Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44658 | dcorrea | 08 jul 2003 17:15

Caro António

Vou iniciar um novo tópico pois penso que já nos afastámos de Gáfete e podemos trazer assim outras contribuições a este tema.

"Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes"

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44660 | dcorrea | 08 jul 2003 17:31 | Em resposta a: #44658

Caro António

Na sua última mensagem no tópico "Famílias de Gáfete" dá conta da utilização do nome Gaspar associado a Godinho. Ainda não consegui recuar em relação a esse meu antepassado. Não sei portanto se é natural de Abrantes ou se para lá foi. É que se os livros de S. Vicente e S. João de Abrantes começam em finais do século XVI para as outras duas freguesias -Sta. Maria e S. Pedro - não há nada para épocas mais recuadas.

Tenho consultado uma obra fundamental para a genealogia de Abrantes desse período - "Abrantes no tempo dos Filipes". Vem lá referido um Manuel Godinho, cirurgião, que penso ser o filho de Gaspar Godinho. A Tese de Doutoramento que lhe deu origem tem alguns capítulos que não foram publicados e nos quais deposito alguma esperança. Essa obra refere também a família Marchão Temudo que é originária de Amieira. Penso até que um deles, o Dezembargador Diogo Marchão Temudo, o Velho, dado nas genealogias manuscritas da TT como natural de Amieira, é afinal natural de Abrantes, embora com raízes em Amieira.

Os Godinhos de Abrantes podem ter vindo de outra terra, pois o primeiro referido na genealogia manuscrita da TT é da 2ª metade do século XVI e não diz se é natural de Abrantes.

Conhece a Capela fundada por Lourenço Godinho cerca de 1625 em Alvega? As armas que ostenta são usadas também por outros ramos de Godinhos do Vale do Tejo?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44685 | Pedro França | 09 jul 2003 01:15 | Em resposta a: #44660

Caro Diogo:

Sou Abrantino, natural da fregª do Rio Torto mas sem ligação imediata às fregªs da cidade.
Áí estão também as raízes de minha mãe e minha avó materna (e por aí fora).
Os meus Godinhos vêm de Pedro Colaço Godinho que viveu em Midões, no séc. XV-XVI, embora lhe dêem passagem ou origem pelo Crato. Nas minhas armas tenho esse apelido representado no 3º quartel do escudo, e que meu 11º a´vô desta linha já trazia (desde 1592).
Posso ver nos verbetes das matrículas da UC qual a terra de naturalidade dos dois Diogos Marchões Temudos.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44692 | atni | 09 jul 2003 09:43 | Em resposta a: #44685

Tenho nos meus apontamentos o seguinte sobre os "Marchões Temudo" de Amieira:

1. Diogo, que faleceu menino em Amieira a 9/05/1698.

2. Filho de Manuel Marchão Temudo, meirinho do eclesiástico, de Amieira, que c.c. Maria Gamita a 3/7/1697, em Amieira. Foram testemunhas o Dr. Manuel Vaz Falcão de Brito e Pedro Vaz Caldeira, tendo este sido sargento-mor de Amieira.

3. N.P. de João Marchão Temudo e de Maria Barreiros Vieira, ambos de Amieira.
N.M. de João Dias Gamito e de Maria Fernandes, ambos de Amieira.

Cumprimentos
A.Sena

Nota: A partir de 17/06/1957, Amieira, passou a chamar-se Amieira do Tejo.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44779 | dcorrea | 10 jul 2003 16:30 | Em resposta a: #44692

Caro Confrade

Desconhecia esse ramo Marchão Temudo. Não aparecem referidos nas Genealogias Manuscritas título Marchão do ANTT. Se não tem esses dados posso enviar-lhos. O João Marchão Temudo que refere pode bem ser irmão do Dr. Diogo Marchão Temudo, Dezembargador.

Essas informações que tem são colhidas nos Paroquiais de Amieira?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44781 | dcorrea | 10 jul 2003 16:39 | Em resposta a: #44685

Caro Pedro

Se puder verificar esses dados em Coimbra seria óptimo.
Os "seus" Godinhos passaram por Abrantes no século XVII? O Midões que refere é na Beira Alta?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44809 | Pedro França | 10 jul 2003 22:02 | Em resposta a: #44781

Caro Diogo:

Amanhã digo-lhe alguma coisa sobre os Marchões Temudos a partir dos verbetes das matrículas dos estudantes da UC.
O Midões a que eu me refiro fica, sim, na Beira Alta, melhor, no concelho de Tábua/distrito de Coimbra.
Fico a aguardar por alguma achega aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44813 | nuno27 | 10 jul 2003 22:50 | Em resposta a: #44658

Peço desculpa de me estar a intrometer, mas quando vi Amieira, pensei que talvez conheçam os Metelos da Atalaia do Gavião, meus antepassados.
Qualquer informação será muito bem vinda.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44831 | Pedro França | 11 jul 2003 00:53 | Em resposta a: #44813

Caro Nuno:

Por sinal, tenho nos meus ascendentes do Gavião alguns que moravam na Atalaia mas não conheço aí, neles, nenhum de apelido Metelo.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44863 | dcorrea | 11 jul 2003 16:47 | Em resposta a: #44831

Numa antiga monografia intitulada "Amieira", de Tude Martins de Sousa, reeditada pela Câmara de Nisa, há muitas referências a Metelos. Pode ser que encontre aí algo que lhe interesse.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44868 | nuno27 | 11 jul 2003 17:58 | Em resposta a: #44831

Obrigado pela sua resposta, Pedro, e também Diogo.
O que sei sobre o meu ramo da Atalaia, vai só até aos meus 4ºs avós.
Pedro, como tem também família na Atalaia digo-lhe os outros nomes de família: Dias Costa, Boloto, Matos, Valentim, Heitor e claro os Alves Metelo que anteriormente referi.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44869 | Pedro França | 11 jul 2003 18:10 | Em resposta a: #44809

Caro Diogo:

Entre Marchões e Marchões Temudos, o que eu pude apurar para os Diogos M.T. que serviram no Desembargo do Paço e outros tribunais da Corte, posso dizer-lhe o seguinte:
- Diogo M.T., fº de Diogo Marchão e de Maria Gamita Temuda, bacharel formado em Cânones a 01.05.1612, era n.al de Abrantes;
- Diogo Marchão, fº de Diogo Marchão Temudo (atrás) e de D. Luísa de Tolosa, bacharel formado em Leis a 20.06.1653, era n.al de Lisboa.
Isto é, para já, o que se me oferece dizer sobre os ditos cujos. Por sinal já os havia mencionado há 16 anos atrás, na minha tese de mestrado. Confrontei com os verbetes uma vez mais.
Por ora fico a aguardar novas e mandadas. No AUC há variados verbetes de estudantes de apelido Marchão. Até eu tenho na árvore um Marcão (por vezes "Marcam")e a mãe - Marcoa. Não sei do "h".
Um abraço.

Sempre,
Pedro França.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44883 | atni | 11 jul 2003 19:16 | Em resposta a: #44863

Caro Diogo Corrêa
Trata-se de "Amieira do Antigo Priorado do Crato" (subsídios para uma monografia). Os autores foram dois ilustres amieirenses: Tude Martins de Sousa e Francisco Vieira Rasquilho.
A 1ª edição é de 1936 e há uma edição fac-simile de 1982, da Imprensa Nacional/Casa da Moeda. Alguns exemplares desta última, estão disponíveis na Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo.
Cumprimentos
A. Sena

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44884 | atni | 11 jul 2003 19:30 | Em resposta a: #44779

Caro Diogo Corrêa
Afirmativo, as informações são dos Assentos Paroquiais.
Embora, não tenha estudado ainda a família Marchão, refiro-lhe também "Famílias de Portugal" de Jacinto Manso de Lima, que tem apontamentos muito intessantes sobre os "Marchões de Amieira" Letra M - Vol. 2- Págs.115/118 e 125/127.Se tiver dificuldades, estou ao dispor.
Cumprimentos
A. Sena

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44885 | atni | 11 jul 2003 19:51 | Em resposta a: #44813

Caro confrade:
Nos meus apontamentos, tirados dos Assentos Paroquiais de Amieira, tenho o seguinte:

1) António Chambel(n.Atalaia/Gavião)c.c.Isabel Metela(n. Amieira), em 12/08/1801.

2) Fabião Rodrigues Estrada (n.Atalaia/Gavião)c.c. Catarina Calva Metela (n. Amieira) em 24/01/1720.
Se interessar, poderei dar mais alguns elementos.
Cumprimentos
A. Sena

Resposta

Link directo:

Godinho de Setúbal

#44911 | A. Varela Remígio | 12 jul 2003 20:04 | Em resposta a: #44658

Caros Senhores

Gostaria de saber se algum dos senhores possui qualquer informação sobre a família Godinho de Setúbal.

Peço desculpa por esta mensagem não estar directamente relacionada com o tópico, mas não quis perder esta oportunidade.

Cumprimentos

André G. Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44918 | Pedro França | 12 jul 2003 22:14 | Em resposta a: #44911

Caro André:

Sei de uma linhagem de Godinhos, de Setúbal, que vem nas Genealogias Manuscritas da Torre do Tombo: 21.F.23, f. 71.
Também há um título genealógico de Godinhos, de Abrantes, igualmente no AN/TT, cuja cota é:
21.E.4, p. 499.
Alguns códices poderão estar já microfilmados. Considero-me um "surfista" deste tipo de documentação.
Um abraço. Resta-me responder ainda ao Nuno (não me esqueci), sobre os meus ascendentes (poucos) da Atalaia/Gavião.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44923 | dcorrea | 13 jul 2003 00:02 | Em resposta a: #44918

Caros confrades

Sobre Atalaia não tenho nada, mas tenho aí uns primos - Matos Rosa - a quem vou perguntar se têm alguma coisa sobre famílias de Atalaia.

Caro A. Sena: pelas suas intervenções fiquei com a ideia que tem fortes ligações a Amieira. Tem ascendência de lá? Eu tenho alguma coisa estudada sobre os meus costados de Amieira, mas ainda muito incompletos, pois o Arquivo D. de Portalegre fica um pouco longe de Alenquer, terra onde moro!

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44947 | rgc | 13 jul 2003 15:52 | Em resposta a: #44911

Caro André G. Varela Remígio

Não sei, porque não li ainda todas as mensagens deste tópico, se já vem esta notícia que dou: o último vol. 9/10 de Genealogia & Heráldica, do Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família-Universidade Moderna do Porto, traz assunto muito interessante sobre a família que refere. (Claro,que não tenho interesse nenhum de mencionar este volume; aliàs,com outros artigos muitos interessantes, além de dar informação bibliográfica imprescindível)
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44953 | nuno27 | 13 jul 2003 22:30 | Em resposta a: #44658

Caro A. Sena, Diogo e Pedro

No livro "Metellos de Portugal, Brasil e Roma" de Manuel Arnao Metello e João Carlos Metello de Nápoles vem:

1) Manuel Metelo, n.c. 1630, c.c. Isabel Tomás, tiveram

2) Manuel Metelo Borralho, c. na Amieira em 14/11/1682, com Catarina Calvo, fª de Pedro Falcão e de Catarina Calva, tiveram

3) Maria Calvo Metelo e

3) Manuel Metelo Falcão, que casou na Amieira em 29/10/1724 com Maria MARCHÃO Azeitado, fª de Manuel MARCHÃO Azeitado e de Teresa MARCHÃO
...........
A Catarina Calva Metela (n. Amieira) que o confrade A. Sena me enviou c. em 24/01/1720 com Fabião Rodrigues Estrada (n.Atalaia/Gavião), poderá ser uma outra irmã dos 3).
...........

Está a interessar-me particularmente o 1º ramo que me referiu: António Chambel (n.Atalaia/Gavião) c.c. Isabel Metela (n. Amieira), em 12/08/1801, pois os dados que possuo como antes referi vão só até ao meu 4º avô:

1) José Metelo, n. cerca de 1830, que casou com com Felicidade..., que tiveram:

2) Adriano Alves Metelo, n. c. 1860 (Atalaia), meu antepassado pelo meu avô paterno e

2) Joaquim Alves Metelo, n. c. 1865 (Atalaia), meu antepassado pela minha avó paterna, Genoveva, que me deu os dados que possuo.

Como os poucos livros que existem sobre a Atalaia estão em Portalegre e como vivo em Lisboa é-me difícil ter acesso a eles e assim fazer a pesquisa no meu ramo paterno, assim como venho fazendo no materno na TT, na zona de Tomar, e também em algumas freguesias do conc. de Abrantes. Portanto qualquer informação é-me muito valiosa.

Ainda relativo ao livro que me referiram, sabem onde e com posso obtê-lo? Já tentei na Ferin, sem sucesso. Tenho de ver na B. Nacional.

A título de curiosidade, os padrinhos de registo do meu pai e amigos da família paterna foram Mário Vieira de Matos (que parece ser ser ainda da minha família) e Belmira RASQUILHO VIEIRA, sua mulher. Ela era da Amieira e viveram na Av. Almirante Reis em Lisboa.
.......
O livro dos Metellos ainda refere:

1) Simão Metelo Falcão, n. c. 1720, viveu na Amieira e casou com Maria MARCHÃO e tiveram

2) Isabel MARCHÃO Metelo, madrinha de baptismo em Tolosa em 25/8/1778 de Isabel, fª de Manuel Metelo e de sua 3ª m.er Catarina MARCHÃO, fª de Manuel MARCHÃO de Bastos e de Isabel Gonçalves.

Esperando que esta mensagem chegue a todos, os meus cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#44969 | Pedro França | 14 jul 2003 00:48 | Em resposta a: #44868

Caro Nuno:
Os ramos que tenho da Atalaia/Gavião são estes:
- Manuel Estrada c.c. Maria Dias, pais de Maria Dias que cc. (1682/Gavião) Manuel Rodrigues Patrão.
- Francisco Álvares e Maria Dias, pais de Isabel Alves que c.c. (1675) João Dias Fialho, de Vale de Carreira/Gavião, mor:es na Atalaia.
- Sebastião Dias Chamisso c.c. Maria Álvares, pais de Catarina Álvares c.c. Manuel de Matos, do C.al da Silveira/Gavião, que foram pais, por sua vez de Joana de Matos c.c. Vicente Chambel, de C.al da Silveira/Gavião, de quem houve a Manuel Camelo, baptº em 1713/Gavião.
Isto é o que se me oferece dizer por ora sobre o assunto. Não sei se encaixa aí alguma coisa.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44972 | A. Varela Remígio | 14 jul 2003 02:44 | Em resposta a: #44918

Caro Pedro

Muito lhe agradeço a sua dica. Assim que tenha disponibilidade, darei um salto à Torre do Tombo.

Cumprimentos

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44973 | A. Varela Remígio | 14 jul 2003 02:49 | Em resposta a: #44947

Caro Rafael Carvalho

Também muito lhe agradeço pela sua informação.

Tentei há poucos meses entrar em contacto consigo via email por causa da família Grade, mas não consegui. Caso esteja interessado, agradecia me me facultasse o seu novo contacto.

Os melhores cumprimentos

André Varela Remígio
a.v.remigio(arroba)sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#44996 | rgc | 14 jul 2003 14:44 | Em resposta a: #44973

Caro André Varela Remígio

Só agora tomei conhecimento desta sua mensagem que me deixou muito interessado.
Agradeço muito que me envie tudo o que tiver sobre os -GRADE - e o que com eles se relacionar. Tenho pouco mais do que está na minha árvore de costados, no GENEA, e do que vem no livro de Miguel Côrte-Real -Fidalgos de Cotas de Armas do Algarve, e também nos respectivos tópicos aqui do Forum-; não obstante,enviar-lhe-ei, depois, o que tenho;por mail, ou colocarei aqui no Forum,porque pode ser do interesse de mais confrades. Mas como algumas vezes me repito,e "chateio" com certas insistências, peço desde já as minhas desculpas,por tal pecha.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

octaviocarvalho@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45006 | dcorrea | 14 jul 2003 16:39 | Em resposta a: #44953

Caros Confrades

O meu livro de Amieira comprei-o há alguns anos no posto de turismo de Nisa. Numa mensagem atrás vem referido também como estando à venda na Santa Casa da Misericórdia de Amieira.

O Mário Vieira de Matos referido era de Amiera ou de outro local?

Cumprimentos

Diogo Correa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45008 | ammg | 14 jul 2003 16:57 | Em resposta a: #44658

Caro sr. Diogo Corrêa
inicio agora as minhas investigações, sobre famílias de Amieira, como me apercebi que também está a desenvolver uma investigação sobre este tema, gostaria se possível que me faculta-se algumas informações sobre os registos que tem apurados e informações que considere de interesse. obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45077 | nuno27 | 15 jul 2003 18:09 | Em resposta a: #44885

Caro A. Sena, por favor, veja a msg que coloquei no forum no dia 13.
Obrigado

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45078 | nuno27 | 15 jul 2003 18:17 | Em resposta a: #45006

Nao sei exactamente onde nasceu o Mario Vieira de Matos, embora a sua familia fosse ou da Amieira ou da Atalaia. Segundo me disse a minha avo, foi nascer a Tomar, e nao sei se foi la baptizado. Por acaso era algo que devia tentar descobrir ate porque parece que ele era filho duma irma da minha trisavo.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45135 | atni | 16 jul 2003 14:56 | Em resposta a: #44953

Caro Nuno 27
Vamos por partes:
1ª Conheço o livro "Metellos de Portugal, Brasil e Roma" do Dr. Arnao Metello, especialmente na parte referente a Amieira do Tejo.
2ª Sobre o ramo que lhe interessa, tenho mais os seguintes apontamentos:
a)António Chambel, faleceu em Amieira em 06/12/1834. Era irmão ,pelo menos,de Maria Marques Chambel e Manuel Chambel Estrada.
b)Isabel Metela era irmã, pelo menos, de Pedro Semedo e Pedro Borralho Semedo.
c)O casal António Chambel/Isabel Metela tiveram, pelo menos, cinco filhos: António, Antónia, Isabel, Manuel, João e Joana.
Não sei se lhe adianto alguma coisa,pois estas informações foram tiradas dos Paroquiais de Amieira.
3ª Suponho que o livro que procura é "Amieira, do antigo Priorado do Crato". Como disse numa mensagem anterior,os poucos exemplares disponíveis encontram-se na Santa Casa da Misericórdia de A. do Tejo. Se for só para consulta, sugiro a B.N.
4ªAcho, que lhe vou dar uma agradável notícia:
Belmira Rasquilho Vieira, é minha querida tia-avó, com a idade de 101,5 anos, com os achaques inerentes a esta idade e uma memória prodigiosa. Tem alguns elementos que possivelmente lhe interessariam.

Cumprimentos
A.Sena

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45136 | atni | 16 jul 2003 14:59 | Em resposta a: #45078

Caro Nuno:
Mário Vieira de Matos, já falecido, nasceu em Alviobeira/Tomar.
A família materna tinha raízes em Atalaia/Gavião.
Cumprimentos
A.Sena

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#45137 | atni | 16 jul 2003 15:08 | Em resposta a: #44923

Caro Diogo:
Confirmo. Ascendência e ligação muito fortes.

A propósito: Que tal o almoço dos "Correias", ocorrido recentemente?
Já ouviu falar dos Correias, do Monte da Taipa/Amieira do Tejo?

Ao dispor. Cumprimentos
A. Sena

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45143 | dcorrea | 16 jul 2003 17:13 | Em resposta a: #45008

Caro Confrade

Não lhe poderei fornecer muitos dados pois, de facto, tenho ainda pouca coisa investigada. Fui somente duas vezes a Portalegre e investiguei a linha de um 4º avô meu, natural de Amieira, de uma família que usou os apelidos Dias Escudeiro durante várias gerações, mas que ainda não recuei até ao final dos registos paroquiais, que como sabe são bastante antigos (os baptismos começam em 1592). Esta família liga-se aos Marchões, de que há alguns elementos novos para mim neste tópico, mas de quem desconheço ainda as origens.

É fundamental a consulta da obra já aqui referida sobre a antiga Vila de Amieira, onde encontrará muitas informações de carácter genealógico.

Um fundo documental que será da maior importância para Amieira é, caso exista, o arquivo do antigo Priorado do Crato, que terá sido mais tarde incorporado na Casa do Infantado. Calculo que este último esteja na Torre do Tombo mas nunca me informei sobre a sua existência e se integrou o do Priorado do Crato. É uma questão a ver.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#45146 | dcorrea | 16 jul 2003 17:57 | Em resposta a: #45143

Caro A. Sena

Isso é óptimo! Poderemos vir assim a partilhar informação. A genealogia das famílias de Amieira está por fazer em grande parte e o manancial é enorme. É muito aliciante trabalhar sobre Amieira, ainda para mais porque é uma terra lindíssima e de grande importância histórica. Infelizmente não tenho investigado tanto como gostaria. Só fui ainda duas vezes a Portalegre. Estou a tentar resolver este problema da distância, de que lhe darei notícias opurtanamente.

Pois o almoço dos Corrêas correu lindamente. Como soube? Foi pena que não tivessem estado a totalidade dos 300 descendentes actuais dos meus trisavós Corrêa de Amieira. Foi organizado desta vez pelo ramo Corrêa do Cadaval, na sua belíssima Quinta de Sant'Ana. O próximo tem que ser em Amieira!

Pois estes Corrêas são precisamente do Monte da Taipa ou Quinta da Taipa, como entre nós se designa, que pertenceu a esses meus trisavós mas que desconheço como saíu da família (se é que os seus donos actuais não são ainda parentes?). As casas estão infelizmente um pouco arruinadas.

Já coloquei esta questão aqui, mas volto a colocá-la: sabe se existe o Arquivo do Priorado do Crato, que seria fundamental para fazer genealogia de toda a região? O Priorado foi incorporado na Casa do Infantado, cujo arquivo penso que está na Torre do Tombo? Será que estão juntos?

Cumprimentos

Diogo Corêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#45148 | dcorrea | 16 jul 2003 18:13 | Em resposta a: #44869

Caro Pdero França

Muito obrigado pelas suas informações.
Não tinha visto a sua resposta, pois ainda lido mal com este sistema de as respostas não figurarem por ordem de chegada mas junto à mensagem de origem.

Esses dados são importantes pois Diogo Marchão Temudo, o Velho, é dado como natural de Amieira quando é de Abrantes. Os seus pais é que eram de Amieira, muito embora existam nessa época muitos Temudos em Abrantes. Seriam parentes dos Temudos de Amieira e por isso o médico Diogo Marchão foi para lá?
O Diogo Marchão Temudo, o Moço, já calculava que fosse de Lisboa. Sei que moravam na rua de Sta. Marinha, em Lisboa.

Terei que ver os verbetes desses Marchões.

Pode indicar-me o título da sua Teses de Mestrado?

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#45153 | dcorrea | 16 jul 2003 18:21 | Em resposta a: #45146

Onde se lê "darei notícias opurtanamente" deve lêr-se, obviamente, "darei notícias oportunamente".

Diogo C

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#58388 | carlos luiz | 19 fev 2004 21:42 | Em resposta a: #44658

Caro amigo, eu tambem procuro Godinhos Do Distrito de Portalegre-Sousel-Vila do Cano.Sei que na Biblioteca Naçional, em Lisboa encontrei alguns Godinhos da Minha familia.Pode ser que esteja la a suas ascendençias.muita coragem

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#87211 | tania24 | 30 mar 2005 17:29 | Em resposta a: #44658

Boas tardes!
Foi com surpresa que vejo um item tão dedicado à linda terra de Amieira do Tejo. E é com prazer que posso ajudar estes confrades que investigam os Marchões e os Godinhos. Isto porque, os Marchão da Amieira do Tejo são da minha família (posso dizer que emprestado porque o meu tio Jorge Constâncio de Matos casou com Maria Teresa Marchão) e a ascendência do meu avô paterno tem godinho. os Godinho deve vir mesmo da beira, porque a minha investigação já saiu da amieira e actualmente está na beira baixa, mais propriamente em Gardete e Fratel. o meu avô era Ismael Godinho de Matos. Se porventura eu ainda puder ajudar, é com muito gosto e com grande satisfação, pois também poso rtribuir a ajuda que os confrades me têm dado nesta aventura viciante e maravilhosa que é construir a nossa árvore.

Sem mais, e ao dispôe de quem necessitar de ajuda sobre Amieira do tejo, uma descendente dessa terra maravilhosa! (recentemente teve lugar à porta daquele maravilhoso castelo, uma feira medieval!)

Com os melhores cumprimentos,
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

Catharina Marchoa - Amieira

#95513 | MarioBC | 08 jul 2005 11:56 | Em resposta a: #44658

Tenho na minha arvore uma Catharina Marchoa nascida na Amieira por volta de 1780 casada com manoel Matella natural de Tolosa para onde terá ido morar e onde teve uma filha de nome Francisca Matella Marchoa. Igualmente da Amieira é Francisco Mouro (aprox 1780) casado com Francisca Gonçalves Crespo de Tolosa, filho de Francisco Mouro e Luisa Pires, ambos da Amieira. Tambem da minha familia é Manuel Gonçalves Rodeleiro (aprox 1730) da Amieira casado com Maria Rosa de Tolosa. Espero que a informação seja util e agradeço informações relativas aos seus ascendentes. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#97573 | mcggsantos | 08 ago 2005 15:07 | Em resposta a: #87211

Peço desculpa de me estar a intrometer, mas depois de ler Amieira, pensei que talvez possam conhecer os Godinhos, os Gamas e os Garcia.

Pois sou filha de Maria José Godinho Gama e de António da Luz Garcia, sendo os meus avós maternos José Martins Gama e Carlota da Conceição Godinho, os meus avós paternos Manuel Carvalho Garcia e Rita da Luz.

A minha mãe é natural de Vila Flor, o meu pai era natural de Amieira do Tejo.

Obrigada


Qualquer informação será muito bem vinda.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#97615 | anamar | 09 ago 2005 02:18 | Em resposta a: #97573

Se me conseguir dar mais alguns pormenores talvez consiga identificar melhor a sua família, sou de Amieira, a minha avó materna era natural de Vila Flôr, e penso que a nossa família está ligada, se preferir pode escrever-me par o e.mail:
anagracio@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99077 | mcggsantos | 01 set 2005 14:28 | Em resposta a: #97615

Boa tarde Ana,

Já tenho comigo as certidões de baptismo dos meus avós José Martins Gama (nasceu a 21/05/1904, morreu a 01/12/1969) e Carlota da Conceição Godinho (nasceu a 22/01/1907, morreu a 24/03/1989).
Acontece porém, que estas certidões não me permitem saber qualquer data relativa aos meus bisavós (Pedro Bernardino Martins / Maria Marcelina Neto e José Godinho / Júlia da Conceição), isto porque, não são certidões de nascimento, mas sim de baptismo.
Assim sendo, e dado que as mesmas não fazem menção à idade que os pais teriam aquando do nascimento destes, não sei como poderei saber o ano de nascimento para poder pedir as certidões destes ascendentes.
Desta forma, o meu mail vai no sentido de pedir ajuda, caso saiba como deverei proceder para continuar a minha árvore.

Obrigada pela colaboração

Conceição Garcia dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99108 | atni | 01 set 2005 19:05 | Em resposta a: #99077

Cara Conceição Garcia

Envio-lhe os seguintes dados, que me desculpará se tiverem algum lapso.

Pais de José Martins Gama: Pedro Martins (n. 19/09/1861 em A. do Tejo, b. a 02/10/1861 e onde fal. a 22/07/1936). Casou a 29/08/1892 em A. do Tejo com Maria Marcelina (n. 10/11/1865 em Vila Flor e bap. a 13/12/1865 em A. do Tejo). Eram parentes em 2º e 3º graus de consanguinidade.

Pais de Carlota da Conceição Godinho: José Godinho (n. cerca de 1874 em A. do Tejo, f. a 30/10/1907 em A. do Tejo). Casou a 17/08/1890 em A. do Tejo com Júlia da Conceição (n. 09/12/1876 em A. do Tejo, onde foi bap. a 10/01/1877 e também fal. a 23/07/1960). Por curiosidade os Padrinhos de Baptismo foram António Fazendas, casado, proprietário e Maria da Sanguinheira Rasquilho (minha familiar), solteira.

Cumprimentos
António Sena

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99109 | tcorrea | 01 set 2005 19:29 | Em resposta a: #44658

Olá,

Sei que descendo de Manuel Henriques Corrêa casado, na época, com Maria Antónia Gonçalves, referenciados como sendo da Amieira do Tejo - Quinta da Taipa. Pergunto:
O Sr. que assina Diogo Corrêa é descendente deste ramo?
Obrigado,

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99110 | tcorrea | 01 set 2005 19:40 | Em resposta a: #87211

Não sou para aqui chamado mas, pelo mesmo objectivo de construção de uma árvore, li esta sua mensagem.
Descendo igualmente da Amieira do tejo, terra do meu tetra-avô de nome Manuel Henriques Corrêa casado com Maria Antónia Gonçalves que dizem estar referenciado a uma tal da Quinta da Taipa!
Pode me ajudar em algo?
Agradeço a sua atenção e peço desculpa de me intrumeter,
Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99137 | dcorrea | 01 set 2005 23:37 | Em resposta a: #99109

Sou, claro!
Sou do ramo de Alenquer, trineto de Manuel Henriques Corrêa. Calculo que sejas o Tiago da Lage Ribeiro Corrêa, de Arruda, não é verdade? Infelizmente cada vez tenho menos tempo para pesquisar e não tenho avançado tanto como gostaria. Como estou em Óbidos, tenho-me dedicado mais ao outro nosso ramo comum - Pereira Soares - pois há muita informação no Arquivo de Óbidos e, claro, na Torre do Tombo, mais perto do que Portalegre. De qualquer forma posso disponibilizar-te o que tenho sobre o lado Corrêa. Se quisesses dar uma ajuda a deslindar os costados do quarto avô do nosso avô Manuel Henriques Corrêa, Manuel Ribeiro, que terá nascido pelos anos de 1690 em Fornos de Algodres, seria óptimo. Tem trabalhado muito comigo o nosso primo Francisco Salles Henriques Corrêa Guerra, de Alenquer. Sobre Amieira sei que é uma autoridade o também nosso parente António Sena, mas não tive ainda o privilégio de o conhecer pessoalmente.

Um abraço

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99150 | tcorrea | 02 set 2005 10:08 | Em resposta a: #99137

Caro Primo,

Calculei que fosses tu!
Fico contente por saber que não desestiste de pesquizar a nossa humilde familia Corrêa. Ainda bem que o xico está igualmente envolvido.
Temos que combinar nos encontrar um dia e almoçarmos. Tinha imenso gosto de os receber na minha casa, Quinta da Alagoa, em Arruda dos Vinhos e de vos mostrar, com as respectivas provas, a Adega e os vinhos da Casa Agrícola Ribeiro Corrêa, lda.
Se me puderes enviar o que tens sobre os Corrêa, nomeadamente a árvore de costados do teu bisavô João Henriques Corrêa já seria optimo.
Estou a criar, lentamente, uma página, sem pretensões, aqui no Guarda-Mor sobre os Ribeiro Corrêa do Cadaval. Como é que eu faço para que a mesma fique visível, sabes?
Quanto ao nosso ramo Pereira Soares, concretamente ao lado Pereira, consta que o centro deste ramo era a Quinta do Brigadeiro e, segundo consta, foi deste lado que vieram as diversas propriedades da região do Cadaval e Bombarral, inclusivé, o próprio Palácio, hoje Câmara Municipal do Bombarral.
As duas questões que, comigo vivem, são:
Existe alguma possibilidade do "Pereira" ser do ramo do Condestável?
Existe alguma possibilidade do nosso "Corrêa" ser do ramo dos Correia "Senhores de Fralães" (que no genea vem erradamente farelães), hoje Monte de Fralães, freguesia do Concelho de Barcelos?
Um grande abraço, com muita amizade,

Tiago Ribeiro Corrêa

Nota: Se puderes manda-me o teu mail directo e o do chico guerra.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99151 | tcorrea | 02 set 2005 10:14 | Em resposta a: #99150

O meu é tiago.correa@ruralseguros.pt

Resposta

Link directo:

Ribeiro Corrêa do Cadaval

#99155 | tcorrea | 02 set 2005 11:30 | Em resposta a: #44658

Diogo,

Ainda estou "fresco" nestas andanças e a minha vida profissional não me disponibiliza muito tempo para a geneologia que eu tanto gosto.
Como estou igualmente envolvido na gestão da Casa Agrícola Ribeiro Corrêa, e com dois filhotes, pessoalmente também não me resta muito tempo.
Todavia gostaria de construir o básico da descendência do meu avô Álvaro Soares Corrêa e da minha Avó Maria do Carmo Pereira Ribeiro e assim formar o ramo Ribeiro Corrêa.
No caso de eu conseguir recolher os elementos minimos dos meus tios e primos descendentes dos meus avós e de construir no Guarda- Mor a familia Ribeiro Corrêa, como é que ela pode ficar ligada ao que no Genea existe sobre os Corrêa?
Um abraço,

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99163 | mcggsantos | 02 set 2005 14:02 | Em resposta a: #99108

Caro António Sena,

As suas informações têm sido muito preciosas para avançar na minha pesquisa, o meu obrigado.

Dada a vasta de informação que possui, permita-me perguntar se relativamente aos pais de:

- Pedro Martins (Bernardino Martins e Antónia da Gama)
- Maria Marcelina (Francisco da Gama e Maria Marcelina)
- José Godinho (José Godinho Junior e Maria Brigida)
- Júlia da Conceição (José Bernardo e Ana da Conceição)

Possui alguns elementos? Estes nomes obtive-os através das certidões de baptismo dos meus avós, mas não tenho datas que permitam continuar.

Obrigada pela colaboração.

Cumprimentos
Conceição Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99176 | tcorrea | 02 set 2005 15:41 | Em resposta a: #45008

Caros Confrades,

Faço votos que o Ramo dos Corrêa, da amieira do tejo, organizem um almoço tal como o Ramo Corrêa de Alenquer organizou na Quinta da Granja - Cadafais e o Ramo Corrêa do Cadaval na Quinta Sant'ana no Cadaval.
Cumprimentos,

Tiago Ribeiro Corrêa(Ramo Cadaval)

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99177 | tcorrea | 02 set 2005 15:43 | Em resposta a: #87211

Sobre a Quinta da Taipa ou Monte da Taipa o que me pode ajudar?

Obrigado,

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Godinho de Setúbal

#99178 | tcorrea | 02 set 2005 15:45 | Em resposta a: #45146

Vamos lá puxar pelo Ramo da Amieira para organizar o almoço dos Corrêa......

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99207 | dcorrea | 02 set 2005 19:44 | Em resposta a: #99150

Caríssimo Primo,

Só agora vi os tópicos que abriste em Julho. A minha falta de tempo não me deixa vir ao fórum mais vezes. De qualquer forma deixa-me dizer-te que as faltas aos encontros da família levam a estas dúvidas :) No almoço de há dois anos fizemos mais um número do nosso jornal Corrêa-Mor onde publiquei tudo o que tenho. Vou enviar para o teu email.

Não confirmo qualquer ligação dos nossos Pereiras e Corrêas às respectivas linhagens conhecidas, mas nem só de Farelães e Condestáveis se fez a História de Portugal. E o que descobri é deveras interessante!

Um forte abraço

Diogo C

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#99407 | tcorrea | 05 set 2005 10:37 | Em resposta a: #99207

Aguardo o nosso Jornal com muita ansiedade.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#102047 | mcggsantos | 03 out 2005 11:20 | Em resposta a: #95513

Caro confrade,

Na minha árvore tenho uma Margarida Marchoa nascida por volta de 1754, casada com André Pereira de Mattos, desse casamento nasceu um filho José Pereira Matos que casou a 27/06/1798 com Eugénia Maria Marques, penso que todos naturais de Amieira.
Também tenho uma Matilde Marchoa nascida por volta de 1770, casada com Francisco Pires, tiveram uma filha Maria Rodrigues Marchoa.
Assim, gostaria de saber se estes dados cruzam com os seus, para podermos trocar informações.

Cumprimentos

Conceição Gama Garcia dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#102050 | mcggsantos | 03 out 2005 11:47 | Em resposta a: #97615

Bom dia Ana,

Confirmo as suas deduções.

Relativamente a data aqui vão:
Rita da Luz Martins - n. 5/6/1908 - * 23/01/1976
Marianna da Luz ou Marianna de Mattos - n. 20/01/1852
Maria da Conceição de Mattos ou Maria da Luz de Mattos casou a 29/04/1839 com António Pereira d'Almeida.

Melhores cumprimentos

Conceição Gama Garcia dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#102075 | MarioBC | 03 out 2005 16:21 | Em resposta a: #102047

Caro Confrade,

Para já não disponho de informação adicional. De momento estou a investigar os registos de Tolosa só mais tarde verei os registos de Amieira. Naturalmente se surgirem novidades terei todo o gosto em as partilhar consigo.

Cumprimentos,
Mário BC

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#102077 | dcorrea | 03 out 2005 16:33 | Em resposta a: #102047

Cara Conceição Garcia dos Santos,

Como não sei se leu a mensagem que coloquei no tópico sobre a família Lino, coloco-a aqui novamente. Dizia eu:

Penso que nem será preciso recuar muito mais para encontrar a ligação!

Da filha de Francisco Pires Garcia, Bárbara Pires Garcia (n. 25.11.1711), casada com Francisco Xavier Escudeiro (n. 10.12.1713), houve pelo menos dois filhos: o meu 5º avô João Paulo Escudeiro (n. 15.6.1751) e um seu irmão, Francisco Pires Garcia, que tomou assim o nome do avô materno.

O Francisco Pires Garcia avô do seu António Pires Garcia pode bem ser este meu tio, ou então um seu filho, o que parece mais provável pelo cálculo geracional. De qualquer forma, trata-se sem dúvida da mesma família.

Sobre esta família Pires Garcia tenho muito poucos dados, mas já tenho mais sobre a família Dias Escudeiro, de quem, provavelmente, também descende. Contudo tenho que investigar mais este ramo, que a falta de disponibilidade para ir a Portalegre não tem permitido.

Cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#102079 | mcggsantos | 03 out 2005 16:54 | Em resposta a: #102075

Caro Confrade,

Relativamente a ascendentes de Tolosa tenho nos meus apontamentos:
- Maria da Gama ou Maria da Encarnação Gama Lino natural de Tolosa, casou em 21/05/1798 com António Pereira Feio natural de Amieira.
Filha de Joaquim da Gama Abreu natural de Amieira e de Feliciana Gonçalves natural de Tolosa.

Melhores

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#102082 | mcggsantos | 03 out 2005 17:09 | Em resposta a: #102077

Caro Diogo Corrêa,

Conto ter em breve a certidão de nascimento de Luis Pires Garcia, na presença desta, terei a informação do nome dos pais e avós, a confirma-se o avô será então o Francisco Xavier Escudeiro, por outro lado, com um pouco de sorte descubro a data de nascimento do pai de nome Francisco Pires Garcia.

Agradeço todas as informações, que são sempre uma mais valia.

Ao dispor para prestar qualquer ajuda.

Cumprimentos


Conceição Gama Garcia dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#119280 | as3548778 | 25 mai 2006 12:13 | Em resposta a: #87211

Prima Tânia

Deixe que me apresente:
António Godinho, filho de Francisco Godinho e de Laura Semedo. Neto paterno de José Godinho e de Júlia da Conceição. Logo, primo directo de seu avô, Ismael Godinho, casado com a prima Rita, com os quais convivi, em miúdo. Dos filhos destes, um dos quais seu ascendente directo, pouco me lembro, por serem mais novos que eu.
Feita a apresentação, espero que todos os vivos estejam bem, pois há muito que perdi o contacto. Desde jovem!

Cheguei aqui, quando investigava no Arq.Dist.Portalegre, por indicação do Dr. Fernando Pina, que me alertou para o facto de neste Forum, existirem participações de pessoas a investigar os mesmos nomes. Estou no início do caminho e sem saber por onde seguir!.
Também detectei a participação de uma prima comum, Conceição Garcia,filha da prima Maria José e neta da tia Carlota, irmã da sua bisavó Domicília e do meu pai. Irei entrar em contacto com ela.
E, agora, vamos aos factos. Sou inexperiente e desconhecedor. Estou no início da investigação sobre os meus ascendentes. Com tanta informação, no Forum, fiquei perdido e manietado. Assim, venho pedir-lhe a sua ajuda, para toda a informação que puder dar-me sobre os n/ascendentes comuns. Tenho alguma informação

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#119281 | as3548778 | 25 mai 2006 12:21 | Em resposta a: #87211

Olá Tânia
Como vê a minha inexperiência também chega à NET e à informática!
Estava a dizer-lhe que tenho alguma informação, encontrada em Portalegre, mas que, possivelmente já possui. Se necessária estará ao dispor.
Fico a aguardar notícias suas.

Antonio Semedo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#119300 | asgodinho | 25 mai 2006 15:54 | Em resposta a: #97573

Prima Conceição

No mesmo tópico enviei hoje uma mensagem à prima Tânia, que agradeço partilhe connosco. Aí, faço a minha apresentação, que não vale a pena repetir.

Creio que não a conheço, pois os contactos com a família perderam-se. Mesmo com a prima Maria José, sua mãe que creio não ver há cinco ou seis anos. Espero que todos estejam bem e peço dê os meus cumprimentos a sua mãe.

Também a si peço, como fiz à prima Tânia, me ajude na minha pesquisa.

Da minha parte, estarei ao dispor, aguardando as suas notícias.

Antonio Semedo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#119301 | asgodinho | 25 mai 2006 15:59 | Em resposta a: #97573

PS - Nas mensagens que enviei à Tânia o Autor está identificado com - as3548778

Cumprimentos
Antonio Semedo Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#119360 | tania24 | 26 mai 2006 11:26 | Em resposta a: #119281

Ola caro Primo!

é com todo o gosto que partilharei as minhas pesquisas consigo! é tão bom para mim, a minha alma fica super contente qd encontro alguem q conviveu com os meus queridos avós!!! sou filha de António Carlos, o filho mais novo deles!
Este fim de semana, prometo-lhe de coração, que lhe envio a informação. mais: ao acessar ao separador "Guarda-Mor" e entrará no "espaço guarda Mor". aí, no separador de páginas familiares, clique no link "outras páginas". Acederá a uma página com os links das páginas familiares de muitos confrades, incluindo a minha "Familia Martins Matos (Amieira do Tejo, Ourém, Alvaiázere, Óbidos, Tolosa)" http://genealogia.netopia.pt/1449/ e a da prima Conceição "Garcia dos Santos" http://genealogia.netopia.pt/0948/ .

a prima Conceição em lá muitas mais informações que eu. eu tenho posto aos pouquinhos, mas sabe como é...às vezes n tenho mto tempo.
mas trato disso estes fim-de-semana!!

obrigada por ter entrado em contacto!!!
Tenho de agradecer ao Sr Pina a amabilidade! Ele é um Sr extremamente simpático e fora de série!!! ajudou-me muito a chegar onde ja cheguei!!!

Com os emlhores cumprimentos,
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#120326 | asgodinho | 08 jun 2006 10:26 | Em resposta a: #119360

Olá Prima
Fiquei muito sensibilizado com a sua resposta rápida e muito útil. Peço desculpa de não lhe ter agradecido antes, o que faço agora com muito gosto. Estou a pensar ir a portalegre durante a póxima semana para ver se avanço um pouco. Quando tiver alguma organização na informação que disponho, partilha-la-ei consigo. Se precisar de alguma informação específica de Portalegre, diga. Mas tenha em atenção a minha inexperiência.
Fiquei admirado por a prima Conceição não ter reagido ao meu contacto.
Até breve.

Antonio Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#120616 | tania24 | 12 jun 2006 13:05 | Em resposta a: #119300

ola primo

Lembrei-me agora, mas pode pedir-me as fotocopias, ou indicar-me o seu e-mail q lhe envio o meu ficheiro com os dados da minha familia.
se quiser as fotocopias, diga-me quais são, q eu tiro e envio para si.
pode responder-me para tsmmatosarrobahotmail.com

com os meus cumprimentos,
Tânia Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#120637 | asgodinho | 12 jun 2006 17:58 | Em resposta a: #120616

Olá prima
Enviei-lhe um mail.Estou só a confirmar.
Antonio Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#120894 | tania24 | 16 jun 2006 15:11 | Em resposta a: #120637

Ola caro primo
hoje estive a fazer uma actualização na minha pagina (http://genealogia.netopia.pt/1449/pessoas_search.php) no que diz respeito aos Godinhos.
pode la ir ver e tirar alguns dados e datas, mas como tb ja lhe enviei o meu ficheiro de genealogia, com os assentos transcritos...n sei
boas pesquisas!!

com os melhores cumprimentos,
Tânia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#125400 | mcggsantos | 21 ago 2006 11:04 | Em resposta a: #120326

Bom dia Primo António,

É com muita satisfação que vou voltar a estas lides. Estive praticamente um ano afastada, por razões profissionais e pessoais. Mas agora, no início do próximo mês vou voltar a fazer novas pesquisas.

Desde já estou ao dispor para ajudar com os elementos que até ao momento disponho.

Até breve

Conceição Garcia dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#151697 | gmg | 08 abr 2007 00:53 | Em resposta a: #44658

Caro Confrade

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#151698 | gmg | 08 abr 2007 00:54 | Em resposta a: #44685

Caro Confrade

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#151699 | gmg | 08 abr 2007 00:54 | Em resposta a: #44883

Caro Confrade

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Amieira do Tejo

#151700 | gmg | 08 abr 2007 00:54 | Em resposta a: #102075

Caro Confrade

Procuro informações sobre:

ANTÓNIO GONÇALVES "o Guapo", ou também chamado de António Gonçalves Guapo, que ao que parece era natural da Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre e que terá nascido entre 1675 – 1695, pouco mais se sabe a não ser que casou com Teresa Mourato e que foram moradores em Portalegre.

Procuro elementos sobre a Ascendência deste António Gonçalves, "o Guapo".

Agradeço,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Catharina Marchoa - Amieira

#185047 | JOÃO AZEVEDO | 16 fev 2008 15:26 | Em resposta a: #95513

Caro Mario

Não sei se vou a tempo de poder dar alguma ajuda neste tema. Só hoje li o vosso tema sobre esta familia.

Sou novo no forum mas tenho alguns dados sobre esta freguesia, porque a familia de minha mãe é toda do Distrito de Portalegre.

Na minha árvore tenho uma 8ª avó Maria Marchoa n.+- 1731 casada com Pedro Rodrigues n. +-1728 ambos de Amieira com um filho Gabriel Rodrigues n+- 1753 também em Amieira.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

Catharina Marchoa - Amieira

#185315 | MarioBC | 18 fev 2008 23:07 | Em resposta a: #185047

Caro João,

Muito obrigado pela disponibilidade. Até agora e em relação aos meus antepassados da Amieira estes são os únicos dados de que disponho. Dada a diferença de datas entre a Catarina Marchoa e a Maria Marchoa é provável que ainda existam umas duas ou três gerações entre elas e quem sabe se não acabam por entroncar as duas.

Cumprimentos,
Mário Constancio

Ps: consulte por favor o meu comentário no tópico "Amieira do Tejo - Portalegre" sobre João Dias Navalha.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#185406 | asgodinho | 19 fev 2008 18:22 | Em resposta a: #99108

Caro To Sena

Esbarrei com o teu nome, há tempos, neste Forum. Tenho adiado a tentativa de entrar em contacto. É desta.Além do prazer pessoal espero receber bons contributos do teu saber. Vou tentar o contacto, por outros tópicos, enquanto aguardo a tua resposta, se estiveres para isso.

Entretanto, um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#185541 | cesmer10 | 20 fev 2008 21:28 | Em resposta a: #185406

Caro António Godinho:

Tenho muito gosto em comunicar contigo por este meio, já que não nos temos encontrado em Amieira.
Nestes ultimos dias tenho estado mais "concentrado" em assuntos familiares, razão porque não respondi logo.
Sobre este ultimo assunto, tenho alguns dados, que porei aqui no forum, assim que tiver oportunidade de os tratar (terei de cruzar nascimentos, casamentos e óbitos) o que espero não demorar muito.

Com um grande abraço
António Sena

P.S. No dia 9 de Março teremos em Amieira a Festa do Senhor dos Passos.

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#185635 | asgodinho | 21 fev 2008 19:53 | Em resposta a: #185541

Caro António Sena

Obrigado por teres respondido.
Nas referências que aqui tenho visto a teu respeito és considerado uma sumidade nos Paroquiais de Amieira. Satisfaz a minha curiosidade. Fizeste um levantamento sistemático? estás a fazer a tua genealogia? Estás a preparar alguma publicação?
Eu estou a tentar fazer a minha genealogia, que se dispersa pelos distritos de Portalegre, Castelo Branco,Santarém, Coimbra e Faro. esta dispersão levanta dificuldades.
Se quizeres podes contactar-me por e-mail:asgodinho@sapo.pt

Um abraço
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Marchões de Amieira e Godinhos de Abrantes

#251705 | João Gaspar | 15 mar 2010 22:55 | Em resposta a: #44660

Caro Diogo Corrêa,

Desenvolveu o seu conhecimento sobre Gondinhos de Abrantes?

Eu tenho em Mação registos de varios Godinhos que julgo estarem ligados aos de Abrantes por lógica proximidade geográfica.

Os primeiros que encontro em minha ascendência directa são Manuel Godinho de Oliveira e o seu irmão Mateus Marques Godinho, filho de Domingos Dias de Pereiro cc Maria Marques

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1179323.

Tem mais dois irmãos, mas estes não têm o apelido Godinho.
Quanto ao Manuel Godinho de Oliveira, penso ser o Padre Manuel Godinho de Mação, pelo menos as datas são coincidentes, falta investigação.

Agradeço a sua atenção,

Sinceros cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen