Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Brasil | Arquivos

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#85389 | fábioarruda | 28 fev 2005 23:34

Amigos,
Estou apelando aos confrades, que têm por hábito pesquisar na ANTT, se poderia encontrar este processo de herança, em grau recursal, arquivado, sobre:

FRANCISCO DE ARRUDA CÂMARA, nascido por volta de 1680, casou-se com Clara Espínola de Mendonça, 1ª filha do terceiro casamento de sua mãe Catherine Espínola de Mendonça Vasconcellos e do Capitão Antônio Mendonça Machado.
Assim, no Brasil, temos este 1º Francisco de Arruda Câmara casado com Clara Espínola de Mendonça, conforme se atesta em processo de herança no Arquivo da Torre de Tombo pesquisado por muitos historiadores e genealogistas.
No Livro de Sebastião de Azevedo Bastos (No Roteiro dos Azevedos e outras famílias paraibanas), consta, segundo Carta do Palácio de EGA, de Portugal, apelação judicial de Francisco de Arruda Câmara, no ano de 1730, contra os cunhados refente a herança da sogra: D. Catherine Espínola de Vasconcelos, mãe de Clara, que foi casada 03 vezes:

*Catherine Espínola de Vasconcelos é uma figura que constitui tronco de várias famílias paraibanas, considerada pelo seu genro Francisco de Arruda Câmara como "uma mulher bonita e de posses", quer dizer viúva rica, razão pela qual casou-se 03 vezes nas recuadas épocas de 1680 aos primeiros anos 1700. Por isso temos que escrever com equidade sua origem hispano-italiana, onde encontramos esta família Espinola como "Espíndola", citada no aranzel judiciário do seu dito genro.
Giusepe Espínola e Cristina Maria Espínola, tiveram, pelo menos:
1)Felipe Valcácer Espínola c/c Ana Maria Batista Espínola;(Região de Mamanguape - onde já residia a família Valcácer, antes e depois da invasão holandesa na Província da Paraíba)
2)Catherine Espínola de Vasconcelos casada 03 (três) vezes;

1º Casamento: Tenente José de Carvalho Vasconcelos:
F1) Antônio de Carvalho e Vasconcelos c/c Joanna de Mendonça e Vasconcellos;
F2) Maria José Espínola de Vasconcelos c/c o português Alferes Simão Lopez Farinha;

2º Casamento: Sargento-Mor Antônio Gonçalves de Medeiros, tronco da família Gonçalves de Medeiros e dos Medeiros de Santa Luzia do Sabugi;
F1)Sargento-Mor Joseph Gonçalves de Medeiros;
F2) Anastácia Espínola c/c Sargento-Mor João Jorge da Costa;

3º Casamento: Capitão Antônio de Mendonça Machado, temos como filhas e os maridos, respectivos:
a)Clara Espínola de Mendonça c/c Francisco de Arruda Câmara;
b)Antônia Espínola de Vasconcelos Mendonça c/c Capitão Antônio Gomes de Macedo, tendo como filho o Tenente Manoel Carlos de Macedo, o qual aparecerá na descendência dos Miranda Henriques da Paraíba;

Este processo de herança existe, correu na Corte do Conselho Ultramarino em Lisboa Ocidental, a partir de 1730 e cujo resultado do recurso de Francisco de Arruda Câmara é desconhecido, em que os herdeiros responderam que nada queriam da partilha, exceto 01 dos filhos que prosseguiu na batalha judicial.

Segundo Sebastião de Azevedo Bastos em seu “Nos Roteiros dos Azevedos e outras famílias paraibanas”, sustenta que Clara Espínola de Mendonça c/c Francisco de Arruda Câmara, tiveram os seguintes filhos:
a) Capitão-Mor de Piancó e Pombal/PB Francisco de Arruda Câmara (Junior)casado Maria Saraiva da Silva;
b) Vicência de Arruda Câmara c/c Cosme Gomes de Figueiredo (1ª núpcia) e Sargento-Mor Antônio Gonçalves de Mello (2ª núpcia);
c) Silvestre de Arruda Câmara;
d) José de Arruda Câmara;
e) João de Arruda Câmara;

Gostaria de saber se tudo isso é verdade? Se existe este processo de meus 10-avós? Se existe no processo os nomes dos pais do primeiro Francisco de Arruda Câmara - pai? Nome do lugar onde moravam? Seus filhos? Qualquer informação que possa me ajudar será muito benvinda, pois não consigo avançar um milímetro em minhas pesquisas!
Agradeço qualquer ajuda!
Abçs
Fábio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#124149 | polly_arruda | 03 ago 2006 00:36 | Em resposta a: #85389

O que é antt?? Só curiosidade....
Eu tenho o livro "Os Arrudas".....
Vou dar uma olhada pra vê se tem no livro!!
Abraços,
Pollyana.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#130791 | jose1234 | 11 out 2006 01:51 | Em resposta a: #85389

Caro Fabio,

Colocando meu nome na internet (google) por brincadeira descobri este site e li o seu tópico, me apresento:
Meu nome é José de Arruda Cãmara, sou natural de Natal/RN; o meu pai se chamava José de Arruda Câmara Filho (desaparecido), nascido em Parelhas/RN (cidade próxima à Paraíba, e o pai dele (meu avô) se chamava José de Arruda Câmara, provavelmente nascido em Picuí/PB. Não sei ao certo sobre a questão levantada, mas indico meu tio JEOVAH ARRUDA CÂMARA, historiador da UFRJ, residente no Rio de Janeiro, fone: (21) 22041099, para te dar alguma informação sobre a família.

Resposta

Link directo:

ANTT(Br) x IANTT(P)

#130799 | victorferreira | 11 out 2006 09:22 | Em resposta a: #124149

No Brasil, e de acordo com uma breve pesquisa na net, parece ser uma de duas:
- ou a Agência Nacional dos Transportes Terrestres, que lida com 'caminhoneiros' e afins;
- ou a Associação Nacional dos Três Tambores que lidará eventualmente com batucada em geral.

Em Portugal, talvez o participante tenha tentado referir-se ao IANTT, ou Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, o Organismo que lida como o nome indica, com o arquivo e consulta pública e de fontes documentais.
Cumprimentos. VF

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#130852 | fabioal | 11 out 2006 16:53 | Em resposta a: #130791

Primo José,
Eu estive no apartamento do Tio Jeovah no Rio de Janeiro...:)))
Ele me forneceu toda a genealogia de nossa Família em Picuí e Parelhas/RN.
Gostaria de lhe enviar o arquivo completo, com todas as ramificações.
Mande-me um email para o endereço:

Resposta

Link directo:

Fábio p/ Primo José - Família Arruda Câmara

#130855 | fabioal | 11 out 2006 16:55 | Em resposta a: #130791

Primo José,

Coloquei os tracinhos no lugar do símbolo arroba.
Abçs
Fábio

Resposta

Link directo:

RE: Fábio p/ Primo José - Família Arruda Câmara

#131015 | RCCORREIA | 12 out 2006 23:20 | Em resposta a: #130855

Caro Fábio

Existem na Torre do Tombo dois documentos referentes a pessoas de nome Francisco Arruda Câmara que não sei se lhe interessam.

CódigoReferência PT-TT-RGM/04/41846
Título Francisco de Arruda Câmara
Datas 02/07/1746
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.36, fl.421
Carta de Confirmação. Terras na Paraíba do Norte.

CódigoReferência PT-TT-RGM/06/110403
Título Francisco de Arruda da Câmara
Datas 15/03/1781
Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.10, fl.333v
Carta Patente. Capitão Mor da Ordenança.

RCC

Resposta

Link directo:

Fábio p/ RCC - Família Arruda Câmara

#131121 | fabioal | 13 out 2006 18:52 | Em resposta a: #131015

Prezado Amigo,
Eu conheço estes documentos. Existe, inclusive, no Projeto Resgate - AHU (Arquivo Histórico Ultramarino), uma cópia manuscrita.

Dificil para mim está sendo encontrar o Processo de Herança da sogra dele - Catarina Espínola, em Sede de Recurso... Esse tá complicado!!!

Obrigado pela lembrança.
Abçs
Fábio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#179209 | João A. Câmara52 | 06 jan 2008 23:30 | Em resposta a: #124149

Olá...
Meu nome é João Batista Arruda Câmara filho de Vanderlei Arruda Câmara.
Sou artista plástico e muito conhcido em copacabana como A. Câmara. Tenho cinco filhos : Glaucio Arruda Câmara, Rodrigo Arruda Câmara, Vinicius Mesquita Arruda Câmara,Elen Rodrigues Arruda Câmara e Gabriel Rodrigues Arruda Câmara.
Moro no Rio de Janeiro - NI - .
Gostaria muito de conhecer os familiares desconhecidos, não tenho muito contato com os Arruda Câmara. Só tenho contato com os famíliares mais pertos.
Descobri esse site quando minha filha Elen R. A. Câmara estava pesquizando sobre nossa família.
Deixarei o e-mail de minha filha.
elen_camara@hotmail.com

Um grande Abraço,
João Batista Arruda Câmara e seus filhos.

Resposta

Link directo:

Nome dos Pais de Domício Raposo de Arruda Câmara

#182487 | Daniele Cristina F.S | 29 jan 2008 14:01 | Em resposta a: #85389

Olá, Fábio!
Sou uma descendente do casal Domício Raposo de Arruda Câmara e Davina Pergentina de Arruda Câmara, que eram parentes próximos. Você poderia me informar o nome dos pais de Domício e de Davina, e qual o grau de parentesco entre o casal?
Fico agradecida.
Abraços.
Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#187883 | fábioarruda | 11 mar 2008 21:59 | Em resposta a: #179209

CAPÍTULO V

A FAMÍLIA ARRUDA CÂMARA DE PARELHAS/RN
**************************************************

MANOEL DE ARRUDA CÂMARA, filho do Fazendeiro Manuel de Arruda de Câmara, neto do Dr. Francisco de Arruda Câmara e bisneto do Capitão-Mor Francisco de Arruda Câmara, nascido por volta de 1827, falecido em Parelhas/RN em 1902, casado, em primeiras núpcias por volta de 1852, com ALEXANDRINA BENIGNA RODRIGUES (DE ARRUDA CÂMARA), falecida em 23/02/1889, onde tiveram 17 filhos, e, em segundas núpcias, com MARIA JOAQUINA DOS SANTOS, tiveram 07 filhos. São do primeiro casamento:


DO 1º MATRIMÔNIO COM ALEXANDRINA BENIGNA RODRIGUES:

F1 – Olindina de Arruda Câmara, nascida por volta de 1853, c/c, em primeiras núpcias, Felismino Mariano Oliveira e, em segundas núpcias, Francisco Barbosa de Souza. A família “Barbosa de Souza” se difundiu pelos Municípios de Santa Cruz/RN e Ingá/PB;

F2 – Anibal de Arruda Câmara (assassinado em 03/11/1904) c/c Felismina Medeiros;

F3 – Juvêncio (Juveniano) de Arruda Câmara, nascido por volta de 1860, c/c, em primeiras núpcias, Ana Maria de Carvalho, e, em segundas núpcias, Maria dos Bodes;

N1 – Neide;
N2 – Teotônia;
N3 – Alexandrina Carvalho de Arruda Câmara, nascida em 1889, na Paraíba, casada em 27/02/1907 no Município de Jardim do Seridó/RN com Francisco Florentino de Azevedo, nascido em 1885, na mesma cidade do casamento, filho de Florentino Soares de Azevedo, nascido em 1860, e Joana Maria da Conceição, nascida em 1862, ambos na Paraíba, casaram-se em 1883 no Município de Jardim do Seridó/RN, irmão de José Roque Sobrinho, nascido na mesma cidade em 1888;

F4 – Leopoldino de Arruda Câmara c/c Pastora Maria de Farias;

F5 – Fortunato de Arruda Câmara (assassinado por Zé em 23/02/1900) c/c Jardelina de Oliveira;

F6 – Enéas de Arruda Câmara (solteiro);

F7 – Etelvina de Arruda Câmara c/c Teotônio:
N1 – Elísio;
N2 – Severino;
N3 - Januária c/c Gedeão;
N4 - Maroquinha c/c Leônidas;

F8 – Alexandrina de Arruda Câmara;
F9 – Domício de Arruda Câmara:
F10 – Manoel de Arruda Câmara c/c Maria do Carmo de Arruda Câmara;
F11 – Joaquim de Arruda Câmara;
F12 – Amélia de Arruda Câmara c/c Andrado, Comandante do Loyd;
F13 – Maria Augusta de Arruda Câmara c/c Francisco Olinto;
F14 – Tília de Arruda Câmara;

F15 – Lindolfo de Arruda Câmara c/c Maria Barbosa;
N1 - Luiza de Arruda Câmara;
N2 – Bento de Arruda Câmara;

F16 – Deolindo de Arruda Câmara;
F17 – Benigna de Arruda Câmara (Dona IAIA) c/c Hermenegildo José de Souza, em Parnamirim/RN;


DO 2º MATRIMÔNIO COM MARIA JOAQUINA DOS SANTOS:

F18 – Rita de Arruda Câmara c/c Pedro de Frira, em Parelhas/RN;
F19 – Maximina de Arruda Câmara c/c José Olinto, em Parelhas/RN;

F20 – Leopoldina de Arruda Câmara c/c, em primeiras núpcias, com João Batista e, em segundas núpcias, com José Tibúrcio; Filhos do segundo casamento:
N1- Maria das Neves de Arruda Câmara;
N2 - Vanderlei de Arruda Câmara (este mora no Rio de Janeiro);

Obs: este é o seu pai - Primo João Batista de Arruda Câmara - só não sei o nome da esposa dele!

Abçs
Fábio


Olá...
Meu nome é João Batista Arruda Câmara filho de Vanderlei Arruda Câmara.
Sou artista plástico e muito conhcido em Copacabana como A. Câmara. Tenho cinco filhos : Glaucio Arruda Câmara, Rodrigo Arruda Câmara, Vinicius Mesquita Arruda Câmara, Elen Rodrigues Arruda Câmara e Gabriel Rodrigues Arruda Câmara.
Moro no Rio de Janeiro - NI - .
Gostaria muito de conhecer os familiares desconhecidos, não tenho muito contato com os Arruda Câmara. Só tenho contato com os famíliares mais pertos.
Descobri esse site quando minha filha Elen R. A. Câmara estava pesquizando sobre nossa família.
Deixarei o e-mail de minha filha.
elen_camara@hotmail.com
Um grande Abraço,
João Batista Arruda Câmara e seus filhos.


F21 – Ana de Arruda Câmara c/c João Paulo, foi para Goiás;

F22- Severino de Arruda Câmara, nasceu com problemas de doença;

F23 – José de Arruda Câmara, fazendeiro em Picuí/PB, nascido em 16/04/1899, foi criado por Felismina Pessoa Cavalcante e Salviano Pessoa Cavalcante, c/c Maria Guilhermina de Souza Lima da Câmara, casados em 10/05/1923, onde tiveram 08 filhos:

N1 – Jeová de Arruda Câmara, nascido em 03/04/1924, solteiro, Historiador, Antropólogo, Museologista, foi Embaixador da Câmara de Cultura Brasil/Rússia, Consul do Brasil na Bolívia, homem de elevada cultura, ainda hoje faz palestras pelo Brasil, aos 78 anos de idade, genealogista, profundo estudioso da cultura nordestina e da origem de nossa Família;

N2 – Iraci de Arruda Câmara c/c Arnaud Francisco da Silva;

N3 – José de Arruda Câmara (Zezito);

N4 – Mercês de Arruda Câmara c/c Antônio Francisco da Silva;

Bn1 – Cristiano, Administrador no Rio Grande do Norte;
Bn2 – Ana Maria, médica;

Bn3 – Carlos Eduardo, trabalha na Emp. Correios Telegráfos no Rio Grande do Norte, engenheiro;

Bn4 – Alexandre Alberto, trabalha na Emp. Correios Telegráfos no Rio Grande do Norte, na área Internacional;

Bn5 – Sérgio Antônio, trabalha na TELEGIPE, Aracajú/SE;

N5 – Irami de Arruda Câmara c/c Marco Polo;

N6 – Manoel de Souza Câmara, professor PHD., estudou em Oxford e Sorbone, casado, em primeiras núpcias, com Iraci Pereira de Barros, pernambucana, tiveram 03 filhos:

Bn1 – Ana Cristina, médica;
Bn2 – Fábio, estuda Desenho em Connecticutti, Carolina do Norte/USA;
Bn3 – Cláudio, trabalha na Marinha dos EUA;

Do segundo casamento com a Professora Luciene Vanderlei Alves, são 02 filhos:
Bn4 – Luman;
Bn5 – Élzio, trabalha na Aeronáutica;

N7 – Miraci de Arruda Câmara Pontual c/c José Ermínio Pontual, em primeiras núpcias, Cmte. de Marinha;

Bn1 – Fábio;
Bn2 – Silvia Maria;

N8 – Miracema de Arruda Câmara c/c Físico Nuclear Ueyoshi, San Diego/USA;

F24 – Chateaubriand c/c Isabel Silva, em Parelhas/RN;
N1 – Teógenes
N2 - Manoel;

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#206637 | Jiullia | 28 ago 2008 20:53 | Em resposta a: #187883

eu tbm pertenco a familia Arruda Camara...
+ num sei muita coisa sob ela...
gostaria de sabr...
ate onde eu sei... a familia Arruda a ql pertenco veio de alguma parte da Paraiba e veio morar num interior do RN (Parelhas) e q meu avo se chamava Jose Arruda Sobrinho que casou-se com e meu pai Jose Arruda Filho...
se alguem tiver + alguma informacao eu fikria muito agradecida.
Jiullia Steffany Silva Arruda

Resposta

Link directo:

Família Arruda Câmara

#225024 | jose1234 | 27 mar 2009 18:32 | Em resposta a: #206637

Hello, Jiullia!

Certamente, somos parentes próximos!
Meu nome é José de Arruda Câmara, sou de Natal/RN.
Meio pai, José de Arruda Câmara Filho, era de Parelhas/RN.
Meu email é jaccamara@hotmail.com

Aguardo seu contato,
Um abraço

Arruda

Resposta

Link directo:

Família Arruda Câmara

#226726 | jose1234 | 18 abr 2009 00:03 | Em resposta a: #206637

Hello, Julia!

Meu nome é José de Arruda Câmara e nasci e moro em Natal/RN.
Meu pai e avós são de Parelhas/RN.
Gostaria de saber de onde é o seu pai, quantos anos tem e onde mora?
Obrigado,

José Arruda (jaccamara@hotmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#278412 | Feliza | 13 jun 2011 02:51 | Em resposta a: #85389

Olá sou Feliza.
Meu trisavô, era Eufrasio de Arruda Câmara, irmão de Francisco de Arruda Câmara, sei que Ana de Arruda Câmara e Antonio Duarte Carneiro de Siqueira eram seus pais e quem eram os pais de Ana de Arruda Câmara.
Alguém pode me ajudar.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#293456 | glauciane | 26 dez 2011 22:35 | Em resposta a: #124149

Minha avó é Veriana Arruda de Barros, nascida em Parelhas-RN. É filha de Leopoldina Arruda Câmara e João Tiburcio. Veriana vive atualmente na baixada fluminense - RJ com sua filha (Maria José). Viúva de Aristides Alexandre Barros (originário de Parelhas).No RJ tivemos contato apenas com o Tio Vanderlei Arruda Camara(irmão de Veriana) quando era criança, depois que ele faleceu perdi contato com os parentes. Aqui quem escreve é a neta de Veriana Arruda Barros (nome de casada).
Chamo-me Glauciane Barros, não herdei o Arruda e nem Camara. Beijos
Bem, espero que encontremos mais parentes......

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#294957 | Milena Câmara | 17 jan 2012 20:12 | Em resposta a: #187883

Meu nome é Milena Câmara.Sou neta de Iraci de Arruda Câmara,que é filha de Faustino de Arruda Câmara,nascido em 1913, e vivo até hoje.Filho de José de Arruda Câmara, nascido em 1886 e falecido em 1990,em Esperança-PB.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325353 | eliton_s | 14 mar 2013 13:57 | Em resposta a: #85389

Prezado Fabio,


Por acaso tens mais informacoes sobre os macedos abaixo?


3º Casamento: Capitão Antônio de Mendonça Machado, temos como filhas e os maridos, respectivos:
a)Clara Espínola de Mendonça c/c Francisco de Arruda Câmara;
b)Antônia Espínola de Vasconcelos Mendonça c/c Capitão Antônio Gomes de Macedo, tendo como filho o Tenente Manoel Carlos de Macedo, o qual aparecerá na descendência dos Miranda Henriques da Paraíba;


Grato

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325398 | CIRNE DE TOLEDO | 14 mar 2013 22:23 | Em resposta a: #325353

Caro Eliton : Como tetraneto de Antônio Ferreira de Macedo e de sua mulher Anna de Arruda Câmara , tenho bastante interesse em conhecer a ascendência e a origem dos Macedo.Na famosa " Nobiliarchia Pernambucana , do Borges da Fonseca , faz-se referência aos pais de meu tetravô , Manuel Ferreira de Macedo e Rosa Maria.O valioso livro do Sebastião de Azevedo Bastos , " No Roteiro dos Azevedo e Outras Famílias do Nordeste " pode-se ler :
' Da mesma família , o tenente ( sic ) Antônio Gomes de Macedo , que ; em 18 der Novembro de 1734 ,em Bananeiras e Mamanguape , pedia terras nos sertôes e curimataús de Bananeiras , Cuité e Picuí , pois afirmava que descobrira o Olho D"Água dos Brandôes , em Serra do Cuité e Rio Uca , este do Tenente Manuel Carlos de Macedo , porém em 1770 ; João Efigênio de Macedo , no ano de 1796 , também obtinha terras nesse rumo."
Ele também afirma , embora sem provas documentais , que os Ferreira de Macedo provêm de Luiz Ferreira de Macedo , natural de Lisboa , filho de Damião Ferreira de Macedo , que , em 1655 , prestava serviços na Armada do Conde da Torre , em Pernambuco.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325407 | eliton_s | 15 mar 2013 00:22 | Em resposta a: #325398

Caro Cirne Toledo,



Interessante! Muito obrigado!! Entao, eu conhecia essa passagem do Azevedo Bastos, mas não sei se faz sentido essa ligacao, ainda. Minha familia também é Macedo. Sou pentaneto de Antonio Candido de Macedo I casado com Maria Thereza de Jesus. Eles eram da freguesia de Mamanguape, provavelmente de Mulungu-PB ou Alagoa Grande. Devem ter nascido por volta de 1770-1780 e vejo eles entrelaçados com os Soares de Vasconcellos e os Mello e Accioli. Nao sei se seriam do mesmo tronco, aliás o que estou querendo descobrir. No Azevedo Bastos, pg.470 se nao me fallha a memoria, ele diz que Antonio Candido de Macedo Filho (n.1801) c/c Lina Maria era da mesma familia dos Ferreira de Macedo, MAS não estou convencido ainda deste fato.

Ele (Aantonio Candido de Macedo I) era primo de Antonio dos Anjos de Macêdo, que casou-se com Ana Rosa da Conceição (n.1778), filha de Antonio de Azevedo Maia Júnior e Micaela Dantas Pereira. Foram testemunhas do casamento: João Marques de Macêdo e José de Azevedo Maia. No mesmo dia, Manuel Salvador de Vasconcellos, também irmão de Antonio dos Anjos de Macêdo, se casou com a irmã de Ana Rosa, Antônia Maria da Conceição (n.1779). Francisco Xavier de Mello e Antonio Candido de Macêdo I foram testemunhas do casamento.

Que achas?

Obrigado

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325413 | CIRNE DE TOLEDO | 15 mar 2013 04:27 | Em resposta a: #325407

Caro amigo e parente :
Bem , muitos dos Ferreira de Macedo não usavam o " Ferreira " , apenas o Macedo.O meu trisavô Coronel José Ferreira da Rocha e seu irmão , Estevam José da Rocha , o Barão de Araruna , aliás , apesar de serem filhos de Antônio Ferreira de Macedo , não usavam o sobrenome do pai nem o da mãe , Anna de Arruda Çâmara. O genealogista Ormuz Barbalho Simonetti , do Rio Grande do Norte , está escrevendo um trabalho de pesquisa genealógica , " O Barão de Araruna e os seus irmãos.Ascendentes e descendentes ". Vou perguntar a ele se ele já descobriu dados novos sobre os Ferreira de Macedo.. Um abtaço.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325472 | eliton_s | 16 mar 2013 01:07 | Em resposta a: #325413

Interessante! Adoraria saber se realemnte os Candido de Macedo, Ferreira de Macedo e os Gomes de Macedo sao do mesmo tronco!!!
Abraço

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325503 | CIRNE DE TOLEDO | 16 mar 2013 18:28 | Em resposta a: #325472

Caro amigo e parente :
Bem , como eu disse , o valioso livro "Nobiliarchia Pernambucana " , do Borges da Fonseca , relaciona o meu pentavô
Manuel Ferreira de Macedo e a sua esposa Rosa Maria e as suas duas filhas Joanna Francisca de Macedo e Inês Ferreira de Macedo , que se casaram com dois membros da família Wanderley , mas não menciona o meu tetravô , também filho do casal , Antônio Ferreira de Macedo.Como você vê , a filha Joanna Francisca não usava o nome Ferreira , apenas Macedo.
Além do meu trisavô Coronel José Ferreira da Rocha e do Barão de Araruna , havia mais dois irmãos , Vicente Ferreira de Macedo e Antônio Ferreira de Macedo ( o mesmo nome do pai ).O Borges da Fonseca não relaciona a ascendência do meu pentavô Manuel Ferreira de Macedo.O Bastos ( não sei se você tem um exemplar do livro ) , apesar de dar preciosas informações , não escreveu de forma organizada , sendo o seu valioso livro muito confuso.Ele relaciona os filhos do Antônio Ferreira de Macedo ( meu tio tetravô ) e , como se pode ver na página 471 , um deles é o Tenente Coronel Antônio Galdino da Luz Macedo , que não usava o Ferreira , apenas o Macedo.Muitos outros membros da família eram apenas Macedo.Isto leva a supor que o nome principal fosse Macedo e , assim sendo , trata se de um mesmo tronco , como , aliás , afirma o Bastos , embora não forneça provas.Vamos continuar as nossas investigações e , assim que eu descobrir mais dados , o informarei.Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325512 | eliton_s | 17 mar 2013 00:16 | Em resposta a: #325503

Entao, tenho sim o Azevedo Bastos e o Nobiliarchia. Eu já andei dando uma olhada nele, mas acredito que os Candidos de Macedo, começando pelos anos 1770, nao estão em nenhum. Deve haver um link. Eu vou ver se vou a Alagoa Grande e Mamanguape, sabe Deus quando, para ver se descubro essas ligacoes. Seria muito interessante se os Ferreira de Macedo e os Candidos de Macedos fossemos de uma mesma familia. É de se suspeitar mesmo!!!! Por que Antonio Candido de Macedo Filho foi morar na Faz Cauassu, no Municipio de Picui-PB, é uma icognita, mas, ao mesmo tempo, uma pista. Talvez ele fosse morar "mais proximo"dos parentes de Picuí...seu Irmao Joaquim Candido, meu tetravo, foi morar lá no Tuiuiú, municipio de Jardim do Seridó, isso nos idos de 1830...otimo!!!! qualquer coisa me escreve para eliton_s arroba yahoo ponto com (sem o BR!), abracos eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#325603 | CIRNE DE TOLEDO | 18 mar 2013 05:32 | Em resposta a: #325512

Caro amifo e parente :

Bem , eu não sabia que o Antonio Candido de Macedo Filho foi morar em Picuí PB. Como você sabe , Picuí é terra dos Ferreira de Macedo , sendo terra natal do Barão de Araruna , sendo mostrada pelo Bastos como sendo região onde os Macedo tinham sesmarias.Sendo assim , é quase certo que os Candido de Macedo e os Ferreira de macedo sejam mesmo uma única família.Estou aguardando informações do genealogista Ormuz Simonetti , do Rio Grande do Norte.
Outra coisa interessante : uma parte dos meus parentes Costa Cirne 9 minha família materna ) se estabeleceu em Jardim do Seridó , RN.
Abraços do
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#326832 | eliton_s | 07 abr 2013 18:53 | Em resposta a: #325603

Prezado Cirne,



Conseguiu alguma coisa com o Sr. Ormuz? Entao, esses dias andei dando uma olhada nos registros de batismos de Mamanguape ai vi que meus parentes e Manoel carlos de Macedo Jr. aparentemente sao bem entrelacados (mesmo tronco??). No Azevedo Bastos o pai de Manoel Carlos de Macedo Jr é dos Gomes de Macedos...eu acho que todos se entrelaçam lá nos anos 1750/1770.

Abraco


Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#326906 | CIRNE DE TOLEDO | 08 abr 2013 21:51 | Em resposta a: #326832

Caro amigo e parente :

Bem , como eu disse, o Ormuz , que é presidente do Instituto Genealógico do Rio Grande do Norte , está escrevendo um livro sobre os ascendentes e descendentes do Barão de Araruna e de seus quatro irmãos , todos filhos do Antonio Ferreira de Macedo e da Anna de Arruda Câmara.Ele , infelizmente , não tem mais dados sobre os ascendentes do Manuel Ferreira de Macedo , que , como eu disse , está relacionado na Nobiliarchia Pernambucana.O Bastos diz , sem provar , que os meus tetravós Anna de Aruda Câmara e Antônio Ferreira de Macedo eram primos e aparentados aos Ferreira da Silva , de Goiana.Talvez esta seja uma pista.Eu procurei ver os registros paroquiais de Goiana , no site dos mórmons , mas estão quase ilegíveis.Existe , também, um site interessante de um rio-grandense -do-norte , o JTrindade , que faz pesquisas em antigos livros paroquiais.Ele refere muitos casamentos de Ferreiras de Macedo , registrados em livros da paróquia de Santa Luzia do Sabugi , nos séculos XVII e XVIII.Assim que eu tiver alguma novodade , entrarei em contacto , pelo Forum.Um abraço do
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332660 | eliton_s | 19 jul 2013 02:00 | Em resposta a: #326906

Olá Sérgio,

Conseguiu mais alguma coisa sobre os Macedos?

Eu lendo um livro por esses dias, sobre Bananeiras, vi que Antonio Gomes de Macedo era dos Ferreira de Macedo. Entao, há uma boa chance que os Candido de Macedo sejamos do mesmo tronco dos Ferreira de Macedo.

Elitom

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332708 | CIRNE DE TOLEDO | 19 jul 2013 22:05 | Em resposta a: #332660

Caro amigo e parente : Bem , antes de mais nada , que livro é este sobre Bananeiras ? Eu ainda não disse , mas meus pais nasceram em Bananeiras.Eu conheço apenas dois livros sobre Bananeiras , ambos de meu primo Maurílio de Almeida , " O Barão de Araruna e a sua prole " e " As sete pétalas da rosa ".Será um destes dois ? Bem , como eu já disse , tinha certeza de que o Antônio Gomes de Macedo era da família Ferreira de Macedo , que o Bastos diz ( sem apresentar provas ) ser descendente do Luiz Ferreira de Maedo e de Damião Ferreira de Macedo.Reta agora ligar os Cândido de Macedo aos Gomes de Macedo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332749 | eliton_s | 20 jul 2013 13:41 | Em resposta a: #332708

Então, o livro que li é : SILVA, M. L. Bananeiras – Apanhados históricos. Bananeiras: Secretaria. Municipal de Educação e Cultura, 2005. Mas ele também não citam as fontes. Pelos registros de batizados de Mamanguape eu vejo os Candidos de Macedo muitissimo associados por relacao de compadrio com Manoel Carlos de Macedo que, segundo o Azevedo Bastos, seria filho de Antonio Gomes de Macedo. Eu, na verdade, até suspeito que Antonio Candido de Macedo (I) seja irmao ou primo de Manoel Carlos de Macedo.
Por acaso, nos seus livros que voce citou na mensagem anterior, tem algum Carlos de Macedo na ascendencia do Barao de Araruna? Se tiver, por gentileza, me passa!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332750 | eliton_s | 20 jul 2013 13:48 | Em resposta a: #332749

É bem verdade que as pessoas chamavam homens de destaque para ser padrinhos de sseus filhos, etc. Mas nao vejo por essa otica, até porque Manoel Carlos aparece sendo procurador de batismos de Antonio Candido e vice versa, numa porção deles.

Resposta

Link directo:

RE: Fábio p/ Primo José - Família Arruda Câmara

#332759 | eliton_s | 20 jul 2013 17:21 | Em resposta a: #131015

Prezado Correia,


COmo faço para adquirir esses documento?


Att

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332822 | CIRNE DE TOLEDO | 22 jul 2013 15:18 | Em resposta a: #332749

Caro amigo e parente : Bem , eu desconhecia este livro , mas vou pedir aaos meus primos de João Pessoa que o adquiram para mim.Na verdade , eu tenho apenas o livro do Bastos , a famosa " Nobiliarchia Pernambicana " e os dois livros de meu primo Maurílio de Almeida , um dedicados ao Barão e o outor dedicado aos filhos de meu trisavô , o Coronel José Ferreira da Rocha ( o CoronelCamporra ) , ormão do Barão. Como eu disse , o Bastos afirma ( sem apresentar provas... ) que os Ferreira de Macedo descendem de Luiz Ferreira de Macedo , natural de Lisboa e de Damoã Ferreira de Macedo.Afirma , também , que os meus tetravós , Anna de Arruda Câmara e Antônio Ferreira de Macedo eram primos ( também sem dar provas ...).Ele também afirma que o Macedos eram ligados , por laços de família , aos Ferreira da Silva , de Goiana. Talvez possam ser achadas maiores informações consultando os livros paroquiais de Goiana , Pernambuco.Eu já tentei consultar , pelo site dos nórmons , mas eles estão em mau estado e a leitura é quase inpossível.Uma curiosidade : eu enconrei , em site dedicado à genealogia , a curiosa informação de que o Barão de Araruna , Estevam José da Rocha , casou-se , em segundas núpcias ! Na verdade , ele faleceu antes da esposa....Isto mostra que é prciso tomar muito cuidado , com informações inverídicas....Mas , voltando aos Macedo , eu tenho quase certeza de que eram todos da mesma família , alguns com o nome de Ferreira de Macedo , outros Gomes de Macedo , outros apenas Macedo , outros Cândido de Macedo.Aliás , enconrei , há poucos dias , alguns que se assinavam Pereira de Macedo.
Vamos continuar as pesquisas.....
Um grande abraço do Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332849 | eliton_s | 22 jul 2013 22:10 | Em resposta a: #332822

Prezado Sérgio,

Vamos descobrir esse fio que esta falatando para chegarmos ao fim!! Eu vejo que o Azevedo Bastos fornece muita informacao, mas nenhuma prova! Eu ainda nao confio totalmente no que ele está falando, mas acho que muita coisa faz sentido. Alias, o inicio desse forum trata do PROCESSO DOS ARRUDA CAMARA que eu gostaria muitíssimo de encontrar, pois é nele que ha a ligacao do gomes, ferreira e candido de macedo!! Onde voce encontrou os Pereira de Macedo?

Se voce quiser, posso comprar esse livrinho e te mandar. Ainda amanha cedo devo passar em frente ao sebo e dai compro e te envio. Me manda seu endereço ou me escreva para meu e-mail: eliton_s@yahoo.com

Abraço

Eliton

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#332942 | CIRNE DE TOLEDO | 24 jul 2013 15:11 | Em resposta a: #332849

Caro amigo parente : Bem , sem dúvida , o Bastos faz muitas afirnações sem apresentar provas ou as fontes documentais em que se baseia.Como observei , as suas referências às origens dos Macedos ( de que são descendentes de Luiz e Damião Ferreira de Macedo , este último tendo vindo ao Brasil para lutar na esquadra do Conde da Barca ) não são acompanhadas de provas ).Eu já tentei encontrar referências a eles , mas sem sucesso.Parece , por falar em pesquisas , que o site dos mórmons está bem melhor , as imagens estão mais visíveis.Vejamos se terei sucesso , agora...Quanto aos Pereira de Macedo , encontrei referências a eles no site de genealogia do J.Felipe da Trindade , mas , agora , não estou conseguindo acessá-lo.Pode , porém , ser erro de leitura , pois ele cita o meu trisavô José Ferreira da Rocha ( o irmão do Barão de Araruna ) como sendo José Pereira da Rocha.
Assim que tiver novidades , eu as comunicarei.Um grande abraço do Sérgio

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#373112 | CIRNE DE TOLEDO | 11 ago 2016 22:42 | Em resposta a: #85389

Segundo informações do J Trindade , o Capitão-Mor de Pombal , Francisco de Arruda Câmara e sua mulher Maria Saraiva da Silva tiveram mais duas filhas , Emerenciana e Martiniana , além dos já conhecidos Dr. Francisco de Arruda Câmara , Padre Dr.Manuel de Arruda Câmara , Antônio Cassiano , Paulo , Belarmino , Bernarda e a minha tetravó Anna de Arruda Câmara. .Outra informação importante diz respeito à minha 5a. Avó , Maria Saraiva da Silva. , nascida em 1746 e falecida aos 2/9/1784 , aos 38 anos de idade.

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#373118 | elsm | 12 ago 2016 02:03 | Em resposta a: #373112

Olá Sérgio,

Parabéns!!! Eu também já avancei bastante na descendência do Ten. Manoel Carlos de Macêdo, encontrando 10 filhos, quando a historia registrava apenas um. Mas nao achei ainda uma base sólida que afirmasse 100% que eles são dos mesmos ramos que os Ferreira de Macedo.

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#373141 | CIRNE DE TOLEDO | 12 ago 2016 22:15 | Em resposta a: #85389

Prezado amigo : O JTrindade informa que Emerenciana era casada com o Alferes Ignácio José Loyola , filho do Tenente Feliciano Pereira de Lyra e de sua mulher Margarida Gomes da Anunciação e que batizaram a filha Raquel na Capela de Santa Rita do Engenho Jardim aos 22/1/1792 , tendo a filha 22 dias.Martiniana era casada com o Comandante Domingos de Abreu e Vasconcellos , filho do Capitão João Dias da Silva Coutinho e de sua mulher Maria José dos Prazeres.Batizaram o filho Amaro aos 24/9/1793 , sendo moradores do Engenho Jardim.O padrinho foi o mestre-de-campo Amaro Gomes Coutinho.

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#373155 | fabioal | 14 ago 2016 04:26 | Em resposta a: #294957

Prima Milena,

Eu tenho um arquivo sobre nossa família. Caso queira o envio, basta me passar um e-mail.

email: fabioal@tcu.gov.br

Atenciosamente,
Fábio

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#373156 | fabioal | 14 ago 2016 04:30 | Em resposta a: #293456

Prima Glauciane,

Tentei muito entrar em contato com alguém deste ramo de Parelhas mas não tive sucesso.

Entre em contato.

email: fabioal@tcu.gov.br

Atenciosamente,
Fábio

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#383240 | fabioal | 31 jul 2017 15:01 | Em resposta a: #373156

Encontrei a origem, falta apenas o batizado:

Aos seis dias do mês de abril de mil setecentos e trinta e três anos, neste Colégio da Companhia de Jesus, da cidade da Paraíba, apareceu Francisco de Arruda Câmara, testemunha jurada aos Santos Evangelhos, em que pôs sua mão direita para dizer verdade e guardar segredo em tudo que lhe fosse perguntado, homem casado e de idade que disse ser de quarenta e seis anos, natural da Ilha de São Miguel de Vila Franca do Campo, assistente nesta Capitania há vinte e seis anos e agora morador na Várzea Nova.

Grande Abraço
Fábio Arruda

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#423070 | carlaroque | 10 abr 2020 19:13 | Em resposta a: #187883

Prezado Fábio,
Gostaria de saber qual a fonte das informações que você postou sob o índice de capítulo V, que cita JOSÉ ROQUE SOBRINHO (meu trisavô).
Estou em busca de fontes seguras para investigação da minha genealogia.

Forte abraço fraternal,
Carla Roque
Filha de Parelhas/RN

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#431979 | ranimacedo | 16 mar 2021 01:16 | Em resposta a: #293456

Oi Glauciane! Sou Arruda Câmara de Parelhas RN. Sou pesquisador. Podemos manter contato? ranimacedo@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Ajuda na ANTT - Família Arruda Câmara

#432167 | fábioarruda | 22 mar 2021 06:47 | Em resposta a: #423070

Prezada Sra. Carla,
As fontes utilizadas foram os Livros das Igrejas de Parelhas e Acari.

fabioal@tcu.gov.br
Abcs
Fábio Arruda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 17:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen