Famílias de Santarém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Santarém

#32258 | A.Godinho | 19 dez 2002 18:39

Procuro elementos sobre: os Godinho de Macedo, Correias da Silveira e Velho Cabral, todas de Santarém ( séc.XVI e XVII) Barbosas, da Azinhaga ( séc.XVI e XVII) e sobre Barros ( de António de Barros filho de Francisco de Barros, que foram proprietários do ofício de apontadores das moradias dos esc. e cav.fidalgos- séc.XVI e XVII).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#54948 | Ricardo de Oliveira | 08 jan 2004 11:34 | Em resposta a: #32258

Caro António Godinho

Procuro informações sobre uma família Correia de Santarém. Domingos Correia, natural de Santarém, freguesia desconhecida, passou para o Brasil (Santa Catarina, São Francisco do Sul) em meados do século XVIII. Domongos Correia é meu 7° avô e foi Sargento-Mor e da governança local. Era filho de Manoel Nunes de Abreu e de Ana Correa, casal do final do século XVII.
Informação descrita em um ofício da Câmara de São Francisco do Sul aos 19/4/1770. Arquivo Nacional. Códice 110. Microfilme M 026-0-78.

Agradeceria novos dados sobre eles.

Um abraço

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56055 | Sérgio Sodré | 25 jan 2004 15:06 | Em resposta a: #32258

Caro Senhor

Aconselho a consulta da obra "Santarém Quinhentista" de Maria Ângela V. da Rocha Beirante, Lisboa, 1981 (Distribuidora Livraria Portugal)

cumprimentos

Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56059 | A.Godinho | 25 jan 2004 17:53 | Em resposta a: #56055

Caro Sérgio Sodré

Agradeço a indicação, já possuo o livro que referencia.
Acrescento que fundamental para famílias de Santarém é o manuscrito da Col.Pombalina da BNL-Reservados, Index das Notas dos Vários Tabeliães de Santarém, coligidas por Luiz Montês Matoso. Não tenho a certeza da cota de memória mas julgo que poderá ser o nº106 da Colecção Pombalina.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56112 | Sérgio Sodré | 26 jan 2004 21:50 | Em resposta a: #56059

Caro António Godinho

Logo que possa procurarei aceder ao manuscrito de Luiz Matoso. Entretanto, lembrei-me que, há alguns anos, fui à Biblioteca Anselmo Braamcamp Freire, em Santarém, e um fncionário informou-me que na Biblioteca Municipal de Évora existia uma obra (um manuscrito?) intitulada "Memórias e Genealogias de Santarenos". Registei o facto no meu bloco de notas, mas nunca lá fui nem sei em época terá sido escrita.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56143 | A.Godinho | 27 jan 2004 12:20 | Em resposta a: #56112

Caro Sérgio Sodré

Fico-lhe grato pela indicação de "Memórias e Genealogias de Santarenos", que desconhecia em absoluto. Uma dúviad porém me surge, a B.M. de Évora é a mesma coisa que a B.Pública de Évora? Quantoa esta última já lá "vasculhei" muita genealogia, mas nunca essas Memórias que refere, assim que puder vou tentar consultá-la.
Quanto ao vol.manuscrito do Luiz Matoso, é um manancial enorme de informação para famílias de Santarém, que vale a pena consultar, e foi de enorme utilidade para mim, uma vez que tenho muita ascendência em Santarém (e arredores)como os Velho Cabral, Correia( da Silveira) Cides, Barbosas (Henriques), Godinhos de Macedo, etc...
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56157 | Sérgio Sodré | 27 jan 2004 17:09 | Em resposta a: #56143

Caro António Godinho

Por desconhecimento escrevi B.M., mas decerto é a B.P. de Évora. A informação que referi foi-me dada por um tal Sr. Bertino (?) que, quando lá fui, era a pessoa melhor informada da Biblioteca A.B.Freire e foi ele que me orientou as pesquisas que então efectuei. Desconheço se continua como funcionário ou se já se reformou.

cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56313 | Sérgio Sodré | 29 jan 2004 15:10 | Em resposta a: #56143

Caro António Godinho

Consultei a compilação de Luiz Montez Mattoso que me deu a conhecer e pude fotocopiar (do microfilme) uma notícia de Sodrés de Santarém datada de 1575. Tenho grande interesse nesta família, cujo progenitor julgo ter sido Duarte Sodré (o da campa da ermida de Nossa Senhora do Monte).
Muito agradecia qualquer informação sobre ele ou sobre Sodrés de Santarém no séc. XV de que eventualmente se recorde das suas pesquisas, pois descendo destes. Presentemente, acho que o apelido lhe veio por via feminina e que o pai era Resende e não o Fradique Sodré que é por norma apresentado nas genealogias manuscritas.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#56315 | A.Godinho | 29 jan 2004 16:03 | Em resposta a: #56313

Caro Sérgio Sodré

Se encontrar algo sobre os Sodrés de Santarém direi. Caso encontre algo sobre as famílias que refiro acima, peço-lhe o favor de me dizer.


Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#122095 | João Monteiro | 03 jul 2006 13:08 | Em resposta a: #32258

> Naturais de Santarém que estão sepultados em Alegrete-Alentejo.

Obitos:
> Manuel Ca.... /9/1644, morreu quando exército foi a S.Vicente-Espanha

> Roque Pires /9/1644, sargento, morreu quando o exército foi a S.Vicente-Espanha, pai:João Alvares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#122853 | liasantos | 15 jul 2006 21:52 | Em resposta a: #56059

Caro,A. Godinho, me desculpe invadir este espaço, mas talvêz vc, tenha o que estou procurando.
Meu avô, José Colasso, nasceu na freguesia de Achete - Torre do Bispo,
será que vc poderia me dar algumas informações?
Lia.
Suzano-São Paulo- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#122855 | liasantos | 15 jul 2006 22:03 | Em resposta a: #56315

Caro, Antonio me desculpe, invadir novamente
será que vc, poderia me enviar alguma informação sobre Santarém e a freguesia de Achete, Tore do Bisp^?
atenciosamente.
Lia.
Suzano-São Paulo-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#248202 | jramos | 22 jan 2010 00:17 | Em resposta a: #56059

Caro confrade,

Procuro um Montes de Santarém. Diogo Montes Botelho, natural de Santarém, Moço de Câmara D'El Rei e escrivão dos orfãos de Vila Flor (Tras-os-Montes). Um dos seus netos teve processo na Inquisição de Coimbra e nasceu cerca de 1617.

Curiosamente na procura de Botelhos na Pedatura Lusitana, encontrei a filha de um Botelho casada com um Dr.º Montes Godinho.

Saberá o confrade alguma coisa deste homem?

Obrigado desde já.

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#262224 | jramos | 15 set 2010 09:53 | Em resposta a: #56313

Caro confrade,

Tentei procurar no site da Biblioteca Nacional a referência ao documento sobre as famílias de Santarém de Luiz Montez Mattoso e não consegui localizá-lo.
O confrade teria a amabilidade de me indicar a referenciação?

Procuro Montes Botelho, de Santarém.

Agradeço desde já a disponibilidade.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#262233 | A.Godinho | 15 set 2010 11:13 | Em resposta a: #262224

Caro João Ramos

O manuscrito está na secção de Reservados da BN.

BNL – Reservados Index das Notas dos Tabeliães de Santarém, coligidos por Luiz Montez Matoso, Col. Pombalina nº106

Se procurar no livro dos indices da Colecção Pombalina encontra.

Ao tempo em que o consultei não estava microfilmado, agora não sei.

Peça ajuda ao bibliotecário de serviço na identificação do manuscrito.

Cumprimentos

António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Santarém

#262270 | jramos | 15 set 2010 19:48 | Em resposta a: #262233

Caro António Godinho,

Obrigado pela resposta e pela rapidez da mesma.

Não encontrava o documento fazendo pesquisa na base de dados on-line.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#349993 | jf6 | 06 set 2014 16:36 | Em resposta a: #32258

Caros confrades
Procuro informações relativas às seguintes famílias:

1- Marçalo Sirgado (n.05-01-1859), dos Casais da Roda, Asseiceira, casou em 1884 com
2- Maria Jacinta (n.08-05-1860)
3- João Sirgado
4- Helena Rosa/da Conceição
5- Francisco Luís
6- Maria Jacinta

1- Custódio Rosa (n.21-07-1861), casou em 1887 com
2 -Maria Perpétua ou Maria Custódia (n.18-07-1865)
3- Manuel Rosa Gameiro, casou em 1858 com
4- Podenciana Maria
5- José Ferreira
6- Custódia Ferreira
7- Manuel Rosa Gameiro
8- Agostinha Maria
9- Alexandre Francisco
10- Rosália Maria

Serão todos da zona da Asseiceira, desconhecendo-se localizações para além da referida.
Creio ter representado os ascendentes corretamente.

Melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#350030 | peninha | 08 set 2014 09:39 | Em resposta a: #32258

Caro António Godinho

O lugar da Roda da freguesia da Asseiceira, concelho de Tomar, situa-se numa linha imaginária entre Santa Cita e Tancos., Nessa linha imaginária, procurando no mapa junto à IP6, a Norte, encontra dois lugares, Roda Grande e Roda Pequena, que são o resquício desse lugar da Roda que teve uma grande densidade populacional.

Um abraço,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#350054 | jf6 | 08 set 2014 22:29 | Em resposta a: #32258

Nas informações que me forneceram, apenas me referiram uns quantos sítios, dos quais essa Roda. A minha avó, neta dos dois casais por mim mencionados, é da Roda Grande, pelo que provavelmente será essa.

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#350068 | peninha | 09 set 2014 12:59 | Em resposta a: #32258

Caro Confrade

Verifico agora que por lapso dirigi a minha mensagem a António Godinho quando a devia ter endereçado ao Confrade, a ambos as minhas desculpas.

Para quem conheça agora a Roda, é surpreendente o quão populoso foi.

Infelizmente, não tenho apontamento nenhum sobre as pessoas que refere.

Mas tenho muito interesse em todas as pesquisas nessa área geográfica (Roda, Asseiceira, Santa Cita, Tancos, Atalaia, e Tomar).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Tenho alguma informação sobre José Sirgado, da vila de Tancos, nos princípios do séc. 19, que tenho todo o gosto de partilhar caso nisso tenha interesse.

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#350069 | jf6 | 09 set 2014 13:07 | Em resposta a: #32258

Caro António Pena Monteiro

Com todo o gosto receberei tais informações. O Sirgado mais antigo que conheço é o João Sirgado, pelo que, quem sabe, descende desse José.

Cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#350073 | peninha | 09 set 2014 14:34 | Em resposta a: #32258

Caro Confrade

Nos princípios do séc. 19, tenho informação de dois Sirgados, ambos arrais no rio Tejo, dedicavam-se ao transporte de mercadorias, nomeadamente, a fretes de transporte de trigo para Lisboa. São eles, o arrais José Sirgado, este da vila de Tancos, onde pelo menos era morador em 1814, e o arrais Manuel Sirgado.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#412684 | Mar2006 | 26 fev 2019 11:02 | Em resposta a: #32258

Procuro elementos sobre uma familia de Santarém chamada Covier ou Gobier (já encontrei as duas ortografias). Em particular há uma Pascoa Gobier moradora às Olarias em Santarém em 1768 que nessa época tinha uma filha Inez Maria ainda menor.
Algum genealogista encontrou este nome de familia?
Antecipadamente , Bem hajam.

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#416665 | rdevargas | 28 jul 2019 21:33 | Em resposta a: #32258

Prezados,

Algum dos amigos já ouviu falar da família Gomes de Carvalho de Santarém? Segue o que apurei até o momento:

Casal: Manuel Carvalho (Alpiarça) e Maria Madalena (S. Salvador), casados em 08/02/1706

Ele filho de Silvestre Francisco e Maria Carvalha, de Alpiarça

Ela filha de Manoel Gomes e Margarida Cordeira, S. Salvador

Tiveram pelo menos os filhos:

Sebastião Gomes de Carvalho (meu sétimo-avô) Cirurgião, baptizado em São Salvador em 1709

Bernardo Gomes de Carvalho

Domingos Gomes de Carvalho

Simão Gomes de Carvalho

Att,
Rosana

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#425519 | lasantos | 10 jul 2020 19:09 | Em resposta a: #32258

(Antigo Anuncio da PJ ;)) Desapareceu o conhecimento dos pais de:

GUIOMAR de ANDRADE (N. Santarém 1560-70 / F. Abiul -Pombal c.1615)

Segundo habilitação "de Genere" de um neto, a "desaparecida" será originária de Santarém, "sem mancha de judeu" e "muito nobre", tendo casado com Silvestre Pereira de Abiul, filho de Francisco Pereira, cavaleiro-fidalgo daquela vila.

Agradeço pistas - ou anotações do Index das Notas de Vários Tabeliães de Santarém" de Montês Mattoso - acerca de famílias (Freires de) Andrade com assento em Santarém no séc. XVI, que por via feminina, possam ter legado o apelido a esta senhora.

Não me encontro em Portugal, pelo que me é impossível deslocar-me à BNL; agradeço qualquer ajuda. Bem hajam!

Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#425535 | Mar2006 | 11 jul 2020 09:52 | Em resposta a: #32258

Procuro informações sobre ANTONIO JOSE SILVA, que residiu em Santarém, nascido em Lisboa em 1738, filho de António José da Silva, o judeu, e de Leonor Maria de Carvalho.
Sei que casou com Maria da Piedade, cerca de 1760, de quem teve 1 filho e uma filha. Em 1768 era caixeiro na loja grande de António Fróis na Rua Direita em Santarém.
As pesquisas que já fiz sobre o casamento e nascimento dos filhos têm-se revelado infrutíferas. Será que algum confrade que estuda famílias de Santarém me pode ajudar?
Antecipadamente agradeço.

Resposta

Link directo:

Famílias de Santarém

#444810 | mc | 16 dez 2022 17:12 | Em resposta a: #32258

Leopoldina Rosa de Gouveia ou Leopoldina Rosa Gomes de Gouveia.
Há muito que procuro, sem êxito, dados mais completos sobre Leopoldina Rosa de Gouveia ou Leopoldina Rosa Gomes de Gouveia (n.1845-1855 ? em Santarém - f.1940-1950 ? na Paróquia da Barra Funda, cidade de São Paulo, Brasil). Segue foto.
Era filha de Manuel da Silva Gouvêa e de Maria Inês da Silva Gouvêa, da cidade de Santarém.
Se alguém tiver pesquisado esta família, fico agradecida se partilhar essa informação.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 19:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen