Família Goulão de Monforte da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Família Goulão de Monforte da Beira

#83948 | barbados | 11 fev 2005 12:55

Miguel Goulão, nasceu a 4 de Janeiro de 1857, em Monforte da Beira, filho de Francisco Goulão e de Luiza Freire.
Alguém me pode ajudar a procurar os ascendentes do Francisco no A.D. de castelo Branco ou no TT ?

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#112388 | mmpla | 19 fev 2006 14:56 | Em resposta a: #83948

caro Barbados,
acho que temos exactamente o mesmo problema. Tenho uma avo Ana Freire Goulao filha de um francisco nicolau goulao e de luisa freire de monforte da beira. Essa Ana Freire Goulao casa com Antonio Jose da Ribeira Avelar de medelim.
se tiver mais alguma informacao agradecia que me mandasse mensagem.
abraco
luis avelar

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Alcains

#112392 | Lourval | 19 fev 2006 15:43 | Em resposta a: #112388

Caro Luis Avelar,
Está parecendo que a sua Ana é irmã do Miguel do Barbados. Os meus Goulões são de Castelo Branco. Mais especificamente eles pertencem à família Martins Goulão. Meu fim de linha é o casal João Martins Goulão casado com Maria Gonçalves Borrega cerca de 1670.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#112433 | barbados | 19 fev 2006 21:12 | Em resposta a: #112388

Por pesquisas que fiz no AD de C. Branco, a sua avó, nascida em 1847 (ver folha 210 do livro de assentos de baptismos) será irmã do avô de minha mulher (Ana Maria Carvalho Goulão) Miguel Goulão, natural de Monforte, n. 1857, filho de Fr.º Nicolau Goulão e Maria Luisa Freire. Pais de Francº são José Nicolau Goulão (n. Monforte) e Maria Marques (n. Ladoeiro); os pais da Luisa são Manuel Gomes Courella e Isabel Freire, ambos de Monforte. Para os antecedentes mais antigos só indo fazer a pesquisa na Torre do Tombo onde se encontram os livros de assentos mais antigos. Se residir em Lisboa terá mais facilidade em ir à TT do que eu que resido em Coimbra. Qualquer informação complementar que obtenha agradeço que me comunique. Cumprimentos, Carlos Machado. Nota: m/ mulher conheceu uma Maria Avelar que foi professora em Coimbra.

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#114467 | tego | 19 mar 2006 06:22 | Em resposta a: #112388

Sou nova aqui.
Gostaria de saber se Ana Freire Goulão teve uma filha de nome Rita Freire Goulão, minha bisavó.
Se tiverem alguma informação sobre isto, desde já agradeço.
Teresa Goulão

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#116718 | JCTORRADO | 17 abr 2006 15:54 | Em resposta a: #114467

Boa tarde,

Interessante a minha mãe é de Monforte da Beira e o 3º nome é Goulão também.
Também gostaria de fazer a arvore geneológica da minha família, vou ler como começar e esperar que as informações já aqui cruzadas tenham algum interesse.
João Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186242 | prosperos | 26 fev 2008 10:39 | Em resposta a: #116718

Caro João Ferreira
Talvez o possa ajudar.
Houve uma Rosa Marques Goulão que casou a 26-7-1882 com João Duarte de Oliveira, de Cebolais de Cima filho de António de Oliveira Jr. e de Rosa Liberato. Casou 2ª vez a 15-7-1885 com Manuel da Silva Torrado, , morador em Lisboa e natural de Monforte filho de Manuel Torrado e de Rita da Silva. Talvez seja esta a sua ascendente. Se me enviar o que sabe da sua família, poderei enquadrá-la.
Rosa Marques Goulão era filha de Francisco Nicolau Goulão que casou a 20-7-1842 com Luísa Freire, filha de Manuel Nunes Courela e de Isabel Freire. Neta Paterna de José Nicolau Goulão que casou com Maria Marques do Ladoeiro.
Tenho os Ramos colaterais.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186244 | prosperos | 26 fev 2008 10:55 | Em resposta a: #112433

Caro Barbados
Mais uma achega para si:
Os Pais de José Nicolau Goulão eram Nicolau João Goulão e Isabel Parreira, pais também de Estêvão Goulão, que casou com Maria de São Pedro filha de Manuel Martins Barreiros e de Maria Raposo, cuja a filha Joana Goulão casou em 17-10-1849 com Manuel Goulão, dispensados em 2º grau de consanguinidade, filho este Manuel Goulão, ou Manuel Nicolau Goulão, de José Nicolau Goulão e de Maria Marques do Ladoeiro.
Estou interessado também no Carvalho da sua mulher, que me parece ser da Zebreira, e estou à descoberta dos descendentes duns Carvalhos, de Francisco Carvalho de Salvaterra do Extremo e que deixou muita descendência na Zebreira, irmão de uma Avó minha, e que já existe no Genea.
Se me puder elucidar sobre este ramo, agradeço-lhe.
Penso que poderá ser assim:
1.6.2.1.2. Domingos Mendes de Carvalho. Natural da Zebreira, lavrador, casou aos 45anos, no Rosmaninhal, a 5-6-1895, com D. Maria Isabel de Miranda Serejo, de 19 anos, natural do Rosmaninhal, sendo dispensados no 3º grau de consanguinidade, filha de João Bernardo de Miranda, Proprietário natural da Zebreira, e de D. Maria José Serejo de Miranda, proprietária, natural no Rosmaninhal. E tiveram a:
1.6.2.1.2.1. Domingos Mendes Serejo de Carvalho,
1.6.2.1.2.2. Maria José Mendes Serejo de Carvalho c.c. Francisco Carriço Goulão
1.6.2.1.2.2.1. N. c.c. Eng. Capelo
1.6.2.1.2.2.2. N. C.C. Eng. António Carvalho Goulão.
1.6.2.1.2.2.3. n.
1.6.2.1.2.3. Maria da Conceição Mendes Serejo de Carvalho c.c. Manuel Miranda Serejo.
1.6.2.1.2.3.1. Maria Otília de Carvalho Serejo C.c. João Maria Pinto Castelo Branco
1.6.2.1.2.3.2. Maria Arlete de Carvalho Serejo
1.6.2.1.2.3.3. Manuel Mendes Carvalho Serejo
1.6.2.1.2.3.3.1. João Manuel Pinto Carvalho Serejo
1.6.2.1.2.4. N. Mendes Serejo de Carvalho, S.G.
1.6.2.1.3. Manuel Mendes de Carvalho, Prior da Chamusca, em 1895.
1.6.2.1.4. D. Maria da Conceição Lopes de Carvalho, casou com 37 anos em 21-9-1894, na Zebreira com João Maria de Miranda Serejo, de 21 anos, lavrador, proprietário, natural do Rosmaninhal filho de João Bernardo de Miranda e de D. Maria José Serejo de Miranda. Dispensados no 3º e 4º grau de consanguinidade colateral, tiveram como testemunhas Joaquim Gonçalves de Miranda Serejo, estudante, e Reverendo Manuel Mendes de Carvalho, Prior de S. Brás da Chamusca.
1.6.2.1.5. D. Isabel Lopes de Carvalho c.c. Cap. Gonçalves Varão
1.6.2.1.5.1. n.
1.6.2.1.5.1.1. António de Carvalho Gonçalves Varão Romão casou com Maria Regina Vieira de Almeida Álvares Pereira Vaz de Carvalho * 1930 filha de Albertino Álvares Pereira Vaz de Carvalho e de Maria Isolina Vieira de Almeida
1.6.2.1.5.1.1.1. Maria Regina Vaz de Carvalho Romão * 1962
1.6.2.1.5.2. n.
Se estiver errado agradeço-lhe que me diga.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186245 | prosperos | 26 fev 2008 10:57 | Em resposta a: #112388

Meu caro Luís
Ainda por aqui andas?
Vê mensagens aqui neste tópico que mandei para Barbados e JCTORRADO:
Ainda sou capaz de ter mais alguma coisa.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186246 | prosperos | 26 fev 2008 11:04 | Em resposta a: #114467

Cara Teresa Goulão
Rita Freire Goulão casou a 8-10-1883 com José Nicolau Goulão, filho de João Evangelista Goulão e de Rita Freire, e era filha de Francisco Nicolau Goulão, irmão de João Envangelista, casado a 20-7-1842 com Luísa Freire, irmã de Rita Freire.Gostaria de aceder à descendência da sua Bisavó, se concordar.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186518 | barbados | 28 fev 2008 12:42 | Em resposta a: #186244

Caro prosperos,
Interessantes as suas informações que não conhecia. O Carvalho de minha mulher tem origem na região de Lisboa e não em Castelo Branco. Relacionado com este distrito só encontrei um Luís Tavares de Carvalho e Costa, Juiz da Relação de Lisboa no sec. XVIII cc uma Ana Emília Goulão.
Curioso é o meu genro ter o apelido Cerejo de Miranda mas é originário da região de Tomar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#186630 | prosperos | 29 fev 2008 13:22 | Em resposta a: #186518

Caro Barbados

Muito obrigado pela sua resposta. Pena tenho de não poder continuar os Carvalhos Goulões desta zona. A Maria Avelar que menciona ter conhecido em Coimbra, julgo ser também descendente de Miguel Goulão. Se quiser ter o que tenho já de Goulões de Monforte, e que é um pouco complicado de perceber, por haver muita consanguinidade, diga-me ou por aqui, ou pelo meu E-mail, jmrprospero@netvisao.pt onde eu poderei entroncar já os da sua mulher, se mos enviar,.
Cumprimentos
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#220790 | nfctf | 09 fev 2009 19:13 | Em resposta a: #112388

Boa noite

Reparei agora nesta mensagem e, nomeadamente, no nome António José da Ribeira Avelar de Medelim.

Por acaso não terá dados sobre um João da Ribeira Avelar, casado com Josefa Maria, pais de José da Ribeira e avós de Ana da Ribeira Avelar (nascida em 1896), todos de Medelim? Deduzo que serão contemporâneos e, eventalmente, familiares

Cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#220872 | prosperos | 10 fev 2009 16:34 | Em resposta a: #220790

Caro Nuno
Tem razão
João da Ribeira Avelar casado com Josefa Martins, esta natural de Castelo Novo, era filho de João da Ribeira, e de Rosa Baptista Lino de Avelar. Josefa Martins era filha de Francisco Martins e de Maria Josefa, e faleceu em Medelim a 27-11-1897, com 71 anos, e seu marido a 31-5-1896, com 70 anos.
Foram Pais de
Joaquim nascido a 7-11-1858
Antónia, n. a 27-5-1861
Jose´, n. 2-12-1863

João da Ribeira Avelar era irmão de José Antónia de Avelar da Ribeira casado com Maria da Nazaré Rebelo e Pais de António José de Avelar da Ribeira.

José da Ribeira casou com Josefa Patrício, filha de José Salvado e Maria Patrício, e tiveram a:
José, n. 20-8-1886, e falecido a 30-12-1965 casou a 1º vez com Maria josé a 8-1-1909, e a 2º vez com Antónia da Conceição a 23-4-1919
Antónia, n. 17-1-1888
António, n. 17-12-1891, e falecido a 26-7-1978, casou a 27-1-1917 com Júlia Esteves Ribeiro e a 2ª vez com Maria Moreira a 9-6-1919.
Ana, n. 7-6-1896 e falecida a 23-12-1983, casou a 21-11-1918 com José Taborda

João da Ribeira, era filho de José da Ribeira da Silva e de Genoveva Doroteia Gonçalves, de Albergaria-a-Velha, Aveiro, casou em Castelo Branco com Rosa Delfina Baptista Lino de Avelar, filha de Domingos António de Avelar e de Rosa Baptista a 28-1-1822, dispensados em 1º grau de afinidade.

Espero que lhe sejam úteis estes elemento.
Não tenho mais nada para a frente, e gostria de ter, se me puder facultar agradeço.

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#220914 | nfctf | 10 fev 2009 22:57 | Em resposta a: #220872

Boa noite

Agradeço a sua pronta resposta e os dados que me forneceu. Não tem sido fácil obter dados sobre a minha familia em Medelim, nomeadamente sobr eo ramo Taborda.

Ana da Ribeira Avelar era cunhada do meu avô Manuel Pires Taborda. Casou com José Pires Taborda (filho de José Pires Taborda e Maria Antunes e neto de José Pires Taborda e Antónia Fradinha e de Manuel Leitão e Maria Antunes).

Tenho conhecimento de 8 filhos deste casamento:

1. Olivia Pires Taborda, nascida em 1919 e falecida em 1943 (em Medelim);
2. Josefa Pires Tiago (nascida a 21.03.1921 em Medelim e falecida 14.11.2006 em Lisboa), tendo sido casada com Francisco Tiago;
3. Francisco Pires Taborda (nasceu e faleceu em 1923);
4. Josefina Pires Taborda (nasceu e faleceu em 1924);
5. Domingos Pires Taborda (nasceu em 1926) - viverá em Belmonte, mas nada sei sobre ele;
6. João Pires Taborda (nasceu a 17.06.1930), casou em 08.04.1956 com Maria Nazaré Gomes Taborda, vivendo actualmente em Lisboa; tem filhos e netos mas não tenho dados dos mesmos.
7. Maria Pires Ribeiro Carrilho (30.07.1932), vive também em Lisboa;
8. José Pires Taborda (11.11.1933), vive em Santo António dos Cavaleiros.

Mais uma vez muito obrigado pelas informações

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Goulão de Monforte da Beira

#221024 | abreu.pms | 12 fev 2009 10:46 | Em resposta a: #220914

Caros amigos procuro as origens da familia Goulão no Ladoeiro

Obrigado

PA

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377248 | JCMendonca | 21 jan 2017 20:25 | Em resposta a: #186242

Boa Tarde,
Eu Joana Goulão Mendonça, por ter orgulho em ser Goulão resolvi aventurar-me e tentar descobrir os meus antecedentes. Sou bisneta de Francisco Nicolau Goulão, sendo este filho de João Goulão e Maria Augusta Goulão. No entanto nao tenho muitos mais dados...
Também verifiquei que Nicolau João Goulão (casado com Isabel Parreira) é meu ascendente. Tem informação relativamente à data de nascimento e falecimento destes... E sabe quem foram os progenitores de Nicolau João Goulão?
Grata
cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377274 | Lourval | 23 jan 2017 01:14 | Em resposta a: #377248

Oi Joana.

A família Goulão está presente em várias freguesias. Seria bom que você declarasse em que freguesia estão os seus Goulões e em que ano aproximadamente nasceu seu bisavô.

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377276 | agp | 23 jan 2017 05:13 | Em resposta a: #377274

Boa Noite,

São de Monforte da Beira com origem em Alcains.

Nicolau João Siborro (ou Goulão) nasceu a 7.9.1720 em Monforte da Beira. Casou primeira vez com Maria Pires Coucho e segunda vez com Isabel Parreira (ou Domingues Vilela). Era filho de Paulo Rodrigues Siborro e de Maria Sanches Goulão, neto paterno de Manuel Pires Bicho (ou Raposo) e de Filipa Dias e materno de Manuel Rodrigues Lameira e de Maria Sanches, todos de Monforte da Beira. A última nasceu a 2.2.1677 e era filha de Pedro Martins Goulão (de Alcains) e de Maria Gonçalves e neta paterna de Simão Martins Goulão e Ana Gomes.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377317 | JCMendonca | 24 jan 2017 20:15 | Em resposta a: #377276

Boa Noite, Antonio G.Pereira.

Estou eternamente grata pela sua mensagem.

Ao seu dispor,

Cumprimentos
Joana Goulão C.Mendonça

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377329 | mia_G | 25 jan 2017 01:46 | Em resposta a: #83948

Boa Noite,

Também tenho estado a pesquisar a origem da familia Goulão em Monforte da Beira.
pela minha analise penso que Pedro Martins Goulão (de Alcains nascido em 1617) é filho de Simão martins Goiulão ( 1593-1658) casou com Maria Gonçalves (???) e dai terá nascido Maria Sanches Goulão em 1670 que casou com Manuel Rodrigues (este ultimo de Monforte da Beira) é possivel??. Alguem me poderá dizer se esta maria Sanches Goulão teve uma filha com o mesmo nome.??

Vi também agoraum registo de José Nicolau Goulão casado com Maria Marques do Ladoeiro em 1815. Alguém sabe a data de nascimento de José Nicolau Goulã.
Se me pudessem clarificar as minhas duvidasagradecia.

Obrigado pela ajuda
Maria G.

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377337 | agp | 25 jan 2017 10:20 | Em resposta a: #377329

Bom Dia,

José Nicolau Goulão nasceu a 20.12.1783 em Monforte da Beira filho de Nicolau João Siborro e de Isabel Parreira (ou Domingues Vilela), já mencionados em mensagem anterior.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#377532 | pgoulao1 | 01 fev 2017 17:37 | Em resposta a: #377248

Boa tarde
Pelos poucos elementos que recolhi Nicolau João Goulão é nosso bisavô
Filho de Nicolau João Goulão é
José Nicolau Goulão(N1)20.12.1783 casado Maria Marques (Lavado) do Ladoeiro
Este ultimo casal tiveram vários filhos como;
a) seu avô Francisco Nicolau Goulão casado com Luisa Freire casaram em 20/07/1842
b) meu avô João Evangelista Goulão casado com Rita Freire

Luisa e Rita Freira eram irmã e filhas de Manuel Nunes Courella Isabel Freire

Descendemos assim de José Nicolau Goulão(N1)20.12.1783 casado Maria Marques (Lavado) do Ladoeiro (paterno) e Manuel Nunes Courella e Isabel Freire (materno)

Cumprimentos
Pedro Goulão

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#384544 | Isabel Goulao | 17 set 2017 22:55 | Em resposta a: #83948

Boa Noite,


Tenho estado também a recolher dados sobre a familia Goulão para um trabalho da minha familia. No entanto surgem-me algumas duvidas.
Pedro Martins Goulão (nascido a 1617) casou com Maria Gonçalves Nabais, em Monforte da beira? em que data?
Pedro Martins Goulão é neto via paterna do Capitão António Martins Goulão (1568-1634) e de D.Maria Gomes (falecida a 1663)?
Quais sao os pais do Capitão António Martins Goulão. Francisco Fernandes Goulão (1525-1600) e D.Maria Martins ou Fernão Gonçalves Goulão e D.Maria Martins? é que já vi registo de ambos. E quando é que eles se casaram e quando?
Se me pudessem ajudar estaria muito agradecida.
Isabel Goulão

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#413202 | Luisfcbavelar | 17 mar 2019 01:25 | Em resposta a: #377532

Ola primo
Sou descendente de uma Goulão que casa em medelim com António José da ribeira avelar, filha de francisco nicolau Goulão e Luíza freire.
Tem os ascendentes destes nossos avós? Pode enviar o q tem disponível?
Abr Luís Avelar

Resposta

Link directo:

Família Goulão de Monforte da Beira

#440886 | sergionm1975 | 06 mai 2022 14:08 | Em resposta a: #83948

Boa tarde a todos,

Estando a trabalhar no histórico familiar da minha esposa, cheguei ao Capitão António Martins Goulão e sua mulher Maria Gomes, através de uma de sua filhas Apolónia Vaz, estimando-se o nascimento desta no ano de 1592 (ano de casamento de seus pais). Com pena, porque certamente como todos gosto de ter tudo documentado :-), verifico que não se consegue encontrar o assento de batismo desta Apolónia Vaz, tanto mais que muitos dos assentos do livro referente àquele período é omitido o nome da criança batizada.
Contudo, deparei-me com um assento de batismo referente a uma menina (nome em falta) mas cujo o pai pelo menos percebe-se ser António Martins (...).
Será o assento da filha Apolónia? peço-vos ajuda (para perceber o nome completo do pai) e opinião no sentido e probabilidade de eventualmente ser o assento de batismo em questão.
A ref. é a seguinte: M1 Livros de registos mistos 1582/1630, de Alcains - PT-ADLSB-PRQ-PCTB01-004-M1_m0040.tif


Bem haja a todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen