Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27592 | aeiou2 | 29 set 2002 15:24

Olá a todos!
Alguém me saberá dizer com quem casou e sua descendência
Desde já agradeço qualquer ajuda
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27615 | magalp | 29 set 2002 18:37 | Em resposta a: #27592

Maria

Sei q. teve um filho, o qual assistiu à morte do pai, morto a golpes de espada pelo Coronel Romão, do "Exército Libertador", na outra margem e na véspera da tomada de Lisboa. Esse Coronel Romão era um dos adjuntos do comando da Divisão Ligeira, do valentíssimo General Schwalbach.
Não sei porém o destino desse seu filho.

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27745 | Francisco de Novais | 01 out 2002 12:20 | Em resposta a: #27592

Olá Maria

O brigadeiro Joaquim Teles Jordão tirou carta d'armas,que aliás consta do "Arquivo Heráldico-Genealógico" do Visconde de Sanches de Baena.

Melhores cumprimentos,

FPN

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27747 | aeiou2 | 01 out 2002 12:58 | Em resposta a: #27745

Caro amigo
Muito obrigada pela informação,que também já era do meu conhecimento.
Melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27816 | alentejo | 01 out 2002 19:16 | Em resposta a: #27592

Maria,


Segundo informação não confirmada, era neto do Joaquim Telles Jordão o Robles Monteiro, casado com Amélia Rey Collaço.

Cumptos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27822 | aeiou2 | 01 out 2002 19:45 | Em resposta a: #27816

Caro Nuno Borrego
Seria neto do Joaquim Telles Tordão,pois nasceu em 9.9.1888,S.Vicente da Beira e chamava-se Felisberto Telles Jordão Robles Monteiro cc.Amélia Rey Colaço.
Vou perguntar á interessada.
Muito obrigada
Maria
PS.Espero que o correio me entregue o livro recentemente lançado

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27824 | aeiou2 | 01 out 2002 19:57 | Em resposta a: #27816

Caro Nuno Borrego
Está no GP até ao pai Felisberto Teles Jordão Monteiro.Este deve ser filho de uma filha do Brigadeiro.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27828 | alentejo | 01 out 2002 20:45 | Em resposta a: #27822

Maria,

O livro do Dom Miguel está no correio.
Tinha para aqui alguns elementos desta família. O proc. do Brig. telles Jordão não o consultei porque estava em Chelas (dependência do AHM) e apesar de solicitado por mim não o vi no período concedido para o efeito.
Espero que estes elementos lhe sejam úteis.

Melhores Cumprimentos

NB




I JOSÉ GOMES DUARTE, nasceu em Nave de Aver, bispado de Lamego. Casou com CLARA TERESA, natural da Guarda. Tiveram:

1 (II) BERNARDO TELLES JORDÃO, que segue.

II BERNARDO TELLES JORDÃO, nasceu na Guarda. Casou com CATARINA DA CONCEIÇÃO BARRETO, natural de Castelo Branco, filha de Alexandre Lopes de Azevedo, natural de Almendra, e de sua mulher Brizída Maria Barreto, natural de Castelo Branco. Tiveram:

1 (III) FRANCISCO, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 17-II-1771, sendo bap. a 25-II-1771.
2 (III) LUÍS TELLES JORDÃO, casou com LUCIANA JOAQUINA, nascida no Lugar da Faia, filha de Manuel Afonso e de sua mulher Rosária Teresa. Tiveram:

1 (IV) LUCAS, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 29-X-1805, sendo bap. a 07-IX.
2 (IV) FRANCISCA, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 05-IV-1808, sendo bap. a 21-IV-1808 (foi padrinho seu tio António Telles Jordão).

3 (III) ANTÓNIO TELLES JORDÃO, casou com FRANCISCA BENEDITA DA ASCENÇÃO, natural de Almeida, filha de Manuel Francisco de Figueiredo, natural de Celorico, e de sua mulher Maria dos Reis, natural de Almeida. Tiveram:

1 (IV) ANTÓNIO, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 02-I-1803, sendo bap. a 10-I-1803.
2 (IV) JOAQUINA, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 25-V-1805, sendo bap. a 12-VI-1805.
3 (IV) FRANCISCO JOAQUIM TELLES JORDÃO, natural de São Vicente, Guarda, e falecido a 08-XII-1855. Casou na freguesia de São Tiago, Estremoz, com D. MARIA ISABEL CARDOSO, natural de São Gregório, Arraiolos, filha de Bernardino José Marques, natural de São Gregório, e de sua mulher Bernardina Micaela Facamelo, natural de Represa, Arraiolos.Tiveram:

1 (V) D. BELIZANDA CAROLINA TELLES JORDÃO, nascida na freguesia de São Tiago, Estremoz, a 12-IX-1824. Casou na Sé de Évora, a 07-VII-1851, com JOAQUIM EPIFÂNIO DA SILVEIRA E MENEZES, nasceu na freguesia de São Bartolomeu, Borba, a 16-I-1823 e morreu em Évora a 01-X-1876. Foi MFCR, por alvará de 02-X-1862 ; Capitão do Regimento de Cavalaria 5 (Évora).

4 (III) BERNARDO TELLES JORDÃO, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda. Casou com FRANCISCA BENEDITA, nascida na freguesia de São Vicente, Guarda, filha de José da Fonseca ..........., de São Vicente, Guarda, e de sua mulher Lourença Martins, natural de Linhares, Bispado de Salamanca. Tiveram:

1 (IV) MARIA, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 17-IX-1808, sendo bap. a 27-IX-1808.

5 (III) D. ANA AUGUSTA TELLES JORDÃO, nasceu na Guarda. Casou com JOSÉ COELHO DE OLIVEIRA, nascido no Lugar de Trinta, filho de João Coelho, natural da Guarda, e de sua mulher Joaquina da Fonseca, natural do Lugar de Trinta. Tiveram:

1 (IV) MARIA, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 21-IV-1813, sendo bap. a 03-V-1813 (foram padrinhos o Capitão Joaquim Telles Jordão e de irmão Maria, tios do baptizado).
2 (IV) D. JOAQUINA AMÁLIA, nasceu na freguesia de São Vicente, Guarda, a 07-VII-1814, sendo bap. a 19-VII-1814 (foram padrinhos António Telles Jordão e sua mulher Joaquina da Rocha, da Covilhã). Casou na freguesia de São Vicente, Guarda, a 10-III-1834, com MANUEL JOAQUIM DUARTE PIMENTEL, natural do Lugar do Telhado, filho de Manuel Joaquim Pimentel e de sua mulher Maria Duarte Monteiro.
3 (IV) LIBÂNIA AMÁLIA DE OLIVEIRA, casou na freguesia de São Vicente, Guarda, a 14-III-1846, com JOSÉ DA ASSUNÇÃO CORREIA DE FIGUEIREDO, filho de Manuel Joaquim Correia de Figueiredo e de sua mulher Ana Antónia da Silva.

6 (III) JOAQUIM TELLES JORDÃO, natural da Guarda. Capitão. Casou (?) com D. MARIANA RITA, natural do Lugar da Ramalhosa. Tiveram:

1 (IV) D. ANA EMÍLIA TELLES JORDÃO, natural da Guarda. Casou na freguesia de São Vicente, Guarda, a 25-II-1856, com BERNARDINO DA CUNHA PINTO, 2.º Sargento de Infantaria 12, filho de pais incógnitos.

7 (III) MARIANA TELLES JORDÃO

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27838 | aeiou2 | 01 out 2002 22:02 | Em resposta a: #27828

Caro Nuno Borrego
Muiot obrigada.Não percebo como são Teles Jordão.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#27839 | alentejo | 01 out 2002 22:05 | Em resposta a: #27838

Nem eu!!! lol

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#156672 | aboc | 20 mai 2007 05:14 | Em resposta a: #27839

Gostaria de saber: a)Data de nascimento de Joaquim Teles Jordão b)Se na realidade teve um irmão de nome ANTONIO TELES JORDAO, ESTE PAI DO CORONEL DO MESMO NOME ANTONIO TELES JORDAO

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#169336 | R.Monteiro | 04 out 2007 17:59 | Em resposta a: #27824

Felisberto Coelho Telles Jordão Monteiro,delegado da coroa e secretário da administração municipal de S.Vicente da Beira, hoje concelho de Castelo Branco,natural de São Pedro,Vila Real,era filho de Manuel Joaquim Duarte Monteiro,natural do Telhado,Fundâo, e de Joaquina Amália de Oliveira Telles Jordão, natural da Guarda.
Casou com Mariana Augusta Ribeiro Robles,natural de S.Vicente da Beira.
Fará a restante ligação se observar neste forum a mensagem de "alentejano".
Cumprimentos,
José Gaspar Robles Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#169366 | mtt | 04 out 2007 21:59 | Em resposta a: #169336

Caro José Gaspar Robles Monteiro
Pergunto-me se o “seu” Manuel Joaquim Duarte Monteiro, seria um que conheço menos mal.
O “meu” terá nascido por volta de 1826, filho de um solicitador portuense, teve um irmão, José Duarte Monteiro, que foi funcionário da Tesouraria da Câmara Municipal do Porto, e uma excêntrica irmã que casou com José António Soares Teixeira.
Foi secretário da redacção de uma revista de poesias inéditas, A Lira da Mocidade (Porto, 1848-49), e director de um jornal, também literário, O Pirata (Porto, 1850-51), tendo sido nomeado, em 1850, Delegado do Tesouro, na Delegação de Vila Real.
Acha que este Manuel Joaquim Duarte Monteiro, que descrevo, é aquele que refere na sua mensagem, ou trata-se de um seu homónimo?
O facto de ambos estarem associados a Vila Real, parece apontar para que coincidam na mesma pessoa.
Se assim for, muito gostaria de conhecer o que consta no seu assento de casamento − local, data e dados sobre a noiva − e a data do óbito.
Melhores cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#169478 | Augusto Tavares | 06 out 2007 18:08 | Em resposta a: #169336

Caro Senhor José Gaspar Robles Monteiro,

Presumo tratar-se de um descendente da família Ribeiro Robles, de São de Vicente da Beira.

Nesse sentido e porque vários membros dessa família aparecem a apadrinhas ascendentes da minha mulher, naturais daquela mesma localidade, e desconfiando que haja qualquer relação de parentesco, pedia o favor de me indicar possíveis relações e dados biográficos dos seguintes indivíduos, caso os possua, claro:

- José Ribeiro Robles c.c. Maria Antónia Robles (padrinhos de Baptismo - PB, 1911);

- José Ribeiro Robles e sua irmã Josefa Carolina Ribeiro, representada por seu cunhado João Silvestre Nogueira; os padrinhos eram filhos de Bernardo António Robles, PB 1845;

- José Ribeiro Robles, PB 1843

Agradeço qualquer informação.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#169479 | Augusto Tavares | 06 out 2007 18:11 | Em resposta a: #169336

Acabo de ver a sua ascendência na BD do Genea:

Por acaso, tem a ascendência de sua avó Brites Castanheira?

Renovo as saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170167 | R.Monteiro | 16 out 2007 13:16 | Em resposta a: #169479

Meu Caro,
Não tenho a ascendência de minha Bisavó Brites Castanheira.
Quanto a José Ribeiro Robles, lembro-me dele, como a minha avó Maria Amália Coelho Telles Jordão Robles Monteiro dizia era o "Primo José Ribeiro Robles".
Quanto às restantes pessoas referidas, não lhe sei acrescentar mais nada.
Por acaso o meu amigo não terá uma pista sobre os ascendentes de minha bisavó MARIANA AUGUSTA RIBEIRO ROBLES?
Agradecia qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170169 | R.Monteiro | 16 out 2007 13:33 | Em resposta a: #169366

Meu Caro Manuel,
Do assento de nascimento de minha Avó, MARIA AMÁLIA COELHO TELLES JORDÃO ROBLES MONTEIRO, consta como avô paterno, MANOEL JOAQUIM DUARTE MONTEIRO,natural do Telhado, casado com JOAQUINA AMÉLIA DE OLIVEIRA TELLES JORDÃO, natural da Guarda.
Entendo que tal indicação poderá não estar correcta dado que meu bisavô, FELISBERTO COELHO TELLES JORDÃO MONTEIRO, nasceu na freguesia de São Pedro, Vila Real.
Também "descobri" uma nova pista que estou a investigar,que é o Processo de Inventário Obrigatório aberto por óbito de JOAQUIM DUARTE TELLES JORDÃO MONTEIRO, em que foi inventariante, entre outros, Natália Augusta Ferreira, que desconheço quem seja.
Tal Processo está no Arquivo Distrital de Vila Real, com o código de referência PT-ADVRL-TJCVLP/A/082/921.
Com melhores cumprimentos,
José Gaspar
P.S. Se me soubr indicar qualquer dado útil para identificação do MANOEL JOAQUIM DUARTE MONTEIRO e seus ancestrais,muito lhe agradecia.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170171 | Augusto Tavares | 16 out 2007 14:28 | Em resposta a: #170167

Caro José Gaspar,

Não lhe sei dar a ascendência de sua bisavó, mas posso dizer-lhe que foi madrinha de um baptismo em SVB a 08.12.1857, sendo ainda solteira, com seu irmão António Ribeiro Robles, também solteiro, e sendo testemunha do mesmo baptismo José Ribeiro Robles. (Muitas vezes havia parentesco entre os padrinhos e as testemunhas).

Quanto aos Castanheira, tem por acaso a naturalidade da sua bisavó Brites Castanheira? Os Castanheira da ascendência do meu cunhado são originários de Souto da Casa, Fundão.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170173 | Augusto Tavares | 16 out 2007 14:32 | Em resposta a: #170167

Já agora mais duas perguntas (dado que SVB não é muito grande...), será da família de um rapaz Francisco (Xico) Barroso, de SVB, mas que mora em Lisboa, que esteve para casar com a minha sobrinha Cristina Candeias? Acho que esses Barroso são os mesmos daquela casa de Lisboa que fabrica botas de montar de altíssima qualidade.

Cumprimentos
A.T.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170179 | R.Monteiro | 16 out 2007 16:03 | Em resposta a: #170171

Meu Caro Augusto Tavares,
Do assento de casamento dos meus avós, consta que a minha bisavó BRITES CASTANHEIRA era natural de S.Vicente da Beira.
Todavia, também tenho a memória de minha Avó me contar da existencia de primos do Souto da Casa.
Recordo principalmente a existencia de dois primos de nome João,o que para os distinguir familiarmente quando deles falavam os referiam como "João primo" e o outro "Primo João".Ignoro o apelido,sei apenas que os dois foram oficiais do exército, um com o posto de Major e outro de Capitão, sendo que este último foi comandante da GNR da Guarda.
SERÃO TAMBÉM CASTANHEIRA?
Não sei se terá alguma utilidade para si,espero que sim.
Por acaso não sabe o local e data de nascimento do meu tio bisavô António Ribeiro Robles?
Se alguma coisa souber dos Castanheira e relação e parentesco com a minha bisavó Brites Castanheira,agradecia me informasse.
Com os melhores cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170180 | R.Monteiro | 16 out 2007 16:08 | Em resposta a: #170173

Meu Caro Augusto Tavares,
Apenas sei que os Barrosos de S.Vicente são todos parentes.
Também sei que tinham uma confecção de calçado, salvo erro começou por estar sedeada no Fundão.Aliás,curiosamente e por causa de serem fabricantes de calçado, o meu avô Joé Gomes Barroso, aparece nas certidões de casamento e de nascimento de minha Mãe como "sapateiro"!!!
A minha Avó Amália referia-me que a proveniência dos Barrosos era de Trás-os-Montes.O que se compreeende:" Terras de Barroso"!
Cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170196 | Augusto Tavares | 16 out 2007 18:55 | Em resposta a: #170180

Caro José Gaspar,

À medida que vamos trocando informações, vou ficando cada vez mais convencido que deve haver qualquer ligação entre a S. família Ribeiro Robles e a de minha mulher. Reparei agora mesmo que a Senhora sua Mãe e uma irmã têm o mesmo nome que duas das minhas cunhadas - Maria Hermínia e Maria da Luz - nomes que aliás já vinham detrás pois a minha mulher tinha uma avó Hermínia (Moreira) e uma tia Maria da Luz. Sei que são nomes comuns naquela zona, mas é muita coincidência. Apadrinhamentos recíprocos?

Nesse sentido, queria até pedir-lhe que desse uma vista de olhos nos nomes dos padrinhos e testemunhas dos vários assentos de baptismo e casamento dos seus pais, avós, etc.

Relativamente aos Castanheira, a sua avó Brites é exactamente da mesma geração da avó do meu cunhado - Rosária Castanheira, nascida na freguesia de Souto da Casa por volta de 1872. Filha de António Castanheira e de Rosária da Costa, ambos de SdC. Será que eram irmãs? Diz-me o meu amigo que se diz num assento de Brites Castanheira era de SVB, mas, por vezes, os párocos referiam-se genericamente ao casal e quando dizem "de SVB" ou "desta vila", querem dizer "moradores nesta vila" e não que eram obriatoriamente ambos de lá. Mas não deve ser difícil pedir um assento de baptismo do seu avó José Gomes Barroso, onde constarão os nomes dos avós. O ADCB é relativamente "simpático" e sempre há 1/2 de buscas gratuitas... (isto para escapar aos emolumentos das buscas). Porque não experimenta pedir uma fotocópia do assento de casamento dos seus avós maternos (casamento que se realizou com certeza antes de Outubro de 1912) e depois, com base na idade apontada para cada um deles, pede o respectivo assento de baptismo.

Estive também a fazer o levantamento de todos os dados que tenho relativamente aos Ribeiro Robles de SVB.

Não tenho dúvidas que a sua bisavó Mariana Augusta e o irmão eram naturais de SVB e sendo ambos solteiros em 1857 é porque eram relativamente novos. Poderão ter nascido antes de 1845.

Com base nos dados que possuo, talvez possamos deduzir a seguinte linha:

1. Bernardo António Robles (referido num assento de B 1845). Filhos:

1.1. José Ribeiro Robles (PB 1843, PB 1845, TB 1856, TB 1857), que segue
1.2. Josefa Carolina Ribeiro (cunhada de João Silvestre Nogueira) (MB 1845)

2. José Ribeiro Robles. Filhos:

2.1. António Ribeiro Robles (PB solt.º 1857)
2.2. Mariana Augusta Ribeiro Robles (MB solt.ª 1857)

José Ribeiro Robles c.c. Maria Antónia Robles, PPB 1911 (não acredito que este José seja o mesmo 1.1/2).


Cordiais saudações

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170197 | Augusto Tavares | 16 out 2007 19:13 | Em resposta a: #170180

Mais uma questão:

Tem conhecimento que seja da sua família uma senhora D. Joaquina Robles Serrano, casada em Coimbra com José Teixeira, c.g?

Renovo os cumprimentos,
A.T.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170239 | mtt | 17 out 2007 02:04 | Em resposta a: #170169

Caro José Gaspar Robles Monteiro
Tenho um texto publicado, de natureza biográfica, no qual o Manuel Joaquim Duarte Monteiro – que estou convencido ser o seu antepassado – desempenha um importante papel, mas que, por ser demasiado extenso, é pouco apropriado a ser aqui transcrito.
O que sei sobre a família dele em pouco ou em nada ultrapassa o que já escrevi, mas encontrará, nesse texto, matéria muito curiosa, ligada a uma personagem de primeira grandeza na nossa literatura, e que lhe permitirá, além disso, saber onde poderá investigar, que penso (estou a escrever de memória, mas tenho isso algures anotado) ser a freguesia portuense da Vitória.
Se isto lhe interessa, dê-me um endereço ou contacte-me pela opção prevista para o efeito.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170247 | Augusto Tavares | 17 out 2007 09:11 | Em resposta a: #170180

Caro José Gaspar,

Na TT on line encontrará referência a muitos alvarás de concessão de ofícios ao seu tio-bisavô António Ribeiro Robles.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170330 | Augusto Tavares | 18 out 2007 09:18 | Em resposta a: #170169

Caro José Gaspar,

Acabo de ver na TT on line a nomeação de um Manuel Joaquim Duarte Monteiro como Delegado do Tesouro Público junto ao cofre Central do distrito adminsitrativo da Guarda, a 10.04.1848.

Aguardo novidades.
Saudações.
Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170335 | Augusto Tavares | 18 out 2007 10:02 | Em resposta a: #170180

Mais uma pergunta:

a Senhora sua Mãe e o seu tio Robles Monteiro nasceram em S. Vicente da Beira ou na freguesia de S. Vicente, Guarda?

Cumprimentos,

Augusto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170341 | R.Monteiro | 18 out 2007 11:25 | Em resposta a: #170335

Meu Caro,
A minha Mãe e meu Tio Avô nasceram na Freguesia de S.Vicente da Beira.
Cumprimentos
J.Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170343 | R.Monteiro | 18 out 2007 11:34 | Em resposta a: #170239

Meu Caro Manuel,
Fico muito contente e muito grato pelas novidades que me dá bem como muito reconhecido pela generosidade da sua colaboração.
O meu mail é: jglg.advogados@gmail.com.
O meu fax - 284326444.
O meu endereço de escritório : JOSÉ GASPAR, Trreiro dos Valentes, nº. 4, 1º. andar, 7800-523 BEJA.
Reconhecido, agradeço envio da documentação referida pelo meio que for mais fácil.
Com os melhores cumprimentos
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170344 | R.Monteiro | 18 out 2007 11:48 | Em resposta a: #170247

Meu Caro Augusto Tavares,
Desconheço se a referida Senhora é da minha família mas, provavelmente será dado que os Robles em Portugal vêm todos da mesma estirpe.
Aliás, um dos meus maiores desejos é encontrar o elo de ligação aos Robles de Espanha pois a partir daí terei toda a árvore até a um dos filhos do rei de Leão.De Espanha há abundante publicação.
Provavelmente será a Mãe de meu primo FERNANDO ROBLES, mais conhecido como Alferes Robles,como se notabilizou na guerra do ultramar, condecorado com Torre e espada, tendo passado à reforma como Coronel.
Confesso a minha completa ignorancia nestas "lides" !
Nem sei o que é a TT on line! Pode-me explicar e indicar como se acede?
Sabe, só muito recentemente tenho "brincado" à genealogia!
Cumprimentos,JG

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#170427 | Augusto Tavares | 19 out 2007 14:12 | Em resposta a: #170344

Caro José Gaspar,

Desculpe a sigla... TT é a Torre do Tombo, quando me referia a TT on line trata-se do site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde já é possível fazer algumas buscas on line.

O endereço é:

http://ttonline.iantt.pt

Depois clicando em pesquisas, pode fazer as pesquisas que quiser. Os resultados de que lhe falava sobre os seus ancestrais consegui-os colocando apenas os seus nomes no campo da pesquisa.

Sempre ao dispor. Se precisar de alguma ajuda, é só dizer.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#171289 | R.Monteiro | 30 out 2007 16:44 | Em resposta a: #170239

Meu Caro MTT,
Recebi agora documentação do Arquivo de Vila Real que me diz que o meu Manuel Joaquim Duarte Monteiro é filho de Manuel Joaquim Duarte Pimentel e de Maria Joaquina Duarte Monteiro. Mais soube ser natural da freguesia do Telhado, concelho do Fundão. Foi casado com Joaquina Amália d´Oliveira Telles Jordão, esta natural da freguesia de S.Vicente, Guarda.
Será o mesmo?
Um abraço,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#171294 | mtt | 30 out 2007 17:24 | Em resposta a: #171289

Caro José Gaspar
Penso que não.
Na realidade, o homem sobre quem escrevi o que conhece, assinava-se Manuel Duarte Monteiro. Por ter surgido o que me pareceu ser uma ligação dele a Vila Real e por ter encontrado a notícia de ter sido nomeado um Manuel Joaquim Duarte Monteiro para uma repartição nessa cidade (vila na época), assumi que seriam a mesma pessoa. Neste momento, face à confirmação dos seus dados, vejo-me forçado a admitir que tal não pode corresponder à verdade dos factos.
Fico na ideia de que o anúncio da nomeação, em Abril de 1850, de um Manuel Joaquim Duarte Monteiro, como Delegado do Tesouro em Vila Real, deve referir-se ao seu antepassado, contrariamente às descritas actividades literárias, que são indiscutivelmente devidas ao Manuel Duarte Monteiro portuense.
Fica assim, desta lamentável forma, desfeita esta nossa parceria, mas não sem ter contribuído com algum esclarecimento mútuo.
Um abraço,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#171304 | R.Monteiro | 30 out 2007 18:34 | Em resposta a: #170239

Meu Caro MTT,
Recebi agora documentação do Arquivo de Vila Real que me diz que o meu Manuel Joaquim Duarte Monteiro é filho de Manuel Joaquim Duarte Pimentel e de Maria Joaquina Duarte Monteiro. Mais soube ser natural da freguesia do Telhado, concelho do Fundão. Foi casado com Joaquina Amália d´Oliveira Telles Jordão, esta natural da freguesia de S.Vicente, Guarda.
Será o mesmo?
Um abraço,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#171309 | Augusto Tavares | 30 out 2007 20:51 | Em resposta a: #171304

Caríssimo José Gaspar,

Consultei várias notícias publicadas na imprensa aquando da morte de seu tio Felisberto Robles Monteiro.

Sabe, por acaso, de quem era filho o Padre Albertino Robles Monteiro, Professor do Colégio Manuel Bernardes, referido como sobrinho do dito seu tio?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#171991 | R.Monteiro | 07 nov 2007 15:43 | Em resposta a: #171309

Meu Caro,
O meu tio Albertino,irmão de minha Mãe, era filho de meus Avós ,José Gomes Barroso e de Maria Amália Coelho Telles Jordão Robles Monteiro.
Abraço,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#174709 | R.Monteiro | 29 nov 2007 13:08 | Em resposta a: #170341

Caros Confrades,
Tenho verificado no Genea a introdução de dados que estão errados no que diz respeito aos ancestrais do brigadeiro Joaquim Telles Jordão, meu tio quarto avô.
Tais imprecisões acabam por refletir-se na minha árvore pois que minha quarta avó ,Dona Anna Augusta Telles Jordão, era irmã do brigadeiro, pelo que solicito a quem introduziu os dados errados que proceda à respectiva correcção.

Efectivamente, como se pode constatar da sua Carta de Armas, in Registo do Cartório da Nobreza, Livro VIII, fls. 233 v.,microfilme545 A, os ancestrais são os seguintes:

Bisavô - D. Miguel Rodrigues, fidalgo da Casa Real;

Avós: (lado paterno) - D. Bernardo Joaquim Telles Jordão, fidalgo da Casa Real
Dona Thereza Gomes de Azevedo Barreto

Pais: Bernardo Telles Jordão
Dona Catharina da Conceição de Azevedo Barreto.
Cumprimentos,
José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#178233 | Emidio | 30 dez 2007 16:30 | Em resposta a: #170344

Emidio Oscar Costa Fernandes, antigo aluno do CISMI de Tavira, de Janeiro a Julho de 1966, na 1ª companhia, comandada pelo Capitão Caniné, onde o Tenente Robles foi Adjunto, pretende, através do seu contacto, saber noticias do Coronel Robles. Pela mesma ocasião gostaria de poder saudá-lo.
Cumprimentos e votos de longa vida, EOCF

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#178246 | chartri | 30 dez 2007 19:41 | Em resposta a: #27838

Nos "Os Generais do Exercito Português", II Volume, I Tomo, Ed da Biblioteca do Exercito, Lisboa, 2005 encontrei:

"19-0298
JOAQUIM TELES JORDÃO Brigadeiro (1777-1833)
Natural da na Guarda, onde nasceu no ano de 1777, e faleceu em Cacilhas, a 23 de Ju¬lho de 1833.
Assentou praça, a 17 de Agosto de 1796. Era Sargento do Regimento de Infantaria n° 11, quando foi promovido Ajudante agregado ao Io Regimento de Milícias da Guarda, a 24 de Junho de 1806. Dois anos mais tarde, foi transferido para o Regi¬mento de Milícias da Covilhã. Encontrava--se a prestar serviço no Regimento de In¬fantaria n° 11 quando, a 14 de Janeiro de 1809, foi promovido a Tenente. Em Julho de 1813, foi graduado no posto de Major, tornando-se efectivo, naquele posto, em Setembro do mesmo ano. Em Março de 1814, era graduado a Tenente-Coronel, tor¬nando-se efectivo no posto dois meses mais tarde. Terminada a Guerra Penin¬sular foi promovido a Coronel e graduado em Brigadeiro, a 18 de Dezembro de 1820. Demitido do Exército, por decreto de 22 de Junho de 1821, por se opor à Constituição e aos valores saídos da revo¬lução Liberal de 1820, foi reintegrado, de¬pois da abolida a vigência da Constituição de 1822, com a graduação em Brigadeiro, em 25 de Junho de 1823, sendo efecti¬vado neste posto, em 16 de Setembro de 1824.
[oaquim Teles Jordão foi um dos mais acér¬rimos defensores do regime absolutista, sendo um dos chefes do movimento que se opôs à vigência da Carta Constitucional de 1826 e um dos mentores da revolta da Bei¬ra. Depois da derrota das forças absolutis¬tas, foi obrigado a refugiar-se em Espanha, só regressando a Portugal, após o desem¬barque de D. Miguel em Lisboa. Quando regressou retomou o serviço activo, tendo feito parte do exército de operações forma¬do para dominar a revolta liberal que eclodiu na cidade do Porto, em 16 de Maio de 1828. Em 2 de Janeiro de 1832, foi pro¬movido a Marechal de Campo. Nomeado Governador da Torre de S. Julião da Barra (que então funcionava como prisão de estado), suscitou enorme ódio entre as gentes liberais, pelos abusos e torturas cometidas sobre os prisioneiros políticos que para ali eram conduzidos. Interrom¬peu aquelas funções quando, pelo governo absolutista, foi nomeado para comandar uma Divisão que teria como missão inter¬ceptar as forças do Duque da Terceira, que se dirigiam para Lisboa. Na manhã de 22 de Julho de 1833, depois de organizar as forças sob o seu comando, atravessou o Tejo, rumando a Almada, encontrando-se as duas forças oponentes no Combate de Cacilhas. Derrotadas, as forças miguelistas, procuravam embarcar para Lisboa, quando, tendo sido reconhecido, Teles Jordão foi capturado pelos liberais e imediata¬mente executado.
Os seus actos, enquanto Governador da Torre de S. Julião, vêem descritos na História do captiveiro dos presos de Estado na Torre de S. Julião da Barra de Lisboa durante a desastrosa época da usurpação do legítimo governo constitucional, da autoria de João Baptista da Silva Lopes."

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#178288 | chartri | 31 dez 2007 11:53 | Em resposta a: #174709

Nos "Os Generais do Exercito Português", II Volume, I Tomo, Ed da Biblioteca do Exercito, Lisboa, 2005 encontrei:

"19-0298
JOAQUIM TELES JORDÃO, Brigadeiro (1777-1833)
Natural da na Guarda, onde nasceu no ano de 1777, e faleceu em Cacilhas, a 23 de Ju¬lho de 1833.
Assentou praça, a 17 de Agosto de 1796. Era Sargento do Regimento de Infantaria n° 11, quando foi promovido Ajudante agregado ao Io Regimento de Milícias da Guarda, a 24 de Junho de 1806. Dois anos mais tarde, foi transferido para o Regi¬mento de Milícias da Covilhã. Encontrava-se a prestar serviço no Regimento de Infantaria n° 11 quando, a 14 de Janeiro de 1809, foi promovido a Tenente. Em Julho de 1813, foi graduado no posto de Major, tornando-se efectivo, naquele posto, em Setembro do mesmo ano. Em Março de 1814, era graduado a Tenente-Coronel, tornando-se efectivo no posto dois meses mais tarde. Terminada a Guerra Peninsular foi promovido a Coronel e graduado em Brigadeiro, a 18 de Dezembro de 1820. Demitido do Exército, por decreto de 22 de Junho de 1821, por se opor à Constituição e aos valores saídos da revolução Liberal de 1820, foi reintegrado, depois da abolida a vigência da Constituição de 1822, com a graduação em Brigadeiro, em 25 de Junho de 1823, sendo efectivado neste posto, em 16 de Setembro de 1824.
Joaquim Teles Jordão foi um dos mais acérrimos defensores do regime absolutista, sendo um dos chefes do movimento que se opôs à vigência da Carta Constitucional de 1826 e um dos mentores da revolta da Beira. Depois da derrota das forças absolutistas, foi obrigado a refugiar-se em Espanha, só regressando a Portugal, após o desembarque de D. Miguel em Lisboa. Quando regressou retomou o serviço activo, tendo feito parte do exército de operações formado para dominar a revolta liberal que eclodiu na cidade do Porto, em 16 de Maio de 1828. Em 2 de Janeiro de 1832, foi promovido a Marechal de Campo. Nomeado Governador da Torre de S. Julião da Barra (que então funcionava como prisão de estado), suscitou enorme ódio entre as gentes liberais, pelos abusos e torturas cometidas sobre os prisioneiros políticos que para ali eram conduzidos. Interrom¬peu aquelas funções quando, pelo governo absolutista, foi nomeado para comandar uma Divisão que teria como missão interceptar as forças do Duque da Terceira, que se dirigiam para Lisboa. Na manhã de 22 de Julho de 1833, depois de organizar as forças sob o seu comando, atravessou o Tejo, rumando a Almada, encontrando-se as duas forças oponentes no Combate de Cacilhas. Derrotadas, as forças miguelistas, procuravam embarcar para Lisboa, quando, tendo sido reconhecido, Teles Jordão foi capturado pelos liberais e imediatamente executado.
Os seus actos, enquanto Governador da Torre de S. Julião, vêem descritos na História do captiveiro dos presos de Estado na Torre de S. Julião da Barra de Lisboa durante a desastrosa época da usurpação do legítimo governo constitucional, da autoria de João Baptista da Silva Lopes."

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216129 | aboc | 21 dez 2008 22:43 | Em resposta a: #27828

Nos elementos de "ALENTEJO"para "MARIA" (01-10-2002) está referido que o brig. Joaquim Teles Jordão teve um sobrinho de nome LUCAS TELES JORDÃO, nascido na Guarda em 29-X-1805. Meu trisavô ANTONIO TELES JORDÃO, nasceu na mesm data, na mesma localidade e com iguais ascendentes, o que me confundiu.
Certidão de nascimento colhida no Arquivo Distrital da Guarda, esclareceu a aparente incongruência: No averbamento da mesma está registado: FOI CRISMADO E MUDOU O NOME PARA ANTÓNIO. A informação de "ALENTEJO" está correctissima.
Gostaria de estabelecer contacto com "ALENTEJO", sobre o mesmo tema, especialmente sobre a divergência de nomes da ascendencia do brigadeiro Joaquim Teles Jordão, inserta na descrição da sua Carta de Brasão (Armas e Trofeus - nº. 8) que igualmente não confere com minhas certidões.
Meu e.mail: osoriodecastro28@oi.com.br

aboc

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216196 | aeiou2 | 22 dez 2008 23:09 | Em resposta a: #216129

Caro(a) aboc

Peça aos moderadores o contacto com o Nuno Borrego, Alentejo, que ultimamente não tem aparecido neste Fórum, e poderá não receber nenhuma notificação da sua mensagem.
Nos Luso Descendentes do Jorge Forjaz e outro, aparecem os Teles Jordão pelo menos um ramo.

Boas Festas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216239 | aboc | 23 dez 2008 15:40 | Em resposta a: #216196

Maria,
Muito obrigado pelo seu valiosa ajuda e envio dos outros dados.Parece-me poder concluir que Alentejo é Nuno Borrego, um dos coordenadores do "Livro
Genealógico das Familias desta Cidade de Portalegre" que recentemente adquiri através do Guarda-Mór. Será?
Quanto aos "Luso-Descendentes" estou aguardando, para muito breve, fotocópias
das páginas pertinentes (Teles Jordão).
Vou tentar contacto com Nuno barreto, através dos moderadores, conforme sua sugestão.

Boas Festa e Bom Ano de 2009

aboc
Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216262 | aeiou2 | 23 dez 2008 19:50 | Em resposta a: #216239

Caro Abel B.Osório de Castro,

aqui vai o meu presente de Natal, acbou agora de chegar trazido por um anjinho em nome do Menino Jesus.
Os Lusos Descendentes da Índia Portuguesa,Forjaz, Jorge,Noronha,José Francisco de, Fundação do Oriente

$ 1º, p.875 e seguintes até 880
Teles Jordão Monteiro

I José Gomes Duarte,{1672},nota de rodapé, agrdeço ao Nuno Borrego a pesquisa que fez nos registos paroquiais da Guarda para estabelecer sequência genealógica das primeiras gerações desta família.N.em S.Tiago Maior da Nave de Aver, Almeida, Guarda cc. Clara Teresa, n. Guarda
Filho

II Bernardo Teles Jordão,n. Guarda cc. Catarina da Conceição Barreto,n.Castelo Branco, filha de Alexandre Lopes de Azevedo, n. Almendra e de Brízida Maria Barreto, n. Castelo Branco
Filhos

1(III) Francisco, n.Guarda (S.Vicente) 17.2.1771
2(III) Luís Teles Jordão,n. Guarda cc Luciana Joaquina, n.no lugar da Faia, filha de Manuel Afonso e Rosária Teresa

Filhos
1 (IV) Lucas, n.Guarda(S.Vicente) 29.10.1805
2(IV) Francisca,n.G.S.V. 5.4.1808

3(III) António Teles Jordão n.Guarda cc Francisca Benedita da Ascensão,n.Almeida, filha de Manuel Francisco de Figueiredo,n.Celorico, e de Maria dos Reis,n. Almeida

Filhos

1(IV) António,n.Guarda (S.Vicente) 2.1.1803
2(IV)Joaquina, n.G.S.V. 25.5.1805
3(IV) Francisco Joaquim Teles Jordão, n.Guarda S.V. e f.8.12.1855 cc,em Estremoz (S.Tiago)D.Maria Isabel Cardos,n.S.Gregório, Arraiolos, filha de Bernardino José Marques,n.S.Gregório e de Bernatrdina Micaela Facamelo,n.Represa, Arraiolos.
Filhos
1(V) D.Belizanda Carolina Teles Jordão, n.estremoz (S.Tiago) 12.9.1821
cc Évora(Sé) 7.7.1851 Joaquim Epifânio da Silveira de Menezes{1673} Manuel da Costa Juzarte de Brito, Livro Genealógico desta Cidade de Portalegre,p.641, onde segue a sua descendência.
,n.Borba (S.Bartolomeu) 16.1.1823 e f.Évora 1.10.1876. moço fidalgo da Casa Real, por alvará 2.10.1862 {1674}ANTT,MCR,I,18, fls,117-v,28,fls 163 e docs 10966-79, filho de Franscico Maria da Silveira de Vilalobos e Menezes
e de D.Maria José de almeida Valejo de Mariz cg em Évora

4(III) Bernardo Teles Jordão, n.G.S.V. cc Francisca Benedita ,n.Guarda S.V. filha de José da Fonseca n.G.S.V. e de Lourença Martins, n.Linhares, Bispado de Salamanca
Filha
1(IV) Maria,n.Guarda S.V.17.9.1808
5(IV) D.Ana Augusta Teles Jordão, que segue
6(IV) D.Mariana Teles Jordão
7(IV)Joaquim Teles Jordão, n.G.S.V. 1877 ef.trucidado à espadeirada por um capitão do Exércio Liberal 23.7.1833 Cacilhas.Brigadeiro do exército,C.O.C,C.O.da T. E.Fidalgo de cota de armas,por carta de barsão 11.9.1828 {1675}Sanches de Baena, Archivo Heraldico -Genealógico,nº1377,p.349, que é constituída por meias verdades, visto que lá diz que é neto paterno de Bernardo Joaquim Teles Jodão e D.teresa Gomes Duarte, quando vimos que é neto paterno de José Gomes Duarte e de Clara Teresa o mesmo se verificando quanto aos avós maternos

Ficou tristemente famoso pela sua acção como Governador do Forte de S.Julião da Barra, onde foram enclausurados os presos políticos de D.Miguel.cc Mariana Rita de Faria,n.Ramalhosa, Faia, Guarda, lavadeira legitimando os filhos já havidos
Filhos
1(IV)Joaquim Teles Jordão Jr,n.cerca 1814
2(IV) D.Ana Emília Teles Jordão,n.G cc G.S.V.25.2.1856 Bernardino da Cunha Pinto, 2ºsargento de Infantaria 12, filho de pais incógnitos

III D.Ana Augusta Teles Jordão N.G. S.V,cc G.S.V.José Coelho de Oliveira, n.S.Pedro de Trinta, G.filho de João Coelho n,G. e de Joaquina da Fonseca,n.S.Pedro de Trinta.
Filhos
1(IV)Maria,n.G.S.V.,21.4.1813, afilhada de seu tio Joaquim Teles Jordão.
2(IV)D.Joaquina Amália de Oliveira Teles Jordão que segue
3(IV)D.Libânia Amália de Oliveira,n. G.S.v. cc G.S.V.10.3.1834 José de Assunção Correia de Figueiro, filho de Manuel joaquim Correia de Figueiredo e de Ana antónia da Silav.

IV D.Joaquina Amália de Oliveira Teles Jodão, n. G.S.V.7.7.1814
cc G.S.V.10.3.1834 Manuel joaquim duarte Pimentel,n.no Telhado, Fundão, oficila do Tesouro Público em Lisboa,filho manuel Joaquim Pimentel e Maria Duarte Monteiro
Filho

V Joaquim Duarte Teles Jordão Monteiro,n.G.S.V.27.1.1835 cc S.Tiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços,Vila Real 12.1.1864, com D.Natália Augusta da Costa Frreira,n.S.Tiago da Ribeira de Alhariz 1836, filha de Manuel José Ferreira,n. Fornelos, Chaves e de Florência Rosa da Costa,n. S.Bartolomeu de Água Revez, Valpaços,Vila Real

Filhos

1(VI)Aníbal n.Adaúfe Vila Real, 1861 e foi legitimado no acto do casamento
2(VI) D.henriqueta,b.S.Tiago da Ribeira de Alhariz, Valpaços, Vila Real, 3.1.1864 e foi legitimada no acto do casamento
3(VI)António Teles Jordão Monteiro,n.Chaves Sta Maria MAior 28.6.1871 e f.cerca de 1907
, 2ºsargento do Exército, proprietário cc Serapicos, Valpaços, 26.7.1902 D.Eugénia de Jesus Carvalho,n.Serapicos 25.6.1887 e f.Serapicos cderca de 1980, filha de António Joaquim Lopes de Carvalho, n.S.Pedrode Friões, Valpaços e de Ana de Jesus, n.S.Mamede de Argeriz,Valpaços (C.Separicos 8.41874)np de Jacinta Maria e de avô incógnito.n.m. Alexandre Manuel Fernandes e de Gracinda Rosa

Amanhã abro o resto do presente.Tenho que ir dar de jantar à Matilde, minha neta.


Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216284 | aeiou2 | 24 dez 2008 07:31 | Em resposta a: #216239

Continuação:
Vol III N-Z


Filha I(VII) D.Ana Teles Monteiro, n.Serapicos 12.7.1903 e f.em Serapicos cerca de 1967,cc Francisco Firmino Borges, n. Paradela Santiago

I(VIII) Alberto Teles Jordão Borges,cg em Paradela

2(VIII)D.Ondina Teles Jordão Monteiro Borges n.Serapicos 1932 c.cg em Serapicos Telefone 278783112

3(VIII) Fernando Teles Jordão Monteiro Borges, c.cg serapicos

4(VIII) D.Maria do Carmo Monteiro Borges c.cg Porto

5(VIII) José António Monteiro Borges c.cg Castelo Branco

4(VI) José Teles Jordão que segue

VI José Teles Jordão Monteiro n.Serapicos Valpaços, Chaves, cerca de 1875 e f.Índia (Pangim)

2ºsargento do Exército c em goa (Margão) D.Maria Florência da Piedade Araújo Alves Castro rozo,n.Margão, f. Pangim 1948, filha de francisco xavier Alves Castro Rozo e de D.Maria Natália de Jesus Lourenço

Filhos
1(VII) D.Natália Maria do Patrocínio Monteiro,n.Margão 26.12.1906 f.Lisboa (Ajuda) 10.4.1994
cc 20.2.1925, Pangim, Alberto de Sousa Mesquita-vid Mesquita $1º,nºII cg que aí segue

2(VII) António Aníbal João de DEus Monteiro,n.Margão, 2.8.1908 e f.Lisboa 26.3.1981 agente da PSP,de Goa c Pangim 28.2.1963 Com D.Maria de Lourdes Margarida de Noronha Wolfango da Silva-vid Noronha,$4º,nºVII sg

2(VII) D.Agripina Teles Jordão Monteiro,n.Margão 14.7.1910 f.Denver Inglaterra 1.2.1995 c 1ª vez com John Joseph Loydsg
2ª vez Frank Willoughby sg
4(VII) Casimiro Teles Jordão Monteiro,n.Margão cerca 1913 f África do Sul 25.1.1993

Esteve ligado à Pide e participou no assassinato do Dr. Eduardo Mondlane, Presidente da Frelimo edo General Humberto Delgado. Depois do 25.4.1974 fugiu para a àfrica do Sul onde casou duas vezes com geração em Inglaterra e África do Sul

5(VII) Joaquim Crisóstomo Teles Jordão Monteiro n.Pondá,27.1.1914 f.Caramulo cc D.F. Soares
Filhos
1(VIII) José soares Teles Jordão Monteiro
2(VIII) D.Elisa Soares Teles Jordão Monteiro

6(VII) D.Joaquina Amália Teles Jordão Monteiro, gémea co o anterior f.antes de 1946 solteira

7(VII) João MAria Gonçalo Rozo Teles Jordão Monteiro que se segue


VII João MAria Teles Jordão Gonçalo Rozo Teles Jordão Monteiro,n.Valpoi 12.3.1916 f.Amadora 8.8.1988 saegento -ajudante de Artilharia,cc 28.1.1946 D.Maria das Dores Vieira do Paço,n.Friestas Valença, 28.3.1921,,filha de Gaspar do Paço e de D.deolinda Vieira(Rua D.Nuno`´Alvres Pereira 37,1ºDtº 2720 damaia tel. 214746561

Filhos
1(VIII) José Manuel do Paço Teles Josdão Monteiro que segue

2(VIII) D.Maria de Fátima do Paço Monteiro,n.Lourenço Marques 29.9.1950 Lic.Medicina c Luanda 12.5.1971 Abílio Augusto Lic.Matemática, Professor Ens.Secundário (Rua dCasal dos Altos,1, Aldeia Grande 2900-011 Setúbal,tel 212180112

Filho João Augusto Teles Jordão Monteiro,n.Luanda 5.10.1972


VIII José Emanuel do Paço Teles Jordão Monteiro,n.Pangim 28.2.1946 c Nova Lisboa Angola 2.10.1971 D.Maria de Fátima Proença Caz n.Luso, Moxico, Angola, 7.7.1949 func.CGD,filha de José dos Santos Vaz e deD.Lucrécia Pereira Proença Av.dos Hospitais Civis,23,Reboleira 2720-275 Amadora tel 214954480 e 968072582 fax 214996177
Filha
D.Filipa Emanuel Poença Vaz do Paço Monteiron.Lisboa 5.9.1982


Espero que tenha apreciado o presente
BF
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216329 | aboc | 24 dez 2008 18:14 | Em resposta a: #216284

Cara Maria,
Sensacional. Foi o melhor presente de Natal deste 2008 que recebi. Bem haja.
Nesta altura, pela indicação do meu nome completo, já deve ter tido a curiosidade de entrar no site e estabelecer a minha relação com os Teles Jordão.

Os elementos que me enviou são muito importantes pois estão patentes em LDIP, livro que é uma das referência do GENEA para avaliação das propostas de inclusões ou correcções. E não obstante ter em mãos uma certidão de nascimento do meu terceiro avô, António Teles Jordão (o tal que foi baptizado com o nome de Lucas e mudou no crisma para António) o Genea não estava aceitando a inclusão dos seus ascendentes. Na verdade eu precisaria de uma certidão de seu filho, Carlos Augusto Teles Jordão, que não tenho conseguido nestes últimos 05 anos. Assim, o problema parece que vai ser resolvido.

Quero referir-lhe que, em relação à carta de brasão, ando cismada há mais de 04 anos. Ainda ontem fiz uma comparação dos nomes, baseado nos dados do Visconde Sanches de Baena (Armas e Troféus - nº. 8) e o Registo do Cartório da Nobreza (dados incertos na comunicação de José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues - 29-11-2007): O nome da avó paterna não coincide no dois casos. A confirmar-se hipótese correcta do segundo caso, a mãe do BJTJ - Catarina da Conceição de Azevedo Barreto, teria de ser parente da sua avó paterna (Teresa Gomes de Azevedo Barreto), o que não seria impossível, convenhamos.

Ainda analisando: No primeiro caso,acima, sua avó paterna - TERESA GOMES DUARTE - tem os mesmos apelidos do iniciador da genealogia (LDIP) - JOSE GOMES DUARTE.

E por hoje é tudo. Se não vou maçá-la, no próximo ano gostaria de abordar um assunto que também carece de alguma análise: O Coronel António Teles Jordão, sobrinho do brigadeiro e que o acompanhou nas lides da guerra civil.

Sarah, Déborah, Camila, Sofia e Manuela - m/ cinco netas - desejam Bom Natal para a Matilde.

aboc

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216333 | aeiou2 | 24 dez 2008 19:39 | Em resposta a: #216329

Com todo o gosto, pois conheço uma pessoa da vossa família, mas nesta altura não se ela poderá ajudar, pois está com Alzeimer.
Ainda não fui "bisbilhotar" pois o tempo tem sido pouco para as iguarias de Natal.

Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216362 | schwinn14 | 25 dez 2008 23:05 | Em resposta a: #216333

Ora boa um estudo interessante, bom trabalho e muito obrigado.

João Augusto Teles Jordão Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#216963 | aboc | 01 jan 2009 15:06 | Em resposta a: #216329

Cara Maria,

Relendo m/ texto de 24-12-2008, só hoje me dei conta do lapso cometido ao indicar "ARMAS E TROFÉUS", em vez de "RAIZES E MEMÓRIAS". Sou assinante e leitor assíduo das duas publicações, o que agrava a minha falta. Igualmente aparece um erro dactilográfico (incertos em vez de insertos), mas de somenos importância.

As minhas desculpas para si e para quem me tenha lido. Foi involuntário.

Recomendações e continuação de BF.
aboc

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#221227 | aboc | 14 fev 2009 20:06 | Em resposta a: #216333

Minha Cara Amiga Maria,

Prometi enviar-lhe uma biografia do Coronel António Teles Jordão, meu trisavô, que era sobrinho do Brigadeiro Joaquim Teles Jordão e combateu, a seu lado, pela causa dos realistas, contra os liberais. Sem pretender criar polémica sobre esse periodo agitado da vida histórica/política da época, aliás ainda muito mal retratada, após cêrca de cento e oitenta
anos volvidos, eu fico hesitante se deverei posseguir com essa ideia.

Aliás o Cor. ATJ, mais se distinguiu, pelos seus actos de bravura na guerra em
em Espanha, pela "causa carlista".

Não sei a Amiga Maria estaria interessada no tema - transcrição de uma publicação inequivocas dos jornais da época - mas também penso que, através da minha amiga, poderei divulgar elementos inéditos que, eventualmente, interessarão a possíveis descendentes dessa figura emblemática. E isso seria a forma de tomar conhecimento desas gerações. Saudações fraternas, Abel Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#221228 | aboc | 14 fev 2009 20:10 | Em resposta a: #216333

Minha Cara Amiga Maria,

Prometi enviar-lhe uma biografia do Coronel António Teles Jordão, meu trisavô, que era sobrinho do Brigadeiro Joaquim Teles Jordão e combateu, a seu lado, pela causa dos realistas, contra os liberais. Sem pretender criar polémica sobre esse periodo agitado da vida histórica/política da época, aliás ainda muito mal retratada, após cêrca de cento e oitenta
anos volvidos, eu fico hesitante se deverei posseguir com essa ideia.

Aliás o Cor. ATJ, mais se distinguiu, pelos seus actos de bravura na guerra em
em Espanha, pela "causa carlista".

Não sei a Amiga Maria estaria interessada no tema - transcrição de uma publicação inequivocas dos jornais da época - mas também penso que, através da minha amiga, poderei divulgar elementos inéditos que, eventualmente, interessarão a possíveis descendentes dessa figura emblemática. E isso seria a forma de tomar conhecimento desas gerações. Saudações fraternas, Abel Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#221268 | aeiou2 | 15 fev 2009 12:49 | Em resposta a: #221228

Caro Abel Osório de Castro,

Estou sempre interessada, em temas genealógicos, e ainda por cima de pessoas ligadas a amigos meus.
A sua prima Telles (deitaram fora o Jordão) está muito doente com uma espécie de Alzeimer, e não sei se os sobrinhos se interessam ou sabem alguma coisa da família, pois dei uma vez o contacto de alguém muito interessada em troca de dados e nunca responderam.

O meu endereço electrónico é mjoom arroba netcabo ponto pt

Um abraço

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#221802 | aboc | 21 fev 2009 18:28 | Em resposta a: #221268

Minha Cara Maria,
O prometido é devido.

O coronel António Teles Jordão nasceu na Guarda em 29 de Outubro de 1805 e era filho de Luis Teles Jordão e de Luciana Joaquina. Foi baptizado com o nome de Lucas, que mudou para António, no crisma (LDIP – vol. III – pg. 875 + diversas certidões autenticadas pelo Arquivo Distrital da Guarda, que disponibilizo para possíveis interessados).

Transcrevo, a seguir, artigo publicado no jornal “O Comércio do Porto”, nº. 67 de 14/3/1884, a propósito do seu falecimento, cujo teor, histórico, possa vier a interessar a algum de seus descendentes:

No dia 28 de fevereiro ultimo falleceu o snr. Antonio Telles Jordão, escrivão de fazenda, aposentado, d’este concelho. Era um cavalheiro honrado e digno, marido exemplar, pai amantíssimo, amigo dedicado e zeloso e digníssimo funccionario publico. Possuia qualidades dignas de todo o respeito e admiração. N’este concelho exerceu por espaço de 30 annos o lugar de escrivão de fazenda, e em cada habitante deixou um amigo. Como militar e nas luctas políticas ocorridas no nosso paiz, desde 1823 a 1834, comportou-se de tal fórma, que gregos e troyanos ficaram seus amigos e agradecidos. A biografia do finado é longa e honrosa, único patrimônio que legou á sua inconsolavel viuva e filhos.
Fui amigo, mas verdadeiramente amigo, do fallecido., e por isso estou ao facto de parte de sua historia, que vou narrar em breves traços.
O snr. António Telles Jordão, nasceu na cidade da Guarda, em 29 de outubro de 1805, assentando praça em 1823 em cavalaria 11; d’esta data até 1831 tomou parte em todos os movimentos militares que se deram no nosso paiz, sempre em companhia de seu tio o general Telles Jordão, fallecido em Cacilhas em 23 de julho de 1833. Em 1831 foi o snr. Jordão, e já alferes de infantaria 8, acompanhar os contingentes á ilha da Madeira, aonde serviu até 1834.
Finda a lucta civil d’aquella epocha, foi o snr. Telles Jordão para Roma a encorporar-se na pequena comitiva que para alli acompanhou o snr. D. Miguel de Bragança. De Roma veio para Hespanha e entrou no serviço de D. Carlos, na qualidade de alferes do batalhão de guias de Navarra, tomando parte, entre muitas batalhas, na tomada Trevinho, Villa Franca, Vergara, Durango, Tolosa, sitio de Bilbau, batalha de Mendigorria, Huesca, Barbastro, expedição das Asturias, do Alto Aragão, de Valencia, defesa de Morella, de Algodar, Talles e muitas outras. Foi ferido e trocado por diversas vezes; de grave ferimento recebido na batalha de Mendigorria, de certo não escapava senão fossem os cuidados que lhe dispensou o coronel Barreiros (depois visconde da Luz).
Por duas ou três vezes foi promovido por distincção, tendo diversas condecorações, inclusive a Cruz de S. Fernando.
Durante a guerra dos sete annos em Hespanha, praticou actos de valentia e heroísmo pouco vulgar. O padrão, porém, da sua maior gloria foi a famigerada defeza do forte de Talles, que na qualidade de governador o defendeu heroicamente. Capitulando a pequena guarnição d’este forte com toda as honras de guerra, o general O’Donell, commandante dos sitiantes, offereceu ao snr. Telles Jordão o commando de um dos batalhões do exercito da rainha, offerecimento que recusou com toda a dignidade e independência. Pouco antes de terminada a lucta, foi o snr. Telles Jordão nomeado coronel graduado, e finda ella achava-se prisioneiro em Cadiz, até que em 21 de Julho de 1841 lhe concederam passaporte para Portugal, com a condição de embarcar no vapor inglez “Montrose” e desembarcar em Lisboa, desembarque que se effectuou em 24 de julho.
Em Hespanha, ainda hoje fallam com bastante veneração no official portuguez Telles Jordão; e era um dos mais considerados pelo general Cabrera; e para mostrar o alto apreço em que o tinha, transcrevo aqui a seguinte carta e attestado que se encontrou no espolio do finado.

“Lyon, 7 de agosto de 1842 – Snr. D. Antonio Telles Jordão - Meu estimavel amigo: Recebi com summo prazer a sua apreciavel carta de 9 do próximo passado, e já me dava cuidado a sorte que v. s.ª teria levado, porém tendo a certeza de que vive, tudo o mais é indifferente a homens que como v. s.ª estão acostumados a passar trabalhos. Agora só me resta ter notícias do snr. Bruschi, cujas bellas qualidades e instrucção eu apreciava, como merecia este benemérito official; por isso estimarei que, se for possível a v. s.ª descobrir a sua residência o communique, assim como do companheiro de v. s.ª, ambos.
Não podendo enviar a v. s.ª as nomeações ou patentes de que me falla por carecer de impressos, lhe remetto o attestado junto para que a todo o tempo v. s.ª possa fazer constar o que deseja. Com respeito ao outro ponto em que v. s.ª toca, nada positivo posso dizer-lhe por ora; confio, todavia, no futuro. V. s.º accusar-me-há a recepção da presente e do documento incluso, pondo dous sobrescriptos na carta, o primeiro para mim e o segundo a mrs. Roux Gerdelle et fils - Lyon. Se por acaso sahir de sua actual residência, communicar-m’o-há, indicando-me onde se fixa, pois desejo ter conhecimento d’isso. Sirva-se v. s.ª apresentar o meu respeito ao snr. seu pai, e igualmente a sua senhora. – C.P.B., dispondo v.s.ª sempre da amisade de seu servo, etc., amigo - Conde de Morella.”
Segue-se o a attestado a que se refere a carta do general:

“D. Ramon Cabrera, conde de Morella, tenente-general dos reaes exércitos, gran- cruz da Ordem Real Militar de S. Fernando, e da de Carlos III, commandante general em chefe de Aragão, Valencia, Murcia e Catalunha:
“Certifico que o snr D. Antonio Telles Jordão, tenente de infanteria, procedente da expedição real, prisioneiro em Saragoça e trocado por mim, o nomeei capitão effectivo por seus merecimentos a 6 de junho de 1838, segundo commandante a 14 de agosto de 1839, pela obstinada defeza que fez, até ser prisioneiro no castello de Talles que guarnecia com as forças do seu batalhão 5.º de Valencia, e primeiro commandante da mesma arma de infanteria no 1.ª de junho de 1840 por graça concedida a todo o exercito e outros serviços prestados por este benemérito chefe, e havendo-me elle feito constar ter perdido todos os documentos que acreditvam seus empregos, uns na rendição de Morella, onde elle ficou prisioneiro, e os outros no deposito em Cadiz, e para que o possa fazer constar passei o presente em Lyon a 8 de agosto de 1842. - Conde de Morella”

Depois de tudo isto sugeitou-se o snr. Telles Jordão a ser escrivão da administração do extinto concelho de Valhelhas, d’onde foi transferido para escrivão de fazenda d’este concelho.
(Do nosso correspondente em Celorico da Beira J.A.)

Pode ter ocorrido, talvez, a chamada “sina dos vencidos” independentemente das suas diferentes ideologias.

Fraterno abraço do
Abel Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#221803 | aeiou2 | 21 fev 2009 18:36 | Em resposta a: #221802

Caro Abel Osório de Castro,

Muito obrigda por partilhar comigo e não sei com quantos mais mil, estas páginas da vida de glória de seu antepassado

Um abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#222332 | R.Monteiro | 27 fev 2009 14:43 | Em resposta a: #221803

Caro Confrade Abel Osório e Castro,

Pela leitura dos seus escritos constato que é um dos descendentes da família Telles Jordão.
Também eu, por parte de minha Mãe faço parte dessa família.
De facto, meu bisavô materno chamava-se Felisberto Coelho Telles Jordão Monteiro.
Ao tentar amadoristicamente "descobrir"os antepassados, cheguei até um limite a partir do qual não tenho conseguido, no pouco tempo livre de que disponho, reconstituir essas minhas origens.
Porque, tudo o indica, temos um tronco comum, poderá, saberá e estará disponível se o souber, dar-me algumas indicações de que necessito para romper essa "barreira"?
Considerando apenas o costado de Telles Jordão,

Meu Bisavô: Felisberto Coelho Telles Jordão Monteiro casado com Mariana A.Ribeiro Robles;
Pais: Manuel Joaquim Duarte Monteiro casado com Joaquina Amália de Oliveira Telles Jordão;
Avós: Ana Augusta Telles Jordão casada com José Coelho de Oliveira;
Bisavós:Bernardo Telles Jordão casado com Catarina da Conceição de Azevedo Barreto;
Terceiros Avós:Bernardo Joaquim Telles Jordão casado com Teresa Gomes de Azevedo Barreto;
Quartos avós:Miguel Rodrigues Jordão casado com Maria Telles.

E a partir daqui, Caro Confrade, não tenho conseguido ir mais além.
Saberá o meu Confrade?

Se lhe for possível e tiver a generosidade e paciência para dar resposta ao meu pedido, muito grato ficaria.
Com os melhores cumprimentos,
José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#222334 | aeiou2 | 27 fev 2009 14:50 | Em resposta a: #222332

Deve dirigir a sua mensagem par o aboc, eu sou a aeiou2. Assim sópr acaso ele lerá a sua mensagem.
Cpts

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#222385 | R.Monteiro | 27 fev 2009 19:14 | Em resposta a: #221228

Caro Confrade,
Pela leitura dos seus escritos constato que é um dos descendentes da família Telles Jordão.
Também eu, por parte de minha Mãe fao parte dessa família.
De facto, meu bisavô materno chamava-se Felisberto Coelho Telles Jordão Monteiro.
Ao tentar amadoristicamente "descobrir" os antepassados, cheguei até um limite a partir do qualnão tenho conseguido,no pouco tempo livre de que disponho, reconstituir essas minhas origens.
Porque, tudo o indica, temos um tronco comum, poderá saber, saberá, estará disponível se souber, parta me facultar algumas informaões de que necessito para ultrapassar essa "barreira"?
Considerando apenas o costado Telles Jordão,

O meu bisavô:Felisberto Coelho Telles Jordão Monteiro, casado com Mariana Augusta Ribeiro Robles;
seus pais:Manuel Joaquim Duarte Monteiro e Joaquina Amália de Oliveira Telles Jordão;
seus avós:Ana Augusta Telles Jordão e José Coelho de Oliveira;
seus bisavós:Bernardo Telles Jordão e Catarina da Conceiºão de Azevedo Barreto;
seus terceiros avós:Bernardo Joaquim Telles Jordão e Teresa Gomes de Azevedo Barreto;
seus quartos avós:Miguel Rodrigues Jordão e Maria Telles.
E a partir daqui, meu Caro Confrade,não tenho conseguido passar.
Saberá algo mais?
Se lhe for possível e tiver a generosidade e paciência para responder a este meu pedido, muito grato lhe ficaria.
Com os melhores cumprimentos,
José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#222884 | aboc | 05 mar 2009 01:48 | Em resposta a: #222385

Meu Caro confrade,
Começo por lhe afirmar que há pouco mais de seis meses comecei a freqüentar o Forum, pelo que não estou ainda completamente familiarizado com suas regras.
Também tenho acompanhado algumas de suas intervenções e é, com todo o prazer, que gostaria de colaborar.
O nosso quinto avô Bernardo Teles Jordão - pai do brigadeiro Joaquim Teles Jordão e de mais seis filhos, entre os quais sua quarta avó a senhora D. Ana Augusta Teles Jordão e seu irmão, igualmente meu quarto avô, Luis Teles Jordão - jamais pensaria, em sua vida, que sua ascendência fosse minimamente questionada (tudo isso num bom sentido, como é óbvio).
Infelizmente pouco avancei em relação aos nossos avoengos e julgo poder concluir que o meu caro confrade parece ter ido um pouco além. Assim, proponho uma comparação dos nossos costados, acção que inicio de imediato, colocando, na forma tradicional, somente números e nomes exclusivamente pertinentes a TJ, com exclusão dos diversos casamentos e suas proveniências:
1 – Maria Amália Mendes Teles (minha avó paterna);
2 - Carlos Teles Jordão;
4 - António Teles Jordão (que foi registado como Lucas mas mudou o nome no crisma);
8 – Luis Teles Jordão (irmão do BJTJ);
16 - Bernardo Teles Jordão;
17 – Catarina da Conceição de Azevedo Barreto;
32 - José Gomes Duarte;
33 - Clara Teresa;


Algumas considerações

Torna-se necessário explicar que, durante muitas décadas, no seio da família de minha avó MAMT, se manteve e difundiu o “culto” (se essa é a palavra correcta) de que a ascendência remota dos TJ estaria definitivamente de acordo com os nomes e posições genealógicas indicadas na carta de brasão d’armas concedida ao BJTJ. Afinal uma carta de brasão de armas deve espelhar fiel e inequivocamente os costados do armoriado.

Ainda guardo um esboço de uma singela árvore genealógica da autoria de minha tia-avó Branca Mendes de Almeida Teles, no qual, à margem, existe uma referência muito clara à referida carta de 11-9-1828, como a “justificar e garantir”os nomes e posições incluídas por aquela minha tia.

Pessoalmente também mantive tal convicção por mais de cinquenta anos, até ao momento de tomar conhecimento da versão contida no livro “Os Luso-Descendentes da India Portuguesa”(LDIP – vol. III). A minha confusão aumentou após voltar a examinar e a ler, mais atentamente, os nomes e posições das 3.ªs e 4.ªs gerações, desta vez através da reprodução dos nomes das pessoas mencionadas nas cartas de brasão, de iniciativa de Manuel Arnao Metello (em Raizes e Memórias – nº. 8 – da Associação Portuguesa de Genealogia).

Foi imbuído desse espírito de incerteza e dubiedade que resolvi obter, por conta própria, documentos autênticos, isto é, diversas certidões (nascimentos, casamentos, etc.), não sem grandes dificuldades.

Creio que até hoje ninguém conseguiu determinar a data exacta do nascimento do brigadeiro Joaquim Teles Jordão, o que é pena. Penso, todavia, que a prova cabal e que me parece definitiva – até ao aparecimento de outra ou outras versões mais consistentes - de que o LDIP está genealogicamente correcto, é a certidão de nascimento do seu irmão Francisco Teles Jordão (*17-02-1771), que indica como seus avó paternos, José Gomes Duarte e Clara Tavares.
A fotocópia autenticada pelo ADG, encontra-se em meu poder e terei o maior prazer em proceder à sua digitalização e oferecê-la ao meu ilustre confrade.

Tendo tido conhecimento de que o ilustre genealogista Dr. Nuno Borrego (Alentejo), fez incessantes pesquisas nos registos paroquiais da Guarda para estabelecer a sequência genealógica das primeiras gerações da familia TJ (LDIP), tentei um contacto através dos moderadores, mas sem resultados até à data, creio que em virtude dos seus grandes afazeres.

Penso que , nesta altura, ambos estaremos a pensar a mesma coisa: Não parece algo estranho que nosso ascendente comum, Bernardo Teles Jordão, seja o iniciador do nome TELES JORDÂO, sem que tenhamos conhecimento de qualquer ascendente seu com tais apelidos?

Entretanto, é bom meditar no que será mais importante e digno de crédito: uma descrição genealógica patente num documento cujo suporte informativo nos parece hoje, difícil de comprovar, ou registos oficiais de reconhecida e indiscutível autenticidade?

Gostaria que o Caro Confrade emitisse os seus comentários e o ideal seria com a adução de argumentos do “contraditório”, que pudessem esclarecer e atenuar as minhas dúvidas em relação ao assunto principal debatido.

Com desejos expressos de continuar a colaborar, envio as minhas fraternas saudações.
Abel Boaventura Osório de Castro

Em tempo:
Dados muito valiosos sobre LDIP, foram-me fornecidos pala nossa amiga Maria (aeiou2). Aliás tenho recebido o maior incentivo da sua parte, bem como prestimosa orientação. (aboc).









1.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#224321 | aboc | 19 mar 2009 19:34 | Em resposta a: #222385

Meu Caro Confrade José Gaspar Robles Monteiro Rodrigues

Confirmo m/ resposta de 05-03-2009 à sua inquirição de 27-02-2009 e apresento, hoje, um facto de certo modo interessante:

Acabo de receber do ADG, a certidão de nascimento dos gêmeos César e Eulália, nascidos em 12/10/1852, filhos legitimos do Cor. António Teles Teles Jordão e sua mulher D. Maria Amália Couto Sequeira (meus trisavós), sendo padrinhos Francisco Joaquim Teles Jordão (primo legitimo do pai) e sua mulher D. Maria Isabel Cardoso, residentes na cidade de Évora, tendo sido representados por seus procuradores, presentes ao acto, o Reverendo José Coelho de Oliveira e D. Ana Augusta Teles (Jordão) Oliveira (quarta avó do meu ilustre confrade).

Isto parece demonstrar que a família, na época, se apresentava bem unida.

Resta saber se os aludidos gêmeos tiveram geração e se existem, na actualidade, algum ou alguns de seus posíveis descendentes, interrogação que fica no ar para esclarecimento de prováveis interessados. Estou incluindo seus nomes na BD do Genea.

Com os melhores cumprimentos e ao seu dispôr,
Abel Boaventur Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#224365 | R.Monteiro | 20 mar 2009 10:35 | Em resposta a: #224321

Meu Caro Confrade,
Por motivos profissionais tenho andado arredadodo site.
Antes de mais deixe-me exprimir-lhe os meus agradecimentos pela simpatia das informações que me transmitiu, que me foram muito úteis e agradáveis.
Depois dizer-lhe que infelizmente quase tudo quanto sei, sendo muito pouco, sobre a família Telles Jordão foi-me transmitido por minha Avó materna nas longas e saudosas conversas de férias e fins de semana!
Depois, tenho uma acrescida dificuldade que resulta do facto do extravio do Arquivo Municipal da Guarda de muitos documentos que cobrem algumas décadas e que torna quase impossível o conhecimento de alguns dos nossos antepassados.
Por exemplo, se o Meu Confrade tiver a paciência de abrir o genea e introduzir o meu nome, verificará que do lado Telles Jordão o meu conhecimento termina em Miguel Rodrigues Jordão e Maria Telles, antepassados que nos são comuns.Todavia, a indicação de D. Maria Telles veio-me por minha Avó, sem qualquer documento a suportá-la e o de Miguel Rodrigues Jordão consta da Carta de Armas do General Telles Jordão.
Poderá o Meu Confrade confirmar-me a D. Maria Telles?
E daí para trás, conhecerá e poderá informar-me de mais algum dos nossos antepassados?
Ficar-lhe-ia muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#224418 | aeiou2 | 20 mar 2009 20:07 | Em resposta a: #224365

Mas donde cai o Telles?

Maria=aeiou2

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#224645 | R.Monteiro | 22 mar 2009 19:07 | Em resposta a: #224418

Cara Confrade,
Não sei dizer-Lhe.
Os avoengos mais distantes que minha Avó me falou, são exactamente Miguel Rodrigues Jordão e Maria Telles, avós de Joaquim Telles Jordão, entre outros.
Da carta de armas de Joaquim Telles Jordão, apenas consta o nome do avô, Miguel Rodrigues Jordão. Maria Telles, como refiro, o seu conhecimento veio-me da indicação de minha Avó.
Minha Avó não tinha documento algum e dizia-me, com mágoa, que os mesmos teriam sido levados e casa de seus Pais pelo irmão e que teriam desaparecido, ao que lhe constara, teriam ardido quando do incêndio do Teatro Nacional D.Maria II.
Cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#233580 | carlosara | 08 jul 2009 09:02 | Em resposta a: #27828

Bom Dia, Procuro Familiares de Manuel dos Santos Espada de Ferreira do Alentejo...

Grato pelas informações que puderem enviar...

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#245883 | aboc | 11 dez 2009 20:54 | Em resposta a: #224321

Caro confrade José Gaspar

Após uma prolongada ausência de mais de oito meses, cá volto novamente à sua presença, desta vez com uma notícia que julgo que o vai surpreender.

Finalmente tenho em meu poder, uma certidão de nascimento, devidamente autenticada pelo ADG, do pai do brigadeiro, isto é, BERNARDO TELES JORDÃO (*Guarda , 11/07/1742) na qual estão assinalados os seus quatro avós, portanto bisavós de seu filho. Inequivocamente, ao contrário, ou pelo menos diferentemente, do que assinala a descrição genealógica do seu brasão d’armas, TELES JORDÃO aparece na família pela linha materna de seu pai e não por via varonil.

É preciso salientar que em relação aos seus avós (José Gomes Duarte e Clara Teresa) a referida certidão confirma a versão inserta no livro “Luso-descendentes da Índia Portuguesa” a qual, se alguma celeuma produziu, com esta certidão que lhe anuncio, o assunto fica definitivamente resolvido e a informação produzida na referida obra, validada e ratificada.

Aliás, ainda sobre esses dois nomes e sua posição nos costados, já há muito tempo que eu deixei de ter qualquer dúvida, após ter recebido do ADG a certidão de nascimento de FRANCISCO TELES JORDÃO (*Guarda, 17/02/1771), irmão do brigadeiro e de nossos quartos-avós.

Julgo meu dever referir-lhe que enviei para o Genea o citado documento – que foi prontamente acolhido como fonte idônea – no sentido de abastecer o registo dos pais de José Gomes Duarte e Clara Teresa.

Assim, de acordo com os documentos que, até à data, me parecem os mais fidedignos, temos:

1 – Joaquim Teles Jordão
2 - Bernardo Teles Jordão
3 - Catarina da Conceição de Azevedo Barreto
4 - José Gomes Duarte
5 - Clara Teresa
6 - Alexandre Lopes de Azevedo
7 - Brizida Maria Barreto
8 - Bernardo Gomes
9 - Maria Fernandes
10 – Bernardo Teles Jordão
11 - Maria Inês

Considerando, todavia, que em Genealogia nada se completa, seria o caso de tentarmos entrar na ascendência de Bernardo Teles Jordão (acima número 10) e procurar saber a origem dos apelidos “TELES” e “JORDÃO”. Dificil, meu caro confrade, já que pelas minhas contas, o mesmo deve ter vivido já nos derradeiros anos do séc. XVII e as fontes informativas cada vez mais espinhosas!

Agradeço me confirme a leitura da presente e se estaria interessado em receber as cópias das certidões do Francisco e Bernardo, acima, o que farei gostosamente para o seu e-mail ou endereço comercial, os quais tive oportunidade de copiar acidentalmente numa das suas últimas intervenções neste Forum.

Cumprimentos e fraternas saudações de

Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#245985 | R.Monteiro | 14 dez 2009 18:19 | Em resposta a: #245883

Meu Caro Confrade,
Muito lhe agradeço o favor das suas notícias.
Para mim constitui, como poderá supôr, uma enorme surpresa.
Desconheço quem introduziu no genea e na minha árvore alguns dos dados aí inseridos.
Como poderá verificar (José Gaspar Robles-Monteiro Rodrigues)o Brigadeiro era irmão de uma quarta avó minha.
Aí diz serem filhos de Bernardo Joaquim Telles Jordão, neto de Bernardo Telles Jordão e bisneto de Miguel Rodrigues Jordão e Maria Telles.
Na carta de armas, vem indicado esse Miguel Rodrigues como seu bisavô.
Confesso que a genealogia não é, nem de longe, nem de perto, a minha especialidade.
Sou mesmo um completo "ignorante" nessa ciência.
Apenas a vontade de encontrar as origens me moveu muito recentemente a tentar descobrir os antepassados.
Muito agradeço a gentileza de me enviar, como propõe, os documentos referidos.
E todos os ensinamentos, que sei serem muitos e extremamente valiosos.
Antecipadfamente grato.
Melhores cumprimentos,
José Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#246008 | aboc | 14 dez 2009 20:57 | Em resposta a: #245985

Caro Confrade José Gaspar

Obrigado pela suas palavras, mas devo dizer-lhe que não obstante ser um "apaixonado" por Genealogia, continuo a considerar-me, convictamente, um mero iniciado com algum treino na matéria e com certa força de vontade de aprender.

Entendo que devemos aguardar mais algumas possíveis informações que possam vir a enriquecer a histórica genealógica dos TELES JORDÃO. Vou tentar entrar em contacto com os autores do LDIP, no sentido de lhes fornecer os dados (e fontes) colhidos e que possam ser incluidosr, se entenderem, numa futura edição. Talvez nessa altura, com toda a segurança, possamos efectuar no Genea, as correcções que se mostrem necessárias e adequadas.

Estou a enviar, via e-mail, as duas certidões referidas. São duas fotocópias autenticadas dos respectivos assentos (ortografia e caligrafia antigas, mas que dá para entender após algum esforço de concentração).

Sempre ao dispôr

Abel Boaventura Osório de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#253517 | Miguel E Pina | 22 abr 2010 08:29 | Em resposta a: #245883

Caros Confrades,

Permitam-me a intromissão.
Através de José Gomes Duarte, liga-se a família Teles Jordão a Nave de Haver. Sucede que entre Nave de Haver e Vilar Maior, existe a Quinta de S. Pedro do Carril, com capela muito antiga, infelizmente tudo num avançado estado de ruína, que pertenceu à família Costa Teles. Nesta família, em meados do século XVIII houve um Bernardo da Costa Teles, que teve um filho Joaquim da Costa Teles, que por sua vez teve um filho Bernardo da Costa Teles (tendo sido este último capitão, salvo errro, do exército miguelista). O primeiro Bernardo e Joaquim viviam em Vilar Maior e eram primos dos senhores da Quinta de S. Pedro. Os Costa Teles eram senhores da referida quinta desde D. Manuel I, que a havia constituído em morgadio a favor de Gonçalo da Costa Teles, FCCR.
Há aqui várias coincidências: Nave de Haver ser muito próximo de Vilar Maior e a Quinta de S. Pedro ser no limite de Nave de Haver; a repetição do nome Bernardo e do nome Joaquim.
Será que se trata do mesmo Teles?
O problema é que, devido às invasões, há um enorme hiato de paroquiais para quase todo o século XVIII em Vilar Maior, o que dificulta a pesquisa. Talvez o Arquivo da CEGuarda, que se espera que seja aberto ao público dentro em breve, traga alguma luz.
Só estranho que tenha sido forjada uma genealogia na CBA, se Teles Jordão estivesse ligado aos Costa Teles, que era uma família com pergaminhos antigos. Ou será que não conseguiu reconstituir a ligação, pela falta de paroquiais, uma vez que a CBA é posterior às invasões, e então, para facilitar, "construiu" uma genealogia consentânea com a memória familiar não documentada?
Espero que esta intervenção seja de alguma utilidade.
Com cordiais cumporimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Es

#254825 | R.Monteiro | 17 mai 2010 16:52 | Em resposta a: #253517

Meu Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua intervenção, muito útil.
Todavia, começa por afirmar " Através de José Gomes Duarte, liga-se a família Telles Jordão a Nave de Haver...".
Ora, como desconheço, em virtude das dificuldades que muito bem refere, todas as ligações e ascendência da família, venho solicitar-lhe o obséquio da informação sobre a ligação da família Telles Jordão a José Gomes Duarte.
Antecipadamente grato,
Melhores cumprimentos,
José Gaspar Robles-Monteiro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#267782 | Barnbarroch | 01 jan 2011 15:36 | Em resposta a: #216262

I am sorry, I speak no Portuguese; I will try to post this in a machine translation but it may not make very much sense.

Many thanks for the information you have posted. I understand from what you have written that Joachim Telles Jordao (died 1833) had a son Joachim.

I had thought that his son also died in the battle; perhaps this was another son. Anyway I find that a Joachim Telles Jordao married, in London in 1845, Eleanor Hopkins and I think he must be the son.

They had many descendants including my step-daughter Louisa.

Can you confirm this at all? And would you like to have a copy of what I have discovered?

Best wishes,
Jamie.


Eu sinto muito, eu não falo nenhum português; eu tentarei colocar isto numa tradução de máquina mas não pode fazer muito muito sentido.

Muitos agradece para as informações você colocou. Eu entendo de o que você escreveu que Joachim Conta Jordao (morrido 1833) teve um filho Joachim.

Eu tinha pensado que o seu filho também morreu na batalha; talvez isto era outro filho. De qualquer jeito eu acho que um Joachim Conta Jordao casou, em Londres em 1845, Eleanor Hopkins e eu penso que ele deve ser o filho.

Eles tiveram muitos descendentes inclusive meu enteada Louisa.

Você pode confirmar isto absolutamente? E você gostaria de ter uma cópia de o que eu descobri?

Os votos de felicidade.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#267785 | aeiou2 | 01 jan 2011 16:29 | Em resposta a: #267782

Hi,

I have wrote in 2008 all I know concerning this family
Sorry

Best wishes
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#267788 | Barnbarroch | 01 jan 2011 17:22 | Em resposta a: #267785

Thank you, Maria.

Best wishes,
Jamie.

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#309225 | joaobarros | 28 jun 2012 18:31 | Em resposta a: #267788

Boa tarde,

Algum dos confrades me consegue validar a informação sobre este casamento?

3(IV)D.Libânia Amália de Oliveira,n. G.S.v. cc G.S.V.10.3.1834 José de Assunção Correia de Figueiro, filho de Manuel joaquim Correia de Figueiredo e de Ana antónia da Silva.

A informação consta deste tópico, mas obtive a seguinte resposta do ADGRD:

"Relativo a assento de casamento solicitado, informamos que temos um hiato entre os anos de 1747-1859, freguesia de São Vicente – Guarda."

Muito obrigado
Cumprimentos
João Barros

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#309226 | MCNN | 28 jun 2012 18:50 | Em resposta a: #309225

Caro João Barros


Os casamentos dessa época de São Vicente - Guarda estão na Torre do Tombo:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3642755

Existe na TT o microfilme respectivo que pode ser consultado.

Aliás, no ADGRD também existe cópia desse microfilme:

http://www.adguarda.pt/loja/produto_detalhe.asp?productid=584&departmentid=85


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#309227 | joaobarros | 28 jun 2012 19:01 | Em resposta a: #309226

Caro Mário César Navarro,

Obrigado pela informação.

Dada resposta do ADGRD, não me lembrei de verificar os dados no site.

Cumprimentos
João Barros

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#351438 | barcaria | 20 out 2014 20:18 | Em resposta a: #27592

Boa noite,
O meu nome é Guilherme José Lopes Monteiro,e foi para mim uma grande surpresa quando entrei neste forum e pude consultar alguma da minha ascendência que desconhecia, agradeço para já a vossa investigação.
O meu avô Joaquim Crisóstomo Teles Jordão Monteiro, casou com Maria da Glória Soares tiveram dois filhos, José Soares Monteiro ( e não José Soares Teles Jordão Monteiro) e Maria Elisa Soares Monteiro ( e não Elisa Soares Teles Jordão Monteiro ).

Com os meus melhores Cumprimentos,
Guilherme Monteiro
e-mail - guilherme-monteiro@sapo.pt

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#374684 | aeiou2 | 26 out 2016 20:19 | Em resposta a: #351438

Olá,
Pode pedir para corrigirem, na sua árvore genealógica os erros que encontrar

Abraço
Maria Oom

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#379377 | AJota | 31 mar 2017 19:42 | Em resposta a: #27592

Esta pergunta é mais para historiadores e só remotamente para descendentes.
Conhece-se um filho do brigadeiro Teles Jordão: "o menino", que na História do Cativeiro dos Presos de Estado na Torre de S. Julião da Barra de Lisboa, também é referido por "o menino Ascânio". Como o autor trata o o brigadeiro por baxá, não me admira que aquele Ascânio possa significar outra coisa.
Outro facto conhecido é que o coronel Romão Soares matou o brigadeiro Teles Jordão em Cacilhas, durante a batalha da Cova da Piedade.
Agora o terceiro facto, este bem estranho: na relação das pessoas embarcadas em Sines, com D. Miguel, na sequência da Convenção de Évora-Monte, é mencionado um Joaquim Teles Jordão.
A minha pergunta é simples: quem é este Teles Jordão morto-vivo? Será "o menino Ascânio"? Será um espião de D. Pedro? É que houve espiões no exílio.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#379382 | AJota | 31 mar 2017 21:31 | Em resposta a: #379377

Até parece mentira, mas fui mais rápido do que todo o fórum.
No nº. 31, ano de 1833, da Gazeta de Lisboa descobri a resposta. Numa carta do então marechal de campo Joaquim Teles Jordão, comandante da 2ª Divisão realista, ao visconde de Santa Marta, há um elogio feito ao seu filho o alferes Joaquim Teles Jordão (nome igual), seu "Ajudante d'Ordens". Terá sido pois este filho que, em 1834 já ajudante de campo de D. Miguel, seguirá, depois de Évora-Monte, com o rei proscrito para o seu exílio em Roma.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#432201 | dimisant | 22 mar 2021 23:10 | Em resposta a: #267782

Hey there,

I'm also a decendent of Joaquim Teles Jordao Jr. and Eleanor Hopkins. Would you be so kind to share the information you have? Their daughter Blanche Emile Jordao Telles (married twice first with Langdon then Kensworthy Browne) is my ancestor and she has relations to Italy with the Casa di Boccaccio in Firenze and something related to the Pope but I'm having a hard time connecting the dots and seeing if it has to do with the time Jordao Jr went with the exiled king of Portugal to Italy or if it was a later return.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#432205 | AJota | 22 mar 2021 23:55 | Em resposta a: #432201

Dear dimisant, about the life in Italy of D. Miguel's "court" I don't know anything. But there is a book by a brigadier Quinhones, a spy for D. Pedro IV or D. Maria II with D. Miguel, which may contain some useful information.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#432275 | Barnbarroch | 26 mar 2021 11:13 | Em resposta a: #432201

Hello, then you're a cousin of my step-daughter Louisa. Isn't it exciting to have such a wicked man as an ancestor?

I'm not sure whether I can be any real help; my sources were mainly Ancestry.com but also an email I had from a David Telles Langdon, ten years ago; his email address then was d.telles-langdon@uwinnipeg.ca and he might be able to help; I don't remember how I found him in the first place, I'm afraid.

It is hard to be sure of any of the data, really; I think what I've found is pretty reliable and you're welcome to reuse anything you find there — and if you have specific questions, I'm happy to help if I can. I never pursued the Kenworthy-Browne side of the family.

Best wishes,
Jamie.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#447479 | Alexnac | 03 mai 2023 06:23 | Em resposta a: #27828

Mais de 20 anos depois venho colocar uma questão; em relação ao "3 (IV) FRANCISCO JOAQUIM TELLES JORDÃO, natural de São Vicente, Guarda, e falecido a 08-XII-1855". Onde e quando terá nascido?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#447481 | miguel monteiro | 03 mai 2023 11:42 | Em resposta a: #447479

https://geneall.net/pt/nome/129631/francisco-joaquim-teles-jordao/

Na Cidade da Guarda, freguesia de S. Vicente, cerca de 1800.

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#447483 | Jorge Resende | 03 mai 2023 16:06 | Em resposta a: #27592

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4806648 tif 174, batismo de francisco, página da direita

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#447484 | Alexnac | 03 mai 2023 17:26 | Em resposta a: #447483

Grato, na verdade, grato e emocionado.
Não imagino como o fez, a não ser um olho muito treinado para as caligrafias e esforço considerável a passar centenas de páginas dos "livros de batismo".

Não sei como agradecer a não ser com estas singelas palavras. Muito obrigado pela ajuda!

Resposta

Link directo:

Brigadeiro Joaquim Teles Jordão,COX,C.O.T.e Espada

#447485 | Alexnac | 03 mai 2023 17:32 | Em resposta a: #447481

Muito obrigado.

Comunidade incrível. Espero um dia poder ajudar!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen