Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#68604 | procha75 | 29 jun 2004 20:27

Caros confrades,

Procuro informações sobre os meus ascendentes de apelido Arantes. Apesar de contar na minha ascendência (até ao momento) 3 linhas de Arantes ainda não consegui (se é que alguma vez vai ser possível) entroncá-las umas nas outras.
De qualquer modo deixo aqui descritos os meus ascendentes Arantes para que se algum confrade os tiver na respectiva base de dados e me queira transmitir informações (de ascendentes e/ou descendentes).

1. Paula de Arantes casada com Amaro Rodrigues. Pais de:
1. 1 . Isabel de Arantes (minha 9ª avó) casada com Domingos da Costa (filho de Francisco Gonçalves e de Domingas da Costa), em 23 de Outubro de 1690, na freguesia de São Mamede de Gondoriz, concelho de Terras de Bouro.

2. Ângela de Arantes casada com Domingos Fernandes, em 10 de Setembro de 1702, na freguesia de São Paio de Sequeiros. Pais de:
2. 1. Manuel Fernandes casado com Teresa Maria (filha de José Pereira e de Serafina da Silva), em 16 de Março de 1745, na freguesia de São Vicente de Regalados.
2. 2. Luísa de Arantes casada com Manuel Pereira (filho de Lino Pereira e de Escolástica Antunes), em 21 de Junho de 1744, na freguesia de São Paio de Sequeiros, concelho de Amares. Pais de:
2. 2. 1. Teresa de Arantes (minha 7ª avó) casada com Manuel Luís Veloso (filho de João Veloso e de Quitéria de Barros).

3. Gaspar de Arantes casado com Águeda Rodrigues, Pais de:
3. 1. Maria de Arantes (minha 9ª avó) casada com Domingos Antunes (filho de Manuel Antunes e de Catarina Fernandes, da freguesia de São Martinho de Carrazedo), em 5 de Junho de 1702, na freguesia de São Martinho de Carrazedo, concelho de Amares.
3. 2. Mariana de Arantes casada com João Machado (filho de João Fernandes e de Domingas Machado, da freguesia de São Mamede de Rendufe), em 15 de Maio de 1702, na freguesia de São Martinho de Carrazedo, concelho de Amares.

4. João de Arantes casado com Maria Francisca. Pais de:
4. 1. Manuel Francisco casado com Margarida de Araújo, em 28 de Janeiro de 1714, na freguesia de São Martinho de Carrazedo, concelho de Amares. Pais de:
4. 1. 1. Ângela de Araújo casada com Francisco Veloso de Campos (irmão da minha 9ª avó), em 23 de Janeiro de 1746, na freguesia de São Martinho do Lago, concelho de Amares. Tiveram dispensa de parentesco no 4º grau de consanguinidade.

Todos os dados expostos são fundamentados em registos paroquiais e em uma inquirição de habilitação de génere do ADB/UM.

Agradecendo desde já qualquer informação,
Com os melhores cumprimentos

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

Família Arantes - Amares, Braga

#77496 | procha75 | 17 nov 2004 20:49 | Em resposta a: #68604

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#153531 | martinef | 24 abr 2007 06:06 | Em resposta a: #77496

Tenho varios arantes em Ferreiros, Amares:

Bernarda De Arantes: May 26, 1743
Mae: Margarida De Abrantes: September 20, 1703
Pai: Manoel De Arantes
Pai: Antonio De Arantes, em Caires.
Devem ser relacionados com os seus de alguma forma.

Martine Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#153652 | procha75 | 24 abr 2007 21:19 | Em resposta a: #153531

Prezada Martine Fernandes,

Infelizmente não consigo relacionar os seus Arantes com aqueles que constam da minha base-de-dados.
Contudo não ponho de lado que se relacionem com os meus, pelo que estarei atento à eventualidade de estes me surgirem no decurso das minhas pesquisas. Se tal acontecer imediatamente lhe transmitirei para este Forum.
Pedia-lhe igualmente que, caso obtenha mais dados para além destes que expos, mos transmita. Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#153901 | Antoniomota | 26 abr 2007 20:06 | Em resposta a: #153531

Cara Martins

Uma ajudinha ..., acerca do Antonio de Arantes, Caires:

- Antonio de Arantes, lugar do Freixeiro, Caires, casou em 22.1.1632 com Maria Dias, filha de Salvador Dias, este falecido em 5.2.1639, deixando como herdeiro o genro Antonio Arantes, que faleceu em 9.5.1666, ficando como herdeira a nora Angela Rodrigues.

- O filho mais velho Antonio Arantes, nascido a 15.5.1633, casou em 12.1.1648, com Angela Rodrigues, Freixeiro, Caires, tendo falecido o Antonio de Arantes, filho, na cidade da Guarda em 15.11.1665.

É pouco mas de boa vontade
Muitos cumprimentos
Antonio da Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#154181 | martinef | 28 abr 2007 19:29 | Em resposta a: #153901

Muito obrigada pela ajuda. Completei a minha arvore.

Martine

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#154185 | Antoniomota | 28 abr 2007 20:09 | Em resposta a: #154181

Prezada Martine

Não diga isso, porque nunca se acaba uma arvore genealógica, o muito que se pode dizer é que atingimos metas previstas ...

Aproveito para lhe mandar mais alguns elementos ligados aos anteriores que são os seguintes:
- Angela Rodrigues, viuva de Antonio de Arantes, era filha de João Gonçalves e Isabel Rodrigues, do lugar da Cruz, Caires, casou de novo em 13.1.1666, com Pedro Francisco, filho de Francisco Gonçalves e Martha Gonçalves, da freguesia de Portela, Amares, tendo ainda mais 4 filhos

- Maria Arantes, filha de Antonio Arantes e Angela Rodrigues, Freixeiro, Caires, Amares, casou em 25.2.1683, com Pedro Campelo, filho de Gregorio Campelo e Maria Dias, viuva, da freguesia de Amares

Uma pergunta! Não descende desta Maria Arantes???

Muitos cumprimentos
Antonio da Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#154374 | martinef | 30 abr 2007 03:40 | Em resposta a: #154185

Caro Antonio da Mota,

Obrigada pelas informacoes. O que eu queria dizer por 'completar' e' que acrescentei as informacoes. Isso deve ser a influencia do frances (a minha lingua materna) no portugues. 'Completer' em frances nao quer dizer terminar... :)
Ja vou ate o ano 5 na minha arvore e sigo pesquisando cada individuo...
Eu descendo de Manoel Arantes (cc Bernarda Goncalves) filho de Antonio Arantes e Angela Rodrigues, ou seja irmao de Maria Arantes pelo visto.

Martine

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#154440 | Antoniomota | 30 abr 2007 16:15 | Em resposta a: #154374

Prezada Martine

Entendi, o que pretendia dizer, não sei se tem os elementos do casamento do seu antepassado Manuel Arantes com a Bernarda, pelo sim pelo não, aqui vai:

- Manoel de Arantes, filho de Antonio de Arantes, falecido e Angela Rodrigues, Freixeiro, freguesia de Caires, casou em 14.12.1687, com Bernarda Gonçalves, filha de Antonio Gonçalves e Isabel Antonia, Padre João da Silva Homem, abade e Testemunhas Francisco Gonçalves, da freguesia de Lago e Miguel Veloso.

Muitos cumprimentos
Antonio Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#264743 | martinef | 03 nov 2010 01:52 | Em resposta a: #154440

Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#264786 | bjglrc | 04 nov 2010 12:32 | Em resposta a: #154440

Boa Tarde,

Algum dos Confrades conhece a ascendência de Anastácia de Arantes, que está nos dados do GeneAll em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1105695

Muito Obrigado,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#264819 | guarda | 04 nov 2010 19:42 | Em resposta a: #264786

Caro confrade

Não conheço a ascendência embora tenha sido eu quem enviou parte dos dados que estão editados, pois descendo dela pelo filho Tomé António Machado.



Atentamente

A. Pissarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#264842 | bjglrc | 04 nov 2010 23:34 | Em resposta a: #264819

Caro Confrade A. Pissarra,

Então nesse caso somos parentes, pois eu descendo de Amaro Sebastião Machado, Senhor da Quinta da Arca, irmão de Tomé António Machado.

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#265211 | arufino | 13 nov 2010 00:52 | Em resposta a: #264842

Caro confrade Bruno Cerqueira

Amaro Sebastião Machado foi casado com Custódia Maria Carneiro de Araújo, que era filha de José Alvares Carneiro e de Custódia Angélica Maria de Araújo. Isto sabe o confrade muito bem.
Mas José Alvares Carneiro depois do falecimento de Custódia Angélica casou com Antónia Maria de Araújo, de que a minha mulher é descendente.
Sabe o confrade alguma coisa sobre a ascendência desta Antónia Maria, que também era de Turiz?

Com os melhores cumprimentos,
Arufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#265225 | bjglrc | 13 nov 2010 12:08 | Em resposta a: #265211

Caro Confrade,

Foi para mim uma novidade saber que José Alvares Carneiro tinha sido casado segunda vez. Não sabia desse facto, por isso também não sei nada da ascendência de Antónia Maria de Araújo. Como vivo em Lisboa, só muito esporadicamente me desloco ao Arquivo Distrital de Braga. Contudo seria importante o Confrade actualizar os dados na base de dados do Geneall relativamente à descendência de José Alvares Carneiro e Antónia Maria de Araújo.

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#265281 | arufino | 14 nov 2010 18:59 | Em resposta a: #265225

Caro Bruno Cerqueira,

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

José Alvares Carneiro e Antónia Maria de Araújo foram pais de Mariana Teresa Carneira, que casou com José de Faria e tiveram entre outros Manuel Joaquim de Faria, comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, natural de Soutelo - Vila Verde, e benemérito desta freguesia; há aqui no Forum alguns tópicos onde se fala dele.

Com os melhores cumprimentos
Arufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#265282 | arufino | 14 nov 2010 19:28 | Em resposta a: #265281

Caro Bruno Cerqueira,

Ainda na sequência da minha mensagem anterior, e caso esteja interessado, recomendo-lhe os tópicos:
Onde fica São Miguel de Soutelo???
Farias de Vila Verde-Braga
Assentos de Cachoeira,hoje Cachoeira do Arari

Cumprimentos
Arufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#265286 | bjglrc | 14 nov 2010 21:22 | Em resposta a: #265282

Caro Confrade,

Muito obrigado pelas informações, já li atentamente os tópicos que me sugeriu, e já tirei algumas notas, pois desconhecia a vida e obra do Comendador Manuel Joaquim de Faria.
Possivelmente esta semana irei a Braga, se avançar nas pesquisas do lado Álvares Carneiro tenho todo o prazer em comunicar-lhe.
Atentamente,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#291612 | vania_viegas26 | 22 nov 2011 12:13 | Em resposta a: #68604

Bom dia,

Encontrei hoje este tópico. Tenho na árvore do meu marido uma antepassada "Joana Luísa de Arantes", na freguesia de Goães, concelho de Amares. Foi casada com Fernando da Silva e teve pelo menos uma filha, Custódia Maria Silva. Não disponho de mais dados, visto que apenas na semana passada a descobri através de uma Inquirição de Genere no Arquivo Distrital de Braga.

Melhores cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#291651 | procha75 | 22 nov 2011 21:06 | Em resposta a: #291612

Cara Vânia,

Infelizmente não possuo dados que, atualmente, me permitam afirmar ou a pensar que a antepassada do seu marido, Joana Luísa de Arantes, esteja relacionada com a minha ascendência Arantes. No entanto, proponho que esteja atenta ao blogue http://origenshc.blogspot.com, onde estão a ser disponibilizados os registos paroquiais de Vila Verde e Amares, desde o início dos registos até meados do século XVIII. Estou certo que o autor do blogue, António Gonçalves, vai disponibilizar, brevemente, os registos relativos à freguesia de Goães, Amares.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#291700 | bjglrc | 23 nov 2011 11:41 | Em resposta a: #291612

Cara Vânia,

No site abaixo indicado tem os registos paroquiais de todo o distrito de Braga.


https://www.familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1913410/waypoints

Cumprimentos,

Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#291705 | cristianammg | 23 nov 2011 13:05 | Em resposta a: #291651

De facto tenho acompanhado esse blog (http://origenshc.blogspot.com) e a vantagem que tem sobre outro tipo de informação disponibilizada online é que não se trata de documentos digitalizados (que são imagens), mas sim "transcritos" dos livros para o computador, o que torna possível a pesquisa de dados a qualquer pessoa! :) O blog ainda é novo mas será com certeza uma mais valia e uma ferramenta fantástica para todos os amantes da genealogia e afins.

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#291788 | vania_viegas26 | 24 nov 2011 15:54 | Em resposta a: #291651

Caros confrades,

Encontrei hoje mais dados acerca de Joana Luísa de Arantes, num assento de baptismo de uma filha.

Joana de Arantes era filha de Manuel Luís e de sua mulher Úrsula de Arantes, do lugar das Penas, freguesia de Santa Maria de Caires, concelho de Amares.

O assento de nascimento da filha Ana Maria pode ser consultado aqui:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-16337-22575-0?cc=1913410&wc=12312577

Cumprimentos e votos de bom trabalho,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#293535 | vania_viegas26 | 28 dez 2011 11:15 | Em resposta a: #291700

Caros confrades,


depois de alguma pesquisa relacionei a antepassada do meu marido Joana Luísa de Arantes como descendente do casal Gonçalo Anes & Catarina de Arantes, em Amares. Por acaso terão mais alguma informação que me poderão disponibilizar?

Sendo que, resumidamente, a informação que encontrei é a seguinte (omiti os nomes dos conjuges):

Joana Luísa de Arantes » Úrsula de Arantes » José de Arantes » Ana de Arantes » Margarida de Arantes » Catarina de Arantes

Melhores cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#338967 | Paulo Arantes | 03 dez 2013 19:05 | Em resposta a: #265225

Olá, meu nome é Paulo Arantes, sou neto de Virginia Arantes que é filha de Antonio R. Arantes de Braga, Portugal. Minha avó nasceu em 1888 e veio para o Brasil com 6 ou 7 anos de idade. Faleceu em Ibitinga, São Paulo no ano de 1977. Gostaria de saber se existe algum arquivo ou como posso proceder para receber informações sobre minha ascendência. Desde já, agradeço!

Paulo Arantes

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#338968 | AntonioGonçalves | 03 dez 2013 19:14 | Em resposta a: #338967

Prezado Paulo Arantes


O concelho de Amares é o berço dos "Arantes', na freguesia de Besteiros, Prozelo, Carrazedo e Ferreiros, poderá encontrar muitos.

Os Arantes no Brasil, vão fundamentalmente de Souto, Terras de Bouro.

Poderá verificar se encontra ligações utilizando o blog:

"Heróis do Homem e Cavado"


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#338969 | Paulo Arantes | 03 dez 2013 19:23 | Em resposta a: #338968

Fico agradecido. Vou acessar o blog e procurar estar presente nos fóruns.

Resposta

Link directo:

RE: Família Arantes - Amares, Braga

#338973 | AntonioGonçalves | 03 dez 2013 21:59 | Em resposta a: #338969

Prezado Paulo Arantes


Na freguesia de Fiscal, Amares, há bastantes "Rodrigues Arantes", verifique se é 'gente', ligada a sua família:


ex:

- Inzulina, nascida as 10H00, dia 27 e b. 29.7.1908, filha de Antonio Joaquim Rodrigues Arantes, carpinteiro, Fiscal [neta paterna de Jose Maria Arantes e Maria Rodrigues] e Carolina Fernandes [neta materna de Jose Pimenta e Maria Fernandes], moradores bouça, Fiscal, onde casaram, P. Antonio Rodrigues Arantes, vendeiro e Rosa Rodrigues, solteira, tios paternos, Padre Jose dos Santos Correia, abade – ‘falecida em criança’
[Antonio Joaquim Rodrigues Arantes, 20 anos, carpinteiro, traveselas, Fiscal, filho de Jose Maria Arantes, Oriz, S. Miguel, Vila Verde e Maria Rodrigues, Fiscal (casou em 7.11.1907, com Carolina Fernandes, 22 anos, bouça, Fiscal, filha de Jose Pimenta, Fiscal e Maria Fernandes, Godinhaços, Vila Verde)]


Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#406263 | Conde | 10 ago 2018 16:49 | Em resposta a: #68604

Domingas de Arantes, moradora em Gondiaes de Regalados teve de Manuel de Abreu, desse lugar a Francisco de Abreu nascido em Caldelas casado várias vezes e com geração, a primeira das quais a 1.02.1682 em Santiago de Caldelas com Ana Gonçalves filha natural de João Villela de S. Vicente e de Maria Gonçalves de Caldelas.

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428080 | APFigueiredo | 17 out 2020 00:42 | Em resposta a: #68604

Boa noite

Os anos passam e pouco experiente nestas andanças, nem sei se alguém ainda está a ver os tópicos deste fórum, mas peço aos experts informações sobre meus antepassados.

Diogo José da Costa Arantes, casado com Rita Abina Pereira Arantes. Tiveram pelo menos uma filha, Rita Pereira Arantes de Seabra.
Alguém sabe algo dos ascendentes destes meus antepassados? Acrescento que da Rita Albina foi aberto testamento em 22.12.1869.

O Diogo José tinha uma fábrica de tecidos no séc. XIX salvo erro em Massarelos.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428087 | Vasco Briteiros | 17 out 2020 16:54 | Em resposta a: #428080

Realmente já passaram muitos anos sobre as primeiras mensagens sobre a família Arantes . No meu tempo de juventude viviam em Braga muitos Arantes. A Enfermeira( tinha tirado o curso no Brasil) que assistiu ao meu nascimento chamava-se D. Alcina Arantes e era familiar da Família que tinha possuido o "Palacete Arantes " que ainda hoje existe em Braga, transformado em Hotel de Luxo. A D. Alcina não teve filhos, mas tinha muitos sobrinhos com o duplo apelido Arantes Lobato.
Espero que alguém desta família lhe possa responder.
Vasco (Porto)

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428107 | APFigueiredo | 18 out 2020 21:43 | Em resposta a: #428087

Obrigado Vasco Briteiros. Vou porfiando por, esta e outras vias, que agora reiniciei estas pesquisas.

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428169 | APFigueiredo | 22 out 2020 00:21 | Em resposta a: #68604

Boa Noite
Acrescento mais algumas informações, esperando despertar outras boas vontades que há anos se exprimiram neste fórum.
Fazendo-o
Consegui recuar uma geração em relação à minha anterior pergunta sobre Diogo José da Costa Arantes, casado com Rita Albina Pereira Arantes. O pai do Diogo é Manuel José da Costa Arantes, natural de Sta. Maria de Caires, Amares e a mãe é Josefa Maria Joaquina, natural de Lamego, o pai da Rita Albina é José Pereira natural de Cedofeita, Porto e a mãe é Ana Margarida, natural de São Veríssimo de Paranhos, Porto.
Alguém sabe algo, particularmente ascendentes e datas, destes últimos?

Desde já agradeço

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428274 | APFigueiredo | 25 out 2020 00:18 | Em resposta a: #68604

Caros Martine e António Mota

Boa noite

Reforço o meu tópico anterior tentando puxar o fio às coincidências reveladas neste fórum, pena é que foram em 2007!

O meu Diogo José da Costa Arantes, natural de Sta. Maria de Caíres, não terá nada a ver com as intervenções de Antonio Mota e Martine em Abril de 2007?

Cumprimentos

António Figueiredo

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428280 | AntonioGonçalves | 25 out 2020 13:49 | Em resposta a: #428274

Prezado APF Figueiredo

Como compreende os elementos que revela são escassos para se localizar com precisão o que deseja, depois de analisados os dados que tenho, o que se aproxima mais do que pretende serão possivelmente, estes:

- Manoel Jose, n. 7 e b. 10.11.1764, filho de João de Arantes [neto paterno de Ursula de Arantes, viuva, igreja, Caires] e Maria Josefa [neto materno de Sebastião Gonçalves, portelinha e Angela da Silva, Goães], portelinha, Caires, P. eu Padre Manoel Gonçalves Simões, abade e Maria, solteira, filha de Alexandre Luis e Costodia Antunes, falecidos, penas, Quaires, celebrou o Padre Manoel Antonio, meu paroquiano

Perante estes elementos, só comparados com os que possui poderá chegar a uma conclusão.

Melhores cumprimentos e boas pesquisas

Resposta

Link directo:

Ramos da Família Arantes - Amares, Braga

#428730 | APFigueiredo | 08 nov 2020 12:06 | Em resposta a: #428280

Caro António Gonçalves

Agradeço o seu contributo.

À primeira vista é bom acreditar mas, como disse, vou comparar, embora os meus dados nessa geração já sejam escassos. Aliás, o que fiz foi apenas ler o assento do livro, à disposição no motor de busca do ADB/UM, com a preciosa ajuda da sua transcrição para decifrar o cursivo, as abreviaturas, as bolandas do tempo, sei lá pelo que passaram estes livros.
Tentarei confirmar, com outros assentos e informações, se as pessoas referidas são os pais e avós do meu Manuel José da Costa Arantes.

Obrigado e continuemos porfiando

Os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 13:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen