Francisco Luiz Moreira - Ramalde

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380356 | FilipeFlard | 25 abr 2017 21:11

Prezados confrades,

Busco informações sobre a ancestralidade de Francisco Luiz Moreira, nascido em Ramalde, Portugal, por volta de 1818, e falecido em São Luís do Maranhão, Brasil, em 29 de maio de 1885.

No Brasil, casou com Laurentina Rosa da Conceição, com quem teve os filhos seguintes (pode haver outros):

- Francisco Luiz Moreira Júnior;
- José Luiz Moreira;
- Joaquim Luiz Moreira;
- Manoel Luiz Moreira;
- Raimundo Luiz Moreira;
- Maria Joaquina da Paixão Moreira;
- Carolina Rosa Moreira;
- Cristina Rosa Moreira; e
- Lina Rosa Moreira.

Algum dos confrades tem informações sobre os antepassados deste Francisco Luiz Moreira?

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380365 | Jorge Resende | 25 abr 2017 22:47 | Em resposta a: #380356

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490137 tif/imagem 862 Talvez seja este!!!! Como não dão muitas informações!.... Francisco, página da direita

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380368 | Jorge Resende | 25 abr 2017 22:59 | Em resposta a: #380356

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490137 tif 896 ou talvez seja este.... 1821 (o anterior nasceu em 1818)


Os livros de Ramalde para consulta, pode ser que com mais paciência veja melhor!

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380369 | Jorge Resende | 25 abr 2017 23:04 | Em resposta a: #380368

http://tombo.pt/f/prt11#001 Livros paroquiais de Ramalde, batismos, casamentos e óbitos.

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380370 | Jorge Resende | 25 abr 2017 23:10 | Em resposta a: #380356

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php Um pedido de passaporte, de um individuo com o mesmo nome, tinha 25 anos à data do pedido de passaporte, e morava então em Castelo de Paiva, distrito do Porto. Podem solicitar ao Cepese os documentos ou informações mais pormenorizadas sobre a pessoa em questão.

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#380392 | FilipeFlard | 26 abr 2017 12:50 | Em resposta a: #380356

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490137 Talvez seja ainda esse da página direita do tif 874.

Se não me engana a letra terrível do padre: “Francisco, filho legítimo de Vicente Moreira dos Santos e de Francisca Maria, do lugar de Francos, desta freguesia de Salvador de Ramalde, Comarca da Maia, deste Bispado do Porto. Neto Paterno de Manuel Moreira dos Santos e de Ana Maria de Jesus; e Materno de Manuel d’Araújo e de Maria Francisca, todos desta freguesia — Nasceu aos seis dias deste mês de Dezembro e ano de mil oitocentos e dezenove, e no dia seguinte foi por mim batizado nesta Igreja. São Padrinhos: Francisco, solteiro, Tio Paterno do batizado, e Maria Moreira Neiva, Tia Paterna. Testemunhas: João Luís e Manuel Moreira, vizinhos desta Igreja, de que fez este assento.”

Curioso é que nenhum dos três tem um padrinho Luís, mas em todos os batismos houve testemunhas chamadas Manuel Luís ou João Luís. Será por isso que Francisco Moreira ficou Francisco Luís Moreira?

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#382848 | FilipeFlard | 14 jul 2017 19:05 | Em resposta a: #380356

Atualizo o tópico para o caso de a informação interessar a mais alguém:

O passaporte que consta da base de dados do CEPESE para Francisco Luís Moreira foi emitido em 30 de abril de 1850.
Esta notícia foi publicada no jornal O Século, em 16 de novembro de 1909:

"Após prolongados soffrimentos, falleceu hontem, ás 6 horas e 35 minutos da tarde, em sua residencia, à rua Dr. Paulo Cezar n. 9, em Nictheroy, victimado por um accesso uremico, o general de divisão reformado, Francisco Luiz Moreira Junior.
O seu enterramento realiza-se hoje, ás 4 1/2 horas da tarde, no cemiterio de Maruhy.
O general Moreira Junior nasceu no Estado do Maranhão, a 3 de novembro do anno de 1844, tendo, aos 21 annos de idade, como patriota, se alistado no 35º corpo de voluntários, marchando para os campos do Paraguay, onde um mez depois era promovido a sargento.
Da sua fé de officio constam inestimaveis serviços prestados á pátria.
Na cidade de Nictheroy, onde residia desde 1904, gozou sempre de geral estima e, após a conclusão da revolta da Armada, organizou o 2º batalhão provisório, depois 38º.
O general Moreira Junior tinha o habito da Rosa, a medalha geral da campanha do Paraguay com o passador n.º 4, diploma e a da Republica Argentina.
Como comandante que foi do 38º, a população de Nictheroy, acradecida, offereceu lhe uma espada de honra.
Casado com a exma. sra. d. Marianna Emilia Machado Moreira, o extincto deixa um filho e tres filhas, sendo uma casada com o capitão João Philadelpho da Rocha, commandante da 8ª companhia isolada, outra com o 1º tenente da Armada Esculapio Cesar de Paiva e uma outra, viúva de um official do corpo militar do Estado do Rio.
Lamentando a morte do estimado militar, enviamos sentidas condolencias á sua exma. familia e ao Exercito."

Ora, se o brasileiro Francisco Luís Moreira Júnior, filho do português Francisco Luís Moreira, nasceu no Brasil em 1844, o passaporte do português Francisco Luís Moreira não pode ter sido expedido em 1850. Creio, portanto, que se trata de um homónimo.

Tentarei encontrar nos livros disponíveis no FamilySearch o assento de baptismo de Francisco Luís Moreira Júnior nos livros da paróquia de Nossa Senhora da Vitória da Catedral (São Luís), local onde estão os assentos de óbito e de casamento de alguns membros da família. Se registraram os nomes dos avós no referido assento de baptismo, encontro os pais de Francisco Luís Moreira e assim posso dar prosseguimento às buscas.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386256 | FilipeFlard | 06 nov 2017 00:08 | Em resposta a: #380369

Caro confrade Jorge Resende,

Localizei o assento de matrimónio de Francisco Luís Moreira e Laurentina Rosa da Conceição na Freguesia de Nossa Senhora da Vitória da Catedral, em São Luís do Maranhão, que traz informações que me permitirão dar prosseguimento à pesquisa nos livros de Ramalde.

Casaram-se possivelmente quando Francisco Luís Moreira já estava bastante doente, pois ele morreria pouco mais de um mês depois:

"Aos vinte e um dias do mês de abril de mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta cidade do Maranhão e freguesia de Nossa Senhora da Vitória da Catedral, em oratório particular, de licença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano Dom António Cândido de Alvarenga, em casa de Francisco Luís Moreira, depois de nascido o sol, achando-se os nubentes abaixo declarados dispensados dos banhos e habilitações matrimoniais, e sem descobrir-se impedimento algum, em presença do Reverendíssimo Senhor Cônego Raimundo Lusitano Fernandes, de licença do mesmo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor, e sendo presentes por testemunhas José de Azevedo Maia e Bernardino José Maia, se receberam em matrimónio por palavras de presente, na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituições do Bispado, o supradito FRANCISCO LUÍS MOREIRA e LAURENTINA ROSA DA CONCEIÇÃO, ambos paroquianos desta freguesia, ele natural da Freguesia de São Salvador de Ramalde, da Cidade do Porto, Reino de Portugal, com sessenta e sete anos de idade, filho legítimo de JOSÉ LUÍS MOREIRA e MARIA JOAQUINA DA SILVA, e ela natural da dita freguesia de Nossa Senhora da Vitória desta Capital, com cinquenta e nove anos de idade, filha natural de SARA ROSA DA CONCEIÇÃO. Em seguida ao mesmo acto, foi declarado pelo referido Francisco Luís Moreira que tem dez filhos vivos, e destes, sete casados, com a mesma Laurentina Rosa da Conceição, os quais reconhece por seus filhos legítimos, e são os seguintes: FRANCISCO LUÍS MOREIRA JÚNIOR, nascido a três de novembro de mil oitocentos e quarenta e quatro, já casado; CRISTINA ROSA MOREIRA GONÇALVES, nascida a vinte e quatro de julho de mil oitocentos e quarenta e sete, casada; FILOMENA ROSA MOREIRA DE JESUS, nascida a quatro de janeiro de mil oitocentos e cinquenta, casada; SARA ARCÂNGELA MOREIRA GOMES, nascida a vinte e quatro de outubro de mil oitocentos e cinquenta e um, casada; JOSÉ LUÍS MOREIRA, nascido a trinta e um de julho de mil oitocentos e cinquenta e três, casado; JOAQUIM LUÍS MOREIRA, nascido a oito de janeiro de mil oitocentos e cinquenta e cinco, solteiro; RICARDA DOS ANJOS MOREIRA ARAÚJO, nascida a sete de fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e seis, casada; MARIA JOQUINA DA PAIXÃO MOREIRA, nascida a dois de abril de mil oitocentos e cinquenta e oito, solteira; LINA ROSA MOREIRA DA SILVA, nascida a nove de março de mil oitocentos e sessenta e quatro, casada; e MANUEL LUÍS MOREIRA, nascido a onze de agosto de mil oitocentos e setenta, solteiro, de que para constar fiz este assento, que assino. O Coadjutor encarregado Padre Silvério Ângelo da Silva."

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-BKX6-Y?i=140&wc=M78S-VZ9%3A369581401%2C369581402%2C369764401&cc=2177273

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386271 | FilipeFlard | 06 nov 2017 12:06 | Em resposta a: #380356

Considerando a idade e o nome dos pais declarado quando do casamento de Francisco Luís Moreira, não tenho dúvidas de que este é o assento de baptismo dele:

"FRANCISCO, filho legítimo de JOSÉ LUÍS e de MARIA JOAQUINA, do lugar das Campinas desta freguesia de São Salvador de Ramalde, Concelho da Maia, deste Bispado do Porto; neto paterno de ANTÓNIO LUÍS e de MARIA DA SILVA; e materno de MANUEL DOMINGUES DA SILVA e de ANA JOAQUINA DE JESUS, todos desta freguesia - Nasceu em dezesseis deste mês de setembro e ano de mil oitocentos e dezoito e no dia seguinte foi por mim baptizado nesta Igreja; são padrinhos Francisco, solteiro, tio materno, e a dita Maria da Silva, avó paterna do baptizando, e testemunhas João Ferreira e João Luís, vizinhos desta Igreja, de que fiz este assento."
TIF 859: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490137

O nome "Luís", ao que parece, foi adotado como apelido por António Luís, pai de José Luís, razão por que foi transmitido a todos os filhos homens de Francisco Luís Moreira. O apelido "Silva", atribuído a Maria Joaquina, é o de seu pai Manuel Domingues da Silva. Quanto ao apelido "Moreira", que não aparece no assento de baptismo, pode ser encontrado no assento de matrimónio de José Luís e Maria Joaquina na pessoa de Custódio Moreira, avô materno de José Luís, como se lê abaixo:

"Aos vinte e nove dias deste mês de novembro e ano de mil oitocentos e dezessete se receberam nesta Igreja de São Salvador de Ramalde, sita na Comarca da Maia, deste Bispado do Porto, sendo primeiramente dispensados do impedimento do quatro grau de consanguinidade, que então se tinham por breve apostólico, que foi sentenciado no juízo [...] de que é escrivão António José de Sousa Guimarães, como constava da sentença que me apresentaram, entendo ambos [...] de Igreja, por palavras de presentes, na minha presença, e na das testemunhas abaixo nomeadas, e designadas - JOSÉ LUÍS, filho legítimo de ANTÓNIO LUÍS e de MARIA DA SILVA, natural e morador ao pé da Igreja desta freguesia, neto paterno de LUÍS ANTÓNIO e de JOANA FRANCISCA, e materno de CUSTÓDIO MOREIRA e de ANA DA SILVA, todos da mesma - com MARIA JOAQUINA, filha legítima de MANUEL DOMINGUES DA SILVA [FILHO] e de ANA JOAQUINA DE JESUS, natural do lugar de Requesende, desta dita freguesia, neta paterna de MANUEL DOMINGUES DA SILVA e de TERESA ANTÓNIA DA CUNHA, e materna de FRANCISCO ÁLVARES e de CATARINA FRANCISCA, todos da mesma - e receberam as bênçãos, a que foram testemunhas o dito Manuel Domingues, pai da contraente, e José Domingues da Silva, tio da mesma, de que fiz este assento. Dia e assino ut supra."
TIF 295: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490178

Achei curiosa a dispensa do quarto grau de consanguinidade, a indicar que os noivos tinham pelo menos um trisavô comum, e a forma como a dispensa se deu. Um assento de casamento em que o cura teve o cuidado de anotar os nomes dos avós dos noivos é para mim uma raridade!

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386309 | GP Porto | 07 nov 2017 10:05 | Em resposta a: #380356

Bom dia,

A minha trisavó chamava-se Jerónima Moreira dos Santos, de Monte dos Burgos, Ramalde, filha de António Monteiro e Maria Moreira dos Santos, e casou com o meu trisavó em 1868. Tenho cópia do assento de casamento. Interessa?

GP Porto

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386439 | rfmc | 10 nov 2017 22:30 | Em resposta a: #386271

-
S. paulo em apuros?!!
https://goo.gl/maps/2i1J38cHBur
Rf.

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386452 | FilipeFlard | 11 nov 2017 11:43 | Em resposta a: #386309

Caro confrade GP Porto,

Peço perdão pela demora em lhe responder, que atribuo a alguns contratempos de ordem profissional.

Muito me interessaria esse assento de casamento da sua ancestral! Creio que certamente há um tronco comum que une esses Moreiras de Ramalde numa só família.

Este Francisco, filho de Vicente e neto de Manuel, deve ter algum parentesco com Jerónima e a mãe Maria Moreira dos Santos:

“Francisco, filho legítimo de Vicente Moreira dos Santos e de Francisca Maria, do lugar de Francos, desta freguesia de Salvador de Ramalde, Comarca da Maia, deste Bispado do Porto. Neto Paterno de Manuel Moreira dos Santos e de Ana Maria de Jesus; e Materno de Manuel d’Araújo e de Maria Francisca, todos desta freguesia — Nasceu aos seis dias deste mês de Dezembro e ano de mil oitocentos e dezenove, e no dia seguinte foi por mim batizado nesta Igreja. São Padrinhos: Francisco, solteiro, Tio Paterno do batizado, e Maria Moreira Neiva, Tia Paterna. Testemunhas: João Luís e Manuel Moreira, vizinhos desta Igreja, de que fez este assento.”
TIF 874 http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=490137

O confrade fez maiores investigações a respeito? Possui informações sobre os Moreiras de Ramalde?
Se descobrir algo mais, irei acrescentando informações ao tópico.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386453 | FilipeFlard | 11 nov 2017 11:58 | Em resposta a: #386439

Caro confrade Rfmc,

Se bem percebi o caráter jocoso da sua manifestação, sou obrigado a concordar! Quase uma hora para percorrer uns cinquenta quilómetros? E, depois disso, chegar a uma Estrada do Corta Rabicho, em um município com o impronunciável nome de Itaquaquecetuba?
Pelo menos os nossos imperadores, em seus arroubos indigenistas, não ousaram conferir o título de "Barão de Itaquaquecetuba" a ninguém. Depois do "Barão de Dores de Guaxupé" e do "Barão de Ouricuri", era só o que faltava...
Que trânsito! Que apuros!

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386466 | rfmc | 11 nov 2017 19:05 | Em resposta a: #386453

Filipe Flard
Esse aparato de ontem, foi a meu ver o mais
complicado, dois carros atravessados na estrada,
tudo feito ao pormenor, até parecia um filme de
hollywood, em directo para a Europa!
Sinais dos tempos.
Cumprimentos
Rf.

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#386478 | GP Porto | 12 nov 2017 15:56 | Em resposta a: #386452

Caro confrade Filipe Flard,

Terei muito gosto em não só enviar o documento como também outros elementos desta minha antepassada que acredito serem do seu interesse. Indique-me por favor um endereço de email para onde lhe posso enviar esses elementos.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#392146 | Rafa150987 | 15 mai 2018 05:19 | Em resposta a: #386478

@GP PORTO,

Lhe enviei uma mensagem...

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#400364 | GP Porto | 25 mai 2018 10:47 | Em resposta a: #392146

Bom dia caro confrade Filipe Flard,

Estive a verificar o meu e-mail e não tenho qualquer mensagem recente; a última que tenho sua é de 31 de Janeiro... Podia por favor reenviar-ma? Quando a receber eu confirmo.

Obrigado e cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#403842 | GP Porto | 08 jun 2018 13:55 | Em resposta a: #400364

Bom dia caro confrade Filipe Flard,

Continuo sem receber a sua mensagem...

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#403862 | FilipeFlard | 08 jun 2018 18:58 | Em resposta a: #403842

Caro confrade GP Porto,

Como vai? Espero que esta mensagem o encontre bem.
Sobre o nosso assunto, não o contatei nos últimos meses porque ainda não consegui nada com o arquivo arquidiocesano.

Porém, creio que o confrade Rafa150987 é quem ia lhe contatar, talvez sobre outra questão.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Francisco Luiz Moreira - Ramalde

#403969 | GP Porto | 11 jun 2018 11:18 | Em resposta a: #380356

Bom dia caro confrade Filipe Flard,

Agradeço o seu e-mail; de facto não fui ainda contactado pelo confrade Rafa150987, pelo que peço-lhe para me contactar, caso tenha possibilidade de ler este post.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Quarto grau de consanguinidade

#406923 | FilipeFlard | 29 ago 2018 21:05 | Em resposta a: #380356

Informo que consegui encontrar o casal de trisavós comum dos pais de Francisco Luís Moreira, noivos dispensados do impedimento de quarto grau de consanguinidade.

Trata-se do casal Manuel António da Silva e Maria Martins, trisavós tanto do noivo José Luís Moreira quanto da noiva Maria Joaquina da Silva.

1 - Manuel Martins Cortinhal, que casou com Mariana Francisca, pais de:
Catarina Francisca, que casou com Francisco Álvares, pais de:
Ana Joaquina de Jesus, que casou com Manuel Domingues da Silva Filho, pais de:
Maria Joaquina da Silva.

2 - Maria da Silva Martins, que casou com Manuel João Gonçalves, pais de:
Ana da Silva, que casou com Custódio Moreira, pais de:
Maria da Silva Moreira, que casou com António Luís, pais de:
José Luís Moreira.

Dou por explicada, portanto, a dispensa em quarto grau canónico de consanguinidade.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen