José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81490 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 15:13

Caros Confrades,

Boas tardes, gostaria muito de vossa colaboração para encontrar informações a respeito de José Júlio Rodrigues, nascido em Salvador do Mundo, Índia, 6.5.1812 e faleceu em Luanda. Bacharel em Direito, Delegado Procurador do Régio de Funchal e Juíz do tribunal da relação de Luanda. casou no Funchal com Teresa Cristina de Sá Bettencourt, dando origem a família Bettencourt Rodrigues.

Gostaria de saber se estes tiveram filhos, nomes, descendência e outras informações.

Sendo só para este momento, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81506 | ant.perestrelo | 11 jan 2005 18:02 | Em resposta a: #81490

Caro Borges C. Medeiros,
Essa familia vem no livro Luso descendentes da India Portuguesa ligada aos Correia Mendes. O casal que refere tem descendencia na actualidade. Muitos estão aqui na BD do genea.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81521 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 18:59 | Em resposta a: #81506

Prezado Confrade,

Realmente esta familia teve origem na Índia, no lado do José Júlio, a Teresa Cristina teve origem no Funchal, derivou os Bettencourt Rodrigues. O que desejo é saber o que pedi anteriormente e especificamente.

desde já agradeço pela atenção, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81538 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 21:30 | Em resposta a: #81506

Caro Confrade,

Agradeço sua interferência, porem acabo de pesquisar sobre Bettencourt Rodrigues geral e somente os tópicos que lancei é que me vieram. Existe outro site ou lugar para pesquisar.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81543 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 21:47 | Em resposta a: #81538

Caros confrades,

Boas noites, acabo de receber algumas informações a respeito de filhos de José Júlio Rodrigues, José Júlio Bettencourt Rodrigues, nasc 1843 e fal 1893.

José Júlio Bettencourt Rodrigues (1843-1893)

Formou-se em matemática na Universidade de Coimbra, e foi professor no antigo Liceu Nacional de Lisboa e lente de Química na Escola Politécnica de Lisboa e no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi nomeado lente substituto da 6ª cadeira e de Química Inorgânica da antiga Escola Politécnica de Lisboa, passando a lente proprietário em 1887, na vaga aberta pela morte de António Augusto de Aguiar. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da Sociedade de Geografia, da Sociedade de Ciências Médicas, da Société des Gens de Lettres, e da Sociedade Francesa de Fotografia, entre outras.

Faltam aínda informações a respeito de se teve irmãos, com quem casou-se, data e sua linhagem, se houve e outras informações que se possam adicionar neste tópico.

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81544 | JMCM | 11 jan 2005 21:52 | Em resposta a: #81490

Caro Borges da Camara Medeiros


Há informações sobre os ascendentes de José Julio Rodrigues, na pag 218 do livro " Subsídios para a historia de Chorão" de Francisco Xavier Gomes Catão.
Com Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#81547 | Borges C Medeiros | 11 jan 2005 22:00 | Em resposta a: #81544

Caro confrade, agradeço a intenção, porém procuro informações dos descendentes, o qual já encontrei um, José Júlio Bettencourt Rodrigues, abaixo identificado, pendente de informações a respeito de possíveis irmãos, e linhagens.

José Júlio Bettencourt Rodrigues (1843-1893)

Formou-se em matemática na Universidade de Coimbra, e foi professor no antigo Liceu Nacional de Lisboa e lente de Química na Escola Politécnica de Lisboa e no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Foi nomeado lente substituto da 6ª cadeira e de Química Inorgânica da antiga Escola Politécnica de Lisboa, passando a lente proprietário em 1887, na vaga aberta pela morte de António Augusto de Aguiar. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, do Instituto de Coimbra, da Sociedade de Geografia, da Sociedade de Ciências Médicas, da Société des Gens de Lettres, e da Sociedade Francesa de Fotografia, entre outras.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81604 | abribas | 12 jan 2005 12:28 | Em resposta a: #81538

Caro Borges da Câmara Medeiros,

Tente pesquisar por Bettencourt Rodrigues no alto desta pagina, em pessoas, e aí encontrará alguns.

Cumprimentos
António Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81651 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 20:06 | Em resposta a: #81544

Caro confrade,

Agradeço muitíssimo a dica, porém o que procuro são os descendentes e não ascendentes, os quais já foram identificados.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81664 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 21:19 | Em resposta a: #81604

Caro Confrade António Bessa Ribas,

Inicialmente gostaria de lhe agradecer por tentar ajudar no que é possível. Acabo de fazer o que sugeriu, pesquisar Bettencourt Rodrigues, em pessoas. Realmente encontrei, só que os que coloquei neste espaço. Todos os tópicos foram colocados pelo Borges C Medeiros, como pode ser observado. O confrade teria outra sugestão ou informação a respeito desse tópico? Por favor, se tiver e puder ajudar agradeceria imensamente, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81669 | jliberato | 12 jan 2005 21:25 | Em resposta a: #81664

Caro Borges da Câmara Medeiros,
É no espaço acima. Aonde diz

Pesquisar: Pessoas

Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81678 | Borges C Medeiros | 12 jan 2005 22:16 | Em resposta a: #81669

Caro confrade,

Desculpe-me pela falta de atenção ao que indicara. Somente agora pude observar o local que queria dizer-me. Realmente, existe algumas referências, o que infelizmente ou felizmente, constatei que nessa ramificação, não descende o tal Cap. Venâncio César Rodrigues. Mas as coincidências são demais estranhas.

Em um aparte, um confrade me disse que o Raimundo Venâncio Rodrigues, não casou e sequer teve filhos. O que será que lhe aconteceu? Pelo que li a respeito, falecera em Coímbra. Com alguma idade, presume-se pelo sua posição na UC. Me parece estranho!! Como posso obter essa confirmação?

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81685 | jliberato | 12 jan 2005 23:08 | Em resposta a: #81678

Caro Borges da Câmara Medeiros,
Quanto a Raimundo é procurar agulha no palheiro. Só se algum confrade ou a sua família tiverem alguma notícia, o que seria uma notável coincidência.
O meu conselho é o que já lhe dei. Concentrar-se no único elemento certo em toda esta panóplia de incógnitas. O nascimento das filhas na Ribeira Grande. No acto de registo pode haver muita informação interessante, nomeadamente o nome dos avós, o local do casamento dos pais, etc. O resto é especulação.
Sugeria-lhe um contacto com a Conservatória do Registo Civil respectiva, independentemente das pesquisas que outras pessoas possam fazer.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81699 | Joman | 13 jan 2005 03:23 | Em resposta a: #81651

Caro confrade

Sobre José Júlio Rodrigues, Jorge Forjaz, no livro Luso descendentes da India Portuguesa, aponta-lhe quatro filhos e debruça-se sobre a sua descendência.
Por outro lado, antes de Angola, o juiz Rodrigues esteve colocado em Cabo Verde onde nasceu o filho mais novo, António Maria de Bettencourt Rodrigues, nasc. a 6 de Março de 1854, nat. da ilha de S. Nicolau e fal. em 1933 no Monte Estoril. Médico alienista e cientista, foi também um republicano convicto e foi embaixador em França.
Ainda ligado a Cabo Verde encontrei o nome de Raimundo Bettencourt Rodrigues, que nos finais dos anos vinte, do século passado, foi administrador do concelho da I. de S. Vicente. Talvez ele seja descendente do casal Rodrigues assim como José Manuel Bettencourt Rodrigues, nasc. em 1918, que foi o sucessor do general Spínola como governador da Guiné, cargo que exerceu de 30 de Agosto de 1973 a 27 de Abril de 1974.

Joman

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81709 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 11:19 | Em resposta a: #81685

Caro confrade

Mais uma vez agradeço pelas orientações e estou as seguindo. Em paralelo tenho tentado colocar aqui alguns tópicos que poderiam ajudar, além do mais estou ganhando informações e conhecimentos sobre factos que sequer sabia ter existido e isto vai me agregando alguma experiência e que mais a frente poderá me ser útil. Mas estou solicitando as informações que necessito e assim que as tiver colcarei disponíveis aqui, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81710 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 11:39 | Em resposta a: #81699

Caro confrade Joman,

Agradeço-lhe antecipadamente sua interferência e contribuição neste tópico. Não me estranha ter o Magistrado Rodrigues um filho com nome Raimundo, mesmo porque era comum aquela época se dar nome em homenagem aos seus parentes, neste caso em atenção ao irmão catedrático matemático de Universidade de Coímbra e outras atribuíções e prestígio, porém o nome por inteiro de seu tio seria, Raimundo Venâncio Rodrigues, nascido em Salvador do Mundo, Índia portuguesa.

O que procuro confirmar e é muito importante neste momento é que este senhor Raimundo Venâncio Rodrigues, não se casara e sequer teria tido filhos, que me foi dito em outro tópico neste forum.

Quanto ao magistrado Rodrigues, ele não teria alguma passagem nas Índias portuguesas na segunda metade do século XIX? Tendo filhos em São Lourenço de Linhares, Índia portuguesa? Em especial Venâncio César Rodrigues, mais tarde Capitão Venâncio César Rodrigues, que falecera em Lisboa a 1937, que casara supostamente em Lisboa ou Ponda Delgada, Açores, no fim do séc XIX, com esposa Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros e tiveram filhas em Ribeira Grande, PD, Açores já no início do século XX, 1901.

As coincidências nos nomes Venâncio Rodrigues é que me despertaram a atenção para esta família e as datas e gerações são muito próximas. Por isso minha insistência neste Raimundo Venâncio Rodrigues, ninguém saberia me dizer o ano de nascimento, falecimento, se casou, se teve gerações?

Sem mais para agora, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81714 | JMCM | 13 jan 2005 12:09 | Em resposta a: #81710

Caro Borges

Raimundo Venâncio Rodrigues, *Badém de Serulá 23.5.1813 e foi baptizado em 20 de Novembro + em Coimbra 22 de Novembro 1879, segundo LDIP não foi casado e nem teve filhos.

O irmão dele José filipe Rodrigues é meu ascendente.
(Fonte. Enciclopédia Brasileira Portuguesa Vol. 26, Historia de Chorão)

Com cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81722 | JMCM | 13 jan 2005 13:32 | Em resposta a: #81714

Desculpe.

Não se Chama José, mas sim Antonio Filipe Rodrigues.

Cumprimentos

JMC Melo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81723 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 13:51 | Em resposta a: #81714

Caro Confrade,

Cada vez mais me surpreendo com as informações que me compartilham. Segundo haviam me enviado informações a respeito dessa família os pais de Raimundo Venâncio Rodrigues e José Júlio Rodrigues, só os teve como filhos, segundo me foi informado, agora o confrade me informa existir mais um irmão, este de nome José Filipe Rodrigues, o que abre uma outra perspectiva.
Se reparou no que venho solicitando, procuro um senhor de nome Venâncio César Rodrigues, que nascera na segunda metade do século XIX, em São Lourenço de Linhares, Índia portuguesa.
Teria este senhor, José Filipe Rodrigues, descendentes, casou e outros dados que forem pertinentes? Imagino que sim, por ter feito referência de que se trata de ancestrais seu. Baseado nesta suposição, poderia o confrade me dizer quem descende deste senhor JJRodrigues. Espero sinceramente que tenha sido o tal Venâncio César Rodrigues que procuro.

Cordialmente e desde já agradeço sua atenção,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81725 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 14:05 | Em resposta a: #81722

Caro confrade, veja isto que coloquei anteriormente, desde já lhe agradeço pela atenção e paciência com quem não tem muitas informações e é persistente.

Agradeço-lhe antecipadamente sua interferência e contribuição neste tópico. Não me estranha ter o Magistrado Rodrigues um filho com nome Raimundo, mesmo porque era comum aquela época se dar nome em homenagem aos seus parentes, neste caso em atenção ao irmão catedrático matemático de Universidade de Coímbra e outras atribuíções e prestígio, porém o nome por inteiro de seu tio seria, Raimundo Venâncio Rodrigues, nascido em Salvador do Mundo, Índia portuguesa.

O que procuro confirmar e é muito importante neste momento é que este senhor Raimundo Venâncio Rodrigues, não se casara e sequer teria tido filhos, que me foi dito em outro tópico neste forum.

Quanto ao magistrado Rodrigues, ele não teria alguma passagem nas Índias portuguesas na segunda metade do século XIX? Tendo filhos em São Lourenço de Linhares, Índia portuguesa? Em especial Venâncio César Rodrigues, mais tarde Capitão Venâncio César Rodrigues, que falecera em Lisboa a 1937, que casara supostamente em Lisboa ou Ponda Delgada, Açores, no fim do séc XIX, com esposa Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros e tiveram filhas em Ribeira Grande, PD, Açores já no início do século XX, 1901.

As coincidências nos nomes Venâncio Rodrigues é que me despertaram a atenção para esta família e as datas e gerações são muito próximas. Por isso minha insistência neste Raimundo Venâncio Rodrigues, ninguém saberia me dizer o ano de nascimento, falecimento, se casou, se teve gerações?

Cordialmente,

Borges da Cãmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81728 | JMCM | 13 jan 2005 14:32 | Em resposta a: #81723

Caro confrade


Do que eu sei Antonio Filipe Rodrigues, * Penha de França so teve filhas.

Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81731 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 14:50 | Em resposta a: #81728

Caro confrade,

Percebi agora que António Filipe Rodrigues que se refere é bem anterior, ou seja, avós da linhagem que procuro.
O período que procuro é segunda metade do século XIX e já me disseram que Raimundo Venâncio Rodrigues não casou e nem teria tido filhos. Então meus amigos confrades, de onde vem Venâncio César Rodrigues, nascido em São Lourenço de Linhares, Índia Portuguesa, na segunda metade do século XIX, mais tarde se tornaria Capitão Venâncio C Rodrigues, oficial do exército português, o qual participou de diversas Campanhas em Colônias Portuguesas, tanto em àfrica como nas Índias. Teve um filho fora de seu cas. de nome Carlos Rodrigues, que teria nasc supostamente depois de 1905, este trabalhou em tradicional casa bancária portuguesa, viajava muito pelas colônias portuguesas do início do séc XX, falava mais de 05 idiomas e inúmeros dialetos. Sua mãe teria sido nascida na Índia portuguesa e seria de família de alguma importância na época.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81733 | JMCM | 13 jan 2005 15:16 | Em resposta a: #81728

Caro confrade

Não, o Antonio Filipe Rodrigues * c de 1810 e é irmão de José Julio, Raimundo Venancio e de Francisco e segundo Xavier Gomes Catão mais um rapaz e 4 raparigas e teve como filha a Martha Priscila *c 1850 casada com um Melo
Esse que refer era o avô
cumprimentos
Melo

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81740 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 16:11 | Em resposta a: #81733

Caro confrade,

Realmente isto é incrível!!!! Em alguns apontamentos somente apreciam dois filhos, agora são vários e que é bom e ruím. Bom porque pode aumentar as probabilidades de estarem aqui minhas suspeitas. Não teriam algum destes filhos passados pelas "bandas" das Ìndias portuguesas na segunda metade do séc XIX e lá ter tido um filho de nome Venâncio César Rodrigues. Segundo consta, não existe registros em Goa sobre tal identificação. Agora me ocorreu uma pequena coisa, será que São Lourenço de Linhares fica mesmo nas Índias, ou deria ser uma cidade Africana, Angola ou Moçambique, algo assim. Como não conheço nada ou quase nada da história portuguesa, pois tenho morada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, fica aberto esta possibilidade e estríamos procurando em local equivocado. Mas esta coincidência dos Rodrigues, existir um Venâncio, não é a toa, naquela época não era comum o nome Venâncio e as gerações que estamos pesquisando, é sem dúvida alguma, igual. A probabilidade de estar aqui o Venâncio cada vez aumenta mais, principalmente quando aumentam os irmãos do JJRodrigues e Raimundo Venâncio Rodrigues.

Não abusando da sua boa vontade e sem querer lhe incomodar em demasia, poderia saber sobre esse outro filho, sem referências, ou mesmo as raparigas, que me parece ser mais remota, por não carregarem o nome Rodrigues na descendência seguinte.

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81747 | jliberato | 13 jan 2005 17:06 | Em resposta a: #81740

Caro Borges da Câmara Medeiros,
São Lourenço de Linhares deve ser mesmo na Índia Portuguesa. Os Mormons têm micro-filme da freguesia, a que chamam Sinquerim, mas só a partir de 1914. O orago é São Lourenço.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81749 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 17:21 | Em resposta a: #81747

Obrigado caro confrade,

Estou mesmo a lhe incomodar a todo instante. Isto está se tornando uma cachaça, tradicional bebida brasileira, com origens em bagaço de cana de açucar e destilada. Isto serviu para confirmar alguns "Feelings", de que está na tal família Rodrigues vinda das Índias portuguesas, que se estabeleceram em Funchal, tiveram filhos, Coímbra e assim vai por diante.

Agora, fiquei a saber por exemplo que o senhor Raimundo Venâncio Rodrigues que até então se tinha informações de que não teria filhos e mulher, ficou evidente e claro que pelo menos uma filha, teve, Delfina Rodrigues, sem informações de sua mãe, se teve irmãos e outras informações adicionais.

Por outro lado, fiquei também sabendo que o Raimundo Venâncio Rodrigues teve outros irmãos, além do José Júlio Rodrigues, Francisco, mais um sem informações, e quatro raparigas, entre elas Martha Priscila que casou com alguem da família Melo. A fonte seria do escritor Xavier Gomes Catão. Logo concluo e me parece bem provável que o tal Cap. Venâncio Rodrigues tenha origens nesta complicada e enigmática família. Mas não desistamos der desvendar-lo. Vamos a luta.....

Cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettenc

#81784 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 21:52 | Em resposta a: #81709

Caros confrades,

Fiz uma pesquisa a base do arquivo histórico militar e não encontrei nada sobre o Cap. Venâncio Cesar Rodrigues, contudo apareceram 03 registros nos arquivos de históricos diplomáticos e dos Institutos de estudos da Guiné Bissau.

Como posso pesquisar estes arquivos e saber as informações que estão em seus registros? Alguém podria me ajudar nisto? Acabo de enviar via e.mail pedido a Drª Maria Isabel Fevereiro, Diretora de Serviços e ficarei aguardando, entretanto reparei uma mensagem dizendo que documentos anteriores a 30 anos somente poderiam ter acesso com autorização expressa de seu Presidente. Será que não terei acesso as informações que solicitei? Que outras alternativas poderia ter eu?

Agradeceria em muito a colaboração já rotineira dos amigos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#379728 | luiz.salac | 09 abr 2017 01:51 | Em resposta a: #81490

Prezado Sr. Borges

Meu bisavô se chamava José Julio de Bettencourt Rodrigues. Meu avô era José Randolpho de Bettencourt Rodrigues. Moro no Rio de Janeiro e gostaria que o senhor entrasse em contato para conversarmos: salac@bol.com.br. Atenciosamente, Luiz Antonio de Bettencourt Salac

Resposta

Link directo:

José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#379743 | Jorge Resende | 09 abr 2017 21:23 | Em resposta a: #81490

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_Bettencourt_Rodrigues

Resposta

Link directo:

José Júlio Rodrigues cc Cristina de Sá Bettencourt

#379745 | Jorge Resende | 09 abr 2017 21:30 | Em resposta a: #379743

http://www.operacional.pt/in-memorium-general-bettencourt-rodrigues/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 08:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen