Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#378850 | clebermeirelles | 19 mar 2017 14:11

Boa tarde, estou tentando achar o acento e a freguesia de onde veio meu avô, tenho algumas informações mas não estou achando vou colocar as informações e se alguem puder ajudar serei muito grato.

Meu Bisavô se chama JOÃO BAPTISTA MEIRELLES e tinha 53 anos quando chegou no Brasil no porto do Rio de Janeiro no vapor ZEELANDIA no dia 20/02/1934 não tenho certeza mas acho que ele saiu do porto de LEIXÕES em PORTUGAL. Veio junto com ele minha Bisavò ANA MARIA FERREIRA, meu Avô JOSE MARIA MEIRELLES e o irmão ALBERTO MARIA MEIRELLES sei que eles são de TRAS OS MONTES.

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#379026 | Jorge Resende | 23 mar 2017 15:29 | Em resposta a: #378850

Invocar Trás-os-Montes, é, em sentido mais restrito, invocar a Amazónia. Veja se consegue outro tipo de informação, porque lhe garanto que os emigrantes portugueses não eram decerto quase todos oriundos de Trás os Montes!!!
Tente encontrar algum documento do seu parente, algum passaporte, assento de óbito, de casamento, qualquer documento onde esteja outra informação mais completa.
É a forma correta de se ajudar a si próprio, acredite.

Tente, cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#379032 | Smsantos55 | 23 mar 2017 18:56 | Em resposta a: #378850

Cleber,

pedido de passaporte da bisavó, os 2 filhos José (avô) e Alberto:
***
Registo de passaporte
Vila Real, 01/02/1934
Requerente: Ana Maria Ferreira (esposa de João Baptista Meireles)
Data de nascimento: 04/05/1883
Idade: 50anos
Lugar: Mascanho
Freguesia: Jou
Concelho: Murça
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: José (filho, 9 anos ) e Alberto (filho, 8 anos)
Destino: Brasil
*****
Neste link o pedido com foto:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-52&imgfile=galleries/PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-52/PRTC0808D_PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-1657_M_00260.jpg#

Solicite à Conservatória de Murça - registos.murca@irn.mj.pt


Sidney Moreira

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#379037 | Jorge Resende | 23 mar 2017 20:58 | Em resposta a: #378850

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1070880 na imagem tif 23 o assento de batismo de Ana Ferreira

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#379044 | Jorge Resende | 23 mar 2017 21:42 | Em resposta a: #378850

Se o assento de batismo de Rosa fôr o suficiente para resolver o seu problema, deve dirigir o seu pedido de cópia certificada ao Arquivo Distrital de Vila Real, indicando os dados dela, data do assento, Murça, Jou.
No pedido de passaporte de Rosa, diz-se que João Batista Meireles veio do Brasil com passaporte passado pela policia do rio de janeiro em 10.3.1933,, nº 360, se pretender encontrar o assento de batismo dele, o processo do passaporte contem esse assento, ele nasceu em 1881, mas continua a ignorar-se onde.

Contactos

endereço:
Arquivo Distrital de Vila Real
Av. Almeida Lucena, n.º 5 - 5000-660 Vila Real

telefone:
259 00 5900
fax:
259 00 5901

E-mail:
mail@advrl.dglab.gov.pt
para solicitação de serviços e publicações usar formulários específicos


horário de funcionamento:
09:00 – 12:30 / 13:30 – 17:00
mapa da cidade c/ localização do ADVR


Boas pesquisas

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para achar o acento e a freguesia do meu avô em portugal por favor.

#379045 | Jorge Resende | 23 mar 2017 22:14 | Em resposta a: #378850

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1071604 TIF/Imagem 89 assento nº21
Talvez seja este o assento de batismo do seu bisavô, João Batista, sendo o pai dele Meireles! Assim sendo, ele era de Valongo, Murça, Vila Real

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=986102 pedido de passaporte para uma criança de 1 ano, nascida em 1882, João Batista tinha 1 ano, talvez o pai fosse para o Brasil nessa altura...

Confirme os nomes dos pais de João Batista Meireles, a família que ajude.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen