S. Silvestre de Requião

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas | Famílias

S. Silvestre de Requião

#34644 | Isabel Aboim | 31 jan 2003 19:08

Caros Confrades:
Encontrando-me a pesquisar a Freguesia de S. Silvestre de Requião nos inícios do século XVII nos primeiros livros paroquiais respeitantes a essa freguesia deparei-me com o facto do nome de António do Rego estar sempre sublinhado em todos os registos ( e são bastantes...já que casou três vezes tendo tido descendência abundante!).
Será que isto significa que já está estudada a sua Família?
Caso alguém saiba muito agradeço que me informem onde poderei encontrar mais informação.
ISABEL ABOIM

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34730 | Carlos Silva | 02 fev 2003 07:34 | Em resposta a: #34644

Cara Isabel Aboim,

Muito provavel que os Regos de Requiào tenham sido estudados para conhecer melhor a ascendência de Inacio do Rego, casado com Maria Carneiro (filha de Manuel de Araujo e de Ana Carneiro) que aparece no nobiliario de Familias de Portugal, volume III, de Manuel Felgueiras Gaio, Titulo de Carneiros §17 N17. Eu tambem os estudei um pouco, pelo mesmo motivo, e para obter uma levantamento o mais exaustivo dos apelidos de Requiào nos primeiros anos contidos nos registos.

Assim passei pelo Antonio do Rego, ou melhor os Antonios do Rego, mas tambem Inacio do Rego, Gonçalo de Rego de Abreu (que parece ser o "chefe"), Manuel do rego (de S.Martinho do Vale), Antonio do Rego de vila Nova, Maria do Rego "a coelha" de alcunha, Baltazar do Rego que faleceu antes do inicio dos registos.

no entanto nào consegui estabelecer ligaçoes certas. Pode ser que o Baltazar seja o genearca. Mas nào tenho certeza.

Lamento nào saber mais.
Melhores cumprimentos

Carlos Silva

P.S.: Nào fui eu que sublinhei os livros

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34846 | Isabel Aboim | 04 fev 2003 15:09 | Em resposta a: #34730

Caro Dr. Carlos Silva :
Agradecendo muito as suas informações junto lhe envio o que tenho sobre meu antepassado António do Rego

António do Rego e Margarida Manuel, de S. Silvestre de Requião.



António do Rego, natural do lugar da Portela, da Freguesia de S. Silvestre de Requião (Vila Nova de Famalicão) aí deve ter nascido em finais de quinhentos, isto porque se sabe que contraiu matrimónio em 1617.

Dado que os mais antigos registos paroquiais dessa freguesia datam de 1613/1614 não é possível determinar ao certo nem a sua data de nascimento nem o nome de seus pais porquanto os seus nomes também não são referidos nem nos registos dos seus casamentos nem figuram nos registos de baptismo de seus filhos.

António do Rego contraiu matrimónio em 1617 na Igreja de S. Silvestre de Requião com Isabel Fernandes, cujos pais também se desconhecem.
Deste casamento parece não ter havido nenhum filho tendo sua esposa falecido a 26 de Fevereiro de 1622, sem testamento, nessa aldeia da Portela.

Depois de viúvo contraiu um segundo matrimónio em 7 de Abril de 1623 com "Caterina Roiz de pinais testemunhas a maior parte da freguesia por ser dia santo".
Pela leitura dos registos de baptismo dos filhos deste seu segundo casamento fica-se a saber que continuou a habitar na aldeia da Portela .
Deste casamento nasceram os seguintes filhos :

- Pedro, baptizado a 23 de Janeiro 1625 ( de mil seis centos e vinte e tres digo vinte e cinco)
- Ana baptizada aos 25 dias do mes de abril de 1627 . Foram seus padrinhos Domingos Gonçalves da freguesia de Ruivães e Ana solteira filha de Gonçalo António desta freguesia.
- Catarina , baptizada a 10 de Abril de 1628. Teve a paraninfá-la Domingos Brás desta freguesia e Maria Luís da freguesia de S. Paio.

Creio não ter havido mais nenhum filho deste casamento.

"Aos 4 dias do mes de Maio de 1633 faleceo Catarina Roiz molher de Ant.º do Rego da portela com todos os sacramentos fez testamento que tem seu marido".

António do Rego contraiu ainda outro casamento com Margarida Manuel, em data anterior a 1638 e num local que também se desconhece, mas que poderá ter sido quer em S. Silvestre de Requião quer em S. João Baptista de Vila do Conde.

De qualquer forma temos conhecimento de que houve vários filhos deste terceiro casamento que foram baptizados em S. Silvestre de Requião:

- Maria filha de Ant.º do Rego e de sua mulher foi baptizada aos 10.4.1638. Padrinhos Domingos Diz solteiro de ralbo e Felipa Borges da portela da mesma freguesia
- Domingos filho de Ant.º do Rego da portela e de sua mulher baptizado a 11.2.1642. Teve como padrinhos D.os Marçal e Francisca filha de Martim Brás da Ribeira todos de Requião.
- Isabel filha de Ant.º do Rego e de sua mulher do lugar da Portela foi baptizada ao primeiro dia de Janeiro de 1646 . Forão seus padrinhos João Lopes morador no lugar do passo freguesia de S. Vicente de Oleiros e Isabel Frz. Da lage mulher de Domingos Borges desta freguesia.
Esta sua filha mais nova é minha antepassada pelo que, se quiser lhe poderei facultar descencência até aos nossos dias.
Contraiu matrimónio a 8 de Abril de 1677 na Igreja Matriz de Vila do Conde com Manuel Gomes , lavrador do Lugar de Cazal do Monte, desssa freguesia. No seu reisto matrimonial diz que seus pais –Ant.º do Rego e Margarida Manuel- eram já defuntos, naturais de Requião e moradores em Vila do Conde.

Além destes filhos teve ainda António do Rego um filho de nome Francisco do Rego que continuou a viver no lugar da Portela em Requião onde casou e teve filhos. Deve ter sido filho do seu primeiro casamento dado que ficou por testamenteiro de seu pai.e foi padrinho de um baptismo anterior a 1646.

Aos 22. Maio de 1670 António do Rego da portela faleseo com todos os sacramentos fez testamento que tem seu filho Francisco do Rego e logo no dia da sua sepultura lhe fez officio.
Á margem deste registo lê-se ainda: Cumpriu-se-lhe o testamento. Está satisfeito o legado e officios de alma aos 21.de Junho de 1671.

Do que li parece poder concluir-se que António do Rego terá sido um lavrador bastante abastado, actividade que deve ter acumulado com o comércio colonial feito através de Vila do Conde, dado aí ter vivido conforme nos relata o registo matrimonial de sua filha .
Aliás existe também um curioso relato de um tal Ignacio do Rego, marido de Maria Carneira que teve um filho de uma escrava de Vila do Conde que fez batizar em Requião o que de certo modo confirma, pelo menos, uma grande ligação à Princesa do Ave!
Os meus cumprimentos
Isabel Aboim


































92 e 93 Domingos Martinz Flores e Maria Gonçalves , os mesmos que 72 e 73.
94 e 95 Simão Gonçalves e Mariana Lopes , os mesmos que 74 e 75

Pais do 94 e 95 Pedro Gonçalves , o velho da Touguinha e Maria Luís

Pedro Gonçalves, o Velho do lugar da Mata, freguesia da Touguinha já era falecido antes de 2.7.1692, data do 1.º casamento de seu filho Simão, o nosso antepassado. Deve ter contraído matrimonio carca de 1608 na Touguinha com sua mulher Maria Luís , pelo que deverão ter ambos nascido cerca de 1588. Ela faleceu após 1651.
Tiveram os seguintes filhos:
- Simão, o nosso antepassado cuja data de baptismo se desconhece.
- Domingas baptizada pelo pároco de Touguinha na sua Igreja a 29.5.1611 . Padrinhos António Miz solteiro de Lavadores e Catarina Lopes da mesma freguesia. a 29.5.1611
- António baptizado a 13.9.1615 filho de Pedro Gonçalves o Velho da Mata e de sua mulher. Padrinhos António Gonçalves de Lavadores seu sobrinho e Anna filha de Briatriz Gonçalves viúva da Pena.

e Pedro Lopes e Maria Gonçalves de Casal do Monte, Vila do Conde.

Naturais ou pelo menos moradores em Casal do Monte, Vila do Conde foram pais de Mariana Lopes que casou em 1633, pelo que devem ter casado cerca do ano de 1610.

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34847 | Isabel Aboim | 04 fev 2003 15:10 | Em resposta a: #34730

Caro Dr. Carlos Silva :
Agradecendo muito as suas informações junto lhe envio o que tenho sobre meu antepassado António do Rego

António do Rego e Margarida Manuel, de S. Silvestre de Requião.



António do Rego, natural do lugar da Portela, da Freguesia de S. Silvestre de Requião (Vila Nova de Famalicão) aí deve ter nascido em finais de quinhentos, isto porque se sabe que contraiu matrimónio em 1617.

Dado que os mais antigos registos paroquiais dessa freguesia datam de 1613/1614 não é possível determinar ao certo nem a sua data de nascimento nem o nome de seus pais porquanto os seus nomes também não são referidos nem nos registos dos seus casamentos nem figuram nos registos de baptismo de seus filhos.

António do Rego contraiu matrimónio em 1617 na Igreja de S. Silvestre de Requião com Isabel Fernandes, cujos pais também se desconhecem.
Deste casamento parece não ter havido nenhum filho tendo sua esposa falecido a 26 de Fevereiro de 1622, sem testamento, nessa aldeia da Portela.

Depois de viúvo contraiu um segundo matrimónio em 7 de Abril de 1623 com "Caterina Roiz de pinais testemunhas a maior parte da freguesia por ser dia santo".
Pela leitura dos registos de baptismo dos filhos deste seu segundo casamento fica-se a saber que continuou a habitar na aldeia da Portela .
Deste casamento nasceram os seguintes filhos :

- Pedro, baptizado a 23 de Janeiro 1625 ( de mil seis centos e vinte e tres digo vinte e cinco)
- Ana baptizada aos 25 dias do mes de abril de 1627 . Foram seus padrinhos Domingos Gonçalves da freguesia de Ruivães e Ana solteira filha de Gonçalo António desta freguesia.
- Catarina , baptizada a 10 de Abril de 1628. Teve a paraninfá-la Domingos Brás desta freguesia e Maria Luís da freguesia de S. Paio.

Creio não ter havido mais nenhum filho deste casamento.

"Aos 4 dias do mes de Maio de 1633 faleceo Catarina Roiz molher de Ant.º do Rego da portela com todos os sacramentos fez testamento que tem seu marido".

António do Rego contraiu ainda outro casamento com Margarida Manuel, em data anterior a 1638 e num local que também se desconhece, mas que poderá ter sido quer em S. Silvestre de Requião quer em S. João Baptista de Vila do Conde.

De qualquer forma temos conhecimento de que houve vários filhos deste terceiro casamento que foram baptizados em S. Silvestre de Requião:

- Maria filha de Ant.º do Rego e de sua mulher foi baptizada aos 10.4.1638. Padrinhos Domingos Diz solteiro de ralbo e Felipa Borges da portela da mesma freguesia
- Domingos filho de Ant.º do Rego da portela e de sua mulher baptizado a 11.2.1642. Teve como padrinhos D.os Marçal e Francisca filha de Martim Brás da Ribeira todos de Requião.
- Isabel filha de Ant.º do Rego e de sua mulher do lugar da Portela foi baptizada ao primeiro dia de Janeiro de 1646 . Forão seus padrinhos João Lopes morador no lugar do passo freguesia de S. Vicente de Oleiros e Isabel Frz. Da lage mulher de Domingos Borges desta freguesia.
Esta sua filha mais nova é minha antepassada pelo que, se quiser lhe poderei facultar descencência até aos nossos dias.
Contraiu matrimónio a 8 de Abril de 1677 na Igreja Matriz de Vila do Conde com Manuel Gomes , lavrador do Lugar de Cazal do Monte, desssa freguesia. No seu reisto matrimonial diz que seus pais –Ant.º do Rego e Margarida Manuel- eram já defuntos, naturais de Requião e moradores em Vila do Conde.

Além destes filhos teve ainda António do Rego um filho de nome Francisco do Rego que continuou a viver no lugar da Portela em Requião onde casou e teve filhos. Deve ter sido filho do seu primeiro casamento dado que ficou por testamenteiro de seu pai.e foi padrinho de um baptismo anterior a 1646.

Aos 22. Maio de 1670 António do Rego da portela faleseo com todos os sacramentos fez testamento que tem seu filho Francisco do Rego e logo no dia da sua sepultura lhe fez officio.
Á margem deste registo lê-se ainda: Cumpriu-se-lhe o testamento. Está satisfeito o legado e officios de alma aos 21.de Junho de 1671.

Do que li parece poder concluir-se que António do Rego terá sido um lavrador bastante abastado, actividade que deve ter acumulado com o comércio colonial feito através de Vila do Conde, dado aí ter vivido conforme nos relata o registo matrimonial de sua filha .
Aliás existe também um curioso relato de um tal Ignacio do Rego, marido de Maria Carneira que teve um filho de uma escrava de Vila do Conde que fez batizar em Requião o que de certo modo confirma, pelo menos, uma grande ligação à Princesa do Ave!
Os meus cumprimentos
Isabel Aboim


































92 e 93 Domingos Martinz Flores e Maria Gonçalves , os mesmos que 72 e 73.
94 e 95 Simão Gonçalves e Mariana Lopes , os mesmos que 74 e 75

Pais do 94 e 95 Pedro Gonçalves , o velho da Touguinha e Maria Luís

Pedro Gonçalves, o Velho do lugar da Mata, freguesia da Touguinha já era falecido antes de 2.7.1692, data do 1.º casamento de seu filho Simão, o nosso antepassado. Deve ter contraído matrimonio carca de 1608 na Touguinha com sua mulher Maria Luís , pelo que deverão ter ambos nascido cerca de 1588. Ela faleceu após 1651.
Tiveram os seguintes filhos:
- Simão, o nosso antepassado cuja data de baptismo se desconhece.
- Domingas baptizada pelo pároco de Touguinha na sua Igreja a 29.5.1611 . Padrinhos António Miz solteiro de Lavadores e Catarina Lopes da mesma freguesia. a 29.5.1611
- António baptizado a 13.9.1615 filho de Pedro Gonçalves o Velho da Mata e de sua mulher. Padrinhos António Gonçalves de Lavadores seu sobrinho e Anna filha de Briatriz Gonçalves viúva da Pena.

e Pedro Lopes e Maria Gonçalves de Casal do Monte, Vila do Conde.

Naturais ou pelo menos moradores em Casal do Monte, Vila do Conde foram pais de Mariana Lopes que casou em 1633, pelo que devem ter casado cerca do ano de 1610.

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34848 | Isabel Aboim | 04 fev 2003 15:12 | Em resposta a: #34730

Caro Dr. Carlos Silva
Por lapso e sobretudo por uma grande falta de preparação neste mundo complexo que são os computadores enviei outras informações que não interessam para este tema, pelo que peço desculpa.
Cumprimentos cordiais
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34849 | Isabel Aboim | 04 fev 2003 15:12 | Em resposta a: #34730

Caro Dr. Carlos Silva
Por lapso e sobretudo por uma grande falta de preparação neste mundo complexo que são os computadores enviei outras informações que não interessam para este tema, pelo que peço desculpa.
Cumprimentos cordiais
Isabel Aboim

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#34857 | Carlos Silva | 04 fev 2003 18:43 | Em resposta a: #34846

Cara Isabel Aboim,

o "Dr." nào me parece compativel com o espirito do forum, salvo erro.
Agradeço os dados todos.
Vou ver se encontro mais alguma informaçào que a possa interessar nos meus apontamentos.
Mas desde jà confirmo plenamente a forte ligaçào de varias familias de Requiào com Vila do Conde, entre as quais os Carneiros, que chegaram a Requiào por volta de 1593 sendo precisamente uma relativamente bem conhecida familia Vilacondense.

melhores cumprimentos

C. Silva

Resposta

Link directo:

Cronologia da familia Rego de Requião (sec.17)

#35288 | Carlos Silva | 11 fev 2003 07:06 | Em resposta a: #34847

Cara Isabel Aboim,

Seguem apontamentos « prosopograficos » tirados dos registos paroquiais de Requião, ordenados cronologicamente. Espero que possam ser uteis para determinar um provavel parentesco entre esses varios Regos de Requião.

Varios lugares vêm referidos, assim como familias possivelmente ligadas.

1614 casamento de Ana do Rego com Manuel Gonçalves.
Test. Meu (Manuel? Bartolomeu?) do Rego

1615 : nasce o primeiro filho de Inacio do Rego (e Maria Carneiro de Fafiào) Antonio (Padrinho : Mauricio da Costa). Depois em 1624, 1627, 1630 (gemeas, uma das quais afilhada de Gonçalo do Rego e Catarina Borges), 1638

1617 : casamento de Antonio do Rego com Isabel Frz

1618 : casamento de Maria do Rego “a coelha” de alcunha com Jeronimo Frz filho de Amador Frz de S. Pedro do Couto (Arcos de Valdevez)

1622 : Primeira referencia a Manuel do Rego, de S. Martinho do Vale, varias vezes padrinho (1624, 1626)

1623 : casamento de Antonio do Rego com Catarina Roiz
e casamento de Gonçalo Gonçalves com Catarina do Rego, filha de Baltazar do Rego ja defunto e Isabel Antonia da Lage. (Test. : Damiào de Figueiredo, Gonçalo do Rego)

1627 : Inacio do Rego inicia seu ciclo de padrinho em (depois 1632, 1637)

1624 : Pelo visto Antonio do Rego e Catarina Rodrigues da Portela tiveram um filho Antonio, (Padrinho Simào Carneiro de Ninàes, cuja mulher tambem era Rodrigues : Ana Roiz de Ninàes, casados 1624)

No mesmo ano nasce a primeira filha (pelo menos por mim apontada) de Catarina do Rego e de Gonçalo Gonçalves.

No mesmo ano Gonçalo do Rego é referido como padrinho (e depois mais em 1625, 1626, 1631?)

1626 : apontei nascimento de um Pedro, filho de Antonio do Rego e Catarina Fernandes (em vez de Rodrigues). Posso estar errado no nome da màe ou na data. Padrinhos : Manuel do Rego de S. Martinho do Valle, e Catarina de Sousa mulher de Gaspar Moreira de Arrifana de Sousa, rendeiros de Requiào.

1627 : é padrinho Antonio do Rego de Vila Nova (de Famalicào muito provavelmente)

1631 : é padrinho Gonçalo do Rego de abreu (o mesmo ?) com Natalia de Resende, mulher de Dionisio Pereira (provavelmente Dinis Pereira de Sà), para Gracia filha de Francisco Pinheiro e Ana Correia, rendeiro deste mosteiro.
Gonçalo do Rego de Abreu deve ser o mesmo que Gonçalo do Rego, com nome completo para solenizar a cerimonia.

1633 : é madrinha Lucrecia, criada de Gonçalo do Rego

1636 : creio que se inicia novo ciclo de paternidade de Antonio do Rego da Portela começando com uma filha Maria (distinta da Maria nascida em 1638)

Apontamentos com data duvidosa :
1622 ou 1632 : Obito de Ana do Rego. Herdeiros seu genro e filha da Portela
1622 ou 1632 : Obito de Manuel do Rego, da Portela

--------------------------------
Inquiriçoes de genere (arquivo Distrital de Braga) ligadas à familia Regode Requiào e imediatos arredores antes de meados do séc. 18.
Talvez possam revelar algo.

Processo: 4619
Pasta: 217
Nome: Antonio Carneiro Araujo
Pai: Manuel Rego
Mãe: Ana Carneiro
Data: 1728-11-05
Freguesia: REQUIAO,SAO SILVESTRE
Concelho: VILA NOVA FAMALICAO
Distrito: BRAGA
Observações: Doc.danificado.


Processo: 21055
Pasta: 930
Nome: Jose Correia Rego
Pai: Domingos Rego
Mãe: Rufina Correia
Data: 1733-11-26
Freguesia: VALE,SAO MARTINHO
Concelho: VILA NOVA FAMALICAO
Distrito: BRAGA

Melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Um Rego escudeiro na Armada (1586)

#35516 | Carlos Silva | 14 fev 2003 09:03 | Em resposta a: #34847

Isabel Aboim,

mais uma referencia à familia Rego de Requiào e mais precisamente da vizinha freguesia de S. Martinho do Vale, que suponho serem os mesmos :

Simào do Vale, escudeiro, filho de Simào do Rego e Ines Gomes de S. Martinho do Vale, foi em 1586, na armada de D. Jeronimo Coutinho.

Nos finais do sec. 16, um membro da familia Rego era "escudeiro", o que me parece ser informaçào interessante.

No entanto devo dizer que nào sei de que livro tirei este apontamento, no meio de outros que me interessaram entào e que eu escolhi porque diziam respeito a jovens oriundos dos concelhos de Guimaràes e Famalicào, embarcados para as Indias.

cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: familia Rego de Requião (sec.17)

#35538 | Carlos Silva | 14 fev 2003 15:23 | Em resposta a: #35288

A inquiriçào de genere de Manuel Carneiro (neto de Inacio do Rego) em 1695 contem a informaçào seguinte :

"Ignacio do Rego era do lugar da Portela. A testemunha conheceu-o pouco por ser muito achacado mas sim seu irmào inteiro Gonçalo do Rego, da Lage."

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#103958 | mc | 27 out 2005 12:08 | Em resposta a: #34849

Isabel Aboim
Recém-chegada a este Forum, li com muito interesse as mensagens deste tópico, que desde 2003 não recebe contributos. Todas as informações sobre Inácio do Rego cc Maria Carneiro me interessam, pois são meus décimos-avós.
O Dr. Carlos Silva já me deu recentemente óptimas pistas. No entanto, e ao que parece, são ainda desconhecidos os ascendentes deste Inácio do Rego.
Cumprimentos
mc

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#121001 | 2570 | 18 jun 2006 14:10 | Em resposta a: #34730

Caro carlos Silva
Agradeço, que em informe se nas suas pesquisas em Requião encontrou os seguintes nomes:
João Carneiro Soares (falecido em 20/7/1850 em Antas
Gabriel Araújo “ “ 2/5/1759 em Ávidos
Muito agradecido
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#121004 | 2570 | 18 jun 2006 14:44 | Em resposta a: #103958

Cara Maria Carneiro
Tenho na minha arvore, como meu ascendente "JOÃO CARNEIRO SOARES", que faleceu na freguesia de Avidos (Famalicão), em 20/07/1850, mas que segundo informações que possuo, nasceu em Requião, e foi casado com DOMINGAS FERREIRA.
Se tiver informações pertinentes agradeço
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#121009 | Carlos Silva | 18 jun 2006 15:46 | Em resposta a: #121001

Caro colega,

A priori nào conheço, embora Carneiro e Araujo sejam apelidos bem representados na freguesia de Requiào.
Existiu uma familia Araujo em Requiào que usou o nome Gabriel na sua onomastica de familia (deve constar na base de inquiriçoes de genere, do Arquivo Distrital de Braga)
Infelizmente, nào a estudei.

melhores cumprimentos.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#155950 | vbriteiros | 12 mai 2007 22:47 | Em resposta a: #121009

Caro Carlos Silva
Tropecei neste assento, que talvez lhe interesse:
Em 19.5.1864 entrou como porcionista no Real Recolhimento de Nossa Senhora da Esperança -Porto, D. Maria Máxima de Medeiros Machado de 11 anos , da Lixa, filha de Francisco António Medeiros Machado e D. Cândida dos Anjos Coelho Barbosa, a requerimento de sua Tia D. Joaquina Júlia de Medeiros Machado , viúva e residente na sua Quinta de Requião em Vila Nova de Famalicão ( Arquivo da Stª Casa da Misericórdia do Porto)
Neste Recolhimento era frequente a entrada de meninas jovens e endinheiradas para serem "salvas" de pretendentes menos "habilitados", ou por ausência dos pais para o Brasil.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#155976 | CPMM Silva | 13 mai 2007 15:07 | Em resposta a: #155950

Caro Vasco Briteiros,

Se a nota, por sinal bem interessante, ainda nao tem destino no meu panorama de investigaçào, é pelo menos oportunidade para lhe mandar um abraço.
Um abraço, portanto.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#155992 | Matilde Souto Pires | 13 mai 2007 19:01 | Em resposta a: #34849

Cara Isabel Aboim

Não sei se ainda está interessada na família Rego de S. Tiago de Requião.
Mas tenho um assento de casamento de 2-5-1774 de Manuel José do Rego e D.Quitéria Maria da Cunha Freitas .Êle da freguesia de Santa Maria de Telhado e Ela do Salvador de Joane.O casamento realizou-se em Joane.Sendo êle filho de Francisco Mendes ,já defunto e de sua mulher Maria do Rego,tambem de Telhado.
Neto materno de Manuel António e Agostinha do Rego,tambem da freguesia de Telhado,vizinha de Requião
Tambem na Tôrre do Tombo há no registo geral das Mercês de D. Maria I em 1782:Carta de Padrão-Tença de 20.oooréis com Hábito, em um dos almoxarifados do Reino, que renunciou Manuel da Cunha de Carvalho,para Manuel José do Rego
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#276347 | mtavares | 14 mai 2011 00:19 | Em resposta a: #155992

Manuel da Costa (cas em 1699 com Custódia Rodrigues de Lagoa) nascido em Requião em 1680 f º de Antº da Costa e Catarina Carneira de Requião.
Alguém passou por este casal? Procurei no Gaio relações dela a outros Carneiros e não encontrei,contudo existem dados que lá estão que não batem certo com os assentos Paroquiais.

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292780 | PEDROPINHO | 12 dez 2011 23:59 | Em resposta a: #34730

Caro Confrade Carlos Silva:

ao fazer a minha arvore genealogica, descobri um antepassado meu natural de requião - Vila Nova de Famalicão.
os dados (unicos) que tenho do mesmo são:

*** Teresa de Araújo - natural de Requião, que viria a casar com Luis Duarte da freguesia de Delães. Tiveram pelo menos uma filha nascida em Bairro de seu nome Joana de Araujo.

Visto o confrade já ter estudado a freguesia de Requião, será que me poderá ajudar a descobrir dados destes meus antepassados ??

Grato pela ajuda,
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292801 | vbriteiros | 13 dez 2011 11:27 | Em resposta a: #34644

Apesar de já anteriormente ter participado neste tópico, só agora e passados tantos anos , recordo que entretanto encontrei uma situação de marcação idêntica e realmente significava que esses meus antepassados já estavam estudados. Posteriormente encontrei os manuscritos ainda não publicados. Eram estudos preparatórios para a 1ª impressão do NFG.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292812 | Carlos Silva | 13 dez 2011 14:55 | Em resposta a: #292780

Caro Pedro Pinho,

A arvore de costados de Joana de Araujo seria a seguinte:
° nascimento
x casamento
+ obito

1 Joana de Araujo
2 Luis Duarte ° 28/06/1691 Delaes (Vila Nova de Famalicao)
3 Teresa de Araujo ° ../04/1689 Ruivaes (Vila Nova de Famalicao) x 14/01/1719 Novais (Vila Nova de Famalicao)
4 Gonçalo Duarte ° ../02/1651 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
5 Ana Francisco x 30/11/1673 Delaes (Vila Nova de Famalicao)
6 Manuel Fernandes ° Ruivaes (Vila Nova de Famalicao)
7 Catarina de Araujo x 25/05/1670 Carreira (Vila Nova de Famalicao)
8 Gonçalo Duarte [o Novo] ° ../06/1616 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao) + 21/06/1682 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
9 Susana da Costa ° Gondar ??? x 25/04/1650 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao) + 04/01/1695 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
10 Francisco Gonçalves + ..../1673 Delaes (Vila Nova de Famalicao)
11 Maria Antonia + 1673/....
12 Gonçalo Fernandes
14 André de Araujo ° Aves (Santo Tirso) + 30/07/1685 Carreira (Vila Nova de Famalicao)
15 Ana Francisco ° Carreira (Vila Nova de Famalicao) x 21/03/1640 Carreira (Vila Nova de Famalicao)
16 Gonçalo Duarte [o Velho] ° ../07/1593 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao) + 22/01/1656 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
17 Maria Luis ° Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao) x 17/04/1611 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao) + 07/04/1643 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
18 Boaventura (Padre) da Costa + 04/12/1660 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
19 Ana Gonçalves + Gondar
30 Gregorio Fernandes
31 Catarina Fernandes x ..../1625
32 Gonçalo Duarte + ../07/1599 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
33 Maria Dias + 1622/1624 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)
34 Luis Alvares
35 Marta Fernandes
37 Ana Mendes + 12/06/1647 Oliveira Sao Mateus (Vila Nova de Famalicao)

Quanto ao Padre Boaventura da Costa tenho alguns dados que julgo todos de um mesmo individuo:
Foi testemunha do 2° casamento de Salvador Vaz em Riba d'ave em 1649, sendo tambem testemunhas o Padre José da Costa Pimenta, vigario de Lordelo, e Bento Peixoto, cidadao de Braga
Em 1631 é padrinho em Casteloes, sendo referido como Padre e como morador de Oliveira Sao Mateus.
Foi cura de Sanfins de Riba de Ave (1649-1652)
Foi cura de Pousada de Saramagos (1657-1660)

Quanto aos Duartes deviam ser proprietarios abastados de Oliveira Sao Mateus, do lugar de Linhares. Em 1635 Gonçalo Duarte o Velho tinha uma azenha no monte de Santana em que vivia Ana Fernandes, moleira.

Quanto aos Araujos, antes de Ruivaes viveram na Carreira (Famalicao) e antes talvez em S. Miguel das Aves (Santo Tirso).

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292813 | PEDROPINHO | 13 dez 2011 14:59 | Em resposta a: #292812

Caro Carlos SIlva:

Muito Obrigado pela ajuda. Bastante util a sua informação.

Muito grato por tudo.

Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292826 | jagmc | 13 dez 2011 18:17 | Em resposta a: #292812

Caro confrade Carlos Silva,

Desculpe a intromissão, mas tenho um antepassado nascido em Avidos em 7/11/1679 (Manuel Araújo Silva) cujo assento de baptismo indica ser filho de Manuel Gonçalves e Paula Araújo de Requião. O pai tinha como alcunha "o caseiro".

Por acaso não terá já "tropeçado" neste casal?

Melhores cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292834 | Carlos Silva | 13 dez 2011 20:56 | Em resposta a: #292826

Caro J. Correia,

Conheço de facto mas menos do que desejo.
Trata-se do casal referido no topico seguinte:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282634&fview=c

Infelizmente, por enquanto nao sei muito mais.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292960 | jagmc | 16 dez 2011 15:37 | Em resposta a: #292834

Caro Carlos Silva,

Agradeço-lhe a resposta.
Talvez através de Pedro Araújo consiga algo mais.

J,Correia

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#292975 | MMSA | 16 dez 2011 21:27 | Em resposta a: #292826

Boa noite

Manuel de Araújo Silva casou com Custódia Rodrigues em 24.5.1698 em S. Paio de Seide ou Ceide?), Famalicão. Tenho as datas de baptismo de 5 dos seus irmãos mas falta-me o registo de baptismo da sua irmã Catarina de Araújo, dada como baptizada em Seide e que é a minha antepassada directa. Sobre o casal Manuel Gonçalves e Paula de Araújo tenho apenas uma nota que diz ser Paula de Araújo natural de S. Miguel de Seide ... mas não registei a origem da informação.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#293017 | jagmc | 17 dez 2011 20:01 | Em resposta a: #292975

Cara confrade,

Esse casamento é um dos meus problemas. No assento de casamento de um filho, Matias Araújo, diz que os pais eram Manuel Araújo (filho de Manuel Gonçalves e Paula Araújo) e Domingas Correia e não Custódia Rodrigues como também encontrei. Ou o assento de casamento que encontramos não é do mesmo Manuel ou então...
Encontrei também uma série de filhos do casal Manuel Gonçalves/Paula Araújo todos nascidos em Avidos entre 1672 e 1685, mas a Catarina não. A terra de nascimento de Paula Araújo também é um mistério, S. Paio de Seide, S. Miguel de Seide, eventualmente Requião, sei lá!

Temos que ter paciência e esperar que surja algo que nos encaminhe. Pela minha parte se encontrar alguma coisa de interesse colqcarei neste forum.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#293027 | mtavares | 17 dez 2011 22:14 | Em resposta a: #293017

Caros confrades:
Tenho uma Catarina Carneira(f 1707) de Requião que foi casada com Antónia da Costa que não consigo entroncá-la...
Cumprimentos a todos
luis

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#293800 | PEDROPINHO | 02 jan 2012 16:40 | Em resposta a: #292812

Caro Confrade Carlos SIlva:

Descobri um antepassado meu natural de S. Silvestre de Requião (Vila Nova de Famalicão), do qual somente tenho o nome:

MARIA ALVES DA COSTA - natural de Requião que veio a casar (provavelmente em Requião) com MANUEL FRANCISCO natural de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão). Terá nascido entre 1700 e 1720. Tiveram pelo menos 1 filha de seu nome EUGENIA DA COSTA nascida a 26.02.1741 em Requião.

Por acaso não tem nenhuma informação sobre estes meus antepassados ?

Obrigado,
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#293812 | Carlos Silva | 02 jan 2012 19:11 | Em resposta a: #293800

Caro Pedro Pinho,

Nào conheço essa gente. Lamento.
Melhores cumprimentos.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#299191 | Antonio Moreira | 08 mar 2012 13:07 | Em resposta a: #103958

Dr.Carlos Silva
Acabei de entrar neste Forum e sendo o assunto de meu interesse, porque há ligações "certas" com a minha Familia,
assuntos abordados em mensagens anteriores, e porque somos de origem de Requião (VNF) e mais precisamente da Casa de Fafião, permito-me lançar 3 nomes de antepassados meus e que sempre "ouvi" dizer viveram em "Fafião" (depois posso dar informações mais detalhadas se houver interesse):
- Antonio de Sousa Moreira meu Avô (nascido a 10.01.1890)
- Antonio da Fonseca Moreira seu Pai (meu Bisavô)
- Margarida de Sousa Guimarães sua Mãe (minha Bisavó)
No decorrer de uma destas mensagens é referido um nome da Familia Carneiro como da Casa de Fafião.
Também em outros documentos posso ler "Carneiros, de Requião, da Casa de Fafião" ... e por isso,
estando em assunto esta freguesia de S.Silvestre de Requião, agradeço me possa dar todas as informações que tenha
já "estudado" e relação entre estas Familias faladas - Carneiros, Coelho Villar, Rego e digo eu "Sousa", "Moreira",
"Fonseca" e "Guimarães".
Cumprimentos,
Antonio Moreira

Resposta

Link directo:

RE: S. Silvestre de Requião

#333776 | JPPinho76 | 12 ago 2013 23:32 | Em resposta a: #34847

Cara Isabel Aboim:

reparei neste tópico a referencia a um Pedro Gonçalves da malta o velho de Touguinha (Vila do Conde) e sua mulher Maria Luis também desta freguesia.

Pertencem a minha arvore genealógica através do seu filho Manuel Gonçalves que casou em 12.04.1623 em Touguinha VIla do Conde com Maria Alvares.

è possível haver diferença de idade tão grande entre os irmãos ??? ou poderemos estar a falar de outro casal com o mesmo nome e da mesma localidade ??

http://pesquisa.adporto.pt/Controls/vault/?id=705799A6886F8562E3C3B9706309A8BB&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

Grato pela ajuda possível

Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#353477 | APFigueiredo | 09 jan 2015 01:16 | Em resposta a: #293800

Caro Pedro Pinho
É a primeira vez que me meto nestas andanças peço desculpa da falta de jeito e imprecisões. Antes da Maria Alves da Costa nada sei. Provavelmente, para a frente já sabe, mas mesmo assim, podendo ser redundante cá vai: A filha Eugénia casou com João da Costa n. 26.2 1737, Vale S. Martinho? Tiveram pelo menos uma filha Maria da Costa nascida a 11.5.1766 na mesma freguesia, esta casou em 20.12.1794 com Manuel José da Costa, freguesia de Abragão, S Pedro. Tiveram pelo menos um filho, António da Costa Regadas nascido em 18.4.1796 em vale de S Martinho falecido em 31.2.1877 em Gavião, S Tiago que por sua vez casou nesta freguesia com Sabina Maria de Jesus.
Sabe alguma coisa desta gente?
Obrigado
APFigueiredo

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#363048 | Didigeneal | 03 nov 2015 13:26 | Em resposta a: #34644

Olá:
Eu descendo de Calisto de carvalho que nasceu em 14 abr 1664 no Requião, Lugar do Mosteiro, filho de Pedro do Rego de Sá casado em Requião a 20 jul 1652 com Catarina de Carvalho (filha do padre Mateus de Carvalho e Maria Pereira).
Esse Pedro era filho de Gonçalo do Rego de Abreu e Angela Pereira, natural de S. Miguel do Seide.

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#377508 | Didigeneal | 31 jan 2017 18:02 | Em resposta a: #363048

Meu antepassado Padre Mateus de Carvalho era natural de Oliveira, São Mateus, filho de Domingos Gonçalves e Catarina Carvalho.
Ele morou e foi vigário em Vermoim, Vila Nova de Famalicão, onde teve vários filhos naturais e foi com Maria Pereira (solteira) que ele foi pai de Catarina Carvalho que faleceu em 19/08/1670 em Requião, lugar do Mosteiro
Essa Catarina Carvalho se casou a 20/07/1652 em Famalicão, Requião, com Pedro do Rego de Sá filho de Gonçalo do Rego de Abreu e Ângela Pereira nascida em S. Miguel de Seide.
Alguém já encontrou esse povo? Agradeço toda e qualquer ajuda...sou muito bobo em pesquisar kkkkk

Resposta

Link directo:

Ascendência do Padre Mateus Carvalho Quadros

#377514 | Carlos Silva | 31 jan 2017 20:18 | Em resposta a: #377508

O seu ascendente chamava-se Carvalho Quadros. Pertencia a uma familia cujo nome serviu depois a Camilo Castelo Branco para personagens da "Brasileira de Prazins".

Sua ascendência conhecida é a seguinte:

1 Padre Mateus Carvalho Quadros ° Oliveira São Mateus (Vila Nova de Famalicão)

pais:
2 Domingos Gonçalves ° Oliveira São Mateus (Vila Nova de Famalicão) x 09/05/1655 Vermoim (Vila Nova de Famalicão)+ Oliveira São Mateus
3 Catarina de Carvalho ° ../03/1634 Vermoim (Vila Nova de Famalicão) x 09/05/1655 Vermoim (Vila Nova de Famalicão) Filha postuma de Fulgêncio de Quadros

avos:
4 Domingos Gonçalves + Oliveira São Mateus (Vila Nova de Famalicão)
5 Maria Gonçalves + < ..../1655 Oliveira São Mateus (Vila Nova de Famalicão)
6 Fulgêncio de Quadros ° ../11/1601 Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão) x < ..../1626 + c. 1633/1634
7 Maria Carvalho ° Vermoim (Vila Nova de Famalicão) x < ..../1626 + 18/12/1666 Vermoim (Vila Nova de Famalicão)

bisavos :
12 Manuel (Padre) de Quadros + 18/10/1622 Vermoim (Vila Nova de Famalicão) Vigario de Riba de Ave
13 Isabel da Bouça
14 Manuel (Padre) de Carvalho + ../../1651 Vermoim (Vila Nova de Famalicão) vigário de Vermoim [1608-1651)
15 Maria Francisco + 25/07/1650 Vermoim (Vila Nova de Famalicão) (Vila Nova de Famalicão) Lavrador de Soalhaes

Resposta

Link directo:

Lavrador de Soalhães

#377515 | Carlos Silva | 31 jan 2017 20:23 | Em resposta a: #377514

O Lavrador de Soalhães referido acima era Domingos Gonçalves e não Maria Francisca, de Vermoim.

Resposta

Link directo:

Parentes do Padre Mateus de Carvalho Quadros

#377518 | Carlos Silva | 31 jan 2017 21:01 | Em resposta a: #377514

O Padre Mateus fez Inquiriçoes de genere em 1691 com seu irmão o Padre Manuel Carvalho Quadros.

Mateus Carvalho e Manuel Carvalho eram tios do Pe João de Carvalho que teve inquirição de genere em 1730 em Delães (Processo 20288) e tambem tios do Padre Mateus Carvalho que teve inquirição de genere em 1716 em Oliveira Santa Maria (processo 15583) e mais do Padre Joaquim Francisco de Carvalho que teve inquirição de genere em 1724 (Processo n° 20020) em Delães.

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#428222 | APFigueiredo | 22 out 2020 23:00 | Em resposta a: #34644

Os anos passam mas como reactivei o meu interesse por estas coisas retomo a participação.
Reitero a pergunta apresentada anteriormente, plagiando Pedro Pinho, pois, pelos vistos, temos antepassados comuns. São eles:
MARIA ALVES DA COSTA - natural de Requião que veio a casar (provavelmente em Requião) com MANUEL FRANCISCO natural de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão). Terá nascido entre 1700 e 1720. Tiveram pelo menos 1 filha de seu nome EUGENIA DA COSTA nascida a 26.02.1741 em Requião.

Por acaso alguém tem informações sobre estes e seus ascendentes? Sobre os descendentes dei há anos informações neste fórum.
Acrescento outros meus antepassados para quem tenha conhecimento e bondade:
- Francisco da Costa, casado com Maria Ferreira, em Guisande, pai de João da Costa, tendo o João da Costa nascido em Vale, S. Martinho em 26.2.1732.
- Manuel José de Faria, falec a 21.12.1831 em Gavião, S. Tiago casado com Teodósia Maria de Jesus, na mesma freguesia, esta falec em 5.12.1856, idem freguesia.

Desde já agradeço cumprimentando todos nesta minha renovada presença.

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#442023 | Didigeneal | 15 jul 2022 01:31 | Em resposta a: #34644

Em 16/04/1685 faleceu em Requião meu antepassado Padre Mateus de Carvalho batizado em 24/09/1604 em Leitões. Ele fora reitor em Requião e era filho de outro padre: Manuel de Carvalho e Isabel Lopes ela natural de S. Martinho de Leitões..
Mateus teve filhos com 6 mulheres e para não me estender muito vou resumir apenas do meu ramo.
Com Maria pereira, *Vermoim, nasceram 3 filhas e a minha antepassada foi a filha Catarina Carvalho que faleceu 19/08/1670 Requião, Lugar do Mosteiro. Catarina casou-se em 20/07/1670 Requião, Vila Nova de Famalicão com Pedro do Rego de Sá filho de Gonçalo do Rego de Abreu e Angela Pereira, de S. Miguel de Seide.
De Catarina e Pedro nasceram 6 filhos entre eles Calisto de Carvalho *14/10/1664 Lugar do Mosteiro sendo batizado em 19/10/1664 Requião, casado co Domingas Gomes natural de Vila Nova de Famalicão.e pais de Domingos de Carvalho que se casou em Vermoim em 07/08/1729 com Teresa Correia.
Domingos e Teresa são os pais de Leandro Correia de Carvalho *21/07/1735 em Vermoim, Lugar da Venda, casado com Custodia Rodrigues de Azevedo, pais de João Correia de azevedo *23/03/1774.

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#449476 | APFigueiredo | 14 ago 2023 17:36 | Em resposta a: #293800

Caro Pedro Pinho

Anos passados volto a dar informações sobre Maria Alves da Costa, já que na minha última resposta só tinha seus descendentes. Agora descobri e registo de batismo que refere os pais, António Costa e Sylvana?Alves. Aqui publicito localização do registo para o Pedro ou quem tiver paciência para tal, confirmar esta ascendência. Como percebo pouco de cursivos não tenho a certeza se o nome é Sylvana ou Silvana. Do registo só consegui decifrar o seguinte: "Maria filha de António da Costa e de sua mulher Silvana?? Alves, do lugar das Fajões? nasceu aos dois dias do mês de Novembro de 1719 anos, foi batizada? S Sacramento?? aos doze dias do mesmo mês e ano".

Se alguém quiser a imagem do registo, digam-me pf endereço de email.

Segue-se descrição de como consultar o referido assento.

Pode ser consultando em ADBraga Uminho ou em Tombo. pt:

Batismos
Nome ficheiro: PT-UM-ADB-PRQ-PVNF33-001-0004_01134.tif

Código de referência
PT/UM-ADB/PRQ/PVNF33/001/0004

Datas de produção
1698 a 1725

Localização física
PT/ADB//H/61/C/2
Cota descritiva
271
Cota antiga
B - 271.

Boa tarde a todos

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#449478 | Graça Regueiras | 14 ago 2023 19:56 | Em resposta a: #449476

Caro António Figueiredo,

Aqui vai a transcrição que fiz:
Maria filha de António da Costa e sua mulher Silvana Álvares do lugar das Lagoas nasceu em os dez dias do mês de novembro de mil setecentos e dezanove anos e foi batizada por mim solenemente em os doze dias do mesmo mês e ano. Padrinhos José Campelo da Fonseca morador na sua Quinta de Vilar e Catarina solteira familiar do reverendo Abade de Santa Maria do Abade vizinha desta. E por ser verdade fiz este que assino dia mês ano ut supra.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

S. Silvestre de Requião

#449610 | APFigueiredo | 20 ago 2023 14:28 | Em resposta a: #449478

Cara Graça Regueiras
Agradeço a sua pronta e competente resposta..

Obrigado

Melhores cumprimento

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 07:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen