informação sobre a família Bicalho

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Famílias

informação sobre a família BICALHO

#95676 | Illen Brasil | 11 jul 2005 00:57

Caros amigos do fórum:
Procuro genealogia e o brasão da família BICALHO. Quem puder me ajudar, fico muito agradecido. Neste site "SAPO", não encontrei.

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#95711 | vasconcelosmg | 11 jul 2005 15:54 | Em resposta a: #95676

Senhora,

Existiu uma antiga família Bicalho em Minas Gerais que, se não me engano, estudada por vários genealogistas.

O Dicionário das Famílias Brasileiras, de Cunha Bueno e Carlos Barata registra um verbete deste apelido, qual seja:De um possível aumentativo de bica (Antenor Nascentes, II, 45). Importante família de origem portuguesa estabelecida em Minas Gerais, com destaque na história da engenharia brasileira. Teve princípio em Antônio Dias Bicalho, nat. de N. S.ª da Boa Viagem de Massarelos, Porto, Portugal, que deixou geração de seu casamento c.1760, com Ana Maria de Jesus, nat. da Ilha do Faial (RT,OP, 13). Entre os descendentes deste casal, registram-se: I - o terceiro neto, engenheiro Honório Bicalho [bat. 07.02.1839, Pilar, Ouro Preto, MG - 05.05.1886, RJ - doc. Douglas Fazolatto]. O nome Honório, lhe foi dado, em homenagem a seu tio materno, o marquês de Paraná, Honório Hermeto Carneiro Leão. Engenheiro pela Escola Militar do Rio de Janeiro e pela Escola de Pontes e Calçadas de Paris, França; II - a terceira neta, Elisa Malvina Bicalho [1842, Paracatú, MG - 17.01.1903, Rio, RJ], de quem descendem os Bicalho Hungria, por seu casamento, a 17.04.1858, na Capela de Santo Antônio, em Juiz de Fora, Minas Gerais, com Carlos Teixeira de Carvalho Hungria [20.09.1836, Juiz de Fora, MG - 04.03.1897, Barbacena, MG - onde estava a passeio, às 2:30 h., no Hotel Martinelli, vítima de apoplexia cerebral]; III - o terceiro neto, engenheiro Francisco de Paula Bicalho [nasc. 18.07.1847, bat. 04.09.1847 em São João del Rei, Minas Gerais - 18.11.1919, Petrópolis, RJ - doc. Douglas Fazolatto]. Recentemente, o prof. e engenheiro Dr. Fernando Emmanuel Barata, publicou uma biografia do engenheiro Francisco Bicalho, da qual extraímos alguns apontamentos: «Francisco de Paula Bicalho formou-se Bacharel em Ciências Matemáticas e Físicas e Engenheiro, pela Escola Central (antigo nome da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, atualmente Escola de Engenharia da UFRJ), em 1871. Começou sua carreira como Engenheiro das Obras Hidráulicas do Rio de Janeiro. Em 1873/74, foi trabalhador na abertura do Canal MACAÉ-CAMPOS, cuja obra foi dirigida pelo Eng.º Camilo Maria de MENEZES, seu sogro. Nessa obra - que interligava diversas lagoas da região - esteve envolvido com a construção de uma eclusa. O Canal era de saneamento da região e destinado, também, à navegação fluvial. Em 1874, Bicalho iniciou sua atividade de engenheiro ferroviário, à qual se dedicou durante longos anos. Trabalhou então nas obras de prolongamento da E.F.D. Pedro II, como Chefe de Tração de 1874 a 1876 (neste ano chegando ao Posto de Chefe de Seção e Chefe de Linha). Em 1878, foi nomeado pelo Governo Federal para Chefiar a Comissão de Prolongamento da E.F. de Baturité, no Ceará. Entremeou, nessa época, a atividade de ferroviário, com a de engenheiro hidráulico. Assim, em 1880, chefiou obras de Abastecimento de Água da Cidade do Rio de Janeiro. Em 1883 passou a Diretor de Obras Novas de Abastecimento d’água da Corte (Tinha ele 36 anos de idade).Entre 1880-1881 foi Bicalho Chefe da Seção de Prolongamento da E.F. D. Pedro II, chegando a 1º Engenheiro em 1881. Mesclando sempre as suas atividades e atribuições em setembro de 1901 foi incumbido, pelo Governo Federal, da transferência da E.F. Recife-São Francisco e da E.F. do Sul de Pernambuco, à Companhia GREAT WESTERN. Em 19 de agosto de 1888, a Cidade de São João del Rey inaugurou a sua 1ª rede de Abastecimento de Água Potável, serviço executado sob planejamento do Eng.º Francisco de Paula Bicalho. Segundo consta, foi tal serviço executado graciosamente por Bicalho. Encarregado pelo Governo de Minas, chefiou a Construção da Alfândega de Juiz de Fora, de 1893 a 1895. É interessante abordar, sucintamente, os primórdios da Construção da nova capital de Minas Geraes (Belo Horizonte), em que Bicalho teve participação importante. Para cumprir com determinação da Constituição do Estado de Minas, foi nomeada (em dezembro de 1892) uma comissão para escolher a localização da nova Capital. Tal Comissão teve como chefe o Eng.º Aarão LEAL de CARVALHO REIS, formado em 1874, pela Escola Central. Em março de 1895, Aarão REIS, por motivos de saúde, solicitou demissão do cargo, tendo sido, Então, em sua substituição, nomeado para a chefia, o Eng.º Francisco de Paula Bicalho. Bicalho permaneceu no cargo até o fim da obra, ou seja, até sua inauguração, em 12 de Dezembro de 1897. Além de chefiar as obras, em substituição a Aarão REIS, Bicalho foi autor dos projetos de abastecimento d’água da nova capital. A festa de inauguração foi de grande beleza e entusiasmo, e Bicalho teve seu nome saudado jubilosamente pela multidão. A 20 de Agosto de 1901, foi Francisco Bicalho nomeado Inspetor Geral das Obras Públicas da Capital Federal (corresponderia tal função, nos dias de hoje, à de um Secretário de Obras, de alto nível). Logo a seguir, se engaja Francisco Bicalho na grande tarefa de sua vida de engenheiro - recebe ele, no início de 1903, a incumbência de chefiar a “COMISSÚO do PROJETO das OBRAS do PORTO DO RIO DE JANEIRO”. Tratava-se de transformar em, realidade, o velho sonho de dotar o Rio de Janeiro de um Porto adequado e condizente às condições de uma cidade moderna. Tal Porto se estenderia desde a Ponte do Arsenal de Marinha, até o extremo final do prolongamento da Rua de São Cristóvão (ponto que corresponde, aproximadamente, hoje, ao final da Avenida Francisco Bicalho - Cia. de Gás & Estação Rodoviária); com uma extensão, aproximada, de 3.500 metros, viria a constituir o chamado Cais da Gamboa. Paralelamente, e em complemento à obra do Cais, foi executado o trecho de Canal do Mangue, entre a Ponte dos Marinheiros (foz do Rio Comprido) e o mar (Av. Rodrigues Alves). Esse trecho implicou em enorme Aterro, sobre terrenos alagadiços e manguezais, que cercavam o antigo Saco de São Diogo (que se estendia até a Praia Formosa, junto ao Morro de São Diogo). Essa obra também esteve a cargo de Francisco Bicalho e sua equipe. É interessante notar que em 1903 Bicalho tinha, aproximadamente, 55 anos de idade. Considero-o, pelas características da atividade que realizou, um dos precursores (juntamente com André Rebouças) da Mecânica dos Solos brasileira. Se vivo fosse, acredito que seria um excelente engenheiro de fundações, com a esplêndida base de Resistência dos Materiais, Hidráulica e Estabilidade das Construções que, sem dúvida, possuía. Deixou geração do seu casamento, em 1875, com D. Maria Izabel de MENEZES, nascida em Cantagalo, Rio de Janeiro. Era Maria Izabel filha do Eng.º Camilo Maria de MENEZES, casado com Maria Gertrudes de Figueiredo; IV - a terceira neta, Augusta Vicentina Bicalho [1844, Paracatú, MG - 01.12.1888, Rio, RJ], de quem descendem os Bicalho Tostes, por seu casamento, a 17.04.1858, na Casada na Capela de Santo Antônio de Paraibúna, com José Augusto Teixeira Tostes, nascido por volta de 1839. Filho único do segundo matrimônio do Capitão Antônio Dias Tostes com Guilhermina da Natividade; V - o quarto neto, o engenheiro Honório Bicalho Hungria [bat. 12.04.1859, Juiz de Fora, MG - 01.1884, Rio Grande do Sul], Engenheiro, diplomado em 1879, na Escola Polytechnica do Rio de Janeiro; VI - o quarto neto, o engenheiro Lucas Bicalho Tostes [15.01.1861, Juiz de Fora, MG -], Engenheiro Civil. Diplomado em 1898 pela Escola Polytechnica do Rio de Janeiro; VII - o quarto neto, o engenheiro Carlos Bicalho Hungria [22.02.1864, Juiz de Fora, MG - 12.12.1905, Rio, RJ], Engenheiro Civil. Diplomado em 1889, pela Escola Polytechnica do Rio de Janeiro; VIII - o quarto neto, o engenheiro Francisco de Paula Bicalho Filho [1890, Rio, RJ - 06.05.1950, idem], Engenheiro Civil. Diplomado em 1914, na Escola Polytechnica do Rio de Janeiro; IX - Dr. maurício Chagas Bicalho [19.03.1913, Oliveira, MG -], advogado, diplomado pela Faculdade de Direito de Minas gerais. Diretor do Departamento de Estudos Econômicos, de Minas Gerais. Assisntente na Secretaria de Finanças do Estado de Minas Gerais. Advogado-fiscal e consultor do Estado de Minas Gerais. Diretor da CEMIG. Secretário de Negócios do Interior e Justiça do Estado de Minas Gerais. Chefe de Polícia. Diretor da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil S/A. Presidente do Banco do Brasil S/A. Governador-adjunto do Banco Mundial. Ministro interino da Fazenda. Diretor-Executivo do Fundo Monetário Internacional. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil. Oficial da Ordem do Mérito da Inconfidência. Com geração do seu cas. com Célia Roscoe.


Desconhece-se a existência de armas a algum membro dessa família.

Talvez o ingresso no Gen-Minas - Grupo de Intercâmbio de Genealogia Mineira, on-line, seja-lhe últil, podendo ali contactar com genealogistas especializados em famílias mineiras. O endereço de pedido de inscrição, que é totalmente grauita, é Gen-Minas-subscribe@yahoogrupos.com.br

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#108859 | ricardo bicalho | 05 jan 2006 21:32 | Em resposta a: #95676

Caro ILLEN BRASIL

Sou membro da Família Bicalho, com origem em POrtugal (Massarelos, Porto), estabelecida no Brasil inicialmente em Minas Gerais, na região mineradora, no Século XVIII.
Quero acrescentar que o Cônego Raimundo Trindade é autor de duas obras intituladas "VELHOS TRONCOS MINEIROS" e VELHOS TRONCOS OUROPRETANOS", de edições esgotadas e não reeditadas, nas quais informa a descendência mais imediata de ANTONIO DIAS BICALHO, que imigrou de Portugal para o Brasil na primeira metade do Século XVIII, estabelecendo-se em Ouro Preto.
Estou pesquisando, de forma amadora, a árvore da Família e, caso queira maiores informações ou referências a membros da família, além daquelas já prestadas, é gentileza nos responder esta mensagem.

Ricardo T. Rizzo Bicalho
e-mail: bicalho.vix@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#177979 | rochedo | 27 dez 2007 22:50 | Em resposta a: #95711

Meu Pai, Avô e Bisavô são da família Bicalho. Também busco informações sobre a família, tudo que sei é que grande parte de sua origem advém do município de Muniz Freie ES, mais precisamente do distrito de Piaçu onde me informaram como sendo o grande foco de sua origem.

Atte

Marcos Rocha

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#203957 | VLBICALHO | 24 jul 2008 01:37 | Em resposta a: #95711

Prezado Jose Roberto:

Meu nome é Vera Lúcia Bicalho de Avelar, filha de Elza Bicalho de Avellar (Elza Marques Bicalho- nome de solteira) casada com João Ribeiro de Avellar.
Meus avós maternos: Mazilia Barbosa Bicalho (1906 - nascida em Oliveira) casada com João Felix Marques de BH.
Meus bisavós: Herculano e Alexandrina (de Oliveira -MG).

Você tem mais alguma informação da família BICALHO da cidade de OLIVEIRA-MG?

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#241813 | astolpho | 12 out 2009 19:49 | Em resposta a: #177979

Olá Eu tambem sou bicalho, meu pai já falecido, é natural de mimoso do sul, ES. falava muito de munis freire dos parentes de lá. o nome do meu pai é Trajano Bueno Bicalho, meu avô : Trajano Bicalho. abraços

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#320159 | fredericob | 04 jan 2013 14:47 | Em resposta a: #203957

Meu nome é Frederico Bicalho Dias da Silva (nascido em Belo Horizonte em 18/04/1972).
Sou filho de Maria Teresa Bicalho Dias da Silva (nome de solteira Maria Teresa Roscoe Bicalho) (nascida em Belo Horizonte em 27abr1943).
Meus avós Maternos são:
Avô: Mauricio Chagas Bicalho (Nasceu em Oliveira-MG em 19mar1913 e Faleceu em Belo Horizonte/MG em 14dez1999.
Avó: Célia Roscoe Chagas Bicalho
Meu bisavô (pai do meu avô Mauricio) era: Edmundo Chagas Bicalho

Qual será o parentesco do meu avô Mauricio com a Sra Mazilia?
Alguém consegue "engatar" minha familia à outras pessoas?
Att, Frederico Bicalho (fredericobicalho@hotmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#320162 | fredericob | 04 jan 2013 15:22 | Em resposta a: #203957

Desculpem, vou fazer uma correção:
Meu avô Mauricio Chagas Bicalho
era
filho de Edmundo Dias Bicalho e de Maria da Conceição Moura Chagas Bicalho.

Att,

Frederico Bicalho Dias da Silva

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#325141 | maria da gloria Bica | 10 mar 2013 23:44 | Em resposta a: #95676

Meu nome é Maria da gloria bicalho, filha de Assis Dias Bicalho, neta de Aristóteles Dias bicalho,natural de Nova era MG. á familia segundo meu avô é de origem portuquesa e não italiana como vi no forum sobre familia Bicalho, segundo meu avô vieram 3 irmão de Portugal e estabeleceu-se em Nova era, ouro preto e Mariana, tendo até alguns primos meus de terceiro gral que lutaram na epoca da ditadura, desaparecidos depois disso. Muito me admira a pessoa de muniz freire questionar de onde vem a familia,pois muniz freire sabe que a nossa familia é oriunda de MG, incluzive nosso avô

Resposta

Link directo:

RE: informação sobre a família BICALHO

#337596 | JJaider | 03 nov 2013 13:49 | Em resposta a: #95711

Sou Bicalho de Ipatinga-MG e minha familia Dias Bicalho vem da região de Guanhaes e Serro. Meu pai "Julito Dias Bicalho"(já falecido), cujo pai "Joaquim Dias Bicalho", dizia que a familia Bicalho tinha a mesma descendencia aqui no Brasil. Ele era natural de Farias de Guanhães - MG.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família BICALHO

#355503 | Liníssima | 09 mar 2015 23:11 | Em resposta a: #95676

Meu nome é Aline, minha avó era Batistina Dias Bicalho, nascida no ano de 1912 em Candidópolis próximo a Itabira.
Estou procurando por parentes dela, sua mãe era Emília Lúcia, falecida em seu nascimento.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família BICALHO

#359297 | bicalho07 | 09 jul 2015 01:34 | Em resposta a: #95676

Sou Bicalho também nascido em governador valadares-MG com a seguinte descendência:
Pai = Geraldino Dias Bicalho nasc. em 1908 (Espirito Santo)
Avô Paterno = Emídio Dias Bicalho nasc. por volta de 1860 (Região de Guanhães-MG)

Resposta

Link directo:

informação sobre a família BICALHO

#360554 | FGJ | 18 ago 2015 18:02 | Em resposta a: #95711

MARIO BICALHO TOSTES faleceu no Rio de Janeiro em dezembro. Missa de 7º dia na igreja de N.S. Aparecida do Cachambi em 16/12/1912(Correio da Manhã/15dez1912/p.17).
FREDERICO

Resposta

Link directo:

informação sobre a família BICALHO

#380831 | mansueto | 10 mai 2017 17:54 | Em resposta a: #95711

Caro SRº
Buscando informações sobre meus antepassados constatei uma Srª com nome de Cassiana Rosina Bicalho sendo está minha trisavó (mãe de minha nona), estou em busca de mais informações sobre esta, bem como sobre a família Mansueto, qualquer informação será bem vinda.
Por parte da família Mansueto o ancestral mais antigo que consegui mapear fora o sr. Mansueto Raimundo Rocha.

Meu e-mail para facilitar comunicações
mansuetorocha@gmail.com

Resposta

Link directo:

informação sobre a família BICALHO

#410753 | Luís Salvador | 26 dez 2018 20:10 | Em resposta a: #241813

Olá Trajano,
Você é meu primo. Seu pai foi assassinado em Santo Antônio do Muqui. Ele era irmão da Vovó Corina que era filha de Aldegundes Bicalho e João Izidoro Bicalho. Eles moravam em Afonso Cláudio e se mudaram para Mimoso.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#410754 | Luís Salvador | 26 dez 2018 20:17 | Em resposta a: #177979

Você tem que ir a festa da Família Bicalho realizada anualmente em Piaçú.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#417875 | mateusveloso16 | 10 set 2019 12:09 | Em resposta a: #355503

Bom dia!
Meu nome é Mateus Veloso. Sou Filho de Eloiza Maria que é Filha de Berenice Paulina que é Filha de Batistina Dias Bicalho que é filha de Olinto Dias Bicalho e Emília Lúcia da Silva.

mateus.16.veloso@gmail.com

Att., Mateus

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#417990 | AnaBicalho | 14 set 2019 01:35 | Em resposta a: #95676

Sou Ana Paula Bicalho, nascida em Ouro Preto, neta de Efigênnia Ribeiro Bicalho e Antonio Marcos Bicalho, este filho de Antonio Venancio Dias Bicalho e Jovelina Galdino do Espirito Santo Bicalho. Busco informação sobre meus ascendentes e as origens da família.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#418560 | Cinthia Helena Dias | 09 out 2019 01:14 | Em resposta a: #337596

Busco por familiares de meu avó paterno. Ele se chamava José Inácio Dias e era filho de Antonio Dias Bicalho e Idalina Pereira, dizia ser da região de Guanhães e que tinha mais irmãos. Calculo que tenha nascido entre os anos de 1910 e 1915.
Alguém tem conhecimento sobre esta família ?

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#424981 | JessicaPinto | 17 jun 2020 20:30 | Em resposta a: #95676

Meu bisavó é da família Bicalho .
Bisavó Maria Joana Dias Bicalho Filho da região de Guanhães
Bisavô José Ferreira Souza

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#424982 | JessicaPinto | 17 jun 2020 20:32 | Em resposta a: #418560

Minha bisavó era Idalina Dias Bicalho , Me procura no Facebook Jéssica Carolina Pinto .

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#424983 | JessicaPinto | 17 jun 2020 20:44 | Em resposta a: #337596

Meus Tatas são dessa região de guanhaes já falecidos
Nomes : Maria Joana Dias Bicalho
Casada com José Ferreira de Souza

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#440234 | DAmasceno10 | 29 mar 2022 23:06 | Em resposta a: #95676

Boa noite!
Meu bisavô se chamava Emídio Dias Bicalho e o pai dele se chamava José Dias Bicalho, casado com Maria Anacleto Fernandes. Alguém aqui conhece a história do Coronel José Dias Bicalho? Sei que existe uma avenida com esse nome em BH.

Resposta

Link directo:

informação sobre a família Bicalho

#445749 | asto | 08 fev 2023 13:22 | Em resposta a: #241813

Olá Primo, tudo bem, hoje que vi sua mensagem, lembro do meu pai Trajano falar sobre a tia Corina, que ela era professora, e em Mimoso tem se não me engano uma escola com o nome da tia Corina. Primo vc tem relatos de nossa família, se tiver e poder compartilhar te agradeço. Abraço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen