Origem da Família Menezes, hoje residente em Ibipitanga, Bahia, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Direito | Famílias | Formação | Pessoas

Origem da Família Menezes, hoje residente em Ibipitanga, Bahia, Brasil

#378241 | Thaise | 03 mar 2017 03:49

Olá, pretendo com o tópico levantar dados sobre a história da família Menezes residente nesta região, é possível que hajam parentes em Macaúbas, Boquira, Rio do Pires, Botuporã, Ibitiara, Paramirim, Érico Cardoso, Boquira, Caturama, Oliveira dos Brejinhos, Seabra, Livramento de Nossa Senhora.
Estou em conjunto com meus primos (duas graduadas em história, um jornalista e uma graduanda em Direito) tentando investigar a origem de nossa família, através de um estudo historiográfico envolvendo a região. Mapeamos até agora inclusive, histórias das migrações por emprego para trabalhar em plantações de algodão em cidades do Estado de São Paulo, principalmente Marília, podendo também ter ocorrido para o Paraná, mas não temos certeza desta informação.
Sobre a origem da Família, o mais longe que chegamos foi até nossa Triavó, Dona Procidônia Venância dos Santos (talvez o nome pudesse ser escrito como Possidona, Prossidônia e afins), casada com Manuel Lopes de Menezes, por exemplo, até meu bisavô adotava-se o sobrenome Lopes de Menezes, que provavelmente se manteve até a geração dele, mas não temos certeza deste dado. Sabemos disso porque uma prima distante do meu avó, chamada de Dona Mariinha, usava os dois sobrenomes, e quando casada, suprimiu o Menezes do final por Miranda. Até o meu avó, Antônio José de Menezes, falecido em 2013, a família tinha cabelos louros e olhos verdes, porém, até atualmente mantemos um padrão de pintas nas costas (como se fossem um sinal de nascença) presentes na maioria dos membros da família.
Gostaríamos muito de traçar uma linha genealógica até nosso pézinho em Portugal (grande sonho) e
agradeço imensamente a quem possa nos ajudar nesse estudo.

Resposta

Link directo:

Origem da Família Menezes, hoje residente em Ibipitanga, Bahia, Brasil

#434529 | bsmenezes1 | 17 jun 2021 19:43 | Em resposta a: #378241

Ola, venho em busca da minha família Menezes também dessa mesma região, vi varias coincidências ou não na sua publicação que é a região da Bahia e também os sobrenomes Lopes e Menezes.
Gostaria poder trocar mais informações com você a respeito, quem sabe não estamos buscando a mesma linhagem.
Deixo meu email para entrar em contato.
Bsmenezes1@gmail.com

Resposta

Link directo:

Origem da Família Menezes, hoje residente em Ibipitanga, Bahia, Brasil

#434540 | DSD | 18 jun 2021 11:32 | Em resposta a: #378241

Permita-me intervir nesta busca da origem do apelido " Menezes" , pois, se dá a coincidência de, num dos concelhos do norte de Portugal, viveu uma numerosa família que aliava aos seus apelidos e usava o " de Menezes".

Uma parte dessa família emigrou para o Brasil onde, por sua vez, constituiu família, tendo, mais tarde, regressado a Portugal, fixando-se, nomeadamente na cidade de Coimbra, em cuja Universidade, um filho fez o seu Curso de Direito.

Uma filha, do mesmo casal, Aurélia Cláudia Saraiva, ali celebrou casamento com um primo, constando do respetivo assento: "ela de 25 anos de idade, , solteira, baptizada na freguesia da Sé do Pará, de onde é natural, residente na freguesia de S. Paio da dita Vila dos Arcos de Valdevez,, reconhecida em escritura pública por seus pais José Joaquim Saraiva de Miranda, natural da referida Vila e de Severina Leopoldina de Sousa, natural do Pará".
Assim, por também estar interessado nas origens do apelido " Menezes", muito grato ficaria pela informação, de aqueles naturais do Pará, fazem parte da investigação, que está procurando levar a bom termo.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen