Teixeira de Castro de Chão de Couce

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#2096 | domconde | 06 fev 2001 22:46

Estive no Arquivo Distrital de Leiria e deparei com uns Teixeira de Castro de Chão de Couce. Será que alguém sabe alguma coisa sobre esta gente?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#2103 | Paulo | 07 fev 2001 10:15 | Em resposta a: #2096

Não sei se são os mesmos mas há uma família de um António Luis Teixeira de Araujo e Castro, Senhor da Quinta de Moita (Mouta) Bela, freguesia de Almofala, Termo as cinco vilas (que abrange essa área geográfica) que casou em Pias com D. Maria Benvinda de Sá e Mendonça, chefe da casa dos Sá e Mendonça das Pias, herdeiro da morgadio das Pias e descendente e representante de Estevão de Sá e Mendonça, armigerado de que possuo cópia da carta de armas.

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#2104 | domconde | 07 fev 2001 11:31 | Em resposta a: #2103

a 3 de Dezembro de 1768 casou Miguel Teixeira de Castro filho legitimo de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Josefa das Neves é morador na sua quinta da Amieira. Estou a falar da freguesia de Chão de Couce.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#3794 | tomas1385 | 04 mai 2001 20:26 | Em resposta a: #2096

Os unicos que conheço com este nome são de Vila Real, morgados do Terreiro e aparecem no livro fidalgos e morgados de Vila Real e seu termo. O meu 5º avô, João Cabral Tavares Osório Soares de Albergaria Teixeira de Castro era desses e casou-se em Leiria com uma Silva Athayde. Provavelmente não tem nada a ver mas...

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#42769 | ATM | 02 jun 2003 08:11 | Em resposta a: #2104

Caro Domconde
Sendo descendente de Teresa Joaquina Teixeira,(esta na genea) nascida a 17-02-1744 em Amieira, Chao de Couce, que penso ter sido irma de Miguel Teixeira de Castro, pois os nomes dos pais sao os mesmos que possuo e neta de Miguel Teixeira Castro e Maria Bela da Maia, da Quinta de Amieira, agradecia qualquer informacao relativa a ascendencia desta familia.
Cumprimentos
Antonio Teixeira Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#42921 | ATM | 04 jun 2003 10:59 | Em resposta a: #42769

Renovacao do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#43110 | ATM | 08 jun 2003 13:42 | Em resposta a: #3794

renovacao do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#43680 | ATM | 19 jun 2003 09:22 | Em resposta a: #42769

Renovacao do pedido

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#43729 | Paulo | 20 jun 2003 14:41 | Em resposta a: #43680

Caro Antonio Teixeira Mendes,

Ha muito que nao registo a participaçao do Dr. Francisco Braz Teixeira no Forum. Se me enviar um email talvez lhe possa enviar o email do Dr. Francisco (Domconde).

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#65067 | luis262 | 15 mai 2004 20:21 | Em resposta a: #42769

Caro António:

Já procurei responder por duas vezes ao teu "mail" mas há qual quer coisa que não está bem com o meu, outra vez ! Por isso, e até porque tem a ver com o tópico em causa, resolvi responder via fórum...
Consultando os mormons, encontrei assentos , que embora dispersos, talvez te digam alguma coisa.Passo a transcrever:

Mariana Teixeira de Castro, b. 28.5.1711 , Nª Sª da Consolação, Chão de Couçe, Leiria.
Pai: Miguel Teixeira de Castro
Mãe: Joana Bella

Maria Fernandes Teixeira, b. 29.11.1765 , Nª Sª da Consolação, Chão de Couçe, Leiria.
Pai: Manuel Fernandes Teixeira
Mãe: Maria Gaspar

Maria Teixeira de Castro, b. 10.9.1769 , Nª Sª da Consolação, Chão de Couçe, Leiria.
Pai: Miguel Teixeira de Castro
Mãe: Maria Mendes.

Quanto às outras questões que colocas, não enviei os dados do Steph , pois há elementos que não são coincidentes com as respectivas páginas já editadas no GP, o que poderia originar duplicações. Seria bom se coseguissemos que nos enviasse mais dados . Também não entendi a razão que levou o José Venâncio Pimentel Teixeira a desaparecer da página, quando finalmente se tinha conseguido corrigir o erro e ele estava como devia, como irmão do Francisco Maria P.T.

Por hoje é tudo.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#105051 | obidos | 11 nov 2005 14:52 | Em resposta a: #43110

Passo a transcrição de um assento de baptismo que talvez possa trazer algumas luzes à nossa pesquisa comum.

Livro de baptismos da paróquia de Chão de Couce, concelho de Ansião, com datas extremas:
Cota : Dep. IV-28-C-1
Ano: 1747
Folhas : 109 vº e 110



ANTÓNIO


Nos dezassete dias do mês de Junho de mil setecentos e quarenta e sete anos baptizei e solenemente e puz os Santos Óleos a ANTÓNIO, que nasceu em os oito dias do mesmo mês de Junho, filho legítimo de MIGUEL TEIXEIRA DE CASTRO e de MARIA DAS NEVES, da Amieira, neto paterno de MIGUEL TEIXEIRA DE CASTRO natural da Amieira, e de MARIA DA MAYA natural da freguesia de Vila Verde de Areias Pedreira de Tomar, ambos moradores que foram na dita quinta da Amieira. E materna de MANUEL LOURENÇO natural desta vila e de ISABEL DAS NEVES natural de Venda Nova, freguesia da Aguda, e ambos moradores nesta vila. Foram padrinhos o Capitão Alexandre Manuel de Sousa da sua Quinta da Mouta Bela e Luíza Angélica Vieira da Silva, filha do Capitão Manuel Vieira de Freitas morador na quinta de Baixo, tocou por ela o padre Rodrigo de Sousa tudo desta freguesia. Foram testemunhas o mesmo padre Rodrigo de Sousa e José Vieira Pinto, e por ser verdade fiz este assento que assinei, dia mês e ano como ut supra.

O Padre Rodrigo de Sousa
José Vieira Pinto
O Vigário António Botelho Negrão

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#105097 | Samuel C O Castro | 12 nov 2005 10:10 | Em resposta a: #105051

Estimado Obidos e demais colegas,

Pesquisando em minha Grande base, exclusiva dos Castros, não encontrei os nomes referidos em todas as mensagens anteriores a esta data. Mas, caso consigamos retroagir mais na ascendência já apresentada, tenho grande interesse em entroncá-los na mencionada base. Peço a todos que tenham dados de qualquer tronco dos Castros e puder me disponibilizar, serão muito bem recebidos e, se possível, entroncados junto aos demais.
Fico a disposição. Um abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107293 | ATM | 13 dez 2005 06:06 | Em resposta a: #105051

Caro Obidos

Já há uns tempos que vi a sua contribuição, mas só agora me foi possível responder.

Este António é definitivamente irmão da minha ascendente Teresa Joaquina Teixeira (no Genea), nascida a 17-02-1744, de quem possuo certidão de nascimento, embora difícil de ler.

Será também irmão de um Miguel Teixeira de Castro (no Genea), casado em 1768 e que presumo ser ascendente do confrade “domconde”. Penso que este Miguel casou com Maria Mendes de quem tiveram Maria Teixeira de Castro b. 10-09-1769, N. S. da Consolação, Chão de Couce, Leiria, mas não posso confirmar.

Tenho também conhecimento de uma Mariana Teixeira de Castro, b. 28-05-1711, N. S. da Consolação, Chão de Couce, Leiria, filha de Miguel Teixeira de Castro e Joana Bella (ou Maria Bella da Maia ?). Poderá ser tia da Teresa, do António e do Miguel e por conseguinte irmã do outro Miguel. Este nasceu a 13.09.1699 em Amieira (possuo certidão de nascimento apenas com os nomes dos pais). Fui informado pelo Arquivo de Leiria que não havia mais informação sobre estes Teixeiras de Castro. Parei assim, como pode ser verificado no Genea, no Miguel Teixeira de Castro cc Maria Bella da Maia.

Nada consegui saber também, sobre a quinta da Amieira, esta mencionada no Estudo Monográfico de Chão de Couce, pg. 51.

Espero que estas poucas informações que envio, se não forem já conhecidas, possam iluminar um pouco mais esta família.

Cumprimentos

António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107294 | ATM | 13 dez 2005 06:16 | Em resposta a: #107293

Confrades

Esqueci-me de mencionar na mensagem anterior que, por curiosidade e pelo nome me chamar a atenção, verifiquei que a madrinha do dito António está indicada no Genea, com o nome de Úrsula Teresa e não Luiza Angélica.

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107324 | anna | 13 dez 2005 15:59 | Em resposta a: #107293

Boa tarde,

Apenas a titulo de curiosidade: tenho parentes relacionados com as pessoas que mencionam (e referidos noutras freguesias da região, nomeadamente as senhoras Espírito Santo); todavia, nunca tive tempo de investigar os paroquiais de Chão de Couce.
Também tenho ascendentes nas Cinco Vilas e Arega (e "arredores"....); alias, diga-se de passagem, há muita gente que frequenta este Fórum que tem parentesco comigo.....
:)

Quando tiver disponibilidade para fazer tais buscas, pode ser que encontre algo de interessante e colocarei aqui neste Fórum.

Nota: mais tarde ou mais cedo, terei mesmo que investigar Chão de Couce.

Cumprimentos,

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107435 | henrdias | 15 dez 2005 21:59 | Em resposta a: #107324

Cara anna,

vi os dados que disponibilizou no tópico das Cinco Vilas que desde já agradeço, e espero muito sinceramente que consiga arranjar a disponibilidade necessária para pesquisar os seus ancestrais das Cinco Vilas e arredores, pois embora se trate de uma região um tanto ou quanto "apagada" na actualidade, creio que teve alguma importância no passado, e há sempre a possibilidade de se encontrar algo interessante.

Reparei na sua referência "às senhoras do Espírito Santo". E como tenho na minha B.D. cerca de quatro dezenas dessas "donzelas", caso precise de alguma informação que esteja ao meu alcance, pode dispor. Mas devo dizer que são quase todas do séc. XIX, e da freguesia de Maçãs de D. Maria.

Uma curiosidade que eu notei foi o facto de todas elas serem naturais de localidades situadas "paredes-meias" com a vila do Avelar, cujo orago é: O Divino Espírito Santo. Não sei se este apelido também predomina nessa freguesia, mas sei que a invocação ao Espírito Santo, deve vir de tempos muito recuados, pois sabe-se que as terras de Rapoula, e outros bens no julgado do Avelar foram compradas pelo Conde de Vila Real (D. Pedro de Meneses) às freiras do mosteiro do Espírito Santo de Toro, da Diocese de Zamora, em data anterior a 1426.

Curiosamente também notei que os meus Neves vêm da vizinha freguesia de Pousaflores, onde o orago é: Nossa Senhora das Neves. Será pura coincidência, ou seria alguma moda desse tempo?

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107472 | anna | 16 dez 2005 09:48 | Em resposta a: #107435

Caro Henrique Dias,

A "donzela" Espírito Santo a que me referi pertence a gerações bem mais recuadas, mas obrigada pela sua lembrança.

Tenho 1 registo na freguesia de Beco, referente a um baptizado, que pode interessar:

10/04/1759

Baptizou o Dr. Francisco José Leitão Manso e França (da Sertã)

a Joaquim

Filho de José Pedro de Sequeira e Fonseca (Sargento-mor da vila de Dornes) e natural do Fojo - Cernache Bonjardim
e de Maria Teresa Eufrásia de São José (de Carvalho)
(não anotei os avós da criança) mas tenho os padrinhos:

Dr. Manuel Rodrigues Teixeira - Tesoureiro-mor da Sé de Coimbra,

por procuração passada ao Capitão-mor das 5 vilas de Chão de Couce
José António Alvares Pimentel Teixeira (morador em Maçãs Dona Maria)

Madrinha: Isabel Josepha de S. José
Testemunhas: João Mendes Delgado e Manuel Freire de Carvalho

Esta minha intervenção prende-se com o facto de algumas pessoas deste tópico, procurarem uma ligação a família Manso.

Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#107477 | anna | 16 dez 2005 11:59 | Em resposta a: #107472

Aditamento
_____________________
Passo a transcrever:

"Caro Henrique Dias:

Recebi ontem do Arquivo Distrital de Leiria o assento de nascimento relativo ao Ano de 1753 Fls.113 Cota Dep. IV-27-A-17, de José, filho do Capitão mor das cinco vilas José António Álvares Pimentel Teixeira e de sua mulher D. Francisca Joaquina de Sequeira Mansa de Figueiredo, moradores em MDM, neto paterno de Domingos Álvares Simões e de sua mulher Luzia da Nazaré da mesma vila e materno do Capitão Pedro Martins de Figueiredo e de sua mulher, Marcela Leitão de Sequeira Mansa da Fonseca, moradores na Quinta do Fojo , freguesia de Cernache do Bonjardim Priorado do Crato, que nasceu a 2.1.1753.
Confirma-se portanto a ligação.
Quanto a este José será sem dúvida José Teixeira Pimentel de Figueiredo e Sequeira um dos três filhos do casal.

Cumprimentos

Luís Piçarra"
_______________________________________-

Referente a:
Minha anterior mensagem sobre o mesmo assunto:

José Pedro de Sequeira e Fonseca é irmão de D. Francisca Joaquina de Sequeira (mencionada na msg acima, que transcrevi, de Luís Piçarra).

Encontrei a filiação de Jose Pedro, num outro apontamento e condiz com a inf. acima, da msg de L.Picarra (Fojo - Cernache)

Quanto a mulher de José Pedro de Sequeira e Fonseca é filha de:
António de Carvalho (Guardão )
Maria Thereza (Carraminheira) - apelido não mencionado

Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107479 | fertelde | 16 dez 2005 12:43 | Em resposta a: #107472

Dr. Manuel Rodrigues Teixeira - Tesoureiro-mor da Sé de Coimbra,
Estimada Confrade Anna:
Por acaso sabe de onde era natural este Dr. Manuel Rodrigues Teixeira??
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107482 | anna | 16 dez 2005 13:07 | Em resposta a: #107479

Caro Fernando de Telde,

Relativamente a questão que coloca:

O referido senhor era natural da Castanheira (Arega).

Tanto os seus pais, como os seus avos (paternos e maternos eram todos naturais da Castanheira)

O Dr. Manuel Rodrigues Teixeira, encontra-se mencionado aqui no Genea.
Cumprimentos,

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#107492 | luis262 | 16 dez 2005 18:54 | Em resposta a: #107477

Cara Anna :

Ainda há poucos dias enviei, para a base de dados do GENEA elementos sobre João Pedro de Sequeira e Fonseca que é um dos miutos irmãos da seferida Francisca Joaquina, minha 6ª avó.

Posso acrescentar alguma coisa , com base no que consta do livro "Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus contornos" de Cândido Teixeira, publicado em 1925, e que constam de um tópico apresentado aqui no fórum, por José Caldeira : "Cernache do Bonjardim" de C. Teixeira - Índice.

No referido livro, em CXVII- FIGUEIREDOS DO PAMPILHAL, § 2º 15 , pode ler-se :

"Dr. José Pedro de Sequeira e Fonseca, nasceu no Fojo a 11-V-1718 e casou com Maria Teresa Eufrásia de S. José, natural de Guardão, freguesia do Beco. Foi por diversas vezes juiz ordinário de Dornes. Foi também capitão da companhia de Infantaria auxiliar do distrito de Alvaiázere, Dornes e Abiul, e do terço da Comarca de Tomar até 1744, provavelmente perque em 12-I-1775 já tinha sido promovido a Sargento mor de Dornes (...)

Em seguida, refere os nomes de apenas dois dos filhos, não mencionando o filho Joaquim, o que não é de admirar, pois já deparei com algumas faltas deste tipo no mesmo livro, nomeadamente quanto tres dos muitos irmãos e irmãs de José Pedro e Francisca Joaquina.
Como tudo isto e ainda mais, se pode consultar no tópico e mensagem que referi, acrescento apenas que todos estes irmãos foram filhos do segundo casamento ( do 1º não houve geração) , do 8 do mesmo § 2º , Capitão Pedro Martins de Figueiredo, nascido no Pampilhal e b. em 29.4.1681, com Marcela Leitão de Sequeira , ou Marcela de Sequeira Mansa , como "também se assinou" , ou ainda como consta no GENEA, que o transcreveu do Gayo, Marcelina de Sequeira Manso .
As diferentes formas de assinar , como sabem também aconteciam com frequência...
Esta era filha do Capitão José Leitão Pereira e de sua mulher Francisca de Sequeira
e Fonseca.

É curioso, que se pode ler neste livro, no CXVII § 2 25 , que Paulo, um dos outros filhos do casal, foi batizado a 6.3.1730, pelo já mencionado Dr. Manuel Rodrigues Teixeira, morador em Figueiró dos Vinhos.

Ainda mais uma nota: Este padre era irmão de Luzia da Nazareth Teixeira, mãe
do Capitão mor José António Álvares Pimentel Teixeira FCA, senhor do Solar dos P.T. em Maçãs de Dª Maria e da Quinta da Boa Vista...

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#107496 | anna | 16 dez 2005 20:19 | Em resposta a: #107492

Caro Luis,

O Dr. Manuel Rodrigues Teixeira tinha também uma quinta, junto das terras da Mata, termo de Dornes.
(livro de António Baião, sobre Ferreira do Zezere - paginas 217 e 218)

Cumprimentos e Boa noite,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107534 | henrdias | 17 dez 2005 13:50 | Em resposta a: #107472

Prezada Anna,

as suas recentes intervenções estão trazendo uma lufada de ar fresco no conhecimento da genealogia das Cinco Vilas. Bem haja, e como diria o nosso confrade Antonio Mendes lá do outro lado do mundo (Austrália), "mande mais" ...
Com efeito este puzzle gigantesco só poderá ser finalizado com a participação de todos os confrades com ascendência nesta região. Também eu espero pesquisar nos paroquiais de Chão de Couce, Pousaflores, Almoster e Aguda, onde tenho ascendência, mas por enquanto estou apenas em MDM, e em épocas recentes como pode verificar, mas pela parte que me cabe irei colocando aqui (e nos tópicos relaccionados com esta região) todas as peças que me pareçam interessantes para outros confrades.

Cumprimentos, Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#107535 | henrdias | 17 dez 2005 13:52 | Em resposta a: #107492

Caro Luís Piçarra,

chamo a s/ atenção para a m/ intervenção nesta data no tópico das "Cinco Vilas", sobre um Francisco de Castro, mas que acrescenta alguma descendência a MANUEL CAETANO DA SILVA filho de D. Caetana de Azevedo casado com D. Ana de ...........”, referido no § 156 do nobiliário de Felgueiras Gayo, vol. I, pág 612 ( Azevedos), para além de referir uma curiosa Quinta de Maçãs de D. Maria.

Cumprimentos, Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107542 | anna | 17 dez 2005 19:24 | Em resposta a: #107534

Caro Henrique Dias,
Tenho também a indicação do Capitão-mor de Chão de Couce, pelos anos de 1721 - Jerónimo Teixeira Evangelho (veja Teixeira Evangelho aqui no Genea - liga as famílias "da Maia" e "Velásques Sarmento Alarcão"e também "Coimbra".

Quanto aos Leitão Manso (Dr. Leitão Manso e França - referente ao baptizado no Beco e que coloquei aqui neste tópico) queira ver por favor a informação que em tempos coloquei aqui no Genea (sobre outro assunto) e que transcrevo em parte; nela se faz a ligação de Manuel Pinheiro de Barbudo (no Genea) com os Leitão Manso e com as famílias de Abiul e Almoster (Alvaiázere).

Cravos de Abiúl (livro de Cândido Teixeira)

1 Diogo Cravo, escudeiro fidalgo vivia na vila de Abiúl em 1519 e casou com Branca Arnau, filha de Lançarote Arnau e de sua terceira mulher Helena Dias, nº 15 em Tit. Arnaus, e teve:
2 Manuel Arnau, que segue,
2 - Manuel Arnau, viveu em Pombal e casou com Joana Pinheiro, filha de Pedro Barbuda e de sua mulher Helena Borges. Esta devia ser de Pedrogão Grande, porque ali possuiu o prazo dos Passais da vigairaria de que era senhorio o cabido de Coimbra e vivia viúva em 1549. Consta este casamento do dote de sua filha Catarina Pinheiro, que se acha incorporado no inventário dos bens de Belchior Fernandes, feito no juízo de Pedrogão Grande, de que falamos em Tit. Arnaus e teve:
3 Pedro Barbudo Pinheiro de Lemos, que segue
4 António Barbudo de Vasconcelos
5 Catarina Pinheiro, mulher de António Arnau, nº 74 em Tit. Arnau

3 – Pedro Barbudo(a) Pinheiro de Lemos, foi fidalgo cavaleiro da casa real, viveu em Pedrogão Grande onde casou com Filipa da Costa, já viúva de Diogo Leitão Correia, filha de Manuel da Costa, nº 69 em tit. Costas de Pedrogao Grande e teve:

6 Manuel Pinheiro de Barbuda, que segue
7 António Barbuda
8 Isabel, que nasceu em 1578

6 Manuel Pinheiro de Barbuda nasceu em Almoster em 1576. Viveu em Almoster e casou com Francisca Borges, filha de Jorge Soares Galhardo e de sua mulher Mécia Fradessa (FRADE), senhores da quinta de Almoster (Alvaiázere) , nº 5, em Tit. Galhardos de Abiúl. Consta de uma procuração que ela fez sendo já viúva, sobre a herança de seus pais , na nota de Manuel Fernandes, tabelião em P. Grande, em 1625 e de outra outorgada na quinta de Almoster, na nota de João Lopes, no 1º de Dezembro de 1635, a qual ela fez com suas filhas sobre a herança dos ditos seus pais (sogros), Pedro Barbuda e Filipa da Costa, e teve:


9 Joana Soares Borges, mulher de Nuno Leitão Correia, filho de Salvador Correia Leitão e de
sua segunda mulher Jerónima Leitão, 319, Parag. 37º em Tit. Leitõe, c. g.
10 Filipa Soares Borges, mulher de Belchior Diniz
11 Serafina Pinheiro (de Barbuda)
12 Sebastiana Soares Pinheiro, que casou em Oleiros com Jerónimo Nogueira. Instituiu uma capela que possui António Torres, s.g.
13 Helena Cravo Soares


Cumprimentos e desejos de um óptimo Natal,

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#107608 | henrdias | 18 dez 2005 20:17 | Em resposta a: #107542

Prezada Anna,

uma vez mais lhe agradeço pelos dados que resolveu partilhar com todos os
confrades que estão estudando esta região, e que a seu tempo darão os seus
frutos.
Achei interessante a referência ao capitão-mor de Chão de Couce, porquanto o
Estudo Monográfico desta vila não lhe faz qualquer menção, e porque tenho
verificado a existência de um enorme relacionamento entre as famílias dos capitães-mores das diversas localidades.
Bem e por agora é tudo,
cumprimentos e votos de um bom Natal,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#108020 | rmfrp | 26 dez 2005 17:07 | Em resposta a: #107542

Cara Anna:

Na sua mensagem anterior reparei na referência a Filipa Soares Borges e seu marido Belchior Dinis. Tenho alguns dados relativos à descendência deste casal nos séculos XVII-XVIII. Caso haja interesse poderei reproduzi-los aqui no Fórum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#108306 | anna | 29 dez 2005 19:00 | Em resposta a: #108020

Caro Rui Pereira,


Parece-me uma excelente sugestão, esta que nos faz.

Em minha opinião, penso que seria muito interessante disponibilizar essa informação


Os meus agradecimentos e votos de um Excelente 2006.

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#108322 | rmfrp | 29 dez 2005 22:49 | Em resposta a: #108306

Cara Anna:

Aqui seguem então os dados de que disponho. Registei-os devido à ligação com um ramo desentroncado dos meus Freire Coimbra:

1. Belchior Dinis c. c. Filipa Soares Borges. Filho:
-- 2. Manuel Pinheiro de Barbuda Arnaut, n. Alvaiázere, Juiz dos Órfãos em Alvaiázere, c. c. (Alvaiázere 28.09.1670) D. Luísa de Medeiros, f. de Fabião de Medeiros Maldonado e de Vicência Botelho de Castro. Filha:
----- 3. D. Maria Madalena Medeiros e Arnaut, n. Alvaiázere, f. Santarém, c. c. Dr. João Vilela do Amaral, n. São Miguel, Castelo Branco, 19.12.1669, advogado nos auditórios de Castelo Branco e ministro em algumas vilas do Reino, também referido como tendo sido ministro "nos Brasis", f. de Manuel Vilela e de Maria do Ó. Filha:
-------- 4. D. Vicência Luísa Medeiros e Arnaut do Amaral, b. Marvila, Santarém, 07.04.1713, c. c. Carlos José Freire de Moura Mascarenhas, n. Alqueidão (Olalhas) 23.11.1714. Filhos:
----------- 5. António, n. Alqueidão (Olalhas) 13.06.1737.
----------- 5. João.
----------- 5. D. Ana.

Carlos José Freire de Moura Mascarenhas foi Familiar do Santo Ofício e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Era das pessoas principais da freguesia de Seiça, onde vivia na sua Quinta da Mota. Casou segunda vez, não antes de 1766, com D. Filipa Joaquina Rita Xavier de Almeida.

Carlos José era filho do Cap. Constantino Freire Mascarenhas, n. Alqueidão (Olalhas) e de sua segunda mulher D. Josefa Maria Teresa de Moura (também já casada anteriormente), n. Marmeleiro (Madalena, Tomar), b. 19.01.1678, casados por procuração (da noiva) em Olalhas a 26.01.1713; neto paterno de Carlos Freire Coimbra e de Marcelina de Coimbra; e neto materno de José Álvares de Moura (filho de João Álvares) e de Maria de Miranda (filha do Cap. Pedro Nunes de Miranda).

Com os melhores cumprimentos, e votos de um Feliz Ano Novo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#108327 | luis262 | 29 dez 2005 23:22 | Em resposta a: #107496

Cara Ana,

Nada sabia sobre a existência dessa quinta.
Já agora, uma questão: Sabe alguma coisa sobre uma Quinta da Sarrada, em Maçãs de D. Maria, que foi de um Abreu Franco?

Este Abreu Franco, foi padrinho de batismo do Pe. Manuel José de Abreu Pimentel Teixeira, um dos irmãos do já aqui referido José António A.P.T.

Cumprimentos.
Bom Ano Novo.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#108331 | jliberato | 30 dez 2005 00:21 | Em resposta a: #108322

Caro Rui Pereira
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Família Carvalho, Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=107989
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos e votos de bom ano novo,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#108422 | luis262 | 30 dez 2005 23:41 | Em resposta a: #108327

Cara Ana e restantes participantes,

Como tudo "corre muito depressa" aqui no Fórum, renovo o pedido de informação sobre a quinta da Sarrada e Abreu Franco, de Maçãs de D.Maria.

Cumprimentos

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108438 | obidos | 31 dez 2005 05:05 | Em resposta a: #107293

Ao colocar a transcrição do assento, e por lapso meu não dei o evido relevo, é a origem da mãe "e de MARIA DA MAYA natural da freguesia de Vila Verde de Areias Pedreira de Tomar". Aqui deve estar o ponto de saída desta questão.
Ainda não tive oportunidade para ir ao Arquivo de Santarém, onde na freguesia de Vila Verde de Areias, concelho de Tomar, deve estar o assento de casamento do nosso Teixeira de Castro com a Maria da Maya! Caso haja livros e esta freguesia exista ( penso, de qualquer modo que deve existir uma com um nome aproximado.
Ando a compilar mais informação sobre este ramo, e enviar-lhe-ei por correio electrónico assim que tiver completado a informação.
Informo-o, já agora que o "domconde" foi banido do genea há já algum tempo.
Um bom ano de 2006

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108450 | Samuel C O Castro | 31 dez 2005 11:01 | Em resposta a: #108438

Estimado Obidos,

Assim que tiver completado a informação sobre o ramo Teixeira de Castro, peço-lhe, se possível, disponibilizar-me também via e-mail. Quem sabe um dia consigamos entroncar junto aos demais Castros de minha base. Antecipo agradecimentos. Um abraço. Feliz Ano Novo.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108455 | Paulo | 31 dez 2005 12:41 | Em resposta a: #108438

Caro Confrade Obidos,

Gostaria de lhe poder ser útil na identificação da localidade que pretende localizar.

Nesse sentido apresento-lhe duas hipóteses:

1 - "Vila Verde de Areias Pedreira de Tomar" poderá ser Vila Verde, freguesia de Areias, prelazia de Tomar.

2 - "Vila Verde de Areias Pedreira de Tomar" poderá igualmente tratar-se de uma aldeia pertencente á Pedreira, Concelho de Tomar, cuja existência desconheço.

Caso se trate da primeira hipótese lamento informar que em 1858 um incêndio destruiu a residência paroquial e consequentemente o cartório paroquial desta freguesia de Areias. Chamo-lhe no entanto a atenção para o facto de, ainda hoje, aqui residirem algumas famílias de apelido Maia.

Ficando a sua disposição despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108492 | pvilar | 31 dez 2005 18:47 | Em resposta a: #105097

Caro Samuel de Castro,

Não sei se algum dos seus Castro tem origens em Espanha, mas aqui fica a minha contribuição:

Maria de Castro mulher de António Sanches, filha de Barnabé de Castro e Luisa Peres.
Seu filho, José Sanches, nasceu a 2/8/1842. Todos naturais de Melón, Orense, Galiza.

Melhores cumprimentos,
Paulo Vilar

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#108494 | anna | 31 dez 2005 19:11 | Em resposta a: #108322

Caro Rui Pereira,

Obrigada pela sua mensagem. Os nomes mencionados são-me sobejamente familiares.

O mesmo casal também teve uma filha: (aqui no Genea)

Isabel Soares Borges


Que tem por sua vez 1 filho que casa com uma minha familiar (ascendência Carvalho). Veja também, por favor, na mesma árvore, a ligação destes Carvalho a Medeiros.

Note que estes também se encontram ligados aos Heytor de Sousa, por outra via (que não aquela sobre a qual já falamos uma vez, noutro tópico).


Tenho também a indicação de Fabião Maldonado, como Dr. (não tenho, contudo a indicação em que seria este senhor licenciado).


As famílias Diniz, Pimentel, Faria, Duarte, Nunes, Frazão, Furtado, Feyo, Gomes, Silveira, encontram-se aparentadas todas entre si (e são da minha ascendência, razão das minhas pesquisas).


Já para os finais do século XVIII, tenho um primo (Manuel Figueiredo e Vasconcelos, casado com Maria Joaquina Maurícia Rosa (ela filha de Manuel Pinheiro Barbudo Arnau e de Maria Frazão - Alvaiazere) e ele de Paulo Heitor de Sousa e de Esperança Josepha de Vasconcelos (Beco)

Parece-me uma "associação" entre famílias, bastante interessante, pois vão contraindo matrimónio entre si, ao longo de anos e anos...

Tudo o que apurar e puder ser de interesse, colocarei aqui no Fórum

Mais uma vez, obrigada, e votos de um óptimo Ano Novo.

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108497 | chartri | 31 dez 2005 19:31 | Em resposta a: #108455

Meu Caro

Vila Verde com 32 fogos pertencente à freguesia das Areias com N S da Graça como orago no Concelho de Ferreira do Zezere, Distrito de Santarem em 1881, Comarca de Tomar Diocese de Coimbra e servida pela estação de Correios de Tomar (Areias)

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento

#108498 | anna | 31 dez 2005 19:42 | Em resposta a: #108327

Caro Luís,

Lamento, mas não tenho dados sobre esta quinta. Todavia, se me deparar com algum dado concreto, colocarei aqui no Fórum.

Votos de um excelente 2006,

Anna

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108522 | Samuel C O Castro | 01 jan 2006 11:33 | Em resposta a: #108492

Estimado Paulo Vilar,

Sim, os Castros de minha base também envolvem os da Espanha, enfim, de todos os países / continentes. Os seus dados informados não consegui entroncar na base, mas estarei guardando os elementos com especial carinho, para futuramente tentar entroncar com os demais. Muitíssimo obrigado pela contribuição. Um abraço e FELIZ 2006 à você e à todos os familiares.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Inês Prpétua de Castro

#108527 | luis262 | 01 jan 2006 15:03 | Em resposta a: #105097

Caro Samuel de Castro,

Não tenho a certeza se jé lhe enviei estes dados ...

Procuro os ascendentes de Inês Perpétua de Castro casada com António Pedro de Paiva Freire de Andrade de Carvalho, nascido em Miranda do Corvo, Troia no ano de 1755 e falecido em 31.5.1815, que foi o 3º administrador do Morgado de Chão de Lamas, Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e, entre outros cargos, capitão -mor de ordenanças de Miranda do Corvo e seu distrito. ( "Freires de São Gião", Nuno Canas Mendes pág.121).
Contactei o Nuno Canas Mendes mas ele não dispõe de mais elementos sobre essa senhora.

Um abraço e Bom Ano Novo.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108538 | Paulo | 01 jan 2006 16:59 | Em resposta a: #108438

Caro Confrade Obidos,

Desconhecia essa situação relativa ao nosso confrade Domconde, uma das pessoas de excepção que tive o privilégio de conhecer aqui no Genea. Poderia por acaso explicar-me o que sucedeu?

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves
(jpalcobia@gmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#108587 | henrdias | 02 jan 2006 11:05 | Em resposta a: #108538

Caro Paulo,

compreenderá por certo o que sucedeu se ler o tópico "Demerara ou Georgetown na Guiana".
Sinto-me de certo modo culpado pelo que aconteceu, visto que foi na sequência da resposta a uma pergunta minha. Pessoalmente, também lamento muito, pois penso que o Dr. Francisco Bráz Teixeira poderia ser com certeza um bom contributo para a genealogia das "Cinco Vilas".
Aproveito para lhe perguntar se reparou na mensagem que lhe dirigi no tópico das Cinco Vilas, e para lhe desejar um bom ano de 2006, repleto de novas descobertas genealógicas.

Um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Inês Prpétua de Castro

#108591 | Samuel C O Castro | 02 jan 2006 11:59 | Em resposta a: #108527

Estimado Luís Piçarra,

Pesquisando na minha base, de diferentes formas, não localizei o casal referido. Copiei os dados para futuramente tentar entroncá-los e caso consiga, lhe darei retorno. Agradeço e retribuo os votos de um Bom Ano Novo. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#110385 | henrdias | 22 jan 2006 22:35 | Em resposta a: #108587

Caros Confrades,

após uma rápida pesquisa nos paroquiais de Chão de Couce, deparei com alguns assentos de casamento que me parecem deveras interessantes para alguns dos intervenientes neste tópico, pelo que passo a transcreve-los, ainda que de uma forma sucinta, e por ordem cronológica:

11.02.1736 (Relvas) - Casamento de João Rodrigues com Sebastiana Maria. (Parentes em 2. e 4. grau de consanguinidade)

Ele filho de Francisco Rodrigues e de Isabel Mendes (já defunta) do Cabecinho da Estrada.
Ela filha do Capitão Custódio de Faria e de Maria Mendes (já falecidos) das Relvas.
Testemunhas: o Licenciado Boaventura Francisco da Piedade, o padre Manoel Gaspar da Serra e Manoel de Medeiros.

27.02.1737 (Chão de Couce) - Casamento do Licenciado Boaventura Francisco da Piedade com Josefa de Jesus Maria.

Ele filho de Domingos Francisco e de Bárbara Francisca (já defuntos) de Miranda do Corvo.
Ela filha de Joaquim de França e Brizida das Neves. Naturais da Lousã e creio que moradores em C. Couce.
Testemunhas: Alexandre de Brito e França, Boticário e tio da contraente, e seu irmão João de França, e o padre Celestino de França ambos da vila da Lousã e ainda Francisco Gomes da Silva de C. Couce.

05.10.1737 (Amieira) - Casamento de Miguel Teixeira de Castro com Maria Josefa das Neves.

Ele filho de Miguel Teixeira de Castro e de Maria da Maya (já defuntos) de Amieira.
Ela filha de Manoel Lourenço e de Isabel das Neves de Chão de Couce.
Testemunhas: António Leitão da Venda Nova, o Licenciado Francisco Rodrigues (Roiz), o médico João do Rego, o padre António do Rego e Manuel Antunes. Todos naturais e moradores em Chão de Couce.

26.12.1737 (Chão de Couce) - Casamento de Manoel de Souza Ribeiro com Isabel Mendes de Jesus.

Ele filho de Joseph de Souza e de Dona Joanna Maria Ribeiro (já falecidos) n. e m. em C. Couce.
Ela filha de João Curado Bello e de Isabel Mendes de Villa Pouca, C. Couce.
Testemunhas: O Rev. Licenciado Domingos Lopes, Francisco Gomes da Silva, o padre António do Rego e o Boticário Alexandre de Brito e França.

30.11.1737 (Matta de São Jorge) - Casamento de Callisto de Passos com Marianna da Fonsequa.

Ele filho do Capitão António de Passos e de Jhironima Antunes da Rascóia, Avelar.
Ela filha do Capitão Francisco de Medeyros e Passos (já defunto) e de Domingas Mendes da Mata de S. Jorge.
Testemunhas: Joseph de Medeiros de Villa Pouca, António Craveiro do Avellar, o Boticário Alexandre de Brito e França, e Francisco Gomes da Silva.

09.02.1741 (Matta de São Jorge) - Casamento de Francisco de Medeiros e Passos com Marianna da Encarnação.

Ele filho do Capitão Francisco de Medeyros e Passos (já defunto) e de Domingas Mendes da Mata de S. Jorge.
Ela filha de Manoel de Medeiros e de Maria Mendes (já defuntos) de Vila Pouca.

12.07.1741 (Chão de Couce) - Casamento de Manoel Lourenço com Josepha Maria.

Ele filho de Manoel Lourenço e de Isabel das Neves de Chão de Couce.
Ela filha de Miguel Álvares e de Catherina Gomes, naturais de Montemor-o-Novo, Bispado de Évora.

07.11.1751 (Venda Nova) - Casamento de João Dias Franco com Rosa Maria de Jesus.

Ele filho de Manoel Franco e de Isabel Simões da Quinta do Paço Velho em Maçãs D. Maria.
Ela filha de António Leitão e de Catherina Loppez da Venda Nova.

14.11.1751 (Amieira) - Casamento de António Mendes com Bernarda Teixeira.

Ele filho de António Borges e de Maria Mendes.
Ela filha de Miguel Teixeira de Castro (já defunto) e de Joanna Bella, n. e m. na Amieira.

12.07.1756 - Casamento de Manoel António de Matos (?) com Dona Dionizia Maria de Souza, viúva de Manoel Nunez de Pousaflores.

Ele filho de Manoel Luis e de Thereza Freire de Ancião.
Ela filha de José de Souza Azevedo com Dona Joanna Maria Ribeiro de C. Couce.
Testemunhas: Manoel Caetano de Souza, Francisco de Souza Azevedo e Manoel de Sousa Ribeiro.

18.09.1757 - Casamento de Eusébio Martins com Catherina Maria.

Ele natural de São Pedro de Grilhões (?!) termo de Torres Vedras e assistente na freg. de São Cristóvão em Lisboa, filho de Manoel Fernandes Barreiros e de Maria Antónia.
Ela filha do Capitão Francisco de Medeyros e Passos (já defunto) e de Domingas Mendes da Mata de S. Jorge.

12.02.1759 (Chão de Couce) - Casamento de José de Souza (Ribeiro) com Thereza Maria Carvalha.

Ele filho de Manoel de Souza Ribeiro e de Isabel Curada (deve ser Isabel Mendes de Jesus ?), de C. Couce.
Ela filha de João Rodrigues e Maria Carvalha.

01.11.1759 - Casamento de Manoel de Souza Ribeiro, casado primeira vêz com Isabel Curada, filha de João Curado e de Isabel Mendes, com Maria Joaquina.

Ele filho de José de Souza e Azevedo e de Dona Joanna Maria Ribeiro (já defuntos) n. e m. em C. Couce.
Ela filha de Manoel de Medeiros e de Thereza de Jesus de Vila Pouca, C. Couce.
Testemunhas: O Rev. padre Manoel Lopes, José Vieira Pinto e António Dias.

18.04.1765 (Chão de Couce) - Casamento do Bacharel Fernando José Vieira de Souza com Dona Maria Bárbara de Souza (??).

Ele filho de Alexandre Manoel de Souza e de Joana (??) Vieira da Silva de C. Couce.
Ela filha de Domingos Dias e de Maria do Espírito Santo, n. e m. em Pudentes, Bispado de Coimbra.

14.10.1766 (Lameirão) - Casamento do Licenciado Francisco Alexandre Craveiro de Almeida e Reis (n. Arega) com Anna Bernardina de São José (n. Souto ?, freg. do Beco).

Ele filho do Médico Francisco dos Reis e de Dona Thereza Maria Jacinta de Almeida.
Ela filha do Capitão António Martins e de Maria Josefa (já defuntos).

03.12.1768 (Amieira) - Casamento de Miguel Teixeira de Castro com Maria Joaquina.

Ele filho de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Josefa das Neves. (Qt. da Amieira)
Ela filha de Manoel Fernandes e de Maria Mendes da Serra do Mouro.

10.03.1778 (Chão de Couce) - Casamento de Joam de Souza Ribeiro com Maria Joaquina.

Ele filho de Manoel de Souza Ribeiro e de Isabel de Jesus de C. Couce
Ela filha de Manoel Fernandes e de Maria Mendes do Salgueiro, Aguda.
Testemunhas: Callisto de Passos e José Caetano de C. Couce.

20.05.1778 (Qt. da Mouta ?) - Casamento de Manoel Lopes do Rego com Maria Joaquina.

Ele filho de Francisco Mendes e de Josefa Maria.
Ela filha de Custodio Mendes e de Maria de Affonseca.
Testemunhas: Callisto de Passos e José Caetano de C. Couce.

17.01.1780 (Salgueiral) - Casamento do Dr. Thomaz José Lopes com Maria Micaella de Jesus.
(Dispensados em 2. e 3. grau de consanguinidade)

Ele filho do Rev. Padre Domingos e de Maria Mendes.
Ela filha de Manoel Mendes e de Micaella de Jesus.
Testemunhas: Callisto de Passos e Francisco Raposo, Mestre de Gramática.

23.11.1783 (Outeiro) - Casamento de António Teixeira de Castro com Sebastiana Maria.

Ele filho de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Josefa (das Neves). (Qt. da Amieira)
Ela filha de Joam Mendes e de Joanna Maria do Outeiro.
(nota: este António T.C. é o mesmo cujo o baptismo foi aqui referido em 11.11.2005 pelo confrade "obidos")

08.02.1791 (Amieira) - Casamento de Manoel Nunes com Maria Teixeira.

Ele filho de Manoel Nunes e de (?) Gomes de Lisboinha, Pousaflores.
Ela filha de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Joaquina. (Qt. da Amieira)

18.01.1794 (Chão de Couce) - Casamento de Manoel Lopes do Rego com Anna Maria de Sam José.

Ele filho de Domingos Lopes e de Marianna Joaquina do Castello, Avellar.
Ela filha de António Fernandes (já falecido) e de Rosa Maria de Sam José.

15.11.1797 (Ameixeira) - Casamento de José Rodrigues com Anna Joaquina.

Ele filho de Domingos Rodrigues e de Isabel Gaspar do Cabecinho da Estrada.
Ela filha de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Joaquina da Qt. da Amieira.

16.05.1799 (Ameixeira) - Casamento de António Teixeira com Catherina Maria.

Ele filho de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Joaquina da Qt. da Amieira.
Ela filha de Domingos Rodrigues e de Isabel Gaspar do Cabecinho da Estrada.

23.08.1799 (Ladeira) - Casamento de José Pratas com Izidora Thereza.

Ele filho de Joaquim Pratas e de Jacinta Maria do Espinhal.
Ela filha de Joaquim José de Souza e de Izidora Thereza de Ladeiras

Bem, e por hoje é tudo...
saudações
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#110395 | Paulo | 23 jan 2006 09:26 | Em resposta a: #110385

Caro Henrique Dias,

Peço-lhe desculpa pela minha prolongada ausência.

Num dos registos que transcreveu adiciona um ponto de interrogação que caso seja por dúvidas na leitura poderá retirar. Anna Bernardina de São José era efectivamente do Souto, freguesia do Beco.

"Casamento do Licenciado Francisco Alexandre Craveiro de Almeida e Reis (n. Arega) com Anna Bernardina de São José (n. Souto ?, freg. do Beco)."

Um abraço amigo e votos de uma boa semana,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#110934 | henrdias | 30 jan 2006 12:11 | Em resposta a: #110395

Caro Paulo Alcobia,

não tem de pedir desculpa, pois eu também nem sempre estou disponível para estas coisas.
Agradeço desde já a sua achega, pois era de facto uma dúvida na leitura daquilo que eu próprio escrevi. Como sabe a pressa sempre foi inimiga do rigor que estas coisas requerem.
Por falar em pressa, os tópicos passam tão rápido pelo top, que não sei se chegou a ler a minha intervenção no tópico das Cinco Vilas em 17.12.2005 acerca de um Francisco de Castro ? é que ando de tal forma intrigado com essa tal Qt. do Paço Velho em Maçãs de D. Maria que adorava saber mais pormenores acerca dela.
Como pode verificar,aqui na intervenção de 22.01.2006 no casamento de 07.11.1751 também é referida a dita quinta... mistério ?!...

Receba também um abraço amigo e votos de uma boa semana,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#110936 | henrdias | 30 jan 2006 13:17 | Em resposta a: #107294

Caro primo António Teixeira Mendes,

há muito que não registo a tua participação neste fórum.
Espero muito sinceramente que esteja tudo bem aí desse lado do Mundo, e espero também que tenha sido uma surpresa para ti esta nova abordagem " tu-cá tu-lá " própria de "primos", pois não sei se já reparas-te que não é o Luís Piçarra que está a escrever, mas sim o Henrique Dias, ...
pois é, ... como o Mundo é pequeno ...
sabes, a vida têm-me ensinado que o "êxito depende da preserverança", e que a genealogia não constitui a excepção à regra.

Mas vamos lá esclarecer isto: Acabei de descobrir um irmão e uma irmã da tua tetravó Luisa Maria Mendes Ventura. O irmão Manuel Mendes Ventura, casou em Chão de Couce a 08.10.1812 com Maria Joaquina filha de Francisco Mendes e Domingas Fernandes da Serra do Mouro, e a irmã Thereza Maria, casou em C. Couce a 16.09.1813 com Lucas Furtado Baptista filho de Manoel Furtado e de Anna Maria da Portella de São Lourenço, Pousaflores.

Acontece que esta Thereza Maria é minha tetravó, o que equivale a dizer que os seus pais, António Mendes Ventura e Úrsula Maria são os nossos parentes comuns. No meu caso são quintos avós pelo ramo da minha avó materna, e no teu pelo ramo da avó paterna.

Fiquei deveras satisfeito com esta descoberta, pois este era o ramo mais pobre da minha genealogia. (atenção, quando digo pobre refiro-me apenas à quantidade de dados).

Aproveito para deixar aqui os costados apartir da minha avó materna, para que outros confrades possam estabelecer os elos de ligação possíveis para que surpresas deste género possam ser mais frequentes e sirvam para reforçar laços de amizade nos intervenientes deste fórum.

1. Rosa MARIA (n. 25.09.1894-Ariques,Almoster;f.16.10.1965-Campo Grande,Lisboa)

2. Joaquim ANTÓNIO (n.1857-Ariques,Almoster; c.15.04.1885;f.01.11.1935-Ariques,Almoster)
3. Perpétua MARIA (n.1859-Ariques, Almoster)

4. José ANTÓNIO (n. São Thiago, Almoster; c.28 nov 1843-Almoster)
5. Anna MARIA (n.Ameixeira, Chão de Couce)
6. José Gaspar RAMOS (n. Ariques, Almoster)
7. Luzia MARIA (n. Portella de São Lourenço, Pousaflores)

8. António José COUTINO (n. São Thiago, Almoster)
9. Victória MARIA (n. Ariques, Almoster)
10. João FERREIRA (m.Ameixeira, Chão de Couce)
11. Joaquina MARIA (n. Ariques, Almoster)
13. Josefa MARQUES (n. Venda do Negro, Pousaflores)
14. Lucas Furtado BAPTISTA(n.Portela de S. Lourenço, Pousaflores; c.16 set 1813-C.de Couce)
15. Thereza MARIA (n. Serra do Mouro, Chão de Couce)

28. Manoel FURTADO (m.Portela de S. Lourenço, Pousaflores)
29. Anna MARIA (m.Portela de S. Lourenço, Pousaflores)
30. António Mendes VENTURA (n. Serra do Mouro, Chão de Couce)
31. Úrsula MARIA (n. Casal Soeiro, Chão de Couce)

E por hoje é tudo, recebe um abraço deste "novo" primo,

Henrique J. S. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#111001 | ATM | 31 jan 2006 10:21 | Em resposta a: #110936

Alô primo

É verdade, sou eu mesmo, o António Mendes. Ainda por aqui ando, muitas vezes sem saber como, mas ainda aqui ando.
Sempre a ver o que aparece no Genea, mas sem oportunidade para dizer qualquer coisa.
Desta vez tenho mesmo que o fazer. Parabéns pela nova descoberta e bem-vindo a ambos a este grupo familiar.
Como já sabes estou sempre desejoso de saber novas coisas e esta foi extremamente agradável para começar o ano.


No tópico de Maças de D. Maria enviaste-me a informação sobre o meu outro quinto Avô, Manoel Marques, que já enviei e foi editado no Genea. Vou agora enviar a informação sobre os dois irmãos Simões. Era para responder nesse tópico, mas resolvi fazê-lo aqui devido à ligação. A título de curiosidade envio parte da certidão de nascimento da neta e minha terceira avó Joanna Maria Marques:

“filha legitima de João Marques natural e assistente em Almofala de Sima desta mesma freguesia e de Luiza Maria natural da Serra de Mouro Freguesia de Chão de Couce, e assistente em Almofala de Sima, neta paterna de Manoel Marques e Izabel Maria aquele natural e assistente em Almofala de Sima, e esta das Ferrarias Freguesia de Macas de D. Maria, neta materna de António Mendes Ventura natural e assistente na Serra de Mouro Freguesia de Chão de Couce e Úrsula Maria natural do Soeiro, e assistente na Serra do Mouro. Foram Padrinhos o Doutor Bernardo Freire de Mello e sua irmã D. Maria Theodora, natural e assistente, Almofala de Sima, e foram testemunhas a baixo assignadas por impedimento do Vigário O Padre Joaquim Fernandez , Teixeira Manoel Jorge Simoens,,Manoel Mendes Ventura.”

As testemunhas estão tal e qual como me foram enviadas. Estão um pouco confusas.
Esta é a ultima certidão que possuo deste lado familiar.

Ando também a verificar os Teixeiras de Castro pois ando um bocado confuso com tantos Migueis. Vou de qualquer maneira enviar para o Genea os novos irmãos e datas de casamento.


Mais uma vez obrigado pelas boas descobertas

Um abraço

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#111007 | Samuel C O Castro | 31 jan 2006 11:48 | Em resposta a: #111001

Estimado Antônio Mendes,

Sobre os Teixeira de Castro, peço sua gentileza, se possível, disponibilizar para meu e-mail (seu contato estou solicitando ao Genea) o que possues sobre eles, para que eu possa verificar se entroncam com os demais de minha Grande base dos Castros. Antecipo agradecimentos. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#111086 | henrdias | 01 fev 2006 15:27 | Em resposta a: #111007

Caro Samuel de Castro,

tenho visto os seus insistentes pedidos acerca dos Castros, e tenho apreciado o seu esforço.
Nestas coisas, o êxito depende em boa parte da persistência, pois de facto ninguem chegará lonje se entretanto resolver ficar pelo caminho ...

Mas em relação aos Castros de Chão de Couce, temos muito pouca informação (tanto eu como o meu primo António Teixeira Mendes), e por enquanto resume-se ao seguinte:

Miguel Teixeira de Castro cc Maria Bela da Maia

Filhos:

Miguel Teixeira de Castro * 13.09.1699 cc Maria Josefa das Neves (05.10.1737).
Marianna Teixeira de Castro * 1711.
Bernarda Teixeira (de Castro) cc António Mendes.

Miguel Teixeira de Castro * 13.09.1699 cc Maria Josefa das Neves (05.10.1737).

Filhos:

Teresa Joaquina Teixeira * 17.02.1744 cc Manuel Lopes Pedreiro.
Miguel Teixeira de Castro cc Maria Joaquina (03.12.1768).
António Teixeira de Castro * 08.06.1747 cc Sebastiana Maria (23.11.1783).

Miguel Teixeira de Castro cc Maria Joaquina (03.12.1768).

Filhos:

Maria Teixeira de Castro cc Manoel Nunes (08.02.1791).
Anna Joaquina cc José Rodrigues (15.11.1797).
António Teixeira (de Castro) cc Catherina Maria (16.05.1799).
Domingas Maria cc Thomaz Mendes (05.01.1812)
Thereza Teixeira cc Pedro José de Medeiros.

Nota: ( ) -> data do casamento em Chão de Couce.

Cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#111145 | Samuel C O Castro | 02 fev 2006 13:34 | Em resposta a: #111086

Estimado Henrique Dias,

Agradeço seu gentil contato e pela disponibilização de tudo que já se sabe sobre esses Teixeira de Castro. Copiei os dados e salvei junto aos demais, para futuramente voltar a tentar o entroncamento. Seu primo Antônio Teixeira Mendes respondeu-me via e-mail expondo a dificuldade de retroagir na ascendência desse ramo, principalmente por morar na Austália. Fico-lhes muito grato pela atenção e carinho com que dedicam na obtenção de dados sobre eles e pelo pronta resposta. Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Um forte abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#116073 | henrdias | 07 abr 2006 13:27 | Em resposta a: #111001

Caro primo António Teixeira Mendes,

não sei se tens acompanhado os últimos desenvolvimentos no tópico de Maçãs D. Maria, pois creio que serão informações importantes para ti, daí o alerta.

Aproveito para colocar aqui as últimas descobertas nos costados da minha avó materna que deixei aqui em 30-01-2006.

20. António Ferreira
21. Thereza Maria
22. Manoel Mendes Galo
23. Anna Luis

Quanto a este Manoel Mendes Galo, deixa-me bastante intrigado, pois não me parece um apelido vulgar, aliás aqui na B.D. do Genea só encontro um Galo e a sua filha, e estão lá há muito pouco tempo. Há lá muitos Gallos mas com dois L, provávelmente de origem estrangeira.

Bem, mas vamos coninuando a pesquisar, para ver aonde é que vamos parar ...

Cumprimentos, deste lado do mundo, "neste jardim à beira mar plantado ...", e dá notícias.
Quanto aquilo que está prometido, não está esquecido, mas como está em constante actualização, e de vêz em quando dou lá com uns "engates" que tenho de deslindar, por isso quanto mais tarde fôr, mais tens a ganhar, porque vai maior e mais próximo da realidade.

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

castros

#116442 | LISMANEL | 12 abr 2006 14:36 | Em resposta a: #2103

que m me pode informar sobre os castros de aviz e fronteira

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116492 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 12:37 | Em resposta a: #116442

Lismanel,

Para que eu, ou algum outro colega possa lhe auxiliar, por favor, informe especificamente o ramo dos Castros que precisas.

Para compor minha Grande base sobre os Castros, tenho interesse em todos os ramos da família. Por gentileza, peço que me informe apenas o casal mais retroativo de sua pesquisa.
Fico a disposição. Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116501 | LISMANEL | 13 abr 2006 14:20 | Em resposta a: #116492

A FAMILIA VIVEU EM AVIZ EFRONTEIRA TENDO SIDO CAPITAES -MORES NESSAS VILAS. GRATO . PERIODO ANTES DE 1761 ATE I832..O DR MARIO DE CASTRO- FUNDAÇAO ABREU CALADO ERA DESSA FAMILIA

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116503 | LISMANEL | 13 abr 2006 14:33 | Em resposta a: #116492

tel- me sff 213015246

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116533 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 19:24 | Em resposta a: #116501

Lismanel,

Sem a informação dos nomes dos Castros mais retroativos que tens e que pretende expandir, fica difícil lhe auxiliar. Se possível informá-los. Continuo a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116534 | ludwig | 13 abr 2006 19:27 | Em resposta a: #116533

ANTONIO GOMES DE CASTRO-AVIZ

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116545 | Samuel C O Castro | 13 abr 2006 22:52 | Em resposta a: #116534

Estimado Ludwig,

Descrevo 2 Antônio Gomes de Castro que tenho em minha base, o segundo tem algo a ver com Aviz, mas não tenho a ascendência dele.

Tristão Gomes de Castro (ou Tristão Vaz de Castro) – N-set/1539 - Foi batisado como Francisco, depois mudado para Tristão, costume quando a mãe F-de parto. Teve o Hábito de Cristo. FCCR. Alferes mor da Ilha da Madeira, onde viveu em sua Quinta da Bela Vista. Cavaleiro. Poeta latino e vulgar. Desembargador - F-14.3.1611, na Ilha da Madeira - NFP, Andrade e Freire, $91, N4-5.
(HCS, D. Luiz de Salazar de Castro, Tº 2º-v, L-7, cap. 16, pg. 186).
1ª Esposa: D. Isabel de Andrade - C-em Portugal - F-28.3.1568 - Dama da Rainha D. Catarina
2ª Esposa: D. Andreza de Abreu - C-25.11.1568 – Dentre outros tiveram:
Fhs: a) Antônio Gomes de Castro s.g.

Xxxxxxxxx

Manuel Maria de Castro Pimentel – N-1858 – Residira no Monte da Provença, Conselho de Aviz. Voltou para o Cano e F-1932, em Lisboa.
Esposa: D. Ana José de Abreu e Castro – N-C-Benavila, Conselho de Aviz – Primos ???
(filha de João Antônio de Castro e de D. Ana Luísa de Abreu Calado, neta paterna do Dr. José Joaquim de Castro (de Fronteira) e de Ana José da Silveira Godinho) e, bisneta do Cap. Antônio Gomes de Castro e de Teresa de Jesus, de Vitória do Mearim, Maranhão, Brasil).
Não tenho a ascendência deste.

Xxxxxxxxx

Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#116551 | fribeiro | 13 abr 2006 23:49 | Em resposta a: #110385

Caro Henrique Dias,

Boa noite,

seria possivel, caso lhe desse o meu endereço, enviar-me uma cópia da certidão de casamento de Calisto de Paços e Mariana da Fonseca ?

Um abraço,

Tiago Flores

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116571 | ludwig | 14 abr 2006 11:21 | Em resposta a: #116545

tenho alguns dados escritos que gostaria de lhe enviar por correio

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116621 | Samuel C O Castro | 14 abr 2006 23:07 | Em resposta a: #116571

Estimado Ludwig,

Se puder me fazer essa gentileza, ficarei muitíssimo agradecido. Para o envio, basta uma remessa simples para:

Samuel Cândido de Oliveira Castro
Rua Eliazar de Menezes, 240
Jardim Silva Melo
15400-000 - Olímpia - SP - BRASIL

Muitíssimo obrigado. Fico a disposição. Uma Santa Páscoa e um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: castros

#116669 | ludwig | 16 abr 2006 11:46 | Em resposta a: #116545

agradecia mais elementos sobre vitoria do mearim

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#116794 | henrdias | 18 abr 2006 14:43 | Em resposta a: #116551

Caro Tiago,

só agora me foi possível responder, pois tenho estado em convalescença de uma cirurgia que efectuei recentemente.
Mas devo-lhe dizer que não tenho a certidão que referiu, alias só possuo "fotocopias não certificadas" dos meus ascendentes e de alguns colaterais.

As minhas pesquisas, por enquanto, resumem-se à consulta dos microfilmes dos registos paroquiais e a registar os elementos que me interessam. Só posteriormente faço o pedido ao Arquivo Distrital das respectivas fotocópias.

Tenho alguns dados introduzidos inicialmente numa B.D. Access, e outros que actualmente estou introduzindo no programa PAF, por ser mais fácil para mim perceber a relação entre as pessoas, e onde também é possível fazer alguma pesquisa avançada, e imprimir os mais variados relatórios.

Tenho construído um PAF por cada confrade que encontro com raízes na minha freguesia natal (Maçãs D. Maria), na esperança de um dia poder vir a uni-los a todos. Em cada um destes PAF, só introduzo dados de pessoas com ligação às existentes, e ultimamente tenho alargado o meu limite territorial à região das "Cinco Vilas". Tenho também alguns de épocas mais remotas com alguma ligação ou possível ligação a esta região, na tentativa de estabelecer a ponte com as gerações mais recentes. Mas isso é outra história...

Um desses PAF, a que chamei "Pimentéis-Teixeiras", teve início nessa família tradicional de Maçãs, e foi construído com dados extraídos quer da B.D. do Genea quer do Fórum, quer das minhas pesquisas paroquiais e bibliográficas. É nesse PAF que consta o Tiago Flores e seus primos Luís Piçarra e António Mendes, e devo dizer que já encontrei vários pontos de ligação ao PAF dos meus ascendentes. E quando isso acontece, este vai crescendo, pois aproveita os dados introduzidos no meu (que é o maior), que antes não "encaixavam" neste e apartir desse momento passam a "encaixar".

Em tempos enviei uma versão mais primitiva deste trabalho aos seus primos acima referidos, e estava na disposição de lhe enviar também a nova versão (que está na "forja" prontinha a sair), e que nesta altura do "campeonato" já conta com cerca de 2300 indivíduos. Para isso necessita de instalar o programa PAF (Personal Ancestral File), que caso não tenha pode obter gratuitamente através da internet. Depois contacte-me para henrique-dias(arroba)portugalmail.pt.

É claro que este trabalho, não sendo um produto acabado, estará cheio de erros não só de omissão, mas também de duplicação. Isto é fruto do modo de construção que eu adoptei. Por vezes introduzo uns ramos em ordem ascendente e outros em ordem descendente, e acontece que por vezes fazem parte do mesmo ramo, mas passam um pelo outro paralelamente sem se encontrarem. E depois quando dou por isso lá tenho que ir "podar" a árvore genealógica e proceder aos respectivos "enxertos". Enfim "ossos do ofício". É o que resulta de beber de diversas fontes.

De qualquer modo penso que constituirá uma boa base de trabalho e terá lá por certo algo do seu agrado.
Por outro lado, o meu interesse nesta história é que vocês possam "corrigir" as anomalias encontradas, pelo que conto desde já com a vossa colaboração no sentido de "limar as arestas" desta tosca obra.

Um abraço, e disponha

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#116862 | henrdias | 19 abr 2006 10:46 | Em resposta a: #116551

Caro Tiago,

ontem falei, falei, e acabei por não dizer o mais importante.
Uma vêz que eu referi aqui em 22-01-2006, a data do casamento que procura (30.11.1737), creio que será fácil obter a referida certidão, pedindo ao Arquivo Distrital de Leiria, pois através do site é possivel fazer a requisição da mesma, basta para isso dar as respectivas indicações: Registos paroquiais da Igreja N. S. da Consolação de Chão de Couce, data do casamento e nome das pessoas intervenientes.

Cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: castros

#117629 | Samuel C O Castro | 29 abr 2006 14:46 | Em resposta a: #116571

Estimado Ludwig,

Confirmo o recebimento do interessantíssimo material enviado. Gostaria de expor-lhe algumas dúvidas sobre os dados ali contidos, para isso estou solicitando seu contato por e-mail. Muitíssimo obrigado por tudo. Forte abraço.

Samuel c o Castro

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#117971 | henrdias | 03 mai 2006 23:11 | Em resposta a: #111001

Caro primo António Mendes,

tenho novidades.
Acabo de levantar um pouco do véu que encobre os nossos ascendentes comuns, o António Mendes Ventura e a Úrsula Maria, e assim, avançámos mais uma geração.

Ficamos então a saber que eles tiveram (pelo menos) sete filhos nascidos na Serra do Mouro, Chão de Couce, a saber:

* 05.01.1775 - Maria Gaspar
* 09.01.1778 - Josefa
* 18.12.1780 - ( a tua ) Luísa Maria Mendes Ventura
* 11.11.1782 - Anna Maria
* 19.04.1787 - Manoel
* 25.07.1789 - ( a minha ) Thereza Maria
* ??.??.1792 - Manoel Mendes Ventura

Sabemos também que o nosso quinto avô teve uma irmã Luiza Maria, c.c. Joaquim de Medeiros com uma filha do mesmo nome da mãe, e teve ainda outra irmã, a Catherina Maria c.c. António Rodrigues, com os seguintes filhos, também da Serra do Mouro:

* ??.??.19?? - Luiza Maria
* 12.02.1768 - João Rodrigues
* 04.12.1772 - Marianna
* 04-03.1777 - Manoel Rodrigues
* 12.09.1779 - Joanna Maria
* 29.09.1781 - António Rodrigues

E por fim, ficamos a saber que os pais de António Mendes Ventura eram Ventura Mendes e Joanna Luís, e os da Úrsula Maria, Manoel Rodrigues Amaro e Maria Marques.

Mas há uma situação que me está a deixar à beira de um ataque de nervos. É que o Vigário que fez estes registos não devia conhecer minimamente o significado da palavra rigor, pois nunca o usou.

Em 6 referências à Catarina Maria, apenas 4 estão correctas, sendo referida nas outras como Catarina Luís. Mas isso não é muito grave, uma vez que a mãe dela era Joanna Luís.
Mas em 7 referências ao António Mendes Ventura, apenas 4 estão correctas, sendo referido em duas delas apenas por António Mendes, e noutra por Ventura Mendes.
E quanto ao pai, Ventura Mendes, quatro vezes é referido correctamente, numa outra chamam-lhe Manoel Mendes e no assento da minha tetravó (Teresa) é designado como Vitorino Mendes. Agora vê se eu pesquisa-se apenas os meus ascendentes directos, corria o risco de seguir uma pista falsa. Portanto chego à conclusão é sempre bom averiguar também os irmãos e por vezes até os sobrinhos, principalmente quando são referidos os avós, para se poder fazer a média matemática.

E com isto termino,
cumprimentos
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#118177 | henrdias | 07 mai 2006 19:49 | Em resposta a: #111001

Caro Primo António Mendes,

isto agora não pára.
Acabo de localizar os meus primeiros sétimos avós, precisamente neste nosso ramo comum.
No entanto há uma pequena rectificação a fazer respeitante à ultima informação que te dei.
Trata-se do nosso sexto, Ventura Mendes. É que umas vezes aparece como Ventura e outras como Vitorino.

Inicialmente inclinei-me a considerá-lo Ventura, dado que o filho era A.M.Ventura e os netos L.M.M.Ventura e M.M.Ventura. Quando me apareceu Vitorino pensei que fosse "gralha" do padre.
Mas agora encontrei o casamento do António Mendes (Ventura) com a Úrsula Maria em 26.09.1773 em C.Couce, e o próprio casamento do Vitorino Mendes com a Joanna Luis, em 26.09.1734 também da Serra do Mouro, C.C., e acabaram-se as dúvidas, porque na maior parte das vezes em que aparece referido, (p.ex. nos baptismos dos netos) é como Vitorino, portanto teremos de aceitá-lo como tal, dizendo que também é conhecido por Ventura.

No casamento de uma filha (Paschoa Maria Joaquina c.c. João Rodrigues) em 18.09.1764, diz que já era falecido nessa data, enquanto que no de outra filha (Catherina Maria c.c. António Rodrigues) em 24.04.1762, não refere nada disso.
E já agora, os nossos sétimos avós pela parte do Vitorino são o Domingos Mendes e a Catherina das Neves (já defuntos em 1737) e da parte da Joanna são o António Mendes e outra Joanna Luis, todos eles da S. do Mouro.

Encontrei também o casamento da tua Luisa Maria (Mendes Ventura) c.c. João Marques em C.C. a 30.10.1805. Os pais do João eram Manoel Marque e Isabel Maria da Almofalla de Sima, Aguda.

Caro primo, se quizeres, podes solicitar ao Arq. Dist. de Leiria as fotocópias destes assentos. Através do "site", podes proceder à requisição das mesmas "on-line" dando todas as informações possíveis para não haver enganos, p. exemplo, nomes das pessoas, locais e datas.

Quanto à publicação na Base de Dados do Genea, creio que podería-mos fazer uma parceria, a exemplo daquela que praticas com o teu primo Luis Piçarra. Isto é, eu pesquiso e tu publicas.
O que achas ??

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#118192 | ATM | 08 mai 2006 08:51 | Em resposta a: #118177

Caro Henrique

Ca recebi as ultimas informacoes que enviaste. Vou comecar a envia-las para o genea, como sugeres. Acho que ha bastante para enviar, maneira que vou estar entretido.
Penso ir a Portugal la para Agosto-Setembro, mas em breve escrevo-te para o teu e-mail.

Um abraco

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#119144 | henrdias | 23 mai 2006 08:12 | Em resposta a: #118192

Caro Primo António Mendes,

acabou o descanso forçado a que estive sujeito, e com ele alguma da disponibilidade para estas coisas.
No entanto, este último investimento realizado no nosso ramo comum, está-se a revelar bastante produtivo, pois até há bem pouco tempo este era o ramo menos desenvolvido da minha árvore, e neste momento é o mais florescente.

Este fim-de-semana estava ainda "digerindo" alguns dados recolhidos, quando dei de caras com quatro "avoengos" nossos, já com uma idade muito respeitável. Uma delas (Maria Rodrigues) diz que já era falecida em 1679. Pois é, são exactamente nossos nonos avós...

Comecei por investigar o Domingos Mendes, pai do nosso Vitorino Mendes, e verifiquei que ele tinha tido dois casamentos. Um com a mãe do Vitorino, a Catherina das Neves em C. Couce a 05.09.1711, e outro com Domingas Mendes, também em C.C. a 30.08.1713. Ora como estes casamentos eram tão próximos um do outro, deduzi que o Vitorino teria nascido e a Catherina morrido, neste intervalo de tempo. Por isso fui pesquisar os baptismos e lá estava o do Vitorino em 08.11.1712. Depois fui procurar os óbitos a partir desta data, e constatei a triste realidade que já suspeitava. O nosso Vitorino tinha sido criado sem o leite materno e sem o carinho de uma mãe. Com efeito a nossa Catherina das Neves faleceu a 05.11.1712, tendo recebido apenas "o sacramento da Penitencia por nam dar mais lugar a doença", e foi enterrada dentro da Igreja de C. Couce.
Embora no assento de baptismo não conste a data de nascimento da criança, presumo que tenha sido na data de falecimento da sua mãe, ou quem sabe, alguns dias antes.
Na margem deste assento de óbito consta uma nota do Pároco, que eu acho no mínimo curiosa. Diz que "foi condenado seu marido em mil réis por não mandar chamar"...

Deixo então aqui o resultado das últimas descobertas, a partir do nosso sexto avô:

1. Vitorino MENDES, n. Pinheiro, C.Couce. b. 08.11.1712 C. Couce.
Casou em C.Couce a 26.09.1734 com Joanna LUIS, b. 1715, filha de António MENDES e Joanna LUIS

2. Domingos MENDES, n. Pinheiro, C.Couce. Casou em 05.09.1711 em C. Couce.
3. Catherina das NEVES, n. S. do Mouro, C.Couce. f. 0511.1712 em Pinheiro, C.C.

4. Domingos MENDES, f. Pinheiro, C.Couce.
5. Izabel MENDES, f. Pinheiro, C. Couce.
6. Domingos GASPAR, n. Escampado, Ansião. f. Serra do Mouro, C. Couce. Casou 02.11.1679 C.Couce.
7. Maria RODRIGUES, n. Serra do Mouro, C. Couce. f. Serra do Mouro, C. Couce.

12. Manoel GASPAR, f. Escampado, Ansião.
13. Catherina das NEVES, f. Escampado, Ansião.
14. Manoel MARQUES, f. Serra do Mouro, C. Couce.
15. Maria RODRIGUES, f. Serra do Mouro, C. Couce.

Há também a registar mais dois filhos para o António Mendes Ventura e a Úrsula Maria:

* 09.04.1785 - Joaquim
* 19.02.1792 - José

Como se pode verificar, os casais nesta época tinham filhos praticamente de dois em dois anos. Neste caso foi em 1775, 78, 80, 82, 85, 87, 89, e 92 pelo menos.
Curiosamente, não encontrei o assento de baptismo do Manoel Mendes Ventura que temos referenciado em 1792. Mas como esta data foi obtida através do seu óbito ocorrido na S. do Mouro em 13.11.1862, onde se afirmava que ele tinha 70 anos, eu estou em crer que ele não é nem mais nem menos que o tal Manoel n. 19.04.1787, e que eu referi aqui à uns dias atrás. Em princípio ainda pensei que este Manoel tivesse morrido moço, e depois tivesse nascido o outro, mas a minha experiência diz-me que não nos podemos fiar muito nas idades mencionadas nos assentos de óbito. São os menos fiáveis, pois como é evidente os dados não eram fornecidos pelo próprio, eram dados por terceiros, por vezes pouco conhecedores da realidade. Por isso, para o Genea creio que poderemos considerar este Manoel como sendo o M.M.V., até porque nos casamentos desta época também não diziam a idade dos noivos.

Tenho também mais filhos para a Catherina Maria c.c. António Rodrigues, mas não sei se interessa estar aqui a mencionar.

Encontrei também o óbito do teu João Lopes Teixeira. Não sei se já é do teu conhecimento, de qualquer modo aqui fica: Pena, Aguda em 22.03.1877.

E por fim tenho referenciados os seguintes filhos do Vitorino Mendes e da Joanna Luis:

* 23.11.1735 - Maria Mendes
* 08.04.1738 - Paschoa Maria Joaquina
* 04.01.1741 - Catharina Maria
* 23.02.1744 - João
* 25.09.1746 - António Mendes Ventura
* ??.??.???? - Luiza Maria

E agora meu caro primo, guardei o melhor para o fim ... é apenas uma suspeita minha, mas a ser verdade era deveras interessante, pois eu sei que vieste "parar" às "Cinco Vilas" por duas vias. Pelo ramo do teu avô materno e da tua avó paterna. E sendo verdade esta suspeita, a tua avó paterna descenderia duas vezes do Vitorino Mendes, ou seja: o pai dela (António Lopes Teixeira) descenderia do António Mendes Ventura, e a mãe (Maria Estrela dos Santos Almeida) descenderia de Maria Mendes, irmã do Ant. Men. Ventura.

Bem, acho que será fácil adivinhar o que estás a pensar: que eu "pirei" de vez...
Mas vou tentar explicar. Esta Maria Mendes nascida em 1735, casou em C.C. a 24.10.1756 com um tal João Zuzarte, filho de outro João Zuzarte e de uma Francisca Marques do Pereiro de Sima, Pousaflores, e tiveram pelo menos cinco filhos, todos eles nascidos na Serra do Mouro, C.C., a saber:

Maria Mendes
Manuel Duarte
Domingos Mendes Duarte
José n. 08.04.1769, e ainda...
João dos Santos.
E este João dos Santos é, por assim dizer, o elo da ligação que eu estou a tentar estabelecer, pois ele casou em C.C. a 16.02.1791 com uma ... Roza Maria.

E agora creio que já percebeste onde eu quero chegar, que este João dos Santos cc a Rosa Maria, seriam os pais do teu Manuel dos Santos cc a Ana de Jesus Conde de Redinha, Pombal. Só que eu não sei as localidades de origem destes teus ascendentes, nem as datas relacionadas com eles, por isso se tiveres mais alguma informação para além do que está no Genea, manda-me.

Mas há uns pequenos "senãos" nesta história. É que a Roza é referida como Roza Maria Thereza, pois é filha de um João Ferreira e de uma Nazaré Thereza moradores na Portella, Lagarteira, Ansião. Isto é, a meio caminho entre a Serra do Mouro e Redinha, o que até favorece a ligação, mas o problema está que ficaria uma geração a mais no ramo da Maria Estrela, ou seja a Maria Mendes seria tua sexta avó e o irmão dela teu quinto avô. O que equivalia a dizer que o Vitorino Mendes era simultaneamente teu sexto e sétimo avô. O que, parece-me, não ser de todo impossível. Mas enfim, da fama já não me livro...

Então, até breve, pois tenho de ir descansar esta cabecinha pensadora...

Saudações,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#119346 | ATM | 26 mai 2006 08:14 | Em resposta a: #119144

Caro primo Henrique Dias

Ca recebi estas ultimas informacoes que estou a verificar.


Um abraco

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#119347 | ATM | 26 mai 2006 08:16 | Em resposta a: #119144

Caro primo Henrique Dias

Ca recebi estas novas informacoes que estou a verificar.


Um abraco

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#123087 | henrdias | 18 jul 2006 23:06 | Em resposta a: #118192

Caro Primo António Mendes,

já recebi ao teu e-mail, e quanto ao "presente" que eu havia prometido, apesar de estar bem "embrulhado", não seguiu para o "correio", uma vêz que eu nesse dia deixei-me vencer pelo cansaço. Mas como mais vale tarde do que nunca, aqui vai ele.

Pois é, ... é mesmo verdade... SOMOS PRIMOS DUAS VEZES !
Desta vêz atravéz do casal MANOEL LOURENÇO e ISABEL das NEVES dos quais também eu descendo.

De uma forma resumida, posso adiantar que este casal teve os seguintes filhos:

- Maria Josefa das Neves cc Miguel Teixeira de Castro. (05-10-1737)
(dos quais tu descendes)
- Manoel Lourenço cc Josepha Maria (de Montemor o Novo, Évora), filha de Miguel Alvares e de Catherina Gomes.
- Veríssima das Neves cc António Simões (em 12/01/1721) e cc Manoel Antunes.
(tanto eu, como o confrade Luis Tiago Flores descendemos do segundo casamento de Veríssima das Neves)
- Luiza das Neves.
- Caetana * 22-05-1714.
- Maria * 19-07-1715.

Do segundo casamento de Veríssima das Neves com Manoel Antunes, resultaram pelo menos, os seguintes filhos:

- Brizida das Neves * 05-07-1728, cc João Ferreira. (04-11-1753)
(da qual eu descendo).

- Francisco José de Jesus * 24-09-1740, cc Rosa Angélica.
(do qual descende o Tiago Flores).

Quanto à Brizida das Neves, tenho conhecimento de, pelo menos, oito filhos, a saber:

- Joaquina Maria cc Francisco Simões.
- Maria das Neves cc José das Neves. (31-05-1781)
- Luiza das Neves cc João Simões. (08-08-1782)
- Thereza Maria das Neves cc Jerónimo Dias. (20-11-1788)
- Damazia Maria Ferreira das Neves cc José Lopes. (25-12-1795)
- Bárbara Maria cc João Lopes. (25-12-1795)
(curiosidade: duas irmãs casadas com dois irmãos no mesmo dia de Natal)
- Matheus Ferreira cc Bernarda Maria.
- Brizida das Neves cc João Ribeiro. (16-12-1802)

Agora, o mais curioso disto tudo, é que o referido casal MANOEL LOURENÇO e ISABEL das NEVES, são meus oitavos avós por dois ramos, uma vez que a Maria das Neves (filha da Brizida das Neves cc João Ferreira) é minha quinta avó no ramo do meu avô materno e a sua irmã Damazia Maria Ferreira das Neves, é minha quinta avó pelo ramo da minha avó paterna.

E esta heim ...

Cumprimentos, e até breve

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#144744 | soaressara | 19 fev 2007 13:56 | Em resposta a: #3794

Caro Tomás
Também eu descendo desses Teixeira de Castro e deles nada sei.
Já tentei encontrar o livro que refere mas não o consigo encontrar.
Caso veja esta mensagem gostaria de entrar em contacto consigo.

o meu email é sarasoares arroba mac ponto com

cumprimentos

Sara Pinto Soares

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#167590 | henrdias | 17 set 2007 18:12 | Em resposta a: #116862

Caro Nuno da Rocha Martins,

tal como combinado no tópico das Cinco Vilas, continuamos aqui a conversa sobre os teus e os meus ascendentes.

Para podermos referenciar esta gente, converti os dados que ali deixas-te, na numeração própria das árvores de costados, a começar na tua mãe, e foi este o resultado:

1. Idalina de Melo Marques (da Rocha Martins), n. 11-02-1939, f. 12-05-1980.

2. Alfredo Marques, n. 16-03-1889, C. Couce, Amieira, f. 27-12-1978.
3. Maria José de Melo, n. 28-01-1892, C. Couce, Serra do Mouro f. 10-03-1975.

4. Paulino Marques, n. 15-11-1845, C. Couce, Serra do Mouro.
5. Joaquina da Conceição, n. 12-08-1850, C. Couce, Serra do Mouro.
6. João de Mello, n. 30-12-1843, C. Couce, Serra do Mouro.
7. Bernardina Maria, n.C. Couce, Serra do Mouro.

8. António Marques, n. 01-06-1805, C. Couce, Serra do Mouro.
9. Maria Ludevina, n. C. Couce, Serra do Mouro.
10. Joaquim Pires, n. C. Couce, Serra do Mouro.
11. Maria da Conceição, n. C. Couce, Serra do Mouro.
12. Manoel de Mello, n. 10-04-1801, C. Couce, Serra do Mouro.
13. Maria Gaspar, n. C. Couce, Serra do Mouro.
14. António Simões Bento
15. Aurélia Maria

16. Manoel Marques,n. Aguda, Almofalla.
17. Catherina (Maria) Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
18. António de Faria, n. Carvalhal, Maçãs de Dona Maria.
19. Maria Ludevina, n. Caneiro, Maçãs de Dona Maria.
20. Manoel Pires, n. Vialonga, Miranda do Corvo.
21. Ana da Cruz, n. Roçaio, Miranda do Corvo.
22. Manoel Mendes, n. C. Couce, Cabecinho.
23. Dezideria Maria, n. Brasil, Rio de Janeiro.
24. Thomas de Mello, n. 14-02-1773 em C. Couce, Serra do Mouro.
25. Thereza Maria, n. C. Couce, Cabecinho.
26. Ignácio José, n. C. Couce, Amieira.
27. Maria Gaspar, n. C. Couce, Serra do Mouro.

32. Manoel Marques
33. Isabel Maria
34. António Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
35. Marianna Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
48. Luis de Mello, n. C. Couce, Serra do Mouro.
49. Joanna Maria (Luis) (ou Rodrigues ?), n. C. Couce, Serra do Mouro.
50. João Mendes Soldado, n. C. Couce, Cabecinho.
51. Maria Joaquina, n. C. Couce, Cabecinho.
52. João Mendes, n. C. Couce, Amieira.
53. Theresa de Jesus , n. C. Couce, Amieira.
54. António Mendes Ventura, n. C. Couce, Serra do Mouro.
55. Ursula Maria, n. C. Couce, Serra do Mouro.

96. Manoel Luis Rodrigues, n. Romila, Almoster
97. Domingas Gonçalves, n. Romila, Almoster
98. Manoel Rodrigues, n. C. Couce, Serra do Mouro.
99. Maria de São José , n. C. Couce, Serra do Mouro.

Muito rápidamendo, posso-te dizer que conheço ascendentes das seguintes pessoas: 18. 19. 26. 32. 33. 34. 35. 52. 53. 54. 55.

Depois, com mais vagar, posso colocar aqui os costados daqueles que te interessarem, mas por agora recebe os melhores cumprimentos do primo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#167874 | nunomelomartins | 20 set 2007 01:01 | Em resposta a: #167590

Viva Henrique Dias! Ou melhor: muito prazer Primo!! :)
Realmente fiquei estupefacto quando li a tua mensagem de 2 em 1 ou seja, afinal somos primos e ainda ganhei mais 1, o confrade ATM :)
Curioso é serem todas as nossas 4ªs avós e não de ramos diferentes! Deixa-me muito a pensar no propósito das coisas...
Realmente nem sei bem o que diga porque ha muito tempo que andava desejoso por estudar a minha arvore genealogica. Como a minha mãe faleceu quando eu tinha 9 anos, nunca conheci grande parte da familia dela. Mas como se diz, sempre vale mais tarde do que nunca e o último ano tem sido cheio de surpresas para mim nesta área. Mas depois se quiseres dou-te o meu email.
Contudo, e para concentrar informação deixa-me acrescentar uma curiosidade: estive a ver a árvore do primo ATM (gostava também que o notificasses deste email) e achei curioso que sou primo dele 2 vezes! Contigo não sei se será só uma mas com ele, parece que a Luisa Maria Mendes Ventura se casou com o João Marques que nada mais parece ser senão irmão do meu avô, o Manoel Marques da lista anterior com o n.º 16.
Também gostava que me ajudasses nos numeros que falaste, isto é 18,19,26,32,33,34,35,52,53,54,55.
Estou a espera ainda de 11 copias de assentos de nascimento do arquivo distrital de leiria pelo que vou te informando dos meus avanços.
Ah! já agora, perdi-me no Luis de Mello pois parece que não encontram o assento de nascimento dele o que é uma pena porque o meu Mello parece que apareceu entre o pai dele o ele. Não sei se me podes dar alguma dica.
Bom, espero q tua resposta e se puderes avisa tb o primo ATM. Já agora, se quiseres, podes-me dizer como completo a arvore a partir da Maria Gaspar?
Abraço do primo
Nuno Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168107 | ATM | 22 set 2007 12:00 | Em resposta a: #167874

Bem-vindo primo Nuno

Só uma palavras para te desejar as boas vindas à família. As minhas intervenções são mínimas, devido à distância (Austrália), mas acompanho sempre o fórum e procuro manter-me a par das novas descobertas.
A única e ultima informação que obtive pessoalmente, foi a certidão de nascimento de Joana Maria Marques, indicando pais e avós. Tudo o resto que se encontra no fórum em relação a este ramo tem sido graças ao Henrique.

Mais uma vez bem-vindo

Um abraço

Tózé

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168110 | nunomelomartins | 22 set 2007 15:05 | Em resposta a: #167590

Primo, volto a colocar a minha resposta a esta tua mensagem. Aguardo qualquer tipo de informação tua. Abraço, Nuno

Viva Henrique Dias! Ou melhor: muito prazer Primo!! :)
Realmente fiquei estupefacto quando li a tua mensagem de 2 em 1 ou seja, afinal somos primos e ainda ganhei mais 1, o confrade ATM :)
Curioso é serem todas as nossas 4ªs avós e não de ramos diferentes! Deixa-me muito a pensar no propósito das coisas...
Realmente nem sei bem o que diga porque ha muito tempo que andava desejoso por estudar a minha arvore genealogica. Como a minha mãe faleceu quando eu tinha 9 anos, nunca conheci grande parte da familia dela. Mas como se diz, sempre vale mais tarde do que nunca e o último ano tem sido cheio de surpresas para mim nesta área. Mas depois se quiseres dou-te o meu email.
Contudo, e para concentrar informação deixa-me acrescentar uma curiosidade: estive a ver a árvore do primo ATM (gostava também que o notificasses deste email) e achei curioso que sou primo dele 2 vezes! Contigo não sei se será só uma mas com ele, parece que a Luisa Maria Mendes Ventura se casou com o João Marques que nada mais parece ser senão irmão do meu avô, o Manoel Marques da lista anterior com o n.º 16.
Também gostava que me ajudasses nos numeros que falaste, isto é 18,19,26,32,33,34,35,52,53,54,55.
Estou a espera ainda de 11 copias de assentos de nascimento do arquivo distrital de leiria pelo que vou te informando dos meus avanços.
Ah! já agora, perdi-me no Luis de Mello pois parece que não encontram o assento de nascimento dele o que é uma pena porque o meu Mello parece que apareceu entre o pai dele o ele. Não sei se me podes dar alguma dica.
Bom, espero q tua resposta e se puderes avisa tb o primo ATM. Já agora, se quiseres, podes-me dizer como completo a arvore a partir da Maria Gaspar?
Abraço do primo
Nuno Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168112 | nunomelomartins | 22 set 2007 15:36 | Em resposta a: #168107

Olá primo Tó Zé!
Muito prazer! É curioso mas realmente há coisas na vida fantásticas e uma delas que acho fascinante, é o facto de existir hoje em dia um meio de comunicação que nos permite até encontrar a familia!!!
Gostei muito de saber que afinal tenho primos mesmo que afastados e interessados pelo mesmo que eu! Curiosamente parece que somos primos por dois lados. Pela familia Marques e pela familia Mendes.
Se quiseres me escrever diz-me para te enviar o meu email.
De qualquer forma, vou juntando o que for descobrindo.
Em breve volto a escrever-te a ti e ao primo Henrique porque estou a espera de mais fotocopias certificadas.
Ah! Eu estou em Lisboa pelo que se precisares de alguma coisa podes dizer.
Abraço,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168276 | henrdias | 23 set 2007 18:30 | Em resposta a: #168110

Caro Nuno,

não fiques a pensar muito "no propósito das coisas...", pois podes chegar à conclusão que estas coisa não têm qualquer propósito, são como são...

Estes factos não constituem nenhuma surpresa para qualquer genealogista "de gema", (o que não é o meu caso, que não passo de um mero coleccionador de dados genealógicos...), pois é do conhecimento geral que quanto mais recuar-mos no tempo, mais fácil será encontrar parentesco com outras pessoas. Aliás se conseguíssemos recuar até ao pai Adão, provavelmente chegaríamos à conclusão de que "todos os homens são irmãos"...

O teu raciocínio em relação ao primo António Mendes (Tozé, para os amigos) estava correcto, embora incompleto, pois não és primo dele apenas duas vezes mas sim quatro, e em relação a mim não é uma vez apenas, mas sim três...

Mas não quero com isto que fiques preocupado, ou a pensar que és um caso perdido para a genealogia, porque o que acontece é que não estás ainda na posse dos dados que te permitam chegar a esta conclusão. E por outro lado também não quero que fiques a pensar que eu sou um "super-sumo", pois não é o caso, o que acontece é que o programa de genealogia que eu uso (PAF) tem na sua mala de ferramentas uma que se chama "calculadora de parentesco" e faz este trabalho por nós.

Assim, os parentes que temos em comum são:

António Mendes Ventura & Úrsula Maria
António Mendes & Joana Luís
Vitorino Mendes & Joana Luís

E com o Tozé, para além destes ainda tens:

Manoel Marques & Isabel Maria

Bem, mas com tudo isto, não é minha intenção estar aqui a criar confusões, pois bem sei que estas coisa vão-se percebendo com tempo e com calma. Por isso, e para já, eu começava por colocar aqui as ascendências que te prometi, e depois, há medida que fossem surgindo as dúvidas, ia-mos tentando esclarecê-las, O.K.?

Então, e seguindo a mesma numeração, temos:

18. António de Faria, n. Carvalhal, M.D.M.
19. Maria Ludovina da Conceição, n. Caneiro, M.D.M.

36. Manoel de Faria, m. Carvalhal, M.D.M.
37. Thereza Maria, m. Carvalhal, M.D.M.
38. João Nunes Borges (Capitão), n. Caneiro, M.D.M.
39. Maria Fernandes, n. Charneca, M.D.M.

76. ?
77. Francisca Nunes, m. Caneiro, M.D.M.
78. Manoel da Silveira, m. Charneca, M.D.M.
79. Maria Fernandes, m. Charneca, M.D.M.
............................................................................................................

26. Ignácio José, n. C. Couce, Amieira.
27. Maria Gaspar, n. C. Couce, Serra do Mouro.

52. João Mendes, n. C. Couce, Amieira.
53. Theresa de Jesus, n. C. Couce, Amieira.
54. António Mendes Ventura, n. C. Couce, Serra do Mouro.
55. Úrsula Maria, n. C. Couce, Serra do Mouro.

104. António Rodrigues n. C. Couce, Amieira.
105 Catherina Maria, n. 04-01-1741, C. Couce, Serra do Mouro.
106. João Lopes, n. Pousaflores, Povoral. c. 14-10-1753 em Pousaflores.
107. Clara Maria, n. Pousaflores, Portela.
108. Vitorino Mendes, n.C. Couce, Pinheiro b. 08-11-1712 c. 26-09-1734 C. Couce.
109. Joana Luis, n. 1715 C. Couce, Serra do Mouro.
110. Manoel Rodrigues Amaro, C. Couce, Casal Soeiro.
111. Maria Marques, C. Couce, Casal Soeiro.

208. Manoel Rodrigues, n. C. Couce, Amieira.
209. Maria Antunes, n. C. Couce, Amieira.
210. Vitorino Mendes, (Idem 108).
211. Joana Luis, (Idem 109).
212. António Lopes, m. Pousaflores, Povoral.
213. Isabel Rodrigues, m. Pousaflores, Povoral.
214. André ? Franco, m. Pousaflores, Lisboinha.
215. Maria Nunes, m. Pousaflores, Lisboinha.
216. Domingos Mendes, n.C. Couce, Pinheiro, c. 05-09-1711, C. Couce.
217. Catherina das Neves, n. C. Couce, Serra do Mouro.
218. António Mendes (Idem 68), n.C. Couce, S. Mouro. c. 31-07-1707 C. Couce.
219. Joana Luis (Idem 69), n.C. Couce, S. Mouro.

420. (Idem 216)
421. (Idem 217)
422. (Idem 68)
423. (Idem 69)
432. Domingos Mendes, m. C. Couce, Pinheiro.
433. Isabel Mendes, m. C. Couce, Pinheiro.
434. Domingos Gaspar, n. Ansião, Escampado, f. C. Couce, S. Mouro.
435. Maria Rodrigues, n. e f. C. Couce, Serra do Mouro.
436. (Idem 136)
437. (Idem 137)
438. (Idem 138)
439. (Idem 139)

840. (Idem 432)
841. (Idem 433)
842. (Idem 434)
843. (Idem 435)
844. (Idem 136)
845. (Idem 137)
846. (Idem 138)
847. (Idem 139)
868. Manoel Gaspar, m. Ansião, Escampado.
869. Catarina das Neves, m. Ansião, Escampado.
870. Manoel Marques, m. C. Couce, Serra do Mouro.
871. Maria Rodrigues, m. C. Couce, Serra do Mouro.

1684. (Idem 868)
1685. (Idem 869)
1686. (Idem 870)
1687. (Idem 871)

Perguntavas se tinha alguma pista do Luís de Mello, mas de facto não tenho. Aliás, para além dos teus Melos, só tenho mais dois na minha BD, o que me faz pensar que vieram de fora da terra. Até porque os pais deles dizes ser de Romila, Almoster, e eu não conheço esse lugar, conheço é Rominha, Alvaiázere.

Também pedias para eu colocar aqui a descendência da Maria Gaspar, pois irei atender ao teu pedido logo que me seja possível, e até lá recebe os melhores comprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168309 | henrdias | 23 set 2007 23:22 | Em resposta a: #168110

Caro Primo Nuno,

dizia eu que não queria criar confusão, mas provavelmente foi isso mesmo que aconteceu, pois estive a rever os dados enviados e reparei que houve muitos que me escaparam, pois isto foi feito manualmente e corre-se sempre o risco de cometer erros. E depois a informação assim fragmentada e com os problemas de consanguinidade existentes, não será fácil para alguém com pouca experiência perceber isto à primeira.
Por isso, e correndo o risco de ser acusado de ocupar este espaço em demasia, vou reenviar a tua árvore de costados, tal como eu a conheço:

MÃE
1. Idalina de Melo Marques (da Rocha Martins), n. 11-02-1939, f. 12-05-1980.

AVÓS
2. Alfredo Marques, n. 16-03-1889, C. Couce, Amieira, f. 27-12-1978.
3. Maria José de Melo, n. 28-01-1892, C. Couce, Serra do Mouro f. 10-03-1975.

BISAVÓS
4. Paulino Marques, n. 15-11-1845, C. Couce, Serra do Mouro.
5. Joaquina da Conceição, n. 12-08-1850, C. Couce, Serra do Mouro.
6. João de Melo, n. 30-12-1843, C. Couce, Serra do Mouro.
7. Bernardina Maria, n.C. Couce, Serra do Mouro.

TRISAVÓS
8. António Marques, n. 01-06-1805, C. Couce, Serra do Mouro.
9. Maria Ludovina, n. C. Couce, Serra do Mouro.
10. Joaquim Pires, n. C. Couce, Serra do Mouro.
11. Maria da Conceição, n. C. Couce, Serra do Mouro.
12. Manoel de Melo, n. 10-04-1801, C. Couce, Serra do Mouro.
13. Maria Gaspar, n. C. Couce, Serra do Mouro.
14. António Simões Bento, m. C. Couce, Serra do Mouro.
15. Aurélia Maria, m. C. Couce, Serra do Mouro.

QUARTOS AVÓS
16. Manoel Marques,n. Aguda, Almofalla.
17. Catarina (Maria) Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
18. António de Faria, n. Carvalhal, Maçãs de Dona Maria.
19. Maria Ludovina, n. Caneiro, Maçãs de Dona Maria.
20. Manoel Pires, n. Vialonga, Miranda do Corvo.
21. Ana da Cruz, n. Roçaio, Miranda do Corvo.
22. Manoel Mendes, n. C. Couce, Cabecinho.
23. Dezideria Maria, n. Brasil, Rio de Janeiro.
24. Tomas de Melo, n. 14-02-1773 em C. Couce, Serra do Mouro.
25. Tereza Maria, n. C. Couce, Cabecinho.
26. Ignácio José, n. C. Couce, Amieira.
27. Maria Gaspar, n. C. Couce, Serra do Mouro.

QUINTOS AVÓS
32. Manoel Marques, n. Aguda, Almofala de Cima, c. 22-01-1760, M.D.M.
33. Isabel Maria, n. Maçãs D. Maria, Ferrarias, f. Aguda, Almofala de Cima.
34. António Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
35. Mariana Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro.
36. Manoel de Faria, m. Carvalhal, M.D.M.
37. Tereza Maria, m. Carvalhal, M.D.M.
38. João Nunes Borges (Capitão), n. Caneiro, M.D.M.
39. Maria Fernandes, n. Charneca, M.D.M.
48. Luis de Melo, n. C. Couce, Serra do Mouro.
49. Joanna Maria (Luis) (ou Roiz (Rodrigues ?)), n. C. Couce, Serra do Mouro.
50. João Mendes Soldado, n. C. Couce, Cabecinho.
51. Maria Joaquina, n. C. Couce, Cabecinho.
52. João Mendes, n. C. Couce, Amieira.
53. Teresa de Jesus , n. C. Couce, Amieira.
54. António Mendes Ventura, n. C. Couce, Serra do Mouro.
55. Ursula Maria, n. C. Couce, Serra do Mouro.

SEXTOS AVÓS
64. Manoel Marques, n. Aguda, Almofala de Cima, c. 29-01-1730, Aguda.
65. Isabel Godinha, n. Aguda, Olival, f. Aguda, Almofala de Cima.
66. João Simões, m. Maçãs D. Maria, Ferrarias.
67. Maria Mendes, m. Maçãs D. Maria, Ferrarias.
68. António Mendes, n. C. Couce, Serra do Mouro, c. 31-07-1707, C. Couce.
69. Joana Luís, n. e m. C. Couce, Serra do Mouro.
70. Manoel Mendes, n. e m. C. Couce, Serra do Mouro.
71. Maria Antunes, n. e m. C. Couce, Serra do Mouro.
76. ?
77. Francisca Nunes, m. Caneiro, M.D.M.
78. Manoel da Silveira, m. Charneca, M.D.M.
79. Maria Fernandes, m. Charneca, M.D.M.
96. Manoel Luis Rodrigues, n. Romila, Almoster
97. Domingas Gonçalves, n. Romila, Almoster
98. Manoel Rodrigues, n. C. Couce, Serra do Mouro.
99. Maria de São José, n. C. Couce, Serra do Mouro.
104. António Rodrigues n. C. Couce, Amieira.
105 Catarina Maria, n. 04-01-1741, C. Couce, Serra do Mouro.
106. João Lopes, n. Pousaflores, Povoral. c. 14-10-1753 em Pousaflores.
107. Clara Maria, n. Pousaflores, Portela.
108. Vitorino Mendes, n.C. Couce, Pinheiro b. 08-11-1712 c. 26-09-1734 C. Couce.
109. Joana Luis, n. 1715, C. Couce, Serra do Mouro.
110. Manoel Rodrigues Amaro, C. Couce, Casal Soeiro.
111. Maria Marques, C. Couce, Casal Soeiro.

SÉTIMOS AVÓS
128. Manoel Marques, n. Aguda, Almofala de Cima, c. 09-07-1698, Aguda.
129. Maria Simões, n. e m. Aguda, Almofala de Cima.
130. António Fernandes Valente, m. Aguda, Olival.
131. Catarina Godinha, m. Aguda, Olival.
136. Manoel Afonso, m. C. Couce, Cabecinho.
137. Catarina Mendes, m. C. Couce, Cabecinho.
138. Francisco Borges, m. C. Couce, Serra do Mouro.
139. Domingas Luís, m. C. Couce, Serra do Mouro.
208. Manoel Rodrigues, n. C. Couce, Amieira.
209. Maria Antunes, n. C. Couce, Amieira.
210. (Idem 108).
211. (Idem 109).
212. António Lopes, m. Pousaflores, Povoral.
213. Isabel Rodrigues, m. Pousaflores, Povoral.
214. André ? Franco, m. Pousaflores, Lisboinha.
215. Maria Nunes, m. Pousaflores, Lisboinha.
216. Domingos Mendes, n.C. Couce, Pinheiro, c. 05-09-1711, C. Couce.
217. Catarina das Neves, n. C. Couce, Serra do Mouro.
218. António Mendes (Idem 68), n.C. Couce, S. Mouro. c. 31-07-1707 C. Couce.
219. Joana Luis (Idem 69), n.C. Couce, S. Mouro.

OITAVOS AVÓS
256. António Marques, m. Aguda, Almofala de Cima.
257. Francisca Simões, m. Aguda, Almofala de Cima.
258. Jerónimo Alvares, m. Aguda, Almofala de Cima.
259. Madalena Varela, m. Aguda, Almofala de Cima.
420. (Idem 216)
421. (Idem 217)
422. (Idem 68)
423. (Idem 69)
432. Domingos Mendes, m. C. Couce, Pinheiro.
433. Isabel Mendes, m. C. Couce, Pinheiro.
434. Domingos Gaspar, n. Ansião, Escampado, f. C. Couce, S. Mouro.
435. Maria Rodrigues, n. e f. C. Couce, Serra do Mouro.
436. (Idem 136)
437. (Idem 137)
438. (Idem 138)
439. (Idem 139)

NONOS AVÓS
840. (Idem 432)
841. (Idem 433)
842. (Idem 434)
843. (Idem 435)
844. (Idem 136)
845. (Idem 137)
846. (Idem 138)
847. (Idem 139)
868. Manoel Gaspar, m. Ansião, Escampado.
869. Catarina das Neves, m. Ansião, Escampado.
870. Manoel Marques, m. C. Couce, Serra do Mouro.
871. Maria Rodrigues, m. C. Couce, Serra do Mouro.

DÉCIMOS AVÓS
1684. (Idem 868)
1685. (Idem 869)
1686. (Idem 870)
1687. (Idem 871)

Cumprimentos,
H.Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168313 | nunomelomartins | 23 set 2007 23:45 | Em resposta a: #168309

Viva Primo Henrique!

Agradeço toda a tua ajuda e principalmente a atenção que me tens dado nesta minha recente actividade (hobbie), que ainda e como deves calcular, está muito "verde".

Estava mesmo a tentar interpretar os dados da tua última mensagem quando recebi esta, pelo que, vou organizar os meus mapas no melhor sentido. Logo que eu puder, dou-te mais noticias.

Vou tentar arranjar informação referente ao meu ramo "Mello" porque parece que derivam de "Luis" (ainda não percebi o porquÊ se é que existe alguma justificação...).

No entanto inscrevi-me no Geneall com acesso pago, pelo que estou a espera que activem o meu perfil. Não sei se me irá trazer algum valor acrescentado, mas de qualquer forma acho que posso também começar a inserir dados e a criar a minha arvore. Adquiri um programa gratuito na internet que se chama MyHeritage.com. Conheces? E o "PAF", onde o posso comprar?

Olha, deixo-te aqui dois emails, para os quais, tu e o primo ATM me podem contactar, para o caso de achares(m) que estamos a alongar o tópico com mensagens de caracter mais pessoal do que genealogico (e que pouco possam contribuir para o estudo de outros confrades). São eles nuno.martins@posc.mctes.pt e nunomelomartins@netcabo.pt.

Primo, mais uma vez, agradeço-te por todo o tempo que tens aplicado na divulgação dos nossos ramos comuns e em toda a ajuda que me tens prestado.

Com estima e consideração,

Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168538 | henrdias | 25 set 2007 22:05 | Em resposta a: #168313

Caro Primo Nuno,

Aqui vai a descendência da Maria Gaspar, tal como eu a conheço:

Maria Gaspar (n. 05-01-1775,S. Mouro, C. Couce) casada com Inácio José

1. Maria Gaspar c.c. Manoel de Melo (n.10-04-1801, S. Mouro, C. Couce)
1.1. João de Melo (n.30-12-1843, S. Mouro, C. Couce) c.c. Bernardina Maria
1.1.1. Maria José de Melo (n.28 jan 1892, S. Mouro, C.Couce; f.10-03-1975) c.c. Alfredo Marques (n.16-03-1889, Amieira, C. Couce; f. 27-12-1978)
1.1.1.1. Idalina de Melo Marques (n.11-02-1939;f.12-05-1980) c.c. ? da Rocha Martins
1.1.1.1.1. Nuno de Melo Marques da Rocha Martins (n.1971)
2. Luisa Maria c.c. José Fernandes (c. 02 fev 1825, C. Couce)
3. Francisco Mendes c.c. Joana Joaquina (c.25-08-1829, C. Couce)
4. Luiz Mendes c.c. Josefa Maria (c. 17-04-1839, C. Couce)
5. Ana Ventura c.c. Miguel Jorge (c. 22-01-1840, C. Couce)
5.1. Maria Ventura (n.1841, Cab.da Estrada, C. Couce) c.c. Manoel Marques (n.1839, C. Couce; c. 01-12-1864, C. Couce)
6. Manoel (n. 01-01-1797, Amieira, C. Couce)
7. António (n. 07-03-1800, Amieira, C. Couce)
8. Maria Rosa c.c. António Freire (c.17-11-1841, C. Couce)

Depois quando tiveres mais dados diz, (aqui ou por email), pois eu logo que tiver oportunidade, vou-te mandar por mail os relatórios de toda esta gente de uma forma muito mais completa, tal como o PAF faz, mas convertidos para formato Word.
Quanto ao PAF, também se obtém gratuitamente na internet. Mas esse que tens também é bom, e até tem outras potencialidades, mas eu estou habituado a este, e acho que desde que o programa que temos dê para fazer aquilo que queremos, é quanto basta. Aliás, o MyHeritage consegue importar os dados do PAF, o que é muito bom.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168554 | nunomelomartins | 26 set 2007 02:30 | Em resposta a: #168538

Boa noite primo Henrique.

Como perdi o teu email coloco aqui algumas correcções e completo outras situações.

1.1.1.1. Idalina de Melo Marques da Rocha Martins c.c. Mário da Rocha Martins (n. 30-07-1944) em 15-09-1972;
1.1.1.1.1. Nuno Alexandre de Melo Marques da Rocha Martins (n. 25-12-1973) c.c. Elisabete Maria de Sousa Machado da Rocha Martins (n. 31-08-1974) em 03-11-2002.
1.1.1.1.1.1. Afonso Maria de Sousa Machado da Rocha Martins (n. 28-06-2005)
1.1.1.1.2. Vera Alexandra de Melo Marques da Rocha Martins dos Reis (n. 16-05-1975) c.c. José Paulo Martins dos Reis (n. 01-11-1970) em 15-09-2005.
1.1.1.1.3. Mário Alexandre de Melo Marques da Rocha Martins (n. 22-08-1976) c.c. Hélia Jacinto Simões Rocha Martins (n. 09-02-1977)
1.1.1.1.3.1. Inês Simões Rocha Martins (n. 24-04-2006)


Ainda existem outros descendentes pelo que depois te digo quais são (pelo menos os que eu conheço...).

Quanto ao meu ascendente n.º 96 (o Manuel Luis Rodrigues que c.c. a Domingas Gonçalves e que eram de Almoster), penso que ele só se chamava Manuel Luis, pois não se percebe bem a letra do assento de nascimento e o apelido parece ser "Luis" ou "Ruiz" ou mesmo "Cruz". O filho dele levou o apelido "Mello" que ainda hoje tenho, mas ainda não percebi porque surgiu. Faltam-me documentos que já solicitei ao arquivo distrital.

Aproveito para te dizer que fui a Chão de Couce e adquiri a respectiva monografia na junta de freguesia. Como ando a tentar descobrir onde poderão estar as campas desta gente "toda" (parece algo morbido não é???), devo lá voltar em Outubro, pelo que se precisares que verifique algo lá (ou algum dos confrades), diz-me que se der tempo para tudo, lá procuro.

Assim que eu tiver mais dados mando-te.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168619 | henrdias | 26 set 2007 22:52 | Em resposta a: #168554

Caro primo Nuno Martins,

agradeço as correcções que envias-te, e quanto ao nº 96 pode muito bem ser Manuel Roiz que equivale actualmente a Manuel Rodrigues. Por vezes é preciso saber os nomes completos dos avós para se compreender os apelidos dos netos. Outras vezes a explicação pode estar no nome dos padrinhos, etc.

Agradeço também a tua oferta de pesquisa local, mas devo dizer que vou aí com alguma frequência, aliás estou a pensar ir aí no próximo feriado.
Concordo plenamente que pode parecer mórbido, mas o que não há dúvida é que os cemitérios são um autêntico manancial de informação genealógica. Das Cinco Vilas, devo dizer que já os corri quase todos, mas curiosamente falta-me o de Chão de Couce onde tenho larga ascendência.

Mas como sabes, os primeiros cemitério começaram apenas em meados do séc. XIX, pois antes disso os enterramentos eram feitos nas igrejas e nos adros. Mas sabes, quando as pessoas eram de uma posição mais modesta, e não tinham sepulturas perpétuas, perde-se o rasto. Mas é engraçado que já descobri uma série de primos novos (que ninguém suspeitava da sua existência), através do livro de registos do cemitério.

Quanto ao meu e-mail já o tenho deixado aqui em vários sítios do fórum e é:
henrique-dias@portugalmail.pt

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168632 | nunomelomartins | 27 set 2007 02:13 | Em resposta a: #168619

Caro primo Henrique,


Já recebi mais alguns elementos do arquivo distrital e tal como tinha prometido, aqui os coloco. Vou usar a numeração que iniciámos:

n.º 49. Joanna Maria (bap. 19-01-1739), natural da Serra do Mouro filha de
n.º 98. Manoel Rodriguez (n. Serra do Mouro) e
n.º 99. Maria de San Joseph (n. Serra do Mouro)

n.º 98. Manoel Rodriguez, filho de Francisco Ruiz (n. Serra do Mouro) e de Catherina Luiz (n. Serra do Mouro).
n.º 99 Maria de San Joseph (n. Serra do Mouro), filha de João Franco (n. Lisboinha Pousaflores) e de Anna Ferreira (n. Lisboinha Pousaflores).

- - -

n.º 11. Maria da Conceição (n. 16-10-1824 e bap. 24-10-1824), natural de Serra do Mouro filha de
n.º 22. Manoel Mendes, n. Cabecinho, Chão de Couce e
n.º 23. Dezidéria Maria Rosa, n. Rio de Janeiro, freg. Santo António de Jacutingá - Nova Iguaçu.

n.º 22. Manoel Mendes, filho de João Mendes (n. Amieira) e de Domingas Maria (n. Cabecinho).
n.º 23. Dezidéria Maria Rosa, filha de José da Costa (n. Santo António de Jacutingá - Nova Iguaçú - Rio de Janeiro) e de Ignácia Maria da Conceição (n. Santo António de Jacutingá - Nova Iguaçú - Rio de Janeiro).

- - -

n.º 25. Tereza Maria, natural Chão de Couce - Cabecinho, n. 11-07-1778, bap. 20-07-1778, filha de
n.º 50. João Mendes, natural de Cabecinho, filho de Domingos Rodrigues Moreira (n. Cabecinho) e de Isabel Mendes (n. Cabecinho)
n.º 51. Maria Joaquina, filha de António Mendes (n. Cabecinho) e de Josefa Maria (n. Cabecinho)

- - -

n.º 7. Bernardina Maria, natural das Relvas, n. 01-10-1851, bap. 08-10-1851 filha de
n.º 14. António Joaquim Simões (Bento), natural de Val do Calvo??? Pedrogão Grande e de Joaquina Maria de Casais Fundeiros??? Pedrogão Grande.
n.º 15. Aurélia Maria, natural de Relvas, de pais incógnitos.

- - -

Tens alguma referência relativamente a alguma destas pessoas que não estavam anteriormente na lista?

Por enquanto é tudo. Sexta-feira já devo ter mais elementos para te enviar.

Cumprimentos,
Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168699 | henrdias | 27 set 2007 19:24 | Em resposta a: #168632

Primo Nuno,

relativamente às pessoas que não estavam anteriormente na lista, simpatizei especialmente com o casal Domingos Rodrigues Moreira e Isabel Mendes, pelo simples facto de serem meus sextos avós. Pois é, as surpresas agora não param, e isto equivale a dizer que estou empatado com o Tozé nos elos de parentesco que temos em comum. Mas a curiosidade está que os outros três elos eram do ramo da minha avó materna e este é da minha avó paterna.

Cabe-lhes a seguinte numeração:

100. Domingos Rodrigues Moreira
101. Isabel Mendes

e posso-te desde já adiantar que casaram em C. Couce a 10-12-1752, por isso podes pedir a fotocópia a Leiria, para te certificares que os pais deles são:

200. Manoel Rodrigues, n. Cabecinho da Estrada, C. de Couce.
201. Maria de Afonseca, n. Cabecinho da Estrada, C. de Couce.
202. Miguel Gaspar, n. Lameirão, Chão de Couce.
203. Maria Mendes, n. Lameirão, Chão de Couce.

Devo dizer que para além da minha 5ª avó (Josefa Maria c.c. Veríssimo Jorge), tenho mais cinco filhos para este casal, mas curiosamente faltava-me este João Mendes (Soldado).

Já agora, porque é que o António Joaquim Simões tem o Bento entre aspas?, e esqueceste de mencionar o nome do pai. E quanto à mãe, natural de Cais Fundeiros, Pedrógão Grande, onde também tenho raízes.

Estou a escrever um pouco há pressa, mas não quis deixar de dar mais esta novidade. Depois analiso melhor estes e outros dados que eventualmente possas enviar.

Um abraço deste primo 4 x,

H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#168725 | nunomelomartins | 28 set 2007 02:04 | Em resposta a: #168699

Viva primo Henrique!

Pois é! As surpresas parece não param de aumentar e duvido que fiquem só por aqui... Amanhã devo receber mais cópias do arquivo distrital ,por isso, vou ser breve já que não tenho para por enquanto mais material novo para colocar aqui.

Respondendo às tuas questões:

- Vou pedir fotocópia do registo de casamento de Domingos Rodrigues Moreira e da Isabel Mendes ao ADLeiria.

- Vou pedir igualmente o registo de nascimento do João Mendes (Soldado) porque só tenho o registo de nascimento da filha dele (a Thereza) e do neto dele (o Manoel de Mello).

- Vou enviar para o teu email o registo digitalizado do baptismo em 20-07-1778 da Thereza, filha do João Mendes (Soldado) e da Maria Joaquina, neta paterna do Domingos Rodrigues Moreira e da Isabel Mendes e neta materna do António Mendes e da Josefa Maria.

- O António Joaquim Simões tem o Bento entre parentesis porque no registo de nascimento da minha avó (Maria José de Melo) o nome dele aparece como "António Simões Bento" e no registo de nascimento da minha bisavó (Bernardina) o nome dele apararece como "António Joaquim Simões".

- Aqui vai de novo:
Bernardina Maria, n. Relvas em 01-10-1851 e bap. 08-10-1851, filha de António Joaquim Simões (Bento) e de Aurélia Maria. Neta paterna de Joaquim Simões Bento, n. Val de Calvo??? Pedrógão Grande e de Joaquina Maria, n. Fragas Cais Fundeiros???, PG. Avós maternos incógnitos. Os padrinhos foram João Simões e sua filha Bernardina Maria, das Vendas??? freguesia de Alvaiázere, e as testemunhas foram José Pires e António Afonso ambos do Lameirão.

- O João Franco e a Anna Ferreira de Lisboinha, Pousaflores, dizem-te alguma coisa? Foram pais da Maria de São Joseph (cujo padrinho de nascimento foi o reverendo padre do Avelar, João Freire). Acho que já vi esses nomes por aqui mas não me recordo onde...

Então um abraço quadruplo! Aguardo noticias tuas.

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#169001 | nuno.melo | 01 out 2007 01:29 | Em resposta a: #108494

Bom dia Confrade Anna!
Recentemente descobri que sou primo dos confrades Hdias e ATM.
Contudo achei interessante este tópico porque tenho ascendentes de Maçãs de D. Maria com os apelidos Borges, Faria, Nunes, Silveira e Fernandes. Será que algum destes está ligado aos seus ascendentes? De qualquer forma deixo aqui o que conheço, mesmo ainda sem datas (são todos anteriores a 1820).

1. Paulino Marques, n. Serra do Mouro, 15-11-1845 filho de

2. António Marques e de
3. Maria Ludovina

Maria Ludovina filha de

6. António de Faria, n. Carvalhal, Maçãs de D. Maria
7. Maria Ludovina, n. Caneiro, Maçãs D. Maria

António de Faria, filho de

8. Manoel de Faria, n. Carvalhal, M.D.M
9. Teresa Maria, idem

Maria Ludovina filha de,

10. João Nunes Borges Capitão, n. Carvalhal, M.D.M (filho de Francisca Nunes)
11. Maria Fernandes, idem filha de Manoel da Silveira e Maria Fernandes, M.D.M

Cumprimentos,

Nuno Martins

Resposta

Link directo:

RE: Belchior Dinis e Filipa Soares Borges

#172150 | nuno.melo | 09 nov 2007 00:46 | Em resposta a: #108494

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211085 | pjorge | 20 out 2008 15:10 | Em resposta a: #123087

Caros confrades Henrique Dias e António Mendes,

Estou a iniciar a pesquisa dos meus antepassados e descobri que descendo do casal que vocês identificam, Manuel Lourenço e Isabel das Neves, que são avôs do bisavô do meu bisavô, ie, são dois dos meus 512 octavós! Como cresce!

Cumprimentos.

Pedro Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211124 | henrdias | 20 out 2008 20:59 | Em resposta a: #211085

Pedro Jorge,

Bem-vindo ao fórum, e bem-vindo à família.
Sabe, este casal Manuel Lourenço e Isabel das Neves são meus oitavos avós, mas a curiosidade é que o são por duas vezes, ou seja eu descendo de duas bisnetas deles, a Maria das Neves e a Damázia Maria Ferreira das Neves, sua irmã.
A Maria das Neves no ramo do meu Avô Materno e a Damázia no ramo da minha Avó Paterna.
Como pode verificar, este casal já consta aqui na base de dados do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=196495

Já agora de que filho deste casal o Pedro descende?

Seria óptimo se pudesse colocar aqui a sua descendência deste ramo, e se tiver mais ascendentes nesta zona, pode ser que o possa ajudar, e até quem sabe encontrar mais pontos em comum. Se bem que neste momento estou muito atrapalhado com trabalho, mas de vez em quando também é bom vir aqui para descomprimir um pouco.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211127 | ATM | 20 out 2008 21:27 | Em resposta a: #211085

Caro primo Pedro Jorge

Bem-vindo à família. Como já deve ter visto no Genea, existem vários descendentes deste casal ali introduzidos pelo primo Henrique Dias (a quem envio um abraço, embora sabendo que está ausente durante uns tempos, maneira que o Pedro não se admire se ele não responder prontamente). Cá ficamos a espera que efectue a ligação.

Cumprimentos

António Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211129 | ATM | 20 out 2008 21:30 | Em resposta a: #211127

So agora reparei que o Henrique, embora ausente, foi mais rapido. Mas eu tambem estou longe.

Mais um abraco amigo

Toze

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211189 | pjorge | 21 out 2008 13:59 | Em resposta a: #211124

Caros confrades,

Cheguei a este casal octavó Manuel Loureço e Isabel das Neves navegando pela base de dados do GeneAll.

De acordo com o GeneAll a Veríssima das Neves, filha do casal que desposou com o Manuel Antunes, teve um filho, o Francisco José de Jesus que, casou com a Rosa Angélica e tiveram como descendente a Maria Rosa da Conceição. Se as contas não me falham esta Maria Rosa é bisneta do Manuel Lourenço e da Isabel das Neves.

Então a Maria Rosa da Conceição casou com o António Lopes do Rego, tiveram o Augusto Lopes do Rego que é o pai de um dos meus bisavôs, o Dr. Adriano Rego.

Talvés se possa encontrar mais ramos em comum.

Melhores cumprimentos,

Pedro Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211228 | henrdias | 21 out 2008 19:11 | Em resposta a: #211189

Caro primo Pedro Jorge,

os seus bisavós Adriano Rego e Matilde já há muito que constam na base de dados, no entanto eu sempre que tenho informações complementares, gosto de as enviar, como foi o caso das datas de nascimento e óbito que não constavam lá, tal como o nome das filhas. Tinha enviado essas informações para publicação em meados de Junho, e só hoje verifiquei que já lá constavam, por isso enviei agora mesmo os nomes dos seus maridos. Da Maria Isabel é o Dr. Álvaro Lopes de Faria que foi Conservador do Registo Predial de Leiria, e da Maria Amélia, o Dr. António Amado Cardoso de Freitas.
Mas acontece que não tenho conhecimento se o Dr. Adriano teve mais filhos, e daqui para baixo não conheço mais geração, pelo que deixo essa tarefa para os seus descendentes.
Tambem não sei porque a mulher do Dr. Domingos Botelho de Queiroz consta como desconhecida, pois a informação que eu tenho é que tem o mesmo nome da filha: Matilde da Veiga Botelho.

Sem outro assunto de momento,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211377 | pjorge | 23 out 2008 14:25 | Em resposta a: #211228

Caro primo Henrique Dias,

Agradeço a informação e adianto que cheguei ao casal Manuel Lourenço e Isabel das Neves pelo GeneAll. Se foi o primo que carregou os dados referentes ao meu bisavô Dr. Adriano Rego fico-lhe grato pois permitiu-nos conhecer um antepassado comum.
Penso que abaixo do grau octaavós não teremos outro antepassado comum pois eu descendo da filha Verissíma das Neves. e o Henrique Dias de outro filho deste casal.
Estou interessado em seguir com a ligação do meu tetravô Domingos Botelho de Queiroz. A única informação que sei é através da minha avó que me diz que ele migrou da zona de Vila Real devido à Filoxera que atacou as vinhas no século XIX. Sempre ouvi dizer que O Domingos Botellho de Queiroz seria parente do escritor Eça de Queiroz. Não sei quem colocou no GeneAll a informação do meu bisavô Domingos Botelho de Queiroz. O facto de não mencionar os pais impede de prosseguir "online" a pesquisa e leva-me a concluir que poderá ser alguém descendente da sua esposa que no GeneAll está identificada como "N". Estando o primo bastante mais avançado na pesquisa geneológica do que eu, que apenas agora estou a aprender peço-lhe o favor de sugerir próximos passos. O que se poderá fazer?
PS: Procurarei introduzir no GeneAll a descendência da minha Avó e sua irmã, as únicas filhas que o meu bisavô Adriano Rego teve.

Melhores cumprimentos,

Pedro Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211418 | henrdias | 23 out 2008 20:26 | Em resposta a: #211377

Caro primo Pedro Jorge,

tanto quanto julgo saber, a nossa parente comum será a Veríssima das Neves, minha sétima avó.
Depois eu descendo da sua filha Brizida das Neves (minha sexta avó), enquanto o primo descende do seu filho Francisco José de Jesus.
Ou seja: é aqui que as nossas linhas se separam, pois Francisco José de Jesus é pai de Maria Rosa da Conceição, e esta por sua vez, mãe do seu trisavô Augusto Lopes do Rego.
Quanto à Brizida das Neves, teve pelo menos 8 filhos, sendo que eu descendo de duas filhas dela, como já tinha referido.
Referi também que os dados referentes ao teu bisavô, já se encontravam no Geneall, e eu apenas complementei com os dados que tinha disponíveis. Sabe o Geneall é um gigantesco trabalho de equipa, onde só se conseguirá fechar a malha se todos nós colaborar-mos.
Quanto ao seu bisavô, devo dizer que tenho um livro (actualmente esgotado) do historiador Manuel Augusto Dias, e que lhe dedica cerca de treze páginas onde consta a sua fotografia e respectiva biografia. Há ainda outra obra do mesmo autor intitulada "Chão de Couce - Estudo Monográfico" que fala do Dr. Adriano Rego e tem inclusive a foto da casa onde ele nasceu em Chão de Couce.
Em relação ao Dr. Botelho de Queirós, a primeira obra referida dedica-lhe cerca de dez páginas com a fotografia e biografia, onde se confirma aquilo que disse em relação a Vila Real e à Filoxera. Só não confirma a ligação ao Eça de Queiroz, mas também não estamos a falar de uma obra genealógica. Diz ainda que viuvou bastante cedo, tendo voltado a casar em segundas núpcias com a D. Matilde da Veiga Botelho. Creio que o "N" (desconhecido) do Geneall se aplicaria melhor ao primeiro casamento, pelo menos até ser conhecido o nome do cônjuge, pois não há dúvida nenhuma que esta Matilde que o livro fala, é a sogra do Dr. Adriano.

Quanto à pesquisa "on-line" ela vale o que vale, pois quando se quer fazer genealogia " a sério" não se deve deixar o crédito em mãos alheias. Errar é humano, por isso todos nós cometemos erros. E atenção que estou só a pensar nos erros involuntários...
a própria base de dados do Geneall está cheia deles, mas o importante é que ao encontrar-mos algum, não passemos ao lado, mas façamos a sugestão da devida correcção ou actualização, para que esta base tenha a fiabilidade que todos nós desejamos.

Termino com os melhores cumprimentos deste primo ao teu dispor,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#211500 | henrdias | 24 out 2008 17:53 | Em resposta a: #211377

Caro primo Pedro Jorge,

ao reler a mensagem verifiquei que mensionei o livro que fala do teu bisavô, mas não referi o título: Trata-se do 1º volume de "Ansianenses Ilustres" do dito autor.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#228163 | nuno.melo | 02 mai 2009 01:22 | Em resposta a: #211189

Caro Confrade Pedro Jorge.

Sou primo em quarto grau por outros ramos do Henrique.

No entanto estive a analisar a arvore e encontrei algo curioso: será que existe alguma ligação entre o seu António Lopes do Rego e Maria Rosa da Conceição e os seguintes (que na prática seriam meus primos como passo a explicar):

Manuel Lopes do Rego
Josefa Maria Augusta

Ele filho de António Lopes do Rego
Teresa Godinha da Conceição

Ele filho de José Maria de Sousa
Ana Josefa Teodora de Brito

Ela filha de Teodoro de Brito
Josefa Teresa Teodora de Passos

Ele filho de Francisco Mendes
Josefa Maria das Neves

Este Francisco Mendes era irmão de Joana Luis e de António Mendes.

A Joana era minha avó por parte dos Melo e o António era meu avô por parte dos Marques...

Será que estes Lopes do Rego colam nos seus? Isso faria de nós primos e seria novamente primo do Henrique por outro grau dado que a Joana também é avó do henrique pelos Ventura Mendes e do primo António Mendes (ATM) igualmente.

Cumprimentos,

Nuno da Rocha Martins

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#339990 | ATM | 25 dez 2013 20:20 | Em resposta a: #65067

Dez anos passaram desde a minha primeira intervenção neste tópico. Continua-se sem se ter conhecimento sobre esta familia, para tràs de +_1699. Residentes na Quinta da Amieira em Chão do Couce por cerca de três gerações e nem da quinta se sabe nada. Será que alguém terá qualquer dica? Boas Festas para todos.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#340026 | luis262 | 27 dez 2013 00:41 | Em resposta a: #339990

Caro Tó Zé,

Boas festas para ti também e um abraço !

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#340183 | ATM | 31 dez 2013 07:43 | Em resposta a: #340026

Olá Luís

Tudo bem? Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#340998 | Franciscobt | 15 jan 2014 15:00 | Em resposta a: #144744

ENcontrei mais duas filhas de Miguel Teixeira de Castro e de Maria Maya ou Joana Bella

Inácia, nascida a 7 de Agosto de 1701
Maria , nascida a 1 de Outubro de 1702

Já carregadas no Geni

Cumprimentos
Francisco Braz Teixeira - franciscobt@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#341029 | ATM | 15 jan 2014 22:32 | Em resposta a: #340998

Obrigado. Contacta-lo-ei brevemente.

Cumprimentos

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#341072 | henrdias | 16 jan 2014 17:10 | Em resposta a: #340998

Caro Francisco Braz Teixeira,

Além dessas filhas que refere, tenho mais seis referenciados. a saber:

Francisco Teixeira de Castro *21/10/1696
Miguel Teixeira de Castro *13/09/1699

Maria *22/12/1709
Mariana *28/05/1711
Clara Teixeira de Castro *29/03/1713
Bernarda Maria Teixeira *01/12/1716

Só conheço descendência do Miguel e da Bernarda.

Reparo que tem feito um bom trabalho no Geni, apesar de eu não ter tido a disponibilidade que gostaria, para me poder inteirar devidamente como desejava.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#341084 | Franciscobt | 16 jan 2014 21:53 | Em resposta a: #341072

Olá primo Henrique

Isto de ter os registos aqui à mão dá em fazer as milhares de pesquisas que ficaram por fazer. Colaterais e mais colaterais, depois ramos e outros ramos. Passei a colocar como "foto" de perfil o assentos de baptismo. Ajuda para se tirar alguma dúvida.

Onde se casou em Miguel Teixeira de Castro com Maria Joana Bella Maya? Quem são estes senhores da quinta da amieira e o que é essa quinta?

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira de Castro de Chão de Couce

#341089 | henrdias | 16 jan 2014 23:42 | Em resposta a: #341084

Olá primo,

É bem verdade, mas eu é que tenho andado um pouco arredado das pesquisas, devido a outros afazeres. Mas espero retomar em breve.
Quanto à Qt. da Amieira, o meu (aliás, nosso) primo António Mendes, à muito que procura ter notícias dela... bem, há na freguesia de C. Couce um lugar chamado Amieira, e essa Quinta, provavelmente, seria aí. Fica perto da famosa Quinta de Cima e dos lugares do Cabecinho e Serra do Mouro.
Quanto ao casamento do Miguel Teixeira de Castro, estou em crer que deve ter ocorrido, sensivelmente, por volta do ano de 1695, mas não deve ter sido em C. Couce, pois a Maria (ou Joana) Bela da Maia (segundo nos constou em tempos) seria natural da Pereira, Vila Verde de Areias. Eu julgo que será a freguesia de Areias, pertencente a Ferreira do Zêzere.
Bom, e por hoje é tudo, um abraço amigo,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380016 | henrdias | 18 abr 2017 20:44 | Em resposta a: #341084

Caros amigos familiares e confrades,

Passaram mais de dezasseis anos desde que este tópico foi aberto, e só ontem consegui localizar um registo que vem fazer esclarecer várias questões pendentes e fazer alguma luz acerca da ascendência destes Teixeira de Castro da Chão de Couce. Trata-se do assento do segundo casamento de Miguel Teixeira de Castro com Joana Bela realizado em Alvaiázere em 23 de Janeiro de 1709. Ela filha de Simão Antunes (meu nono avô) natural do Couto, Alvaiázere e de Maria Bela também natural e moradores do dito lugar.
Confesso que em tempos cheguei a pensar que esta Joana Bela seria irmã da primeira esposa do Miguel, a Maria Bela da Maia ou Maria da Maia Bela, mas este assento não deixa margens para dúvidas, pois diz que este era filha de Bento da Maia e de Maria Bela de Vila Verde freguesia das Areias (Ferreira do Zêzere).
Ficamos também a saber que eram os pais do Miguel Teixeira de Castro que ainda não sabíamos. É então filho de Manuel Carneiro de Castro e de Joana da Vide da Quinta da Ribeira de Mourilhe, freguesia de São Cristóvão de Nogueira do Bispado de Lamego (Cinfães).
Curiosamente o Felgueiras Gaio tem um Título (?!) de Mourilhe (§54) onde consta um Manuel Carneiro de Castro, mas estranhamente não refere a sua mulher, mencionando apenas um seu filho bastardo, um tal Manuel de Castro. Gostava de ouvir a opinião dos confrades, no sentido de saber se acham que seja esta a origem dos Miguéis T. C. das Cinco Vilas?
Atenciosamente,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380017 | henrdias | 18 abr 2017 20:52 | Em resposta a: #105097

Caro Samuel de Castro,

Será que na sua base tem a ascendência deste casal: Manuel Carneiro de Castro e Joana da Vide da Quinta da Ribeira de Mourilhe, freguesia de São Cristóvão de Nogueira (Cinfães) do Bispado de Lamego?
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380109 | henrdias | 20 abr 2017 22:17 | Em resposta a: #2103

Caros confrades,

com recurso a alguma bibliografia encontrada na net, foi possível chegar a alguns dos trisavós deste Miguel Teixeira de Castro morador em Chão de Couce e natural da Quinta da Ribeira de Mourilhe, freguesia de São Cristóvão de Nogueira. Isto no ramo de seu pai Manuel Carneiro de Castro descendente de Francisco Ribeiro de Pinto e de Maria de Castro.
Já pelo ramo de sua mãe (que agora sei chamar-se Joana David Evangelho) não avancei nada, pelo que qualquer ajuda será bem-vinda.
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380148 | henrdias | 21 abr 2017 18:32 | Em resposta a: #380109

Caros Confrades,
em abono da verdade tenho de corrigir o que disse acima: o casal Francisco Ribeiro de Pinto e de Maria de Castro, não são trisavós, mas sim quartos avós de Miguel Teixeira de Castro.
E ao que parece vêm referidos no tit. de Pintos Ribeiro, do Porto § 13 de Alão de Moraes.
Alguém que tenha acesso à ref. obra, me poderá dizer quem são os seus ascendentes?
Desde já agradeço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380150 | chartri | 21 abr 2017 19:21 | Em resposta a: #380148

http://purl.pt/12118/4/

Aqui vai o Alão de Morais (Pedatura Lusitana)

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380151 | henrdias | 21 abr 2017 19:25 | Em resposta a: #380150

Obrigado Companheiro.

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380273 | Samuel C O Castro | 23 abr 2017 23:17 | Em resposta a: #380017

Prezado Henrique Dias,

Por estes dias estarei lhe respondendo, estou atarefado com o Imposto de Renda e o prazo está no fim.

O referido Miguel Teixeira de Castro que referiste, foi casado e deixou descendência? Se puder me disponibilizar os dados para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#380293 | henrdias | 24 abr 2017 11:45 | Em resposta a: #380273

Caro amigo Samuel,
Miguel Teixeira de Castro, tem sim uma vasta descendência de que lhe darei conhecimento, embora, também não prometa ser breve.
Entretanto também já consegui entroncar a sua ascendência com recurso à Pedatura Lusitana de Alão de Morais, e outras fontes, que também lhe enviarei. Mas é aí que agradecia a sua ajuda com o vasto conhecimento que tem dos Castro, pois tenho ali algumas dúvidas.
Grato pela atenção,
Forte abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#384762 | Samuel C O Castro | 24 set 2017 23:35 | Em resposta a: #380293

Prezado Henrique Dias,

Depois da fase da Declaração do Imposto de Renda, passei por outra em que me vi extremamente ocupado, mas sempre lembrava dos "Teixeira de Castro" que você tinha interesse, como também eu na descendência do Miguel Teixeira de Castro. Atualmente estou com mais tempo e daqui uns tempos voltarei a estar sobrecarregado de afazeres. Portanto, se puder enviar os dados que conseguiste da descendência dele e puder fazer a gentileza de enviar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido. Em resposta estarei lhe enviando um documento do Word com a ascendência dele e tudo o que consegui da descendência do irmão dele Francisco de Mendonça e Castro (Francisco de Miranda).

Desce o nosso último contato, eu tenho 2 links para descrever a descendência do Miguel Teixeira de Castro, mas o tempo ainda não me foi possível incluir em minha base.

Eis os links https://www.geni.com/people/Miguel-Teixeira-de-Castro/6000000008434579787 e Pg 111 aqui em http://www.arede.eu/img/CADERNOS_BARAO_DE_AREDE_4.pdf

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#384949 | henrdias | 30 set 2017 18:20 | Em resposta a: #384762

Caro amigo,

Já lhe respondi por mensagem privada.
Forte abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Teixeira de Castro de Chão de Couce

#436413 | albertinorodrigues03 | 19 set 2021 11:55 | Em resposta a: #42769

Conheço essa quinta da ameira. Ou melhor os descendentes sao os donos da quinta de cima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 01:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen