manoel de souza leite / maria julia de medeiros

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Formação

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380628 | intelecto | 04 mai 2017 13:47

Olá, bom dia.

Caro(s) amigo(os/as), recentemente descobrimos que nossos bisavós eram portugueses, naturais da Ilha de São Miguel Arcanjo (Açores). (veja certidão anexa)

Como consta da citada certidão de casamento (anexa), os pais (MANOEL DE SOUZA LEITE e MARIA JULIA DE MEDEIROS) de meu bisavô (PEDRO DE SOUZA LEITE) são naturais da ilha de São miguel arcanjo - Portugal.

Meu bisavô, segundo consta em seu óbito, teria nascido em 1872/1873, logo, seus pais devem ter vindo dos açores para o Brasil antes desta data.

Agradeceria QUALQUER ajuda adicional que possa prestar.

Haveria algum outro local onde poderia obter ajuda, ou procurar registros de nascimento ou passaportes de MANOEL DE SOUZA LEITE e MARIA JULIA DE MEDEIROS?

Mais uma vez, peço desculpas por qualquer incômodo, mas não sei a quem posso recorrer.

Certo de sua atenção, agradeço antecipadamente.

Tenham um ótimo dia, fiquem como DEUS.

William Melo de Carvalho

intelecto@lycos.com

RJ 04/05/2017

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380631 | saintclair | 04 mai 2017 15:07 | Em resposta a: #380628

-
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380634 | Jorge Resende | 04 mai 2017 16:53 | Em resposta a: #380628

Na tentativa de vos ajudar, gostaria que informassem com mais rigor o que diz na certidão de batismo de Pedro sobre o local de nascimento/casamento dos pais dele, Manuel e Maria Júlia. Quando se referem a São Miguel ARCANJO tal é o nome da igreja na ilha de S. Miguel, Açores onde eles casaram????? Não serão de outra ilha açoreana que não S. Miguel? Terceira, por exemplo...

Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380637 | Jorge Resende | 04 mai 2017 17:33 | Em resposta a: #380628

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-W89M-CY?mode=g&i=58&wc=M78J-S27%3A371565601%2C371856701%2C372280501&cc=2177295

Este casamento em 1871 no Rio G Sul, Porto Alegre não tem nada a ver com os vossos parentes????

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380638 | saintclair | 04 mai 2017 17:40 | Em resposta a: #380637

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Miguel_%28Vila_Franca_do_Campo%29
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5146300
Sc.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380641 | intelecto | 04 mai 2017 18:02 | Em resposta a: #380631

Obrigado, mas neste local tenho que procurar individualmente, imagem por imagem, e dado o grande numero de concelhos e freguesias, fica quase impossível. Mesmo assim agradeço o retorno.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380643 | intelecto | 04 mai 2017 18:08 | Em resposta a: #380634

Prezado Jorge Resende, na certidão de óbito de meu bisavô (PEDRO DE SOUZA LEITE), consta da forma que relatei, que os pais dele eram naturais da ilha de são miguel arcanjo - Portugal (sem maiores dados, e esta é a grande dificuldade). Meu bisavô faleceu em 09março1949, aos 76 anos , assim, através de uma simples subtração chegamos à conclusão que ele nasceu em 1872/1873, deduzindo-se pois que seus pais (MANOEL DE SOUZA LEITE e MARIA JULIA DE MEDEIROS) vieram dos Açores para o Brasil antes desta data.
obrigado, qualquer ajuda é bem vinda.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380644 | Jorge Resende | 04 mai 2017 18:14 | Em resposta a: #380643

É que não existe nos Açores a Ilha de S. Miguel Arcanjo. Existe sim a Ilha de S. Miguel, e nela, a freguesia de Vila Franca do Campo, com uma igreja matriz de nome S. Miguel Arcanjo, todavia, tendo dedicado um pouco de tempo, não encontrei referências a um casamento de Manuel e Maria Júlia. Teriam casado no Brasil? De que região brasileira são?

Cpts
J Resende

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380645 | intelecto | 04 mai 2017 18:16 | Em resposta a: #380637

Prezado Jorge Resende, neste registro, embora o nome do PAI seja idêntico e a data equivalente, o nome da MÃE é diferente. Não havendo assim correspondência. infelizmente.
muito obrigado novamente.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380646 | intelecto | 04 mai 2017 18:19 | Em resposta a: #380638

obrigado prezado Saintclair pelas referências sobre o local.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380648 | intelecto | 04 mai 2017 18:22 | Em resposta a: #380644

obrigado por sua ajuda
todas as informações dão conta dos FILHOS residirem no Estado do Rio de Janeiro
no Município de Cambucí
no distrito de São João do Paraíso
provavelmente na localidade denominada "morro do Gambá"

Resposta

Link directo:

Paróquia São Miguel Arcanjo-Açores

#380649 | saintclair | 04 mai 2017 18:23 | Em resposta a: #380646

-
http://romariavilafranca.webnode.pt/
Sc.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380650 | intelecto | 04 mai 2017 18:35 | Em resposta a: #380634

Prezado Jorge Resende, se puder me enviar seu email ou responder ao meu (intelecto@lycos.com) eu lhe mando a cópía da certidão para você ver como lá se referem a eles.
obrigado

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380653 | Jorge Resende | 04 mai 2017 18:47 | Em resposta a: #380628

O único dado que me leva também a crer que os seus trisavós tivessem vindo dos Açores, é o apelido de solteira da sai trisavó Medeiros... Não consegue saber em que cemitério seus trisavós Manuel e MªJúlia foram depositados? Tudo tem muito tempo, é verdade, porém, é extremamente difícil a pesquisa só e apenas com São Miguel Arcanjo...Não consegue um assento de batismo de Pedro, seu bisavô?

Sabe ao certo a igreja onde ele foi batizado? É que através do Family Search podemos ter acesso aos assentos paroquiais brasileiros. Tem que haver é um certo rigor no local, poderão ter esses dados? Mesmo no óbito de seu bisavô Pedro, pode ali figurar a cidade, zona, igreja de batismo. Não gostaria de desistir desta ajuda tão facilmente, porém, também tem de tentar ajudar. Não tem familiares idosos que possam com calma, ajudar com qualquer informação? Pedro foi filho único??? Se teve irmãos, filhos de Manuel e Maria Júlia quando e onde nasceram???

Aguardo
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380677 | intelecto | 05 mai 2017 14:15 | Em resposta a: #380653

Muito grato mesmo por sua ajuda.
Passo novamente meu email (intelecto@lycos.com) onde posso lhe enviar a imagem das respectivas certidões.
Infelizmente chegamos somente até a certidão de óbito de PEDRO DE SOUZA LEITE (meu bisavô), onde consta ao seu final, assim como na de casamento, que os pais do cônjuge varão são naturais da ilha de são miguel arcanjo - Portugal.
Esses documentos são de CAMBUCI, município pertencente ao Estado do Rio de Janeiro.
Os dados do cartório remontam somente até esta data.
Já pedi buscas na igreja local, mas não obtive resultados ainda.
Já fiz buscas nos arquivos digitais dos açores ... mas... dado ao grande volume de concelhos e freguesias da ilha de são miguel. ainda não obtive sucesso.
Na óbito (1949) de meu bisavô (PEDRO DE SOUZA LEITE) consta que ele faleceu aos 76 anos ... e subtraindo-se , chegamos à data provável de seu nascimento 1872/1873, data que acreditamos sirva como ponto de partida para verificarmos a vinda dos TRISAVÓS (MANOEL DE SOUZA LEITE e MARIA JULIA DE MEDEIROS) para o Brasil.
Seguem novamente meu email (intelecto@lycos.com)
Sensibilizado com sua ajuda.
Deixo um cordial abraço.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#380773 | intelecto | 08 mai 2017 18:36 | Em resposta a: #380628

Prezado Jorge Resende, obrigado novamente, quando puder entrar em contato (intelecto@lycos.com), eu agradeço.
William Carvalho

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#385774 | intelecto | 24 out 2017 16:44 | Em resposta a: #380653

Prezado Jorge Resende

Embora ainda não tenhamos encontrado o BATISMO ou a CERTIDÃO DE NASCIMENTO de nosso bisavô PEDRO DE SOUZA LEITE ... conseguimos algumas informações adicionais:

- em seu óbito consta que ele faleceu em 1949 aos 76 anos, logo deve ter nascido entre 1872/1873;
- já na certidão de seu casamento consta que ele nasceu em 01/02/1875. E mais que casou-se em 1892 aos 19 anos ... logo deve ter nascido em 1872/1873, ou seja, na mesma certidão, aparecem informações divergentes, mas que auxiliam na delimitação da data. Acho provavel que efetivamente tenha sido em 1875.

Nesta mesma certidão consta que a esposa dele (ELEOZINA FRANCISCA MACHADO / LEOZINA FRANCISCA LEITE) casou-se aos 17 anos ... (menor).

Todos moravam no 3º Distrito de Cambuci de Cambuci, chamado São João do Paraíso, estado do Rio de Janeiro.

-respondendo sua indagação ... descobrimos também que ANTONIO DE SOUZA LEITE era seu irmão, filho de MANOEL DE SOUZA LEITE e de MARIA JULIA DE MEDEIROS (os quais procuramos a certidão de casamento / nascimento / passaportes). Como já dito ... vieram dos Açores ... ilha de São Miguel ... provavelmente antes de 1875 ... pois seu filho PEDRO consta como sendo brasileiro.

Qualquer ajuda .. ou indicação ... agradeço muito.
Por favor entre em contato ...
ao menos para que possa agradecer-lhe mais fortemente por sua atenção.

William Melo
intelecto@lycos.com
RJ Brasil 24/10/2017



Nós já concluímos as buscas no cartório de São Fidelis e em Itaocara ... mas somente por desencargo ... pois todas as informações, certidões e documentos que possuímos são daí de Cambuci / São João do Paraíso.



A própria LEDA MELO também está nos ajudando com buscas complementares lá na igreja.



Se não for pedir muito, deixa então eu lhe perguntar algumas outras coisas, para podermos prosseguir nas buscas:



1- Os óbitos abaixo já foram pesquisados por você e não foram encontrados aí no Cartório?

- óbito de MANOEL DE SOUZA LEITE (data estimada ter ocorrido ... até 1920);

- óbito de MARIA JULIA DE MEDEIROS (data estimada ter ocorrido ... até 1920); ==> Pais de PEDRO



- óbito de PAULA MARIA DE JESUS (data estimada ter ocorrido ... até 1920);

- óbito de MANOEL ALEIXO MACHADO (data estimada ter ocorrido ... até 1892). ==> Pais de ELEOZINA



2- Dessa certidão de casamento do PEDRO c/ ELEOZINA ... que você me enviou...é possível conseguir elementos da habilitação de casamento deles??? ainda que velhos ou comidos por cupim ... kkk ... seria muito importante.



3- Considerando que o PEDRO DE SOUZA LEITE nasceu em 1875 ... e que antigamente demorava-se muito para levar a registro ... poderia o nome dele estar nos livros de nascimento iniciais deste cartorio?



4- recebemos uma certidão (anexa) do cartório de imóveis daí de cambuci, onde consta em nome de MANOEL DE SOUZA LEITE NETO (que é a pessoa que informa a morte de PEDRO na certidão de óbito - anexa). Provavelmente deve ser um dos filhos do PEDRO. Assim talvez em seu nascimento ou óbito possa ter informações relevantes a nossa busca.

Data provável do nascimento de MANOEL DE SOUZA LEITE NETO ... estimada após o casamento de PEDRO (1892 ... até 1932);

Data provável de seu falecimento ... após 1942 (data em que celebrou a escritura do imóvel).

e, por fim, vê-se tambem na certidão do imóvel ... que era vizinho ANTONIO DE SOUZA LEITE (certamente filho ou irmão) ... então as mesmas buscas acerca de ANTONIO seriam proveitosas.

Resposta

Link directo:

manoel de souza leite / maria julia de medeiros

#385775 | intelecto | 24 out 2017 16:45 | Em resposta a: #380644

Prezado Jorge Resende

Embora ainda não tenhamos encontrado o BATISMO ou a CERTIDÃO DE NASCIMENTO de nosso bisavô PEDRO DE SOUZA LEITE ... conseguimos algumas informações adicionais:

- em seu óbito consta que ele faleceu em 1949 aos 76 anos, logo deve ter nascido entre 1872/1873;
- já na certidão de seu casamento consta que ele nasceu em 01/02/1875. E mais que casou-se em 1892 aos 19 anos ... logo deve ter nascido em 1872/1873, ou seja, na mesma certidão, aparecem informações divergentes, mas que auxiliam na delimitação da data. Acho provavel que efetivamente tenha sido em 1875.

Nesta mesma certidão consta que a esposa dele (ELEOZINA FRANCISCA MACHADO / LEOZINA FRANCISCA LEITE) casou-se aos 17 anos ... (menor).

Todos moravam no 3º Distrito de Cambuci de Cambuci, chamado São João do Paraíso, estado do Rio de Janeiro.

-respondendo sua indagação ... descobrimos também que ANTONIO DE SOUZA LEITE era seu irmão, filho de MANOEL DE SOUZA LEITE e de MARIA JULIA DE MEDEIROS (os quais procuramos a certidão de casamento / nascimento / passaportes). Como já dito ... vieram dos Açores ... ilha de São Miguel ... provavelmente antes de 1875 ... pois seu filho PEDRO consta como sendo brasileiro.

Qualquer ajuda .. ou indicação ... agradeço muito.
Por favor entre em contato ...
ao menos para que possa agradecer-lhe mais fortemente por sua atenção.

William Melo
intelecto@lycos.com
RJ Brasil 24/10/2017

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 13:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen