Familia Sá Sotomaior

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Sá Sotomaior

#44628 | valdevez | 08 jul 2003 09:33

Caros forenses,

Devido a um trabalho que estou a tentar fazer, gostaria de saber se algum forense me poderia dar alguma informação sobre os ascendentes/descendentes de António Pereira de Sá Sotomaior, da Casa da Devesa, freguesia do Vale, Arcos de Valdevez.
Apesar de serem da mesma geração, da mesma vila e com o mesmo nome parece que nada tem a ver com António Pereira de Sá Sotomaior (Visconde de Milhundos).
Desde já agradeço qualquer informação.
Melhores cumprimentos.
Lídia Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#44641 | Conde | 08 jul 2003 12:05 | Em resposta a: #44628

Minha Senhora:
Aconselho a leitura da obra "O POETA DO NEIVA",onde tem toda a genealogia da família Sá Sottomayor.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#44642 | pcf | 08 jul 2003 12:23 | Em resposta a: #44628

Cara Lídia Bragança

Também sou um interessado nas famílias de Arcos de Valdevez visto ser oriundo de lá. Não tenho elementos concretos sobre Antóniuo Pereira de Sá Sotomaior, da Casa de Devesa. Não será antes Sub-Devesa?
De qualquer modo aconselho-a a consultar a obra «Casas Armoriadas de Arcos de Valdevez» de António Pimenta de Castro que sem falar nessa Casa, pode, por ligação familiar, relacionar o nome que procura. A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez também tem publicado várias revistas com estudos genealógicos que podem, eventualmente dizer alguma coisa. Eu possuo todas estas obras, por isso se tiver alguma dificuldade eu disponibilizo-lhe fotocópias.
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#44719 | vbriteiros | 09 jul 2003 16:31 | Em resposta a: #44642

Caro Pedro Caridade de Freitas.
Como diz possuir todas as resvistas publicadas pela Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, atrevo-me a pedir -lhe se me informa sobre qualquer artigo que fale do Comendador Manuel Joaquim de Faria ,grande benemérito da freguesia de Soutelo no séc XIX. Inclusivé ofereceu escolas e cemitério à freguesia.
Grato desde já pela resposta que me possa dar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#44726 | pcf | 09 jul 2003 17:36 | Em resposta a: #44719

Caro Vasco Briteiros

Terei todo o gosto em procurar elementos sobre o Comendador Manuel Joaquim de Faria. Logo que obtenha alguns elementos entrarei em contacto por esta via.
Cumprimentos

Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#44838 | valdevez | 11 jul 2003 09:17 | Em resposta a: #44642

Caro Pedro Caridade de Freitas,

Grata pela informação, infelizmente já consultei as publicações que menciona sem resultados positivos.
Existe de facto a Casa de Sub-Devesa ligada à Casa da Devesa por laços familiares, além disso não consigo descobrir mais nada, nem mesmo a origem dessas duas casas.
Agradeço qualquer informação adicional que possa obter.
Melhores cumprimentos.
Lídia Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#45042 | pcf | 15 jul 2003 09:47 | Em resposta a: #44719

Caro Vasco Briteiros,

Consultei as revistas feitas pelo GEPA - Grupo de Estudos do Património Arcuense - e não encontrei nenhuma referência ao Comendador Manuel Joaquim de Faria. De qualquer modo têm-me assistido uma dúvida: não há nenhuma freguesia de Soutelo em Arcos de Valdevez. A única que conheço com este nome fica em Vila Verde. Nos Arcos de Valdevez com nome semelhante há Souto e Sistelo, de onde era oriundo o Visconde de Valdevez e Sistelo.
Cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Sá Sotomaior

#45049 | vbriteiros | 15 jul 2003 12:07 | Em resposta a: #45042

Caro Pedro Caridade Freitas
Tem toda a razão. Soutelo é em Vila Verde pelo que peço desculpa da massada que lhe dei.
Muito obrigado pela sua resposta e aceite os meus melhores cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#382469 | haroldo_sm | 03 jul 2017 20:19 | Em resposta a: #44628

Prezada Lídia,

Gostaria de saber se António Pereira de Sá Sotomaior tinha um irmão chamado José Pereira de Sá Sotomaior, sendo que este irmão veio a morar na fronteira entre a Bolívia e o Brasil.

Cumprimentos,
Haroldo Medeiros

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#382489 | zeved | 04 jul 2017 14:18 | Em resposta a: #382469

Caro Haroldo,

Apesar da mensagem não estar dirigida a mim, penso poder ajudar neste tópico pois sou bisneto de António Pereira de Sá Sottomaior, da Casa da Deveza em Arcos de Valdevez, que nasceu em 1850.
Segundo os arquivos de família, António tinha um irmão que realmente esteve a morar na fronteira entre a Bolívia e o Brasil mas que se chamava Manuel Pereira de Sá Sotomaior.
Existiu realmente na família um José de Sá Sottomaior, nascido em 15.2.1791 mas para o qual não há qualquer referência que tivesse vivido no Brasil ou na Bolívia.
Não sei se ajudei na sua pesquisa mas tive todo o prazer em responder à sua pergunta.
Melhores cumprimentos.
Hernani Sottomayor Araújo

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#383656 | zeved | 16 ago 2017 11:19 | Em resposta a: #382469

Caro Haroldo,

Depois de alguma investigação posso informar que realmente António Pereira de Sá Sottomaior teve um irmão José Pereira de Sá Sottomaior, falecido em 03 de Agosto de 1900 no Hospital de S.José em Lisboa. Viveu na Bolívia e foi casado com uma Maria Maciel (falecida na Bolívia). Do casamento com Maria Maciel teve duas filhas legítimas ignorando-se o seu nome, nacionalidade e residência pois nasceram na Bolívia.Teve também 3 filhos ilegítimos, havidos antes do casamento, a saber, Amélia de Sá Sotomaior, Raimundo de Sá Sotomaior, e outro do qual se ignora o nome, todos nascidos na América do Sul.
Melhores cumprimentos.
Hernani Sottomayor Araújo

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#425863 | luisdaparede1 | 24 jul 2020 01:33 | Em resposta a: #44628

Estou a tentar perceber se existe alguma relação entre os dois, a minha avó Maria Antonieta era neta de um Antonio Pereira de Sá Sotomaior (Dom Antoninho) e nao consigo perceber qual dos dois será. :/

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#439968 | Fernando Carlos Mend | 16 mar 2022 10:45 | Em resposta a: #44628

Bom Dia Gostaria de Saber se me conseguem dar informação de a cerca de Maria Amélia Pereira Sottomayor, nascida em Manaus no Brasil , filha de José Pereira de Sá Sottomayor, que foi enfermeira na Primeira Guerra Mundial ao Serviço da Cruz Vermelha Portuguesa na França, a informação era saber em que localidade veio a falecer, se no Brasil ou em Portugal e a data

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#440083 | Fernando Carlos Mend | 22 mar 2022 14:32 | Em resposta a: #439968

venho solicitar informações a cerca de Maria Amélia Pereira Sottomayor filha de José Pereira de Sá Sottomayor, ela natural do Brasil o Pai natural da Devesa Freguesia do Vale Arcos de Valdevez, em relação a Maria Amélia era saber se ela faleceu em Arcos de Valdevez e em que data

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#440085 | zeved | 22 mar 2022 16:45 | Em resposta a: #440083

Caro Fernando Carlos,

Amélia de Sá Sotomaior era de facto minha tia-bisavó, infelizmente não tenho detalhes onde ela faleceu.

Sei que foi Enfermeira equipada a Alferes na segunda guerra mundial e louvada "pela sua dedicação e assiduidade nos serviços a seu cargo".

Caso tenha algum interesse poderei enviar por mensagem privada a pouca documentação que tenho acerca de Amélia de Sá Sotomaior.

Saudações genealógicas.
Hernani Sottomayor Araujo

Resposta

Link directo:

Familia Sá Sotomaior

#440109 | Fernando Carlos Mend | 23 mar 2022 10:44 | Em resposta a: #44628

Bom Dia Caro Hernani, sobre a Maria Amélia Pereira de Sá Sottomayor, eu sei tudo sobre a sua passagem na primeira Guerra Mundial, se são esses documentos fico agradecido mais já os tenho, se tem mais alguns que eu possa ver agradeci que me enviasse para o meu email que é martinsribeiro1957@gmail.com, desde já o meu muito obrigado. Fernando Rodigues

Resposta

Link directo:

Familia Nogueira Falcão Palhares

#440116 | Fernando Carlos Mend | 23 mar 2022 14:25 | Em resposta a: #440109

Boa Tarde,venho por este meio solicitar informações de Joaquina Clara Nogueira Falcão Palhares, nascida na Quinta das Travessas na Freguesia do Vale Arcos de Valdevez em 1790 faleceu por volta de 1882 filha de António Xavier Nogueira Falcão e de Ana Luisa Palhares, casada com João Manuel de Sousa Menezes Sarmento ele da Freguesia de Paderme em Melgaço, o que eu pretendia saber em que data a Joaquina Clara se casou e a onde assim como o nascimento do seu filho José António de Sousa Menezes Aragão Palhares, o meu muito obrigado a quem me poder ajudar. Fernando Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 07:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen