Ajuda para conseguir devidas certidões

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

Ajuda para conseguir devidas certidões

#378996 | thais_assump | 22 mar 2017 17:57

Boa tarde senhores!
Procuro informações dos meus bisavós, ambos nascidos na Freguesia dos Trinta, Guarda, Guarda.

-> Bisavô: Antonio Nunes da Guerra / Antonio Rabala Guerra (Nasc.: 20/12/1899) * Tenho xérox muito antigas que constam os dois nomes sendo da mesma pessoa! Após entrada no Brasil, Antonio Nunes da Guerra - Agricultor / Comerciante
Pai: Antonio Nunes da Guerra
Mãe: Joaquina Rabala

-> Bisavó: Maria da Ressurreição Robalo (Nasc.: 1902) - Doméstica
Pai: Manoel Amaral Sampaio
Mãe: Maria Robalo

-> Avó: Alice Nunes da Guerra / Alice Robalo Guerra (Nasc.: 13/01/1925) * Certidão de Nascimento muito antiga, emitida em Portugal pelo Registro Civil da Guarda com sobrenome Robalo Guerra, documentos emitidos no Brasil com sobrenome Nunes da Guerra.

* Todos chegaram ao Brasil em 1928, porém não constam nos arquivos de entrada de estrangeiros!!!

Já pesquisei no Arquivo da Guarda e não achei notificações. Minha mãe chegou a ir à Portugal tem uns 3 anos e nada lá encontrou. Tenho os certificados de emigrantes dos dois de saída de Portugal e destino ao Brasil. Chequei no Brasil e não achei registros da polícia federal. Geração toda falecida e minha mãe nada sabe sobre a família deles. Pretendemos obter a nacionalidade portuguesa, mas não tenho ideia de onde posso começar a procurar essas informações!

Podem me ajudar, por favor?

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir devidas certidões

#379025 | mila1000 | 23 mar 2017 15:18 | Em resposta a: #378996

Thays,

O cartão de imigração de Alice-imagens 775 e 776
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89XQ-GQVK?mode=g&i=774&cc=2140223

Na imagem 776 diz que ela imigrou com o passaporte nr 1909 em Guarda de 17/11/1928
Escreva para o Arquivo de Guarda e peça uma cópia do processo do passaporte.Com certeza terá a certidão dela.

Tem como mandar uma cópia da certidão de nascimento que possui??

Ela se identificou na PF,fez carteira de estrangeiro.O processo deve estar no RJ,escreva para consultas@arquivonacional.gov.br,e,peça uma cópia desse processo.Vai demorar uns 90 dias.Informe todos os dados que constam no cartão de imigracao,inclusive a data 19/01/1944 e que foi feito em SP.


Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para conseguir devidas certidões

#379028 | MCNN | 23 mar 2017 17:02 | Em resposta a: #378996

Boa tarde Thays

Se pretendem obter a nacionalidade portuguesa, o que precisam essencialmente é da certidão de nascimento da sua avó.

Assim sendo, contactem a Conservatória do Registo Civil da Guarda e solicitem que procurem e emitam essa certidão. Passe-lhes a data de nascimento , o local de nascimento e o nome dos pais.

Os contactos por mail e telefone da Conservatória são os seguintes:

Telefone: +351 271205102

Mail: crc.guarda@dgrn.mj.pt

Se, para além disso, quiser ainda obter as certidões de batismo dos seus bisavós, que em princípio não serão necessárias para o vosso processo de nacionalidade, então contactem o Arquivo Distrital da Guarda e peçam-lhes que, na paróquia de Trinta do concelho da Guarda, procurem os respetivos batismos.

Forneçam-lhes os nomes, datas de nascimento e nomes dos pais.

No entanto, tenham em consideração o seguinte:

O nome da mãe do seu bisavô deveria, com toda a certeza, ser Joaquina Robalo ou Joaquina Robala. Se viu nalgum lado escrito Joaquina Rabala, muito provavelmente estava mal escrito.Rabala não existe.

O seu bisavô pode não ser natural da freguesia de Trinta, mas sim da freguesia de Porco que também fica no concelho da Guarda. Assim, diga ao Arquivo que, se não encontrarem o batismo do seu bisavô em Trinta, então que procurem em Porco

O pai do seu bisavô também devia usar o nome de António Nunes Bexiga. Esse sim deveria ser natural da freguesia de Porco.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen