Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93158 | josemariaferreira | 11 jun 2005 17:34

Caros Confrades

Tenho vindo a constatar durante as minhas pesquisas, da existência de várias famílias deste apelido que habitavam nestas províncias do Sul de Portugal.
No reinado de D. Afonso V existiam mesmo comunas de Judeus reconhecidas pelo rei em Beja, Faro, Lagos, Loulé, Moura, Serpa, Silves e Tavira.
Também quanto mais se recua no tempo, maior parece ter sido a sua predominância em localidades como Panoyas, Garvão, Cercal, Alcoutim e Porches.
Durante a Inquisição este apelido vai sendo ocultado pelas famílias chegando aos nossos dias quase extinto.
Vamos (re)descobrir os Guedelhas/Gadelhas

S. LUÍS/CERCAL

JOÃO GUEDELHA DE VILALOBOS CC. MARIA RIBEIRO

CAP. JOÃO GUEDELHA QUEIMADO

JOSÉ MESTRE GUEDELHA CC. MARIA GESTRUDES

MARIA JOAQUINA GADELHA CC. DOMINGOS MESTRE


Deixo apenas estes para começar!


Os meus agradecimentos a todos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93182 | rafael | 11 jun 2005 19:52 | Em resposta a: #93158

Caro Zé Maria

Já referi Guedelhas noutro tópico. Encontram-se logo a partir dos PRQ.s mistos de Almodôvar na TT ou no Arq. Dist. de Beja. Quando encontrar algum nas fotocópias que tenho digo-lhe. Ha ainda hoje o monte dos Guedelhas , no termo de Almodôvar, e gente de minha família lá moraram.

Um abraço. Fico bem contente de irmos, muitos de nós, trazendo ao de cima muito que se encontrava "escondido " ou desconhecido do Baixo Alentejo e da comarca antiga que abrangia um território muito mais vasto que hoje, estendendo-se pelo litoral, exxceptuando o "enclave de Odemira"porque era de senhores fidalgos com estatuto quase feudatário e se estendia por concelhos, hoje, do Algarve.
RC.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93199 | Jpteixeira | 11 jun 2005 23:22 | Em resposta a: #93182

Caro José Maria Ferreira:

Concordo em absoluto consigo sobre a origem do apelido Guedelha. Nos Séculos XVI e XVII tenho conhecimento deste apelido não apenas no Baixo Alentejo e Nordeste Algarvio, mas também na Beira Baixa.
Ainda não investiguei, com o devido rigor, a origem de uma minha 8ªavó, Gregória Guedelha, no sítio do Tremelgo, Freguesia de Martim Longo. Preciso de ver o filme de casamentos reportado a cerca de 1660-1685 para encontrar os pais desta Gregória Guedelha.

Assim, actualmente, os dados que posso disponibilizar são:

Pedro Teixeira c.c. GREGÓRIA GUEDELHA, cerca de 1670, os quais foram moradores no Monte de Tremelgo, freguesia de Martim Longo.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93219 | josemariaferreira | 12 jun 2005 12:30 | Em resposta a: #93199

Caro Parente Júlio de Sousa

Também eu tenho uma avó com apelido de família Guedelha. Este Guedelhas segundo o que investiguei até agora são oriundos de Garvão/Panoyas e vão se estabelecer na freguesia de S. Luís, no concelho de Odemira no início do séc. XVIII são gente da principalidade e senhores da Herdade do Reguengo situada naquela mesma freguesia. Desconheço a sua actividade mas seriam certamente lavradores e desempenhariam outros cargos evidentemente, mas que eu de momento ainda não constatei. Esta minha avó de nome Inês Guedelha Queimado era casada com Belchior dos Reis Camacho de Barbuda e irmã do Cap. João Guedelha Queimado, tiveram pelos menos 4 filhos todos eles nascidos naquela freguesia mas nenhum deles herdou o apelido, penso que intencionalmente, com a finalidade de o omitirem. Estão ligados por familiaridade e/ou afinidade aos Barbudo/a e Dias Penedos.
Também no Cercal freguesia contígua a S. Luís tenho constatado indivíduos deste apelido oriundos da mesma zona de Garvão/Panoyas. Na Idade Média, o comércio concentrava-se a maior parte nas mãos dos judeus. A permanência de indivíduos de apelido Guedelha conotados com a raça judia naquela região, não deixará de estar associada à feira de Garvão e também à estrada real que passava por estas terras que seriam um ponto estratégico e a partir das quais derivavam várias estradas em vários sentidos pelo Campo de Ourique.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93220 | josemariaferreira | 12 jun 2005 12:44 | Em resposta a: #93182

Caro Rafael

O Domingos Afonso casado com Maria Afonso avô materno de Maria Afonso Faleiro, também foi casado primeiramente com uma Barbara Guedelha. Estes Faleiros de Castro/Panoyas mantinham boas relações com os Louzeiros que eram grandes negociantes e contrabantistas de gado para Castela. Seriam os Louzeiros também judeus (?). A feira de Castro a maior do Alentejo também contribuiria em muito para a fixação na terra de indivíduos de raça judia.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93225 | rmfrp | 12 jun 2005 13:46 | Em resposta a: #93158

Caro José Maria Ferreira:

Acrescento a este tópico a minha contribuição sobre Guedelhas que não são de nenhuma das regiões até agora referidas, mas sim do Alto Alentejo e do norte de África:

1. Tomé Álvares Guedelha c. c. Maria Afonso de Matos, naturais de Arronches. Filho:
-- 2. Álvaro Vaz de Matos, c. c. (I) N., c. c. (II) (Tânger 05.05.1622) Constança de Neda Lobo, filha de Estêvão Soares e de Violante Lobo.

A primeira mulher de Álvaro Vaz de Matos poderá ser Maria Camelo, pois há um sobrinho de Constança de Neda Lobo que casa em 1642 com uma neta de um casal Álvaro Vaz de Matos / Maria Camelo. Nesse caso o segundo casamento de Álvaro seria bastante tardio.

Certamente descendente dos anteriores, existe o seguinte ramo de que descendo:

1. Tomé Álvares Guedelha, n. Ceuta, cavaleiro em Tânger, c. c. (Tânger 30.10.1621) Mécia Soeiro da Silva, b. Tânger 02.02.1601, viúva de Salvador Velez, filha de João Soeiro e de Guiomar Machado. Filhos:
-- 2. Luís, b. Tânger 12.09.1622
-- 2. Pedro Álvares Guedelha de Matos, b. Tânger 27.01.1625, c. c. (I) (Tânger 02.07.1646) Maria da Fonseca, filha de Manuel Rodrigues e de Catarina Gonçalves; c. c. (II) Helena Faleiro Correia, filha do Alferes Luís Dias Correia e de Maria Faleiro.
-- 2. Beatriz, b. Tânger 14.10.1627, f. Tânger ...06.1645.
-- 2. João, b. Tânger 05.11.1632
-- 2. Guimoar, b. Tânger 05.02.1634
-- 2. Guiomar, b. Tânger 04.01.1635
-- 2. Guiomar Machado, b. Tânger 25.12.1635, c. c. (Tânger 20.03.1654) Cap. Pedro Fernandes de Figueiredo, b. Tânger 14.02.1635, filho do Sargento-Mor Manuel Fernandes de Figueiredo e de Leonor Banha de Sequeira.
-- 2. Francisca Machado, b. Tânger 30.11.1638, f. Tânger 07.04.1655.
-- 2. João, b. Tânger 25.08.1641
-- 2. Lourenço Correia, c. c. (Tânger 05.05.1652) Antónia Pereira, filha de Domingos Ledo e de Maria Pereira.

Tenho ainda desentroncados:

1. João Álvares Guedelha c. c. Margarida Coelho. Filha:
-- 2. Inês, f. Tânger 29.07.1641.

E também:

1. João Álvares Guedelha c. c. Isabel Velho. Filhas:
-- 2. Leonor, b. Tânger 25.07.1621.
-- 2. Antónia, f. Tânger ...08.1645.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93226 | rafael | 12 jun 2005 14:14 | Em resposta a: #93220

Caro Zé Maria
Lembro-me do ditado :"QUEM TE MANDA A TI ( agora eu )) SAPATEIRO TOCAR RABECÃO".
Pois é: do meu latim nem rosa rosae, sei já declinar, quantro mais..., mas COLUMBARIUM, COLUMBARUM CELLA, para pombal, ou onde se recolhem pombas, porque pombo ou pomba é COLUMBA, pombinho será COLUMBULUS , COLOMBINUS PULLUS, PULUMBES, para amante, , PALUMBES para pombo bravo, ou palumbinus. Tirei isto do Dic. Português Latino DE fRANCISCO tORRINHA eDIT. bARREIRA pORTO.
Isto vai quase provocatoriamente, para ver se os nossos confrades que sabem de latim ( e quem não sabe fica assim como eu :-) ; contudo, tive boa vontade como a nossa estimada colega Helena em ajudá-lo e espero que lhe dêem a ajuda que deseja. Creio que se lembrarem de Cristóvão Colombo, quem sabe ? pela analogia existente ?!!! E já agora, apenas como curiosidae já em 1488, na Cãmara do Porto se acha uma provisão real acerca de Marco de COLONHA e só ele pesará o ouro e a prata .( v/ Elucidário , DE fREI joaquim de Santa Rosa Viterbo )

Mas deixando o latim e voltando ao aspecto prático da vida: os negócios, dinheiro e influência e poder que as famílias judaicas detinham e que muitos deles, lembro-me de mercadores, físicos/médicos, banqueiros , conselheiros e poderIA citar nomes, que foram acessores, passe o termo dos nossos primeiros Reis, banqueiros da nobreza, além de cientistas,etc. estou a lembrar-me de nomes que confrades mais entendidos que eu aqui poderiam colocar, e desenvolver o tema, porque genealogia também é cultura geral, para alguns de nós, onde me incLUO.
No B.xo Alentejo e Algarve não foram poucos que lá se fixaram lembro-me dos SEQUERRAS de Faro( Sequeiras ? ), e nesta cidade existiu um cemitério da comunidade judaica e não só. Bem, adiante. E se consultar as obras da Prof.ª Maria José Ferro e a GENEALOGIA HEBRAICA de José Maria Abecassis encontrará muito que não é viável aqui colocar.
A feira de Garvão era das mais concorridas do B.xo Alentejo ( desde tempos imemoriais ); tenho algures a cópia do foral e a de Castro Verde criada pelo Rei Filipe para angariação de fundos tornou-se a maior feira do B.XO aLENTEJO, célebre tb no Reino dos Algarves,de onde traziam figos, amêndoas, peixe seco e salgado, material de esparto e de empreita e levavam cereais, cavalgaduras,peles de animais,Lembro-me de ir a esta feira que era um acontecimento e numa época sazonal propícia aos negócios ,porque se aproximaria meses próximos o inverno e era no fim das colheitas que calhava melhor ao negócio. E as famílias judaicas foram sempre inteligentes; aliàs, a isso deviam a sua segurança. E claro, que se uniram às famílias chamadas Cristãs velhas como sabemos, aportuguesaram os nomes, mas muito de atavismo e no subsconsciente das gerações ficou, que se manifesta muitas vezes em muita boa gente, que não dá por isso :-) e já o dinheiro se não dá felicidade, contribui para ela, é uma máxima que respeito.
Vou ficar, por aqui porque me ia lembrando de outros assuntos, mas agora não dá.
Um abraço, do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93227 | rafael | 12 jun 2005 14:33 | Em resposta a: #93226

E a propósito de COLOMBO , associei outro navegador- ZARCO (João Gonçalves), porque houve os frades ZARCO, de Castro Verde e um deles "passou" este apelido e há mais Zarcos, no B.xo Alentejo , talvez parentes uns dos outros.Isto pode ser consultado no proc. C.S.O. de .....MESTRE COELHO que consultei em virtude dos meus filhos serem MESTRE COELHO, pela mãe, porque minha mulher é nat. de Almodôvar.
Mas tenho agora de ficar por aqui.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93228 | Eleny | 12 jun 2005 14:40 | Em resposta a: #93226

Caro Rafael,não posso deixar de intervir para agradecer todas essas informações que de outro modo não tinha.Esta sua ultima mensagem reflete o seu nivel cultural e é motivo da minha admiração pela sua pessoa.Vou continuar a acompanhar os próximos desenvolvimentos sobre este tema.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93308 | josemariaferreira | 13 jun 2005 13:40 | Em resposta a: #93226

Caro Rafael


"QUEM TE MANDA A TI (agora eu)) SAPATEIRO TOCAR RABECÃO".
Gostei dessa, então já somos dois! Mas estamos perdoados, porque o Alentejo já foi chão que deu uvas e hoje encontra-se desprezado, se não for algum sapateiro tocar rabecão....já não há quem lhe dê música!

Não é um professor de latim, mas acho que não se saiu mal, o que conta é a intensão de ajudar ou não fosse esse espirito que nos une numa confraria.
Não foi pela tradução, foi mais para despertar consciências que eu coloquei aqui o meu apelo. Na sua resposta o meu amigo não fez mais que confirmar as minhas expectativas, não foi por acaso, pois não! É que eu também tive essa feliz coincidência dessa interpretação quanto estava a responder ao tópico da colega Helena. Fico a aguardar mais intervenções de outros confrades interessados na polémica nacionalidade de Cristovão Colombo.
São muitas coincidências e todas apontam para que Cristovão Colombo seja português!!!


No entanto como este tópico é sobre Guedelhas não quero deixar aqui referir alguns judeus deste apelido que foram influentes em Portugal.


GEDALIAH IBN YAHYA BEN DAVID- Filósofo nascido em Lisboa no ano de 1437, morreu em Constantinopla em Outubro de 1487. Foi o autor de "SHIB`AH`ENAVIM" uma das sete virtudes cardeais dos judeus, que foi editada em 1453 em Constantinopla e mais tarde em Veneza. Durante a sua estadia em Constantinopla defendeu a união entre Caraístas e Rabinistas.

GEDALIAH IBN YAHYA BEN SOLOMON (MESTRE GUEDELHA FÍSICO E ASTROLOGO)
Nascido em Lisboa cerca do ano 1400. Antes de atingir os 30 anos de idade foi nomeado como astrólogo da Corte de D. João I. No ano da morte deste rei, na coroação de D. Duarte como seu sucessor, advertiu-o num encontro com ele que o seu reinado seria breve e infeliz.
Mais tarde quando D. Duarte adoeceu atribuiu-se a sua doença a esta profecia, passando então as medidas de repressão aos judeus a ser mais severas.

GEDALIAH JUDAH DON- Nasceu em Lisboa onde trabalhou ligado à Imprensa da Casa Elizer Toledano. Saiu de Portugal já em idade avançada indo estabelecer-se em Salónica. Cerca de 1500, estabeleceu a primeira imprensa em hebraico naquela cidade da Grécia, usando a máquina e os conhecimentos que tinha adquirido em Lisboa. Um dos primeiros trabalhos impressos foi “EN YHAOB” de JACOB INB HABIB, a quem Gedaliah estimava muito. Em 1523 imprimiu “AKEDAT YIZHAK” de ISAAC ARAMA. Morreu em 1523 em Salónica. O seu trabalho foi continuado pelos seus filhos que imprimiram e produziram mais trinta obras.

DAVID YHYA NEGRO BEM GEDAILIAH – Foi uma figura proeminente durante a guerra entre os reis de Castela e Portugal. Denunciou o plano secreto da Rainha D. Leonor para assassinar o seu genro. Como recompensa, o rei espanhol nomeou-o Rabi Principal em Castela. A sua morte ocorreu em Toledo em Outubro de 1385.

GEDALIAH IBN YAHYA HA-ZAKEN BEN SOLOMON- Médico de Rei D. Fernando até 1370. Passou depois ao serviço de D. Henrique de Castela que o nomeou chefe das comunidades judias no seu reino e teve uma renda anual de 5.000 ducados de ouro, soma proveniente de um imposto.
Morreu em idade avançada em Toledo.

FRANCISCO XAVIER GUEDELHA- Mestre responsável da obra do altar-mor da Igreja de Santana em Albufeira. (século XVIII).


Um abraço, do

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93377 | LSV | 13 jun 2005 19:14 | Em resposta a: #93225

Caro Rui

Vejo pelas datas que apresentas baptismos e óbitos de Tânger.
Podes dizer-me onde se encontram esses registos?

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93387 | Jotri | 13 jun 2005 20:51 | Em resposta a: #93158

Os NUNES GUEDELHA eram uma família de lavradores, juristas e militares, já conhecidos no concelho de Castelo Branco desde o século XVI. Destes destacamos Domingos Nunes Guedelha (c. 1640), alferes na praça militar de Monsaraz e capitão numa companhia do terço de infantaria auxiliar da comarca de Castelo Branco, que se notabilizou como militar na Guerra da Restauração, na qual prestou serviço durante dezanove anos (1640-1659), salientando-se nas batalhas de Pedra Luz, Estorninho, Albergaria, Sarça, Moraleira, Vale Verde, Cheleiros e Salvaterra, tendo casado com Cecília Marques, da qual teve Pedro Nunes Guedelha (1659-1719). Este último, com uma carreira pública relevante no reinado de D. João V, era natural de Castelo Branco, formou-se em Direito e foi Juiz de fora de Mértola (1687), ouvidor de Vila Real (1691), superintendente dos descaminhos da administração do Tabaco do Algarve (1697), desembargador da Relação do Porto (1697), desembargador extraordinário da Casa da Suplicação (1705), ouvidor do Crime da Casa da Suplicação (1708). Durante cinco anos fez jornadas ao Peru e às Índias Ocidentais espanholas. Foi cavaleiro da Ordem de Cristo em 1621. Instituiu um morgado em cuja sucessão nomeou o hospital da Misericórdia de Castelo Branco, terra onde casou com D. Agostinha Teles Barroso, filha de João Teles e de sua mulher D. Maria Barroso, ambos naturais de Castelo Branco. Falecida sua primeira mulher, casou em segundas núpcias com D. Brites Maria Pessoa de Vasconcelos Spínola, que em 1717 obteve uma tença de 60.000 réis. Fez testamento a 8-III-1717, no qual nomeou por testamenteiros sua mulher e Raimundo Manuel da Cunha, tendo falecido em 1719, na sua casa da Rua Nova de Jesus, em Lisboa . Na Capela de Santo António de Alcains, edificada no primeiro quartel do século XVII, e demolida em 1930 devido a encontrar-se em ruínas, havia uma sepultura de Manuel Fernandes Guedelha (f. 1763), casado com Isabel Ribeiro. – Cfr. Sanches Roque, Op. Cit., pp. 333-334.

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93415 | rmfrp | 14 jun 2005 00:21 | Em resposta a: #93377

Caro Luís Soveral Varella:

Todos os livros de registos paroquiais de Tânger estão nos Reservados da Biblioteca Nacional. Se lhe disserem que não estão lá, que foram para a Torre do Tombo, etc., não acredite. É mentira. Veja os números dos códices nas gavetas de fichas, em "Tânger". O único livro de óbitos está microfilmado, assim como um livro de baptismos e um de casamentos. Vários livros estão alegadamente em mau estado, embora segundo os padrões da TT pareçam novos. Nunca consegui ver um dos livros, um misto que corresponde às datas mais recentes.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93419 | LSV | 14 jun 2005 01:22 | Em resposta a: #93415

Caro Rui

Muito obrigado.
Aí vou"ao ataque".
Já agora, dos de Ceuta continua a não saber-se nada?

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93450 | josécyr | 14 jun 2005 14:15 | Em resposta a: #93419

Caros confrades, coloco aqui uma mensagem a pedido de um amigo que leu o vosso tópico.´

"Caro ZC,
Já agora outra, que pode fazer copy and paste e pôr no Fórum, no tópico Guedelha, que o Zé Maria Ferreira abriu agora, se não se importar.
"Mestre Guedelha foi físico do Infante D. Henrique, e deve ter vivido no Algarve e tinha propriedades em Faro e em Quelfes, que vendeu ao Mestre Estevão Afonso, que foi encarregado da construção e primeiro Provedor do Hospital de Todos-os-Santos, em Lisboa. Este faleceu em 1507, salvo erro, e legou depois grande parte dos seus bens ao dito Hospital.
Neles se encontravam os Moinhos de S. João, em Faro, que são os moinhos de Maré, bem conhecidos, que ainda têm este nome, ao que suponho, e que ficam na ria, parece-me que junto ao largo de S. Francisco.
Ficaram registados no Tombo dos Bens do dito Hospital, que se conservam no Arquivo Histórico do Hospital de S. José, onde os vi em 1982, e deles tirei nota integral do testamento. Durante muitos anos estes moinhos ostentaram o emblema do Hospital.
Este é o mais antigo GUEDELHA do Algarve, ao que me parece, e devia ser judeu, que eram os físicos mais sabedores da altura."
MS "

Cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93455 | josemariaferreira | 14 jun 2005 15:15 | Em resposta a: #93450

Caro José Cabecinha

Importantíssimo contributo não só para este tópico como até para a história do Algarve. Ora aqui está uma prova de que os Guedelhas eram pessoas influentes, não só no domínio das finanças como nas novas tecnologias, para aquela época que era a Idade Média.
Também os moinhos das Vias no termo de Tavira foram por essas alturas aforados a João Palermo.
Guedelhas e Palermos seriam famílias das principais do Algarve que vieram a marcar aquela região.

Cumprimentos

Zé Maria

Cumprimentos

Zé Maria

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93463 | josécyr | 14 jun 2005 16:30 | Em resposta a: #93455

Caro Zé Maria, não me agradeça a mim, que fui o correio, mas sim a Miguel Sousa, que embora não participe no Forúm sempre o lê cuidadosamente.
Cumprimentos
J. Cabecinha

PS - ainda há em Faro e em Boliqueime, membros da família Guedelha, que conheço.

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#93478 | josemariaferreira | 14 jun 2005 19:24 | Em resposta a: #93463

Caro J. Cabecinha

Fico contente em saber que o Dr. Miguel de Sousa, continua a acompanhar-nos no Forúm. Pessoa ligada ao Algarve, embora limitado nas suas intervenções aqui no Fórum muito tem contribuído de uma forma desinteressada, para um melhor conhecimento das gentes do Sul. Como sempre, deixou aqui mais um seu testemunho, a juntar aos muitos outros. Ficando-lhe eu muito reconhecido pelo facto, pena é que não o possamos ter entre nós a participar mais activamente.
O meu muito Obrigado.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#93507 | rmfrp | 15 jun 2005 00:47 | Em resposta a: #93419

Caro Luís Soveral Varella:

Em excelente altura colocou a questão sobre Ceuta. Muito recentemente tive acesso pela primeira vez a uma listagem de que antes já ouvira falar, relativa às datas de início dos registos paroquiais das freguesias de Espanha, e que está disponível na internet. Não me ocorrera porém procurar Ceuta, o que fiz agora. E lá está: há uma paróquia de Ceuta, Ntra. Sra. de África, que deve ser a paróquia "histórica", em que as datas indicadas são:

B - 1583
C - 1677
M - 1620
D - 1573
F - (nada)

Julgo que B são os baptismos, M os casamentos e D os óbitos. Não sei o significado do C (crismas?) e do F. Embora os casamentos não sejam, infelizmente, tão antigos como os baptismos e os óbitos, parece haver material muito interessante, especialmente se não houver hiatos posteriores às datas indicadas.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#93514 | LSV | 15 jun 2005 02:34 | Em resposta a: #93507

Caro Rui

Muito obrigado pela excelente notícia que me dás sobre os registos de Ceuta.
No entanto, apesar das minhas buscas pela internet não consegui encontrar essa página.
Agradecia pois que me desses o endereço, e, se isso viola as regras aqui do fórum, agradecia que me enviasses para o meu e-mail luissoveralarrobasapopontopt.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#93619 | rmfrp | 16 jun 2005 00:04 | Em resposta a: #93514

Caro Luís Soveral Varella:

Vou então enviar a referência para o seu e-mail.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#124040 | fritz | 01 ago 2006 15:43 | Em resposta a: #93182

Todos se esquecem da etnologia, até a cerca de 50 anos na povoação de guedelhas - Almodôvar, estava instituido que os casamentos nesta povoação, só seriam realizados,por membros da mesma povoação. Não Está implicito um costume Judaico. Penso que aqui bem como em várias povoações, no Concelho de Almodôvar, ficaram enclaves etnicos que passados 1000-500 anos os costumes são os mesmos dos seus progenitores.
Cumprimentos Luís Silva

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#222287 | JoãoGaspar | 27 fev 2009 01:13 | Em resposta a: #93308

Caro Confrade Zé Maria,

Vi hoje este tópico sobre Guedelhas do Reino do Algarve, e gostaria de saber se mais se sabe sobre esta familia?
Eu descendo de Guedelhas mas pouco sei acerca desta minha ascendencia, desconfio que fossem judeus, porque o casamento do meu bisavô com a minha bisavó não foi aceite pela familia desta. Temos fotografias e informações da familia proxima, mas muito pouca coisa.
A minha avó Elisa das Candeias da Costa ( de Sousa) era filha de Maria das Candeias ( de Loulé) e de Manuel Miguel da Costa (Guedelha), que tinha entre outros irmãos, uma de seu nome Gertrudes Maria Guedelha, que casou com um Senhor mais velho, proprietário em Albufeira, não sei o seu nome apenas que o apelido era Atayde, e que era pai do primo Ernesto de Atayde.
poderá ver aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=620389

Desde já agradeço,

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#222288 | abivar | 27 fev 2009 01:48 | Em resposta a: #93158

Caro Confrade:

Tenho um antepassado Manuel Guedelha casado com Leonor Vicente, ele falecido em Alcantarilha a 21/1/1715 e pai de um António Neto Silva "falecido no exército real em 1706"; Manuel Guedelha seria possivelmente irmão de um Domingos da Silva, que tem um filho também chamado Manuel Guedelha, sendo um Domingos da Silva referido como testamenteiro no assento de óbito do primeiro Manuel Guedelha e dito "cunhado", não se percebe se do prórpio Manuel Guedelha se de sua mulher (provavelmente da Mulher e portanto irmão de Manuel Guedelha, atendendo ao nome dos filhos de um e doutro, se Domingos da Silva se identificar com o homónimo pai do segundo Manuel Guedelha, como é mais que provável).

Não tenho elementos acerca da ascendência destes Guedelhas e aqui fica o pedido de informações a quem porventura deles tenha conhecimento; não é de descartar a hipótese de se tratar de alcunha relativamente recente, transformada depois em apelido. Pelo menos numa crónica medieval vi, por exemplo, traduzida exactamente por "Guedelha" a alcunha "de La Cerda" dos netos de Afonso X, filhos do "Infante de La Cerda" que nasceu alegadamente com um tufo de cabelos nas costas (origem do apelido " de Lacerda"), pelo que possivelmente terá havido muitos "Guedelhas" com origem em alcunhas por motivos parecidos e origens sociais certamente bem diversas...

Com os melhres cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#234207 | Leote | 14 jul 2009 20:03 | Em resposta a: #93507

Caro Rui,

Também eu andei perdido à procura destas informações. Aqui vai para quem achar útil:

Parroquia del Sagrario, hoy Santa María de África
Conquistada la Ciudad por la armada lusa, Juan I de Portugal realiza una serie de gestiones con la Santa Sede, una de las cuales llevará a su hijo, el infante D. Henrique, a hacerse con el maestrazgo de la Orden de Cristo en 1418. Alrededor de esas fechas el infante, que también estaba a cargo de la defensa de Ceuta –de cuya ocupación fue uno de sus más decididos impulsores– envía una talla, representando una Piedad, a los caballeros de su Casa, ordenándoles construirle un templo y darle el nombre de Santa María de África. Estos datos están refrendados por uno de los codicilos de su testamento, redactado poco antes de su muerte en 1460.
Como hemos apuntado líneas atrás, en 1442 fue convertida en parroquia única, teniendo sobre ella patronato y encomienda la Orden de Cristo por bula de Eugenio IV firmada en 1443 9, a quien lo confirmó en 1458 Alfonso V. Un siglo más tarde, la titular del templo contaba con cofradía propia, apareciendo como la más antigua de las existentes en la Ciudad, al ordenar el obispo Manuel de Ciabra, en su visita de 1578, que las cofradías procesionaran en orden a su antigüedad. Seguramente fue en el siglo XVI cuando el templo fue devuelto a la autoridad del diocesano, ya que los estatutos antiguos de la Catedral de Ceuta, formados por Manuel de Ciabra en 1580, le encomiendan al canónigo tesorero la cura de almas sobre el Santuario, lo que refrenda Ros Calaf, al decir que «El Ilmo. Sr. D. Manuel de Ciabra creó la primera coadjutoría o tenencia de cura en 1580, y desde entonces fue vinculada a la primera canonjía que vacó después de creada».
Con posterioridad a esta fecha se abren las distintas series de libros sacramentales (Las series sacramentales tienen comienzo: Defunciones en 1573, Bautismos en 1583, Matrimonios en 1620 y Confirmaciones en 1677.), en los cuales comienza a recibir el nombre de Parroquia del Sagrario de la Catedral.
Inclusive, la Cofradía de Santa María de África obtuvo privilegios de Sacramental, lo que será motivo de discordia con la del Santísimo Sacramento en los momentos en los que el cabildo radique en el Santuario. in GÓMEZ BARCELÓ, José Luis, Devoción al Santísimo Sacramento en la Catedral de Ceuta: capillas, cofradías,
Procesiones y objetos de culto, II, 2.4, Ceuta, pág. 9 do PDF, Pág. 1098-1099 do manuscrito.

E ainda....

Archivo General de Ceuta
Plaza de Africa, 1, CEUTA
Telf 00 34 956 528 184
Fax: 00 34 956 528 206
archivo@ceuta.es
http://www.ceuta.es/archivo/paginas/bd.html
www.ceuta.es/ALBALA/OPW
Laborables de 8:30 a 14 horas, y de 16:30 a 18:30 h, excepto los viernes

Fundos:
240 Libros: (cota inferior-1586-1989)
Casa da Misericórdia: (1524-1870) [114 fólios]



Cumprimentos
João Luís Esquível

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#234212 | gmg | 14 jul 2009 21:22 | Em resposta a: #234207

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234213 | gmg | 14 jul 2009 21:22 | Em resposta a: #222288

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234214 | gmg | 14 jul 2009 21:23 | Em resposta a: #93387

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234216 | gmg | 14 jul 2009 21:50 | Em resposta a: #93387

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234217 | gmg | 14 jul 2009 21:50 | Em resposta a: #93478

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234218 | gmg | 14 jul 2009 21:51 | Em resposta a: #93463

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234219 | gmg | 14 jul 2009 21:51 | Em resposta a: #93220

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234220 | gmg | 14 jul 2009 21:51 | Em resposta a: #93199

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234221 | gmg | 14 jul 2009 21:52 | Em resposta a: #93182

GUEDELHAS
de Portalegre

§ 1

I- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, nat. de Portalegre, c.c. D. BRITES RODRIGUES, nat. de Estremoz.
Tiveram, pelo menos:
II- LOURENÇO, n. 8 de Agosto de 1697, na freg.ª de S. Lourenço.
II- ANTÓNIO MARTINS GUEDELHA, que segue:


Agradece-se mais notícias relativas a António Martins Guedelha (n.º I)

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234253 | Henrique Figueira | 15 jul 2009 11:33 | Em resposta a: #93199

Caro confrade Júlio Sousa,

Só agora reparei na sua mensagem.
Tenho uma Gregória Guedelha (9º avó) casada com Bartolomeu Luís, moradores no Monte do Tremelgo, pais de Catarina Guedelha (minha 8ª avó), casada em 7 de Maio de 1691 (Martim Longo) com o Capitão Baltazar Fernandes, morador em Martim Longo.

Haverá parentesco?

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234258 | LF2S | 15 jul 2009 13:30 | Em resposta a: #93158

Caro confrade

Tenho um Antonio Lopes Guedelha c/c Antonia Martins Pestana
tiveram uma filha Isabel Domingas que c/c Gaspar Martins Salreta em 3/3/1741.
Diz que são todos de Olhão.
Por acaso terá alguma referência aos ascendentes deste Guedelha?.

Agradeço

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#234297 | FLMF | 15 jul 2009 23:37 | Em resposta a: #93463

Caros confrades:

Deparado Com o termo/nome Guedelhas, tenho tão só a tentar contribuir, dizendo que é também nome de terra, pelo menos no concelho de Almodôvar.
Acrescentei alguma coisa?
Saudações
FLMF

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#234367 | rmfrp | 16 jul 2009 22:09 | Em resposta a: #234207

Caro João Luís Esquível:

Muito obrigado pelas informações que nos traz, em especial a ligação ao Archivo General de Ceuta que eu desconhecia por completo.

Penso que seria útil colocar estas informações num tópico específico sobre Ceuta, pois receio que estando "escondida" num tópico cujo título não tem relação óbvia com Ceuta muitos interessados não encontrem esta mensagem.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais de Ceuta

#234373 | Leote | 16 jul 2009 23:48 | Em resposta a: #234367

Caro Rui Pereira

Já o fiz.

Cumprimentos,

JLEsquivel

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#265345 | jardim.n | 16 nov 2010 01:58 | Em resposta a: #93158

O meu avô materno chamava-se Thomás de Sousa Guedelha
era filho único e dele poucas referências possuo, uma vez que faleceu aos 33 anos de idade com a pneumónica, em Moçâmedes. Angola, em 1918.

Daquilo que retive, o avô Thomás de Sousa Guedelha seria natural de Olhão e estava ligado à família Caleres e a João de Deus, era primo de José de Sousa, de Henrique de Sousa, de Ivone Sousa Serra,estes filhos de D. Filomena (irmã de João Rodrigues Trindade).

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#265346 | jardim.n | 16 nov 2010 02:16 | Em resposta a: #234258

Também tenho ideia de um familiar de um amigo de nome João Lopes Guedelha casado com Ana Russo que foi mestre do caíque «Restaurador».


Estas informações encontram-se no livro de registos de correspondencia recebida Alfandega Moçamedes Angola 1892-1896 onde consta que Domingos Costa Russo, mestre do caique Santa Rita despachou em 5 de Fevereiro de 1892 para Lândana 805 amarrados de peixe. Aí referindo à familia de Tomás Caetano Lopes Russo, também natural Olhão, nascido em 1830, filho de João Lopes Guedelha e de Ana Russo, já com 64 anos de idade, mestre do caique Restaurador. Vitimado por desinteria viria a falecer em Moçâmedes a 14 de Maio de 1908 aos 78 anos de idade, na situação de viuvo de Maria do Carmo Golçalves Lopes também natural de Olhão.

Será que tem algum parentesco com Antonio Lopes Guedelha tb de Olhão?

Resposta

Link directo:

RE: Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#265365 | JoãoGaspar | 16 nov 2010 14:02 | Em resposta a: #93463

Caro José

A minha avó Elisa das Candeias da Costa de Sousa, natural de Loulé freg. de São Clemente era filha de Maria das Cândeias e de Manuel Miguel da Costa Guedelha que tinha irmãs na Argentina e outra irmã em Albufeira de seu nome Gertrudes Guedelha.
Pode ver a relação dos meus Guedelha Algarvios aqui no geneall em : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=620389

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#371359 | bdacosta | 01 jul 2016 14:27 | Em resposta a: #93158

Caros confrades,

Não sei se já têm a informação do óbito do Capitão João Guedelha Queimado, casado com Eufrázia Mendes. Faleceu na freguesia de São Luís, aos 25.11.1720, recebeu todos os Sacramentos, fez testamento e está sepultado na Igreja de São Luís.

Cumprimentos,

Beatriz Rodrigues

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#371362 | bdacosta | 01 jul 2016 14:38 | Em resposta a: #93158

Mais um assento referente a Guedelhas: aos 12.10.1721 falece Luís, filho de Belchior dos Reis e de Inês Queimada, sua mulher, não recebeu Sacramentos por não ter idade e está sepultado na Igreja de São Luís.

Cumprimentos,

Beatriz Rodrigues

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#371363 | bdacosta | 01 jul 2016 14:44 | Em resposta a: #93158

Caros confrades,

Mais um óbito de outro filho do casal supra: Estevam, morre aos 11.10.1722, não recebeu os sacramentos por não ter idade e está sepultado na Igreja de São Luís.

Cumprimentos,

Beatriz Rodrigues

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#371365 | as5741073 | 01 jul 2016 15:52 | Em resposta a: #371363

Caros confrades
Também na minha genealogia, do lado materno, me aparece um 9º. avô de nome Bartolomeu Guedelha,
natural de Almodovar, que casou também em Almodovar, em 3/5/1676 com Maria de Sousa.
Um dos filhos, Barão de Sousa, natural de Almodovar, veio a casar em 8/4/1709, em Martim Longo, concelho de Alcoutim, com Águeda Farela, de onde descende todo o meu ramo materno.
Acontece, porém, que na descendência directa o nome Guedelha "desapareceu" e , em sua substituição, figurou o apelido Sousa, que se manteve até meados do Século XIX, a que já antes se juntara o nome
Barão, o qual predomina até aos dias de hoje.
De referir que o nome Barão, inicialmente aparecia como nome próprio, aliás muito utilizado, quer nos
concelhos do nordeste algarvio quer nos do sudeste alentejano

João Pacheco

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#377807 | Leonor Gama | 15 fev 2017 20:05 | Em resposta a: #371365

Caro João Pacheco,
Também eu descendo de Bartolomeu Guedelha e Maria de Sousa. Barão de Sousa, casado com Águeda Farela, é meu 8º avô, num dos ramos da minha ascendência materna. Este ramo cruza-se com outros dos quais descendo, todos eles da freguesia de Martim Longo. Há vários aspetos nestes ramos que me intrigam e gostaria de trocar algumas impressões consigo, pois, pode ser que nos possamos ajudar mutuamente.
Leonor Gama

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#377808 | as5741073 | 15 fev 2017 21:44 | Em resposta a: #377807

Cara "prima" Leonor Gama
Terei muito gosto em abordar consigo este ramo genealógico, que por sinal também é do meu lado materno. Pelas pesquisas que fiz há mais de uma dúzia de anos, no Arquivo Distrital de Faro, consegui apurar que Barão de Sousa e Águeda Farela tiveram pelo menos os seguintes filhos:
Maria de Sousa que casou com António d' Horta
Manuel de Sousa que casou com Maria Reveza
Barão de Sousa que casou com Maria Mestra
Bárbara de Sousa que casou com João Rodrigues
Inclusivamente, poderemos contactar mais directamente. O meu e-mail é jjdoriapacheco@sapo.pt
Cumprimentos
João Doria Pacheco

Resposta

Link directo:

Guedelhas-Baixo Alentejo e Algarve

#377831 | Leonor Gama | 16 fev 2017 22:20 | Em resposta a: #377808

Caro "primo" João Pacheco,
Obrigada! Entrarei em contacto consigo através de email. Para já, temos em comum os Guedelha, os Sousa, os Revez, os Cavallo... Teremos, provavelmente, mais alguns. Pelo que pude perceber, as mesmas famílias vão-se cruzando entre si, acabando por ser, na realidade, uma só. Sinto dificuldade, muitas vezes, na pesquisa; os nomes repetem-se e os apelidos misturam-se como cartas num baralho, geração após geração. Entre amanhã e depois enviar-lhe-ei os dados que possuo por email, para que possamos conversar mais pormenorizadamente.
Até lá!
Cumprimentos,
Leonor Gama

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen