Família Madureira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Madureira

#1923 | LCM | 25 jan 2001 20:47

Procuro notícias sobre a ascendência e descendência de uns Madureiras que poderão ser de Coimbra e estam relacionados com uma família Mittermaier de Madureira.
D. Maria José Nunes Madureira de Carvalho, c. duas vezes: a 1ª com N... e a 2ª com António de Pina Osório, c.g. de ambos os casamentos.
Filhos do 1º (desconheço a ordem de nascimento):
- Luís, c. com D. N... Furtado de Mendonça, c.g., s.m.n..
- D. Antónia, c. com N... Bastos Viegas, do Porto, c.g., s.m.n..
- Joaquim Madureira, n. em Lisboa 1874 e f. no Porto em 1954; escritor e critico de arte com o pseudónimo Brás Burity; desconheço se c. e teve geração.
Filhos do 2º (desconheço a ordem de nascimento):
- Alberto Madureira, n. em Lisboa 1889, médico na Guerra Civil de Espanha ao lado das tropas de Franco,c., s.m.n..
- D. Maria do Carmo Madureira de Carvalho Osório, c., s.m.n..
- José, c., s.m.n..
São todos os elementos de que disponho. Se alguém conhecer algo sobre esta família ou conhecer algum descendente dela, muito agradeço desde já.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#1935 | Sousa-Tavares | 26 jan 2001 09:40 | Em resposta a: #1923

Bom dia!
Se lhe servir de ajuda, sei que é uma das mais importantes famílias da cidade de Tomar. São uma família antiga e conceituada nessa cidade. Se for ao tema: Famílias de Tomar e de Ferreira do Zêzere irá, certamente encontrar informações acerca dessa família. Aliás, um dos intervenientes desse tema tem, creio, um estudo feito acerca dessa família.

H. Sousa-Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15731 | JMBMSS | 14 jan 2002 23:54 | Em resposta a: #1923

Caro Lourenço Correia de Matos,

Por coincidência, volto a responder-lhe, desta
vez não pelos Gama e Freitas, mas pelos Madureira.
Uma irmã de minha Mãe é casada com António Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho
Ramos Chaves, filho de Pedro Ferreira Ramos
Chaves e de sua mulher, D. Elisa Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho.
Deste casamento nasceram o referido António,
Maria Isabel, viúva de Fernando de Lucena Almeida Loureiro e Vasconcellos, c.g; e José Manuel divorciado de Teresa Krusse, c.g.

Havia também um irmão da referida Elisa, Frederico, casado com uma prima direita, com
muitos filhos, que viviam e alguns ainda vivem
em Lourenço Marques.
Mittermayer era o nome da mãe, casada com um Madureira que penso ser Brás Burity.

Mas vou perguntar e depois informo-o.

Cumprimentos

José Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15732 | LCM | 15 jan 2002 00:08 | Em resposta a: #15731

Caro José Seabra,

Não imagina quã preciosas são as informações que me dá. Esta será a melhor maneira de obter informações do 2º casamento sa senhora Madureira com o meu tio trisavô Pina Osório.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15736 | doria_gen | 15 jan 2002 01:03 | Em resposta a: #1923

Há diversos ramos dos Madureiras no Brasil; alguns deles, no século XIX, foram ministros do Supremo Tribunal de Justiça. Minha mulher é filha de Simplicio Rubim Madureira de Pinho, político amazonense; seus primos, os irmãos Péricles, Demósthenes e Demades Madureira de Pinho foram ativos na administração brasileira da metade do século passado. Descendem de um ramo dos Senas Madureiras da Bahia, casados nos Tourinhos [de P:inho].

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15806 | JMBMSS | 15 jan 2002 21:22 | Em resposta a: #1923

Caro Lourenço Correia de Matos,

O que consegui saber hoje pelo telefone foi o seguinte: D. Maria José Nunes Borges de Carvalho casou a 1a vez com Joaquim(?) Madureira e a 2a com António de Pina Osório.
Do 1o casamento teve:
1-Joaquim Nunes Borges de Carvalho Madureira, Brás Burity, que casou duas vezes. A 1a com D.Sofia Mittermayer, natural da Baviera e a 2a vez com uma senhora de quem a família não sabe o nome, nem dos três filhos, pois foi um casamento conseguido com a admissão dos divórcios na implantação da república. (Mas talvez consiga saber mais dados.
Do 1o. casamento teve:
a-João Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, que viveu em África e pode ou não ter casado com duas senhoras de cor, s.g.
b-Carlos Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho que morreu menino.
c-D. Cecília Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho que casou com Antero de Figueiredo. cg, uma filha, D. Maria Margarida Mdureira de Fiqueiredo cc ... Barreira (do Alentejo)cg.
d-D. Elisa Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho que casou com Pedro Ribeiro de Sá Ferreira Ramos Chaves, cg(António Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho Ramos Chaves cc D. Maria Isabel Manoel Berquó de Faria de Varennes de Mendonça, cg; D. Maria Isabel Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho Ramos Chaves cc Fernando de Lucena Almeira Loureiro e Vasconcellos, cg; e José Manuel Madureira Ramos Chaves, cg, D. Maria Isabel Krusse, cg.)
e-Frederico Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho Ramos chaves que casou com sua prima co-irmã, D. Lúcia Madureira de Carvalho Osório Resende(ver em baixo)cg, Sofia cc Serafim Rocha; Carlos, que morreu menino; Fernando, sg; Henrique cc D. Maria de Albuquerque; Maria
do Céu cc Guido Ré,c.g; Teresa, solteira; e Maria do Rosário cc Antelmo Louro, c.g.
2-Luis Nunes Borges de Carvalho cc. D. Maria José Furtado de Mendonça, cg. Maria do Carmo Furtado de Mendonça Nunes Borges de Carvalho cc. José Andrade, cg.
3-D. Antónia Nunes Borges de Carvalho, que casou duas vezes; a 1a com ... Amaral, cg. e a 2a com Trajano Teixeira Bastos, s.g.
Do 2o casamento, D. Maria José teve:
4-Alberto Madureira, coronel-médico, cc. D. Leonor... s.g.
5-José Madureira de Carvalho Osório, que casou
com D. Umbelina... s.g.
6-D. Maria do Carmo Madureira de Carvalho Osório que casou duas vezes: a 1a com Alexandre Resende, cg.(D. Lúcia cc. Frederico (ver acima); D. Helena; Manuel.
E a 2a com João Mourão de quem teve 11 filhos, Pedro, Tavi, Boneca, Joca (desculpe os petit-noms) Paulo, Celina e Vasco (este é o único que ainda é vivo).
Vou confirmar com o meu tio se D. Maria José era Madureira ou Nunes Borges de Carvalho,
mas pensa-se que Madureira era o marido.
Não escrevi datas, nem cargos, nem os nomes das gerações mais novas para não sobrecarregar, mas diga-me se quer mais dados, e nesse caso, peço-lhe que especifique para eu tentar saber pelo meu tio ou pela tia Isabel Vasconcellos.
Isto é um apanhado feito hoje pelo telefone.

Cumprimentos
José Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15808 | JMBMSS | 15 jan 2002 21:24 | Em resposta a: #15806

Caro Lourenço

Desculpe, mas enganei-me:
Frederico Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho não é Ramos Chaves. Peço desculpa.

José Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15810 | LCM | 15 jan 2002 21:32 | Em resposta a: #15808

Caro José Seabra,

Muito obrigado pelas preciosas informações que me dá!
Gostaria de obter mais informações, como datas e dados biográficos dos mais antigos, será possível? Os nascimentos dos filhos ou dos netos dos dois casamentos de D. Maria José seria o ideal.

Conhece o Filipe Loulé, que também é Berquó? Penso que ele tenha um trabalho sobre esta família para publicar. Talvez fosse bom trocarem algumas ideias. Pderei fazer o contacto, caso queira.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15814 | JMBMSS | 15 jan 2002 21:43 | Em resposta a: #15810

Caro Lourenço

Vou tentar as datas e cargos dos filhos e netos.
Há bastantes a viverem em África, mas deve ser possível saber mais.

Conheço o Filipe Loulé. Somos parentes.
Ele é dos Câmara Berquó, nós somos dos Manoel Berquó. Por lapso no livro que ele publicou
da Casa Loulé, a descendência de João Maria da Gama Berquó e D. Amália Quintanilha Brederode do Amaral vem como extinta, o que não é o caso,
pois trata-se dos meus trisavós.
Mas estas coisas acontecem, é normal.

Um abraço
José

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#15815 | LCM | 15 jan 2002 22:13 | Em resposta a: #15814

Caro José,

Não imagina a preciosidade das suas informações. Juntando ao pouco que tinha fica já "composto". Caso prefira passar-me algum contacto de alguém da família, eu próprio pedirei as informações.
Mais uma vez lhe agradeço as informações e o trabalho que teve para as obter.

Um abraço
Lourenço
correiadematos@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#22187 | patriciagama | 31 mai 2002 14:38 | Em resposta a: #15731

Estou procurando informações sobre a família de minha avó, Margarida Madureira, nascida no lugar da Vila do Meio, freguesia de Espadanedo. Minha bisavó se chamava Maria Madureira e meu bisavô, Adriano Ribeiro, ambos nascidos no mesmo lugar e na mesma freguesia.

Gostaria de acrescentar as seguintes informações quanto ao registro civil de minha avó, Margarida Madureira:
registro número 275 - Porto, 07 de março de 1925 (escrivão - Alberto Pinto S. Oliveira).
registro número 185 - Porto, 30 de janeiro de 1925 - Margarida Madureira nasceu no lugar da Vila do Meio, freguesia de Espadanedo, filha de Adriano Ribeiro, casado, marinheiro, natural da mesma freguesia e de Maria Madureira, doméstica, natural da mesma freguesia.
Caso alguém saiba algo sobre o passado da minha bisavó e bisavô, por favor entre em contato.

Agradeço desde já e espero informações.

Patrícia Ribeiro de Carvalho Nogueira da Gama

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#80934 | kee | 05 jan 2005 15:16 | Em resposta a: #1923

Caro lourenço Matos:

Também procuro informações sobre alguns dos "Madureira", nomeadamente àcerca de Emílio Augusto de Madureira, natural de Chaves, nascido +/- em 1858, filho de Joaquim António de Madureira e de Maria Sá Chaves, também naturais de Chaves.
Será que me pode ajudar?
Um abraço,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#80995 | LCM | 06 jan 2005 00:35 | Em resposta a: #80934

Caro J. Jorge Sá-Chaves,

Infelizmente não o posso ajudar. Não investiguei nada sobre Madureiras, apenas me interessei por estes que aqui escrevi porque se ligavam a um tio-trisavô.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#145189 | mlhf | 23 fev 2007 15:02 | Em resposta a: #80934

Procurando igualmente as origens da minha família Madureira encontrei a sua pergunta ref. Emilio Augusto de Madureira. Tanto quanto já consegui saber o Emilio Augusto é irmão do meu avô Alfredo, filhos de Joaquim António de Madureira e Ana Victória Magalhães Sá Chaves. Quando indica Maria Sá-Chaves acredito que existe erro provavelmente retirado do 'M' de Magalhães . Tenho a certeza do nome da minha bisa pois pedi uma Certidão de Nascimento do meu avô.
A minha pergunta é: porquê o interesse no Emilio Augusto???
M.L.Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#145435 | kee | 25 fev 2007 18:26 | Em resposta a: #145189

Caro(a) M.L. Madureira:

O meu interesse derivava do facto de no registo de baptismo de Emílio Augusto de Madureira o nome da avó aparecer rasurado (sem qualquer tipo de ressalva) e que eu interpretei como sendo "Maria" Sá Chaves.
Procurava pois identificar uma "Maria Sá Chaves" que nunca existiu.
Após a preciosa ajuda de de um outro participante deste forum voltei a analisar o registo de baptismo e verifiquei que a rasura era no sentido de corrigir um erro de quem esceveu o assento alterando "Maria" (escrito por lapso) para "Ana" .
Ana Victória de Magalhães Sá Chaves era filha de Manuel Nicolau de Sá Chaves e neta do Dr. José Alves de Sá-Chaves, meu tetravô paterno.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#145453 | mlhf | 25 fev 2007 20:11 | Em resposta a: #145435

Meu caro J.Jorge,
Há muito que não nos vemos mas conhecemo-nos de sempre. Sou uma das filhas da Alice e do Augusto Madureira. Porque gostava de deixar aos meus 4 netos - filhos das nossas filhas - e que naturalmente perderam o apelido Madureira , informação mais detalhada das origens da família Madureira comecei esta minha pesquisa que, para já, ainda está pouco explicada. Certo, foi descobrir a nossa ligação aos Sá-Chaves que eu acreditava ser mais afectiva do que por verdadeiros laços familiares. Se souber algo que me possa ajudar fico agradecida. Um abraço da M.Laura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#145776 | kee | 27 fev 2007 18:09 | Em resposta a: #145453

Cara prima M. Laura:
Fico muito feliz por nos termos encontrado neste fórum.
Presumo que o nosso antepassado comum seja Ana Vitctória de Magalhães Sá Chaves.
Descendo de Catarina Rosa de Sá Chaves irmã de Manuel Nicolau de Sá Chaves, filhos do Dr. José Alves de Sá Chaves (*apx. 1733, Oucidres, Chaves; + 10.06.1796, S.ta Maria Maior, Chaves)e de Dona Ana Maria Carneiro (*--.S.to Estêvão de Faiões).
Manuel Nicolau de Sá Chaves (* 24 nov. 1771, Chaves) casou com Ana Luísa Magalhães tendo tido Ana Victória de Magalhães Sá Chaves.
Gostaria de saber de qual dos filhos da Ana Victória descende.
Caso deseje comunicar directamente comigo o meu endereço é :
j.sa-chaves@clix.pt
Um abraço
José Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146184 | kee | 02 mar 2007 16:41 | Em resposta a: #145453

Cara Prima M. Laura:
A minha dúvida sobre o elo de ligação entre as nossas famílias reside no facto de não ter conhecimento de que Joaquim António de Madureira e Ana Victória Magalhães Sá Chaves tenham tido um filho chamado Alfredo.
O meu desconhecimento deriva do facto de apenas conhecer os que constam da árvore da "Família Fontoura" existente nas "Páginas Familiares" onde apenas são referidos os filhos Emílio, Libânia, Amélia, Albino, Joaquim e Silvino.
De acordo com a sua informação haverá ainda mais um, Alfredo.
Pelo que deduzi tem dados documentais que confirmam este facto.
Fico a aguardar notícias.
Com um abraço do José Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146206 | IsabelFont | 02 mar 2007 21:18 | Em resposta a: #146184

Caro Confrade Jorge Sá Chaves,
Penso que já trocamos alguma mensagem neste fórum, não tenho a certeza. Desculpe a intromissão, mas se se está a referir a uma página familiar de Fontoura's de Chaves e Mirandela e seus colaterais, essa página foi iniciada por mim, mas últimamente tenho estado mais dedicada a outros trabalhos da nossa família, pelo que essa árvore está actualizada, e não acabada. Como aliás é uma tarefa que provavelmente nunca terá fim. De qualque modo, penso que está a fazer uma confusão; este filho Alfredo é filho de Emílio Augusto Sá Chaves Madureira Lobo, que penso que nem está nessa página familiar.
Mais uma vez desculpem a intromissão.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146214 | mlhf | 02 mar 2007 23:28 | Em resposta a: #146184

Meu Caro Primo
Começo por esclarecer um ponto importante. Provavelmente por falta da minha parte o José Jorge está a assumir que o meu avô Alfredo era filho do Joaquim Antonio e da Ana Victoria.
Não é assim. O Alfredo (meu avô) era neto deles e filho do Emilio (Augusto) de Madureira e de Maria Augusta Fontoura Madureira. Tenho a Certidão narrativa de nascimento do meu avô passada pelo Arquivo Distrital de Vila Real onde estes dados estão assim confirmados.
Um abraço da
MªLaura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146247 | kee | 03 mar 2007 14:12 | Em resposta a: #146206

Prezada Isabel Fontoura:

Efectivamente já tivemos oportunidade de trocar algumas mensagens que me foram muito úteis e esclarecedoras.
Como teve oportunidade de verificar ando a navegar num mar que não é o meu e por isso às vezes meto água.
Agradeço o seu esclarecimento que veio a ser confirmado pela confrade e minha (nossa?) prima M. Laura.
Já agora se não for abuso da minha parte agradecia que me facultasse esse ramo da sua família pois possibilitará estabelecer de forma precisa o elo que me liga a uma pessoa que muito pezo.
Com os meus cumprimentos,
José Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146250 | kee | 03 mar 2007 14:30 | Em resposta a: #146214

Cara Prima:

Assim já fico elucidado.
A confrade Isabel Fontoura que, como sabe, participa neste mesmo tema,
teve igualmente a gentileza de me esclarecer.
Uma dúvida que subsiste prende-se com o facto dos apelidos, uma vez que no seu caso é referido como Madureira e por outros como Madureira Lobo, o caso de Isabel Fontoura que o denomina por Emílio Augusto Sá Chaves Madureira Lobo.
Com um abraço,
José Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#146309 | IsabelFont | 03 mar 2007 20:14 | Em resposta a: #146247

Boa tarde caro confrade José Jorge Chaves,
Não sei realmente o que precisa de saber para estabelecer a ligação a essa pessoa. O problema é que eu comecei pensando que isto seria simples, pelo que eu chamo a família Fontoura; e vim a detectar muitos nomes de família diferentes, ao longo do tempo que já levo de o estar a investigar. O objectivo era deixar algumas informação sobre os meus antepassados, aos mais novos e, não consigo acabar.
Ora bem, a questão que pôs dos diferentes apelidos é assim:

1. Alfredo da Fontoura Madureira (não sei se foi assim o seu nome ??) era avô da Maria Laura Madeira - confrade e prima aqui interveniente - casado com Laura Campos,
era filho de:
2. Emílio Augusto (Sá Chaves?) Madureira Lobo e de
3. Maria Augusta de Freitas da Fontoura Madureira
filhos de:
4. Joaquim António Madureira Lobo e de
5. Ana Vitória de Magalhães Sá Chaves Madureira
6. ????
7. ????
filhos de:
8. João António da Silva da Fontoura e de
9. Teodora Angélica de Morais e Castro(ou Coutinho?) Madureira Lobo
10. Manuel Nicolau Sá Chaves e de
11. Antónia Luísa de Magalhães
12. ????
13. ???
Ora bem, o que acontece é que eu descendo de uma irmã de Joaquim António Madureira Lobo, de seu nome : Úrsula Joaquina da Silva Fontoura Madureira Lobo.
Ou seja, os critérios de atribuição dos apelidos, ou a falta deles, não sei (?), resultaram em que um ramo esqueceu o Fontoura, noutros ramos provavelmente mantiveram o Madureira Lobo, no meu caso, o meu bisavô deixou cair o Lobo para passar a Madureira Guedes, e nos descendentes do meu ramo mantiveram sempre o Fontoura.
Peço desculpa se não fui suficientemente esclarecedora. Vou tentar actualizar a minha página familiar, para deixar estas questões mais explícitas, mas como essa não é uma prioridade no meio do "embróglio" em que me meti, não sei quando o terei. Nessa altura avisá-lo-ei.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#146339 | kee | 03 mar 2007 23:32 | Em resposta a: #146309

Prezada Maria Isabel Fontoura:
Obrigada pelo seu esclarecimento.
Também eu comecei a desfiar a meada e descobri que ela não tem fim. Se isto lhe serve de consolação - não está sózinha nesta aventura.
Apenas como curiosidade aqui vai uma informação de como as nossas famílias cruzaram-se em diversas gerações.
GERMANO JOSÉ GUEDES tio de CONSTANTINO DA FONTOURA MADUREIRA GUEDES foi casado com DELFINA DE OLIVEIRA SÁ CHAVES, filha de CATARINA ROSA DE SÁ CHAVES e de FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA, neto de JOSÉ ALVES DE SÁ CHAVES.
Cumprimentos,
José Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146420 | kee | 04 mar 2007 16:50 | Em resposta a: #146214

Cara Prima Maria Laura:

Será que conhece a prima Maria Teresa, filha de Amélia da Fontoura Sá Chaves Madureira?
Fico a aguardar notícias.
Um abraço do
José Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#146442 | IsabelFont | 04 mar 2007 18:28 | Em resposta a: #146339

Boa tarde caro confrade J. Jorge Sá- Chaves,
Bem há aqui um desfasamento de gerações e consequentemente um hiato temporal que me faz desconfiar de estar a perceber isto tudo. Mas, já agora agradeço a sua confirmação: temos um tio e um sobrinho (Joaquim M.L. e Germano Guedes) que casaram com duas primas direitas, respectivamente Ana Vitória e Delfina. A 1ª filha de Nicolau e a segunda, filha de Catarina. Será isso?
E você descende de qual dos ramos? Presumo que de D. Catarina, não?
Realmente o munco é muito pequeno!
Fico a aguardar a sua confirmação ou não.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146592 | mlhf | 05 mar 2007 18:33 | Em resposta a: #146420

Olá J.Jorge
Isto de partir à descoberta da família tem que se diga......Quando começo a estar mais orientada entra sempre mais um nome que me relança no desconhecido. Quem é a M.Teresa e a Amélia????
Hoje falei com a viuva do Victor - encontrei o no.telefone na lista o que para um verdadeiro investigador será pouco ortodoxo - e ela foi muito gentil em me ajudar a recordar os nomes de todos os Sá-Chaves da minha infancia. Agora já estou certa que o conheci. Era o da ginástica. Correcto???
Um abraço da prima
M.Laura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146605 | kee | 05 mar 2007 19:37 | Em resposta a: #146592

Cara Prima M. Laura

Ainda bem que me consegiu identificar, embora não creia que me reconhecesse hoje em dia. Enfim efeitos do tempo.
Quanto à nossa prima M. Teresa, que não tem o apelido Sá Chaves é ligeiramente mais nova do que eu e reside em Lisboa.
Sá há poucos dias consegui determinar o nosso antepassado comum o qual é, tal como no seu caso, o Dr José Alves Sá Chaves, meu tetravô e vosso 5.º avô.
Se quiser que lhe envie a linhagem dos descendentes de Joaquim António de Madureira é só contactar-me por e-mail ( o meu endereço está na mensagem que lhe enviei através deste forum no dia 27 de Fevereiro.
Com um abraço,
J. Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146607 | mlhf | 05 mar 2007 20:15 | Em resposta a: #146605

J.Jorge
Estamos a falar da Teresa, filha do Miguel Sá-Chaves e da Eduarda Azevedo e Silva????
Um abraço da
M.Laura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#146623 | kee | 05 mar 2007 23:47 | Em resposta a: #146607

Cara prima Maria Laura

Como lhe disse a Maria Teresa a que me refiro é filha de Maria Amélia Sá Chaves Madureira, portanto não é quem mencionou.
O antepassado comum este si e a M. Teresa é o V. bisavô Emílio Augusto Madureira. O seu avô Alfredo era pois irmão do avô Emílio da M. Teresa.
Creio que fica assim esclarecido o V. parentesco.
Um abraço
José Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#146712 | kee | 06 mar 2007 15:55 | Em resposta a: #146442

Prezada Maria Isabel Fontoura:
Não era minha intenção lançar a confusão, apenas pretendia ressaltar que os laços estabelecidos entre as nossas famílias não se cingiaram ao casamento de Joaquim António de Madureira com Ana Victória de Magalhães Sá Chaves.
Como verifiquei por uma das suas intervenções que o apelido Guedes é um dos que aparece associado aos Madureira Lobo e de que GERMANO JOSÉ GUEDES era tio de CONSTANTINO DA FONTOURA MADUREIRA GUEDES, resolvi facultar-lhe alguma informação que me foi fornecida por um conceituado genealogista que habitualmente participa neste fórum, embora não me tivessem sido indicadas as fontes.
A informação que me foi fornecida foi a seguinte:
GERMANO JOSÉ GUEDES, de Mirandela era filho de JOSÉ ANTÓNIO LOPES natural da Veiga, Chaves e de ANA GUEDES, natural do Cortiço. Casou com DELFINA ADELAIDE DE SÁ CHAVES,natural de Chaves, filha de FRANCISCO JOSÉ DE OLIVEIRA, de Chaves e de CATARINA ROSA DE SÁ CHAVES, natural de Chaves.
Tiveram uma filha MARIA DE SÁ CHAVES GUEDES * 22 Nov. 1862, Chaves, + 22 Ago. 1942, Chaves.
Cumprimentos,
J.Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#147315 | mlhf | 09 mar 2007 21:44 | Em resposta a: #146623

Caro primo José Jorge

Gostava de confirmar o nome completo da mãe da M.Teresa.
Deste Tio-Avô Emilio pouco ou nada sei. Tenho um registo que me indica ter ele sido casado com Maria Santana e um filha Hermínia Madureira. Estará correcto???

Pode ajudar-me a entrar em contacto com ela??
Um abraço e Aveiro não é assim tão longe.
MªLaura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#147402 | kee | 10 mar 2007 20:34 | Em resposta a: #147315

Cara Prima Maria Laura:

Emílio Augusto Madureira, nasceu na Curalha, Chaves a 14 de Dezembro de 1868 e faleceu na Penha de França, Lisboa em 15 de Fevereiro de 1954.
Foi casado com Maria Sant'Anna, natural de Santa Maria de Marvão e nascida em 1867.
Tiveram (pelo menos) uma filha de nome Maria Amélia Sá Chaves da Fontoura Madureira.
De notar que o apelido Sá Chaves foi recuperado da bisavó paterna.
Contactei a prima Maria Teresa e ela lembra-se perfeitamente do tio avô Alfredo, dos seus pais e do nome das suas irmãs.
Para que possa facultar o contacto telefónico da Maria Teresa agradeço a indicação do e-mail para onde o enviar.
Quando passar por Aveiro terei muito gosto em a receber.
Um abraço do José Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#147407 | Escorcio | 10 mar 2007 21:12 | Em resposta a: #146214

Maria Laura,
Tenho estes apontamentos:
Emilio Augusto de Madureira, proprietário,
era filho de
Joaquim António de Madureira
e de
D. Ana Victória de Magalhães de Sá

era casado com
D. Maria Augusta Fontoura Madureira
filha de
José Joaquim Fontoura Araújo
e de
D. Adelaide Augusta Barjona

Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#147454 | mlhf | 10 mar 2007 22:47 | Em resposta a: #147407

Cara Paula

Obrigada pela informação que se cconfirma. Eu sou bisneta do Emilio Augusto e da Maria Augusta Fontoura Madureira.
E a Paula pode dizer-me quem é???
Cumprimentos da
M.Laura Madureira H.Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#147572 | IsabelFont | 11 mar 2007 19:29 | Em resposta a: #146712

Olá boa tarde confrade J. Jorge Chaves,
Peço desculpa por só agora estar a responder, mas estive ausente e só neste fim de semana recomecei a ter algum tempo para esta actividade.
Muito obrigada pela informação que me faculta. Há muito tempo que ando á procura de dados do casal José António Lopes / Ana Guedes, mas sempre supondo que eram de Mirandela. Entratanto do ADBragança dizem-me que não têm registos para o período em causa.
Entretanto este casal Germano José Guedes e Delfina Adelaide de Sá Chaves (tios do meu bisavô Constantino) tiveram mais filhos. As minhas fontes não são seguras, porque são verbais e não estão confirmadas, além de que não tenho datas.
Tenho então que os filhos conhecidos são:
Germano, Cândida, Amélia, Elisa, Carlos, Maria das Dores, Joana, Maria das Neves, e Delfina.
Quando diz que tiveram aquela filha Maria, será qual destas: Maria das Dores ou Maria das Neves?
E, já agora, Dª DELFINA ADELAIDE DE SÁ CHAVES nasceu quando? Sabe também a data de casamento?
Isto é um novelo sem fim!
Obrigada pela informação
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#147674 | kee | 12 mar 2007 19:21 | Em resposta a: #147572

Prezada Maria Isabel Fontoura

Conforme disse na minha última intervenção não tenho mais dados para além dos que ali referi.
Não faço ideia qual das Marias será.
Nas minhas deslocações a Vila Real não consegui localizar o assento de baptismo quer da Delfina quer de alguns outros dos filhos de Catarina Rosa de Sá Chaves. Os dados que possuo foram recolhidos no livro "Subsídios para a história militar das nossas Lutas Civis, Vol I. As campanhas de 1823 de F. Sá Chaves, Imprensa da Universidade, Coimbra 1914, p.2.
Logo que tenha possibilidade de voltar a Vila Real essa é uma das minhas prioridades e não deixarei de lhe dar conta do que conseguir.
Cumprimentos,
J. Jorge Sá-Chaves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira ou Madureira Lobo ??

#158900 | IsabelFont | 09 jun 2007 12:40 | Em resposta a: #147674

Caro confrade J. Jorge Sá Chaves,
Não sei se ainda anda a estudar os Sá Chaves; há que tempos que ando para lhe mandar uma mensagem, mas perdi o seu e-mail. Tenho dois assentos de baptismo que talvez lhe interessem: não sei! São de Joana e Delfina Sá Chaves Guedes - filhas de Germano José Guedes e Delfina Adelaide de Oliveira Sá Chaves. Estão em formato PDF; se por acaso ainda lhe interessar diga-me o seu e-mail, por favor.
Se calhar também já tem conhecimento, mas por mero acaso, descobri por terem IG em Braga (que não pedi, pq. já são ramos afastados que não me interessa aprofundar), dois irmãos de D. Delfina Adelaide de Oliveira Sá Chaves: José António Oliveira Sá Chaves e Francisco José Oliveira Sá Chaves.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#185248 | IsabelFont | 18 fev 2008 14:33 | Em resposta a: #1923

Caro Confrade
Lourenço Correia de Matos,

Os meus antepassados são Fontoura's, Madureira, Araújo, etc...

A esta distância será que ainda se lembra e tem presente a ascendência de Dª Maria José Madureira (* c. 1850 ?) que terá casado com Luis Madureira Nunes Borges de Carvalho?
Tenho curiosidade em saber se algum dos Madureira's referidos se entroncam nos Madureira que estudo da minha família.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#318786 | dppona | 08 dez 2012 01:20 | Em resposta a: #1923

A quem possa interessar, eis uns elementos que pude recolher de um inventário de menores existente no AD de Vila Real (cód. de ref. PT/ADVRL/JUD/TJCCHV/C-A/082/2463)

A1. N... cc N... (irmã de João José de Madureira, f. antes de 9.8.1851, que foi pai de Ermelinda, Eufémia e, provavelmente também, de Marcelino António de Madureira) foram pais dos seguintes, vivos em 1848:
B1. Carlota Joaquina de Morais Soares, proprietária em Ervededo e em Anelhe, f. Ervededo em 15.12.1848, cc João Vicente Teixeira Pona. SG.
B2. o Rev. Padre António de Morais Soares
B3. o Rodrigo de Morais Soares
B4. Francisco Xavier de Morais Soares, que teve duas filhas naturais:
C1. Maria, contemplada no testamento de Carlota Joaquina acima
C2. Cândida, contemplada no testamento de Carlota Joaquina acima
B5. Maria Dorida de Morais Soares de Madureira Lobo, f. depois de 1853, cc Manuel Afonso de Moura, f. entre 1848 e 1853 (irmão de António Afonso de Moura, f. depois de 1853).
Pais de:
C1. Carlota e
C2. Alvina, herdeiras de sua tia Carlota Joaquina acima, menores (com menos de 25 anos) em 1848.

os cinco irmãos B1 a B5 acima eram primos de:
- Felicidade e Clementina, contemplada no testamento de Carlota Joaquina acima
- Liberata, Eufémia e Ermelinda, contemplada no testamento de Carlota Joaquina acima
- José Joaquim Alves Crespo
- João Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#321620 | MMP | 21 jan 2013 16:48 | Em resposta a: #1923

Boa tarde,

No âmbito de um estudo académico, procuro o assento de baptismo de uma criança de nome Luís Carlos filho do Dr. Joaquim Nunes Borges Madureira de Carvalho e de Dona Sofia Mittermayer. Possuo informações sobre a família, que posso partilhar.

Agradeço desde já quaisquer informações que me possam dar,

MMP

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#321621 | LCM | 21 jan 2013 16:52 | Em resposta a: #321620

Não tinha referência a nenhum filho deste casal chamado Luís Carlos. O que tenho é o seguinte:

Joaquim Nunes Borges de Carvalho Madureira, n. em Lisboa, S. Cristovão, a 3-2-1874 (bapt. 15-2) e f. no Porto a 18-9-1954; bacharel formado em Direito (Univ. de Coimbra), crítico de arte e escritor com o pseudónimo Brás Burity colaborou em diversos jornais (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. o.c., vol.15, p.864); c. duas vezes: a 1ª com D. Sofia Mittermayer, n. na Baviera, e a 2ª com uma senhora de quem a família não sabe o nome, nem dos três filhos que tiveram, pois foi um casamento conseguido com a admissão dos divórcios na implantação da República. Do 1º casamento teve:

1) João Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, que viveu em África e pode ou não ter casado com duas senhoras de cor, s.g..

2) Carlos Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, f. menor.

3) D. Cecília Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, c. com Antero de Figueiredo, c.g., uma filha, D. Maria Margarida Madureira de Fiqueiredo c. com N... Barreira, c.g.;

4) D. Elisa Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, c. com Pedro Ribeiro de Sá Ferreira Ramos Chaves, c.g.: António Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho Ramos Chaves c. com D. Maria Isabel Manoel Berquó de Faria de Varennes de Mendonça, c.g.; D. Maria Isabel Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho Ramos Chaves, c. com Fernando de Lucena Almeira Loureiro e Vasconcelos, c.g.; José Manuel Madureira Ramos Chaves, c. com D. Maria Isabel Krusse, c.g..

5) Frederico Mittermayer Madureira Nunes Borges de Carvalho, c. com sua prima co-irmã, D. Lúcia Madureira de Carvalho Osório Resende (ver em baixo), c.g., D. Sofia c. com Serafim Rocha; Carlos, f. menor; Fernando, s.g.; Henrique, c. com D. Maria de Albuquerque; D. Maria do Céu, c. com Guido Ré, c.g.; D. Teresa, solteira; D. Maria do Rosário c. com Anselmo Louro, c.g..

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#321622 | MMP | 21 jan 2013 17:01 | Em resposta a: #321621

Estimado Sr. LCM,

Muito obrigada pelas informações que achou por bem enviar-me. A investigação que tenho em mãos apenas contempla a descendência do primeiro casamento, que posso adiantar-lhe ter sido celebrado em Coimbra, na paróquia de São Bartolomeu, no dia 21-05-1896. Interessa-me muito localizar o assento de baptismo do Luís Carlos, que estou em crer, tratar-se do primeiro filho deste casamento. Fiz várias pesquisas, mas infelizmente não consigo encontrar o assento.

Atenciosamente,
MMP

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#321623 | LCM | 21 jan 2013 17:05 | Em resposta a: #321622

Infelizmente é tudo quanto sei. Estou atento e se encontrar algum dado relevante deixarei aqui.

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#321624 | MMP | 21 jan 2013 17:28 | Em resposta a: #321623

Muito obrigada. Votos de bom trabalho,
MMP

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#322404 | IsabelFont | 04 fev 2013 15:28 | Em resposta a: #318786

Caro confrade DPPONA (desculpe dirigir-me assim, mas como não assinou a mensagem, não sei o nome!),

Será que os referidos em A1: N... cc N... (em que um dos cônjuges era irmã de João José de Madureira) não eram exactamente:
. Maria Dorida de Morais Madureira Lobo, que casou com Rodrigo José de Morais Soares??

É só um palpite, para quem interesse investigar este ramo!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Família Madureira

#322421 | dppona | 04 fev 2013 21:20 | Em resposta a: #322404

Cara Maria Isabel,
Dado os irmãos que eu indico usarem todos os apelidos Morais Soares, é possível que os pais sejam o casal que refere, mas não sei.
Os dados que forneci podem depreender-se do documento do AD de Vila Real que refiro e de que tenho cópia, mas nada nele se encontra que permita determinar se os pais são esse casal ou não.
Cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349115 | João Mamed | 10 ago 2014 14:02 | Em resposta a: #1923

Olá Maria Isabel

Sabia que o António Madureira Lobo, filho de Luis de Madureira Lobo e de Ana de Vargas de Miranda, quando ainda era solteiro teve uma filha de Catarina Gomes solteira, de Faiões, chamada Maria de Madureira, com geração em Ervões Valpaços? (I.G. 8491 de António José de Madureira de 1784).

Meus cumprimentos,
João Mamede

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349131 | IsabelFont | 10 ago 2014 22:55 | Em resposta a: #349115

Olá João Mamede!
Ah quanto tempo não o ouvia - lia!
Tenho andado muito longe destas pesquisas: a minha Mãe bastante doente, não me deixa tempo para este trabalho.
Mas, obrigada na mesma pela sua informação.
Já agora, onde anda a ver/ler as IG? É que eu perdi completamente o link!
Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349140 | João Mamed | 11 ago 2014 08:37 | Em resposta a: #1923

Bom dia Isabel

Desejo as rápidas melhoras à sua mãe.
Eu também não tenho tido muito tempo para participar no Fórum, mas é sempre um prazer conversar com uma das mais antigas amigas cá do sitio!

O site com as IG digitalizadas é o seguinte: https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-34871-21669-25?cc=2125025&wc=9KVB-SB5:363118001,363586101,363586102,363589101#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecapi%2Fsord%2Fcollection%2F2125025%2Fwaypoints

Infelizmente não estão todas.

Meus cumprimentos
João M.

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349172 | IsabelFont | 12 ago 2014 11:40 | Em resposta a: #349140

Socorro João Mamede!

Fui dar a IG de Caminha! Não era este link que me queria dar pois não? Só vejo mencionados apelidos "Cunha" e nenhum Madureira.
Não que duvide de si, mas gosto sempre de ler!
Importa-se de rever a sua informação? São IG de Braga ou Bragança? Ou outras?
Obrigadíssima
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349173 | IsabelFont | 12 ago 2014 12:09 | Em resposta a: #349140

João Mamede,
Olá outra vez!
Esta IG não refere a data de nascimento deste António de Madureira Lobo? ( para mim é cerca de 1675), tendo casado a 15 de Agosto de 1700 com Francisco de Távora Moraes Castro; ele filho de Luís de Madureira Lobo que casou com Ana Vargas de Miranda.
Nos meus apontamentos este António de Madureira Lobo morreu em em 1719. Algures devo ter ou o assento de óbito ou apontamento sobre ele; penso eu - estou em Lisboa onde tenho uma cópia antiga dos dados.
Estamos a falar da mesma pessoa?
Abraço
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349177 | aníbal | 12 ago 2014 14:20 | Em resposta a: #1923

Caros Confrades

A título meramente informativo, meu Avô materno, chamava-se António Augusto Cardoso Cyrne de Madureira (proveniência Cyrne de Madureira do Porto); o meu ramo Madureira, provem da Casa Morgado de Guilhabreu/Quinta do Freixo, em Vila do Conde.
Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349185 | João Mamed | 12 ago 2014 19:09 | Em resposta a: #1923

Olá Maria Isabel
Não sei o que se passa com o link, mas de qualquer modo, se clicar no canto superior do lado esquerdo em cima de Portugal, vai para o inicio do site.

Cpts.
João

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#349186 | João Mamed | 12 ago 2014 19:24 | Em resposta a: #1923

António de Madureira Lobo, filho de Luís de Madureira Lobo e de Ana de Vargas nasceu em Santa Maria Maior, Chaves a 10/01/1656. E terá sido este António de Madureira que ainda no estado de solteiro (por volta de 1685) e na altura morador nas Eiras, que terá tido um filho de uma mulher solteira natural de Faiões, chamada Catarina Gomes. Essa filha chamava-se Maria de Madureira, e um filho desta Maria de Madureira, António Luís de Madureira batizado em Ervões em 1710, teve como padrinhos Luís de Morais e Castro e sua mãe Ana de Vargas de Miranda (sua tia-avó).
Para ter a certeza que os Antónios são a mesma pessoa falta-me uma fonte primária, mas se calhar isso nunca vai acontecer.
Cpts.
João

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#362557 | IsabelFont | 19 out 2015 00:55 | Em resposta a: #349186

Olá João!
Ainda por aqui?

Só agora ando a retomar aos poucos a genealogia.
O ano passado foi horrível e perdi a minha Mãe em Outubro.

Agora verifico que este assento de 10/01/1656 em Chaves - Santa Maria Maior, diz respeito a uma FILIPA, que será irmã de António de Madureira Lobo (cuja data de nascimento ainda não sei) e que tem por padrinhos os avós de sua mulher Francisca de Távora Moraes Castro, de seus nomes Francisco de Miranda e Maria de Vargas.

Não se importa de conferir? é que é importante por causa do outro eventual casamento de António Madureira Lobo com Catarina Gomes, como ascendentes de Maria de Madureira.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#362575 | AntonioGonçalves | 19 out 2015 15:38 | Em resposta a: #349186

Prezado João e a todos que estudam Madureira Lobo

O meu contributo:

A origem dos Madureira Lobo, Amares, Braga:


Manoel de Madureira Lobo, Pasta 668, Procº 15641 de 17.11.1717, natural do lugar da samassa, Besteiros, Amares, Braga
a) Filho de Antonio de Madureira Lobo, natural de Chaves e segundo testemunhas ausente, como estudante, para Ribeira de Pena e de Maria de Araujo, natural de Besteiros, Amares e aí residentes há mais de 30 anos
b) Neto paterno de Paulo de Madureira Lobo, Chaves e de Dª Agueda de Vargas Teixeira, vila de Chaves
c) Neto materno de Domingos Ferreira, samassa, Besteiros e de Antónia de Araujo, Ruivães


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Morais Madureira em Óbidos

#408689 | joaopenha | 17 out 2018 10:52 | Em resposta a: #1923

Caros Confrades,

Alguém tem noticia da extinta freguesia de Valverde, paroquia de Sao Vicente do extinto concelho de Rebordãos, ou homónima (freguesia de São Vicente, lugar de Valverde) no extinto bispado de Miranda.

Aí terá sido baptizado um antepassado meu chamado Ántónio de Morais Madureira, filho legitimo de Domingos de Morais Madureira e sua mulher Maria de Morais. Alguem tem noticia deste casal Morais Madureira?

Este António de Morais Madureira casou em 27.6.1735 em Sao Pedro do Carvalhal, (Bombarral), termo de Óbidos com Mariana da Silva (de Carvalhal), filha de Manuel Correia de Sá (de Vila Galega da Merceana) e Antónia da Silva (de Carvalhal). Parece terem ido viver para a freguesia do Socorro em Lisboa, onde sao moradores e casa em 1764 a filha Genoveva Rosa da Silva com Gregorio Rodrigues da Silva, sendo o pai Antonio de Morais Madureira, já defunto.

melhores cumprimentos,
João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#408701 | nmadureira | 17 out 2018 17:04 | Em resposta a: #408689

Caro João Penha Ferreira,

A extinta freguesia de São Vicente de Valverde pertencia a Rebordões (vila e sede de concelho entre 1208 e 06/11/1836) e foi integrada em 1842 na freguesia de Pinela, concelho de Bragança.

Cumprimentos,
Nuno Barbosa de Madureira

Resposta

Link directo:

Morais Madureira - Valverde Rebordãos

#408799 | joaopenha | 20 out 2018 21:04 | Em resposta a: #408701

Caro Nuno Barbosa de Madureira,

Tinha o palpite que deveria ser esta freguesia, que parece ser anexa à abadia de Rebordãos. Mas não aparece nas memórias paróquiais de 1758, já teria sido extinta, ou pelo menos neste trabalho não aparece.
(https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11884/1/BRAGAN%2BçA%20Livro%20Mem%20Paroq.pdf)

Então fica a pergunta, onde estão os paroquiais? Serão os paroquiais da abadia de Rebordãos?

Sem o baptismo do António Morais
Madureira em São Vicente de Valverde não saberei onde casou Domingos de Morais Madureira com Maria de Morais, ou de onde eram. Nos registos de Carvalhal não adiantam muito mais.

Também quem usa Morais Madureira nos finais do séc XVII em rebordaos ou nesta área de Bragança?

Ao lado de pinela fica Parada, solar dos Morais Madureira, que aparecem em várias fontes e nobiliários, e que constam nesta base da geneall.

Por excepção nao consta Domingos Morais Madureira, FSO COC FCR comendador de Babe e guarda roupa do Rei segundo o seu processo de Santo Ofico solteiro e filho de Francisco Morais Madureira e Ana de Morais Pimentel, e irmão inteiro do padre Manuel Manuel Morais Pimentel e irmão inteiro de José Morais Pimentel casado com Maria de Morais.

Este José de Morais Madureira parece ser o pai de Domingos Morais Madureira Pimentel, que constrói a casa do arco em Bragança, unindo a casa que tinha com a casa da mulher Luisa Caetana de Mesquita. O que acho estranho é dizer irmão inteiro, mas pode ser um erro que repetem constantemente nas deligencias deste Domingos Morais Madureira, ou teria outro significado, como meio irmão.

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#413670 | MarceloMoreira | 05 abr 2019 17:16 | Em resposta a: #1923

Tenho em meus registros um ramo Madureira de Carvalho em Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#416487 | Gab1975 | 22 jul 2019 23:30 | Em resposta a: #1923

Boa noite a todos,

Procuro nesta familia Madureira uma conexao com:

1. Carlos Eugénio Maudreira 1956 PT - 2011 Africa do Sul
OU
2. Joaquim Pacheco - nascido no Porto e que arrancou para Moçambique depois de 1924 onde veio a casar e teve 2 filhas e 1 filho
OU
3. João Madureira 1898-1955

Para toda ou minima informação possivel, agradeço desde já.

Cumprimentos e boas pesquisas a todos,

Gabriela

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#430018 | Dani Dias | 29 dez 2020 21:57 | Em resposta a: #362575

Caros confrades,

tenho como oitavo avô Adão Baptista de Madureira Lobo que foi abade em Santa Christina de Arões, Fafe.
Sua Filha era Theresa de Araujo que se casou em Caires, Amares.
Alguém saberia me dizer qual a localidade ou frequesia mais provável para procurar o registro de batismo de Adão Baptista de Madureira Lobo.

Obrigada a todos!

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#430026 | AntonioGonçalves | 29 dez 2020 23:38 | Em resposta a: #430018

Prezado Dani !

Os dados desta IG (Inquirição de Genere), na freguesia de Besteiros, poderá responder um pouco ao que procura.

- Manoel de Madureira Lobo, Pasta 668, Procº 15641 de 17.11.1717, natural do lugar da samassa, Besteiros
a) Filho de Antonio de Madureira Lobo, natural de Chaves e segundo testemunhas ausente, como estudante, para Ribeira de Pena e de Maria de Araujo, natural de Besteiros e aí residentes há mais de 30 anos
b) Neto paterno de Paulo de Madureira Lobo, Chaves e de Dª Agueda de Vargas Teixeira, vila de Chaves
c) Neto materno de Domingos Ferreira, samassa, Besteiros e de Antónia de Araujo, Ruivães

Portanto, os Madureira Lobo, serão de Chaves, provavelmente o Adão terá ligação a esta familia.
A Thereza de Araujo, poderá ter ligações a Maria de Araujo, mas em Besteiros, não se encontra nada que possa ajudar com esta familia Araujo, talvez em Ruivães.

Boas pesquisas e um Excelente ano de 2021

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#431859 | Dani Dias | 11 mar 2021 19:22 | Em resposta a: #430026

Prezado Antônio !

muito obrigada pela informação,
na verdade eu estava equivocada e o nome do meu antepassado é João Batista de Madureira Lobo (irmão do Manoel de Madureira Lobo) e sim, eles são de Chaves, Vila Real

Agradeço e um grande abraço,

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#435405 | NunesDaSilva | 28 jul 2021 21:32 | Em resposta a: #1923

Boa Noite
Procuro informações sobre Augusto Cipriano Vaz madureira (juiz formado em Coimbra). Casou com Delfina Fortunata do Patrocínio. Filho de João José de Madureira (já aqui referido). Sou seu descendente, por parte de uma das filhas Maria, que teve com Maria José das Neves. Esta filha casou com Eduardo Augusto Fernandes ( de Vila Fernando), foram para Moçambique e lá tiveram os três filhos. A minha avó materna, Ana Maria de Madureira Fernandes, natural da cidade da Beira, teve quatro filhos, todos nascidos na então Província de Moçambique. Solicito informações sobre esta família, pois não consigo ir mais para trás. Quem estiver interessado, poderei, com todo o gosto, passar a informação que tenho.
Obrigado,
Luís Nunes da Silva

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#437594 | Philippe Jardim | 15 nov 2021 11:25 | Em resposta a: #1923

Boa tarde, me chamo Philippe Barbosa Martins Rocha Jardim. Soube recentemente que sou parente da familia Madureira. Moro no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeito e minha familia fundou um bairro bem famoso aqui com o mesmo nome. Meu bisavô ao se casar com minha bisavó (Lourdes Madureira), fez-se com que ela trocasse o nome da familia para Martins. Gostaria de obter mais informações a risca ate de buacar cidadania.

Resposta

Link directo:

Família Madureira

#450966 | L.Madureira | 11 nov 2023 02:55 | Em resposta a: #1923

Olá, gostaria de informações sobre madureiras que vieram para o Brasil no início do século 20.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 11:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen