Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Património | Brasil

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55222 | JMSA | 12 jan 2004 10:40

Caros Confrades,
Manuel da Rocha Romariz, n.cerca de 1815 e f.1892. Foi o "patriarca" desta Família. Importante proprietário e capitalista na época, fundador das caves do vinho do Porto Romariz, chefe do partido Regenerador em Vila Nova de Gaia, 1º Senhor da Quinta do Castelo do Bom Jesus, em Braga. Casou com D.Rita Rosa Dias Arouca. Deste casamento nasceram:
1.Augusto da Rocha Romariz, continuou o negócio dos vinhos e foi o 2ºSenhor da referida Quinta;
2.Domingos da Rocha Romariz, foi vereador da Câmara Municipal, pertenceu tal como seu Pai ao Partido Regenerador e foi ferveroso monárquico. Grande parte do jardim Soares dos Reis a ele se deve;
3. José da Rocha Romariz, grande proprietário e capitalista, foi o representante dos vinhos Romariz no Brasil. Aí casou com D.Elisa Cândida de Azevedo e Amarante. Teve 22 filhos!
4.Francisco da Rocha Romariz, s.m.n.;
5.António da Rocha Romariz, proprietário, s.m.n.;
6.Claudino da Rocha Romariz, Vice-cônsul da Finlândia no Porto. s.m.n.;
7.D.Rita da Rocha Romariz; s.m.n.;

Alguém sabe alguma coisa sobre a descendência destes irmãos e com quem casaram?
Agradeço a Vossa ajuda e colaboração.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55676 | JMSA | 18 jan 2004 23:24 | Em resposta a: #55222

?

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55687 | MSPAGraça | 19 jan 2004 10:48 | Em resposta a: #55222

Caro JMSA

Procurando o site da lista telefónica, só na zona do Porto encontrei 42 pessoas com o apelido Romariz, e duas das quais ainda conjugam os apelidos Rocha Romariz (uma residente no Porto e a outra em Vila Nova de Gaia). Pode ser uma pista...

Existe (ou existiu) uma marca de vinhos Romariz, adquirida pela Fonseca Guimaraens, sedida em Vila Nova de Gaia. Será que existe ali algum arquivo documental que o possa ajudar?

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55719 | JMSA | 19 jan 2004 18:22 | Em resposta a: #55687

Caro Manuel Azevedo Graça
Muito obrigado pela sua mensagem e interesse. Já tinha ouvido falar que ainda havia uns Romariz no Porto e calculo que sejam todos, ou quase todos, descendentes dos irmãos Romariz que citei no tópico, mas perdi completamente o "rasto" desta gente. Existe (ou existia) um médico, Fernando Romariz, com consultório na Av. dos Aliados, no Porto.
O que sei e referi foi retirado de um artigo do jornal "O Tripeiro" de 1945, sobre esta família. A indicação que me dá sobre os arquivos das Caves Romariz é uma boa hipotese. Já consultei a internet e lá vem Manuel da Rocha Romariz como o fundador em 1843, mas nada mais adianta.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55870 | freimac | 22 jan 2004 11:33 | Em resposta a: #55222

Prezado Confrade JMSA
Consultando fichas do CBG-Colegio Brasileiro de Genealogia, Rio de Janeiro, encontrei os seguintes Romariz, que, eventualmente, poderão servir a sua pesquisa:
- Jeronimo Ferreira Romariz, n., f. filho de.., casado Rio (Sta. Rita, livr 7, 169v)-1879 com Emilia Carolina Peixoto, n., filha de..
- José Ferreira Romariz, n. Rio de Janeiro(Santo Antonio), f., filho de Antonio Ferreira Romariz e de Jacinta Rosa de Lima, casado Rio (Lagoa livr 5,fl. 195), 6.8.1887 na Capela do Recolhimento das Orfãs da Santa Casa, com Elvira Tomazia Seabra, n. Rio (Gloria ...), filha de Felipe José Seabra e de Francisca Tomazia Dronica.
- José da Rocha Romariz, n., f., filho de..., casado Rio (Gloria livr 5 fl. 42) 26.4.1876 com Elisa Candida Amarante, filha de...
Cumprimentos
Carlos F. Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55876 | JMSA | 22 jan 2004 12:37 | Em resposta a: #55870

Caro Amigo
Muito obrigado pelas suas informações.
O único que reconheço é José da R.Romariz, meu bisavô. Os outros são-me completamente desconhecidos. Pensei ser o meu Bisavô o único desta família a ir para o Brasil, afinal devo estar enganado.
Nesse arquivo não constam os nomes dos Pais do Jerónimo e do António F.Romariz? Era uma grande ajuda e a possibilidade de estabelecer uma ligação aos meus.
Fico a aguardar as suas notícias.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55919 | JPL | 23 jan 2004 00:16 | Em resposta a: #55876

Caro JMSA (lamento não o poder tratar pelo nome uma vez que o desconheço),

Sou amigo pessoal do Dr. Jorge Romariz,médico pediatra, residente em Vila Nova de Gaia. Fui aluno de um Dr. Romariz, desconheço o primeiro nome, mas sei que era tio avô do primeiro. Conheci uma Dra. Laura Romariz, médica no Centro de Saude de Espinho. Concerteza que todas estas pessoas por mim mencionadas serão descendentes da pessoa a que se refere. Neste momento, apenas me será possível estabelecer contacto com com o Dr. Jorge Romariz uma vez que é o único que ainda está vivo. Vou-lhe perguntar acerca do problema que aqui coloca, mal esteja com ele.

ze pedro leao (como vê, não tenho receio em assinar as minhas participações)

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#55921 | JMSA | 23 jan 2004 01:17 | Em resposta a: #55919

Caro José Pedro Leão
Antes de mais quero esclarecer que o anonimato é um direito de todos os participantes neste forum e reconhecido pelo mesmo. Respeito o anonimato de todas as pessoas que o pretendam manter e as razões por que o fazem, do mesmo modo que o peço para mim. Noutro lugar que não aqui tenho todo o gosto em me identificar, como já tenho feito várias vezes com outros Confrades.
Ultrapassado este 1ºponto (que espero contar com a sua compreensão), quero agradecer-lhe ter contribuido para este tópico. Os nomes que me fala são para mim completamente desconhecidos embora acredite que exista um parentesco próximo. O 1º Romariz que adoptou este apelido foi Manuel da Rocha (Romariz), que tinha uma quinta em Romariz (Vila da Feira) e que veio a usar como apelido. Foi o fundador das caves do vinho do Porto Romariz como referi no tópico. Gostaria de saber de qual dos filhos do fundador o seu amigo é descendente.
Melhores cumprimentos
P.S. Sei por outro lado que existem mais pessoas com este apelido (que o terão adpotado também) mas que não têm qualquer relação de parentesco com esta que está no fundo ligada aos vinhos)

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#56088 | freimac | 26 jan 2004 13:00 | Em resposta a: #55222

Caro JMSA,
Darei prosseguimento à sua solicitação, o que depende do termino do recesso da Curia Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o proximo mês será possivel enviar-lhe alguma noticia.
Cumprimentos
freimac

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#56109 | JMSA | 26 jan 2004 19:54 | Em resposta a: #56088

Caro Amigo
Muito obrigado pela sua disponibilidade. Pelas datas que referiu é bem possível que os pais destes Romariz sejam um dos irmãos que mencionei no princípio deste tópico. Aguardemos então pelas suas notícias.
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#60186 | freimac | 11 mar 2004 13:41 | Em resposta a: #56088

Caro JMSA
A Curia do Rio de Janeiro acaba de reinaugurar seu arquivo. Entretanto, ainda não está disponivel ao publico. Aguarde minhas noticas.
Cumprimentos
freimac

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#60201 | JMSA | 11 mar 2004 17:36 | Em resposta a: #60186

Caro Amigo Carlos F.Machado,
Antes de mais quero pedir-lhe desculpa por não ter respondido ao seu mail sobre a minha Avó, Maria da Glória de Azevedo. Estive a ler uns papeis muito antigos que tenho escritos pelo seu marido e confirmo que diz que sua mulher era natural de Cuyabá, no Mato Grosso. Tenho ainda alguma esperança que descubram o seu assento de baptismo pois é a única hipotese de apanhar estes Azevedos.
Quanto aos Romariz fico então à espera das suas sempre amáveis noticías.
Aceite um abraço do
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#62575 | freimac | 15 abr 2004 13:48 | Em resposta a: #60201

Caro Confrade JMSA
Tive finalmente acesso aos seguintes assentos da CURIA do Rio de Janeiro:
- Jeronimo Ferreira Romnariz e José Ferreira Romariz nasceram no Rio de Janeiro, eram filhos legitimos de Antonio Ferreira Romariz e de D. Jacintha Rosa de Lima, e casaram-se, respetivamente, com D. Emilia Carolina Peixoto e D. Elvira Moreira.

- José da Rocha Romariz era filho legitimo de Manuel da Rocha Romariz e de D. Rita Rosa, nasceu em Portugal, Freguesia de S. Cristovão de Mafamude, Porto.

Nos assentos não constam os nomes dos pais de Antonio Ferreira Romariz.

Caso necessite esclarecimentos complementares, estou ao seu dispor.

Melhores cumprimentos
Carlos F. Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#62615 | JMSA | 15 abr 2004 19:06 | Em resposta a: #62575

Caro Confrade Carlos F.Machado
Muito obrigado mais uma vez. Realmente se não se conseguir o nome dos pais destes Romariz será impossivel estabelecer uma ligação aos meus. É possivel que sejam primos direitos do meu bisavô José da Rocha Romariz, filhos de um irmão do seu Pai, Manuel da Rocha Romariz que tenha casado com uma Senhora de apelido Ferreira, mas ...é apenas uma hipotese pois de concreto nada tenho nem conhecimento de irmãos desse meu trisavô.
Melhores cumprimentos do
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#107894 | Dsousa | 23 dez 2005 19:57 | Em resposta a: #55222

Caro JMSA,

Não sei se esta informação lhe será útil. Tenho conhecimento da existência de uma senhora chamada Ana Rocha Gomes Romariz, proprietária, moradora de Mafamude. Essa senhora e Domingos da Rocha Romariz eram padrinhos de baptismo do meu bisavô, natural de Vilar de Andorinho.

Cordialmente,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108014 | JMSA | 26 dez 2005 14:19 | Em resposta a: #107894

Caro Confrade,
Muito obrigado pela sua resposta. Domingos da Rocha Romariz era meu Tio-bisavô, foi o dono dos vinhos "Romariz" (que herdou do seu Pai) e dono da Quinta dos Castelos em Braga. Já em relação a Ana Rocha Gomes Romariz, não sei quem era. Seria mulher do meu Tio Domingos? ou irmã? A verdade é que esta fam´lia era toda de Mafamude, Vila Nova de Gaia, como indiquei no ínicio deste tópico. Agradeço a sua ajuda caso saiba a resposta e mais qualquer informação que tenha sobre os Romariz.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108090 | Susana Guimaraes | 27 dez 2005 17:11 | Em resposta a: #108014

Caro JMSA,

Sou neta de Alberto Romariz Vaz Guimarães. Se for a http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=337755 poderá ver a quem me refiro. Sou filha de Teresa Maria de Sá Nogueira Vaz Guimarães. Terei muito gosto em trocar as pouca informações que sei relativamente à família de meu avô. Apenas conheçi um primo (de meu avô) Romariz. Sei que o meu avô pertence à família a que se refere - é descendente de Augusto da Rocha Romariz.
Aguardo notícias suas,

ctos.
Susana G.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108106 | JMSA | 27 dez 2005 18:42 | Em resposta a: #108090

Cara Susana,
Não há duvida que estamos a falar da mesma Família!
Pelos meus cálculos o seu Trisavô Augusto era irmão do meu Bisavô José e ambos filhos do fundador dos vinhos do Porto "Romariz", Manuel da Rocha Romariz. Lembro-me muito bem da minha Mãe falar de um primo Alberto Romariz casado com uma Sá Nogueira (senão me engano viviam no Porto). Tanto quanto sei (e escrevi isso neste tópico) o seu Trisavô era o dono da Quinta dos Castelos, em Braga, que por coincidência fui lá no principio deste ano com os meus filhos. Foi ele também o continuador dos negócios dos vinhos cá em Portugal e o meu Bisavô José, o representante dos mesmos no Brasil. Ainda está na nossa Família uma casa em Sintra que foi comprada por ele.
Tudo o que saiba deste nosso costado comum interessa-me imenso, principalmente porque sei muito pouco. No entanto aquilo que fui pesquisando já tudo no aqui no Genea, incluindo o nome do seu Trisavô.
Qual foi o primo Romariz que conheceu?
Aguardo com o maior interesse a sua resposta e fico à sua disposição para mais qualquer informação que queira.
Melhores cumprimentos do seu primo
JMSA
P.S. Já tinha dado o meu email ao Genea para lhe transmitirem. Sei que o pediu.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108133 | Susana Guimaraes | 27 dez 2005 23:56 | Em resposta a: #108106

Caro JMSA,

Não que perceba alguma coisa de genealogia, mas gostaria de saber um pouco mais à cerca da família do meu avô. Infelizmente já não o conheci. Sei que era filho único e que a minha bisavó casou duas vezes. Gostaria imenso que trocássemos informações. Poderíamos até enriquecer a base do Genea!
O primo Romariz que tive o prazer de conhecer chama-se Vasco: o único Romariz que conheci até hoje. Foi já há alguns anos.
De facto, já há muito que tinha pedido ao Genea o seu contacto, mas até hoje não obtive nenhuma resposta.
Pode-me contactar para susanavg arroba netcabo.pt
Aguardo uma sua resposta.
Melhores cumprimentos da prima,
Susana Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108172 | Susana Guimaraes | 28 dez 2005 13:34 | Em resposta a: #108133

Caro JMSA,

Antes de mais permita-me corrigir o crasso erro que cometi. O primo Romariz que conheci chama-se Elísio Romariz Santos Silva. Vasco foi um primo que conheci, na minha juventude, mas do lado da minha avó, um Sá Nogueira, portanto. Acabo de confirmar o nome com o meu tio materno mais velho.
Como lhe disse, descendo de Augusto da Rocha Romariz, o filho mais velho de Manuel da Rocha Romariz. Augusto da Rocha Romariz teve vários filhos, entre os quais a minha bisavó Virgínia (salvo erro a mais nova).
Falei com o meu tio mais velho e com a minha mãe, pois eles sabem mais à cerca deste ramo da família.
Aguardo notícias suas,

Com respeitosos cumprimentos,
Susana Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108286 | JMSA | 29 dez 2005 14:18 | Em resposta a: #108172

Cara Susana
Muito obrigado pela sua mensagem.
Recapitulando, a sua Bisavó Virginia da Rocha Romariz era filha do meu Tio Bisavô Augusto da Rocha Romariz e de Mariana...(era óptimo saber o apelido desta sua antepassada).
É possível que o dito Claudino esteja errado e seja irmão da sua Bisavó. O que está aqui no Genea foi retirado do tal artigo sobre a família Romariz, que lhe falei e ele aparece como irmão do meu Bisavô mas é possível que esteja errado já que o meu Bisavô José não é referido nesse artigo assim como outros irmãos. Ainda outra razão é que ele é realmente referido como vice-consul da Finlândia e por tanto estamos a falar do mesmo com toda a certeza (palpita-me que o autor do artigo fez uma tremenda confusão!).
Se quiser enviar para o meu mail a sua morada tenho o maior gosto em lhe enviar uma cópia do referido artigo.
Sabe se realmente foi o seu Trisavô o dono da Quinta dos Castelos, em Braga? ou terá sido o Tio Domingos?
Logo que me confirme todos os dados posso fazer a introdução do seu ramo aqui no Genea e quanto mais completos forem, melhor...
Há ainda alguns parentes nossos no Brasil, mas muito poucos. Uma prima direita da minha Mãe vem regularmente a Portugal visitar-nos e com quem mantemos uma ligação próxima.
Fico a aguardar as suas notícias.
Melhores cumprimentos do seu primo
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108311 | Susana Guimaraes | 29 dez 2005 19:57 | Em resposta a: #108286

Caro JMSA,

Exactamente. A minha bisavó Virgínia da Rocha Romariz era filha do seu tio bisavô Augusto da Rocha Romariz. Era a filha mais nova.
Quanto à Quinta do Castelo, penso que era mesmo do meu trisavô Augusto, pois a minha visavó era uma das herdeiras. Tentarei averiguar melhor o que se passou com a referida Quinta.

Melhores cumprimentos da prima,
Susana Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108370 | JMSA | 30 dez 2005 17:43 | Em resposta a: #108311

Cara Susana,
A quinta de Braga é exactamente a Quinta dos Castelos (parece que o nome não é exactamente assim, acho que tem mais nomes que não me lembro). É muito fácil encontrá-la, principalmente para si que vive em Braga. Fica na direcção do Bom-Jesus, na encosta do monte (com uma vista fabulosa sobre a cidade de Braga). Depois de atravessar um arco em pedra que atravessa a estrada e que pertence já ao santuário, pergunte pela quinta ou então pela casa dos Castro Meireles. São os actuais donos e fazem turismo de habitação. Está lá um empregado muito simpático e se disser que é Romariz, ele mostra-lhe a casa toda, com certeza. A título de curiosidade S.S. o Papa João Paulo II quando esteve em Braga dormiu na Quinta dos Castelos. Tenho também um livro sobre Casas e Quintas portuguesas onde aparece esta quinta. Aí diz que quem a mandou construir foi o seu Avô Augusto da Rocha Romariz, embora a minha Mãe sempre tenha dito que quem comprou a quinta e mandou construir a casa foi o seu Pai e nosso antepassado comum, Manuel da Rocha Romariz. A casa está em bastante bom estado e tem uns jardins românticos muito engraçados com grutas, fontes, passagens secretas, miradores, enfim tudo muito ao gosto da época (infelizmente já construiram uma piscina horrível, que nada tem a ver com a casa).
Tem também no portão da quinta uma pedra de armas da família dos actuais donos.
Gostava imenso de saber mais sobre o ramo do seu Avô Augusto, ou seja: Nome da mulher, nomes dos filhos e com quem casaram. Acha que lhe é possível saber?
Melhores cumprimentos e votos de um óptimo Ano de 2006.
Seu primo
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108531 | jorge a soirefmann | 01 jan 2006 16:07 | Em resposta a: #108370

Caros participantes deste tópico
Tenho interesse em saber a descendência de:
1- Artur Ricardo dos Santos Romariz c.c. Leonor Lima (filha de Antonio Rodrigues de Sá Lima Jr. e Júlia Adelaide Monteiro).
2- Narciso Ricardo dos Santos Romariz c.c. Maria Albertina Vieira da Costa Lima (filha de João da Rocha e Sousa Lima e Clementina Vieira da Costa).
Antonio Rodrigues de Sá Lima Jr. e João da Rocha e Sousa Lima eram filhos de Antonio Rodrigues de Sá Lima e Leonor Augusta Borges da Rocha. A última era irmã de meu tetravô Francisco Antonio Borges, n. cerca de 1809. A família era da cidade do Porto. Saudações a todos. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108579 | Susana Guimaraes | 02 jan 2006 10:03 | Em resposta a: #108370

Caro JMSA,

Votos de um excelente 2006!
Obrigada pelas informações referentes à Quinta do Castelo.
Tentarei saber um pouco mais acerca do ramo do meu trisavô Augusto. Não será muito fácil, pois julgo que não há nada escrito. Farei o meu melhor.
Cumprimentos,
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108710 | JMSA | 03 jan 2006 18:52 | Em resposta a: #108531

Caro Confrade Jorge Soirefmann
Infelizmente não tenho qualquer informação sobre os dois irmãos Romariz que refere. Se conseguir saber afiliação deles é bem possível que se encontre o ramo comum aos meus, ou talvez não. Tal como referi acima neste tópico, sei que existem pessoas que usam este apelido que nada tem a ver com os da monha família. Fico á sua disposição para qualquer outra informação que pretenda.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#108758 | jorge a soirefmann | 04 jan 2006 15:09 | Em resposta a: #108710

Caro JMSA
Infelizmente não tenho o nome dos pais dos ditos irmãos. Anotei a informação de um álbum de exposição de cerâmica de Massarelos. De qualquer forma agradeço. Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157193 | Elisio | 24 mai 2007 19:23 | Em resposta a: #108758

A Família Romariz de Mafamude


Estou a iniciar-me na Net, e a primeira coisa que fiz foi ver se descobria algo sobre Renato António Romariz, meu primo, que muito estimava, a quem chamava “tio” por assim o considerar, visto ter sido criado com minha Mãe na “Casa Grande”, casa onde nasci, que pertencia a seu Pai, e que existiu no Largo da Bandeira, depois Largo dos Aviadores, por lá se ter erigido um monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

JMSA informou que o 1º Romariz de Mafamude, o Manoel, adoptou esse apelido por ter tido uma Quinta na localidade de Romariz; não sei onde colheu essa informação, mas não a julgo credível, pelas razões que indicarei no final.

Esclareço-o que nunca ouvi atribuir o “Jardim Soares dos Reis” a meu bisavô Domingos, como é dito no artigo de “O Tripeiro”, de Set. de 1953, que algumas imprecisões, mas que merece referência pelos três bons retratos. Sempre soube que o jardim que meu bisavô mandou fazer, foi o que fica à saída da ponte D. Luís, em frente à Serra do Pilar, então local assombrado, covil de ladrões, que ali faziam muitos assaltos, a quem passava.

O que digo é confirmado no jornal “A luz do Operário”, Semanal Socialista de Vila Nova de Gaia, de 21 de Julho de 1929, que faz o elogio fúnebre de Domingos da Rocha Romariz, e descreve a actividade por ele desenvolvida em Gaia onde se diz que procedeu a: “… arborização e aformoseamento do jardim Soares dos Reis”, e ainda “…recentemente, nos serviços de construção do cano de esgoto da Bandeira e do Parque da Serra do Pilar”

Desconheço o artigo de “O Tripeiro” de 1945.


- 1

Manoel da Rocha Romariz (*22/08/? + 08/04/1892, data que não é a indicada no jazigo de Mafamude, Termo 71/Secção 3), cc Rita de Jesus (*20/03/? +27/12/1914). Deste casamento nasceram 7 filhos: a) Augusto (*13/01/1848, + 18/06/1917); b)Domingos (*27/02/1859, +11/07/1929); c) Francisco (*?,+?), comerciante de Vinho do Porto em Gaia (ver anúncio in “Meã Vila de Gaya”, Porto 1909); d) António (*?, +?); e)Rita (*?, +?); f) Claudino (*?, +?); g) José (*19/03/?, Mafamude +12/03/1917). Os dois últimos faleceram no Brasil, para onde devem ter ido ainda novos, onde também vivêramos os irmãos Augusto e o António e o sobrinho Manuel.

Apesar de ter sido criado pela tia Gracinda (*01/01/1868, *23/12/1954), a quem os meus País me entregaram quando foram para Goa em 1926, irmã da minha bisavó Ana Amélia Gomes, casada com o bisavô Domingos ( e que criou a minha avó Aurora e a minha Mãe, por estas terem ficado sem Mãe muito novas), e de ter com o meu bisavô e com os tios Joaquim e Claudino Sobrinho, estes dois os sócios da firma Romariz, nunca ouvi falar do José e António, irmãos do Domingos, nem me recordo de na “Casa Grande”, onde nasci e vivia o meu Bisavô ter sido alguma vez recebido correio do Brasil, dos seus descendentes; os contactos havidos devem ter terminado com o falecimento do meu avô Elysio, já que o José e outros, que julgo serem seus descendentes, estarem mencionados na sua “Agenda de Aniversários”.

O Manoel foi o fundador em 1850 da firma Manoel da Rocha Romaris & Fº, é assim que vem assinado no rótulo das garrafas do Porto Romariz nº1, colheita 1934.

Possivelmente após o falecimento do Manoel, seu filho Augusto criou a firma A. Romariz Filhos, de que só fizeram parte o Joaquim e o Claudino. Por morte do Augusto, a firma manteve o mesmo nome, mesmo depois do Joaquim ter deixado de ser sócio na década de 1940, ficando o Claudino e sua mulher Sylvia os proprietários.

A firma foi em 1966 adquirida pelo Grupo Fonseca Guimarães que passou a fazer parte dum grupo independente inglês, em 1987.

a) O Augusto fez parte do Partido Regenerador e Vereador da 37ª Câmara de Gaia, de 1893 a 1895, cc Mariana Rosa de Jesus (*20/03/?, +27/12/1914) e tiveram 7 filhos: 1) Augusto (*01/07/?, +? Lisboa ?), que usou o nome de Augusto da Rocha Romariz Júnior; 2) Elysio (*26/03/1871, Freg. ds S. João de Alagoas, Rio de Janeiro, + 25/12/1914 Mafamude); 3) António (*15/01/?, +06/06/1914; c) Joaquim (*26/04/1881 +03/08/1963, Porto); 4) Claudino (*23//04/1883, +21/08/1963, Porto), que também usou os nomes de Claudino da Rocha Romariz Sobrinho e Claudino da Rocha Romariz Júnior, e foi Cônsul da Finlândia no Porto; 3) Manuel (Manduca) (*22/08/?, +11/03/1935 Mafamude), que viveu no Brasil, julgo que no Pará; 6) Virgínia (*21/03/?, Mafamude, +15/12/57,Porto)
b) Domingos, também do Partido Regenerador e Vereador da 44ª Câmara de Gaia, eleita a 30 de Novembro de 1908, e por mais três vezes entre 1919 e Janeiro de 1927, cc Ana Amélia Gomes (*?, +21/01/1897). Tiveram uma filha Aurora (*28/03/1879, +28/06/1913), natural de Mafamude, onde faleceu.
c) Francisco (*?, +antes de 18/08/1917, pois não consta da noticia do falecimento do irmão Augusto).
d) António (*?, +? antes de 18/08/1917 ,pela mesma razão).
e) Rita(*?, +18/09/1904) cc um Santos cs.
f) Claudino (*?, +?, depois da data do falecimento do irmão Augusto, pois na participação do falecimento do irmão Augusto, aparece o seu nome com a indicação de ausente).
g) José (*01/10/1851, +19/03/1917, Brasil) cc Elisa Cândida de Azevedo e Amarante em 26/04/1876, no Rio de Janeiro. Tiveram nove filhos: Cândida, Maria da Glória, José, Alice, Eduardo, António, Augusto, Clarisse e João (elementos da Net).


- 2

a) Augusto cc Maria da Glória Pinho (Lila), que suponho seria brasileira, pela pronúncia, ss. Viviam em Lisboa e tinham uma Quita na Corujeira. A minha Mãe conviveu muito com estes Tios, em Lisboa, depois da morte de sua Mãe.
b) Elysio cc Aurora, sua prima direita e foram passar a “Lua-de-Mel” à Quinta dos Castelos, Tiveram dois filhos; Flávio (*24/06/01, Mafamude +19/09/75,Porto) e Julieta (12/09/02, Mafamude, +05/07/57,Porto); Nasceram no palacete do pai Augusto, onde está o Colégio da Nª Senhora da Bonança.
c) António (*15/01/?, +06/06/14) teve um filho natural, que perfilhou, Renato António, cuja Mãe desconheço. O jornalista Reinaldo Ferreira (Repórter X), no artigo “Em redor da interdição por demência de Renato Romariz - Carta Aberta ao Ex.mo Senhor Ministro da Justiça”, publicada num jornal do Porto em 1927 (?), diz que Mário Alberto Pereira e Arquitecto Francisco Oliveira Pereira eram seus tios maternos.
d) Joaquim cc Angélica Melo (Jeca) (* 26/04/1881, +03/08/63, Porto), ou Angelina, como vem na noticia de falecimento de sogro. Tiveram duas filhas: a Angélica (Guesinha) e Maria José (05/10/?,+?), que, diziam ter sido a primeira Mulher a tirar acarta de Condução no Porto, e que aprendeu a guiar nos arruamentos asfaltados do jardins da casa do Pai, situada junto aos Armazéns dos Vinhos Romariz, na rua Sá da Bandeira.
e) Claudino cc Sylvia Miranda (*03/07/?, +19/03/57), que também usou os nomes de Sylvia Irene Miranda Romariz e Sylvia Irene Almeida Romariz, da Ourivesaria Miranda, que existiu na esquina das ruas Santo António e Santa Catarina. Tiveram dois filhos: José Augusto (*28/09/08,Mafamude, + 01/11/94, Porto, que foi médico com consultório na R. Sá da Bandeira), e Fernando (*03/11/10, +13/12/82, Porto), que foi advogado com escritório na Praça, por cima do antigo Café Imperial. Viveram num palacete, um dos primeiros a ser construído na Av. da Boavista, situado no lado esquerdo da foto nº 84 do livro “Cidade do Porto na obra do Fotografo Alvão”, Porto 1984.
f)Manuel (Manduca)(*?, +11/03/1935 Gaia) cc Libánia Correia d’Abreu (*?, +?/06/1966, Porto). Tiveram um filho Rogério (*?/08/05, +?/03/55).
g) Virgínia (21/03/1885, Mafamude, +15/12/1957, Porto) cc Comandante Alberto Vaz Guimarães (*?, Porto, +05/11/17, Porto), que foi Governador de Damão, de quem teve um filho Alberto (*09/09/07, Mafamude, +07/04/71, Lordelo do Ouro), Casou em segundas núpcias com Albano Nobre Viana (sobrinho do poeta António Nobre)


- 3

a) Flávio cc Aida Veloso Moreira (*01/07/08, Stº Ildefonso, +18/11/89, Espinho), da Ourivesaria Moreira que existiu ao fundo da R. das Fontainhas, do lado direito quem desce. Deste casamento nasceu Maria Laura (*24/10/31, Mafamude, +10/09/99, Espinho). Era médica em Espinho.
a’)Julieta cc (18/05/22) José Manuel dos Santos Silva (*24/10/1894, Bragada, Freg. Quintela de Lampaças, Bragança, + 08/06/50, Bragada) Foi magistrado em Goa, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Tiveram um filho Elísio (19/05/23).
b) Renato António (*06/06/1906?, +?). Quando lhe morreu o Pai foi viver em casa do seu tutor e tio Elysio, onde foi criada com os primos Flávio e Julieta, aos cuidados da tia Gracinda. Por volta de 1930 soube que o tio Renato tinha uma filha, cuja Mãe estava internada no Caramulo. Ainda segundo o artigo do Repórter X, já referido, parece-me que a Mãe seria uma familiar deste. Era um assunto tabu. O “tio” só tinha relações pessoais com a tia Gracinda, minha Mãe e tio Flávio; não contactava com o resto da família. Apesar da nossa intimidade, desapareceu de Lisboa , onde vivia, sem dar notícias. Por volta e 1953/4, o tio Flávioi informou-me constar ter ido para Tanger, onde era motorista de táxi, e lá teria sido assassinado. Admiti que o seu desaparecimento tivesse sido motivado por razões políticas; quando os arquivos da Pide foram abertos, consultei a Torre do Tombo, tendo sido informado que nada constava a seu respeito.
c) Angélica cc Carlos Mariani Romariz (*15/05/? Devesas, +?). tiveram uma filha Maria Helena(*14/04/?, +?) nc ss.
c´)Maria José (*?,+?) cc Jaime Poças Júnior; tiveram dois
Fátima e Jaime, que seguiu a carreira militar.
d) José Augusto que na sua juventude foi jogador de futebol, no “Académico Futebol Club” fazendo parte da equipa principal em 1926/7 (ver “Académico Futebol Club – Setenta anos de vida ao serviço do Desporto” in Gazeta dos desportos”, 04/09/1981). Cc Germaine Magerl (*07/11/10, Paris, + 25/02/75 Porto). Tiveram 3 filhos: José (*13/05/29 +07/10/76), Maria Margarida (Migui) (*03/06/30 +18/01/93) e Jorge Fernando (*08/10/31).
d´) Fernando nc ss.
e) Rogério cc Lídia Correia d’Abreu (*?/12/1901 +?/03/98) sua parente por parte da Mãe. Tiveram uma filha Guilda (*19/11/1939).
f) Alberto cc Maria Guadalupe Raposo Botelho Sá Nogueira (*01/02/1920, S. Sebastião da Pedreira + 07/09/1995,Porto). Tiveram 6 filhos: Alberto (*28/09/43), Maria Guadalupe (*21/05/45), Teresa Maria (*18/09/46), José Francisco (*17/04/53 +?/11/96), Rui Pedro(*24/02/55) e Maria Madalena (*08/03/56).


-4

a)Maria Laura cc Eng. Carlos Alberto Barosa de Oliveira (*24/06/31 Figueira da Foz) em 04/04/59. Tiveram uma filha, Cristina (*16/01/63, Stº Ildefonso)).
a’)Elísio cc Hermínia Adelaide Fernandes Caravana (*14/03/24, S. Victor, Braga), em 21/07/45, na Igreja da Lapa, Porto. Têm 4 filhos:
José Manuel (*06/03/46, Freg. de Cedofeita, Porto); Maria Elisa (*30/03/49, Freg. de Cedofeita, Porto); Jorge Manuel (*27/01/53, Nova Lisboa, Angola); João Manuel (*03/05/61,Freg. Nª Sª da Arrábida, Lobito, Angola).
b) Desconheço os elementos da Fátima e do Jaime Romariz Poças Júnior.
c) José Delegado de Propaganda Médica, cc Maria do Céu Costa Seabra, Enfermeira Parteira. Tiveram 4 filhos: Jorge Manuel, José Pedro, Minica e Maria Margarida.
c’) Maria Margarida cc Armando Alberto Tschop, Engenheiro Técnico (este e o irmão foram meus alunos de natação no tanque da Porto, na rua Stª Catarina). Tiveram 4 filhos: Herman Jorge, Sílvia Maria, José Paulo e Walter Jorge. Há 9 netos: Sílvia Maria, 4 José Paulo e 2 Walter Jorge.
c’’) Jorge Fernando , Médico cc Alice Borges da Silva, Médica. Tiveram 5 filhos: Manuel José, Cristina Maria, Jorge Augusto, Alice Maria e Paulo
d) Guilda solteira ss.
e) Alberto, Engenheiro, cc Maria de Fátima Oliveira de Araújo (*27/12/46, Guimarães). Tiveram 4 filhos: Ricardo Nuno, Rui Manuel, Paulo Jorge e Alberto José.
e’) Maria Guadalupe cc Manuel Santos Ferreira (* 21/10/49, Porto) ss.
e’’) Teresa Maria nc. Tem uma filha Susana. e’’’) José Francisco ss.
e’’’’) Rui Pedro cc Maria Natália Rebelo de Sousa(*12/08/58, Ponta Ponta Delgada),Têm uma filha Mafalda (*
e’’’’’) Maria Madalena cc Armando Manuel Rebelo de Oliveira Camelo, de quem se separou, de quem tem uma filha Cristina. Voltou a casar com Victor de Oliveira Marques (*04/10/50,Porto), de quem tem: Tiago e Francisca.


-5

Os 32 anos que vivi em Goa e Angola e o ter fixado residência em Lisboa, após o meu imprevisto regresso definitivo a Portugal, impediram-me de ter um contacto satisfatório com grande parte da família, que se limitaram à Maria Laura Romariz Barosa de Oliveira, Fernando Jorge Romariz e Alberto Sá Nogueira Vaz Guimarães, estes com contactos em Angola. Daí resulta um apreciável desconhecimento das gerações posteriores à minha, o que não permitirá um relato muito correcto.

5.1.) Maria Laura:
A Cristina cc Luís Miguel Eça de Abreu (*31/05/62, Stº Ildefonso), no Porto. Têm 2 filhas: Maria Teresa (*16/08/97) e Maria Luísa (*28/05/99), nascidas na Freg. da Sé, Porto. Vivem em Coimbra.

5.1.’) Elísio:
- José Manuel é Engenheiro Informático e trabalha na REFER. Tem um filho Miguel (*14/04/1994 Freg. dos Anjos, Lisboa) do terceiro casamento com Ana Maria Matias Sousa Leite (*10/09/65, Joanesburgo).
- Maria Elisa, Pintora; Tem um filho do primeiro casamento: Bruno S.S.Chaves Ferreira (* 25/06/70, Luanda). É Economista pela Sorbone cc Valerie Ulrich (*26/06/71, Estrasburgo) Doutorada em Economia pela Sorbone. Têm dois filhos: Lou (*16/02/99, Paris) e Samuel (*25/06/02, Paris). Está casada com Jean-François Révah (*27/04/46, Creteil, Paris), e vivem em Paris.
- Jorge Manuel Director de Cirurgia no Hosp. de Évora cc Isabel Barata Salgueiro Pita (*10/06/52, Lisboa), Directora de Anestesia do mesmo Hospital. Têm dois filhos Tiago (*27/10/75, Lisboa) Engenheiro Agrícola, cc Nélia Morato (*05/07/73, Évora), e estão à espera do primeiro filho; Francisco (*18/05/82, Lisboa); está a doutorar-se em Religiões Comparadas pela Univ. de Mancherter, e vai casar com Vanda Noronha (*12/01/87, Lisboa), que está a fazer um Mestrado de Religiões Comparadas na mesma Universidade.
- João Manuel (*03/05/61, Lobito), Professor Catedrático de Economia na Univ. de Essex, cc Maria Manuela Simarro (*10/12/60, Cela, Angola). Têm uma filha Margarida (*07/09/87, Lisboa), frequenta o curso de Economia na Univ. de Essex.

5.2.) José:
- Jorge Manuel cc Delfina. Um filho João.
- Ninica cc José Rui, Um filho César.
5.2.’) Maria Margarida:
-Silvia Maria – 3 filhos: Stephanie, Paul Bernard e Ana Sofia
5.2.’’) Jorge Fernando:
- Manuel José (*17/10/58), Médico cc Filomena Maio, Professora do Ensino Secundário. Têm 3 filhos: Pedro, André e Miguel.
Cristina Maria (*23/11/60), Aj. Tec. De Farmácia, cc Alberto Jorge da Costa Santos, com a mesma profissão. Têm dois filhos: Filipe e Francisco.
- Jorge Augusto (*08/07/62), Médico cc Felisbela Lourenço, sc.
- Alice Maria(*20/03/64)Licenciada em Matemáticas Aplicadas, s
- Paulo (*12/12/65 +09/11/68, Malanje).

5.3.) Alberto:
-Ricardo Nuno (*01/12/71) Engenheiro, cc Catarina Vasconcelos Cachapuz (* 18/09/72 Toulouse). Têm dois filhos: Afonso (*02/06/04 Porto) e Rita (*26/03/06 Porto)
-Rui Manuel (*22/06/74 Guimarães), Engenheiro, cc Maria Teresa Novais Salgado (*11/08/74). Têm um filho: Riu Pedro (*28/09/03 Guimarães).
-Paulo Jorge (*01/08/75 Guimarães).
-Alberto José (*08/04/82 Guimarães).

5.3.’) Maria Guadalupe:
_Sem filhos.


5.3.’’) Teresa Maria:
Tem uma filha: Susana (*19/01/74 Porto) cc António Júlio Magalhães da Silva Paulos (*30/03/68 Lisboa), ss.

5.3.’’’) Rui Pedro:
Têm uma filha: Mafalda (*22/09/92 Faro).

5.3.’’’’) Maria Madalena:
-Cristina (*17/08/73) (*19/01/74) cc António Júlio Magalhães da Silva Paulo (*30/03/68,Lisboa) ss.
-Natacha (*13/10/79 Porto) cc Sérgio Filipe Guimarães de Jesus (* 21/02/80 Guimarães). Têm uma filha: Francisca (*22/02/06 Guimarães).
-Tiago (*07/04/89 Porto).

5.4.) Por volta de1999, soube que fazia parte duma Rádio do Porto, um Renato Romariz: Admiti que poderia ser neto do meu “Tio” Renato Romariz, o que me levou a escrever-lhe, mas não obtive resposta.


Outros Romarizes que não de Mafamude

1 – Familiares onhecidos

1.1.- António Ricardo Santos Romariz cc Palmira Henrique Lebre. Tiveram três filhos:
- Armando Santos Lebre Romariz (*13/06/16 Stª Maria de Belém, Para, Brasil, +?), Professor Liceal, cc Maria Celeste Sá Gomes (*13/06/17 +?). Tiveram três filhos: Maria Manuela Sá Gomes Romariz Madureira (*26/06/52); Luís Sá Gomes Romariz (*27/01/54), Médico, Ilda (?).
- Palmira (*?, Stª Maria de Belém, Para, Brasil) nc sc.
- Artur Santos Lebre Romariz (* 10/11/17 Stº Maria de Belém, Para, Brasil, +?) Professor Liceal (Físico-químicas), cc Júlia Craveiro (*10/03/12, Anadia *?). Tiveram uma filha Maria da Graça (* 03/06/47, Stº Ildefonso) (estes elementos foram fornecidos pela Júlia Craveiro Romariz).

1.2.- Numa notícia de jornal relativa ao falecimento de Domingos Romariz, que chega ao pormenor de indicar os nomes das pessoas que ofereciam flores, como se usava nesses tempos, vem a seguinte dedicatória: “Ao seu último tio e bom amigo, com imensas saudades de seus sobrinhos - Leonor de Lima Romariz e Arthur R. Santos Romariz”. Deste recorte de jornal julgo poder concluir que o Arthur R. e o António Ricardo, são irmãos, e filhos de Claudino da Rocha Romariz, que em 18/06/17, estava ausente no Brasil, onde nasceram os filhos do António Ricardo. Este António Ricardo constituiu o ramo de Vilar de Andorinho.

1.3. –Narciso Ricardo Santos Romariz, que foi testemunha do Contracto Pré Nupcial de meus Pais. Era em 1922, comerciante na rua da Boa Hora, nº11, Porto. Deve também ser filho de Claudino, e irmão dos acima citados.

1.4. –António Monteiro Romariz cc Narcisa Mariani (*04/01/?). Tiveram um filho o Carlos cc a Angélica, filha do Joaquim. Viviam nas Devesas, onde os Mariani tiveram uma fábrica de fiação, perto da Estação. O António tinha uma irmã Leonilde. Desconheço a sua ascendência.

1.5. No recorte de jornal acima referido é mencionada outra dedicatória: “Saudade de seus sobrinhos – Conceição dos Santos Machado, Adão Machado e Dr. Paulo Machado”. Esta Conceição Santos Machado, que conheci e visitei, deve ser filha da Rita da Rocha Romariz Santos. O Adão foi o fundador da Camisaria Adão, que se situava na Praça dos Lóios, a que um filho, deu continuidade. Desconheço a sua sucessão.
2 – Familiares citados na “Agenda”, mas não identificados.

1) Emília Romariz Moreira=*13/04/? +14/11/1913.
2) Virgínia Francisca Romariz=, *14/06/?.
3) Claudino Amarante Romariz#, 15/08/?.
4) Eurico Amarante Romariz#,08/09/?.
5) Cândida Amarante Romaria#, *03/10/?.
6) João Rocha Romariz=, +06/01/1891.
7) António da Rocha Romariz Sobrinho=, +25/10/1892.
8) António Moreira Romariz=, +23/12/1913.
9) João da Rocha Romariz=, +06/01/1891.
10)Maria Francisca Romariz=, +18/12/1905.

(Nota: Os nomes marcados com (#), serão possíveis descendentes de José, irmão do Domingos; os marcados com (=) serão filhos de Francisco ou de António)


3 – Por identificar

3.1) Citados na Net

- Manuel de Oliveira Romariz *1878, Exposto no Hospício do Porto. Em 1903 cc Maria Guedes da Costa, em Mafamude.
-Alice d´Amarante Romariz#.
-Agenor , b 08/02/1883, Catedral Maceio, Alagoas, Brasil.
-Felisa Romariz,b 23/09/1892,Bahia Branca Buenos Aires.
-Maria , b21/04/1871, Nº Sª do Rosário, Penedo, Alagoas, Brasil.
-Sabino Romariz, b 25/03/1871, Penedo, Alagoas, Brasil.
-João Romariz (*?, Porto), e casou 12/12/1890, no Brasil.

(notar que todos os nascidos no Brasil, são de Alagoas, por volta do ano em que lá nasceu Elysio)

3.2) Citado por Pinho Leal

Há, ainda, um João d´Almeida Romariz, natural da Freguesia de Romariz, e falecido em Vila nova de Gaia no ano de 1838. Segundo “Portugal Antigo e Moderno”, de Pinho Leal, Lisboa 1878, vol. 8, pagina 244, pode considerar-se que se deve a este caridoso benfeitor a “fundação do Asylo da mendicidade Portuense, pois no seu testamento, ordenava que o remanescente da sua herança (que foram 6 500$00 reis) fosse aplicado à criação de um Asylo para mendigos”.

Já pedi informações ao Colégio Barão de Nova Cintra, rua. Barão de Nova Cintra, nº 39, que me informaram ser o sucessor daquele Asylo, mas não deu resposta.

Terá sido familiar do Manoel? A ser pertenceu a uma geração anterior.

4) Os Romarizes de Mafamude e sua acção na sua Freguesia, e em Gaia.

É sabido que o Manoel e seus filhos foram pessoas importantes na Freguesia de Mafamude, grandes beneméritos da sua Igreja, e contribuíram para o progresso de Gaia, pelas acções desenvolvidas como Vereadores da Câmara.

Segundo o “Almanak do Porto e seu distrito para 1885”, “Antigo Almanak de José Lourenço de Sousa”, da Junta da Paróquia de Mafamude faziam parte:
- Vogal – Augusto da Rocha Romariz, Bandeira.
- Regedor de Mafamude – M.el da Rocha Romariz.
- Tesoureiro – M.el da Rocha Romariz, fabricante de pregaria e ferramentas para o Brasil.

Fazia também parte o Domingos, mas não sei especificar a sua função, por a informação que me foi prestada não estar legível: no Porto será fácil consultar este “Almanak”, para se conhecer o elenco completo dos elementos da Junta.

Por volta de 1980, na então sacristia da Igreja de S. Cristóvão, de Mafamude, estavam pendurados na parede dois retratos de benfeitores, ambos Romarizes, um dos quais me pareceu ser do Augusto, mas não identifiquei o outro.

Em Setembro de 1997, na nova Sacristia, estava uma lápide de mármore de homenagem a Manoel da Rocha Romariz, datada de 1892, mas já não existiam os retratos. No tecto, do lado esquerdo, junto a uma pintura, estava escrito o seu nome.

Esta descrição apresenta lacunas, terá erros e imprecisões; agradeço, desde já, a quem as possa corrigir que o faça.


X


Notas sobre o vocábulo “ROMARIZ”

1 – Como termo geográfico.

1.1. – Em Portugal

Segundo Américo Costa “Dicionário de Portugal Continental e Insular”, Porto, 1948, vol. X, há 4 localidades com este nome:

- Freguesia de S. Isidor, concelho e comarca da Feira;
- Povoação da Freguesia de Mainedo, Concelho de Lousada;
- Lugar da Freguesia de Lanheses; Concelho de Viana do Castelo;
- Povoação da Freguesia de Nunes, Concelho de Vinhais.

Diz, ainda, em relação “Romariz” da Freguesia da Feira: “É povoação bastante antiga, por quanto são inúmeros os indícios de ter sido habitada desde a época pré-histórica”. O Castro da Portela parece ter sido povoação lusitana, depois romanizada. À vila romana teria sido dado o nome de um dos seus possuidores – Romanicus.”.

Esta hipótese é também aceite por Cunha Leal in “Portugal Antigo e Moderno”, vol.8, Lisboa 1878, pagina 243, quando diz: “Segundo uns, o nome desta freguesia é romano e, outros é corrupção de carn; pois que o primeiro nome desta freguesia foi Crasto. Na minha opinião, Romariz é um nome muito mais moderno, procedente de algum nobre godo, que foi senhor desta freguesia.”.

1.2. – Na Galiza

Na Província de Lugo, Concelho de Abadin, Galiza, há uma localidade chamada Romariz; a Igreja paroquial de San Xoán de Romariz tem restos românicos do século XIII. O local está documentado desde 1207, data de uma autorização dada por Frei Romeo, abade de Lourenzá “ a 10 vesiños para explorar o território de Choi en Romariz.”. Nesta zona há um Castro e uma Mamoa com o nome Romariz (da Net).

2 – Como apelido.

Cunha Leal diz ainda na sua obra: “Vemos nas nossas chronicas antigas, alguns appellidos de Romariz ou Romarigues. Talvez patronímico de Romão. Em 1037, vê-se que o conde D. Rodrigo Romariz, ajudado pelos antigos dinamarqueses (normandos) venceu no castello da Pena, os vascões da Galliza.”.

Na Net encontrei vários apelidos espanhóis Romariz dos séculos XVI a XIX:

- Manuel Romero Romariz *02/07/1875, Orro Noya, Galiza.
- Andres Romariz Rama *18/03/1649, Valllodolid.
- Domingos António Juan Romariz Sumuger *24/06/1717, Lugo, Galiza.
- Domingo Varela Romariz *07/01/1820, Lugo, Galiza.
- Joseph Romariz,*10/12/1656, Vallodolid.
- Bentura de Romariz * 03/09/1703, em Tordesillas, Vallodolid.
- Bentura Romariz *21/05/1705, em Tordesillas, Vallodolid.

Destes sete, três são naturais da Galiza, onde em Abadin existe uma localidade Romariz; também se situa na Galiza o castelo de Pena, onde D, Rodrigo Romariz venceu os vascões, em 1037.

Do exposto, julgo pouco provável que o Manoel da Rocha Romariz seja o primeiro duma nova família (os de Mafamude), por adopção dum apelido tirado do nome da terra onde possuía uma Quinta. É um caso que só poderá ser esclarecido na presença duma certidão de nascimento, casamento ou óbito; pelo menos as duas últimas devem existir no cartório da Igreja de S. Cristóvão de Mafamude. Se alguém lá for procurar, seria conveniente averiguar se o Manoel tinha irmãos.


Atenção:

Depois de ter exposto o que sabia dos Romarizes de Mafamude, tive curiosidade de ver o que dizia o “Genea Portugal – Família Romariz”: tive a surpresa de verificar que o Manoel teve sete filhos, o que desconhecia, e me levou a corrigir os elementos que possuía. Verifiquei que o número de filhos do José não condizia com o indicado por JMSA.

É pena estar limitada a 19 pessoas. Como está incompleto! A Susana tinha obrigação de completar o item de Virgínia da Rocha Romariz, pois está na posse de todos os elementos para o fazer.

É lá indicado que o Manoel cc Rita Rosa Dias Arouca, quando o nome que conheço é Rita Rosa de Jesus, mas poderá corresponder à mesma pessoa.

A indicação dos nomes dos sete filhos do Manoel criou-me algumas dúvidas, o que me levou a rever o artigo do “O Tripeiro”, já referido. Parte do que era para mim incompreensível, começou a ficar claro, e a ajustar-se ao que sabia, por exemplo em relação aos dois Claudinos lá referidos, onde se diz: “O mais novo de todos os irmãos chamou-se Claudino… Foi para o Brasil e não tive mais notícias dele.”.

“Há também um Romariz, com o mesmo nome, residente em Gaia (em 1953 já vivia há muitos anos no Porto), vice-cônsul da Finlândia, mas não pode ser o mesmo, será seu filho ou sobrinho.”. Este Claudino, que conheci, deve ser aquele que na “Agenda de Aniversários” já referida, é designado por Claudino da Rocha Romariz Sobrinho, que é indicado na participação do falecimento do Pai, que não tinha identificado, por só o conhecer pelo nome do tio, ou este acrescido de Júnior.

Refere ainda que “O António, muito rico de riqueza angariada no Brasil, viveu algum tempo na terra natal… Emigrou de novo e não voltou. Se lá deixou filhos, é lá que devem estar e são aqui desconhecidos, pelo menos para mim.”. Esta última parte não está correcta, pois é o pai de Renato António, que perfilhou, e penso que faleceu em Mafamude.

Fala também do Francisco, que “viveu vida mais modesta, mas igualmente briosa e tendente a fazer bem à freguesia. Deste não me consta que tivesse ficado descendência.”. Não o identificava, apesar de na “Agenda” já referida o seu nome constar na parte de óbitos, sem indicação de data, mas a seguir à de Mariana Rosa, que foi a 27/08/1914,

Há ainda uma referencia a Rita, dizendo que “casou e enviuvou ficando com filhos.”. Na já mencionada “Agenda” há uma referência a Rita Romariz dos Santos +18/09/1904, que deve ser a sua irmã. Como parece não ter ido para o Brasil, é possível ter sido sepultada em jazigo do Marido, ou no do irmão António, em Mafamude, situado na rua que liga o portão principal à escadaria de acesso ao nível inferior: é o último do lado direito.

O artigo de “O Tripeiro” é omisso em relação ao José, possivelmente por o seu autor o não ter conhecido, o que me leva a admitir ser este o irmão mais velho, e o primeiro a ausentar-se para o Brasil, de onde não regressou.


CONCLUINDO:

Os verdadeiros Romarizes de Mafamude são o Manoel e os seus filhos Augusto, Domingos e Francisco, como o confirma o “Almanak” citado, embora o António também possa ser incluído. Os outros, embora seus irmãos, por terem emigrado, não contribuíram, com a sua dedicação e actividade para o desenvolvimento de Mafamude e de Gaia.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157204 | Dsousa | 24 mai 2007 22:07 | Em resposta a: #157193

Caro Elísio,

Estou interessado em informações sobre os Romariz de Vilar de Andorinho. Será possível facultar-me as informações que possui?

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157253 | JMSA | 25 mai 2007 13:57 | Em resposta a: #157193

Caro Elisio Romariz,

Muito obrigado pela sua mensagem, riquissíma e bem organizada em informações e dados sobre os Romariz de Mafamude.
É para mim uma surpresa enorme este ramo todo que desconhecia completamente. Vou tentar responder a alguns pontos que fala embora fiquem muitos outros para mais tarde...
Quero também acrescentar que alguns dados que vou relatar, foram-me transmitidos pela minha Tia-Avó, Clarisse de Amarante Romariz (sobrinha dos seus bisavós), que conheci muito bem e que morreu em 1976, oralmente, e como tal, necessitam da respectiva confirmação factual.
1. Se não me enganei (pela rápida árvore que fiz), os seus bisavós Augusto e Domingos, são irmãos do meu bisavô, José da Rocha Romariz e somos ambos trinetos do Manoel da Rocha Romariz;
2. O meu bisavô, nasceu em Mafamude, em 1856, não era portanto o filho mais velho (temos o jazigo no cemitério do Alto de São João que ele mandou construir onde estão as datas do seu nascimento e morte). Ele só terá ido para o Brasil, depois dos estudos feitos, penso que no Porto ou Vila Nova de Gaia. Para lá foi, dito pela Tia Clarisse, representar a Casa dos Vinhos Romariz, no Rio de Janeiro, ou seja, a Casa já estava a funcionar em pleno nessa época, por volta de 1875/80.
Lá casou, com 30 anos de idade com a minha Bisavó, Elisa Cândida de Azevedo e Amarante, natural do Rio de Janeiro. Os negócios, não sei se só de vinhos, devem ter corrido bem, pois fez uma considerável fortuna. Tenho em meu poder o testamento que ele fez e por aí se vê a quantidade de bens que ele tinha no Brasil e em Portugal. Como disse neste tópico, tiveram 22 filhos(!) e nenhum gémeo. Eram tantos os Tios que a minha Mãe não sabia o nome de todos e como alguns morreram à nascença, havia o António 1º e 2º, o Eduardo 1º e 2º, etc... Foi com surpresa que vi referir o Claudino e o Eurico que não sabia da sua existência e são afinal irmãos da minha Avó. Destes 22 filhos, só 15 chegaram á idade adulta e só 2 ficaram em Portugal, a minha Avó Cândida (que consta na sua agenda e a data de nascimento está certissíma, 3 de Outubro!) e a Tia Clarisse que morreu solteira e s.s.
O bisavô José, voltou para Portugal por volta de 1906, ano em que compra uma grande casa na Av.5 de Outubro, onde a minha Mãe e Tias nasceram e viveram até 1960, ano que foi vendida. Em 1910, compra uma casa de Verão em Sintra, para a minha Bisavó apanhar ares da serra, casa essa que ainda está hoje na família. Portanto a ligação a Mafamude acaba muito cedo, com ele ainda solteiro.
Será talvez a razão por ele não ser referido no artigo do jornal "O Tripeiro";
3. Quanto ao apelido Romariz, e mais uma vez recorrendo ao que me disse a Tia Clarisse, o seu Avô Manoel, chamava-se Manoel da Rocha e tinha uma Quinta em Romariz, perto da Vila da Feira. Quando começou o negócio dos vinhos adoptou como apelido e nasceu a família Rocha Romariz. Como disse, isto precisa de ser provado, mas tratando-se do Avô, sempre dei esta informação como boa.
4. Em relação ao apelido materno é realmente esse que consta no testamento "...sou filho de Manoel da Rocha Romariz e de D.Rita Rosa Dias Arouca...";
5. Sempre ouvi dizer que os Romariz eram uma família muito católica, muito intransigentes e rigídos nos seus píncípios e...com péssimo feitio!!! Claro que isto são graças que se contam na própria família, mas em relação ao meu bisavô acho que era completamente verdade. O seu testamento é disso mesmo prova e ao fazer os seus últimos desejos para cada um dos filhos, fica claro esse seu génio. Um deles, senão me engano o António, por ter casado com uma índegena, completamente contra a sua vontade e por lhe ter desobedecido, deserda-o. Outros por terem feito alguma coisa contra sua vontade, penaliza-os fortemente... É um testamento muito curioso, porque para além de nos dar imensa informação também nos mostra o seu carácter. Aí nos mostra também o seu lado religioso e a quantidade de Irmandades a que pertencia e que não as esquece também no seu testamento. Tenho em meu poder um quadro a óleo dele, pintado por um pintor francês, Auguste Petit, que me foi deixado pela Tia Aryte, prima direita da minha Mãe (filha de Alice de Amarante Romariz, irmã da minha Avó, e que também está referenciada na sua agenda) que morreu sem descendência.
Tenho mais algumas informações a acrescentar aquelas que referiu e que farei muito brevemente.
Aceite os melhores cumprimentos deste seu primo Romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157289 | Elisio | 25 mai 2007 17:29 | Em resposta a: #157253

Caro primo JMSA
Muito obrigado pelas suas preciosas informações, que tenho de interiorizar. Em Mafamude também era referido que os "ROMARIZES" não só eram reguingas como mulherengos, o que está de acordo com o feitio do seu bisavô. Admito que o ramo de Vilar de Andorinho descende dum irmão ou primo do Manoel, razão que me leva a pensar que o apelido ROMARIZ não teria sido adoptado por este, mas, talvez por um seu antepassado. Este caso só poderá ser esclarecido em presença dum documento, que exista no Cartório da freguesia de Mafamude.
As melhores saudações do primo Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157293 | José Luiz Folhadela | 25 mai 2007 18:03 | Em resposta a: #157193

Caro confrade:

Muito ligado à família Melo (irmãs da referenciada Angélica Melo cc Joaquim Romariz, pessoas que muito bem conheci), solicitava-lhe se me poderia dar datas de casamento e de nascimento e morte de Angélica Melo (Jeca) referenciada neste seu belo trecho em 2 d).
Grato pela atenção
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157307 | Dsousa | 25 mai 2007 19:35 | Em resposta a: #157289

Caro Elísio,

Creio que sei algo sobre a origem da sua família. Penso que o ramo “Romariz” de Vilar de Andorinho, que refere, possa ser descendente do casal António da Rocha e Ana de Oliveira (nascidos por volta de 1795), que no entanto nunca usou o apelido Romariz. Digo isto pela coincidência do apelido Rocha, e porque sei que esta família de Vilar de Andorinho mantinha relações com a família Romariz de Mafamude, havendo mesmo “Romarizes” a apadrinhar e amadrinhar membros desta família em Vilar de Andorinho. O casal que referi residia no lugar de Jaca, que pertence à freguesia de Pedroso, mas fica junto ao limite desta com a de Vilar de Andorinho. Talvez sejam os pais de Manuel da Rocha (Romariz).

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157344 | Elisio | 26 mai 2007 10:17 | Em resposta a: #157307

D. Sousa:
Obrigado pela sua informação: É possível que assim seja. Agradecia informar as fontes onde colheu estes elementos, que têm muito interesse.
Saudações de Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157346 | Elisio | 26 mai 2007 10:30 | Em resposta a: #157293

Caro José Luíz Folhadela. A minha tia Jeca nasceu a 26/04/1881 e faleceu no Porto a 03/08/63. Desconheço a data do seu casamento. Como desconheço as datas de nascimento , casamento e falecimento da Angélica e Maria José, suas filhas, e respectivas descendência, muito agradecia o favor de as me comunicar , caso delas tenha conhecimento.
Desde já obrigado, e saudações de Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157347 | Elisio | 26 mai 2007 10:59 | Em resposta a: #157204

Caro Dsousa.
Já respondi a esta sua mensagem de 24/05, mas não a encontro registada no Fórum, razão pela qual volto a faze-lo. Os elementos que disponho são os indicados em 24/05. Julgo que o Dr. Luís Sá Gomes Romariz, filho do Armando Santos Lebre Romariz, que julgo viver no Porto, poderá dar mais informações.
Saudações de Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157353 | Dsousa | 26 mai 2007 12:26 | Em resposta a: #157344

Caro Elísio,

São informações colhidas junto de familiares antigos, que diziam que António Soares de Oliveira, neto do casal referido, era pessoa conhecida dos Romariz de Mafamude, que apadrinharam um seu neto. De facto, Domingos da Rocha Romariz e Ana Rocha Gomes Romariz aparecem a apadrinhar um seu neto, a 10 de Novembro de 1895, em Vilar de Andorinho. No entanto poderiam ser apenas conhecidos e não familiares.

Se me permite, quanto a filiação e naturalidade de Manuel da Rocha (Romariz), penso que é um problema fácil de resolver. Basta consultar os assentos de baptismo de seus filhos, que estão no Arquivo Distrital do Porto. Como tem as datas e local de nascimento, ainda é mais fácil.

Cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157366 | JMSA | 26 mai 2007 18:16 | Em resposta a: #157289

Mais uma vez, conforme prometido, volto a este tópico sobre os "Romariz de Mafamude" para completar com o que sei e levantar-lhe algumas questões que para mim ainda não estão claras:

1.Rita da Rocha Romariz - única irmã dos nossos bisavós e o ramo que conheço melhor. Casou com ...(?)Santos e teve uma única filha (que eu saiba), Maria da Conceição Romariz Santos (grande amiga da minha Avó e da Tia Clarisse e que ainda cheguei a conhecer, está sepultada no nosso Jazigo).que casou com ....(?) Machado. Deste casamento nasceu um filho único, Octávio Romariz Machado, casou com Maria Helena Ribeiro de Seabra (esta e a filha sempre foram visitas frequentes de nossa casa), e tiveram 2 filhos: António Ribeiro de Seabra Machado (morreu novo e sempre foi doente) e Maria Isabel Ribeiro de Seabra Machado (Isabelinha), que casou com João de Menezes Reis Gomes. Têm 3 filhos: João Diogo, Filipa (casada com Joaquim Chambel) e Maria.
Este ramo vive há muitos anos em Lisboa e terá perdido a ligação a Mafamude com o casamento da filha de Rita da Rocha Romariz.

2. O ramo que refere do António Ricardo Santos Romariz c.c. Palmira Henrique Lebre, não me é de todo desconhecido mas acho que era um parentesco mais afastado. Não tenho a certeza disto, mas alguns nomes vieram á memória. Havia uma prima, acho que Palmira, que teve uma vida mais difícil e estava muitas vezes em casa da Tia Clarisse a fazer-lhe companhia e acompanhava-a em algumas viagens.

3. Familiares citados na "Agenda"
Emília Romariz Moreira (não sei)
Virgínia Francisca Romariz (não sei)
Claudino de Amarante Romariz (meu Tio -Avô, irmão de minha Avó Cândida)
Eurico de Amarante Romariz (meu Tio-Avô)
Cândida Amarante Romariz (minha Avó)
João Rocha Romariz (aqui é que devemos pensar um pouco...ou é mais um filho do Manoel R.R. ou então pode ser um irmão deste...pela data da morte)
António da Rocha Romariz Sobrinho (primo direito da minha Avó)
António Moreira Romariz (não sei)
Maria Francisca Romariz (não sei)

4. Por identificar:
Alice de Amarante Romariz, minha Tia-Avó. Casou com António Fernandes Carvalhal. Tiveram vários filhos, entre a quais a Tia Aryte de que lhe falei. Tinham muitas Quintas em Felgueiras, que cheguei a conhecer. Como muitas do nosso ramo, a Tia Alice teve o casamento "arranjado" com o Tio António, práticamente desde que nasceu...ele era muito mais velho do que ela. Sei que passados anos a Tia Alice fugiu e o Bisavô José deu a como morta proibindo toda a família que se voltasse a falar no nome dela. Só muitos anos mais tarde a minha Mãe soube que a Tia Alice afinal estava viva... A minha Avó, segundo sei, foi dos poucos irmãos que nunca a abandonou.
Agenor (não sei)
Felisa (não sei)
Maria (não sei)
Sabino (não sei)
João Romariz (será o mesmo que está em cima e que pode ter morrido um ano depois do casamento!?, se for a hipótese de ser irmão do Manoel cai por terra)

5. Pinho Leal
Este João d'Almeida Romariz é que dá realmente que pensar, pois ele é anterior ao nosso 3º Avô Manoel. Só uma busca ás certidões de baptismo nos podem dar a resposta.

6. Já sabia da existência dos quadros dos Romariz numa Igreja, mas pensava que era no Santuário do Bom-Jesus, em Braga.

7.Vários Romariz
Pessoalmente, e até prova em contrário, não acredito que os Romariz da Galiza tenham alguma ligação com a nossa família. Acho que o apelido está ligado ao nome da terra e no caso da Galiza passou-se o mesmo.

8. Questões e notas
a) Sabe quem está no Jazigo do nosso 3º Avô Manoel e o que diz lá?
b) A "Casa Grande" que refere era dos Romariz?
c) Onde é o palacete onde está o Colégio de Nossa Senhora da Bonança?
d) Não compreendo uma coisa em relação ao ramo de Vilar do Andorinho, se ele nasceu com a ida do Claudino (irmão dos nossos Bisavós) como é possível ser anterior ao nosso 3º Avô Manoel?
e) O Tio Augusto R.R. (primo direito da minha Avó) casou realmente com Maria da Glória Pinho, mais conhecida por Lila (grandes amigos dos meus Avós). Não tiveram filhos. A Tia Lila tinha um sobrinho, Manuel António Corrêa de Pinho, que embora não sendo, sempre foi tratado como primo e grande amigo da minha Mãe e Tias e de quem conservo ainda uma grande amizade e simpatia. Penso que ainda está vivo (deixei de o ver desde que a minha Mãe morreu há dois anos) A Quinta da Corujeira era dele.
f) Do meu Bisavô José tenho algumas peças muito curiosas, que lhe perteceram, para além do quadro a óleo que já referi: Um quadro a óleo que tem um relógio e uma caixa de música (que ele terá comprado num leilão na Suiça), a sua caixa de rapé (em tartaruga e marfim) e o pente do bigode (!) em tartaruga com uma caixa de prata com um rubi. São peças muito engraçadas pela sua originalidade.
Por hoje é tudo. Voltarei a dar-lhe notícias sempre que me lembre de mais algum dado novo.
Com os melhores cumprimentos do seu primo Romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157397 | José Luiz Folhadela | 26 mai 2007 23:31 | Em resposta a: #157346

Caro Elísio:
Antes de mais muito lhe agradeço a sua pronta informação. Infelizmente não sou possuidor dos dados que me pede.
Entre esta família Melo e a família de meu pai sempre houve uma fortíssima ligação e que permaneceu entre meus pais e tios para com os 4 irmãos de sua tia (3 solteiros e um casado mas sem filhos). Depois sempre moramos na mesma rua - Rua 15 de Novembro. Todas as pessoas julgavam que eramos da mesma família. Eu particularmente e por doença de meu pai tive um período em muito miudo quase lá vivi. Com a morte do ultimo desses 4 irmãos, no período em que estava na guerrra do ultramar, tudo se perdeu. Há tempos lembrei-me dessas pessoas e tentei reconstituir essa família, mas na altura não encontrei o nascimento dessa sua tia. Porem tenho a ascendência Melo muito desenvolvida que fica a seu dispor caso lhe interesse.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157447 | Elisio | 27 mai 2007 18:18 | Em resposta a: #157397

Caro José Luís Folhadela:
Vivi alguns anos perto da sua casa. Primeiro na av. da Boavista 964, e depois na r. Fernandes Costa 51(?) onde nasceu o meu 1º filho, cujo berço foi feito pelas irmãs Melo, de que não me lembro dos nomes. Tenho uma foto ao colo do Sr, Melo, em fato de banho tirada na praia do Molhe por volta de 1926.
Desconheço a terra de natalidade da tia Jeca; foi no Porto?
Saudações do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157462 | José Luiz Folhadela | 27 mai 2007 19:52 | Em resposta a: #157447

Caro Elísio:
Penso que as datas que me enviou serão as do seu tio Joaquim e não da esposa Angélica.
Não imagina o gosto que tenho em recordar essa família Melo com quem privei muitos anos. As duas irmãs de Angélica, donas da casa de 15 Novembro e por onde estavam a maioria dos bens vindos de seus pais exploravam nessa residência um atelier de abat-jours, trabalhando quase em exclusivo para o Bazar Central, na Rua das Carmelitas. Tinham uma grande amizade com o proprietário (Bastos) até por questões de vizinhança - o pai delas tinha uma loja comercial, penso que uma camisaria, na mesma rua.
O pai era José de Melo, natural de Prozelo, Arcos de Valdevez, filho de Francisco António Lourenço Pereira e de D. Angélica Engrácia Soares de Azevedo da Costa Pereira e a mãe, Helena Marques de Castro era natural da Sé, Porto, e faleceu a 4/2/1918. Era filha de Leonardo da Costa Pereira e de Emília Marques de Castro. Já procurei e não encontrei o casamento. Tiveram: Angélica; Bernardina (n10/11/1884 f. 18/5/1961); Rosalina (n. 20/6/1886 e que deve ter falecido muito nova, pois nunca ouvi falar dela); José (n.27/4/1889 e cujo falecimento não tenho a data, mas que ainda conheci); Mário (n. 27/1/1892 f. 13/5/1955), foi casado com Maria Isabel Correia de Oliveira, sem descendência e que viviam com as irmãs; Helena (n.27/11/1896 e f. 21/9/1964) e Henrique (n. 3/9/1900 e falecido em 1969 ou 1960).
As duas irmãs que conheceu eram conhecidas por Rina (ela odiava o nome, que muito pouca gente sabia, pois até nos cartões de visita mencionava Rina Melo) e a Lila (Helena). Eram todos naturais da freguesia da Victória, no Porto.
Eu tenho tentado completar os dados e já procurei, sem sucesso o jazigo de família, no Cemitério do Prado do Repouso. Eu tenho uma vaga imagem do local mas a verdade é que o não encontro. Também gostaria de saber se as filhas da Angélica casaram e tiveram descendência, caso contrário foi uma família desaparecida…O Henrique foi casado durante muito pouco tempo, dessa relação teve uma filha, que casou em Lisboa, mas não teve descendência.
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157553 | Elisio | 28 mai 2007 16:13 | Em resposta a: #157366

Em relação à mensagem de 25/06/07 informo:
1- ver ponto 1.5 de "Outros Romarizes que não de Mafamude" da minha inf. de 24/05. Conheci o Octávio e s/ Mulher e os filhos ainda pequenos. Encontrei em 1951 o casal em Luanda; depois nada mais soube deles. A prima Palmira foi durante uns anos dana de companhia da Maria Helena, Mulher do Octávio; foi ai que a conheci.
2- Ver 1.1. de "Outros..." O Ant. Ricardo era sobrinho do meu bisovô Domingos. Lembro-me dos seus filhos Armando e Artur o irem visitar à "Casa Grande" por volta de 1927/28
3/4- O João da Rocha Romariz pode muito bem ser irmão do Manoel. Não acredito que seja seu filho. Este, e o citado pela Net, poderão ser pessoas distintas, que não sei relacionar.
5- Concordo.
7- Concordo. Quando me referi aos Romarizes da Galiza foi só para mostrar a abrangência do Nome, para chamar a atenção para a sua antiguidade em Portugal , do conquistador do castelo da Pena pelo Conde D. Rodrigo Romariz, que poderá ter deixado sementes.
8a-Não. Quando regressei de Angola o jazigo já estava fechado,e na posse da freguesia.
8b- Era do António, pai do Renato António.
8c- Do lado de cima da secção do Hospital de Gaia, na rua General Torres.
8d- Os anos indicados para este ramo são todos do século XX.
8e -A tia Lila tinha um irmão mais novo que conheci como Antonico, e pretendia casa-lo com minha Mãe, sem resultado. O sobrinho de que fala deve ter herdado a Quinta. Encontrei-o um vez no Lobito, como funcionário dum organismo do Estado ligado ao Café, mas nunca mais soube dele.
8f- A tia Lila também tinho muito gosto nessas preciosidades como seu bisavô,
As suas informações são sempre bem vindas.
As melhores saudações do primo Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157565 | jomaro | 28 mai 2007 17:12 | Em resposta a: #157193

tentando ajudar... ponto 4c- josé magerl romariz, casa com maria do céu silva prata seabra. ponto 5.2 - jorge manuel casa com delfina moura dos santos e tem 2 filhos joão dos santos romariz e joana dos santos romariz.sobre claudino da rocha romariz é filho de augusto da rocha romariz,foi consul da finlandia e esteve ligado(proprietario)aos vinhos romariz;assinava por vezes como claudino da rocha romariz sobrinho para não ser confundido com seu tio claudino.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157566 | jomaro | 28 mai 2007 17:16 | Em resposta a: #157346

caro elisio se necessitar de alguma info disponha. cumpts jorge manuel seabra romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157567 | jomaro | 28 mai 2007 17:20 | Em resposta a: #157253

caro jmsa,desde ja´os meus parabens pela busca,se necessitar de alguma info é só dizer.cumptos jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157574 | Elisio | 28 mai 2007 17:53 | Em resposta a: #157462

Caro José Luíos Folhadela:
Tenho umgrande erro:indiquei as mesmas datas de nascimento e falecimento para o tio Joaquim e tia Jeca; não sei qual está certo, e não sei quem me poderá esclarecer. Os dois morreram quando estava em Angola.
No jazigo de Mafamude Termo 71, Secção3, não encontrei os seus nomes, mas julgo que estarão lá enterrados, pois encontrei o da cunhada Sylvia.
A Angélica só teve uma filha, a Maria Helena, que morreu solteira sem descendência. A Maria José: ver 3c' na minha mensagem de 24/05.
Saudações.
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157575 | jomaro | 28 mai 2007 17:54 | Em resposta a: #108286

caro jmsa, o nome que pretende penso ser:mariana rosa de jesus (casaram em mafamude).há dois claudinos o tio e o sobrinho o 1º é filho de manuel rocha romariz e o 2º é filho de augusto da rocha romariz ,irmão de claudino tio.cumptos jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157580 | jomaro | 28 mai 2007 18:08 | Em resposta a: #108758

boas,tenho uma referência que remete para antonio teixeira borges casado com emilia de jesus serão tios (maternos)ou padrinhos de augusto da rocha romariz,baptizado em mafamude-gaia.cumptos jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157607 | JMSA | 28 mai 2007 20:57 | Em resposta a: #157567

Caro Jorge Romariz,
É com imenso gosto e alguma surpresa que encontro 3 primos Romariz neste tópico, e digo surpresa porque pensava que esta família estava prácticamente extinta, com excepção do Porto, que sabia ainda existirem alguns. Muitos Romariz foram para o Brasil e daí a dispersão. No nosso ramo, descendentes de José da Rocha Romariz, embora com imensos filhos, a minha Mãe só tinha 8 primos direitos, muitos não casaram e também houve quem fosse para a vida religiosa, logo há muito poucos Romariz actualmente no Brasil. Conheço uma prima direita da minha Mãe, que vive em São Paulo, Dora de Amarante Romariz (filha única do Tio José, Tio Zinho, e de uma prima direita da minha Avó, Amarante), solteira e sem geração, que nos visitava frequentemente e é uma conceituadissíma professora universitária, com vasta obra espalhada por todo o mundo tendo colaborado recentemente na nova enciclopédia editada pela Verbo.
Sempre que tenha novidades não deixarei de vir a este tópico e muito lhe agradeço o mesmo.
Um abarço deste seu primo Romariz
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157643 | jomaro | 29 mai 2007 01:39 | Em resposta a: #157607

foi um prazer receber a sua resposta,é verdade que é na zona do porto onde se encontram ainda alguns "exemplares" da familia romariz,como é o meu caso.mais informo ser filho de josé magerl romariz,neto de josé augusto miranda romariz,bisneto de claudino romariz(sobrinho)trineto de augusto da rocha romariz,quadrineto de manoel da rocha romariz.todos os primos em 1º grau se conhecem bem dado que sempre nos reuniamos pelo natal.ainda agora os primos se juntam e se contactam.vou tentar saber mais pormenores desta família.cumptos do primo jorge. já agora qual é seu nome?

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157659 | Elisio | 29 mai 2007 11:14 | Em resposta a: #157566

Caro Jorge:
Muito obrigado pelo seu oferecimento, que vou já aproveitar: Tenho um erro grave: Dei as mesmas datas para o nascimento e falecimento ao tio Joaquim e tia Jeca; um deles está errado, qual será? Talves o Jorge ou seu Tio me possam ajudar. Agradeço também informarem se encontrarem mais erros.
Um abraço do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157672 | Elisio | 29 mai 2007 14:40 | Em resposta a: #108531

jorge a soirefmann
Julgo que o Artur e Narciso a que se refere em 01/01/2006 são irmãos. É verdade?
De qualquer modo agradecia informar se sabe as suas datas de nasc. e fal. e suas descendências. Desde já obrigado. Saudações. Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157673 | jorge a soirefmann | 29 mai 2007 15:02 | Em resposta a: #157672

Caro Elisio
Ao que me consta eles são irmãos. Não tenho mais dados sobre os mesmos. Na realidade meu interesse na família Romariz é limitada aos ascendentes, mas, principalmente aos descendentes de Artur e de Narciso, já que se consorciaram com descendentes de Leonor Borges da Rocha, e eu pesquiso esta última família. A Leonor era irmã de meu tetravô Francisco Antonio Borges (v. tópicos Borges / Borges da Rocha). Saudações. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157675 | JMSA | 29 mai 2007 15:52 | Em resposta a: #157643

Caro Jorge Romariz,
Obrigado pela sua resposta e sua "localização" nos Romariz.
Não sei se conhece a Susana Vaz Guimarães, se sim, ela tem todos os meus contactos incluíndo o meu email. Aqui no Forum prefiro manter o anonimato mas tenho todo o gosto em me identificar noutro local.
Se me autorizar, vou actualizar aqui no Forum do Genea, toda a informação que apareceu neste tópico para que todos os Romariz apareçam assim como os nossos parentescos e os dados bibliográficos o mais completos possíveis. Gostaria também de saber quando "caíu" o nome composto Rocha-Romariz. No nosso ramo foi com os filhos do meu Bisavô José e parece que com o Vosso aconteceu o mesmo. Agradeço a sua confirmação assim como do nosso primo Elídio, caso veja esta mensagem.
Melhores cumprimentos deste primo Romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157682 | jomaro | 29 mai 2007 17:34 | Em resposta a: #157675

caro jmsa,não tenho o prazer de conhecer a sra.susana vaz guimarães,claro que respeito o seu anonimato e com certeza nos conheceremos melhor oportunamente.agradeço a sua disponibilidade para actualizar os dados acumulados,pala minha parte vou tentar saber mais alguma coisa(na origem). o nome rocha romariz termina, no nosso caso,com claudino da rocha romariz (sobrinho)meu bisavô e filho de augusto da rocha romariz.alguns destes dados foram por mim procurados e outros relatados por meu tio jorge fernando magerl romariz.sempre ouvi falar na origem do nome ligado á localidade de romariz na vila da feira.alguma parte da familia viveu no casarão da bonança em gaia.o palacete da av.da boavista existe ainda embora não sendo à anos propriedade da familia.cumptos.jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157688 | jomaro | 29 mai 2007 17:59 | Em resposta a: #157659

caro elisio,vou tentar saber alguma coisa,não será fácil,estou ainda a começar e a tentar aprender...descobri que claudino da rocha romariz(sobrinho) é neto (materno) de antónio teixeira borges casado com emilia de jesus.cumptos jorge manuel seabra romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157705 | JMSA | 29 mai 2007 20:51 | Em resposta a: #157682

Caro Jorge Romariz,
A Susana Vaz Guimarães é nossa prima, também Romariz, neta de Alberto Romariz Vaz Guimarães e sua prima mais próxima, já que também ela descende de Augusto da Rocha Romariz. Vou tentar entrar em contacto com ela.
Lembrei-me agora que existiu uma firma chamada "Romariz & Pestachini", diz-lhe alguma coisa? Não sei se era no Porto ou em Lisboa, nem quem eram os sócios.
Era muito interessante sabermos, através do Arquivo Distrital do Porto, quem eram os Pais do nosso antepassado, Manuel da Rocha Romariz e para isso temos as coisas facilitadas porque sabemos a freguesia e as datas de nascimento dos filhos, onde vem com toda a certeza o nome dos Avós, nos assentos de baptismo. Era óptimo que um Romariz do Porto se voluntaria-se! Também tenho a mesma ideia da sua, que o apelido Romariz está ligado ao nome da terra, mas com algumas rápidas pesquisas encontramos a resposta.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157724 | JMSA | 29 mai 2007 23:33 | Em resposta a: #157553

Muito obrigado pela sua mensagem que só agora vi e pelas rápidas e objectivas respostas. Este mundo novo da internet é realmente fabuloso! Acabamos por falar em pessoas, muitas delas que já não vemos há anos e anos e afinal ambos conhecemos!
Agradeço que veja a minha mensagem para o Jorge Romariz. Gostaria de saber os nomes que os seus antepassados usaram e quando acabou o nome composto Rocha-Romariz, para se estiver de acordo, introduzir todos estes dados (o mais completos possíveis) aqui na base de dados do Genea.
Melhores cumprimentos do
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157756 | Elisio | 30 mai 2007 10:32 | Em resposta a: #157724

Caro JMSA
Suponho que a sua mensagem de ontem (23:33) é para mim. Para evitar confusões convém dar indicação a quem se dirige.Sobre as suas dúvidas informo que tudo o que sei de essencial está na minha primeira mensagem de 24 do corrente mês. Os apelidos Rocha-Romariz acabou na geração do meu avô Elysio. Quanto aos Claudinos a informação do Jorge Manuel Romariz está certa. Para completar os meus registos, caso não veja inconveniente, agradecia, que me indicasse os habituais elementos referentes ao ramo do seu bisavô José até hoje, que desconheço, inclusive o seu nome. Se tiver elementos referentes ao Claudino, irmão do seu bisavô, também agradeço. Amistosas saudações do Elísio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157769 | JMSA | 30 mai 2007 12:35 | Em resposta a: #157756

Caro Elisío,
No canto direito do painel do Genea tem uma caixa em branco e do lado esquerdo a palavra "pesquisar". Se introduzir o nome do meu Bisavô José a seguir clicar na seta que está do lado direito, verá a sua ficha onde consta o seu nascimento, casamento, alguns dos filhos, morte e dados bibliográficos. Depois basta carregar em cima do nome de cada um dos filhos para aparecer a ficha pessoal e assim sucessivamente. Por aqui verá tudo o que há dos Romariz no Genea.
Se quiser enviar o seu mail, tenho todo o gosto em me apresentar e conversarmos particularmente. Cumprimentos JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#157770 | jomaro | 30 mai 2007 12:37 | Em resposta a: #157705

muito obrigado pela info;nunca ouvi falar em tal firma;irei tentar saber mais alguma coisa no arquivo e/ou na paróquia de santa marinha em gaia.cumptosjorge manuel romariz.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158295 | Elisio | 04 jun 2007 10:45 | Em resposta a: #157769

Caro JMSA
Obrigado pela sua informação de 30/5. Já fiquei elucidado. Tinha muito gosto em enviar-lhe o mail, mas o Forum aconselha a não fazê-lo neste sitio, para evitar a sua divulgação, que pode trazer consequências desagradáveis. O meu telefone vem na lista de Lisboa, e terei muito gosto em da-lo pessoalmente.
As melhores saudações do primo Elísio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158467 | Elisio | 05 jun 2007 11:07 | Em resposta a: #157675

Só hoje reparei nesta sua mensagem, pelo que peço desculpa. O apelido "Rocha Romariz" caiu na geração dos nossos avós. Concordo e tenho muito gosto em que actualize o Forum do Genea com todos os elementos que dizem respeito à familia Romariz. Se precisar de esclarecer qualquer pormenor, ou de dados biográficos, estou ao seu inteiro dispor; não faça cerimónia. Na minha mensagem de 04/06 já informei como me contactar; estou em Silva.
Os melhores cumprimentos do Elísio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158492 | Elisio | 05 jun 2007 16:09 | Em resposta a: #157688

Cara Jorge Manuel:
Voltei a ler as suas mensagens, e desejava esclarecer dois pontos:
a) nesta s/ mensagem diz que, segundo entendi, o Manoel cc Emília de Jesus; o JMSA diz chamar-se Rita Rosa Dias Arouca; nos meus apontamentos tenho Rita de Jesus. Os três nomes corresponderão a uma mesma pessoa? Que lhe parece?
b)No primitivo edifício do Colégio da Bonança, tanto quanto posso imaginar, viveram o Augusto da Rocha Romariz e sua família, pois ai nasceram o meu tio Flávio e minha Mãe; estes foram depois viver para a "Casa Grande", do tio António, pai do Renato, que se situava na então Largo da Bandeira que, depois, se chamou dos Aviadores, e se situava em frente à rua Pádua Correia, antiga Trancoso.
A procurar elementos lembro o Cartório da Igreja de S. Cristóvão de Mafamude, que muito deve aos Romarizes de Mafamude. Não o fiz quando podia! Agora já é tarde para o fazer.
Um abraço amigo para si e familia, e todos os outros descendentes dos saudosos Zé Augusto e Gemaine do primo Elísio Romariz Santos Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158635 | jomaro | 06 jun 2007 17:18 | Em resposta a: #158492

caro elisio:
confirmo que manuel da rocha romariz casou com rita rosa dias arouca em 14/10/1843,e que é filho de pais incógnitos (é natural do hospício dos expostos da diocese do porto,vulgo "roda")elementos obtidos por mim no arquivo distrital do porto no dia 05/06 2007.tal facto vem dificultar muito a nossa busca.vou lá voltar pois eistem outros nomes a confirmar ex. maria, filha de manuel da rocha *04jan 1846. joão, filho de manuel da rocha*30nov1860, de referir que manuel da rocha só adopta o nome romariz após o casamento. terá sido devido á sua origem geográfica que entretanto conhece ou porque alguém com esse apelido toma conta dele?
b)penso que sim ,que augusto viveu na casa onde existe o colégio da bonança,perto do largo dos aviadores ,em gaia.a casa grande não conheço nem ouvi falar,pensava ser a da bonança.foi-me dito que na rua da bandeira ,quase nas traseiras da casa da bonança existiu um armazém dos vinhos romariz(entre outros que existiram com esse nome em gaia).irei ver o cartório de mafamude logo que possa e vou dando conta das minhas "descobertas".penso que o ilidio mora em lisboa,onde vou estar este fim de semana alargado,estarei hospedado no hotel holiday inn, na av.antonio josé de almeida, á sua disposição. agradeço e retribuo o abraço para vós, nossos primos. cumptos jorge manuel seabra romariz.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158662 | JMSA | 06 jun 2007 19:34 | Em resposta a: #158635

Caro Jorge Romariz,
A pesquisa que aqui trás é bastante importante e faz algum sentido com o que sempre ouvi, que o nome Romariz nasceu com o fundador dos vinhos, Manoel da Rocha Romariz.
Embora ele seja dado como exposto é fundamental não desistir e tentar encontrar o maior número de assentos de baptismo dos filhos. Isto porque, não era de todo invulgar nesta época, que os expostos fossem reconhecidos pelos pais, muito mais tarde e muitas das vezes quando estavam em causa heranças. Ora sabemos, por tradição oral, que este nosso antepassado tinha uma quinta em Romariz, logo, pode estar aqui uma pista.
Mafamude era em pleno sec. XIX, uma freguesia pequena, onde havia muitos Romariz, que se tornaram uma das suas principais famílias. Nos assentos será com facilidade que os encontramos, portanto, como disse atrás, vale a pena uma busca mais profunda.
Sabe de quem era filha a nossa antepassada Rita Rosa Dias Arouca?
Muito obrigado pela sua pesquisa e estou à sua disposição para qualquer dúvida que tenha.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158688 | jomaro | 06 jun 2007 22:35 | Em resposta a: #158662

caro jmsa
claro que não iremos desistir a busca "ainda está no adro",algo mais revelador irá surgir e contribuir para as nossas pesquisas. há desde logo uma pista de um joão de almeida ou joão d'almeida(romariz),viuvo de rosa de jesus terá falecido em 1838(mais velho do que o manuel?),irei averiguar.
rita rosa dias arouca era filha de manuel dias arouca e de maria rosa e neta(paterna) de manuel dias arouca+em 1838 de roças? arouca.e de florência angelica de mafamude;e neta(materna )de manuel cardoso e ana cardoso (ou cardosa) de s.jorge em principio freguesia de santa maria da feira.
de notar que os arouca e os romariz ou roccha romariz eram vizinhos,da rua da bandeira em gaia.
agradeço sua ajuda, e claro,disponha da minha
cumptos jorge manuel seabra romariz

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#158842 | JMSA | 08 jun 2007 17:27 | Em resposta a: #158688

Caro Jorge
Muito interessantes estes "avanços" no ramo Dias Arouca, muito obrigado.
Estive a pensar que uma boa hipótese de sabermos se o nosso antepassado Manoel da Rocha Romariz foi perfilhado em vida ou não, é o seu assento de óbito. Já sabemos, neste tópico, que ele morreu em Mafamude em 8/4/1892, o que torna a busca muito mais simples...
E agora aparecem, pelas suas buscas, novas dúvidas: Se ele não foi perfilhado donde vem o apelido Romariz (talvez da dita quinta) e ...o Rocha!?
Sabe, por acaso, quem foram os padrinhos de casamento (estes podem também ser uma pista)?
Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia Romariz - Mafamude/ Vila Nov

#158894 | Elisio | 09 jun 2007 10:43 | Em resposta a: #158842

JMSA
Ontem telefonei para sua casa a avisa-lo que o JOMARO vem hoje às 17:30 a minha casa, para trocar ideias sobre as suas pesquisas, e a dizer para aparecer, se estiver interessado.
Saudações do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Fam匀ia Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159067 | jomaro | 11 jun 2007 21:53 | Em resposta a: #158842

caro jmsa
irei verificar os assentos de casamento e no assento de óbito não há nenhuma referência a perfilhação,confirma que recebeu os sacramentos às 23.00 de 08 abril de 1892,casado com d.rita rosa e natural do hospicio dos expostos na diocese do porto.filho de pais incógnitos,não fez testamento,deixou sete filhos e foi sepultado em jazigo de família em mafamude.
cumptos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159071 | JMSA | 11 jun 2007 22:38 | Em resposta a: #159067

Caro Jorge,
Antes de mais quero transmitir-lhe que tive imenso gosto em conhecê-lo pessoalmente assim como o nosso primo comum e anfitrião.
Quanto ao assento de óbito é realmente desanimador, pois creio que não tendo sido perfilhado as buscas tornam-se muito mais dificeis....restam ainda os assentos de casamento, como última esperança.
Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Fam#21248;ia Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159150 | Elisio | 12 jun 2007 17:14 | Em resposta a: #159067

Caro jamaro.
Muito obrigado pelo seu esforço em procurar esclarecer as nossas origens. Os elementos que colheu batem certos; nos assentos que consultou não há indicação de morada? Quem foram os padrinhos de casamento? Será possivel consultar os registos dos expostos da diocesedo Porto?
Tenho o persentimento que haverá qualquer ligação com o João de Almeida Romariz, que faleceu em V.N. de Gaia em 1838. Teria sido em Mafamude?
Ficamos encantados com a vossa visita. Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159152 | Elisio | 12 jun 2007 17:26 | Em resposta a: #159071

Caro JMSA.
Muito grato pela sua simpática presença na reunião, bem como pelas preciosidades que nos mostrou. A semelhança entre os irmãos é flagrante. Estou sem poder enviar mails, razão pela qual ainda não comuniquei, mas estou a recebe-los. Veja mensagem enviada ao Jorge. Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159183 | 2570 | 12 jun 2007 20:59 | Em resposta a: #157575

Caro Jomaro
Apesar de não ter como ascendentes ninguêm de nome "Romariz", e este tópico versar sobre este nome, não pude deixar de reparar no nome que enunciou na sua intervenção de 29-5-07.
O nome "Mariana Rosa de Jesus" é muito parecido com o nome de uma ascendente minha, de nome: "Emilia Rosa de Jesus".
Poderá ser somente uma coincidência de nome, mas caso possua informações mais pertinentes agradeço que me contacte aqui no forum.
Infelizmente este meu ramo ascendente está pouco estudado, pois devido à distância tenho dificuldade em deslocar-me ao Porto para pesquisar no arquivo distrital.
Assim deduzo que esta minha antepassada tenha nascido por volta de 1860.
Esta dedução é puramente matemática, pois a unica certeza que tenho referente a este costado é referente ao nascimento de meu avô, (1906), que é neto da referida senhora.
Desde já muito agradecido pela atenção
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Fam#21248;ia Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159225 | jomaro | 13 jun 2007 12:41 | Em resposta a: #159150

caro elisio, logo que disponha de mais infos comunicarei.em relação a moradas o que tenho é o seguinte:
augusto da rocha romariz c/c mariana rosa de jesus,proprietária da rua da bandeira.
os dias arouca penso que também moraram nessa rua.
o joão está a criar alguma confusão desde logo porque serao dois;um o joão de almeida,viuvo de rosa de jesus,falecido em mafamude em 1838,e o outro o "novo" filho de manuel da rocha romariz nascido em 30/nov/1860,nasce um ano e nove meses após o domingos.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159226 | jomaro | 13 jun 2007 12:55 | Em resposta a: #159183

caro martins
se encontrar algo sobre emília rosa de jesus informa-lo-ei.
não sei se o nome de rosa de jesus casada com joão de almeida(+ em 1838) lhe diz alguma coisa.
cumptos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159227 | jomaro | 13 jun 2007 13:06 | Em resposta a: #159071

caro jmsa
foi para mim também um prazer tê-lo conhecido pessoalmente,foi pena termos tido pouco tempo,talvez em próxima oportunidade possamos disfrutar de mais algum.
irei tentar descobir o assento de casamento.
sabe se é possivel o acesso aos registos das "rodas"?
provavelmente por aí se saberia a origem do nome rocha.
cumptos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159252 | 2570 | 13 jun 2007 17:52 | Em resposta a: #159226

Caro Jomaro
Agradeço imenso a sua disponibilidade.
Os nomes que me indica, não me dizem nada, pelo menos por enquanto, pois os dados que possuo em relação aos nomes que anteriormente lhe comuniquei são poucos.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159274 | JMSA | 13 jun 2007 22:54 | Em resposta a: #159227

Sei que o registo das Rodas está arquivado nos livros comuns embora seja a primeira vez que deparo com uma situação destas (que me seja próxima) e a única "ferramenta" que temos são as datas (felizmente). Para tentar criar uma metodologia, propunha-lhe o seguinte:
. Assento de baptismo - temos a data de nascimento e a freguesia. Estes dados estão seguramente no Arquivo Distrital do Porto. Podemos ver quem foram os padrinhos e estes podem ser uma pista. Se este passo não der resultados,
. Assento de casamento - também temos a data e sabemos que foi em Mafamude. Os padrinhos, aqui, podem ser uma pista bem importante,
. Assento de baptismo dos filhos e quem foram os padrinhos ou testemunhas.

Em relação ao João Romariz e pelo o que percebi da sua mensagem, parece que há dois: um, filho de Manuel da Rocha Romariz e outro, João de Almeida Romariz, contemporaneo de M.el R.R., é assim não é? O segundo pode vir a ser uma peça importantissíma nesta busca.

Nestes dados todos que tem pesquisado e transmitido, num deles, fiquei com um palpite: É muito possível que a nossa antepassada Rita Rosa de Jesus Dias Arouca fosse parente da nora e sua antepassada, Mariana Rosa de Jesus. Esta coincidência dos nomes Rosa de Jesus assim como serem ambas de Mafamude leva-me a pensar que vale apena explorar mais um bocadinho...
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159329 | JMSA | 14 jun 2007 14:18 | Em resposta a: #157575

Caros Elísio e Jorge,
Ontem ao reler com calma todo este tópico reparei numa hipótese para descobrirmos a origem do apelido Romariz e que ainda não tinha sido equacionada:
É possivel que o apelido venha da nossa antepassada Rita Rosa de Jesus Dias Arouca e que tenha sido adoptado pelo marido. Isto porque:
1. Na mensagem de 24/5, o Elísio diz que o João d'Almeida Romariz, nasceu em Romariz e morreu em 1838, em Vila Nova de Gaia (quem sabe se não foi em Mafamude);
2. Em 6/6, o Jorge diz que descobriu que o nosso antepassado Manoel só adopta o apelido Romariz depois do casamento em 1843;
3. Também nesse mesmo dia mas noutra mensagem, o Jorge refere que o João d'Almeida Romariz era viúvo de ROSA DE JESUS e refere que os Dias Arouca eram vizinhos dos Romariz em Mafamude.
Ora bem, na posse de todos estes dados, é possível abrirmos mais uma hipotese que não me parece muito improvável:
a) Sabemos, por tradição oral, que o nosso antepassado Manoel tinha uma quinta em Romariz e pode muito bem te-la herdado do João d'Almeida Romariz;
b) Se ele adopta o apelido, 5 anos depois da morte de João, pode muito bem ser considerado uma homenagem a quem o beneficiou na herança;
c) O João era viúvo de uma ROSA DE JESUS e anos mais tarde o nosso Avô casa com Rita ROSA DE JESUS Dias Arouca, e coincidência ou não, um filho deles Domingos, vem a casar muito mais tarde com uma Mariana ROSA DE JESUS, todas de Mafamude. O facto de nos assentos vir apenas o nome próprio sem o apelido, torna as coisas um pouco mais complicadas mas não é nada que não se consiga descobrir, como foi o caso da nossa antepassada Rita, mas acho muito provável que todas elas fossem parentes muito próximas;
Por fim sabemos que as famílias eram vizinhas em Mafamude e muito provavelmente amigas e que o casamento de Manoel com Rita não foi por acaso, mas por uma questão de interesses, tão em voga na época (o facto de ele ter herdado uma quinta que era da família dela, é uma razão forte).
Também já sabemos que os Dias Arouca eram do concelho de Arouca que é muito perto de Roamariz!
Só não sabemos a razão da ida de Manoel para Mafamude.
Gostaria de saber a V. opinião sobre mais esta hipotese e se a acham possível.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159436 | jomaro | 15 jun 2007 01:18 | Em resposta a: #159329

caro jmsa,
alguns considerandos:
3- tenho que confirmar se é joão de almeida ou joão de almeida romariz
3-a)nunca ouvi falar na quinta em romariz mas sim que teria vindo de romariz(suponho até de origem modesta).
3-c)quem casou com mariana rosa de jesus foi o augusto e em mafamude.
acho possivel o seu raciocinio até porque temos que, rita rosa dias arouca é filha de maria rosa de s. jorge(presumo da feira) e neta materna de manuel cardoso e de ana cardoso também de s.jorge.
mais vos informo que irei logo que possa verificar se existem infos relativas à deposição do manuel da rocha na roda (descobri que os livros de registo podem estar em depósito na assembleia distrital do porto).
recebeu mail com foto da casa da bonança?
abraço
jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159496 | JMSA | 15 jun 2007 14:31 | Em resposta a: #159436

Caro Jorge,
Muito obrigado pela fotografia que me enviou da Casa da Bonança que recebi em perfeitas condições (vou tentar passa-la aqui para o Genea).
Breves comentários:
a) quem refere o João Almeida Romariz é o Pinho Leal que costuma ser uma fonte segura;
b) A quinta de Romariz foi-me dito pela minha Tia-Avó, que era neta de Manoel da Rocha Romariz. Claro que tem que ser provado. Quanto ás origens humildes do nosso Avô, não tenho agora a menor dúvida, desde que se descobriu ser exposto. No entanto, chamo a atenção para o seguinte: Com vinte e poucos anos ele funda as Caves do Vinho Romariz. Quem nesta época e com tão pouca idade tinha meios para uma empreitada destas, se não tivesse ajudas? ...vale a pena pensar!
c) fiz confusão com o Tio Domingos e o Tio Augusto e a hipotese que levanta dos de São Jorge é muito possível.
Vamos aguardar.
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159519 | Elisio | 15 jun 2007 16:33 | Em resposta a: #107894

Caro Daniel Sousa
Ao reler as mensagens deste Forum informo que Domingos da Rocha Romariz era casado com Ana Amelia Gomes Romariz, que julgo serem os padrinhos de baptismo do seu Bisavô, cujo nome e data de nascimento gostava de saber, caso não veja incovenienter.
Saudações cordiais de
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159535 | Elisio | 15 jun 2007 17:59 | Em resposta a: #108531

Caro jorge a soirefmann:
Ao reler a s/mensagem de 01/01/2006 fiquei a conhecer Artur Ricardo cc Leonor Lima. Já conhecia o Narciso, por figurar como testemunha no Contracto Pré-Nupcial de minha Mãe, mas desconhecia com quem casara. Nos meus apontamentos tenho outro, que julgo irmão, o Artur Ricardo Santos Romariz cc Palmira Henrique Lebre, cujos filhos Armando, Palmira e Artur conheci pessoalmente.
Poderá dar-me mais informações sobre o Artur Ricardo e datas de nascimento, casamento e falecimento de todos?
Desde já muito obrigado. As melhores saudações do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159557 | jorge a soirefmann | 15 jun 2007 21:44 | Em resposta a: #159535

Caro Elísio
Lamento não poder ajudá-lo, só o que tenho são essas informações que já referi, aliás copiadas de Álbum da Exposição de Louça da Fábrica de Massarelos. Se o amigo encontrar algo mais eu tenho interesse. Abraço. Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159568 | Dsousa | 15 jun 2007 22:39 | Em resposta a: #159519

Caro Elísio,

Não há inconveniência alguma. António Soares da Silva nasceu em Vilar de Andorinho, a 5 de Novembro de 1895, e foi aí baptizado no dia 10 do mesmo mês e ano. Era filho Margarida Soares Martins e de um indivíduo que, segundo sempre se disse na família, terá violentado sua mãe, muito nova ainda. Consta-se que era um negociante de madeiras, ou algo do género. O avô materno era dono de uma carpintaria, que não sei ao certo onde ficava, mas penso que era na cidade do Porto.

Não sei se viu já um artigo na Net onde se refere o tal João de Almeida Romariz, como empresário na área da cortiça. Vá ao Google e escreva “João de Almeida Romariz”, entre aspas.

Se descobrir alguma coisa sobre a origem desse senhor, peço que me comunique, pois tenho bastante interesse em tudo o que esteja ligado a Romariz, Vila da Feira, de onde provem grande parte da minha ascendência, que por acaso também eram Almeidas. Tenho uma lista de todos os habitantes da freguesia em 1793. Se quiser posso enviá-la.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159619 | Elisio | 16 jun 2007 11:35 | Em resposta a: #159329

Caros J.Miguel e Jorgr F.
As vossas intervenções de 14 e 13 deste mês fazem-me pensar. Antes de dizer o que penso desejo esclarecer uma dúvida do J. Miguel: as datas dos Romariz de Vilar de Andorinho, que indiquei, são do séc. XX, por isso mais novos que Manoel.
Como verificaram no mapa de Gaia, os Romariz eram praticamente "senhores" do Alto da Bandeira, área onde os Miguelistas foram enfrentados por Bernardo de Sá Nogueira, a 8 de Setembro de 1883, onde foi ferido no braço direito, que, depois, lhe foi amputado. O Alto da Bandeira deveria ser, então, praticamente um descampado, sem ou muito poucas edificações, possivelmente uma boa quinta. de quem seria? do João de Almeida?
Julgo que a hipótese do J. Miguel é de investigar, como também o testamento de João de Almeida, e ver se é possível saber a data de nascimento do Masnoel. Mais trabalho para o J. Miguel a quem já tanto temos que agradecer.
Abraços do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159622 | sirjames | 16 jun 2007 12:55 | Em resposta a: #159329

Caro JMSA
Por casualidade li estas tuas intervenções sobre a família da tua mãe e imediatamente identifiquei o JMSA. Porque não escreves outro livro? Vejo que a geneologia é um assunto que te motiva verdadeiramente.
Um abraço
PCB (sabes quem é?)

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159627 | JMSA | 16 jun 2007 14:35 | Em resposta a: #159619

Caro Elísio,
Pela sua mensagem há ainda realmente muito por explorar nestes nossos Romariz.
Em nome da verdade não é a mim que se deve esta pesquisa, mas ao nosso primo Jorge, que vivendo no Porto, tem tido muito mais trabalho e que muito agradeço.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159633 | Elisio | 16 jun 2007 14:51 | Em resposta a: #159568

Caro Daniel:
Muito agradecido pela rapidez da informação solicitada. O conhecimento de João de Almeida Romariz é muito importante para procurar esclarecer a origem dos Romariz de Mafamude, pelo que a sua informação sobre o artigo da Net, que agradeço, deve ter muito interesse; infelizmente não o li por não conseguir acesso ao Nível Genea Plus, o que irei procurar conseguir.
A lista de todos os habitantes da freguesia em 1793 poderá vir a dar alguma luz nesta pesquisa, pelo que a envie.
Os melhores cumprimentos do muito grato
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159636 | Elisio | 16 jun 2007 15:13 | Em resposta a: #159627

Caros J. Miguel e Jorge F.
O J. Miguel tem o mérito de ter iniciado o Forum, e o Jorge F. tem tido o trabalho de detective; mas todos têm dado o se contributo.
Há novidades: peço verem Mensagens de Dsousa de 15/06 e a minha resposta.
Um abraço
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159656 | Dsousa | 16 jun 2007 17:24 | Em resposta a: #159633

Caro Elísio,

Já pedi aos moderadores deste fórum o seu contacto para enviar a lista. É uma lista muito extensa, pelo que será mais fácil enviá-la dessa forma. Além disso é uma digitalização, pelo que não é possível colocá-la neste fórum.

Quanto ao artigo da net, sobre João de Almeida Romariz veja:

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5995/2/VI(211-400pp).pdf

Com os melhores cumprimentos
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159719 | 2570 | 16 jun 2007 23:13 | Em resposta a: #159656

Caro Daniel
Caso não seja maçada para si. agradeço-lhe que me envie a lista que descreve, para o seguinte endereço: martinsmile@sapo.pt.
Desde já muito agradecido
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159859 | Elisio | 18 jun 2007 10:49 | Em resposta a: #159656

Caro Daniel.
Já recebi o seu pedido por intermédio do Furum; estou c/ o OutlookExpress com problemas: recebe, mas não envia. Para evitar que as maquinas automáticas o apanhem e me enviem lixo, vou utilizar um truque: indico um errado que corrigirá facilmente - "errss@kanguru. pt.". É só retirar um "r".
Irei procurar o João de Almeida Romariz da forma que indicou.
Os melhores cumprimentos do muito grato Elísio Romariz Santos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159881 | Dsousa | 18 jun 2007 15:18 | Em resposta a: #159859

Caro Elísio,

Já enviei a lista. Por favor confirme.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#159906 | Elisio | 18 jun 2007 17:50 | Em resposta a: #159881

Caro Daniel:
Já recebi a mensagem; muito obrigado.
Os melhores cumprimentos ,
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#160093 | Elisio | 19 jun 2007 19:44 | Em resposta a: #159656

Caro Daniel:
Tentei usar o URL que me indicou em 16/06, consegui chegar à Universidade do Minho mas aparentemente a página apropriada não foi encontrada. Agradeço que confirme a parte numérica desse endereço.
Com os melhores cumprimentos

Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#160106 | Dsousa | 19 jun 2007 21:01 | Em resposta a: #160093

Caro Elísio,

Use o (211-400pp).pdf no fim, ou escreva no motor de busca Google, entre aspas, "João de Almeida Romariz".

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#160185 | Elisio | 20 jun 2007 10:33 | Em resposta a: #160106

Caro Daniel.
Obrigado pela informação: irei experimentar.
Os melhores cumptrimentos
Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#160734 | Elisio | 24 jun 2007 15:11 | Em resposta a: #157346

Caro José Luiz Folhadela
As datas que indiquei na mensagem de 26/05 referem-se ao tio Joaquim e não à tia Jeca. Por erro antigo desconheço as referentes à minha Tia.
Cordiais saudações do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#161851 | JMSA | 04 jul 2007 18:52 | Em resposta a: #159225

Caro Jorge,
Aqui venho mais uma vez a este tópico para lhe perguntar se tem novas notícias sobre os nossos Romariz.
Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#161926 | jomaro | 05 jul 2007 10:34 | Em resposta a: #161851

caro josé miguel,ainda não tenho nada de concreto dado que não encontro o assento de nascimento,em sto.ildefonso como refere o registo da "roda",provavelmente e pelo facto de estar nessa instituição, o registo do baptismo foi feito de outra maneira.estou a tentar saber mais informações que permitam desvendar este imbróglio.
logo que tenha algo de novo comunico.
um abraço
jorge romariz

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#162957 | Elisio | 18 jul 2007 14:42 | Em resposta a: #159568

Caro Daniel.
Já encontrei a referencia a João de Almeida Romariz. A informação é posterior ao seu falecimento, pelo que a Fabrica de rolhas deve ter continuado na família, possivelmente na posse dum filho.
Um abraço do Elísio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#214665 | ppeixoto | 04 dez 2008 10:34 | Em resposta a: #157673

Olá:

Sou Professora Universitária e encontro-me a fazer um trabalho de investigação sobre "brasileiros", os chamados "torna-viagem". É neste sentido que lhe escrevo pois tinha muito interesse em saber se Manuel e/ou Augusto da Rocha Romariz viveram no Brasil.

Paula Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#214666 | ppeixoto | 04 dez 2008 10:36 | Em resposta a: #159627

Olá:

Sou Professora Universitária e encontro-me a fazer um trabalho de investigação sobre "brasileiros", os chamados "torna-viagem". É neste sentido que lhe escrevo pois tinha muito interesse em saber se Manuel e/ou Augusto da Rocha Romariz viveram no Brasil.

Paula Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#214678 | JMSA | 04 dez 2008 13:46 | Em resposta a: #214666

Boa tarde,
Não tenho a certeza se a familia Romariz e os seus membros se "encaixam" naquilo que vulgarmente se desina como os "torna-viagem", isto porque:
1. Normalmente os "torna-viagem" eram de origens muito humildes e que tinham no Brasil, no sec. XIX, a possibilidade de melhorarem a sua situação económica, que como sabemos em alguns casos, se transformaram em grandes fortunas. Neste caso, geralmente, estes afortunados, vendiam tudo o que tinham no Brasil e voltavam para Portugal para gozarem a sua imensas fortunas e aqui morrerem.
2. Manoel da Rocha Romariz, o patriarca desta família, nunca foi ao Brasil. Foi o fundador, em 1850, das "Caves Romariz" e representante do Partido Regenerador em Vila Nova de Gaia. Também sabemos que era dono de uma quinta em Romariz (que mais tarde adoptou como apelido, como está referido neste tópico).
3. Alguns dos filhos do Manoel, é que foram realmente para o Brasil. A saber:
Augusto, Claudino e José (meu Bisavô), não tenho a certeza se foi mais algum.
Em relação a estes 3 irmãos, a razão que os levou para o outro lado do Atlântico, foi a expansão do negócio da família, parece que, com grande sucesso.
Sei também, que o meu Bisavô não só se dedicou a este negócio familiar como iniciou outros com igual sucesso. O Augusto, por ser o mais velho, teve maior responsabilidade. Quanto ao 3º irmão tenho poucas informações.
3. O meu Bisavô José, casa no Rio de Janeiro, com uma brasileira, de uma família ligada à nova aristocracia brasileira, ao Imperador e com grande fortuna.
4. É certo que o meu Bisavô José vem nos últimos anos da sua vida, viver para Portugal, mas não vende o seu património que tem no Brasil, deixando a sua gestão aos filhos que lá ficaram. Por outro lado, não escolhe a sua terra natal, Mafamude, para viver. Vem para Lisboa, onde compra uma casa, e outra em Sintra, para as férias.
5. Pelas razões atrás expostas, reafirmo que este perfil traçado, não se "encaixa" própriamente nos "torna-viagem", embora reconheça alguns "tiques", sendo o mais emblemático a Quinta do Castelo, que o meu Tio Augusto mandou construir em Braga, esta sim, muito ao gosto "abrasileirado".
Espero ter respondido à sua questão.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#214692 | ppeixoto | 04 dez 2008 17:07 | Em resposta a: #214678

Antes de mais muito obrigada pela rapidez da sua gentil colaboração. Ao contrário do que tem sido veiculado, na minha investigação a maior parte do torna-viagem pertenciam à classe média e média alta. Será possível dizer-me com que idade e em que data foi para o Brasil Augusto Romariz? Relativamente à casa do castelo existem dados sobre a data da sua edificação?. Há informações contraditórias que apontam inclusivamente a família Correia daCunha como responável pela construção da casa.
Mais uma vez muito grata pela sua colaboração

Paula Brito

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#214693 | JMSA | 04 dez 2008 17:43 | Em resposta a: #214692

Penso que terão ido para o Brasil entre 1870 e 1880 já numa fase de franca expansão dos vinhos, ou seja, 20 a 30 anos após o início da actividade. Em relação à Quinta do Castelo foi realmente o meu Tio Augusto que mandou construir. Aliás existe um livro onde isto mesmo é referido (mais tarde digo-lhe o título). Talvez os Correia da Cunha tenham comprado a quinta ao Tio Augusto.
Quanto á origem dos "torna-viagem" é para mim uma novidade aquilo que me refere pois tenho ideia que as origens dos que emigraram eram de extractos muito baixos, iguais aos que na década de 60 emigraram para França e para o resto do mundo.
Tenho muito gosto em colaborar neste tópico.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#243965 | curadora64 | 11 nov 2009 19:07 | Em resposta a: #159636

Prezado Elísio,
Tenho parentes (antepassados) nas freguesias de Mafamude e de Santa Marinha, de Vila Nova de Gaia, entre os quais surge o nome de Amália Augusta Pereira dos Santos Silva (que foi proprietária ou residente na Quinta do Mirante, no lugar do Castelo, Rua de Entre-quintas, em Gaia). Se o ilustre confrade tiver algum dado genealógico, ou biográfico, ou fonte, peço o obséquio de mo informar, o que muito agradeço. Resido no Brasil,mas fui aluno do Colégio do Trancoso (Colégio Externato de Gaia) e conheço bem os lugares que o senhor referiu anteriormente.
Grato, Mário

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#243967 | FGR | 11 nov 2009 19:44 | Em resposta a: #62615

Caro JMSA

Tenho conhecimento de um Romariz ter casado com Esmeralda do Carmo Ferreira. Tiveram uma filha chamada Maria Luísa Romariz que casou com Henrique Cordeiro.

Cumprimentos,
Filipe Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#243974 | Dsousa | 11 nov 2009 20:10 | Em resposta a: #55222

Caro JMSA,

Encontrei um assento que talvez lhe interesse:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=26564&FileID=_1115832

Trata-se do casamento de Augusto da Rocha Romariz.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#243993 | JMSA | 12 nov 2009 00:02 | Em resposta a: #243974

Caro Confrade Daniel Sousa,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelo envio do assento de casamento do meu Tio-Bisavô Augusto. Infelizmente tenho estado parado nas mnhas buscas mas sei que o Jorge Romariz continua com as suas pesquisas.
O mais difícil, quase impossível, é contornar a situação de exposto de Manoel da Rocha Romariz, patriarca desta família e descobrir os seus ascendentes.
Se não for abusar agradeço a sua permanência e contribuição neste tópico que tem sido tão importante.
Melhores e gratos cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#243994 | JMSA | 12 nov 2009 00:04 | Em resposta a: #243967

Caro Confrade, por acaso não sabe o nome desse Romariz para conseguir localizá-lo?
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#244044 | Dsousa | 12 nov 2009 23:45 | Em resposta a: #243993

Caro JMSA,

Não tem nada que agradecer. Se me aparecer algum dado novo sobre a família Romariz, comunicar-lhe-ei de imediato.

Com os meus melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#275145 | José Luiz Folhadela | 25 abr 2011 23:39 | Em resposta a: #157574

Caro Elísio:

Decorrido todos estes anos só hoje consegui resolver o problema Angélica Helena Melo, esposa de seu Joaquim Romariz.
A dificuldade é que ela é Baptisada em S.to Ildefonso (os pais casaram e sempre viveram e ainda onde nasceram todos os outros irmãos em Victória).
A Angélica Melo, que no casamento adopta Angélica Helena Melo, nasceu a 3-2-1883 em S.to Ildefonso, lá B. a 4-3-1883. casou com seu tio a 7-11-1903 em Cedofeita, Porto.
Fica assim desvendado o "mistério"
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371182 | IGC | 27 jun 2016 20:01 | Em resposta a: #55222

Boa tarde,
Usei este topico para iniciar a investigação mais detalhada da familia Romariz (da minha namorada). Ja estive com o Elisio bem como contactei o jomaro.
Penso ter descoberto quem foi o Joao d'Almeida Romariz...apesar de nao ter concretizado a relação com Manoel Rocha Romariz.
Caso ainda exista actividade neste topico mandei msg e tento explicar.
Cumprimentos
IGC

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371232 | JMSA | 28 jun 2016 19:29 | Em resposta a: #371182

Boa tarde,
Tenho interesse em tudo o que seja relacionado com esta família ficando a aguardar o resultado das suas pesquisas.
Muito obrigado
JMSA
Por curiosidade, qual é o ramo da sua namorada?

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371248 | IGC | 29 jun 2016 03:07 | Em resposta a: #371232

Boa noite, ate agora consegui fazer todos os ascendentes ate Manuel Ricardo dos Santos Romariz cc Rita dos Santos Romariz.
Nunca cheguei a ter o seu contacto, apesar de ter falado quer com o Jorge Romariz (telefone) e presencialmente com o Elisio no ano de 2015. Sei que vive na zona de Lisboa (pelo Elisio) caso queira podemos nos encontrar e mostrar-lhe as varias coisas que tenho. Entretanto caso queira, peço que me envie o seu email ou outro contacto para assim enviar as imagens.
Joao d'Almeida Romariz morreu solteiro e sem descendencia. Nao nasceu em Gaia nem no Porto, segundo percebi ate agora.

Mas ainda a investigar com mais detalhe.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371262 | JMSA | 29 jun 2016 12:57 | Em resposta a: #371248

Muito obrigado pela sua mensagem. Nao consigo identificar as pessoas que refere mas fico sem saber se esse casal eram primos entre eles porque os apelidos são os mesmos...
Já pedi ao moderador o seu email.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371263 | IGC | 29 jun 2016 13:24 | Em resposta a: #371262

as pessoas a que me refiro tem como descendentes o Antonio Ricardo, Artur Ricardo e Narciso Ricardo dos Santos Romariz. Sendo que o primeiro destes teve com cc Palmira Henriques Lebre e como filhos Armando, Artur e Palmira Santos Lebre Romariz.
o meu email é ivocastroip gmail

Cumprimentos
IGC

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371533 | Cristina Romariz | 05 jul 2016 19:10 | Em resposta a: #157675

Caro JMSA
Sou Maria Cristina Romariz de Oliveira, filha de Maria Laura Moreira Romariz Oliveira (24/09/1931-10/09/1999). No nosso ramo, o nome composto Rocha Romariz permaneceu até ao meu Avô materno, Flávio da Rocha Romariz (24/06/1901-19/09/1975).
Um abraço
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371536 | IGC | 05 jul 2016 21:01 | Em resposta a: #371533

Boa noite Cristina,

Consegue acrescentar, aos dados que forneceu sobre os seus parentes mais proximos, locais de nascimento, morte e casamento? Este ultimo com data.
Caso queira tambem pode referir profissao para sabermos mais um pouco.
Creio que Laura Romariz foi medica em Espinho, estou correcto?
Cumprimentos e desde ja Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371544 | Cristina Romariz | 05 jul 2016 23:03 | Em resposta a: #55222

Boa noite
Antes de mais quero corrigir a data de nascimento da minha mãe que é 24/10/1931 e não 24/09/1931 como por escrevi por lapso. A minha mãe, Maria Laura, nasceu no Porto e faleceu no Porto. Casou com Carlos Alberto Barosa de Oliveira (24/06/1931, Figueira da Foz) em 04/04/1959. Eu nasci no Porto, freguesia de Santo Ildefonso, em 16/01/1963. O meus avós maternos, Flávio da Rocha Romariz (24/0671901, Mafamude, 19/09/1975 Porto) e Aida Augusta Veloso Moreira Romariz (01/07/1908 Stº Ildefonso, 18/11/1989 Espinho) casaram no Porto em 26/04/1928.
O meu avô era irmão de Julieta Romariz Santos Silva pelo que a minha mãe era prima direita de Elísio Romariz Santos Silva.
A minha mãe era médica em Espinho, onde ainda vive o meu pai.
Eu vivo em Coimbra e sou investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular.
Um abraço
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371547 | JMSA | 05 jul 2016 23:26 | Em resposta a: #371533

Boa noite Cristina,
Obrigado pela sua participação neste tópico. O seu ramo já está aqui no geneall e bastante completo:
http://geneall.net/pt/nome/1021900/maria-cristina-moreira-romariz-e-barosa-de-oliveira/
Os seus bisavós, que eram primos direitos, eram por sua vez ambos primos direitos da minha avó, Cândida de Amarante Romariz, filha do José.
Não sei se é assinante do Genea mas aconselho-a vivamente porque tem aqui muito informação sobre a família Romariz.
Também foi aberto agora no facebook um grupo fechado só para a família para troca de informações, fotografias, documentos etc...caso queira aderir é só dizer.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371550 | Cristina Romariz | 06 jul 2016 00:23 | Em resposta a: #371547

Boa noite
Os meus avós, Flávio e Aida Romariz, também eram primos mas afastados. Não sei ao certo qual o antepassado comum aos dois, embora tenha ouvido um referência relativamente à tia Gracinda.
Sou assinante do Geneall desde hoje. Conheci pessoalmente muitos dos familiares aqui mencionados.
Já tentei obter informações sobre a casa Romariz mas sem resultado. Gostava muito de saber mais sobre a história da família e de conhecer familiares. Eu não tenho facebook nem pretendo ter mas as minhas filhas, Maria Teresa e Maria Luísa Romariz Barosa Eça de Abreu, têm e pretendem aderir.
Cumprimentos
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371553 | Cristina Romariz | 06 jul 2016 00:44 | Em resposta a: #371263

Conheci a prima Palmira e o primo Artur, com quem tive explicações de Matemática. Já não conheci o primo Armando, professor de fisico-química e autor de livros escolares desta área. Eram primos do meu avô, Flávio da Rocha Romariz.
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371566 | IGC | 06 jul 2016 14:40 | Em resposta a: #371553

Bom dia,

Conheceu a prima Palmira e Primo Artur e também o Armando. Eram todos irmãos correcto ou só os dois primeiros?
O Armando teve um tio e um irmao de nome Artur. Teve também uma irmã de nome Ilda. A mãe deles chamava-se Palmira, no entanto ja li varias referências a uma Palmira mais nova, concorda?

Peço-lhe que me diga qual o nome que a(s) sua(s) filha(s) usam no facebook para as adicionar a este grupo que o JMSA referiu.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371571 | Cristina Romariz | 06 jul 2016 15:06 | Em resposta a: #371566

Caro IGC
Só conheci a prima Palmira que vivia no Brasil e um dos seus irmãos, o primo Artur Romariz casado com Júlia Craveiro e pais de Graça Maria. Não conheci o primo Armando Romariz, irmão de ambos.
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371572 | Cristina Romariz | 06 jul 2016 15:08 | Em resposta a: #371566

Os nomes que as minhas filhas usam são: Teresa Abreu e Luísa Abreu
Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371575 | IGC | 06 jul 2016 15:32 | Em resposta a: #371572

Conheco bem apenas a Graça e os filhos do Armando. sabe se a prima Palmira teve descendentes?

Quanto ao facebook, ha várias pessoas identificadas com o nome das suas filhas.
Peço que elas me adicionem https://www.facebook.com/ivo.castro.75 e eu adiciono ao grupo posteriormente.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371591 | Cristina Romariz | 06 jul 2016 19:28 | Em resposta a: #371575

Relativamente à prima Palmira, não sei se teve descendentes.

Cristina Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#371593 | JMSA | 06 jul 2016 19:38 | Em resposta a: #371591

Lembro-me bem dela estava muitas vezes em casa da minha tia Clarisse onde lhe fazia companhia. Nunca casou, morreu solteira e sem geração. A ideia que tenho é que ficou órfã muito nova.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#377296 | LIMAGOMES | 23 jan 2017 21:34 | Em resposta a: #55222

Boa Noite,

Trabalho no sector dos Vinhos do Porto e sempre tive curiosidade sobre a empresa Romariz.

Onde posso encontrar informação para estudo sobre os fundadores da empresa de Vinhos ROMARIZ?

História, documentos de compra e venda de vinhos...etc

Obrigado pela ajuda

Marcos

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381631 | Mariana R Guerra | 04 jun 2017 06:11 | Em resposta a: #55222

Olá, meu marido é bisneto de Augusto Amarante Romariz filho de José da Rocha Romariz e Eliza Cândida de Amarante Romariz. Moramos na cidade do Rio de Janeiro. Preciso de informação para achar documentação. Se possível, enviar email para marianarguerra@yahoo.com.br
Obrigada

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381668 | JMSA | 05 jun 2017 13:49 | Em resposta a: #381631

Boa tarde, Augusto de Amarante Romariz era irmão da minha avó materna e nasceu no RJ, que tipo de ajuda precisa aqui de Portugal?
Aproveito para lhe perguntar informações sobre o tio Augusto, com quem casou, quantos filhos e netos teve porque não sei nada desse ramo.
Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381710 | Mariana R Guerra | 06 jun 2017 20:35 | Em resposta a: #381668

Boa tarde,
Não temos a certidão de nascimento do Augusto Amarante Romariz. Você nos confirma que ele nasceu aqui no Rio de Janeiro? Sempre tivemos dúvida do local exato em que ele nasceu.
A minha sogra, neta do Augusto, lembra que a mãe dela(já falecida) se correspondia com primas que moravam em Portugal. Eram 2 primas,uma delas casada com 2 filhos. Ela não lembra o nome delas. Lembra de ter visto uma foto com uma dessas primas em frente a casa de Sintra.Lembra de uma prima ter visitado a mãe dela aqui no Rio.
O Augusto nasceu em 07/01/1889 casou-se com Adelaide Pereira Romariz em 1926. Teve uma filha chamada Elza Pereira Romariz que nasceu em 06/07/1928. Foi professora e sempre morou no Rio. Casou-se em 1951 com Waterloo Gerson de Melo e mudou o nome para Elza Romariz de Melo. Tiveram 2 filhos, Márcia e Eduardo. Infelizmente, Elza faleceu em 2015. Todas as datas mencionadas foram retiradas de certidões que temos conosco.
Aguardo sua resposta.
Atenciosamente, Mariana

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381736 | JMSA | 07 jun 2017 23:59 | Em resposta a: #381710

Boa noite,
Tenho quase a certeza que o tio Augusto nasceu no Rio de Janeiro, aliás pelas datas que referiu aumenta ainda mais essa possibilidade, porque tanto a minha Avó Cândida como o tio Augusto nasceram no mesmo ano (...), ele em Janeiro e ela em Novembro com 10 meses de diferença!!! Deixo-lhe aqui uma pista: a minha Avó nasceu na freguesia das Laranjeiras e portanto a possibilidade de o tio Augusto ter nascido na mesma freguesia é enorme... viviam na casa da Rua do Cosme Velho.
Em relação às primas de Portugal que refere, são a minha Mãe (Maria de Jesus) e as minhas Tias (Maria Teresa e Maria Fernanda), donas da casa de Sintra e eu sou um dois filhos dos 2 irmãos também referidos.
Quem foi ao Brasil foi a minha Tia Teresa depois da morte da Tia Clarisse para conhecer o Tio João, único irmão vivo, na altura, da Avó Cândida e os primos. Lembro-me da minha Mãe e Tias falarem de uma prima Elza.
Também sei que o tio Augusto passou um tempo em Portugal porque quando o bisavô José decide regressar a Portugal só traz 4 filhos, os mais novos: Augusto, Cândida, Clarisse e João mas só as raparigas ficam para sempre em Portugal, a minha Avó porque casou cá e a tia Clarisse porque entrou para um convento em Espanha (ver mensagens anteriores neste tópico).
Espero tê-la ajudado e penso que vai conseguir obter o assento de nascimento do tio Augusto.
Aqui no Geneall tem a família Romariz bem desenvolvida com todo o nosso ramo incluindo o tio Augusto.
Atentamente
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381738 | Mariana R Guerra | 08 jun 2017 03:05 | Em resposta a: #381736

Boa noite,
Primeiramente muito obrigada pelas informações. Vamos tentar achar o documento aqui no Rio.
Você teria o endereço exato dessa casa em que eles nasceram? Fiquei muito curiosa. Ninguém nunca ouviu falar dessa casa.
Tentaremos achar a foto e aviso se encontrarmos.
A minha sogra e a família ficaram muito felizes em saber que estou me comunicando com você. Estão adorando ler as informações.
Aguardo seu retorno com mais informações.
Atenciosamente, Mariana

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#381777 | JMSA | 10 jun 2017 13:30 | Em resposta a: #381738

Boa tarde,
Tanto quanto sei a casa no Cosme Velho era perto da casa do Pai da bisavó Elisa que também vivia nessa rua. Mais tarde o bisavô José Romariz comprou uma grande casa nas Laranjeiras, penso que já nada existe hoje em dia.
Se tem curiosidade e a sua sogra em saber mais sobre a família Romariz aconselho-as a lerem todas as mensagens deste tópico desde o inicio. Aqui está o essencial das pesquisas e testemunhos de muitos parentes que frequentam este site e sempre aberto a novas descobertas e novos contributos de parentes que entretanto aqui chegam.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#382994 | ArleteLMatos | 20 jul 2017 12:48 | Em resposta a: #108090

O meu pai, Renato Guimarães e Matos, era primo direito do seu avô Alberto e padrinho de um dos filhos, se não me engano, também Renato.
Gostava muito de saber o que foi feito deles. Lembro-me de os visitar, sempre na Páscoa, para os lados da av. Marechal Gomes da Costa.
ctos.
Arlete Matos

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#382995 | ArleteLMatos | 20 jul 2017 13:02 | Em resposta a: #382994

Refiro-me a Alberto Romariz Vaz Guimarães
ArleteM

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#384124 | guiromariz | 03 set 2017 02:41 | Em resposta a: #55870

Olá,

sou bisneto de Jeronimo Ferreira Romariz, meu avo era filho dele, Benhour de Castro Romariz.
O pai de Jeronimo, meu tataravô, foi José Ferreira Romariz correto? Ele era nascido em Portugal?

Pergunto pois estou iniciando minha pesquisa para tentar a cidadania portuguesa.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#384125 | guiromariz | 03 set 2017 03:16 | Em resposta a: #384124

Desculpe, confundi, meu tataravô foi Antonio Ferreira Romariz. Seria ele nascido em Portugal? Alguém tem essa confirmação?

Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386405 | jeronymoromarizneto | 09 nov 2017 21:38 | Em resposta a: #55222

Olá,
Eu sou Jerônymo Ferreira Romariz Neto, neto de Jeronymo Ferreira Romariz e Ermelinda de Castro Romariz. O meu pai Herve de Castro Romariz é irmão do Benhur de Castro Romariz, então somos da mesma família, ele vinha muito ao Rio de Janeiro, na casa do Comandante João Maria de Castro Romariz e irmã Liana de Castro Romariz.
Também estou procurando informações sobre a família, porque também estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, para me mudar do Brasil.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386408 | guiromariz | 09 nov 2017 22:11 | Em resposta a: #386405

Olá, Jerônimo, você é primo do meu pai, Sérgio Murilo Romariz, filho do Benhour de Castro Romariz.
Eu cheguei a conhecer tia Liana e até fui na casa de João Maria quando era bem pequeno. A família está toda no sul, em Florianópolis. Somente eu moro em São Paulo.

Jerônimo foi meu bisavô. Vc tem alguma informação dele? Ele é nascido no Rio ou em Portugal?
Seu bisavô foi Antonio Romariz Ferreira, que eu não sei ainda se nasceu ou não na região do Porto.

Entre em contato comigo (11) 982880496.

Abs!

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386502 | jeronymoromarizneto | 13 nov 2017 13:25 | Em resposta a: #55222

Também estou correndo atrás da Cidadania Portuguesa, alguns primos meus de parte da minha mãe já conseguiram, pois todos querem ir embora deste País.
Conheci seu pai Sérgio Murilo, várias vezes ele vinha ao Rio e eu me encontrava com ele e o Comandante Romariz.
Agora, a respeito do Jeronymo Ferreira Romariz, estou tentando tirar as certidões dele, mas eu não sei sobre o Antônio Romariz Ferreira. Também estou procurando saber se o Jeronymo era português juntamente com o Antônio Romariz Ferreira.
Pelo lado da minha mãe, meus avôs, eu sei que eram portugueses, pois temos todas as certidões, foi mais fácil para os meus primos tirarem a Cidadania, é para aonde eu vou tentar a minha, pois temos família pela parte de mãe, onde eles tem contato com os primos de lá.
Gostaria muito de descobrir o lado Romariz, pois é o que me interessa mais, para procurar a nossa família e ter mais conhecimento sobre eles.
Uma vez estava na casa da tia Liana e o Comandante Romariz tinha acabado de vir de Portugal com uma garrafa de vinho Romariz e conversou com Manuel, marido dela, para ser representante do vinho Romariz aqui no Brasil, o filho dela é meu primo Marcus Vinicius Romariz Inácio, que tem uma banda chamada Blues Beatles e toca em vários lugares do mundo, inclusive no Cavern Club.
E tinha ainda um General Francisco de Paula Castro, onde minha mãe Victoria Duarte Romariz falava muito dele, porém eu não o conheço.
E o meu avô General Jeronymo Ferreira Romariz era casado com Ermelinda de Castro Romariz.
Isso é tudo o que eu sei e eu e meus primos daqui estamos todos querendo ir embora para Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386503 | guiromariz | 13 nov 2017 13:30 | Em resposta a: #386502

Sim, eu tenho algumas garradas do vinho Romariz em casa. Fomos a Portugal em agosto deste ano. Mas parece que a vinícola Romariz foi vendida e não sei se existe o vinho com este nome ainda sendo produzido. Mas encontramos para compra.

Se você conseguir alguma informação do Jeronimo por favor me avise, pois é o único caminho que eu tenho de conseguir a cidadania.

Grande abraço,

Guilherme Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386513 | jeronymoromarizneto | 13 nov 2017 18:38 | Em resposta a: #55222

Vou ver com o meu primo Marcus Romariz, filho da Liana de Castro Romariz e saber se ele tem alguma coisa do Jeronymo Romariz ( Certidões ) e se tiver algo mando para você.
Um Grande Abraço.

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386532 | JMSA | 13 nov 2017 23:49 | Em resposta a: #386513

Boa noite,

Qual era o parentesco de Jerónimo Ferreira Romariz com o fundador desta família e das caves do vinho do Porto, Manoel da Rocha Romariz?
Aqui neste site podem consultar a sua página e a sua descendência mas poderá não estar completa.

Muito obrigado
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386534 | guiromariz | 14 nov 2017 00:05 | Em resposta a: #386532

Olá, boa noite.

Jeronimo Romariz era filho de Antonio Ferreira Romariz.
Pelo que pesquisei, Jeronimo nasceu no Rio de Janeiro, ele foi meu bisavô.

Meu tataravô foi Antonio Ferreira Romariz, porém deste eu não consegui achar informações de quem é o Pai e a Mãe nem onde nasceu.

Atenciosamente,

Guilherme Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386535 | guiromariz | 14 nov 2017 00:09 | Em resposta a: #62575

Olá, boa noite.

Estes documentos confirma o local de nascimento de Antônio Ferreira Romariz?

Muito obrigado,

Guilherme Romariz

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386627 | JMSA | 16 nov 2017 23:18 | Em resposta a: #55222

Boa noite,

Seria muito importante saber em que época viveu António Ferreira Romariz. Normalmente atribui-se em média 25 anos a cada geração e por alto talvez consigam mais ou menos calcular a sua data de nascimento.
O vosso ramo pode descender de 2 hipóteses:
1. de um filho de Manuel da Rocha Romariz, fundador desta família, que tenha ido para o Brasil, talvez do Manuel ou do Francisco de quem não temos ainda notícia;
ou
2. de um filho do meu bisavô José, que era representante dos vinhos Romariz no Brasil e onde casou e deixou grande prole, havendo aqui inúmeras hipóteses.
Fazer o cálculo do ano do nascimento dele seria uma importante ajuda porque poderíamos descartar uma destas possibilidades.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386640 | IGC | 17 nov 2017 10:20 | Em resposta a: #55222

Bom dia,

Eu tenho a àrvore da Famlia Romariz bastante completa e com registos e até este momento não creio que consiga provar que as pessoas com apelido Ferreira Romariz estejam relacionados.
Contudo, nem tudo é mau, pois nas minhas pesquisas encontro um António Ferreira Romariz nascido em finais do seculo XIX. Não sei é se é o mesmo.
Caso queiram posso tentar ajudar, mas para tal ha dados de que preciso. Citando: datas de nascimento, casamento e morte do maior numero de pessoas que consigam associar. e locais. Em Portugal, para além dos registo civis, uma boa fonte são os cemitérios.

Fico a aguardar,
Cumprimentos
Ivo Castro

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#386656 | JMSA | 17 nov 2017 18:35 | Em resposta a: #386640

Olá Ivo,

Não podemos excluir a hipótese de ser neto da Manoel R.R., filho de um dos filhos que não temos ainda conhecimento da sua descendência (2 em particular).
Ser descendente do meu bisavô José já me parece mais difícil porque ele já é trisavô de um dos participantes.

Um abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#407973 | Dsousa | 23 set 2018 19:49 | Em resposta a: #386656

Caros Srs.,

O João de Almeida Romariz aqui referido, comerciante e industrial, que teve a alcunha de João das Loiças, nasceu no lugar e freguesia de Romariz, em Santa Maria da Feira, em 15 de Agosto de 1779, sendo filho de Manuel Francisco de Almeida e de Maria Ferreira. Faleceu solteiro, na Rua de Baixo, em Santa Maria de Vila Nova de Gaia, em 5 de Novembro de 1835, tendo sido sepultado no mesmo dia, no adro da igreja local. Fez testamento, tendo, segundo Pinho Leal, deixado o valor de 6.500$000 réis para a fundação de um Asilo de Mendicidade a estabelecer na cidade do Porto, asilo esse que veio a ser criado por decreto de 18 de Maio de 1838.

Não foi o único da sua família a viver em Vila Nova de Gaia.

Uma sua irmã, chamada Rosa Maria de Almeida, nascida em 19 de Maio de 1776, também viveu em Santa Marinha de Vila Nova de Gaia. Em 15 de Fevereiro de 1827 foi madrinha de um seu sobrinho neto, baptizado em Romariz, chamado Claudino, nome recorrente entre os Romarizes de Mafamude.

Teve também um sobrinho, chamado Manuel de Almeida Romariz, nascido em 22 de Março de 1812, filho de uma sua irmã chamada Susana Maria de Almeida. Este Manuel de Almeida Romariz faleceu solteiro, na freguesia de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia, “de uma desgraça”, em 7 de Maio de 1840, sendo, à data, assistente na Rua de Baixo daquela freguesia, isto é, na mesma rua onde vivera e falecera seu tio João de Almeida Romariz.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#434269 | palotas | 05 jun 2021 19:11 | Em resposta a: #157193

Manuel António de Pinho
* Santa Maria da Feira, Milheirós de Poiares, 02.01.1843
cc Maria de Belem * 16.12.1856

Filhos:
Maria Glória de Pinho * 22.09.1880
cc Augusto da Rocha Romariz Junior 18.05.1808 em Milheirós de Poiares

Gostaria de obter a certidão de nascimento do Augusto. +- 1874

João Paulo Simões

Resposta

Link directo:

Família Romariz - Mafamude/ Vila Nova de Gaia

#443536 | LFCRomariz | 08 out 2022 16:47 | Em resposta a: #55222

Olá!

Me chamo Leonardo Fernandes Campos Romariz nascido em 13 de Dezembro de 1999 em Niterói, Rio de Janeiro - Brasil. Sou filho de Jerônymo Ferreira Romariz Neto e Luciene Aracelli Fernandes Campos Romariz.

Venho por meio dessa mensagem comunicar a todos o Falecimento do meu pai Jerônymo no dia 19 de Maio de 2022 devido a um Tumor no Cérebro. Como citado acima pelo meu pai, ele era filho de Herve de Castro Romariz e Victória Duarte Romariz, ele nasceu no dia 15 de Janeiro de 1956 e veio a falecer no dia 19 de Maio de 2022.

Atenciosamente,
Leonardo Romariz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 22:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen