nunes fragoso de vila pouca da beira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

nunes fragoso de vila pouca da beira

#25690 | António Borba | 27 ago 2002 23:30

Caros genealogistas

Procuro informações desta família, estudos ou bibliografia.
Desde já grato por qualquer informação.

Cordiais cumprimentos

António Borba

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#25705 | Vasco Campos | 28 ago 2002 13:46 | Em resposta a: #25690

Sr. António Borba:
Tenho antepassados ligados a essa família.
O menbro mais ilustre dessa família foi o Dr. Luis Paulino, secretário da Universidade de Coimbra no início do séc. 19 e activista Miguelista. Era primo direito do meu 4º Avô Alexandre de Campos Freire de Figueiredo. Veja o Livro " Freires de São Gião " de Nuno Canas Mendes.
Cumprimentos.
VC

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#26764 | António Borba | 17 set 2002 21:07 | Em resposta a: #25705

Caro Vasco Campos


Sou possuidor desse livro mas, apenas foca este ramo num pequeno anexo.
Como tenho alguma dificuldade para deslocar-me a Coimbra, procuro alguma bibliografia que aborde com maior detalhe esta família.
Agradeço a sua pronta ajuda.

Cumprimentos

António Borba

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28309 | Eduardo Osório | 08 out 2002 19:21 | Em resposta a: #25690

Caro António Borba:

Da família que procura fiz algumas pesquisas nos paroquiais do AUC. Os mais antigos que encontro são:

1. António Dias, n. cerca de 1610, c. c. Maria João. Viveram em Santa Ovaia e tiveram pelo menos:

2. Francisco Nunes, b. S. Ovaia a 29.09.1642, c. c. Helena Nunes, n. de Vila Pouca. Viveram em Vila Pouca «de suas fazendas» e tiveram pelo menos:

3. Manuel Nunes Fragoso, b. Vila Pouca a 02.07.1662. Casou a 1ª vez c. Maria Gonçalves, e a 2ª em S. Ovaia a 12.07.1690 c. Maria Nunes, aí b. a 25.06.1669, filha de Francisco Anes, n. de Avô, e de s. m. Maria Nunes, n. de S. Ovaia, etc. Viveram em S. Ovaia, «lavradores, dos principais», e tiveram vários filhos, entre os quais:

4.1. Caetano Nunes Fragoso, b. a 07.03.1693, c. em S. Ovaia a 20.04.1747 c. Josefa Maria de Abreu e Castro, aí b. a 23.03.1732, com um único filho, Bernardino José Vicente Nunes Fragoso e Abreu, juiz ordinário e das sisas de Avô, c. c. Maria Mendes de Figueiredo, b. em Sandomil a 23.11.1739, filha de João de Figueiredo e de s. m. Engrácia Luísa de Moura, etc., com muita geração.

4.2. Manuel Nunes Fragoso, b. a 07.05.1695, capitão de ordenanças, c. em Nogueira do Cravo a 21.10.1719 c. Maria de Unhão, aí b. a 26.09.1696, filha de Domingos de Unhão e de s. m. Maria Gonçalves, etc., com muita geração.

Tanto do 1º como do 2º destes dois irmãos, descendem várias famílias da zona de Oliveira do Hospital: Figueiredo, Abreu e Castro, Vaz Pato e outras.

Tenho muito mais elementos, por serem da família da minha mulher, que poderei organizar se me quiser dizer as linhas que procura.

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28325 | António Borba | 09 out 2002 00:29 | Em resposta a: #28309

Caro Eduardo Osório

Obrigado por estes novos elementos.
A linha que procuro é a de António José Ferreira Cabral (nascido em 17-12-1811 Pinhanços - Guarda),filho de Caetano José Ferreira Cabral (nascido em 01-09-1780)e de Felícia Bernarda Borges, esta filha de Manuel Nunes Fragoso e de sua mulher Bernarda Borges "ambos de Vila Poca Bispado de Coimbra".
Provavelmente este Manuel N. Fragoso teria nascido por volta de 1735-1745.
Cumprimentos
António Borba

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28335 | sucora | 09 out 2002 11:20 | Em resposta a: #28309

Caro Eduardo,

Será que desses Figueiredo, algum foi para Torroselo-Seia?
A avó materna do meu marido chamava-se Maria Beatriz Mendes Figueiredo, filha de Francisco Fernandes(?) Figueiredo e Maria José de Almeida Coragem.

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possa dar.

Susana Coragem

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28351 | Eduardo Osório | 09 out 2002 17:53 | Em resposta a: #28325

Caro António Borba:

Não tenho notícia do casal Manuel Nunes Fragoso e Bernarda Borges, nem da sua filha Felícia. No entanto, o assento de nascimento ou baptismo de Antº José Ferreira Cabral deverá dizer as localidades dos pais e avós. Se me confirmar que a Felícia nasceu em Vila Pouca, em próxima visita ao AUC poderei procurá-la. Do que não há dúvida é que a família «Nunes Fragoso» tem de ser a mesma.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28352 | Eduardo Osório | 09 out 2002 18:00 | Em resposta a: #28335

Cara Susana:

Tenho alguns Figueiredos de Torroselo, mas muito mais antigos, com origem em Loriga. Poderia ajudá-la, se conseguisse recuar algumas gerações. Lamento não poder ser mais útil.

Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28366 | António Borba | 09 out 2002 20:42 | Em resposta a: #28351

Caro Eduardo Osório
De facto o assento de baptismo refere que Felícia é natural de Vila Pouca.
Obrigado pela sua disponibilidade.
Cumprimentos
António Borba

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#28401 | sucora | 10 out 2002 15:29 | Em resposta a: #28352

Caro Eduardo,
Vou tentar recuar mais um pouco e depois volto a pedir-lhe ajuda.

Desde já obrigada,
Susana Coragem

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#29738 | Eduardo Osório | 30 out 2002 17:20 | Em resposta a: #28366

Caro António Borba:

Tendo ido recentemente ao Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), procurei alguns registos paroquiais de Vila Pouca, que articulados com outros que já tinha deram o seguinte, relativamente aos costados de Felícia Bernarda Borges:

1. Felícia Bernarda Borges, n. cerca de 1780

2. Manuel Nunes Fragoso, n. de Vila Pouca
3. Bernarda Borges, b. em Vila Pouca a 24.09.1741, aí c. a 16.08.1776

4. Manuel Nunes [Fragoso?], b. em Vila Pouca a 24.11.1719
5. Luzia Nunes, ou Dias, n. de Aldeia das Dez
6. Manuel Pegado de Abreu, «lavrador», b. em Vila Pouca a 17.05.1701
7. Teresa Borges da Trindade, c. em Vila Pouca em 1724

8. F
9. Maria Rodrigues, solteira, n. de Vila Pouca
10. João Nunes, n. de Aldeia das Dez
11. Mariana Dias, n. de Aldeia das Dez
12. João Pegado Nunes, ou de Abreu, «lavrador», n. de Galizes
13. Ana Veloso Nunes, b. em Vila Pouca a 30.09.1657, aí c. a 02.04.1699
14. António Dias, n. de Valongo, freguesia de Covas
15. Josefa Borges, n. de Valongo

18. João Rodrigues, n. de Vila Pouca
19. Beatriz Gonçalves, n. de Cebolais – Castelo Branco
20. Pedro Nunes
21. Maria João
22. João Afonso
23. Maria Dias
24. João Pegado, b. em Galizes a 27.11.1627
25. Maria Nunes, b. em Santa Ovaia a 24.11.1641 e f. a 11.08.1730
26. Miguel Nunes de Abreu
27. Isabel Nunes, n. de Vila Pouca, aí c. a 06.02.1652
28. António Dias
29. Ana Marques
30. Francisco Borges
31. Catarina Francisca

48. Miguel Nunes
49. Maria Pegado, n. de Galizes, aí c. a 25.01.1621
50. Domingos Nunes
51. Margarida Nunes

96. Domingos Nunes, n. de Santa Ovaia
97. Violante Nunes, n. de Galizes
98. Pedro Pegado
99. Margarida Simões

NOTAS:

1. Bernarda Borges (3) teve muitos irmãos: Miguel, b. a 22.02.1725; Andresa, b. a 07.12.1727; João José, b. a 19.02.1729; Maria Josefa, b. a 01.03.1730; Josefa Borges, b. a 16.09.1732 e c. a 15.02.1763 c. Luís Madeira; José, b. a 01.05.1734; Manuel Caetano, b. a 16.12.1736; Ana, b. a 16.10.1739; Pedro Pegado, c. em Vila Pouca a 10.05.1793 c. Maria de Morais; Roque Veloso de Abreu, b. a 15.03.1744, que fez inquirições «de genere» em 1761 (AUC).

2. Ana Veloso Nunes (13) teve pelo menos uma irmã, Marta Veloso de Abreu, c. em Vila Pouca a 25.05.1699 c. Manuel Correia Leal, n. de Lourosa.

3. João Pegado Nunes (12) fez ordens menores em 1699 (AUC). Era irmão do Padre Manuel Pegado, ordenado em 1693 (AUC).

4. João Pegado (24) era irmão de Miguel Pegado c. c. Isabel Marques, pais do Dr. Manuel Álvares Brandão, familiar do Santo Ofício por carta de 10.10.1697 (ANTT).

5. Miguel Nunes (48) e sua mulher eram «lavradores abastados que viviam de suas fazendas [...] serviam os cargos honrados da Igreja e da República».

6. Domingos Nunes (96) e sua mulher eram «pessoas honradas, não tinham ofício mecânico e viviam do fruto de suas fazendas».

E é tudo até agora sobre este assunto. Acrescento que a família dos Pegados, de Galizes, é bastante extensa e aparece aí radicada pelo menos desde os meados do sec. XVI, com certa relevância social até ao final do sec. XIX.

Também seria interessante descobrir se há ligação de Miguel Nunes de Abreu (26) aos Abreus de Vila Pouca, tronco conhecido desta família na Beira Alta.

Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#29889 | António Borba | 02 nov 2002 22:56 | Em resposta a: #29738

Caro Eduardo Osório

Mais uma vez obrigado pelo pela pronta ajuda e auxilio no estudo deste ramo.
Quanto a Miguel N. de Abreu vou pesquisar na bibliografia que possuo.
Se precisar de algo do A.D. de Santarém, disponha.

Cumprimentos

António Borba

Resposta

Link directo:

Fragoso de Aveiro

#35302 | miguellabrego | 11 fev 2003 16:05 | Em resposta a: #28309

Bom Dia..
Eu estou fazer uma pesquisa a meu 6o avo. Ele era Salvador Ferreira Fragoso. Nasceu antes de 1706 em Gafanha em Vagos no distrito de Aveiro. Ele casou-se com Joana Maria, natural de Gafanha. Os filhos so tiveram os apelidos "Domingues Martins", "Ferreira", ou "Ferreira Domingues". Alguem tem alguma informacao sobre este familia ou os "Fragosos" de Aveiro?
Obrigado pelo seu ajuda!
Miguel da Rocha Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#41163 | Miguel Mora | 07 mai 2003 01:59 | Em resposta a: #29738

Caro Eduardo Osório

Apresentando-lhe as minhas desculpas por de certa forma me estar a intrometer numa discussão alheia, as referências que fez aos “Nunes” de Galizes levam-me, porém, a recorrer à sua boa vontade.
Pelo lado paterno, sou 11.º neto do Capitão Matias Tavares, de Galizes, e de Isabel Álvares Brandão, de Sameice, sobre a qual mantenho a dúvida se seria sobrinha ou sobrinha-neta do Inquisidor João Álvares Brandão, dado serem por vezes contraditórios os dados constantes dos processos de habilitação de alguns dos seus descendentes.
Mas é sobretudo a ascendência de Águeda Nunes, minha 7.ª avó pelo lado materno, que gostaria de ver esclarecida; já que, devido a duas vastas pesquisas em que há anos me encontro envolvido, me sobra muito pouco tempo para poder investigar devidamente a grande maioria dos meus costados.
Apesar das limitações e com bastantes reservas, em relação aos desta minha antepassada consegui apurar o seguinte:

1. Águeda Nunes, b. em Galizes a 27-XII-1689 e f. em Vila Cova Sub-Avô a 3-VIII-1749; c. em Vila Cova a 31-VIII-1713 com João Lopes, c.g.

2. Miguel Nunes de Abrantes, b. em Galizes a 21-X-1662; c. em Galizes a 12-V-1687 c.
3. Maria Nunes (de Matos), b. em Galizes a 1-III-1660 e aí f. a 27-II-1719

4. Miguel Nunes, b. em Galizes a 12-VI-1628
5. Paula de Abrantes, n. de Lajeosa (N.ª Sr.ª do Ó)
6. João de Matos, n. de Galizes
7. Catarina Nunes (de Figueiredo), n. de Galizes

8. Pero Gonçalves
9. Isabel Nunes
10. João Nunes Brandão, n. de Travanca e crism. em Lajeosa
11. Paula de Abrantes, n. de Carvalhal Redondo (S. João Evangelista) e f. em Lajeosa
12. Matias de Matos, n. de Galizes
13. Ana Fernandes, n. de Nogueira
14. João Nunes de Figueiredo, n. de Sinde
15. Teodósia de Abreu, n. de Vila Pouca

16. Manuel Gonçalves, n. de Galizes
17. Catarina Brás, n. de Lourosa
18. Gaspar Dias, n. de Galizes
19. Domingas Nunes, n. de Galizes
23. Leonor Marques

NOTAS:

1. O apelido Abrantes assume indiscriminadamente a forma de Abranches.

2. Como o assento de casamento de Miguel Nunes (de Abrantes) e Maria Nunes de Matos (2 e 3) não designa os respectivos pais, tenho algumas dúvidas sobre a sua verdadeira identidade. Na altura, pareceu-me lógico filiá-los nos casais que conjugavam os apelidos Nunes/Abrantes e Matos/Nunes; mas admito que a Maria em causa também pudesse ser a filha homónima de Miguel de Matos e Margarida Fernandes, foi baptizada em Galizes a 18-IX-1665.
Se a filiação do noivo estiver correcta, trata-se do Miguel Nunes que em 1682 fez inquirição «de genere» para receber Ordens Menores (AUC, OS, cx 1582), por sua vez sobrinho paterno do Rev.º Pe(d)ro Nunes, cura de St.ª Ovaia e ordenado em 1647 (AUC, OS, cx ?).
Se o mesmo pressuposto se verificar em relação à da noiva, ela seria então irmã de João e José de Matos, que também foram habilitados «de genere» no ano de 1682 (AUC, OS, cx. 692).

3. Miguel Nunes (4), depois de enviuvar de Paula de Abrantes, voltou a casar em Nogueira do Cravo, a 18-V-1682, com Maria Marques, filha de Pedro Henriques e de Maria Tavares, que foram moradores no lugar de Aldeia.

4. Através do 1.º processo atrás referido, fica-se a saber que Paula de “Abranches” (11) — avó materna do ordinando — residia na Lajeosa, no estado de viúva, e era irmã inteira de António de Abranches, Pedro Marques, Simão Marques e João Álvares.
Por outro lado, do processo de habilitação para FSO de Martinho Abranches da Costa (IAN/TT, HSO, m.º 2, n.º 29), consta que o suplicante é natural da Lajeosa e filho de António Mendes Mascarenhas, da Lajeosa, e de sua mulher Paula de Abranches da Costa, natural de Carvalhal Redondo, no termo de Canas de Senhorim; sendo ainda neto materno de António Abranches da Costa e de sua mulher Leonor Marques de Abranches, natural do lugar das Contenças, no bispado de Viseu. Uma das testemunhas chega mesmo a declarar que “conhecera Simão Marques sendo conigo na see de Evora e que era irmão inteiro da dita Leonor marques, f. em contensas em cazas proprias q. ahi tinha que deyxou avinculadas a huã capella, que instituyo (...) e o dito Conigo esta sepultado na Igr.ª de Cacurraens e tambem elle t.ª conheceo a P.º Marques e ha Marcos Pires todos m.ors em o d.º lugar das contensas, e todos erão irmãos da d.ª Leonor Marques” (a transcrição foi feita à pressa e nunca confirmada, pelo que é provável que possa conter alguma gralha).
Confrontado ambos os relatos, parece existir alguma contradição, mas é difícil que não se trate da mesma gente. Será que Paula de Abranches tanto foi mulher de António Mendes Mascarenhas como de João Nunes Brandão?

Assim sendo, ficar-lhe-ei muito grato se de algum modo me pudesse ajudar a esclarecer estas dúvidas.

Quanto ao tema deste tópico, tenho apenas notícia de um António Nunes Fragoso, que se recebeu na freguesia da Cerdeira, a 15-VI-1630, com Antónia de Abrantes, união da qual viriam a nascer pelo menos 15 filhos. Apesar de não serem meus ascendentes, creio que ela é a irmã homónima do meu 10.º avô Manuel de Abrantes, e portanto filha de Aleixo de Abrantes, natural de Vila Cova, e de sua mulher Maria Gaspar, neta paterna de João Antunes, natural do lugar do Prado, concelho de Besteiros, e de sua mulher Leonor de Abrantes, e por esta bisneta de Aleixo Afonso, natural de Anceriz, e de sua mulher Isabel Álvares, natural de Vila Cova, onde ambos foram moradores e viriam a falecer.
Entre os inúmeros descendentes deste casal encontrar-se-ão muitos dos Abrantes/Abranches que se foram espalhando pela Beira, mas esse é um assunto que será certamente (e muito bem) desenvolvido pelo Dr. Manuel Abranches Soveral, na obra já anunciada e precisamente intitulada “Abranches da Beira”, cuja publicação ansiosamente aguardo. Mas, se lhe puderem interessar alguns elementos sobre as linhas que me dizem mais directamente respeito — e que não são de forma nenhuma as principais —, estou inteiramente à sua disposição, apenas com a ressalva de que se trata de informação insuficientemente tratada e recolhida de forma pouco sistemática.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

Nunes de Abranches, de Galizes

#41192 | Eduardo Osório | 07 mai 2003 15:14 | Em resposta a: #41163

Caro Miguel Mora:

Não precisa de pedir desculpas, porque isto de genealogias é mesmo assim...

Em primeiro lugar, sobre Matias Tavares, deverá talvez saber que f. em Galizes a 11.03.1657, sendo irmão do Capitão Pedro Tavares «o Novo», c. c. g., ambos filhos de Pedro Tavares «o Velho» e de s. m. Catarina Álvares Brandão. Esta Catarina era tia do Inquisidor JAB, sendo filha de João Álvares Brandão, n. de Travanca de Lagos, Juiz em Lagos da Beira, e de s. m. Isabel Anes, n. de Oliveira do Hospital, neta paterna de Álvaro Afonso Brandão, n. de Midões, «pessoa nobre», e de s. m. Catarina Vaz, n. de Travanca, e neta materna de João Rodrigues Seco, n. de Vila Chã – Seia.

Matias Tavares c. em Sameice a 19.04.1592 c. sua prima Isabel Álvares Brandão, b. em Sameice a 21.03.1570 e f. a 22.09.1656, filha de Jorge Pires, n. de Galizes e f. a 19.05.1599, e de s. m. Isabel Álvares Brandão, b. em Sameice a 07.03.1546 (aí casados a 19.11.1564). Neta paterna de Pedro Anes, n. de Galizes, e de s. m. F..., e neta materna de João Álvares Brandão, n. de Travanca de Lagos, f. em Sameice a 14.01.1584, sr. do morgado de Nª Srª da Ajuda e Juiz ordinário do concelho do Casal, e de s. m. Maria Rodrigues de Macedo, n. de Sameice (pais do inquisidor JAB), etc.

Agora sobre os Nunes, de Galizes: Não tenho a filiação certa de Maria Nunes (3). Se no entanto a sua árvore estiver correcta, tenho os seguintes aditamentos:

Miguel Nunes (4) c. na Lajeosa a 30.09.1653 c. Paula de Abrantes (5), aí b. a 03.09.1635.

João de Matos (6) b. em Galizes a 03.06.1627, c. em Vila Pouca a 30.04.1659 c. Catarina Nunes de Abreu (7).

João Nunes Brandão (10) é um tronco, não sabendo ascendência. Casou na Lajeosa a 03.07.1631 c. Paula de Abranches (11), que era já viúva c. g. de António Mendes Mascarenhas. Esta Paula era filha de António de Abranches da Costa (22) e de s. m. Leonor Marques de Abranches (23), entroncados nos Abranches da Beira.

João Nunes de Figueiredo (14) é um tronco, não sabendo ascendência. Casou em Vila Pouca a 23.11.1639 c. Teodora ou Teodósia de Abreu (15), b. em Lourosa a 02.06.1605. Esta Teodora era filha de António Tavares (30), f. em Vila Pouca a 10.11.1638, e de s. m. Catarina Nunes de Abreu, f. ib. A 23.02.1648.

Aquele António Tavares era filho do Capitão Pedro Tavares «O Novo» acima referido e de s. m. Isabel Nunes de Figueiredo.

Aquela Catarina Nunes de Abreu era filha de Roque Fernandes de Abreu, f. em Vila Pouca a 13.07.1638, e de s. m. Isabel Francisca de Figueiredo, entroncados nos Abreus de Vila Pouca.

Sobre a última parte da sua mensagem, vou ver com mais atenção.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Ana Maria Osório de Figueiredo

#41201 | jliberato | 07 mai 2003 16:23 | Em resposta a: #41192

Meu caro Eduardo Osório,
Afastando-nos ainda mais do tema, de que para já peço desculpa, gostava de lhe pôr uma questão.
Interessando-se pela região e usando o nome Osório, gostava de lhe perguntar se o nome da minha antepassada Ana Maria Osório de Figueiredo lhe diz alguma coisa.
Nasceu em 06-02-1691 em Ervedal, Oliveira do Hospital, e era filha de Manuel de Osório de Figueiredo e Catarina Nunes Tavares, casados em 24-06-1686, também em Ervedal. Não disponho dos nomes dos avós.
Muito obrigado, cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Osório de Figueiredo

#41221 | Eduardo Osório | 07 mai 2003 19:40 | Em resposta a: #41201

Caro JLiberato:

Há dias com sorte... tenho três processos «de genere» tirados no AUC de descendentes da sua antepassada Ana Maria Osório de Figueiredo.

Não têm nada a ver comigo, os meus Osórios são de Nespereira (Gouveia), mas tirei muitos elementos de processos «de genere» das zonas de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia e outros.

Como na altura fiz fichas separadas, vou passá-las para aqui, com algumas adaptações.

ANTÓNIO JOSÉ DE CARVALHO
Cx. 148 – Inquirições DG 1752

1. António José de Carvalho
2. Lourenço de Abranches de Carvalho
3. Ana Maria Osório de Figueiredo
4. Manuel Rodrigues de Carvalho
5. Ana de Abranches
6. Manuel Osório de Figueiredo
7. Catarina Nunes Tavares
8. Pedro Rodrigues Trepado
9. Isabel Fernandes
10. Domingos Fernandes
11. F..., sua mulher
12. Manuel Osório
13. Catarina Francisca
14. Pedro Henriques
15. Maria Tavares

Refere-se que António é já viúvo de Francisca Vitória Correia de Lima, de Santa Marinha. Os pais eram «pessoas principais que viviam de suas fazendas». Os avós paternos e maternos «viviam de suas fazendas». O pai é «irmão do Padre Manuel de Abranches de Carvalho». O avô paterno Manuel Rodrigues «teve uma irmã da qual nasceu o Padre Pedro Quaresma de Carvalho, Abade que foi na Igreja de Gondomar, bispado do Porto, e irmão do Licº António Quaresma de Carvalho, pai do Dr. Tomás António de Carvalho e Lima, actual conservador da Universidade». A avó materna Catarina Nunes era «irmã de Pedro Henriques, vigário que foi desta vila [Ervedal], e outro que faleceu na cidade de Lisboa [também sacerdote]».

* Baptismo de ANTÓNIO (Ervedal] - 27.06.1717, bap. ANTÓNIO, filho de Lourenço de Abranches de Carvalho e de Ana Maria Osório.

* Baptismo do PAI (Seia) - 22.08.1678, bap. LOURENÇO, filho de Manuel de Carvalho e de Ana de Abranches.

* Baptismo da MÃE (Ervedal) - 06.02.1691, bap. ANA, filha de Manuel Osório, do Ervedal.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (Seia) - 05.05.1666 - MANUEL DE CARVALHO, de Mangualde da Serra, com ANA DE ABRANCHES, de Vodra.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (Ervedal) - 24.06.1686 - MANUEL OSÓRIO com MARIA [sic] NUNES.

* Baptismo do AVÔ PATERNO (Mangualde da Serra) - 05.02.1636, bap. MANUEL, filho de Pedro Rodrigues Trepado e de Isabel Fernandes.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (Seia) - 17.08.1628, bap. ANA, filha de Domingos Fernandes e de sua mulher.

* Baptismo do AVÔ MATERNO (Ervedal) - 11.11.1647, bap. MANUEL, filho de Manuel Osório e de Catarina Francisca.

* Baptismo da AVÓ MATERNA (Nogueira do Cravo) - 11.05.1644, bap. CATARINA, filha de Pedro Henriques e de Maria Tavares.

ESTANISLAU JOSÉ BORGES CORREIA CASTELO BRANCO
Cx. 406 – Inquirições DG 1781

1. Estanislau José Borges Correia Castelo Branco
2. António Borges Correia
3. D. Tomásia Bernarda de Frias
4. Francisco Borges Correia
5. Maria Ribeiro Biscaia
6. José Bernardo de Frias Castelo Branco
7. D. Rosa Maria Osório de Abranches
8. António Luís
9. Maria Borges
10. Capitão Domingos Ribeiro
11. Maria de Gouveia
12. Ambrósio Correia Castelo Branco
13. D. Maria de Frias de Santiago
14. Lourenço de Abranches de Carvalho
15. Ana Maria Osório
28. Manuel Rodrigues
29. Ana de Abrantes
30. Manuel Osório
31. Catarina Nunes

Os avós paternos e maternos «viviam de suas fazendas (...) todos eram abastados de terras e delas viviam (...) todos sempre se trataram à Lei da Nobreza». «Tanto o pai como o avô paterno era legítimo irmão de dois Mestres Escola que desta casa houve na cidade da Guarda». Os avós maternos «sempre se trataram com grande estimação e honra». O avô materno José Bernardo era «cavaleiro professo na Ordem de Cristo». A trisavó Catarina Nunes «tivera dois irmãos sacerdotes, um deles abade na freguesia de Fazóes?, bispado de Braga».

* Baptismo de ESTANISLAU (Lagarinhos) - 12.03.1768, bap. ESTANISLAU, filho de António Borges Correia e de Dona Tomásia, de Novelães. Neto paterno de Francisco Borges Correia, de Pinhanços, e de Maria Ribeiro, de Vila Cova. Neto materno de José Bernardo de Frias Castelo Branco, de Novelães, e de Dona Rosa, do Ervedal. Padrinhos: o Revº Mestre Escola Estanislau Borges Correia e sua irmã Josefa Luísa, tios do baptizado.

* Casamento dos PAIS (Lagarinhos) - 05.01.1766 - ANTÓNIO BORGES CORREIA, de Pinhanços, filho de Francisco Borges Correia e de Maria Ribeiro, de Pinhanços, com D. TOMÁSIA DE FRIAS CASTELO BRANCO, filha de José Bernardo de Frias Castelo Branco e de D. Rosa de Abranches, por procuração a seu irmão Padre Francisco Borges.

* Baptismo do PAI (Pinhanços) - 23.11.1716, bap. ANTÓNIO, filho de Francisco Borges Correia e de Maria Ribeiro, de Pinhanços. Padrinhos: António de Gouveia e sua mulher Maria Correia.

* Baptismo da MÃE (Lagarinhos) - 22.12.1747, bap. TOMÁSIA, filha de José Bernardo de Frias, de Almeida, bispado de Lamego, e de D. Rosa de Abranches, moradores em Novelães. Neta paterna de Ambrósio Correia Castelo Branco, de Santa Comba, e de D. Maria de Frias de Santiago, de Almeida. Neta materna de Lourenço de Abranches de Carvalho, de Vodra - Seia, e de Ana Maria Osório, do Ervedal. Padrinhos: Mamede Nunes Ferreira Mourão, de Seia, e sua mulher D. Ana Bernarda de Frias.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (Vila Cova) - 23.07.1702 - FRANCISCO BORGES CORREIA, filho de António Luís e de Maria Borges, de Pinhanços, com MARIA RIBEIRO DE BISCAIA, filha do Capitão Domingos Ribeiro e de Maria de Gouveia, de Vila Cova à Coelheira.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (Ervedal ou Seia?) - 27.04.1738 - JOSÉ BERNARDO FRIAS DE CASTELO BRANCO, filho de Ambrósio Correia Castelo Branco e de D. Maria de Frias, natural da Praça de Almeida e moradores na Quinta de Novelães, freguesia de Lagarinhos, com D. ROSA MARIA, de Vodra - Seia. Testemunhas: Caetano de Oliveira e António Xavier da Fonseca, moradores na feira, desta freguesia, e Manuel Caetano Teixeira, de Santa Marinha.

* Baptismo do AVÔ PATERNO (Pinhanços) - 28.02.1689, bap. FRANCISCO, filho de António Luís e de Maria Borges. Padrinhos: João da Fonseca, de Seia, e Catarina Borges, mulher de Francisco Borges Gomes, de Pinhanços.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (Vila Cova) - 14.01.1691, bap. MARIA, filha de Domingos Ribeiro e de Maria de Gouveia. Padrinhos: Manuel Nunes e Catarina de Gouveia, de Valezim.

* Baptismo da AVÓ MATERNA (Ervedal) - 21.11.1720, bap. ROSA MARIA, filha de Lourenço de Abranches de Carvalho e de Ana Osório, moradores no Ervedal. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Ana de Abrantes, moradores em Vodra - Seia. Neta materna de Manuel Osório e de Catarina Nunes, moradores no Ervedal. Padrinhos: António Tavares e Mariana de Abrantes, mulher de António da Silva, moradores no Ervedal.

FERNANDO ANTÓNIO MACHADO
Cx.? Inquirições DG 1794

1. Fernando António Machado
2. João Pedro Machado
3. Francisca Eugénia Felizarda de Lima Castelo Branco
4. Manuel Botelho
5. Joana Joaquina
6. António José de Abranches de Carvalho
7. Francisca Vitória de Lima Castelo Branco
8. Luís Botelho
9. Maria de Figueiredo
10. Faustino Machado
11. Ana Maria
12. Lourenço de Abranches de Carvalho
13. Ana Maria Osório de Figueiredo
14. Manuel Fernandes da Igreja
15. Catarina de Lima

Os pais viviam «à lei da nobreza». Os avós paternos viviam «do ofício de boticário (...) e de suas fazendas». Os avós maternos eram «pessoas distintas».

* Baptismo de FERNANDO (Seia) - 22.12.1778, bap. FERNANDO, filho de João Pedro Machado, de Seia, e de Francisca Eugénia Felizarda de Lima Castelo Branco, de Vodra. Neto paterno de Manuel Botelho e de Joana Joaquina, de Lisboa, e neto materno de António José de Abranches, de Vodra, e de Faustina Vitória de Lima Castelo Branco, de Santa Marinha.

* Casamento dos PAIS (Seia) - 26.09.1776 - JOÃO PEDRO MACHADO, de Seia, filho de Manuel Botelho, de Seia, e de Joana Joaquina, de Lisboa, neto paterno de Luís Botelho, de Seia, e de Maria de Figueiredo, de Sandomil, e neto materno de Faustino Machado e de Ana Maria, de Lisboa, com FRANCISCA EUGÉNIA FELIZARDA CASTELO BRANCO, filha de António José de Abranches, de Vodra, e de Francisca de Castelo Branco e Lima, de Santa Marinha, neta paterna de Lourenço de Abranches, de Vodra, e de Ana Maria Osório de Figueiredo, do Ervedal, e neta materna de Manuel Fernandes da Igreja e de Catarina de Lima, de Santa Comba.

* Baptismo do PAI (Seia) - 08.09.1752, bap. JOÃO, filho de Manuel Botelho, de Sandomil, e de Joana Joaquina, de Lisboa. Neto paterno de Luís Botelho e de Maria de Figueiredo, e neto materno de Faustino Machado e de Ana Maria.

* Baptismo da MÃE (Santa Marinha) - 04.04.1750, bap. FRANCISCA EUGÉNIA, filha de António José de Abranches de Carvalho, de Vodra, e de Francisca Vitória de Lima, de Santa Marinha. Neta paterna de Lourenço de Abranches de Carvalho, de Vodra, e de Ana Maria Osório de Figueiredo, do Ervedal, e neta materna de Manuel Fernandes, de Santa Marinha, e de Catarina Correia (?), de Santa Comba.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (S. Pedro de Alcântara) - 02.07.1724, bap. JOANA, filha de Faustino Machado, de S. Miguel de Alfama, e de Ana Maria, de Setúbal.

* Baptismo do AVÔ MATERNO (Ervedal) - 27.06.1717, bap. ANTÓNIO, filho de Lourenço de Abranches, de Vodra, e de Ana Maria Osório, do Ervedal.

* Baptismo da AVÓ MATERNA (Santa Marinha) - 02.11.1715, bap. FRANCISCA, filha de Manuel Fernandes e de Catarina de Lima.

Acrescento que Fernando António Machado, acima, foi proprietário do ofício de Escrivão dos Órfãos de Seia, por mercê de confirmação no cargo de 05.02.1816 (ANTT, Desembargo do Paço), cargo em que parece ter sucedido a seu irmão Francisco de Paula Machado, que aparece como proprietário do mesmo ofício por carta de 21.07.1802 (ANTT, Desembargo do Paço).

De algumas das pessoas acima tenho mais dados genealógicos, designadamente de Vila Cova à Coelheira (Seia).

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Osório de Figueiredo

#41239 | jliberato | 08 mai 2003 10:14 | Em resposta a: #41221

Meu caro Eduardo Osório,
Como disse há dias de sorte! Nunca imaginaria receber tanta e tão interessante informação. Como parto de daqui a umas horas de Bruxelas, aonde vivo, para Lisboa e depois para outras cidades, sou daqui a uns dias poderei digerir toda a informação. Não deixarei de lhe transmitir uma reacção.
Muito obrigado.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Nunes de Abranches, de Galizes

#41294 | Miguel Mora | 09 mai 2003 03:20 | Em resposta a: #41192

Caro Eduardo Osório

Penitenciando-me pelo atraso da minha resposta, que se deve ao facto de ter estado dois dias fora, queria antes de mais agradecer-lhe a sua generosidade e espírito de colaboração.
Já numa das mensagens que enviei ao Confrade Alexandre Tavares Festas no âmbito do tópico «Pimentel do 1.º Visconde de Gouveia» (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33491#lista) fizera menção ao meu antepassado Francisco Álvares Brandão, o filho através do qual descendo de Matias Tavares e Isabel Álvares Brandão. Destes, conhecia efectivamente a data dos óbitos e bem assim as dos baptismos das filhas Ana, Isabel e Margarida, para além de um ou outro caso em que apadrinharam crianças em Galizes; dados esses recolhidos algo apressadamente quando me encontrava a realizar um trabalho relacionado com os Morgados de Pomares e Galizes.
Posteriormente, viria a deparar com o estudo “A Família Arêde Soveral”, de Luís Soveral Varella, onde, afinal, não só Matias Tavares é designado como filho do seu irmão Pedro Tavares «o Novo» mas também sua mulher é dita irmã do Inquisidor João Álvares Brandão — o que, no caso dela, me parecia estar em desacordo com a maior parte dos depoimentos prestados no decurso de inquirições «de genere» de alguns descendentes seus. As dúvidas ficariam, no entanto, por esclarecer, dado não me ter sido possível voltar a consultar com algum pormenor os livros paroquiais de Galizes.
Quanto aos Nunes, de Galizes, o assento de casamento da minha antepassada Águeda Nunes de Abranches (assim é ali designada) informa que a mesma é filha de Miguel Nunes de Abranches e de sua mulher Maria Nunes, do lugar de Galizes. Durante a ocasião atrás referida, conseguiria ainda descobrir o assento deste enlace, onde a noiva é referida como Maria Nunes de Matos mas nada se diz sobre as respectivas filiações; o que me levou a considerar todas as hipóteses de Migueis e Marias oriundos de Galizes.
Apesar de me faltar uma prova irrefutável — que não descansarei enquanto não a obtiver —,acho difícil que o Miguel Nunes de Abranches possa ser outro que não o filho homónimo de Miguel Nunes e Paula de Abranches; do mesmo modo que, quando a alternativa dá pelo nome de Miguel de Matos e Margarida Fernandes, me parece mais plausível filiar Maria Nunes de Matos em João de Matos e Catarina Nunes.
Creio, contudo, que a consulta exaustiva dos registos paroquiais poderá fornecer a tão desejada prova, esperando apenas que a minha intuição não se venha a revelar errada.

Grato pela atenção dispensada, despeço-me com os melhores cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

Matias Tavares, de Galizes

#41305 | Eduardo Osório | 09 mai 2003 11:21 | Em resposta a: #41294

Caro Miguel Mora:

Relativamente à filiação de Matias Tavares c. c. Isabel Álvares Brandão, ele é efectivamente irmão e não filho de Pedro Tavares «o Novo», contrariando genealogias diversas. No assento do seu casamento em Sameice a 19.04.1592 vem claramente expresso ser filho «de Pedro Tavares e de Catarina Álvares», que não podem deixar de ser Pedro Tavares «o Velho» e s. m. Catarina Álvares Brandão.

Tal não impede que Pedro Tavares «o Novo» possa ter tido um irmão Matias... Fiz há tempos um pequeno título das primeiras gerações destes Tavares, apoiado numa leitura quanto possível exaustiva dos paroquiais da região, em processos «de genere» do AUC e ainda em manuscritos do Bispo da Guarda (Mendonça Arrais) que possuo. Julgo poder pô-lo aqui se tiver interesse.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Matias Tavares, de Galizes

#41354 | Miguel Mora | 10 mai 2003 12:36 | Em resposta a: #41305

Caro Eduardo Osório

Uma vez mais lhe fico obrigado e reconhecido pela sua pronta ajuda e amabilidade.
Como já referi noutros tópicos deste Fórum, estou há alguns anos envolvido em duas empreitadas que visam a reconstituição de toda a descendência dos instituidores de dois morgadios estabelecidos no séc. XVI, o que, como deve calcular, tem consumido a maior parte do meu esforço e tempo livre. No entanto, como não consigo dedicar-me em exclusividade a esses assuntos, ainda por cima porque me vão surgindo informações a respeito de outros ramos que não consigo ignorar, acabo por de vez em quando fazer breves incursões noutras áreas — como foi o caso dos Abreus Gusmões, de Mortágua, que me haveriam de levar aos Brandões e Tavares, de Galizes.
Para tal, socorri-me sobretudo dos processos de “ordenação sacerdotal» existentes no AUC, mas durante essas rápidas leituras nunca encontrei nada que me permitisse ficar a conhecer a filiação de Matias Tavares; o que já não sucedia em relação à da mulher, pelas diversas — e nem sempre exactas alusões ao parentesco com o Inquisidor JAB. Daí que, quando deparei com o citado artigo nas “Raízes e Memórias”, apenas se me levantaram dúvidas a respeito da filiação que o autor atribuía a Isabel Álvares Brandão, já que a do marido me era, de facto, totalmente desconhecida.
E, sem querer abusar da sua boa vontade, penso que a divulgação do seu título sobre estes Tavares nos enriqueceria a todos, particularmente aos que se interessam pelas genealogias beirãs; deixando-lhe apenas, se mo permite, a sugestão que o possa vir a fazer num tópico a eles dedicado.

Gratos cumprimentos

Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Ana Maria Osório de Figueiredo

#42068 | jliberato | 21 mai 2003 08:03 | Em resposta a: #41221

De regresso a Bruxelas aqui estou a comentar os elementos que me enviou sobre a minha antepassada Ana Maria Osório de Figueiredo.
Em primeiro lugar o António José Abranches de Carvalho que fez inquirição de genere em 1752 depois de viúvo é meu 5º avô. Teve uma filha de Maria Cardosa chamada Isabel baptizada no Ervedal em 23-11-1769 e que é a minha 4ª avó.
Tenho discrepâncias relativamente à mãe de Manuel Rodrigues de Carvalho que tenho como Maria de Carvalho e aos pais de Ana Abrantes que tenho como Manuel Álvares e Maria Francisca.
O nome Trepado é novo para mim, bem como os avós da mencionada Ana Maria Osório de Figueiredo.
Em mensagem separada vou consultá-lo sobre alguns padres da Região.
E estou muito grato pela informação adicional que já me deu.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Padres da Beira

#42069 | jliberato | 21 mai 2003 08:24 | Em resposta a: #41221

Meu caro Eduardo Osório
Abusando da sua amabilidade será que tem alguma informação sobre as inquirições de genere dos seguntes padres:
-José da Cunha de Figueiredo, padre em Góis, mencionado no Felgueiras Gayo
-José Abrantes Gouveia, padre em Vide, Paúl, São Gião
-João Leal Franco, padre em Góis. Um irmão António também foi padre.
-Manuel Gonçalves Bicho, padre em Góis.
Um abraço

JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#42142 | Eduardo Osório | 21 mai 2003 20:04 | Em resposta a: #42069

Caro JLiberato:

Procurando «os meus padres», encontrei um: José de Abranches Gouveia, cujo resumo das inquirições vai a seguir:

GOUVEIA, José de Abranches (Vide, 1678)
Ordens Menores 1678 - Património 1681 - Ep. 1681 - Ev. 1682/87 - Missa 1688 - D.G. 1705

1. José d Abranches Gouveia (Vide)
2. Luís de Gouveia (Vide)
3. Catarina Pedroso (Barriosa - Vide)
4. João de Abrantes (Maceira - Santiago)
5. Ana de Gouveia (Vide)
6. Pedro Francisco
7. Maria Pedroso

O avô paterno era «homem dos principais desta terra (...) seus antepassados serviram de mordomos em todas as confrarias desta freguesia e cargos públicos da República». A avó paterna «era da principal geração destas terras (...) tinham muitos parentes cérigos e alguns Familiares do S.to Ofício». Os avós maternos «serviram os ofícios honrados».

* Baptismo (Vide) - 19.03.1654, bap. JOSÉ, filho de Luís de Gouveia e de Catarina Pedroso. Padrinhos: António Marques e Isabel Pedroso.

* NOTA: Além do processo, existe uma folha independente inserida no processo de Manuel Antunes (Benfeita, 1678).

O Padre José de Abranches Gouveia liga-se aos Abranches de Torrozelo, de acordo com os elementos de que disponho, da seguinte forma:

1 - JOÃO AFONSO DE ABRANCHES, n. de Torrozelo, que parece ser filho de Fernando Lourenço de Abranches e de s. m. Joana Mendes, tronco conhecido dos Abranches de Torrozelo, c. c. ISABEL AFONSO DE SEQUEIRA, n. de S. Romão, filha de Nuno Vaz Quaresma e de s. m. Isabel Afonso de Sequeira. Aquele Nuno Vaz Quaresma era filho de Fernão Vaz Quaresma «que teve do Rei D. Manuel I capelas da Coroa, erigidas na Igreja de S. Pedro de Gouveia». Tiveram vários filhos, entre os quais:

2 – CECÍLIA DE ABRANCHES, c. c. SILVESTRE AFONSO, de Maceira (Seia), onde viveram e tiveram entre outros:

3 – JOÃO DE ABRANCHES, c. na Vide c. ANA DE GOUVEIA, «da principal geração destas terras (...) tinham muitos parentes clérigos e alguns familiares do Santo Ofício». Viveram na Vide e tiveram pelo menos a:

4 – LUÍS DE GOUVEIA, c. c. CATARINA PEDROSO, n. da Barriosa - Vide, filha de Pedro Francisco e de s. m. Maria Pedroso, que «serviam os ofícios honrados». Viveram na Vide e tiveram pelo menos a:

5 - Padre José de Abranches de Gouveia, b. na Vide a 19.03.1654, ordenado em 1688 (AUC, OS).

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#42146 | jliberato | 21 mai 2003 21:30 | Em resposta a: #42142

Meu caro Eduardo Osório,
A sua base de dados é um tesouro!
Preciosos estes elementos. O Padre José Abrantes de Gouveia era antepassado da minha mulher pois teve de Iria Mateus, nascida em São Gião, Oliveira do Hospital, em 08-02-1655: Maria de Abrantes, que casou com Bernardo Francisco em Freixial, Fundão em 28-04-1712.
Disponho da descendência até à actualidade.
Os meus agradecimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#42161 | Conde | 22 mai 2003 07:29 | Em resposta a: #42142

Caro Primo Eduardo Osório:
Por falar em Padres,sou descendente por outra via,de Sebastião de Abranches Ferrão,habil.Leitura de Bachareis (M3-35),bap.S.Romão 30.10.1681,Escrivão do Público Judicial,Câmara,Almotaçaria e Notas de S.Romão e do Público e Câmara de Seia,casado com D.Antónia Quaresma,de S.Romão,filha do Capitão Amador Duarte,que combateu nas guerrras da Restauração,bap.S.Romão 8.2.1632,Escrivão das Execuções e dos orfãos de S.Romão e de sm Leonor Vaz Quaresma,np de António Duarte e sm. Maria Martins de S.Romão.Nestes Vaz Quaresma há um Padre,creio que Manuel ou António.A minha questão é entroncar aquela avó Quaresma.Mais processos afins: FSO.José de Abranches Quaresma (M26-422),António Vaz Quaresma (leit.Bachareis M22-26).
Já tenho vergonha de lhe fazer pedidos,mas queira aceitar a gratidão sincera destes seus beneficiários genealógicos.
Muitos cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#42262 | Eduardo Osório | 23 mai 2003 12:41 | Em resposta a: #42161

Caro Conde:

Tenho de facto referências ao Padre Manuel Vaz Quaresma e alguma família. Seguem dois processos «de genere» (não o dele próprio, que não encontrei no AUC.

ANTÓNIO DO AMARAL (S. Romão, 1710)
D.G. 1710

1. António do Amaral (S. Romão)
2. António do Amaral (Santiago)
3. Domingas Quaresma (S. Romão)
4. Cipriano do Amaral (Cunha Baixa)
5. Isabel de Sequeira (Santiago)
6. Domingos Luís (Laceiras - Viseu)
7. Leonor Vaz (Almeida)

* Refere-se que a mãe Domingas Quaresma é irmã do Padre Manuel Vaz Quaresma, Abade das Figueiras, bispado do Porto.

* Os avós maternos «viviam de suas fazendas, dos principais da freguesia».

JOSÉ ANTÓNIO VAZ DE GOUVEIA (Paranhos, 1780)
D.G. 1780 – V.M. 1781

1. José António Vaz de Gouveia (Paranhos)
2. Francisco Jácome de Gouveia (Paranhos)
3. D. Antónia Caetana de Abranches (S. Romão)
4. Francisco Jácome de Gouveia (Paranhos)
5. D. Clara de Gouveia (S. Gião)
6. Sebastião de Abranches Ferrão (S. Romão)
7. Antónia Quaresma (S. Romão)
8. Manuel Álvares Salgado
9. D. Filipa
10. Manuel Fernandes de Gouveia
11. Águeda Freire
12. Manuel Fernandes
13. Antónia Ferrão
14. Amador Duarte
15. Leonor Vaz

* Refere-se que «a casa dos pais é uma das mais distintas e qualificadas do seu distrito e termo de Seia e uma das que ordinariamente costuma ter ocupações nos lugares da governança da vila de Seia (...) pessoas qualificadas e de conhecida nobreza».

* A mãe era «irmã inteira do beneficiado Manuel Vaz Quaresma».

* O avô paterno era Cavaleiro da Ordem de Cristo, e «viveu à lei da nobreza e fidalguia com respeito e distinção».

* A avó paterna era de «família nobre, distinta e bem aparentada».

* Os avós maternos eram «pessoas principais». O avô materno era «proprietário do ofício de Escrivão da Câmara [de S. Romão]».

* Baptismo de JOSÉ (Paranhos) – 03.01.1742, bap. JOSÉ, filho de Francisco Jácome de Gouveia, de Paranhos, e de D. Antónia Caetana de Abrantes Quaresma, de S. Romão. Neto paterno de Francisco Jácome de Gouveia, de Trevões, bispado de Lamego, e de D. Clara de Gouveia, de S. Gião, e neto materno de Sebastião de Abrantes Ferrão e de Antónia Quaresma, de S. Romão. Padrinhos: o Dr. Bento Freire, de S. Gião, e D. Filipa de Gouveia, mulher de José de Figueiredo, de Seia.

* Casamento dos PAIS (S. Romão) – 01.11.1731 – FRANCISCO JÁCOME DE GOUVEIA, filho de Francisco Jácome de Gouveia e de D. Clara de Gouveia, de Paranhos, com D. ANTÓNIA CAETANA DE ABRANCHES QUARESMA, filha de Sebastião de Abranches Ferrão e de Antónia Quaresma, de S. Romão.

* Baptismo do PAI (Paranhos) – 10.11.1686, bap. FRANCISCO, filho de Francisco Jácome de Gouveia e de D. Clara de Gouveia. Foi «baptizado ao lume».

* Baptismo da MÃE (S. Romão) – 19.06.1710, bap. ANTÓNIA, filha de Sebastião de Abrantes e de Antónia Quaresma. Padrinho: o Revº Manuel Vaz, abade de Figueiras, bispado do Porto.

* Casamento dos AVÓS PATERNOS (S. Gião) – FRANCISCO JÁCOME DE GOUVEIA, de Paranhos, filho de Manuel Álvares Salgado e de D. Filipa, com CLARA DE GOUVEIA, filha de Manuel Fernandes de Gouveia, já defunto, e de Águeda Freire, de S. Gião.

* Casamento dos AVÓS MATERNOS (S. Romão) – 12.05.1705 – SEBASTIÃO DE ABRANTES, filho de Manuel Fernandes e de Antónia Ferrão, de S. Romão, com ANTÓNIA QUARESMA, filha de Amador Duarte e de Leonor Vaz.

* Baptismo da AVÓ PATERNA (S. Gião) – 13.12.1658, bap. CLARA, filha de Manuel Fernandes de Gouveia e de Águeda Freire. Padrinhos: Francisco Fernandes e Maria Freire, mulher de Domingos Mendes, de Valezim.

* Baptismo do AVÔ MATERNO (S. Romão) – 30.10.1681, bap. SEBASTIÃO, filho de Manuel Fernandes e de Antónia Ferrão.

* Baptismo da AVÓ MATERNA (S. Romão) – 30.09.1670, bap. ANTÓNIA, filha de Amador Duarte e de Leonor Vaz.

Espero que estes elementos lhe sirvam de alguma coisa. Tem pelo menos os pais de Domingas Quaresma.

Cumprimentos
Eduardo Osório

NB (pessoal): Já lá cheguei... sou uns anos mais novo (1953). Os meus avós maternos vêm no Brás Garcia: D. Margarida de Albuquerque c. c. o Dr. Luís Osório.

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#42263 | Conde | 23 mai 2003 13:02 | Em resposta a: #42262

Caro Primo:(Como vê não lhe menti...)
Agradeço-lhe do coração estas preciosidades.Tenho os retratos a óleo originais de Viseu,outros são cópias e muita mais coisa como um dos dois exemplares feitos pela nossa tia Margarida chamados "MEMÓRIAS DA MINHA FAMÍLIA E DOS SEUS ANTEPASSADOS",preciosidade dedicada ao meu Pai,que poderá vêr quando quiser.Tenho cá em baixo um teliz antigo da Casa,sinetes,sei lá que mais.Quanto à "vetustez",enganou-se pois ficamos quase quites.
Se quiser visitar a Beira,diga-me que vou lá ciceronear com muito gosto.
Um abraço amigo.

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46143 | gfilipe | 14 ago 2003 16:23 | Em resposta a: #28309

Tenho um antepassado chamado Antonio Nunes Fragoso de Cerdeira? casado com Agueda Fernandes tb Cedeira, cujo fl Manuel Nunes Fragos de Abranches casa em 16/01/1703 com Maria da Fonseca na Bobadela. Pergunto se tera a ver com os fragosos de vila pouca? Fico desde ja grato pela ajuda.
Um abraço
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46190 | ngccm | 18 ago 2003 15:48 | Em resposta a: #28352

Caro Eduardo Osório

Não consigo entroncar os nossos Figueiredos de Avô: o Lic.do António Dias Ferrão era filho de um capitão SImão Ferrão (n. 1598 Avô) e de uma Maria de Figueiredo, esta úlima filha de um Gaspar Fernandes e de uma Maria de Figueiredo, e ele filho de Mateus Dias (irmão do pároco de Avô, Lic.do P.e António Dias) e de Isabel Ferrão, que vêm no "Brás Garcia", numa nota nas primeiras páginas do livro (não no anexo genealógico). Não sei sequer se eram de Avô ou de outra localidade.
Por acaso, já mexeu nesta gente?
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46213 | Eduardo Osório | 19 ago 2003 17:50 | Em resposta a: #46190

Caro Nuno Canas Mendes:

Envio-lhe o que tenho sobre as primeiras gerações dos Ferrões de Avô. Recuo pouco nos Figueiredos (§ 4) – uma geração – ficando-se a saber que eram de Loriga, possivelmente dos Figueiredos de lá. Agradeço correcções e aditamentos, pois estou a preparar um trabalho com o que tenho vindo a reunir sobre famílias desta região (só até ao final do sec. XVIII).

Mas antes disso, e ainda sobre os Freires, de S. Gião:

Não sei se reparou num tópico que abri há já bastante tempo aqui no Genea sobre um SENHOR GASPAR FREIRE DE ANDRADE, que casa em Meruge a 17-11-1571 com uma SENHORA ANTÓNIA CARDOSO... o mais interessante é que uma das testemunhas é MANUEL FREIRE, DE S. GIÃO. Não tiveram filhos com certeza. Ele tem assento de falecimento em Meruge, que não tenho aqui à mão, parecendo-me que é aí referido como donatário da mesma Igreja. O chamar-se de "Senhor" a um indivíduo do sec. XVI ... tem bastante significado em termos de estatuto social. Mesmo assim, ninguém me soube responder.

Este Gaspar não é no entanto desconhecido dos Freires de S. Gião, pois aparece aí a 05-11-1565 como padrinho de ISABEL, filha de Manuel Freire e de Usenda Ribeiro; em 13-10-1585 de LUÍS, filho de Fernão Luís e de Guiomar Freire; em 02-03-1592 de GASPAR, filho de António de Gouveia e de Isabel Freire. Tudo parece demonstrar bastante intimidade com os Freires daí.


FERRÕES, de Avô


§ 1

1 – LICº MATIAS FERRÃO, com quem se começa esta linha por ser o mais antigo de que há referência, designadamente nos manuscritos do Convento de Vila Cova do Alva, que parece ter tido os seguintes filhos (a confirmar):

----- 2 – Padre Dr. João Dias Ferrão, vigário em Avô.

----- 2 – Padre Dr. António Dias Ferrão, vigário em Avô por sucessão a seu irmão.

----- 2 – Mateus Dias Ferrão, que segue.

2 – MATEUS DIAS FERRÃO, o qual serviu muitas vezes de juiz ordinário e de outros ofícios honrosos da governança da terra, assim no eclesiástico como no secular, casou com ISABEL FERNANDES. Viveram em Avô como pessoas nobres e principais, dos melhores e mais honrados, e tiveram:

----- 3 – Pedro de Matos, que segue.

----- 3 – Maria Ferrão, b. a 19-09-1591, casou com José Viegas, com geração que segue no § 2.

----- 3 – Padre Roque Dias de Matos, b. a 04-03-1594 e aí f. a 22-09-1659, ordenado em 1619 (AUC, OS), beneficiado na Colegiada de Avô por morte de seu irmão António.

----- 3 – Padre Dr. António Dias Ferrão, n. em Janeiro de 1595. Foi vigário em Avô e muito erudito.

----- 3 – João Dias Ferrão, b. a 10-01-1596, casou com Águeda Marques, com geração que segue no § 3.

----- 3 – Simão Ferrão, b. a 28-10-1598, casou com Maria de Figueiredo, com geração que segue no § 4.

----- 3 – Francisco Dias de Matos, irmão gémeo de Franciso, b. a 28-10-1598, casou com Maria de Cáceres, com geração que segue no § 5.

----- 3 – Ana, b. a 30-08-1601

----- 3 – Agostinho de Matos, b. a 28-08-1602, casou em Oliveira do Hospital a 02-03-1639 com Branca Ribeiro Saldanha, natural de Lagares, veio para o Seixo com um tio, o Padre Francisco Ribeiro, e os pais. Era já viúva de Domingos Ribeiro e mãe do Padre António Ribeiro, filha de António Rodrigues Loureiro e de sua mulher Joana Ribeiro Saldanha, naturais de Tavarede, concelho de Montemor-o-Velho. Viveram em Oliveira do Hospital, e tiveram:

----- ----- 4 – Francisco de Matos, b. a 22-06-1642, f. solteiro em Lisboa a 15-03-1668.

----- 3 – Miguel Nunes de Matos, b. a 08-06-1605, casou com Maria de Cáceres, com geração que segue no § 6.

----- 3 – Margarida 17-11-1607

----- 3 – Jácome Dias, que parece filho, n. cerca de 1610, casou em Vila Cova a 15-04-1630 com Margarida de Figueiredo, aí b. a 16-04-1607, filha de João de Abranches e de sua mulher Águeda de Figueiredo, referidos no ttº Abranches, de Vila Cova, § .................... Tiveram:

----- ----- 4 – Padre Lázaro Veloso

3 – PEDRO DE MATOS, b. a 03-08-1589, casou em Vila Cova do Alva a 21-08-1618 com MARIA GOMES, daí natural, filha de António Manuel e de sua mulher Isabel Fernandes. Viveram em Vila Cova, e tiveram:

----- 4 – João, b. a 09-07-1619

----- 4 – António de Matos, b. a 23-11-1620, casou em Vila Cova a 14-02-1649 com Maria Nunes, n. da Digueifel, filha de Francisco João e de sua mulher Isabel Antunes. Viveram em Vila Cova, e tiveram:

----- ----- 5 – Maria, b. a 05-09-1653

----- 4 – Maria, b. a 10-09-1623

----- 4 – Isabel de Matos, casou em Vila Cova a 07-09-1648 com Francisco da Costa, n. de Arganil, filho de Fernão da Costa.

----- 4 – Ana de Matos, b. a 28-12-1631, casou em Vila Cova a 29-09-1655 com Francisco Pires, filho de Francisco Pires, daí natural, e de sua mulher Maria Pires, n. de Pinheiro de Coja. Viveram em Vila Cova, e tiveram:

----- ----- 5 – Padre António Dias de Matos

----- ----- 5 – Ana de Matos Ferrão, casou em Vila Cova a 15-05-1686 com Francisco Leitão. Viveram em Vila Cova, e tiveram:

----- ----- ----- 6 – José, b a 20-02-1695

----- ----- 5 – Padre Manuel Dias de Matos, b. a 17-03-1665, ordenado em 1691 (AUC, OS).


§ 2

3 – MARIA FERRÃO, filha de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº 2 do § 1), b. em Avô a 19-09-1591, aí casou a 06-02-1628 com JOSÉ VIEGAS, n. de Oliveira do Hospital, filho de Pedro Fernandes e de sua mulher. Viveram em Oliveira do Hospital, e tiveram:

----- 4 – Águeda, b. a 05-03-1629

----- 4 – Maria Ferrão, b. a 20-05-1630, casou com Cipriano da Costa. Tiveram:

----- ----- 5 – Helena, b. a 10-05-1654

----- 4 – Ana, b. a 15-09-1631


§ 3

3 – JOÃO DIAS FERRÃO, filho de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº 2 do § 1), b. em Avô a 10-01-1596, aí casou a 10-01-1618 com ÁGUEDA MARQUES. Viveram em Avô, e tiveram:

----- 4 – António Dias, n. cerca de 1620, fez Ordens Menores em 1640 (AUC, OS).

----- 4 – Maria, b. a 30-04-1621, f. criança.

----- 4 – Maria Marques, b. a 25-12-1624, casou em Avô a 08-02-1644 com Baltasar da Silva, n. da Bobadela, filho de Baltasar da Silva, n. de Nogueira do Cravo, e de sua mulher Maria Figueira. Viveram em Avô e tiveram:

----- ----- 5 – Maria, b. a 09-11-1658, f. no Ervedal do Alentejo a 02-11-1702 em casa de seu irmão Frei Mamede.

----- ----- 5 – João Marques da Silva, de quem refere o pároco de Avô: Em 28 de Novembro de 1678 fiz 3 ofícios pela alma de João, filho de Baltasar da Silva e de Maria Marques, o qual moço morreu nas partes do Alentejo.

----- ----- 5 – Padre Frei Mamede Marques da Silva, b. a 25-06-1661 e f. em Avô a 04-12-1706, ordenado em 1693 (AUC, OS), presbítero da Ordem de Avis e vigário em Avô.

----- 4 – Antónia Marques, b. a 03-05-1640, casou em Avô a 04-05-1666 com o Tabelião de Avô Francisco Anes Madeira, n. de Anseriz, com geração que segue no ttº Madeiras Arrais, § ..............

§ 4

3 – SIMÃO FERRÃO, filho de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº 2 do § 1), b. em Avô a 28-10-1598 e aí f. a 10-10-1663, Capitão de milícias em Coimbra, casou com MARIA DE FIGUEIREDO, n. de Loriga, filha de Gaspar Fernandes e de sua mulher Maria de Figueiredo (NOTA: Há um Gaspar Fernandes n. cir 1580 c. c. Catarina Mendes, c. g. em Loriga). Viveram em Avô e também em Loriga, dos melhores e mais honrados das ditas vilas, e tiveram:

----- 4 – Padre Gaspar Dias de Matos, b. a 03-02-1630 e f. em Avô a 20-07-1665 sem testamento, ordenado em 1661 (AUC, OS), pároco interino de Avô em 1660.

----- 4 – Simão Ferrão de Figueiredo, casou em Oliveira do Hospital a 03-05-1677 com Ana da Fonseca, viúva, aí b. a 26-08-1634, filha de Pedro da Fonseca e de sua mulher Ana Fernandes.

----- 4 – Maria, n. em Loriga em 1640

----- 4 – Licº António Dias Ferrão, que segue.

----- 4 – Quitéria de Figueiredo Ferrão, casou em Avô a 28-05-1679 com seu primo José Ferrão Castelo Branco, com geração que segue no ttº Ferrões Castelos Brancos, de Torrozelo, § ...............

4 – LICº ANTÓNIO DIAS FERRÃO, b. a 20-02-1644, sr. da Casa do Adro? em Avô onde f. a 31-08-1710, casou em Anseriz a 05-06-1679 com ANA PAULA DE QUEIRÓS, f. em Avô a 17-10-1724, filha de Bento Manuel Raposo e de sua mulher Maria Paula de Queirós, casados em Anseriz a 09-05-1643, filha esta de Cristóvão Fernandes, n. de Coja, e de sua mulher Paula Fernandes, n. de Anseriz. Viveram na Casa do Adro? em Avô, e tiveram:

----- 5 – Manuel de Figueiredo Ferrão, b. a 04-03-1683, Capitão de Auxiliares em Coimbra, sr. da Casa do Adro em Avô?, casou com Helena de Gouveia Freire, n. de S. Gião, com geração que segue no ttº Abranches, de Torrozelo, § ....................

----- 5 – Maria de Figueiredo Ferrão de Queirós, b. a 03-10-1688, casou em Avô a 13-01-1705 com Manuel de Figueiredo Brandão Barreto, n. de Vila Cova do Alva, filho de Manuel Homem de Figueiredo Brandão e de sua mulher Maria Barreto de Abreu Pinto, referidos no ttº Abranches, § ..........., sem geração, tendo aquela falecido pouco depois de casar.

----- 5 – Simão Ferrão de Figueiredo

----- 5 – Bento de Figueiredo Ferrão

----- 5 – Maria Paula de Figueiredo

----- 5 (N) – Manuel Ferrão, b. a 08-09-1678, tido em solteiro de Quitéria Francisca, moça solteira, filha de Manuel Álvares. Casou duas vezes, a 1ª com Sebastiana Nunes (a), n. de Vila Pouca. Casou 2ª vez com Maria Nunes, que parece n. de Sinde (b). Viveram em Vila Pouca, e tiveram:

----- ----- 6 (a) – Ana, b. a 12-10-1720

----- ----- 6 (a) – Sebastiana, b. a 09-11-1725

----- ----- 6 (b) – Josefa, b. a 31-03-1729

----- ----- 6 (b) – Teresa, b. a 12-03-1732

----- ----- 6 (b) – Maria, b. a 09-02-1736

----- ----- 6 (b) – Nicolau, b. a 24-10-1739

----- ----- 6 (b) – Maria da Cruz, b. a 03-05-1743


§ 5

3 – FRANCISCO DIAS DE MATOS, filho de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº 2 do § 1), b. em Avô a 28-10-1598, irmão gémeo de Simão, casou com MARIA DE CÁCERES, n. de Sandomil. Parece terem vivido em Santa Ovaia, e tiveram:

----- 4 – Miguel de Matos Ferrão, barbeiro, casou com Margarida Fernandes, n. de Galizes, filha de Francisco Lopes, n. de Gramaços, freguesia de Oliveira do Hospital, e de sua mulher Domingas Álvares, n. de Galizes. Viveram em Galizes, e tiveram:

----- ----- 5 – Manuel de Matos Ferrão, b. a 09-02-1679, fez Ordens Menores em 1702 (AUC, OS).

----- ----- 5 – Miguel de Matos Ferrão, casou em Covas a 02-02-1700 com Esperança Nunes, filha de Manuel Nunes e de Maria Francisca, do Casal de Valongo.


§ 6

3 – MIGUEL NUNES DE MATOS, filho de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº2 do § 1), b. em Avô a 08-06-1605, juiz ordinário em Avô, aí casou a 08-02-1629 com MARIA DE CÁCERES, n. de Sandomil e f. em Avô a 22-09-1669, já viúva de Francisco Cardoso, da Bobadela. Era filha de Pedro Tomás, muitos anos ouvidor do Conde de Redondo (donatário de várias povoações na Serra da Estrela), e de sua mulher Maria de Cáceres. Eram todos gente muito honrada e principal. Viveram em Avô e tiveram:

----- 4 – Pedro Tomás, b. a 26-11-1631, fez Ordens Menores em 1648 (AUC, OS).

----- 4 – António, b. a 21-11-1632

----- 4 – Catarina, b. a 15-10-1635

----- 4 – Isabel de Cáceres, b. a 19-10-1635, gémea de Catarina, teve geração natural do Padre Dr. Matias Quaresma da Fonseca, Prior de S. Paio de Fão e do Espinhal, que segue no ttº Madeiras Arrais, § .............

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46215 | MSS1 | 19 ago 2003 18:45 | Em resposta a: #46213

Eduardo Osório,

Em complemento a esta dedução genealógica acrescento que de Manuel Ferrão (&4-5(N)) e de sua primeira mulher Sebastiana Nunes, foi filho José Nunes Ferrão (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199179), que casou em Vila Pouca da Beira a 1.10.1737 com Maria Nunes de Brito, filha de Luis de Brito e de Maria Nunes. Ignoro se tiveram descendência.

Cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46222 | magalp | 19 ago 2003 20:34 | Em resposta a: #46215

Meu caro Marcos

MSS1 é, se a memória me não falha, a 1ª série de misseis "terra-ar"...
Uma espécie de percursor da moderna e muito sofisticada Artilharia e sucessor dos velhos foguetes "Congreve"!

Abraços
MM

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46224 | gfilipe | 19 ago 2003 20:52 | Em resposta a: #41163

Caro amigo,
Apesar de termos o mesmo apelido Mora, o assunto que lhe dirijo e outro: Meu antepassado na Cerdeira, Manuel Nunes Fragoso casado com Agueda Fernandes, tem a ver com o Antonio Nunes Fragoso que fala aqui, casado com Antoniia Abrantes? Ou outro? Porque o filho do meu ant. chama-se Manuel Nunes Fragoso e em det. registo aparece com "de Abranches". Este cada com Maria da Fonseca, da Bobadela, em 16/01/1703. Gostaria que me informasse do que pudesse. Grato lhe fico. Com amizade
Guilherme Filipe

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46227 | MSS1 | 19 ago 2003 21:47 | Em resposta a: #46222

Caríssimo Manuel Maria,

Diria a minha falta de vivência bélica que se trata de coincidência. Mas, seguindo o conselho da nossa neófita confrade real e salgada (essa sim belicosa, vá-se lá saber porquê), fui ao Google saber mais:

Além da inútil confirmação do reverendo saber de Vossa Eminência (pois que para mim já era certo, mas nem por isso deixei de ler), aprendi que nos anos 90, militares americanos e alemães desenvolveram a minha homónima Milspec Smartgun Standard (MSS1), considerada de grande perigo na mão de civis. Como pode perceber, e atesta-o quem me conhece, neste caso nem sequer de coincidência se trata. Apenas uma repetição provável de caracteres comuns.

Na paz civil,
Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46228 | magalp | 19 ago 2003 22:16 | Em resposta a: #46227

É Marcos...
Tb. estranhei. E o sal lembrou-me outro condimento q. em bons velhos tempos nos deu muito dinheiro, a pimenta...
Com esta preciosa especiaria posta na língua, nos ameaçavam as "mademoiselles", misses, criadas graves, ou criadas de meninos se dissessemos alguma asneira!
Contive-me a muito custo!

Pax Domini sid semper vobiscum!
MM

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46229 | MSS1 | 19 ago 2003 22:45 | Em resposta a: #46228

Manuel Maria,

Como se diria em Alter, feudo da Marta: "Ninguéin perdoa o béin que se lhe faz!".

Et cum spiritu tuo!
Marcos

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46231 | amtf | 19 ago 2003 23:28 | Em resposta a: #46229

Caríssimos Manel e Marcos,

Talvez não fosse má ideia, criar-se um "Manuel de Etiqueta e Boas Maneiras", de leitura obrigatória para os participantes no Fórum...

Sursum corda
António Maria

PS: Com a devida vénia a José de Vilhena pela apropriação do título de uma de suas obras :)

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46235 | Eduardo Osório | 20 ago 2003 08:08 | Em resposta a: #46143

Caro Guilherme Filipe:

Lamento, mas não consigo encontrar ligações aos elementos que tenho.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#46269 | ngccm | 21 ago 2003 12:08 | Em resposta a: #46213

Caro Eduardio Osório

Muito obrigado pelo seu muito completo título de Ferrões de Avô. Com efeito, os elementos que possuo são em boa parte resultantes da reunião das informações retiradas das genealogias manuscritas do convento de Vila Cova e de uma nota sobre a família do Lic.do P.e António Dias, no "Brás Garcia".
Tenho em meu poder uma dessas árvores de Vila Cova onde se diz que Mateus Dias e irmãos eram filho de um Licenciado não se sabendo o seu nome pela falta dos assentos paroquiais, mas noutra árvore aparece o nome de Matias Ferrão como progenitor de tais irmãos. A mesma árvore dá a Isabel, mulher de Mateus, o apelido Ferrão, mas António de Vasconcelos o apelido Fernandes.
Quanto aos filhos destes e respectiva descendência, seguem algumas notas:

- Pedro de Matos é dado como pai de Maria Gomes de Brito, b. em Avô a 3.2.1629 e mulher de Caetano Correia Matoso, c.g. [não parece certo]
- Miguel Nunes de Matos (§6)é pai de Isabel de Cáceres, falecida a 30.5.1704 e esta por sua vez mãe de uma D. Mariana de Matos Ferrão, mulher de Estevão Álvares, juiz dos órfãos de Avô, filho de Domingos Álvares e neto de um homónimo e também juiz dos Órfãos de Avô. Do casal foi filho José Álvares de Sequeira (f. a 5.4.1769), que sucedeu no cargo de seu pai e foi casado com Isabel Nunes de Abreu, filha de Bento Velho de Miranda, natural de Pereira, Miranda do Corvo, e de sua mulher Maria Nunes de Abreu, s.m.n.
- Maria Ferrão (§2), casou com José Viegas e tiveram Águeda Viegas, mulher de Manuel da Costa Nunes, de Oliveira do Hospital. Do casal terão sido filhos [o que é necessário confirmar, por haver algumas discrepâncias de dados]:a)João José Viegas, casado com Maria Soares e pais de um Manuel, b. a 1.9.1723; b) Paulo José Viegas Ferrão,q.s.; c) Manuel da Costa Viegas, natural de Oliveira do Hospital, sargento de Infantaria. Ausentou-se para o Brasil, Pernambuco, onde viveu de sua fazenda de gado vacum e cavalar (habilitações incompletas para o Sto. Ofício); d) Nicolau Viegas Ferrão, professo na Ord. de Santiago, viveu em Vila Pouca e casou com D. Mariana Teresa de Almeida, filha de Sebastião de Olival Preto e de Isabel Pinto de Almeida, de quem foi filho José Viegas de Almeida, natural de Lisboa mas morador em Vila Pouca da Beira, FSO, marido de Paula Maria de Oliveira Castelo Branco, de Pomares (filha de José Mendes de Castelo Branco e de Maria Marques da Fonseca). Paulo José Viegas Ferrão (supra) também foi FSO e casou a 2.1.1723 com D. Teresa Maria de Almeida, filha do capitão Manuel Soares Pereira, de Gavinhos de Baixo, e de sua mulher D. Maria de Matos e Almeida, de Nabais. Tiveram: José Viegas Ferrão, casado a 3.2.1749 com D. Perpétua Teresa de Castro Mascarenhas Figueiredo, da Lageosa, filha de José Cardoso de Figueiredo, de Farminhões, e de sua mulher D. Teresa Madeira de Castro, de quem descende uma família Tavares de Castro Castelo Branco Mascarenhas, cuja representação está nos viscondes de Oliveira do Conde.
- Quitéria de Figueiredo Ferrão (§4), foi b. em, Avô a 29.5.1647. Casou na mesma vila a 28.5.1679 com José Ferrão Castelo Branco e tiveram: a) D. Teresa de Figueiredo, que casou a 18.1.1715 com Caetano de Brito da Costa Correia Matoso, filho de Marcos Correia Matoso e de sua mulher Maria Gomes de Brito, de quem foi filho António de Brito da Costa Ferrão Castelo Branco, casado em Folhadosa com D. Maria Caetana Ribeiro Brandão, c.g. (um dos ramos das famílias Cabral Soares de Albergaria e Soares Pinto Mascarenhas); b) Manuel Ferrão Castelo Branco, casou em Vila Cova a 19.5.1717 com D. Maria Nunes Pereira, do Barril de Alva, c.g. na família Matos Ferrão Castelo Branco, de Poiares.

Sobre os Freires conheço essa referência a Gaspar Freire de Andrade, mas infelizmente não disponho de elementos que acrescentem nova pista ou conclusão. A propósito: sabe quem era a Maria Freire de Andrade da Cunha, casada com Manuel de Gouveia da Silva, de S. Gião, que refere num dos seus títulos?

Fico a aguardar os seus comentários, e mais uma vez muito agradeço a sua disponibilidade e a generosidade dos títulos que vão animando os investigadores genealógicos das Beiras.

um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#53447 | Miguel Mora | 10 dez 2003 13:03 | Em resposta a: #46224

Caro Parente Guilherme Mora Filipe

Antes de mais, queira aceitar as minhas sinceras desculpas pelo enorme atraso na resposta a ambas as mensagens que me enviou, o que se deve ao facto de me ter sido temporariamente interditada a utilização do computador em consequência de um problema de saúde que, com alguma gravidade, me atingiu no início do passado mês de Agosto. Ao fim de quatro meses, as coisas começam a regressar à normalidade, mas daqui para a frente terei necessariamente de restringir as minhas deambulações informáticas.
Em relação à sua primeira mensagem, é provável que o seu antepassado seja o Manuel, baptizado a 31-XII-1634 na freguesia da Cerdeira, e terceiro filho (dos quinze filhos que tenho inventariados) do casal António Nunes Fragoso e Antónia de Abrantes. Como afirmo no meu mail de 7-V, esta Antónia de Abrantes é certamente bisneta de Aleixo Afonso e Isabel Álvares, que foram moradores em Vila Cova de Sub-Avô, e cujos descendentes usaram indiscriminadamente as formas de “Abrantes” e “Abranches”, chegando alguns deles a usar as armas deste último apelido. No entanto, o Arq.º Eduardo Osório, grande especialista e incansável investigador das famílias desta região, já aqui se referiu ao facto de ainda não terem sido encontradas provas documentais que liguem aquele mesmo Aleixo Afonso aos Abranches da Beira (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=41786#lista).
Dos “Nunes Fragoso” — para além da notícia de uma Leonor Fragosa, mulher de Miguel Nunes, que a 10-VIII-1608 foi madrinha do meu 10.º Avô Manuel de Abrantes — pouco ou nada sei, por aparentemente não descender de tal família, tendo-me limitado a recolher os dados respeitantes a “Abrantes/Abranches” numa breve pesquisa realizada nos livros paroquiais da freguesia em questão (sécs. XVI e XVII). Sendo assim, e se tal lhe interessar, apenas lhe poderei fornecer as datas de alguns assentos respeitantes aos prováveis ascendentes da dita Antónia de Abrantes.
Quanto à mensagem que me enviou para o tópico “Famílias de Arganil e Coja”, os meus “Godinhos” (de Celavisa) e “Cosmes” (de Pomares) são efectivamente os mesmos, por ser 8.º neto de Ascenso Godinho e Luzia Cosme, recebidos a 7-I-1697 na freguesia de Pomares, tendo sido testemunhas o Capitão-Mor (de Avô) Manuel de Brito Barreto, Cosme Francisco e Manuel Madeira. Do respectivo assento, consta que o noivo era filho de António Godinho e Isabel Vaz, moradores na vila de Celavisa, e a noiva de João Cosme e Águeda Nunes, moradores no lugar das Corgas da dita freguesia de Pomares, onde fixaram residência e viriam a nascer os dez filhos que lhes conheço, descendendo eu de Maria Nunes, a primogénita, baptizada a 31-I-1698. Sei ainda que tanto Ascenso Godinho como Luzia Cosme faleceram nas Corgas, respectivamente a 11-IX-1739 e 28-XI-1759, e que também ela dali era natural, tendo sido baptizada a 18-XII-1677 em Pomares; mas desconheço quaisquer outros elementos sobre a sua ascendência, já que nunca cheguei a consultar os livros paroquiais de Celavisa e os restantes dados foram recolhidos enquanto procedia a um estudo sobre o Morgadio de Pomares, do qual foi administrador o citado Capitão-Mor.
Já com o mencionado “Cepriano da Fonseca”, aparentemente nunca me terei cruzado.
Por último, gostaria que me pudesse dizer algo sobre a origem geográfica do seu apelido Mora. Tratando-se, à partida, da minha varonia, acaba por ser um dos costados e ramos familiares que pior conheço, pelo que a descoberta de eventuais parentes não deixaria de constituiria uma agradável surpresa.

Um abraço amigo do
Miguel Filipe Mora

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#53450 | LCM | 10 dez 2003 13:08 | Em resposta a: #53447

Caro Miguel,

Gosto de o ler novamente e de saber que está bem apesar de ter estado doente.
As CBAs de Sebastião Bravo Botelho e Constantino Barreto de Sousa estão entregues para publicação. Logo que tenha novidades comunico.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#53492 | Miguel Mora | 11 dez 2003 00:30 | Em resposta a: #53450

Caro Lourenço

Muito obrigado pelas amáveis palavras que me dirigiu.
Quanto à próxima publicação das referidas CBAs, essa é, como deve calcular, uma notícia que me é particularmente grata, não só pelo interesse pessoal nas famílias em questão mas também por assim - e uma vez mais - todos nós podermos usufruir dos seus indiscutíveis méritos de investigador.

Um grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#58300 | ffarrajota | 18 fev 2004 22:47 | Em resposta a: #42146

Senhor Liberato,
Mais uma vez fiquei surpreendida .
Eu sou natural de S.Romão e tenho antepassados de quase toda a Beira Alta. Seia,Loriga,Valesim,Tourais,Pinhanços,Anseriz,Oliveira do Hospital,Seixo,Sameice,Santiago,Paços,Vila Cova,Torroselo,Sandomil,Sazes,Guarda,Belmonte,Santar,Santa Marinha,Folhadosa,Folgosa do Salvador,S.Gião,Mourízia,Penalva de Alva,Moimenta da Serra,Lagarinhos, Povoa das Quartas, Bobadela,São Martinho ,Coimbra,S.Pedro do Sul,Vila Pouca da Beira, Nandufe,Mundão,S.Pedro de France e etc.etc.etc.
Gostaria de saber como procurar um avô que foi padre e mais tarde veio a casar!?. Ele era de Vila Pouca da Beira, foi prior em Vila Nova do Casal , de nome Pedro da Costa Abreu e teria nascido por volta de 1650 /1670. Haverá alguma lista de Padres portugueses? Visto não encontrar o seu casamento.
Agradeço me informe se tiver conhecimento deste assunto.Também se precisar alguma informação sobre alguém das freguesias acima, estarei ao dispôr.
Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#58317 | jliberato | 19 fev 2004 06:59 | Em resposta a: #58300

Cara confrade,
Ainda estou em Addis Abeba. O que acontece é o padre figurar como avô num baptismo de uma neta. Ou seja, com o passar das gerações, a falta torna-se menos relevante... E o padre não é identificado. Ou seja para os encontrar muitas horas, muitos meses de trabalho.
Quanto ao seu, não me parece que ele tenha casado, pelo que não encontra o seu casamento. Terá de ver as inquirições de genere.
Excelente o seu elenco de freguesias. Tenho muita coisa em comum.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#58333 | A.Godinho | 19 fev 2004 12:09 | Em resposta a: #42262

Caro Eduardo Osório

Sabe algo mais do Cipriano Amaral, de Cunha Baixa, ou de mais gentes da Cunha Baixa ?
O meu interesse prende-se com:
António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.

Palpita-me que esta Ana Pais pode ter algo a ver com Amarais...

Ando às cegas com estes meus asecendentes, daí o meu pedido de ajuda!

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#58780 | jliberato | 26 fev 2004 10:17 | Em resposta a: #58300

Cara confrade,
De regresso a Bruxelas, aonde resido, posso agora responder-lhe.
Eu tenho bastantes elementos de freguesias como São Romão, Seia, Tourais, Oliveira do Hospital, Sandomil, Belmonte, Santar, São Martinho, São Pedro de France.
A pouco e pouco, vou publicar aqui no Forum o que tenho como tenho feito em relação a muitos outros locais. Já publicou aqui o que tem?
Por agora as minhas prioridades são o Marmeleiro, Sertã, e as pesquisas sobre Eusébio Ribeiro Machado e sobre a família Farto.
E lançarei em breve um tópico sobre a freguesia de Ferreira de Aves, concelho de Sátão.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#59325 | Eduardo Osório | 02 mar 2004 08:13 | Em resposta a: #58333

Caro António Godinho:

Desculpe só agora responder, mas andei em viagem. Cipriano do Amaral é filho de Amador do Amaral, Tabelião de Azurara (Chancelaria de D. Sebastião, 18-403), e de s. m. Ana Marques de Figueiredo. Este casal vem referido em F. Gaio, ttº Amarais, §18, N4.
Tiveram pelo menos dois filhos:
1 - Cipriano Pais do Amaral, acima, b. na Cunha Baixa a 27-09-1620, que vai casar em Santiago (Seia) a 10-01-1646 com Isabel Ferrão de Sequeira, com geração em Santiago.
2 - Isabel de Figueiredo, c. c. Estêvão Dias do Amaral, de Mangualde. Nunca estudei esta linha.

Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#59345 | A.Godinho | 02 mar 2004 12:52 | Em resposta a: #59325

Caro Eduardo Osório

Fico-lhe muito agradecido por esta indicação.
Palpita-me que se trata da mesma gente e é mais uma pista a explorar.
Se acaso deparar com mais gente que possa estar ligada aos meus ascendentes da Cunha Baixa , Senhorim etc., ficar-lhe-ia muito grato se mo dissesse.

Renovados agradecimentos.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#69216 | Eduardo Osório | 09 jul 2004 09:21 | Em resposta a: #41163

Caro Miguel Mora:

Aceitando uma sua proposta de Maio do ano passado (!), gostaria de obter os seus elementos acerca do seguinte:

1. Descendência de Aleixo de Abranches e de s. m. Maria Gaspar, de Vila Cova. Tomei nota que era 10º neto de Manuel de Abranches.

2. Descendência de Miguel Nunes de Abranches e de Maria Nunes de Matos, de Galizes. Parece-me ter dito noutro lugar que descendia de uma Águeda Nunes de Abranches.

No trabalho que estou a desenvolver, desenvolvo as várias linhas apenas até ao final do sec. XVIII, com indicação, quando há, das principais famílias que dali se continuam.

Agradeço a sua atenção.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76765 | Eduardo Osório | 08 nov 2004 19:56 | Em resposta a: #42146

Caro J. Liberato:

Pedindo desculpa por estar a voltar a este assunto após tanto tempo, gostaria de saber a descendência deste Padre José de Abrantes de Gouveia até às pessoas que tenham nascido aí por 1800. Se não lhe der muito trabalho, claro.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76773 | jliberato | 08 nov 2004 21:32 | Em resposta a: #76765

Caro Eduardo Osório,
Com imenso prazer. Só lhe peço que se publicar alguma coisa mencione a proveniência.
1. Padre José Abrantes de Gouveia, nasceu em Vide, Seia, aos 19-03-1654. Teve de Iria Mateus:

2. Maria de Abrantes, natural de São Gião, que casou com Bernardo Francisco aos 28-04-1712 no Freixial, e teve:

3. Maria nascida aos 05-03-1713, smn
3. José de Abrantes, que segue
3. Águeda nascida aos 05-06-1719, smn
3. Helena nascida aos 20-04-1725, smn

3. José de Abrantes nasceu no Freixial aos 13-05-1716, casou com Maria dos Santos e teve:

4. Manuel de Abrantes nascido no Freixial aos 15-10-1751. Casou em Valverde, Fundão
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76782 | Sobral | 09 nov 2004 00:11 | Em resposta a: #76765

Caro Eduardo Osório

Não tendo o pedido sido dirigido a mim, peranta as incansáveis contribuições que tem prestado neste forum, das quais aproveitei muitos dados para consolidar os meus conhecimentos sinto-me na obrigação de prestar o meu contributo. Peço desculpa da forma como os dados vão transmitidos(usei o PAF).
O meu interesse por esta família advém de se 8º neto de João de Abrantes e Beatriz Marques pais deste Padre.

First Generation

1. Pde. José de Abrantes e Gouveia was born in 1655. He died on 14 09 1718 in Freixial dos Potes.

José married Iria Mateus . Iria was born in S. Gião.

They had the following children:

+ 2 M i. Manuel de Abrantes .

+ 3 F ii. Maria de Abrantes .


Second Generation

2. Manuel de Abrantes (José de Abrantes e) was born in Vide.

Manuel married Ana Francisca Vaz daughter of Manuel Francisco Silvestre and Ana Vaz Freire. Ana was born in Casegas.

They had the following children:

+ 4 F i. Maria de Abrantes .

5 M ii. José de Abrantes was born on 4 09 1721 in Casegas. He died on 21 12 1801 in Casegas.
José married Maria Antunes Pinto daughter of Domingos Francisco Pinto and Águeda Francisca dos Santos on 1 05 1762 in Casegas. Maria was born on 3 12 1732 in Sobral de S. Miguel. She died on 21 12 1801 in Casegas.

+ 6 M iii. Manuel de Abrantes .

3. Maria de Abrantes (José de Abrantes e).

Maria married Bernardo Francisco son of Manuel Francisco Silvestre and Ana Vaz Freire on 28 04 1712 in Freixial dos Potes. Bernardo was born in Casegas. He was christened on 12 09 1688 in Casegas.

They had the following children:

7 M i. José de Abrantes was born on 13 05 1716 in Freixial dos Potes.
José married Maria dos Santos daughter of Domingos Rodrigues Lobato and Maria Simão on 13 06 1747 in Freixial dos Potes. Maria was born in Freixial dos Potes.

8 F ii. Helena de Abrantes was born in Freixial dos Potes.

9 F iii. Maria de Abrantes was born on 5 03 1717 in Freixial dos Potes.
Maria married José Leitão on 9 07 1736 in Freixial dos Potes. José was born in Peradentes, S. Vicente da Beira.

10 F iv. Águeda de Abrantes was born on 5 06 1719 in Freixial dos Potes.


Third Generation

4. Maria de Abrantes (Manuel de Abrantes, José de Abrantes e).

Maria married Manuel Antunes son of João Antunes and Catarina Rodrigues.

They had the following children:

+ 11 M i. Manuel de Abrantes was born on 8 04 1731.


12 F ii. Maria de Abrantes was born on 13 03 1736 in Casegas.

+ 13 F iii. Clara de Abrantes was born on 1 10 1741.

14 M iv. José de Abrantes was born on 10 08 1744 in Casegas.

+ 15 F v. Ana Maria de Abrantes was born on 21 07 1745.

16 M vi. Hermenegildo de Abrantes was born on 23 04 1750 in Casegas.

6. Manuel de Abrantes (Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born in Casegas.

Manuel married Isabel Dias daughter of Manuel Francisco and Clara Dias. Isabel was born in Alcaria.

They had the following children:

17 M i. Lourenço de Abrantes was born on 18 08 1737 in Alcaria.

+ 18 F ii. Maria Clara de Abrantes was born on 1 11 1740.

19 F iii. Manuel de Abrantes was born on 11 06 1747 in Alcaria.


Fourth Generation

11. Manuel de Abrantes (Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 8 04 1731 in Casegas.

Manuel married Catarina Antunes daughter of João Antunes Serralheiro and Catarina Francisca Antunes Ribeiro.

They had the following children:

+ 20 F i. Maria Antunes de Abrantes was born on 31 07 1764.

+ 21 F ii. Luísa Antunes de Abrantes was born on 13 08 1769.

+ 22 M iii. Manuel de Abrantes was born on 28 11 1772.

13. Clara de Abrantes (Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 1 10 1741 in Casegas.

Clara married Capitão José Dias Neves son of Manuel Dias Neves and Maria de Carvalho Barata não casaram. José was born on 12 03 1711 in Casegas. He died on 2 01 1798.

They had the following children:

23 F i. Pulquéria Dias Neves .

15. Ana Maria de Abrantes (Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 21 07 1745 in Casegas.

Ana married Francisco Gonçalves son of Francisco Fernandes and Luísa Gonçalves on 20 01 1765 in Casegas.

They had the following children:

24 F i. Maria de Abrantes was born on 27 04 1766 in Casegas.

+ 25 F ii. Rosália Maria de Abrantes was born on 24 08 1770.

+ 26 M iii. José de Abrantes was born on 2 09 1785.

+ 27 M iv. Manuel de Abrantes .

+ 28 F v. Francisca de Abrantes .

+ 29 F vi. Ana Maria de Abrantes .

18. Maria Clara de Abrantes (Manuel de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 1 11 1740 in Alcaria.

Maria married Manuel Gonçalves Pissarra son of Manuel Gonçalves Pissarra and Helena Gonçalves. Manuel was born in Alcaria.

They had the following children:

+ 30 M i. Domingos de Abrantes was born on 22 12 1772.

31 M ii. Francisco Pissarra was born on 5 10 1774 in Alcaria.

32 M iii. João de Abrantes Pissarra was born on 3 06 1776 in Alcaria.

+ 33 F iv. Maria Clara de Abrantes was born on 4 03 1778.

34 F v. Josefa de Abrantes Pissarra was born on 20 03 1780 in Alcaria.

+ 35 M vi. Manuel de Abrantes .


Fifth Generation

20. Maria Antunes de Abrantes (Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 31 07 1764 in Casegas.

Maria married Joaquim José da Costa son of Luís Francisco and Ana Duarte. Joaquim was born in Piódão.

They had the following children:

36 F i. Maria da Costa was born on 17 11 1799 in Casegas.

21. Luísa Antunes de Abrantes (Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 13 08 1769 in Casegas.

Luísa married Manuel Ventura son of António Martins and Isabel Francisca. Manuel was born in Cabril.

They had the following children:

+ 37 F i. Maria Ventura de Abrantes was born on 14 08 1794.

+ 38 M ii. Manuel Ventura de Abrantes was born on 9 05 1797.

+ 39 F iii. Helena Antunes was born on 4 01 1800.

+ 40 F iv. Rosália Antunes de Abrantes was born on 10 08 1803.

41 F v. Ana de Abrantes was born on 20 07 1806 in Casegas.

22. Manuel de Abrantes (Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 28 11 1772 in Casegas.

Manuel married Ana André daughter of Manuel André and Maria Lopes on 20 05 1803 in Casegas. Ana was born on 2 01 1786 in Sobral de S. Miguel.

They had the following children:

+ 42 M i. António de Abrantes .

43 M ii. José de Abrantes was born on 16 07 1810 in Casegas.

44 M iii. Joaquim de Abrantes was born on 16 12 1812 in Casegas.

45 M iv. José de Abrantes was born on 27 04 1817 in Casegas.

46 F v. Maria de Abrantes was born on 31 05 1820 in Casegas.

25. Rosália Maria de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de
Abrantes e) was born on 24 08 1770 in Casegas.

Rosália married José Francisco Antunes son of Manuel Antunes da Neta and Maria Francisca in 1790 in Casegas. José was born in Casegas.

They had the following children:

47 M i. José Antunes was born on 15 08 1791 in Casegas.

48 F ii. Maria Antunes was born on 21 07 1794 in Casegas.

49 M iii. Luís Antunes was born on 14 09 1799 in Casegas.

50 F iv. Ana Antunes was born on 3 06 1804 in Casegas.

26. José de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 2 09 1785 in Casegas.

José married Helena Antunes Soares daughter of Manuel Francisco Soares and Maria Francisca on 29 05 1819 in Casegas. Helena was born on 11 01 1799 in Casegas.

They had the following children:

51 F i. Margarida de Abrantes was born on 15 05 1820 in Casegas.

52 F ii. Maria de Abrantes was born on 26 02 1823 in Casegas.

53 M iii. José de Abrantes was born on 28 01 1824 in Casegas.

54 M iv. Bernardo de Abrantes was born on 15 01 1828 in Casegas.

55 M v. Bernardo de Abrantes was born on 4 05 1831 in Casegas.

56 F vi. Ana de Abrantes was born on 23 11 1832 in Casegas.

27. Manuel de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e).

Manuel married Maria Pires daughter of José Lopes and Maria Pirtes on 20 05 1803 in Casegas. Maria was born in Aldeia de S. Francisco.

They had the following children:

57 M i. José de Abrantes was born on 15 01 1804 in Casegas.

58 M ii. Elias de Abrantes was born on 6 10 1806 in Casegas.

59 F iii. Teresa de Abrantes was born on 1 07 1809 in Casegas.

60 M iv. João de Abrantes was born on 12 11 1811 in Casegas.

61 F v. Maria de Abrantes was born on 6 12 1814 in Casegas.

28. Francisca de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born in Casegas.

Francisca married Domingos de Oliveira son of Manuel de Oliveira and Maria Nunes. Domingos was born in Alqueve, Folques.

They had the following children:

62 F i. Maria de Oliveira was born on 20 10 1806 in Casegas.

63 M ii. António de Oliveira was born on 26 11 1807 in Casegas.

64 M iii. Joaquim der Oliveira was born on 12 08 1809 in Casegas.

65 F iv. Maria de Oliveira was born on 17 05 1811 in Casegas.

66 F v. Ana de Oliveira was born on 26 06 1815 in Casegas.

+ 67 F vi. Rita de Oliveira was born on 20 09 1817.


+ 68 M vii. José Maria de Oliveira was born on 18 05 1821.

29. Ana Maria de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e).

Ana married (1) Pedro Fernandes da Costa son of Luís Francisco and Ana Duarte on 2 01 1794 in Casegas. Pedro was born in Piódão.

They had the following children:

+ 69 F i. Angélica de Abrantes .

70 F ii. Josefa da Costa was born on 7 10 1794 in Casegas.


Ana married (2) Manuel Antunes son of Cipriano Antunes and Josefa Antunes on 20 02 1800 in Casegas. Manuel was born in Alcaria.

They had the following children:

+ 71 M iii. Luís Antunes .

30. Domingos de Abrantes (Maria Clara de Abrantes, Manuel de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 22 12 1772 in Alcaria.

Domingos married Maria Bernarda Lopes daughter of José Lopes and Bernarda Maria.

They had the following children:

72 F i. Maria de Abrantes was born on 24 12 1804 in Alcaria.

33. Maria Clara de Abrantes (Maria Clara de Abrantes, Manuel de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 4 03 1778 in Alcaria.

Maria married Diogo Antunes son of Manuel Antunes and Isabel Lourenço. Diogo was born in Qtª Nova do Salgueiro, Covilhã.

They had the following children:

73 F i. Maria Antunes was born on 22 04 1801 in Alcaria.

74 M ii. José Antunes was born on 3 03 1813 in Alcaria.

35. Manuel de Abrantes (Maria Clara de Abrantes, Manuel de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born in Alcaria.

Manuel married Maria da Silva daughter of Jacinto da Silva and Quitéria Maria. Maria was born in Vales.

They had the following children:

75 M i. José de Abrantes was born on 2 01 1800 in Alcaria.

76 M ii. Manuel de Abrantes was born on 10 08 1802 in Alcaria.

77 M iii. Joaquim de Abrantes was born on 5 05 1808 in Alcaria.


Sixth Generation

37. Maria Ventura de Abrantes (Luísa Antunes de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 14 08 1794 in Casegas.

She had the following children:

78 F i. Ana Ventura was born on 9 11 1816 in Casegas.

+ 79 F ii. Tecla Ventura was born on 14 09 1827.

38. Manuel Ventura de Abrantes (Luísa Antunes de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 9 05 1797 in Casegas.

Manuel married Joaquina Pires daughter of Manuel Tomé Pires and Isabel Maria. Joaquina was born in Casegas.

They had the following children:

80 F i. Ana de Abrantes was born on 8 10 1820 in Casegas.

81 M ii. Paulo Ventura de Abrantes was born on 23 07 1822 in Casegas.

82 M iii. Joaquim Ventura de Abrantes was born on 5 12 1823 in Casegas.

83 M iv. Paulo Ventura de Abrantes was born on 6 06 1826 in Casegas.

84 F v. Joaquina Ventura de Abrantes was born on 14 09 1828 in Casegas.

85 M vi. Manuel Ventura de Abrantes was born on 27 08 1830 in Casegas.

39. Helena Antunes (Luísa Antunes de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 4 01 1800 in Casegas.

Helena married João Simões son of José Simões and Maria Rodrigues. João was born in Malhada Chã.

They had the following children:

86 M i. António Simões was born on 30 01 1824 in Casegas.

87 M ii. Joaquim Simões was born on 10 10 1826 in Casegas.

40. Rosália Antunes de Abrantes (Luísa Antunes de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 10 08 1803 in Casegas.

She had the following children:

88 F i. Ana Ventura was born on 22 11 1841 in Casegas.

42. António de Abrantes (Manuel de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born in Casegas.

António married Maria Gaspar de Araújo daughter of João de Araújo and Maria Joaquina Gaspar on 13 10 1834 in Casegas. Maria was born on 27 05 1810 in Casegas.

They had the following children:

89 F i. Maria de Abrantes was born on 3 08 1835 in Casegas.

90 M ii. Joaquim de Abrantes was born on 30 06 1837 in Casegas.

91 F iii. Carolina de Abrantes was born on 2 10 1842 in Casegas.

92 F iv. Delfina de Abrantes was born on 1 04 1845 in Casegas.

93 M v. José de Abrantes was born on 1 11 1848 in Casegas.

67. Rita de Oliveira (Francisca de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 20 09 1817 in Casegas.

Rita married Joaquim Duarte son of Manuel Duarte and Helena Branco. Joaquim was born on 17 10 1817 in Casegas.

They had the following children:

94 M i. José Duarte was born on 8 11 1843 in Casegas.

95 M ii. António Duarte was born on 5 12 1846 in Casegas.

96 M iii. Agostinho Duarte was born on 29 10 1849 in Casegas.

68. José Maria de Oliveira (Francisca de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 18 05 1821 in Casegas.

José married Antónia Ambrósio daughter of José Ambrósio and Maria Pulquéria. Antónia was born in Barroca do Zêzere.

They had the following children:

97 M i. Francisco de Oliveira was born on 14 09 1842 in Casegas.

98 F ii. Maria de Oliveira was born on 2 07 1845 in Casegas.

99 M iii. João de Oliveira was born on 10 07 1848 in Casegas.

100 F iv. Maria Joaquina de Oliveira was born on 16 05 1850 in Casegas.

69. Angélica de Abrantes (Ana Maria de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born in Casegas.

Angélica married Manuel Simão Furtado son of Manuel Simão Furtado and Águeda Francisca. Manuel was born in Relvas, Ourondo.

They had the following children:

+ 101 F i. Maria Angélica Furtadao was born on 7 09 1815.

102 F ii. Ana Furtadao was born on 5 02 1818 in Casegas.

103 F iii. Rita Furtadao was born on 8 09 1821 in Casegas.

104 M iv. João Furtadao was born on 27 11 1824 in Casegas.

105 F v. Carolina Furtadao was born on 2 08 1827 in Casegas.

106 F vi. Sinfrásia Furtadao was born on 16 07 1829 in Casegas.

107 F vii. Ana de Abrantes was born on 13 04 1832 in Casegas.

71. Luís Antunes (Ana Maria de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e).

Luís married Teresa Gaspar daughter of Manuel Fernandes Gaspar and Maria Francisca.

They had the following children:

108 F i. Rosária Antunes was born on 4 07 1825 in Casegas.


Seventh Generation

79. Tecla Ventura (Maria Ventura de Abrantes, Luísa Antunes de Abrantes, Manuel de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 14 09 1827 in Casegas.

She had the following children:

109 F i. Ana Ventura was born on 30 11 1849 in Casegas.

101. Maria Angélica Furtadao (Angélica de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Ana Maria de Abrantes, Maria de Abrantes, Manuel de Abrantes, José de Abrantes e) was born on 7 09 1815 in Casegas.

Maria married Francisco de Morais son of José Amaro Cardoso and Cândida Rosário de Morais. Francisco was born in Covilhã.

They had the following children:

110 F i. Felismina de Morais was born on 10 01 1836 in Casegas.

111 M ii. José de Morais was born on 8 04 1841 in Casegas.

112 F iii. Maria de Morais was born on 28 12 1843 in Casegas.

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76855 | Eduardo Osório | 09 nov 2004 19:07 | Em resposta a: #76782

Caro Sobral:

Agradeço a sua mensagem, e fico muito satisfeito por saber que aproveitou alguma coisa do que aqui escrevi. Estes elementos são para próxima publicação, e vou estudar atentamente o que me enviou.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76887 | rmfrp | 09 nov 2004 22:54 | Em resposta a: #76782

Caro Gabriel Santos:

Em primeiro lugar não posso deixar de agradecer a torrente de informação que acaba de nos oferecer. Não sou descendente do Pe. José de Abrantes mas tenho parentesco com os cônjuges de ambos os filhos, Maria e Manuel, pelo que tenho muito interesse em toda a descendência.

É possível que eu tenha algo a acrescentar relativamente a alguns ramos que envolvem pessoas minhas conhecidas, mas só após uma análise mais demorada poderei dar alguma indicação nesse sentido.

De imediato, porém, chamou-me a atenção a sua indicação do nome da esposa de Manuel Francisco Silvestre como sendo Ana Vaz FREIRE. Onde encontrou o apelido Freire? Eu tenho-a apenas como Ana Vaz, sendo filha de um casal de antepassados meus, Manuel Afonso e Maria Vaz, de cuja ascendência nada sei. Como referi em tempos neste Fórum, há muito que suspeito que este Vaz sejam dos mesmos da famíla Vaz Freire, de quem descendo 6 vezes, mas nunca encontrei nenhum documento que o confirmasse.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#76888 | Eduardo Osório | 09 nov 2004 22:59 | Em resposta a: #76782

Caro Sobral:

Já «digeri» os seus elementos. Vou aproveitar uma pequena parte, por uma questão de equilíbrio do meu trabalho, que é sobretudo da região de Seia e arredores. Chamo-lhe a atenção para que o Padre José de Abranches de Gouveia é filho, não do seu antepassado João de Abranches de Gouveia, mas sim de um irmão deste, Luís de Abranches de Gouveia, que casou com Catarina Pedroso. Estes pais estão confirmados no seu processo de ordenação. Por sinal, até me interessa mais a sua linha, que me parece residiu na Vide durante mais tempo e da qual tenho várias ordenações que também lhe poderão interessar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#77069 | AP1967 | 12 nov 2004 00:37 | Em resposta a: #25690

Caro amigo!
Ainda sou novato nisto da Genealogia.
De qualquer forma aqui deixo uma informação, que poderá ou não ter interesse:
A minha mãe tem como apelidos: Nunes Fragoso. O pai dela (meu avô materno), descende da família Fragoso (oriundos do concelho da Meda - ele nasceu mais precisamente na freguesia da Coriscada) e nasceu em 1890, mas os seus antepassados são daquele concelho; A mãe dela (minha avó materna), descende da família Nunes (oriundos do Concelho de Pinhel) e nasceu em 1897 (mais precisamente na freguesia de Cidadelhe.
Naturalmente destes meus antepassados tenhos mais dados.
Caso tenha mais informações muito agradecia igualmente.

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#77099 | jliberato | 12 nov 2004 11:30 | Em resposta a: #76782

Caro Sobral,
Excelente trabalho.
Alguns comentários:
-O padre José de Abrantes e Gouveia nasceu aos 19-03-1654
-Não casou evidentemente. O casamento deriva do programa utilizado.
-A minha mulher descende do (7Mi) José de Abrantes
-Helena de Abrantes (8Fii) nasceu aos 20-04-1726.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#77147 | Sobral | 12 nov 2004 20:43 | Em resposta a: #77099

Caro Liberato

Evidentemente o Pe. José de Abrantes não casou.
A razão da descendência em Casegas deriva do facto de o Pe. ter paroquiado esta freguesia .
Devo rectificar, como disse o confrade Eduardo Osório, não é filho de João de Abrantes mas sobrinho, filho de Luís. Sou igualmente descendente do avô João de Abrantes cc Ana de Gouveia, por vários ramos.
Por simplificação as datas que não indicam localidade são remissivas à residência dos pais.
Tenho ideia que a família Abrantes teve continuação no Telhado pelo casamento do Joé com Maria dos Santos. Todavia não encontro essa referência nos meus apontamentos quando tentei verificar se havia alguma ligação ao Alf. José dos Santos Leal.
Quanto ao apelido que leva a mãe de Bernardo Francisco (Freire) não tenho daos de onde o fui buscar. O certo é nem a mãe, nem as irmãs o usam.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#77155 | jliberato | 12 nov 2004 22:55 | Em resposta a: #77147

Caro Gabriel Santos,
A descendência de José Abrantes e Maria dos Santos que conduz à minha mulher radicou_se em Valverde, Fundao.
Um abraço
JLiberato
Paris

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#77271 | Eduardo Osório | 15 nov 2004 09:05 | Em resposta a: #29889

Caro António Borba:

Voltando a este assunto (!), estou convencido que Miguel Nunes de Abreu era filho de Manuel Nunes de Abreu e de sua mulher Maria Gomes Pinto, ramo conhecido destas famílias na região e que estou a estudar para publicação, embora só até à geração que tenha nascido por 1800.

Miguel era natural de Vila Cova, como consta do assento de falecimento de sua mulher.

Para o meu trabalho, peço-lhe o favor de completar o seguinte parágrafo com datas, profissões ou outros elementos:

BERNARDA BORGES, b. a 24-09-1741, casou em Vila Pouca a 16-08-1776 com MANUEL NUNES FRAGOSO, filho de Manuel Nunes e de sua mulher Luzia Nunes. Tiveram:

FELÍCIA BERNARDA BORGES, que casou com ANTÓNIO JOSÉ FERREIRA CABRAL, n. em Pinhanços a 17-12-1811, com geração ..................?

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#77330 | aborba | 15 nov 2004 23:03 | Em resposta a: #77271

Caro Eduardo Osório,

posso-lhe enviar em ficheiro de GenoPro, tudo o que tenho sobre este ramo da minha familia por email.
Pode contactar-me para o meu, ToMaBorbaarrobamailpontotelepacpontopt.

Com os melhores cumprimentos

António Borba

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#80488 | jliberato | 31 dez 2004 07:39 | Em resposta a: #25690

Caro confrade,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#80489 | jliberato | 31 dez 2004 07:40 | Em resposta a: #28309

Caro confrade,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#80490 | jliberato | 31 dez 2004 07:41 | Em resposta a: #41163

Caro confrade,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#80491 | jliberato | 31 dez 2004 07:42 | Em resposta a: #58300

Cara Fernanda,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#80492 | jliberato | 31 dez 2004 07:42 | Em resposta a: #42161

Caro amigo Conde,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Um abraço e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#80493 | jliberato | 31 dez 2004 07:47 | Em resposta a: #46224

Caro confrade,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#80494 | jliberato | 31 dez 2004 07:50 | Em resposta a: #77069

Caro confrade,
Chamo a sua atenção para o tópico Nunes que vou lançar.
Cumprimentos e bom ano.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#80497 | Conde | 31 dez 2004 10:35 | Em resposta a: #80492

Agradeço a nota. Bom Ano de 2005.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Nunes de Abranches, de Galizes

#80511 | Jmiranda | 31 dez 2004 14:28 | Em resposta a: #41192

Pedindo também desculpa pela intromissão, gostaria de saber se estes Nunes de Abranches terão alguma ligação com uns "Almeida Abranches" de Oliveira do Hospital / Lageosa.
Muito obrigado
JM

Resposta

Link directo:

RE: Nunes de Abranches, de Galizes

#80536 | Eduardo Osório | 01 jan 2005 12:13 | Em resposta a: #80511

Caro J. Miranda:

Lamento não poder ajudar, mas não conheço Almeidas Abranches em Oliveira do Hospital / Lajeosa.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#87105 | rmfrp | 28 mar 2005 22:46 | Em resposta a: #76782

Caro Gabriel Santos:

Só recentemente tive oportunidade de analisar em detalhe a descendência do Pe. José de Abrantes e Gouveia, com a qual tenho parentesco visto ambos os filhos deste padre terem casado com parentes meus. Aproveito a ocasião para renovar os meus agradecimentos por mais esta inestimável contribuição. Gostaria porém de chamar a atenção para duas situações duvidosas, que passo a expor.

- Indica-se aqui que 25. Rosália Maria de Abrantes casou em 1790 em Casegas com José Francisco Antunes, filho de Manuel Antunes da Neta e Maria Francisca. No entanto, a genealogia dos Pachecos que em boa hora colocou também neste Fórum indica que o mesmo José Francisco Antunes casou a 26 de ... de 1790 com Rosália Maria Antunes Pacheco.

- Da mesma forma, no presente tópico indica-se que 29. Ana Maria de Abrantes casou a 02.01.1794 em Casegas com Pedro Fernandes da Costa, filho de Luís Francisco e Ana Duarte. No entanto, no tópico dos Pachecos aparece um outro Pedro da Costa, também filho de Luís Francisco e Ana Duarte, que casa no mesmo dia 02.01.1794 com Ana Maria Pacheco.

Não tive oportunidade de consultar os correspondentes livros paroquiais, pelo que não sei qual a hipótese correcta em cada caso.

Para terminar, gostaria de referir a curiosidade de ter encontrado, num registo do século XVI em Dornelas do Zêzere, referência a um lugar misterioso chamado "Freixial dos Oleiros" que agora julgo finalmente entender tratar-se do Freixial que está actualmente integrado na freguesia do Telhado e é denominado também Freixial dos Potes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#87226 | jliberato | 30 mar 2005 22:24 | Em resposta a: #87105

Caro Rui Pereira,
Como julgo que já referi, a minha mulher descende também do Padre José de Abrantes Gouveia.
Ele teve de Iria Mateus, esta nascida aos 08-02-1655 em São Gião, Maria Abrantes que casou com Bernardo Francisco, no Freixial aos 28-04-1712.
Possuo a descendência até à actualidade.
Encontrei um Valente em Loulé. Vou pô-lo em breve num dos tópicoa algarvios, que se tornaram u7m dos pontos fortes deste Forum.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#143684 | vitamina | 11 fev 2007 19:28 | Em resposta a: #53447

Caro Miguel Moura

Veja o que eu encontrei na Celavisa:

1 António Godinho e de sua mulher Isabel Vaz, moradores na Celavisa
--2 Maria Luís c. a 15.02.1708 Celavisa c. Manuel Simões, filho de Manuel Simões e de Domingas André, (em 1708 já defunta), moradores na Celavisa
--2 António Godinho c. a 25.09.1710 Celavisa c. Inês Gomes, filha de João Gomes e de sua mulher Ana Gomes, moradores na Celavisa

Os meus cumprimentos,
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Padres da Beira

#218752 | mcloureiro | 18 jan 2009 02:00 | Em resposta a: #42142

Caro Eduardo Osório,

Após ter consultado a descendência de Silvestre Afonso e Cecília de Abranches, junto do seu livro Raízes da Beira (vol I) encontrei este seu post onde é referido que Cecília de Abranches é filha de João Afonso Abranches.
Contudo no seu livro em Abranches de São Romão, já não há referência ao assunto.

Pode confirmar-me que não existe o parentesco?

Muito Obrigado,
Miguel Loureiro

Resposta

Link directo:

Cecília de Abranches

#218762 | E. Osório | 18 jan 2009 11:07 | Em resposta a: #218752

Caro Miguel Loureiro,

Tem razão em apontar a contradição. Durante algum tempo, tive essa Cecília de Abranches como filha do casal que indica, mas levantava-me alguns problemas, pois ela parece ser de Maceira e os eventuais pais de Torrozelo ou São Romão. Acabei poir decidir pazer um título independente - Abranches, de Maceira - o que permite aguardar por alguma nova informação, de modo a fazer - ou não - a ligação.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#336482 | jmiller | 09 out 2013 04:28 | Em resposta a: #46269

tenho registo de uma Isabel de Cáceres (Avô, Oliveira do Hospital), mãe de Manuel Dias (também de Avô), casado a 11.1.1706, em Alvoco das Várzeas, com Ana Fernandes (1670?), filha de Águeda Fernandes e Manuel Lopes, ambos da mesma terra de Alvoco, Oliveira do Hospital. Poderá ter alguma relação com os Cáceres de que fala?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: nunes fragoso de vila pouca da beira

#336561 | mtekas | 10 out 2013 22:14 | Em resposta a: #28309

Boa noite

Estou à procura de elementos da família Nunes Fragoso, desconhecendo se na realidade pertencem à mesma família ou não, mas as coincidência são enormes.

Eu procuro elementos sobre José Nunes Fragoso, que era filho de Luís Nunes Fragoso e de Anna Rodrigues Fontura, elementos estes retirados do assento de casamento, que casou em 20/01/1777, em São Julião, Setúbal, diz ter sido batizado no Bispado da Guarda, teve um filho de nome Manuel Nunes Fragoso, que nasceu em São Julião, Setúbal. Se eventualmente tiver informações sobre o mesmo, agradecia.

Cumprimentos

Teresa Sousa

Resposta

Link directo:

nunes fragoso de vila pouca da beira

#424646 | IsabelR | 02 jun 2020 11:51 | Em resposta a: #29889

Caro António Borba,

Os Nunes d'Abreu de Santarém (Romeira) são meus ascendentes (João Nunes - Várzea- casado com Maria Antónia - Romeira-,circa 1750, pais de Joze Nunes d'Abreu - Romeira- casado com Maria Roza Gomes - Tremez-, por sua vez pais de D. Joanna Olympia da Piedade e de João Nunes de Abreu (ambos meus tetravós porque os filhos de ambos, primos, se casaram) mas tenho alguma dificuldade com a genealogia (ascendência destes, e as datas) pela destruição que houve de arquivos, ali, durante as invasões Francesas. Também há Fragosos, pelo meio, sempre da Várzea, Santarém. Mas de onde terão vindo? terão a ver com estes de Vila Pouca, ou outros? O que fariam (para além de proprietários)?Talvez me possa ajudar.
Atentamente,
Isabel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 10:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen