A (Presumível) Ascendência Inglesa de Vasco da Gama

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Famílias | Formação | Heráldica | Pessoas

A (Presumível) Ascendência Inglesa de Vasco da Gama

#383006 | RoderickM | 20 jul 2017 17:25

Boas, li na página da wikipedia tanto na versão Inglesa como na versão Portuguesa o nosso herói Vasco da Gama, descobridor do caminho marítimo para a Índia terá ascendência pelo lado materno de senhores Ingleses do ano longínquo de 1381 relacionados com uns tais de Sudley que terão acompanhado um tal de Edmundo de Langley para auxiliar Dom Fernando na 3ª Guerra Fernandina contra Castela.

Ora fiquei curioso com tal ascendência pois sempre pensei que Vasco da Gama não tivesse ascendência estrangeira recente como boa parte da Nobreza daquela altura tinha (e ainda daquela que hoje subsiste ainda que sem os privilégios que gozavam até à Proclamação da Républica) e decidi procurar pela linhagem do Navegador Alentejano e deparei-me com vários threads/tópicos acerca do assunto da família Sodré (do qual fazia parte a mãe de Vasco da Gama, Maria Isabel Sodré) e ao que parece tal ligação dos Sodrés com os Lungleys parece inconsistente segundo a documentação postada pelo Caríssimo Sérgio Sodré, e que talvez a Ascendência Inglesa fosse um mito para aumentar o prestígio da Família Sodré.

Ora reparei que a maioria desses tópicos datam de 2012, 2009 ou 2004, ou seja já estarão algo "outadated"/ultrapassados então a minha questão seria se houve mais desenvolvimentos e descobertas em relação às Origens dos Sodrés e da relação dessa família com Inglaterra.

Cumprimentos, Rodrigo Martins.

Resposta

Link directo:

A (Presumível) Ascendência Inglesa de Vasco da Gama

#383012 | saintclair | 20 jul 2017 18:31 | Em resposta a: #383006

-
http://geneall.net/pt/forum/84445/d-vasco-da-gama-avos-maternos-correccao/#a319942

Resposta

Link directo:

A (Presumível) Ascendência Inglesa de Vasco da Gama

#414106 | Sérgio Sodré | 23 abr 2019 17:24 | Em resposta a: #383006

O que de mais recente conheço sobre Sodré está nos artigos deste blogue..., nomeadamente a desmistificação da ligação a Sudley que, também eu, aceitei como boa durante anos.

https://sodre.blogs.sapo.pt/442.html

cumprimentos a todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 02:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen