Famílias de Estói, Faro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Estói, Faro

#41987 | jliberato | 20 mai 2003 14:04

Caros confrades,
Prosseguindo a tentativa de dar e obter contribuições dos participantes em relação a certas zonas do país lanço-me hoje na freguesia de Estói.
Trata-se dos antepassados dos meus 5os. avós Francisca de S. José nascida em Alcaria Cova, freguesia de Estói aos 15-02-1782 e José Nunes nascido em Estói aos 15-09-1763 e falecido aos 21-10-1815.
Quanto a Francisca de S. José tenho os seguintes antepassados de Estói:
1 Francisca de S.José
--------------------------------------------------------------------------------
2 Inácio de Sousa de Andrade
3 Catarina Rodrigues de S.José
--------------------------------------------------------------------------------
4 Manuel Pires
5 Isabel de Andrade
6 Miguel da Costa
7 Bárbara Rodrigues
--------------------------------------------------------------------------------
8 Francisco Pires
9 Inês Martins
10 Mateus de Sousa
11 Maria de Andrade
12 Manuel da Costa
13 Isabel Dias

--------------------------------------------------------------------------------
16 Manuel Dias Velho
17 Bárbara Domingues
18 Miguel Martins
19 Maria Álvares
20 Manuel Viegas Ramos
21 Catarina de Sousa
22 Bartolomeu Gonçalves
23 Maria de Andrade

--------------------------------------------------------------------------------

34 Martim Pires
35 Inês Dias
40 Domingos Ramos
41 Isabel Aires
42 Martim de Sousa
43 Maria Viegas
50 João Cordeiro
51 Bárbara Vaz
--------------------------------------------------------------------------------
68 Gaspar Viegas
69 Isabel Dias
70 Domingos Gago Cabrita
71 Isabel Viegas
--------------------------------------------------------------------------------
140 Pedro Aires
141 Beatriz Viegas
142 Domingos Gago
143 Isabel Baptista .

Quanto aos antepassados de José Nunes enviarei em breve o que tenho.
Em Estói, tenho antepassados provenientes da sede da freguesia, de Alcaria Cova, do Azinheiro, do Barroqueiro, do Vale da Burra e do Serro de São Miguel.
Alguém conhece estes nomes?
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42126 | jliberato | 21 mai 2003 17:26 | Em resposta a: #41987

Caros confrades

Um outro grupo de antepassados meus oriundos de Estói é o conjunto dos ascendentes de José Nunes (meu 5º avô) nascido em 15-09-1763 e que foi casar a São Brás de Alportel em 05-11-1797 com Maria Josefa. Eis a lista dos seus ascendentes que eram de Estói:

1 José Nunes
--------------------------------------------------------------------------------
2 Manuel Nunes
3 Maria de Jesus
--------------------------------------------------------------------------------
4 João de Brito
5 Beatriz Nunes
6 José Rodrigues
7 Joana Martins
--------------------------------------------------------------------------------

9 Maria Correia
10 Manuel Afonso
11 Maria Viegas

14 Manuel Martins
15 Catarina Viegas
--------------------------------------------------------------------------------
20 Rodrigo Afonso
21 Catarina Viegas
22 João Nunes
23 Maria Viegas
--------------------------------------------------------------------------------
46 João Gago Dias
47 Inês Vaz


Alguém conhece estes nomes? Provêm de aldeias como Barracha e Murta.
Procuro em especial o casamento de Manuel Martins e Catarina Viegas, que tiveram uma filha, Joana Martins, em 26-06-1701. Pode ter tido lugar em freguesias limítrofes.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42147 | arezdasilva | 21 mai 2003 22:23 | Em resposta a: #41987

caro liberato
será aires ou arez/ares os seus antepassados?
jorge arez

Resposta

Link directo:

Aires ou Arez

#42148 | jliberato | 21 mai 2003 22:35 | Em resposta a: #42147

Meu caro Jorge Arez,
Eu li Aires há uns anos. Agora que me põe a questão merecerá a pena rever.
O meu Pedro Aires casou em Estói com Beatriz Viegas em 27-01-1602 e teve um filho, Domingos Gago Cabrita, que casou em Estói em 08-02-1621.
A minha Isabel Aires foi casada com Domingos Ramos e teve um filho, Manuel Viegas Ramos, que casou em 26-07-1666 em Estói.
Se fosse Arez no lugar de Aires os nomes dir-lhe-iam alguma coisa?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Família Sousa de Estói

#42209 | jliberato | 22 mai 2003 18:26 | Em resposta a: #42147

Caros confrades
Uma família interessante de antepassados meus de Estói é a família Sousa que se desenvolve assim:
1 Martim de Sousa
cas. Maria Viegas aos 21-04-1625 em Estói , Faro

2 Catarina de Sousa n. 17-05-1635 Estói , Faro
cas. Manuel Viegas Ramos aos 26-07-1666 em Estói , Faro
Irmã: Bárbara baptizada em 18/5/1642.

3 Mateus de Sousa n. 05-10-1670 Estói , Faro
cas. Maria de Andrade n. 18-05-1671 em Estói (filha de Bartolomeu Gonçalves e Maria de Andrade casados em Estói em 07-01-1663)
aos 12-11-1704 em Estói , Faro

4 Isabel de Andrade n. 12-05-1712 Azinheiro , Estói , Faro cas. Manuel Pires (n. 11-01-1709 Barroqueira , Estói) aos 02-04-1729 em Estói , Faro

5 Inácio de Sousa de Andrade n. 27-04-1733 Azinheiro , Estói , Faro
cas. Catarina Rodrigues de S.José aos 29-11-1759 Estói , Faro .

Estes foram meus 6ºs. avós.

Alguém tem estes nomes na sua genealogia ou conhece algo mais sobre eles?

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42367 | rmfrp | 26 mai 2003 00:10 | Em resposta a: #41987

Caro JLiberato:

Não tenho dados relativos às pessoas que referiu neste tópico. Posso no entanto assinalar a presença, no século XVII, de uma família Andrade na freguesia de Estói que talvez tenha ligação com as pessoas que refere do mesmo apelido.

1. Sebastião de Andrade, natural de Estói, foi pai de:

2. Manuel de Andrade e Carvalho, natural do sítio da Bemposta, da freguesia de Estói, casou com Bárbara Pereira de Mendonça, também natural do sítio da Bemposta. Viveram de sua lavoura. Tiveram pelo menos as seguintes filhas:

- 3. Maria Josefa de Mendonça, natural de Estói, que casou em 24.11.1692 na Sé de Faro com Alberto Soares Fradeço, boticário, almotacé e pautado por vereador, baptizado em Portimão a 13.08.1662.

- 3. Isabel Pereira, que foi mãe do Pe. Manuel de Andrade e Carvalho, notário do Santo Ofício.

Por outro lado, reparei que no costado da sua antepassada Francisca de S. José consta com o número 16 Manuel Dias Velho. Este nome fez-me recordar Domingos Dias Velho, natural da freguesia da Conceição de Tavira e progenitor da família Vaz Velho, tratada neste mesmo Fórum em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1814&fview=e

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42492 | jliberato | 28 mai 2003 12:43 | Em resposta a: #42367

Meu caro Rui
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente não consigo fazer a ligação. Mas vou escrever aos que levantaram o tema no outro tópico, que fez o favor de me indicar.
O meu Manuel Dias Velho era filho de Manuel Castanho e Maria Afonso e nasceu em 19-09-1662 em São Brás de Alportel. Casou com Bárbara Domingos em Estói aos 02-05-1685.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Maria Afonso, de São Brás de Alportel

#42601 | rmfrp | 29 mai 2003 22:51 | Em resposta a: #42492

Caro JLiberato:

Sendo Manuel Dias Velho natural de São Brás de Alportel, é possível que sua mãe Maria Afonso fosse parente do meu 11º avô Martinho Afonso, também de São Brás de Alportel, de quem não conheço infelizmente a ascendência. Martinho Afonso está na base de dados do GP:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=115025

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Castanhos em São Brás de Alportel

#42711 | jliberato | 01 jun 2003 11:39 | Em resposta a: #42601

Caro Rui Pereira,
É provável. O meu Manuel Dias Velho nasceu em São Brás aos 19-09-1662. Nunca encontrei o casamento dos pais Manuel Castanho e Maria Afonso. Detectou algum Castanho em São Brás?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#42757 | rmfrp | 01 jun 2003 23:09 | Em resposta a: #42711

Caro JLiberato:

Lamento, mas não tenho qualquer informação da família Castanho de São Brás.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42773 | josécyr | 02 jun 2003 09:07 | Em resposta a: #42126

Caro JLiberato,
Tenho um ramo de minha familia que é de Estou e apresenta alguns dos apelidos que menciona. Simplesmente ainda só os investiguei durante o sec. XIX. Talvez lhe digam algo?
Manuel de Sousa Cabecinha (n - S. Pedro Faro 28/04/1837)casado (S. Pedro Faro - 10-02-1858)om Joaquina Maria Pires (Estoy, filha de Manuel Pires (Estoy) e Joaquina Maria Cruz (Estoy), neta de Manuel Pires e Maria da Conceição e de Thomé da Cruz e Joana de Souza. Estes últimos e segundo creio todos de Estoi

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42789 | Freire de Andrade | 02 jun 2003 12:18 | Em resposta a: #41987

Caro JLiberato

A minha família materna em varonia (Esquível) é oriunda de Estói. Caso esteja interessado posso passar-lhe alguns elementos que possuo. O meu e-mail é o seguinte:

luisfreiredeandradearrobahotmailpontocom

Fico a aguardar o seu eventual contacto.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42885 | jliberato | 03 jun 2003 15:56 | Em resposta a: #42773

Meu caro josécyr,
É difícil dar-lhe uma resposta. O meu antepassado mais moderno de Estói nasceu em 1801, penso.
Mas tenho também um Manuel Pires, só que nasceu em 11-01-1709 na aldeia de Barroqueira. Casou em Estói aos 02-04-1729 com Isabel de Andrade.
É muito provável que tenha a ver com os seus, mas para isso o meu amigo deverá recuar no tempo através dos paroquiais.
Mas estou ao seu dispor,
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42937 | josécyr | 04 jun 2003 16:02 | Em resposta a: #42885

Caro JLiberato,
Obrigado pela sua resposta e concordando com o teor da sua mensagem faço de qualquer modo notar que os pais e avós dos referidos na minnha mensagem anterior (desculpe os erros filhos da rapidez) já entram pelo sec. XVIII, desconhecendo eu, de qualquer modo, os seus locais de nascimento. Vou ver e depois lhe direi algo.
cumprimentos e um abraço de José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42950 | vbriteiros | 04 jun 2003 22:12 | Em resposta a: #42789

Caro Luís Freire de Andrade.
Passando em revista estes últimos tópicos, encontro-o de novo e recordo que já falámos de Braga, mas pelo texto acima depreendo que será neto do Dr Esqível, q.D.h, e que foi médico em Braga (tambem médico escolar).Confirma?
Cumprimentos
Vasco Briteiros (Brandão)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42951 | rgc | 04 jun 2003 22:24 | Em resposta a: #42950

Caros Senhores

Desculpem-me de vos pedir uma informação. Tive um professor de uma disciplina da área de saúde escolar leccionada por um Senhor Dr. Esquível, na Escola do Magistério Primário de Faro, há muitos anos. Como curiosidade, ao ler esta referência, pensei de ser o mesmo.O que refiro arrastava muito os rrs e isso, por vezes, divertia-nos,embora usássemos de discrição e respeito.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42957 | vbriteiros | 04 jun 2003 23:19 | Em resposta a: #42951

Caro Rafael Carvalho.
O de Braga tambem carregava nos erres. Será o mesmo?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42980 | Freire de Andrade | 05 jun 2003 09:17 | Em resposta a: #42951

Meu Caro Senhor

Trata-se de meu avô materno - João Esquível.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#42981 | Freire de Andrade | 05 jun 2003 09:24 | Em resposta a: #42957

Caro Vasco Briteiros

O Esquível de Braga era irmão de meu avô e chamava-se Teófilo Esquível. Era igualmente médico tal, aliás, como o meu avô.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#43007 | vbriteiros | 05 jun 2003 15:02 | Em resposta a: #42981

Caro Luis Freire de Andrade.
Muito obrigado pelo seu esclarecemento.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#43012 | rgc | 05 jun 2003 17:19 | Em resposta a: #42980

Caro Luís Freire de Andrade
Obrigado pela informação enviada.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#44796 | jliberato | 10 jul 2003 18:50 | Em resposta a: #42147

Meu caro Jorge Arez,
Tendo ido a Lisboa na 2ª feira, pude dar um salto à TT para verificar a dúvida que me suscitou.
Pude confirmar que os assentos mencionados são indiscutivelmente referentes a Aires, num caso ortografado Ayres.
~Lamento que esta constatação não nos aproxime, mas é a realidade.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#59403 | fpcs | 03 mar 2004 00:49 | Em resposta a: #41987

Caro José Liberato,


Infelizmente, não encontro nos meus dados referência a Manuel Viegas Ramos e seus pais.

Nos próximos dias, tentarei lhe dar algumas informações de famílias que descende, naturais de São Brás e de Santa Bárbara.

Um abraço,

Frederico Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#59404 | ffarrajota | 03 mar 2004 01:06 | Em resposta a: #59403

Senhor Frederico,
Encontrei o casamento do José Viegas Ramos cc.Catarina Mendes a 2 /12/1747 e do A.Mendes Pinto cc. Maria Guerreira S.José a 27/10/1768. São seus antepassados e da prima do meu marido foi o que compreendi das suas mensagens. Já lhos transmiti. Este Manuel Viegas Ramos a que se refere o sr.Liberato será pai ou irmão do José? E terão alguma ligação à Joana Viegas mulher do Àlvaro Mendes Estaço? É que no casamento há uma dispensa de impedimento crime .
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#59643 | jliberato | 05 mar 2004 18:16 | Em resposta a: #59404

Cara Fernanda,
O meu Manuel Viegas Ramos casou com Catarina de Sousa aos 26-07-1666 em Estói.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#59644 | VP | 05 mar 2004 18:54 | Em resposta a: #59404

Cara Fernanda
Tenho um 5º avô, António Mendes Pinto, casado com Maria Guerreiro, que julgo ser natural de Sta. Bárbara de Nexe, embora o filho seja de S. Brás de Alportel.
Tem mais elementos sobre o A. Mendes Pinto que refere?
Cumprimentos
VP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60043 | ffarrajota | 10 mar 2004 01:19 | Em resposta a: #59644

Caro Senhor,
Tenho António Mendes Pinto, de S.Brás cc.Maria Guerreira de São José, dos Gorjões de Sta.Bárbara, casamento a 26 out 1768. Ele filho de Manuel Mendes Pinto e Maria Viegas, ela de José Viegas Ramos e Catarina Mendes Estaço. Não sei se são estes os antepassados que pretende. O meu marido descende dos Mendes Estaço (lado Maria Guerreira). Uma prima dele descende do casamento acima referido. Se por acaso este casal é da sua família, gostaria de continuar a ter o seu contacto para trocarmos dados.
Desculpe o atraso na resposta, os meus cumprimentos.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60107 | VP | 10 mar 2004 18:20 | Em resposta a: #60043

Cara Fernanda
Tenho Manuel Mendes Pinto, natural de S. Brás, nascido a 3 Nov 1801 cc Joaquina de Jesus, filho de Manuel Mendes Pinto e Maria da Luz, neto paterno de António Mendes Pinto e Maria Guerreira e materno de Manuel da Luz e Maria Martins.
Estou a tentar nos Mormons descobrir mais.
Se quiser o meu e-mail pode pedir ao Genea.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60227 | ffarrajota | 11 mar 2004 21:58 | Em resposta a: #60107

Senhor Fernando,
Esta família Mendes Pinto, que está ligada aos antepassados de meu marido através dos avós comuns Àlvaro Mendes Estaço e Joana Viegas, fiquei interessada em saber sobre a descendência porque novamente a família se encontra ligada por outros casamentos de familiares. Foi com o senhor Frederico Santos que fizemos a ligação. A meu pedido, o Sr.Frederico forneceu-me alguns descendentes. O Manuel Mendes Pinto nasc. 1801 filho de Manuel M.Pinto e Maria da Luz, tenho-o casado com Ana da Conceição, em 1836, filha de Manuel Lourenço e Maria da Conceição.O senhor dá-o casado com Joaquina de Jesus,terá casado duas vezes?
Descendentes de Catarina Mendes Estaço e José Viegas Ramos,c. 2 dez 1747.
-Maria Guerreira de São José cc.António Mendes
Pinto (c.1768)
filhos: Maria Guerreira cc. Manuel Rodrigues
Coelho (c. 1789)

António Mendes Pinto cc. Francisca Luz
- António Mendes Pinto cc. Ana da
Conceição (c.1836)

-António Mendes Pinto cc. Catarina
Sousa Pires (1865)
filhos:
José Mendes Pinto cc.Maria de Sousa Pires
(c.1890)
Joaquim Mendes Pinto cc. Maria da Conceição
Brito (c. 1892)

Não sei como pedir o seu e-mail ao Genea.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60389 | VP | 13 mar 2004 22:38 | Em resposta a: #60227

Cara Fernanda

Procurei nos meus apontamentos e encontrei os seguintes filhos de Manuel Mendes Pinto (n. 3/11/1801) e de Joaquina de Jesus (n. 27/3/1814), netos paternos de Manuel Mendes Pinto e de Maria da Luz e maternos de Manuel Viegas e Catarina de Jesus:

Manuel, nascido a 4/1/1841
José, nascido a 2/10/1842
Joaquim, nascido a 20/10/1845
Maria, nascida a 6/6/1849
Joaquina, nascida 2/8/1854

Não conheço outro casamento de Manuel, nem encontrei nos registos de baptismo, filhos de outro casamento.

Tem os pais de António Mendes Pinto e de sua mulher Maria Guerreiro?

Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60444 | fpcs | 14 mar 2004 20:11 | Em resposta a: #60389

Ex.mo Senhor,


Tal como o senhor sou descendente de Manuel Mendes Pinto e de sua mulher Catarina de Jesus. O filho destes, José Mendes Pinto de Barros(ainda não consegui perceber o porquê do uso deste último apelido, pelos três filhos varões deste casal), nascido em 1842, como já referiu, é meu tetra-avô. Em tempos, investiguei bastante a minha ascendência algarvia, pelo que tenho alguns dados, que lhe poderei disponibilizar, relativamente aos antepassados de Manuel Mendes Pinto e de Catarina de Jesus.
De qual dos filhos deste casal descende?


Com os melhores cumprimentos,

Frederico Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60446 | VP | 14 mar 2004 20:49 | Em resposta a: #60444

Caro Frederico

Manuel Mendes Pinto Barros era meu bisavô, e este apelido Barros só aparece nesta geração e segundo me dizia o meu pai, Barros era um lugar e era utlilizado para não se confundirem com outros Mendes Pinto que existiam.
Noutra linha, tenho um 5º avô, José Mendes Pinto, que ainda não consegui fazer a ligação com estes.
Agradeço todas as informações que me possa dar, eu também estou ao seu dispor.

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60449 | fpcs | 14 mar 2004 21:22 | Em resposta a: #60446

Caro Fernando,


Efectivamente, a família Mendes Pinto é muito grande, pelo que a sua explicação para o uso do apelido Barros, faz todo o sentido. No entanto os três irmãos não viviam no mesmo sítio, o que me leva a crer que a distinção teria começado relativamente aos seus pais ou avós.
Se bem entendi, é descendente de Manuel Mendes Pinto de Barros e de sua mulher Maria Clara. Do seu bisavô tenho, naturalmente, um grande número de antepassados, mas da sua bisavó, poderei ter ou não, dependendo dos antepassados mais próximos.
Também necessito do nome da mulher do seu quinto-avô José Mendes Pinto, a fim de o poder identificar.


Com os melhores cumprimentos,

Frederico Santos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60451 | VP | 14 mar 2004 21:33 | Em resposta a: #60449

Caro Frederico

Sou bisneto de Manuel Mendes Pinto Barros e de Maria Clara. O José Mendes Pinto que mencionei, não é ascendente dos Mendes Pinto referidos, mas bisavô de Maria Clara. Este José Mendes Pinto era casado com Maria das Neves ou Maria Clara e pai de Joana da Conceição.

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60457 | fpcs | 14 mar 2004 23:03 | Em resposta a: #60451

Caro Fernando,


Não sei se estou correcto, mas parece-me que está a referir-se a José Mendes Pinto, filho de António Mendes Pinto e de sua mulher Maria Guerreira de São José, que foi casado com Clara das Neves, filha de Domingos das Neves Cavaco e de sua mulher Joana Viegas, tendo uma filha chamada Joana, nascida em 1785.
A ascendência de Manuel Mendes Pinto de Barros é a seguinte:


1 Manuel Mendes Pinto de Barros

2 Manuel Mendes Pinto
3 Joaquina de Jesus

4 Manuel Mendes Pinto
5 Maria da Luz
6 Manuel Viegas de Mendonça
7 Catarina de Jesus

8 António Mendes Pinto
9 Maria Guerreira de São José
10 Manuel da Luz
11 Maria Martins
12 Francisco Viegas
13 Bárbara de Mendonça
14 Manuel Gonçalves de Mendonça
15 Maria das Neves


16 Manuel Mendes Pinto
17 Maria Viegas
18 José Viegas Ramos
19 Catarina Mendes
20 Manuel Viegas
21 Domingas da Luz
22 Domingos Martins
23 Clara Viegas
24 José Viegas
25 Mariana de Brito
26 Sebastião Rodrigues
27 Catarina de Mendonça
28 Doimingos Gonçalves Lopes
29 Maria Viegas
30 Domingos das Neves Cavaco
31 Isabel Fernandes

32 João Rodrigues Mendes
33 Catarina Rodrigues
34 Manuel Afonso
35 Maria Dias
36 Domingos Viegas Ramos
37 Bárbara Rodrigues
38 Álvaro Mendes Estaço
39 Joana Viegas
40 Manuel Viegas
41 Maria Viegas
42 Domingos Rodrigues
43 Catarina Nunes
44 João Martins
45 Maria Rodrigues
46 José Viegas
47 Isabel Rodrigues
48 Pedro Dias
49 Maria Viegas
50 Manuel de Brito
51 Maria da Luz
52 Manuel Rodrigues Mendes
53 Luzia Correia
54 Francisco Martins de Mendonça
55 Maria Gonçalves Coelho
56 Francisco Correia
57 Maria das Neves
58 Alferes Baltasar Arrais
59 Maria Dias
60 Domingos das Neves Cavaco
61 Catarina Gonçalves
62 Manuel Martins
63 Maria Rodrigues

Fico por aqui, já que o meu conhecimento das seguintes gerações varia conforme os vários ramos.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60498 | VP | 15 mar 2004 14:49 | Em resposta a: #60457

Caro Frederico

Agradeço-lhe as informações que me mandou, pois vieram aumentar substancialmente os dados que eu tinha.
Em relação aos dados fornecidos, agradecia que me indicasse as datas que conhece.
Qual é a relação entre Domingos da Neves Cavaco, casado com Joana Viegas e sogro de José Mendes Pinto, e Domingos das Neves Cavaco, mencionado no nº 30 e casado com Isabel Fernandes?
Mais uma vez agradeço a preciosa ajuda.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60500 | VP | 15 mar 2004 15:00 | Em resposta a: #60457

Caro Frederico

Mais uma dúvida.
No nº 58 menciona Alferes Baltasar Arrais.
Alferes é nome ou posto?

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60599 | VP | 16 mar 2004 22:40 | Em resposta a: #60457

Caro Frederico

Não lhe tinha respondido à primeira parte da sua mensagem.
De facto José Mendes Pinto era casado com Clara das Neves e teve uma filha Joana da Conceição, casada com José da Luz.
Eu não tinha conseguido estabelecer a relação entre José e seu pai António Mendes Pinto.
Isto quer dizer que António M Pinto é simultaneamente 4º e 5º avô

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60877 | fpcs | 21 mar 2004 16:47 | Em resposta a: #60457

Caro Fernando Ventura Pinto,


Em primeiro lugar, peço-lhe desculpa porque o induzi em erro quando afirmei que o seu antepassado José Mendes Pinto era filho de António Mendes Pinto, já que era seu irmão, ambos filhos de Manuel Mendes Pinto e de sua mulher Maria Viegas.
O seu antepassado Domingos das Neves Cavaco, casado com Joana Viegas, era primo do seu homónimo, “n.º 30”, como pode constatar pela seguinte árvore e actualização da primeira.

1 Clara das Neves

2 Domingos das Neves Cavaco
3 Joana Viegas da Luz

4 António Afonso Gago
5 Bárbara Cavaca
6 António Viegas
7 Isabel Simões

8 Manuel Afonso Vilarinho
9 Catarina Gonçalves
10 João das Neves
11 Maria Cavaca
12 Domingos de Vargas
13 Bárbara Viegas
14 Miguel Afonso
15 Maria Simões






1 Manuel Mendes Pinto de Barros (N-1841, São Brás, C- 1870, São Brás)

2 Manuel Mendes Pinto (N-1801, São Brás)
3 Joaquina de Jesus

4 Manuel Mendes Pinto (N- 1777, São Brás)
5 Maria da Luz
6 Manuel Viegas de Mendonça
7 Catarina de Jesus

8 António Mendes Pinto (N-1744, Santa Bárbara, C-1768, Santa Bárbara)
9 Maria Guerreira de São José (N- 1748, Santa Bárbara)
10 Manuel da Luz
11 Maria Martins
12 Francisco Viegas
13 Bárbara de Mendonça
14 Manuel Gonçalves de Mendonça
15 Maria das Neves


16 Manuel Mendes Pinto (N- 1708, Santa Bárbara, C- 1733, São Brás de Alportel)
17 Maria Viegas (N- 1709, São Brás de Alportel)
18 José Viegas Ramos (N- 1699, Santa Bárbara, C- 1747, Santa Bárbara)
19 Catarina Mendes (N- 1700, Santa Bárbara)
20 Manuel Viegas
21 Domingas da Luz
22 Domingos Martins
23 Clara Viegas
24 José Viegas
25 Mariana de Brito
26 Sebastião Rodrigues
27 Catarina de Mendonça
28 Domingos Gonçalves Lopes
29 Maria Viegas
30 Domingos das Neves Cavaco
31 Isabel Fernandes

32 João Rodrigues Mendes (N- 1682, Santa Bárbara, C- 1708, Santa Bárbara )
33 Catarina Rodrigues (N- 1682, Santa Bárbara)
34 Manuel Afonso (C- 1709, São Brás de Alportel)
35 Maria Dias
36 Domingos Viegas Ramos (C- 1694, Santa Bárbara)
37 Bárbara Rodrigues
38 Álvaro Mendes Estaço (C- 1698, Santa Bárbara)
39 Joana Viegas (N- 1683, Santa Bárbara)
40 Manuel Viegas
41 Maria Viegas
42 Domingos Rodrigues
43 Catarina Nunes
44 João Martins
45 Maria Rodrigues
46 José Viegas
47 Isabel Rodrigues
48 Pedro Dias
49 Maria Viegas
50 Manuel de Brito
51 Maria da Luz
52 Manuel Rodrigues Mendes
53 Luzia Correia
54 Francisco Martins de Mendonça
55 Maria Gonçalves Coelho
56 Francisco Correia
57 Maria das Neves
58 Baltasar Arrais, Alferes, provavelmente de Ordenanças
59 Maria Dias
60 Domingos das Neves Cavaco
61 Catarina Gonçalves
62 Manuel Martins
63 Maria Rodrigues

120 João das Neves
121 Maria Cavaco
122 Manuel Afonso Vilarinho
123 Catarina Gonçalves


Peço-lhe que, se possível, me envie os dados relativos à ascendência de José da Luz, casado com Joana da Conceição, e da ascendência de António de Jesus e de sua mulher Clara das Neves.


Com os melhores cumprimentos

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60884 | VP | 21 mar 2004 18:52 | Em resposta a: #60877

Caro Frederico

Com a sua ajuda vou aumentando a minha árvore.

A seguir indico os dados que eu conheço dos ascendentes da minha bisavó Maria Clara.

1 Maria Clara

2 António de Jesus (irmãos: Maria, Joana, Joaquina e Antónia)
3 Clara das Neves (irmãos: Manuel, Joaquim e José)

4 Francisco Viegas
5 Maria Martins (irmão: José)
6 José da Luz (irmãos: Maria e Francisca)
7 Joana da Conceição

8 Manuel Viegas
9 Maria Pires
10 António Gonçalves
11 Maria Martins
12 Manuel da Luz (a)
13 Maria Martins (a)
14 José Mendes Pinto
15 Maria Clara ou Maria das Neves

20 Manuel Gonçalves
21 Maria de Sousa
22 Diogo Martins
23 Antónia Maria
24 Manuel Viegas
25 Domingas Luz
26 Domingos Martins
27 Clara Viegas

(a) São os mesmos que aparecem na sua última mensagem com os nºs 10 e 11, como pais de Maria da Luz, casada com Manuel Mendes Pinto

Qual é o seu parentesco com estes meus antepassados?

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60899 | fpcs | 21 mar 2004 21:29 | Em resposta a: #60884

Caro Fernando,


Muito obrigado, pelos dados que me disponibilizou.
Somos parentes, relativamente próximos, por vários ramos, como se pode ver pelas seguintes árvores dos meus bisavós, que resumem a minha ascendência mais próxima desta zona do Algarve.

1 José Mendes Pinto

2 Joaquim Mendes Pinto
3 Ana Isabel da Luz

4 António Mendes Pinto
5 Sebastiana da Conceição
6 Manuel da Luz Morgado
7 Isabel Gonçalves

8 Manuel Mendes Pinto (seus antepassados)
9 Maria da Luz (seus antepassados
10 José de Sousa Correia
11 Joaquina Maria
12 António da Luz
13 Maria Guerreira de São José
14 Manuel Martins Carvalho
15 Ana Gonçalves

20 António Correia
21 Bárbara de Sousa
22 Estevão do Nascimento
23 Domingas Maria
24 Manuel da Luz (seus antepassados)
25 Maria Martins (seus antepassados)
26 Manuel Rodrigues Coelho
27 Catarina Guerreira de São José (filha de António Mendes Pinto e de sua mulher Maria Guerreira de São José)
28 Manuel Martins de Carvalho
29 Maria Rosa do Espírito santo
30 Manuel Martins Caiado
31 Isabel Gonçalves


1 Maria da Luz Mendes Pinto

2 José Mendes Pinto
3 Francisca da Luz Galego

4 José Mendes Pinto de Barros
5 Joaquina da Conceição
6 Francisco de Sousa
7 Maria da Luz Galego

8 Manuel Mendes Pinto (seus antepassados)
9 Joaquina de Jesus (seus antepassados)
10 António de Brito
11 Antónia da Conceição
12 Francisco de Sousa
13 Maria do Carmo
14 Manuel Viegas de Mendonça
15 Maria da Luz

20 Manuel de Brito
21 Inocência Maria da Conceião
22 Domingos Guerreiro
23 Maria da Conceição
24 António Correia
25 Bárbara de Sousa
26 Manuel Viegas
27 Isabel do Carmo
28 Manuel Viegas de Mendonça
29 Catarina de Jesus
30 Manuel Mendes Pinto (seus antepassados)
31 Maria da Luz (seus antepassados)

Gostaria de saber, se, para além dos seus bisavós Manuel Mendes Pinto de Barros e Maria Clara, tem mais alguma ascendência desta região do Algarve.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#60902 | VP | 21 mar 2004 22:49 | Em resposta a: #60899

Caro Frederico

Eu é que lhe estou grato pela preciosa ajuda que me tem dado.
Parece que o nosso parentesco ainda vai aumentar.
Envio-lhe a árvore da minha avó Generosa Soares Eusébio Pinto, casada com o meu avô Joaquim Mendes Pinto Clara.

1 Generosa Soares Eusébio Pinto

2 Eusébio de Sousa
3 Maria Soares

4 Manuel Eusébio
5 Maria de Jesus
6 José Martins Galego
7 Joaquina Rosa

8 Eusébio Afonso
9 Isabel Gago
10 João Martins Carvalho
11 Ana Pires
12 Manuel Soares
13 Antónia de Jesus
14 José Pires
15 Maria Rosa

16 Eusébio Afonso
17 Maria de Sousa
18 José Gago
19 Maria Assunção
20 Manuel Martins Carvalho
21 Maria Rosa do Espírito Santo
22 Francisco Pires
23 Maria Viegas
28 João Pires
29 Maria Joaquina
30 Manuel Gonçalves
31 Eufémia Rosa

32 Domingos Afonso
33 Maria Teixeira
34 Manuel de Sousa Mendes
35 Catarina Gago
40 Manuel Martins Carvalho
41 Iria de Brito
42 João Gonçalves
43 Isabel Viegas

Para o caso de qualquer assunto fora do ambito deste fórum o meu mail é fventurapintoarrobanetcabopontopt.

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#61496 | fpcs | 29 mar 2004 22:56 | Em resposta a: #60902

Caro Fernando Ventura Pinto,


Peço desculpa pela demora em responder à sua mensagem e agradeço-lhe o envio da árvore da sua avó Generosa.
Tentei, na medida do possível actualizar as árvores dos seus avós, mas esta tarefa afigura-se bastante morosa, dada a desorganização dos meus dados.
De qualquer forma, é mais uma pequena ajuda, à qual junto a dica de ver o Tópico “Figueiredos Mascarenhas de São Bartolomeu de Messines”, onde alguns nossos antepassados são mencionados.

1.ª geração

1_______________


2.ª geração


2 Joaquim Mendes Pinto Clara
3 Generosa Soares Eusébio


3.ª geração


4 Manuel Mendes Pinto de Barros (N-1841, São Brás, C- 1870, São Brás)
5 Maria Clara
6 Eusébio de Sousa
7 Maria Soares


4.ª geração


8 Manuel Mendes Pinto (N-1801, São Brás)
9 Joaquina de Jesus (N-1814, São Brás)
10 António de Jesus (irmãos: Maria, Joana, Joaquina e Antónia)
11 Clara das Neves (irmãos: Manuel, Joaquim e José)
12 Manuel Eusébio
13 Maria de Jesus
14 José Martins Galego
15 Joaquina Rosa


5.ª geração


16 Manuel Mendes Pinto (N- 1777, São Brás)
17 Maria da Luz
18 Manuel Viegas de Mendonça
19 Catarina de Jesus
20 Francisco Viegas
21 Maria Martins (irmão: José)
22 José da Luz (irmãos: Maria e Francisca)
23 Joana da Conceição
24 Eusébio Afonso
25 Isabel Gago
26 João Martins Carvalho
27 Ana Pires
28 Manuel Soares
29 Antónia de Jesus
30 José Pires
31 Maria Rosa



6.ª geração




32 António Mendes Pinto (N-1744, Santa Bárbara, C-1768, Santa Bárbara)
33 Maria Guerreira de São José (N- 1748, Santa Bárbara)
34 Manuel da Luz
35 Maria Martins
36 Francisco Viegas (C-1774, Santa Bárbara)
37 Bárbara de Mendonça
38 Manuel Gonçalves de Mendonça
39 Maria das Neves
40 Manuel Viegas
41 Maria Pires
42 António Gonçalves
43 Maria Martins
44 Manuel da Luz
45 Maria Martins
46 José Mendes Pinto (C-1768, São Brás)
47 Clara das Neves
48 Eusébio Afonso
49 Maria de Sousa
50 José Gago
51 Maria Assunção
52 Manuel Martins Carvalho
53 Maria Rosa do Espírito Santo
54 Francisco Pires
55 Maria Viegas
60 João Pires
61 Maria Joaquina
62 Manuel Gonçalves
63 Eufémia Rosa



7.ª geração


64 Manuel Mendes Pinto (N- 1708, Santa Bárbara, C- 1733, São Brás de Alportel)
65 Maria Viegas (N- 1712, São Brás de Alportel e não 1709, data de nascimento de uma sua irmã homónima, que terá falecido prematuramente)
66 José Viegas Ramos (N- 1699, Santa Bárbara, C- 1747, Santa Bárbara)
67 Catarina Mendes (N- 1700, Santa Bárbara)
68 Manuel Viegas
69 Domingas da Luz
70 Domingos Martins
71 Clara Viegas
72 José Viegas
73 Mariana de Brito
74 Sebastião Rodrigues (C-1728, Santa Bárbara)
75 Catarina de Mendonça
76 Domingos Gonçalves Lopes
77 Maria Viegas
78 Domingos das Neves Cavaco
79 Isabel Fernandes
84 Manuel Gonçalves
85 Maria de Sousa
86 Diogo Martins
87 Antónia Maria
88 Manuel Viegas
89 Domingas Luz
90 Domingos Martins
91 Clara Viegas
92 Manuel Mendes Pinto
93 Maria Viegas
94 Domingos das Neves Cavaco
95 Joana Viegas da Luz
96 Domingos Afonso (C- 2.ª vez em São Brás, com Isabel Viegas, filha do Alferes Bartolomeu Rico e de sua mulher Natália Viegas)
97 Maria Teixeira
98 Manuel de Sousa Mendes (C-1754, São Brás)
99 Catarina Gago
104 Manuel Martins Carvalho (N- 1744, São Brás e C- 1764, São Brás)
105 Iria Martins de Brito (N- 1745, São Brás)
106 João Gonçalves Pires (N- 1734, São Brás e C- 1757, São Brás)
107 Isabel Viegas (N- 1738, São Brás)
128 João Rodrigues Mendes (N- 1682, Santa Bárbara, C- 1708, Santa Bárbara )
129 Catarina Rodrigues (N- 1682, Santa Bárbara)
130 Manuel Afonso (C- 1709, São Brás de Alportel)
131 Maria Dias
132 Domingos Viegas Ramos (C- 1694, Santa Bárbara)
133 Bárbara Rodrigues
134 Álvaro Mendes Estaço (C- 1698, Santa Bárbara)
135 Joana Viegas (N- 1683, Santa Bárbara)
136 Manuel Viegas
137 Maria Viegas
138 Domingos Rodrigues
139 Catarina Nunes
140 João Martins
141 Maria Rodrigues
142 José Viegas
143 Isabel Rodrigues
144 Pedro Dias (C- 1690, São Brás)
145 Maria Viegas
146 Manuel de Brito (C- 1704, São Brás)
147 Maria da Luz
148 Manuel Rodrigues Mendes (C- 1680, São Brás)
149 Luzia Correia
150 Francisco Martins de Mendonça
151 Maria Gonçalves Coelho
152 Francisco Correia
153 Maria das Neves
154 Baltasar Arrais, Alferes, provavelmente de Ordenanças
155 Maria Dias
156 Domingos das Neves Cavaco (C- Santa Bárbara)
157 Catarina Gonçalves
158 Manuel Martins
159 Maria Rodrigues
188 António Afonso Gago
189 Bárbara Cavaca
190 António Viegas
191 Isabel Simões
196 Manuel de Sousa Leiria
197 Maria de Sousa
198 José Gago
199 Maria Lourenço
208 Manuel Martins Luzio
209 Catarina de Sousa
210 Vicente Fernandes
211 Maria de Brito
212 Domingos Gonçalves
213 Maria Viegas das Candeias
214 Custódio Viegas
215 Mariana Fernandes


8.ª geração


256 Luís Mendes
257 Luzia Pinto
258 Bartolomeu Rodrigues Lobo
259 Maria Rodrigues
260 Pedro Afonso (C- 1680, São Brás)
261 Catarina Soares
262 André Afonso Leiria
263 Catarina Viegas
264 Francisco Lourenço
265 Isabel Viegas
266 Bartolomeu Fernandes Marques
267 Bárbara Rodrigues
268 Bartolomeu Mendes Estaco, Alferes
269 Maria Guerreira
270 Brás Varela
271 Catarina Fernandes
276 Manuel Vicente
277 Catarina de Faria
278 Manuel Afonso
279 Maria da Luz
288 Francisco Dias
289 Isabel Luís
290 André Anes
291 Maria Viegas
292 Manuel de Brito (C- 1679)
293 Maria Viegas
294 António Viegas
295 Luísa de Faria
296 Sebastião Rodrigues
297 Isabel Martins
298 Miguel Martins
299 Isabel Correia
312 João das Neves
313 Maria Cavaco
314 Manuel Afonso Vilarinho
315 Catarina Gonçalves
376 Manuel Afonso Vilarinho
377 Catarina Gonçalves
378 João das Neves
379 Maria Cavaca
380 Domingos de Vargas
381 Bárbara Viegas
382 Miguel Afonso
383 Maria Simões



9.ª geração



516 Bartolomeu Rodrigues Lobo
517 Catarina Rodrigues
518 António Rodrigues Lopes
519 Maria Neta
520 Francisco Ramos (F-1704, São Brás)
521 Maria Fernandes (F- 1703, São Brás)
522 João Vaz
523 Maria Álvares (F- 1683, São Brás)
524 Manuel Afonso Leiria
525 Mécia Vaz
526 António Dias (F- 1684, São Brás)
527 Beatriz Correia
536 Álvaro Mendes
537 Beatriz Simões
538 Manuel Afonso Contreiras
539 Isabel Guerreira
540 António Afonso nobre
541 Beatriz Varela
584 André Vaz
585 Beatriz Viegas
586 Domingos Viegas Cavaco
587 Madalena Correia


Para qualquer contacto de âmbito particular, o meu e-mail é fredericocarvalhosantosarrobasapopontopt.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#61497 | VP | 29 mar 2004 23:12 | Em resposta a: #61496

Caro Frederico

Mais uma vez lhe agradeço a preciosa ajuda.
Vou analisar atentamente os dados que enviou e se me surgir alguma dúvida, volto a incomodá-lo.
Se obtiver novos dados agradeço que me envie.
Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#61776 | VP | 02 abr 2004 14:06 | Em resposta a: #61496

Caro Frederico

Peço-lhe que que confirme a data de nascimento (1777) de Manuel Mendes Pinto, filho de António Mendes Pinto e Maria Guerreiro de São José, pois consultei o microfilme de S. Brás e neste ano não encontrei.
Se tiver a data de nascimento do tio José Mendes Pinto que casou em 1768 com Clara das Neves, também agradeço que me informe.

Cumprimentos

Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#61796 | fpcs | 02 abr 2004 18:52 | Em resposta a: #61776

Caro Fernando,

Por distracção, dei-lhe a informação que Manuel Mendes Pinto tinha sido baptizado na freguesia de São Brás de Alportel, quando, em boa verdade, baptizou-se em Santa Bárbara de Nexe, onde os seus pais eram moradores. Peço desculpa por esta minha falha.
Quanto a José Mendes Pinto, foi baptizado a 27-I-1751, em São Brás de Alportel.
Gostaria de saber se tem encontrado outras incoerências na árvore que lhe enviei, e se já conseguiu adiantar algfumas gerações ou datas.


Com os melhores cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#61804 | VP | 02 abr 2004 19:24 | Em resposta a: #61796

Caro Frederico

Só tem o ano de nasc. do Manuel?

A única data que consegui foi de nascimento em 28/12/1785 e baptizado em 4/1/1786 de Joana, filha de José M. Pinto e Clara das Neves. Só tinha o ano.

Até agora não encontrei nada de incoerente.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#63781 | ffarrajota | 29 abr 2004 01:03 | Em resposta a: #61804

Senhor Fernando Pinto,
Gostaria de saber se continua a fazer a pesquisa sobre a família Mendes Pinto e se tem novos dados. Não cheguei a perceber se realmente descende dos dados que lhe forneci.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#63836 | VP | 29 abr 2004 17:01 | Em resposta a: #63781

Cara Fernanda

Continuo interessado pela família Mendes Pinto, embora ultimamente não tenha conseguido arranjar tempo para mais investigações.
Descendo de António Mendes Pinto e de Maria Guerreiro de S. José e graças ao Frederico Santos, aumentei os dados que tinha (poderá ler neste tópico as mensagens trocadas com este Senhor).
Também lhe agradeço qualquer informação que me possa dar.

Cumprimentos
Fernando Ventura Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#64353 | 2171932am | 07 mai 2004 10:20 | Em resposta a: #41987

Caros Srs
Peço ajuda para o seguinte:
Jorge de Brito(filho de Diogo de Brito e Ines Domingues)casou em 28/4/1684 em Estoi com Beatriz do Valle(filha de Nicolau Caeiro,vereador de Loulé,e Joana Martins).Tiveram Mariana do Valle casada em 31/7/1690 em Estoi,com Diogo Raposo de Brito.
Procuro ligação a Beatriz do Valle casada em 1668 com Nicolau de Mendonça Pacheco,de Quelfes.
Os meus agradecimentos.
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#64515 | jliberato | 08 mai 2004 22:55 | Em resposta a: #64353

Caro Correia,
Agradeço a sua mensagem, mas os nomes que me citou não constam da minha base de dados, que é composta apenas pelos meus antepassados.
Mas estarei atento, embora as minhas prioridades sejam muito limitadas devido à distância e à falta de tempo. Estou concentrado ultimamente em Ferreira de Aves.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Sousas e Ramos em Estói

#67072 | jliberato | 09 jun 2004 21:00 | Em resposta a: #41987

Caros confrades,

Reflectindo noutros tópicos, cheguei à conclusão que também tenho Sousa Ramos mas em Estói.
Tudo resulta do casamento de Manuel Viegas Ramos com Catarina de Sousa em Estói aos 26-07-1666. Manuel Viegas Ramos era filho de Domingos Ramos e Isabel Aires. Catarina de Sousa era natural de Estói aonde nasceu aos 17-03-1635 e filha de Martim de Sousa e Maria Viegas.
Daquele casamento nasceu Mateus de Sousa, que não usou o Ramos. Casou com Maria de Andrade e teve:
Isabel de Andrade, nascida aos 12-05-1712 em Azinheiro, Estói. Casou com Manuel Pires e teve:
Inácio de Sousa de Andrade. Casou com Catarina Rodrigues de São José e teve:
Francisca de São José, nascida em Alcaria Cova aos 15-02-1782. Esta teve de pai incógnito Manuel de Sousa nascido em Estói aos 13-06-1802.
Será que esta gente se liga aos Ramos de Sousa já mencionados em outros pontos do Algarve?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#72034 | josécyr | 31 ago 2004 17:20 | Em resposta a: #60457

Caro Frederico,
Poderá ser que:
meus avós Manuel Viegas c/c Mariana Viegas em 13-12-1752 (S. B. de Nexe),ela filha de Domingos Gonçalves e de Maria Viegas, os seus avós n.ºs 28 e 29?. Tenho referência a que seriam de S. Brás do Alportel: Se assim for poderá dar-me ascendência deles?.
Muito Obrigado - J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#72412 | jliberato | 05 set 2004 22:56 | Em resposta a: #72034

Caro J. Cabecinha,
Não tenho infelizmente os nomes que pretende na minha base de dados. Mas convido-o a consultar o tópico "Famílias de S. Brás de Alportel" aonde pus muita informação e a, eventualmente, intervir.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#78315 | josécyr | 30 nov 2004 14:43 | Em resposta a: #42711

Caro J.Liberato,
Vendo esta sua mensagem antiga recordei quetenho os seguintes ascendentes que lhe podem interessar:
S. B. de Alportel;
Bartolomeu Afonso c.c. Domingas Dias Castanha.
Se lhe interessar, e por não ter aqui os dados, mando-lhe data de casamento e filhos.
Creio até ter os pais mas de momento não os posso mencionar.
Cumprimentos
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#78382 | ffarrajota | 30 nov 2004 20:18 | Em resposta a: #42367

Caro Senhor Rui,
Agora ao consultar o fórum-Famílias de Estói- apercebi-me da referência à família Andrade. Tenho um antepassado Sebastião Andrade, natural de Estói cc.Joana Viegas 6/2/1668, agradecia me confirmasse que o seu Sebastião referenciado é este cc.Joana.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#78534 | josécyr | 02 dez 2004 08:32 | Em resposta a: #42492

Caros Confrades,
Peço-vos ajuda para o seguinte:
Em S. Brás do Alportel tenho o seguinte matrimónio,
BARTOLOMEU AFONSO c.c. DOMINGAS DIAS (Castanho) em 02-09-1663, destes e com muito esforço consegui ler, ele filho de MANUEL (Afonso, Álvares, Nunes???) e de BEATRIZ (Afonso, Anes, Arêz?????) e ela de BARTOLOMEU ? DIAS e de DOMINGAS MARIA.
Gostaria que algum dos nossos confrades, que investigam esta zona e que tenham, sem grande trabalho vosso, possibilidade de me ajudarem na decifração dos nomes dos pais e dos padrinhos o façam.
Estive mais de uma hora de volta do assento e não consegui ter certezas de nada. Sei que alguns de vós possuem boas capacidades para este tipo de leitura e se calhar até já os terão decifrado, por isso recorro à vossa boa ajuda.
Para os situar melhor direi que estes são os pais e avós de:
MARGARIDA VIEGAS c.c. Manuel de Sousa (filho de Domingos de Sousa e Clara Gonçalves) em S. Brás de Alportel a 15-02-1694.
Muito Obrigado
J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#78635 | jliberato | 03 dez 2004 10:35 | Em resposta a: #78315

Caro J. Cabecinha,
Muito obrigado pela sua mensagem. Tenho sobretudo interesse em saber a data do casamento que menciona entre Bartolomeu Afonso e Domingas Dias Castanha.
O meu Castanho teve um filho em 1662. Este já não usou mais o nome.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#78643 | josécyr | 03 dez 2004 14:10 | Em resposta a: #78635

Caro Liberato,
Veja a minha mensagem de dia 02/12, pois são os mesmos que referi. Lá encontra a data de casamento. Já agora, e caso possa, veja se me pode ajudar na leitura do referido assento.
Também no futuro nos meus descentes este apelido desaparece, e nos pais também não me consta segundo poderá ver.
Já agora mandei-lhe (era dirigida a si, mas aconteceu um engano no envio) uma outra mensagem sobre uns outros apelidos, salvo erro, no tópico de S. Bárbara de Nexe. Se a topar diga-me algo.
Já agora aproveito para lhe perguntar, pois parece-me que já se questionou também por isso, se encontrou alguma ligação entre a Família Palermo, seja ela de que local for, e alguns "Sousas? Viegas?" que nos aparecem?. Encontro em S. B. de Alportel e Loulé muitos "apadrinhamentos" destes a familiares nossos onde surgem os referidos apelidos.
cumprimentos J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#78671 | ffarrajota | 03 dez 2004 19:44 | Em resposta a: #78643

Caro José,
Há tempos que não trocamos dados. Sobre a família Pallermo, meu marido tem avós com este apelido um deles Martim Gago Palermo cc.Beatriz Viegas, de Estói. Tenho também muitos casamentos com a família Palermo, em Loulé e Estói ainda não consegui ligá-los. Se precisar alguma informação que eu tenha, terei todo o prazer em lhe fornecer.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#78806 | Adr Cust | 06 dez 2004 14:45 | Em resposta a: #61496

Caro sr. Frederico Santos,

Aqui no Fórum sou um novato, só lhe acedi pela 1.ª. vez em 05/11/2004 e logo em 07/11/2002 lancei o tópico Guerreiro, Contreiras e Estaços de Santa Bárbara.

Pelo Sr. J.Liberato foi-me sugerido que entrasse no tópico “Famílias de Estói”, fi-lo na altura superficialmente e só agora mais aprofundadamente, e deparei com bastante informação sobre os Mendes Pinto, que afinal têm descendência nos meus Guerreiros Contreiras e Estaços e pude constatar o seguinte:

- O Sr. Fernando Ventura Pinto e descendente de ÁLVARO MENDES ESTAÇO e o Sr. Frederico Santos também.

Eu e o Sr. José Liberato somos descendentes de GREGÓRIO GUERREIRO C.C. SIMOA RODRIGUES em 30/07/1685 em Santa Bárbara, F- 16/11/1746, que é irmão do Álvaro.

Na árvore do Sr. Fernando Ventura Pinto, transcrita pelo Sr. Frederico Santos em 29/03/2004 não consta o nascimento do Álvaro, o que acontece é o seguinte:

- Tenho o ALVARO MENDES ESTAÇO nascido em 07/10/1675 em São Clemente, C.C. Joana Viegas em 30/07/1698 em Santa Bárbara, não tenho o óbito.

- Tenho uma irmã deles, a MARIA SIMÕES, C.C. o Capitão Manuel Rodrigues Guerreiro em 18/10/1694 em Loulé, da qual descende o Sr. Prof. Cavaco Silva e não tenho o nascimento dela nem o óbito.

- Tenho outro irmão, o JOÃO GREGÓRIO ESTAÇO N- 08/02/1671 em São Clemente, não tenho o casamento, nem o óbito e portanto não tenho qualquer descendência se é que existiu ou existe.

- Não tenho o nascimento do meu 8.º avô GREGÓRIO GUERREIRO.

- Não sei também se existe mais algum membro nesta irmandade. Já deu para ver é que pelos menos três deles têm descendência até à actualidade.

Agradeço qualquer ajuda que possa vir no sentido de completar estes dados e outros.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

Família Andrade em Estói

#78954 | jliberato | 08 dez 2004 08:16 | Em resposta a: #78382

Cara Fernanda,

Tenho Andrades em Estói! Talvez não tenha dado o devido relevo a este ramo aqui no Forum. Por isso aí vai:

1. Maria de Andrade casou com Bartolomeu Gonçalves em Estói aos 07-01-1663. Tiveram:
2. Maria de Andrade nascida aos 18-05-1671 em Estói. Casou em Estói aos 12-11-1704 com Mateus de Sousa. Tiveram:
3. Isabel de Andrade nascida aos 12-05-1712 em Azinheiro, Estói. Casou em Estói aos 02-04-1729 com Manuel Pires. Tiveram:
4. Inácio de Sousa de Andrade nascido em Azinheiro, Estói aos 27-04-1733.

Este Inácio de Sousa de Andrade foi o último a usar o nome Andrade na família.
Tem algum destes nomes?

Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79025 | jliberato | 09 dez 2004 08:00 | Em resposta a: #78534

Caro J. Cabecinha,
Os nomes que refere não constam da minha base de dados.
Na medida das minhas possibilidades e dos meus conhecimentos, estou disposto a ajudá-lo na decifração dos seus textos. Se quiser, poderá enviar-me o assento em que tem dificuldades por fax para 003222846984 com a sua proposta de decifração. Eu logo que possa, responderei. Se o quiser, poderei responder aqui.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Castanhos em São Brás de Alportel

#79111 | jliberato | 10 dez 2004 13:22 | Em resposta a: #78643

Caro J. Cabecinha,
Palermos não tenho na minha base de dados. Penso que é a nossa colega Fernada que os tem estudado. Veja e intervenha se quiser no tópico "Famílias de São Brás de Alportel". Là está o que tenho.
Estou à sua disposição para interpretar assentos em que tenha dúvidas de leitura. Basta mandar-me um fax.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79117 | 2910 | 10 dez 2004 14:42 | Em resposta a: #64353

Caro A. H.Correia
Tenho dados sobre o seu Nicolau Caeiro, pois ele descende de Gonçalo Mendes Caeiro, (parece filho de Gonçalo Caeiro, escudeiro (1470) morador em Loulé, Alfaqueque de Alcacer-ceguer, renunciando ao cargo em 1484, foi depois ouvidor de correcção do reino do Algarve) que nos principios de séc.XVI, fundou a capela de S.Bráz na igreja matriz de Loulé, da qual era administrador em 1607 Manuel Mendes Caeiro.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

P.S.Segunda feira mando os dados para o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79134 | Adr Cust | 10 dez 2004 21:28 | Em resposta a: #41987

Caro J. Liberato,

O meu 5.º avô MANUEL PIRES, de Estoi, c.c. Joaquina Maria, de Estoi em 22/05/1815 é filho de MANUEL PIRES, de Estoi, c.c. MARIA DA Conceição de São Brás. eventualmente poderão estar ligados aos seus. Estes nomes por acaso dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Família Andrade em Estói

#79150 | ffarrajota | 11 dez 2004 00:23 | Em resposta a: #78954

Caro Senhor Liberato,
Não tenho os Andrades, de Estói, mencionados. Tenho também Andrades, em Sta. Bárbara, mas não os que indicou.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79152 | Jpteixeira | 11 dez 2004 00:52 | Em resposta a: #79117

Caro Óscar:

Hoje à tardinha assisti à apresentação das actas da vereação da CM Loulé, referentes à última década do Século XV, parte final do Reinado de D.João II e início do de D. Manuel I. Na introdução, é feita uma alusão a Gonçalo Caeiro escrivão da Câmara, pessoa muito influente e que negociou directamente com o Rei D. Manuel a dívida que Loulé tinha com a Coroa e que era de 100.000 reais.
Segundo o Dr. Luís Miguel Duarte, autor da transcrição das actas, Gonçalo Caeiro devia ser uma pessoa com muitos bens e com muita influência junto do Rei, uma vez que conseguiu ser reeleito para o cargo de escrivão por recomendação escrita do mesmo Rei.
Gonçalo Caeiro é mencionado como escudeiro em 1470, estando presente na sessão de 11 de Fevereiro. O seu nome é referido mais tarde, a 6 de Junho de 1493, quando é nomeado escrivão pela vereação. Ainda é escrivão na sessão de 18 de Março de 1497.

Sobre as actas das vereações, como certamente deve saber, Loulé dispõe das actas mais antigas do País, mesmo anteriores às de Lisboa. Trata-se, na verdade, de documentos únicos existentes em Portugal, anteriores ao ano de 1390 da era de cristo.
E porque estou a falar da era cristã, será conveniente justificar por que o faço. É que D. João I publicou um Édito, em Óbidos, a 12 de Agosto de 1460 era de César. Nesse édito, D.João I manda que, a partir desse dia, a contagem do tempo deixe de se efectuar segundo Roma (calendário juliano) e se passe a contar segundo a fórmula adoptada pelo monge Dionísio, o exíguo, em referência ao nascimento de Jesus Cristo. Assim, a partir de 12 de Agosto ( já vi também ser referido o dia 22) de 1460 passou a utilizar-se a era cristã. Para tal efeito, segundo o édito, o ano de 1460 da era de César passou a designar-se por ano 1422 do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, subtraindo-se os tais 38 anos, uma vez que o calendário juliano entror em vigor na Península no ano 38 a.c.
Enfim, desculpe esta abordagem, mas é que há muita gente que não entende por que razão é que as actas anteriores ao ano 1460 da era de César, são redatadas para a era do nascimento de Jesus Cristo, que é como quem diz para a era cristã.

Voltando ao assunto inicial, se tiver informações sobre aquele Gonçalo Caeiro ou sobre os seus descendentes, agradecia que me enviasse tal informação.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79235 | jliberato | 12 dez 2004 04:35 | Em resposta a: #78806

Caro Custódio Adriano,
Os pais de Gregório Guerreiro (Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira) casaram em São Clemente de Loulé aos 01-06-1654. Sugiro que também veja o tópico "Famílias de São Clemente de Loulé".
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79296 | Adr Cust | 13 dez 2004 07:54 | Em resposta a: #79235

Caro JLiberato,

Mais uma vez obrigado pela "dica" e por estar sempre pronto a ajudar.
Irei aceder e explorar mais aperfundadamente a esse tópico.
Os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

Caeiro, de Loulé

#79304 | 2910 | 13 dez 2004 11:10 | Em resposta a: #79117

Caro Júlio
Aqui vai o que tenho sobre estes Caeiro de Loulé, da qual descende a família louletana Barros e Sousa. O dito Gonçalo Caeiro, escudeiro, Alfaqueque de Alcácer-ceguer, renunciando o cargo em 1484, foi depois Ouvidor da correcção do reino do Algarve, (foi ele que mandou fechar as portas de Faro quando da briga de Pedro Barreto), Tabelião de Loulé por carta de 10/6/1487.
Deve ser pai de João Caeiro de Loulé, fidalgo que teve moradia de 450 reis (moradia da casa Real D.João III), de Simão Caeiro, escudeiro “que foi do conde Prior”, também com 450 reis, de Jorge Caeiro de Loulé (28/9/1487), de Beatriz Caeiro, proprietária de um lagar em Loulé a 28/10/1487 e ainda do tal Gonçalo Mendes Caeiro que instituiu a capela de São Braz, na igreja matriz de Loulé e mandou que rezassem missa todos os dias, para qual dotou um mio de trigo no moinho de Alte e 16 alqueires de azeite no olival da Costa e 16 peças de figo, 2000 reis em dinheiro e umas casas em Faro.
Em 3/5/1565 esta capela tinha por capelães Luís Domingues, vigário e Jorge Caeyro, clérigo do abito de S.Pedro (provido na capela de Nosssa Senhora de Querença, pelo Bispo), e administrador António Cordovil. Em 1607 era administrador desta capela Manuel Mendes Caeiro, que deve ser avô de outro que aparece na pauta dos vereadores de Loulé .

Retira da Pauta dos Vereadores 6/5/1698

-Manuel Mendes Caeiro, desta vila, é viúvo e já serviu de vereador muitas vezes, seus pais e avos o foram é pai de Diogo de Barros e Sousa, tem 67 anos e 2000 cruzados de rendimento.
-Diogo de Barrros e Sousa, natural e morador nesta vila ( Loulé), casado filho de Manuel Mendes Caeiro, de 48 anos, foi escrivão dos Órfãos e Sargento-mor, tem 2000 cruzados de rendimento.
-António de Azevedo e Silva , desta vila, capitão de auxiliares, já foi vereador, 48 anos, 1000 cruzados é primo irmão de Diogo de Barros e Sousa.
-Duarte de Melo de Ribadaneira, fidalgio da casa de sua Magestade, natural desta vila , não foi ainda vereador , seus pais e avós o foram em Faro, solteiro, renda entre bens de morgado e livres 4000 cruzados, é sobrinho de Manuel Mendes Caeiro e primo de Diogo de Barros e Sousa.
-José de Azevedo e Silva, o moço, solteiro, desta vila, foi Almotacé é capitão de Ordenanças e pela parte materna foram seus avós vereadores, 31 anos 500.000 reis.É primo irmão de António de Azevedo e de Diogo de Barros e Sousa.

Pauta dos V. de 1705 1706 e 1707

-Manuel Mendes Caeiro, 70 anos, viúvo, 3000 cruzados
-António de Azevedo e Silva, 54 anos, 6000 cruzados, casado primo irmão de Diogo de Barros
-João de Azevedo e Sousa, Sargento-mor de Ordenanças desta vila, 40 anos, 2000 cruzados, casado, primo irmão de António de Azevedo e Diogo de Barros e Sousa.

-Nicolau Caeiro da Costa, solteiro, filho de Pedro da Fonseca Moniz, capitão mor que foi desta vila, foram vereadores seus pais e avós, 30 anos 200 000 reis, neto de Manuel Mendes Caeiro, irmão de Matias Moniz da Fonseca, sobrinho de Diogo de Barros e Sousa e primo irmão de João de Azevedo, Dionísio de Azevedo e António de Azevedo.
Em 1714, já Nicolau Caeiro da Costa era capitão de ordenanças e tinha 1000 cruzados
Pauta de 1717

-Nicolau Caeiro da Costa, capitão da Ordenança, 33 anos, 100 cruzados, sobrinho de Diogo de Barros e Sousa e primo segundo de António de Azevedo e Silva e João de Azevedo e Sousa(sargento mor de Loulé) e de Dionísio de Azevedo e Sousa, solteiro.

Pauta de 1720

-Diogo de Barros e Sousa, pessoa nobre



Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79424 | jliberato | 14 dez 2004 16:57 | Em resposta a: #79134

Caro Custódio Adriano,
O meu antepassado mais moderno de Estói nasceu em 1782, pelo que não tenho os nomes que menciona.
Tem o casamento de Manuel Pires e Maria da Conceição? Porque, recuando no tempo, talvez se encontre algum ponto comum.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79446 | recio | 15 dez 2004 00:08 | Em resposta a: #41987

Jliberato

Desconhecia uma freguesia com o nome Barroqueiro ,esse é meu sobrenome paterno pertencente ao Distrito de Aveiro(Murtosa) ,pode indicar-me onde fica?~

Os meus agradecimentos

Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79575 | Adr Cust | 17 dez 2004 03:07 | Em resposta a: #79424

Caro José Liberato,

Não tenho a data de casamento do MANUEL PIRES com a MARIA DA CONCEIÇÃO, ele terá ocorrido muito certamente entre 1780 e 1790, acontece que no rolo onde pesquiso faltam os registos desse período.

Obrigado na mesma.

Com os meus melhores cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79662 | jliberato | 17 dez 2004 21:10 | Em resposta a: #79446

Cara Ana Recio
Lamento mas não existe em Portugal nenhuma freguesia chamada Barroqueiro.
Existe sim em Murtosa uma freguesia chamada Bunheiro. Será a esta que se refere?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79683 | recio | 18 dez 2004 00:22 | Em resposta a: #79662

Caro Liberato ,foi neste topico em resposta ao Josecyr que vi frisada a, ou freguesia da Barroqueira ,eu já devia estar com sono e li barroqueiro, eu sei que há Bunheiro os meus Recio são de lá ,toda a minha familia com esceção de minha mãe pertencem também á Murtosa e Pardilhó.
Cumprimentos
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79700 | Jpteixeira | 18 dez 2004 11:57 | Em resposta a: #79662

Cara Ana Recio

Em complemento da informação prestada pelo confrade JLiberato e com nomes "próximos de Barroqueiro", existem 2 Freguesias designadas por Barqueiros, uma no Concelho de Barcelos e outra no de Mesão Frio.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79890 | jliberato | 21 dez 2004 16:49 | Em resposta a: #79683

Cara Ana Récio,
Já percebi a confusão.
Barroqueiro é uma aldeia da freguesia de Estói. Não é uma freguesia.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#79906 | recio | 21 dez 2004 22:11 | Em resposta a: #79890

Obrigado, jliberato pela diponibilade que tem em responder aos nossos pedidos e duvidas é sempre bom saber que há uma aldeia no algarve com o meu nome de Familia, os Barroqueiro são da Murtosa ,Aveiro.

Votos de Boas Festas

Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#85117 | Hilário Duarte | 24 fev 2005 14:25 | Em resposta a: #41987

Caros Companheiros,

Procuro mais informação sobre Maria da Conceição, nascida circa 1730, casada com José Rodrigues (de Moncarapacho), filha de Manuel Viegas e de Maria das Candeas.

Extremamente grato,

Hilário Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#85189 | jliberato | 25 fev 2005 13:03 | Em resposta a: #85117

Caro Hilário Duarte,
Benvindo ao Forum e muito obrigado pela sua mensagem.
Mas infelizmente não tenho os nomes que menciona na minha base de dados.
Mas tudo quanto se refere a Estói me interessa e interessa aos participantes deste Forum. Se descobrir algo mais, não deixe de o mencionar aqui.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Aires ou Arez

#85193 | Hilário Duarte | 25 fev 2005 13:40 | Em resposta a: #42148

Meu querido amigo Dr. Jorge Arez,

Iniciei-me nestas andanças, graças à preciosa ajuda do Dr. J. Liberato, mas prometo que quando encontrar algo sobre as famílias "Arez" ou "Fino", darei conta imediatamente.
Um forte abraço do

Hilário Duarte

Resposta

Link directo:

Os meus Gago em Estói

#91700 | jliberato | 24 mai 2005 21:41 | Em resposta a: #63781

Caros confrades,
Havendo bastante interesse na família Gago, transcrevo a seguir os meus Gagos, que eram de Estói.
Tenho dois ramos:
-Domingos Gago Cabrita, filho de Pedro Aires e Beatriz Viegas casou em Estói aos 08-02-1621 com Isabel Viegas, filha de Domingos Gago e Isabel Baptista.
-Maria Viegas nasceu em Estói aos 06-08-1634, filha de João Gago Dias e Inês Vaz.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#108188 | empires | 28 dez 2005 16:01 | Em resposta a: #41987

Como novato nestas lides, venho inserir alguma informação que não fará muita luz sobre este tópico, mas pode ajudar.

Em relação ao meu pai, consegui obter a informação de que o seu avô paterno se chamava João Mateus Barriga (nascido em 1890), que se terá casado com Gertrudes Pires (1900?). Quantos aos meus bisavôs do lado materno do meu pai, chamavam-se José Rosa e Joaquina Nunes. Estas pessoas seriam, provavelmente, originárias de Estoi, mormente, na sua maioria, do sítio do Azinheiro. Ora, o que eu gostava de saber é se alguém me pode dar informações sobre a sua ascendência. Talvez a união entre Mateus e Barriga, no caso do meu bisavô, vos diga alguma coisa, não sei.

Abraços,
Edgar Pires

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#108250 | jliberato | 29 dez 2005 00:19 | Em resposta a: #108188

Caro Edgar Pires,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Terá que começar por procurar o casamento dos seus avós João Mateus Barriga e Gertrudes Pires. Provavelmente saberá a data do nascimento de seu pai. Terá de ver para trás.
Quando encontrar tal assento pode partir para procurar o baptismo dos avós. E assim sucessivamente.
Ao progredir na investigação verá que aumenta a probabilidade de coincidir com a pesquisa já feita por outros investigadores.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#144154 | MigSousa | 15 fev 2007 07:54 | Em resposta a: #61496

Caro Senhor:

O meu trisavô JOÃO DE SOUSA, de Moncarapacho, casou nesta freguesia, em segundas nupcias, em 14.1.1857, com ANA DO SACRAMENTO, natural de Estoi, filha de MANUEL MARTINS

Resposta

Link directo:

MANUEL DE SOUSA & MARIA DE SOUSA

#144155 | MigSousa | 15 fev 2007 08:06 | Em resposta a: #61496

Caro Senhor:

O meu trisavô JOÃO DE SOUSA, de Moncarapacho, casou nesta freguesia, em segundas nupcias, em 14.1.1857, com ANA DA CONCEIÇÃO, natural de Estoi, filha de MANUEL MARTINS e de MARIA CLARA, ambos de Moncarapacho.

Anteriormente, JOÃO DE SOUSA foi casado com MARIA GERTRUDES, sobre quem ignoro tudo, pois o assento de casamento não existe em Faro nem em Moncarapacho. Por hipótese, pode ter sido também em Estoi.

Desta terra são, todavia, os pais de JOÃO DE SOUSA, de seus nomes MANUEL DE SOUSA e MARIA DE SOUSA, pois os seus nomes constam no assento de baptismo de uma sua neta, MARIA DAS DORES DE SOUSA, baptizada em Moncarapacho em 29.12. 1859.

Dado que estudou extensivamente os arquivos paroquiais desta freguesia, terá ficado com nota da existência deste casal?

Muito agradecia a sua ajuda, ou de outro qualquer confrade que os tenha registado, para poder ficar com algum elemento que possa orientar a posterior pesquisa.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#210148 | tetetrevino | 08 out 2008 19:17 | Em resposta a: #41987

Caro prof. J Liberato

Escrevo desde o Brasil para saber algo de meus antepassados de São Brás de Alportel-SBA-Faro, onde observo aqui uma série de pessoas com sobrenome Andrade.

Meus tetra-avós:

Augusto Ventura da Cruz Leiria-SBA cc Gertrudes da Conceição-SBA- tetra-avós

1.1 Julianna Augusta Leiria-SBA cc João Thomaz (São Pedro-Faro)- Bisavós, ele filho de: Joaquim Thomaz cc Anna Henriqueta (ambos de São Pedro-Faro)

2.1 Bernardina Thomaz(Faro- nasc. 06/04/1897) cc Manoel Augusto-SBA (nasc. 04/03/1899) -meus avós, que eram primos

1.2 José Augusto-SBA cc Maria Martinha-SBA-bisavós, ela filha de: Manoel de Andrade-SBA cc Maria Joanna-SBA

2.1 Manoel Augusto cc Bernardina Thomaz-meus avós

3.1 Manoel Thomaz de Andrade 30/05/1930-Brasil cc Maria Thereza Jesus Caldas de Andrade-meus pais

4.1 Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade nasc.13/09/1957-Brasil-eu

O senhor tem algum registro destas famílias....Leiria, Cruz e Andrade de SBA e, os Thomaz de São Pedro-Faro?

Obrigada
Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#210149 | tetetrevino | 08 out 2008 19:21 | Em resposta a: #42773

Caro Prof. Cabecinha

Escrevo desde o Brasil para saber algo de meus antepassados de São Brás de Alportel-SBA e de São Pedro-Faro, pois observei que o senhor também tem ascendencia em Faro

Meus tetra-avós:

Augusto Ventura da Cruz Leiria-SBA cc Gertrudes da Conceição-SBA- tetra-avós

1.1 Julianna Augusta Leiria-SBA cc João Thomaz (São Pedro-Faro)- Bisavós, ele filho de: Joaquim Thomaz cc Anna Henriqueta (ambos de São Pedro-Faro)

2.1 Bernardina Thomaz(Faro- nasc. 06/04/1897) cc Manoel Augusto-SBA (nasc. 04/03/1899) -meus avós, que eram primos

1.2 José Augusto-SBA cc Maria Martinha-SBA-bisavós, ela filha de: Manoel de Andrade-SBA cc Maria Joanna-SBA

2.1 Manoel Augusto cc Bernardina Thomaz-meus avós

3.1 Manoel Thomaz de Andrade 30/05/1930-Brasil cc Maria Thereza Jesus Caldas de Andrade-meus pais

4.1 Maria Thereza do Menino Jesus Caldas de Andrade nasc.13/09/1957-Brasil-eu

O senhor possui registros destas famílias....Leiria, Cruz e Andrade de SBA e, os Thomaz de São Pedro-Faro?

Obrigada
Maria Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#210716 | jliberato | 16 out 2008 14:46 | Em resposta a: #210149

Cara Maria Thereza,
Muito obrigado pela sua mensagem.
A minha base de dados é composta por registos bem anteriores. O mais moderno é de 1782.
Terá de recuar no tempo na sua investigação para que se possam comparar os dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#214265 | Bellis | 28 nov 2008 10:22 | Em resposta a: #210716

Bons dias

Sou de Faro e a família do meu avô materno tem apelido VIEGAS.

Consegui no ADF chegar até ESTOI, a BARTOLOMEU VIEGAS, pai de MANOEL VIEGAS, também de Estoi, pai de outro MANOEL VIEGAS (1801 -1854) de Faro,S. Pedro,sendo este ultimo meu avô de 5ª geração, casado em 25/11/1821 com RITA DO CARMO, em S. Pedro, Faro.

Qualquer informação sobre esta linha da minha família materna seria bem vinda.
Cumprimentos aos confrades

Hélio Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#214456 | jliberato | 01 dez 2008 16:09 | Em resposta a: #214265

Caro Hélio Oliveira Pereira,
Agradeço a sua mensagem.
Infelizmente não tenho, na minha base de dados, os nomes que menciona.
Os elementos mais modernos que tenho são de 1782.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#214457 | Bellis | 01 dez 2008 16:28 | Em resposta a: #214456

Obrigado JLiberato

Desculpe tê-lo contactado assim, deste modo.
Este Bartolomeu Viegas, de ESTOI, casado com LUZIA GONÇALVES,de Estoi tb, deve ser anterior a 1782, pois o neto, meu pentavô, cujo registo encontrei, nasceu em 1801 em Faro.
De qualquer modo, agradeço a sua atenção.
Melhores cumprimentos

Hélio Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#219614 | M Pinheiro | 26 jan 2009 21:50 | Em resposta a: #42126

Sr. Liberato, ao pesquisar o forum encontrei estes meus avós José Nunes e Maria Josefa, (também em 5º grau,), tenho os dados do casamento. Deste casamento ainda só localizei dois filhos: o meu avó José Faustino casado c/ Leopoldina da Conceição dos Funchais: deste casal: Maria da Conceição Faustina nasc. 1847, casada c/ Francisco Brito Adanjo nasc.1837 do Sítio da Gralheira (meus avós)
e Maria de Jesus-S. Brás casada c/ Manuel de Sousa de Estoi.
Tenho a descendência destes 2 casais, estou continuando a pesquisa se estiver interessado o que encontrar posso enviar.
Cumprimentos
Manuela Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#222494 | fanetal | 28 fev 2009 19:50 | Em resposta a: #214456

Caros Confrades:
Procurei e não consegui encontrar o registo de baptismo em Estoi de José Rodrigues Magno ou Magro, filho de Gregório Palermode Faria e de Ana de Brito Raposa. Sei que teria casado cêrca 1730 com Isabel Pereira. Será que me poderão facultar elementos deste ramo, em especial dde José de Brito e de Gregório P. Faria?
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#222560 | jliberato | 01 mar 2009 19:24 | Em resposta a: #222494

Caro Fausto Alves,
Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente esses nomes não constam da minha base de dados, pelo que não posso ajudar.
Talvez outro confrade possa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#222603 | josécyr | 02 mar 2009 09:09 | Em resposta a: #222494

Caro Amigo Fausto,
Gregório Palermo de Faria, viúvo de Leonor Pacheco da Costa, casou em Moncarapacho, a 27-09-1702, com ANA de Brito Raposa, natural de Santa Bárbara de Padrões, filha de Manuel Afonso Magro e de Juliana de Brito Raposa (R.P. - (Pag. 223) - No casamento com Ana Raposo de Brito - Testemunhas: o Capitão Gracia Palermo de Faria e o Capitão António Palermo de Sousa).
Nada mais tenho sobre esta gente. Espero que ajude.
Com um abraço,
Zé Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estói, Faro

#245760 | jliberato | 08 dez 2009 18:41 | Em resposta a: #214457

Caro Hélio Oliveira Pereira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Acontece que a minha base de dados é composta essencialmente pelos meus ascendentes. E dela não constam, infelizmente, os nomes que menciona.
Talvez se recuar no tempo haja alguma coincidência.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363338 | CaP | 10 nov 2015 20:17 | Em resposta a: #41987

Caros/as amigos/as e insignes genealogistas do Algarve (entre os quais se encontrarão, eventualmente, alguns primos afastados),

Dirijo-me a vós na expetativa de encontrar alguma ajuda e orientação.

Movido pela curiosidade e também por alguma nostalgia que costuma “atacar” na meia-idade, dispus-me, como muitos dos que frequentam este fórum, a tentar conhecer melhor as minhas origens.

Até à sexta geração, pela via paterna, a coisa correu bem e a investigação revelou-se relativamente fácil e linear:

· Alexandre Pereira (meu avô) *1885, Avis, filho de:
· José Alexandre Pereira *1844, Vila do Cano, Sousel, filho de:
· Alexandre Pereira *1813, Cachopo, Alcoutim, filho de:
· José Pereira *1784, Cachopo, Tavira, filho de:
· Domingos Pereira, *1744, Cachopo, Tavira.

A partir da 7ª geração, a “coisa” complica-se. Domingos Pereira é filho de:

· Antonino Netto Corrêa *1719, Cachopo, Tavira, casado com Bárbara Pereira, filho de:
· Domingos Viegas (ou Domingos Viegas Leyria) *1691, Estoi, Faro, casado com Águeda Gomes, filho de:
· Francisco Fernandes, casado com Bárbara Viegas.

O Antonino Netto Correia tem várias irmãs “Nettas”. O Domingos Viegas foi batizado na igreja paroquial dos seus pais, São Martinho de Estoi. Acometi os livros de Estoi e de outras freguesias de Faro e vi-me imerso num mundo de Viegas, Netos, Correias, Gagos e outros, de que não consigo deslindar a meada. Existem várias Bárbaras Viegas e famílias em que são todos Viegas. Não consigo encontrar o assento do casamento da “minha” Bárbara com Francisco Fernandes.

Alguém que tenha estudado esta freguesia (ou outra) de Faro me pode dar uma ajuda ou orientação?

Grato,
Saudações,
Carlos CaP

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363361 | jcabec | 11 nov 2015 10:06 | Em resposta a: #363338

Caro Carlos Cap,
Não dou boas noticias. Também eu, via Manuel Fernandes Leiria, descendo do casal Francisco Fernandes casado com Bárbara Viegas. Nunca encontrei o casamento dos ditos, pelo que lhe não posso valer. Ficará para um dia.
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363392 | CaP | 11 nov 2015 20:54 | Em resposta a: #363361

Caro José,
Agradeço a sua pronta resposta.
Tudo leva crer, portanto, se bem entendo as suas palavras, que o seu Manuel Fernandes Leiria e o meu Domingos Viegas Leiria são irmãos, o que faz de nós primos em enésimo grau.
Também se pode concluir daqui que o apelido Leiria não é acidental, o que constitui um bom ponto de partida para a investigação.
Da mesma forma, os apelidos Neto e Correia dos filhos do Domingos Viegas Leiria não serão "acidentais", atendendo a que são muito raros no Cachopo e frequentes em Estoi, o que também pode ser um ponto a investigar.
Não desanimemos na porfia.
Um abraço,
Carlos

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363393 | CaP | 11 nov 2015 20:54 | Em resposta a: #363361

Caro José,
Agradeço a sua pronta resposta.
Tudo leva crer, portanto, se bem entendo as suas palavras, que o seu Manuel Fernandes Leiria e o meu Domingos Viegas Leiria são irmãos, o que faz de nós primos em enésimo grau.
Também se pode concluir daqui que o apelido Leiria não é acidental, o que constitui um bom ponto de partida para a investigação.
Da mesma forma, os apelidos Neto e Correia dos filhos do Domingos Viegas Leiria não serão "acidentais", atendendo a que são muito raros no Cachopo e frequentes em Estoi, o que também pode ser um ponto a investigar.
Não desanimemos na porfia.
Um abraço,
Carlos

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363394 | CaP | 11 nov 2015 21:06 | Em resposta a: #41987

Caro José,
Agradeço a sua pronta resposta.
Tudo leva crer, portanto, se bem entendo as suas palavras, que o seu Manuel Fernandes Leiria e o meu Domingos Viegas Leiria são irmãos, o que faz de nós primos em enésimo grau.
Também se pode concluir daqui que o apelido Leiria não é acidental, o que constitui um bom ponto de partida para a investigação.
Da mesma forma, os apelidos Neto e Correia dos filhos do Domingos Viegas Leiria não serão "acidentais", atendendo a que são muito raros em Cachopo e frequentes em Estoi, o que também pode ser um ponto a investigar.
Não desanimemos na porfia.
Um abraço,
Carlos
NB: desculpe a repetição de mensagens mas ainda não domino bem o "sistema".

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363419 | jcabec | 12 nov 2015 16:25 | Em resposta a: #363394

Caro Carlos, efetivamente a sua dedução esta certa e como tal seremos parentes em enésimo lugar. Quanto aos apelidos que refere podem levar a algo mas o ideal seria encontrar o casamento dos ditos. Se foi em Estoi tem de lá estar a não ser que não haja paroquiais para a época. Eu, até agora, nunca o encontrei. A possibilidade que vejo será de apanhar todos os filhos do casal e tentar chegar aos antepassados pelos padrinhos, por certo familiares diretos dos pais. Não creio que o casamento tenha sido realizado em São Brás, acho mais que tenha sido feito na Freguesia de São Pedro de Faro, o que é um horror para investigar. Veremos o que vai surgindo.
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363431 | CaP | 12 nov 2015 20:49 | Em resposta a: #41987

Caro José,
Não sei se conhece isto (descobri por acaso):
Diligência de habilitação de Afonso Neto Correia (padre ...
digitarq.arquivos.pt/details?id=2344036
Pretendente ao cargo de escrivão da visita às naus estrangeiras na mesma cidade, beneficiado na Sé de Faro, filho de Afonso Anes e de Maria Adamis; neto ...
Não consigo aceder porque, volta não volta, o site digitarq está em baixo e só tenho tempo para pesquisas à noite. Se tiver acesso, por favor partilhe!
Abraço,
Carlos

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363451 | Adr Cust | 13 nov 2015 08:57 | Em resposta a: #363338

Caro Carlos CaP

Embora todos os nomes que aqui refere me pareçam e sejam familiares, após explorar a minha base de dados cheguei à conclusão de que em princípio não o posso ajudar,no entanto tenho a dizer-lhe:

Grande parte dos meus ancestrais são oriundos dos locais que refere.

O que tenho que possa eventualmente estar relacionado e até me parece provável são os meus 10.ºs avós: DOMINGOS VIEGAS *1615 e BEATRIZ GONÇALVES *1620, que são pais de DIOGO VIEGAS LEIRIA N-26-11-1655 cc MARIA GUERREIRO N-26-05-1654 em 04-06-1675 e de JOÃO VIEGAS cc DOMINGAS VIEGAS que poderão ter alguma ligação ao seu "Domingos Viegas (ou Domingos Viegas
Leyria) *1691, Estoi.Faro, casado com Águeda Gomes, filho de: Francisco Fernandes, casado com Bárbara Viegas".

Penso que é mesmo de explorar, porque será quase certo e as probabilidades são muitas, que a sua BÁRBARA VIEGAS seja irmã do DIOGO VIEGAS LEIRIA e do JOÃO VIEGAS e portanto filha dos meus 10ºs avós DOMINGOS VIEGAS CC BEATRIZ GONÇALVES.

Desejo-lhe boas pesquisas e peço que diga algo sobre isto.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363466 | jcabec | 13 nov 2015 16:52 | Em resposta a: #363431

"DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO DE AFONSO NETO CORREIA (PADRE)
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento composto
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/TT/TSO-CG/A/008-002/13
TIPO DE TÍTULO
Formal
DATAS DE PRODUÇÃO
1650 a 1651
DIMENSÃO E SUPORTE
28 f.; papel.
EXTENSÕES
28 Folhas
ÂMBITO E CONTEÚDO
Pretendente ao cargo de escrivão da visita às naus estrangeiras na mesma cidade, beneficiado na Sé de Faro, filho de Afonso Anes e de Maria Adamis (Adães); neto paterno de João Rodrigues e de Domingas Afonso; e neto materno de João Queino (Gueino) e de Leonor Adamis (Adães).
COTA ATUAL
Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações Incompletas, doc. 13
CARATERÍSTICAS FÍSICAS E REQUISITOS TÉCNICOS
Mau estado".
Caro amigo nada tenho sobre esta gente.
Um abraçoJosé Cabecinha

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363495 | CaP | 14 nov 2015 17:47 | Em resposta a: #41987

Caros Amigos José C. e Custódio A.,
Agradeço os vossos contributos para a minha demanda, apesar de ela, certamente, não estar entre as vossas primeiras prioridades. Agradeço portanto a vossa amabilidade e generosidade e vou tentar aproveitar devidamente a informação que me têm dado.
Um esclarecimento: se em nota anterior referi a "descoberta" da diligencia de habilitação de Afonso Neto Correia, cónego e beneficiado da Sé de Faro, foi porque todos (julgo!) os filhos de Domingos Viegas Leiria e Águeda Gomes (do Cachopo), vieram a adoptar os apelidos Neto Correia. Isto pode querer dizer alguma coisa. Como padrinhos de Domingos Pereira (*1744), neto daquele casal (Domingos Viegas Leiria e Águeda Gomes), surgem o Padre António Netto Corrêa e Caetana Netto.
Cumprimentos,
Carlos Capela Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#363517 | CaP | 15 nov 2015 21:02 | Em resposta a: #363451

Caro Custódio Adriano,
Agradeço e peço-lhe o favor de indicar as freguesias relativas às datas que refere. São Brás? Estoi?
Darei notícia dos avanços conseguidos.
Abc
Carlos Capela Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#366777 | jliberato | 05 mar 2016 10:09 | Em resposta a: #219614

Cara Manuela Pinheiro.
Só agora, sete anos depois, reparei na sua mensagem.
Os meus dados de Estói mais modernos são de 1782.
Mas provavelmente já avançou na sua investigação e já tem informação mais antiga.
Estou muito interessado por tudo o que respeita a Estói.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#366808 | MigSousa | 07 mar 2016 11:39 | Em resposta a: #366777

Caro Parente:

Dei com esta sua intervenção recente e fui rever os seus posts antigos sobre o tema em epígrafe, de que já não tinha memória.

Como tenho a BD já bastante mais avançada, posso adiantar que o seu Mateus de Sousa (acima) foi igualmente meu 7º avô, e vi que na altura tinha já chegado umas gerações atrás. Conseguiu recuar mais na pesquisa?

De qualquer modo, parece que o nosso parentesco será em 5º grau pelos SOUSA de Estoi.

Envio os melhores votos de felicidades, e os sinceros parabéns pela sua brilhante carreira pública, que vou acompanhando de longe.

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#370892 | henrdias | 19 jun 2016 10:50 | Em resposta a: #366808

Caro Miguel de Sousa e restantes confrades:

Estou fazendo uma pesquisa para uns amigos de apelido Sousa naturais de Maçãs de Dona Maria, Alvaiázere (Leiria).
Curiosamente essa pesquisa levou-me até ao Alentejo à freguesia das Entradas, Castro Verde (Beja) a um tal Francisco António de Sousa aí baptizado em 4 de Junho de 1786, filho de Ambrósio de Sousa natural da Trindade, Beja e de Maria do Nascimento das ditas Entradas.
Sei agora que o Ambrósio de Sousa é filho de Manuel de Jesus e de Maria Teresa, desconhecendo de onde vem o apelido Sousa se da parte paterna ou da materna. Acontece que a mãe é natural das ditas Entradas, mas o Manuel de Jesus é referido como sendo natural de Estói.
Foi aqui que me lembrei de recorrer à ajuda dos confrades que conhecem bem esta região, embora os dados que tenho sejam muito escassos neste momento.
Posso adiantar que o Ambrósio teve pelo menos outros dois filhos, o Manuel de Sousa * 28/02/1782 e o Isidoro de Sousa * 15/12/1784. E o casal Manuel de Jesus/Maria Teresa além do filho Ambrósio teve uma filha Bárbara Teresa casada em St. Maria, Beja com José Raposo da freguesia das Entradas, em 1778.
Agradeço qualquer informação que me ajude a progredir nestes ramos, nomeadamente acerca de Manuel de Jesus de Estói, pois estou curioso em saber se virá daí a origem dos Sousas de Maçãs.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371288 | CaP | 29 jun 2016 23:11 | Em resposta a: #41987

Caros amigos e confrades,
Após um interregno de vários meses, volto à carga com os Viegas Leirias e Nettos Corrêas de Estoi e São Brás de Alportel (e Moncarapacho?).
Os meus progressos noutros ramos familiares têm sido, na minha percepção, bastante mais rápidos. Infelizmente, no que diz respeito aos meus ascendentes algarvios, encontro-me "encalhado" no mesmo ponto.
Procurarei ser breve na caracterização da questão para a qual peço a vossa ajuda.
Sempre em linha directa e masculina, depois (ou melhor, antes, no tempo) de uma sequência de Pereiras cruzados com Estevens e Palmas, surge um Antonino Netto Corrêa nascido em 1719 na aldeia de Cachopo (Tavira, na altura Alcoutim), casado com uma Bárbara Pereira, da qual proveio o apelido transmitido às gerações seguintes, que se manteve até hoje.
Antonino Netto Corrêa foi filho de Domingos Viegas Leiria (ou de Leiria), nascido em São Martinho de Estoi em 1691.
Este último - Domingos Viegas Leiria - foi filho de Francisco Fernandes e de Bárbara Viegas, ambos nascidos ca. 1650 e naturais de Estoi ou de São Brás de Alportel.
A dificuldade em localizar o registo deste último casamento, supostamente realizado em Estoi ca. de 1675, tem-me impedido de avançar na investigação. Já "dei a volta" aos registos de Estoi e São Brás de Alportel sem sucesso!
Um nosso confrade sugeriu a hipótese desta Bárbara Viegas ser filha de outro Domingos Viegas Leiria nascido em 10 de Janeiro de 1621, em Moncarapacho, Olhão, e da sua mulher Beatriz Gonçalves/Fernandes, de São Brás de Alportel.
De facto, faria algum sentido a minha ascendente Bárbara Viegas dar ao filho o mesmo nome do seu (dela) pai, Domingos Viegas Leiria, mas não tenho nenhuma evidência documental que assim seja.
Agradeço qualquer informação que me possa ajudar a ultrapassar este impasse.
Grato,
CaP

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371300 | jcabec | 30 jun 2016 11:54 | Em resposta a: #371288

Caro CaP, as minhas desculpas mas não sei o seu nome,
Também descendo deste casal de Estoi/São Brás de Alportel. Nada tenho que confira alguma credibilidade à proposta de filiação que temos. Contudo também perfilho a mesma, temos é de encontrar algo que a consubstancie.
Ao seu dispor.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371317 | CaP | 30 jun 2016 17:00 | Em resposta a: #371300

Caro José Cabecinha,
Agradeço a sua resposta rápida e franca.
Peço desculpa de não me ter identificado.
Com o passar do tempo - passaram vários meses desde a minha última participação neste fórum - tive a expectativa de que algum desenvolvimento pudesse ter ocorrido no conhecimento destes Leirias. Temo que estejamos no mesmo ponto e, atendendo à afinidade de interesses e parentesco, coloco-me também à disposição para o que for necessário, na medida das minhas possibilidades.
Como dizia um conhecido psicólogo americano, "nada é mais prático do que uma boa teoria". Já temos uma. Vejamos se resiste à prova dos factos.
Sei, por referências cruzadas, que o José Sousa Cabecinha (certo?) é um distinto conhecedor e investigador destas matérias.
Grato,
Carlos Capela Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371341 | josemariaferreira | 01 jul 2016 10:15 | Em resposta a: #363495

Caro Carlos Capela


Encontrei nos paroquiais de Pereiro - Alcoutim o padre António Neto Correia, sacerdote aprovado no Bispado do Algarve, que no ano de 1727 era morador nesta freg. do Pereiro Foi padrinho de ..............? juntamente com Maria Neto Correia, solteira, filha de João de Leiria e de Catarina Neto, já defuntos, do lugar de S. Brás de Alportel e moradora nesta freg. do Pereiro. PT-ADLSB-PRQ-PACT04-001-B3_m0034.jpg




Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371342 | jcabec | 01 jul 2016 10:47 | Em resposta a: #371341

Caro Zé Maria e Carlos Capela Pereira, com estes dados ficamos na mesma pois o dito casal, João Leiria e Catarina Neta, aparecem em S. Brás de Alportel,pelo asamentos dos filhos:
Francisco Neto c.c. Catarina Neta (02-05-1703),
António Neto c.c. 1ª vez Marta Fernandes (22-10-1710) provavelmente c.c. 2.ª vez (?) Filipa Viegas,
Iria Neta c.c. Manuel Rodrigues Arrais (11-03-1711).
Todos com descendência na Fregueia de São Brás, com apelidos "Neto Leiria" ou "Leira Neto".
Dos primeiros nunca consegui ver nada mas confesso que, pelo facto dos paroquais estarem ilegíveis, poderá me ter escapado algo.
Cumprimentos
José Cabecinha
PS - este João de Leiria poderá ser o mesmo, Sacristão de profissão, que aparece casado com Maria Viegas, circa 1645, pais de Maria da Cruz c.c. João Correia (25-05-1676), com descendência "Correia Neto".

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371355 | CaP | 01 jul 2016 13:17 | Em resposta a: #41987

Caros,
Obrigado pelos vossas mensagens.
O pai do Domingos Viegas Leira chamava-se Antonino Netto Corrêa (durante algum tempo andei confundido por não distingui, à primeira, o Antonino Netto Corrêa do Pe. António Netto Correia).
Esta identidade de nomes deve ter significado.

Grato.
Carlos Capela Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371356 | CaP | 01 jul 2016 13:21 | Em resposta a: #371355

PS:
O Domingos Viegas Leiria tinha uma irmã (filha portanto do Antonino) Caetana Neta.

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371358 | CaP | 01 jul 2016 13:58 | Em resposta a: #41987

Caros Amigos,
Desculpem-me a confusão, foi resultado da pressa.
É ao contrário:

O Antonino Netto Corrêa é filho de Domingos Viegas Leiria (natural de Estoi) e de Águeda Gomes (natural do Cachopo) e é o Antonino Netto Corrêa que tem uma irmã chamada Caetana Neta.

Obg.

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#371368 | CaP | 01 jul 2016 16:22 | Em resposta a: #371358

Caros Amigos e Confrades,

Tem graça que no registo em causa, na freguesia de Pereiro, Alcoutim, o cura que faz o baptizado também é Leyria, João da Cruz Leyria, parece-me.

Deparei com vários processos de habilitação de genere de Leiria Netos.

As semelhanças de nomes e lugares parecem demasiadas para se tratar mera coincidência.
Não tive ainda a oportunidade de os consultar.

Processo de habilitação “de genere” de José de Leiria Neto, filho de José de Leiria Neto e de Bernarda Maria de Sousa, natural da freguesia de Santo André de Estremoz, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras.
1775 a 1779.
"O pai do habilitando era natural da freguesia da Sé da cidade de Évora e a mãe natural da freguesia de Santo André de Estremoz. Neto paterno de João de Leiria Neto natural da freguesia de São Brás de Alportel, termo da cidade de Faro, e de Mariana Josefa natural da freguesia de freguesia de São Domingos de Bembelide, termo de Avis. Neto materno de Manuel de Sousa de Castro natural da freguesia de Santo André de Estremoz e de Maria Santa da Silva natural da freguesia de Santa Maria de Estremoz.
Constam: os autos de justificação da fraternidade do pai do habilitando com o Padre Manuel do Espírito Santo de Leiria; as certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e dos avós maternos; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de património para ordens sacras que fez o Padre Manuel do Espírito Santo Leiria, e as diligências de visita e avaliação do património; Breves de extra têmpora e de suplemento de idade, do Núncio Apostólico, a favor do habilitando para ordens de missa."

Unidade de descrição relacionadas:

PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/009/00192 (Processo de habilitação "de genere" de António Leiria Neto e Manuel do Espírito Santo Leiria Neto, filhos de José de Leiria Neto e de Bernarda Maria Sousa, naturais de Estremoz, para prima tonsura, ordens menores e ordens sacras, constam os autos de justificação da fraternidade com Frei José de Leiria Neto);

PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/A/002/02084 (Processo de habilitação "de genere" de Manuel do Espírito Santo Leiria, filho de João de Leiria e de Mariana Josefa, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras).

Processo de habilitação “de genere” de Feliciano António de Leiria, filho de Francisco de Leiria Neto e de Genoveva Teresa do Espírito Santo, natural de Évora, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens de epístola.
1758 a 1762.
"O pai do habilitando era médico do partido em Vila Viçosa e fez diligências de habilitação "de genere". O habilitando ficou dispensado de se fazeram as inquirições "de genere" pela parte paterna. Constam: inquirições "de genere" que se fizeram em Évora, naturalidade dos pais do habilitando, no lugar de Vilartão, Bispado de Miranda, naturalidade do avô materno, João Rodrigues Pimenta, e em Montemor-o-Novo, naturalidade da avó materna, Feliciana do Espírito Santo; certidões de baptismo do habilitando, dos pais, dos avós paternos e maternos; inquirições de "vita et moribus" que se fizeram em Évora, por mandados, secretas e comissões de Frei Jerónimo de São José, provisor do Arcebispado de Évora; o processo de património que contém, entre outros documentos, a escritura de dote para ordens sacras que fizeram o pai e a madrasta do habilitando, Maria da Conceição de Matos, a sentença de folha de partilha do que coube ao habilitando por falecimento da mãe, o edital do património que foi afixado na Igreja de Vila Alva, e as diligências de visita e avaliação do mesmo."

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#377809 | Leonor Gama | 15 fev 2017 21:46 | Em resposta a: #41987

Boa noite,
Procuro o seguinte casal de Estói,
- António da Costa cc Isabel Dias, ambos de Estói (do Vale da Burra); pais de Manuel Dias que casou a 25 de fevereiro de 1721 com Antónia Mestra, de Martim Longo (tiveram como padrinhos Ambrósio Fernandes, de Martim Longo, e Rodrigo Dias, de Mértola). Agradeço qualquer informação que me possam disponibilizar.
Obrigada.
Cumprimentos,
Leonor

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#377832 | Leonor Gama | 16 fev 2017 22:26 | Em resposta a: #41987

Boa noite,
Renovo o pedido. António da Costa deveria ter as suas origens em Faro e Isabel Dias teria, possivelmente, ascendência em Martim Longo. Não consegui encontrar o assento de casamento entre ambos, que me possibilitaria avançar na pesquisa. Agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos,
Leonor Gama

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#378039 | Adr Cust | 24 fev 2017 10:21 | Em resposta a: #371368

Caro Confrade

Se entendi bem refere José de Leiria Neto, como sendo filho de José de Leiria Neto e de Bernardina Maria e neto paterno de João de Leiria Neto, natural de S. B. do Alportel e de Mariana Josefa.
Eu tenho um 9.º avô meu com o nome João de Leiria, de S. B. de Alportel, que terá casado por antes de 1678 com Catarina neta, os quais tiveram: Francisco Neto Leiria * 20.01.1679 e uma Maria * 15.09.1690.
Devido à semelhança nos nome será que não haverá ligação aos que refere, é que a mim parece-me que sim?

Cumprimentos
Custódio Adriano.

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#447893 | margal | 27 mai 2023 00:23 | Em resposta a: #41987

Caros,
Comecei recentemente a investigar os meus antepassados do Algarve mas apenas consegui encontrar o assento de baptismo do meu avô Francisco Pires Parreira, nascido em São Brás de Alportel a 29 de Dezembro de 1891 [Baptismos - Arquivo Distrital de Faro - DigitArq (arquivos.pt), assento n.º 16 na imagem m0009.tif]. Creio que terá casado na Mina de S. Domingos, freguesia de Corte do Pinto, concelho de Mértola, com a minha avó, Eufrásia Maria, de onde ela era natural e onde ele veio a morrer, a 11 de Setembro de 1930. (O assento de nascimento dela também não tem averbamento deste casamento)
Francisco Pires Parreira era filho de Manuel Pires Parreira, de São Brás de Alportel e de Maria da Conceição Sousa, de Estoi, onde casaram, mas terão passado a residir em São Brás.
Manuel Pires Parreira era filho de Manuel da Cruz Parreira e de Beatriz de Sousa. Maria da Conceição Sousa era filha de António de Sousa e de Teresa de Jesus.
Muito agradeço alguma informação que me possam indicar sobre estes meus antepassados.
Melhores cumprimentos
MG

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#449175 | lecbj | 28 jul 2023 16:08 | Em resposta a: #79117

Caro Óscar, quase 10 anos depois desta sua mensagem.

Estou a fazer um levantamento sobre o meu ramo materno de Loulé (Azevedo e Silva) cuja varonia vai parar certamente a um Sebastião Barros e Sousa, filho de um Nicolau Caeiro da Costa.

Ora, tenho suspeitas sobre a ascendência até ao Gonçalo Caeiro (dito escudeiro), através de uma Beatriz Caeira (a do Lagar), bem como ao ramo varonil até Mem Rodrigues (Neto).

Será que me consegue ajudar com informação que possuir?

Muito obrigado,

Tomaz Mesquitella

tomaz.mesquitella@gmail.com
918379948

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#449555 | Rodri.gues | 18 ago 2023 21:12 | Em resposta a: #370892

Caro Henrique Dias,

Poderá informar-me o registo de casamento de Maria Teresa (filha de Bento Fernandes e de Clara da Conceição) casada com Manuel de Jesus (filho de Manuel Gonçalves e de Teresa de Jesus) ?

Aproveito também para perguntar, uma vez que não consegui localizar o registo de casamento da filha Bárbara Teresa casada com José Raposo com base na data e local que indicou na sua mensagem (1778, St. Maria) e se puder informar-me o "tif", agradecia-lhe muitíssimo.

Antecipadamente Grato
Diogo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Famílias de Estói, Faro

#449560 | henrdias | 18 ago 2023 23:53 | Em resposta a: #449555

Caro Confrade,
o registo de casamento da Maria Teresa e do Manuel de Jesus, ainda não localizei, mas o registo de casamento da filha Bárbara com o José Raposo é a imagem tif. 40, e o reg. de baptismo da Bárbara em Beja, Trindade em 21.12.1752 é a imagem tif. 51.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen