Familias da Ericeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias da Ericeira

#83693 | celimar | 07 fev 2005 22:41

Sou descente de ANTONIO ALBERTO PARREIRA nascido em São Pedro da Ericeira em 1848 , e de ANNA SANTANA nascida em São Pedro da Ericeira em 1849.
Agradeço qualquer informação , de como poderei saber mais de algo , sobre a
origem e genealogia dos meus antepassados
Os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83694 | jliberato | 07 fev 2005 22:46 | Em resposta a: #83693

Cara celimar.
Terá que pôr aqui o assento de baptismo ou casamento mais antigo que tiver. Tem o casamento destes seus antepassados, por exemplo? Nesse assento deve constar o nome dos pais deles.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83695 | celimar | 07 fev 2005 22:54 | Em resposta a: #83694

Obrigado sua resposta
Infelizmente só possuo as informações até aos anos de 1848/1849 , daí para o passado nada sei . Tomo a liberdade de fazer a pergunta . Onde poderei obter
mais dados?
Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83696 | jliberato | 07 fev 2005 23:01 | Em resposta a: #83695

Cara celimar,
Se responder à minha pergunta talvez eu possa ajudar.
Qual é o assento de casamento ou baptismo mais antigo de que dispõe? Para progredir é preciso ter um assento com os nomes dos pais.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83698 | celimar | 07 fev 2005 23:31 | Em resposta a: #83696

Caro JLiberato
Os dados mais antigos que disponho são unicamente que o meu 4ºavô se chamava ANTONIO ALBERTO PARREIRA natural de SÃO PEDRO da ERICEIRA e
nascido em 12/9/1848 , e da 4ªavó ANNA SANTANNA natural de SÃO PEDROda
ERICEIRA nascida em 22/11/1849 . Antes disto nada sei
Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83700 | jliberato | 07 fev 2005 23:40 | Em resposta a: #83698

Cara celimar,
Já é um pouco mais de informação.
Então se tem os assentos de baptismos, neles figuram os nomes dos pais.
Terá de procurar o casamento dos pais deles nas datas imediatamente antes de 1849.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83703 | celimar | 08 fev 2005 00:06 | Em resposta a: #83700

Desculpe mais uma vez a maçada das minhas duvidas , mas onde poderei obter
ou fazer essas pesquisas de assentos de batismos dessas datas ?
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83704 | jliberato | 08 fev 2005 00:13 | Em resposta a: #83703

Cara Celimar,
Parto do princípio que tem os assentos e portanto os nomes dos pais. Porque se não tem, nada feito. Também não percebo porque é que, se os tem, não os põe aqui para ser ajudada. Mas respeito a sua opção.
Os arquivos paroquiais e, portanto, os casamentos, da Ericeira estão na Torre do Tombo.
Também não me disse de onde escreve, e como não posso adivinhar, também não posso dar-lhe outras sugestões.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83707 | celimar | 08 fev 2005 00:54 | Em resposta a: #83704

Caro JLiberato
Sinceramente os unicos dados que possuo , são um antigo apontamento
de familia onde estão escritos esses nomes , nada mais possuo , e caso ´
contrário teria o maior interesse em os divulgar.
De qualquer modo , os meus agradecimentos por toda a atenção prestada , sempre ao dispor e atenciosamente .
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#83710 | jliberato | 08 fev 2005 07:17 | Em resposta a: #83707

Cara Celimar,
Se nos apontamentos não tem mais nada, e todo o pormenor, mesmo insignificante, é precioso em genealogia, então resta-lhe encontrar os dois assentos de baptismo nos paroquiais da Ericeira.
António aos 12-09-1848 e Ana aos 22-11-1849. Chamo a atenção que, no assento, em princípio, apenas figurará o primeiro nome de cada um.
Terá que verificar se os pais do primeiro tem o nome Parreira e os da segunda Santana. Se não tiverem, o melhor é procurar o casamento deles alguns anos mais tarde e só depois, com caminho seguro, voltar a caminhar para o passado.
Como lhe disse os arquivos paroquiais da Ericeira estão, em princípio, na Torre do Tombo. Digo em princípio porque nunca estudei esta freguesia. Estudei em grande profundidade uma freguesia vizinha, a Terrugem, de onde tenho 79 antepassados identificados em assentos. Ver tópico respectivo.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#302180 | anamreis | 08 abr 2012 16:48 | Em resposta a: #83710

Caro JLiberato,

Tenho tentado encontrar alguns antepassados da zona de Mafra/Ericeira e, como disse ter algumas informações sobre os arredores, talvez possa ajudar-me... o meu bisavô Jorge dos Reis Júnior nasceu em 10/04/1898. Não consegui encontrar o registo de baptismo, portanto procurei de um irmão mais velho. Encontrei, em 1894 e fiquei a saber para trás. Percebi que o Jorge dos Reis Júnior era filho de Jorge dos Reis, de Sto. Isidro (Mafra) e de Carolina Esteves (da Ericeira). Por sua vez, Jorge dos Reis era filho de Marciano Jorge e Maria da Conceição Jorge. Carolina Esteves era filh de Domingos Esteves e Carolina Rosa. É tudo o que sei.

Será que nos seus antepassados tem alguma relação com so nomes que referi?

Muito obrigada pela atenção.

Ana Reis

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#302188 | jliberato | 08 abr 2012 17:51 | Em resposta a: #302180

Cara Ana Reis,
A realidade é que a minha participação neste tópico foi um pouco acidental.
Nunca estudei esta freguesia pelo que não consigo ajudar nas questões específicas que pôs.
Interesso-me sim, e muito, por Sintra e pelo apelido Reis. Mas vejo que não há conexões.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#302189 | jliberato | 08 abr 2012 17:51 | Em resposta a: #302180

Cara Ana Reis,
A realidade é que a minha participação neste tópico foi um pouco acidental.
Nunca estudei esta freguesia pelo que não consigo ajudar nas questões específicas que pôs.
Interesso-me sim, e muito, por Sintra e pelo apelido Reis. Mas vejo que não há conexões.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#304109 | Jspe | 26 abr 2012 10:16 | Em resposta a: #83698

bom dia,

Sabe como se chamava seu 3º Avô,e tem a certeza dessas datas dos nascimentos dos seus 4º avós.

Jspe

Resposta

Link directo:

RE: Familias da Ericeira

#304134 | Alves dos Santos | 26 abr 2012 14:54 | Em resposta a: #83693

Cara Celimar,

Com base nas informações que dispõe, poderá avançar substancialmente na sua investigação. Existe disponível na internet, para consulta, uma tese de Maria da Conceição Coelho dos Reis, denominada "São Pedro da Ericeira de 1622 a 1855 - Estudo Demográfico".
Neste trabalho existe um levantamento de todos os registos correspondentes ao periodo. Nas datas que indica nasceu um António e uma Ana, sendo que:
António é filho de Ana Conceição e António Alberto, casados em 26/11/1846.
Ana filha de Maria Rosa e de Joaquim Henriques, casados em 21/08/1835.
Com base nestes dados e consultando a tabela disponibilizada nesse exelente trabalho, conseguirá seguir o percurso dos seus antepassados até mais além...Segue o endereço:

repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3213/1/Tese.pdf

Felicidades,

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

Familias da Ericeira

#352844 | jamador | 11 dez 2014 13:38 | Em resposta a: #83693

Boa tarde,

Vi aqui referido Jorge dos Reis Júnior.
Nas minhas investigações também me deparei com um Jorge dos Reis Júnior e esposa Judite Cândida de Morais a propósito da filha Emília Carolina de Morais Reis.
Trata-se da mesma família ?
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

Familias da Ericeira

#352845 | jamador | 11 dez 2014 13:52 | Em resposta a: #302189

Boa tarde,

Vi aqui referido Jorge dos Reis Júnior.
Nas minhas investigações também me deparei com um Jorge dos Reis Júnior e esposa Judite Cândida de Morais a propósito da filha Emília Carolina de Morais Reis.
Trata-se da mesma família ?
Cumprimentos
Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

Familias da Ericeira

#353002 | anamreis | 18 dez 2014 15:44 | Em resposta a: #352845

Boa tarde Jorge Rodrigues,

Penso tratar-se da mesma família, sim. Pelo que sei, o meu bisavô teve um primeiro casamento (antes de casar com a minha bisavó Laura) e desse primeiro casamento teve duas filhas...uma delas chamada Maria Emília Carolina. Que referências encontrou?
Cumprimentos,
Ana Reis

Resposta

Link directo:

Familias da Ericeira

#406124 | filipeli | 05 ago 2018 15:01 | Em resposta a: #304134

Caro Celimar,
Talvez esta minha resposta esteja desactualizada em relação ao que pretendia.
Pegando nos dados que disponibilizou e usando o óptimo trabalho referido por Alves dos Santos (tese de Maria da Conceição Coelho dos Reis, denominada "São Pedro da Ericeira de 1622 a 1855 - Estudo Demográfico". repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3213/1/Tese.pdf ), informo ter disponível a árvore com 2 geração anterior ao seu Anónio Alberto Parreira de 1848 e 3 da Ana da Conceição Santana-1849, bem como a geração0 seguinte. Falta-me entrosar esta nas posteriores a 1900

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen