Famílias de São Brás de Alportel

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de São Brás de Alportel

#38506 | jliberato | 26 mar 2003 12:34

Meus caros amigos,

Uma das freguesias que tenho estudado bastante é a de São Brás de Alportel no Algarve.
Tratam-se dos ascendentes da minha trisavó Maria dos Santos Cortez, que nasceu no Penedo Gordo a 13-06-1802, casou-se em Olhão com Joaquim José Cortez em 27-09-1856 e faleceu em Nossa Senhora do Rosário de Olhão em 14-11-1864.
Era filha de Manuel de Sousa, natural de Alcaria Cova, Estói, Faro, e de Maria de Jesus, de Campina, São Brás de Alportel. A ascendência desta em São Brás é a seguinte:

1 Maria de Jesus
------------------------------------------------------------------------
2 José Nunes
3 Maria Josefa
--------------------------------------------------------------------------------
4 Manuel Nunes
5 Maria de Jesus
6 António Fernandes
7 Maria Josefa
--------------------------------------------------------------------------------
12 Manuel Fernandes
13 Maria Dias
14 Francisco Gonçalves Ribeiro
15 Josefa Maria de S.José
--------------------------------------------------------------------------------
24 Manuel Fernandes
25 Maria Dias
26 António Fernandes
27 Domingas Dias
28 Francisco Gonçalves
29 Maria Nunes
30 Diogo Martins
31 Leonor Martins
--------------------------------------------------------------------------------
38 João Nunes
39 Maria Viegas
48 Vicente Fernandes
49 Maria Estevens
50 António Martins
51 Maria Fernandes
56 Manuel João
57 Maria Gonçalves de Bairos
58 João Rodrigues
59 Maria Nunes
60 Francisco Martins
61 Maria Lourenço
62 Manuel Martins
63 Maria Lourenço
--------------------------------------------------------------------------------
96 Vicente Fernandes
97 Catarina Lourenço
98 João Dias
99 Brites Fernandes
110 António Fernandes
111 Maria Coelha
122 Domingos Lourenço
123 Catarina Lourenço
126 Diogo Martins
127 Maria Filipa

Outro ramo é o de Domingos Lourenço, meu 9º avô, nascido em São Brás em 22-01-1634 e que foi casar a São Clemente de Loulé em 09-02-1654 com Maria Martins. Era filho de António Lourenço e Leonor Afonso.
Outro é o de Manuel Dias, nascido em São Brás em 19-09-1662, que foi casar a Estói em 02-05-1685 com Bárbara Domingues. Era filho de Manuel Castanho e Maria Afonso.
Finalmente tenho um João Ramos que foi casar a Estói, Faro em 27-09-1660 com Maria Viegas.

Todos estes nomes provêm da sede da freguesia e também das aldeias de Penedo Gordo, Campina e Barracha.

Isto é o que tenho a dar em São Brás de Alportel (cerca de 50 nomes). Mas será que algum dos meus amigos identifica alguns dos nomes aqui mencionados?

Melhores cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#39211 | jliberato | 06 abr 2003 16:46 | Em resposta a: #38506

Caros confrades,
Em relação com São Brás de Alportel faltam-me os seguintes casamentos:
-António Lourenço com Leonor Afonso. Filho nasceu em 1634
-Manuel Castanho com Maria Afonso. Filho nasceu em 1662.
-António Martins com Maria Fernandes. Filho casou em 1673
-João Rodrigues com Maria Nunes. Filha nasceu em 1675.
-Vicente Fernandes com Catarina Lourenço. Filho nasceu em 1630.
-João Dias com Brites Fernandes. Filha nasceu em 1643.
-Domingos Lourenço com Catarina Lourenço. Filha nasceu em 1646.
-Diogo Martins com Maria Felipa. Filha nasceu em 1653.
Se alguém conhecer estas pessoas, nesta freguesia ou limítrofes, agradecia que me informasse.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#82443 | Jpteixeira | 22 jan 2005 13:14 | Em resposta a: #39211

Caro José Liberato:

Tenho alguns ascendentes de S.B. de Alportel mas ainda não consegui entroncar com os seus, uma vez que há um desencontro de gerações. Os dados que disponho vão apenas até 1735.
Para datas anteriores a esta, não tenho pistas, uma vez que só agora dediquei algum tempo a estes ascendentes. Vou disponibilizá-los para que os possa confrontar com os seus ou para a eventualidade de, nas suas pesquisas, ter encontrado algumas destas pessoas e ter anotado algo que me possa ser útil.
Antecipadamente grato, forneço-lhe, então, os dados que disponho.

Assim temos os seguintes casamentos em S.B. de Alportel de meus 6os avós:

Gabriel Pires da Ponte cc Catarina Dias, a 30-05-1735, ambos solteiros
ele filho de António Pires e de Maria da Horta, da Boiça, S. B. de Alportel
ela filha de André Afonso Leiria e de Maria Dias, também da Boiça

Felício Viegas cc Josefa de Sousa, a 25-09-1748, ambos solteiros
ele filho de Manuel Viegas e de Inês Dias, do Poço dos Ferreiros, S. B. de Alportel
ela filha de Manuel Gonçalves e de Beatriz de Sousa, dos Bengados, S. B. de Alportel
este casal tem, pelo menos, 2 filhos:
1-José Viegas Cabrita, pároco em Salir a partir de c. de 1780 e até 12-08-1804, data do seu falecimento.
2- Manuel de Sousa que cc Ana de Jesus ( meus 5º avós), na data de 19-08-1771, dos quais descendo.
Ora, é justamente este apelido Cabrita que intriga. Na próxima Quarta-Feira irei pesquisar os casamentos realizados entre 1720 a 1730. Pode ser que encontre os casamentos dos ascendentes daquele casal.

Francisco Dias cc Josefa Maria, a 09-02-1752, ambos também solteiros
ele filho de Francisco Dias e de Domingas Dias, da Gralheira, S. B. de Alportel
e ela filha de Sebastião Martins e de Maria das Neves, da Horta dos Vilarinhos, S. B. de Alportel.

Com os meus cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#82833 | jliberato | 26 jan 2005 23:45 | Em resposta a: #82443

Caro Júlio Sousa,
Lamento mas os nomes que refere não constam da minha base de dados. Aliás na primeira mensagem deste tópico mencionei tudo o que tenho quanto a São Brás.
Só espero que, quando o meu amigo recuar um pouco mais no tempo, encontremos ponntos de convergência.
Um aspecto interessante deste Forum é a cooperação intensa que se desenvolveu entre um grupo de confrades, entre os quais nos podemos incluir os dois, àcerca desta região do Algarve (concelhos de Loulé, Faro. Alportel e zonas limítrofes). Acontece aliás que a mobilidade desta Região era grande pelo que este intercâmbio pode permitir detectar ligações que, de outro modo, passariam despercebidas.
Continuemos pois a trocar informações.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#89215 | josécyr | 22 abr 2005 00:21 | Em resposta a: #38506

Caro J. Liberato, descobri algo mais em comum consigo, segundo creio.
Tem algo mais sobre eles que me possa dispensar????.
Com isto digo, datas completas, padrinhos etc...?


(1) DIONÍSIO DE BRITO (irmão de Mariana de Brito), casa com, MARIA VIEGAS, em S. B. de Alportel - Calçada, a 07-12-1750.
(Padrinhos – Francisco de Brito e Pedro Afonso, ambos do sítio da Gralheira).

(2) MANUEL DE BRITO, casado com, (3) MARIA DA LUZ, em 02-09-1704, S. B. de Alportel - Calçada.
(Padrinhos – António da Cunha Pais, de Faro, e Padre António Dias, de S. Brás de Alportel).

(4) MANUEL DE BRITO, casado com (5) MARIA VIEGAS, em ?-?-1679, S. B. de Alportel.
(Padrinhos - ?????????).

(6) ANTÓNIO VIEGAS, casado com (7) LUÍSA DE FARIA, em S. B. de Alportel(????).

(8) ANDRÉ VAZ, casado com (9) BEATRIZ VIEGAS.

(10) DOMINGOS VIEGAS CAVACO, casado com (11) MADALENA CORREIA.

Tenho mais sobre S. Brás de Alportel, só que ainda não organizei. Assim que estejam prontos lhe direi algo.
Cumprimentos, Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#89281 | jliberato | 22 abr 2005 22:46 | Em resposta a: #89215

Caro Zé Cabecinha
Não sei se se referia a algum nome em particular. Mas infelizmente nenhum dos nomes consta da minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#89300 | josécyr | 23 abr 2005 01:38 | Em resposta a: #89281

Caro Liberato, tem toda a razão. A mensagem a quem gostava de responder está assinada por um tal Sr. Frederico.
Pena que não tenha a ver consigo. Obrigado pelos dados que deu.
Cumprimentos.
J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91138 | bandeira | 17 mai 2005 17:44 | Em resposta a: #89215

Caro José Cabecinha
Tenho um Joaquim José de Mendonça,de S.Brás, casado com Maria Teresa Fonseca,da Sé, Faro, pais de Victória Helena casada em 8/5/1815, Sé, Faro, com Salvador de Souza.
Os Pais de Joaquim José são - Estevão do Nascimento e Maria de Brito, de S.Brás.
Esta gente diz-lhes alguma coisa?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91167 | Jpteixeira | 17 mai 2005 22:24 | Em resposta a: #38506

Caros JLiberato, Custódio Adriano e José Cabecinha:

Procuro o casamento dos bisavós paternos (linha varonil) de Gago Coutinho, Mathias Viegas Teixeira, com Bárbara Pires, realizado em S. B. de Alportel, por volta de 1800.
Mathias Viegas Teixeira é filho de: Mathias Viegas Teixeira e de Bárbara Gaga, também de S.B. Alportel.
Bárbara Pires é filha de José Pires e Catarina Nunes.
Por acaso, nas V/ pesquisas, não "tropeçaram" em nenhuma destas pessoas?
Qualquer pista é importante para tentar entender onde foi buscar Gago Coutinho o apelido Coutinho.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91170 | Adr Cust | 17 mai 2005 22:58 | Em resposta a: #91167

Caro Júlio Sousa,

Nas minhas pesquisas nunca "tropecei" em qualquer registo dessas pessoas, se isso tivesse acontecido, só pela curiosidade teria anotado, principalmente no caso do Gago Coutinho. No ano passado no mês de Junho numa das minhas idas à Fonte da Mesquita contactei com um indivíduo, proprietário de alguns terrenos na zona, com cerca de 80 anos, talvez um pouco mais, que se intitulou como sendo neto ou bisneto do Gago Coutinho, não me recordo, depois termos conversado cerca de 20 minutos o mesmo foi-se embora. Quando me lembrei de que deste indivíduo poderia adquirir alguns dados já não fui a tempo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91190 | rafael | 18 mai 2005 05:23 | Em resposta a: #91167

Caro Júlio

Há anos recordo-me de ler, embora possa ser engano meu devido a falta de memória pois já se passaram muitos anos -, que o apelido- Coutinho- do Almirante Gago Coutinho tinha sio dado pelo padrinho e o artigo referia-se ao companheiro Sacadura Cabral , mas este como de famílias fidalgas .
Mas repito: há muitos anos que li ou julgo ter lido tal notícia; todavia, achei bem dar-lhe esta informação. Não a dei mais cedo esperando ver mais luz sobre o assunto.
Um abraço do parente.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91191 | josécyr | 18 mai 2005 08:28 | Em resposta a: #91138

Caro Gonçalo,
lamento mas não tenho nada sobre os nomes que me indica. Caso "passe por S. Brás" ficarei atento e se os encontrar por lá "lhe darei de vaia" a si.
Um abraço Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91201 | Jpteixeira | 18 mai 2005 09:24 | Em resposta a: #91190

Caro parente Rafael:

Olá, como está? Quando vier ao Algarve, diga-me. Temos aquele assunto dos Marcos da Moita Redonda e do Malhão por tratar.
Quanto ao assunto em questão, acabei de receber cópia do registo de Baptismo de Carlos Viegas Gago Coutinho. No que concerne ao apelido Coutinho, de Gago Coutinho, é um mistério, por enquanto. Estou inclinado que o mesmo é de sua mãe, Fortunata Maria. Certo é que sua avó materna, chamava-se, também, Fortunata Maria e que o seu avô materno, tinha o nome de Pedro da Cruz e era irmão da sua avó paterna, Maria do carmo da Cruz. Efectivamente, os pais de Gago Coutinho apresentavam laços de parentesco em segundo grau de consanguinidade, conforme é descrito no registo do seu casamento.
Na realidade, não encontro, da parte paterna e até aos seus bisavós, qualquer referência ao apelido Coutinho. Certo é que o pároco, no registo de baptismo de Gago Coutinho, designa o Pai de Gago Coutinho como José Viegas Gago Coutinho e a sua mãe como Fortunata Maria Coutinho. Portanto, não há qualquer dúvida que o apelido Coutinho pertence aos pais de Gago Coutinho. Em minha opinião, o apelido Coutinho deve estar presente no avô materno de mãe de Gago Coutinho. Trata-se apenas de uma suposição uma vez que não conheço o nome desta pessoa.
Relativamente aos padrinhos são: Ângelo Joaquim José da Silva e sua mulher Joaquina da Ressurreição, moradores na mesma casa dos pais de Gago Coutinho, ou seja, Calçada da Ajuda, nº 5, em Lisboa.
Como este assunto diz respeito exclusivamente a Gago Coutinho, vou transcrever esta mensagem para aquele tópico e passarei a tratar deste assunto apenas e tão só naquele tópico.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#91206 | jliberato | 18 mai 2005 10:21 | Em resposta a: #91167

Caro Julio Sousa,
Nao, nao tenho infelizmente esses nomes. Os meus sao um pouco mais antigos como vera na mensagem inicial. Mas estou muito interessado nos ascendentes de Gago Coutinho. Nao deixe de por aqui o que encontrar.
Cumprimentos
JLiberato
Calpe (Espanha)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104397 | VP | 02 nov 2005 21:55 | Em resposta a: #82443

Caro Júlio de Sousa

Na sua mensagem de 22-01-2005, refere Catarina Dias, filha de André Afonso Leiria e Maria Dias.
Tem os pais de André Afonso Leiria e as datas de casamento e baptizado?
E os filhos ?

Cumprimentos

Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104460 | Jpteixeira | 03 nov 2005 23:48 | Em resposta a: #104397

Caro Fernando Ventura Pinto:

Infelizmente não lhe posso ser útil. Na verdade, não tenho a data de casamento de André Afonso Leiria e Maria Dias, pais de Catarina Dias. No registo de casamento de Gabriel Pires da Ponte com Catarina Dias (solteiros, à data do seu casamento), não é referido o nome dos avós.
Catarina devia ter nascido por volta de 1705, na Boiça, freguesia de S.B. de Alportel, mas esta suposição (de ter cerca de 20 anos na altura dos seu casamento) é epenas uma hipótese a considerar.
Ainda não avancei para a "exploração" dos microfilmes referentes a estas datas e freguesia e só espero fazê-lo no próximo ano.
Assim, quando tiver mais informação, disponibilizá-la-ei aqui neste tópico.

Com os meus cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104463 | VP | 04 nov 2005 00:13 | Em resposta a: #104460

Caro Julio Sousa

Eu tenho referenciado Maria Dias c.c. Manuel Afonso em S. Brás de Alportel, filha de André Afonso Leiria e Catarina Viegas, neta paterna de Manuel Afonso Leiria e Mécia Vaz e materna de António Dias e Beatriz Correia.

Cumprimentos

Fernando ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104465 | Jpteixeira | 04 nov 2005 00:45 | Em resposta a: #104463

Caro Fernando Ventura Pinto:

E eu tenho o registo do casamento de António de Sousa (viúvo de Maria Dias) com Catarina Viegas, filha de André Afosnso Leiria e Catarina Viegas (moradores no Serro, freguesia de S. Drás)
António de Sousa c.c. Catarina Viegas na data de 19-01-1735.
Este António de Sousa deveria ser pai de Manuel de Sousa c.c. Bárbara Viegas, na data de 01-06-1733, moradores na Ribeira de S. Brás. Esta, solteira na data do seu casamento, era filha de Manuel Viegas e de Bárbara Viegas.

O nosso amigo Cabecinha é que poderá esclarecer esta situação, pois tem os casamentos de S. Brás(referentes a esta época) informatizados e bem organizados.

Renovados cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104497 | josécyr | 04 nov 2005 14:07 | Em resposta a: #104463

Caros confrades e amigos,
Pouco lhes posso valer pois embora descendendo de Manuel Afonso Leiria e de Mécia Vaz, só tenho, por enquanto, a descendência de sua filha, e minha "avó", Maria Cavaco, que casa em S.B.A., em 30-05-1672, com João das Neves, filho do Licenciado Gaspar das Neves (não consigo saber nada da ascendência deste) e de Catarina Dias.
Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104501 | VP | 04 nov 2005 14:21 | Em resposta a: #104497

Caro José Cabecinha

Talvez o confrade Pedro França consiga descobrir em Coimbra alguma coisa sobre o Licenciado Gaspar das Neves.

Cumprimentos

Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

Procuro Familia Mendonça em Portugal

#104911 | Marilza | 09 nov 2005 14:11 | Em resposta a: #91201

Sr. Teixeira

Por favor, se reside em Algarve, teria como me ajudar a encontrar algum parente meu de Sobrenome Mendonça? Meu avô de Portugal veio para o Brasil em 1922, chamava-se José Mendonça (filho de Mariana Conceição e José Mendonça), casou e ficou por aqui. Mas como ele já morreu a 32 anos não temos nenhuma notícia dos irmão que residiam em Portugal (em São Brás de Alportel). Ele deixou 8 filhos aqui e todos gostariam de saber se ainda temos parentes por aí.
Agradeço se puder me ajudar.
Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104928 | MCN | 09 nov 2005 19:12 | Em resposta a: #104497

Caro José Cabecinha,
Estes seus Neves eram da Gralheira?
Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#104964 | josécyr | 10 nov 2005 08:35 | Em resposta a: #104928

Caro Miguel C. Neves,
O casal anterior ao que menciono, para seu conhecimento:
João das Neves, filho do Licenciado Gaspar das Neves e de Catarina Dias, naturais de S. Brás de Alportel, São Romão, casa nesta localidade em 30-05-1672, com;
Maria Cavaco, filha de Manuel Afonso Leiria e de Mécia Vaz, também deste local. Foram testemunhas - Manuel Afonso Nobre, Manuel Afonso, do Bengado, e Jorge Mascarenhas de Figueiredo.
Cumprimentos
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105037 | Adr Cust | 11 nov 2005 09:30 | Em resposta a: #104911

Cara Marilza Mendonça,

Tenho Mendonças na família mas não em São Brás de alportel, onde tenho muitos familiares. Dentro das minhas possibilidades tentarei ajuda-la, mas para isso agradeço que me diga a data de nascimento do seu avô ou no mínimo a idade que ele tinha quando faleceu, e ainda se possivel qual a zona ou sítio de São Brás de Alportel de onde ele era oriundo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#105180 | MCN | 13 nov 2005 17:59 | Em resposta a: #104964

Caro J. Cabecinha,
Agradeço-lhe a informação.
A razão da minha pergunta prende-se com a ascendência do meu 7º avô pela varonia, Francisco Neto, que não a tenho completamente segura e, agora, ainda mais.

Os seus filhos, havidos do casamento entre 1683 e 1684 com Maria da Conceição, viúva de André Vaz, são conhecidos com os apelidos Neves ou Neto das Neves, passando às gerações posteriores apenas o primeiro.

A menos que tenha havido outro homónimo contemporâneo, este Francisco Neto será o mesmo que casou a 11/6/1670 com Maria Dias ou Maria Gomes (leitura difícil), filha de Manuel Gonçalves e Francisca Martins, o qual era filho de João Neto e de Maria Gomes, baptizado que foi a 6/12/1652, sendo padrinhos o cura Rui de Sousa e Isabel de Sequeira, todos da freg. São Brás. Nesta hipótese que, sendo provável, não pode ser comprovada por faltarem os assentos de casamento no período em que casou com Maria da Conceição, teria portanto 17 e 31 anos, à data dos casamentos. Estes meus apontamentos já são antigos e nunca verifiquei se houve filhos do casamento com Maria Dias/Gomes, o que é uma lacuna grande.

Este meu Francisco Neto devia ter alguns "cabedais", pois casou uma filha com o capitão Francisco de Faria Palermo, filho de António de Orta e Francisca da Costa Palermo. Casou ainda uma enteada com outro oficial de Ordenanças, o alferes Bartolomeu Rico. Outro dado curioso sobre a sua "família alargada" é a existência de um José Neto, "filho da igreja, criado e assistente" em sua casa.

Como nunca entendi muito bem a razão da primazia do apelido Neves sobre o apelido Neto, achei muito curiosa esta sua referência ao licenciado Gaspar das Neves, que desconhecia por completo. Isto "obriga-me" a voltar a vasculhar os paroquiais assim eu possa, e procurar perceber um pouco melhor esta trama.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#105324 | correa | 15 nov 2005 18:26 | Em resposta a: #38506

Caro JLiberato
Aproveitando o seu conhecimento de S.Bras de Alportel,venho perguntar-lhe se tem algo sobre Gabriel Afonso e Maria Dourada,do sitio da Fonte do Toiro, cujo filho mais velho nasceu em 1662. Não consigo encontrar o registo do casamento nos anos anteriores. Certamente terão casado noutra freguesia.Que lhe parece?
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105379 | Marilza | 16 nov 2005 11:10 | Em resposta a: #105037

Sr. Adr Cust,

Desculpe-me a demora, estava colhendo alguns dados:

Meu avô José Mendonça (filho de José Mendonça e Mariana da Conceição) nasceu em 05 de agosto de 1892 (Serra da Mesquita - Freguesia de São Brás de Alportel - Conselho de Faro)
Incorporou no Exército Português em 13 de janeiro de 1913 no Regimento de Infantaria n.º 4. Foi licenciado em 1º de maio de 1914 e liberado para vir ao Brasil em 07 de agosto de 1920 mas, só embarcou em 1922.

Obrigada. Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105425 | Adr Cust | 16 nov 2005 23:57 | Em resposta a: #105379

Cara Marilza,

Assim já é mais fácil tentar algo mais.

Acontece que 2 dos os 4.ºs avós da minha esposa são Francisco de Mendonça e Apolónia de sousa, casados em São Brás de alportel, donde são naturais.
Os quais de entre outros tiveram Domingos de Mendonça cc Maria Teodora, em São Brás de Alportel, donde são naturais, em 1865.
Estes por sua vez tiveram sete filhos nascidos em São Brás de alportel:
- Manuel *1866.
- António de Mendonça * 1871
- Maria Teodora , bisavó de minha esposa *1872
Segundo informação dada por minha sogra um deles foi para o Brasil, podendo eventualmente ser o seu avô, só que esse nasceu em 1892, no entanto é possível, depois de verificar direi mais qualquer coisa.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#105468 | cfcm | 17 nov 2005 12:52 | Em resposta a: #38506

Caros Amigos,

Venho solicitar a vossa preciosa ajuda na descoberta de mais dados da família Viegas Louro de S.Brás de Alportel, nomeadamente dos ascendentes do ramo de João Viegas Louro, casado com Bárbara Sousa Viegas Louro.

Melhores cumprimentos a todos,

Carla Martins

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105581 | Marilza | 18 nov 2005 16:24 | Em resposta a: #105425

Obrigada, estou no aguardo, se não for encomodá-lo.

Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#105711 | jliberato | 20 nov 2005 13:58 | Em resposta a: #105324

Caro A. Correia,
Não tenho o casamento a que se refere, infelizmente. A hipótese que põe é evidentemente plausível. Em casos semelhantes faço uma investigação sistemática nas freguesias limítrofes.
Curiosamente na mesma época também não encontro alguns casamentos que deviam là estar. Negligência do pároco?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#105842 | jliberato | 21 nov 2005 21:34 | Em resposta a: #105468

Cara Carla Martins,
Não refere as datas, mas a base de dados dos meus antepassados de São Brás de Alportel tem como data mais moderna 1802.
De qualquer modo não tenho ninguém da família que menciona.
Mas agradeço a mensagem.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105909 | Adr Cust | 22 nov 2005 22:52 | Em resposta a: #105581

Cara Marilza Mendonça,

Afinal não é como eu referi na minha msg de 16.11.05, não acertei em cheio, mas é um pouco mais ao lado:
Acontece que Francisco de Mendonça N-28.04.1790 e Apolónia de Sousa N-03.02.1796, casados em São Brás de Alportel, em 25.01.1865, donde são naturais, são os 4.ºs avós da minha esposa e são também os seus.
Os quais de entre outros tiveram em São Brás de Alportel:
- Francisco N-20.02.1817,
- António de Mendonça N- 19.04.1822.
- José de Mendonça N-1828.
- João de Mendonça Pires cc Joaquina da Conceição.
- Domingos de Mendonça (trisavô de minha esposa) cc Maria Teodora, em 25.01.1865, em São Brás de Alportel, donde são naturais,
- Manuel de Mendonça Pires; (seu trisavô) cc Maria Romana da Conceição, naturais de São Brás de Alportel e moradores que foram no Serro da Mesquita.
Os seus trisavós tiveram de entre outros o seu bisavô José de Mendonça, N-1841 casado em 01.12.1880, em São Brás do Alportel com Mariana da Conceição N-1856, em São Brás de Alportel e tiveram também o Francisco de Mendonça, em São Brás cc Joaquina da Conceição, natural da Sé -Faro.
O seus bisavós alem do seu avô José de Mendonça ou José de Mendonça Pires N-05.08.1892 tiveram:
- Maria, 1.ª do nome, nascida em 11.09.1883, cc José Lopes em São Brás de Alportel, onde faleceu em 1961 e muito provavelmente outros mais, que certamente terão descendência em São Brás de Alportel.
Quando tiver mais elementos, através de familiares meus procurarei localizar algum familiar seu com apelido Mendonça que eventualmente possa ser conhecido de familiares meus em São Brás ou no Alportel.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105942 | Marilza | 23 nov 2005 12:07 | Em resposta a: #105909

Obrigada pelo esclarecimento... Se eu tiver mais dados que possa ajudá-lo vou enviar... acho que temos o nome dos irmãos do meu avô José Mendonça, vou pesquisar e logo envio.

abraços, Marilza

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#105968 | Adr Cust | 23 nov 2005 21:20 | Em resposta a: #105942

Cara Marilza

Se eventualmente nas suas msgs anteriores tivesse divulgado os nomes dos irmãos do seu avô José Mendonça, ter-me-ia ajudado muito a ajuda-la, pois não precisaria de eu os procurar.
O seus bisavós alem do seu avô José de Mendonça ou José de Mendonça Pires N-05.08.1892 tiveram nascidos em São Brás de Alportel:
- Maria, 1.ª do nome, nascida em 28.11.1881, cc José Lopes em São Brás de Alportel, onde faleceu em 1961.
- Maria, 2.ª do nome, nascida em 11.09.1883, que enviuvou em 1957 em São Brás de Alportel, onde faleceu em 1958.
- Manuel de Mendonça, nascido a 13.12.1885 cc Maria do Carmo Pires, enviuvou em 1918, cc Catarina Pereira e faleceu em 1930.
- Francisca, nascida 04.04.1888, cc Francisco de Brito e faleceu no Alportel em 1957.
-Maria Rosa de Mendonça, 3.ª do nome, nascida em 19.11.1889 cc Francisco Viegas Altinho e faleceu em 1969.
Portanto o que eu lhe quero com isto dizer é que certamente terá em São Brás de Alportel descendentes destes seus tios-avós.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#106135 | Marilza | 25 nov 2005 17:15 | Em resposta a: #105968

Sim, desculpe-me, é que eu não sabia por onde começar a procura, agora que o Sr. está me ajudando... estou correndo atrás do pouco conteúdo que temos a respeito dos parentes do meu avô. Assim que conseguí-los, eu os envio.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#106480 | Marilza | 30 nov 2005 15:56 | Em resposta a: #105968

Sr. Adriano, o único irmão de meu avô José Mendonça de que temos poucas notícias era ANTONIO MENDONÇA, natural de Serro da Mesquita, trabalhou em uma fábrica chamada ALIANÇA em Beja.
Somente isso.
Abraços.
Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#107166 | Adr Cust | 10 dez 2005 23:45 | Em resposta a: #106480

Cara Marilza,

Peça ao Genea que lhe forneça o meu e-mail e quando o tiver contacte-me através dele, levará alguns dias, mas mais vale tarde que nunca, pois tenho algo mais para si.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#107366 | Marilza | 14 dez 2005 11:16 | Em resposta a: #107166

Estou providenciando, obrigada.

Abraços.
Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#109045 | Marilza | 08 jan 2006 03:25 | Em resposta a: #107166

Sr. Adriano Custódio,

Solicitei o e-mail desde o dia em que me pediu mas até agora nada... será que fiz errado ou não poderei ter esse acesso? O Sr. não tem MSN? Quem sabe fica mais fácil somente para trocarmos o e-mail.
Atenciosamente,
Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#109067 | Adr Cust | 08 jan 2006 17:52 | Em resposta a: #109045

Cara Marilza

Provavelmente não terá feito nada errado. Normalmente demoram muito a responder.
Eu tenho o msn mas como sabe está associado ao meu e-mail e eu não pretendo divulga-lo aqui no Fórum para não me começar a chegar coisas que não pretendo. Se quizer pode indicar aqui o seu e eu respondo-lhe através dele.
Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#109073 | Marilza | 08 jan 2006 18:58 | Em resposta a: #109067

marilzamendonca@hotmail.com.br
Pode enviar mensagens nesse que não tem problema.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#109901 | Marilza | 18 jan 2006 03:55 | Em resposta a: #109067

Sr. Adriano.

Desculpe-me pois nem percebi que enviei o e-mail errado, o correto é:
marilzamendonca@hotmail.com


atenciosamente,
Marilza Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#120877 | jliberato | 16 jun 2006 10:07 | Em resposta a: #105180

Caro Miguel Centeno Neves,
Julgo que já pus aqui estes elementos, mas tenho um João Neto que casou com Maria Rica. Tiveram Margarida Rodrigues baptizada em Salir aos 08-05-1667.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#120880 | MCN | 16 jun 2006 11:36 | Em resposta a: #120877

Caro José Nunes Liberato,
Agradeço-lhe a informação.
Cmtos,
MCN

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#122390 | Lobo | 09 jul 2006 11:40 | Em resposta a: #105842

Caro JLiberato

Tenho acompanhado a evolução deste seu tópico com o maior interesse na medida em que tenho uma familiar Castanho - Joana Castanho da Gama - de que descendo directamente.
No seu tópico refere um Manuel Castanho casado com Maria Afonso. Filho nasceu em 1662. Dispõe de qualquer informação suplementar que queira disponobilizar-me sobre este Manuel Castanho?
Nas minha notas tenho um Manuel Castanho da Gama cc Catarina Ferreira da Gama.

Agredeço qualquer informação que queira prestar-me.

Cumprimentos,
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#124373 | jliberato | 06 ago 2006 00:53 | Em resposta a: #122390

Caro A. de Sepúlveda,
Tenho com efeito esse casal, cujo casamento nunca encontrei.
O filho chamava-se Manuel Dias Velho. Nasceu em São Brás de Alportel aos 19-09-1662. Casou aos 02-05-1685 em Estói com Bárbara Domingues.
Os seus são de que data? São de São Brás?
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#124389 | Lobo | 06 ago 2006 14:56 | Em resposta a: #124373

Caro J. Liberato,

Agradeço a sua mensagem. Em referência à questão que referiu, os m/antecessores que expressei na minha mensagem, reportam-se ao séc. XVI e são naturais de Olivença.
Com os melhores cumprimentos,
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#125017 | glouro | 15 ago 2006 22:39 | Em resposta a: #105468

Minha Cara Carla Martins

João Viegas Louro casou com Maria Barbara Martins Caiado de Sousa Louro , ele era filho de Jose Viegas Louro f. 24/2/1883 que era filho de Manoel Viegas Louro e neto de Manoel Viegas Louro .

Cumprimentos
Gualdino Viegas Louro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#125441 | Prince1 | 21 ago 2006 17:21 | Em resposta a: #125017

Caro primo Gualdino,

Gostava de ter o seu contacto
Se quiser mande me email para o antioch@iol.pt

Grande abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#138583 | MigSousa | 30 dez 2006 07:53 | Em resposta a: #82833

Estimados Confrades:

Dentro do bom espírito de intercâmbio que tem reinado neste tópico, atrevo-me a colocar aqui uma questão.

Por informação de um parente, sei que o meu antepassado GASPAR LUIS TABORDA, filho de LUIS AFONSO TABORDA e de BEATRIZ CORREIA, todos de Tavira, casou em Moncarapacho a 16.2.1722, com VICTORIA FRANCISCA, filha de MANUEL VIEGAS BOTELHO e de VICTORIA DOS PRAZERES, estes três de S. Brás de Alportel.

Esse parente não conseguiu achar pistas para trás, sobre estes dois últimos avoengos, pelo que solicitava a ajuda dos confrades que conheçam bem os assentos paroquiais desta simpática terra algarvia, no sentido de obtermos alguma indício, que permita continuar a pesquisa dos nossos antepassados em S. Bás de Alportel.

Muito grato, e com as melhores saudações e votos de Feliz Ano Novo

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#143055 | IsabelFont | 05 fev 2007 19:29 | Em resposta a: #105711

Caro Confrade JLiberato,
Atendendo ao conhecimento que aqui no Genea mostra ter desta região do país, procuro informações de tios e avós dos meus filhos por parte de seu Pai (de quem estou separada) - de apelido MENDONÇA e GASIBA, para construção da árvore genealógica que lhes quero deixar.
A minha sogra chamava-se Maria da Conceição Pires Gasiba (dos Santos Pato), nasceu em 27/4/1910 em São Bras de Alportel, e não sei nada para trás a não ser que o Pai se chamava José de Mendonça Gasiba, nascido em Estói e que casou com Maria da Conceição Pires (de Mendonça Gasiba) ??
Será possível ajudar-me?
Cumprimentos
Maria Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#143208 | FLV | 06 fev 2007 20:23 | Em resposta a: #38506

Olá
Por acaso terá alguma informação acerca da familias Sancho, ou Pinto, de S. Brás?
Obrigado
FLV

Resposta

Link directo:

LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#143993 | MigSousa | 14 fev 2007 10:11 | Em resposta a: #105842

Estimado Confrades:

Aqui venho trazer um apelo ao estudiosos desta região, numa tentativa de achar uma ponta a uma meada já antiga.

Trata-se de meu 7º avô. LEONARDO CORREIA, ou LEONARDO CORREIA DA FONSECA, filho de JOÃO CORREIA e de BARBARA ESTEVENS, todos naturais de S. Brás de Alportel. A pesquisa está parada neste ponto, pois não consegui, até agora, saber nada sobre estes oitavos avôs e sua ascendência.

Sobre a sua descendência, registo o casamento de SEBASTIÃO GARCIA com MARIA VITÓRIA DA FONSECA (meus sextos avôs) realizado na Igreja de Santa Maria da Graça de Moncarapacho, em 9 de Junho de 1782. Ela residente do Laranjeiro – Moncarapacho, filha de LEONARDO CORREIA, de S. Brás de Alportel, e de FRANCISCA DE SANTA RITA, de Moncarapacho, ambos casando nesta freguesia em 25 de Fevereiro de 1759, ela filha de JOSÉ RODRIGUES PEREIRA FRADE e de MARIA RODRIGUES DE JESUS, residentes no Laranjeiro (que se receberam em Moncarapacho em 15 de Janeiro de 1738, em segundas núpcias dele), ele filho de JOÃO CORREIA (nascido c. 1710) e de BÁRBARA ESTEVENS (nascida c. 1715).

Como apontei, JOÃO CORREIA e BÁRBARA ESTEVENS são naturais de S. Brás, e tiveram, além de LEONARDO CORREIA, outro filho, MANUEL CORREIA DA FONSECA, casado com CLARA JOSEFA.

Muito agradeço qualquer pista

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#144981 | PMVMAC | 21 fev 2007 19:21 | Em resposta a: #143993

Caro Miguel,

Reparei neste tópico e lembrei-me que os meus Correias são de S. Brás de Alportel. Fui ver e os nomes que fala constam realmente da minha ascendência.
O meu 5º avô António Lopes Correia Montes, que consta na base do Genea, era filho de Miguel Correia Montes, natural de S. Brás, que passou à região de Évora onde comprou várias herdades. Este Miguel é filho de outro Miguel Correia e de Maria da Conceição Palma; e neto paterno de João Correia e Bárbara Estevens.
Sabe dizer-me alguma coisa da ascendência deste casal?

Cumprimentos,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#147151 | jliberato | 09 mar 2007 00:24 | Em resposta a: #143055

Cara Maria Isabel Fontoura,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Terá de recuar nas suas investigações para eu a poder ajudar, pois a minha antepassada mais moderna de São Brás de Alportel nasceu em 1828.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#147200 | IsabelFont | 09 mar 2007 12:48 | Em resposta a: #147151

Obrigada pela sua boa vontade, caro confrade JLiberato,
Mas, tudo o que apurei até agora, depois de pedir a certidão de nascimento de minha sogra, é que Maria Pires de Mendonça Gasiba (dos Santos Pato), nascida em 27/04/1910, é filha de José de Mendonça Gasiba (nascido em Estói) e de Maria da Conceição Pires de Mendonça; neta paterna de Manuel de Mendonça Gasiba e de Antónia Martins Gallego; neta materna de João Afonso Pires e Maria Pires. E já estamos no século 19. Não consigo avançar mais que isto pois não sei as freguesias, dos Pais e Avós.
Fico muito agradecida se encontrar nos seus dados mais alguma informação.
Cumprimentos
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#147237 | EMHSB | 09 mar 2007 17:08 | Em resposta a: #143208

Em relação à familia sancho tenho alguns dados. O que necessita?
Cumprimentos
Miguel Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#147267 | MigSousa | 09 mar 2007 19:08 | Em resposta a: #144981

Caro Pedro Mira Amaral:

Desculpe não me ter apercebido da sua intervenção nesta data; habitualmente o sistema manda e-mail de aviso, mas dessa vez ficou mudo. Só por acaso repassei por aqui, e estou a responder.

Obrigado por ter informado sobre mais este filho de JOÃO CORREIA e de BARBARA ESTEVENS, MIGUEL CORREIA, com interessante descendência nos MIRA AMARAL da Igrejinha. Já estive várias vezes nessa localidade, bastante curiosa.

O que sei sobre este casal está já instalado aqui neste tópico, à espera de socorro, pois pelos assentos paroquiais não se recua mais. Pode ver também no tópico sobre S. Catarina da Fonte do Bispo, mais alguma coisita.

Mas. no essencial, o barco não anda, apesar de uma oportuna sugestão do estimado J. Liberato, que não resultou, embora tivesse sido tentada.

Apesar de não se ter recuado, já se sabe significativamente mais hoje sobre o casal, que parece ter nascido e casado em S. Braz de Alportel, vindo mais tarde fixar-se em Bias - Moncarapacho, onde talvez tenham ambos falecido.

Os 3 filhos conhecidos são agora:

MANUEL CORREIA DA FONSECA cc CLARA JOSEFA

MIGUEL CORREIA cc MARIA DA CONCEIÇÃO PALMA

LEONARDO CORREIA DA FONSECA cc FRANCISCA DE SANTA RITA em Moncarapacho em 25 Fev 1759

De caminho, talvez possa informar com quem casou o seu antepassado MIGUEL CORREIA MONTES, para efeito de completar melhor esta descendência.

É também curiosa a "saída para o mundo" das gentes do Alportel, na sequência do aumento do valor comercial da cortiça, nos princípios deo sec. XIX, e que fez crescer muito a sua procura. A serra do Algarve (que tem a melhor cortiça do mundo, segundo dizem) deixou de ser suficiente, e os sanbracenses mais ligados ao arrendamento começaram a comprar herdades no Alentejo, para poder satisfazer o mercado, que viria a sofrer um aumento muito maior quando se começaram a instalar fábricas de cortiça com máquinas a vapor, e o caminho de ferro multiplicou o escoamento.

Para terminar, fico muito satisfeito por achar mais uns parentes; se fiz bem as contas, seremos primos em 8º grau.

Os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#147702 | jliberato | 12 mar 2007 23:53 | Em resposta a: #143208

Caro FLV,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente na minha base de dados sobre esta paróquia não constam os apelidos que menciona.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#149998 | suzy gama | 25 mar 2007 02:01 | Em resposta a: #38506

Caro José Liberato e restantes confrades

Tenho as seguintes pessoas de S. Bras:

- Eufémia de Brito, filha de António Lopes e Margarida de Brito, de S. Romão, S.
Bras, que casou a 01.10.1759 em Loulé com Manuel Martins Santiago e
Domingas Martins, dos Corgos, Loulé.

- Domingos Mendes, filho de Andre Domingues e Maria das Candeias, da fregª de
S.Bras, que casou a 12.09.1696 em Loulé com Francisca Martins, filha de Andre
Mestre e Maria Dourada, do Gilvrasino, Loulé.

- Domingas Viegas, *08.11.1721 em S. Romão filha de Manuel Martins e Maria
Viegas, que casou com Domingos Viegas da Costa, filho de Martinho Agosto e
Beatriz da Costa, dos Agostos, Sta Barbara de Nexe.
(Apesar de ter encontrado dois assentos de casamento de casais de nome Manuel Martins c. Maria Viegas, nenhum deles é de S. Romão)

1- Maria das Neves, que casou em S. Bras com Luis Coelho, filho de Luis Coelho
e Barbara Pereira, de Sta Barbara de Nexe;

2- António Gago, que casou em S. Bras a 30.09.1658 c/
3- Barbara das Neves

4- Francisco Alvares
5- Maria Raposa
6- António Gonçalves
7- Agueda Dias, todos de S. Bras

Agradeço qualquer informação acerca destes meus antepassados.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#150094 | PMVMAC | 26 mar 2007 20:18 | Em resposta a: #147267

Caro Miguel,

Desculpe-me só agora responder à sua mensagem. Junto envio-lhe alguns dados relativos a este meu ramo dos Correias, de S. Brás. Achei curioso saber que conhe a Igrejinha! Tem alguma ligação com essa região do alentejo? O meu pai tem lá uma casa, que era a casa dos Mira Amaral, que no entanto nunca viveram nesta aldeia, apesar de serem alguns naturais dessa freguesia, nasceram todos em montes. De vez em quando passo lá uns dias.

Transcrevo-lhe então o que aqui tenho sobre o Miguel Correia Montes:

Miguel Correia Montes, lavrador da Herdade do Juncal [que tinha sido do Convento de S. Bento de Cástris], senhor das Herdades de Botaréus , Azinheira , Amendoeira e Cabidinha, proprietário da Quinta Nova, do Casal da Serra e do Moinho dos Ramos, etc., proprietário de vários prédios na Rua de Avis em Évora, onde mantinha a sua casa de pousada de altos e baixos [cf. ADE – Orfanológicos de Évora, proc. 1246, maço 67.], natural de Santana de Cambas, concelho de Mértola, que morreu no Juncal a 2 de Junho de 1844 estando «privado da fala».
Casou com D. Ana Luísa Lopes Froes, nascida na Herdade da Abadia, em Évoramonte, filha de Tomás Lopes Froes, proprietário desta herdade e da Laranjeira, e de sua mulher Luísa Maria Pereira.
O Miguel e a Ana Luísa tiveram, para além do meu 5º avô António Lopes Correia Montes, um outro filho chamado Tomás Lopes Correia Montes, que casou com uma D. Maria José. Deste casal houve uma filha, chamada Ana Luísa, que casou com João Inácio Calhau, o qual, por sua vez, era irmão da mulher do António Lopes Correia, Isidora Maria de Brito Calhau.

Do António Lopes Correia Montes e da sua mulher, para além da minha 4ª avó Arcângela Calhau Correia, ouveram mais dois filhos: JOAQUIM ANTÓNIO CALHAU CORREIA, que morreu solteiro, e D. MARIA LUÍSA CALHAU CORREIA, nasceu no Monte do Juncal, freguesia de S. Bento do Mato, a 21 de Novembro de 1853. Casou com FRANCISCO ANTÓNIO CHAVEIRO, lavrador e proprietário, senhor da Herdade de Vale de Melão Grande, nascido na Igrejinha, filho de Eliseu António Chaveiro, lavrador de Vale de Melão Grande e proprietário, e de sua mulher D. Catarina Rosa Rodrigues, senhora da Herdade da Reimonda na Igrejinha.

Cumprimentos do parente,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#150102 | MigSousa | 26 mar 2007 21:42 | Em resposta a: #150094

Caro Pedro:

Muito grato pelas informações de família, que se deu ao trabalho de mandar. Vou registar os dados.

As minhas excusões aí pela zona da Igrejinha são pelo passeio e pela paiagem, de que gosto muito. E também de ver, nem que seja de longe, a "Sempre-Noiva".

De caminho, vou colocar alguns dados no seu tópico sobre as cortiças.

Um abraço do parente

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#150114 | PMVMAC | 26 mar 2007 23:33 | Em resposta a: #150102

Caro Miguel,

Fico contente por saber que são esses os motivos. Quanto à Sempre Noiva é, sem dúvida, um dos mais bonitos solares do Alentejo, daquelas que nos deixam a sonhar... quanto mais não seja pelas lendas que o envolvem. Foi comprada no séc. XIX por ascendentes da família Mira e há alguns anos vendida ao Arq. Arsénio Cordeiro, mas pode aproximar-se mais, existe uma estrada que passa mesmo à porta do solar e ninguém reclamará certamente :)
Recomendo-lhe para a próxima que visite a região da Azaruja, freguesia que confronta com a Igrejinha e que é a capital da cortiça no Distrito de Évora, ainda hoje com várias fábricas a laborar e povoada de descendentes dos antigos operários espanhóis, terra interessante pela sua cultura próprima, até pela gastronomia, e com um espaço muito interessante recentemente aberto ao público, junto à ermida da Senhora do Carmo. Logo a seguir tem, como sabe, Évoramonte, vila da qual tenho registos da presença desta indústria desde 1838.
Desenvolvo-lhe mais este assunto numa mensagem que escreverei oportunamente no tópico indicado.

Abraço,
Pedro.

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#150138 | jliberato | 27 mar 2007 09:41 | Em resposta a: #143993

Caro Miguel de Sousa,
Muito obrigado pela sua mensagem para este tópico.
Não consigo ajudá-lo nos nomes que me menciona.
Os meus Correias algarvios são de Salir e Estói:
-Margarida Correia, baptizada aos 20-08-1709 em Salir, filha de António Gonçalves e Domingas Correia. Natural de Touriz.
-João de Brito, filho de Maria Correia, baptizado em Estói aos 18-05-1706.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

EUSÉBIO

#150139 | MigSousa | 27 mar 2007 10:07 | Em resposta a: #150138

Estimado J. Liberato:

Obrigado pela sua constante atenção e apoio aos participantes nestes temas, por si dinamizados. De facto, pelo lado dos CORREIA e ESTEVENS não tem sido possível ir mais atrás, embora para a frente já tenha rendido interessantes frutos, como pode ver pelo sub-tema LEONARDO CORREIA DA FONSECA.

Aproveito para pôr outra questão, referente à família EUSÉBIO, que aqui já tem aparecido. Um dos ramos paternos da minha ascendência tem este nome, de que existe numerosa parentela em Moncarapacho.

Até agora foi-me possível recuar até ao meu 4º avô, MANUEL MARTINS EUSÉBIO, casado com MARIA DE JESUS (c. 1820), vivendo em Moncarapacho. Todavia, daqui para trás não há pistas, até agora.

Elas foram também tentadas, ao que sei, por José Fernandes Mascarenhas, há anos atrás. Disse-me ele que parecia mais provável que este ramo viesse dos de S. Brás de Alportel, onde iria pesquisar, mas julgo que não chegou a ter ocasião disso.

Algum dos confrades, conhecedor dos arquivos de S. Brás, pode dar uma pista?

Muito grato

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#152401 | jliberato | 14 abr 2007 23:14 | Em resposta a: #149998

Cara Susana,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho nenhum dos nomes que menciona na minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#152403 | jliberato | 14 abr 2007 23:26 | Em resposta a: #149998

Cara Susana,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não tenho nenhum dos nomes que menciona na minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: EUSÉBIO

#152718 | jliberato | 17 abr 2007 17:22 | Em resposta a: #150139

Caro Miguel de Sousa,
Infelizmente a minha base de dados, composta quase apenas pelos meus antepassados, não contem os nomes que refere.
Se encontrar alguma pista não deixarei de o avisar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

EUSÉBIO

#152727 | MigSousa | 17 abr 2007 18:20 | Em resposta a: #152718

Caro J. Liberato:

Obrigado pela sua resposta, que vale na mesma, como é evidente.

Até uma próxima

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Igrejinha & Azaruja

#188673 | MigSousa | 17 mar 2008 12:43 | Em resposta a: #150114

Caro Pedro Amaral:

Noutro tópico lhe deixei os cumprimentos pelo seu excelente artigo, saído na Armas & Troféus, sobre as famílias ligadas ao início da industria corticeira em Portugal.

E ontem calhou a vez de almoçar na Igrejinha, indo depois a caminho da Azaruja, que vi devagar e onde me deparei com uma indústria de aspecto florescente.

Tive também ocasião de visitar a espantosa Capela de N. S. do Carmo, com a sua colecção de cerca de 2000 ex-votos, pertença da familía Ortigão Ramos, aliás gente extremamente simpática, e tomar contacto com o Hotel Rural, onde tenciono ir passar alguns dias, assim que tenha disponibilidade.

Lá lhes deixei notícia da sua publicação, com grande interesse para a Azaruja, e que acho que deve existir um exemplar para consulta, no Hotel. Vou mandar um e-mail, com indicação da Livrraia do Guarda-Mor.

Agradeço a indicação que me deu, acerca do local. Infelizmente, sucessivos contratempos impediram que lá fosse antes, mas agora já tenho o local bem marcado.

Um abraço

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#210146 | tetetrevino | 08 out 2008 19:12 | Em resposta a: #82443

Caros compatriotas

Escrevo desde o Brasil para saber algo de meus antepassados de São Brás de Alportel-SBA, onde observo aqui neste tópico um sSr. André Afonso Leiria cc Maria Dias

Meus tetra-avós:

Augusto Ventura da Cruz Leiria-SBA cc Gertrudes da Conceição-SBA- tetra-avós

1.1 Julianna Augusta Leiria-SBA cc João Thomaz (São Pedro-Faro)- Bisavós, ele filho de: Joaquim Thomaz cc Anna Henriqueta (ambos de São Pedro-Faro)

2.1 Bernardina Thomaz(Faro- nasc. 06/04/1897) cc Manoel Augusto-SBA (nasc. 04/03/1899) -meus avós, que eram primos

1.2 José Augusto-SBA cc Maria Martinha-SBA-bisavós, ela filha de: Manoel de Andrade-SBA cc Maria Joanna-SBA

2.1 Manoel Augusto cc Bernardina Thomaz-meus avós

3.1 Manoel Thomaz de Andrade 30/05/1930-Brasil cc Maria Thereza Jesus Caldas de Andrade-meus pais

4.1 Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade nasc.13/09/1957-Brasil-eu

Alguém tem registros destas famílias....Leiria, Cruz e Andrade de SBA e, os Thomaz de São Pedro-Faro?

Obrigada
Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#214460 | IsabelFont | 01 dez 2008 17:55 | Em resposta a: #105968

Caro confrade
Custódio Adriano

Não sei se ainda anda por este fórum, mas como vi que tem muitos parentes MENDONÇA e relacionada com a mensagem que deixei aqui e dirigida a Jliberato em 09-03-2007, 12:48, avancei mais um pouco e tenho agora que:

- José de Mendonça Gasiba, que nasceu em 29 /12/1884 em S. Braz de Alportel, era filho de Manuel de Mendonça Gasiba - nascido em Estói - e de Antónia Martins Gallego - nascida na freguesia de S. Braz de Alportel.
Por sua vez, Manuel de Mendonça Gasiba era filho de José de Mendonça Gasiba (que admito ter nascido em Estoi) e de Maria Josefa.

Será que não tem dados nenhuns sobre estes antepassados, que são colaterais da minha família?

Se acaso as tiver muito agradeço as sua notícias.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#215945 | Adr Cust | 19 dez 2008 03:01 | Em resposta a: #214460

Cara confrade
Isabel Fontoura

Há muito que ando distante do Fórum, praticamente tenho as minhas pesquisas paradas. Não tenho disponibilidade temporal par fazer pesquisa, porque fora do horário laboral não tenho onde pesquisar, tal só é possível no horário em que estou ocupado e não vislumbro solução para isso.

Sobre o que me pede poderei efectivamente ter alguém relacionado.

Quanto aos Mendonça Gasiba não tenho nada, por acaso conheci certamente um descendente de José de Mendonça Gasiba, bisavô paterno dos seus filhos, que inicialmente disse ser de Estói mas que nasceu em São Brás.
Eu conheci em Estói um senhor com o mesmo nome, que faleceu em Estói há mais de 20 anos, que muito provavelmente seria filho desse bisavô de seus filhos.

Tenho na minha base de dados a família Martins Galego de São Brás.

Minha esposa tinha uma 5.ª tia-avó de nome Maria de Mendonça, filha dos 6.º avós dela, João de Mendonça e de Maria Dias, que casou em cerca de 1788, com um indivíduo de nome MANUEL MARTINS GALEGO, natural de São Brás,
que até poderá ser o pai de ANTÓNIA MARTINS GALEGO, Bisavó do seu ex-marido.

Por acaso do casal Manuel Martins Galego cc Maria de Mendonça tenho uma Filha de nome Antónia de Jesus que nasceu em 1797 e faleceu em 24-03-1872 em São Brás, deixando 5 filhos

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#215954 | IsabelFont | 19 dez 2008 11:47 | Em resposta a: #215945

Caro Confrade
Custódio Adriano,

Muito obrigda pelas suas informações e vou analisar até que ponto se podem encaixar com as minhas.
Já agora só lhe peço um precisão ácerca do senhor que faleceu em Estói, e que diz ter sido há mais de 20 anos »» o seu nome, uma data de óbito provavel e freguesia, para ver se consigo pedir á Conservatória uma certidão de óbito. Pode ser que me ajude.

Boas festas e um bom ano de 2009.

Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça / Gallego em Portugal

#216160 | IsabelFont | 22 dez 2008 15:41 | Em resposta a: #215945

Caro Confrade
Custódio Adriano,

Não sei se já çhe respondi, mas estive ausente do meu local onde tenho a BD de genealogia, e portanto de cabeça não lhe conseguia adiantar nada.
Agora verifico que tenho:
1. José de Mendonça Gasiba, nascido em 29.12.1884, em São Braz de Alportel, filho de
2. Antónia Martins Gallego (que deve ter nascido por volta de 1864/1860, tb em S. Braz, e de
3.Manuel de Mendonça Gasiba, bascido em Estói,
por sua vez neto de
4. José Martins do Estanco (?) , e de
5. Maria Antónia, talvez nascida cerca de 1840, natural de não sei onde ??

Portanto as datas não coincidem, ou então talvez esta última Antónia (5.) possa ser filha de Manuel Martins Gallego e Maria de Mendonça e ser uma dos tais 5 filhos.
Mas é difícil deduzir tal! Não acha?

Entretanto um outro confrade deste fórum encontrou-me este assento que não consegui encaixar com os meus, e passo a transcrever:
João Martins Gallego e Maria Antónia de Sousa

Solteiros
ele de 21 anos; ela de 19 anos.

Aos vinte dias do mês de Março do ano de mil novecentos e sete, nesta Sagrada Igreja Paroquial de São Brás de Alportel, Concelho de Faro, Diocese do Algarve, na minha presença compareceram os nubentes João Martins Gallego e Maria Antónia de Sousa, os quais sei serem po próprios com mandado de recebimento a seu favor que ficou registado a folhas cento e quarenta e oito do livro nono e com licença de recebimento neste tempo (?) e sem impedimento algum canónico ou civil para casarem além do seu parentesco no terceiro e querto grau de consanguinidade de que foram dispensados por Bula Apostólica que obtiveram: Ele de idade de vinte e um anos, solteiro, pedreiro, natural e baptizado nesta freguesia e desta paroquiano, morador no Sítio do Poço dos Ferreiras, filho legítimo de José Martins Gallego e Ana Pires, naturais desta mesma freguesia; Ela de idade de dezanove anos, tambémsolteira, de ocupação domestica, natural e baptizada nesta mesma freguesia e deta paroquiana, moradora no mesmo sítio, filha legítima de João Aleixo e Antónia de Sousa, também naturais desta freguesia, os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio procedendo em todo o acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foramtestemunhas presentes que sei serem os próprios, João José Rodrigues de Passo, sapateiro, morador nesta aldeia e José Martins Gallego, almocreve morador no sítio do Poço das Ferreiras, ambos casados, paroquianos desta freguesia. estando também presente nest acto o pai da conjuge, do meu conhecimento e das testemunhas, declarou dar o seu pleno consentimento para este casamento. E para constar se lavrou em duplicado este assento que depois de ser lido e confirmado perante os conjuges, testemuhas e legítimo superior da conjuge, todos comigo assinam excepto a conjuge por não saber escrever. Neste assento vão colados tr~es selos na importância de mil sete centos reis, devidamente inutilizados. Era Ut Supra.
Assinam. O conjuge, as testemunhas, o pai da conjuge e o ajudador José Joaquim Costa.

Este assento diz-lhe alguma coisa?

Espero que sim e que nos possamos ajudar mútuamente.
Aguardo as suas investigações genealógicas e a sua resposta.

Cumprimentos e se não nos tornarmos a falar,
Votos de Boas Festa e de um bom ano de 2009.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça / Gallego em Portugal

#218900 | Bellis | 19 jan 2009 14:37 | Em resposta a: #216160

Boa tarde Maria Isabel

Tenho um Martins Galego na minha família, mais exactamente o nr.210 da árvore de costados, portanto antepassado da minha bisavó (13).
Assim, do SERRO DO BOTELHO:
DOMINGOS MARTINS cc CLARA VIEGAS, pais de
MANUEL MARTINS GALEGO (1735) cc MARIA DE MENDONÇA (1740)
pais de JOANA DE MENDONÇA cc FRANCISCO DIAS RATO de Santa Bárbara de Nexe,
casados em 15/10/1800 na Ermida de S. Sebastião em S. Brás d eAlportel.

Cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#218939 | Bellis | 19 jan 2009 20:08 | Em resposta a: #215945

Boa noite

Tenho as seguintes pessoas num ramo de família em S.Brás :
João Mendonça(422)
casou com Ana Dias (423),
e a sua filha Maria de Mendonça(211)
casou com
Manuel Martins Galego (210), este filho de
Domingos Martins Galego(420) e Clara Viegas(421).

Joana Mendonça (105), filha de Maria e Manuel, casou com
Francisco Dias Rato de SBNexe (104)
em 15/10/1800 na Ermida de S. Sebastião em SBA.

Se tiver alguma extensão desta família de SBA, agradecia a sua informação.
Melhores cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#218943 | Bellis | 19 jan 2009 20:30 | Em resposta a: #150138

Bo anoite JLiberato

Tenho uns CORREIA num ramo da minha família, de Loulé, que talvez consiga identificar, o que lhe agradeço.

ANTÓNIO CORREIA (*1736), filho de JOÃO CORREIA (*1710) e JOANA MARIA
casaou com CATARINA IGNÁCIA, e tiveram uma filha ISABEL MARIA, que casou em Faro em 1801 com ANTONIO BELLES.

Cumprimentos

Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#219994 | Adr Cust | 30 jan 2009 20:28 | Em resposta a: #218939

Caro Hélio Pereira
Penso que tenho alguma informação para si, pois esses seus ancestrais também o são da minha esposa, no entanto algo está mal da minha parte ou da sua, p`lo seguinte:

Na minha base de dados tenho: MANUEL AFONSO DE MENDONÇA cc MARIA DIAS, em S.B.A.em 09-10-1709 e tiveram 9 filhos, entre os quais:

JOÃO DE MENDONÇA * SBA, Corotelo 28-08-1723 cc MARIA DIAS em SBA em 06-04-1748 (6.ºs avô de minha esposa) que tiveram:

- JOÃO DE MENDONÇA cc Maria Viegas
- MARIA DE MENDONÇA cc Manuel Martins Galego
- JOSÉ DE MENDONÇA cc Joaquina Rosa
- MANUEL AFONSO DE MENDONÇA CC Rosa Maria de são José

Cumprimentos:
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220014 | Bellis | 30 jan 2009 23:20 | Em resposta a: #219994

Casamento de Francisco Dias Rato c/ Joana de Mendonça:

Boa noite Custódio Adriano

Obrigado pela su amensagem.
Recebi o seguinte assento de casamento duma nossa confrade MANUELA PINHEIRO:

Realizou-se na Ermida de S. Sebastião - S. Brás de Alportel em 15-10-1800

Ele Solteiro, filho de António Dias e Maria da Assunção de Santa Bárbara de Nexe,
Avós paternos - António Dias e Maria Viegas
Avós maternos - João Ramos e Maria da Assunção, todos de Santa Bárbara de Nexe

Ela, solteira, filha de Manuel Martins Galego e Maria de Mendonça do Serro do Botelho
Avós paternos – Domingos Martins e Clara Viegas
Avós maternos – João Mendonça e Ana Dias, todos da freguesia de S. Brás de Alportel

Foram testemunhas - José da Silva Barbosa casado c/ Jacinta de Sousa de S.José do Sítio de Bordeira e João Martins casado c/ Joaquina Maria da Assunção do Sítio do Telheiro - Santa Bárbara de Nexe.

Creio que a diferença existe no nome ANA ou MARIA DIAS, mas supoNho que fosse ANA MARIA DIAS
Deverão ser as mesmas pessoas.
Ao dispor para qualquer informação adicional
helio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#220087 | M Pinheiro | 31 jan 2009 20:39 | Em resposta a: #38506

Na tentativa de localizar algo que tenha de comum com a minha BD, tenho lido estes dados mais antigos e como este ramo é também meu, desculpe mas reparei numas datas que me parecem não estar correctas. Manuel de Sousa c.c. Maria de Jesus localizei três filhos:
. Maria - nasc. 31.10.1828 - Penedo Gordo Estoi (Rolo 423 Item 4 (pág?)
. Manuel - nasc. 01.05.1834 - Penedo Gordo (Rolo 423 Item 4 (pág.161),
. Inácio - nasceu 18.05.1836 - Penedo Gordo (Rolo 423 Item 4 (pág.203v.)

Será que a sua Maria dos Santos Cortez, não terá nascido a 31.10.1828.
Casar aos 28 anos teria mais lógica. Desculpe, neste reparo.
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#220090 | M Pinheiro | 31 jan 2009 21:24 | Em resposta a: #220087

No seguimento da mesagem anterior:
O casal José Nunes casou c/ Maria Josefa em S. Brás de Alportel a 5/11/1797
localizei 2 filhos:
José Faustino nascido em Vale da Galega em 20.02.1807
Maria de Jesus - nascida (?) Será esta Maria nascida a 13.6.1802, vou tentar confirmar.
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#220091 | M Pinheiro | 31 jan 2009 21:25 | Em resposta a: #220087

No seguimento da mesagem anterior:
O casal José Nunes casou c/ Maria Josefa em S. Brás de Alportel a 5/11/1797
localizei 2 filhos:
José Faustino nascido em Vale da Galega em 20.02.1807
Maria de Jesus - nascida (?) Será esta Maria nascida a 13.6.1802, vou tentar confirmar.
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220109 | Adr Cust | 01 fev 2009 01:44 | Em resposta a: #220014

Caro Hélio Pereira

Na minha msg anterior referi que tinha alguma informação sobre esta família, tenho dados até ao bisavô do JOÃO DE MENDONÇA, bem como de muitos colaterais.

Referi também a data do casamento dele com a Maria Dias.

Por acaso encontrou o casamento dele com a ANA DIAS?

Eu nunca o encontrei, partilho da sua opinião de que se trata da mesma pessoa, mas como neste casamento só aparece Maria Dias, deduzo que seja MARIA ANA DIAS.

Os filhos que tenho do João de Mendonça com a Maria Dias são os que referi na minha msg anterior e que repito agora:
- JOÃO DE MENDONÇA cc Maria Viegas
- MARIA DE MENDONÇA cc Manuel Martins Galego
- JOSÉ DE MENDONÇA cc Joaquina Rosa
- MANUEL AFONSO DE MENDONÇA CC Rosa Maria de são José, agora existe mais a JOANA DE MENDONÇA cc FRANCISCO DIAS RATO em 15-10-1800 em S.B.A.,

Por acaso tem alguns dados sobre as datas destes casamentos?

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220124 | Bellis | 01 fev 2009 13:39 | Em resposta a: #220109

Olá Adriano

Infelizmente, sendo natural de Faro, não vivo nesta cidade e não tenho muitas oportunidades de ir ao ADF.
Consegui chegar até aos avós da minha bisavó (13) AURORA DIAS REIS VIEGAS(Faro, 1888-1976), que me conduziram a Santa Bárbara (Ratos) e SBA (Mendonça).
Quem me enviou informação sobre FRANCISCO RATO e JOANA MENDONÇA (bisavós da minha bisavó) foi MANUELA PINHEIRO, que visualisou um meu pedido de ajuda no forum de Santa Bárbara.
Portanto o que apenas tenho é a data do casamento do FRANCISCO RATO com JOANA MENDONÇA, que faz a ligação entre SANTA BÁRBARA e SBA.
Vou reencaminhar esta mensagem para ela, que é investigadora nos MORMONS e no ADF, e talvez ela possa continuar a ajudar-nos.
Cumprimentos
helio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#220131 | Bellis | 01 fev 2009 15:48 | Em resposta a: #220091

Olá Manuela e Adriano

Não querendo abusar, será que já se depararam com estas pessoas, ascendentes do meu trisavô FRANCISCO JOSÉ VIEGAS (24) (S.PEDRO, FARO (1855-1912)?:

1 - De S.PEDRO FARO - CRISTOVÃO FERNANDES (96)(C* 1800), filho de outro CRISTOVÃO FERNANDES(192) e MARIA DA CONCEIÇÃO (193) .

2 - De ESTOI, MANOEL VIEGAS (98) (C*1800), casado com MARIA DE SOUSA (99) de SANTA BARBARA DE NEXE.

ELE: Filho DE BARTOLOMEU VIEGAS e LUZIA GONÇALVES, de ESTOI
ELA: Filha de DOMINGOS MARTINS e MARIA DE SOUSA de SANTA BARBARA DE NEXE.

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220153 | Adr Cust | 01 fev 2009 19:41 | Em resposta a: #220124

Sobre o João de Mendonça cc (Ana) Maria Dias posso adiantar-lhe o seguinte:

Ele é filho de: MANUEL AFONDO DE MENDONÇA e de MARIA DIAS, que casaram em 09-10-1709 em S.B.A.

É neto de paterno de DOMINGOS AFONSO MADEIRA e de CATARINA LOURENÇO, que casaram em 29-01-1685 em São Brás do Alportel.
Neto materno de MANUEL MARTINS e de MARIA FERNANDES

Bisneto de: - ANTÓNIO LOURENÇO MADEIRA e de MARIA AFONSO
- FRANCISCO MARTINS GAGO e de MARIA LOURENÇO
- MANUEL MARTINS e de MARIA DIAS
- MANUEL MARQUES e de ISABEL DA VEJA

Dos nomes que refere na sua outra msg somente o Manoel Viegas e Maria de Sousa me são “familiares” mas noutras datas e noutra localidade.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220158 | Bellis | 01 fev 2009 20:13 | Em resposta a: #220153

Obrigado Custódio Adriano pela sua indicação.
De facto tentei encontrar a minha linha de Santa Bárbara há tempos no ADF, mas não tive tempo nem talento para o fazer e desisti.

Cumprimentos
hélio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220159 | ffarrajota | 01 fev 2009 20:14 | Em resposta a: #219994

Olá, caro Custódio Adriano,
por acaso nos seus Mendonça, de S.Brás não terá encontrado o casamento de António Martins cc. Águeda Gaga de Mendonça, por volta de 1690.
Sobre os 9 filhos de Manuel Afonso de Mendonça cc. Maria Dias tem algum de nome Diogo.
Tenho uma Bárbara Mendonça, de Loulé cc. Gregório Coelho, de Salir,casam em Loulé 4/2/1730 ela filha de Diogo Dias e Margarida Rodrigues, de Loulé. Será que este Diogo Dias poderá ser filho do Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias?
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220167 | VP | 01 fev 2009 22:44 | Em resposta a: #215945

Caro Custódio Adriano

Sabe quem é o marido de Antónia de Jesus, filha de Manuel Martins Galego?

Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220174 | M Pinheiro | 02 fev 2009 00:09 | Em resposta a: #220167

Antónia de jesus, nasc. 01-06-1797, filha dos meus avós Manuel Martins Galego e de Maria de Mendonça, casou com um Manuel Soares de S.Brás de Alportel do Sítio do Tesoureiro, filho de Manuel Afonso Soares e de Maria Joaquina do dito Sítio do Tesoureiro. Até agora localizei 5 filhos deste casal:
1. João, nasc. 17-09-1824
2. Maria, 27-10-1833
3. Francisco, 20-05-1836
4. João, 06-08-1838
5. Antónia, 29-06-1840

Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220178 | Adr Cust | 02 fev 2009 02:17 | Em resposta a: #220159

Cara Fernanda Farrajota

Há cerca de 2 anos quando procurava os registos de nascimento dos filhos dos meus 7.ºs avós MANUEL AFONSO e MARIA DIAS, de Vale de Carvalho, encontrei uns filhos de MANUEL AFONSO e MARIA DIAS, de Vale de Carvalho – São Brás de Alportel e outros filhos de MANUEL AFONSO DE MENDOÇA e MARIA DIAS, do Corotelo – São Brás de Alportel, o que fez com que eu pensasse que se tratavam da mesmas pessoas, também porque os dois Sítios se ligam um ao outro, originando assim que estes meus 7.º avós fossem comuns com a minha esposa, até que, encontrei dois filhos nascidos com 2 meses de diferença, o que não era possível.
Fazendo uma pesquisa exaustiva para clarificar o assunto acabei por encontrar 10 filhos desses meus avós e 9 filhos dos avós de minha esposa que afinal não eram comuns, o problema é que só encontrava um casamento, só encontrando o outro muito mais tarde.

Os meus 7.ºs avós MANUEL AFONSO e MARIA DIAS casaram em S.B.A. em 28.01.1709.

Os 7.º avós de minha esposa MANUEL AFONSO DE MENDONÇA e de MARIA DIAS casaram em S.B.A. em 09.10.1709

Nestes dois casais não existe nenhum filho com o nome de Diogo.

Como me parece haver muitos interessados nesta família Mendonça aqui vão indicados todos os filhos do casal MANUEL AFONSO DE MENDONÇA e de MARIA DIAS nascidos no Corotelo – São Brás de Alportel:

- MANUEL “ DE MENDONÇA” *13.04.1711
- MARIA DIAS 27.12.1712
- CECÍLIA “DE MENDONÇA *24.11.1714
- JOÃO “ DE MENDONÇA” *14.11.1716
- DOMINGOS “DE MENDONÇA” *16.12.1717
- TERESA DE JESUS *12-10-1720
- JOÃO DE MENDONÇA *28.08.1723
- MANUEL AFONSO DE MENDONÇA *16.09.1726
- JOSÉ “ DE MENDONÇA *18-07-1727

Já agora respondo aqui também ao caro confrade Fernando Ventura Pinto, que como me disse à muito, está sempre atento.
A ANTÓNIA DE JESUS, filha de Manuel Martins Galego e de Maria de Mendonça, neta materna do casal MANUEL AFONSO DE MENDONÇA e de MARIA DIAS CC JOÃO SOARES, do Sítio do Tesoureiro – São Brás do Alportel, antes de 1824, uma vez que tiveram um filho de nome João que nasceu em 17-09-1824.
A ANTÓNIA DE JESUS + no Tesoureiro – São Brás de Alportel em 24-03-1892 e deixou 5 filhos.
È tudo o que tenho sobre a Antónia de Jesus.

Cumprimentos para os vários confrades com que à muito não me comunicava.
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220190 | Bellis | 02 fev 2009 10:27 | Em resposta a: #220178

Bons dias Custódio Adriano
Obrigado por toda esta informação.
Só uma dúvida: ANTÓNIA DE JESUS, irmã de JOANA MENDONÇA, será neta de JOÃO MENDONÇA e não de MANUEL AFONSO MENDONÇA, pelos dados que recebi.
Será assim?
Melhores cumprimentos
helio pereira

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220196 | M Pinheiro | 02 fev 2009 11:43 | Em resposta a: #220190

Sr. Hélio

Está correcto, Antónia de Jesus é irmã de Joana de Mendonça(minha avó), e Manuel Afonso Mendonça será seu bisavô.
MPinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dia

#220197 | Bellis | 02 fev 2009 11:56 | Em resposta a: #220196

Obrigado Manuela

Joana é bisavó da minha bisavó AURORA, o que faz de nós primos afastadíssimos.
Eu sou de Faro, e nasci em 1950 em S.Pedro, na Rua Coelho de Melo, onde em 1954 apanhei neve à janela do Nº 10, com uma pequena chávena.

Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dia

#220200 | M Pinheiro | 02 fev 2009 12:11 | Em resposta a: #220197

Sr. Hélio

Talvez não sejamos parentes muito afastados, tenho estado virada mais para pesquisar outro ramo da família. Estou explorando São Brás de Alportel, quando o tempo me permitir e voltar para Santa Bárbara de Nexe é possível saber. Não tive o previlégio de ver essa neve, pois ainda não era nascida.
MPinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220203 | Bellis | 02 fev 2009 13:13 | Em resposta a: #220196

Exacto, Manuela, se bem que aNTÓNIA tenha um tio com o nome de MANUEL AFONSO MENDONÇA, nascido em 1726, de acordo com o nosso confrade Custódio Adriano.
Só não consigo vislumbrar de onde virá o apeldo MENDONÇA, uma vez que o pai do primeiro MENDONÇA da minha lista tem apelido MADEIRA.

HPereira

Resposta

Link directo:

RE: Procuro Familia Mendonça em Portugal

#220211 | VP | 02 fev 2009 14:10 | Em resposta a: #220174

Caros Manuela Pinheiro e Custódio Adriano

Tenho Maria Soares, nascida a 13/8/1862 em SBA, casada com Eusébio de Sousa e filha de José Martins Galego e Joaquina Rosa, neta paterna de Manuel Soares e Antónia de Jesus.
Não encontro nem o nascimento nem o baptizado de José Martins Galego.

Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220242 | Adr Cust | 02 fev 2009 21:50 | Em resposta a: #220178

Serve este Aditamento à minha msg de hoje às 02H17, para rectificar o erro já detectado pelo confrade Hélio Pereira e corrigido pela confrade Manuela Pinheiro.

Efectivamente a ANTÓNIA DE JESUS é neta de JOÃO DE MENDONÇA cc MARIA DIAS e bisneta de MANUEL AFONSO DE MENDONÇA cc outra MARIAS DIAS.

O confrade Hélio Pereira referiu numa das suas msgs que não sabe de onde veio o apelido Mendonça nesta família, nos dados que tenho posso dizer, que não foi dos padrinhos, não foi do padre, não foi dos pais nem de nenhum dos avós, poderá ter tido origem nalgum dos bisavós. mas isso logo se verá.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220293 | Bellis | 03 fev 2009 14:19 | Em resposta a: #220242

Boas tardes Custódio Adriano e Manuela

Graças às vossas fontes consegui avançar alguns séculos no ramo da minha bisavó Aurora (13) (Mendonças de SBA e Ratos de SBN).

Do meu bisavô (12) Francisco José Viegas Junior, esposo de Aurora, esbarro num ramo de apelido Belles de Faro (1680 o mais antigo) e num Domingos Martins de Santa Bárbara de Nexe.


Será que já se confrontaram com estes nomes?
Cumprimentos
hp

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#220503 | ffarrajota | 05 fev 2009 21:35 | Em resposta a: #220178

Caro Custódio Adriano,
agradeço a informação, tenho pena que não possa ter conseguido qualquer ligação. Tenho uma série de Mendonças e estão parados, devem ser de outras freguesias.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

Famílias Mendonça, Gasiba, Gallego e Estanco

#235050 | IsabelFont | 26 jul 2009 13:19 | Em resposta a: #220178

Caro confrade
Custódio Adriano,

Em tempos (minha msg de 22-12-2008 ás 15h41) coloquei-lhe o mesmo assunto de outra maneira. Entretanto não consigo adiantar nada sobre os Mendonça, nem Gasiba.
Será que agora, que vejo que sabe muito mais sobre "os seus" Mendonça" me poderá ajudar?
Tenho, da genealogia de meus netos:

- José de Mendonça Gasiba, que nasceu em 29 /12/1884 em S. Braz de Alportel, era filho de Manuel de Mendonça Gasiba - nascido em Estói - e de Antónia Martins Gallego - nascida na freguesia de S. Braz de Alportel.
Por sua vez, Manuel de Mendonça Gasiba era filho de José de Mendonça Gasiba (que admito ter nascido em Estoi) e de Maria Josefa, sendo que
Antónia Maria Martins gallego era filha de José Martins do Estanco e de Maria Antónia (?)

José de Mendonça Gasiba e Antónia Maria Martins Gallego eram trisavô de meus netos; daí o meu interesse.

Será que me pode ajudar?
Não consigo entroncar nenhum dos dados aqui encontrados neste tópico com "os meus" Mendonça ou Gallego!

Desde já grata pela sua atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#235476 | IsabelFont | 01 ago 2009 01:46 | Em resposta a: #147151

Caro confrade JLiberato,

Agora, que já passaram 2 anos será que já me pode ajudar, nos meus Mendonça,
Gasiba, Gallego, Estanco, etc...
É assim:

Tenho, da genealogia de meus netos:

- José de Mendonça Gasiba, que nasceu em 29 /12/1884 em S. Braz de Alportel, era filho de Manuel de Mendonça Gasiba - nascido em Estói - e de Antónia Martins Gallego - nascida na freguesia de S. Braz de Alportel.
Por sua vez, Manuel de Mendonça Gasiba era filho de José de Mendonça Gasiba (que admito ter nascido em Estoi) e de Maria Josefa, sendo que
Antónia Maria Martins Gallego era filha de José Martins do Estanco e de Maria Antónia (?)
Pelo assento de baptismo de José de Mendonça Gasiba, depreende-se que o casal José Martins do Estanco / Maria Antónia, tiveram além de a sua filha Antónia Maria Martins Gallego, outra filha de nome Bárbara Maria que foi nmadrinha daquele.
Ora, esta Maria Antóni (?) casada com José Martins do Estanco deve ter nascido cerca de 1839/1840.

José de Mendonça Gasiba e Antónia Maria Martins Gallego eram trisavô de meus netos; daí o meu interesse.

Será que me pode ajudar?
Não consigo entroncar nenhum dos dados aqui encontrados neste tópico com "os meus" Mendonça ou Gallego!

Desde já grata pela sua atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#235669 | jliberato | 03 ago 2009 23:45 | Em resposta a: #235476

Cara Maria Isabel,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Como já lhe tinha escrito o meu antepassado mais moderno é de 1824.
A Maria Isabel é que tem que recuar na sua investigação de forma a aproximar-se dos dados que outros confrades podem dispôr.
A informação que aqui apresentou é, infelizmente, insuficiente para permitir uma ajuda.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#235678 | IsabelFont | 04 ago 2009 00:55 | Em resposta a: #235669

Caro confrade JLiberato,

De qq. modo muito obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Famílias Pires, Mendonça, Gasiba, Gallego, Estanco

#239563 | IsabelFont | 18 set 2009 23:13 | Em resposta a: #220200

Boa noite cara confrade
Manuela Pinheiro,

Espero que ainda ande por este fórum e me possa ajudar.

Tenho que minha ex-sogra (já falecida):
1. Maria da Conceição Pires Gasiba, nascida em S. Braz de Alportel, em 27/04/1910, era filha de
2. José de Mendonça Gasiba, também natural de S. Brás, e de
3. Maria da Conceição Pires Mendonça, também natural de S. Brás, e NETA de
4. Manuel de Mendonça Gasiba, da freguesia de Estói e provavelmente nascido em 19/7/1851, e de
5. Antónia Maria Martins Gallego, natural da freg. de S. Braz,
6. João Afonso Pires, aparentemente também de S. Braz de Alportel, e de
7. Maria Pires, não sei se tb. de S. Braz e BISNETA de
8. José de Mendonça Gasiba, natural de Sta. Bárbara (de Nexe?), e de
9. Maria Josefa, da freg. de Estói.
10. José Martins do Estanco
11. Maria Antónia
12. Francisco Guerreiro Afonso
13. Maria Bárbara
16. Miguel de Mendonça Gasiva (ou Gasiba)
17. Theresa de Jesus

Para além de não conseguir andar mais para trás, dado que o ADFaro, não me está ajudando com a celeridade de que preciso nestas pesquisas (e eu não consigo lá ir!)
acontece agora que recebi um assento de
JOSÉ, nascido em Estói, em 10 de Dezembro de 1878 (baptizado a 29), filho de
um Miguel de Mendonça Gasiba, de Sta. Bárbara , e de
Gertrudes do Carmo, natural de Estói NETO paterno de
Miguel de Mendonça Gasiba, e de
Theresa de Jesus e NETO materno de
Manuel de Brito ????
Gertrudes do Carmo (?? será outra?)

Enviaram-me também outro assento de uma:
MARIA. esta nascida em 15/1/1883, esta filha de OUTRO
Manuel de Mendonça Gasiba , mas este de Santa Bárbara. e de
Maria Rosa, mas casados em Estói, e NETO paterno também daqueles
Miguel de Mendonça Gasiba, e de
Theresa de Jesus

Isto está a fazer-me imensa confusão, pois dá-me ideia de que houve aqui 2 casamentos, talvez um deles por volta de 1825 ??) no caso de Miguel de Mendonça Gasiva ( o + velho, ou seja o + antigo), e que não consigo encontrar! Não sei se será primeiro com Theresa de Jesus, se será com outra pessoa; Ou então ??? Pelo menos há aqui uns 3 primos, acho eu, mas não sei bem como?

Será que tem dados sobre esta gente, ou pode encontrar?

Desde já lhe agradeço a sua atenção
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: LEONARDO CORREIA DA FONSECA

#246313 | jliberato | 20 dez 2009 23:22 | Em resposta a: #218943

Caro Hélio Pereira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Lamentavelmente os nomes que menciona não constam da base de dados dos meus antepassados pelo que não posso ajudar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#261727 | soaressara | 08 set 2010 14:50 | Em resposta a: #149998

Cara Susana Gama,

Será que podia disponibilizar as datas dos dois assentos de casamento de Manuel Martins e Maria Viegas?
Tenho uma Maria Viegas, filha de Manuel Martins e Maria Viegas que casou em S. Brás com Manuel Gago, filho de Manuel Mendes Gago e Isabel Lourenço a 20.02.1743

Cumprimentos

Sara Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#261922 | suzy gama | 10 set 2010 22:01 | Em resposta a: #261727

Boa noite Sara


Ainda bem que colocou esta questão. Como tinha ficado numa "encruzilhada" nunca mais voltei a estes registos de S. Brás, que na altura retirei como sendo de 1718 e 1720, respectivamente. Ontem, no seguimento da sua mensagem, resolvi consultá-los novamente para tirar dúvidas de leitura em relação aos locais de morada dos intervenientes e constatei que a data que tinha como sendo de 1720 é na realidade 1727, o que excluí o 2º casal como meus ascendentes, uma vez que a minha antepassada Domingas Viegas nasceu em Novembro de 1721, não podendo os pais casar em 1727. Algumas dúvidas em relação aos locais de morada mantêm-se e solicito a quem tiver oportunidade de consultar estes registos que o faça a fim de conseguir a leitura correcta dos mesmos.

Os registos que tenho são:

s/ nº de página
07.11.1718

(os meus "avós")
MANUEL MARTINS, viúvo de Maria Fernandes, da Soalheira c/
MARIA VIEGAS, solteira, filha de Domingos Gonçalves, já defunto, e de Grimaneza (sic) Viegas, do sítio dos (?)

Testemunha: André Domingues

e

P. 40v
08.01.1727

MANUEL MARTINS, solteiro, filhos de Manuel Viegas e Leonor Martins, com
MARIA VIEGAS, solteira, filha de Manuel Viegas, já defunto, e de Maria Rodrigues, das Figueiras (?)


Perante a "resolução" desta minha linha de ascendência, recuei um pouco mais e retirei os seguintes dados:

87v
07.04.1711

MANUEL MARTINS, solteiro, filho de Domingos Afonso e Barbara Martins, da Soalheira, com
Maria Fernandes, solteira, filha de Marcos Lopes, já defunto, e de Barbara Fernandes, do sítio de "Vanaril"(?).

Testemunhas: Manuel Martins Fogaça e Domingos das Neves, da Soalheira.

s/nº
30.10.1679

DOMINGOS GONÇALVES, viúvo de Francisca da Vega, do Romão (sic), com
GRIMANEZA (sic) VIEGAS, solteira, filha de Francisco Mealha e Beatriz Dourada, já defuntos, desta freguesia (S. Brás).

Testemunhas: Manuel Marques e Francisco Martins.

s/nº
25.02.1675

DOMINGOS GONÇALVES, viúvo de Maria das Neves, de S. Romão, com
Francisca da Vega, solteira, filha de Manuel Martins e de Isabel da Vega, do Corotelo (?), todos desta freguesia.

16v
03.11.1687

DOMINGOS AFONSO, solteiro, filho de Belchior Afonso, já defunto, e de Catarina Lourenço, com
BARBARA MARTINS, solteira, filha de Domingos Gonçalves, já defunto e de Catarina Fragoza.

Testemunhas: Domingos Colaço da Silva e António Lourenço Mealha.


Este meu ramo de S. Brás de Alportel fica agora da seguinte forma:

1- Domingas Viegas (n.07.11.1721)

2- Manuel Martins
3- Maria Viegas

4- Domingos Afonso
5- Barbara Martins
6- Domingos Gonçalves (vº)
7- Grimaneza Viegas

8- Belchior Afonso
9- Catarina Lourenço
10-Domingos Gonçalves
11-Catarina Fragoza
12-?
13-?
14-Francisco Mealha
15-Beatriz Dourada


Com os melhores cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#262026 | rmfrp | 12 set 2010 21:10 | Em resposta a: #105180

Caro Miguel Centeno Neves:

Embora a mensagem a que agora respondo seja de 2005, só agora notei que a mesma contém referência a um casal, Francisco Neto e Maria da Conceição, que parece corresponder a um casal que também tenho na minha ascendência.

Os únicos dados que possuo sobre este casal são serem do lugar da Gralheira, freguesia de São Brás de Alportel, e terem tido dois filhos, o meu antepassado Manuel das Neves (casado a 08.02.1708 em São Brás com Isabel Rodrigues) e João das Neves, casado com Beatriz Rodrigues (informação de Frederico Santos neste Fórum). Ignorava a existência do casamento anterior de Maria da Conceição com André Vaz.

São estas as pessoas de que fala? Nesse caso, poderá fornecer-me mais informações sobre as mesmas?

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#262047 | MCN | 13 set 2010 01:07 | Em resposta a: #262026

Caro Rui Pereira,

Francisco Neto e Maria da Conceição foram pais dos seguintes:

1. Manuel das Neves, n. 20/1/1686, b. 27/1/1686 São Brás de Alportel. pp. o alferes Brás de Sousa e sua mulher Inês Viegas, moradores no sítio da Calçada.
Casou com Isabel Rodrigues, filha de Manuel Afonso e Bárbara Rodrigues, a 8/2/1708, São Brás de Alportel, pelo padre Francisco Martins Furtado, por impedimento do prior, sendo tt. João Afonso, da Campina, e o alferes Bartolomeu Rico, da Tareja. C.g.

2. Francisco. n. 23/11/1688, b. 30/11/1688, São Brás de Alportel, pp. Domingos Rodrigues, filho de Maria Rodrigues, da Fonte do Mouro, e Maria de Leiria, mulher de Gaspar Dias, da Gralheira. S.m.n.

3. João das Neves, n. 12/10/1691, b. 17/10/1691, São Brás de Alportel pelo padre Afonso Fernandes da Costa, pp. Pedro Dias, filho de Francisco Dias, e Beatriz Montes, filha de Manuel da Ponte.
Casou com Brites Rodrigues, filha de Manuel Afonso e Bárbara Rodrigues, a 29/4/1720, São Brás de Alportel, tt. o alferes Bartolomeu Rico, do sítio da Tareja e Pedro Dias, da Gralheira. Viveram no sítio do Serro do Botelho, São Brás de Alportel. C.g. (minha varonia)

4. António Neto das Neves, n. 22/9/1694, b. 1/10/1694, São Brás de Alportel, pp. Bartolomeu Rodrigues, filho de Vicente Ramos, e Domingas Viegas, filha de Miguel Afonso. S.m.n.

5. Bárbara da Conceição, n. 29/1/1697, b. 5/2/1697, São Brás de Alportel, pp. André da Ponte e Catarina Rodrigues, irmãos, filhos de Manuel da Ponte e de Catarina Rodrigues, todos da Gralheira.
Casou com o capitão Francisco de Faria Palermo, filho de António de Orta e Francisca da Costa Palermo, a 13/9/1730, São Brás de Alportel, tt. o mestre-escola Bartolomeu de Garfias e o prior Jerónimo de Sousa. Viveram no sítio de Mesquita Alta. C.g. (Faria Palermo)

6. Lázaro das Neves, n. 16/12/1699, b. 23/12/1699, São Brás de Alportel, pp. o padre António Rodrigues, de São Brás, e Isabel Correa, filha de António Lopes e de Beatriz Varela, moradores em Apra, São Clemente de Loulé.
Casou com Maria Pires a 9/10/1730, São Brás de Alportel, tt. os padres Filipe Rodrigues Guerreiro e Manuel Viegas Gago. C.g.

(?)7. José Neto. (Segue aqui como filho, mas efectivamente é documentado como: "filho da igreja, criado e assistente em casa de Francisco Netto".) Casou com Domingas Viegas, filha de Manuel de Brito e Maria da Luz, a 18/1/1734, São Brás de Alportel, tt. Francisco Xavier, escrivão, e o capitão Francisco de Faria Palermo.


Maria da Conceição era viúva de André Vaz, filho de António Rodrigues e Domingas Viegas, com quem casou c. 1675/80. Tiveram os seguintes filhos:

1. Maria da Conceição. Casou com Domingos das Neves, filho de Manuel Neto e Maria das Neves, a 16/5/1697, São Brás de Alportel foram testemunhas João Afonso, de São Brás, e Afonso das Neves, de Loulé. C.g.

2. Natália Viegas ou Natália de Jesus. Casou com o alferes Bartolomeu Rico, filho de Domingos Lourenço e Catarina Lourenço, a 8/11/1702, Brás de Alportel, tt. os padres Martinho Gago e Brás Teixeira de Mascarenhas, ambos de São Brás. C.g.


Tenho algumas linhas de descendência desenvolvidas, posso depois enviar-lhe em privado. São pesquisas feitas há vários anos, quando tinha tempo para ir à TT... :(
Quando os paroquiais de São Brás estiverem online tenho que voltar a consultá-los.

Se tiver alguma informação adicional sobre a ascendência desta gente, fico-lhe muito grato.

Cumprimentos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#262209 | rmfrp | 15 set 2010 00:12 | Em resposta a: #262047

Caro Miguel Centeno Neves:

Muito obrigado pela sua resposta e por todas as informações. Tal como referi anteriormente, também não consegui recuar mais neste ramo. Os paroquiais de São Brás não são especialmente bons, se bem me recordo, e como tenho poucas linhas ascendentes nessa freguesia não fiz pesquisas muito completas.

Infelizmente, da minha parte a disponibilidade para ir à Torre do Tombo também não tem sido muita. Os progressos que tenho feito têm sido essencialmente em ramos do distrito de Coimbra, que já tem quase todos os registos digitalizados na internet.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familias Mendonça, Gallego, Gasiba ... do Algarve

#267176 | IsabelFont | 21 dez 2010 16:52 | Em resposta a: #220196

Boa tarde cara confrade
Manuela Pinheiro,

Espero que ainda ande por este fórum e me possa ajudar. Sei que tem muitos conhecimentos de famílias de SBA e pesquisa no ADFaro; coloquei-lhe o ano passado (2009) este assunto, mas ou não o viu, ou não me pôde ajudar pq não vislumbra qq entroncamento, ou não teve tempo; enfim um sem número de coisas podem ter acontecido.
Recoloco portanto o assunto, e espero que não me leve a mal.

Tenho que minha ex-sogra (já falecida):
1. Maria da Conceição Pires Gasiba, nascida em S. Braz de Alportel, em 27/04/1910, era filha de
2. José de Mendonça Gasiba, também natural de S. Brás, e de
3. Maria da Conceição Pires Mendonça, também natural de S. Brás, e NETA de
4. Manuel de Mendonça Gasiba, da freguesia de Estói e provavelmente nascido em 19/7/1851, e de
5. Antónia Maria Martins Gallego, natural da freg. de S. Braz,
6. João Afonso Pires, aparentemente também de S. Braz de Alportel, e de
7. Maria Pires, não sei se tb. de S. Braz e BISNETA de
8. José de Mendonça Gasiba, natural de Sta. Bárbara (de Nexe?), e de
9. Maria Josefa, da freg. de Estói.
10. José Martins do Estanco
11. Maria Antónia
12. Francisco Guerreiro Afonso
13. Maria Bárbara
16. Miguel de Mendonça Gasiva (ou Gasiba)
17. Theresa de Jesus

Para além de não conseguir andar mais para trás, dado que o ADFaro, não me está ajudando com a celeridade de que preciso nestas pesquisas (e eu não consigo lá ir!) acontece que recebi um assento de um JOSÉ, nascido em Estói, em 10 de Dezembro de 1878 (baptizado a 29), filho de um Miguel de Mendonça Gasiba, de Sta. Bárbara , e de
Gertrudes do Carmo, natural de Estói NETO paterno de Miguel de Mendonça Gasiba, e de Theresa de Jesus e NETO materno de Manuel de Brito ????
Gertrudes do Carmo (?? será outra?)

Enviaram-me também outro assento de uma:
MARIA. esta nascida em 15/1/1883, esta filha de OUTRO
Manuel de Mendonça Gasiba , mas este de Santa Bárbara. e de
Maria Rosa, mas casados em Estói, e NETO paterno também daqueles
Miguel de Mendonça Gasiba, e de
Theresa de Jesus

Isto está a fazer-me imensa confusão, pois dá-me ideia de que houve aqui 2 casamentos, talvez um deles por volta de 1825 ??) no caso de Miguel de Mendonça Gasiva ( o + velho, ou seja o + antigo), e que não consigo encontrar! Não sei se será primeiro com Theresa de Jesus, se será com outra pessoa; Ou então ??? Pelo menos há aqui uns 3 primos, acho eu, mas não sei bem como?

Será que tem dados sobre esta gente, ou pode encontrar?

Desde já lhe agradeço a sua atenção

Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Filho de Manuel Afonso de Mendonça e Maria Dias

#269334 | Mendonça Martins | 26 jan 2011 18:15 | Em resposta a: #220503

Boa tarde,

Foi por acaso que encontrei este forum e quando percebi que era sobre genealogia, rapidamente fiz uma pesquisa "Mendonça em Faro", este é um tema que me interessa bastante e do qual gostaria de saber muito mais, sou Mendonça da parte da minha mãe e não por acaso moro em Faro, num bairro com o mesmo nome "Bairro Mendonça", aí só viviam Mendonça's, hoje isso já não acontece, mas ainda conheço alguns e são todos meus familiares.

A minha mãe também sempre se interessou muito em saber mais sobre os nossos antepassados, mas é muito difícil encontrar informações, na minha família tenho mais uma curiosidade, que é o facto de todos os homens tem o nome de Joaquim e as mulheres Beatriz Mendonça, só comigo é que quebraram a tradição.

Se tiverem informações relevantes agradeço que enviem para o meu mail: silviamartins81@hotmail

Disponibilizo-me desde já a ajudar no que for necessário tenho conhecimentos de paleografia, se for necessário transcrever textos com o intuito de descobrir mais sobre a Família Mendonça em faro voluntario-me para transcrever.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#270504 | fanetal | 12 fev 2011 20:02 | Em resposta a: #262026

Caro Rui Pereira
Procuro encontrar o rasto do Capitão José António Pegado de Oliveira por S. Brás de Alportel, em eventual 2º casamento e sua data, bem como a data do óbito. Será que dispõe deste elementos?
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#270568 | rmfrp | 13 fev 2011 17:31 | Em resposta a: #270504

Caro Fausto Alves:

Infelizmente não tenho mais informação sobre José António Pegado de Oliveira para além da que obtive aqui no Fórum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#270993 | rbsilva46 | 20 fev 2011 15:11 | Em resposta a: #38506

CARO JLIBERATO,

SOU BRASILEIRO, NASCIDO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. HA ALGUM TEMPO VENHO PESQUISANDO SOBRE MINHAS RAÍZES LUZITANAS E MEUS ANTEPASSADOS. FICARIA GRATÍSSIMO SE PUDESSES ME FORNECER ALGUM TIPO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DE MEU AVÔ, QUE VEIO PARA O BRASIL AINDA JOVEM.

DADOS:

JOAQUIM DE SOUZA BATISTA

FILHO DE JOÃO BATISTA DE SOUZA E JOANA DA CONCEIÇÃO

NASCIDO A 07 DE JULHO DE 1895 , FREGUESIA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL . DISTRITO DE FARO.

DESDE JÁ MUITO OBRIGADO E AGUARDO UM RETORNO BREVE.

ROGÉRIO BATISTA

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#271002 | 1385 | 20 fev 2011 16:30 | Em resposta a: #89281

Caro J Liberato
Tenho Francisca de Sousa casada com José da Graça. Ela natural de S. Brás de Alportel que. de tradição oral , seria parente do cónego Cabrita.
Este casal tem, entre outras, uma filha Maria de Sousa Graça * Faro (S.Pedro) 6.3.1917. Os apontamentos que me chegaram (e que não parecem totalmente confiáveis porque não se estrinam em datas nem lugares, dão esta última Maria como neta de um Tomé de Sousa que, suponho possa ter nascido (ou casado) em S. Brás de Alportel.
O supracitado José da Graça seria natural de S. Bartolomeu de Messines.
Não acedo aos registos on line destas duas freguesis do Algarve e qualquer pista seria da maior utilidade.
Antecipadamente grato
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#271113 | behappy | 21 fev 2011 21:23 | Em resposta a: #271002

Caro Manuel

Há dias de sorte!
Andava eu à procura do que não encontro, quem responda com alguma informação da minha família paterna Viegas Pires de S.Brás de Alportel, quando dou com elementos relativos à família materna de que nada sabia.
O Cónego Cabrita pertencia na realidade, à família Graça de S.Bartolomeu de Messines. A mãe dele frequentava muitas vezes a casa de meus pais.
A Maria de Sousa Graça era prima direita da minha mãe e da mesma idade. Tinha irmãos: Alice da Graça Guerreiro com quem convivi desde criança em Faro e que penso estar viva, Aníbal que não conheci e pelo menos, uma outra irmã que residia em Lisboa cujo nome, de momento, não recordo.
A minha avó materna chamava-se Antónia de Sousa Tomé, nascida no sítio dos Machados, a 2 de Fevº, S.Brás de Alportel, quando a mãe já tinha 50 anos. Faleceu com 62 anos em, penso, creio que em 1957. Casou com José Rodrigues Palaré falecido por volta de 1947, sendo meu avô.
Tinha vários irmãos, alguns dos quais conheci em criança e não só: José Tomé, Manuel Tomé, Ana, Joaquina, Mª Joaquina. As famílias viviam nos Machados e em Faro. Conheci muitas destas pessoas, tios da minha mãe, cujos descendentes eram seus primos direitos e meus segundos primos.
Se a Maria de Sousa era neta de Tomé de Sousa, este seria igualmente avô materno de minha mãe e, portanto, meu tetravô.
Penso que estes elementos lhe serão úteis e o mais interessante é o facto de eu ter conhecido muitos deles, convivido e visitado as suas casas sobretudo por haver muitos primos direitos da minha mãe com quem ela mantinha contactos assíduos.
Peço-lhe que me diga a sua relação com esta família e agradeço muito que, se tiver elementos relacionados com Tomé de Sousa ou outros familiares, mos facilite. Seria muito interessante.
Os melhores cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#271550 | Adr Cust | 01 mar 2011 00:57 | Em resposta a: #271113

Cara Helena

Também somos parentes, a sua família paterna Viegas Pires tem a minha ascendência Viegas.

A sua avó Francisca da Conceição é filha de Manuel Viegas Junior *17-09-1849 cc Maria do Espírito Santo.

Este seu bisavô Manuel Viegas Junior é irmão do meu bisavô João Viegas Jacinto *28-04-1857 cc Teresa de Jesus Bexiga.

Já agora sugiro-lhe que veja o meu tópico famílias Brito e Viegas Jacinto de São Brás de Alportel em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270543

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#272963 | tetetrevino | 20 mar 2011 20:42 | Em resposta a: #82443

Caro moderador

Uma vez fiz contato com o senhor que reputo um grande pesquisador.

Pretendo ir pesquisar minha familia paterna de São Bras de Alportel. Como eles ja teriam mais de 100 anos de nascidos creio que deverei ir aos arquivos de Faro para ver os microfilmes. Estou correta? Qual o endereço e como devo proceder para pesquisar? Existe possibilidade de pesquisa a distancia numa base de dados oficial.

Vivo no Brasil e algumas férias passo na França junto a familia materna que já pesquisei por lá. Sou thereza@hotmail.com para contato.

Dados que possuo a partir dos meus tetra-avós paternos:

1.Augusto Ventura da Cruz Leiria-SBA cc Gertrudes da Conceição-SBA- tetra-avós

1.1 Julianna Augusta Leiria-SBA cc João Thomaz (São Pedro-Faro)- Bisavós, ele filho de: Joaquim Thomaz cc Anna Henriqueta (ambos de São Pedro-Faro)

2.1 Bernardina Thomaz(Faro- nasc. 06/04/1897) cc Manoel Augusto de Andrade da Cruz Leiria-SBA (nasc. 04/03/1899) -meus avós, que eram primos em SBA.

1.2 José Augusto-SBA cc Maria Martinha-SBA-bisavós, ela filha de: Manoel de Andrade-SBA cc Maria Joanna-SBA

2.1 Manoel Augusto de Andrade da Cruz Leiria cc Bernardina Thomaz-meus avós

3.1 Manoel Thomaz de Andrade 30/05/1930-Brasil cc Maria Thereza Jesus Caldas de Andrade-meus pais

4.1 Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade nasc.13/09/1957-Brasil-eu

Vc conhece algum genealogista especialista nesta área com registros dessas famílias....Leiria, Cruz e Andrade de SBA e, os Thomaz de São Pedro-Faro?

Obrigada
Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#272964 | tetetrevino | 20 mar 2011 20:52 | Em resposta a: #270993

Rogerio, acho que podemos ser primos...

Veja abaixo o que tenho de SB Alportel.Meu avos nasceram em 1899 e 1897..logo bem proximos ao seu avô.Eles vieram em 1927..acho que fugidos...Eu tenho uma Gertrudes da Conceiçao que poderia ser sobrinha da sua Joana da Conceição.Si bem que eu acho que CONCEIÇÃO não é sobrenome.Vc já avançou nas suas pesquisas?

sou thereza@hotmail.com

Pretendo ir pesquisar minha familia paterna de São Bras de Alportel. Como eles ja teriam mais de 100 anos de nascidos creio que deverei ir aos arquivos de Faro para ver os microfilmes e os livros que ja seguiram para lá.

Dados que possuo a partir dos meus tetra-avós paternos:

1.Augusto Ventura da Cruz Leiria-SBA cc Gertrudes da Conceição-SBA- tetra-avós

1.1 Julianna Augusta Leiria-SBA cc João Thomaz (São Pedro-Faro)- Bisavós, ele filho de: Joaquim Thomaz cc Anna Henriqueta (ambos de São Pedro-Faro)

2.1 Bernardina Thomaz(Faro- nasc. 06/04/1897) cc Manoel Augusto de Andrade da Cruz Leiria-SBA (nasc. 04/03/1899) -meus avós, que eram primos em SBA.

1.2 José Augusto da Cruz Leiria-SBA cc Maria Martinha de Andrade-SBA-bisavós, ela filha de: Manoel de Andrade-SBA cc Maria Joanna-SBA

2.1 Manoel Augusto de Andrade cc Bernardina Thomaz-meus avós

3.1 Manoel Thomaz de Andrade 30/05/1930-Brasil cc Maria Thereza Jesus Caldas de Andrade-meus pais

4.1 Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade nasc.13/09/1957-Brasil-eu

Vc conhece algum genealogista especialista em SBA com registros dessas famílias....Leiria, Cruz e Andrade de SBA e, os Thomaz de São Pedro-Faro?

Obrigada
Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#273903 | rbsilva46 | 03 abr 2011 02:23 | Em resposta a: #272964

PREZADA SRA. MARIA THEREZA,

Primeiro gostaria de desculpar-me pela demora na resposta, devido a minha intensa ocupação profissional.
Não tenho avançado em minhas pretensões, uma vez que não sei muito bem por qual caminho seguir e ferramentas a utilizar. As vezes me parece como encontrar uma agulha no palheiro.
Vejo que a Sra. se encontra em um patamar muito mais evoluído e com objetivos definidos e traçados. Desejo-lhe muita sorte em suas investidas e, se me permite, gostaria de entrar em contato com sua pessoa diretamente pelo seu e-mail. Aproveitando para solicitar sua ajuda, se possivel, com a intenção mútua de auxílio e complemento de informações.
Infelizmente não tenho informações alguma sobre genealogistas por lá.

Será que sua Gertrudes poderia ser sobrinha da Minha Joana da Conceição ???? Que interessante ...

O meu avô Joaquim de Souza Batista imigrou para o Brasil (RJ) com 18 anos, creio que também fugido, deixando em Algarve, toda sua família de 08 irmãos, uma com cereteza chamava-se Catarina de Souza Batista. Quando ele aqui chegou, casou-se com minha avó, Maria da Conceição Brandão que tem suas origens na Região Norte de Portugal.

Sra. Maria Thereza, isso é tudo que disponho de informações.

Desde já agradeço a ajuda.

att,


Rogério Batista da Silva.

Niterói - RJ -

email: santeroi@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#290406 | behappy | 03 nov 2011 15:14 | Em resposta a: #270993

Boa tarde

Como tem a data de nascimento, a freguesia e os nomes dos pais, talvez consiga cópia do registo de nascimento, não é necessário a certidão, através da Conservatória do Registo Civil de São Brás de Alportel. Nela constam os nomes dos pais e dos avós.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#290415 | manuelrod | 03 nov 2011 18:01 | Em resposta a: #290406

Olá boa tarde:
Peço desculpa de me meter na sua pergunta.
Mas se pesquisar no Etombo - Recursos para Geanealogia no Concelho de São Braz de Alportel, possa encontrar o que precisa saber. Isto é apenas uma susgestão.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#290423 | J.R. | 03 nov 2011 21:20 | Em resposta a: #270993

Caro Rogério Batista

Tenho para si esta referência,e possivelmente seu bisavô: Joaquim Batista nasceu a 10.2.1900 , em S.Brás de Alportel , e foi batisado a 22.2.1900 , filho de João Batista e de Joaquina Rosa , neto paterno de Francisco Gago e de Maria da Encarnação,e neto materno de Manuel D`Horta e de Maria Rosa.

Espero que sejam do seu agrado estas novidades , e diga-me algo sobre isso.

Recebe 1 abraço do confrade J.R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pires, Mendonça, Gasiba, Gallego, Estanco

#291228 | J.R. | 16 nov 2011 18:41 | Em resposta a: #239563

Boa tarde cara confrade Maria Isabel

Encontrei o assento de batismo nº12 do ano de 1885, da Paróquia de S.Brás de Arportel,e que transcrevo:

Aos onze dias do mês de Janeiro, de mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta sagrada igreja de S.Brás de Alportel, concelho de Faro,diocese do Algarve, batisei solenemente , um individuo do sexo masculino, a quem dei o nome de José. Que nasceu nesta freguesia, a vinte e nove de Dezembro passado, filho de Manuel de Mendonça Gasiba, natural de Estoy, e de Antónia Maria natural de São Brás.neto paterno de José de Mendonça Gaziba e de Maria Jozefa, e materno de José Martins do Estanco e de Maria Antónia.

Este José casou em 27 de Abril de !907, com Maria da Conceição Pires na igreja de S.Brás de Alportel.

Sobre a duplicação e repetição de nomes, há que ter em atenção as datas referenciadas , e assim conseguir os dados que pretende de forma correcta, porque em famílias numerosas (caso Mendonça) existem muitos casos, daí por vezes a confusão gerada, ao confrontar dados de três e quatro gerações familiares em simultâneo.

Receba um abraço com consideração e estima , do confrade Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Pires, Mendonça, Gasiba, Gallego, Estanco

#291464 | IsabelFont | 20 nov 2011 14:27 | Em resposta a: #291228

Caro confrade Joaquim R.,

Muito obrigada pela sua informação e amabilidade. Infelizmente ou felizmente, algum outro confrade, não me lembro qual, ajudou-me e enviou-me precisamente o conteúdo desse assento. Portanto já o tenho na minha BD. O que eu não consigo é recuar para trás dos trisavós (inclusivé) dos meus filhos; ou seja, João Afonso Pires e Maria Pires e de Manuel de Mendonça Gasiba (ou Gasiva) (de Estói) e de António Martins Gallego, de São Braz e por aí fora.... E, não posso deslocar-me ao ADFaro. Alguns destes apelidos lhe são comuns ou familiares?

Cumprimentos e + 1 vez Obrigada
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-José da Graça cc Francisca de Sousa

#297726 | J.R. | 20 fev 2012 14:39 | Em resposta a: #271002

Boa tarde confrade Manuel

Tenho algo sobre o casal José da Graça-Francisca de Sousa , e que decerto lhe abrirá novos horizontes de pesquisa , em

relação aos seus ancentrais de S.Bartolomeu de Messines , e de S.Brás de Alportel .

Contacte-me pelo Email: jiproderoarrobagmailpontocom

Cumprimentos genealógicos

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-José da Graça cc Francisca de Sousa

#297732 | 1385 | 20 fev 2012 16:08 | Em resposta a: #297726

Boa Tarde Benemérito Confrade Joaquim

Embora sem lhe agradecer tanto quanto é devido já tomei a iniciativa de o contactar

Com o reconhecimento do
Manuel LM

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-José da Graça cc Francisca de Sousa

#298044 | J.R. | 23 fev 2012 13:02 | Em resposta a: #297732

Boa tarde confrade Manuel

Não acho apropriado o termo *benemérito* que está a usar , apenas me limito a tentar ajudar , quem procura as suas

raizes familiares neste Fórum , e como tenho muitas falhas na minha AG , tambem entrei com um tópico a cerca de

8 meses , mas que até ao momento não teve qualquer colaboração nem apoio .

Depois desse primeiro tópico . já coloquei mais dois e o resultado continua a ser nulo . Por este motivo , penso que

o interesse dos genealogistas intervenientes . não estará virada para a ajuda indiferenciada , salvo custos (sic)

Junto remeto ao Fórum , dois desses tópicos que deixei em aberto .

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=291953

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=293422

Saudações genealógicas

Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-José da Graça cc Francisca de Sousa

#298078 | f4b2 | 23 fev 2012 20:09 | Em resposta a: #298044

Caro Joaquim R.

Não sei se lhe interessa este nome que retirei do Anuário de 1909,cito:

-JOÃO de BRITO VIEGAS - Negociante de Cortiça em S.Bráz de Alportel ,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#300400 | soaressara | 21 mar 2012 11:40 | Em resposta a: #261922

Cara Susana Gama,
Muito obrigada pela sua resposta, peço desculpa de lhe responder tão tarde, mas andei longe deste forum.

Cumprimentos,

Sara Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#307071 | jataide | 29 mai 2012 02:54 | Em resposta a: #262047

Caro Miguel Centeno Neves,

Quando tentava obter informações no Digitarq/Ev do meus antepassado João Rodrigues Aranha, nat de Estremoz (fregª. de São Tiago) esbarrei com o seguinte processo de H.G. de Manuel do Espírito Santo Leiria e Francisco de Leiria. Diligências efectuadas nas freguesias de S.Brás de Alportel, Estoi, Bembelide (S.Domingos do Maranhão) Estremoz e Évora. Escrituras de dote que se fizeram na Vila de Pavia (Mora) ao habilitando João Rodrigues Aranha e mulher, escrituras de doação que fizeram na mesma vila Bernardo Sargedas e sua mulher Ana Mª., escritura de doação do padre Jacinto das Neves (Leitão) e Luís Francisco da Silva, e também de Pavia o casal Gregória Martins mulher de Domingos Marques.

Presumo que de algum modo estarão relacionados com os seus, e devo referir que as ligações que tenho encontrado são bastante interessantes.

Assim, na Sé de Évora, em 1710, João de Leiria nat de S.Brás de Alportel (João de Leiria e de Cª(ou Lª sem certezas) Neta
com Mariana Josefa (João Rodrigues (Aranha) e de Margarida Rabaça)
TT Mestre Escola do Algarve Bartolomeu de Garfias e Dº.Rodrigues Teixeira.

- Descendo de um irmão de Mariana Josefa, João Rodrigues Aranha cc Maria de Bairros fª. de Gregória Martins (Pavia) e de João de Bairros nat de Abiúl/Leiria fº. de Mateus Borges e de Maria de Bairros.

De João de Leiria encontrei os seguintes filhos: Diogo (1712),Francª.(1713),Manuel(1715), José(1716),Simão(1721),Francº(1718) e Ant(1723).

Destes 7 filhos, foi padrinho de 5 o Rev. Bacharel da Sé Manuel de Garfias, de 2 por procuração das irmãs Rosa e Maria Josefa da ...(manchado) António Inácio Botelho (apesar de manchado parece ser), de 2 Dª.Mª.Antónia de Mendonça madre e religiosa professa do Convento de Santa Mónica de Évora (procurações do REv José Banha Gião e do Rev. Simão Pires(?). De 1 o padre Cristóvão Correia Salema Tesoureiro mor da Sé e Dª.Catarina Leonor Cardoso.
Do último Manuel Leiria e Maria das Neves sua mulher.

Dos padrinhos:
Manuel de Garfias, irmão de Pedro de Garfias de Torres (procº. em Évora1707/1710) naturais de Ayamonte, filhos de Francisco de Garfias e Inês de Torres (procºs no Ind.de Janes Monteiro, podem ser consultados também na Digitarq/Ev sendo que o apelido Garfias vai por "Gasfias" ou "Gafias"). Através destes, encontrei:

Pº de Garfias Torres (Procº. em Évora (1737) nat de S.Brás de Alportel fº. de António da Orta e de Maria da Conceição Garfias. Na consulta Digitarq, esta aparece sem o Garfias, mas no Índ. de J.M. está Garfias.

O procº. do Bartolomeu de Garfias encontra-se na TT ( que pelos anos que referi aparece também como pad pp do Arcebispo de Évora - anterior Bispo do Algarve Simão da Gama, num baptismo cuja mãe é de Faro e em Santo Antão/Ev no casamento de uma Bocarro de Moura).

No entanto, pode ler-se no Algarve Económico 1600-1773 de Joaquim Romero de Magalhães pag 356 ..."O Rev Pe Francisco de Gárfias, Mestre-Escola em 1736 em sucessão de um tio, teve dificuldades com a limpeza de sangue por parte da ascendência materna. O cardeal Pereira autoridade a quem isso pouco importaria, dispensou-o das diligências "de genere" (Sé /Faro Acordãos.12.9 e 2.11 de 1736..."e serviu nessas destacadas funções durante quase 50 anos"..."Como sem dificuldades o cónego José Pereira de Lacerda (Acordãos 13.9, 3.11/1723 e 1/7/1724) toma posse no canonicato, residindo em Coimbra causa studii, e só quase um ano depois chega um breve dispensando-o da ilegitimidade. Estava tudo em família".

Este Francº. é então sobrinho do Bartolomeu, e no mero campo das hipóteses irmão dos outros dois.

Rev João Banha Gião (Proc 1691) nat de Év filho de Dºs.João e Brazia Gioa ainda não o segui, da mesma forma não sei quem é a madre Dª Maria Antónia de Mendonça;

Pe Cristóvão Correia Salema (Proc 1711 nat de Alcácer do Sal- São Tiago, inquir. nesta e em Lisboa) filho de Sebastião Correia Salema e de Luisa Barradas. Devo acrescentar que não só neste casal, mas noutros do Algarve,há ligações a Alcácer, Setúbal, Palmela etc.

Dª.Catarina Leonor Cardoso, era nora do Dº.Rodrigues Teixeira cc Joana Rodrigues Nogueira TT do casamento de João de Leiria, Almoxarife de Évora. Dª. Catª. era cc Ambrósio Teixeira de Mira, irmão de Simão Rodrigues Teixeira, este aparece junto dos meus antepassados do Maranhão, Mora etc.

Do Proc
Jacinto das Neves (Leitão) padre nat de Évora (proc de 1709) é filho de Francº.Leitão que casa em Santo Antão w de Maria Mendes (25.1.1688) com Lª.de Mira(+ca 1716), fª. de André Fernandes e Mª.Rodrigues.

Jacinto das Neves era irmão de Joana de Mira cc Francº Ribeiro da Silva (Beja S.Matias inf aqui no Geneall) fº de João Fernandes Cartozeno e de Luisa Rodrigues Carrasco. Através do procº. do Jacinto, sabemos que o José Fernandes Cartozeno é irmão de André Fernandes seu avô.

Manuel Leiria(talvez irmão do João) nat de S.Brás de Alportel cc Maria das Neves, destes por enquanto, só encontrei um filho (Sé/Évora) em 1718 e infelizmente, ainda não localizei o casamento, porque não sei se esta Mª. das Neves não será familiar do Pe Jacinto das Neves. Foram PP Francisco Correia Pacheco e Francª.Pereira.
Francº Correia Pacheco FSO cc Francª.de Sousa Almeida pais dos padres Gaspar Pacheco de Almeida e de Gonçalo Correia de Almeida.

Em 1761 Joaquina fª. de Manuel Leiria/Mª. das Neves casa em Santo Antão/Ev com José Antº. de Carvalho (Torrão), fº. de Isabel Serra do Torrão e de João Carvalho Rosado de Évora.

Numa leitura breve que fiz à freguesia do Alvito, para localizar estes Serras (e que já encontrei), apareceu-me

1741 Dºs. de Brito (Simão de Brito X Mª.Gonçalves) nat de S.Brás de Alportel com Cª.Lopes W de João Francº.(Alvito).

Para finalizar em 1775/Ev procºs. de António de Leiria Neto, Manuel do Espírito Santo Leiria Neto, José de Leiria Neto naturais de Estremoz filhos de José de Leiria Neto e de Bernarda Mª. de Sousa.

Agradeço qualquer informação, ou hipótese de pesquisa.

Cumprimentos
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#307093 | 1385 | 29 mai 2012 12:32 | Em resposta a: #38506

Caro Confrade Nunes Liberato

Como tem estudado S. Brás de Alportel abuso da sua paciência perguntando-lhe se, por acaso, "tropeçou" nesta gente

Francisca de Sousa * SBA (sítio dos Machados) 3.4.1887 , assento nº 21 1887; e casou na paroquial da freguesia 25.2.1911, assento nº 29

Fillha deJosé de Sousa Tomé e mulher Maria de Sousa

Neta paterna de Tomé de Sousa e mulher Ana Pires

Neta materna de Manuel Joaquim e mulher Ana de Sousa

Todos da freguesia de SB de Alportel

Antecipadamente grato por qualquer informação adicional e com respeitosos cumprimentos

Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#307094 | 1385 | 29 mai 2012 12:39 | Em resposta a: #307093

Meu Caro Nunes Liberato

Em aditamento ao meu último post sobre Francisca de Sousa de S. Brás de Alportel junto remeto dados complementares amávelmente cedidos pela confreira Sara Soares

Tomé de Sousa é filho de Francisco de Sousa e de Maria de Sousa, e Ana Pires de Manuel Afonso e Maria Pires

Filhos:

1. Rafael de Sousa morreu a 03.01.1863, com 43 anos
2. Tomé de Sousa, casou com Inocência da Conceição, a 20.01.1862, ele com 27 anos e ela com 24
tiveram:
Joaquim, baptisado a 26.07.1867 e morreu a 27.04.1944
3. Isabel Pires, casada com Manuel Nunes (filho de Manuel Nunes e Mariana de Sousa)
tiveram:
João, baptisado a 23.04.1868
4. João de Sousa, casado com Maria Bárbara ( filha de Manuel Viegas Caetano e Bárbara de Brito)
tiveram:
Francisco, baptisado a 17.01.1866
5. Ana Pires, casada com Joaquim Mendes ( filho de Inácio Mendes e Beatriz de Jesus)
Tiveram:
Joana, baptisada a 07.09.1868

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#307135 | MCN | 29 mai 2012 23:34 | Em resposta a: #307071

Cara Manuela Aleixo,

Muito obrigado pela extensa informação que aqui deixou e só lamento não poder ajudar, porque efectivamente não tenho muito mais elementos do que aqueles aqui já colocados anteriormente.

Apenas que João de Leiria (pai) era sacristão, cc com Catarina Neto, esta eventualmente filha de João Neto e Maria Gomes. Tiveram, pelo menos, os seguintes filhos:
1. Francisco Neto, nasc. a 21/1/1679, São Brás de Alportel, bapt. a 5/2/1679, p. o beneficiado Afonso Mendes Carrasco. Casou com Catarina Neto, viúva de António Rodrigues, a 2/5/1704, São Brás de Alportel, tt. Pedro Fernandes Moreira e Pedro Fernandes Machado, todos de São Brás.

2. António Neto, nasc. c. 1685 em na freg. de São Brás de Alportel. Casou com Marta Fernandes, filha de António Dias e Marta Fernandes, a 22/10/1710, São Brás de Alportel, tt. o padre João Viegas de Andrade, coadjutor, e o padre Manuel Rodrigues Gago.

Quanto a estes Garfias, o Miguel Corte-Real tem mais alguma informação nos "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve". Trata-se de apelido espanhol, estes em concreto eram originários de Villanueva de los Castillejos, Huelva. O mais antigo que encontrei foi Francisco de Garfias, n. c. 1540, Villanueva de los Castillejos, casou com Manuela(?) Diaz e tiveram, pelo menos, Francisco de Garfias, n. c. 1575, casou 2 vezes, a 1ª com Beatriz Alonso, de quem teve pelo menos um filho, Jorge, nasc. 1604, e 2ª vez, a 12/8/1607, com María Sánchez ou María Rodríguez, filha de Diego Rodríguez Centeno e de María Sánchez, com pelo menos três filhos: Miguel nasc. 1608, Diego, nasc. 1611, Cristobal , nasc. 1615.

Cmtos,
Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel-falhas

#307159 | jataide | 30 mai 2012 13:18 | Em resposta a: #307135

Caro Miguel,

Obrigada, porque já tenho mais alguma informação sobre eles que desconhecia. Talvez a consulta a alguns processos venha a ser esclarecedora.


Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#307560 | jliberato | 05 jun 2012 23:39 | Em resposta a: #307094

Muito obrigado pelas suas mensagens.
Infelizmente os nomes que menciona não constam das minhas bases de dadois.
O meu antepassado mais recente nasceu em 1828.
O meu nickname é JLiberato.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#317135 | J.R. | 12 nov 2012 18:52 | Em resposta a: #272964

Boa tarde Maria Theresa veja o que encontrei para si , nos registos de S.Brás de Alportel .


http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995293


Assento de casamento nº 22 na imagem moo14.tif José Augusto cc Maria Martins


http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995268


Assento de casamento nº 35 na imagem m0012.jpg Augusto Ventura da Cruz Leiria cc Gertrudes da Conceição


http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995251


Assento de baptismo nº 112 na imagem m0050.tif Manuel - filho de José Augusto e de Maria Martinha


A grafia dos nomes por vezes aparece trocada , mas isso é sinónimo da falta de rigor de quem fez estes assentos .


Recebe um abraço fraterno do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#317184 | J.R. | 13 nov 2012 12:39 | Em resposta a: #317135

Boa tarde Maria Theresa

Acabei agora de encontrar este assento , que é da irmã do Manuel e de nome Maria nascida em 1894 , veja o link .

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995246

Saudações genealógicas do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#317185 | J.R. | 13 nov 2012 12:42 | Em resposta a: #317184

Assento de baptismo nº 237 , imagem m0083.tif .

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#317388 | J.R. | 17 nov 2012 13:59 | Em resposta a: #272964

Boa tarde Maria Theresa

Encontrei mais uma neta do Augusto Leiria , aqui no assento tem o apelido de (Faria) ? , e foi erro de quem o fez , o

assento de nascimento é o nº 149 do ano de 1901 , imagem m0081.tif e ela tem o nome de Benvinda , filha de Manuel

de Andrade e de Maria Joana .

http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=995253

Saudações genealógicas do Joaquim R.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de São Brás de Alportel

#335990 | Florencia | 28 set 2013 23:58 | Em resposta a: #317388

Hola! soy argentina, bisnieta de portugueses de Sao Bras de Alportel. Desde que fui a conocer el algarve y el pueblo de mis bisabuelos tengo muchos interés en saber un poco más de mis raíces.
Mi bisabuela se llamaba BEATRIZ BRITO SOUSA (1907-1992),hija de MANUEL DE BRITO SOUZA (1869-1940)y de GERTRUDIS DA CONCEIÇÃO AFONSO (1875-1923), nieta de JOSE DE BRITO SOUSA ((1855-1902)de Gralheira) y de MARIA CLARA DA CONCEIÇÃO (1840-1904) y de FRANCISCO AFFONSO Y ANTONIA DA CONCEIÇÃO.
Mi bisabuelo se llamaba DAVID DA LUZ CLARA (1898-1961), hijo de JOAQUIM DA LUZ CLARA y de MARIA BARBARA DE BRITO SOUSA, era nieto de JOAQUIM DA LUZ y de MARIA DE SOUSA, y de JOSE DO BRITO SOUSA y de BARBARA DA CONCEIÇÃO GUERREIRO.

Alguien los tiene en su árbol genealógico? agradecería cualquier ayuda porque no he podido avanzar casi nada en mi búsqueda.
muchas gracias!
Florencia Polimeni

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#348132 | rogeriod | 10 jul 2014 20:44 | Em resposta a: #38506

Boa Tarde a todos,

Procuro informações sobre o seguinte casal da Mesquita Alta, de São Brás de Alportel:

José Gonçalves (de São Brás de Alportel) casado com Catarina das Neves (por vezes referida como Catarina das Neves Cavaco), possívelmente natural da freguesia de Pechão.

Tiveram (lista não exaustiva), na freguesia de São Brás de Alportel:

1. João das Neves, nasceu 22.06.1730 em São Brás de Alportel. Casou com Maria de Sousa em 06.02.1771 em São Brás de Alportel
2. Domingos das Neves
3. Juliana das Neves, casada com Manuel Gonçalves (da freguesia de Pechão) em 22.09.1756 em São Brás de Alportel

Desde já obrigado!

Melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#348133 | rogeriod | 10 jul 2014 20:46 | Em resposta a: #348132

Correcção de erro - João das Neves nasceu em 22.06.1739.

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#371162 | jliberato | 27 jun 2016 00:05 | Em resposta a: #220087

Cara Manuela Pinheiro,
Não me recordo de ter respondido a estas suas mensagens de 31 de Janeiro de 2009, há 7 anos!
Tem razão. Enganei-me no meu post acerca da data de nascimento de Maria de Jesus. Ela nasceu na Campina aos 29-04-1799. Casou com Manuel de Sousa em Estói aos 04-09-1822.
Muito obrigado pela sua contribuição,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#371240 | jliberato | 28 jun 2016 23:06 | Em resposta a: #270993

Caro rbsilva46,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Não consigo ajudá-lo, infelizmente.
O meu antepassado mais moderno desta freguesia é de 1799.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#371290 | CaP | 29 jun 2016 23:14 | Em resposta a: #38506

Caros amigos e confrades,
Após um interregno de vários meses, volto à carga com os Viegas Leirias e Nettos Corrêas de Estoi e São Brás de Alportel (e Moncarapacho?).
Os meus progressos noutros ramos familiares têm sido, na minha percepção, bastante mais rápidos. Infelizmente, no que diz respeito aos meus ascendentes algarvios, encontro-me "encalhado" no mesmo ponto.
Procurarei ser breve na caracterização da questão para a qual peço a vossa ajuda.
Sempre em linha directa e masculina, depois (ou melhor, antes, no tempo) de uma sequência de Pereiras cruzados com Estevens e Palmas, surge um Antonino Netto Corrêa nascido em 1719 na aldeia de Cachopo (Tavira, na altura Alcoutim), casado com uma Bárbara Pereira, da qual proveio o apelido transmitido às gerações seguintes, que se manteve até hoje.
Antonino Netto Corrêa foi filho de Domingos Viegas Leiria (ou de Leiria), nascido em São Martinho de Estoi em 1691.
Este último - Domingos Viegas Leiria - foi filho de Francisco Fernandes e de Bárbara Viegas, ambos nascidos ca. 1650 e naturais de Estoi ou de São Brás de Alportel.
A dificuldade em localizar o registo deste último casamento, supostamente realizado em Estoi ca. de 1675, tem-me impedido de avançar na investigação. Já "dei a volta" aos registos de Estoi e São Brás de Alportel sem sucesso!
Um nosso confrade sugeriu a hipótese desta Bárbara Viegas ser filha de outro Domingos Viegas Leiria nascido em 10 de Janeiro de 1621, em Moncarapacho, Olhão, e da sua mulher Beatriz Gonçalves/Fernandes, de São Brás de Alportel.
De facto, faria algum sentido a minha ascendente Bárbara Viegas dar ao filho o mesmo nome do seu (dela) pai, Domingos Viegas Leiria, mas não tenho nenhuma evidência documental que assim seja.
Agradeço qualquer informação que me possa ajudar a ultrapassar este impasse.
Grato,
CaP

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#371713 | jliberato | 09 jul 2016 10:49 | Em resposta a: #271002

Caro Manuel,
Muito obrigado pela sua mensagem. Penso que ela ficou sem resposta.
Não consigo ajudá-lo, infelizmente.
O meu antepassado mais moderno desta freguesia é de 1799.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#377246 | miguelcustodio98 | 21 jan 2017 20:04 | Em resposta a: #150139

Boa noite, sei que este post foi publicado à dez anos, mas tenho muita urgência em saber uma informação sobre a minha família. O meu nome é Miguel Jorge Videira Custódio, neto de Gilda Rodrigues Vicente Videira, neta de Maria de Sousa Eusébio Vicente, filha de José de Sousa Eusébio, que à mais de 100 anos foi proprietário de uma herdade do Cerro da Mesquita, em São Brás de Alportel. Há alguma hipótese de sermos da mesma família?

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#391373 | soaressara | 24 abr 2018 12:02 | Em resposta a: #39211

caro Jliberato,
será que passados todos estes anos descobriu o casamento de Domingos Lourenço e Catarina Lourenço?
cumprimentos,
sara soares

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#420189 | josemariaferreira | 22 dez 2019 17:08 | Em resposta a: #105324

Caro A. Correia

Um meu ascendente de nome António Afonso natural da freg. de S. Brás de Alportel, filho de Gabriel Afonso e de Catarina Dias casou em S. Brás de Alportel no dia 10 de Agosto de 1628 com Maria Pinheiro, filha de Manuel Pinheiro e de Maria Gonçalves. Foram testemunhas Manuel Dias e António Palermo.Estes meus ascendentes António Afonso e Gabriel Afonso poderão ainda ter alguma ligação ao Gabriel Afonso que procura, pelo que achei conviniente deixar aqui esta informação.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#427940 | Loulesol | 12 out 2020 03:37 | Em resposta a: #38506

Ola Boa Noite!!! estou a procura dos descendentes de Maria de jesus Gago e Manuel de Brito Carrusca, eles são meus bis avôs, sua filha Maria Gago nasceu el 12 de setembro de 1899 e morreu com 29 anos no sitio das mealhas... casada com Jose de Souza Tomé. Meu pai, seu filho nasceu no Olhão mais a familia toda era de São Bras do Alportel, se alguem tem alguma informacão, agradeço!!

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#428150 | NunoFialhodOliveira | 21 out 2020 09:17 | Em resposta a: #38506

Caro Confrade Loulesol,
Para o Algarve, infelizmente não o consigo ajudar, as minhas investigações têm estado mais focadas no Baixo Alentejo, nomeadamente no séc. XVII, onde me surge com frequência a família Gago (no termo e na cidade de Beja).
Pergunto se o Confrade, ao identificar Maria de Jesus Gago, terá informações sobre a sua ascendência que permitam relacionar os Gagos do Algarve com os do Baixo Alentejo (presumo que se terá de remontar aos séculos XVI ou mesmo XV).
Obrigado.
NFO

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#428257 | joanarevez | 24 out 2020 14:02 | Em resposta a: #38506

Bom dia,

Com o objetivo de facilitar as pesquisas genealógicas de familiares de São Brás de Alportel e incentivar a troca de informações, fotos e histórias sobre famílias deste concelho decidi criar hoje um grupo de genealogia para quem tem raízes neste concelho.

Sintam-se livres para participar e contribuir no grupo. Sendo uma localidade pequena tenho a certeza que qualquer troca de informações será uma mais valia!

O link é: https://www.facebook.com/groups/656121541770002/

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#432637 | JoãoGaspar | 09 abr 2021 19:12 | Em resposta a: #38506

Caros Confrades,

Por acaso já se depararam com Viegas Leirias de Andrade , Sec XVII/XVIII ?
Se sim que informação podem partilhar?
Quem são estas pessoas ligadas aos Guerreiro da Ponte e Viegas de Brito de Querença, Loulé?

Com os melhores cumprimentos
João Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438666 | tosousa | 18 jan 2022 17:49 | Em resposta a: #38506

Boas tardes.

Gostaria de pedir a vossa ajuda, se tem alguma informação sobre o casal Francisco Viegas Beja e Francisca Antónia Pires, naturais de s Brás de Alportel.

Tiveram uma filha: Catarina Pires, natural de S Brás de Alportel ,terá nascido cerca de 1884. Ela casou em 11/12/1915 na 4 CRC Lisboa com Joaquim Mendes, natural da Freguesia de Vide, Concelho de Seia. Faleceu a 8 de abril de 1953. Assento óbito está na 6 CRC Lisboa.

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438673 | josemariaferreira | 18 jan 2022 19:58 | Em resposta a: #432637

Caro João Gaspar

Tenho um meu ascendente de S. Brás de Alportel com ligações a todas essas famílias que citou:

458-André Afonso Leiria, morador no Serro freg. de S. Brás de Alportel, filho de André Afonso e Catarina Viegas, casou em S. Brás de Alportel no dia 24 de Setembro de 1703 com Maria Dias, viúva de Francisco Ponte moradora no Tesoureiro da freg. de S. Brás de Alportel. Foram testemunhas Manuel Afonso de Alportel e Domingos Martins da vila de Loulé.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438674 | M Pinheiro | 18 jan 2022 20:17 | Em resposta a: #438673

Tambem descendo deste ramo de Andre Afonso Leiria e de Maria Dias, Por parte de uma filha deste casal Florencia Dias casada com Manuel Rodrigues Correia, casados por volta de 1740, tiveram um filhoManuel Rodrigues Correia nascido a 8 de Nov de 1741 que casou em Santa Bárbara de Nexe a 22 de Fevereiro 1773 com Rita de Sousa Valente filha de Manuel Viegas Gago e de Margarida de Sousa todos do Sitio de Bordeira de Santa Bárbara de Nexe

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438675 | Jorge Resende | 18 jan 2022 20:55 | Em resposta a: #38506

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=995271 tif 8
casamento dos pais de catarina, francisco Viegas Rosa e francisca Pires, 1872
Catarina nasceu em 1880 pois quando casou em 1915 tinha 35 anos.

Apanhou o casamento ou óbito de Catarina? Ao dispôr
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438677 | josemariaferreira | 18 jan 2022 22:58 | Em resposta a: #438673

Caro M. Pinheiro

Este casal nosso ascendente morou no Cerro do Botelho, freguesia de S. Brás de Alportel. Neste mesmo local do Cerro do Botelho também moraram António Dias e Beatriz Correia, pais de Catarina Viegas.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438680 | tosousa | 19 jan 2022 10:29 | Em resposta a: #438675

Caro confrade

Bons dias. Muito obrigado!

Sim, encontrei o assento de óbito de Catarina Pires Mendes, na 6 CRC Lisboa, registo n 163. Data óbito 8 abril 1953. Morava na Rua do Olival 64 rés do chão, freguesia de Santos o velho.

Falta me encontrar o de casamento deles. No assento nascimento de Joaquim Mendes (1886, freguesia de vide) o averbamento diz que casaram na 4 CRC Lisboa a 11/12/1915. Mas ou sou eu estou a procurar mal, ou não o encontro.
No mesmo assento, diz que ele faleceu na freguesia de coração de Jesus a 26/07/1973. Também já lá fui e aparentemente também nada.

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438681 | tosousa | 19 jan 2022 10:55 | Em resposta a: #38506

Assento batismo n 241, Catarina

https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=995232

Tif 74

Filha de Francisco Viegas Rosa, também conhecido por Francisco Viegas Beja e Francisca Pires

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438732 | JoãoGaspar | 21 jan 2022 01:10 | Em resposta a: #438673

Caro José Ferreira e M Pinheiro,

Partilhamos então esses avoengos, eu sou descendente de Manuel Afonso Leiria casado com Domingas das Candeias de Brito, ele filho de André Afonso Leiria e de Maria Dias.
Por outro ramo sou também descendente de André Anes de Leiria que casou com Barbara Afonso e julgo serem os ascendentes de André Afonso. Todos de São Brás de Alportel

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel Utilizador: Jpteixeira

#438754 | Jpteixeira | 22 jan 2022 02:03 | Em resposta a: #438732

Caro João Gaspar, boa noite

Também descendo do casal André Afonso de Leiria e Maria Dias, através da sua filha Catarina Dias (n. 07-03-1708), a qual casou com Gaspar Pires da Ponte da Boiça em 30-05-1735.
Os ascendentes daquele casal, são:
André Afonso de Leiria
Pais: André Afonso, que casou com Catarina Viegas em 06-02-1679, em S. B Alportel (m. 106)
Av. paternos: Manuel Afonso Leiria e Mécia Vaz
Av. maternos: António Dias e Beatriz Correia

Maria Dias (1.º casamento com Francisco da Ponte em 25-01-1702, m.011)
Pais: António Rico e Catarina Dias (casaram em 10? de setembro de 1673) , m. 087
Av. paternos: ??? e ??? Fernandes
Av. maternos: Domingos Gonçalves e ???
Cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438767 | josemariaferreira | 22 jan 2022 21:16 | Em resposta a: #438754

Caro parente Júlio de Sousa

Já há muito tempo que não trocamos mensagens, espero que vá tudo bem consigo e restante família. Neste caso do nosso ascendente comum André Afonso Leiria que casou com Maria Dias, ele é filho de António Pires e de Maria d`Orta e tenho-o como neto paterno de Miguel Dias e de Margarida Pires, no entanto ao consultar a genealogia de José Cirilo Cabecinha, ele dá-o como filho de Gabriel Afonso e de Domingas Mendonça. Fiquei confuso, o parente é capaz de deslindar a verdadeira ascendência de António Pires. Também descendo do Gabriel, (e não Gaspar, como por lapso o parente escreveu) Pires da Ponte da Boiça que casou com Catarina Dias em 30-05-1735.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438768 | Jorge Resende | 22 jan 2022 22:57 | Em resposta a: #38506

Sousa, aqui vai o casamento

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7657871 tifs 169,170
casamento de catarina e joaquim
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438770 | Jorge Resende | 22 jan 2022 23:23 | Em resposta a: #38506

Quanto ao óbito de joaquim mendes, coração de jesus 7ª conservatória, no índice, no ultimo livro do ano 1973, não consta...

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438797 | Jpteixeira | 24 jan 2022 00:50 | Em resposta a: #438767

Caro Parente José Maria Ferreira, boa tarde

Olá, como está? Por aqui vai tudo bem!
Há muito tempo que não trocávamos mensagens e agora, passados alguns anos, voltamos à N/ ligação a S. Brás de Alportel.
Vamos então por partes sobre a ascendência de Gabriel Pires da Ponte.
Com efeito, Gabriel (e não Gaspar como por lapso referi) Pires da Ponte casou com Catarina Dias a 30 de maio de 1735. Visualizando a imagem (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827986, imagem m.020) onde este casamento se encontra descrito, ficamos a conhecer os nomes dos pais dos noivos que são:
A- Para Gabriel Pires da Ponte
Pais: António Pires e Maria d’Orta, da Boiça
Gabriel Pires da Ponte nasceu a 19 de fevereiro de 1702 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827964, imagem m0286) e a sua mãe, Maria d’Orta, faleceu a 3 de dezembro de 1702 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827997, imagem m.014). Gabriel foi, portanto, o último filho do casal.
António Pires casou (2.º casamento) com Catarina Gonçalves em 26 de março de 1703, ela filha de Domingos Arrais e de Inês Gonçalves.
B- Para Catarina Dias
Pais: André Afonso Leiria e Maria Dias, da Boiça
Catarina nasceu a 7 de março de 1708 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827965, imagem m.011).
De notar que a mãe de Catarina, Maria Dias, tinha casado (1.º casamento) com Francisco da Ponte (n. 04-10-1679), irmão de Maria d’Orta, na data de 25 de janeiro de 1702 (imagem m.011 do livro respetivo). Francisco da Ponte faleceu muito jovem, com apenas 23 anos, a 10 de novembro de 1702 (imagem m. 013 do livro respetivo) e sua única filha, Maria, nasceu 6 dias depois a 16 de novembro de 1702.
C- Registo de casamento dos pais de Gabriel Pires da Ponte
António Pires casou com Maria d’Orta na data de 15 de fevereiro de 1694 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827983 imagem m.175, último casamento). Os pais do casal são, como se encontra registado:
De António Pires: Miguel Dias e Margarida Pires
De Maria D’Orta: António Rodrigues e Águeda da Ponte
Sobre estes casais (avós de Gabriel) só encontrei o casamento de Miguel Dias com Margarida Pires. Presumo que o casamento de António Rodrigues (2.º casamento) com Águeda da Ponte não teria sido realizado em S. Brás.
Mas encontrei os registos de nascimento de ambos. O de António Pires (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827963, imagem 317) e o de Maria d’Orta (imagem 350 do mesmo livro)
NOTA:
Há pois, algumas diferenças entre o que aqui acabo de escrever e os dados do N/ amigo Zé Cabecinha. Vou-lhe enviar um email para falarmos sobre este assunto.
Um abraço.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438808 | JoãoGaspar | 24 jan 2022 21:50 | Em resposta a: #438754

Caro Julio Sousa,

Devido a sua partilha aqui confirmo que o que desconfiava sobre a ascendencia de André Afonso de Leiria, sendo que é de facto descendente do casal André Anes casado com Bárbara Afonso.

André Anes +1623 cc Bárbara Afonso
pais de:
1.André Anes de Leiria 1618 cc Maria de Brito Dourado
1.1 João Viegas de Brito 1663 cc Maria Luis (cg)
1.2 Maria de Brito 1659 cc Clemente Correia cg
1.3 Manuel Afonso 1662
2.Marcos Afonso 1621 cc Bárbara dos Santos cc Joana Pinheiro
2.1 André Eannes 1654 cc Maria Viegas
( cg Costa e Sousa / Calado Cortes // O’Neill Cortes )
2.2 Maria Afonso 1656
2.3 Francisco 1658
2.4 Francisco Nunes Cabrita 1661
3. Maria Afonso
4. Manuel Afonso cc Mécia Vaz (Sendo que André Afonso Leiria é filho deste casal )
4.1 Barbara Afonso 1657
5. Francisco Vaz c 1604 cc Maria Vaz
6. Margarida Afonso c1604 cc João de Sousa
7. Constança Afonso cc António Martins

Em que registo confirma os avós paternos de André Afonso de Leiria para que possa fazer esta ligação?

Muito obrigado pelo precioso contributo
João Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#438815 | Jpteixeira | 24 jan 2022 23:35 | Em resposta a: #438808

Caro João Gaspar, boa noite

Com efeito André Afonso Leiria cc. Maria Dias em 24-09-1703 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827984, imagem m.0025)
Pais de André Afonso Leiria: Manuel Afonso e Catarina Viegas (cc 06-02-1679)
Pais de Maria Dias: António Rico e Catarina Dias (cc 10-09-1673)

1- Avós de André Afonso Leiria
No registo do casamento de Manuel Afonso e Catarina Viegas (cc 06-02-1679, https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827983, imagem 106), indicam-se os nomes dos pais de ambos os noivos, os quais são os avós paternos e maternos de André Afonso Leiria e que são:
Av. Paternos: Manuel Afonso e Mécia Vaz, do Serro
Av. Maternos: António Dias e Beatriz Correia

2- Avós de Maria Dias
Igualmente no registo do casamento de António Rico com Catarina Dias em 10-09-1673 (https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827983, imagem m.0087), indicam-se os nomes dos seus pais, mas acontece que o registo não está legível e não se pode concluir, seguramente, quais os nomes dos avós de Maria Dias.

Ainda assim, numa aproximação aos seus nomes, temos:
Av. Paternos: Domingos? Fernandes e Isabel Dias, do Tesoureiro
Av. Maternos: Domingos Gonçalves e Maria? Dias?, do Tesoureiro

Julgo que esclareci a sua dúvida e assim estará feita a ligação.

Com os melhores Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de São Brás de Alportel

#448772 | margal | 05 jul 2023 09:08 | Em resposta a: #38506

Caros,
Comecei recentemente a investigar os meus antepassados do Algarve mas apenas consegui encontrar o assento de baptismo do meu avô Francisco Pires Parreira, nascido em São Brás de Alportel a 29 de Dezembro de 1891 [Baptismos - Arquivo Distrital de Faro - DigitArq (arquivos.pt), assento n.º 16 na imagem m0009.tif]. Creio que terá casado na Mina de S. Domingos, freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola, com a minha avó, Eufrásia Maria, de onde ela era natural e onde ele veio a morrer, a 11 de Setembro de 1930. (O assento de nascimento dela também não tem averbamento deste casamento)
Francisco Pires Parreira era filho de Manuel Pires Parreira, de São Brás de Alportel e de Maria da Conceição Sousa, de Estoi, onde casaram, mas terão passado a residir em São Brás.
Manuel Pires Parreira era filho de Manuel da Cruz Parreira e de Beatriz de Sousa. Maria da Conceição Sousa era filha de António de Sousa e de Teresa de Jesus.
Muito agradeço alguma informação que me possam indicar sobre estes meus antepassados.
Melhores cumprimentos
MG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 06:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen