Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#383223 | genealogia80 | 29 jul 2017 21:56

Caros membros, boa noite!


No Geneall e no seguinte link: http://geneall.net/pt/nome/2420063/camila-alvares/ há a indicação de:

I.- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, f.º de Pedro Carneiro da Fontoura e de Violante Rodrigues da Roda, que casou com Úrsula Padrão, ter tido, pelo menos, um filho havido em CAMILA ÁLVARES:
--II.- AFONSO ÁLVARES DA FONTOURA, nat. de Outeiro Seco, Chaves, c.g.


Esta ligação entre os Carneiro da Fontoura e estes Álvares está provada? Ou é uma hipótese?




Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#383696 | genealogia80 | 17 ago 2017 09:52 | Em resposta a: #383223

Bom dia!


Renovo este tópico respeitante ao seguinte link: http://geneall.net/pt/nome/2420063/camila-alvares/

I.- ANTÓNIO CARNEIRO DA FONTOURA, f.º de Pedro Carneiro da Fontoura e de Violante Rodrigues da Roda, que casou com Úrsula Padrão, ter tido, pelo menos, um filho havido em CAMILA ÁLVARES:
--II.- AFONSO ÁLVARES DA FONTOURA, nat. de Outeiro Seco, Chaves, c.g.


Esta ligação entre os Carneiro da Fontoura e estes Álvares está provada? Ou é uma hipótese?




Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#384288 | genealogia80 | 08 set 2017 22:24 | Em resposta a: #383223

Bom noite!


Renovo este tópico respeitante ao seguinte link: http://geneall.net/pt/nome/2420063/camila-alvares/

Esta ligação entre os Carneiro da Fontoura e estes Álvares está provada? Ou é uma hipótese?




Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389728 | genealogia80 | 02 mar 2018 21:01 | Em resposta a: #383223

Boa noite.


Renovo o tópico. Obrigado.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389740 | Al.Cunha | 03 mar 2018 20:34 | Em resposta a: #383223

Prezado confrade

Ver:
Famílias de Chaves de Luiz de Mello Vaz de São Payo diz: António Carneiro da Fontoura (n.c. 1573), recebeu ordens menores em Braga a 21-12-1585, dito *filho que ficou de Pedro da Fontoura*, foi pai do seguinte filho, havido em Camila (Álvares), criada do almoxarife João Vahia de Mesquita - (Seu nome) Francisco da Fontoura b. a 25.3.1593 etc.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389744 | genealogia80 | 04 mar 2018 15:33 | Em resposta a: #389740

Prezado Confrade,


Boa tarde.

Muito obrigado pela sua mensagem. Confirma-se o que eu sempre suspeitei e que levantei em hipótese num livro que publiquei, em 2012.


Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389745 | genealogia80 | 04 mar 2018 15:55 | Em resposta a: #389740

Prezado Confrade,


Acha viável esta ligação que apresento a seguir? É que nas «Famílias de Chaves», não consta este filho de António Carneiro da Fontoura e de Camila Álvares: AFONSO ÁLVARES DA FONTOURA https://geneall.net/pt/nome/2420064/afonso-alvares-da-fontoura/

Fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor. Muito obrigado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389748 | Al.Cunha | 04 mar 2018 18:51 | Em resposta a: #383223

Prezado confrade

Boa tarde

Não tenho Geneall Plus.

Se Afonso Alvares for filho de António Carneiro da Fontoura e de Camila Álvares é muito provável que tenha nascido entre 1595 e 1598. Conhece a data de seu nascimento?

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389749 | genealogia80 | 04 mar 2018 19:39 | Em resposta a: #389748

Prezado Confrade,


Boa noite. Não sei a data de baptismo. Há apenas uma conjectura que apresentei numa investigação que fiz e que publiquei em 2012.

Nela, apresentava a hipótese desta filiação. Contudo, não sei quem é que colocou aqui, no Geneall, isto como certo. Por isso, gostava de perceber e de entender.

É verdade que, para a época apontada, o nome Camila, não é «propriamente vulgar». E Outeiro Seco, de onde era natural este filho que é meu antepassado directo, dista cerca de 3km de Chaves. havendo esta grande probabilidade de ser filho dos mencionados.

Também os descendentes usaram ÁLVARES e FONTOURA que, a contar com Camila Álvares, o usaram durante 3 (três) gerações seguidas, pelo menos. O nome Fontoura, também é transmitido e os descendentes tornam-se FSO e morgados, casando nas Famílias da principalidade de Chaves e seu termo.

Sabendo que existiu uma Camila Álvares, e que teve, pelo menos, um filho bastardo (mencionado em «Famílias de Chaves»), é natural que também tenha tido mais... Daí o nome: Camila ser o elo, bem como o usarem ÁLVARES e FONTOURA. Entretanto, os nomes --- na minha linha ---, deixaram de se usar e usou-se principalmente Coelho de Melo, de Santo Estêvão (de Faiões), onde foi instituído um vínculo.

Saber-me-á dizer algo mais sobre esta minha dedução? Até aos que lhe apresento, há documentação. Ou conhece alguém que estude estas Famílias Flavienses? Obrigado.


Fico a aguardar uma resposta da sua parte e apresento os meus cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389750 | Al.Cunha | 04 mar 2018 21:18 | Em resposta a: #383223

Prezado confrade

Boa noite.

Sem pretender ofender alguém, só o simples facto de vir mencionado no Geneall, para mim, não lhe aumenta a credibilidade.
Não sei se tem dados concretos ou se faz uma suposição atendendo aos apelidos Fontoura e Álvares.

Em *Famílias de Chaves* pode encontrar, por exemplo, os filhos de Manuel da Fontoura casado com Ana Álvares: Francisco b. 13-1-1577 e Manuel b. 29-3-1581 para os quais não seria de estranhar que usassem os apelidos Álvares e Fontoura.

Ficava agradecido se me desse a conhecer os factos concretos que conhece.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389751 | genealogia80 | 04 mar 2018 22:20 | Em resposta a: #389750

Prezado Confrade,


Boa noite.

Grato uma vez mais lhe fico, por responder às minhas questões.

A linha documental é:

I- FRANCISCO COELHO, nat. de Vilela Seca, concelho de Chaves, irmão do Padre António Pires de Mello (Reitor de Santo Estêvão e instituidor do «Morgadio de São Bartolomeu/ Morgadio do Castanheiro»), c.c. COMBA LOPES, nat. de Santo Estevam de Fayoens, concelho de Chaves.
Tiveram, pelo menos:
--II- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:


--II- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido por volta de 1630-1635), nat. de Santo Estêvão, c.c. JOÃO ÁLVARES FONTOURA [Ordenou-se Padre, em 1665, depois de viúvo (ADBraga), proprietário rico em bens e homem da principalidade e proveniente de uma Família de Padres, Frades «e mais Clérigos»], natural Santo Estêvão, o qual deve ter nascido entre 1625-1635. Era filho de AFONSO ÁLVARES FONTOURA****, nat. de Outeiro Seco, concelho de Chaves e de CATARINA FERNANDES.
Tiveram, pelo menos:
---III- MARIA COELHO DE MELLO, que segue:
---III- GREGÓRIO COELHO DE MELLO, que fez Inquirição de Genere, em Braga, em 23.11.1689. No seu Processo de Genere, consta que os Avós Paternos e Maternos «são e foram pessoas nobres das principais deste concelho». Administrador e Morgado do «Morgadio de São Bartolomeu/ Morgadio do Castanheiro».

---III- MARIA COELHO DE MELLO (deve ter nascido entre 1650 - 1655), nat. de Santo Estêvão (de Faiões), c.c. PEDRO AFONSO TEIXEIRA, Capitão de Ordenanças de Ervões, nat. do lugar de Alpande, freguesia de Ervões, concelho de Valpaços, filho de PEDRO AFONSO TEIXEIRA, também Capitão de Ordenanças de Ervões, homem da principalidade, nat. de Alpande e de MARIA FERNANDES, do lugar de Vila Nova, freguesia de Santiago da Ribeira de Allheriz, concelho de Valpaços.
Tiveram, entre outros:
----IV- Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, que foi bap. 15.01.1697. Administrador e Morgado do «Morgadio de São Bartolomeu/ Morgadio do Castanheiro». Deste Padre houve descendência.




****AFONSO ÁLVARES FONTOURA, natural de Outeiro Seco, deve ter nascido entre 1590-1600. Esta foi a dedução para o entroncamento com Camila Álvares e o facto das datas de nascimento, estarem devida e cronologicamente adequadas, para o nascimento de seu futuro filho: João Álvares da Fontoura (acima nomeado em n.º II).



Manuel da Fontoura, que casou com Ana Álvares teve esses dois filhos. Mas esses filhos são de Chaves? Um nasce em 1577 e o outro em 1581.


O meu antepassado nasceu em Outeiro Seco (a 2--3 quilómetros de Chaves), tal como consta em toda a documentação compulsada.



Mais uma vez, muito grato e fico a aguardar uma resposta da sua parte, se fizer o favor.


Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389756 | Al.Cunha | 05 mar 2018 14:05 | Em resposta a: #383223

Prezado confrade
Bom dia.

Há muitos anos comecei a interessar-me por pesquisa genealógica, única e exclusivamente, para ficar a conhecer os meus ascendentes. Nada me interessa a genealogia em geral.

Por ter ascendentes Carneiro, Fontoura, Leite etc , de Chaves, a sua mensagem no Forum foi-me familiar, razão pela qual lhe respondi.

Da sua última mensagem deduzo que associou, aos dados que possuía, o nome de Camila Álvares unicamente porque, com acerto cronológico, encontrava uma solução para o nome Álvares Fontoura. Agradeço me diga se a minha leitura estiver errada.

Se foi essa a sua intenção, arranjo-lhe outra alternativa a partir dos dados de *Famílias de Chaves*:
Manuel da Fontoura (n.c. 1550) casado com Ana Álvares, pais de:
Francisco b. 13-1-1577
Manuel b. 29-3-1581
para os quais *Famílias de Chaves* não dá qualquer notícia a não ser a hipótese de Manuel poder ter sido o padre Manuel da Fontoura, vigário de Vilar de Anta.
Nestas condições poderemos supor que qualquer destes dois poderia ser pai de Afonso Álvares da Fontoura, que o confrade estima ter nascido entre 1590 e 1600, casado com Catarina Fernandes, pais de João Álvares Fontoura que poderia ter nascido entre 1625 e 1635.
Para os dois casos teríamos uma diferença de idades entre avô e neto de 48/58 e de 44/54 anos, valores absolutamente normais.

Também não é de excluir qualquer outra hipótese.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Os Carneiro da Fontoura e os Álvares, de Chaves e seu termo.

#389769 | genealogia80 | 05 mar 2018 21:09 | Em resposta a: #389756

Prezado Confrade,

Boa noite.

Os dados que mencionei, são de antepassados directos meus. No livro que publiquei, em 2012, levantei esta hipótese de filiação. Nada se descobriu até ao momento.

Dos filhos de Manuel da Fontoura e Ana Álvares, que se saiba apenas tiveram esses dois, sendo que até mesmo o autor do artigo «Famílias de Chaves», levanta dúvidas sobre o Francisco, nascido em 1577 e dá ao outro, nascido em 1581, o nome de Manuel --- o qual se terá tornado Padre. Creio que sejam ambos de Chaves.

O meu antepassado Afonso Álvares Fontoura, era natural de Outeiro Seco. Mas, é perfeitamente natural que também possa ser, eventualmente, filho de Manuel da Fontoura e de Ana Álvares.

Há a considerar que, na exausta investigação do Professor Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, existem lacunas, pois a Genealogia é feita disso mesmo, também. Há sempre dados que nos escapam... pessoas que sempre pensámos que viveram em «determinado local» e, alguém que faça pesquisas sobre a sua ascendência... os vá encontrar a viver a uns 20 a 30 km de distância, por exemplo! E isto traz novidades e adendas ao estudo genealógico.

Uma vez mais, agradeço a sua resposta e o cuidado.



Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen