Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42310 | 2910 | 24 mai 2003 15:58

Procuro informações e genealogias sobre a ascendencia e descendencia do Lopo de Aguiar, nº1.

cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Sobre a genealogia da família Aguiar, das vilas de Aguiar da Beira, Trancoso apenas encontrei os seguintes apontamentos

Um JOÃO DE AGUIAR, escudeiro do infante D.Henrique, foi nomeado por carta do regente D.Pedro, a 15/4/1443, (chanc. de D.Afonso V) Coudel das vilas de Aguiar da Beira, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres e Infias,pelo termo de 5 anos. Deste deve ser seu descendente

1-Lopo de Aguiar, , FCR em 1516, casado com Brites Alves, filho :

2-António de Aguiar, FCR, Sr. da Casa dos Aguiares em Sernancelhe e Aguiar da Beira, casado com Catarina Lopes Ferreira, filha de Manuel Lopes Ferreira e de Catarina Varela. Filha :

3-Brites de Aguiar, casou com o L.do António Leitão da Cunha e Costa, da Soalheira, morador em Castelo Novo. Filho :

4-L.do João Roberto Leitão da Cunha e Aguiar, da Soalheira que justificou a sua nobreza em 1645 de Aguiares de Sernancelhe com Leitões e Robertos de Castelo Novo e de Aguiares, Lopes e Ferreiras de Sernancelhe.

(2)--FRANCISCO LOPES DE AGUIAR, era irmão de D.Francisco, Bispo do Algarve, que morreu em Roma, dizem nomeado bispo de Coimbra. Casou com MAIOR DA GAMA, irmã do Dr.Luís Afonso da Gama, que foi avô de Martim Afonso da Gama, comendador da ordem de Malta. Teve entre outros :

3-ÁLVARO LOPES DE AGUIAR, casou em Trancoso com ANTÓNIA DE LUCENA, filha de João de Lucena e de sua mulher Guiomar Nunes, neta paterno de Fernão de Lucena “o velho” e de Leonor de la Penha, naturais de Cordova, neta materna do abade de Sarzedo Pedro Ferreira Homem(filho de Heitor Homem). Teve entre outros :

4-MARIA DE LUCENA, casou com BALTAZAR SOARES, natural de Aguiar da Beira, (ver genealogia Aguiares de Lucena, na Pedatura Lusitana, de Alão de Morais).
Parece que foi seu filho :

5-ANTÓNIO SOARES DE AGUIAR, capitão-mor da vila de Aguiar da Beira, casou com N..........?, e teve pelo menos

6-Ana Saraiva de Aguiar com geração na família Beltrão da vila de Aguiar da Beira e Carapito, (ver Nobiliário de Manso de Lima, tit. de Beltrões).

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42365 | manuelr | 25 mai 2003 23:55 | Em resposta a: #42310

Caro Óscar Caeiro Pinto (se não me engano)

O Licenciado João Roberto Leitão da Cunha e Aguiar, é meu 11º avô. Encontra-o no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129589.
Lopo de Aguiar, casado com Brites Alves, filha de Domingos Gonçalves da Fraga, tenho-o como filho de Rui Lopes de Aguiar, Senhor da Casa destes em Sernancelhe, Fidalgo da Casa Real e de outra Brites Lopes.

Se vier a saber algo sobre estes que indico, agradecia o favor de me informar, pois como compreenderá me interessam directamente e sobres eles não tenho mais indicações.
Se quizer trocar outras informações, pode fazê-lo pelo e-mail manuelrarrobanetcabopontopt.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42390 | nrleite | 26 mai 2003 12:38 | Em resposta a: #42310

Caro Óscar Caeiro Pinto

Os nºs (2) e (3) estão no genea, respectivamente em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30222 e http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30223, mas com o apelido Aguilar.

Tenho muitas dúvidas sobre estes dados. Se conseguir elementos sobre o parentesco destes com Francisco Saraiva de Aguilar, que está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59945, serão um achado!

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42536 | 2910 | 28 mai 2003 23:44 | Em resposta a: #42365

Caro Manuel da Silva Rolão
Ando a investigar uma linha de Aguiar, da freg. de Souto (Aguiar da Beira)se tiver alguma coisa sobre esta gente fico desde já muito grato.

Cumprimentos
Oscar

0-DOMINGOS DE AGUIAR, casou com ISABEL MARTINS, moradores na Quinta de Pêro Ferreiro. Filhos :

(1)-Francisco de Aguiar, que segue

1-Pascoal de Aguiar, casou no Souto a 18/12/1620, com Maria Fernandes, filha de Francisco Dias. Casou 2ª nupcias, a 26/4/1622 com Isabel Lopes, “parentes em 4º grau de que tiveram dispença”, filha de Bartolomeu Lopes e Joana Gonçalves. Teve do primeiro matrimónio um filho chamado Manuel, que aparece em 1625, sendo a mãe já defunta.

1-António de Aguiar, casou a 3/3/1620 “na ermida da Leziria” com Brites Fernandes, filha de Domingos Fernandes e Maria João. Filhos nascidos em Pêro Ferreiro .

2-Domingos, bapt. a 14/6/1626

2-António, bapt. a 18/4/1629

2-Manuel, bapt. a 29/2/1633

2-António, bapt. a 28/11/1634

2-Manuel de Aguiar, bapt. a 26/4/1637, casou terceira vez com Isabel Domingues, natural da freg. de Palhais, filha de Miguel Pires e de sua mulher Maria Domingues. Moraram na Quinta de Pêro Ferreiro e tiveram pelo menos um José de Aguiar, casado no Souto a 2/12/1730, com Ana Martins, filha de João Simão e de sua mulher Ana Martins.

1-FRANCISCO DE AGUIAR, faleceu na Quinta de Pero Ferreiro, freg. do Souto ou Soito, (Aguiar da Beira) com testamento nomeando sua mulher a 20/10/1647. Casou na dita freguesia a 9/1/1615, com DOMINGAS DIAS, filha de Domingos Dias, da Quinta da Sangrinheira, do dito lugar de Peroferreiro, freg. do Souto de Aguiar da Beira. Moraram na Quinta de Pero Ferreiro, onde nasceram os seguintes filhos :

2-Maria, bapt. a 19/11/1619, morreu criança.

2-Domingos, bapt. a 1/5/1622

2-Isabel de Aguiar, que segue.

2-Ana, foram padrinhos Ana filha de Domingos Dias morador na Sangrinheira.

2-Maria, bapt. a 14/7/1630

2-António, bapt. a 27/3/1633

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42539 | 2910 | 28 mai 2003 23:57 | Em resposta a: #42390

Caro Nuno Rocha Leite
O Alvaro Lopes Saraiva de Aguilar, aparece no Alão de Moraes como Alvaro Lopes de Aguiar. Não ponho de parte que os Aguiar de Trancoso sejam uma deturpação dos Aguilar espanhois que andarm por Pinhel Cedovim e outras zonas da Beira.

cumprimentos

Oscar

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42540 | manuelr | 29 mai 2003 00:04 | Em resposta a: #42536

Caro Óscar Caeiro Pinto.

Lamento imenso, mas não tenho elementos sobre os que me indica. Mas fico com o apontamento.
Além dos que mencionei, tenho conhecimento apenas de um Mateus de Aguiar Rebelo, filho de André João e de Domingas de Aguiar, natural de Sarzedo, Lamego, de onde foi com 2 anos para Alcains, onde viveu em casa de seu tio, o Revº Vigº Mateus de Aguiar. Ordenou-se em 1666. (Mais uma vez os Padres a levarem os sobrinhos com eles, casando-os-e bem- na Localidade onde estão colocados e onde deixam descendência!).

Cordias cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#42607 | victória | 29 mai 2003 23:35 | Em resposta a: #42539

Caro Óscar

Aqui deixo os apontamentos que tenho sobre Aguiares

BAP.
27.dezembro.1797
Rita Maria
filha de André Fernandes de Aguiar, natural da quinta da ponte, freguesia de Sezures e de Ana Joaquina natural de Valverde. neta paterna de Manoel de Aguiar e Maria Esteves da dita quinta da ponte, neta materna de Manuel José Rodrigues 'Gueredo'(?) de Valverde e de Isabel Gomes do mesmo lugar e freguesia.
Padrinhos
José Martins de Aguiar tio paterno da baptizada e Maria de Salvado(?) filha de José Lopes de Salvado(?) do lugar de Vergueais(?) freguesia do souto de aguiar.
P.e Bernardo

a fotocópia está mal tirada!!!

Cumprimentos desde Aveiro... se tiver dados a acrescentar...

Um abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66309 | jaboo | 01 jun 2004 01:22 | Em resposta a: #42310

Caro Oscar,

Também havia muitos "Aguiar" e "Aguiar Conde" no concelho de Penedono ... perto de Trancoso. Será que voce tem alguma informaçao acerca desses Aguiares que possa entroncá-los com os "Aguiar" de Trancoso? Qualquer informaçao seria bemvinda ...
Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66834 | 2910 | 07 jun 2004 17:37 | Em resposta a: #66309

Caro João
Com muita pena, mas nada tenho sobre os Aguiar de Penedono. Já agora que freguesias pesquisa no dito concelho ?

Cumprimentos

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66860 | jmrprospero | 07 jun 2004 23:46 | Em resposta a: #66834

Caro Oscar

Não sei se têm algo a ver com os seus Aguiares, mas em Penamacôr, também houve Aguiares, nomeadamente Simão Aguiar e mais tarde Francisco Aguiar.

Envio-lhe uma pequena resenha do que tenho:

AGUIAR
1. Francisco de Aguiar, Tabelião, casou com Maria Robalo, e teve a:
a. Manuel que nasceu a 5-11-1607, da Freguesia de S. Tiago de Penamacôr
b. Manuel de Aguiar da Freguesia de S. Tiago de Penamacor, casou com ?, e teve a:
i. Sebastião Pinheiro que vivia por volta de 1655 em Penamacôr
2. Francisco de Aguiar e de Ana Gouveia, e teve a:
a. Maria de Aguiar, casou a 14-3-1632 com Domingos Vaz Béu, filho de Domingos Vaz e de Leonor Pires, na Freguesia de S. Pedro de Penamacor.
i. Maria de Aguiar, casou a 13-11-1659 com Manuel Gonçalves, filho de Pedro Vaz, o Garramel e de Maria Antunes, na Freguesia de S. Pedro de Penamacôr.
1. Maria de Aguiar casou com Pedro Esteves Rebelo, e tiveram a:
1.1. Branca Lopes que casou a 22-12-1628 com Afonso Lourenço, filho de António Ferreira e de Guiomar Gonçalves.

Espero que se consiga estabelecer esta ligação, já que eu estou parado nela.

Um Abraço

João manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66872 | jaboo | 08 jun 2004 03:08 | Em resposta a: #66834

Caro Oscar,

Se tiver antepassados no concelho de Penedono, talvez sejamos primos pois os meus antepassados eram quase todos naturais deste concelho, a maior parte sendo de Penela da Beira, mas também da Granja (Abrunhoza, Pais, de Souza), Povoa (da Costa), Arcas do Souto (de Souza), Penedono (Aguiar) e Bebezes (de Carvalho).

Nos concelhos vizinhos, também encontrei antepassados por exemplo em Freixo de Numao (Pinto de Carvalho), Paredes da Beira (de Azevedo), Sendim (Antunes, Nunes), Almeida/Vilar Torpim (Duarte, Ferreira, Gonçalves Lagarto, Morgada), Ferreirim-Sernancelhe (de Carvalho), Mangualde (Camello), Espinhoza (da Costa) ...

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66905 | 2910 | 08 jun 2004 11:19 | Em resposta a: #66872

Caro João
Tenho uma linha da freg. de Ourozinho que ainda não investiguei. O pai deste http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183301, era natural de Ourozinho (Penedono) e a mãe natural da vila de Penedono.

Cumprimentos

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66906 | 2910 | 08 jun 2004 11:29 | Em resposta a: #66905

Caro João
Um irmão de uma antepassado meu, o Doutor Manuel de Cerqueira Malheiro, foi casar a Penedono com um Aguair http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=220083

Os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66907 | 2910 | 08 jun 2004 11:34 | Em resposta a: #66860

Caro João Manuel
Não tenho qualquer dado sobre os Aguiar de Penamacôr.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#66912 | agp | 08 jun 2004 12:27 | Em resposta a: #42310

Caro Óscar Caeiro Pinto

Uma das genealogias que lhe poderá interessar é o "Título de Tabordas", de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, o qual pode encontrar na Torre do Tombo em Lisboa (21 F-22 e 21 F-46).

Na árvore 7ª daquele título o seu nº 1-Lopo de Aguiar aparece como filho de Rui Lopes de Aguiar, "Cavaleiro-Fidalgo, Snr. da Casa destes em Sernancelhe", e sua esposa Brites Alves aparece como filha de Domingos Gonçalves da Fraga, "conhecido nobre".

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#67210 | jaboo | 11 jun 2004 05:08 | Em resposta a: #66905

Caro Oscar,

Muito agradecido pelas informaçoes. O meu antepassado Aguiar de Penedono mais remoto terá nascido cerca de 1720 (ela chamava-se Belancianna de Aguiar e casou em Penela da Beira com Joao Rodriguez Numao). Também tenho outro antepassado Aguiar de Penedono (Manuel José de Aguiar, filho de Apolinario Rodriguez e Joanna Rodriguez) nascido cerca de 1750 e também casado em Penela da Beira com Felicianna Maria de Souza Camella. Mas nao tenho nada mais. Com sorte, talvez vá um pouco para trás e consigue entroncá-los com os seus.

Também tenho um ramo "Pinto" no Freixo de Numao. Será que o Oscar tém alguma coisa por ai?

Muitos cumprimentos
JOAO ANTUNES BRáZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#67565 | 2910 | 15 jun 2004 16:53 | Em resposta a: #67210

Caro João Antunes Braz
Tenho também um ramo Pinto de Freixo de Numão (pouco estudado), mas provém de Foz Cõa.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#67566 | 2910 | 15 jun 2004 16:56 | Em resposta a: #66912

Caro António Pereira
Grato pela preciosa informação.

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#67712 | jobe00 | 16 jun 2004 23:23 | Em resposta a: #42536

Tenho um registo de Maria de Gouveia do Carapito, Aguiar da Beira, casada a 31.x 1644 com António Gonçalves filho de Sebastião Gonçalves e Maria Francisca.Esta Maria de Gouveia era filha de Francisco de Aguiar e Josefina de Gouveia sendo esta filha de Manuel Cardoso e Helena Pacheca.
Um filho dos primeiros mencionados foi casado com Guiomar de Figueiredo filha de outra do mesmo nome,por sua vez filha de Martim Afonso e Francisca Henriques.
Se me conseguir dar mais alguma informação, agradeço.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#67731 | S.João de Rei | 17 jun 2004 13:14 | Em resposta a: #42310

Caro Óscar Caeiro Pinto

Tomei a liberdade de completar o seu item nº 3.

3 - ...
ANTÓNIA DE LUCENA era:
Bisneta de Afonso de Lucena de Alvarado “o Coixo”, nascido na vila de Lucena e de Ana de Fuentes , filha de Luís de Fuentes, dos senhores da vila de Fuentes, naturais de Sevilha.
Terceira neta de D.Gracia de Lucena e Gomes de Alvarado, natural de Placência, Galiza.
Quarta neta de Vasco Fernandes de Lucena, natural da vila Andaluza de Lucena ( Doutor em Leis, tendo participado no concílio de Bazileia (1435), tendo sido Guarda mor da Torre do Tombo de 1486 – 1496) e de D. Violante de Alvim, filha do 2º senhor de S.João de Rei, João Lopes de Azevedo.
O irmão de D. Gracia (Trisavó), Fernão de Lucena “o Moço”, casa o seu neto primogénito Sebastião de Lucena, com Maria de Vilhena, filha do 4º senhor de S. João de Rei, Diogo de Azevedo e de D. Maria de Vilhena/Cunha Coutinho.
Violante e Maria de Vilhena terão levado como dote, as terras de Aguiar de Pena, hoje Vila Pouca de Aguiar. Tendo os descendentes de Maria de Vilhena tido a Comenda de Mata de Lobos, situada na mesma região Transmontana, herança dos Azevedos. Ramo este (de Maria de Vilhena) de S. João de Rei de Mata de Lobos.

Cumprimentos do,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

Para João Antunes Braz

#69368 | 2910 | 11 jul 2004 18:28 | Em resposta a: #67565

Caro João Braz

Tem alguma coisa sobre o Manuel de Carvalho, de Freixo de Numão, casado com Catarina Pinto, natural da freg. da Touça, pais de Rosária Maria de Carvalho

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalh

#77662 | jaboo | 19 nov 2004 20:13 | Em resposta a: #67731

Caro Jose de Azevedo Coutinho,

Sera que tem alguma coisa acerca de MARIA HENRIQUES DE LUCENA , natural da Vila de Fonte Arcada, nascida cerca de 1630, filha de Henrique Mendes de Abreu, 1/2 xn, natural da Guarda, e de DOMINGAS DE LUCENA, xv, senhora casada e que teve esta filha fora do casamento mas que perfilhou e a baptisou em sua casa, natural tambem da Vila de Fonte Arcada? Maria Henriques de Lucena tinha casado com MIGUEL LOPEZ, natural de Penela da Beira.

Muito obrigado por qualquer ajuda
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalh

#77663 | jaboo | 19 nov 2004 20:29 | Em resposta a: #67731

Caro Jose de Azevedo Coutinho,

para completar a minha ultima mensagem, a Maria Henriques de Lucena era natural de Fonte Arcada ou de Marialva (depende quem ler). Espero que esse pormenor ajude em localiza-la.

Muito obrigado
Cumprimentos
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalh

#77738 | S.João de Rei | 21 nov 2004 17:29 | Em resposta a: #77663

Caro João Brás

Infelizmente, não me vai ser possível ajudá-lo.
Estou em fase de “mudança”, encaixotando livros e outras traquitanas.
No entanto sugiro que dê uma olhadela nos “Os Lucenas” de Armando de Sacadura Falcão.
Cumprimentos,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#77903 | Pedro B | 22 nov 2004 23:17 | Em resposta a: #42310

Caro Oscar Caeiro Pinto
Muito apreciei a sua comunicação, início deste tema, e gostaria de lhe perguntar se:
- Francisco Lopes de Aguiar mencionado com (2), era filho de Lopo de Aguiar mencionado com 1; portanto irmão de António de Aguiar.

Os Soares, Saraivas e Lucenas, misturaram-se (casaram) bastante nos sec 16 e 17. Tenho algumas notícias sobre isso.

Gostaria tambem de lhe perguntar se estes Lucenas, serão os mesmos dos Morgados do Peixinho, grandes servidores da Casa de Bragança.

Obrigado.
Pedro B.

Resposta

Link directo:

RE: Os Lucenas

#77905 | JMSA | 23 nov 2004 00:06 | Em resposta a: #77903

Caro Pedro B
Sou descendente de Maria Henriques de Lucena, 1640, filha de Domingas de Lucena e ambas naturais de Vila Fonte da Arcada. Calculo que estejam ligadas aos outros Lucenas aqui tratados mas que ainda não consegui fazer a ligação.
Qualquer ajuda que possa dar é bem-vinda.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#78034 | 2910 | 24 nov 2004 16:38 | Em resposta a: #77903

Caro Pedro B.
Julgo que os Lucenas são os mesmos, mas o livro "os Lucenas" de Armando Sacadura Falcão trata desta gente.

Cumprimentos
Ó.Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#99335 | joaocbm | 04 set 2005 03:52 | Em resposta a: #42310

Eu tenho como trisavô Luis Aguiar Boleto, de Matança, Fornos de Algodres, qualquer outra informaçao é apreciada

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#145428 | djabaf34 | 25 fev 2007 16:37 | Em resposta a: #66860

Caro José Manuel Póspero dos Santos

Tenho alguns ramos familiares em Castelo Novo que estou a investigar, mas nem sempre, por razões profissionais, posso deslocar-me à TT para prosseguir as investigações, por este motivo venho solicitar, se possível, informações adicionais aos ramos que passarei a identificar:


Francisca da Cunha, n. a 1.10.1669 em Castelo Novo, filha de António Fernandes e de Joana da Cunha, casou a 3.04.1691 em Castelo Novo com Manuel Martins dito o “Velho” de seus descendentes, n. a 31.07.1668 em Castelo Novo, filho de André Fernandes e de Engrácia Dias ou Botelha de Castelo Novo.

Domingos de Sousa, n. a 9.04.1679 em Castelo Novo, filho de Manuel Dias Penalvo e de Ana de Sousa, casou a 13.01.1705 em Castelo Novo com Isabel Esteves, n. a 22.12.1682 em Castelo Novo, filha de Estevão Ribeiro e de Frutuosa da Cunha de Castelo Novo.

Muito obrigado, cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215124 | ihintza | 09 dez 2008 21:56 | Em resposta a: #66872

Caro João,

Tenho "Aguiar"-es na freguesia da Granja, concelho de Penedono.
Sera que os seus antepassados e os meus estão emparentados?

Este é o meu Aguiar:

- João Gomes, natural da Granja (concelho de Penedono), nasceu aproximadamente por volta de 1790, filho de Antonio Jose de Aguiar e Maria Gomes, ambos naturais da freguesia da Granja. Casou na Granja em 23.10.1813 com Francisca Ignacia, natural da Tabosa (concelho de Sernancelhe) e nascida aproximadamente por volta de 1790, filha de Manuel Jose e Maria Teresa, ambos naturais da Tabosa.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215208 | jaboo | 11 dez 2008 02:49 | Em resposta a: #215124

Cara Rocio,

Tenho a descendência de vários filhos do casal:
Antonio José de Aguiar e sua mulher Maria Esperança Gomes tiveram pelo menos 4 filhos:
1- Bernarda Maria cc Manuel dos Santos de Carvalho. Smn
2- João Gomes cc Francisca Inácia. Com geração (pelo menos 7 filhos)
3- José de Aguiar cc Maria Joaquina. Cg (pelo menos 7 filhos).
4- Francisco de Aguiar. Smn

Se quiser essa informação, posso dar.
Quanto à ascendência deles, infelizmente, não tenho. Vai ter que pedir ao arquivo diocesano de Lamego (pode pedir por e-mail ou por correio). De certo que seremos parentes por esses Aguiares e esses Gomes, 2 apelidos que tenho nos meus antepassados da Granja.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215217 | ihintza | 11 dez 2008 10:21 | Em resposta a: #215208

Caro João,

Ficaria muito agradecida se partilhase comigo a sua informação pois tenho estes ramos parados por não ser muita a informação que o Arquivo Distrital de Viseu e a Diocese de Lamego dispõe das freguesias da Granja, Tabosa e Arnas.

Cumprimentos,

Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215305 | jaboo | 12 dez 2008 05:48 | Em resposta a: #215217

Cara Rocio,

Se me mandar o seu e-mail, posso enviar o documento com a descendência de seus antepassados da Granja.

joaobraz_2000@yahoo.com

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215385 | ihintza | 13 dez 2008 12:55 | Em resposta a: #215305

Caro João,

Recevi a sua informação. Muito obrigada.

Permito-me dizer-lhe que há dois erros no seu documento:

- Maria Justa, filha de Manuel José e Elena Maria, e casada com António Fortunato, não era natural da freguesia da Granja, concelho de Penedono, mas sim da freguesia das Arnas, concelho de Sernancelhe. Ela nasceu em 19.07.1814.

- Francisca Ignacia, filha de Manuel José e Maria Teresa, e casada com João Gomes, não era natural de Tabora, Arnas, mas sim da freguesia de Tabosa das Arnas, concelho de Sernancelhe, mas conhecida como Tabosa para não confundir com a freguesia das Arnas, também do concelho de Sernancelhe.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215424 | jaboo | 13 dez 2008 19:55 | Em resposta a: #215385

Cara Rocio,

Obrigado pela correcção dos dados. Se tiver mais dados que venham completar o que mandei, ficaria agradecido.
Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#215459 | ihintza | 14 dez 2008 13:08 | Em resposta a: #215424

Caro João,

Neste momento não tenho mais dados deste nosso ramo comum.

Só sei que estes dois matrimonios estavam emparentados pois ambos matrimonios possuem licença de casamento mas não sei onde localiza-as para obter a filiação deles:

- António Fortunato cc Maria Justa (10.06.1839). Obtuverão licença do Juiz dos Casamentos da Cidade de Lamego que ficou registada no livro da Camera.

- João Gomes cc Francisca Ignacia (23.10.1813). Obtuverão licença do Juiz dos Casamentos que ficou registada of.254.


Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253694 | avmendonca | 25 abr 2010 20:32 | Em resposta a: #215208

Será que tem alguma informação em relação a um Luis de Aguiar, casado com isabel Gomes em 1606, Condeixa-a-Nova? Obrigado, Alexandre de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253703 | jaboo | 25 abr 2010 21:54 | Em resposta a: #253694

Caro(a) avmendonca,

Infelizmente não posso ajudar. Não tenho nada sobre Condeixa-a-Nova.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253709 | jaboo | 25 abr 2010 22:31 | Em resposta a: #215124

Cara Rocio Cardoso,

Depois de tanto tempo, consegui estabelecer a ligação entre os nossos ramos da Granja de Penedono. Somos afinal parentes por várias linhas. Se ainda estiver interessada, posso enviar.
Cumprimentos,

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253727 | ihintza | 26 abr 2010 07:13 | Em resposta a: #253709

Caro João,
Poder ter a certeza que continuo a estar interessada.
Muito obrigada pois eu ainda não tinha conseguido estabelecer a ligação.
Cumprimentos,

Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253730 | avmendonca | 26 abr 2010 09:33 | Em resposta a: #253703

Obrigado de qualquer forma!!! A. Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253750 | cabjoka | 26 abr 2010 16:14 | Em resposta a: #215459

Cara Rocio.
Pesquisando na geneall notei que a Sra., possue dados sobre a Freguesia daa Arnas, por acaso tem alguma informação sobre Bernardo Domingues que foi casado com Isabel Maria, aproximadamente em 1830, originários desta Freguesia.
Agradeço antecipadamente qualquer colaboração.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253797 | avmendonca | 27 abr 2010 10:09 | Em resposta a: #253703

Sem querer ser maçador, de facto penso que o Luís de Aguiar foi casar a Condeixa-a-Nova com Isabel Gomes (em 1606), mas não encontro outros Aguiares antes em Condeixa-a-Nova e paróquias vizinhas, donde ser provavelmente oriundo de outra região... Ao mesmo tempo (cerca de 1600) surge um Lopo de Aguiar pároco em Condeixa-a-Velha. Os filhos do Luís de Aguiar usaram o apelido de Aguiar (Luísa de Aguiar) ou Mendonça (António de Mendonça). Terá encontrado notícia deste cruzamento entre Aguiares e Mendonças nas suas investigações?! E um Lopo de Aguiar padre?! Mais uma vez grato pela sua paciência, Com cordiais saudações, Alexandre de Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253833 | jaboo | 28 abr 2010 02:40 | Em resposta a: #253797

Caro Alexandre de Mendonça,

Não tenho noticia de nenhum Luis de Aguiar para essa época em Granja de Penedono. E o apelido Mendonça nunca apareceu nos paroquiais da Granja.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253834 | jaboo | 28 abr 2010 03:08 | Em resposta a: #253727

Cara Rocio,

Então vai assim:

1- João Gomes (cc Francisca Inácia)

Pais
2- Antonio José de Aguiar (ou Lopes), baptizado na Granja a 22.2.1749
3- Maria (Esoperança) Gomes, natural de Chosendo

Avos
4- Manuel Lopes da Costa, bp 16.10.1720 e casado a 9.11.1751 com
5- Antonia de Aguiar, bp 3.9.1719
6- Manuel Gomes, de Chosendo
7- Esperança Maria, de Chosendo

Bisavos
8- Antonio da Costa, natural de Paredes da Beira, concelho de S.João da Pesqueira
9- Eufémia de Aguiar (ou Martins), bp 7.6.1680 (padrinhos Pedro Roiz da Bezelga e Ana Roiz da Picoila)
10- Lourenço José da Fonseca, natural de Penedono e falecido na Granja a 10.8.1754
11- Eufémia de Aguiar (ou Rodrigues)

Trisavos
18- Pedro Martins, da Granja
19- Ana de Aguiar, da Granja
20- Filipe Lourenço, natural da freguesia de S.Pedro de Penedono onde faleceu a 6.4.1719, e casou a 15.10.1676 com
21- Maria de Magalhães, falecida em S.Pedro de Penedono a 10.5.1686
22- Manuel Rodrigues Marichal, "Manchas", da Quinta de Sto Antonio da Granja onde faleceu a 27.11.1712. Casou a 29.12.1663 com
23- Francisca de Aguiar, falecida na Granja a 2.6.1687

4os Avos
36- Eusébio Fernandes, da Granja
37- Isabel Fernandes, da Granja
38- Antonio de Aguiar, da Granja
39- Maria de Aguiar, falecida na Granja a 18.6.1687
44- Domingos Rodrigues
45- Ana João, da Granja
46 = 38
47 = 39

Como já lhe disse, eu também descendo de Antonio de Aguiar e sua mulher Maria de Aguiar (numderos 38/46 e 39/47), pelo filho Antonio de Aguiar (avô de Madalena de Aguiar, já aqui no Genea em http://geneall.net/P/per_page.php?id=321452)
Também somos parentes por Manuel Rodrigues Marichal (numero 22) do qual também descendo mas pelo segundo casamento dele com Catarina Gomes, natural de Alcarva (também aqui no Genea em http://geneall.net/P/per_page.php?id=1228152),.

Se seguir os links que lhe dei, vai chegar até mim.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#253840 | avmendonca | 28 abr 2010 08:11 | Em resposta a: #253833

Bom, mais uma vez muito obrigado, A. Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#254004 | coviantiga | 30 abr 2010 22:22 | Em resposta a: #42536

Caro confrade
Apesar de este tópico já ter uns anitos, agora renovou e ainda bem .Eu por exemplo encontrei há pouco tempo 1 Aguiar na minha família, que não sei se terá a ver com o Manuel de Aguiar que diz que casou 3 vezes.Por acaso sabe quem foram as outras esposas?
Tenho um Manuel de Aguiar casado com Antónia Maria em Alpedrinha que tiveram 1 João de Aguiar que casou com Francisca Rosária Paes do Amaral, e tiveram 2 filhos
.A Francisca Rosária (todos de Alpedrinha) era filha de meu 6º Avô Leonardo Paes do Amaral natural dos Fundões-Santiago de Cassurrães.que veio casar a Alpedrinha com Maria Jacinta.
Por acaso sabe alguma coisa deste ramo?
Agradeço imenso qualquer informação
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#254049 | coviantiga | 01 mai 2010 22:33 | Em resposta a: #42536

Caro Confrade
Quero rectificar a esposa de Manuel de Aguiar.Não é Antónia Maria mas sim Helena Maria.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#257077 | PBH | 23 jun 2010 01:48 | Em resposta a: #66905

Caros Confrades.

Estou a estudar uma linha de ascendentes com origem em Aguiar da Beira, Lugar do Pinheiro, com o apelido Aguiar.

José Gomes de Aguiar ( Bapt. 22/07/1709) em Santo António de Pinheiro, Filho de António Gonçalves e de Ana de Aguiar, casou na Guarda (Sé) a 09/09/1731 com Luísa Antunes da Guerra, mas viveram no dito lugar de Pinheiro depois de casados.

Deste casamento nasceu pelo menos um filho que foi clérigo em Campo de Besteiros - Manuel Gomes da Guerra.

Se alguém tiver informações sobre esta família originária de Aguiar da Beira agradecia contacto.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#264165 | jcollyer | 21 out 2010 02:29 | Em resposta a: #42310

Caros Amigos,
Verifico que, neste fórum, vocês fazem referência a família Aguiar de Sernancelhe (Casa dos Aguiares).
Meu nome é Jorge e eu resido na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, no Brasil.
Estou a buscar o assento de batismo de minha avó, nascida em Portugal no ano de 1909 e que veio, ainda criança, com sua família para o Brasil.
Tenho um amigo, residente em Braga, que está efetuando as pesquisas e já encontrou vasta documentação.
Já encontramos o assento de meus bisavós.
Meu bisavô, José Joaquim Libanio, nasceu em Ferreirim, Sernancelhe, em 1877, filho de Antonio Augusto Libanio e Maria de Jesus.
Minha bisavó, Jozefa Joaquina Gomes de Aguiar, nasceu em Vila da Ponte, Sernancelhe, no ano de 1883. Sua mãe era Rozalina do Nascimento de Almeida (de Ferreirim), filha de Lino Antonio de Almeida e Josefa Joaquina. Seu pai chamava-se José Gomes de Aguiar (de Villa da Ponte), filho de Francisco José de Aguiar e Luiza Thereza. José possuía um irmão de nome Manoel Joaquim de Aguiar.
Por favor, voces teriam alguma informação sobre a ligação entre os Aguiar de minha bisavó (Vila da Ponte, Sernancelhe) e os Aguiar que voces citam neste fórum ?
Em tempo: meus agradecimentos ao Manuel Rolão que prontamente respondeu minha mensagem !
Abraço fraternal a todos.
Jorge Collyer

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#264507 | mariamoura | 28 out 2010 14:31 | Em resposta a: #254004

Caros senhores
Também eu encontrei há poucas semanas uma 8ª avó de nome Maria de Aguiar de Alpedrinha, no final do séc. XVII, e que foi casar a Seixo da Beira, com Marcos Rodrigues, nascido em 1663, onde tiveram descendência.
Sabem alguma coisa dos Aguiares de Alpedrinha?
Desde já agradeço.
Cumprimentos
Maria Moura

Resposta

Link directo:

Aguiar, de S. Paio - Gouveia

#264512 | LProjecto | 28 out 2010 17:30 | Em resposta a: #253834

Caros Confrades,

Seguem outros AGUIAR, estes da região de Gouveia.

1. Maria de AGUIAR, n. S. Paio - Gouveia, c.c. Francisco Fernandes, n. Arcozelo da Serra - Gouveia.
Tiveram:

1.1. Matias de AGUIAR, c.c. (1.ª vez) Jacinta Baptista, c.c. (2.ª vez) Teresa Rodrigues, n. Linhares, filha de Amaro Rodrigues e de Maria Ferreira.

Do segundo casamento de Matias de AGUIAR houve:

1.1.1. José, b. 23.7.1741 - S. Paio.

1.1.2. António, b. 11.2.1745 - S. Paio.

1.2. Maria de AGUIAR, n. S. Paio, c.c. Matias Ferrão, n. Maceira - Fornos de Algodres, filho de António Ferrão, n. Maceira, e de Domingas Henriques, n. Carvalhal Redondo - Nelas.

Tiveram:

1.2.1. António Ferrão de AGUIAR, o mesmo que se encontra em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1302539


Provavelmente a Maria de AGUIAR referida em 1 seria descendente do casal Manuel de AGUIAR e Brites Antunes. Esse casal viveu em S. Paio e teve, pelo menos, uma filha chamada Maria, b. 22.10.1636 - S. Paio.

Em 28.6.1663 casou na referida freguesia uma Maria de AGUIAR ( seria a mesma baptizada em 1636?!!!) com um João Gomes, cuja filiação não é referida.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#264809 | coviantiga | 04 nov 2010 15:52 | Em resposta a: #264507

Cara Maria
Parece que este tópico" morreu".Como além de mim, foi a única interessada nos Aguiares de Alpedrinha , o que sabe concretamente dessa sua avó? pode ser que com o que eu sei dos meus Aguiares de Alpedrinha, cheguemos a alguma conclusão
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#270882 | coviantiga | 18 fev 2011 18:02 | Em resposta a: #264507

Cara Maria
Já descobriu mais alguma coisa sobre esta sua Avó de Alpedrinha, é que eu tenho muitos Aguiares de Alpedrinha.Podem ser dos seus.
Cumprimentos
MCampos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#285258 | mcmalvim | 21 ago 2011 16:57 | Em resposta a: #264809

Exª Senhoras
Peço perdão por interferir ...
Como "falam " de" Aguiares", lembrei-me de perguntar se tem por acaso conhecimento de:
Anna Albertina de Sá Pereira Aguillar ou Albertina Sá Aguilar (*, 1848 / + ,
Naturalidade: Freguesia de Carregal, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu. Bispado de Lamego.
Cumprimentos
Mª Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#291308 | coviantiga | 17 nov 2011 19:16 | Em resposta a: #264507

Cara Maria Moura
Não sei se reparou que tenho Aguiares de Alpedrinha e por isso tinha feito uma pergunta a 1 confrade, faz 1 ano agora.Porém neste espaço de tempo,já descobri os Aguiares todos de Alpedrinha até aos dias de hoje.Se ainda lhe interessar diga.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#291504 | PSacadura | 20 nov 2011 23:43 | Em resposta a: #42310

Não li o tópico todo, mas tenho uma questão para colocar. Um tal Mateus Gomes de Aguiar, nascido por volta de 1629, em Sernacelhe, na Faia, foi Fidalgo da Casa Real e distingui-se nas lutas contra o Holandeses n Brazil. Isto foi tudo quanto consegui apurar. nada sei, no entanto sobre a sua ascendencia, e muito gostava de saber. se me pudesse elucidar, agradecia
Cumprimentos
Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#292126 | mariamoura | 01 dez 2011 14:58 | Em resposta a: #270882

Bom...creio ter errado na leitura do assento de batismo de um neto de Maria de Aguiar. Reli o Assento e verifiquei que quem é de Alpedrinha é a outra avó, Domingas Rodrigues que casou na freguesia de Tourais, Seia.Estes tiveram Isabel de Crus, que casou com Marcos Rodrigues, filho de outro Marcos Rodrigues e de Maria de Aguiar.Desta minha antepassada, não sei a naturalidade.
Agradeço a gentileza da sua atenção.
No que diz respeito a Domingas Rodrigues vir da Beira Baixa e ligada aos meus Rodrigues por laços de casamento, faz-me pensar na grande família de Rodrigues cristãos-novos dessa região. (Ver Capeia raiana)

Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#292179 | mariamoura | 02 dez 2011 13:54 | Em resposta a: #291308

Bom...creio ter errado na leitura do assento de batismo de um neto de Maria de Aguiar. Reli o Assento e verifiquei que quem é de Alpedrinha é a outra avó, Domingas Rodrigues que casou na freguesia de Tourais, Seia.Estes tiveram Isabel de Crus, que casou com Marcos Rodrigues, filho de outro Marcos Rodrigues e de Maria de Aguiar.Desta minha antepassada, não sei a naturalidade.
Agradeço a gentileza da sua atenção.
No que diz respeito a Domingas Rodrigues vir da Beira Baixa e ligada aos meus Rodrigues por laços de casamento, faz-me pensar na grande família de Rodrigues cristãos-novos dessa região. (Ver Capeia raiana)

Cumprimentos

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#298990 | PBH | 06 mar 2012 02:43 | Em resposta a: #291504

Caros Confrades,

Com tantos Aguiares neste tópico será que alguém tem notícia de uma família Aguiar, da freguesia de Pinheiro? Aguiar da Beira? Quinta da Coja? No séc. XVII?

Qualquer informação que me possam dar agradeço.

Obrigado

PBH

Resposta

Link directo:

Pesqueira

#299030 | Nelita | 06 mar 2012 19:08 | Em resposta a: #42310

Caro Óscar Caeiro:

Vou enviar para o João Braz um testamento que me parece ter mais relação com o seu trabalho ou com o de Albano Chaves.
Quero no entanto dizer, que nele se pode confirmar um erro (Geneall), pois o filho mais velho está errado na posição de nascimento. O mais velho era Francisco Vahia e não Luís Vahia...
Como descendem de uma das famílias por mim estudadas podemos chegar a conclusões mais precisas se o estudarmos juntos.


Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336535 | ggomes | 10 out 2013 14:15 | Em resposta a: #264165

Carro Jorge Collyer,

Voce tem la em Ferreirim un Antonio de Almeida (que teria nacido cerca de 1700) casou com Teresa de Jesus de Penedono e tiveram pelo menos um filho que se chamava Luis de Almeida que naceo em 1747 em Penedono.

Melhores cumprimentos
Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336594 | FLMF | 11 out 2013 15:56 | Em resposta a: #42310

Caros investigadores

Quem poderá ajudar-me a encontrar pelas suas investigações, antecedentes familiares de FRANCISCA de AGUIAR LEITÃO que foi mulher de Afonso Guerreiro de Aboim em Almodôvar, proprietários de casa com brasão de Leitão?.
Agradeço ajuda
FLMF

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336701 | jcollyer | 13 out 2013 14:58 | Em resposta a: #336535

Caro Senhor Germain Gomes,
Em minha árvore genealógica, possuo duas pessoas chamadas Antonio de Almeida.
O primeiro:
Antonio de Almeida, nascido em data desconhecida, na freguesia de Pai Penela, concelho de Mêda, Distrito da Guarda. Casou-se com Teresa da Fonseca, nascida em data desconhecida, na freguesia de Várzea de Trevões, concelho de São João da Pesqueira, Distrito de Viseu. Pelos meus registros, o casal teve uma filha chamada Barbara Antonia, nascida em data desconhecida, na freguesia de Várzea de Trevões.
Barbara Antonia casou-se com Manoel de Aguiar, nascido em data desconhecida, na freguesia de Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu. O casal teve um filho chamado Francisco Jose de Aguiar, nascido em 2 de agosto de 1824, na freguesia de Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu.
Francisco Jose de Aguiar casou-se com Luiza Thereza Gomes, nascida em 24 de junho de 1822, na freguesia das Arnas, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu. O casal teve um filho chamado Jose Luiz Gomes de Aguiar, nascido em 19 de outubro de 1847, na freguesia das Arnas, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu.
Jose Luiz Gomes de Aguiar casou-se com Rosalina do Nascimento Almeida, nascida em 25 de dezembro de 1853, em Ferreirim, Sernancelhe, Viseu. O casal teve vários filhos. Entre os filhos, estavam Germano do Espirito Santo Aguiar (meu Tio-Bisavô) e Josefa Joaquina Gomes (minha Bisavó).

O segundo:
Antonio de Almeida, de Ferreirim, nascido em data desconhecida. Casou-se com Maria Josefa, também de Ferreirim. Tiveram uma filha, Maria Ingracia, de Ferreirim.
Maria Ingracia casou-se com Manoel Antonio de Almeida, nascido em data desconhecida, em Fonte Arcada, Sernancelhe. Tiveram um filho, Lino Antonio de Almeida, nascido em 17 de setembro de 1823, em Ferreirim.
Lino Antonio de Almeida casou-se com Josefa Joaquina Marques, nascida em 19 de julho de 1829, em Ferreirim. Tiveram vários filhos. Entre os filhos estava Rosalina do Nascimento Almeida, nascida em primeiro de setembro de 1853, em Ferreirim.
Rosalina do Nascimento Almeida casou-se com Jose Luiz Gomes de Aguiar, nascido em 19 de outubro de 1847, nas Arnas, Sernancelhe, Viseu. O casal teve vários filhos. Entre os filhos, estavam Germano do Espirito Santo Aguiar (meu Tio-Bisavô) e Josefa Joaquina Gomes (minha Bisavó).

Como você pode observar, as informações são muitas.
Em minha árvore existe o nome Gomes, também.
Por favor, envie mais informações suas e de seus pais, avós, bisavós, tataravós, para que eu possa localizar você na árvore da família.
Felicidades.

Jorge Collyer
Manaus-Amazonas-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336712 | jaboo | 13 out 2013 19:27 | Em resposta a: #336701

Caro Jorge Collyer,

Eu estudei bem a freguesia de Várzea de Trevões e os seus antepassados já aqui estão na base de dados do Geneall. Veja: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1292093

A confrade "Nelita" deste forum (pode procurar mensagens suas com esse username) também descende desta gente!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336840 | mariamoura | 16 out 2013 18:28 | Em resposta a: #270882

Boa tarde car(o)a MCampos.

Quando há dias vi este tópico sobre os Aguiares de Alpedrinha e não só, reli as minhas mensagens, e, devo admitir, bem confusas.Estava a iniciar a investigação sobre os meus familiares e não tinha muita experiência.Diante disso, verifiquei os dados que tinha e , não há dúvida que a minha antepassada Maria de Aguiar era de Alpedrinha.
Ora bem.Ela casou com Marcos Rodrigues do Seixo da Beira que pertence a Oliveira do Hospital.Este nasceu a 30 de Abril de 1663.
Na minha cabeça, tinha a ideia que ele tinha casado com Maria de Aguiar na década de 1690, já que têm o 1º filho em 1706.
Acontece que revi os microfilmes de trás para a frente e não vi o registo do casamento, o que me leva a pensar que o mesmo se terá realizado em Alpedrinha.Fiz os cálculos e Marcos Rodrigues tinha quase 40 anos quando teve o 1º filho, mas acredito que Maria de Aguiar fosse mais nova, pois um 1º filho para uma mulher aos 40 anos , naqueles tempos seria quase impossível.
Perante isto, deduzi que ela terá nascido na década de 1670 e casado por volta de 1700.
Se tiver alguns dados que me possa adiantar, agradeço imenso.
Cumprimentos
Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#336930 | mariamoura | 18 out 2013 11:29 | Em resposta a: #291308

Boa tarde Maria Alice.Esta mensagem foi enviada para outro confrade, deste tópico.Verdade se diga que não sou genealogista, mas não sei como tratar os senhores.Se a sua oferta ainda estiver em pé sobre os Aguiares, agradecia qualquer ajuda.

Quando há dias vi este tópico sobre os Aguiares de Alpedrinha e não só, reli as minhas mensagens, e, devo admitir, bem confusas.Estava a iniciar a investigação sobre os meus familiares e não tinha muita experiência.Diante disso, verifiquei os dados que tinha e , não há dúvida que a minha antepassada Maria de Aguiar era de Alpedrinha.
Ora bem.Ela casou com Marcos Rodrigues do Seixo da Beira que pertence a Oliveira do Hospital.Este nasceu a 30 de Abril de 1663.
Na minha cabeça, tinha a ideia que ele tinha casado com Maria de Aguiar na década de 1690, já que têm o 1º filho em 1706.
Acontece que revi os microfilmes de trás para a frente e não vi o registo do casamento, o que me leva a pensar que o mesmo se terá realizado em Alpedrinha.Fiz os cálculos e Marcos Rodrigues tinha quase 40 anos quando teve o 1º filho, mas acredito que Maria de Aguiar fosse mais nova, pois um 1º filho para uma mulher aos 40 anos , naqueles tempos seria quase impossível.
Perante isto, deduzi que ela terá nascido na década de 1670 e casado por volta de 1700.
Se tiver alguns dados que me possa adiantar, agradeço imenso.
Cumprimentos
Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337047 | coviantiga | 21 out 2013 01:44 | Em resposta a: #336930

Boa Noite Maria Amélia
Aqui lhe envio, todos os "Aguiares", que encontrei nos microfilmes, ligados aos meus"Paes do Amaral"
JOÃO DE AGUIAR natural de Vila Nova da Abelheira-Viseu casado com MARIA DIAS natural de Carregal (Dornelas)
tiveram 3 filhos
1-Francisco que faleceu em 15/7/1713
2-João nascido em 16/7/1715 que faleceu logo
3-Diogo de Aguiar casado com Joana Batista falecida em 4/8/1755 filha de José Gonçalves e Joana Dias falecida em 4/8/1755 ele casou 2º vez com Isabel Vaz.
Tiveram 4 filhos
3-1- João de Aguiar natural de Vila Nova da Abelheira-Viseu casado com Jerónima Maria
Filha de José Gonçalves Arrebenta e de Lourença Dias falecida em 11/9/1743
Tiveram 6 filhos
3-1-1-Teresa nascida em 26/3/1757
3-1-2-João nascido em 4/5/1758 faleceu 13/7/1765 com 7 anos
3-1-3-António nascido em 6/6/1761
3-1-4-Joana nascida em 13/1/1764
3-1-5-Marcelo nascido em 2/3/1767
3-1-6-Joana nascida em 15/12/1772

3-2-Manuel António casado com Ana Maria
tiveram 1 filha
3-2-1-Maria nascida em 14/6/1766

3-3-Afonso José Aguiar casado com Maria Rita filha de Manuel Calheiros e de Francisca Rita
Tiveram 1 filha
3-3-1 Joana nascida em 30/3/1790

3-4-MANUEL DE AGUIAR, casado em 20/3/1752 em Alpedrinha, com HELENA MARIA
Tiveram 6 filhos
3-4-1- O JOÂO que CASOU COM FRANCISCA ROSÁRIA PAES DO AMARAL DE AGUIAR (QUE SEGUE A SEGUIR)
3-4-2-Maurício casado com Maria Bárbara
tiveram 1 filha
3-4-2-1-Felícia

3-4-3-Joana nascida em 27/5/1761
3-4-4-Cecília nascida em 8/3/1759
3-4-5-António nascido em 14/11/1763
3-4-6-José de Aguiar casado com Joana Batista filha de Teodósio Monteiro e de Maria do Espírito Santo
tiveram 2 filhos
3-4-6-1-Maria nascida em 1/5/1787
3-4-6-2-Joaquim nascido em 1817


9º-FRANCISCA ROSÁRIA PAES DE AMARAL DE AGUIAR casada com JOÃO DE AGUIAR.
Tiveram 3 filhos--
do 2ºcasamento com José Vaz Jorge
teve mais uma

9-1-António Paes de Amaral de Aguiar nasceu em 28/2/1802,casou em 17/1/1821 Maria de S.Pedro, filha de José Dias da Cruz e Maria Joana Ele fez testamento em 1 /11/1 866 e ela em 18 / 8 / 1867.e faleceu em 7/6/1873

DAQUI PARA DIANTE TENHO 3 RAMOS JÁ ENCONTRADOS ATÉ À ACTUALIDADE E O RESTO DOS FILHOS DO ÚLTIMO CASAL .
SE LHE DISSER ALGO ALGUM DESTES AGUIARES TENHO MUITO GOSTO EM LHE FORNECER O RESTO DA MINHA ÁRVORE.
CUMPRIMENTOS
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337053 | ggomes | 21 out 2013 09:44 | Em resposta a: #337047

Cara M. Campos,

Tenho em Carregal uma familia Dias, sera a mesma ...... desde de cerca 1670 ate 1797 ... depois foi para Adurao e Sao Martinho (Fundao)

Maria Dias (??) casada com Simao Manuel (Gois, Coimbra ???)
tiveram
Antonio Dias (Carregal ??) casado em 12/1/1672 em Dornelas) com Anna Francisca (Carregal 31/12/1643, +12/4/1713)
tiveram
Miguel Dias (Carregal, 10/2/1672, + 15/3/1754) casado em Dornelas em 17/9/1719 com MAria Goncalves (Dornelas 6/10/1695, + Carregal 24/10/1735)
tiveram
Manoel Dias (12/5/1727) casado em 26/5/1748 com Ana Maria Antunesd (Povoa 8/4/1714, + Carregal 29/8/1764)
Tiveram
Manoel Dias Da Somada (Carregal 30/6/1753, + Dornelas 22/5/1811) casado em Dornelas 29/6/1783 com Anna Dos Prazeres Marques (Dornelas 14/4/1759, + 17/5/1812)
Tiveram
Joao Dias (Carregal 24/8/1797, + Adurao 8/6/1850) casado em ? talves em Adurao com Maria Bernarda (Adurao 19/10/1798, + 7/5/1849)
Tiveram
Antonia Maria Bernarda (Adurao 22/12/1824) casado em Adurao com Jose Miguel (Adurao 1/4/1823)
Tiveram
Manuel Miguel (Adurao6/12/1861) casado talves em 1887 com Anna De Jesus Cabeça (Sao Martinho 30/12/1868)

Se voce encotrar familiares ....
Melhores cumprimentos

Germain Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337057 | mariamoura | 21 out 2013 11:05 | Em resposta a: #337047

Grata pela resposta.
Da sua exposição sobre os Aguiares, só o Manuel de Aguiar casado em Alpedrinha poderia estabelecer alguma ligação com a minha Maria de Aguiar nascida, como já referi, cerca de 1670 ou 80.Como não encontro a data do casamento com Marcos Rodrigues no Seixo da Beira, pus-me a pensar que o casamento também tivesse ocorrido em Alpedrinha.
Quanto ao seu Manuel de Aguiar, se nasceu em Alpedrinha, poderia ser talvez um sobrinho.

Aproveitando que fala nos Pais do Amaral, também tenho um ramo que veio de Senhorim e Moimenta de Maceiras do Dão, onde estou agora parada,início do século XVIII, com o padre Valentim Pais do Amaral.

Cumprimentos,

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337080 | coviantiga | 22 out 2013 00:09 | Em resposta a: #337053

Caro Germain
Sei apenas o que menciono.Se conseguir mais qualquer elemento que ligue com este meu lado, diga, que tenho muito gosto em lhe dar todos os elementos que tenho, sobre as gerações seguintes.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337121 | agp | 22 out 2013 23:25 | Em resposta a: #337057

Cara Maria Amélia Moura,

Marcos Rodrigues e Maria de Aguiar casaram em Alpedrinha a 12.10.1687. Ele era filho de João Rodrigues e de Maria de Matos, da Sobreda, freguesia de São Pedro, bispado de Coimbra (como já sabia) e ela filha de João de Aguiar e Madalena Cardosa, de Vila Cova (?), freguesia de Nossa Senhora da Esperança, bispado de Viseu.

Marcos Rodrigues e Maria de Aguiar tiveram pelo menos dois filhos em Alpedrinha, a saber, Manuel e José, nascidos respetivamente a 4.12.1688 e 10.2.1691.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#337134 | mariamoura | 23 out 2013 13:30 | Em resposta a: #337121

Boa tarde António Pereira.

Grata por tudo.Estou admirada com a surpresa. Como é que estes meus avós de lugares tão diferentes foram casar a Alpedrinha, têm por lá dois filhos e vão ter os restantes à Sobreda? Estranhos caminhos e, ainda mais tendo a Serra da Estrela pelo meio!!!

Agora resta-me saber que Vila Nova é esta!

Cumprimentos.

Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#338099 | ggomes | 14 nov 2013 13:33 | Em resposta a: #337047

Senhora Campos,

e Sobre sua Maria Dias natural de Carregal (Dornelas) casada com JOÃO DE AGUIAR natural de Vila Nova da Abelheira-Viseu .... voce conhece escalhar seus irmaos o pais .... se seram os mesmos que estes dias que ai tenho em Carregal ...
A voça Maria Dias so casou 1 vese ?
Veja aqui so o que tenho sobre meux Dias ...
pode ser que a voça Maria Dias e parente com os meus Dias logo que todos sao de Carregal ....

Maria Dias (??) casada com Simao Manuel (Gois, Coimbra ???)
tiveram
Antonio Dias (Carregal ??) casado em 12/1/1672 em Dornelas) com Anna Francisca (Carregal 31/12/1643, +12/4/1713)
tiveram
Miguel Dias (Carregal, 10/2/1672, + 15/3/1754) casado em Dornelas em 17/9/1719 com MAria Goncalves (Dornelas 6/10/1695, + Carregal 24/10/1735)
tiveram
Manoel Dias (12/5/1727) casado em 26/5/1748 com Ana Maria Antunesd (Povoa 8/4/1714, + Carregal 29/8/1764)
Tiveram

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#338125 | coviantiga | 14 nov 2013 22:25 | Em resposta a: #338099

Caro Confrade
Infelizmente nada sei dos antepassados de Maria Dias porque o que sei é através dos microfilmes de Alpedrinha .Ora onde eu encontrei o João de Aguiar casado com a Maria Dias, foi através dos filhos de João de Aguiar e de Francisca Rosária Paes do Amaral
que claro nomeia os Avós.
Como o ramo que eu procuro é o "Paes do Amaral" e com quem eles casam,procuro, os antepassados do João Aguiar , mas só aqui no forum ,visto que se tentasse ir para trás em todos os antepassados que já encontrei não chegava a minha vida toda ,para os descobrir porque o que tenho também procurado desenvolver ,são os ramos até aos nossos dias, pois tenho os elementos ainda no Arquivo de Castelo Branco e Conservatória do Fundão.
Para procurar os mais antigos, teria de me deslocar à Torre do Tombo , visto que moro na Covilhã , que fica longe e seria impossível ficar dias e dias explorando.
Por isso é que este forum é maravilhoso, para cruzarmos informação.Com um pouco de sorte, consegue encontrar alguém de Carregal que lhe dê a família de Maria Dias.
Boa Sorte
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#338135 | ggomes | 15 nov 2013 10:51 | Em resposta a: #338125

Obrigado ....

Se tiver otros dados sobre familia DIAS de Carregal ... transmitirei los .....
Voce tem antepassados em Peraboa ....silvas .... antunes ?

Cumprimentos
Germain

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#338137 | coviantiga | 15 nov 2013 14:19 | Em resposta a: #338135

Caro Germain
De todos os ascendentes que encontrei até´hoje não tenho ninguém em Peraboa.
Antunes é a parte de meu marido, mas o que encontrei é do Paúl, e Alvoco da Serra .mas ainda encontrei pouco da parte dele
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#338138 | coviantiga | 15 nov 2013 14:35 | Em resposta a: #338135

Ainda lhe digo mais uma coisa, veja o tema "FAMÍLIA BARATA" que encontrará muita gente de Carregal e até bastantes Antunes
Pode ser que encontre aqui um rumo.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#339783 | ggomes | 20 dez 2013 14:48 | Em resposta a: #337080

Cara Coviantiga,

Estamos com Joaquim Nogueira (sena1965) ver se podemos encontrar ligaçoes da voça Maria Dias casado com Joao de Aguiar com os Dias de Carregal .... pode ver os ultimos messagem neste topico :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339782&fview=e (Dias de Carvalho-Carregal-Dornelas do Zêzere)

Cumprimentos
Germain

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#347553 | jojo92issy | 22 jun 2014 10:55 | Em resposta a: #42310

bom dia. a minha familia e da vila da ponte e ferreirim , e familia manoel de oliveira e leanor aguiar de oliveira filhos 5 elizabete aguiar de oliveira freguesia de sernancelhe. boa coragem deme mais informacois da familia aguiar de oliveira vila da ponte merci

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#347554 | jojo92issy | 22 jun 2014 11:27 | Em resposta a: #42310

bom dia voce tem familia em ferreirim enta talvez tenhamos primos em comum . se quezere ajuda mande-me mais dados ao meu mail jojo92issy@gmail.com merci de avance

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#376477 | Ifigueiredo26 | 29 dez 2016 00:12 | Em resposta a: #42310

Boa noite a todos.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os Aguiar de Sernancelhe.
Na minha árvore genealógica, tenho que um antepassado meu chamado Manuel António de Aguiar era natural de Sernancelhe. Era filho de José de Aguiar e de Perpétua Maria. Casou na freguesia do Terrenho com Maria Rita e tiveram , entre outros, uma filha chamada Virgínia Aguiar, minha trisavó.

Muito obrigado,
Ivan Figueiredo

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#376478 | Ifigueiredo26 | 29 dez 2016 00:14 | Em resposta a: #336701

Boa noite a todos.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os Aguiar de Sernancelhe.
Na minha árvore genealógica, tenho que um antepassado meu chamado Manuel António de Aguiar era natural de Sernancelhe. Era filho de José de Aguiar e de Perpétua Maria. Casou na freguesia do Terrenho com Maria Rita e tiveram , entre outros, uma filha chamada Virgínia Aguiar, minha trisavó.

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#376479 | Ifigueiredo26 | 29 dez 2016 00:15 | Em resposta a: #253834

Boa noite a todos.
Gostaria de saber se alguém tem informações sobre os Aguiar de Sernancelhe.
Na minha árvore genealógica, tenho que um antepassado meu chamado Manuel António de Aguiar era natural de Sernancelhe. Era filho de José de Aguiar e de Perpétua Maria. Casou na freguesia do Terrenho com Maria Rita e tiveram , entre outros, uma filha chamada Virgínia Aguiar, minha trisavó.

Resposta

Link directo:

Os Aguiar, dAguiar da Beira,Castelo Novo,Soalheira

#377133 | Nelita | 18 jan 2017 18:35 | Em resposta a: #42310

Boa noite,

Lamento informar que a minha mae, Maria Manuela Santos de Almeida Ferreira dos Santos, aqui usando o nome NELITA, faleceu a 27 de outubro de 2016.
O seu trabalho neste forum, a sua paixão pelo Douro e pelas suas raízes, deixa- nos a todos, filhos, muito gratos.
A todos que a ajudaram ,a todos que ela ajudou, deixo um abraço sincero.
Cumprimentos
Sofia de Almeida Santos
sofia_asantos@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 10:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen