Família de Seixas Rodrigues

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família de Seixas Rodrigues

#21977 | juseixas | 26 mai 2002 06:21

Eu estou a procura de maiores informações da minha família. Estou procurando a origem do meu ramo Seixas. Sei que o meu tetravô veio da Europa, mas gostaria de descobrir se é de Portugal ou Espanha. O nome dele era Francisco de Seixas Rodrigues e da minha tetravó era Maria José Carvalho de Seixas, esta não sei se é brasileira.
Agradeço se puderem me ajudar.

Juliana Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#22305 | JPSEIXAS | 03 jun 2002 14:29 | Em resposta a: #21977

Cara Juliana
Os seus dados são muito escassos. Através da certidão de nascimento do seu trisavô talvez tenha alguma informação que possa ajudar a descobrir em Portugal a ascendência de Francisco de Seixas Rodrigues. Aproveito para perguntar aos amigos brasileiros se conhecem alguma descendência de José Caetano de Seixas Pereira que no início do séc xx rumou para o Brasil.
Os meus cumprimentos.
João Peres de Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#22308 | juseixas | 03 jun 2002 16:09 | Em resposta a: #22305

Caro João, a filha do meu triavô, não tem mais a certidão de nascimento e na de óbito nada fala a respeito do meu tetravô. Realmente não tenho muitao informação, irei a cidade que o meu tetravÔ se instalou quando chegou ao Brasil, quem sabe lá eu consigo descobrir algo. Se eu puder ajudá-lo na sua busca será um prazer. Estou em contato com alguns Seixas aqui no Brasil, que não são meus parentes, e vou aproveitar e perguntar pra eles. Obrigada mesmo pela ajuda. Farei mais uma pergunta. Você saberia dizer de qual região de Portugal que os Seixas tem brasão?
Grata pela atenção;
JuSeixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#22310 | JPSEIXAS | 03 jun 2002 16:41 | Em resposta a: #21977

Juliana
Os Seixas têm origem no Concelho de Friol na Galiza. Alguns deslocaram-se para Sul e instalaram-se na região da Beira Interior e na região de Coimbra. Mais tarde apareceram em grande força na região de Vila Real. Segue um texto sobre a Casa de Narla em Friol.
En un macizo rocoso del lugar de Castronela (jurisdicción de San Paio), coronando un cerro que circunda casi por completo el río Narla, se levanta esta fortaleza, más conocida ahora por Torre de Xiá, por hallarse enclavada en esta parroquia.

No se conoce bien el momento de la primitiva construcción de la Torre de Xiá ni su primer propietario, quizás en el siglo XII ó XIII. Los primeros datos documentales ciertos aparecen en el año 1350 donde se cita como a "Rocha de Nárrela" (nombre medieval de Narla). Entre los años 1380 y 1385 se suceden los enfrentamientos entre el primer Vasco Gómez das Seixas y otros nobles de la época como Gonzalo Ozores de Ulloa.

En el siglo XV la Guerra de los Irmandiños destruye en gran parte la vieja fortaleza y a comienzos del siglo XVI, restablecido el poder señorial, se documenta la reconstrucción de la torre, por el segundo Vasco das Seixas.

HISTORIA
El linaje vinculado a San Paio de Narla es el de los Seixas. Aunque a lo largo del tiempo fueron emparentando con otras familias nobles: Ordóñez, Sarmiento, Ulloa y Andrade.

A finales del siglo XIX y después de llevar arrendada la torre el párroco de Xiá, los Campomanes la vendían junto con sus fincas, a la familia Novo, que la tendría hasta 1939, vendiéndola a su vez a un nuevo propietario cuya intención era demolerla y aprovechar su piedra. Pero afortunadamente la gestión de Manuel Vázquez Seijas, entonces interventor de la Diputación Provincial y secretario de la Junta del Museo, consiguió la compra de la fortaleza y el conjunto pasó a ser proiedad del ente provincial en septiembre de 1939. Tuvo desde entonces diversos usos y sufrió varias restauraciones, hasta que actualmente quedó acondicionada como Museo Etnográfico e Histórico de San Paio de Narla.

DESCRIPCIÓN
La torre actual se construyó entre los siglos XVI -XVIII. Consta de un gran cuerpo central, de planta rectangular, flanqueado por la torre del homenaje y por un gran torreón, construido todo ello con gruesos muros de cantería en los que abundan signos lapidarios.

El Museo-Fortaleza está perfectamente acondicionado y alberga interesantísimas colecciones de objetos antiguos, así como la recreación de ambientes medievales y renacentistas. Entre ellos, destacan:
Cocina gallega, con lareira, horno y utensilios.
Salón principal, con chimenea renacentista, "parladoiros" y mobiliario popular.
Galería interior con muestras de camas barrocas populares.
Varias habitaciones, con escritorios y un dormitorio completo.
Exposición de mobiliario popular (Torre del Homenaje)
Telar gallego, con exposición de todos los utensilios.
Caballerizas, con sillas y carros de época.
Colección de llaves, llamadores, garavillas y apliques de cerrajería de los siglos XVII al XIXI.
Colección de armas blancas y de fuego (Torre del Homenaje)
Torre del Homenaje, con su almenado y una fantástica vista de toda la comarca.
Cumprimentos
João Peres de Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#22311 | juseixas | 03 jun 2002 17:20 | Em resposta a: #22305

João muito obrigada pelas informações e ficarei muito grata se conseguir descobrir esta informação com a sua mãe, quem sbe somos parentes? Quando eu tiver mais alguma informação entro em cotnato com você novamente.
Juliana Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#82291 | Lauro Seixas | 20 jan 2005 20:11 | Em resposta a: #22308

Prezada Juseixas,
Pesquisando o sítio do Genea, me deparei com suas trocas de mensagens. Motivo: também sou um Seixas.
Para tua informação eis este endereço do próprio Genea, que faz menção (não sei quanto está correta), como sendo do primeiro Seixas de Portugal, vindo da Espanha. Nele você vai encontrar o brasão, que procuras.
http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_show.php?id=852
Cordialmente
Lauro Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#93576 | sandrisabel | 15 jun 2005 16:12 | Em resposta a: #22308

o brasão dos Seixas é de Viseu mas penso não estar ligado á sua familia.

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#93583 | victorferreira | 15 jun 2005 16:53 | Em resposta a: #21977

Cara participante,

Só para esclarecer:

1. os pássaros nas armas do tal Seixas original que veio da Galiza são ou pombos bravos ou uma espécie de pato. A ambos se chama ou chamava um/uma 'seixa' (a etimologia é obscura para esse termo);
2. as armas (ou como diz, 'o brasão') não é uma coisa 'da família', ou pior, 'das famílias que tenham o mesmo nome'. Se alguém o tem é:
- ou porque o recebeu, pessoalmente,
- ou porque o seu antepassado que o recebeu (também pessoalmente) recebeu-o com a possibilidade de o transmitir aos seus descendentes.
[e mesmo assim, neste último caso, as armas terão que ter uma 'diferença'. Mas para melhor esclarecimento, consulte os tópicos com botãozinho quadrado cinzento (Heráldica)]
Por isso, 'armas' tem quem tem, 'de papel passado' (o que quer que isso queira dizer ...).
Mas como qualquer um é livre para ter os gostos que bem lhe apetece, nada nos impede de, por razões estimativas, estéticas p.ex., mandarmos bordar umas armas num tapete, na almofada, ou onde nos der na real gana. Viva a liberdade.
3. quanto aos Seixas de Viseu, é um grupo interessante, e que de alguma forma se interliga com um dos meus ramos familiares (Correias, de Viseu). Se tiver interesse em conhecer mais sobre eles, peça ao moderador que me envie o seu e-mail para onde possa enviar uma folha de excel com esses dados.
4. finalmente mas não menos importante, a única maneira de saber quem são os SEUS Seixas é de facto ir aos cartórios ou aos registos civis e levantar as certidões de nascimento dos seus pais e avós. Lá deverá estar alguma referência à origem dos seus ancestrais. Se não bastar, tem que ir ao Organismo que conserva os registos de entrada de imigrantes. Aí descobre data de chegada, barco, porto de entrada, possivelmente porto de embarque, detalhes sobre a origem.
Você precisa de datas e documentos. Mesmo que seja um envelope amarelo de correspondência de um ancestral seu com um parente em Portugal, com um endereço, uma fotografia, qualquer coisa.
Ao trabalho e boas pesquisas.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#93715 | juseixas | 17 jun 2005 04:18 | Em resposta a: #93583

Vitor,

Obrigada pelas informações. Você mora onde? Eu já levantei até onde eu podia ir sozinha, agora dependo do governo, mas a entrada de imigrantes no Brasil foi desosrganizada e não temos todos os registros. Eu teria que ir ao Bispado de Lamego para ter maiores informações, pois parece que o meu 4º avô é de lá.

Abraços, JuSeixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#93716 | juseixas | 17 jun 2005 04:21 | Em resposta a: #82291

Vocês são do Brasil?

Abraços,

JuSeixas

Resposta

Link directo:

RE: Família de Seixas Rodrigues

#93803 | victorferreira | 18 jun 2005 18:57 | Em resposta a: #93715

Cara participante,
Afinal, já não falta tudo.
Se já chegou ao quarto avô, então porque não põe todos os dados que possui - datas, nomes, localidades, casamentos, nascimentos, óbitos - aqui no Forum?
Haverá certamente alguém que de passagem pelo Episcopal de Lamego ou pelo Distrital de Viseu poder-lhe-á dar uma vista de olhos nos registos, confirmar ou descobrir novos dados.
Acontece muito entre os participantes deste Forum e é de alguma forma um dos seus objectivos.
A minha família é toda daí mas vivo a mais de 300 km.
Quanto a ter 'todos' os registos ... você não precisa deles: só precisa do do seu ancestral, e esse, se houver, fica servida, não é? Mas só sabe se procurar. Certifique-se de que essa 'ausência de certeza' não se transforma em 'certeza de ausência' por faltar um pouquinho mais de investigação.
Cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

Família de Seixas Rodrigues

#382194 | renatoleon | 24 jun 2017 12:30 | Em resposta a: #21977

Ola,

Sou bisneto do Francisco De Seixas Rodrigues, gostaria de saber se conseguiram mais informacoes sobre ele?
muito obrigado,
Renato.

Resposta

Link directo:

Família de Seixas Rodrigues

#382204 | joserocha | 24 jun 2017 16:27 | Em resposta a: #21977

Olá! Eu tenho muitos Seixas em Viseu, especialmente em Sernancelhe, e que migraram para o Brasil...

Resposta

Link directo:

Família de Seixas Rodrigues

#415318 | juseixas | 03 jun 2019 04:25 | Em resposta a: #382194

Renato,

Boa noite. Que ótimo descobrir um primo. Tem anos que não entro para saber notícias e quando abro hoje vejo a sua mensagem. Você mora em São Fidélis? Sabe qual dos filhos do Capitão Francisco você é descendente?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 12:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen