Famílias de Trás-os-Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Património

Famílias de Trás-os-Montes

#88629 | lmsarmento | 15 abr 2005 17:33

Caros
Sendo as minhas raízes dessa região, gostaria se saber mais sobre os meus antepassados.
Assim:
1 - Trisavós paternos - Dr. Manuel José de Moraes Sarmento casado com Dona Antónia Peregrina de Moraes Sarmento
2- Bisavô paterno - Dr. José Joaquim de Moraes Sarmento casado com ? Dona Amélia Pessanha ?. Nasceu em Mirandela em 18 de Julho de 1825. Formou-se em Coimbra em 1853. Foi Administrador do extinto Concelho dos Cortiços e no Macedo de Cavaleiros. Foi Delegado do Procurador Régio da Comarca de Pinhel (1863). Transferido para a Comarca de Alenquer em 20 de Outubro de 1864, finalmente transferido para a Comarca do Porto de Mós (1868). Faleceu em Mirandela em 27 de Agosto de 1904;
3- O meu bisavô segundo consta teve três filhos ???, dois dos quais fora do matrinónio, ou seja com a minha bisavó Dona Joana Salgado
4- O meu avô paterno Carlos Augusto de Moraes Sarmento nasceu em Mirandela em 24 de Fevereiro de 1875 e faleceu em Lisboa em 24 de Outubro de 1957, casou com Bárbara Maria do Nascimento de Moraes Sarmento natural de Estarreja.
5 - Gostaria de saber se me pudessem ajudar os antepassados ao meu trisavô. Consta-me que vêm do Morgado "Moraes Sarmento" instituído por Paulo de Sá Moraes, capitão môr de Mirandela casado com Dona Ângela de Escobar;
6- Gostaria também de saber o nome dos restantes filhos do meu bisavô, bem como sobre a família da minha bisavó.

Obrigada
Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#94692 | Klausus | 29 jun 2005 19:33 | Em resposta a: #88629

Cara senhora ,
Eu pessoalmente não a posso ajudar, mas tenho conhecimento de alguém que a ajudar de bom grado .Não conheço pessoalmente este senhor, mas pelo que tenho lido nestes fóruns parece uma pessoa muito acessível.Entre em contacto com ela.
Um abraço e boa sorte,
Klausus
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#95583 | manelsp | 09 jul 2005 13:45 | Em resposta a: #88629

Cara Luisa Moraes Sarmento (gosto do seu nome porque é igual, com apelidos e tudo, ao da minha Mãe)

decerto saberá que saiu em 2001 um livro onde tudo isso se deve encontrar: "Familias Transmontanas" de Francisco Xavier Quadros de Moraes Sarmento, ed. Carvalhos Basto. Em Lisboa na Ferin ou no Porto na livraria esquina pode encontrá-lo. Caso queira, também o pode encomendar aqui pelo Genea, na livraria.
No que neste momento possuo não encontro informações sobre os seus antepassados. Estarão decerto nesse livro mas como o tenho em casa dos meus pais não será tão rápido o acesso. De qualquer modo, se precisar de mais informações é só dizer.
Cumprimentos do seu parente
Manuel M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#95661 | lmsarmento | 10 jul 2005 21:13 | Em resposta a: #95583

Caro Manuel M. Sarmento Pizarro

Sei da existência do livro, mas na realidade nunca o adquiri. Vou aceitar a sua sugestão e vou comprá-lo.

Obrigada, cumprimentos

Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#95662 | lmsarmento | 10 jul 2005 21:18 | Em resposta a: #94692

Caro Klausus

Segui o seu conselho e já enviei uma mensagem para o mail indicado. Espero ter "alguma" sorte.
Muito Obrigada, cumprimentos

Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#95732 | amnso | 11 jul 2005 19:20 | Em resposta a: #88629

a minha familia e de vila real taveira de magalhaes..alguem descentente?

m ortigao

mail....mmloo@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#99572 | manelsp | 06 set 2005 19:32 | Em resposta a: #88629

Cara Luisa
depois de um tempo sem notícias tenho aqui o Livro dos Moraes Sarmento de que lhe falei e gostava de mais pistas para a ajudar. Já chegou a mais alguma conclusao? Gostava de saber por onde vem o Parentesco.
Cumprimentos
Manuel de Moraes Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100198 | lmsarmento | 12 set 2005 09:51 | Em resposta a: #99572

Caro Manuel
Ainda não cheguei a nenhuma conclusão. A verdade é que não sei mais nada sobre a ascendência da minha família, senão o que vem expresso na minha mensagem de 15/04. Sou Moraes Sarmento por parte de pai e avô paterno, mas anterior ao avô pouco mais sei.
O mêu avô teve 15 filhos, neste momento, só tenho um tio vivo já com 81 anos e também não sabe mais nada. Alguns dos meus primos também estão empenhados em desvendar o passado, mas até agora sem sucesso.
Obrigada. Se poder ajudar agradecia. Cumprimentos
Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100201 | manelsp | 12 set 2005 11:28 | Em resposta a: #100198

Cara Luisa
Se é Sarmento e de Mirandela é decerto minha "parenta", e desculpe o vernáculo transmontano. Ando à procura do seu ramo no Livro "Famílias Transmontanas" mas uma das falhas do livro (sem ser demasiado crítico pois sei que é uma obra notável em muitos pontos) é que lhe falta um índice onomástico, pelo que a procura nos dois volumes (com cerca de 500 páginas cada um) tem de ser página a página, já que o seu bisavô poderia ser de Mirandela mas vir de Vinhais, Bragança, Chaves, Valpaços, Torre de Moncorvo, etc...
Vou pesquisar, e se ainda hoje tiver resposta mando-lhe.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100233 | manelsp | 12 set 2005 15:34 | Em resposta a: #88629

Cara Maria Luisa

depois de ver o primeiro volume da obra que lhe referi vejo as seguintes coincidências:
na página 143 aparece
D. Antónia Peregrina de Moraes Sarmento, filha de Martinho José de Moraes Sarmento e de sua mr. D. Ana Bernardina de Amaral Sarmento, natural de Mirandela. Casou com o Dr. Manuel José de Moraes, nat. de Bragança, filho de José de Moraes e de sua mr. D. Vicência Rosa do Espírito Santo.
Será a sua trisavó? Vendo os filhos que tiveram e vêm citados não consta nenhum José Joaquim, mas pode ser que exista, senão vejamos: fala de dois filhos, um padre Álvaro José de Moraes Sarmento, n. a 5.8.1823 em Mirandela (como vê, dois anos mais velho que o seu bisavô) que foi afilhado de Francisco António de Almeida Moraes Pessanha, sacerdote, que foi representado por seu irmão Francisco Sebastião de Almeida Pessanha, do lugar de Carvalhais, e de sua mulher D. Margarida Eugénia. A presença dos apelidos "Pessanha" mostra a proximidade das duas famílias e daí pode advir um casamento posterior. Mas continuemos: havia outro irmão deste sacerdote que aqui vem referido como filho de Antónia Peregrina e Manuel José, de seu nome Martinho José de Moraes Sarmento, casado com D. Antónia Adelaide da Silva Cabral. Na nota 230 do mesmo livro pode-se ler que, acerca deste casamento, foram testemunhas JOSÉ JOAQUIM DE MORAES SARMENTO, Bacharel, casado, e outro senhor que para aqui não importa. Suspeito muito que este seja o seu bisavô e aqueles dois senhores anteriormente mencionados seus tios bisavôs. O seu tio de 81 anos não reconhecerá nenhum dos nomes? Já agora, que tem os nomes e datas, já pensou em pedir uma fotocopia dos registos ao Arquivo de Bragança Miranda? poderá fazê-lo via internet.

Espero não ter sido muito confuso. Se não fôr isto que aqui lhe digo avise-me para continuar as procuras. Encontrei outro José Joaquim mas não era filho de Antonia Peregrina nem Manuel José, pelo que nem o menciono. Quanto ao seu avô Carlos Augusto, confeço-lhe que ao ver um "Augusto" penso logo nos Sarmento Campilhos, mas imagine que o nome até vem por um deles ser padrinho dele ou por relação de amizade. Olhe, sinceramente não sei mais que lhe diga. Continuarei em breve as pesquisas no segundo volume mas creio que já vamos bem encaminhados.
Com os melhores cumprimentos, e espero a sua resposta. Senão, digo-lhe mais qualquer coisa ao fim das 500 páginas que faltam

Manuel de M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100261 | Marcondes | 12 set 2005 20:34 | Em resposta a: #100201

Caro Manuel,

Sem querer abusar, gostaria, se for possível, que ficasse atento, nestas buscas para a Luisa, nestes Moraes Sarmentos que passo a citar abaixo:

1. Ana Josefa de Moraes Barros, n. 13.7.1751 na freg. de Santa Maria Madalena de Curopos, conc. de Vinhais e casada a 23.6.1776 com dispensa de terceiro e quarto graus com António de Abreu Sarmento

2. FRancisco José de Moraes Barros ou Moraes Sarmento, n. em Curopos
3. Maria José Alves de Azevedo n. da Torre de D. Chama ou Curopos

4. Tomás de Moraes, n. de Curopos
5. Joana de Barros, n. Parâmio, Bragança
6. Brás Alves, n. Curopos
7. Maria de Azevedo n. Torre de D. Chama

Um abraço,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas Sp BRasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100265 | manelsp | 12 set 2005 20:51 | Em resposta a: #100261

Caro Washington

Não conheço os nomes que me refere mas Moraes Sarmento e Torre Dona Chama têm tudo a ver. Creio que não se encontrarão na obra que vou referindo, mas pode ser que sim. Os numeros que usa são referidos a gerações ou simplesmente nomes soltos? Vou ver o que consigo encontrar.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100271 | Marcondes | 12 set 2005 21:39 | Em resposta a: #100265

Caro Manuel,
Desculpe não ter explicado melhor. Os números que usei são de geração (Soza-Stradonitz).

Um abração,

Washington

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100289 | manelsp | 12 set 2005 23:21 | Em resposta a: #100271

Caro Washington
obrigado pelo esclarecimento. Supunha que fosse a Soza-Stradonitz mas não queria assustá-lo com tamanho palavrão. Vamos ver o que se encontra.
um abraço
Manuel De M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100304 | Marcondes | 13 set 2005 02:43 | Em resposta a: #100265

Caro Manuel,

Talvez isto possa ajudar: no processo de dispensa de consaguinidade consta que Francisco José e Maria José são parentes em terceiro grau porque Tomás de Moraes é primo carnal (em outro lugar diz primo direito) de Braz Alves.

Um abraço,
Washington Marcondes Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100363 | lmsarmento | 13 set 2005 18:35 | Em resposta a: #100233

Caro Manuel

Penso que já descobrimos o "fio à meada" a Dona Antónia Peregrina do Amaral Sarmento é na realidade a minha trisavó, mãe do meu bisavô Dr. José Joaquim de Moraes Sarmento que teve vários irmãos entre os quais o Padre Álvaro de Moraes Sarmento, acho que era Reitor de Borges, segundo um manuscrito deixado pelo meu avô que está em muito mau estado e pouco se percebe. Ainda consigo ler que os outros seus tios, meus tios avôs são Martinho José ?, Dona Carolina, Dona Doroteia, Dona Margarida de Moraes Sarmento casada com o Morgado da Quinta António Caetano de Moraes Pinto?.
O meu avô não deixou nada escrito com quem era casado o meu bisavô, seu pai, eu ainda conheci um tio avô que não me recordo o nome, só sei que era capitão médico, chamar-se-ia Benardino???.
Vou tentado encontrar mais alguma informação no "espólio" familiar em meu poder, porque o meu tio também não tem mais nenhuma informação
Cumprimentos
Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#100368 | manelsp | 13 set 2005 19:35 | Em resposta a: #100363

Cara Luisa
como lhe digo, o livro não fala de mais irmãos senão os que lhe mencionei mas sempre é possível que houvesse mais (a obra, como todas, é limitada). Se conseguir encontrar o registo de baptismo do seu bisavô então já tem a prova. Quanto às origens não se preocupe que oportunamente lhas enviarei com a respectiva referência bibliográfica. So estava à espera que me confirmasse que Antónia Peregrina era a mesma. Quanto a Manuel José, nada se sabe, mas já lhe responderei.
Cumprimentos do seu parente e até breve
Manuel M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#101040 | manelsp | 21 set 2005 13:35 | Em resposta a: #100363

Cara Maria Luisa
depois de uma ausência, motivada pela triste morte de minha avó, pude finalmente concluir o resumo que lhe prometi de 9 gerações de Antónia Peregrina para trás. LEia atentamente porque vêem referencias a Felgueiras Gayo e pode, com isso, fazer um estudo comparativo.
Cá Vai:

I- Sebastião de Moraes, falecido antes de 1564, residente em Lisboa, COC a 8 de Julho de 1511, Senhor de um Morgadio com cabeça onde depois se construíram os paços de Xabregas, teve alvará de Tesoureiro da Casa da Índia, casou 1ª vez com D. Juliana de Moraes Cabral, de quem teve
II- Francisco de Moraes Cabral (Palmeirim), que terá nascido em finais do século XV, princípios do XVI; o título “Palmeirim” vem-lhe da sua Obra, o livro de cavalaria “Crónica do Palmeirim de Inglaterra” (posta no Dom Quixote de Cervantes como livro de eleição ao lado de Amadís de Gaula - primeira parte, Cap. 6); Foi a França como secretário do Embaixador D. Francisco de Noronha (Linhares), de onde regressou em 1544, depois de lá publicar o seu livro. Em 1550 é nomeado escudeiro-fidalgo com tença de 12.000 reis, e depois, ao serviço de D. João III, Cavaleiro-fidalgo. Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo em 1566 e comendador. Casou antes de 1530 com D. Bárbara Madeira, de Lisboa, falecida em Março de 1567 em Alfama, filha de Gil Madeira, escudeiro da Rainha D. Leonor, irmã de D. Manuel I, e de s.m. D. Ana Gomes, filha de Beatriz Anes. Tiveram vários filhos, entre os quais
III-Gonçalo de Moraes (Cabral), natural de Lisboa, depois de viúvo, em 1601, foi Abade de Santa Valha, hoje concelho de Valpaços, c.c. D. Cecília da Costa, de quem teve
IV- Jerónimo de Moraes, de quem não se sabe onde nasceu, provavelmente em Lisboa; faleceu em Santa Valha, a 26 de Fevereiro de 1667, estando sepultado na capela de Santo António do solar dos Arciprestes ou Ciprestes. Primeiro administrador desse Morgadio, casou com D. Francisca de Moraes Castro Veloso, (Felgueiras Gayo, VIII, Peminteis, §24, nº13) de Chaves, filha de Gregório de Castro Moraes, Padroeiro de Nª Sª do Pópulo e senhor deste Morgadio, e de s.m. D. Catarina Veloso Teixeira, neta paterna de Jaime de Moraes, Padroeiro de Nª Sª do Pópulo, onde está sepultado, e de s.m. D. Antónia de Castro Teixeira, e neta materna de Martim Teixeira Homem, Comendador de S. Nicolau de Carrazedo, na Ordem de Cristo, Brigadeiro de Infantaria, procurador às Cortes de 1618 pela vila de Chaves, instituidor do Morgadio de Curalha, e de s.m. D. Francisca Martins Veloso. Foi seu filho
V- António de Moraes Castro, segundo administrador do Morgadio de Santo António dos Arciprestes e juiz dos órfãos do concelho de Monforte do Rio Livre, c.c. D. Maria de Sá Vilares, nascida e sepultada em Sonim, filha de Manuel Vilares Pinheiro, juiz dos órfãos de Monforte do Rio Livre, e de sua mulher e prima co-irmã D. Ana de Sá, neta paterna de Manuel Pinheiro de Melo, natural de Águas Frias, juiz dos órfãos de Monforte do rio Livre e aí capitão-mor, e de s.m. D. Isabel Botelho, de Sonim, e neta materna de Domingos Botelho e s.m. D. Brites de Sá. Tiveram muitos filhos, entre os quais destaco Luzia de Moraes Castro de quem eu descendo e a sua irmã de quem Maria Luísa descende
VI- D. Bernarda (ou Bernardina) de Sá Vilares, que faleceu em Mirandela a 23.5.1751 e casou a 12.10.1718 em Sobreiró de Baixo, freguesia de S. Mateus, com António de Faria de Moraes Soutelo, deste lugar e já fal. em 1743, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, por Alvará de 21.11.1735, Fidalgo de Cota de Armas, Tenente de Infantaria Reformado, filho de Francisco e Moraes Soutelo, de Sobreiró de Cima, e de s.m. D. Feliciana de Lobão, dos Vilares, Torre Dona Chama, já defuntos à data do casamento. Tiveram vários filhos (Francisco, Doroteia, Manuel, António Manuel, Feliciana, Joana, Maria Luísa).
VII- Doroteia Maria de Moraes Castro nasceu a 26.4.1722 em Sobreiró de Baixo, e foi baptizada a 5 de Maio sendo padrinho o Reverendo António de Moraes Soutelo, abade de Vilar Seco de Lomba. Pelos serviços de seu pai teve uma tença de 28.000 Reis a 24.3.1735 (ANTT, Chancelaria de D. João V, Lv 91, f.65 A.H.C.G.). Casou a primeira vez a 8.12.1737 em Sobreiró com Vasco de Moraes Sarmento, natural da cidade de Goa, baptizado na freguesia de Santa Maria da Ajuda de Ribandar, ilha de Goa, Capitão-mor de Mirandela, filho de Lucas Bernardo de Moraes Sarmento, de Mirandela, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo por alvará de 15.11.1709, Alcaide-mor da cidade de Damão, Governador das Fortalezas e Província de Barles, no Estado da Índia, e de sua mulher D. Maria de Mendonça Corte Real, natural da cidade de Goa, neto paterno de António de Moraes Sarmento, natural da vila de Mirandela, Capitão-mor da mesma, e de sua mulher D. Mariana de Espinhosa, natural de Mogadouro, e neto materno de Rodrigo Homem Cabral (filho de Diogo Pacheco Mendonça), Escudeiro Fidalgo da Casa Real, com 800 Reis de moradia, por mercê de 28.2.1684, e, depois, passando nesse ano À Índia, seria aí armado Cavaleiro Fidalgo da Casa de Sua Majestade, com 300 Reis mais de moradia, natural da vila do Chão de Couce, bispado de Coimbra, e de sua mulher D. Beatriz Cardoso de Almeida, natural e baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Neves da povoação de Raxol, província de Salsete, nos mesmos Estados da Índia. Tiveram vários filhos (Lucas Bernardo, Ana Maria, Brites Helena, José Luís, Bárbara, Teresa Josefa, Mariana Rosa, Domingos Vicente, Quitéria Luísa, Martinho José, Ana Maria).O filho
VIII- Martinho José de Moraes Sarmento nasceu a 22.7.1755 em Mirandela; casou com D. Ana Bernardina do Amaral Sarmento (ou Moraes Sarmento do Amaral), filha de Francisco do Amaral Sarmento, de Cortiços, e de sua mulher D. Maria Pinto, de Pinhovelo. Tiveram três filhos: Martinho José, Rita e
IX- Antónia Peregrina, de quem Maria Luísa descende.

Fontes: Arquivo de Bragança Miranda (Registos Paroquiais de Mirandela, Sobreiró) E Algumas de Braga e TT.

Com os melhores cumprimentos
Manuel de M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#101199 | lmsarmento | 23 set 2005 11:04 | Em resposta a: #101040

Caro Manuel

Em primeiro lugar quero expressar o meu pesar pelo falecimento da sua avó.
Agradeço toda a informação prestada, a qual vai servir muitíssimo para continuar com a minha pesquisa. Na realidade sempre ouvi dizer que a família tinha raízes em Torre D. Chama, Chaves e Mirandela, e como posso constatar tudo coincide.
Mais uma vez obrigada e quando descobrir mais alguma coisa vou informando. Estarei ausente nas próximas duas semanas.

Com os melhores cumprimentos
Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#101203 | manelsp | 23 set 2005 11:25 | Em resposta a: #101199

Cara "prima" Luisa
obrigado pela sua mensagem relativamente À minha avó. Quanto aos temas genealógicos, se eu descobrir mais alguma coisa já lhe direi. Espero que se anime a continuar com as suas pesquisas.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#121811 | vitrevisan | 28 jun 2006 19:11 | Em resposta a: #88629

Boa Tarde! Minha Avó, Isaura Martins Cardoso, nascida em 22/11/1897, é "natural de Serva (ou Cerva), provincia de Traz-Os-Montes. Filha de Jose Alves e de Theresa Martins Cardoso.
Preciso pesquisar seus dados de nascimento, mas não consigo chegar a nada. Alguem poderia auxliar-me. Pois não encontro nada com o nome de Cerva, será que o nome foi mudado. Poderiam auxiliar-me indicando lugares para a busca???
Agradeço muito. Vitorio Trevisan Neto, Brasil

vitorio2006@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#121838 | rmfrp | 28 jun 2006 22:45 | Em resposta a: #121811

Caro Vitorio Trevisan Neto:

Aparentemente a localidade que procura é Cerva, sede da freguesia com o mesmo nome, no concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#121851 | vitrevisan | 29 jun 2006 02:24 | Em resposta a: #121838

Boa Noite! Obrigado pela atenção. Poderia auxiliar-me quanto a sites ou fontes para que eu procure sua certidão de nascimento, ou algum local que informe as saidas de portugueses (navios?) para o Brasil? Agradeço novamente.

Vitorio Trevisan Neto - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#121854 | vitrevisan | 29 jun 2006 02:39 | Em resposta a: #121838

Aproveitando-me de sua boa vontade, pergunto: Minha avó chamava-se Isaura Martins Cardoso, Filha de Jose Alves e Theresa Martins Cardoso. Como devo pesquisar? Os criterios de sobrenome são diferentes em Portugal? Ela não deveria possuir o sobrenome do pai? Grato...

Vitorio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#121896 | fertelde | 29 jun 2006 16:11 | Em resposta a: #101040

Assim, caro Manuel Sarmento Pizarro, somos "primos", por parte de Gregório de Castro de Morais, porque sua filha Maria de Castro, casou com Francisco Leite Velho, senhor dos oitavos do Ladário...
Agradeço a informaçâo, aqui vertida.-
Cumprimentos,
Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#121909 | recio | 29 jun 2006 18:16 | Em resposta a: #121854

Olá Vitorio
No ano de 1897 a sua avó foi batizada só com o nome de Isaura depois é que lhe acrescentaram o nome dos pais , deve procurar só por Isaura e o nome dos respectivos pais, em Portugal muitas das vezes as raparigas ficam com o nome da mãe e os rapazes com o do pai.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#121913 | fertelde | 29 jun 2006 18:46 | Em resposta a: #100201

Alexandre Tomás de Morais Sarmento
Datas 31/03/1852
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Maria II, liv.39, fl.57v-58v
ÂmbitoConteúdo Carta Patente. Tenente do Batalhão de Infantaria de Linha de Luanda.
EntidadeDetentora IANTT

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#127463 | miro | 04 set 2006 19:19 | Em resposta a: #121811

boa tarde,
tenho os registos da familia da sua bisavó - teresa - que era natural de travassos freguesia do bilhó, o seu bisavô - josé - era natural de rio mau freguesia de cerva. a teresa era filha de domingos josé de gosmão martins (1829-1904), travassos, e de maria angelina costa (1830-1893), azeveda - limões. tenho alguns registos anteriores que lhe posso facultar. as pesquisas em cerva são dificeis de fazer devido à falta de registos paroquiais.
para conhecer travassos pode olhar o meu blog - www.travassos1.blogspot.com
cumprimentos,
belmiro queiros ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#127477 | vitrevisan | 05 set 2006 00:10 | Em resposta a: #127463

Boa Noite!
Belmiro, voce deu-me uma boa pista. Os meus bisavós são estes mesmos, conforme certidaõ do obito deles aqui no BRasil. Tenho tentado junto ao Arquivo Distrital de Vila Real, o assento de minha avó Isaura, porem sem sucesso. Poderia fornecer seu e-mail, para que eu possa te enviar os correios trocados entre eu, o Sr Luis Figueira, que entusiasmou-me com sua dedicação e o Portal, para que possa auxiliar-me. Fico Muito grato
Um Abraço

Vitorio Trevisan Neto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#127503 | miro | 05 set 2006 12:53 | Em resposta a: #127477

boa tarde,
o meu mail é belmiroribeiro@gmail.com, talvez o arquivo de vila real ainda não tenha o registo da sua avó, deve estar em ribeira de pena, concelho ao qual pertence cerva. eu tenho registos de mais antepassados da sua avó que nasceram em travassos, agora estou um pouco atrasado para ir trabalhar, volto a contacta-lo quando voltar.
cump
belmiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#127514 | vitrevisan | 05 set 2006 16:23 | Em resposta a: #127503

Boa Tarde!
Belmiro, tenho interesse nos registros dos antepassados nascidos em Travassos, ficarei com uma arvore mais completa. Enviarei por e-mail os correios trocados.
Grato pela atenção. Cump
Vitorio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#127538 | miro | 05 set 2006 22:56 | Em resposta a: #127514

boa noite,
então temos:
teresa filha de domingos josé de gosmão martins e maria angelina costa, esta de azeveda - limões filha de josé luiz gonçalves cardoso e maria luiza costa.
domingos filho de ubaldo martins (1802-1882) e de claudina maria teixeira machado (1801-1870)
ubaldo filho de josé pereira de carvalho (1752-1836) e jacinta martins (?-1835)
claudina filha de manoel antonio ribeiro machado (?-1813) e anna maria machado, esta de rio mau, filha de domingos george e maria machado
manoel antonio filho de joão ribeiro (1717-?) e maria gomes machado (1723-?)
josé pereira filho de luiz carvalho (1729-?) e maria pereira esta filha de antonio gaspar e maria pereira de alvite, concelho de cerva.
espero que já ajude, depois de digerir toda esta informação peça-me que eu tenho mais.
cump
miro

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#145132 | ROSEMARIE PC | 22 fev 2007 22:27 | Em resposta a: #121854

eu tbem procuro parentes em Cerva...Americo Jose cardoso filho de Gracinda de Almeida e minha avó, Emilia Rosa Teixeira, filha de Alexandre Jose Teixeira e de Camilla Ribeiro . Alguém pode me ajudar? meus pais já são falecidos e a familia de meu pai tbem, só tenho o passaporte deles para o Brasil em 1902.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Cerva

#145149 | cverde | 22 fev 2007 23:37 | Em resposta a: #145132

wwwpontotravassos1pontoblogspotpontocom

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#145338 | ROSEMARIE PC | 24 fev 2007 23:19 | Em resposta a: #127538

Caro Miro
estou a procura de informações que talvez vc tenha condições de me ajudar. A familia de meus avós é natural de Cerva e não consigo encontrar nada sobre eles.
Americo Jose Cardoso,nascido em 1883, filho de Gracinda de Almeida- e
Emilia Rosa teixeira, nascida em 1888, filha de Alexandre Jose Teixeira e Camilla Ribeiro e Tinham uma filha de nome Maria de Jesus, nascida em 1904
Agradeço se puder me ajudar
abraço
Rose - rosepinheiro@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#145414 | miro | 25 fev 2007 14:38 | Em resposta a: #145338

já experimentou enviar um email para o arquivo de vila real com estas informações?
veja aqui o email do arquivo - http://www.advrl.org.pt/contactos.html
na minha base de dados tenho um ramo cardoso que provém de azeveda, cerva, pode ser que sejam os seus cardosos.
já publiquei as fotos das casas de cerva aqui - www.travassos1.blogspot.com
cump
belmiro ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#145417 | ROSEMARIE PC | 25 fev 2007 14:55 | Em resposta a: #145414

Obrigada Belmiro
as fotos são lindas..vou copiá-las, posso?
eu enviei pedido pro arquivo, mas dei uma data ficticia, pois não tenho ideia...
se vc puder procure na sua base de dados o ramo dos cardoso, cerva..quem sabe?
tenho procurado em todos os sites possiveis mais informações, mas acredito que eles fossem mto simples...sem nomes importantes...talvez a dificuldade..
quando tiver algo me escreva, ok?
rosepinheiro@uol.com.br
obrigada e grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#191122 | Mely44 | 04 abr 2008 19:16 | Em resposta a: #88629

Exmo. Senhor

Consultando o v/fórum deparei com uma mensagem duma Sra. Natália Sarmento que procurava elementos sobre a Família Sarmento de Moimenta da Beira. Esta Senhora fazia referência aum livro escrito por um padre da região e que estaria à venda na Câmara Municipal da mesma localidade.

Gostaria de entrar em contacto com esta Senhora pois existe, de facto, um livro que se chama "As vinte Freguesias de Moimenta da Beira escrito pelo Sr. Padre Bento da Guia, na altura pároco da Vila, e que fez o favor de mo oferecer.

Chamo-me Maria Amélia Almeida Padrão Correia, filha de Maurício Sarmento Padrão e neta de Amélia Elisa Veiga Sarmento de Vasconcelos e Castro Padrão.

Fico a aguardar notícias e terei muito prazer de poder dar os elementos que possuo.

Os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#191140 | João Mamed | 04 abr 2008 22:28 | Em resposta a: #191122

Exma. Sra. D. Maria Amélia,

Chamo-me João Mamede e estou a fazer o estudo da Família Padrão de Chaves. O seu nome chamou-me a atenção, gostaria de saber, se possivel, as suas origens.
Obrigado pela sua atenção,

Com os meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#191185 | Mely44 | 05 abr 2008 15:09 | Em resposta a: #191140

Sr. João Mamede

Infelizmente sei muito pouco da minha família do Lado Padrão, meu avô paterno. Chamava-se Albino da Silva Padrão e era natural de Barcelos. Residiu muitos anos no Brasil e regressou a Portugal quando se casou. Não conheci nenhum familiar deste ramo. Sei que tinha uma irmã que se chamava Maria da Silva Padrão que tb residia no Brasil e aí veio a falecer.

Não sei se haverá alguma ligação à família Padrão de Chaves.

Se me poder dar mais detalhes talvez possamos estabelecer alguma ligação.

Os meus cumprimentos

M. Amélia Padrão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#203989 | MirnaCampos | 24 jul 2008 18:08 | Em resposta a: #191140

Prezado Sr. João Mamed

Recentemente, quando na busca de documentos de meus antecedentes para processo de entrada de solicitação de dupla cidadania do meu pai, deparei com a descoberta de que meu avô, Antonio Maria PEDRÃO, na verdade é Antonio Maria PADRÃO. Ele nasceu em Campo de Víboras em 02/02/1892. è filho de João José Padrão e Maria Luiza Pires. Neto Paterno de José Padrão e Isabel Fernandes de Castro e materno de Manuel José Pires e Justina Fernandes. Estas informações foram gentilmente fornecidas pelo Arquivo Distrital de Bragança. Meu avô, veio para o Brasil com 17-18 anos, casou com Philomena Ciccone em 9 de Abril de 1921 na cidade de Barretos. Ainda não consegui algum documento oficial que comprove a entrada dele aqui no Brasil, por isso estou em busca de todos os meios para encontrar familiares com o sobrenome de Padrão em Portugal. Meu avô foi militar renomado e pelo que meu pai informou, teve alguns méritos e reconhecimento de destaque na revolução de 38 no Brasil. Estou pesquisando meio de encontrar tais menções nos arquivos documentados da Policia Militar de São Paulo. Ficaria muito grata e feliz se por alguma razão, pudessemos ter alguma ligação familiar e compartilhar-nos de informações. Um abraço, Mirna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#203990 | MirnaCampos | 24 jul 2008 18:12 | Em resposta a: #191185

Prezado Sra. Maria Amélia,
Encaminhei a msg abaixo em atenção do Sr. João Mamede, Talvez possamos ter alguma ligação de ancestrais familiares:

Recentemente, quando na busca de documentos de meus antecedentes para processo de entrada de solicitação de dupla cidadania do meu pai, deparei com a descoberta de que meu avô, Antonio Maria PEDRÃO, na verdade é Antonio Maria PADRÃO. Ele nasceu em Campo de Víboras em 02/02/1892. è filho de João José Padrão e Maria Luiza Pires. Neto Paterno de José Padrão e Isabel Fernandes de Castro e materno de Manuel José Pires e Justina Fernandes. Estas informações foram gentilmente fornecidas pelo Arquivo Distrital de Bragança. Meu avô, veio para o Brasil com 17-18 anos, casou com Philomena Ciccone em 9 de Abril de 1921 na cidade de Barretos. Ainda não consegui algum documento oficial que comprove a entrada dele aqui no Brasil, por isso estou em busca de todos os meios para encontrar familiares com o sobrenome de Padrão em Portugal. Meu avô foi militar renomado e pelo que meu pai informou, teve alguns méritos e reconhecimento de destaque na revolução de 38 no Brasil. Estou pesquisando meio de encontrar tais menções nos arquivos documentados da Policia Militar de São Paulo. Ficaria muito grata e feliz se por alguma razão, pudessemos ter alguma ligação familiar e compartilhar-nos de informações. Um abraço, Mirna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#203993 | gmg | 24 jul 2008 18:29 | Em resposta a: #88629

Alguém dispõe de mais dados sobre a instituição da Capela de São Bartolomeu, perto de Alpande, Ervões, Valpaços e sobre o Padre António Coelho de Mello?

Este Padre deixou vinculadas 5 missas a ser rezadas na dita Capela, sendo que estas missas estavam associadas a uma propriedade que foi sempre transmitida entre os descendentes mais directos e sacerdotes da sua Família.

Começa com António Coelho de Mello, que faz testamento em 1667, passa para o seu sobrinho P.e Pedro Coelho, deste passa para o Padre Gregório Coelho de Mello e deste para o seu sobrinho o Padre Pedro Coelho Teixeira; deste passa para seu irmão o Padre Francisco Coelho Fontoura a propriedade que se chamava "Castanheiro", em 1724.

Gostava de saber mais dados desta ascendência. Sabe-se que o Padre Francisco Coelho Fontoura nasceu em 1697 em Alpande (Ervões, Valpaços) e que era filho do Capitão Pedro Afonso Teixeira e de Maria Coelho de Mello.

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#203995 | gmg | 24 jul 2008 18:31 | Em resposta a: #88629

Caros utilizadores,

Vejam o tópico "Agostem - 1793" e "João Carneiro da Fontura e Mateus Gonçalves"

Procuro entroncar o Padre João Carneiro da Fontoura com Mateus Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes e sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#203996 | gmg | 24 jul 2008 18:31 | Em resposta a: #94692

Caros utilizadores,

Vejam o tópico "Agostem - 1793" e "João Carneiro da Fontura e Mateus Gonçalves"

Procuro entroncar o Padre João Carneiro da Fontoura com Mateus Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes e sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#204101 | jsarmento | 25 jul 2008 17:28 | Em resposta a: #100363

Cara Luisa Moraes Sarmento

Temos bastantes ascendentes comuns até, pelo menos, Vasco Moraes Sarmento c.c D.Doroteia de Moraes Castro. Eu descendo da filha D.Ana Maria que casou com Paulo Caetano Teixeira Pinto, capitão mor de Lamas de Orelhão, de quem procuro há já algum tempo alguma pista sobre a sua ascendência.

Nesta sua mensagem refere António Caetano de Moraes Pinto, Morgado da Quinta Nova, que imagino seria em Golfeiras, Mirandela?

Tem mais informações sobre a sua ascendência? Penso que poderá estar, de alguma forma, relacionada com o Paulo Caetano Teixeira Pinto.

Antecipadamente grato pela atenção que possa dispensar

Melhores cumprimentos

Jose Alexandre de Saavedra Rodrigues Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#204303 | lmsarmento | 28 jul 2008 17:42 | Em resposta a: #204101

Caro José Alexandre de Saavedra Rodrigues Sarmento

Sei que no século XVII os meus antepassados eram de Chaves, anterior a este século pouco sei.
O único apelido Teixeira que encontro na minha descendência está ligado a este século.
O apelido Pinto venho encontrá-lo já no século XVIII, D. Maria Pinto, avó da minha trisavó D. Antónia Josefa Maria Peregrina de Moraes Sarmento do Amaral, a qual foi baptizada a 14 de Julho de 1786, sendo madrinha D. Maria de Moraes Pinto e Sousa, dos Cortiços.

Será que a madrinha da minha trisavó tem ligação a António Caetano de Moraes Pinto? Não sei.

Sei que a D. Maria de Moraes Pinto e Sousa, no baptizado se fez representar por Francisco José do Amaral Sarmento.

Devo dizer, que não sei se a D. Maria Pinto avó da minha trisavó não será a D. Maria de Moraes Pinto e Sousa, sua madrinha, a qual era casada com Francisco do Amaral Sarmento, avô da minha trisavó.

Tudo me leva a pensar que os padrinhos de baptizado da minha trisavó eram os seus avós, ou então filhos destes, dado que os apelidos e 1ºs nomes são os mesmos.

É tudo quanto sei.

Com os meus cumprimentos

Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#204319 | João Mamed | 28 jul 2008 19:40 | Em resposta a: #203989

Cara Mirna Campos,

Esqueça o Sr. e por favor trate-me apenas por João.

Realmente é possivel que o Padrão seja o mesmo, mas vai ter que aprofundar as suas pesquisas. Eu já sabia da existencia de um ramo Padão na zona que se refere, mas não faço a minima ideia se tem ligação com o ¨meu¨ Padrão.
Achei imensa piada á troca do nome para Pedrão.

Vá dando noticias.

Cumprimentos,
joão oliveira mamede

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#204326 | MirnaCampos | 28 jul 2008 21:01 | Em resposta a: #204319

Caro João

Bem, pelo visto Padrão é tão comum em Portugal quanto Silva aqui no Brasil. Mas agradeço pela sua gentileza de retornar.

Obtive um contato de uma pessoa chamada José Padrão de Barcelos. Talvez este tenha algum parentesco contigo já que, senão me falha a memória, sua moradia seja nesta região correto?

Encaminhei uma mensagem à ele, já que o nome é o mesmo do meu bisavô. Quem sabe tenho sorte!

Manterei em contato. Meu email pessoal é mirna@bdotrevisan.com.br .. Sou brasileira nascida em São Paulo.

Um abraço
Mirna

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#204328 | Samuel C O Castro | 28 jul 2008 21:28 | Em resposta a: #191122

Estimada Maria Amélia,

Pretendo ver se entronca em minha grande base dos Castros, peço sua gentileza de informar, se possível, a ascendência da Amélia Elisa Veiga Sarmento de Vasconcelos e Castro Padrão.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#204329 | Samuel C O Castro | 28 jul 2008 21:38 | Em resposta a: #101040

Estimado Manuel,

Só hoje percebí uns dados que disponibilizaste em sua mensagem de 21.9.2005, que entroncam em minha base e lá não havia constado.

Do casal VII- Doroteia Maria e Vasco de Moraes Sarmento, citaste os filhos: Lucas Bernardo, Ana Maria, Brites Helena, José Luís, Bárbara, Teresa Josefa, Mariana Rosa, Domingos Vicente, Quitéria Luísa, Martinho José. Caso tiveres melhores dados (nome completo, datas e locais de N-F, etc) deles, peço sua gentileza de me informar.

Informo que da filha Ana Maria, já consta na base os dados que estão aqui no Geneal.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#204338 | João Mamed | 28 jul 2008 23:11 | Em resposta a: #204326

Cara Mirna,

Olhe que não, na base de dados do geneall apenas aparecem 45 Padrões!

Meus cumprimentos,

joão m.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#206599 | lmsarmento | 28 ago 2008 15:27 | Em resposta a: #204101

Caro José Alexandre

Volto novamente ao seu contacto para lhe dar mais algumas informações que consegui apurar, que devo confessar não sei se de algum modo as já tinha referido neste forum, pois não foi verificar, mas aqui vai:

O "morgado" "Moraes Sarmento" foi instituído por Paulo de Sá Moraes, capitão môr de Mirandela, casado com D. Ângela de Escobar.
A capela de Santo António, cabeça deste morgadio, que foi fundada em 1701 no mesmo local onde hoje se ergue o palacete dos herdeiros de José Benedito de Araújo Leite.
Como Paulo de Sá Moraes e sua mulher não tivessem filhos, passou a Administração do morgadio para o Dr. Luíz Benardo de Moraes Sarmento, irmão daquele, que igualmente não deixou sucessão.

Passou depois para a pessoa de Vasco de Moraes Sarmento que era parente talvez sobrinho do Dr. Luíz Bernardo. O Vasco era casado com D. Doroteia Maria de Moraes Castro e teve posição preponderante em Mirandela, exercendo o posto de capitão môr que ainda ocupava em 1752. Já era falecido em 1758.

Deste casamento, neste momento, só tenho conhecimento de uma filha (não sei se houve mais descendentes) D. Ana Maria Flor de Mendonça Corte Real, ou D. Ana Maria de Moraes Sarmento de Mendonça Corte Real, nascida em 21.08.1741, no lugar de Golfeiras, Mirandela, casada em 28.03.1758, em Sobreiró com Paulo Caetano Teixeira Pinto, viúvo, capitão môr da vila de Lamas de Orelhão.

Tiveram três filhos, Padre Bento José de Moraes Sarmento, nascido em 16.04.1763, em Golfeiras, Mirandela; Dr. José Joaquim de Moraes Sarmento; D. Josefa Maria Flor de Mendonça Corte Real ou, D. Josefa de Moraes Pinto, natural de Golfeiras Mirandela.

Já agora para prosseguir com o morgado "Moraes Sarmento" depois da Administração de Vasco de Moraes Sarmento, foi administrador Martinho José de Moraes Sarmento, casado com D. Ana Barbosa Bernardino do Amaral Sarmento.

Deste casamento é que veio a minha tetravó D. Antónia Peregrina do Amaral Sarmento, ou D. Antónia Peregrina de Moraes Sarmento, natural de Mirandela e casada com o meu tetravô Dr. Manuel José de Moraes,natural de Bragança, viúvo, Bacharel em Leis.

Deste casamento houve vários filhos, entre os quais: Martinho José de Moraes Sarmento, casado com D. Adelaide da Silva Cabral, em que se "findou o Morgado"; Dr. José Joaquim de Moraes Sarmento, meu bisavô; D. Carolina de Moraes Sarmento do Amaral, D. Cândida Doroteia de Moraes Sarmento do Amaral e padre Àlvaro de Moraes Sarmento e ainda D. Margarida de Moraes Sarmento casada com o morgado da Quinta Nova, Golfeiras, Mirandela, António Caetano de Moraes Pinto.

Foi o que consegui, até agora, penso que juntando ao texto do autor "manelsp" deste forum de 21.09.2005, já deve conseguir fazer algumas ligações.
Não consegui ainda saber nada da ascendência de Paulo Caetano Teixeira Pinto, mas quando tiver entro novamente em contacto.

Cumprimentos

Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#207019 | jsarmento | 02 set 2008 12:30 | Em resposta a: #206599

Cara Luisa

Muito obrigado pela informação.

Segundo o "Familias Transmontanas" este Vasco de Moraes Sarmento era filho de

Lucas Bernardo de Moraes Sarmento, COC em 15.11.1709, Alcaide Mor de Damão, Governador das fortalezas e provincia de Bardez em Goa, e de D.Maria de Mendonça Corte Real, filha de Rodrigo Homem Cabral, natural de Chão de Couce e de D.Beatriz Cardoso de Almeida, natural de Goa,

e neto de

António de Moraes Sarmento, Capitão Mor de Mirandela, natural de Mirandela e de D.Mariana de Espinosa (Espinhosa?).

Sobre esta gente não tenho conseguido descobrir nada.

Relativamente a Paulo de Sá Moraes já conseguiu entroncá-lo? Com estes apelidos deve ter a ver com os Morgados de Santa Comba, em Mirandela.


Melhores cumprimentos

Jose Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#207074 | juncal | 02 set 2008 23:21 | Em resposta a: #207019

Caro Jose Sarmento

Ao passar pelo forum ,reparei no vosso tópico e não posso deixar de dar uma palavra,tenho dados sobre uma D. Adriana de Castro Morais Sarmento,casada com Eugenio Ivo,Coimbra 13-01.1883 + Valpaços 12-01-1951 ,filho de Estevão Eduardo A. Parada e Silva Leitão e de Gertrudes Magna Salema de Sales Barreto...,será que esta vos interessa ?,tenho também Curvos Semedos.
Melhores Cumprimentos

Carlos Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#207131 | Samuel C O Castro | 03 set 2008 14:16 | Em resposta a: #207074

Caro Carlos Rebelo,

Se tiveres dados da ascendência da Adriana de Castro Morais Sarmento e puder aqui disponibilizar, fico-lhe muito grato, pois gostaria de ver se o ramo dela entronca na Grande base que estou a montar da família Castro.

Muito obrigado no que for possível informar. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#211017 | vinicius_sp_br | 19 out 2008 23:00 | Em resposta a: #204338

Olá Mirna, estou em busca do nascimento de minha bisavó, preciso saber freguesia, concelho e distrito onde ela nasceu, apenas sei que ela é da região de Trás-os-Montes.

Seu nome era Josephina Augusta Pedrão, seus pais eram Antonio Manoel Pedrão e Maria Luiza Ferreira, ela nasceu em 02/09/1897....talvez possamos ser parentes e nos ajudar com informações. Meu e-mail é whasupvip@gmail.com caso você queira falar comigo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#211336 | Mely44 | 22 out 2008 23:06 | Em resposta a: #204326

Caro João

Gostaria de saber, se possível, mais alguma coisa sobre este senhor José Padrão de Barcelos já que o meu avô era natural de Barcelos.~
Desde já agradeço a sua atenção.

M. Amélia Padrão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#211337 | Mely44 | 22 out 2008 23:08 | Em resposta a: #203990

Cara Mirna

Ainda não consegui tempo para ir pesquisar mais alguma coisa sobre meu avô Albino da Silva Padrão, nascido em Barcelos. Quem sabe se não teremos qualquer ligação?

Um abraço.

M. Amélia Padrão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214197 | Natalia Sarmento | 27 nov 2008 16:09 | Em resposta a: #207131

Ola Samuel de CAstro.

Pesquiso sobre os Morais Sarmento de Tras os Montes (Moimenta da Beira, Vila Real, Chaves....)

Obrigada pela sua ajuda se puder.

Natalia Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214217 | Samuel C O Castro | 27 nov 2008 19:50 | Em resposta a: #214197

Olá Natália,

Se os Morais Sarmento de sua pesquisa tiverem ligação com os Castros, peço o favor de me informar, só assim terei condições de lhe ajudar, pois minha base é baseada nesse último apelido, que tem ramos entrelaçados como os Morais e os Sarmentos, inclusive das localidades que informaste.

Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214223 | Natalia Sarmento | 27 nov 2008 21:04 | Em resposta a: #214217

Ola Samuel,

Obrigada por ter respondido. Nao faco nenhuma ideia pois estou nos principios das minhas pesquisas e sem dados validos. O meu Avo, Serafim Teixeira Sarmento, natural de Vila Real, era casado com uma D. Laura de Vasconcelos, do Porto e era filho de um Alexandre de Morais Sarmento. Parece que ainda existem pessoas do meu ramo en Chaves e em Moimenta da Beira. Nao sei bem em que aguas nado.

Tendo ramos entrelacados com os Morais e os Sarmento, talvez me possas ajudar em encontrar algo.

Fraterno abraco.
Natalia Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214224 | gmg | 27 nov 2008 21:05 | Em resposta a: #214223

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214225 | gmg | 27 nov 2008 21:06 | Em resposta a: #88629

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214226 | gmg | 27 nov 2008 21:06 | Em resposta a: #94692

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214227 | gmg | 27 nov 2008 21:06 | Em resposta a: #95583

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214228 | gmg | 27 nov 2008 21:07 | Em resposta a: #95732

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214229 | gmg | 27 nov 2008 21:07 | Em resposta a: #121811

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Padrão

#214230 | gmg | 27 nov 2008 21:08 | Em resposta a: #211336

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213480

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=213524

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=211375

Cordialmente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214253 | Natalia Sarmento | 28 nov 2008 05:21 | Em resposta a: #214224

Bom dia Luís e muito obrigada.

Irei ver.

Cordialmente,
Natália Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214254 | Natalia Sarmento | 28 nov 2008 06:40 | Em resposta a: #191122

Prezada Senhora D. Amelia,

De volta para o fórum depois de alguns anos de ausência, deparo com a sua mensagem com a proposta de me poder dar elementos sobre a Família Sarmento de Moimenta da Beira.

Peco-lhe o favor de me dar os elementos que possui sobre esta Família e assim estabelecer um contacto consigo.

Desde já muito agradecida.
Melhores cumprimentos.
Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214256 | valboa | 28 nov 2008 07:28 | Em resposta a: #214254

Cara Natália Sarmento

Acabo de ver o seu pedido e gostava que me informasse se descende de ''Moraes

Sarmento '' ; '' Morais Sarmento '' ou simplesmente de ''Sarmento'' que serão da

Beira( zona de Mangualde eventualmente )associados a '' SOEIRO SARMENTO ;

AMARAL SARMENTO OU CARDOZO SARMENTO.

cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214259 | Natalia Sarmento | 28 nov 2008 08:28 | Em resposta a: #214256

Caro Jorge Albuquerque da Quinta,

Antes de mais nada obrigada por me ter escrito. Para responder a sua pergunta, descendo ao mesmo tempo simplesmente de “Sarmento” (Serafim Teixeira Sarmento), meu Avó, e de “Morais Sarmento” (Alexandre Morais Sarmento), meu Bisavó. Segundo o meu pai, hoje falecido, o Serafim era natural de Vila Real ou de uma vila próxima.

Encontram-se também raízes desta mesma Família em Moimenta da Beira, Torre de Dona Chama, Chaves. Assunto complicado pois não disponho de nenhuns dados. O meu Bisavó Alexandre era passageiro do primeiro contingente para Angola, no século 19, e desde então nunca mais se soube dele.

O meu Avo, Serafim também embarcou para Angola mas dele tenho mais informações. Viveu no Norte de Angola onde era comerciante e tinha uma fazenda que era na altura a única fazenda daquela Região. Nem sequer sei quando morreu. Mais um elemento fornecido pelo meu pai: o Serafim era casado em Portugal com uma D. Laura de Vasconcelos (Família do Porto) e ambos não tiveram descendentes. O meu Pai era então filho ilegítimo do Serafim com uma Senhora Angolana.

Serafim tinha mais dois irmãos em Angola, um deles Tenente de Cavalaria da Linha de Luanda, e o outro director da INCA café nos anos 1900’s.

Como desvendar, como encontrar familiares, como construir uma árvore genealógica, com tão poucos dados? Será que você ou alguém terá a paciência para comigo avançar?

Melhores cumprimentos.
Natalia Ilda Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214260 | valboa | 28 nov 2008 08:34 | Em resposta a: #214259

Cara Natália

Gostava muito de a ajudar, mas os elementos que possuo, dizem exclusivamente

respeito aos ' Sarmento' de que lhe falei e que são totalmente diferentes dos seus,

tanto quanto eu sei.

Moraes Sarmento é outra familia muito diferente.

Desejo-lhe de qualquer modo boa sorte e muita paciência.

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214261 | Natalia Sarmento | 28 nov 2008 08:51 | Em resposta a: #214260

Obrigada Jorge.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214283 | manelsp | 28 nov 2008 15:01 | Em resposta a: #214259

Cara Natália
Se puder esquematizar o que sabe será mais fácil para a ajudar. Os Moraes Sarmento que me dão origem tanto são os de Chaves como os de Vinhais e Vila Real, pelo que vamos ver o que se arranja.
Ao seu dispor
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214286 | mqs | 28 nov 2008 15:27 | Em resposta a: #214283

Caros confrades,

Em primeiro lugar, as minhas desculpas por interromper.
Se puderem e tiverem oportinidade, procuro o seguinte:

Ascendência de:

1- Francisco Manuel da Veiga Sequeira Vahia Sarmento ou Francisco Manuel da Veiga Vahia Sequeira de Moraes Sarmento, * Mirandela 24.08.1768, Director da Alfândega de Bragança por Decreto de 27.11.1849, Capitão-Mor de Mirandela e se não me engano Fidalgo da Casa Real, casou com D. Luisa Antónia Benedita de Morais de/a Mesquita Pimentel, natural de Selores.
Ambos tiveram:

1.1- Francisco Manuel da Veiga (Vahia) de Sequeira (de Moraes Sarmento) * Mirandela 18.04.1795, casou com D. Ana Preciosa Men(n)a Barreto * Mirandela 26.02.1801. Ambos tiveram D. Margarida da Veiga Vahia Sequeira de Moraes Sarmento * Baião, Tresouras que casou com Franciscode sousa Rebelo Pavão * Mirandela, Suçães 14.06.1833 + 16.11.1903.
1.2- D. Cândida da Veiga Vahia de Moraes Sarmento * Mirandela c. 1795 que casou em Mirandela (25.08.1821) com Francisco de Barros de/a Mesquita Pimentel * Alijó, Favaios c.1800, filho de Francisco Xavier de/a Mesquita de Barros ou de Barros de/a Mesquita Pimentel * Alijó, Favaios 15.01.1748, Capitão-Mor de Favaios e Administrador do Morgadio do Espírito Santo e do da Srª do Loreto, e de sua mulher D. Maria Carolina Botelho de Vasconcelos (* Sabrosa) filha de Vicente Diogo Álvares Botelho e de D. Antónia Bernarda de/a Mesquita Pimentel.
Todos constam na B.D. do Genea.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel QS

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214287 | Natalia Sarmento | 28 nov 2008 15:29 | Em resposta a: #214283

Caro Manuel,

Não sei lá muita coisa. Vou tentar:

Serafim Teixeira Sarmento, nascido por volta de 1901, em Vila Real ou arredores. Casado com D. Laura de Vasconcelos. Nenhum descendente.

Serafim tinha dois irmãos que morreram em Angola. Um deles foi Tenente de Cavalaria da Linha de Luanda.

Alexandre de Morais Sarmento, pai de Serafim. Foi para Angola no primeiro contingente e não se sabe mais nada dele….

Consta-se que os membros desse tronco encontrarão em Chaves. Outros dizem que também encontram-se alguns em Moimenta da Beira.

Obrigada por querer me ajudar pois isto não esta nada fácil.

Melhores cumprimentos.
Natália Ilda Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214324 | manelsp | 29 nov 2008 14:07 | Em resposta a: #214287

Cara Natália
Conheço bastante bem os Moraes Sarmento de Chaves, e não me lembro de algum Alexandre ou Serafim. Vamos tentar. Já procurou no livro "Familias Transmontanas" de Francisco Xavier Quadros de Moraes Sarmento, em edição Carvalhos de Basto , 2001? Neste momento não tenho as obras comigo, mas na semana do Natal estarei disponível para pesquisar.
Cumprimentos
Manel
p.s. - não desanime - a investigação genealógica é sempre assim!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214325 | gmg | 29 nov 2008 14:30 | Em resposta a: #214253

Caríssima Natália Sarmento,

Muito obrigado.
Ficarei a espera de uma resposta da sua parte.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214334 | Natalia Sarmento | 29 nov 2008 15:59 | Em resposta a: #214324

Caro Manel,

Obrigada. Vou ir pela frente. Um amigo de Guimarães disse-me que pensa que os Morais Sarmento de Chaves devem pertencer ao tronco sobre o qual estou a pesquisar. O que pensa de perguntar se estiveram em Angola? Também já enviei varias mensagens a saber da existência das listas de passageiros e não obtive respostas. Que tal perguntar a historiadores? Gostaria de comprar este livro. Vivo actualmente em África e estarei em Lisboa em Dezembro onde gostaria de comprar o livro de que me fala. Onde o posso adquirir rapidamente quando lá estiver?

Melhores cumprimentos.
Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214335 | Natalia Sarmento | 29 nov 2008 16:05 | Em resposta a: #214325

Caríssimo Luís,

Desculpe-me pedir-lhe que reitere a sua pergunta pois dá-me a sensação de já o ter respondido. Se não for o caso, apresento-lhe as minhas desculpas.

Cumprimentos,
Natália Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214364 | gmg | 29 nov 2008 22:06 | Em resposta a: #214335

Cara Natália,

Sobre os dados que me forneceu ainda não me disse nada.

Apenas disse que ia ver o que tinha sobre as linhas apresentadas.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214368 | Natalia Sarmento | 29 nov 2008 22:28 | Em resposta a: #214364

Caro Luis,

Peco desculpas. Procuro o meu Avo paterno Serafim Teixeira Sarmento e o meu Bisavó Alexandre Morais Sarmento de Trás Os Montes. Serafim era natural de Vila Real ou de uma vila próxima.

Serafim Teixeira Sarmento era casado com D. Laura de Vasconcelos (Família do Porto) e ambos não tiveram filhos. O meu pai sendo filho ilegítimo de Serafim com uma Senhora Angola.

Serafim tinha mais dois irmãos em Angola. Um deles Tenente de Cavalaria da Linha de Luanda onde morreu e o outro director da então INCA café. Anos 1900’s.

Alexandre Morais Sarmento, meu Bisavó, pai do Serafim foi passageiro dos navios do primeiro contingente para Angola no Século 19. Não se sabe mais nada dele.

Parece que existem ainda membros dessa linha em Moimenta da Beira. Não disponho de mais dados mas não desespero.

Melhores cumprimentos.
Natália Ilda Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214369 | gmg | 29 nov 2008 22:47 | Em resposta a: #214368

Nada tenho sobre os seus antepassados.

Tem alguma coisa sobre os meus antepassados?

Cumprimentos,
L.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214371 | manuel cardoso | 29 nov 2008 23:02 | Em resposta a: #100233

Caro Manuel de Morais Sarmento Pizarro, em aditamento ao que refere e podendo acrescentar alguns pormenores, nomeadamente cronológicos, aqui deixo alguns apontamentos que retirei de livros de assentos originais:
I-D.Ana Maria Bárbara Bernardina do Amaral Sarmento, casada com Martinho José de Morais Sarmento, teve pelo menos três filhos:
2-D.Antónia Josefa Peregrina do Amaral Sarmento, que segue;
2-Martinho de Morais Sarmento do Amaral, que teve de Luíza Caçadora, do lugar de Morais, filha de Barnardo fernandes Caçador e de Teresa Carneiro, a Maria Amália, n.28 de Janeiro e baptizada a 7 de Fevereiro de 1847, na Amendoeira; Smn;
2-D.Rita Delfina do Amaral Sarmento, natural de Mirandela, casada a 20 de Junho de 1834 em pinhovelo, residente em Pinhovelo, sendo testemunhas Marcelino da Costa e Manuel da Costa, com o Dr. Francisco Joaquim Teixeira de Macedo, natural de Mogadouro, Juiz de Direito do julgado de Chacim, etc., filho de Libórcio José teixeira de Macedo e de sm D.Bárbara Josefa ferreira Coelho, de mogadouro, cg;
II-D.Antónia Josefa Peregrina do Amaral Sarmento, natural de Mirandela e assistente em Pinhovelo, casou em 21 de Janeiro de 1815 em pinhovelo com Manuel José de Morais, viúvo de D.Ana Joaquina, de Mirandela. O casamento foi feito por procuração dele apresentada por José Joaquim do Amaral Sarmento, e foram testemunhas Francisco Xavier de Moura, Alexandre José de Moura e francisco José de Moura, todos de Travanca. Este casal teve pelo menos duas filhas referidas nos livros de assentos por mim consultados:
3-D.Margarida Libânia do Amaral Morais Sarmento, natural de Vila Franca de Lampaças, casada a 17/9/1834 com dispensa de consanguinidade, em pinhovelo, com António Caetano de Morais Pinto, natural e morador na Quinta de Golfeiras, filho de João Alberto de Morais Pinto e de D.Ana Rita de Morais Pinto. Os contraentes deram 9000 reis para a Roda de Vila Franca e foram testemunhas do seu casamento Francisco Joaquim Teixeira de Macedo e Bartolomeu Pires, ambos de Pinhovelo. Smn.
3-D.Carolina Augusta de Morais Sarmento, n. Mirandela, casou em Pinhovelo a 28/4/1859 com Francisco António de Araújo Borges Pinto, natural de Frechas, viúvo de D.Maria da Costa Pessoa, sendo testemunhas António Manuel de Moura Carvalhais e o Revº.Pe. Álvaro José de Morais. Foram casados pelo Padre Francisco António Serra. Smn.


Muitos cumprimentos, ao dispor para mais qq coisa, manuel cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214388 | manuel cardoso | 30 nov 2008 13:15 | Em resposta a: #88629

Bom dia, cara luísa moraes sarmento. Ontem enviei estas informações para o forum mas enderecei-as, como pode ver, numa resposta ao nosso confrade de andanças mas hoje, ao reler este tópico, verifiquei que foi iniciado por si e que, por isso, lhas devo reenviar. Um bom domingo! manuel cardoso

Caro Manuel de Morais Sarmento Pizarro, em aditamento ao que refere e podendo acrescentar alguns pormenores, nomeadamente cronológicos, aqui deixo alguns apontamentos que retirei de livros de assentos originais:
I-D.Ana Maria Bárbara Bernardina do Amaral Sarmento, casada com Martinho José de Morais Sarmento, teve pelo menos três filhos:
2-D.Antónia Josefa Peregrina do Amaral Sarmento, que segue;
2-Martinho de Morais Sarmento do Amaral, que teve de Luíza Caçadora, do lugar de Morais, filha de Barnardo fernandes Caçador e de Teresa Carneiro, a Maria Amália, n.28 de Janeiro e baptizada a 7 de Fevereiro de 1847, na Amendoeira; Smn;
2-D.Rita Delfina do Amaral Sarmento, natural de Mirandela, casada a 20 de Junho de 1834 em pinhovelo, residente em Pinhovelo, sendo testemunhas Marcelino da Costa e Manuel da Costa, com o Dr. Francisco Joaquim Teixeira de Macedo, natural de Mogadouro, Juiz de Direito do julgado de Chacim, etc., filho de Libórcio José teixeira de Macedo e de sm D.Bárbara Josefa ferreira Coelho, de mogadouro, cg;
II-D.Antónia Josefa Peregrina do Amaral Sarmento, natural de Mirandela e assistente em Pinhovelo, casou em 21 de Janeiro de 1815 em pinhovelo com Manuel José de Morais, viúvo de D.Ana Joaquina, de Mirandela. O casamento foi feito por procuração dele apresentada por José Joaquim do Amaral Sarmento, e foram testemunhas Francisco Xavier de Moura, Alexandre José de Moura e francisco José de Moura, todos de Travanca. Este casal teve pelo menos duas filhas referidas nos livros de assentos por mim consultados:
3-D.Margarida Libânia do Amaral Morais Sarmento, natural de Vila Franca de Lampaças, casada a 17/9/1834 com dispensa de consanguinidade, em pinhovelo, com António Caetano de Morais Pinto, natural e morador na Quinta de Golfeiras, filho de João Alberto de Morais Pinto e de D.Ana Rita de Morais Pinto. Os contraentes deram 9000 reis para a Roda de Vila Franca e foram testemunhas do seu casamento Francisco Joaquim Teixeira de Macedo e Bartolomeu Pires, ambos de Pinhovelo. Smn.
3-D.Carolina Augusta de Morais Sarmento, n. Mirandela, casou em Pinhovelo a 28/4/1859 com Francisco António de Araújo Borges Pinto, natural de Frechas, viúvo de D.Maria da Costa Pessoa, sendo testemunhas António Manuel de Moura Carvalhais e o Revº.Pe. Álvaro José de Morais. Foram casados pelo Padre Francisco António Serra. Smn.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214396 | manelsp | 30 nov 2008 16:19 | Em resposta a: #214334

Caríssima Natália
Suponho que pode até encomendar o livro pela livraria do guarda-mor, neste site. Senão, tente a livraria Ferin, na Rua nova do Almada, ao Chiado.
De qualquer modo vá-me relembrando, que eu nessa semana também poderei pesquisar nos meus livros - Em Chaves - e ver o que encontro.
Cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214397 | manelsp | 30 nov 2008 16:22 | Em resposta a: #214371

~caríssimo Manuel Cardoso
Estes parece-me que constam no livro que mencionei a Natália Sarmento, neste mesmo tópico. São um ramo que já venho lidando há uns tempos, e parentes entre si. Agradeço a colocação dos elementos no Fórum e já agora apresento-me ao seu dispor dentro do que me for possivel
Cumprimentos
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214400 | Natalia Sarmento | 30 nov 2008 17:38 | Em resposta a: #214396

Caríssimo Manel,

Obrigada. Vou ver então a livraria do guarda-mor enviar-lhe-ei de vez em quando uma mensagem de relembrança. Tenho fé que apesar de não ser pessoalmente nenhuma genealogista profissional, encontraremos algo. Tenho outras pistas que explorarei também durante a minha estadia em Portugal.
Ate lá,

Melhores cumprimentos.
Natália Ilda Sarmento.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214722 | Mely44 | 04 dez 2008 21:30 | Em resposta a: #204328

Caro Samuel Castro

Amélia Elisa Veiga Sarmento de Vasconcelos e Castro Padrão (minha avó paterna) nasceu em Moimeta da Beira em 16 de Janeiro de 1901 . Era filha de Félix Sarmento de Vasconcelos e Castro (primo do Visconde de Moimenta da Beira) e de Maria Veiga Leitão Sarmento.
Era casada com Albino da Silva Padrão natural de Barcelos.

Os meus cumprimentos.

M. Amélia A. Padrão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214725 | Mely44 | 04 dez 2008 21:36 | Em resposta a: #214254

Prezada Sra. D. Natália

Prometo, em breve, dar-lhe os dados que possuo sobre a minha família Sarmento de Moimenta da Beira.

Vou ausentar-me durante uma semana mas logo que chegue enviar-lhe-ei todos os elementos.

Os meus melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214734 | Samuel C O Castro | 04 dez 2008 21:53 | Em resposta a: #214722

Estimada M. Amélia,

Muitíssimo obrigado pela informação.

Alguns/as Castros que constam na minha grande base, casaram com elementos da família do Visconde de Moimenta da Beira, possíveis primos em distante grau de linhagem, cuja ascendência retroage aqui no Geneall, mas ainda não foi possível entroncar junto aos demais.

Futuramente, caso descobrires a ascendência do Félix Sarmento de Vasconcelos e Castro, que não está aqui no Geneall, peço sua gentileza de me informar.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214743 | Mely44 | 04 dez 2008 22:39 | Em resposta a: #214734

Caro Samuel Castro

Félix Sarmento de Vasconcelos e Castro (meu bisavô) era filho de Libânio Sarmento de Vasconcelos e Castro e de maria José Gomes de Lima.Permaneceu sempre em Moimenta da Beira.
Tinha um irmão António Sarmento de Vasconcelos Castro (meu tio avô) foi para Cabo Verde, na companhia do Governador Serpa Pinto, de quem foi secretário. Viveu em Cabo Verde durante 40 anos; foi o primeiro Director dos correios do Arquipélago. (Encontrará na Sociedade Nacional de Geografia todos estes dados). Fez parte do Concelho do Governo de Cabo Verde e foi vereador da Câmara de S. Vicente, cidade onde foi cônsul da Espanha e Agente Consular de França. Condecorado com as medalhas de prata de Serviços Distintos do Ultramar e Palmas Acadêmícas de França. Faleceu em Lisboa em 31.09.1953.

Libânio Sarmento de Vasconcelos e Castro ( meu trisavô) era filho do Tenente Coronel Félix Alexandre Sarmento de Vasconcelos e Castro

Este era filho de José António Sarmento de Vasconcelos e Castro , Fidalgo, Cavaleiro da Casa Real, etc, etc. casado com D. Antónia Josefa d'Azeredo Castelo Branco Sá e Menezes de Albuquerque.

Este filho de José Sarmento de Vasconcelos e Castro, Fidalgo, casado Com D. Maria Josefa de Carvalho e Castro.

Por hoje fico por aqui mas poderei fornecer-lhe dados até muios séculos atrás.

Vou estar uma semana ausente mas depois retomaremos os nossos contactos.

Um cordial abraço.

M. Amélia Almeida Padrão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214759 | Natalia Sarmento | 05 dez 2008 06:59 | Em resposta a: #214725

Obrigada Mely44

Pelo meu lado estou tambem pesquisando sobre Chaves, Vila Real e vilas proximas. Estarei em Portugal dentro de dias onde comprarei certos livros. Sera com muito prazer que compartilharei.

Tenha um dia feliz.
Melhores cumprimentos.
Natalia.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#214767 | Samuel C O Castro | 05 dez 2008 10:44 | Em resposta a: #214743

Prezada Maria Amélia,

Muito obrigado pelos excelentes dados informados.

O JOSÉ ASVC, o mais retroativo dos Castros que informaste, encontra-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=630065 , sem retroagir na ancestralidade dele, e que infelizmente não consegui entroncar em minha base.

Caso você tiver dados da ascendência dele, e puder me fornecer, ficaria muitíssimo agradecido, pois é um interessantíssimo ramo que gostaria de ver entroncado junto aos demais da grande base que estou a montar da família Castro, que poderás ver referências aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=209658&fview=e .

Meus votos que sua semana de ausência seja de bom proveito e satisfação.

Ficarei no aguardo de sua volta e de possíveis dados complementares.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#215092 | lmsarmento | 09 dez 2008 15:05 | Em resposta a: #214388

Caro
Manuel Cardoso

Obrigado, por me ter reenviado a sua resposta, a qual é um precioso complemento.

Cumprimentos

Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#237184 | Luís Neves | 23 ago 2009 17:04 | Em resposta a: #88629

Cara Luísa Moraes Sarmento:
Por alguma forma sou seu parente pelo lado da sua bisavó Dona Amélia Pessanha. Infelizmente com a informação de que disponho não a consigo situar na família Pessanha de Trás-os-Montes. Em todo o caso, todos os Pessanhas transmontanos são descendentes de Francisco Pessanha Vilhegas que, sendo de Viseu, casou nas Arcas com Joana Sá Morais. Não possuo datas de nascimento ou de óbito de nenhum dos dois, mas somente a vaga informação de que o seu casamento terá ocorrido em data não posterior a 1640.
Cumprimentos.
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#237204 | Luís Neves | 23 ago 2009 21:51 | Em resposta a: #237184

P.S.
Rectifico o último parágrafo da minha anterior mensagem:
"Não possuo datas de nascimento ou de óbito de nehum dos dois, mas somente a vaga informação de que o seu casamento terá ocorrido em data não muito posterior a 1640."

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#237674 | lmsarmento | 28 ago 2009 11:22 | Em resposta a: #237184

Caro Luís de Campos Teixeira Neves
Na realidade quando iniciei a entrada neste forúm, havia alguns dados dos meus antepassados que não me tinham sido transmitidos correctamente.
Após várias pesquisas, a conclusão e certeza relativamente ao meu parentesco com Dona Amélia Pessanha é de que é a minha tia-avó (O semanário de Mirandela "O Notícias" na sua edição de sábado de 11 Maio de 1918, quando deu a notícia do falecimento da minha bisavó, D. Joana Margarida Salgado, faz alusão aos seus filhos, constando o nome da D. Amélia como sua filha).
Assim, o meu bisavô Dr. José Joaquim de Moraes Sarmento e Amaral era casado com D. Raquel Benigna de Sá, mas fora do matrimónio teve com D. Joana Margarida Salgado, minha bisavó, três filhos, a saber:
1 - D. Amélia de Sá, minha tia-avó, casada com José Benedito de Almeida Pessanha;
2- José Estevam de Moraes Sarmento, meu tio-avô, casado com D. Beatriz Augusta Cid Sarmento
3- Carlos Augusto de Moraes Sarmento, meu avô, casado com a minha avó D. Bárbara Maria do Nascimento, esta natural do Beduído, Estarreja, era filha de Vítor Augusto Simões de Carvalho e de Maria d'Oliveira.
A D. Amélia de Sá Pessanha, era minha tia-avó, o apelido Pessanha foi adquirido pelo matrimónio. Sei que sempre houve muita proximidade entre a minha família e a família Pessanha.
Vou tentar compilar tudo o que tenho sobre a ligação das duas famílias, logo que consiga, volto ao forúm.
Cumprimentos
Luísa Moraes Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#237694 | Luís Neves | 28 ago 2009 14:56 | Em resposta a: #237674

Cara Luísa Moraes Sarmento

Os seus tios-avós, José Benedito de Almeida Pessanha e Amélia de Sá Pessanha eram proprietários em Marmelos, Mirandela (na sede da freguesia de Marmelos e não na sua anexa, S. Pedro do Vale do Conde, onde, aliás, se encontram sepultados). A melhor informação que eu possuo sobre a família Pessanha provém exactamente de um livro que o seu tio-avô escreveu intitulado "Os Almirantes Pessanhas e Sua Descendência". O seu tio-avô que era primo direito do Camilo Pessanha, era trineto dos também meus sextos avós António José (de Almeida Moraes Pessanha) e Maria Antónia de Moraes Maltez. A minha ligação à família Pessanha ocorre pelo lado do meu pai e passa pelos Cortiços, Macedo de Cavaleiros, onde José Manuel de Almeida Moraes Pessanha, neto dos anteriores, casou com Maria Amélia Leite Velho de Moraes Macedo Sarmento. Já agora, e como a Luísa é Moraes Sarmento, esclareço-a que esta minha tetravó era Moraes por parte da mãe e Sarmento por parte do pai que, além de Sarmento (e de Macedo) era de Sá.
Cumprimentos,
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#245079 | luizinho | 27 nov 2009 20:32 | Em resposta a: #203995

Caros confrades.

Saudações

Estou a procura da família de JOÃO MARQUES DA FONSECA E SILVA, n. em 01.01.1856, em Trás-os-Montes.
Ele veio paa o Brasil com 12 anos de idade.
Peço a gentileza de me orientarem, como e onde poderei procurar pelo antepassados dele.
Agradeõ antecipadamente
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#245124 | Luís Neves | 28 nov 2009 17:24 | Em resposta a: #245079

Caro confrade:

Sendo João Marques da Fonseca e Silva natural de Trás-os-Montes, alguma informação sobre a sua família deverá estra disponível ou no Arquivo Distrital de Vila Real ou no Arquivo Distrital de Bragança. Contudo, para aceder a essa informação nestes arquivos convinha que soubesse de que freguesia o dito João Marques é natural.

Cumprimentos.

Luís Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#245621 | luizinho | 05 dez 2009 20:36 | Em resposta a: #245124

Caro Luiz Neves.

Saudações.

Grato pela gentileza de sua resposta.
Infelizmente ainda não consegui saber a origem do João Marques da Fonseca e Silva.
Ontem encontramos a certidão de casamento dele, aqui no Brasil, os pais eram ALEXANDRE MARQUES DA SILVA E ANNA MARQUES DA NOVA, de Trás-os-Montes, nada mais.
Saudações

Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#253550 | isabel71 | 23 abr 2010 00:07 | Em resposta a: #101040

Caro Confrade:

Reparei que tem na sua descrição referência a registos da freguesia de Sobreiró de Baixo datados do século XVIII. Tenho ascendentes na mesma freguesia mas no Arquivo Distrital de Bragança referem-me que apenas têm registos a partir de 1860. Como conseguiu obter essas informações? Ficaria muito grata se me pudesse dar essa informação, pois não consigo continuar a minha pesquisa genealógica desse ramo da familia, o que me deixa bastante triste, como pode imaginar.

Grata pelo tempo dispensado. Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#253603 | Filipe PC | 23 abr 2010 19:36 | Em resposta a: #253550

Depende das datas pois existe uma cópia que abranje apenas até meados do século XVII.

Que datas procura?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#259295 | eb | 25 jul 2010 00:21 | Em resposta a: #207131

Meu caro,

Adriana de Castro, minha bisavó, não é Morais. Os Castros de Valpaços, cuja ascendência provém do Minho, não entroncam directamente com os Morais. Adriana de Castro Sarmento Leitão, casa com o Major Eugénio Ivo de Parada e Silva Leitão, meus bisavós. Adriana é filha de Maria da Graça de Castro Sarmento e de Gaspar Caetano Ferreira Sarmento, meus trisavós. A família Ferreira Sarmento de meu trisavô, vai entroncar com os Morais Sarmento, mas num ramo que já não domino.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#259359 | Samuel C O Castro | 26 jul 2010 13:33 | Em resposta a: #259295

EB,

Tomei a liberdade de responder-lhe no outro tópico "Maria Joana Fernandes, Valpaços".

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#259362 | eb | 26 jul 2010 14:42 | Em resposta a: #207074

Caro Juncal,

Adriana de Castro Sarmento Leitão, minha bisavó, casada com Eugénio Ivo de Parada e Silva Leitão, não entronca directamente com a família Morais. Seu pai, meu trisavô, Gaspar Caetano Ferreira Sarmento, descende de família que penso ir entroncar com os Morais Sarmento.

Se tiver mais dados relativamente à família Parada Leitão, nomeadamente a ascendência de Luiz Augusto de Parada e Silva Leitão, pai de Estevão Eduardo Augusto de Parada e Silva Leitão casado com Gertrudes da Glória, agradecia o favor de me contactar e fornecer esses dados.

Abraço fraterno

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#259499 | Bruna MT | 27 jul 2010 23:55 | Em resposta a: #259359

Boa Noite!

Estou iniciando a pesquisa genalógica de minha família, pois minha avó é a última que restou de 8 irmãos Portugueses (ela, já nascida no Brasil). Gostaria muito de obter informações obre suas origens! O nome dela é Esmeralda Ferreira Maciel, casada com José Gomes Maciel, filha de Anna dos Santos Araújo e Antônio Ferreira Araújo (eles eram primos, Anna de uma parte abastada da família e Antônio de uma parte mais humilde). Eles fugiram para o Brasil para que pudessem se casar, já que a família proibiu.

Vou fazer uma pesquisa mais detalhada em casa e trago maiores detalhes. Sei que estes são insuficientes!
José Gomes Maciel, meu avô também é descendente de Portugueses.

Sei também que ainda tenho parentes em Tras os Montes! Gostaria de reencontrá-los!

Sobrenomes que tenho: Ferreira, Araújo, dos Santos, Maciel, Gomes.

Desde já, muito obrigada! Esta pesquisa é muito importante para mim e para a minha família, já que nas condições em que a minha avó se encontra ela não é capaz de nos dar muitas informações!

Abraços!


(Ps: não sei se enviei para o tópico certo, pois sou novata por aqui!)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#301062 | Miguel Pereira123 | 28 mar 2012 07:19 | Em resposta a: #245621

PROCURO irmãos

Bom dia.

Chamo-me Luis Miguel Pereira Araujo, sou filho de José Santos Araújo. Soube que o meu pai é natural de Cortiços, Trás-os-Montes.
Soube que o meu pai teve pelo menos mais 2 filhos, rapaz e rapariga.
Existe forma de me ajudar sff.

Cumprimentos,
Miguel Pereira

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=301061

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#301143 | roz | 28 mar 2012 21:23 | Em resposta a: #301062

Caro Miguel

Veja este link e pode ser que alguem seja seu parente. Sao todos nas redondezas de Corticos.

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Corti%C3%A7os%2C%20Macedo%20de%20Cavaleiros/who/santos%20araujo/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true

Cumprimentos

Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#301480 | mila1000 | 31 mar 2012 17:33 | Em resposta a: #301062

Confrades,
Procuro registos de meus bisavos de Tras-os-montes:
Antonio Augusto da Cunha casado com Amelia de Seixas, era filho de Manuel da Cunha casado com Maria Emilia.
Meu tataravo Manuel era natural de Daire e sua mulher Emilia natural de Pala. ele tinha plantaçoes de videiras.
Meu avo Abilio Augusto da Cunha ,filho de Antonio, era natural de Marialva e casou-se com Maria Amelia,ele falava muito em Mirandela, Serra da Estrela e,quando eu perguntava onde morava só dizia Tras-os-Montes.
Onde posso pesquisar sobre as familias transmontanas?Pesquisa on line,pois, sou do Brasil.
Obrigada.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#301832 | gigimw | 04 abr 2012 06:37 | Em resposta a: #301480

Sim, esses arquivos ja estao disponiveis online no Distrito de Villa Real no ETombo. Ainda nao os pesquisei, mas se que estao la, sim!

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#310013 | mad11942 | 11 jul 2012 19:26 | Em resposta a: #237694

Muito boa tarde,
Peço desculpa pela intromissão mas gostaria de saber se o nome :Carolina Cãndida de Almeida Pessanha, casada que foi com Francisco António Assis Pereira do Lago tem alguma ligação com os Pessanhas que V.Exas. referem.
mad1

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#329567 | mad11942 | 22 mai 2013 17:18 | Em resposta a: #237674

Muito boa tarde,
D.Luisa Moraes Sarmento
Li com interesse e agrado os textos que tem publicado aqui no "Geneall", ácerca das Famílias Transmontanas.
Como possuo um documento manuscrito com a assinatura de José Benedito d'Almeida Pessanha e sua esposa D.Amélia de Sá Pessanha, elaborado em 1920,foram padrinhos de casamento de um tio meu, gostaria de saber qual o grau de afinidade e ligações que teria havido com a familia Moraes Madureira Osório bem como Pereira do Lago, cujas raizes se situam em Rio Torto, Cabanelas, Vale de Salgueiro.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#329576 | mad11942 | 22 mai 2013 19:32 | Em resposta a: #237674

Muito boa tarde
D.Luisa Moraes Sarmento
Possuo um documento datado de 1920 e assinado pela D.Amélia de Sá Pessanha e seu marido José Benedito d'Almeida Pessanha, pois foram padrinhos de casamento de um tio meu.
Atrvés dos elementos que possui será possível saber qual o grau de relacionamento que naquele tempo houve com a família Moraes Madureira Osóriodo/Pereira do Lago.
Melhores cumprimentos,
Manuel Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#329792 | mad11942 | 26 mai 2013 16:32 | Em resposta a: #237694

Muito boa tarde Sr. Luís Campos Teixeira Neves,
Quer fazer o favor de me confirmar onde se encontram sepultados José Benedito d'Almeida Pessanha e D.Amélia de Sá Pessanha, já que eu tenho uma informação, porventura errada, de que seria em Matosinhos.
Melhores cumprimentos,
Manuel Madureira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#330068 | lmsarmento | 31 mai 2013 01:14 | Em resposta a: #329567

Boa noite,
A D. Amélia de Sá Pessanha era irmã do meu avô, ou seja, minha tia avó, casada com José Benedito de Almeida Pessanha. As ligações às duas famílias que menciona não tenho informações precisas. No entanto, sei que existe ligações entre estas três famílias pois somos da descendência de Francisco de Moraes, Palmeirim ( séculos XV/XVI). O livro "Famílias Transmontanas" cujos autores são Francisco Xavier de Moraes Sarmento e Alberto Henrique Campilho Gomes (são dois Tomos e estão à venda na Livraria FERIN, Rua Nova do Almada, nº74, em Lisboa),consegue-se ver as ligações entre as várias famílias.
A minha família vem dos Moraes Castro, Morgadio de Santo António dos Aciprestes de Santa Valha. A família Pereira do Lago, aparece como ligação à família Moraes Castro, ou seja D. Francisca de Moraes Castro, filha de António de Moraes Castro, casa com António de Sá Pereira do Lago em 1684. Mais tarde a família Pereira do Lago junta-se à família Moraes Sarmento, ou seja João Silvério de Sá Pereira do Lago casa em 1839 em Cabanelas com D. Maria Matilde do Nascimento de Gouveia de Moraes Sarmento, cujos filhos são:
D. Amália Pereira do Lago, casada com Leonardo dos Santos de Moraes Madureira Osáorio, donde descendem os Moraes Pimentel (primos direitos do meu pai e tios).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Trás-os-Montes

#331377 | Bruno 17 | 22 jun 2013 18:56 | Em resposta a: #301832

Boa Tarde.


Cara Luisa, tem conhecimento de ter algum antepassado com o nome de Luisa de Morais Sarmento? Esta senhora casou com um antepassado meu de seu nome Francisco Manuel da Cunha. O casamento ocorreu em Vale de Janeiro, Vinhais. Devem ter nascido entre 1690-1730.

Agradeço alguma resposta...


Cumprimentos,

BMF

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes Responder para o forum

#347232 | joaocampos | 13 jun 2014 18:39 | Em resposta a: #88629

autor ;joaocampos 13.06.2014
Caros confrades
na distribuição da família coelho pelas diversas províncias de Portugal vi que segundo a GeneAll cabe a Trás os Montes um total de dezoito (famílias ou indivíduos) .Como descendente dessa família peço aos confrades para me ajudarem a localizar mais membros desta família em especial no concelho de Mirandela...
Obrigado
joaocampos

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#348343 | Ritajo | 16 jul 2014 18:52 | Em resposta a: #88629

Fiquei encantada com esse tópico. Me pareceu de um capricho só e de profundo sentimento
Escrevi algo em outro item, também acerca de trás-os-montes.

Parabéns!!!

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#348369 | Ritajo | 17 jul 2014 00:44 | Em resposta a: #88629

Olá, estou tentanto encontrar dados sobre meus avós oriundos da cidade de trás-os-montes provavelmente.
O nome dele é Alípio José , também assinava Alípio José de Oliveira,casado com Rita de Jesus Antunes , ambos portugueses.
Somente sei que nasceu em 1890 em Portugal e faleceu em 1964 na cidade do Rio de Janeiro onde fixou residencia. E veio para o Brasil de navio e já casado, porém jovem
Era comerciante ( na rua Pareto do Rio de Janeiro - Tijuca) e depois tornou-se funcionário da prefeitura do antigo estado da Guanabara. Sei que foi a portugal uma vez mas não sei quando.
Filho de Sertório José e Maria José de Oliveira
Será que consigo algo. To tentando buscar mais informações. Mas meus tios já faleceram

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#348427 | cardosodoamaral | 19 jul 2014 18:03 | Em resposta a: #88629

Caro Confrade

Não sei se ajuda, mas poderá começar por aqui.

Aproveito para dizer que a denominação antiga como província de Trás-os-Montes era composta pelo distritos de Vila Real e Bragança, logo procurar alguém por ai sem referencia especifica da localidade (cidade, freguesia e outras) é bastante complicado, ou seja, é quase como encontrar uma agulha num palheiro.

Poderá procurar também no ADVRL através deste link http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/

https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=%22Al%C3%ADpio%20Jos%C3%A9%20de%20Oliveira%22

Espero ter ajudado

Ao dispor

Cordiais cumprimentos

Adelino

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#367061 | Monica Araújo | 16 mar 2016 14:28 | Em resposta a: #211017

Vinicius, sou Neta do João Ferreira Pedrão e os bisavós da minha mãe se chamava Manuel de Jesus casado com Emília da Conceição, e sei que nos meus antepassados tenho esses parentes em comum, só não sei te precisar nesse momento, mas buscarei maiores informações, ok!!! Meu e-mail é monicaaraujor@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#367625 | Canuta | 30 mar 2016 00:17 | Em resposta a: #127538

Boa noite

Miro,

na procura de alguns nomes de pessoas da região de Ribeira de Pena, Cerva e Santa Marta da Montanha, deparei-me com este tópico, e ao dar-lhe uma vista de olhos, reparei que o Miro faz referência a uma filha de um Domingos Jorge casado com Maria Machado. Como alguns dos nomes que procuro nessa região têm sobrenome Jorge, gostaria de saber se conhece os ascendentes desse seu Domingos Jorge.

Desde já os meus agradecimentos

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#378071 | Canuta | 24 fev 2017 22:53 | Em resposta a: #367625

Boa noite,

Na esperança que este meu pedido tenha passado despercebido, cá estou eu para o renovar...

Desde já agradeço a quem me puder ajudar.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419363 | samiadamas | 13 nov 2019 04:22 | Em resposta a: #88629

Caros colegas, preciso de informações sobre meus trisavós q são da região de trás dos montes. Só tenho os nomes: MARIANA SERPA PEREIRA casada com ANTÔNIO PEREIRA. Pelo menos de q distrito eles sao pra tentar conseguir dados de nascimento

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419366 | cardosodoamaral | 13 nov 2019 08:08 | Em resposta a: #419363

Caro Confrade
Pelos assentos de nascimento ou casamento dos seus bisavós poderá la chegar se, caso contrário é como achar a agulha no palheiro, perdoe me a expressão
Terá que por aqui alguma referência
Espero ter ajudado
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419370 | samiadamas | 13 nov 2019 12:49 | Em resposta a: #88629

Quais dados de nascimento é necessário?

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419372 | cardosodoamaral | 13 nov 2019 13:17 | Em resposta a: #419370

Caro Confrade

As datas são importantes bem como as localidades. Umas podem ser dissociadas das outras, mas tem que existir algo.
Trás-os-Montes (para nós) é muito grande, com dois distritos, 26 concelhos e muitas freguesias com vários lugares.
Sem localidades e datas aproximadas é impossível pesquisar, por isso nas certidões dos filhos dos que procura deve haver alguma indicação, quanto mais não seja a deles próprias.
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419374 | MCNN | 13 nov 2019 18:09 | Em resposta a: #419363

Boa tarde

Encontrei referências a duas pessoas que podem ser filhas de seus trisavós.

Uma chamava-se António Pereira Filho, que faleceu em São Gonçalo em 21/03/1973 com 62 anos de idade (logo nascido em 1910 ou 1911), nascido no Estado do Rio de Janeiro e que era filho de António Pereira e de Mariana Serpa da Conceição:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LZ3-2T2?i=74&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A775L-NB6Z

A outra chamava-se Satyro (ou Satiro) Pereira, nascido no Estado do Rio de Janeiro em 12/01/1909, que casou em São Gonçalo em 25/03/1933 com Anunciação Pereira de Sá, e que era filho natural de António Pereira e de Mariana Serpa da Conceição:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X4FL-CR?i=147&cc=1582573

De notar que de acordo com este assento apenas o pai era português, a mãe seria brasileira. Já os pais da noiva seriam ambos portugueses.

Este Satiro faleceu em São Gonçalo em 06/06/1952.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6XM7-G16?i=6&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7752-3KN2

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa ? Sabe se se tratam de filhos dos seus trisavós ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419382 | samiadamas | 13 nov 2019 21:29 | Em resposta a: #419374

Primeiramente, agradeço pela resposta. Qualquer informação é de grande valia.
Sim. São filhos dos meus trisavós, logo irmãos da minha bisavó Alzira q tb nasceu no Brasil.
Preciso de dados do nascimento dos trisavós. Qual caminho seguir??

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419383 | samiadamas | 13 nov 2019 21:31 | Em resposta a: #419370

Local de nascimento e data

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419397 | MCNN | 14 nov 2019 13:20 | Em resposta a: #419383

Boa tarde

No assento de casamento de Satiro é dito que o pai tinha então 63 anos de idade e a mãe 57 anos de idade.

Tendo o casamento de Satiro ocorrido em Março de 1933, se as idades indicadas estiverem correctas isso quererá dizer que o pai terá nascido em 1869 ou 1870 e a mãe em 1875 ou 1876.

Ainda pelo assento de casamento de Satiro ficamos a saber que os pais não eram casados (pelo menos não o eram em 1933) e que o pai era português e a mãe era brasileira.

Tenha em atenção que, para o que pretende, é fundamental saber o nome dos pais dos seus trisavós.

O ideal agora será aceder ao assento de nascimento de algum filho dos seus trisavós, porque esse assento deve conter mais informação relevante, em especial o nome dos pais dos seus trisavós.

Relativamente à sua bisavó Alzira sabe onde ela nasceu ? E sabe a data de nascimento de sua bisavó ? Tem acesso ao assento de nascimento de sua bisavó ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419404 | samiadamas | 14 nov 2019 14:43 | Em resposta a: #419397

A minha bisavó depois de casada passou a se chamar ALZIRA PEREIRA DAMAS. Encontrei o registro de óbito. Por ele ela nasceu em 1902 no estado do Rio. https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:775L-KD6Z?from=lynx1UIV8&treeref=G3VV-HQP

Será q consegue achar o registro de nascimento dela?

Tb consegui o registro de nascimento do meu avô HENRIQUE PEREIRA DAMAS q ainda é vivo. Vou tentar obter mais informações com ele.

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419422 | MCNN | 15 nov 2019 15:38 | Em resposta a: #419404

Boa tarde

Tente saber junto de seu avô em que cidade do estado do Rio de Janeiro é que a mãe dele nasceu.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419424 | MCNN | 15 nov 2019 16:34 | Em resposta a: #419404

Boa tarde

Sua bisavó nasceu em Niterói em 06/08/1901. Pode ver aqui o seu assento de nascimento:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DCZ7-RY8?i=127&cc=1582573

(o assento inicia-se no final desta imagem e continua na imagem seguinte)

Confirma-se que o pai era português e a mãe era brasileira.

O pai era filho de António Pereira e de Ana de Almeida, ambos portugueses.

A mãe era filha de José de Serpa e de Maria Serpa da Conceição, ambos já falecidos e portugueses.

Entretanto, pode ver aqui o assento de óbito do seu trisavô, que faleceu em São Gonçalo em 11/06/1935:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTNQ-3KG?i=37&wc=9GY9-7M9%3A113332301%2C115678401%2C117774601&cc=1582573

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419448 | samiadamas | 16 nov 2019 00:30 | Em resposta a: #419424

Nossa! Muito obrigada! Fico impressionada com sua agilidade em conseguir informações. Não consigo entender o q está escrito. Qual o próximo passo pra eu conseguir algum registro de nascimento do meu trisavô? Será q existe acesso virtualmente ou somente no cartório do local? Pq na certidão de óbito dele não consta o local de nascimento nem a data, consta?

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419540 | JoaoAlberto | 22 nov 2019 11:51 | Em resposta a: #88629

Como disse o confrade Adelino, Trás-os-Montes é uma região muito grande, por isso nunca pedi ajuda para o meu caso, mas vendo que algumas pessoas pedem ajuda só tendo o nome, fico mais à vontade para pedir auxílio:
Meu trisavô, Manuel José Leite, nasceu em 18/7/1832 (data da lápide), e minha avó só sabia que ele era de Trás-os-Montes. O que me anima a tentar conseguir algo aqui, é que além da data do nascimento eu tenho os pais: João Manuel Leite e Maria Luisa Guedes.
Na Habilitação de Casamento dos meus trisavós só consta que ele era natural de Portugal.
Já procurei um bocado, mas ainda não consegui nada.
Alguém com mais experiência pode me ajudar?
Cumprimentos
João Alberto Andrade

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#419541 | AnaPandora | 22 nov 2019 12:30 | Em resposta a: #88629

Bom dia gostaria de ter uma ajuda se possível, surgiu me este site na minha pesquisa para a minha árvore genealógica, procuro informações sobre os meus antepassados do meu avô materno que se chama David Ventura, sei que os pais, meus bisavós chama-se Delfim dos Santos Ventura e Luisa de Jesus Costa, nascidos em Rebordelo, Vinhais em 1895 e Loivos, Vidago em 1900 respetivamente. Não sei mais nenhuma informação dos meus trisavós. Qualquer informação adicional agradecia.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Costa Santos

Resposta

Link directo:

Famílias de Trás-os-Montes

#443267 | Johnatan | 21 set 2022 20:11 | Em resposta a: #94692

Pesquisa no arquivo distrital de vila Real certamente encontrará lá.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen