Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#378881 | RENATA VIEIRA | 20 mar 2017 01:32

Oi, Boa noite!

Poderiam me ajudar? Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó. A informação que tenho que veio pequena para o Rio de Janeiro com seus irmãos e seu pai viúvo. Entre 1910 a 1920

Dados da minha avó:
Nome da minha avó: Rosa Gomes da Silva
Data de nascimento: 27 de agosto de 1910
Nome da pai: Manoel Gomes da Silva
Nome da mãe: Maria Ferreira
Natural de Portugal

Dados do meu bisavô
Nome do meu bisavô: Manoel Gomes da Silva
Data de nascimento: 10 abril de 1885
Nome do mãe: Rosa P. de Sousa
Nome do pai: Joaquim Gomes da Silva
Natural de Portugal

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.
Renata

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#378885 | mila1000 | 20 mar 2017 12:36 | Em resposta a: #378881

Renata,

O mais dificil é descobrir a freguesia.Saberia dizer se sua avó falava de algum lugar especial?Quem sabe isso seja o começo.

Rosa casou-se com quem?Onde aconteceu o casamento?Saberia dizer a data completa?
Morou sempre na cidade em que se casou?

Sabe o nome completo dos irmãos?

Seu pai/mãe seria o filho mais velho?Quando e onde nasceu?Nome ?

Seu bisavô Manuel casou-se novamente?Se sim,quando e com quem.

Por favor,quanto mais informar,melhor.

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#378957 | RENATA VIEIRA | 21 mar 2017 18:16 | Em resposta a: #378885

Oi Mila,
boa tarde!

Obrigada por me responder.

Uma tia da família me disse que ela poderia ser de Cedofeita.

Abaixo respondo suas perguntas:

1- Rosa casou-se com quem?Onde aconteceu o casamento?Saberia dizer a data completa?
Minha avó Rosa Gomes da Silva casou com Henrique Vieira (brasileiro) no Rio de Janeiro, no dia 21\02\1931.

2- Morou sempre na cidade em que se casou?
Sim. No Rio

3- Sabe o nome completo dos irmãos?
Os irmãos dela são:
Guilherme Gomes da Silva
Joaquim Gomes da Silva
Manoel Gomes da Silva

4- Seu pai/mãe seria o filho mais velho?Quando e onde nasceu?Nome ?
Não era. Foi o segundo filho da minha avó. Ele nasceu também no Rio, no bairro Cascadura, nome dele completo é Newton Vieira.

5-Seu bisavô Manuel casou-se novamente?Se sim,quando e com quem.
Sim. Casou no Rio com Elisa Laranjeira da Silva, que após o casamento, passou a se chamar Elisa Gomes da Silva.

Agradeço se puder me ajudar.

Renata

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#378968 | mila1000 | 21 mar 2017 21:10 | Em resposta a: #378881

Renata,
Não adianta me informar o local Rio,se não diz as datas.Preciso saber para tentar localizar na circunscrição(informe se souber).

Os irmãos de rosa,sabe quem era o mais velho??
Tudo que souber,informe.Ajuda aos confrades que sempre olham os tópicos.

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379003 | RENATA VIEIRA | 22 mar 2017 21:37 | Em resposta a: #378968

Oi Mila,
Obrigada pela atenção.

Conversando com a minha tia, irmã do meu pai, ela disse que minha avó dizia ser do Porto. Veio com o pai viúvo e seus irmãos. Será que essa informação ajuda?
Aqui no Rio casou com meu avô brasileiro Henrique Vieira no dia 21\02\1931.

Quanto aos irmãos da minha avó, o mais velho é o Guilherme Gomes da Silva. Mas não tenho a data de nascimento dele.

A que outras datas você se refere? Do casamento do meu bisavô no Rio? Se for, infelizmente essa informação não possuo.

Fazendo uma correção, o nome da nova esposa brasileira do meu bisavô é Elisa da Silva.

Muito obrigada mais uma vez!

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379009 | mila1000 | 22 mar 2017 22:51 | Em resposta a: #378881

Se voce possue a data do casamento,deve ter o documento em mãos,sendo assim.qual foi a circunscrição.

Por favor,informe os documentos que possue com as respectivas datas e circunscrição,senão,é quase impossivel ajudar.

Converse mais com sua tia,pergunte à respeito de sua avó,dos irmãos.Ela deve saber algo mais.Quando se tem um familiar que conheceu o antepassado,a conversa deve ser com muitas perguntas,e,se possivel saber datas.

Vai precisar de muitos documentos,e,pelo que vi não vai ser facil sua busca.

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379022 | RENATA VIEIRA | 23 mar 2017 12:00 | Em resposta a: #379009

Oi Mila,
bom dia!

Dados da certidão de casamento da minha avó no Brasil:
Nome solteira: Rosa Gomes da Silva - Natural de Portugal
Nome casada: Rosa da Silva Vieira
Casou-se com Henrique Vieira ( brasileiro)
Data: 21\02\1931
Dados do cartório: Oficial de Registro Civil e Tabelião de Decima primeira Circunscrição, freguesia de Inhaúma. ( sexta zona)

Estive conversando bastante om minha tia, creio que ela me passou tudo que lembrou. Mas vou tentar localizar um outro parente que perdemos o contato a muito tempo.

Obrigada!
Renata

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379023 | mila1000 | 23 mar 2017 14:12 | Em resposta a: #378881

Renata,
Vou pesquisar.

Sabe se ela casou no religioso?Para batismo na igreja dos filhos,eles tinham que ser casados em alguma igreja.

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó - Portugal - Porto

#379124 | RENATA VIEIRA | 25 mar 2017 20:28 | Em resposta a: #379023

Oi Mila, boa tarde.

Minha avó casou no religioso, um pouco depois do casamento no civil.

Tudo indica que foi na Igreja Nossa Senhora da Conceição em Realengo no Rio de Janeiro. Estive na Igreja para saber se tinham documentos desta época, mas disseram que não guardavam os documentos.

Dependo desta informação para localizar a certidão de nascimento da minha avó, para o processo de cidadania e finalmente o estudo das minhas filhas gêmeas.
Já procurei no Consulado Português do Rio e no Arquivo Nacional, infelizmente sem sucesso. Fiquei sabendo que aqui no fórum vocês ajudam muitas pessoas e estou confiante que também serei ajudada.

Agradeço demais seu interesse em me ajudar.
Renata Vieira

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379130 | mila1000 | 25 mar 2017 21:31 | Em resposta a: #378881

Renata,

O livro de casamento se não estiver na igreja,está na Curia do RJ.Lá eles possuem todo processo do casamento.Não custa ir até a Curia,pois,sabe a data do casamento civil,e,ao religioso aconteceu depois.Leve algum documento que comprove seu parentesco.
Na verdade as igrejas não gostam muito de fazer esses levantamentos.Digo isso,pois,uma igreja aí do RJ se nega a fornecer um batismo que solicitei.Motivo:o padre não manda nada por sedex,nem por email,só pessoalmente.Duvido que a Diocese carioca concorde com uma atitude retrógrada como a desse padre.

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379165 | RENATA VIEIRA | 27 mar 2017 03:10 | Em resposta a: #379130

Oi Mila,
boa noite!

Vou na Diocese do Rio ver se me ajudam.

Agradeço qualquer informação que também encontrar.

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379170 | mila1000 | 27 mar 2017 10:19 | Em resposta a: #378881

Renata,

O Henrique Vieira nasceu no RJ?Tem algum documento dele que possa passar os dados?
Vai precisar do nascimento e óbito dele,além do casamento...

Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379220 | RENATA VIEIRA | 28 mar 2017 00:52 | Em resposta a: #379170

Oi Mila, boa noite!

Eu tenho a certidão de casamento e de óbito do meu avô Henrique Vieira. Possivelmente a de nascimento ficou no cartório quando casou. Mas tenho todos os dados abaixo:

Nome: Henrique Vieira
Data de nascimento 01\03\1908
Identidade: 1G-97.770
CPF: 205.253.207-25
Profissão: Operário na fábrica de cartuchos de Realengo (Fábrica do Realengo) - RJ
Filiação: Antônio Angelo Vieira e Candida Augusta Vieira
Residente em Rio de Janeiro

Dados do casamento dele com minha avó portuguesa lhe enviei no tópico anterior.

Dados do óbito:
Data: 27 de maio de 1983 - falecido com 75 anos
Local: Rio de Janeiro
Residente a Rua Alcides Maia número 207- Bento Ribeiro - Rio de Janeiro.
Aposentado
viúvo de Rosa da Silva Vieira ( natural de Portugal)
Cartório: Primeira circunscrição do registro civil de pessoas naturais, freguesia de candelária, Ilhas e Santa Rita. Comarca capital.
Deixando 5 filhos maiores

Se for necessário posso enviar a cópia das certidões.


Obrigada,
Renata Vieira

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379260 | RENATA VIEIRA | 29 mar 2017 01:27 | Em resposta a: #379220

Oi Mila, boa noite!

No meu tópico eu só coloquei Brasil. Será que eu deveria colocar Arquivo, Família, Brasil, Pessoas e Regiões para ampliar as buscas? Será que assim outras pessoas podem nos ajudar?

Amanhã irei na Arquidiocese.

Muito obrigada,
Renata Vieira

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379264 | mila1000 | 29 mar 2017 11:38 | Em resposta a: #378881

Renata,
O óbito eu achei,não tem nada averbado,agora busco o nascimento de henrique,estou vendo rm qual circunscrição está.

Na arquidiocese,poderia fazer uma pergunta por mim?
Se eles possuem os batismos e casamentos de 1930 a 1940 da Igreja Santo Antonio dos Pobres-RJ,pois,o padre da igreja não atende pedidos por email,só pessoalmente !!

Boa sorte.
Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379398 | rafaelcresci | 01 abr 2017 03:06 | Em resposta a: #379264

O reverendo paroco de Santo Antonio dos Pobres tem um certo histórico escandaloso na Arquidiocese, por isso não mexe um dedo para ajudar ninguém (e se mexer terá que envolver algum numerário não-simbólico).
Recomendo ligar para a Curia Metropolitana no +55 (21) 2292-3132 e pedir para falar com o Arquivo Diocesano. Lá eles podem localizar; porém deve demorar: há uns anos atrás os livros estavam esperando um novo lar e meio empilhados/empoeirados, creio que tenha ido para a nova biblioteca no Palácio Episcopal mas não sei que fim levou.

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379402 | mila1000 | 01 abr 2017 11:40 | Em resposta a: #378881

Rafael,
Agradeço pela ajuda.
Os documentos seriam possiveis pistas para um batismo portugues que procuro há 3 anos.A secretária do catecumenato da SAP foi muito simpática ao telefone,mas,disse que as ordens do pároco eram que:batismos,só pessoalmente,e,que cada igreja tem suas normas.Disse a ela que no RJ,era a primeira!Não teve jeito,nem mesmo obtive resposta aos 5 e-mails que enviei.
Enviei mensagem ao Cardeal Oresta,à Curia ,e,também não responderam.
Pessoal dificil para atendimento...Até mesmo a Santa Casa que administra os cemitérios,não atende o telefone,e,se atende é só solicitação de documentos pessoalmente.Liguei no Cemitério do Caju,e,mandam ligar na Santa Casa...Realmente uma saga...
Cumprimentos
Mila

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#379409 | rafaelcresci | 01 abr 2017 15:53 | Em resposta a: #379402

Prezada Mila,

É que atualmente está uma confusão só:

- O referido padre não vai dar solução nenhuma. As regras do fórum não permitem denegrir a imagem de pessoas, senão eu colocaria o histórico podre dele aqui. Esqueça essa possibilidade de ele fazer algo remotamente. Infelizmente terá de fazer pessoalmente.
- O clero da Arquidiocese do Rio é bem atrasado (quando não dizer retardado e anacrônico) e não gosta de novidades tecnológicas. O mundo gira em torno deles, e não ao contrário. O arcebispo, pobre coitado, tem de lidar com mais de 800 padres em 300 paróquias, sendo que Dom Orani é um ávido fã de novidades tecnológicas e comunicativas que encurtam distâncias.
- A Santa Casa de Misericórcia é um organismo eclesiástico e também civil. Ela é uma irmandade de leigos (não-clérigos, fiéis como quaisquer outros) que têm como missão manter hospitais para os carentes e indigentes. Existem Santas Casas de Misericórdia em praticamente quase todas as cidades do país, mas não existe um controle central pois cada uma é administrada por uma irmandade diferente ou pelas respectivas dioceses. É como se fossem Universidades, cada uma é independente.
- A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro além de ter um hospital, também administrava quase todos os cemitérios da cidade, por concessão da Prefeitura Municipal.
- Há cerca de uns 3 anos atrás aconteceu um escândalo, pois descobriu-se que o então Provedor (o cabeça) da Irmandade que administra a Santa Casa, estava a vender espaços e túmulos que já haviam sido vendidos, ou então fora das normas (por exemplo, para visitar ou ver o túmulo da minha bisavó, tenho que pisar num túmulo de algum "invasor"). A Santa Casa imediatamente perdeu a concessão de todos os cemitérios, o Provedor morreu durante o processo, e os idosos senhores da Irmandade (quase todos na casa dos 90 anos de idade) preferiram não processar a viúva e o espólio dela para reaver o dinheiro desviado e roubado por este provedor - coisas também anacrônicas para um mundo moderno que exige transparência e honestidade.
- Imediatamente após perder a concessão dos cemitérios, o hospital da Santa Casa passou a operar no vermelho (somente as verbas públicas do Sistema Único de Saúde governamental não eram suficientes para manter o hospital, pois o SUS paga muito mal, com tabelas defasadas, atrasa pagamentos, e raramente haviam atendimentos particulares no hospital que cobrissem a diferença). Tentou-se vender para uma universidade, mas a universidade também faliu.
- Com isso, a Santa Casa está com o hospital fechado, perdeu a concessão dos cemitérios, e está com um número reduzidíssimo de funcionários. Além do mais, o arquivo deles de registros de cemitérios é muito grande, não está organizado nem digitalizado, uma busca pode durar meses se não houver dados suficientes, é mais ou menos cara, e por isso eles só atendem quem vai lá pessoalmente, indicando o real interesse da pessoa e não apenas alguém procurando informações esparsas. Este é o real meio deles de filtrar os pedidos. Além do mais, ainda têm de dedicar funcionários para fazer a transição dos dados para a nova concessionária que, ainda por cima, inventou de passar a cobrar anuidades para túmulos anteriormente adquiridos como perpétuos, o que, como se dá para adivinhar, acabou por gerar buscas em registros anteriores no arquivo para provar a perpetuidade destes túmulos e também para localizar aqueles túmulos que ali estão indevidamente.

Acho que agora consegui dar um mapa de situação um pouco mais claro, que explique essa "má vontade" destes itens, ou não?

Para nascimentos e casamentos acima de 1914, eu recomendaria a busca nos respectivos ofícios de distribuição (os que controlavam as circunscrições, eles recebem todas as informações para poder buscar o nome da pessoa e assim verificar se já não há outro casamento, para evitar casos de bigamia). Para casamentos, os ofícios de distribuição são o 3o e o 4o ofícios. O 3o cuida, via de regra, das circunscrições de números ímpares (há exceções) e o 4o, das circunscrições de números pares. Leve em conta também que em geral para casamentos a circunscrição respectiva era geralmente a da residência da noiva, e não do noivo e nem da igreja onde foi realizado o casamento religioso. Há obviamente muitas exceções (inclusive com o 4o oficio tendo registros de circunscrições impares).

Se você tem acesso a efetuar pagamentos via Boleto Bancário (o equivalente brasileiro do Multibanco português, mas sem ligação, ou seja, tem de ter alguém no Brasil que faça o pagamento para si), eu recomendaria pedir as buscas pelo casamento civil no 3o e 4o ofícios pelo www.riorapido.com.br - a busca de 5 anos custa em 2017 por volta de uns R$ 56 (pelo nome do casal), e a de 20 anos custa R$ 105 (por nome pesquisado, e não pelo casal) sendo que a de 20 anos só presencialmente e não pode ser pedido pela internet (ou é a de 5 anos?).

Resposta

Link directo:

Preciso de ajuda para localizar a freguesia da minha avó

#409290 | fabiocezar | 05 nov 2018 00:09 | Em resposta a: #378881

Renata, moro numa residência em Bento Ribeiro que pertenceu a um Sr. português de nome Manoel Gomes da Silva. Ele possuia outras casas no bairro, na Zona Norte do Rio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 23:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen