Família Rocha Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Família Rocha Miranda

#58036 | Lu | 15 fev 2004 21:22

Olá,

sou brasileira, mas até onde sei minha família veio de Portugal no começo do século XIX. O primeiro nome que possuo é do Comendador António da Rocha Miranda, que nasceu no Porto e veio para o Brasil em 1819. Entretanto não sei se a família já se chamava assim antes dele, se é o primeiro Rocha Miranda. Se alguém tiver alguma informação por favor ajude-me.

Abraço,

Lu

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#248903 | Eduardo05 | 31 jan 2010 18:02 | Em resposta a: #58036

Caras senhora Lu,

Também sou brasileiro e sou Rocha Miranda. Houve cinco irmão que para o Brasil passaram:
João António de Miranda e Silva (de quem sou descendente);
António da Rocha Miranda (pai do barão de Bananal e da baronesa, por casamento, de São Francisco, madrinha de batismo da minha bisavó);
Luiz da Rocha Miranda e Silva;
Oscar da Rocha Miranda e Silva, e
N. da Rocha Miranda e Silva.
Usaram Rocha Miranda e Silva ou simplesmente Rocha Miranda. A varonia, até as presentes pesquisas, são da família Rocha, burgueses do Porto e entroncados com várias famílias burguesas do Porto. Vide Patriciado Urbano Quinhentista.
Houve tios Rocha Miranda de geração anterior que passaram ao Brasil, algo não completo, pois alguns eram representantes da Cia Velha do Porto e viviam entre o Porto e o Rio de Janeiro. E também houve um escândalo e corrupção na Cia Velha implicando os Rocha Miranda, tudo apresentado numa obra, publicada por volta de 2005, a respeito da história da Cia Velha.
Respondendo à sua pergunta e buscando a página de João Antonio de Miranda e Silva, o primogênito dos irmãos Rocha Miranda no Rio de Janeiro, sim, Rocha Miranha já era usado anteriormente e foram unidos a partir do casamento de António José da Rocha com Maria Tereza de Miranda.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#301774 | auroraboreal | 03 abr 2012 16:37 | Em resposta a: #248903

boa tarde

Escrevo de Portugal, perto do Porto
O meu marido é da família do conde do Bananal, ainda utiliza o nome Miranda, por parte do avô materno. Este chamava-se Luís, morreu de ataque cardiaco ao receber a notícia do banco no Brasil, onde tinha todo o seu dinheiro, ter falido, deixando-o quase na miséria. Estudou na Inglaterra e casou com uma senhora portuguesa, que conheceu, quando esteve cá de férias, tendo posteriormente ficado aqui a viver
gostariamos de ter mais informações desta família, poderiamos trocar informações

Maria Aurora

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#301776 | auroraboreal | 03 abr 2012 16:44 | Em resposta a: #58036

boa tarde

Gostaria que trocassemos algumas informações, já que o meu marido é também dessa família.
Sou portuguesa e vivo perto do Porto

Muito obrigada

auroraboreal

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323303 | MSG | 16 fev 2013 22:00 | Em resposta a: #301776

Cara Aurora Boreal:

Os pais de João António da Rocha Miranda eram da freguesia de Moreira de Geraz do Lima, concelho de Viana do Castelo, onde casaram a 4 de Junho de 1770. Não sei se foram depois para o Porto (e portanto se os filhos nasceram nessa cidade) ou se foi o João António que para lá emigrou.
O casamento de João António com Rita Clara da Silva foi celebrado a 1 de Novembro de 1800, na Sé Catedral do Porto. A noiva era, como consta ja aqui da base de dados, natural e moradora em São Nicolau, a casa dos seus peis era mesmo junto à igreja de São Francisco.
Tiveram vários filhos: tanto quanto sei, algumas filhas ficaram no Porto (assim Rita de Cássia de Miranda, que casou com João Baptista de Almeida Lima e morreu com 33 anos e pelo menos sete filhos em 1841, e Maria Adelaide Rocha de Miranda, que morreu solteira em 1871), os filhos passaram ao Brasil.

Com os melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323401 | Eduardo10 | 18 fev 2013 15:01 | Em resposta a: #301776

Prezada Senhora Auroraboreal,

Tenho omaior interesse em trocar informação com V.Exa., pois descendo do comendador João António de Miranda e Silva, casado com Maria Cândida Pacheco. Com efeito, poucas pesquisas até agora se fizeram a respeito dessa família, não fosse a noticia agradável de MSG, que ultimamente escreveu ao Forum e que, só agora, pude contactá-lo via email. É que toda a notícia dessa famíia vai direto para o email de Lu, que não conheço. Hà vários Rocha Miranda no Rio de Janeiro e alguns em São Paulo, por conta do casamento do Barão de Bananal. Por coincideência, tenho uma prima, Luciana Joppert Paulsen, que, sendo Rocha Miranda, se casou com o primo Roberto da Rocha Miranda Fernandez e têm um filho, Cassiano Paulsen Fernandez, que, adora ópera e sabe tudo de Maria Callas.

Roberto da Rocha Miranda Fernandez é filho de um senhor Fernandez, cujo nome não me lembro, e de sua esposa, D. Maria do Carmo da Rocha Miranda, esta descendente do Barão de Bananal. Possuem uma bela casa de família em Petrópolis, conhecida como a Casa dos Sete Erros, por causa de sua assimetria, com jardins assinados por Glaziou. Foi construída para o comendador Tavares Guerra, cuja descendente e herdeira se casou cum um Rocha Miranda.

Com a maior cordialidade,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323402 | Eduardo10 | 18 fev 2013 15:06 | Em resposta a: #323303

Caro Senhor
Marcos Sousa Guedes,

Muito me entusiasma que seja meu parente e que tenha investigado os Rocha Miranda. Pouco se sabe, aqui no Brasil, a respeito dessa família, que ficou conhecida no século XIX no Rio de Janeiro, fez bons casamentos, deu um titular do Império, o Barão de Bananal e, depois, já na decadência de qualquer família da época do Império, na República, fundou ou foi sócio um Rocha Miranda, se não me engano chamava-se Celso, de uma companhia de aviação, a PanAir do Brasil. Ficou milionário novamente. A PanAir já se foi, mas fez história na aviação brasileira.

Do meu lado Rocha MIranda, minha trisavó, Maria Adelaide da Rocha Miranda, casou-se com Evaristo Juliano de Sá. Foi a única filha a deixar descendência, pelo que se descobriu em investigaçoes genealógicas. O nome não se perpetuou, foi o Sá que o fez e, no meu caso, descendo dessas pessoas por D. Georgeanna de Sá, e usamos, hoje, o apelido Wilson.

Com a maior cordialidade,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323405 | MSG | 18 fev 2013 16:12 | Em resposta a: #323402

Prezado Senhor
Eduardo Pellew Wilson,

Fico também muito satisfeito por este contacto. É de facto interessantíssimo o percurso dos Rocha Miranda no Brasil ao longo do séc. XIX. Do meu lado iniciei esta investigação há pouco tempo, de modo que os dados de que disponho são ainda incompletos. Adianto desde já os dados que tenho comigo neste momento:
João António da Rocha Miranda terá vivido desde pelo menos um pouco antes de 1800 no Porto, possivelmente na freguesia da Sé, onde casou com Rita Clara da Silva a 1 de Novembro de 1800.
Filhos:
- João, nascido a 3 de Agosto de 1801, falecido em criança;
- Maria Adelaide Miranda e Silva, nascida a 15 de Agosto de 1802, que se manteve solteira, com testamento feito no Porto a 16 de Janeiro de 1869 em que nomeia herdeiros os seus sobrinhos filhos do irmão António, e falecida em Agosto de 1871;
- João António Miranda e Silva, nascido a 14 de Setembro de 1804;
- António da Rocha Miranda e Silva, nascido a 21 de Janeiro de 1806;
- José, nascido a 2 de Março de 1807;
- Rita de Cássia de Miranda, nascida a 6 de Março de 1808 e falecida em 1841, casada com João Baptista de Almeida Lima (meus quartos avós)
- Albina, nascida a 4 de Abril de 1810;
- Catarina de Cássia, documentada como madrinha de um sobrinho;
- Luís da Rocha Miranda e Silva, que passou ao Brasil com os irmãos mais velhos João e António;
- Joaquim da Rocha Miranda e Silva, nascido a 24 de Julho de 1811, que casou com Luísa Gonçalves, de quem enviuvou, casando em segundas núpcias com cinquenta e nove anos de idade a 24 de Setembro de 1870, na igreja paroquial de Cedofeita (Porto) com Elísia Zélia de Oliveira.
Os pais e avós de João António Rocha Miranda viveram em Santa Marinha de Moreira de Geraz do Lima, uma freguesia próximo de Viana do Castelo, a norte do Porto.
Espero vir a encontrar algumas informações para além da contida nos assentos paroquiais, acerca da actividade de João António. A esse respeito, chamou-me a atenção a sua referência aos seus irmãos (de que não encontrei até agora documentação).

Cordiais cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323443 | Eduardo10 | 19 fev 2013 02:28 | Em resposta a: #323405

Prezado Senhor
Marcos Sousa Guedes,

Obrigado pela sua mensagem, que li com grande interesse. Seus dados são totalmente novos para mim e, tenho certeza, para todos os Rocha Miranda no Brasil.

Quem se ocupou um pouco com a pesquisa dos Rocha Miranda foi D. Maeirugénia Catta-Preta de Faria, também descendente de Evaristo Juliano de Sá e de sua mulher, D. Maria Adelaide da Rocha Miranda.

Faleceu D. Marieugénia em 1994, mas contara-me que houve cinco irmãos Rocha Miranda que passaram ao Brasil. Fundamentado nessa notícia, que carece documentação, fui em busca dos outros nomes. Encontrei nalgum testamento o nome Oscar da Rocha Miranda, que poderá ser um irmão de João António de Miranda e Silva ou, então, um seu sobrinho.
Casou-se João António de Miranda e Silva em 1824 na Igreja da Candelária, uma igreja enorme no centro do Rio de Janeiro, que, naquela época, ainda não havia sido terminada, encimada com um grande domo de mármore. É um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. Maria Cândida Pacheco, minha quarta-avó, nasceu no Porto, porque seu pai ia e vinha de Portugal e, no necrológio que pude ler de José Pereira Pacheco, no Jornal do Comércio e datado de 1850 (foi publicado num dos volumes de ascendentes de genealogistas no Anuário Genealógico Brasileiro), na árvore de costados de D. Marieugénica Catta-Preta de Faria, se sabe que dotou várias donzelas na freguesia de onde era natural, dado o seu sucesso económico no Brasil, onde fundo a Casa da China em 1810. O irmão mais velho herdou um morgado, cujo nome eu não consigo descobrir, era médico e ficou mal financeiramente, depois de 1822, com a extinção dos morgados.
Conto-lhe que andei pesquisando assentos de batismo da Sé do Porto e encontrei o do João António de MIranda e Silva, mas não consegui subir a sua ascendência naquele momento e voltei-me a outras pesquisas. Como são muitas linhas a pesquisar e a avidez de saber mais de tudo e de todos, acabo movendo-me a outros costados, em movimento circular, porque sempre volto à investigação anterior. Resolvi enveredar pelos Pacheco, que subiram até por volta de 1600, num Gonçalo Gonçalves, que outro confrade e parente (pelos Pacheco) informou, dizendo-me que éramos todos descendentes de Diogo Lopes Pacheco, um dos que mandaram matar Inês de Castro. Eu já descendia duas vezes de Diogo Lopes Pacheco e duas de Inês de Castro. Agora descendo três vezes do Pacheco, mas subir essa ascendência documentalmente, contou-me o genealogista, é deveras penoso, já que se deverá pesquisar nos mosteiros e, creio, na sucessão de propriedade.
Agradeço-lhe muitíssimo pelas informações preciosas que traz ao conhecimento de todos e peço-lhe que, por gentileza, as apresente à Base de Dados do Geneall, que deverá pô-las entroncadas nos eu devido lugar.
Li seu interessante email e responder-lhe-ei muito em breve. Poder subir a ascendência de Rita Clara da Silva me traz muita felicidade.
A freguesia que tinha era a de Santa Marinha Moreira, mas puseram Monções. Como eu não compreendo a divisão paroquial do Porto na atualidade, fiquei sem um ponto de referência, para, como sempre fazemos, procurar agulha no palheiro, lendo assento por assento.
É o que tenho feito há um ano com uma ascendência minha de Santa Catarina que vai dar na Ilha Graciosa, por exemplo.
Conheci um embaixador Almeida Lima aqui no Rio de Janeiro. Seu posto era no Consulado Geral do Rio de Janeiro. Conheci sua esposa, também, estivemos em algumas cerimônias juntos, como a do Instituto D. Isabel I a Redentora, do qual fui sócio-fundador e, depois, conselheiro,mas que não foi muito adiante. São conhecidas as recepções do Consulado Geral do Rio de Janeiro, num palácio que, hoje, já não tem outros palácios como vizinhos, na rua São Clemente, onde ficavam dezenas de embaixadas, quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Deve o Senhor ter algum parentesco com o Embaixador Almeida Lima, não? Hoje esse Embaixador serve noutro lugar, crio que em Paris.
Sei que há muitas informações dos Rocha Miranda num livro que foi publicado a respeito da Companhia Velha do Porto, onde ocuparam posições. Até onde eu sei, meu tetravô João António de Miranda e Silva não estava ligado, ao menos diretamente, à Cia Velha do Porto, pois só encontro, como profissão, armador e corretor na Praça do Rio de Janeiro (nomeação imperial). Foi comendador da Ordem de Real Ordem Militar Portuguesa de Nosso Senhor Jesus Cristo,mas também não encontrei o decreto, pois enviara à Torre do Tombo uma lista enorme de nomes para investigação e a resposta foi parcial, informando-me que eu deveria consultar pessoalmente no Arquivos da Torre do Tombo.
Procurava e procuro, ainda, documentar meu nono-avô Diogo da Cunha, cavaleiro da Ordem de Cristo e falecido antes de 1696. NO Geneall,vem como Diogo da Cunha Rego, mas eu tenho documentos do início do século XVIII (Familiatura do Santo Ofício de um seu neto e meu tio) afirmando que era Diogo da Cunha e, também, no Felgueiras Gayo vem como Diogo da Cunha; mas, sim, era Cunha Rego e pessoa principal da Vila de Viana, morador defronte à Misericórdia da Vila de Viana. Não há dois Diogos da Cunha cavaleiros da Ordem de Cristo como pessoas principais de Viana!
Ignoro por completo o que esses nossos antepassados Rocha MIranda faziam para viver no século XVIII e, por este motivo, anda não é possível analisar seu perfil genealógico e as técnicas de sobrevivência de que se serviram. Sabe-se, contudo, que os Rocha pertenciam às famílias burguesas do Porto e estavam, de alguma forma, ligados aos Carneiro do Porto, família principal estudada numa obra que já tive em mãos, O Patriciado Urbano Quinhentista, uma maravilha de obra. Descendo dos Carneiros do Porto,mas ainda não os entronquei. Ainda não apareceu quem identificasse António Carneiro, casado com D. Isabel Moreira, antes de 1765, quando D. Isabel Moreira foi testemunha da familiatura do Santo Ofício para José da Silva Freire, meu antepassado e descendente de D. Francisca da Cruz, filha de D. Domingas Carneiro e irmã inteira de António Carneiro.
Deve João António da Rocha Miranda, casado com D. Rita Clara da Silva, ter alguma ligação com o Brasil, ligação comercial muito provavelmente, pois alguns filhos para cá passaram,mas não posso ter a certeza de que o ano foi 1819. Em 1824 o filho João António de Miranda e Silva se casa no Rio de Janeiro, isso é fato.
Desejo-lhe sucesso na sua pesquisa, que ilustrará bem essa família e poderei, também, ler assentos dessas freguesias, com o IGI Family Search, um poderoso instrumento de pesquisa, muita coisa se consegue e o melhor é que não se precisa ler nem tampouco tocar nos livros originais, apenas no seu microfilme. Eu já tive alergia de tanto manusear folhas vetustas e cheias de ácaros. Hoje já não poderia fazê-lo.
Com a maior cordialidade e agradecimento por tão boas novas,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323510 | MSG | 20 fev 2013 04:35 | Em resposta a: #323443

Caro Eduardo Pellew Wilson,

Agradeço desde já mais essas preciosas informações, a que com mais tempo voltarei; por agora apenas deixo aqui a transcrição de alguns documentos:

Documento 1: [1800 Novembro 1]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de casamentos de 1797 a 1802, fl. 121
(casamento de João Antonio da Rocha Miranda, filho de Antonio da Rocha e de Teresa de Sousa, com Rita Clara da Silva, da freguesia de São Nicolau, filha de Manoel Henriques da Silva e de Maria Margarida da Silva)

João Antonio da Rocha Miranda, e Rita Clara da Silva
Em o primeiro de Novembro de mil oito Centos, nesta Sé Cathedral na / minha presença, e das testemunhas, sem impedimento, na forma do Sagra / do Concilio Tridentino, Se Receberão em face da Igreja por palavras de / presente João Antonio da Rocha Miranda da rua das flores desta fregue / zia filho legitimo de Antonio da Rocha, e Theresa de Sousa da freguezia de / Santa Marinha demoreira Arcebispado de Braga, Nepto paterno de Manoel / Rodrigues, e Sebastiana da Rocha, e materno de Manoel de Miranda e mulher / Ignes de Sousa todos da dita freguezia = Com Rita Clara da Silva filha legitima / de Manoel Henriques da Silva, e Maria Margarida da Silva da freguesia / de Sam Nicolau, nepta paterna de Domingos Martins, e mulher Luisa Nunes / e materna de Andre dos Santos da freguesia de Avintes, e Josefa Maria Theresa / de Sam João de Alpendorada. forão testemunhas presentes Lourenço Jose da / Silva Guimaraens, morador a Nossa Senhora da Natividade, e Antonio Jose / Vieira da Silva da rua das flores de que fis este asento / [O Coadjutor Antonio de Miranda Ribeiro]

Documento 2: [1801 Agosto 10]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1798 a 1804, fls.194v.-195
(baptismo de João, filho de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Joam filho legitimo de Joam Antonio da Rocha Miranda / e Rita Clara da Silva da Banharia; neto paterno de / Antonio Jose da Rocha e molher Theresa Maria de Mi / randa da freguesia de Santa Marinha de Moreira co / marca de Viana Arcebispado de Braga, e materno de / Manoel Enrriques da Silva e molher Maria Margarida / da Anunciaçom da freguesia de Sam Nicolao ; nasceo aos tres / de Agosto de mil oitocentos e hum, e foi por mim bap / tizado aos dez do mesmo, foram padrinhos Manoel / Ferreira da rua defronte da Fabrica do tabaco e … / tro Antonio Dias de Castro da freguesia da Victoria da / Rua de Sam Joam Novo com procuraçam de sua / irmam Anna Candida Dias Castro; de que fis // este assento dia mes anno ut supra / [O Cura Pe Agostinho J.e Alvares…]

Documento 3: [1802 Novembro 21]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1798 a 1804, fl.239v.
(baptismo de Maria [Adelaide de Miranda e Silva], filha de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Maria filha legitima de Joam Antonio da Rocha Miranda, e Rita Clara da Silva / da Rua de Sam Crispim desta freguesia; nasceo a quinze de Novembro de mil e oitocentos / e dous, e foi por mim baptizada a vinte e hum do mesmo mes e anno, nepta pater / na de Antonio Jose da Rocha e Theresa Maria de Sousa Miranda da freguesia de Santa / Marinha de Moreira Arcebispado de Braga, e materna de Manoel Henriques da Silva / e Maria Margarida da Anunciação da freguesia de Sam Nicolao desta Cidade, forão padrinhos Manoel Henriques da Silva e Maria da Anunciação da Calsada dos Clerigos e com sua procuraçam Antonio Jose Peniche (?) da freguesia / de Sam Nicolao de que fis este assento. / [O cura Antonio de Miranda Ribeiro]

Documento 4: [1804 Setembro 22]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1798 a 1804, fl. 258v.
(baptismo de João [António de Miranda e Silva], filho de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)
João filho legitimo de João Antonio da Rocha Miranda e Rita Clara da Silva da Rua das flores / desta freguesia nasceo a catorze de Setembro de mil oito Centos e quatro, e foi por mim baptizado a vinte / e dous do mesmo mes e anno, neto paterno de Antonio Jose da Rocha e Theresa Maria de Miranda da / freguesia de Santa Marinha de Moreira, e Materno de Manoel Henriques da Silva e Maria Marga / rida da freguesia de Sam Nicolau foi padrinho Manoel Antonio Alves Nobre da freguesia de Santo Ilde / fonço e Madrinha Maria Vitoria de Castro da Rua de Sam João o novo e com sua procuração asestio Antonio / Joaquim de Carvalho de que fis este asento / [O Cura Antonio de Miranda Ribeiro]

Documento 5: [1806 Janeiro 26]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1804 a 1810, fl. 38
(baptismo de António [da Rocha de Miranda e Silva], filho de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Antonio filho legitimo de Joao Antonio da Rocha Miranda e Rita Cla / ra da Silva da Rua das Flores nasceo em o dia vinte e hum do mes de / Janeiro de mil oitocentos e seis e foi por mim baptizado nesta Sé aos / vinte e seis dias do dito Mes e anno = Nepto Paterno de Jose da / Rocha e Teresa Maria de Miranda da Freguezia de Santa Marinha / de Moreira Arcebispado de Bra – e Materno de Manoel Anrri / que da Silva e Maria Margarida moradores na Rua de Sam Francisco / Freguezia de Sam Nicolao e foram Padrinhos Antonio Jose Vieira / do Nacimento da Rua das Flores e Madrinha Maria solteira filha / de Manoel Jose de barrio da Rua da Revoleira da dita Freguesia de / Sam Nicolau de que fis este / [Coadjutor Joao Soares]

Documento 6: [1807 Março 8]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1804 a 1810, fl. 102v.
(baptismo de José, filho de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Jose filho de Joao Antonio da Rocha de Miranda e Ritta Clara da Silva / da Rua de São Chrispim desta Freguezia nasceo em dois de Março de Mil e oi / to Centos e sete e foi por mim baptizado Nesta Sé aos oito dias do dito Mes e anno / Nepto Paterno de Antonio Jose da Rocha e Theresa Maria de Miranda da Fregue / zia de Santa Marinha de Moreira Comarqua de Viana Arcebispado de Braga / e Materno de Manoel Enrriques da Silva e Maria Margarida da numciação / da rua defronte de São Francisco Freguezia de Sam Nicolao – e foi Padri / nho Custodio Jose da Silva digo Custodio Jose de Sousa Castro da Rua das Flores / e Madrinha Anna Margarida Mulher do Mesmo, de que fis este assento / [Coadjutor João Soares]

Documento 7: [1808 Março 20]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1804 a 1810, fls. 168v.-169
(baptismo de Rita [de Cássia de Miranda], filha de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Rita filha de Joao Antonio da Rocha Miranda e Ritta / Clara da Silva Miranda da Rua das Flores desta Freguezia nasceo / em dezaseis de Março de Mil oito Centos e oito e foi por mim / baptizada nesta sé aos Vinte do dito Mes e anno Neta Pater / na de Antonio Jose da Rocha e Theresa de Sousa Miranda da / Freguezia de Santa Marinha de Moreira Arcebispado de Braga / e Materna de Manoel Henrriques da Silva e Maria Mar / garida da Freguezia de Sam Nicolao desta Cidade, e // foi Padrinho João Manoel Rodrigues Lima solteiro da / Rua das Flores desta Freguezia e Madrinha Maria solteira / da Rua e Freguezia de Sam Nicolao desta Cidade, e de que fis / este assento / [João Custódio Soares Peixoto]

Documento 8: [1810 Abril 8]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1804 a 1810, fl. 280
(baptismo de Albina, filha de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Albina filha de Joao Antonio da Rocha Miranda / e Rita Clara da Silva moradores na Rua das flores nas / ceo em tres de Abril de mil oito centos e des e foi por mim / baptisada nesta sé cathedral em oito do dito mes, e / anno - neta paterna de Antonio Jose da Rocha, e Theresa / Maria de Miranda de Santa Marinha de Moreira / Arcebispado de Braga - e materna de Manoel / Henriques da Silva, e Maria Margarida de / São Nicolau, e foram padrinhos Antonio Jose / Nunes de Meirelles morador na rua das flores / e Jose Pereira da Silva morador no largo do / Anjo freguesia de Santo Ildefonço por procura / ção de sua filha Albina Eufrasia do Carmo / de que fis este assento / [o coadjutor Manoel Ferreira]

Documento 9: [1811 Agosto 21]
ADPorto, Paroquiais, Sé (Porto), Livro de Baptismos de 1810 a 1815, fl. 70v.
(baptismo de Joaquim [da Rocha Miranda e Silva], filho de João António da Rocha Miranda e de Rita Clara da Silva)

Joaquim filho de Joao Antonio da Rocha Miranda e de / Rita Clara da Silva asistentes na rua das flores deste freguezia / nasceo aos vinte quatro de Julho de mil oitocentos honze, e foi / por mim Baptisado aos vinte hum de Agosto do dito anno / neto paterno de Antonio Jose da Rocha, e de Theresa Maria de / Miranda naturais da freguezia de Santa Marinha de Moreira / Arcebispado de Braga materno de Manoel Henriques da Silva / e Maria Margarida da Silva naturais esta de São Nico / lau, aquele de São Pedro Fins do Torno Arcebispado de Braga / foram padrinhos Jose Joaquim Sousa (?) morador na rua de Santo / Antonio freguezia de Santo Ildefonço e Dona Maria do Nasci / mento moradora aos L… (?) e asistiu com sua procuração / Anna Margarida mulher de Custodio Jose de Sousa e Castro / assistente na rua do Bomjardim de que fis este assento / [O coadjutor Antonio Bento de …]

_ _ _

Quanto a Rita Clara da Silva:

Documento 1: [1784 Agosto 11]
ADPorto, Paroquiais, São Nicolau (Porto), Livro de baptizados de 1781 a 1788, fl...
(baptismo de Rita [Clara da Silva], filha de Manoel Henriques da Silva e de Maria Margarida da Silva)

[à margem: Rita] Rita filha Legitima de Manoel Henriques da Sylva natural da fregue / zia de Sam Pedro Fins de Torno Arcebispado de Braga e de sua mul / her Maria Margarida da Sylva natural desta freguezia de Sam Nicolao e moradores defronte da capella dos Terceiros de Sam Francisco desta mesma / freguezia; neta paterna de Domingos Martins, natural da freguezia de Sam / Joao de Macieira, e de sua mulher Luiza Nunes, natural da freguezia de S / mede Alentem [sic], ambos do dito Arcebispado de Braga, e materna de / de [sic] Andre dos Santos, natural da freguezia de Sam Pedro de Avintes / Comarca da Feira deste Bispado e de sua mulher Josefa Maria There / za natural da freguezia de Sam Joao de Alpendorada comarca de / Sobre Tamega deste Bispado : Nasceo em os oito do mes de Agosto / do anno de mil e setecentos e oitenta e quatro e foi baptizada em Enze (?) digo em Onze do dito mes, e anno; foi Padrinho Ga / briel Roiz Nunes, morador defronte da Alfandega desta freguezia / e asistiu Jose Antonio de Barros morador na Rua das Flores fregue / zia da Sé desta Cidade; forão testemunhas Francisco Pinto dos Reys / morador na Rua da Fonte Taurina, e Francisco José do Valle mo / rador na Rua do Forno Velho ambos desta freguezia, de que fis este / asento era ut supra / [O Abbe Silvestre da Costa Lima] / [Fran.co Pinto dos Reys] [Fran.co Joze do Valle]

Documento 1: [1751 Setembro 12]
ADPorto, Paroquiais, São Pedro Fins do Torno (Lousada), Livro de Casamentos de 1736 a 1807, fl...
(casamento de Domingos Martins, filho natural de João Martins e Mariana da Cunha, da freguesia de São João de Macieira, com Luísa Nunes, filha de António Vieira e de Eufrásia Nunes)

[margem esquerda: Beiga]
[margem direita, a meio, em letra posterior: Domingos Martins / e Luzia Nunes]:
Aos doze dias do mes de Setembro deste pre / zente anno de Mil setecentos e sincoenta e hum / annos feitas as denunciaçois nesta freguezia e em / a de sam joam de masieira e de sam Mamede de Alen / tem e do Salvador de unham e de Samtiago de Serna / delo e juntamente com huma licensa do muito / Reverendo Senhor Doutor juiz dos cazamentos da corte / e cidade de Braga Manoel Saldanha Carneiro se / m se descobrir empedimento algum, e garda a forma a forma / do Sagrado Concílio Tridentino e Constituiçam deste Arce / bispado se receberam em minha prezença e das teste / munhas abaixo asinadas Domingos Martins filho na / tural de Joam Martins e de sua mai Marianna da Cu / nha solteira ja defunta da freguezia de Sam Joam de / Masieira Com Luisa Nunes filha legitima de Antonio / Vieira e de sua mulher Eufrazia Nunes desta freguezia [na margem: e receberam / as bençois] / de Sam Pedro Fins do Torno de que foram testemu / nhas Manoel de Souza de Pedruços (?) e Joam Pinto de / Mag.es (?) e Domingos solteiro filho de Antonio Coelho de / Juste e Manoel Ribeiro pinto de Beiga todos des / ta freguezia que aqui asignaram comigo era ut / Supra [o Vigr.º Felix Ant.º Borges] / [Manoel ribr.º pinto] / [Manoel de Cousa] / [da t.ª joam + pinto] / [da t.ª Domingos + solteiro]

Documento 3: [1764 Setembro 8]
ADPorto, Paroquiais, São Nicolau (Porto), Livro de baptizados de 1763 a 1769, fl…
(baptismo de José, filho de André dos Santos e Josefa Maria Teresa) (tio pela parte materna de Rita Clara da Silva)

[à margem: Jose] Jose filho legitimo de Andre dos Santos / natural da freguezia de Sam Pedro de Avintes / comarqua da feira deste Bispado e de sua mu / lher Josefa Maria Theresa natural da fregue / zia de Sam joam de pendorada comarqua / de Sobre Tamega tambem deste Bispado, mora / dores na calssada de Sam Francisco desta / freguezia, Neto pella parte paterna de / Amaro // De Amaro Antonio e de sua mulher Maria gon / Calves ambos da mesma freguezia de Sam pedro de / Avintes. Neto pella parte Materna de Jose Soares / e de sua mulher Rosa Thereza ambos naturaes da / dita freguezia de Sam Joam de pendorada da dita / Comarqua de SobreTamega ; Nasceo aos dois dias / do mes de Setembro de mil Setecentos e sessenta e cuatro / annos foi baptizado nesta parochial igreja aos oito dias / do dito mes e anno por mim Theodoro Machado Mon / teiro Coadjutor desta freguezia foi padrinho pedro pereira Dias morador na calssada de Sam Francisco desta / freguezia foram testemunhas Francisco Jose do Vale / morador a porta nova e jose dos santos neto mora / dor na Lada ambos desta freguezia de que fis este / asento era ut supra / [O Coadjutor Theodoro Machado Monteiro] / [Jose dos Santos Neto] [Fran.co Jose do Vale]

Cordiais cumprimentos,

Marcos

Resposta

Link directo:

RE: Família Rocha Miranda

#323560 | MSG | 20 fev 2013 20:53 | Em resposta a: #323510

Caro Eduardo Pellew Wilson:

Apenas para lhe dar a notícia de que tive a confirmação de que na família do nosso João António da Rocha Miranda já havia uma ligação ao Brasil anterior à ida dos seus filhos:

No assento do casamento de João António, de 1800, são nomeados os seus avós maternos, Manuel de Miranda e Inês de Sousa, moradores em Santa Marinha de Geraz do Lima; esses nomes confirmam-se pelo assento do casamento dos pais de João António, que já localizei, na mesma localidade em 4 de Junho de 1770 (estou aguardando que do arquivo me enviem cópia).
Localizei hoje um documento, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, do qual consta que António José de Miranda, filho de Manuel de Miranda e de Inês de Sousa (por conseguinte tio pela parte materna de João António), natural de Mourisca, Geraz do Lima, e residente no Brasil, se habilita em 1781 à herança de um seu tio materno (ou seja, irmão daquela Inês de Sousa), chamado António Correia Pinto, filho de Luís Correia e de Antónia de Sousa, também natural de Mourisca e falecido também no Brasil.

Com isto passamos a ter:

1. Luís Correia, casado com Antónia de Sousa, moradores em Mourisca, Santa Marinha de Moreira de Geraz do Lima
1.1. António Correia Pinto, n. Mourisca, fal. Brasil antes de 1781
1.2. Inês de Sousa, casada com Manuel de Miranda
1.2.1. António José de Miranda, vive no Brasil em 1781
1.2.2. Teresa Maria de Miranda (doc. de 1804) ou Teresa de Sousa (doc. de 1800), casada com António José da Rocha em Sta Marinha de Moreira a 4.6.1770
1.2.2.1. João Antonio da Rocha Miranda, casado no Porto em 1.11.1800

E por conseguinte já um tio-avô de João António estava no Brasil.

A freguesia (corresponde a paróquia) de Santa Marinha de Moreira de Geraz do Lima fica a uns 15km da cidade de Viana do Castelo, de cujo concelho (município, hoje) faz parte. Viana do Castelo era desde o início do séc. XVII o centro da navegação e comércio portugueses para o Nordeste brasileiro, Pernambuco, Olinda, etc, nessa época quase capaz de rivalizar com o Porto em pujança económica. Mas os interesses ingleses, o comércio do vinho do Porto e outros factores (antes ainda da independência do Brasil) ditaram o seu declínio. Não seria nada improvável vir a encontrar ligações brasileiras destas famílias, através de Viana, em tempos ainda anteriores.

Cordiais cumprimentos,

Marcos
(muito próximo da cidade de Viana do Castelo,

Resposta

Link directo:

Família Rocha Miranda

#352007 | Lucera | 10 nov 2014 13:01 | Em resposta a: #58036

Caro Eduardo, poderias me dizer como posso conseguir algum documento deste comendador Antônio da Rocha Miranda? Obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Rocha Miranda

#352019 | bogaciovas | 10 nov 2014 18:08 | Em resposta a: #58036

Boa tarde a todos

Curiosamente, a ascendência dessa família é tratada marginalmente na Revista 21 da ASBRAP, no trabalho: "Cantos e Rochas, de Guimarães, São Gens e Santana de Parnaíba", de minha autoria, juntamente com Rui Faria. Notadamente sobre Antônio Corrêa Pinto e de seu sobrinho Antônio José de Miranda. São nomeados avós e bisavós dos irmãos Antônio Corrêa Pinto e Inês Maria de Sousa (mulher de Manuel de Miranda).
Favor acessarem o site: www.asbrap.org.br

Atenciosamente
Marcelo Meira Amaral Bogaciovas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen