Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92609 | procha75 | 04 jun 2005 19:57

Caros confrades,

Domingos de Barros e sua mulher Maria Angélica de Freitas, meus 8ºs avós, viviam na freguesia de São Tomé de Prozelo, concelho de Amares, quando são apontados como avós paternos de Rosa de Barros (também aparece como Rosa Teresa de Barros) no assento de baptismo da mesma celebrado em 7 de Junho de 1789 (nascida em 1 de Junho), na sobredita freguesia de São Tomé de Prozelo. Esta é filha legítima de António José de Barros casado com Benta Maria Tinoco, filha de Francisco Tinoco de Oliveira (também dito Francisco Tinoco da Silva) e de Ângela de Oliveira (casados em 1733-Mar-22, na freguesia de São Martinho do Lago, concelho de Amares, de onde ela é natural). Francisco Tinoco de Oliveira é filho de Domingos Tinoco Borges e de Antónia Antunes (casados em 1696-Fev-05, na freguesia de São Pedro de Barreiros, concelho de Amares, de onde ambos seriam naturais); e Ângela de Oliveira é filha de João de Oliveira e de Mariana Martins (casados em 1706-Jun-01, na freguesia de São Martinho do Lago, concelho de Amares, de onde ambos seriam naturais).

Esta é a informação que tenho sobre a ascendência da sobredita Rosa Teresa de Barros, minha 6ª avó. Apesar de buscas feitas ao nível dos registos paroquais nada mais consegui localizar. Agradeço antecipadamente qualquer informação que me possam fornecer sobre a ascendência e, eventualmente, descendência das pessoas acima citadas.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92700 | nunomaria | 06 jun 2005 15:29 | Em resposta a: #92609

Caro Pedro Rocha,

Uma vez que tem investigado Tinocos da região de Braga, perguntava-lhe se terá alguma coisa sobre a ascendência dos Tinocos de Faria da Póvoa de Lanhoso.

Agradeço antecipadamente as eventuais informações

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92731 | procha75 | 06 jun 2005 19:32 | Em resposta a: #92700

Caro Nuno Maria,

Apesar de também ter ascendentes no concelho da Póvoa de Lanhoso estes não são Faria e/ou Tinoco. Estes meus ascendentes são maioritariamente Rodrigues, Vieira e Gil.
Po outro lado todos os Faria (que também os tenho) e Tinoco que tenho são oriundos dos actuais concelhos de Amares e de Vila Verde.
De qualquer modo ficarei atento aos seus "Tinoco de Faria" e se encontrar alguma coisa lhe direi para aqui.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92744 | nunomaria | 06 jun 2005 19:45 | Em resposta a: #92731

Caro Pedro Rocha,

Agradeço muito a sua resposta.

Os meus cumprimentos,

Nuno Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92776 | amtf | 07 jun 2005 00:23 | Em resposta a: #92744

Caro Pedro Rocha,

Este seu tópico trouxe-me à memória um outro, também aberto por si, sobre famílias de Gomide, Vila Verde, que contou com a participação do saudoso Amigo e Parente Vasco Jácome.

Ali o Caro Confrade referiu uma senhora, Maria Tinoca, que se relacionou amorosamente com o Abade Gregório Rebelo de Abreu (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=76900#lista).

Dessa união nasceu Cristovão Rebelo de Abreu, senhor da Quinta da Torre, em Regalados, antepassado directo do Vasco, meu e de, certamente, alguns milhares de outros compatriotas.

Um filho de Cristovão, seu homónimo, veio a casar com uma senhora, de seu nome Mariana de Macedo Tinoco, filha de Domingos Tinoco de Sá e de Custódia de Macedo. Domingos Tinoco foi COX por alvará de 24-3-1650. O Hábito foi-lhe concedido por mercê de que sua mulher era beneficiária (Torre do Tombo, microfilme n.º 6474). Infelizmente não se encontra o seu processo de habilitação para as necessárias provanças.

O Vasco Jácome aventava a hipótese destes Tinocos serem dos mesmos da sua avó materna da seguinte maneira: "É bem possível que estes Tinocos sejam os mesmos, quer porque não deve haver muitos neste espaço geográfico, quer porque esta gente parece que era dada a primas :)"


Tenho outra linha de Tinocos, geográficamente próximos (Vila Verde):

1. António de Lima de Abreu, FCR, senhor da Quinta de Mós, em Santa Maria de Mós

2. Leonel de Lima de Abreu, que o teve de:
3. Maria da Rocha Tinoco, filha de:

6. Francisco Gonçalves da Rocha, c.c.:
7. Helena Tinoco

Desconheço quem seriam estes Tinocos mas admito que fosse gente de alguma preponderância pois os apelidos Rocha Tinoco vieram a ser adoptados por um neto de Maria, António de Faria Machado da Cunha e Gusmão da Rocha Tinoco, FCR, Vereador da Câmara de Braga, senhor dos morgados da Bagoeira, de Vila Cova, da Casa das Hortas, etc, etc, que também o transmitiu a seu filho e sucessor.

Peço desculpa por esta longa mensagem que apenas serviu para assinalar mais uns quantos Tinocos em zonas próximas daqueles que procura.

Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92783 | procha75 | 07 jun 2005 06:24 | Em resposta a: #92776

Caro António Fevereiro,

Recordo-me perfeitamente desse tópico que abri e muito mais da grande ajuda que recebi do nosso saudoso Amigo e Parente Vasco Jácome. Digo parente porque o meu 10º avô, Belchior da Fonseca de Abreu (escrivão), era irmão do seu Gregório Rebelo de Abreu (Abade de Santa Eulália de Sande). Também me recordo de haver referido a amiga deste dita Maria Tinoco que é o nome que consta da Carta de Legitimação de Cristóvão Rebelo de Abreu, onde se afirmava que a mesma era sua parente consanguínea.
Face às repetidas ligações matrimoniais ou não existentes entre as pessoas desta família também não me surpreenderia que esta Maria Tinoco estivesse ligada por parentesco à família da mulher do segundo Cristóvão (leia-se filho do primeiro referido).
Quanto ao ramo que apresenta de Tinocos de Vila Verde e, apesar de também ter Tinocos neste concelho, não os consego encaixar nos meus. Os meus tinocos de Vila Verde são iniciados por Custódio Tinoco casado com Maria Soares, pais de Rosa Tinoco, da freguesia de São Miguel de Fiscal, que veio a casar com António Rodrigues (filho de Manuel Rodrigues e Maria Francisca), da freguesia de São Tomé de Lanhas, e tiveram a Marinha da Silva Tinoco Rodrigues nascida em 1761-Jun-19, nesta última freguesia de São Tomé de Lanhas.

Sem mais no momento,

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92843 | amtf | 07 jun 2005 23:34 | Em resposta a: #92783

Caro Pedro Rocha,

Estamos na mesma geração da descendência de nosso comum 11º avô Cristovão de Abreu, pai de Belchior e de Gregório!

A propósito deste nosso comum parentesco transcrevo uma observação do Vasco Jácome, referindo-se a si, contemporânea do tópico acerca de famílias de Gomide:
"Pelos vistos temos mais um parente aí em Lisboa. E parece pessoa habituada a investigações. Qualquer dia encontra-o na TT!"

Quem sabe já nos cruzámos por ali...

Um abraço do,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92845 | angelizer | 08 jun 2005 00:21 | Em resposta a: #92609

caro, a minha avó aterna de nome FRANCISCA AMÉLIA TINOCO, provavelmente estaria relacionada com a sua família pois também é da zona de amares e se naõ me engano ainda há por lá (prozelo) uma tia... Assim como os Oliveira também estarão relacionados... a minha madrinha OLIVIA VIEIRA OLIVEIRA tudo gente dessa zona... amares e crespos.
de resto poderei perguntar à minha mãe + informações...

atentamente
carla

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92859 | procha75 | 08 jun 2005 06:16 | Em resposta a: #92843

Caro primo António Fevereiro,

Se é frequentador mais ou menos assíduo do IAN/TT é bem provável que já nos tenhamos encontrado. Eu sou frequentador diário (no horário das 17:30/19:15) da TT, incluindo Sábados, apesar de desde 2 meses para cá isto não acontecer durante a semana. Mas, lá para depois das Féras da TT (leia-se horário de Verão) penso que voltarei à minha rotina diária na TT. Enfim, desde Outubro de 2001, se existe sítio onde tenho estado esse sítio é sem dúvida a TT, inicialmente como funcionário da mesma e desde então (desde cerca de Janeiro de 2004) exclusivamente como investigador.

Caso necessite de alguma coisa não hesite em contactar,

Um abraço

Pedro Rocha
Lisboa, PT
procha_1975@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92860 | procha75 | 08 jun 2005 06:23 | Em resposta a: #92845

Cara Carla,

Não me admiraria que as nossas ascendências nesta região se cruzassem. Se me fornecer mais dados sobre esta sua ascendência talvez encontre alguma coisa na minha base-de-dados.

A minha 6ª avó, Rosa Teresa de Barros, teve a Maria Teresa de Barros (filha natural) na freguesia de Prozelo. Esta última nasce em 1816-Jul-08 e casa-se em 1840-Out-12 (na freguesia de São Martinho de Carrazedo) com João António da Rocha, estes meus 5ºs avós.

Fico a aguardar mais informações,

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92881 | ffarrajota | 08 jun 2005 15:26 | Em resposta a: #92609

Caro Senhor Rocha,
Tenho antepassados Tinoco na freguesia de Tourais/Seia o casamento mais remoto é o de Manuel Dias Tinoco cc. Maria Álvares 13/2/1661, no casamento não indica a filiação. A descendência passa a ser Álvares ou Alves Tinoco. Será que esta família liga com a sua apesar de geográficamente não ser assim tão próxima. A distância não será problema porque tenho antepassados da Andaluzia, Minho, Alentejo que acabam por se instalar na zona de Seia. Gostaria de saber mais sobre o apelido Tinoco.
Os meus cumprimentos,
Fernanda farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92914 | procha75 | 08 jun 2005 23:16 | Em resposta a: #92700

Caro Nuno Maria,

Ao fazer uma revisão à minha base-de-dados encontrei o casamento de Domingos de Faria (filho de José de Faria e de Ana Antónia, meus 10ºs avós, que casaram na freguesia de São Vicente do Bico, conc. Vila Verde, em 1659-Nov-10) com Maria Tinoco (filha de Bento Tinoco e de Ana Machada) celebrado, na freguesia de São Miguel de Fiscal, em 1703-Abr-22, com dispensa de parentesco de consanguinidade. Não tenho estudada a descendência deste casal mas, pelos seus apelidos, a respectiva descendência poderá usar Tinoco de Faria. O que acha? Tem algum registo que ligue a este?

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92917 | procha75 | 08 jun 2005 23:26 | Em resposta a: #92881

Cara confrade Fernanda Farrajota,

Antes de mais peço-lhe que não me trate por Senhor, basta Pedro ou Pedro Rocha (como preferir).

Sobre os "seus" Tinoco/Alves Tinoco não tenho, até ao momento, nada que me faça ligar a eles; e também não tenho ascendência para os lados de Seia.

Caso "apanhe", no decurso das minhas pesquisas, alguma coisa que me levante suspeita de pertencer a estes Tinocos imediatamente lhe transmitirei para este tópico.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#92995 | amtf | 09 jun 2005 22:51 | Em resposta a: #92859

Caro primo Pedro Rocha,

Presentemente é pouca a disponibilidade que tenho para frequentar a TT.
Quando posso troco o alimento do físico pelo do espírito e dou lá um salto à hora de almoço.

Muito obrigado pelo seu oferecimento. Já lhe devo a descoberta do documento de legitimação do filho do abade de Santa Eulália de Sande!

Um abraço do
António Maria Fevereiro
fevereiro@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#93202 | angelizer | 11 jun 2005 23:57 | Em resposta a: #92845

em S. Paio de Pousada - António (maria?) Tinoco casou com Rosa Antunes
provavelmente em Santa Lucrécia desta união nasceram • Francisca Amélia Antunes Tinoco • Judite das Dores Antunes Tinoco • Deolinda Antunes Tinoco • Eugénia Antunes Tinoco • Irene das Dores Antunes Tinoco • José Antunes Tinoco • Bento Antunes Tinoco • Mário Antunes Tinoco nascidos provavelmente em Santa Lucrécia (distrito de Braga)

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#154196 | martinef | 28 abr 2007 21:04 | Em resposta a: #92917

Na minha familia de Santa Maria de Ferreiros, Amares tenho com Antunes Tinoco:

Gabriel Antunes Tinoco (ferreiros 11.2.1744) cc Maria Thereza de Araujo (ferreiros)
filho de: Manoel Goncalves Tinoco (18.10.1710 ferreiros) e Maria Antunes (08.08.1713 Ferreiros)
filho de Francisco Goncalves e Maria Tinoco

Nao sei se sao relacionados... Tambem a minha tia Elvira Antunes Da Silva casou com Francisco Tinoco que era de Amares. As minhas primas sao Tinoco. Nao lembro do nome da avo delas de Amares.

Tenho muitos Antunes, e tambem Lage, Araujo, Lage, Da Silva, Villa dos Arias, Da Costa Mendes, de Andrade, Abreu.

Martine Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#154204 | pachancho | 28 abr 2007 21:59 | Em resposta a: #154196

À pouco tempo também descobri que tenho familiares de apelido Tinoco, aínda não aprofundei muito.
Tereza Maria Leitão. Filha de José Tomás da Mota Tinoco, Lage-amares casado com Maria Luisa Leitão. Neta paterna de António Tinoco e Joana da Mota de S.Miguel de Fiscal - Amares e materna de António Araújo Branco e de Maria Luiz da Lage/Amares.
Este casal teve vário filhos entre os quais:
Francisco José, Manuel Jósé, Rosa Maria, António José, Maria Josefa, Quitéria luisa...

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#155397 | small | 08 mai 2007 17:30 | Em resposta a: #92859

Estimado Sr Pedro Rocha
Desculpe a minha intromissão neste tópico, mas despertou-me interesse uma vez que talvez me possa ajudar na pesquisa de um livro de legitimações, penso que de 1830, referente à freg de São José da Cidade de Lisboa.
No assento de nascimento, em 15.08.1930 de Eduardo, encontra-se à margem ....
vai este termo lançado no livro de legitimações e rectificações a fls 73 verso".
A pessoa que me fez a pesquisa já tentou tudo, o problema é que na TT e para esta freguesia só estão os livros de legitimações de 1850, aproximadamente para cima, os mais antigos parece que se perderam.
Sinceramente grata por qualquer ajuda que me possa dar aceite os meus cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159572 | procha75 | 15 jun 2007 22:51 | Em resposta a: #155397

Prezada Stella,

Antes demais peço desculpa por só lhe responder agora. Por lamentável lapso de gestão de e-mails recebidos só agora detectei que ainda nºai lhe havia respondido, o que faço agora.
Não vejo como a poderei ajudar (ainda que o queira fazer) porque conforme diz já alguém lhe fez a pesquisa na TT e não localizou o livro de legitimações.
Eventualmente poderei (quando me deslocar lá e se não houver alguém que o faça entretanto, pois só tenho prevista esta deslocação lá para Setembro), verificar na freguesia de São José mais alguma informação sobre Eduardo e seus ascendentes. Mas tal só será possível se fornecer mais dados já que o que transmite é manifestamente insuficiente para tal.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159576 | small | 15 jun 2007 23:16 | Em resposta a: #159572

Prezado Pedro Rocha

Passo a indicar o meu endereço para lhe dar indicações mais promenorizadas
stellaleixoarrobaiolpontopt
Muito grata pela sua colaboração

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159579 | pachancho | 15 jun 2007 23:53 | Em resposta a: #159572

Pedro,

Tenho um antepassado José Thomas da Mota Tinoco casou a 10.6.1781 com Luisa Maria Leitão na freguesia de Lage,conc. vila Verde. Este josé é filho de Custódio António tinoco da freguesia de S.Miguel de Fiscal, conc. Amares casado com Joana da Mota da mesma freguesia. Este ´José tinha um irmão chamado Domingos

Será que estes Tinoco de S.Miguel de Fiscal estão relacionados com a Maria
Tinoco?


Cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159694 | procha75 | 16 jun 2007 21:05 | Em resposta a: #159579

Prezada Paula,
Eu penso (mas não tenho a certeza, a qual só poderia ter analisando exaustivamente os paroquiais) que os Tinocos de São Miguel de Fiscal constituirão uma única família.
Contudo sigo a máxima que até prova escrita em contrário duas pessoas (que até podem ter o mesmo apelido e viverem na mesma aldeia/lugar) não são parentes entre si. Até posso ter suspeita, mas ...

Cumprimentos,

Pedro Rocha

P.S.: Não tenho na minha base de ados referência aos seus José e Domingos.
Podendo ajudar em alguma coisa disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159708 | pachancho | 16 jun 2007 22:25 | Em resposta a: #159694

Pedro,

Muito obrigado pela resposta;
também aínda não sei muito sobre os pais e irmãos de (Amtónio) Custódio Tinoco, mas para a semana irei pesquisar e depois aí volto a contactá-lo; Quanto ao filho deste, José Thomas da Mota Tinoco casado com Luisa Mª Leitão que já nasceu em Lage, já tenho o nome de todos os filhos que são: Francisco José (1783), Teresa Maria (!786), Manuel José (1788), Rosa Maria (1790), Maria Josefa (1794), Quitéria Luisa (1796), José Luis ( 1798), José Luis (1798). Estes já
aparecem com apelido Leitão, o apelido da mãe.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159994 | pachancho | 19 jun 2007 10:43 | Em resposta a: #159694

Caro Pedro,

ontem estive a pesquisar no arquivo e descobri que o seu Custódio Tinoco e Maria Soares, parece que também são meus:

José Tomas da Mota Tinoco é filho de Custódio António Tinoco e Joana da Mota; Este Custódio António Tinoco, por sua vez, é filho de Custódio Tinoco e de Maria Soares, da freguesia de S. Miguel Fiscal.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#159995 | pachancho | 19 jun 2007 10:46 | Em resposta a: #159694

Caro Pedro,

ontem estive a pesquisar no arquivo e descobri que o seu Custódio Tinoco e Maria Soares, parece que também são meus:

José Tomas da Mota Tinoco é filho de Custódio António Tinoco e Joana da Mota; Este Custódio António Tinoco, por sua vez, é filho de Custódio Tinoco e de Maria Soares, da freguesia de S. Miguel Fiscal.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#160029 | Lobo | 19 jun 2007 14:49 | Em resposta a: #92843

Caro António Maria Fevereiro

Desculpe esta intempestiva intromissão na conversa quem vem tendo.

Acontece que tenho na m/base um Cristovão Rebêlo de Abreu c.c. Antónia da Fonseca, filho de Francisco Rebêlo Soares e de sua mulher e parente Ana Gomes de Abreu, será o mesmo a que se refere na ua mensagem?

Agradeço qualquer "achega" que me possa prestar.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#160143 | procha75 | 19 jun 2007 23:33 | Em resposta a: #159994

Cara Paula,

Mais uma parente confirmada. Através deste Forum já consegui entrar em contacto com vários e é um prazer.
O pior é continuar, já que eu tentei com base no casamento de Rosa Tinoca, filha de Custódio Tinoco e de Maria Soares, obter o assento paroquial de casamento destes e não consegui (pedido feito ao ADB).
Por acaso não me podia fornecer os dados genealógicos do assento de casamento do seu Custódio António Tinoco. Assim poderia comparar com o da minha ascendente e eventualmente descobrir onde Custódio Tinoco e Maria Soares casaram.

Agradecendo as eventuais informações que me possa transmitir.

Cumprimentos,

Pedro Rocha
( procha_1975@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#160454 | ffarrajota | 22 jun 2007 00:08 | Em resposta a: #92917

Caro Pedro:
Agradeço a sua resposta.
Há qualquer coisa que me faz crer que esta família Tinoco será a mesma. Estarei também atenta a mais dados que me leve à origem. No livro Raízes da Beira vem mencionada a família Tinoco, de Gouveia e Seia. Numa outra família há um casamento em que os meus avós Tinoco estão mencionados mas não consigo fazer a ligação aos referenciados a partir de 1560 mas, neste caso tenho quase a certeza que é a mesma família.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

Tinoco,S. Miguel de Fiscal, Amares, Braga

#160584 | pachancho | 22 jun 2007 23:59 | Em resposta a: #160454

A quem interessar, aqui segue a lista de alguns Tinoco, de Fiscal/Amares.

Custódio Tinoco cc Maria Soares
Filhos:
Custódio - *25.11.1718
Rosa Maria-*6.3.1720
Ignocencia-*31.10.1721
José-*3.12.1723
Ignocencia-*6.3.1725
Manuel-*10.3.1727
Maria-*12.3.1729


cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#171923 | cviana62 | 06 nov 2007 21:02 | Em resposta a: #92609

Caro confrade

Estive agora a ver as mensagens trocadas neste fórum e pergunto-lhe se por acaso nas suas buscas, alguma vez lhe surgiu uma Maria Rosa Tinoco casa com José António Pires, suponho que de Lago Amares e que terão eventualmente nascido por volta de 1800?

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#172142 | procha75 | 08 nov 2007 23:09 | Em resposta a: #171923

Caro confrade,

Infelizmente não encontrei, na minha base de dados, referência ao casal que menciona.
Contudo, tendo em conta a freguesia e apelidos mencionados, não me admiraria que os mesmos tenham parentesco com ascendentes meus.
Ficarei atento e caso ache alguma referência aos mesmos logo lhe comunicarei de imediato.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#206833 | JED | 31 ago 2008 18:57 | Em resposta a: #92700

Meu caro nunomaria
Passado tanto tempo, parece-me que já por cá não andará. Só hoje cruzei-me com esta sua mensagem.
Pergunta sobre Tinocos de Faria na Póvoa de LAnhoso. Eu tenho conhecimento de alguns Tinocos de Faria do sec. xx. Se estiver interessado...

Cumprimentos
JED

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#213637 | LMoraes | 20 nov 2008 15:05 | Em resposta a: #172142

Tenho alguns Tinoco na minha família, aqui no Brasil, que apareceram por volta de 1750, vindos de algum lugar de Portugal, não consegui descobrir de onde.

Alguma notícia daí de Portugal de parentes que tenham vindo para cá nesta época ?

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#213938 | procha75 | 24 nov 2008 23:45 | Em resposta a: #213637

Prezado LMoraes,

Até ao momento não localizei nenhum ascendente deste meu ramo (dos Tinocos) que tivessem ido para o Brasil. Tenho suspeitas, mas não certezas.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#220148 | 13051949 | 01 fev 2009 19:21 | Em resposta a: #92700

em povoa de lanhoso existe uma familia TINOCO de FARIA FRANCISCA TERESA TINOCA*MONSUL 17 09 1772 FILHA DE ANTONIO JOSE DE ARAUJO E MARIA JOSEFA TINOCA DE FARIA*MONSUL 13 07 1746 NETA PATERNA DE DOMINGOS GONCALVES *FRIANDE 9 06 1703 E DE ROSA ARAUJO*FRIANDE 30 09 1695 NETA MATERNA DE DOMINGOS ALVES *MONSUL 9 05 1703 E DE MARIA TINOCA FARIA*MONSUL 3 05 1714 BISNETA PATERNA DE DOMINGOS GONCALVES *FRIANDE 8 02 1660 MARGARIDA FRANCISCA. JOAO FRANCISCO E MARIA ARAUJO E BISNETA MATERNA DE DOMINGOS ALVES . MARIA FRANCISCA . JOAO FARIA*AGUAS SANTAS 28 06 1677 E SARAFINA TINOCA*SAO PAIO DE POUSADA BRAGA

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#228813 | cviana62 | 09 mai 2009 19:21 | Em resposta a: #172142

Caros confrades

A propósito de Tinocos de Amares e Vila Verde, e na sequência de um post anterior e que por acaso voltei a visualizar. deixo aqui alguns elementos, para quem possam interessar:

Maria Rosa Tinoco, filha de António Ferreira Tinoco e ana Domingues de Abreu. Nascida em Prado Santa Maria Vila Verde em 26 de Dezembro de 1806. casou com José antónio pires, natural de Lago, Amares, em 8 de Fevereiro de 1836.

António Ferreira Tinoco, era filho de Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares. Neto paterno de Manoel Ferreira de Macedo e Josefa Soares, presumivelmente também de Prado Santa Maria Vila Verde

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#228818 | ffarrajota | 09 mai 2009 20:27 | Em resposta a: #213938

Caro Pedro Rocha,
mais uma vez volto a incomodá-lo nesta incógnita dos meus ascendentes Tinoco. Estou sempre atenta a este tema e estive a ler todas as intervenções sobre esta família e verifico que o casamento mais remoto neste tópico é o que eu indiquei, 23/2/1661, em Tourais,Seia. Encontro Tinocos em Seia e Gouveia, não consigo fazer a ligação. Em Gouveia há uma rua chamada Travessa do Tinoco. Será que um dos Tinocos da Beira se estabeleceu na zona de Braga? Nada me parece impossível porque em 1692 tenho um avô de Sopo-Caminha-Bispado de Braga que se casa em Torroselo-Seia, eles andavam que se fartavam. Tenho uma avó de Montoro-Andaluzia-Reino de Castela que se casa em Vila Cova -Seia em 1698. Se não descobriu antepassados mais recuados na sua zona é muito capaz da origem estar nas Beiras mas também perdi o fio à meada.
Cordiais saudações,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#239853 | Analuz | 22 set 2009 04:14 | Em resposta a: #228813

Caro Carlos Viana
Estava em busca de informações sobre meus ancestrais Tinoco, quando encontrei a sua referência a Antonio Ferreira Tinoco, filho de Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares. Que maravilha!! Tudo indica que eles sejam os meus 5º avós! Então, animei-me para perguntar-lhe um pouco mais. Você saberia o nome dos outros filhos desse casal? Teria um João Ferreira Tinoco, um Thomé Ferreira Tinoco e um Luís José?
Sabe algo sobre Sebastião Luis Tinoco da Silva?
Aguardo sua resposta, muito obrigada
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240504 | cviana62 | 28 set 2009 15:27 | Em resposta a: #239853

Cara Ana Lúcia

Antes de mais, peço desculpa por só agora lhe responder, mas tanbém só hoje reparei que tinha resposta sua.
Pelos dados que possuo. Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares, tiveram pelo menos os seguintes filhos:

Tomé José, nascido em 07.09.1763, em Prado Santa Maria (Vila Verde)
José António, idem em 29.07.1766
António José, idem em 25.08.1768
Ana Maria, idem em 08.11.1771
João, idem em 21.02.1773
Luís António, idem em 06.03.1777
Isabel Maria, idem em 19.12.1779

Todos estes assentos de nascimento encontram-se disponveis para consulta no Arquivo distrital de Braga.
Provavelmente não encontrei todos os descendentes, mas as minhas pesquisas andam mais ou menos por esta data.
Relativamente ao Sebastião Luís Tinoco da Silva, nada sei sobre esse pessoa.

O Manoel Ferreira Tinoco, no meu caso, posso dizer que pertence é um ascendente situado 5 gerações em relação à minha avó paterna...

Se precisar alguma coisa, disponha. Eu estou em Braga e por isso ser-me-á relativamente fácil obter alguns dados que necessite.

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240517 | Analuz | 28 set 2009 16:51 | Em resposta a: #240504

Caro Carlos Viana

Muito obrigada pela sua tão esclarecedora resposta. Estas pessoas são mesmo os meus ancestrais! Essa parte da família é exatamente a que eu estava buscando!
Meus avós eram primos e descobri, muito recentemente, que o avô descende do Tomé José Ferreira Tinoco e a avó do João Ferreira Tinoco (que são irmãos). Agora tudo fica bem confirmado com a sua contribuição.
Os descendentes do Tomé estão ainda bastante obscuros na minha pesquisa. Você já conseguiu chegar aos netos de Manoel e Maria Álvares?

Após sua referência a Manoel Ferreira Tinoco, fiquei pensando que também nós possamos ter algum parentesco, pois fazendo as contas, ele seria também um ascendente situado a 5 gerações em relação a minha mãe. Se achar conveniente,poderemos checar isto em algum momento oportuno.

Esperando não incomodar demasiadamente,gostaria de aceitar o seu oferecimento para obter algum dado em Braga.Seria ainda enfocando Sebastião Luis Tinoco da Silva. Nasceu também em Prado Santa Maria, a 03.08.1758. Estudou Direito em Coimbra,veio para o Brasil onde foi Ministro da Fazenda e da Justiça.Faleceu em 11.06.1839 (RJ).

Novamente, muito obrigada pela sua valiosa informação.
Um abraço
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240535 | cviana62 | 28 set 2009 18:40 | Em resposta a: #240517

Cara Ana Lucia

Pela resposta eu vi logo que eram quem realmente você procurava.
Por acaso amanhã já fazia intenção de passar no arquivo distrital de Braga. Vou pedir o livro onde consta o nascimento do tal Sebastião. Depois dir-lhe-ei mais qualquer coisa.
Em relação aos netos do Manoel e da Maria Álvares, apenas sei os respeitantes ao filho António José. Quando em outra oportunidade procurar alguma coisa mais por essa freguesia, com todo o gosto, lhe farei também chegar essa informação, se acha isso importante.
Precisando de alguma coisa, o meu mail é cviana@mail.pt

Um abraço amigo

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240591 | Analuz | 29 set 2009 01:07 | Em resposta a: #240504

Caro Carlos Viana
Obrigada pela sua resposta, sua atenção e disponibilidade.
Se puder me enviar os nomes dos netos de Manoel respeitantes ao Antônio José, gostaria muito.
Sabe se um de seus filhoa estudou em Coimbra?
Tive acesso ao inventário de João Ferreira Tinoco e lá consta que destinou 96 mil réis anuais até o ano de 1822, como assistência a um filho de Antônio Ferreira Tinoco que estava estudando em Coimbra.
Caso deseje alguma informação deste inventário,posso enviar. Porém, não fotografei nem tenho xerox do documento, apenas escrevi as informações que desejava.

Boa sorte amanhã no arquivo!
Até breve, obrigada
Um abraço
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240619 | cviana62 | 29 set 2009 14:12 | Em resposta a: #240591

Cara Ana Lucia

Hoje de manha estibve no ADB e em Prado (Santa Maria), não aparece o nascimento de qualquer Sebastião na data que refere.
Ele era filho de quem? Sabe?
Era irmão do Manoel Ferreira Tinoco e portanto filho de Manoel Ferreira de Macedo e Josefa Soares?
Se era, então o mais provável é que tenha nascido em Fiscal (Amares), de onde eram os seus pais.
Numa próxima oportunidade, procurarei encontrar o assento de nascimento do Manoel Ferreira Tinoco e de todos os seus irmãos que presumo teria acontecido na referida freguesia de Fiscal ou então em Panoias (Braga), de onde eram os avós maternos. falta-me ainda descobrir o casamento dele, presumivelmente também em Fiscal ou Panoias.
Em relação ao que me pergunta, penso que é possível saber se um filho estudou em Coimbra, porque o ADC, que funciona junto da Universidade de Coimbra tem esses dados.
Os netos do Manoel que eu entretanto encontrei, são então os seguintes:

Filhos de António José Ferreira Tinoco e Ana Domingues, casados em 03.02.1790 - Prado Santa Maria:
- Teresa Tinoco, nascida em 03.04.1791, Prado SM
- José Ferreira Tinoco, 23.09.1795, idem
- Manoel Ferreira Tinoco, 27.04.1798, idem
- Maria Rosa, 26.12.1806, idem
- João Ferreira Tinoco, 08.10.1809, idem
- Joaquina Tinoco, 20.08.1812, idem
- Maria Rosa Tinoco, 13.10.1817, idem, casada com José António Pires, em 28.05.1813

Filhos de Ana Álvares e de António Dias
- António, ...??
- Teresa Álvares, nascida em 11.10.1791

E pronto relativamente a netos é o que tenho...depois tenho os descendentes da geração seguinte, mas apenas relativamente a Maria Rosa Tinoco e José António Pires, que conduzem até mim...

Em relação ao inventário, se calhar é um pouco extenso, mas se tiver algum pormenor que julgue interessante gostaria de saber...

Um abraço

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240624 | Analuz | 29 set 2009 15:00 | Em resposta a: #240619

Bom dia, Carlos
Que maravilha que já conseguiu pesquisar, obrigada! Infelizmente não possuo mais nenhuma informação sobre o Sebastião que pudesse acrescentar. De qualquer forma, já fiquei super feliz com todas as novidades que você me trouxe. Inclusive, desconfio que dois desses netos,o José Ferreira Tinoco e o João, vão ser descobertas importantes para identificar outras pessoas que estavam "soltas" na minha pesquisa.
Caso possa compartilhar os dados que por acaso for descobrindo ao longo do tempo, vou adorar.
Sobre o inventário de João Ferreira Tinoco (testamento em 11/1/1821, óbito em 1823), os detalhes que acho que podem lhe interessar, são os seguintes:
Cita um sobrinho: Manoel José Dias Tinoco, que teve dois filhos: Manoel e Thomé
Cita uma sobrinha: Eufrásia, casada com Francisco Duarte Pereira, que teve um filho: Luiz, da 10ª Real
Muito obrigada por tudo.
Um abraço
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240696 | cviana62 | 30 set 2009 09:20 | Em resposta a: #240624

Bom dia Ana Lucia

As suas curiosidades tornaram-se agora nas minhas curiosidades também.
Fiz umas pesquisas na net e verifico que esse tal Sebastião Luís que foi Ministro no Brasil no tempo do rei D. Pedro, tal como já me havia referido, aparece como nascido em Viana. Ora, Viana do Castelo é um distrito diferente de Braga.
A Ana Lucia anda a ver se consegue entroncar o Sebastião Luís na sua árvore genealógica? Ou tem alguma pista ou qualquer outra indicação que lhe permitam afirmar que ele lhe está relacionado? Poderemos estar a falar de Tinocos diferentes... Diga-me por favor a sua intenção ou palpite, para eu mesmo assim poder investigar. Mesmo que tenha sido em Viana, o ideal seria encontrar a freguesia do seu nascimento, o que poderá não ser fácil, apesar da data precisa. Pode ser Viana, cidade, ou então qualquer outra freguesia de um concelho qualquer de Viana do Castelo. Eu tenho uma irmã em Viana do Castelo que volta e meia costuma ir ao Arquivo de Viana, onde por acaso também tenho ascendentes, mas por outro ramo. Pode ser que entretanto ela me consiga descobrir o que pretende.

Um abraço

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240769 | Analuz | 30 set 2009 19:08 | Em resposta a: #240696

Olá, Carlos
Tudo bem?

A história do Sebastião é a seguinte: quando comecei a pesquisar,no início do ano, encontrei um pequeno resumo já feito, do qual constava este dito Sebastião, como sendo o pai de João Ferreira Tinoco (que era o meu ascendente direto mais antigo que conhecia). Porém, no mesmo resumo, havia uma nota informando que o Sebastião poderia ser irmão (e não pai) do João. E sua origem, "Viana, Prado, Portugal".
Quando tive acesso ao inventário do João, vi que ele era filho de Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares (lá, consta Alves), natural de Freguezia da Vila de Santa Maria do Prado, Arcebispado de Braga. Desde então, fiquei sem entender
como o nome do Sebastião chegou até ali ou quem era ele.
E por não conseguir achar "Viana, Prado" e os outros serem de SMPrado, achei que poderia ser o mesmo lugar.
Por tudo isso, o meu palpite é de que ele seja algum parente próximo desses meus diretos,que conheci recentemente através de você.
Esse Viana, Prado existe? Você acha que tem parentesco com ele também?
Obrigada pelo seu interesse, pelas suas notícias.
Um abraço
Ana Lucia

PS:Eu já ia te escrever também, porque percebi que talvez haja um engano na data que enviou sobre o casamento de Maria Rosa Tinoco, (nascida em 13.10.1817) com José António Pires. Pois 28.05.1813 é uma data que antecede o nascimento dela.

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240781 | cviana62 | 30 set 2009 20:58 | Em resposta a: #240769

Olá Ana Lucia

Tudo bem..Já percebi.
Prado existe e Viana também...
Prado e Santa Maria de Prado , referem-se à mesma coisa, e Prado é uma freguesia que pertence ao concelho de Vila Verde, Distrito de Braga
O distrito de Braga é adjacente ao Distrito de Viana...e uma das estradas que liga Braga a Viana, passa em Prado.
Pode ser Prado realmente o local onde ele nasceu, terei de ver alguns livros com mais pormenor.
Era realmente importante descobrir o nascimento do Sebastião, mas o facto é que na data indicada não aparece qualquer nascimento em Prado.
Um caminho era tentar na Universidade de Coimbra onde ele estudou que dados lá constam, sobre ele.
O seu João Ferreira Tinoco é sem sombra de dúvidas irmão do meu António José Ferreira Tinoco, ambos filhos de Manoel Ferreira Tinoco e Maria Álvares (ou Alves, naquele tempo usava-se um ou outro indiferentemente)
Outro caminho é encontrar o nascimento do Manoel Ferreira Tinoco, que ainda não consegui encontrar e depois ver se aparece algum irmão dele chamado Sebastião, o que atendendo à data de nascimento apresentada (1853) é mais compatível com essa situação. Vou tentar deslindar isso...
Em relação ao casamento que refere, na verdade esse casamento aconteceu em 08.02.1836 e não em 1813, como erradamente lhe terei transmitido.

Um abraço

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240796 | Analuz | 30 set 2009 23:51 | Em resposta a: #240781

Olá, Carlos
Boa noite
Adorei sua explicação sobre Prado, Braga, Viana. Ficou bem claro para mim, obrigada.
Tomara que o Sebastião "resolva" aparecer,não é? Estou pensando que se ele for irmão do Manoel, como é o seu palpite, pode até ser que seus registros revelem a filiação de Manoel, que você procurou e ainda não conseguiu encontrar. E vou ficar feliz de ter podido colaborar de alguma forma com a sua pesquisa também.
Eu havia escrito para a Universidade de Coimbra Rede UC http://antigos-estudantes.uc.pt/@: isabelgomes@ci.uc.pt.
E ela me respondeu que reencaminhou a minha mensagem para os serviços de Arquivo da Universidade de Coimbra, que são quem reúne a informação que procura, e de onde iriam responder em breve. Porém, até o momento isso não aconteceu.
Assim que haja uma resposta deles, passo imediatamente para você.
Muito obrigada, um abraço
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240798 | Analuz | 01 out 2009 00:06 | Em resposta a: #240796

Olá, Carlos
Escrevo novamente, porque fui olhar agora,aqui mesmo no geneallnet pelo nome 'Sebastião Luís Tinoco da Silva' e encontrei uma discrepância no ano de nascimento dele. Talvez isso possa explicar,veja só:

* Viana do Castelo 03.08.1759 + 11.06.1839

Quem sabe esta será a certa?
Abraços
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240799 | Analuz | 01 out 2009 00:10 | Em resposta a: #240781

Olá, Carlos
Escrevo novamente, porque fui olhar agora,aqui mesmo no geneallnet pelo nome 'Sebastião Luís Tinoco da Silva' e encontrei uma discrepância no ano de nascimento dele. Talvez isso possa explicar,veja só:

* Viana do Castelo 03.08.1759 + 11.06.1839

Quem sabe esta será a certa?
Abraços
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240846 | cviana62 | 01 out 2009 15:43 | Em resposta a: #240799

Olá Ana lucia

Amanhã mesmo voltarei a tentar tirar tudo isso a limpo. Os nascimentos de 1758 estão num livro diferente dos nascimentos de 1759, pode ser que venha a ter sorte, quem sabe! Sinceramente estou mesmo inclinado para que o Sebastião venha a ser irmão do Manoel Ferreira Tinoco.
Depois dou conta do que eventualmente encontrar.

Um abraço.

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240849 | Analuz | 01 out 2009 16:47 | Em resposta a: #240846

Que bom, Carlos! Vou ficar daqui torcendo...
Abraços
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#240940 | cviana62 | 02 out 2009 14:22 | Em resposta a: #240849

Olá Ana Lucia

Hoje de manha estive no ADB a ver em pormenor o livro onde constavam os nascimentos desde 1759 e nada encontrei relativamente ao Sebastião, nem quaisquer outros nascimento relacionados que não os conhecesse antes.
Eu sou persistente e por isso, na proxima semana (2, feira não que é feríado) vou ver com muita atenção o período anterior a 1759, a ver se encontro alguma pista...
De tudo isto, eu só estranho a referência a Viana, dado que Prado nada tem a ver com Viana. Prado fica a 12 kms de Braga e a para aí uns 40 ou mais de Viana. Além disso, Prado, que eu saiba, sempre pertenceu a Braga, sendo Braga, desde sempre muito mais importante que Viana em termos eclesiasticos (Braga sempre foi arcebispado, ao qual, em tempos, Viana pertenceu).
Mas vamos esperar... caso contrário só nos restará esperar, pela informação que conseguirá ou não obter, junto da Universidade de Coimbra.

Um bom fim de semana...

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241010 | Analuz | 02 out 2009 21:51 | Em resposta a: #240940

Caro Carlos

Quanto mistério envolvendo esse Sebastião... E pensar que aqui no Brasil ele teve cargos altos. Na pagina do Senado Federal brasileiro, sua ficha também não apresenta praticamente nenhuma informação além das que já temos.
Sobre essa referência a Viana, tenho um palpite que seja algo que foi ficando errado ao longo dos anos. Basta ver como colocam: Viana, Prado , Portugal. E o meu palpite ficou mais forte agora, com você que conhece os locais, explicando e estranhando.
Tomara que o pessoal da Un. Coimbra me responda... qualquer dia volto a enviar-lhes um email.
Bom fim de semana para você também!
Bom descanso!
Abraços
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241015 | cviana62 | 02 out 2009 23:35 | Em resposta a: #241010

Olá Ana Lucia

Depois de conversar com a minha irma, ela me revelou que existe um freguesia de Prado, no concelho de Melgaço, distrito de Viana.
Ela vai procurar, para ver se por acaso aparecerá lá o nosso amigo Sebastião. Eu não vou dar descanso a esta questão...

Mais uma vez bom fim de semana.


Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241048 | Analuz | 03 out 2009 16:11 | Em resposta a: #241015

Olá Carlos
Quem sabe desta vez estamos mais próximos do Sebastião??
Queria também te falar outra coisa.
No fórum "família Tinoco", troquei algumas mensagens com ffarrajota (Fernanda)e resolvi te enviar a que recebi hoje, pois achei que há alguns nomes coincidentes com os que temos escrito aqui. Como são mais antigos, pensei que talvez possam ser pais ou avós dos nossos ancestrais, embora sejam de outra região.Talvez você já tenha lido lá também, mas em todo caso, envio (entre aspas). Abraços, Ana Lucia

"O Manuel nasc.24/12/1662 cc.Ana Rodrigues, de Tourais/Seia e tiveram:
- Maria Álvares Tinoco

O António nasc 21/2/1672 cc. 1º. com Maria Dias a 19 julho 1696 (não tenho descendência deste casamento)
segundo casamento com Domingas Rodrigues(irmã da Ana Rodrigues acima referida) a 10 /2/1699 tiveram
- Manuel Alves Tinoco cc.Maria Nunes, de S.Romão-Seia, a 7/9/1721 e tiveram:
Antónia Nunes cc. Luís Fernandes,de Sameice-Seia, a 12/2/1763
Catarina Eufémia Nunes cc.Manuel Luís, do Pereiro-Tourais, a 11/8/1761
Maria nasc.21/6/1725

A Maria Álvares da Cruz cc.Manuel Francisco, de Tourais e tiveram
-José Francisco Tinoco cc.Cristina Esteves, de Figueiredo- Tourais, a 14/9/1724

- O Tomaz Álvares Tinoco cc.Ana Fernandes e tiveram
António Fernandes Tinoco cc. Luísa Lemos, de Viseu, a 18/5/1724

É estranho a Ana Lucia não ter encontrado datas anteriores dos seus antepassados, haverá a possibilidades dum destes meus Tinoco ter-se deslocado para outra região.
Cumprimentos,
Fernanda"

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241310 | cviana62 | 07 out 2009 10:05 | Em resposta a: #241048

Olá Ana lucia

Quanto a mim não tenho novidades, tenho feito algumas buscas, mas Tinocos em Prado nem vê-los...
É muito provável que estes Tinocos tenham vindo de outro ponto do país. O facto do Sebastião constar como nascido em Viana, torna esta hipótese bastante mais provável.

No assento de nascimento dos últimos Tinocos que aparecem em Prado, reza o seguinte:

"...Filho de Manuel Ferreira Tinoco e de Maria Álvares... neto paterno de Manoel Ferreira (de Macedo) e Josefa Soares, da freguesia de S. Miguel de Fiscal e materno de Manoel Alvares e Custódia Dias, da freguesia de Panoias, couto de Tibães"

Pela análise destes assentos de nascimento o normal seria que os Tinocos viessem então de Fiscal, concelho de Amares, terra do Sá de Miranda, no entanto numa busca pouco profunda que efectuei também não encontrei nada.
Estranho é também o facto dos pais do Manuel Ferreira Tinoco, não usarem o apelido Tinoco.
Existe também uma outra contrariedade que é os livros de Panoias, nas datas que eventualmente em que poderá ter acontecido o casamento entre Manoel Ferreira Tinoco e a Maria Álvares...não existirem no ADB.

Quanto aos Tinocos da zona de Viseu, porque se referem a datas anteriores, também poderão ser uma hipótese, embora bastante menos provável.

A fonte mais segura, relativamente ao Sebastião seria mesmo os dados que constam da Universidade de Coimbra.

Entretanto vou insistindo nas buscas....

Um abraço

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241342 | Analuz | 07 out 2009 18:42 | Em resposta a: #241310

Olá, Carlos
Espero que tenha tido um bom feriado.
Acabo de reenviar o email para a pessoa da Universidade de Coimbra, para ver se consigo uma resposta desta vez. Coloquei uma cópia para o seu email também, assim, pode acompanhar.
No mais, sem outras novidades genealógicas também.
Vamos ver o que consigo.
Um abraço
Ana Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241348 | ffarrajota | 07 out 2009 19:32 | Em resposta a: #241342

Olá Ana Lucia,
por acaso tem o livro Raízes da Beira? Nesse livro há famílias Tinoco, eu tenho e penso que serão todos da mesma família, não tive tempo ainda de os pesquisar para fazer ligação à minha. Se não tiver irei a pouco e pouco lhe revelando dados. Eles são da mesma zona dos meus, a poucos quilómetros.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241355 | ffarrajota | 07 out 2009 20:46 | Em resposta a: #241342

Olá, Ana Lucia
através do fórum pedi o seu contacto.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241393 | cviana62 | 08 out 2009 09:53 | Em resposta a: #241342

Olá Ana Lucia

Ontem descobri umas coisas sobre o Manoel Ferreira Tinoco

Assento de nascimento, na freguesia de Fiscal, concelho de Amares:
"Aos 19 dias do mês de Fevereiro de 1739 baptizei ...a Manoel, filho de Josefa, solteira, filha de Custódio Tinoco e de sua mulher Maria Soares, do lugar de S. Pedro, e nasceu aos 14 dias do mesmo mês acima; foram padrinhos o Padre Manoel de Almeida Lobo e Maria Tinoca, solteira do mesmo lugar e para constar faço este assento..."

Daqui, podemos concluir que o Manoel Ferreira Tinoco, apesar de constar nos assentos de nascimento dos filhos dele como filho de Manoel Ferreira de Macedo e Josefa Soares, quando nasceu, sua mãe era solteira.
O apelido Tinoco, vem efectivamente de Fiscal, Amares (do Custódio, pai da Josefa)
O apelido Soares da josefa, vem de sua mãe.

Filhos do Custódio Tinoco que encontrei, portanto tios do Manoel Ferreira Tinoco, e irmãos da Josefa:
Custódio, N. 25.11.1718;
Rosa Maria, N. 06.03.1720;
Inocência, N. 31.10.1721:
José, N. 03.09.1723;
Inocência, N. 06.03.1725;
Manoel, N. 10.03.1727;
Maria, N. 12.03.1729;
Caetano, N. 29.03.1731.

Poderão ainda haver outros nascimentos em data anterior.

Posto isto, onde poderá encaixar o Sebastião? Uma destas pessoas aqui referidas poderá ser ascendente dele:
Será também filho do Manoel Ferreira Tinoco e apesar de sabermos que não nasceu em Prado, pelo menos naquela data, terá acidentalmente nascido em Viana?
Será descendente de algum dos irmãos do Custódio Tinoco? Hipótese menos viável, no entanto, também é possível.

Vamos portanto aguardar que chegue essa resposta da Univ. de Coimbra. Entretanto vou ainda tentar encontrar os casamentos de Manoel Ferreira Tinoco com Maria Álvares, da Maria Josefa Soares (Tinoco) com o Manoel Ferreira de Macedo ( se realmente existiu esse casamento) e do Custódio Tinoco com a Maria Soares.


Um abraço

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241399 | cviana62 | 08 out 2009 10:46 | Em resposta a: #159995

Cara Paula Peixoto

Também sou um bom frequentador do ADB.
Verifico que esse Custódio Tinoco e Maria Soares serão também meus ascendentes da seguinte forma:

Josefa (eventualmente depois casada com Manoel Ferreira de Macedo), filha de Custódio Tinoco e Maria Soares, teve Manoel, (14.02.1739 - Fiscal)

Manoel (Ferreira Tinoco) casou com Maria Álvares, e tiveram, entre outros António José Ferreira Tinoco (25.08.1768 - Prado Santa Maria)

António José Ferreira Tinoco, casou (03.02.1790 - Prado Santa Maria) com Ana Domingues de Abreu, e tiveram entre outros Maria Rosa Tinoco (13.10.1817 -Prado Santa Maria)

Maria Rosa Tinoco, casou ( 08.02.1836 - Prado Santa Maria) com José António Pires, e tiveram entre outros Ana Joaquina Pires (06.11.1840 - Lago - Amares)

Ana Joaquina Pires, casou (04.07.1868 - Lago - Amares) com João Batista Alves, e tiveram entre outros Maria Rosa Alves (29.03.1869 - Lago)

Maria Rosa Alves casou (07.08.1890 - Lago) com Manoel Mathias de Oliveira, que tiveram entre outros Joaquina de Sousa Oliveira (15.06.1895 - Sé Braga), minha avó

Pretendendo alguma informação adicional, disponha.

Cumprimentos

Carlos Viana

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#241452 | pachancho | 08 out 2009 20:59 | Em resposta a: #241399

Olá Carlos,

infelizmente, as minhas idas ao ADB estão paradas, já não vou lá desde Julho. Espero retornar em breve e encontrá-lo por lá. Obrigado por estes dados adicionais, irei estudá-los, e depois entrarei em contacto consigo, para troca de informações.

Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#243884 | LMoraes | 10 nov 2009 17:51 | Em resposta a: #92609

Prezado Pedro, estou procurando um Sebastião Luiz Tinoco da Silva e reparei que voce se refere a um "Francisco Tinoco de Oliveira (também dito Francisco Tinoco da Silva), poderia ser pai do Sebastão ?

Resposta

Link directo:

Barros, Oliveira, Tinoco, etc - Amares, Braga

#377305 | MarildahTinoco | 24 jan 2017 02:51 | Em resposta a: #92609

Nem acredito que encontrei esse tópico. Há tempos ninguém interage aqui, mas vai que algum de vocês reconhece um dos meus antepassados! Sou brasileira e meu avô nasceu no Brasil, mas toda a sua ascendência é Portuguesa. Vi que as pesquisas aqui foram bem mais longe do que a minha, então pode ser que eu encontre algum parente por aqui... algum de vocês reconhece os nomes a seguir? (Não tenho informações precisas de datas, só a região e o vínculo):
Até onde encontrei registro, minha família Tinoco veio de Braga (Verim/ Lanhoso/ Ferreiros)
Vasco Tinoco (tetravô - falecido em 1871) casado com Teresa Maria Doce, pais de;
Antonio Joaquim Tinoco (trisavô) casado com Elvira Neves, pais de;
Emilio José Tinoco (bisavô - veio para o Brasil por volta de 1920), casado com Laura Baia Reis, pais de;
Elvira Gonçalves Tinoco (tia-avó, nascida em Valpaços (Vilarandelo) em 1920); e
Nelson Gonçalves Tinoco, meu avô, nascido em 14/06/1922 (Rio de Janeiro) casou-se com Marilda Russ da Silva (casada - Marilda da Silva Tinoco). Vovô viveu um tempo em Portugal após a morte do meu bisavô, mas era muito pequeno nessa época.
Sabemos muito pouco da família, pois minha falecida bisavó casou-se novamente e perderam o contato. Meu avô falava com carinho de um tio chamado Zorro (deve ser apelido), e só se referia a ele dessa maneira. Não sei o nome desse tio. Caso alguém visualize e reconheça algum desses nomes, adoraria saber mais a respeito. Grata pela atenção, Marilda Tinoco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 07:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen