820) com Josefa Rita da Trindade (filha de Manuel da Ponte e de Margarida Teresa Mendes) moradores em Loulé. Com descendente:
(Bisneta) Maria Serafina de Azevedo (n. S. Clemente, Loulé 12.1.1825) que casou ( S. Clemente, Loulé 2.2.1843) com João António Pacheco (baptizado em Almodôvar a 19.2.1823).

Faz-se também referência a ascendentes e descendentes deste João António Pacheco.
Como a informação se torna extensa, faço uma pausa para respirar.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo //Famílias de Loulé S.Clemente- Anuário da Nobreza

#378044 | maria60 | 24 fev 2017 12:54 | Em resposta a: #378009

Caro Vasconcelos,
Muito obrigada pela sua mensagem.
Ao pesquisar os antepassados do meu bisavô Marçal de Freitas Azevedo, nascido em S.Clemente Loulé em 19.08.1876, obtive a informação de que seus pais seriam Antonio Joaquim de Azevedo e Maria da Luz Freitas , avós paternos Rodrigo José de Azevedo e Josefa Rita da Trindade e maternos Joaquim António de Sousa Campina ( ou residente na Campina) e Maria José de Freitas, padrinhos Marçal de Azevedo Pacheco e João Gregório dos Santos.A partir daqui, foi relativamente fácil chegar ao assento de casamento de Manuel Rodrigues ( filho de Domingos e Francisca Roiz de Vila de Ourique) e Catarina Mendes de Azevedo (filha de José Mendes de Freitas e de Mariana de Freitas de Loulé). No entanto, a partir deste ponto tornou-se bem mais complicado obter dados pois não só alguns assentos estão manchados como ilegíveis pelo tipo de letra. Uma vez que o Anuário faz referência a ascendentes de João António Pacheco, que serão os meus também, poderá ajudar-me nesta pesquisa?
Cumprimentos,

Maria

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378045 | maria60 | 24 fev 2017 13:08 | Em resposta a: #378044

Por erro digo na minha mensagem que os meus antepassados serão os mesmos de João António Pacheco quando me queria referir a sua mulher Maria Serafina de Azevedo que seria irmã do meu trisavô António Joaquim de Azevedo.
Obrigada .

Maria

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378059 | fravasco | 24 fev 2017 19:10 | Em resposta a: #378045

Boa noite

Dos ascendentes de João António Pacheco transcrevo o que consta na pág. 7 do referido livro:

" Pacheco (ou Azevedo Pacheco), de Loulé -
Família descendente, por legítima varonia, do casamento de José Rodrigues (nat. da freg. de Santa Cruz, no conc. de Almodôvar, e filho de João Rodrigues e de sua mulher Ana Rodrigues, ambos desta freg.) com Dionízia Maria Pacheco (nat. da freg. de São Barnabé, tb no conc. de Almodôvar, e filha de Isidro dos Santos Pacheco, nat. da freg. de Santana da Serra, no conc. de Ourique, e de sua mulher Rosa Maria, nat. de Almodôvar), por seu filho Miguel Rodrigues Pacheco (n. em Almodôvar a 29.9.1789), o qual casou na freg. de Gomes Aires (também designada por São Sebastião), no conc. de Almodôvar, a 18.5.1808, com Ludovina Joaquina Mestre, nat. desta freg. de Gomes Aires, filha de João Mestre e de sua mulher Luísa Joaquina, aqui mor.es.
Deles foi filho João António Pacheco (bapt. em Almodôvar a 19.2.1823), que foi casar...".

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378134 | maria60 | 27 fev 2017 16:50 | Em resposta a: #378059

Olá Boa tarde,
E terá alguma informação dos ascendentes de Maria Serafina de Azevedo que seria irmã do meu trisavô António Joaquim de Azevedo?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378158 | fravasco | 28 fev 2017 11:54 | Em resposta a: #378134

Bom dia

Nessa referência, o que consta é:

Maria Serafina de Azevedo (n. S. Clemente de Loulé a 12.1.1825) filha de Rodrigo José de Azevedo (n. S. Clemente de Loulé a 29.3.1797) e de Josefa Rita da Trindade, casados estes em S. Clemente de Loulé a 9.3.1820 e moradores em Loulé.
Neta paterna de José Mendes de Azevedo (filho de Manuel Rodrigues e de Catarina Mendes de Azevedo, casados em S. Clemente de Loulé a 17.10.1753) e de Maria Joana; neta materna de Manuel da Ponte e de Margarida Teresa Mendes.

Ao dispor
Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378173 | maria60 | 28 fev 2017 19:11 | Em resposta a: #378158

Boa tarde,

Já tinha estes dados e pretendo recuar tanto quanto possível. Creio ter lido, no Tópico sobre as famílias de S.Clemente - Loulé, que a Igreja dos Mormons teria microfilmes com informações familiares. Poderei consultá-los e como? Haverá uma outra fonte que me possa aconselhar?

Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378231 | fravasco | 02 mar 2017 19:07 | Em resposta a: #378173

Queira ter em atenção o seguinte, por sumária pesquisa:

Pesquisa disponível na Internet
Também é possível proceder a buscas através da Internet, no sítio www.familysearch.org e

Em Portugal, além dos Centros da História da Família da Igreja Mórmon, é possível obter informação para construir uma árvore genealógica na Torre do Tombo, na Santa Casa da Misericórdia (devido à roda dos expostos) e nos arquivos militares.

De momento não me ocorre mais

Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Catarina Mendes de Azevedo -Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pg. 7

#378485 | maria60 | 10 mar 2017 21:11 | Em resposta a: #378231

Muito obrigada pelas sugestões.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 21:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen