Casa Chambers

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Regiões

Casa Chambers

#67064 | Ima | 09 jun 2004 19:56

Acabo de ver uma informação errada, e que não sei como foi aí parar. Trata-se de uma fotografia de uma casa a que se chama casa Chambers. Ora essa casa que é na Av. da Boavista, no Porto e que por acaso agora está a ficar em lamentável estado de degradação, foi construida por Boaventura Rodrigues de Sousa, que por acaso se casou em segundas núpcias com Amélia Chambers. Ora isso não justifica que se lhe chame casa Chambers! A casa é Rodrigues de Sousa, se é que se pode chamar-lhe algum nome, mas Chambers é que acho abusivo e despropositado. Eu sei isto de ciência certa. O Boaventura e a Amélia eram meus tios avós, ainda há netos deles vivos, que podem confirmar o que digo. Gostaria de ver esse erro corrigido em tempo útil. A malta do forun o que acha?

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67081 | jose930 | 09 jun 2004 22:04 | Em resposta a: #67064

Estou absolutamente de acordo com Ima e tb como sobrinho-neto de Boaventura de Sousa e Amelia Chambers aqui fica o meu protesto pela reposicao da verdade.
A unica Casa Chambers que existiu e existe situa-se em Vizela muito bem cuidada e restaurada na sua traca primitiva gracas ao bom-gosto do seu actual proprietario

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67091 | nrleite | 09 jun 2004 23:18 | Em resposta a: #67064

Inês,
Ora viva. Como estão todos?
Mea culpa!!! Fui eu quem enviou a fotografia da casa da Av. da Boavista e que a liguei ao apelido Chambers, baseado na cronologia do registo da casa no Inventário do Património Arquitectónico da DGEMN, onde é designada "Edifício onde esteve instalado o Colégio dos Maristas, na Avenida da Boavista nº 1354". O registo está acessível na Internet, se quiser mando-lhe o link, mas já agora aqui fica a transcrição:

Cronologia
1895, 9 Abr. - Requerimento apresentado pelo construtor João Gomes da Silva Guerra; 1899 - Execução de pinturas nas paredes do Salão de Música por A. Mello; 1900 - Construção do muro de vedação voltado para a Av. da Boavista; 1910 / 1926 - É desocupado por mudança de residência pela Srª. Adelaide Chambers de Sousa para um outro edifício na Av. da Boavista; 1926 / 1958 - Ainda pertencente à Dª. Adelaide Chambers é utilizado pelo Colégio de Nª. Srª. do Rosário; 1959 / 1991 - Até Agosto funciona o Colégio dos Maristas; 1991 / 1995 - Desocupado.

Verifico que aqui no "genea" não aparece ligada, como devia, aos pais da Adelaide Chambers de Sousa mas sim ao respectivo avô Charles Chambers, informação que naturalmente está errada.

Um beijo e saudades do
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67113 | Ima | 10 jun 2004 01:19 | Em resposta a: #67091

Oh Nuno, vê lá que a tal de Adelaide é filha do Boaventura e casada com um irmão da Amélia! Como tu com certeza sabes muito bem. Ora realmente deves pôr as coisas no são, como se costuma dizer. O seu a seu dono e a casa deve ser identificada pelo Boaventura, já agora, coitado! Eu é que tomo as dores pelo Boaventura porque ele também é meu tio avô, não é só a Amélia! E esta, já tinhas percebido? Toda a gente tem dificuldade em perceber isto, e tu?
De qualquer forma obrigada pelos esclarecimentos e esperemos sentados que o genea corrija o erro... O registo é até muito engraçado, estou a ver a tia Nené a mudar de casa... Já agora, onde é que encontro esses registos na internet? São registos de quê?
Beijos e saudades, Inês

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67114 | Ima | 10 jun 2004 01:22 | Em resposta a: #67081

OH Zé, sempre é capaz de haver mais alguma cazinha Chambers, que diabo! Ao menos a de Penegate, do Carlos, não? Mas agradeço-lhe o apoio!

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67116 | Ima | 10 jun 2004 01:33 | Em resposta a: #67091

Tornei a ler a tua mensagem, Nuno e diz lá mais tolices, desculpa! A Adelaide não é Chambers de Sousa é de Sousa Chambers - é capaz de estar errado no registo, acredito. É que a Adelaide não é neta do Charles Chambers, é filha do primeiro casamento do Boaventura com uma tal senhora Emília Alves, de Aveiro - ainda não consegui saber mais nada desta senhora. Desse 1º casamento há vários filhos, entre eles o Jaime e a Adelaide, que se veio a casar com o Georges, esse sim, filho do Charles Chambers e irmão da Amélia Chambers, casada com o Boaventura em segundas núpcias dele. Há pelo menos 5 Chambers que casaram com Sousas, todos da mesma família, por isso é que dá confusão. E já agora lembro-te quem são: Boaventura S c/ Amélia C, Elisa C c/ António S , Adelaide S c/ Georges C, Bento SA c/ Maria Amélia CS, Inês CSA c/ Nuno CAC. Vê lá se sabes quem é esta gente toda! Beijo, Inês

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67118 | Ima | 10 jun 2004 01:54 | Em resposta a: #67064

Oh Nuno, mais conversa, esta só para te dizer que já fui ao site da DGEMN que achei aliás muito interessante e lá vi que a Adelaide está com o nome mesmo errado. Mas continuando a ler, fala-se que o proprietário é o Boaventura e diz-se até mais coisas interessantes sobre os prédios dele noutros lugares do Porto.
Este site é de todo o interesse para os intervenientes do forum, tem bastante informação e está muito bem feito. Podes ir informando sobre mais sites deste género, que é sempre bom saber...mais um abraço e vê lá se vens ao Porto, temos que recolher a informação do Gil sobre essa parentela toda do ramo Ferreira de Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67174 | nrleite | 10 jun 2004 20:18 | Em resposta a: #67118

Inês,
Já andei a percorrer as ligações dos Chambers aos Sousa. Quando consultei o site da DGEMN nem me ocorreu (mea culpa, mais uma vez!) que a Adelaide podia não ser filha da Amélia Chambers, ainda por cima porque lhe dão o nome Chambers de Sousa (calinada que não é, graças a Deus, da minha autoria).

E já que estamos em maré de casas... soube que puseram a de Cedovim à venda. Pode ser que os novos donos a voltem a pôr "de pé".

Dos Tassos, tenho andado a tentar pôr algumas coisas no papel, mas infelizmente sem muitas ajudas. Devo ir aí mais para o fim do Verão, para dar as boas vindas a mais um sobrinho. Prometo que telefono.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67175 | nrleite | 10 jun 2004 20:22 | Em resposta a: #67114

Inês,
A casa da Rua da Torrinha, onde nasceu a minha avó, era de quem?
(Os de cá não me sabem dizer)
Um beijo do
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67176 | nrleite | 10 jun 2004 20:24 | Em resposta a: #67081

Caro José Salgado,
Aqui fica também a minha penintência porque o protesto me é inteiramente dirigido.
Qual é a casa que refere em Vizela? Nunca ouvi falar e fiquei curioso.
Muitos cumprimentos do
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67177 | vbriteiros | 10 jun 2004 20:49 | Em resposta a: #67114

Minha Senhora.
Segui casualmente este tópico e procurando nos meus alfarrábios encontrei um Chambers que comprou em 3 de Agosto de 1910 , a Quinta das Rolas a meu Avô.
A quinta ficava em Vila Verde e as cópias das cartas assinalam o destinatário como C. F. Chambers. Os enderços variam : Porto, Vila de Barreiro-Maia ou Quinta do Paço- Freiriz.
Será da mesma familia? Onde ficará essa Quiinta das Rolas? Sei que era da familia Pinheiro de Carvalho desde 1650. Entrou depois na posse, por herança de D. Ana Albina dos Guimarães Ribeiro Pinto de Carvalho ( proprietária no Porto em Mijavelhas -C. 24 Agosto) e desta para os filhod que a venderam.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67182 | Ima | 10 jun 2004 21:54 | Em resposta a: #67177

Esse C F Chambers era meu tio avô. Essa Quinta das Rolas é possivelmente uma propriedade que foi desse meu tio avô e que ainda há pouco tempo estava na família. Teria lá uma torre chamada de Penegate? De facto esse senhor viveu em Freiriz e em Barreiros, mas não sei grandes pormenores. Há descendentes dele vivos, vou tentar saber mais alguma coisa e se souber digo-lhe. De qualquer forma se procurar em Vila Verde - ou será que o senhor é do sul e não conhece nada para estes lados? - possivelmente ainda há quem saiba informá-lo sobre a quinta, nestas terras pequenas há mais memória que nas grandes cidades.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67183 | Ima | 10 jun 2004 21:58 | Em resposta a: #67174

Agora cumpre a promessa!
Já soube de Cedovim, mas parece que estão a pedir um dinheirão por aquilo... Deus queira que alguém em condições lhe pegue, atraz do sol posto é capaz de não ser fácil. Tenho que ir lá um dia nunca fui! mas tenho fotografias...
Vou ver o que tenho aqui relativamente aos Tassos, de certeza que tenho menos que tu mas ainda assim vou ver para te dizer.
Lê a mensagem de vbriteiros, pode ser que o teu pai saiba mais do que eu desse assunto - ou mesmo tu, que és um sabichão destas coisas!

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67184 | Ima | 10 jun 2004 22:00 | Em resposta a: #67176

Oh Nuno, tu nunca ouviste falar na casa de Vizela? Deves estar a dormir! Era a casa da nossa avó Olinda e há montes de fotografias dela com a família toda! tenho a certeza que já as viste!

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67185 | Ima | 10 jun 2004 22:03 | Em resposta a: #67175

A tua avó nasceu numa casa da Torrinha? Não fazia ideia! Sei que a minha avó, Olinda, viveu numa casa na freguesia de Miragaia - onde nasceu a minha mãe - e noutra em Miguel Bombarda, antes de ir para a Foz. Na Torrinha não tenho ideia de ter ouvido falar, mas vou perguntar á Rosário, pode ser que ela consiga saber. Se souber alguma coisa logo te direi. Um beijo, Inês

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67188 | nrleite | 10 jun 2004 22:12 | Em resposta a: #67184

Inês,
Claro que conheci a casa de Visela, onde morreu o meu avô. Não me ocorreu que fosse a mesma. Mas essa não foi uma compra do bisavô? Vem do lado Chambers?
Estou perdido!
Um beijo

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67192 | nrleite | 10 jun 2004 22:44 | Em resposta a: #67182

A Torre de Penegate, em Carreiras (São Miguel), Vila Verde, foi, de acordo com o registo no DGEMN (mais um...), comprada pelo pai do actual proprietário em 1907. No DGEMN está também a Casa do Paço, em Freiriz.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67259 | jose930 | 11 jun 2004 17:37 | Em resposta a: #67176

Caro Nuno
Se nao me enganos a casa da tua bisavo olinda nao era a casa Chambers de Vizela. Eu tenho fotos da casa do nosso avo Charles Chambers e nelas ainda se distinguem alguns dos filhos. Vou ver se as encontro para te enviar.
Pra mim a verdadeira casa Chambers onde praticamente viveu toda a familia situava-se na Rua da Picaria nº4 que corresponde ao edificio onde estiveram instalados os TLP. Nessa casa instalou o nosso avo um colegio frequentado pelas filhas das principais familias do Porto e ode se ministravam cursos de ingles e frances. Esse colegio foi citado pelo Pinho Leal no seu Portugal antigo...
Possuo algumas fotos da familia tiradas no jardim e numa delas tirada ha cerca de 150 anos ve-se por uma porta aberta a sala de jantar com uma enorme mesa
que eu tenho na m/casa da torreira e ode desde sempre festejamos os nossos natais.Foi uma surpresa para mim, embora a mesa pertencesse a minha Julia, mas nunca presumi que ela fosse a mesa da familia Chambers.
Um abraco
J. Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#67261 | jose930 | 11 jun 2004 17:46 | Em resposta a: #67259

Caro Nuno

Desculpa as gralhas que tanto me arreliam.
...tua Bisavo Olinda...
...onde se ministravam...
...a minha Avo Maria Julia...

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#141787 | PCA | 26 jan 2007 13:03 | Em resposta a: #67114

A casa de Penegate antes de ser dos Chambers não foi dos Gonçalves Raro??

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#141880 | vbriteiros | 26 jan 2007 23:41 | Em resposta a: #141787

Caro PCA
No verão passado fui ver a Torre , mas no local nâo pude obter grandes informações. Fiquei pelo menos a saber que recentemente a tal quinta das Rolas pertencia aos donos da Torre de Penegate (muito abandonada) que eram Chambers. Não sei ainda se estes adquiriram primeiro a Torre de Penegate ou a Quinta das Rolas, que fica a umas centenas de metros. Ainda não pude contactar o Arq. Nuno, que deve saber algo bem como as publicações da Câmara de Vila Verde.
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#141888 | vbriteiros | 27 jan 2007 00:25 | Em resposta a: #67182

Conforme respondi hoje ao confrade PCA, estive no verão passado em Penegate, junto à Torre.
Segundo me informaram os vizinhos da Torre, a Quinta das Rolas ficava a umas centenas de metros da Torre, mas pertenciam ao mesmo dono. O que não consegui descobrir é se foram compradas ao mesmo tempo!
Aqui nos meus alfarrábios descobri uma noticia de que a Quinta das Rolas foi vendida por 10 contos e que o comprador chegou a a fazer uma caminhada da Maia até às Rolas !!! Acho agora uma distância enorme!!!
Também descobri que poderia existir um conhecimento pessoal entre vendedor e comprador , vendo aqui na BD:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=491925
e
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=40441
eram primas direitas e esta última teve um neto casado com uma Chambers.
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=12068.
Terá sido assim?
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142041 | PCA | 28 jan 2007 12:50 | Em resposta a: #141880

Caro Vbriteiros
Pelo que ouço falar do meu pai a torre antes de ser dos Chambers era de um Bisavô ou Trisavô, que não sei o nome. Apenas sei que a quinta existente cá em baixo na vila(agora penso que só existe a entrada, o resto foi destruído) pertencia ao meu avô que nunca conheci, de apelido Gonçalves Raro, amigo dos chambers. Gostaria que me pudesse dar alguma informação sobre a genealogia deste apelido. Este meu avô casou com uma Pereira de Vila verde-Braga. Também ouço o meu pai a falar dos Sousas..daí gostaria de saber o ramo tanto da minha avó como do meu avô para trás. Penso que o pai da minha avó era Pereira da Silva.
Obrigado

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142266 | PCA | 29 jan 2007 18:54 | Em resposta a: #141888

Caro vbriteiros
Não sei se foi assim.. o que pretendia era descobrir alguma coisa sobre as familias que lhe disse anteriormente, que estão ligadas àquela região.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142296 | vbriteiros | 30 jan 2007 00:04 | Em resposta a: #142266

Caro PCA
O passado recente da Torre de Penegate que foi outrora do famoso D. Egas Gomes Pais, é relatado pelo escritor Serra Nevada no volume IX da obra " Vila Verde - Notas para a sua História - 1991",pág 516 :
-- em 13 de Abril de 1892 , os Condes de Magalhães inscreveram a seu favor a propriedade da Torre como parte do Morgadio de Freiriz. Foi outorgante em nome dos Condes, o sr. José António Vieira Braga ( curioso que este nome era diferente do do Conde só no último apelido) que morava na Casa do Paço da freguesia de Freiriz.
O texto não indica em que data passa a Torre de Penegate para a posse de Charles Frederik Chambers,que tambem comprou a Casa Paço, mas o autor aproveita e faz um elogio a Chambers pela recuperação das duas construções.
Não encontrei os nomes que citou.
Melhores cumprimentos
Vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142327 | lusapiens | 30 jan 2007 11:22 | Em resposta a: #142296

Bom dia, moro entre a torre de Penegate e a quinta do paço de Freiriz, de forma q se necessário estou ao dispor para esclarecimentos, nomeadamente em relação aos propriétarios actuais etc.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142436 | vbriteiros | 31 jan 2007 00:20 | Em resposta a: #142327

Caro Lusosapiens.
O meu interesse neste tópico diz respeito somente à identificação da dita Quinta das Rolas. que pretendia visitar e possivelmente fotografar. Os apontamentos que tenho dizem que produzia a melhor fruta de todas as quintas que a citada D. Ana Albina tinha (S. Martinho de Dume´+ Celeirós+Aveleda+Palmeira+Gondisalves todas estas juntas a Braga)
Não é é citada qualquer casa de habitação de proprietários. Será que existe alguma? Será uma quinta grande ou média?
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142592 | PCA | 01 fev 2007 10:52 | Em resposta a: #142327

Bom dia,
Quem são os actuais proprietários da torre de Penegate?
Tem alguma relação com os antigos proprietários?
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142615 | vbriteiros | 01 fev 2007 14:55 | Em resposta a: #142592

Caro PCA
Por favor de futuro especifique a quem dirige a mensagem. Nesta ocasião estou a responder-lhe porque li esta sua mensagem casualmente; sem endereço, o sistema não envia a mensagem para a nossa caixa de e-mail.
Desconheço o nome do actual proprietário e numa outra revista cultural de Vila Verde li a informação de que o Sr Chambers adquiriu a Torre em hasta pública e não fazem referencia aos nomes que citou.
Eu não tenho nenhuma relação com os antigos nem com os novos proprietários.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142623 | lusapiens | 01 fev 2007 16:03 | Em resposta a: #142436

Caro vbriteiros.
A quinta das Rolas, ou quinta do Paço de Freiriz, tem um belissímo solar, com uma pequena capela, brasão e uma fonte diante da sua fachada principal que delimita o jardim. Se quizer visitar terei todo o gosto em servir de guia pois sou amigo e visita habitual da Sª. Dª. Matide, actual proprietária.
poder-me-a contactar no lusapiens1@sapo.pt.
Acresce referir que a quinta é de grande dimensão, com matas que inclusivamente ocupão parte da freguesia vizinha de Atiães.
Cumprimentos
Luis Filipe Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142625 | lusapiens | 01 fev 2007 16:18 | Em resposta a: #142592

Caro PCA
A torre de Penegate, foi recentemente vendida pela sua proprietária, uma senhora Holandesa que habita em Lisboa e que tinha um projecto para a mesma na Câmara Municipal de Vila Verde, mas encontrou muita resistência por parte do IPPAR para aquela intervenção, da autoria de um arquitecto Lisboeta.
O torre foi como disse recentemente comprada por um amigo meu de longa data, que não tem qualquer ligação com qualquer dos anteriores proprietários.
Cumprimentos
Luis Filipe Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142649 | vbriteiros | 01 fev 2007 21:59 | Em resposta a: #142623

Caro Luís Filipe Pereira
Muito obrigado pela sua amável proposta, que gostaria de aproveitar no verão.
Antes ainda tenho que consultar o ADB sobre esses Pinheiro de Carvalho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#142829 | PCA | 03 fev 2007 13:16 | Em resposta a: #142625

Caro Luis Filipe Pereira
O actual dono da torre de Penegate tem alguma ligação a alguma familia de Vila verde etc, e alguma quinta perto da torre de penegate ou braga.
Cumprimentos
PCA

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143015 | lusapiens | 05 fev 2007 12:56 | Em resposta a: #142829

Caro PCA
O actual dono da Torre de Penegate, tem efectivamente ligação familiar em Vila Verde, pois os seus pais teem uma vivenda a pouca distância da torre. De resto não é do meu conheçimento que tenha adquirido alguma quinta em Vila Verde ou Braga.
Cumprimentos
Luis Filipe Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143263 | MIPL | 07 fev 2007 10:47 | Em resposta a: #142649

Caros Srs.
Gostaria de saber se por favor alguem me consegue ajudar, eu procuro fotos de Amelia Chambers (encontrei uma aqui no Genea) mas gostaria de saber se por acaso alguem pode ter mais alguma.

Agradecida.

Mónica.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143277 | vbriteiros | 07 fev 2007 14:25 | Em resposta a: #143263

Cara Mónica,
Eu não pertenço a esta família da Torre de Penegate, por isso deve dirigir o seu pedido aos familiares citados nas diversas mensagens.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143282 | MIPL | 07 fev 2007 15:07 | Em resposta a: #67064

Caros Srs.
Gostaria de saber se por favor alguem me consegue ajudar, eu procuro fotos de Amelia Chambers (encontrei uma aqui no Genea) mas gostaria de saber se por acaso alguem pode ter mais alguma.

Agradecida.

Mónica.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143283 | MIPL | 07 fev 2007 15:09 | Em resposta a: #67081

Caros Srs.
Gostaria de saber se por favor alguem me consegue ajudar, eu procuro fotos de Amelia Chambers (encontrei uma aqui no Genea) mas gostaria de saber se por acaso alguem pode ter mais alguma.

Agradecida.

Mónica.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143494 | Ima | 09 fev 2007 22:47 | Em resposta a: #143282

Tenho sim, mais algumas, mas não digitalizadas. Contacte por favor directamente comigo para o email

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143495 | Ima | 09 fev 2007 22:49 | Em resposta a: #143282

Verifico que não vem o email na mensagem, contacte portanto comigo através do forum.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143737 | MIPL | 12 fev 2007 10:21 | Em resposta a: #143494

Para que e-mail posso falar-lhe? estou pouco habituada a falar em foruns desculpe... :)

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143738 | MIPL | 12 fev 2007 10:21 | Em resposta a: #143494

Para que e-mail posso falar-lhe? estou pouco habituada a falar em foruns desculpe... :)

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143739 | MIPL | 12 fev 2007 10:24 | Em resposta a: #143495

Há.... bom gostaria de ver mais algumas fotos de Amélia Chambers seria possivel da sua parte?

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143749 | Ima | 12 fev 2007 12:17 | Em resposta a: #143737

Pois por achar mais pratico contactar directamente comigo é que escrevi para aí o meu email, mas ao ver a reprodução da minha resposta verifiquei que o sistema não deve permitir (?)a introdução de emails nas respostas porque ele não aparece. Vou tentar novamente, se não aparece só podemos falar pelo forun...
Email: imcsa@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143750 | Ima | 12 fev 2007 12:32 | Em resposta a: #67064

Sobre este assunto, venho informar os interessados que ainda não saibam, que esta casa está agora em perfeitíssimo estado de conservação. Foi comprada pelo BES que a recuperou excelentemente e tem ali instalados serviços do banco. Editaram também um livro com fotografias magníficas da recuperação, livro esse que tem o nome Palacete Boaventura Rodrigues de Sousa e que inclui algumas notas sobre a família e também algumas fotografias antigas. Finalmente o seu a seu dono...e em bom estado!

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143787 | vbriteiros | 12 fev 2007 16:12 | Em resposta a: #143750

Caro Ima
Tem os dados de nascimento desse Boaventura relativos a:
1- freguesia onde nasceu e data e nascimento.
2- padrinhos de baptismo.
Melhores cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143816 | Ima | 12 fev 2007 19:05 | Em resposta a: #143787

Nasceu em Vairão, Vila do Conde. Os restantes dados, tentarei encontrar e enviarei para o forum. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143817 | Ima | 12 fev 2007 19:09 | Em resposta a: #143787

Afinal os dados sobre o nascimento do Boaventura já estão no site, na página dele. Só faltam os padrinhos de baptismo, se houver interesse nesse dado, posso tentar descobrir isso com algum tempo...

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143837 | vbriteiros | 12 fev 2007 22:52 | Em resposta a: #143817

Muito obrigado pela sua resposta,mas depois de visitar a página que citou verifiquei que não era possível a minha suposição. Ele não podia ter sido afilhado de um Boaventura José, comerciante de grosso no Porto e considerado um dos maiores especuladores de terrenos em Campanhã (assim diz a monografia da freguesia). Este morreu em 1832.
Entretanto fiquei bem elucidado:
1) um filho com monóculo e flor natural na lapela
2) um neto com dois "y" e um "z", que procurei imitar em 9.5.1959. Nem quero lembrar a segunda-feira dia 11!!!
3) uma nora Costa do Lago, de certeza da rua de Santo André - Braga, ou Navarra.
Cumprimentos
vbriteiros

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143882 | Ima | 13 fev 2007 13:08 | Em resposta a: #143837

Pois é esse mesmo, com essa descendência, a nora Costa do Lago não é de Navarra, é de Lago, quem vai para Amares ao pé da Ponte da Bica - informação que me foi agora prestada por uma irmã, a única que resta, do neto com 2 y e um z. E já agora que história é essa do ponto 2)? fiquei curiosa!
Cumprimentos
I. Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143960 | vbriteiros | 13 fev 2007 22:27 | Em resposta a: #143882

Nada de importante e só para satisfazer a sua curiosidade,mas sem citar nomes:
- além dos y também havia uma maneira de falar especial acompanhado de um perfume sempre intensíssimo e assim lá no Porto na festa académica desse ano havia um espectáculo de revista que incluia um quadro " O Exame do Mestre " ( in Comercio do Porto10.5.59,pg 9 )
Com o Coliseu cheio entrei em palco e iniciei a dissertação imitando a voz, foi o delirio. Depois interrompi e pedi um copo de água. O Júri reuniu e decidiu chamar um funcionário, que de seguida aparece com um garrafão de 5 litros transformado em perfumador. Foi o fim!
Na segunda-feira estava perante ele na Direcção!!! Não concretizou qq vingança.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#143997 | Ima | 14 fev 2007 10:44 | Em resposta a: #143960

Estou mesmo a ver. A descrição é boa, tenho pena de não ter tido ocasião de assistir ao espectáculo...Também era dele não concretizar vinganças. Obrigada pela história.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#175219 | jose930 | 04 dez 2007 14:55 | Em resposta a: #143263

Cara Confrade
Casualmente so hoje li esta sua mensagem. Tenho algumas fotos da minha Tia-Avo Amelia que lhe poderia facultar no caso de manter ainda o interesse.
Cordiais saudacoes
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#181301 | bomtempo | 20 jan 2008 22:28 | Em resposta a: #67064

A minha avó foi governanta (D. Margarida Lopes Bomtempo) durante quase 50 anos na Quinta do Paço.
Eu sou Afilhado do Charles Chambers.

Gostaria de saber se algum dos 4 filhos ainda é vivo?

Muito agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#181527 | Ima | 22 jan 2008 19:29 | Em resposta a: #181301

Nenhum dos 4 filhos está vivo. Nem sequer os filhos do filho Charles, só há netos.Vou ver se consigo saber alguma coisa da sua avó. Cumprimentos
Inês Amorim

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#230651 | Ju saturno | 27 mai 2009 23:36 | Em resposta a: #142436

Olá

Sei onde fica a quinta das rolas.Trabalhei nessa quinta e respectiva torre de penegate Ha cerca de 40 anos.

Resposta

Link directo:

RE: Casa Chambers

#230662 | vbriteiros | 28 mai 2009 00:48 | Em resposta a: #230651

Caro Ju Saturno,
Obrigado pela sua mensagem. Ainda não pude sair para esses lados do Minho ;depois de Agosto farei uma tentativa e entrarei em contacto consigo.
Cumprimentos
V Briteiros

Resposta

Link directo:

Casa Chambers

#382255 | jjoliveira | 27 jun 2017 09:29 | Em resposta a: #67064

Sr. V. Briteiros
Bom dia.
Verifiquei na sua entrada de 12.Fev.2007 que enviou alguns dados sobre um filho de Boaventura Rodrigues de Sousa, o Jaime Rodrigues de Sousa, que conheci muito bem uma vez que era seu vizinho (nasci e morei 40 anos na casa ao lado). Estão perfeitamente correctos os pormenores que indicou. Conheci, também, três dos seus filhos, a saber: o Professor Jaime Rios de Sousa (fui seu aluno na disciplina de "Análise Infinitesimal) e duas irmãs: Alice e Alzira (esta ainda viva). A questão que lhe pedia para me esclarecer, se possível, é a seguinte: tomei conhecimento de um livro sobre a vida no Porto escrito por "Zita Rios de Sousa" que me afiançaram ser filha do citado Jaime de Sousa (o do monóculo). Ora, como não conheci nenhuma sua filha com este nome, será que o mesmo é um pseudónimo de uma das suas filhas? Agradecia-lhe este esclarecimento a si ou a outro qualquer interveniente neste fórum que me possa informar. Muito obrigado.

José Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa Chambers

#382307 | jjoliveira | 28 jun 2017 23:13 | Em resposta a: #67064

Peço desculpa pelo lapso, mas o "nome" da escritora que pretendia ver esclarecido é: "Kita Rios de Sousa" e não o indicado na entrada anterior. Obrigado.

José Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa Chambers

#441669 | acunha | 23 jun 2022 12:47 | Em resposta a: #181527

Boa tarde,

Alguém sabe o paradeiro dos filhos de Dora Chambers, Ian Andresen Caton e Lilian Andresen Caton?

Soube que os pais de Dora, Charles Frederick Chambers e Olinda Chambers estão sepultados no Porto, mas não encontro informações sobre o (local) falecimento de Dora Chambers e o marido Gerald Cooper Caton.

Agradeço a quem conseguir dar alguma informacao :)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 02:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen