Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380471 | Igor Reis | 29 abr 2017 11:14

Bom dia Srs,
Eu, Igor Reis e minha mãe Maria José, gostariamos de dar entrada na cidadania portuguesa.
Minha mãe é filha de português, Daniel de Oliveira Machado e neta de portugueses. Quando meu avô, Daniel, chegou ao brasil com 1 ano de idade, fizeram uma certidão brasileira para ele. Não sei se ele não tinha de portugal ou se perdeu na vinda pra cá. Acreditamos que tenha perdido. Eles eram da região de Trás-os-Montes. Ouvimos falar também de Santo Tirso.Temos a certidão de casamento dele com os nomes dos seus pais portugueses. Antônio de Oliveira Machado e Maria Alves Ferreira. Ela faleceu em 1972 e foi enterrada no cemitério Tanque do Anil. Não temos a certidão de óbito nem de nascimento dos dois. Teria como conseguir a nacionalidade para minha mãe e consequentemente para mim após conseguir as documentações exigidas? No aguardo, Abraço a todos !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380473 | saintclair | 29 abr 2017 13:40 | Em resposta a: #380471

Pelo que escreve, o seu avô é nac. Brasileira?
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380474 | Igor Reis | 29 abr 2017 14:02 | Em resposta a: #380473

Ele tem mas acredito que tenha sido feita por não ter. Ele ficava nervoso quando falavamos com ele sobre esse assunto. Ele está como nascido em São Paulo sendo que ele nunca foi em São Paulo pelo que eu saiba.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380475 | Igor Reis | 29 abr 2017 14:04 | Em resposta a: #380473

Pelo que minha mãe me explicou meu avô chegou aqui com 1 ano de idade. Porém fizeram uma certidão pra ele aqui. Acredito que ele deva ter sido batizado em Portugal.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380477 | saintclair | 29 abr 2017 15:12 | Em resposta a: #380475

-
... Ficava nervoso, pelo facto de saber que era natural
de Portugal, embora sem ter sido registado etc.....
Assim sendo, o seu avô para todos os efeitos foi cidadão
Brasileiro.
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380478 | silvestre | 29 abr 2017 15:32 | Em resposta a: #380471

Depreendo que a sua mãe pretende obter a nacionalidade como neta, logo, a nacionalidade do pai dela é irrelevante.
As várias freguesias de Santo Tirso têm registos online até 1896. http://tombo.pt/f/sts22 O Igor não apresenta datas mas pelo ano em que diz ter nascido, o seu avô terá nascido em 1910/1920, aproximadamente... Se assim for, poderá pesquisar os baptismos dos bisavós, pois, com sorte, poderão ter o casamento averbado.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380479 | mila1000 | 29 abr 2017 15:34 | Em resposta a: #380471

Que tal colocar os dados dos documentos que possui do seu avo??

Casamento:onde,quando,com quem,que cartório,etc...

Se possui algum documento de identidade de seu avo,seja preciso nos dados.

Outra coisa,se ele chegou com um ano de idade,os pais devem ter vindo junto.O que sabe dos pais dele?Onde moraram?Quando e onde faleceram?
Fica muito mais facil obter ajuda,dizendo o que realmente possui.Procure falar com sua mãe à respeito dos seus bisavós?Quando sua mãe nasceu?Onde?

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380480 | Jorge Resende | 29 abr 2017 15:44 | Em resposta a: #380471

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php Passaportes pedidos por algumas Maria Alves Ferreira. Tentem ver se alguma delas se enquadra na vossa familiar.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380481 | mila1000 | 29 abr 2017 15:54 | Em resposta a: #380471

Daniel foi registrado em 1932 na 2 circunscrição do RJ-freguesia de Santa Rita, isso consta no Arquivo Nacional
Seria ideal voce localizar esse registro,pois,se ele nasceu antes,pode ser um registro tardio.Bastava ir ao cartório,levar 2 testemunhas e,fazer o registro.O decreto 19.710 de 18/2/1931 assim o permitia.

A unica maneira de provar que ele era portugues,é localizar a chegada dele com os pais,ou,então,como o confrade Jorge sugeriu,localizar o passaporte da mãe ou do pai.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380482 | Jorge Resende | 29 abr 2017 15:55 | Em resposta a: #380471

Caro Igor, na verdade ainda estamos um pouco longe da eficácia informática que costumamos ver nas séries policiais americanas... Como sabe, não basta inscrever o nome de uma pessoa e surgir logo informação relativa a ela!... Sem informação proporcionada pelos interessados, neste caso o Igor, nada feito. Pertinentes são as questões da Mila, dado que o Igor nem uma data sequer aqui colocou para despertar algum interesse na ajuda que quem quer que seja possa dar. Assim, se mais dados tiver, melhor poderá ajudar-se.
A sua família mais idosa talvez o possa ajudar.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380502 | saintclair | 30 abr 2017 12:01 | Em resposta a: #380478

Não voltou a dar notícias, pelos vistos assustou-se
com a proposta de ir procurar o registo nas freguesias
de Santo Tirso!
Continuamos na disposição de ajudá-la.
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380504 | Igor Reis | 30 abr 2017 13:31 | Em resposta a: #380477

Não sei porque ficava pois ele tinha certidão brasileira. Eu não me lembro muito dele nem desse fato. Só ouvi falar.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380505 | Igor Reis | 30 abr 2017 13:39 | Em resposta a: #380478

Obrigado pela ajuda ! Entendi quanto a minha mãe. E quanto ao nascimento do meu avô foi em 1911. Encontrei o batismo da mãe dele. Maria Alves Ferreira na internet ontem !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380506 | Igor Reis | 30 abr 2017 13:51 | Em resposta a: #380479

Que tal colocar os dados dos documentos que possui do seu avo??

Resposta :Daniel de Oliveira Machado. Consta na certidão o nacimento em 5/11/1911, SP.

Casamento:onde,quando,com quem,que cartório,etc...

Resposta : Casamento #4.466. Casou com Anna Maria da Silva nascida em 02/09/1910 na 10º Circunscrição Engenho Novo - RJ. Data do documento 11/03/1942.

Se possui algum documento de identidade de seu avo,seja preciso nos dados.

Resposta : Seus pais se chamavam Maria Alves Ferreira e Antonio de Oliveira Machado.
Matricula da divisão da policia federal # 1.741.509

Outra coisa,se ele chegou com um ano de idade,os pais devem ter vindo junto.O que sabe dos pais dele?Onde moraram?Quando e onde faleceram?

Resposta :Não tenho informação do pai dele, a mãe foi enterrada em 1972 no cemitério Tanque do Anil.

Fica muito mais facil obter ajuda,dizendo o que realmente possui.Procure falar com sua mãe à respeito dos seus bisavós?Quando sua mãe nasceu?Onde?

Resposta : Não tenho problema em dizer os dados. Só preciso de uma orientação. Minha mãe nasceu no RJ mesmo. 20/04/1944

Obrigado Mila pela ajuda !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380507 | Igor Reis | 30 abr 2017 13:53 | Em resposta a: #380480

Obrigado ! Irei checar mas naquela época de 1910 vindo de navio eles tinham ? Acredito que foi por meio de assinatura de livro...

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380508 | Igor Reis | 30 abr 2017 13:55 | Em resposta a: #380482

Obrigado Jorge !

Eu não sabia que esse fórum existiam pessoas que realmente fossem me responder. Estava desacreditado.
Eu respondi todas as perguntas da Mila. Se puder ler e solicitar mais alguma informação só falar.
Abração

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380509 | Igor Reis | 30 abr 2017 14:05 | Em resposta a: #380502

Bom dia SaintClair !

Não me assustei.
Trabalho embarcado e só agora pude entrar na internet pra ver meu e-mail e recebi uma msg que havia resposta no forum.
Minha mãe falava muito de Vila Nova de Famalicão também.

Encontrei dados ontem na internet sobre uma Maria Alves Ferreira. Pode ser a minha Bisavó ! ! Conta que ela nasceu em 28/05/1876 batizada em Nossa senhora da Conceição, Seixal, Setúbal, Portugal.

Numero ( lote) indexação do projeto : I06832-9
Numero do Filme GS: 994709
ID de referência: Item 19 p 10

Consta seus pais : Gertrudes Amelia Alves Ferreira (nome de casada) Aronca ( de solteira) e Antonio Alves Ferreira

Infelizmente minha mãe nao sabe o nome dos seus bisavós.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380510 | Igor Reis | 30 abr 2017 14:24 | Em resposta a: #380480

Jorge,

Cheguei a olhar no site http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php mas não vi correspondência infelizmente.

Encontrei esse site com dados de Maria Alves Ferreira. https://www.myheritage.com.br/research/collection-30104/portugal-batismos-1570-1910?s=348719841&itemId=181361-&action=showRecord&recordTitle=Maria+Alves+Ferreira






Muito obrigado !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380521 | silvestre | 30 abr 2017 19:18 | Em resposta a: #380510

Que sorte, Igor! Algum parente seu está a fazer a genealogia da sua família e a publicar no My Heritage. Como desisti desse site e apesar de lá ter dados, já não tenho acesso e, como eu, outras pessoas. Por isso, por curiosidade, quais os dados de Maria?
Vera

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380526 | Igor Reis | 01 mai 2017 02:06 | Em resposta a: #380521

Boa noite Silvestre !

Encontrei dados ontem na internet sobre uma Maria Alves Ferreira. Pode ser a minha Bisavó ! ! Conta que ela nasceu em 28/05/1876 batizada em Nossa senhora da Conceição, Seixal, Setúbal, Portugal.

Numero (lote) indexação do projeto : I06832-9
Numero do Filme GS: 994709
ID de referência: Item 19 p 10

Consta seus pais : Gertrudes Amelia Alves Ferreira (nome de casada) Gertrudes Amelia Aronca ( de solteira) e Antonio Alves Ferreira

Infelizmente minha mãe nao sabe o nome dos seus bisavós pra confirmar se é parente, mas só de ter dois com mesmo nome dos pais do meu avô acho uma grande de ser chance não ?

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380527 | Igor Reis | 01 mai 2017 02:14 | Em resposta a: #380521

Os pais do meu avô Daniel se chamavam Maria Alves Ferreira e Antonio de Oliveira Machado. Minha mãe ouvia pessoas falando de Vila Nova de Famalicão, às vezes Santo Tirso. Não entendi no mapa onde fica cada lugar ainda. Em final de Junho estarei em Portugal com minha mãe.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380528 | Igor Reis | 01 mai 2017 02:22 | Em resposta a: #380479

Boa noite !

Minha mãe me informou hoje os nomes dos irmãos do meu avô que a maioria nasceu em Portugal. Acredito que todos tenham o mesmo sobrenome do meu avô. Sendo assim. Segue do mais Velho ao mais novo.

José de Oliveira Machado
Ana(Anita) de Oliveira Machado
Jorge de Oliveira Machado
Adalgiza de Oliveira Machado
Dolores de Oliveira Machado
Daniel de Oliveira Machado (MEU AVÔ)
Delfim de Oliveira Machado

Resposta

Link directo:

Mapa de Portugal

#380534 | saintclair | 01 mai 2017 11:24 | Em resposta a: #380528

-
https://goo.gl/maps/9XG317Kufsy
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380537 | silvestre | 01 mai 2017 12:38 | Em resposta a: #380528

Igor,
A pessoa que refere quase de certeza que não é a sua bisavó. Em primeiro lugar porque o casamento averbado não é com o seu bisavô, segundo porque o Seixal fica muito longe das freguesias que referiu. Veja as imagens 20 e 21tif: http://digitarq.adstb.arquivos.pt/viewer?id=1212413 O nome é muito comum...
Santo Tirso (Arquivo Distrital do Porto) e Vila Nova de Famalicão (Arquivo distrital de Braga) ficam próximas e não vejo alternativa se não pesquisar nos livros de uma e de outra. Pode pedir pesquisa aos respectivos Arquivos ou fazê-la, que sempre é mais económico: tombo.pt
Porém, começaria por procurar no Brasil os documentos de imigração como a Mila lhe recomendou para restringir as buscas geograficamente.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380567 | Igor Reis | 02 mai 2017 09:14 | Em resposta a: #380537

Bom dia Vera !

Muito obrigado pela informação ! Irei fazer isso então e qualquer novidade que eu tenha avisarei aqui no FORUM para que vocês saibam.

Desde já agradeço a todos que responderam e propuseram a me ajudar !

Grande abraço a todos !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380568 | Igor Reis | 02 mai 2017 09:16 | Em resposta a: #380537

Bom dia Vera !

Muito obrigado pela informação ! Irei fazer isso então e qualquer novidade que eu tenha avisarei aqui no FORUM para que vocês saibam.

Desde já agradeço a todos que responderam e propuseram a me ajudar !

Grande abraço a todos !

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380571 | Aidir | 02 mai 2017 14:23 | Em resposta a: #380471

Preciso saber o concelho, freguesia , distrito de nascimento de meu pai. Só tenho a informação que ele nasceu em Portugal.
Nome do meu pai: Leopoldo Ferreira
Filho de: José Ferreira e Carolina Marques
Data de nascimento: 15/08/1908
Tinha um irmão chamado Aires

Com os melhores cumprimentos.
Aidir Ferreira Osório

Resposta

Link directo:

Freguesia,Concelho e Distrito

#380574 | saintclair | 02 mai 2017 16:58 | Em resposta a: #380571

-
...Nós é que precisamos desses dados para
fazer a respectiva busca.!
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380578 | Aidir | 02 mai 2017 18:42 | Em resposta a: #380574

Agradeço a atenção , mas justamente esses dados é que eu não tenho. Preciso muito de ajuda
Nome do meu pai: LEOPOLDO FERREIRA
Filho de José Ferreira e Carolina Marques
Irmão: Aires
Só sei que o pai dele (meu avô) era professor na aldeia onde moravam.
Meu pai veio para o Brasil bem jovem+/- aos 17 anos. Veio para o Rio de Janeiro.
Aqui se casou e viveu aqui até a sua morte.
Foi dono de uma fábrica de móveis na Rua Marquês de Sapucaí, onde hoje está o sambódromo.
Data do nascimento: 15/08/1908
Ele também dizia que era de uma aldeia perto da fronteira com a Espanha.
Agradeço a atenção. Aidir

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380581 | saintclair | 02 mai 2017 19:11 | Em resposta a: #380578

-
Veja as localidades; Chaves,Bragança,Miranda Douro,Vila Nova Foz-Coa, Almeida e
Vilar Formoso;
https://goo.gl/maps/1Udoz2oazBF2
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda a encontrar parente de Portugal e seus documentos

#380584 | saintclair | 02 mai 2017 20:29 | Em resposta a: #380578

-
https://www.publico.pt/media/jornal/o-portugal-monarquico-126471

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 19:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen