Busca de antepassado espanhol

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia

Busca de antepassado espanhol

#382738 | sandramorado | 11 jul 2017 03:53

Olá a todos
Procuro pela certidão de nascimento de meu avô espanhol. Necessito da mesma para meu processo de cidadania portuguesa ( avó portuguesa casada com o espanhol). Os únicos dados que tenho são:
Nome : Antonio Peres
D/N : 19/03/1900 em Orense
pai: Manoel Peres
mãe: Anna Carnero
Ele casou-se com minha avó Ermelinda Martins em Santos, São Paulo aos 19/10/1929.
Faleceu em 17/12/1957 em Santos.
Os documentos de minha avó já consegui todos através de pesquisa na internet, porém no caso de meu avô espanhol não sei quais sites espanhóis pesquisar.
Agradeço imensamente se puderem me orientar pois me falta apenas esse documento para minha cidadania portuguesa.

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#382740 | Advisor | 11 jul 2017 11:22 | Em resposta a: #382738

Si el lugar de nacimiento de su abuelo es el municipio de Ourense, puede solicitar directamente la certificación literal de nacimiento al
Registro Civil
Rúa Velázquez, s/n
32071 OURENSE (España)
T 34/988687009
F 34/988687011
pero si como ocurre muchas veces, Ourense se refiere a la provincia (que está formada por 92 municipios), entonces tendrá que determinar el municipio concreto, pues los Registros Civiles se organizan precisamente por municipios; en este segundo caso, diga cual es el municipio y le haré llegar la dirección postal del Registro. Le envío un enlace con los municipios de la provincia de Ourense, con sus nombres en castellano y en gallego.
https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Municipios_de_la_provincia_de_Orense
Advisor

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#411774 | edupadilha | 31 jan 2019 19:12 | Em resposta a: #382738

Olá, boa tarde a todos
Procuro pela certidão de nascimento de meu avô espanhol. Necessito da mesma para meu processo de cidadania ESPANHOLA ( avô ESPANHOL casado com minha avó Brasileira em 27/09/1913 na cidade de São Borja -RS). Os únicos dados que tenho são:
Nome : Santiago Matheus Gutierres
D/N : 28/12/1890 não sei o local...nem onde faleceu....pode ter sido no Brasil ou ter retornado para a Espanha
pai dele : Placido Matheus
mãe dele : Thereza Gutierres Gomes
Ele casou-se com minha avó Cassiana Ferreira Gutierres em São Borja - Rio Grande do Sul em 1913 conforme citado acima.
Não sei onde Faleceu e onde nasceu dentro dos vários "distritos" da Espanha.
A certidão de Casamento com minha avó já consegui através de pesquisa no Arquivo Publico Estadual em Porto Alegre-RS, porém no caso de meu avô espanhol não sei onde nasceu e quais sites espanhóis pesquisar devido a ter vários "distritos".
Agradeço imensamente se puderem me orientar pois me falta apenas esse documento para dar entrada na minha cidadania ESPANHOLA. Grato, no aguardo, JORGE EDU GUTIERREZ PADILHA -Florianópolis/SC. edupadilhaimoveis@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#411806 | mila1000 | 01 fev 2019 14:05 | Em resposta a: #382738

Edu,

Verifique bem os documentos que encontrar. O casamento em 1913 seria o primeiro de Santiago? Sua avó Cassiana faleceu quando?

Há um outro casamento do Santiago em São João de Meriti - RJ, onde consta que é brasileiro, tendo apresentado uma carteira da Marinha. Isso tem que ser verificAqui estáado, pois, ele pode ser naturalizado.

Santiago tinha irmãos: Benito e Laura, casados em São Joao de Meriti. Só Laura consta como espanhola.

Aqui está o que mencionei acima:

11 de agosto de 1923 –casamento de Santiago MatheusGutierres com Amalia Mendes -S.João Meriti 0 RJ
Santiago Matheus Guttierres

Tipo de evento Marriage Registration
Local do evento São João de Meriti, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Brasil
Data de casamento 11 Aug 1923
Nome do pai Placido Matheus

Nome da mãe Thereza Guttierres Gomes
Nome do cônjuge Amalia Mendes
Nome do pai do cônjuge Antonio Thomé Mendes
Nome da mãe do cônjuge Maria Leopoldina Mendes
Página 17
Número de entrada 43

Ele 32 anos,28/12/1890, RJ brasileirou

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D483-XMD?i=20&cc=1582573


Benito

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D483-D76?i=193&cc=1582573

Benito Matheus Gutierres nascido em 15/1/1895 natural de vassouras, imagens 193 e 194
Thereza Gomes Gutierrez, espanhola, nascida em 15/10/1866
Plácido Matheus gutierrez falecido
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D483-8C6?i=192&cc=1582573

irmã Laura, nascida na Espanha
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XC63-N6C?i=26&cc=1582573


Consta que ,no periodo de 1913 a 1915. Santiago era guarda em Uruguaiana. Nada mais do que isso.

Se tem certeza de que Santiago era espanhol, procure na Curia ou na igreja de São Borja, a dispensa matrimonial do casamento religioso. Se ele casou na igreja, deve ter dito onde nasceu.
Fale no arquivo P.A. se possuem processo de naturalização, ou, se o arquivo está no RJ.

Nada mais encontrei.
Boa sorte.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#411903 | edupadilha | 05 fev 2019 13:31 | Em resposta a: #382738

Olá Mila, muito bom dia !!! Obrigado por sua ajuda. Não sei como agradecer você, mas preciso ainda de sua ajuda.

Veja bem: Para mim é uma grande surpresa estas "novas" informações que vc está me passando, pois a unica coisa que sei é que quando eu nasci em 1957, pelo que soube bem depois meu avô já não estava mais conosco, pois não o conheci, mas sempre soube que era ESPANHOL. Nunca comentaram se ele havia se "separado" de minha avó Cassina e posteriormente casado de novo. Minha mãe Laura Gutierres, que morreu em 23/06/2009 na cidade de Porto Alegre-RS aos 96 anos e minha avó Cassina faleceu também em Porto Alegre em 29/07/1973 aos 99 anos nunca comentaram nada. Pelo que me constava, este sim até este momento era o 1º casamento de meu avô Santiago Matheus Gutierres.

Como poderia ter acesso as certidões de casamento dele com Amália no RJ..????

E como conseguir a Certidão de óbito de meu bisavô Placido conforme sua informação ??? Bem como a de meu avô Santiago Matheus Gutierres ???

E se a "irmã" dele, Laura era nascida na Espanha ele também era pois os pais dele moravam lá segundo o Arquivo estadual de POA-RS não poderiam um filho ter nascido aqui e outro la.

Minha mãe : Laura Gutierres Padilha ( já falecida ) era filha unica do casal Santiago Matheus Gutierres e Cassina Ferreira Gutierres. Certamente neste primeiro casamento.

Quanto ao fato dele ter trabalhado como guarda na cidade de Uruguaiana-RS também já tinha esta informação.

Certo de que poerei obter sua ajuda, fico no aguardo

Grato, Jorge Edu Gutierrez Padilha

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#411906 | edupadilha | 05 fev 2019 14:07 | Em resposta a: #411806

Olá Mila, muito bom dia !!! Obrigado por sua ajuda. Não sei como agradecer você, mas preciso ainda de sua ajuda.

Veja bem: Para mim é uma grande surpresa estas "novas" informações que vc está me passando, pois a unica coisa que sei é que quando eu nasci em 1957, pelo que soube bem depois meu avô já não estava mais conosco, pois não o conheci, mas sempre soube que era ESPANHOL. Nunca comentaram se ele havia se "separado" de minha avó Cassina e posteriormente casado de novo. Minha mãe Laura Gutierres, que morreu em 23/06/2009 na cidade de Porto Alegre-RS aos 96 anos e minha avó Cassina faleceu também em Porto Alegre em 29/07/1973 aos 99 anos nunca comentaram nada. Pelo que me constava, este sim até este momento era o 1º casamento de meu avô Santiago Matheus Gutierres.

Como poderia ter acesso as certidões de casamento dele com Amália no RJ..????

E como conseguir a Certidão de óbito de meu bisavô Placido conforme sua informação ??? Bem como a de meu avô Santiago Matheus Gutierres ???

E se a "irmã" dele, Laura era nascida na Espanha ele também era pois os pais dele moravam lá segundo o Arquivo estadual de POA-RS não poderiam um filho ter nascido aqui e outro la.

Minha mãe : Laura Gutierres Padilha ( já falecida ) era filha unica do casal Santiago Matheus Gutierres e Cassina Ferreira Gutierres. Certamente neste primeiro casamento.

Quanto ao fato dele ter trabalhado como guarda na cidade de Uruguaiana-RS também já tinha esta informação.

Certo de que poerei obter sua ajuda, fico no aguardo

Grato, Jorge Edu Gutierrez Padilha

Resposta

Link directo:

Busca de antepassado espanhol

#445517 | edupadilha | 31 jan 2023 14:23 | Em resposta a: #411906

Bom dia !
Dando seguimento as pesquisas após 2019 , solicito verificarem a origem de Plácido Matheus ( Pai de Santiago Matheus Gutierres )..Ele - Plácido Espanhol...porém não sei onde nasceu na Espanha. A Esposa Theresa Gomes Gutierres ...filhos deles: Santhiago Matheus Gutierres (nascido 28/12/1890) ; Benito Matheus Gutierres ( nascido em15/01/1895);Laura Gutierres Gomes .....
Plácido era meu Bisavô e somente através dele posso solicitar minha cidadania Espanhola.
Grato, no aguardo Jorge Edu Gutierres Padilha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 22:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen