Marcelo Caetano - genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Marcelo Caetano - genealogia

#17671 | LCM | 26 fev 2002 10:17

Procuro informações sobre a ascendência do Prof. Marcelo Caetano (Marcelo José das Neves Alves Caetano), n. em Lisboa em 1906.
Era filho de José Maria Alves Caetano, n. em Pessegueiro, Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, e de D. Josefa Maria das Neves, n. em Colmeal, Gois, também distrito de Coimbra, e recebidos em Évora, St.º Antão.
Neto paterno de Albino Alves Caetano (filho de Manuel Alves Caetano e de Joaquina Barata) e de Ana Rita de Almeida.
Neto materno de Joaquim das Neves e de Ana da Conceição.

Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17674 | AA | 26 fev 2002 11:11 | Em resposta a: #17671

Caro Lourenço Correia de Matos

Pode encontrar a ascendência do Prof. Marcelo caetano no Genea Portugal, mas apenas a linha paterna. Quanto à linha materna pouco ou nada há neste site.

Cumprimentos

António das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17676 | LCM | 26 fev 2002 11:49 | Em resposta a: #17674

Caro António,

Muito obrigado pela sua informação, que seja conhecia, como pode ver nos elementos que coloquei na mensagem Infelizmente os dados do Genea são parcos quanto a locais e datas pelo que, mesmo as gerações próximas, terão de ser feitas ou "refeitas" para se proseguir.

cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17692 | JCC | 26 fev 2002 16:06 | Em resposta a: #17671

Olá Lourenço

Fazes ideia porque terão sido recebidos em Évora?

O Marcelo era o filho mais velho, ou não?

E, já agora, para além do Manuel Caetano (que foi locutor da TV) havia um outro irmão, mais ou menos da idade da minha mãe (teria hoje à volta de 80 anos)e que morava da R. Alves Redol, ao pé do Técnico. Sei que tinha duas filhas, mais ou menos da minha idade, e que em tempos conheci.

Creio. todavia, que estes dois irmãos eram meios irmãos, folhos do mesmo pai.

Um abraço

João Cordovil Cardoso
PS: Vi no 118 Net e ainda existe um Alves Caetano na R. Alves Redol

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17697 | aeiou2 | 26 fev 2002 19:17 | Em resposta a: #17671

Ex.mo Senhor
Os pais do Prof.Doutor Marcelo Caetano viveram junto à Igreja dos Anjos,Lisboa onde julgo que terá sido baptizado.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17703 | pabreu | 26 fev 2002 19:53 | Em resposta a: #17697

A filha do Sr. Prof. Marcelo Caetano tem uma escola em Benfica.
Colegio Gra-Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17721 | LCM | 27 fev 2002 02:33 | Em resposta a: #17692

Caro João,

Sobre Marcelo e os irmãos existem bastantes elementos aqui no GeneaPortugal. O pai casou de facto duas vezes.
Os pais devem ter casado em Évora porque o pai era da Guarda Fiscal e talvez estivesse por lá...

Muito obrigado e um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17722 | LCM | 27 fev 2002 02:36 | Em resposta a: #17697

Olá Maria,

Os Pais do Doutor Marcelo Caetano viveram de facto nos Anjos mas já depois deste ter nascido, também em Lisboa, mas na freg. de Santo André Santa Marinha. O Pai de Marcelo foi Presidente da Conferência de S. Vicente Paulo dos Anjos e penso que tenha morrido nesta freg..

Obrigado pela colaboração.
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#17737 | GNPA | 27 fev 2002 13:01 | Em resposta a: #17671

Caro Lourenço

Quando estive em Coimbra, conheci o Padre Manuel Alves, que se interessava por genealogia e era parente, suponho que pelos Alves, do Prof. Doutor Marcelo Caetano. Se vir nisso alguma utilidade, posso tentar arranjar o seu endereço. Aproveito para lhe pedir que me desculpe de ainda não ter tido tempo para lhe enviar os dados que me pediu por ocasião do nosso encontro na última reunião do IPH; logo que tiver possibilidade, mando essas informações directamente para o seu e-mail.
Aceite um abraço amigo do seu confrade

Gonçalo Portocarrero de Almada

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#36716 | AA | 28 fev 2003 15:51 | Em resposta a: #17671

Caro Senhor Lourenço Correia de Matos,

Acabo de ler num livro recentemente publicado pelo Dr. Vasco Pulido Valente, intitulado "Marcello Caetano - Desventuras da Razão", que D. Josefa Maria das Neves, mãe de Marcello Caetano era descendente de José Acúrsio das Neves. Como nada mais é referido, e até porque o autor é um conceituado conhecedor do Sec. XIX português, penso que talvez se trate do célebre desembargador José Acúrsio das Neves (1766-1834), jurisconsulto e economista que aderiu à causa miguelista, da qual foi um dos maiores defensores. Tanto quanto pude averiguar, a base de dados do genea é omissa quanto a este assunto, mas é certo que o desembargador era oriundo da zona de Arganil, o que é geográficamente próximo de Colmeal, conselho de Góis, de onde provém a família do lado materno de Marcello Caetano.

Não sei se este dado lhe é útil, ou se dele já tem conhecimento. No entanto, se o Sr. LCM tiver alguma informação que possa divulgar neste ficar-lhe-ia grato pois o assunto é-me particularmente interessante.

Grato pela atenção

António J. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#36718 | LCM | 28 fev 2003 15:56 | Em resposta a: #36716

Caro António J. das Neves Almeida,

A Fotobiografia de Marcelo Caetano do Circulo de Leitores - onde se encontra a árvore de costados da minha autoria - foi publicada este mês pelo que a poderá encontrar na livraria do Circulo na Rua do Ouro.
Os Neves de Marcelo Caetano - tinha duas linhas - eram de facto de Arganil - freg. de Benfeita e de Celavisa - mas nada encontrei sobre o eventual parentesco de que fala. Pode me ter passado...

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#36722 | Conde | 28 fev 2003 16:42 | Em resposta a: #17671

Caro Lourenço:
Desta gente há parentes por aí, a saber:
O Conselheiro de Embaixada José Monteiro Baptista,do MNE que tem coisas dos Neves;
O Prof Óscar Barata do ISCSP,que é parente;
os vários Cruz Aguiar do Labrador,Cruz Aguiar Cortês (do Ministro Ulisses Cortês),Cruz Gomes,(vêr Genea)que têm uma genealogia meia artesanal, mas que fala destes ascendentes comuns.
Cito de memória.
Obs.Já tenho para lhe dar a revista com a genealogia dos Cancellas que em tempos prometi prometi e os l.ºs três números da falecida revista V.
Consideração,como dizem os nossos confrades do Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#36725 | AA | 28 fev 2003 17:04 | Em resposta a: #36718

Caro Lourenço Correia de Matos,

Agradeço a sua resposta tão pronta. Decerto que procurarei o livro de que me fala, onde poderei conhecer alguns dos meus antepassados. Sou neto de um primo direito de Marcello Caetano, pelos Neves.

Quanto ao tal parentesco com José Acúrsio das Neves, sinceramente não sei se ele lhe "escapou". O facto é apenas mencionado, como anteriormente escrevi, no livro de Vasco Pulido Valente. Infelizmente este livro não traz qualquer referência bibliográfica onde se possa verificar a fonte de tal informação. Por essa mesma razão recorri a si. Aliás, nunca na família ouvi falar em tal ligação familiar.

Cumprimentos

AA

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano e José Acúrsio das Neves

#37414 | rmfrp | 09 mar 2003 14:46 | Em resposta a: #36716

Caro António J. das Neves Almeida:

Chamou-me a atenção a referência neste tópico a José Acúrsio das Neves, cuja ascendência já foi abordada no tópico "Famílias de Arganil e Coja" por meu Parente José Caldeira, grande conhecedor das famílias desta região.

Há duas linhas Neves na ascendência de José Acúrsio das Neves, ambas por via paterna e com origem na freguesia do Sarzedo, concelho de Arganil. De facto, o pai de José Acúrsio, Dr. António das Neves Seco (baptizado no Sarzedo a 03.08.1727), era filho de Manuel Luís das Neves e Antónia das Neves, ambos do Sarzedo.

Manuel Luís das Neves era filho de Manuel Luís Abade, natural de Aveia (lugar da freguesia de Pombeiro da Beira) e de Ana Fernandes das Neves, natural do Sarzedo, casados no Sarzedo a 30.11.1688 (o registo não indica as respectivas filiações) e que também são meus antepassados.

Antónia das Neves era filha de Simão Antunes, natural do Fontão (lugar da freguesia de Mouronho) e outra Antónia das Neves, natural do Sarzedo.

Relativamente à ligação apontada pelo Dr. Vasco Pulido Valente não disponho de quaisquer elementos, mas no caso de estar correcta então José Acúrsio das Neves (nascido em 1766) seria provavelmente bisavô ou trisavô de D. Josefa Maria das Neves (nascida em 1859, segundo consta da base de dados do GP).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Cancela

#37434 | Portuguez | 09 mar 2003 20:10 | Em resposta a: #36722

Caro Conde

Gostaria de saber se o artigo sobre Cancelas é sobre Cancelas de Abreu, e em caso afirmativo qual o número e o nome da revista que os publica.
Grato
Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Cancela

#37439 | LCM | 09 mar 2003 20:49 | Em resposta a: #37434

Caro Alexandre,

A revista tem uma genealogia de Cancelas, antepassados entre outros dos Cancela de Abreu, e refere um ramo Tavares Festas C. de A. Se estiveres interessado posso-te emprestar, embora o artigo não esteja completo pois vem do número anterior. De qualquer forma o ramo T.F.C. de A. está completo.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Cancela de Abreu

#37440 | Portuguez | 09 mar 2003 20:58 | Em resposta a: #37439

Caro Lourenço

Muito obrigado, quantas páginas tens do artigo? Vou tentar arranjar o nº anterior para completar. Suponho que suba os Cancelas da Anadia, a minha dúvida é se sobe os Abreu de Pala em Mortágua também um pouco ou não, i.é, para cima de José dos Santos Abreu aqui tratado no GP em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=28920. Dás-me uma espreitadela?
Abç

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Cancela de Abreu

#37441 | LCM | 09 mar 2003 21:22 | Em resposta a: #37440

Alexandre,

O artigo neste número tem 7 páginas. A revista é a "AQUAnativa", n.º 8, Junho de 1995 (semestral).
Não se indica nada da ascendência Abreu nem sequer o nome dos pais de Abel de Matos Abreu c. com D. Maria José Monteiro Cancela.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Cancela de Abreu

#37442 | Portuguez | 09 mar 2003 21:31 | Em resposta a: #37441

Lourenço

Obgd. Tu não tens scanner pois não? Tenho todos os TFCA actualizados mais recentemente, (até ao Natal p.p. snme), mas só com nomes e datas. Pode ser que no artigo haja elementos biográficos interessantes?
Abç

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Cancela

#37448 | Conde | 10 mar 2003 08:11 | Em resposta a: #37434

É sobre os Cancelas dos Cancelas de Abreu e já dei a Revista ao LCM pelo que terá de ser ele a dizer.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cancela

#37462 | Portuguez | 10 mar 2003 14:37 | Em resposta a: #37448

Caro Conde

Muito obrigado.

Cumps.

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano e José Acúrsio das Neves

#37479 | AA | 10 mar 2003 17:29 | Em resposta a: #37414

Caro Rui Pereira,

Agradeço a sua mensagem, a qual me conduziu ao Tópico "Famílias de Arganil e Coja", onde pude ler os dados de que me fala. De facto, mais uma vez não encontrei qualquer parentesco entre José Acúrsio das Neves e a Mãe de Marcello Caetano, o que corrobora as pesquisas de Lorenço Correia de Matos já referidas neste tópico (que já tive oportunidade de ler).

Provavelmente a fonte de informação do Dr. Vasco Pulido Valente se tenha enganado.

De qualquer modo, renovo os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos

António J. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#37627 | JCALD | 12 mar 2003 18:49 | Em resposta a: #37479

Caro António J. das Neves Almeida:

Tendo algumas notas genealógicas sobre o Prof. Marcelo Caetano, em especial do lado materno que parece ser o mais desconhecido, decidi publicá-las. Provavelmente, muita desta informação constará do livro do Lourenço Correia de Matos, que ainda não li.
O Professor Marcelo Caetano nasceu em Lisboa a 17-8-1906, na freguesia da Graça (S. André e S. Marinha), na Travessa das Mónicas, num grande edifício que ainda lá está, defronte da antiga prisão de mulheres que esteve instalada no Convento do mesmo nome. Foi baptizado a 3 de Março do ano seguinte Foi o último filho e primeiro varão do primeiro casamento do pai, José Maria Alves Caetano (Pessegueiro, Pampilhosa da Serra , 11-10-1863 – Lisboa (Anjos) 27-1-1946), com D. Josefa Maria das Neves, que referirei adiante. Do segundo casamento com D. Maria da Encarnação Barata Rafael nasceriam mais 4 varões. (Omiti dois filhos que faleceram na infância, mas que figuram na base de dados do Genea).
José Maria Alves Caetano foi 1º Sargento do Exército, transitando depois para a Guarda-Fiscal. Foi depois funcionário da Alfândega de Lisboa, de que se aposentou em 11-10-1933 com o cargo de sub-inspector. Foi também um entusiasta do Movimento Regionalista e um dos seus pioneiros, tendo escrito muitos artigos sobre o assunto na imprensa regional. Enquanto guarda fiscal esteve colocado com a família em Évora, Lisboa e Porto, tendo por isso os filhos nascido em diversos lugares. Ultimamente residia na Rua Palmira 56-4º, a tal casa por trás da Igreja dos Anjos já aqui referida neste tópico, onde faleceu, bem como as suas duas mulheres.
Sobre a família materna de Marcelo Caetano, publicou o Pintor Fernando Costa três interessantes artigos intitulados «A Propósito de uma Colmealense Ilustre : Josefa das Neves – Esboço Genealógico» in «O Varzeense – Boletim Paroquial de Vila Nova do Ceira» (Mai., Jun. e Jul./Ago. de 1989), que irei resumir seguidamente.
José Maria Alves Caetano residia na Praça do Sertório em Évora, quando em 26-7-1863 na Igreja de S. Antão dessa cidade casou com:
1- D. Josefa Maria das Neves, que então residia em Lisboa, na Rua da Procissão (hoje Cecílio de Sousa) ao Príncipe Real, * Colmeal, concº de Gois, 25-7-1859 + Lisboa (Anjos) 1-3-1917, 2ª de 3 filhos de:

2- Joaquim das Neves, comerciante em Lisboa, * Colmeal 4-9-1831 e c. 1ª vez no Colmeal 16-4-1855 com
3- D. Ana Maria da Conceição * Colmeal 11-4-1830 + Colmeal 5-5-1880
Avós:
4- Pedro Gomes * Benfeita, concº de Arganil
5- Maria das Neves * Colmeal
6- António Estêvão * Colmeal
7- Josefa Maria * Sarnadas, Álvaro (hoje concº de Oleiros)
Bisavós:
8- António Gomes * Coja (hoje concº de Arganil)
9- Maria Nunes das Neves * Benfeita
10- Manuel das Neves * Celavisa (hoje concº de Arganil)
11- Joana Martins * Colmeal
12- Manuel Antunes * Malhou, Cabril, Pampilhosa da Serra
13- Maria Vitória * Colmeal
14- Manuel Antunes * Pecisgal (???), Sarnadas, Álvaro
15- Sebastiana de Boim * Sarnadas

Irmãos de D. Josefa Maria das Neves:
- D. Maria Joaquina das Neves * Colmeal 8-5-1857, c. c. Lourenço Antunes de Almeida e tiveram pelo menos 1 filha, Maria, baptizada em Lisboa (Mercês) a 24-7-1887.
- António Joaquim das Neves * Colmeal 19-12-1861, professor primário na sua terra, c. em Alvares (?) 23-2-1884 c. D. Emília das Neves e Silva * Pampilhosa da Serra, professora em Alvares. Exerceram depois ambos no Colmeal e, finalmente, em Sintra, onde foram homenageados com uma lápide na velha escola local, que não sei se ainda existe. Foram pais do Dr. Hermano Neves * Alvares 11-12-1884 e + Lisboa 2-3-1929, formado em Medicina pela Universidade de Wilhelm em Berlim, nunca a exerceu, vindo a ser um jornalista famoso e escritor. Seu filho Mário Neves, * Lisboa 18-1-1912, formou-se em Direito, mas dedicou-se também ao jornalismo e foi embaixador em Moscovo. (Fernando Costa, «Recordando o Jornalista Hermano Neves» in «Arganilia – Revista de Cultura da Beira-Serra» nº 9 – 1999. )
Fernando Costa refere ainda que, quando em 1961 foi inaugurado no Colmeal um Largo D. Josefa das Neves, muita gente da região de apelido Neves - Neves é muito frequente - começou a considerar-se parente de D. Josefa, nem sempre com razões bem fundamentadas. Pode ser esse o motivo do alegado parentesco com José Acúrsio das Neves. Mas não é absolutamente improvável o parentesco, pois os dois costados Neves de D. Josefa são, como se pode ver acima, originários do concelho de Arganil, de onde eram também os Neves de José Acúrsio.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#37668 | AA | 13 mar 2003 09:46 | Em resposta a: #37627

Caro José Caldeira

Foi realmente excelente a sua contribuição para o esclarecimento de algumas dúvidas que eu tinha acerca desta família. Por exemplo, o parentesco com o Dr. Hermano Neves. Por isso lhe estou grato. Tenho alguns dados que completam esta sua mensagem, nomeadamente quanto à descendência de Maria Joaquina das Neves (irmã de Josefa Maria das Neves) e de seu marido Lourenço Antunes de Almeida (meus bisavós através de seu filho primogénito Alfredo das Neves Almeida, n. 29/6/1885 em Lisboa, que, por sua vez, vem a ser o meu avô paterno). Daí o meu interesse neste assunto. Posso disponibilizá-los se estiver interessado. Gostaria também de saber se me pode dizer como posso eu obter cópia dos artigos da autoria de Fernando Costa. Não consegui obter os endereços postais das publicações referidas. Eventualmente poderia ser útil o contacto do própria autor que, segundo creio, também pertence a esta família.

Com os melhores cumprimentos

António J. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#37822 | 1781906 | 15 mar 2003 16:30 | Em resposta a: #17671

Meu caro Lourenço Correia de Matos,
Li o seu pedido de informação sobre a ascendência de meu pai, Marcello Caetano. Conheço, evidentemente, a árvore de costados que consta da Fotobiografia de Marcello Caetano, excelentemente elaborada, que não sabia ser da sua autoria. Por isso mesmo, não sei se posso acrescentar alguma coisa aos seus conhecimentos.
Talvez esclarecer alguns factos:
1.
- Meu avô, José Maria Alves Caetano, nasce, acidentalmente, em Pessegueiro de Cima, concelho da Pampilhosa. O seu pai, Albino Alves Caetano, vivia no lugar do Ramalhão (Simantorta), que dista cerca duma légua de Pessegueiro mas pertence à freguesia de Alvares, concelho de Gois. Daqui são naturais os irmãos do meu avô;
- Destes, julgo que identifico todos: Manuel, mais velho que o meu avô, Ludovina e Generosa. Descendentes de Generosa, Alves André, ainda vivem no Ramalhão, Simantorta, na casa da família.
- Já na Fotobiografia se conta a história da vinda do meu avô José Maria para Lisboa e as razões do seu longo período de tropa. E, de facto, estava colocado em Évora quando casou: em 1890, em 26 de Julho, na Igreja paroquial de Santo Antão da cidade, concelho e distrito de Évora, o segundo sargento do Batalhão municiado junto da Guarda Fiscal José Maria Alves Caetano, de 26 anos de idade, morador na Praça do Sertório, 1 – 1º, contraiu matrimónio com Josefa Maria das Neves, de 30 anos de idade, natural da freguesia do Colmeal, concelho de Góis, moradora na Rua da Procissão (hoje denominada Rua Cecílio de Sousa), freguesia de Nossa Senhora das Mercês, da cidade e diocese de Lisboa. Foram testemunhas António Joaquim das Neves, irmão de Josefa, professor oficial na Vila de Sintra, e o colega do noivo, primeiro sargento de Cavalaria da Guarda Fiscal, João Thomás Morgado (informação obtida em Fernando Costa, “O Varzeense”, Boletim Paroquial de Vila Nova do Ceira, Ano XXVI, Nº 200, Julho/Agosto de 1989. O autor é bisneto de uma irmã de Josefa das Neves, Maria Joaquina).
- Depois de um período em Évora e no Porto, por obrigações da sua vida profissional, volta a residir em Lisboa entre finais de 1895 e princípios de 1896, e na Capital residirá até à sua morte. Em 17 de Janeiro de 1897, nasce mais uma filha, Olga de Jesus (já tinham nascido anteriormente as suas filhas Arminda e Emília), outra em 2 de Novembro de 1901, Lucinda, e por último, em 17 de Agosto de 1906, o único filho varão que sobreviveu do casamento de José Maria com Josefa Maria, Marcello José. Em 1902 já o casal tinha mudado residência para a Travessa das Mónicas, 45 – 3º, onde nasceu Marcello, baptizada na igreja da Graça, freguesia de Santo André e Santa Marinha, em 3 de Março de 1907.
- A partir de Junho de 1914, José Maria Alves Caetano passa viver nos Anjos, na Rua Palmira, no 4º andar do n.º 56, junto à Avenida Almirante Reis. Aí viverá o meu pai até casar, em 1930 e aí morrerá o meu avô em 1946.
- Posso identificar os nomes de quase todos os descendentes dos irmãos do meu avô, mas julgo que não é isso que lhe interessa. Nada sei sobre os antepassados de Albino Alves Caetano, meu bisavô
- Para satisfazer a curiosidade do João Cordovil Cardoso, informo que é o meu tio José Pedro, meio irmão do meu pai, que vive na rua Alves Redol e tem duas filhas, Teresa e Maria do Rosário.
2.
- Dos antepassados Neves também não sei muito. Posso esclarecer que nunca ouvi na família afirmar que José Acúrsio das Neves fosse nosso ascendente. Ouvi referir, isso sim, que era da mesma família Neves, parente colateral, pois.
- O que sei sobre os meus antepassados Neves está fundamentalmente registado nos artigos de Fernando Costa em “O Varzeense” (ver, por exemplo, Agosto de 1987 e Maio, Julho e Agosto de 1989).
- Constou-me que a família César das Neves, a que pertence o Prof. João César das Neves é aparentada. O companheiro do meu avô José Maria, quando veio para Lisboa, aos 12 anos, trabalhar como marçano na casa dum patrício, consta ter sido um César das Neves.
- A minha avó, Josefa das Neves, tinha uma irmã e um irmão. A irmã, Maria Joaquina, casou com Lourenço Antunes de Almeida, dando origem ao ramo Neves de Almeida, a que pertence o seu correspondente e meu parente António J. Neves de Almeida (neto de Alfredo, primo direito do meu pai), que não conheço mas daqui cumprimento.
- O irmão, António Joaquim das Neves, foi professor oficial na Vila de Sintra (onde existe ainda uma lápide com o nome dele, na antiga escola oficial, junto à Câmara Municipal), entre outras coisas (ver os n.ºs 175 a 183, de 1987 e 1988, do já citado “O Varzeense”, Boletim Paroquial de Vila Nova do Ceira, os artigos da autoria de Fernando Costa. Teve uma filha e um filho. O filho, Hermano Neves, foi médico e jornalista, muito conhecido na sua época (devia ser cerca de 20 anos mais velho que o meu pai e morreu novo), e o seu filho, Mário Neves, foi também conhecido como jornalista, no “Diário de Lisboa” e na “Capital”, foi Comissário da Feira das Indústrias Portuguesas, tendo sido embaixador a seguir ao 25 de Abril (foi o primeiro embaixador português na União Soviética).
3.
- Por último, nunca ouvi falar dos parentescos referidos pelo Sr. Conde. Trabalhei, já há muitos anos, com o Prof. Óscar Barata, e nunca falámos de qualquer parentesco existente entre nós (embora o apelido exista na família do meu avô e a sua segunda mulher se tivesse chamado Maria da Encarnação Barata). Também é novidade o parentesco com as famílias Cruz. Gostava de saber mais sobre “esta gente”.

Ao seu dispor para prestar qualquer esclarecimento que esteja ao meu alcance.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#37832 | LCM | 15 mar 2003 20:46 | Em resposta a: #37822

Caro Miguel Caetano,

Muito obrigado pelas informações sobre o Senhor seu Pai.
Quando abri este tópico encontrava-me ainda a fazer investigações para a árvore agora publicada pelo Circulo de Leitores. Do resultado final apenas lamento não ter conseguido recuar na varonia, ou seja, no apelido Caetano.
Mais uma vez agradeço a sua mensagem.

Com os melhores cumprimentos

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#37873 | JCALD | 16 mar 2003 17:07 | Em resposta a: #37668

Caro António J. das Neves Almeida:

Ainda bem que os apontamentos que lhe transmiti lhe foram de alguma utilidade.
Vejo que entretanto foram confirmados e acrescentados por um ... do próprio Prof. Marcelo Caetano.
Em relação ao contacto que me pediu do senhor Fernando Costa, já o obtive e telefonei-lhe para pedir licença para lhe fornecer o número. Mas não foi possível falar com ele por se encontrar doente com alguma gravidade. A mulher ficou com o meu telefone para me avisar logo seja possível falar com ele.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#37914 | AA | 17 mar 2003 09:18 | Em resposta a: #37873

Caro José Caldeira

Escrevo apenas para lhe agradecer o seu cuidado em contactar Fernando Costa. Fico pois a aguardar notícias e as melhoras do doente.

Com os melhores cumprimentos

António J das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#37915 | AA | 17 mar 2003 09:35 | Em resposta a: #37822

Caro Miguel Caetano (Caro Parente)

Permita-me que agradeça e retribua os cumprimentos que me enviou no seu comentário, os quais são bastante úteis para as minhas averiguações sobre a ascendência dos Neves, assim como para o esclarecimento de alguns laços de parentesco dos quais apenas tinha ouvido falar muito vagamente. Considere-me também ao seu dispor para o esclarecimento de quaisquer pormenores sobre este assunto.

António J. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#38438 | JCALD | 25 mar 2003 16:43 | Em resposta a: #37914

Caro António J das Neves Almeida:

Lamento comunicar que veio hoje no jornal a notícia do falecimento do Pintor Fernando Costa.

Aproveito a oportunidade para o informar que possuo nos meus apontamentos mais umas 4 gerações da ascendência materna do Prof. Marcelo Caetano (antepassados da Benfeita). Se estiver interessado, poderei enviar-lhe esses elementos.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#38495 | Conde | 26 mar 2003 09:13 | Em resposta a: #37822

Prezado Senhor:
Para as informações que referi, poderá contactar com o Senhor Dr. José Monteiro Baptista, Conselheiro do MNE.Pertence a uma família de Porto da Balsa, parente dos Neves ou é mesmo Neves. Não sei quem fez a genealogia que vi há décadas de onde extraio de memória as informações que dei. Mas posso aditar que referia ainda a linha do Prof Raul Ventura e do Prof. Júlio Gonçalves,salvo erro ligados ao ramo Cruz Aguiar,do Ministro Ulisses Cortês. Mas já lá vão muitos anos e tenho medo de me enganar se disser mais. Em todo o caso vi uma fotocópia e portanto devem sobrar vários exemplares dessa genealogia.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#38501 | AA | 26 mar 2003 10:53 | Em resposta a: #38438

Caro José Caldeira

Obrigado pela notícia que em vão procurei em vários jornais de ontem. Não encontrei nada nos obituários. Em conversa de família cheguei à conclusão que tive, há muitos anos oportunidade, de conhecer e conversar com o Fernando Costa, cujo falecimento também lamento. Continuo, no entanto, interessado em contactar a família dele.

É claro que me daria imenso jeito ter as 4 gerações de antepassados meus que me fala (da Benfeita), se mas puder enviar.

Mais uma vez agradecido e com os melhores cumprimentos

António J. das Neves Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#38515 | 1781906 | 26 mar 2003 16:52 | Em resposta a: #38495

Meu caro Senhor Conde,
Agradeço as suas informações e tentarei contactar com o Senhor Dr. José Monteiro Baptista.
Cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#38570 | JCALD | 27 mar 2003 18:45 | Em resposta a: #38501

Caro António das Neves Almeida:

Esqueci-me de lhe dizer que a notícia do óbito de Fernando Costa vinha no jornal regional «A Comarca de Arganil».

Dou seguidamente os seus costados da Benfeita, numerando-os a partir do antepassado n.º 24 (numeração Sosa-Stradonitz em referência ao Prof. Marcelo Caetano):

24-António Gomes * Coja cc (Capela de N. S. da Assunção, Benfeita 3-7-1792)
25-Maria Nunes das Neves * Benfeita

48-...
49-Maria Gomes * Coja
50-Luís José * Monte Frio, Benfeita cc (Benfeita 14-9-1758)
51-Maria Nunes * Benfeita

98-António Gomes de Matos * Coja
99-Maria Gomes * Coja
100-Bento Lopes * Monte Frio cc (Benfeita 28-9-1729)
101-Úrsula Lopes * Monte Frio
102-Domingos Nunes * Benfeita cc (Benfeita 26-3-1726)
103-Catarina Dias * Sardal, Benfeita

200-Domingos Lopes * Monte Frio
201-Domingas Nunes * Soito da Ruiva, Pomares
202-António Dias Frade * Luadas, Benfeita
203-Iria Lopes * Monte Frio
204-Manuel Nunes * Vinhó, Vila Cova de Sub Avô
205-Catarina Dinis * Folques
206-João Dias * Sardal
207-Maria Simões * Pardieiros, Benfeita

400-António Fernandes e
401-Maria Fernandes, de Monte Frio
402-João Martins e
403-Ana João, de Soito da Ruiva
404-Bartolomeu Dias e
405-Isabel Simões, das Luadas
406-Bento Lopes e
407-Maria Nunes, de Monte Frio
408-Manuel Nunes e
409-Maria Nunes, de Vinhó
410-João Marques e
411-Maria Marques, de Folques
412-Diogo Dias e
413-Maria Francisca, do Sardal
414-João Antunes e
415-Maria Simões, dos Pardieiros

Melhores cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#38799 | 1781906 | 01 abr 2003 19:16 | Em resposta a: #38501

Caro António das Neves Almeida,

Não sei se já conseguiu obter os exemplares do Varzeense em que o nosso parente Fernando Costa, de cujo falecimento tomei conhecimento por este Forum, escreve sobre os Neves. Sei que ele era neto de uma irmã do seu avô Afredo, chamada Maria.
Caso não tenha obtido os tais exemplares, poderei enviar-lhe fotocópias dos mesmos para o endereço que me indicar.
Cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#38814 | AA | 02 abr 2003 08:59 | Em resposta a: #38799

Caro Miguel Caetano,

Infelizmente ainda não consegui qualquer dos exemplares. Por isso muito lhe agradeço a oferta, que de bom grado aceito. Poderá ver o meu endereço no final desta mensagem.

Quanto ao Fernando Costa, vi-o apenas uma vez há muitos anos, por ocasião da morte do meu pai, sem no entanto saber ao certo o nosso grau de parentesco. Confirmo, pois averiguei recentemente, que ele era neto por via paterna da minha tia-avó Maria de Lurdes, única irmã do meu avô. O seu pai chamava-se também Alfredo. Infelizmente não fui a tempo de o conhecer melhor.

O meu endereço é o seguinte:

Rua Nova dos Mercadores, lote 309.02, 3º esq
1990-175, Lisboa

Cumpirmento-o renovando o meu agradecimento

António N. Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#39179 | 1781906 | 05 abr 2003 19:49 | Em resposta a: #38814

Meu caro António Neves de Almeida,

As fotocópias dos artigos referidos seguiram ontem para o correio.

Melhores cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40642 | Joman | 29 abr 2003 16:01 | Em resposta a: #37832

Meu Caro

Ao folhear numa livraria o livro de Dejanirah Couto, "História de Lisboa", ed. Gótica, Lisboa, 2003, reparei que a autora ao citar exemplos de lisboetas descendentes de goeses aponta o nome de Marcelo Caetano como sendo originário de Assagão (pág. 329). Que sabe sobre isso?

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40656 | LCM | 29 abr 2003 17:09 | Em resposta a: #40642

Infelizmente não sei nada! O costado do Prof. Marcelo Caetano que se encontra menos desenvolvido é o da varonia. Talvez seja por aí.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40667 | Joman | 29 abr 2003 18:51 | Em resposta a: #40656

Muito obrigado

É que embora soubesse que muitos notáveis de Lisboa tenham (ou tivessem)ancestrais goeses e entre eles Nobre da Costa outro primeiro-ministro, desconhecia por completo esta ascendência goesa de Marcelo Caetano.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40678 | magalp | 29 abr 2003 20:40 | Em resposta a: #38495

Meu caro Conde

O nosso genial Camilo diria: syngularidades...

Ficará por certo a saber o simpático confrade, Vieyra de Vilacetinho, Várzea e Pinheiral, que correndo o anos de 1971 e 1972, nesta era de NSJC, uma senhora natural de S. Salvador de Matosinhos, com velhas raízes no extinto concelho de Bouças e nas Terras da Maia, discursava sobre as muitas ligações da sua numerosa.

Proximamente, o seu pai tinha tido 12 ou 13 irmãos, todos com geração. A saga dos Ventura de Matosinhos, até então muito ligados ao mar, às pescas e conservas.
Pela Mãe (Cruz, apelido ali tão comum quanto em Braga) era igualmente uma família numerosa, em todas as gerações de que a dita senhora tinha memória.

Não havia qualquer fantasia, sendo mesmo rigorosamente verdade a ligação desta minha antiga (e muito querida) companheira de trabalho, com famíias ditas tradicionais de Matosinhos/Leça - Gama, North, Spratley, Guedes de Carvalho, Pinto da Silva, Messeder, Alte e Mearim, Nogueira Pinto, Araújo, Forbes, etc. etc.

Nada de extraordinário por aí...

Mas, para nós (que à sucapa muito nos rimos de tanto parentesco) o espantoso era o declarado parentesco com o Prof. Doutor Marcello Caetano e, justamente, com o Prof. Ulisse Cortês!

Ao longo destes anos fui constatando, por mero acaso, que eram veras e sâs, as afirmações dessa minha antiga companheira sobre os seus muitos laços familiares.
Hoje, vejo q. tenho de penitenciar-me pela dúvida que mantinha neste honroso parentesco da minha muito querida Maria Ema Cruz Ventura Reis.

Cumprimentos
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40685 | Conde | 30 abr 2003 07:59 | Em resposta a: #40678

Caro Confrade:
Vejo que vou levar com a "gaffe"(mourisca ?)dos Vieiras enquanto for vivo.Penitencio-me por ser uma criatura genética do Norte que teve a desdita camiliana de nascer em São Sebastião da Pedreira,como metada da população (da multidão ficaria melhor)desta babilónia medíocre que nos impuseram como capital.Gosto quase tanto da "minha terra", como da república ou da Europa unida (?).Tal como diria o Marquês de Soveral,sei que sou de uma terra pequena (aqui em sentido ontológico)mas não gosto que mo recordem.A sua falta de caridade para com este próximo resolver-se-ia, sem dúvuda, se me arranjasse uma fotografia dos Vieiras que encimam o portão de Vilacetinho.Desculpe-me esta pequena prostituição,mas é o sentido práctico da judiaria a mitigar o romantismo visigótico,passe o anacronismo adjectivante.Quanto ao marcellismo genealógico, sempre é verdade.Quantas vezes cometemos essa injustiça de julgar, mal ou bem em demasia,os outros.A senhora de Matosinhos tinha razão.Era prima de facto dos próceres do resto do antigo consulado da outra senhora.E ainda é parente de mais gente,boa e má,que o enjôo do momento me aconselha a deixar nas trevas do silêncio.Mas invejo-o, sobretudo,meu caro amigo, por estar aí e eu aqui,longe do meu chão sagrado,e por penosidade maior castigado pela sua lembrança de que não conheço, nem de vista, a pedra-de-armas de Vilacetinho.Mande-me lá uma "chapa".Vá lá...
Receba um abraço meio amargurado do,
Atº,ven.or e obrigº
Conde

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#40732 | 1781906 | 30 abr 2003 17:24 | Em resposta a: #40667

Meu caro Senhor,

Já fui inquirido sobre essa questão. Até onde é possivel garantir, Marcello Caetano não teve antepassados goeses. Todos os seus antepassados identificados se situam na região da Comarca de Arganil, rurais e montanheiros. Julgo que existe confusão com o Prof. Machado
Caetano.
Melhores cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#41173 | neena | 07 mai 2003 10:15 | Em resposta a: #17703

Sim, é terapeuta da fala.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52164 | Cascais | 20 nov 2003 11:57 | Em resposta a: #17671

Caro Lourenço

Num trabalho que venho a desenvolver, tenho um neto do prof. Marcelo Caetano, Jorge Caetano c.c. D. Catarina de Ataide Motta de Melo Antunes, filha do militar e político Ernesto Augusto de Melo Antunes e de sua mr. D. Gabriela Maria da Camara de Ataide Motta.

Será que me sabe dizer de qual dos filhos do prof. Marcelo, este Jorge era filho?

Agradecido, deixo-lhe um abraço,
Zé Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52166 | LCM | 20 nov 2003 12:46 | Em resposta a: #52164

Caro Zé Duarte,

Como está?
Infelizmente não posso ajudar porque não mexi na descendência de Marcelo Caetano. O Luís Amaral tem qualquer coisa sobre isto aqui no site. Não ajuda?

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52168 | sampaio | 20 nov 2003 13:19 | Em resposta a: #52166

Possuo um estudo genealogico (Dr. Miguel Alves Caetano), que me foi fornecido por um dos netos do Prof. Marcelo Caetano, o qual abordam não só a ascendência do Prof. MC e respectiva descendência, mas e fundamentalmente trata da ascendência da sua mulher e a ligação aos visconde da Marinha Grande.

Se for do Vosso interesse poderei pedir-lhe que o mesmo seja disponibilizado.


Cumprimentos

João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52194 | 1781906 | 20 nov 2003 18:00 | Em resposta a: #52164

Meu caro Sr. José Duarte,
Posso esclarecê-lo: é meu filho.
Chamo-me Miguel de Barros Alves Caetano, casado com Maria José Freitas Pereira Lupi, sendo o Jorge Miguel Lupi Alves Caetano, nascido em 23 de Abril de 1959, o meu filho mais velho. Existe alguma informação na Genealogia do Sapo.

Melhores cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52197 | Cascais | 20 nov 2003 18:24 | Em resposta a: #52166

Caros Lourenço e João de São Payo

Aos dois o meu muito obrigado.

Zé Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52202 | Cascais | 20 nov 2003 18:41 | Em resposta a: #52194

Caro Miguel Caetano

Antes de mais muito obrigado.

Já agora, e não querendo abusar, agradecia a data de casamento, do seu filho Jorge, as datas de nascimento dos seus netos, Maria e Pedro, e a cofirmação se só têm estes dois filhos.

Agradecido,
José Duarte Arnaud

PS: O meu trabalho trata a genealogia dos primeiros donatários das ilhas de Santa Maria e São Miguel, de que a Senhora D. Gabriela Maria da Camara de Atayde Motta, é descendente.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52204 | 1781906 | 20 nov 2003 19:00 | Em resposta a: #52202

Caro José Duarte Arnaud,

No que eu puder colaborar, estou à sua disposição.
O Jorge e a Catarina casaram em 5/9/1988.
A Maria nasceu em 5/12/90 e o Pedro em 24/10/95. Só têm estes dois filhos.

Cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52233 | Cascais | 21 nov 2003 13:36 | Em resposta a: #52204

Caro Miguel Caetano

Uma vez mais muito obrigado.

Aproveito para lhe pôr uma última questão:

- Do casamento de Ernesto Luís, irmão da sua nora, com D. Maria do Pilar, termino os dados destes com um c.g.
Por acaso sabe os nomes dos filhos destes, e as datas de nascimento?

Agradecido, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52579 | 1781906 | 26 nov 2003 12:29 | Em resposta a: #52233

Meu caro José Duarte Arnaud,

Só agora recebi a informação que me pediu e que aqui transcrevo:
Ernesto Luis Ataíde Mota de Melo Antunes, 14/12/1963
Pilar Amat Tasso de Vasconcellos Franco Melo Antunes, 11/11/1970 Casados a 13/02/1999
Ernesto Luis Amat de Vasconcellos Melo Antunes, 11/04/2000
Maria Luisa Amat de Vasconcellos Melo Antunes, 16/04/2002.

Se precisar doutras informações sobre os familiares açoreanos, pode contar com a colaboração da minha nora e do meu filho.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52664 | Cascais | 27 nov 2003 11:02 | Em resposta a: #52579

Caro Miguel Caetano

Mais uma vez, muito obrigado pela sua colaboração.

Não tinha intenção de o incomodar mais, mas tenho mais uma irmã da Senhora sua nora; D. Joana nascida a 9/3/1974, solteira. Se fosse possível confirmar estes dados uma vez mais ficar-lhe-ia reconhecido.

Neste meu trabalho aparecem-me também uns Lupi. Mas como ainda não tenho o índice organizado, e numa rápida vista de olhos não os consegui localizar, com calma vou ver se os encontro e depois dou-lhe mais promenores. Estes salvo erro já os tenho actualizados, caso contrário espero continuar a contar com a sua boa ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52719 | 1781906 | 27 nov 2003 18:23 | Em resposta a: #52664

Meu caro José Duarte Arnaud

Eis os dados sobre a Joana, irmã da minha nora Catarina:

Nome Completo: Joana Ataíde Mota de Melo Antunes
Data de Nascimento: 9-3-1975
Solteira

Quanto aos Lupi, família da minha mulher, tenho alguma informação e documentação. Teria o maior interesse em conhecer os dados que dispõe, pois a troca de informações ia-nos permitir corrigir ou actualizar dados. Posso informá-lo que as informações do “Genealogia” são poucas e não estão correctas.
Talvez tivesse interesse abrir um tópico sobre a “Família Lupi”.

Com os meus melhores cumprimentos,

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#52752 | Cascais | 28 nov 2003 10:46 | Em resposta a: #52719

Caro Miguel Caetano

Uma vez mais muito obrigado.

Quanto aos Lupi ainda não vi o que tenho, espero durante o fim-de-semana procurá-los e caso seja justificativo abrir então um novo tópico. Contudo assim que os encontrar digo-lhe o que tenho.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#53721 | Cascais | 14 dez 2003 15:15 | Em resposta a: #52719

Caro Jorge Caetano

Sobre os Lupi, fiz confusão, pois os dados que tenho na minha base de dados nada tem haver com este meu trabalho, mas sim com a transcrição que fiz há tempos do Livro da Família Ferreira Pinto Basto.

Voltando ao nosso tema, agradecia-lhe mais uma vez que me confirmasse os dados que tenho, pois confrontado com outras informações que recebi fiquei com certas duvidas; na data de casamento da Senhora D. Gariela; no nome da mãe da Senhora D. Pilar Amat Tasso de Vasconcellos Franco; e falta-me o nome dos pais do Sr. Tenente-Coronel Ernesto Augusto de Melo Antunes.

Deixo-lhe os dados que tenho, e aguardo s.f.f. que os corrija e acrescente o que achar necessário.

Com os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Arnaud

25- D. Gabriela Maria da Câmara de Athayde Motta, (filha de Luís de Athayde Motta e de sua mr. D. Maria Eduarda de Medeiros da Câmara Mello Cabral, ditos nesta 3.ª Linha, no n.º 24), nas. a 9 de Julho de 1941. Casou em PDL, a 18 de Novembro de 1961 (ou 29 de Dezembro de 1960 ?), com Ernesto Augusto de Melo Antunes, nas. a 2 de Outubro de 1933, político e militar; oficial do Exército, membro da direcção do Movimento das Forças Armadas (MFA) e principal mentor do seu programa político. Exerceu funções de ministro sem pasta (Julho de 1974 a Maio de 1975) e de ministro dos Negócios Estrangeiros (Março-Julho de 1975 e Setembro de 1975 a Julho de 1976), conselheiro da Revolução desde Março de 1975 até à sua extinção em 1982, fez parte do Grupo dos Nove que lutou contra a radicalização do processo revolcionário, presidente da Comissão Constitucional de 1976 – 1983, membro do Conselho de Estado desde a sua criação em 1974, passou à reserva em 1981 com o posto de Tenente-Coronel, etc., fal. em Lisboa, a 11 de Agosto de 1999. Tiveram três filhos:

26- D. Catarina Ataíde Mota de Melo Antunes, nas. a 6 de Outubro de 1962. Casou a 5 de Setembro de 1988, com Jorge Miguel Lupi Alves Caetano, nas. a 23 de Abril de 1959; filho de Miguel de Barros Alves Caetano, nas. a 26 de Junho de 1935, e de sua mr. D. Maria José Freitas Pereira Lupi; neto paterno do Professor Doutor Marcello José das Neves Alves Caetano, nas. em Lisboa a 17 de Agosto de 1906, Estadista e professor universitário, Licenciado em Direito (U.L.), foi o primeiro a doutorar-se nesta Universidade, Autor do Código Administrativo de 1936, Ministro das colónias em 1944, preisdente da Câmara Coroporativa em 1949, ministro da Presidência no ano de 1955, Reitor da U. de Lisboa de 1959 a 1962, último Presidente do Conselho de Ministros de 1968 a 1974, Director do Instituto de Direito Comparado da U. Gama Filho, no Brasil de 1974 a 1980, etc., fal. no Rio de Janeiro, Brasil, a 26 de Outubro de 1980, e de sua mr. D. Teresa Elisa Teixeira de Queirós de Barros, esta nas. a 23 de Julho de 1906, e fal. a 14 de Janeiro de 1971. Têm dois filhos:

27- D. Maria Mota de Melo Antunes Caetano, nas. a 5 de Dezembro de 1990.

27- Pedro Mota de Melo Antunes Caetano, nas. a 24 de Outubro de 1995.

26- Ernesto Luís Ataíde Mota de Melo Antunes, que segue.

26- D. Joana Ataíde Mota de Melo Antunes, nas. a 9 de Março de 1975.

26- Ernesto Luís Ataíde Mota de Melo Antunes, nas. a 14 de Dezembro de 1963. Casou a 13 de Fevereiro de 1999, com D. Pilar Amat Tasso de Vasconcellos Franco, nas. a 11 de Novembro de 1970, filha de Luís Ricardo Vaz Monteiro de Vasconcellos Franco, empresário, Sr. da Qt.ª do Agrião, no concelho de Povoação, e de sua 1.ª mr. D. Maria do Pilar Amat. Têm dois filhos:

27- Ernesto Luís Amat de Vasconcellos Melo Antunes, nas. a 10 de Abril de 2000.

27- D. Maria Luísa Amat de Vasconcellos Melo Antunes, nas. a 16 de Abril de 2002.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#53722 | Cascais | 14 dez 2003 15:26 | Em resposta a: #52719

Caro Miguel Caetano

As minhas desculpas, não sei onde fui buscar o "Jorge".

José Duarte Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#53846 | 1781906 | 15 dez 2003 17:58 | Em resposta a: #53721

Meu caro José Duarte Arnaud,

A confusão com o Jorge é normal, visto tratar-se do nome do meu filho a quem se destinavam as suas perguntas.
Eis as respostas que obtive:
1) data de casamento de Gabriela Maria da Câmara de Athayde Motta - 18 de Novembro de 1961, por coincidência na propriedade então da família da Pilar, sua actual Nora (Capela de Nossa Senhora das Necessidades no Solar das Necessidades em S. Miguel)
2) nome da mãe de Pilar Amat Tasso de Vasconcellos Franco: Maria Del Pilar Aboim Inglez Paneiro de Amat.
3) pais de Ernesto Melo Antunes: Maria José Ferraz de Melo e Ernesto Augusto Antunes.

Quanto aos Lupi, é provavel que a sua confusão resulte de ter encontrado um ramo Pinto Basto Lupi.

Melhores cumprimentos

Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#53847 | Cascais | 15 dez 2003 18:20 | Em resposta a: #53846

Caro Miguel Caetano

Muito obrigado.

Agora sim, ja nao o incomodo mais.

Melhores cumprimentos
José Duarte Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#70735 | valadares | 01 ago 2004 13:13 | Em resposta a: #53722

Bom dia, Colegas.
Pesquisando no Cemitério S. João Batista, bairro de Botafogo (Rio de Janeiro) encontrei o túmulo do Exmº Sr. Prof. Marcelo Caetano (17-8-1906 - 26-10-1980). Ele repousa num jazigo modestom, onde está o seu busto, bandeiras de Portugal e do Brasil e duas legendas : "Mentia se dissesse que não tenho saudades desse sol e da boa gente que de longe me tem acarinhado' (MC) e "O seu calvário vai ficar como chaga aberta em nossas conciências porque foi desumano e injusto" (Prof. Veríssimo Serrão). O túmulo está na extremidade leste do cemitério (18339A) e ao lado do de Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos (corrijo, de lingua portuguesa em todos os tempos).
Atenciosamente,

Paulo Valadares
Cx. postal nº 1025
campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#70847 | 1781906 | 03 ago 2004 19:23 | Em resposta a: #70735

Bom dia, Sr. Paulo Valadares,

Muito lhe agradeço o seu interesse em divulgar as informações sobre o túmulo do meu Pai. Em livro recente, o autor afirmou que Marcello Caetano“Morre sozinho e foi sepultado algures, que a família não consegue dizer nem o nome e muito menos o local”, o que me levou a esclarecê-lo por carta em que lhe dizia:
"O meu pai não morreu sozinho. Vivia com uma irmã e uma empregada. Quando morreu, subitamente, Olga, a irmã, chamou a família e os amigos, que de imediato começaram a chegar. Viviam no Brasil duas netas, dois bisnetos, mais um irmão. Era sua companhia diária o Dr. Eduardo Brasão, que fora seu secretário no tempo em que ele fora Ministro da Presidência e que foi dos primeiro a chegar, sendo ele que deu a notícia aos filhos. Também os amigos da Colónia Portuguesa no Brasil apareceram de imediato.
O corpo foi levado para o Gabinete Português de Leitura, onde ficou em câmara-ardente.
Em Lisboa, os filhos procuraram de imediato lugares em qualquer avião que chegasse a tempo de estarem presentes no funeral. Arranjaram-se dois lugares. José Maria e Ana Maria chegaram a tempo do funeral, acompanhando o corpo até ao Cemitério de S. João Baptista, no Botafogo (Quadra 43, n.º 18.339). Mais tarde, a Colónia Portuguesa mandou construir no local um túmulo e um busto. No túmulo estão gravadas frases de Marcello Caetano: “Mentia se dissesse que não tenho saudades desse sol e da boa gente que de longe me tem acarinhado” e de Joaquim Veríssimo Serrão: “O seu calvário vai ficar como chaga aberta nas nossas consciências porque foi desumano e injusto”. Parte do que aqui conto já veio publicado na imprensa, salvo erro em artigo de Fernando Dacosta.
Se alguém da família vai ao Brasil, vai visitar o túmulo. Dois dos meus filhos assim fizeram. A campa está cuidada e tem normalmente flores. Amigos da Colónia Portuguesa."
Aproveito a oportunidade que me deu para reforçar o esclarecimento então prestado.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#70870 | valadares | 04 ago 2004 12:42 | Em resposta a: #70847

Caro Sr. Miguel Caetano:
Saudações ! Agradeço a sua resposta.
O Cemitério S. João Batista, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, talvez seja o cemitério mais importante do Brasil. Nele estão sepultados presidentes da república, oficiais do exército, marinha e aeronáutica, principe (Belfort), Santos Dumont, bispos, Carmén Miranda (nascida em Marco de Canavezes), barões, condes, viscondes, marqueses, heróis de várias guerras (inclusive combatentes franceses da I e II Guerra Mundial), etc. A região em que o Exmº Sr. Prof. Marcelo Caetano está sepultado, além do dramaturgo Nelson Rodrigues, possue também o jazigo dos Espírito Santo Cardoso (marechal, vários generais, a família do anterior presidente da república), além de algumas congregações religiosas. Quando disse modesto, disse como elogio a um homem que governou um país e teve por campa um local digno e não luxuoso.
Se o Sr. desejar, tenho um fotografia deste túmulo, basta pedir em privado.

Paulo Valadares
faiguen arroba terra.com.br

Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#132329 | Raquelis | 27 out 2006 02:23 | Em resposta a: #37822

Exº Senhor Miguel Caetano

Verifiquei que na correspondência de 15/03/2003 referiu que seu avõ José Maria Alves Caetano, natural de Alvares, Gois teria tido um irmão mais velho chamado Manuel.
Também refere que pode identificar os nomes de quase todos os descendentes dos irmãos de seu avô.
Solicito a amabilidade de me informar a data de nascimento desse seu tio avô, o nome da mulher dele e local onde viveu . Teria sido no então Conselho de Torres Novas (Alcanena)?

Luis Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#132330 | Raquelis | 27 out 2006 02:40 | Em resposta a: #37822

Exº Senhor Miguel Caetano

Vi que na correspondência aqui trocada em 15/3/2003 informa que seu avô teria tido um irmão mais velho de nome Manuel e que poderia referir, ainda, quase toda a descendência dos seus tios avôs.

Solicito a amabilidade de me informar qual a data de nascimento de Manuel Caetano, o nome da mulher e se teria residido no Conselho de Alcanena

Os meus melhores cumprimentos

Luis Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#133165 | 1781906 | 05 nov 2006 18:05 | Em resposta a: #132330

Meu caro Senhor Luis Caetano,

Até onde eu sei, é certo que o meu avô José Maria Alves Caetano teve um irmão chamado Manuel e é provável que tenha tido um primo direito com o mesmo nome. Julgo que ambos os "Manueis" nasceram em 1861 e não sei se algum residiu no concelho de Alcanena. O que sei do irmão do meu avô é que casou com Maria dos Prazeres e que teve dois filhos, Manuel e Alfredo, e três filhas, Virginia, Generosa e Maria da Conceição.
Manuel teve uma filha, Lucinda Martins Alves (Jordão, por casamento), que vive na Figueira da Foz.
Alfredo teve um filho, Fernando, que foi carteiro no Colmeal (concelho de Gois).
Virginia emigrou para os EUA, onde teve duas filhas, Virginia e Maria.
Generosa teve uma filha, Arminda que vivia no Cadafaz - Gois.
E Maria da Conceição teve dois filhos, António e Lucília, que viviam em Lisboa.

Espero que esta informação lhe seja útil, pois mais não sei.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#133184 | Raquelis | 05 nov 2006 20:25 | Em resposta a: #133165

Exº Senhor Miguel Caetano

Desde já agradeço a resposta que teve a amabilidade de me enviar e pelo seu conteudo verifiquei não tratar-se da mesma pessoa.

Com os meus melhores cumprimentos

Luis Caetano

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#234596 | aquila | 20 jul 2009 08:30 | Em resposta a: #17671

CARO LOURENÇO! ME CHAMO MARCELA, PELA COINCIDENCIA DOS NOMES , DESEJO Q TENHAMOS BOAS NOVAS!

PROCURO PELOS ANTEPASSADO OU ALGUM RAMO Q TENHA CONTINUADO EM PT, LEVANTEI MINHA ARVORE E CHEGUEI A MEU ANCESTRAL :LOURENÇO CAETANO DE AZEVEDO, NASC EM 1778, FRG, S.JOÃO BAPTISTA, CONSELHO DE PORTEL, ALTO ALENTEJO.
TENTEI CONTATO C TORRE DO TOMBO MAS NAO CONSEGUI REGISTRO DE NASC. ELE ERA FILHO DE :
ANTONIO CAETANO E JOAQUINA ROSA.
ERA MEDICO , PRATICOU CIRURGIA E ANATOMIA NO HOSP. REAL S. JOSÉ EM LISBOA, ANTES DE 1800.
PQ EM 1800, NASCEU SUA PRIMEIRA FILHA E ELE SE CASOU C UMA BRASILEIRA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ, AOOOOONDE VEIO A FALECER.
QUASE QUE EU PODERIA ME CHAMAR MARCELA CAETANO :)))
TOMARA Q EM TUAS PESQUISAS E CONTATOS ENCONTRE ALGUMA INFORMAÇAO ,
MUITO PRAZER E OBRIGADA!
MARCELA

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - família materna

#245964 | jaferro | 14 dez 2009 10:29 | Em resposta a: #38570

Caro Confrade José Caldeira,

Sou descendente do casal Bento Lopes e Maria Nunes, de Monte Frio, identificados com os n.ºs 406 e 407. Descendo deles através de Pascoal Nunes, b.08.04.1640, que casou com Isabel Fernandes, Monte Frio, em 05.11.1673, Benfeita e da filha Águeda Nunes, que casou com Domingos Nunes, de Moura da Serra, em 31.06.1683, Benfeita.

Para além destes descendentes, tenho:

Manuel Lopes, b08.03.1637
Mateus Nunes, b21.09.1642
Bento Nunes(?), b07.12.1631
Catarina,
Domingos, b.10.12.1651
? (será a Iria), b?8.02.1649

Os meus 9º avós devem ser familiares do casal António Lopes e Isabel Lopes, de Monte Frio, respectivamente filhos de Cristóvão Lopes e Isabel Duarte, Monte Frio e de Simão Lopes e Catarina Dias, de Monte Frio, que casaram em 08.10.1618, Benfeita (i39). Parentes em 3º grau de consanguinidade e dispensados pela sua Santidade...

Encontrei em Avô, em 31.01.1580 (i21), o casamento de um filho de Francisco Lopes, Monte Frio, com Ana Fernandes, filha de Pedro Anes, do Casal do Valado.

Para além de lhe pedir a confirmação dos dados apresentados, poderá dar-me alguma pista/informação sobre os ascendentes?

Antecipadamente, o meu muito obrigado,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#247144 | Marilia del Core | 05 jan 2010 15:36 | Em resposta a: #234596

Olá!
Meu nome é Marilia, meu pai era neto de Antonio Caetano de Menezes, que fundou a cidade de Apiacá- Espírito Santo-Brasil, local próximo de Campos, não sei o nome dos pais dele, pode ser q tenha alguma ligação.
Aguardo por informações.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#247239 | MARCELA SA | 06 jan 2010 16:28 | Em resposta a: #247144

olá , Marilia!

Da descendencia de Lourenço Caetano de Azevedo , de quem faço parte, tenho praticamente todos membros. Dos quais seu bisavô não aparece. Ha alguns q foram p Sao Fidelis, porttanto perto de Apiacá- ES . Mas é remoto o parentesco com seu bisavô, ACM.

Seria necessario, mais algum dado, com onde ele nasceu e faleceu. Em que anos aproximadamente. Se algum deles teve alguma ligaçâo com CGotacazes. Se nasceram no Brasil? Tem como vc conseguir a certidão de nascimento de seu avô, filho de ACM ?? Pois nela devem vir os nomes dos pais de ACM?
vc sabe se tem parentesco com HERMOGENES MENEZES, professor de CG - RJ ?

Atenciosamente,
Marcela

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#275628 | maryalu | 03 mai 2011 18:38 | Em resposta a: #247144

venho pesquisando a origem dos antepassados de minha avó materna Rachel de Castro(nome de solteira) que é filha de português que veio para o Brasiln a região de São Pedro do itabapoana, perto de Apiacá no E. Santo. Sei que por parte de sua mãe minha avó era sobrinha de Antonio Caetano, não sei se é o mesmo que fundou a cidade de Apiacá, mas, creio que sim.porque sei que seu tio foi quem doou as terras para a construção da igreja de S'Antana e a ferrovia, sei também que onde é hoje a cidade de Apiacá era uma uma Fazenda de uma antepassada de minha avó que na Família tinha o apelido de "Vovó da Boa Vista" nome da propiedade, sei também que minha avó por parte de mãe era descendente dos Menezes. Não conheci minha avó que faleceu com 54 anos na cidade de Cachoeiro do Itapemirim onde está sepultada. Tem sido muito difícil encontrar dados sobre sua origem, cerca de um ano estive no Cemitéio municipal dessa cidade em busca de dados em seu túmulo, nada encontrando fui ao Cartório de Registro de imóveis e descobri que minha avó casou com meu avô em Afonso Cláudio , cidade do interior do E. Santo, no di 23de maio de 1878, foi casada com meu avô Pedro Fortunato Ribeiro e viveu em São Pedro do Itabapoana em uma propriedade chamada Fazendinha até por volta de 1930. em seu registro de óbito extranhamente não tinha os nomes de seus pais, mas seu pai era Francisco Tosta das Neves, português, viveu em São pedro por pouco tempo, indo para Afonso Cláudio. Ainda não pude viajar para fazer essa pesquisa na prefeitura local, tente por telefone, mas infelismente aqui no Brasil e mais ainda nesse Estado as pessoas que trabalham nesses arquivos não querem se dar ao trabalho, nem sendo pagos. bem eu gostaria de saber de Marília o que ela sabe sobre Antonio Caetano de Menezes. Grata por qualquer ajuda. Um grande abraço. Maria de Lourdes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#275634 | maryalu | 03 mai 2011 19:19 | Em resposta a: #275628

Escrevi uma mensagem para esse Fórum há poucos minutos, sou natural do Estado do Espírito Santo resido atualmente em Vitória capital do meu Estado. Não tenho dúvidas quanto ao parentesco de minha avó Rachel com Antonio Caetano de Menezes, inclusive o Fórum de Apiacá tem o nome de um filho de minha avó Dr. José Fortunato Ribeiro ou seja sobrinho neto de Antonio Caetano de Menezes, porque seria essa homenagem se não fosse por seus antepassados? Obrigada. Maria de Lourdes Ribeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#275635 | maryalu | 03 mai 2011 19:30 | Em resposta a: #247239

bem lembrado Marcela. eu também gostaria muito de saber os nomes dos pais de Antonio Caetano que era tio de minha avó materna, sabendo o nome dos pais de ACM seria mais fácil encontrar o nome de minha bisavó que era irmã de ACM. meu DEus eu nem acredito que isso possa ser verdade! Um abraço. Maria de Lourdes.

Resposta

Link directo:

RE: Marcelo Caetano - genealogia

#318634 | Hélcia | 04 dez 2012 01:29 | Em resposta a: #275634

Boa noite,

Meu avô se chamava Manoel May de Menezes. Era filho de Antônio Caetano. Minha avó era Amélia Lemgruber Boechat de Menezes.
Meu nome é Hélcia Amélia de Menezes Quintão. Será que somos parentes?

Resposta

Link directo:

Marcelo Caetano - genealogia

#350511 | maryalu | 22 set 2014 04:59 | Em resposta a: #17671

Hélcia provavelmente sim , somos parentes. Minha avó era Menezes por parte de sua mãe e tinha um parentesco com os Boechat. Me lembro quando criança , eu ia muito em casa de um primo de minha avó Rachel, Jaime Menezes que morava em uma cidade do interior do E. Santo Mimoso do Sul, convivi muito com suas filhas e um filho e netas, acho que uma de suas netas é viva e mora em Cachoeiro do Itapemirim. Estou para ir ao Arquivo Estadual do Estado do Espírito Santo aqui em Vitória onde moro, para saber sobre um Registros de terras no antigo lugarejo chamado Boa Vista, hoje cidade de Apiacá,
um funcionário de lá me disse que nesses Registros consta o nome de meu bisavô Francisco Tosta das
Neves. São informações que venho juntando em minha memória e ligando aos fatos mais recentes que tomo conhecimento, por exemplo, meu bisavô veio de Portugal, viveu em Sao Pedro do Itabapoana,isso eu encontrei nos Arquivos da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, depois viveu em São Pedro de Alcântara ( onde nasceu minha mãe e seus irmãos) logo após alguns anos foi para a Cidade de Afonso Cláudio no Norte do Estado e onde minha avó Rachel se casou com meu avô Pedro Fortunato Ribeiro. Portanto as coincidências são muitas e eu venho ligando. Espero que nesses Registros de terras esteja o nome de minha bisavó e de seus pais, pois trata-se de herança de sua família, porque meu bisavô português não tinha parentes em Apiacá. Assim que conseguir algumas respostas me comunico.Um abraço.






Resposta

Link directo:

Marcelo Caetano - genealogia

#355145 | ferpinca | 28 fev 2015 16:32 | Em resposta a: #37627

Só agora verifiquei que existe uma incorreção- o n. 14 não é Manuel Antunes, casado com Sebastiana de Boim, mas sim Gabriel Antunes.
Cumprimentos
Fernando Caetano

Resposta

Link directo:

Marcelo Caetano - genealogia

#380081 | maryalu | 20 abr 2017 02:53 | Em resposta a: #355145

Sou brasileira, Moro no Estado do Espírito Santo na capital Vitória, bisneta de portugueses e estou pesquisando os antepassados de minha avó Raquel Eugenia de Castro cujo pai Francisco Tosta das Neves veio para o Brasil, segundo uma pesquisa que fiz na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro no dia 23 de setembro de 1857. Chegou ao Estado do Espírito Santo e foi para uma pequena Localidade denominada Itabapoana no E. do Rio de Janeiro onde se casou com Francisca de Castro minha bisavó, fiquei sabendo essa semana passada, que também era portuguesa, fiquei muito espantada. Portuguesa? Porque até antes de ontem eu sabia que minha avó Raquel era sobrinha de Antonio Caetano de Menezes, filho de uma senhora que era dona da Fazenda da Boa Vista (hoje a Cidade de Apiacá aqui no E. Santo). Esses antepassados de minha avó também tinham o sobrenome de Boechat No Arquivo Nacional do Rio de Janeiro meu bisavô participava ativamente da Política Local, e consta em uma lista de convidados para uma Reunião Política muitos nomes e entre eles além do meu bisavó estava Antonio Caetano de Menezes, mais uma vez minha certeza de que minha avó era parente dele.
Esses Caetanos de Menezes de Apiacá eram seus parentes? Sabe de que Região de Portugal eles vieram? A muitos anos os Cetanos de Menezes foram saindo do Estado, minha mãe que tinha contato com alguns, faleceu a muito tempo. Por favor se você sabe algo dessa Familia me responda. Obrigada Maria de Lourdes Ribeiro.

Resposta

Link directo:

Marcelo Caetano - genealogia

#380314 | 1781906 | 24 abr 2017 17:21 | Em resposta a: #380081

Boa tarde,

Não creio que possa haver qualquer parentesco com os Caetano de Menezes. O meu avô e o meu bisavô eram naturais de Pessegueiro de Cima, freguesia do concelho da Pampilhosa da Serra, na Beira- Baixa ou Beira-Serra. O avô do meu bisavô, nascido no século XVIII também naquele concelho, chamava-se Caetano Alves. Como o apelido Alves era muito comum na região, os seus descendentes masculinos passaram a ser conhecido por Alves Caetano.

Melhores cumprimentos
Miguel Caetano

Resposta

Link directo:

Marcelo Caetano - genealogia

#380337 | maryalu | 25 abr 2017 00:41 | Em resposta a: #17671

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 01:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen