Manuel de Jesus Melo - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378351 | FilipeFlard | 05 mar 2017 21:15

Algum dos confrades teria alguma informação sobre a ancestralidade de Manuel de Jesus Melo, casado com Maria Cândida Nogueira Ferrão, pais de João Ribeiro Álvares de Melo?
Os registos que constam do GeneAll não dão maiores informações.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378433 | Jorge Resende | 08 mar 2017 17:01 | Em resposta a: #378351

Em 10 milhões de seres que este país tem, fora os outros milhões que já partiram, não é fácil ajudar, a não ser que informe de que concelho-freguesias eram os referidos, em que data viveram, etc etc etc
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378439 | FilipeFlard | 08 mar 2017 19:16 | Em resposta a: #378433

Caro Jorge Resende,

Sei que João Ribeiro Álvares de Melo era natural do concelho de Viseu e que seu primeiro filho com Joana Augusta de Sousa e Melo da Cunha Coutinho, Luís Augusto Ribeiro Álvares de Melo, nasceu em 08 de novembro de 1845.

Diante desses fatos, creio que João Ribeiro Álvares de Melo deve ter nascido na década de 1820. Seus pais Manuel de Jesus Melo e Maria Cândida Nogueira Ferrão provavelmente nasceram nas duas décadas anteriores.

Por ora, são as "pistas' de que disponho.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378441 | Jorge Resende | 08 mar 2017 20:57 | Em resposta a: #378439

http://memoriarecenteeantiga.blogspot.pt/2008/01/beira-baixa-notcias-de-1954-dezembro.html

Neste blog na 2ª noticia de 1954, Castelo Branco, diz-se que João Ribeiro morreu em Dezº daquele ano com 98 anos.

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378443 | Jorge Resende | 08 mar 2017 23:02 | Em resposta a: #378351

http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt/viewer?id=1215848
Nos tifs 103 e 104, um assento apenas escrito em 1870, do filho de João Ribeiro, de nome João Ribeiro Coutinho, batizado em Trancoso.
Aqui se diz que a mulher de João Ribeiro Alvares de Melo que era de Alpedrinha, ora, se aí encontrarmos o assento de casamento de João Ribeiro, cerca de 1844, talvez se saiba de onde em Viseu, o João Alvares era natural. No site Casa Comum,Arquivo Mário Soares, há cartas em 1932 de João Ribeiro Alvares de Melo para o filho de Bernardino Machado, a pedir-lhe para ele ter sido padrinho de casamento, creio que deste a que este assento diz respeito.
Cpts
Resende

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378459 | FilipeFlard | 09 mar 2017 20:08 | Em resposta a: #378351

Caro Resende,

Tentarei localizar esse assento de matrimônio nos livros paroquiais.

Adianto por ora que vejo certa inconsistência ao comparar os registos:

Segundo o que consta da base do GeneAll, João Álvares e Joana Augusta são pais de:

Luis Augusto Ribeiro Álvares de Melo (nasceu em 08.11.1845)
Maria Justina Ribeiro de Melo (nasceu em 21.02.1857)
Acácio Pedro Ribeiro Álvares de Melo

Se o João Álvares morreu mesmo aos 98 anos em 1954, terá nascido em 1856 e não podia ter filhos às datas acima referidas.
Além disso, não há nada sobre o João Ribeiro Coutinho do assento de batismo localizado pelo confrade, o que mostra que os dados estão mesmo bem incompletos.

Cumprimento,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378460 | Jorge Resende | 09 mar 2017 20:18 | Em resposta a: #378459

Apercebo-me que sim ,uma família muito complicada, pois o assento de batismo do filho Luis, batizado em 1845, surge no livro de 1867... Tem razão, pode ser outro individuo com o mesmo nome que morreu em Castelo Branco. Os assentos de Trancoso, onde nasceram os filhos de João Ribeiro são muito complicados. Em Viseu, os livros da Sé estão repartidos por duas freguesias - Oriental e Ocidental. Será aí que talvez existam o assento de batismo de João Ribeiro, de 1820 para trás e o casamento dos pais, Manuel de Jesus Mello e Maria Cândida, tambem de 1818, 17 para trás.

Vejo que entrou num tópico sobre família Nogueira Ferrão, mas penso que o que lhe interessa é mesmo saber quem são os pais de Manuel e de onde eles são, certo? A mulher do João Ribeiro como disse era do Fun dão mas o casamento não está lá.

Assim, se encontrar em Viseu o casamento de Manuel, encontrará o que pretende. E se me permite perguntar, qual o seu interesse neste Manuel Mello????

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378464 | FilipeFlard | 10 mar 2017 12:08 | Em resposta a: #378460

Agradeço ao confrade pela localização do assento de batismo de Luís, que andei a procurar nos anos 1840 e não esperava poder encontrar em 1867! Os assentos de Trancoso são mesmo muito complicados. Parte dos registos originais devia estar perdida já àquela altura e por isso tantas justificações.

Buscando deparei-me já com um António Ribeiro Álvares de Melo, estudante no liceu de Coimbra, também filho de João Álvares.

Estou a investigar a ancestralidade desses meus antepassados. Sou trineto de Luís Augusto e Manuel e Maria Cândida são quinto-avós meus.

Tentarei encontrar algum assento nos livros das freguesias do Viseu de 1820 para trás.

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378483 | Jorge Resende | 10 mar 2017 20:51 | Em resposta a: #378464

continuo a tentar apanhar o assento de casamento de Manuel Jesus Mello e Maria Cândida, nas duas principais freguesias da cidade de Viseu, Oriental e Ocidental, de 1817 para trás. Bastante moroso, pois os assentos são muitos, mas há-de aparecer. Concordo, as justificações são de pessoas que tiveram necessidade de deixar registado o assento de batismo, pois tudo leva a crer que os livros desaparecera. Nessa igreja de Nossa Senhora de Frestas foram batisados os que mais tarde vêm obrigar a justificações.
Com calma, chegaremos lá.
Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378511 | Jorge Resende | 11 mar 2017 17:16 | Em resposta a: #378351

http://digitarq.advis.dgarq.gov.pt/viewer?id=1204143 no tif 106, o casamento de Manuel com uma Maria Flora, engeitada. Talvez tivesse ficado viúvo desta e casado então com Maria Cândida, a mãe de João Mello. Ele era filho de pai incógnito.

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378526 | Jorge Resende | 12 mar 2017 00:18 | Em resposta a: #378511

http://porabrantes.blogs.sapo.pt/conselheiro-acacio-foi-juiz-em-abrantes-2520092

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378546 | Jorge Resende | 12 mar 2017 17:42 | Em resposta a: #378351

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/REPUBLICA/1956/Maio/N9139/N9139_master/N9139.pdf


Leia a página 17 - Audacioso Burlão

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378550 | Jorge Resende | 12 mar 2017 20:44 | Em resposta a: #378351

http://tavaredehistorias.blogspot.pt/2012/10/quadros-os-senhores-de-tavarede-27.html

Uma filha de João Ribeiro casou em Trancoso com o 3º conde de Tavarede, viúvo.

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378567 | FilipeFlard | 13 mar 2017 17:35 | Em resposta a: #378351

Caro Jorge Resende,

Vejo que o confrade conseguiu reunir muitas informações interessantes sobre os Ribeiro de Melo. Já sabíamos na família muita coisa de Maria Justina (condessa de Tavarede) e Maria Egipcíaca (mãe de dois condes de Farrobo). Descendendo por varonia de um bisavô e de um trisavô incógnito, casaram-se muito bem.
À altura provavelmente se tratava de um segredo familiar escandaloso. Talvez por isso os registos sejam confusos e as pesquisas genealógicas de que tive notícia só vão até Manuel.

Quanto a Acácio Pedro, cujo nome também não me é estranho, nunca me ocorreu que poderá ter dado nome ao icónico personagem de Eça! Do "nosso Eça", diria o Conselheiro Acácio. Se deu mesmo não se pode saber, mas a ideia graciosa rende assunto para a ceia.

Do Luís João burlão nunca tinha ouvido falar, mas imagino que dissabores não terá trazido a seu pai, o senador José Augusto (n. 15.11.1885 - m. 14.08.1964), tio de quem meu falecido avô se lembrava como pessoa boníssima e que ainda era vivo quando dos tristes acontecimentos noticiados em 1956.

Um abraço,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378569 | Jorge Resende | 13 mar 2017 18:05 | Em resposta a: #378567

Acáci o Pedro Ribeiro Alvares de Melo, foi presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, como pode verificar, inscrevendo o seu nome na net.
Quanto ao segundo casamento do Manuel Jesus Melo, por mais voltas que dê, nada feito. Enviei um email para o Brasil para um amigo mestre destas coisas da genealogia e descendente do João Ribeiro Alvares de Melo, que vai tentar adiantar algo mais sobre ele, aguardemos. Creia que Trancoso onde nasceram os filhos de João não é facil pesquisar ali, pois nada bate certo (acácio, 1838), mas Viseu dada a profusão de livros com datas simultâneas, é um caos, ainda por cima com livros de muitos e muitos tifs, é muito dificil pesquisar ali, acredite.
Aguardemos pois por notícias, embora lhe peça que me diga qual seria o assento mais importante para si, de toda esta família.
Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#378645 | FilipeFlard | 15 mar 2017 15:26 | Em resposta a: #378351

Mais importante seria obter o assento de batismo de João Ribeiro Álvares de Melo, em que pode haver os nomes de seus avós maternos.

Tudo indica que a família está no "Trancosanos" de Pedro Quadros Saldanha nas páginas 550-560, mas não sei o que lá consta, pois do livro só tenho o índice:

www ponto nunoborrego ponto pt/wp-content/uploads/2016/05/%C3%8Dndice-Trancosanos.pdf

Há referências a Manuel de Jesus de Melo (com um "de" a mais) e Joana Cândida Nogueira Ferrão (será a mesma Maria Cândida Nogueira Ferrão cá do GeneAll?), bem como a João Ribeiro Álvares de Melo e Maria Joana Augusta de Almeida e Sousa (referida no GeneAll como Joana Augusta de Sousa e Melo da Cunha Coutinho).

O confrade seu amigo talvez tenha esse livro.

Um abraço,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#379271 | carlalouro | 29 mar 2017 14:19 | Em resposta a: #378351

Boa Tarde!

Descobri que no meu costado materno também tenho uns avós de Molelos com o nome RIBEIRO DE MELO.

José Ribeiro Melo casado em Molelos com Maria Fernandes de Jesus m 16/08/1848.

Os pais dele seriam: Francisco Ribeiro Melo+Maria de Jesus (molelos os dois)
Os pais dela seriam: Diogo Rodrigues Franciscao+Maria Fernandes (Molelos os dois)

Tiveram pelo menos uma filha:

Maria de Jesus batizada em Molelos em 22/04/1849 e casada em Flor da Rosa, Crato com João Roma Trindade de Flor da Rosa em 18/08/1869.

Gostaria de saber se algum de vocês ja encontrou os nomes de Jose Ribeiro Melo e Maria Fernandes e dos antepassados destes.

UMA CURIOSIDADE QUE GOSTARIA DE ESCLARECER TAMBÉM...

Nos registos de batismos encontrei uma quantidade enorme de filhos de mae solteira e outros que eram de pais solteiros.

Pareceu-me bastante inusutado para a epoca dado que nas minhas pesquisas so me deparei com um caso ou outro.

Alguem saberá porque?

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#379273 | FilipeFlard | 29 mar 2017 15:21 | Em resposta a: #379271

Cara confreira,

Até o momento não me deparei com esses nomes. Se houver parentesco, este Francisco Ribeiro (de) Melo provavelmente seria irmão de João Ribeiro Álvares de Melo, filho de Manuel Jesus de Melo e de Maria Cândida Nogueira Ferrão. É que suponho que o apelido "Ribeiro" passado aos filhos terá vindo desta senhora, que creio ser dos "Ribeiro Nogueira Ferrão" do Viseu, mas nem disso tenho certeza.

Se o caos dos assentos da região atrapalha, também não ajuda o costume daquele tempo de dar a irmãos apelidos diferentes. O confrade Jorge Resende já encontrou entre os filhos de João Ribeiro Álvares de Melo um João Ribeiro Coutinho, que recebeu o sobrenome do avô materno João Lino da Cunha Coutinho.

Penso que localizar em Molelos o assento de matrimônio de Francisco Ribeiro Melo e Maria de Jesus ajudaria a esclarecer essa dúvida.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#379277 | FilipeFlard | 29 mar 2017 15:30 | Em resposta a: #378351

P.S.: Quanto aos filhos de mães ou pais solteiros na região, também não sei o porquê.
Talvez apenas o pai ou a mãe levassem a criança para ser batizada e o padre não lhes permitisse declinar o nome do pai ou da mãe ausente para constar do registo por não serem os pais casados, por serem de fora da freguesia, por não poderem provar o casamento ou qualquer outra razão.
Alguém que conheça melhor a história da região deve ter maiores informações.

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#379280 | carlalouro | 29 mar 2017 15:33 | Em resposta a: #379277

Obrigada!

Ando à procura desses ditos registos... vamos ver o que consigo descobrir.

Se entretanto se deparar com algum destes nomes diga, sff.

Obrigada

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#383674 | FilipeFlard | 16 ago 2017 19:09 | Em resposta a: #378351

Caros confrades,

Penso ter encontrado uma pista sobre Manuel de Jesus de Melo. Pedi o documento à Torre do Tombo, mas infelizmente nada consta nele sobre sua ascendência ou naturalidade. É provavelmente de Viseu, mas quando e em que freguesia nasceu só Deus sabe...

http://digitarq.arquivos.pt/details?id=1948798

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#385388 | Pedro Saldanha | 16 out 2017 15:37 | Em resposta a: #383674

Caro Filipe Flard,

Pode-me dizer qual é a sua relação familiar (por via de quem) com Luís Augusto Ribeiro de Melo?

Com os meus melhores cumprimentos,
Pedro Quadros Saldanha

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#385404 | FilipeFlard | 16 out 2017 19:36 | Em resposta a: #385388

Caro Pedro Saldanha,

Sou trineto de Luís Augusto por via de sua filha Alzira, minha bisavó.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Manuel de Jesus Melo - Viseu

#385429 | Pedro Saldanha | 17 out 2017 09:00 | Em resposta a: #385404

Caro Filipe Flard,

Muito obrigado pela sua resposta.

Sou trineto do mesmo pelo lado da filha Resgate.

Pode-me dar o seu email?

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Quadros Saldanha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen