Família Querido e Família Rito

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Querido e Família Rito

#575 | gwenn | 18 out 2000 16:28

Gostaria de saber mais sobre estes nomes se posse possível. Obrigado por lerem a mensagem.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#588 | linhagens | 19 out 2000 10:27 | Em resposta a: #575

Já dei com essas famílias em pesquisa, e ambas eram de Trás-os-Montes. Têm, muito provavelmente, origem em alcunhas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#607 | NISGM | 20 out 2000 00:46 | Em resposta a: #588

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#608 | NISGM | 20 out 2000 00:51 | Em resposta a: #588

Existe fanília Rito na Freguesia e Concelho do Entroncamento (Distrito de Santarém, Ribatejo) que possivelmente não estaria lá antes de 1862 (ano de fundação nas proximidades dos Casais das vaginhas e da Ponte da Pedra, com pessoas vindas de outras regiões e até do estrangeiro).
Existe família Rita no concelho de Vale de Figueira, Distrito de Santarém, Ribatejo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#614 | gwenn | 20 out 2000 12:25 | Em resposta a: #608

Ok... eu sei que há a família Rito no Entroncamento porque sou eu que lá moro.
Gostaria é de ter conhecimento da origem do nome da família.
Obrigada pela resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#780 | smenin | 05 nov 2000 05:30 | Em resposta a: #588

Prezado Jacinto Bettencourt
Gostaria de pedir a atenção do ilustre genealogista profissional para as mensagens que deixei em outros tópicoa próximos e que mencionam as dificuldades que estou tendo para manter um contato direto com essa empresa.
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#11462 | alf | 19 out 2001 18:41 | Em resposta a: #575

Tenho um ascendente que se chama António Simões Rito que é natural de D'Água-Aveiro. Este senhor mudou-se para Montemor-o-Novo onde já teve um filho com o nome de Bernardino da Visitação Rito que era o meu bisavô.
As informações que tenho é que o pai deste António Simões Rito chamava-se Joaquim Simões e também era natural de D'Água-Aveiro.
Será que têm mais alguma informação?

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#11468 | macp | 19 out 2001 19:18 | Em resposta a: #575

Não sei se lhes interessa, mas também existe o apelido Rito em famílias do lugar de Corças , freguesia de Sebadelhe, concelho de Trancoso, distrito da Guarda.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA QUERIDO

#11480 | Cau Barata | 19 out 2001 21:27 | Em resposta a: #575

CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA

Rio de Janeiro, 19.10.2001 - 18:07

Caro Gwenn,

Sou um dos autores do DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, junto com o Deputado Cunha Bueno, que saiu a luz em desembro de 1999, em dois grossos volumes. Há dois novos volumes, publicados em maio de 20001.

Não sei se há interesse em traçar laços com algum destes sobrenomes (apelidos), no Brasil, no entanto, o encontramos registros do promeiro - Querido - sem, no entanto, ver qualquer menção ao sobrenome (apelido) Rito, pelo menos, no Brasil.

Segue o que publicamos:


QUERIDO - Sobrenome de uma família de origem portuguesa estabelecida no Rio de Janeiro, que teve princípio em Dionísio Pires Querido, nasc. por volta de 1720, em Montalegre, Chaves, filho de Manuel Pires Querido e de Clara Leal.

Passou ao Rio de Janeiro, onde deixou geração (cinco filhos) do seu cas., em 1745, com Mariana da Assunção Pinheiro da Távora, nascida por volta de 1724, no Rio de Janeiro, filha de João Lopes Pinheiro.
Foram pais de:

I-1. Maria Rosa das Mercês, que foi matriarca da família Moreira Barbosa, do Rio de Janeiro;

I-2. Manuel Pires Querido Leal, nasc. em 1747, no Rio de Janeiro. Pasou a Portugal, matriculando-se na Universidade de Coimbra, onde tirou sua Carta de bacharel em Direito, em 1770].

Fez sua Leitura de Bacharel, em 1774.

Iniciou sua carreira, como Juiz de Fora da Moita, Portugal [1775].

Quando estudante na Universidade de Coimbra, casou, em 1772, em Lisboa, com sua prima em 3.º grau de consangüinidade, Josefa Teodora do Monte do Carmo Querido, nasc. por volta de 1750, em Lisboa, filha do Dr. Jerônimo José da Silva Ribeiro e de Clara Josefina dos Anjos Querido.

Neta materna de Manuel Pires Querido, que era irmão de Dionísio Pires Querido, acima mencionado, no início destas notas.

Em fins do século XIX, a família Querido ainda residia no Rio de Janeiro, registrando-se Antônio Rodrigues Querido, casado em 1898, no Rio de Janeiro, com Amélia Dias dos Santos.


Meus cumprimentos,

Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#11488 | rafael mião | 19 out 2001 23:51 | Em resposta a: #575

Ex,mo Senhor
Andei à procura e ainda não encontrei um grande artigo sobre a família-Querido,de Beja,cristã-nova ,e ligados a muitas famílias de Beja e da autoria de Luís Bivar Guerra,para vos dar alguma informação.O trabalho referido foi publicado ,já há muitos anos na Revista-Arquivo de Beja.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#19494 | alf | 09 abr 2002 19:43 | Em resposta a: #11468

Caro Amigo,
Visto a minha pesquisa terminar em Aveiro por volta de 1820, não sei estes Ritos da Guarda tem alguma ligação. No entanto se tiver mais dados sobre eles, qualquer ajuda é bem vinda

Abraços
Alfredo Jesus

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#19496 | 2910 | 09 abr 2002 20:12 | Em resposta a: #11468

Caro Macp
Estou muito interessado nos Rito que refere, pois são meus parentes por estarem ligados aos Pinto e aos Meirelles, do lugar das Corças,na Freg. de Sebadelhe da Serra.

Abraços
Óscar Caeiro Pinto
2910@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#19506 | magalp | 09 abr 2002 22:39 | Em resposta a: #608

Há mais do q. uma família Rito, em Mogadouro, Traz os Montes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#19529 | macp | 10 abr 2002 11:58 | Em resposta a: #19494

Alf
Sei que existe esse apelido nessa aldeia, anexa de Sebadelhe, pois conheci algumas pessoas com esse apelido. Se quiser saber algo mais concreto, tenho que pesquisar...
Ao Óscar Caeiro Pinto respondi pª o e-mail pessoal. Lamento não poder ajudar mais.

Resposta

Link directo:

RE: Família Querido e Família Rito

#19530 | macp | 10 abr 2002 12:01 | Em resposta a: #19529

Desculpem. Esqueci-me de assinar.
Maria Pinto

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA QUERIDO

#136626 | Claudio Querido | 06 dez 2006 19:32 | Em resposta a: #11480

Cau como procedo para adquirir esses livros, valores e postagens, está a venda em livraria, quais delas.

Grato

Cláudio Querido

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA QUERIDO

#136627 | Claudio Querido | 06 dez 2006 19:34 | Em resposta a: #136626

Cau Barata, acabei me esquecendo meu e-mail é: claudioquerido@hotmail.com.

Aguardo resposta, um forte abraço


Cláudio Querido

Resposta

Link directo:

Família Querido e Família Rito

#350282 | jbpl71 | 16 set 2014 21:48 | Em resposta a: #575

Eu encontroam ascendente, da viragem dos séc. XVII a XVIII, chamada Genoveva Leal ou Genoveva Ritto, casada com um joam Esteves. Teve vários filhos, uns de apelido Mendes Ritto, outro de apelido Leal (a minha linhagem).

Estas pessoas serão em princípio de vale formoso, previamente conhecido como Aldeia do Matto, concelho da Covilhã. Espero os assentos de batismo dela que já pedi. Torre do tombo, pelo eu não tenho onde certeza. Mas sugere que na Beira Baixa também este nome aparece.

Não sei como foi transmitido pois os pais desta Genoveva eram o Manoel Lial,e uma senhora de apelido Mendes.

Espero que ajude

José Leal

Resposta

Link directo:

Família Querido e Família Rito

#383631 | nuriabrpinto | 15 ago 2017 14:52 | Em resposta a: #575

Família Rito, no meu caso, com descendência de Paialvo, Tomar. O meu avô, Francisco Rodrigues Rito, nasceu na freguesia. Casou com a minha avô, Isaura da Conceição Cabral, natural do Entrocamento.
Há 4 descendentes diretos, 4 filhas: 3 nascidas no Entrocamento e 1 em Alcácer do Sal, entre 1956 e 1970. Encontram-se ambos vivos e todos, inclusive as descendentes, a viver em Alcácer do Sal.
Existem ainda muitos descendentes diretos em Paialvo: o meu avô teve 7 irmãos e irmãs, todos nascidos ali, alguns já falecidos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 22:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen