Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#98727 | cruzzz | 28 ago 2005 02:50

Ora boas,

Tive a ler com atenção os vários tópicos sobre famílias Brito, mas nenhuma se referia a estas zonas (penso eu), dai o novo tópico.

Ainda estou no início (cerca de 200 ou 300 nomes), apenas compilei as pesquisas de várias pessoas da família tendo chegado aos pais dum familiar nascido a 18 Jul 1706.

Esta família penso estar mais localizada na zona de Viseu, nomeadamente: Nelas, Gaudufe, Vilar Seco, Cubos, Canas de Senhorim, Covilhã, etc.

Pelo o que vi o nome Brito está presente em quase todos os meus ascendentes até aos meus avós (vindo da minha bisavó), sendo a partir dai substituído por Cruz (vindo do meu bisavô).

Antes de vir para o fórum pesquisei no Genea pela família Brito, onde encontrei o titulo de 1º Barão de Nelas, José Bernardo dos Anjos e Brito, que faz parte da minha família, o meu tetravô, mas apenas tem mais a informação da esposa. Eu sei 4 gerações anteriores a essa, chegando a Pascoal Coelho de Brito, o parente mais velho que consegui encontrar.

Aqui fica um excerto das descendências até Pascoal Coelho de Brito, passando por 1º Barão de Nelas, José Bernardo dos Anjos e Brito:

Maria Ester da Conceição Paes Borges Brito(*3/1/1884; +24/2/1937 em Nelas) casada com Alberto Henriques Nunes da Cruz (*10 Mai 1882 em Covilhã, +1/2/1927), filha de:

Manoel Paes Borges(*?/?/?? em Canas de Senhorim) casado com Ana Cândida de Brito Pães (*??) filho de:

1º Barão de Nelas José Bernardo dos Anjos e Brito (*3/4/1818 em Cubos,+5/2/1894) casado com Maria Cândida de Sant'Ana Marques (*3/5/1829,+8/12/1868), filho de:

D. Rosa Maria de Brito (*08 Mar 1775 em Morgado de Cubos, +02 Set 1848) casada com ??, filha de:

Capitão André Rodrigues de Almeida (*30 Nov 1729 em Cubos, +??) casado com Felícia Joaquina Perpétua (*?/?/?? em Vilar Seco), filho de:

Rosa Maria de Brito (*18 Jul 1706 em Gaudufe, +??) casada com Manuel Rodrigues de Almeida (*?/?/?? em Cubos), filha de:

Pascoal Coelho de Brito (*?/?/?? em Gaudufe) casado com Maria Ribeiro (*?/?/?? Moimenta de Frades de Maceiradão)

Em relação à família Brito conheço alguns outros ramos, mas normalmente só o resto dos irmãos dos casais mencionados em cima, não tendo grande informação sobre os descendentes desses irmãos, ou seja tenho mais uma arvore em altura do que em largura, sendo o parente mais velho o referido Pascoal Coelho de Brito.

Em relação à família Cruz, bem ai os meus conhecimentos ainda são muito menos, no que tenho começam no casamento entre Maria Ester da Conceição Paes Borges Brito e Alberto Henriques Nunes da Cruz, antes mencionado. Os pais do Alberto são Fernando Henriques Nunes da Cruz e a sua esposa Guilhermina Adelaide Henriques Nunes, mas não conheço mais nada.

Caso alguém tenha informação que permita complementar o que apresentei, tanto para a parte da familia Brito, como para a da familia Cruz, agradecia a colaboração. Caso alguém tenha sugestões de onde procurar, e como procurar, por mais informação também agradecia.


Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Cruz da zona de Nelas

#99012 | victorferreira | 31 ago 2005 21:16 | Em resposta a: #98727

Caro Luís Cruz,
Apenas alguns pontos potenciais de contacto:

Um tetravô, Sebastiaão da Cruz (provavelmente de S. João do Monte, Senhorim);
filho de Manuel Pais e de Josefa Henriques (cujas origens ainda não sei); neto paterno de João Pais e de Isabel "Soca" (assim parece o que está escrito) , ambos de S. João do Monte; e neto materno de Francisco Alves e Catarina Alves do "Fruidal" (provavelmente Folhadal);

- que se casa com a tetravó, Clara de Loureiro (nascida a 20/02/1789, na Qta. do Fontelo, em Espinho, freguesia de Mangualde); filha de Bernardo de Loureiro (da Quinta do Fontelo, Espinho) e de Cecília de Loureiro (de Gandufe, e não 'Gaudufe' como tem na sua mensagem); neta paterna de Manoel de Loureiro da mesma Qinta do Fontelo e de Ana Marques de Azevedo, da Água Levada; e neta materna de João Lopes Rato, das Carvalhas, Senhorim e de Joana de Loureiro, de Gandufe.

Como vê, Pais e Cruz, há-os na zona e não são poucos.
Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Cruz da zona de Nelas

#99025 | cruzzz | 31 ago 2005 22:54 | Em resposta a: #99012

Caro Victor Ferreira,

Desde já agradeço a resposta à minha mensagem.

Em relação a Gaudufe/Gandufe, quando estava a ver documentos de familiares também me pareceu mais provável ser Gandufe, mas como não conheço muito Viseu, deixei ficar Gaudufe, pois poderia ser alguma terra que eu desconhecesse, apesar de não ter encontrado em nenhum lado, em nenhum mapa. Sendo assim está confirmado que é Gandufe, obrigado pela correcção.

Em relação à família Cruz, bem ai os meus conhecimentos são escassos, só tenho até aos meus trisavós. Contudo a coincidência de localidades, bem como o ter também alguns familiares com o nome de Lourenço ou Paes (e não Pais, não sei se será a mesma coisa) levam-me a supor que poderá haver outros pontos potenciais de contacto.

Sugiro que, se puder, trocar-mos de árvores genealógicas por e-mail, ou caso não tenha em formato electrónico que me contacte na mesma para lhe enviar a minha em formato PDF, assim seria mais fácil descobrir se algum familiar bate certo com algum seu.

Mail: LMPCRUZ@SAPO.PT

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Cruzes de Nelas

#99131 | victorferreira | 01 set 2005 23:11 | Em resposta a: #99025

Caro L. Cruz,

Se tem as cartas militares portuguesas, Gandufe fica na Carta 200, no canto superior direito.
Segredo (de Polichinelo ...): são óptimas para 'apanhar' localizações de aldeias e também de Quintas, acidentes geográficos, azenhas, moinhos e coisas desse género que muitas vezes vêm nas certidões e que não aparecem em mais lado nenhum.

Quanto a Pais/Paes é sem dúvida a mesma coisa. Usei a grafia actual, senão tinha que andar com o 'Sebastiam', a 'Josepha', o 'Joseph', e isto ficava a parecer uma sessão de paleografia, ou pior, de erudição meio pedante (nada contra a paleografia: até gosto).

Com todo os gosto trocarei cromos. Sigo esta troca pelo endereço que me fez o favor de facultar. Caso tenhamos alguma coisa que possa ser de interesse a mais alguém, voltaremos ao Forum com as novidades, para não privar os nossos confrades. Penso que esteja de acordo.

Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Cruzes de Nelas

#99135 | cruzzz | 01 set 2005 23:34 | Em resposta a: #99131

Caro V. Ferreira,

Concordo plenamente, é que assim deve ser mais fácil... e claro qualquer coisa de interesse publica-se aqui, tal como disse.

Aguardo os seus cromos :)

Muito Obrigado,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#133566 | andrecruzmartinez | 09 nov 2006 00:48 | Em resposta a: #98727

A minha família também é Cruz de Viseu, meu avô se chamava José de Oliveira Cruz, filho de Fernado da Cruz, Até aí eu sei o resto fica difícil.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#133569 | cruzzz | 09 nov 2006 01:10 | Em resposta a: #133566

Caro André,

Encontrei na minha familia um Fernando Henriques Nunes da Cruz casado com Guilhermina Adelaide Henriques Nunes. Será o mesmo Fernando Nunes?

Seria possível disponibilizar mais alguma informação?

Obrigado,
Luís Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#133726 | andrecruzmartinez | 11 nov 2006 00:05 | Em resposta a: #133569

Meu caro amigo, o pai de meu avô se chamava Fernando da Cruz, ele era de VIseu e minha tia filha dele disse que nasceu em uma vila chamada Lavoura ou Lavouras em Viseu eu já dei uma s olhadas e ao que parece não tem vila ou melhor Freguesia em viseu com o nome de Lavoura, eu só sei que meu avô ia aí em POrtugal com frequencia ver ps parentes deles aí, ele dizia que era em Viseu, Grato desde já pela sua informação. Muitíssimo obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#326712 | AlexCruz | 04 abr 2013 20:42 | Em resposta a: #98727

Sou do Brasil minha família "CRUZ" era de Covilhã meu avô chamava-se Fernando Henriques Nunes da Cruz meu pai Alexandre Anaquim da Cruz. Fiquei curioso, com a informação. Tinha-mos família no Viseu, hoje pouco tenho uma prima de meu pai chamada Berta a pouco estava viva, não sei.
Saudações a todos.
Alexandre Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350778 | IIGF | 01 out 2014 16:48 | Em resposta a: #98727

Boa tarde,

Este tópico ja tem alguns anos, mas acho que talvez possa ajudar se ainda tiver interesse!
O meu tio-tetravô, que julgo ter sido conhecido em Nelas como o Tio Abilio (o seu nome de nasciemnto era José mas aos 18 anos mudou o nome para Abílio), era o filho mais velho do Barão de Nelas, José Bernardo dos Anjos e Brito.
Mais ainda, a minha bisavó tinha uma irmã, a quem o meu avô sempre se referiu como Taina, mas que na realidade se chamava Estér.
Alguma relação com o que procura?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350802 | AlexCruz | 02 out 2014 16:51 | Em resposta a: #350778

Realmente sei pouco sobre a família CRUZ, mas é muita coincidência o nome do meu avô Fernando Nunes da Cruz!

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350803 | AlexCruz | 02 out 2014 16:54 | Em resposta a: #98727

Desculpe...Fernando Henrique Nunes da Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350814 | cruzzz | 02 out 2014 21:58 | Em resposta a: #350778

Boa noite,

Fiquei bastante satisfeito de receber uma mensagem neste tópico 9 anos depois de o iniciar!

Confesso que nos últimos anos não tenho seguido a pesquisa por falta de tempo, mas o gostinho de evoluir a árvore genealógica continua cá.

De facto tenho indicação que um dos filhos do "José Bernardo dos Anjos e Brito" era "Abilio de Amaral", nascido em 1853.

Pouco sei à cerca do "Abilio de Amaral". A minha descendência vem de outro dos filhos: "Ana Cândida de Brito Paes".

Caso tenha alguma arvore geneológica dessa parte da familia gostaria de a conhecer. Talvez me possa enviar por email - lmpcruz@sapo.pt . O mesmo poderei fazer do meu lado.

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350815 | cruzzz | 02 out 2014 22:02 | Em resposta a: #350803

Boa noite,

Infelizmente não encontrei na minha árvore ninguém com esse nome.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350825 | MariaDavid | 03 out 2014 01:16 | Em resposta a: #98727

Boa noite, Luís Cruz

Este tópico, sendo antigo, apareceu sob os meus olhos apenas agora, o que me deixou bastante curiosa.

Há grandes probabilidades de os seus ancestrais de apelido Cruz terem a ver, eventualmente, com alguns meus, em relação à Covilhã. Um dos nomes que escreveu - Alberto Henriques Nunes da Cruz (*10 Mai 1882 em Covilhã, +1/2/1927) - ainda que seja muito próximo no tempo, tem muito a ver com os meus próprios apelidos, Henriques, Nunes e Cruz. Assim, solicito-lhe que me indique as freguesias a que correspondem as datas acima mencionadas, para que eu possa investigar e ver se existem ligações. Palpita-me que seja S.Pedro ou Sta.Maria, com mais hipóteses que se trate da primeira. Peço-lhe esta informação para poupar-me tempo de pesquisa.

No caso de existirem ligações familiares, terei todo o gosto em lhe transmitir essa informação.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350827 | cruzzz | 03 out 2014 02:13 | Em resposta a: #350803

Boa noite AlexCruz,

Afinal tenho indicação de um "Fernando Henriques Nunes da Cruz", casado com "Guilhermina Adelaide Henriques Nunes" (não sei datas).

Se de facto for este, então o filho "Alberto Henriques Nunes da Cruz" casou-se com "Maria Ester da Conceição Paes Borges Brito", meus bisavós.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#350828 | cruzzz | 03 out 2014 02:29 | Em resposta a: #350825

Boa noite Maria,

Honestamente não sei muito mais de "Alberto Henriques Nunes da Cruz", mas caso encontre agradeço que partilhe.

Só sei que casou com "Maria Ester da Conceição Paes Borges Brito", a 18 Abril 1903, presumivelmente em Nelas.

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#379918 | abdebrito | 15 abr 2017 12:34 | Em resposta a: #98727

Boa tarde, Luís Cruz

Sou descendente do Barão de Nelas, seria meu pai actual titular caso não se tivesse extinguido o título com o primeiro barão, e estou também à procura de antepassados! Tenho informação que podia interessar-lhe. Passo a partilhar o que sei ao certo:

Carlos Pedro Barahona da Fonseca Paes de Brito (seria o 4º)
fllho de
Fernando Manuel da Veiga Brito (teria sido o 3º)
filho de
Anníbal Paes Borges de Brito (teria sido o 2º Barão)
filho de
Anna Cândida Paes de Brito (chamada localmente "a baroa"!!)
filha de
Jozé Bernando dos Anjos e Brito (1º Barão)
filho de
Roza Maria de Brito

Tenho em minha posse um documento de prova de filiação de José Bernado dos Anjos e Brito, mas em relação a sua mãe, Roza Maria de Brito. O pai é referido nesse documento como "um homem casado seu compadre". Este é o mistério que gostaria de desvendar. Sobre as pessoas supra mencionadas tenho informação, com a excepção de Roza Maria. Diga-me se lhe interessa alguma coisa.

Existe algo que não percebi na sua lista, visto que aparecem duas vezes Rozas Marias e dois Rodrigues de Almeidas. Gostaria de saber de onde conseguiu essa informação?

Talvez me possa ajudar também. Tenho outro documento, escrito por Miguel Antonio Pereira Tenreiro de Albuquerque, que professo na Ordem de Christo, Coronel de Milicias, Capitão Mor no Concelho de Senhorim, Comarca de Vizeu ,dando prova da valentia de um Joaquim Paes de Britto durante a Guerra Peninsular, descrevendo os seus feitos. Não consigo estabelecer a relação entre este Joaquim Paes de Brito e meus outros familiares.

Não sei se sabe, mas Anna Cândida, filha do barão teve cinco filhos além da filha Esther: Anníbal (meu bisavô), Avelino, Amadeu, Arnaldo e Acácio, todos eles estudaram em Coimbra.

Qual é a sua ligação? Somos primos??

Feliz Páscoa

Alexandra

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#379919 | abdebrito | 15 abr 2017 12:44 | Em resposta a: #98727

Um elemento mais: encontrei um Pascoal Coelho de Brito, registado como estudante da Universidade de Coimbra, DOC PT/AUC/ELU/UC-AUC/B/001-001/B/005520, natural de Caminha, canonês, matriculado em 15 de Outubro de 1678. Na sua nota esta pessoa está como natural de Gaudufe, pode não ser o mesmo, mas o nome é igual e as datas batem certo, poderá ser...

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#380788 | Mar2006 | 09 mai 2017 12:28 | Em resposta a: #350828

Ver a pag 205 do documento sobre Alberto Henriques Nunes da Cruz
https://digitalis-dsp.uc.pt/republica/UCBG-8-118-1-3/UCBG-8-118-1-1899-1900/UCBG-8-118-1-1899-1900_item2/UCBG-8-118-1-1899-1900_PDF/UCBG-8-118-1-1899-1900_PDF_24-C-R0120/UCBG-8-118-1-1899-1900_0003_195-lombada_t24-C-R0120.pdf

O Alberto Henriques Nunes da Cruz frequentava o curso Filosófico da Universidade de Coimbra em 1898-1899. Era natural da Covilhã, filho de Fernando Henriques da Cruz, junior (n.freg S. Pedro 1851) e de Guilhermina Emilia Nunes Pito (n freg Conceição 1855, f Conceição 1909). Este Fernando era industrial de lanificios e foi Presidente da Câmara Municipal da Covilhã em 1913.
São colaterais dos meus antepassados.
Cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#383386 | cruzzz | 07 ago 2017 00:19 | Em resposta a: #379918

Boa noite Alexandra,

Peço desculpa de não ter respondido antes, mas não recebi informação de novas mensagens por email.

Não tenho dúvidas nenhumas que somos primos. De facto, pelo nome do seu pai, julgo que o meu pai o conhece.

Sugeria trocar-mos mais informação por email. Deixo o meio aqui: LMPCRUZ@GMAIL.COM

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#383387 | cruzzz | 07 ago 2017 00:34 | Em resposta a: #380788

Boa noite Mar2006,

Muito obrigado pela partilha.

Estamos a falar sem dúvida do mesmo Alberto Henriques Nunes da Cruz, meu bisavô.
Não tenho praticamente nenhuma informação desse ramo da família.

Caso tenha mais informação que possa partilhar, agradecia trocarmos por email LMPCRUZ@GMAIL.COM

A informação que tenho está mais focada na minha bisavó Maria Ester que terei todo o gosto em partilhar por email.

Obrigado,
Luís Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#383741 | cruzzz | 18 ago 2017 09:43 | Em resposta a: #350825

Bom dia Maria,

A conversa já é antiga, mas só agora estive a pesquisar este ramo da família.
São de facto a maioria de S. Pedro.

Caso tenha alguma informação que me possa ajudar nas pesquisas, agradeço a partilha.

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#383742 | cruzzz | 18 ago 2017 09:48 | Em resposta a: #326712

Bom dia Alexandre,

O tema já é antigo, mas encontrei ligação aos familiares que indicou.
Sem nenhuma dúvida as nossas famílias estão ligadas pelo seu bisavô, também ele Fernando Henriques da Cruz.

Caso possa partilhar mais informação sobre a sua família, agradeço.

Obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#383789 | Mar2006 | 20 ago 2017 15:46 | Em resposta a: #326712

Boa tarde Alexandre
Temos antepassados comuns.
O seu bisavô paterno (o pai do seu avô paterno) chamava-se Fernando Henriques Nunes da Cruz, jr era filho de Fernando Henriques da Cruz e de D. Leonor Elisa Henriques da Silva, ambos de S. Pedro, Covilhã. Era np de Manuel da Cruz e de Mariana Rosa Carvalho; nm de António Henriques da Silva e de Brites Joaquina Nunes de Sousa. Estes eram também meus tetravôs.
A sua bisavó paterna também era natural da Covilhã, Conceição, e chamava-se Guilhermina Emília Nunes Pitto (depois do casamento passou a assinar Guilhermina Emília Nunes da Cruz) e era filha de Daniel Henriques da Silva e de Maria Nunes Pitta.
A sua avó paterna, casada com Fernando Henriques Nunes e Cruz era igualmente da Covilhã e chamava-se Maria da Ascensão Anaquim e era filha de José Anaquim e de Mariana da Anunciação Costa ambos da Covilhã.
O seu bisavô paterno foi presidente da Câmara Municipal da Covilhã (prefeito, como chamam aí no Brasil) em 1913.
Espero que lhe sejam uteis estes dados e que colem com aquilo que já conhece sobre este ramo dos seus antepassados covilhanenses.
Cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#405441 | olivais | 16 jul 2018 15:38 | Em resposta a: #98727

Caro Cruzzz e restantes participantes,

alguém nas suas pesquisas de Britos de Gandufe, encontrou o "Padre Doutor" Manuel Coelho de Brito falecido em 1767, em Gandufe, S. Pedro de Espinho, Mangualde.

Acredito ser descendente deste Padre, mas ainda não o consegui entroncar.

No registo de estudante da UC (1727-1732), aparece como sendo de "Gondufe" e filho de "Paulo Coelho de Brito", será que se confundiram e leram Paulo por Pascoal?

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#409908 | abdebrito | 24 nov 2018 15:14 | Em resposta a: #405441

Boa tarde

Padre Manoel Coelho de Brito, m. 19 Abril 1767, filho de Pascoal Coelho de Brito, m. 12 Setembro 1715 em Moimenta de Maceira Dão e Maria Ribeira.

Bom fim de semana!

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413673 | olivais | 05 abr 2019 20:38 | Em resposta a: #409908

Caro abdebrito,

obrigado pela sua resposta, que me passou na altura, e só li agora!

Já avancei um pouco mais nesta pesquisa e, embora não restem dúvidas de que a morte do “Padre Doutor” Manuel Coelho de Brito será essa de 1767, já sobre os seus pais e ascendentes tenho mais dúvidas que certezas...

Pedia-lhe por isso a sua ajuda, se tiver oportunidade.

É que existem registos paroquiais para as datas em que terá nascido o Padre Manuel Coelho de Brito, e não encontrei nenhum Manuel filho de Pascoal Coelho de Brito… pode ter-me escapado.. alguma vez encontrou o registo de baptismo deste Manuel?

Por outro lado, encontrei o baptismo, em 1689, de um Manuel, de Gandufe, filho de Manuel Coelho e de uma Maria de Brito, ele de Nelas, ela de Gandufe, o que juntando nome de pai e mãe dá um Manuel Coelho de Brito, de Gandufe.

Existiriam dois Manuel Coelho de Brito em Gandufe na mesma época? Num lugar tão pequeno?

Qual deles será o Padre Dr. Manuel Coelho de Brito do qual parece que descendo?

É certo que nos registos da Universidade de Coimbra aparece apenas um Manuel Coelho de Brito, de Gandufe, e é filho de Paulo Coelho de Brito.. e que não encontrei outros Manueis Coelhos e Manueis Britos e nenhum bate certo com esta naturalidade e datas..

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413674 | cruzzz | 05 abr 2019 22:36 | Em resposta a: #413673

Caro olivais,

Também me deparei com o mesmo problema que está a encontrar.

De Pascoal Coelho de Brito e Maria Ribeiro tenho referência sobre os seguintes filhos:
- Rosa Maria de Brito (18-07-1706 em Gandufe - PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0002_m0049)
- Maria dos Reis de Brito (14-01-1714 em Gandufe - PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0003_m0022 e casada em 12-03-1731 PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0003_m0265)
- Padre Manuel Coelho de Brito (falecido em 19-04-1767 PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-003-0001_m0028)
- Padre Vicente Coelho de Brito

Também encontrei o casamento de Pascoal Coelho de Brito e Maria Ribeiro em 12-09-1703 em Moimenta de Maceira Dão ( PT-ADVIS-PRQ-PMGL12-004-0002_m0074 ).

Uma vez que Vicente Coelho de Brito já era padre em 1720 ( PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0003_m0042 ), teria de ter nascido perto do casamento de seus pais, no entanto não encontro nada tanto em Gandufe, como em Moimenta.

Suspeito que, entre o casamento e terem ido para Gandufe, tenham estado noutra terra ali perto, onde terá nascido Vicente e Manuel.
Será que este raciocinio faz sentido?

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413680 | olivais | 05 abr 2019 23:55 | Em resposta a: #413674

Caro Luis Cruz

A sua mensagem é muito interessante porque refere um Vicente Coelho de Brito.

Ora, eu não disse na minha mensagem anterior mas o casal Manuel Coelho e Maria de Brito, para além do filho Manuel em 1689, tiveram também um filho Vicente em 1680!

Uma data que bate mais certo com o já ser padre nessa data..

Sempre em Gandufe.

Agora estou no telemovel, não tenho o registo..

Mas não tenho duvidas de que é assim. E também tenho o do casamento entre Manuel Coelho e Maria de Brito, onde se diz que ele é de Nelas.

O que adensa o mistério... há um outro casal com os mesmos apelidos no lugar de Gandufe que tem dois filhos, Manuel e Vicente, com os mesmos nomes dos filhos do Pascoal Coelho de Brito e Maria Ribeira?

O que me leva à questão, onde é viu que o Manuel e o Vicente eram filhos de Pascoal?

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413695 | olivais | 06 abr 2019 17:02 | Em resposta a: #98727

Não será o Pascoal Coelho de Brito também ele filho de Manuel Coelho e Maria de Brito???

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413729 | cruzzz | 07 abr 2019 23:40 | Em resposta a: #413695

Caro olivais,

As indicações que tinha são apenas através de referências antigas de familiares meus, mas sem nenhumas evidências.

Apenas referiam que haviam testamentos de ambos os padres (Padre Vicente em 1775 e o Padre Manuel em 1767) com indicações dos graus de parentesco que referi.
No entanto, sem ver os ditos testamentos não consigo garantir o que estou a dizer.
E como não sei como consultar testamentos, dificilmente conseguirei confirmar.
Não sei se tem experiência em pedir testamentos e me possa dizer se dá para fazer algum pedido de reprodução.

A sua teoria faz-me bastante sentido uma vez que também existe um Pascoal filho de Manuel Coelho e Maria de Brito, em 22-05-1678 - PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0001_m0040).

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413730 | cruzzz | 08 abr 2019 00:08 | Em resposta a: #413729

Já agora, existe um casamento de Manuel Marques e Maria de Brito de Gandufe em 17-01-1768. Não sei se será o casal que temos falado.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413737 | olivais | 08 abr 2019 09:25 | Em resposta a: #98727

Caro Luís Cruz,

o casamento de Manuel Coelho com Maria Brito é em 12.05.1677 - penso que são estes os pais do Pascoal, Vicente e Manuel.

Nele se diz que Manuel Coelho é de Nelas, Maria Brito de Gandufe.

Existe um livro "misto" de Nelas que começa em 1618. Nele talvez se consiga encontrar o Manuel Coelho, mas ainda não tive oportunidade de o procurar.

Boa descoberta do baptismo do Pascoal! Era o que fazia sentido, serem todos irmãos, dadas as datas de casamento, etc.

Se existem esses testamentos, do Manuel e do Vicente, temos que os encontrar! Tem possibilidade de falar com esses familiares que têm os testamentos? Será sem dúvida a forma mais fácil...

É possível também procurar notariais, se os houver... ou então contactar os Arquivos diocesanos, já que eram os dois padres... em determinadas épocas havia inquirições antes de serem admitidos como padres, mas não sei se eram feitas nesta época (~1700), ou apenas mais tarde..

Há no entanto algo que não bate certo ainda, que é o processo do Manuel na Universidade de Coimbra - lá diz-se que o pai do Manuel Coelho de Brito era "Paulo" Coelho de Brito..

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413746 | cruzzz | 08 abr 2019 13:15 | Em resposta a: #413737

Caro olivais,

Em relação aos testamentos só mesmo se alguma entidade oficial os tiver.
Tratando-se dessas datas, a que entidade poderia recorrer? Tem os contatos?

Sobre o registo na univerdade de coimbra, será que pode partilhar comigo para eu também analisar?

Se for mesmo um pdf em vez de link, poderá enviar-me para lmpcruz@sapo.pt

Obrigado,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413750 | olivais | 08 abr 2019 14:50 | Em resposta a: #413746

Não sou perito em testamentos, sei que se podem encontrar alguns nos Notariais. Mas não sei onde estarão os Notariais de Mangualde... talvez Arquivo distrital de Viseu?

Em relação aos processos dos padres, devem estar no Arquivo da Diocese de Viseu, mas não sei se existem.

Contactos não tenho. Um dia destes talvez possa procurar, mas nas próximas semanas vou ter demasiado trabalho..

Em relação ao processo da Universidade de Coimbra, o que tenho é isto: http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=188740

Curiosamente, o nome do pai "Paulo" foi alterado para "Pascoal".

Atendendo às datas, fico na dúvida se não será mesmo um filho do Pascoal que também se chamava Manuel.

O Manuel de que temos falado, irmão do Vicente e do Pascoal, nasceu em 1689. Ora, o processo da UC é de 1727 a 1732, ou seja, o Manuel de 1689 seria já um bocado "velho" para frequentar a UC, entrada aos 38 anos, saída aos 43?...

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413753 | cruzzz | 08 abr 2019 15:06 | Em resposta a: #413750

Mesmo a calhar, agora na hora de almoço fui pesquisar um pouco e encontrei um assento de batismo em 19-12-1711 de um Manuel, filho de Pascoal - PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0002_m0090.

Portanto, o Manuel, filho de Pascoal, nasceu em 19-12-1711 e faleceu em 19-04-1767.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413756 | olivais | 08 abr 2019 15:54 | Em resposta a: #98727

Fantástico! Obrigado!

Data que bate certo com o processo da UC!

Ou seja, temos:

Manuel Coelho, de Nelas, casou com Maria de Brito, de Gandufe, em 1677. Tiveram:
- Pascoal
- Manuel
- Vicente
- e outros?

Pascoal Coelho de Brito, de Gandufe, casou com Maria da Ribeira, 1703. Tiveram:
- Manuel, b. 1711 - m 1767
- e outros

Ou seja, o Luís já avançou uma geração, do Pascoal para o Manuel Coelho e a Maria de Brito.

E eu localizei o meu verdadeiro antepassado Manuel, em vez do tio dele!

:)

Subir acima destes Manuel Coelho e Maria de Brito vai ser difícil...

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413788 | cruzzz | 09 abr 2019 10:19 | Em resposta a: #413756

Por engano disse que o batismo tinha sido a 19-12-1711, mas afinal parece-me 19-09-1711.

Em relação ao que indicou, e só para complementar, em baixo indico mais algumas informações:

Pascoal Coelho de Brito, de Gandufe, casou com Maria da Ribeira, 1703. Tiveram:
- Rosa Maria de Brito (de quem descendo), b. 18-07-1706 - c. 22-01-1725
- Ambrósio, b. 18-12-1707
- Florida, b. 13-01-1709 (batisada "pelo Rdo Pde Manuel Coelho, seu tio")
- Manuel, b. 19-09-1711
- Maria de Brito, b. 14-01-1714 - c. 12-03-1731

Dito isto, julgo que o assento de óbito de Manuel Coelho de 19-04-1767 é do irmão do Pascoal Coelho de Brito e não do filho dele e o seu antepassado Manuel não era padre.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413789 | cruzzz | 09 abr 2019 13:17 | Em resposta a: #413788

Ou melhor, uma vez que o registo da UC diz que era o Manuel filho de Pascoal, se calhar ambos eram padres.

Faz sentido?

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413871 | olivais | 13 abr 2019 16:22 | Em resposta a: #98727

Obrigado por mais estas informações!

Ao que parece, os Manueis seriam ambos padres:

- O tio Manuel, de acordo com o assento da sobrinha Florida, era padre. O que também está de acordo com aquela informação que referiu "de familiares", dos testamentos dos padres Manuel e Vicente.

- O sobrinho Manuel, fiilho do Pascoal, estou Cânones na Universidade de Coimbra, pelo que seria também padre.

Não sabemos qual dos dois morreu em 1767, mas desconfio que foi o sobrinho Manuel, uma vez que é referido como Rev. Dr. Manuel Coelho de Brito. Só temos indicação de um "Doutor" com este nome na UC, e era fillho do Pascoal, logo era o sobrinho Manuel.

Para além disso, em 1767, o tio teria 78 anos, e o sobrinho teria 56. Para aquela altura, 78 já era uma idade pouco comum...

De qual destes padres é que eu descendo?

A pista está mais uma vez no "Doutor", os 4 netos dizem que o avô materno era o "Doutor" Manuel Coelho de Brito, pelo que seria também o sobrinho Manuel, que entre "namoros" e 5 anos em Coimbra parece ter tido uma vida bem mais divertida do que o tio Manuel eheheh

As datas também ajudam, a filha (ilegítima) nasceu em 1749, altura em que o tio Manuel já teria 60 anos, enquanto o sobrinho tinha apenas 38 anos, sendo um pai mais provável.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413873 | olivais | 13 abr 2019 16:45 | Em resposta a: #98727

Em relação à Maria Ribeira, mãe do Pe Dr Manuel Coelho de Brito e de outros (e de quem o Luís também descende?), não sei conhece os seus antepassados..

encontrei, em Moimenta de Maceira Dão, um assento de baptistmo de uma Maria, filha de um Manuel RIBEIRO e de uma Maria de Albuquerque, em 1675, PT-ADVIS-PRQ-PMGL12-004-0002_m0004.TIF...

será esta a nossa Maria Ribeira?

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413874 | olivais | 13 abr 2019 16:55 | Em resposta a: #98727

Penso que vimos a entroncar aqui - Ribeiros x Albuquerque, Moimenta de Maceira Dão

https://geneall.net/pt/forum/1959/albuquerques-de-maceira-dao/

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413890 | cruzzz | 14 abr 2019 17:42 | Em resposta a: #413873

É muito provável que seja essa a Maria Ribeira que procuramos, uma vez que teve vários irmãos perto dessa data:
- Domingas: b. 22/05/1679 ; f. 04/09/1747
- António: b. 06/12/1680
- Matias: b. 03/03/1683
- Manuel: b. ?? ; f. 03/05/1720

Os seus pais parecem ter casado mais tarde, "sub conditione" aos 22/04/1690.

Encontrei também o seguinte excerto do livro de Albuquerques de Maceira Dão que poderá ajudar:
https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1364828.pdf
PS: pelos vistos este forum foi usado como referência na edição do livro :)

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413891 | olivais | 14 abr 2019 18:15 | Em resposta a: #98727

Caro Luís, estava agora mesmo a tentar decifrar esta família, e estou convencido de que a Maria Ribeira, mulher de Pascoal Coelho de Brito, era de facto filha de Manuel Ribeiro e Maria de Albuquerque.

Eis o que consegui encontrar:

Filhos de Manuel Ribeiro e Maria de Albuquerque:
16?? - Outro filho Manuel, de que não encontrei registo, e que veio a ser padre cura da freguesia
1675 – Maria – padrinhos Miguel de Figueiredo e sua irmã Joana?, de Lobelhe do Mato
1678 – Luzia – padrinhos ilegíveis
1679 – Domingas – madrinha Ana de Figueiredo, de Lobelhe do Mato
1680 – António – madrinha Ana de Figueiredo, de Lobelhe do Mato
1683 – Matias – padrinho MANUEL COELHO, DE GANDUFE, e João Figueiredo, de Lobelhe do Mato – também padre e estudante da Universidade de Coimbra: https://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=142271&ht=matias|ribeiro|albuquerque

Foram padrinhos Manuel Ribeiro e Maria de Albuquerque:
1684 – Maria, fª de Maria Correia e pai incerto
1684 – Manuel, fº de Manuel de Albuquerque e Isabel Lopes
1685 – Margarida, fª de Manuel de Albuquerque e Isabel Lopes
1686 – Domingas, fª de Acenso? De Abrantes e Paula ??
168’ – ???, fª de Manuel de Albuquerque e Isabel Lopes
1689 – Micaela, fª de Marcos Fernandes e Pascoa Tavares
1690 – Manuel, fº Estêvão Marques e Maria da Silva
1695 – Matias, fº Manuel Pais e Maria Lopes

Foi padrinho Manuel Ribeiro
1685 – José, fº Manuel da Silva e Maria Tavares
1689 – Potenciana e Mariana, padrinho de ambas, fªs de António Marques e Isabel Francisca
1691 – Maria, fª de Estêvão Marques e Maria da Silva
1695 – Maria, fª de Manuel Duarte e Andresa Francisca
1696 – Micaela, fª Manuel Fernandes e Páscoa da Costa
1698 – Maria, fª de Estêvão Marques e Maria de Abrantes

Foi madrinha Maria de Albuquerque, mulher de Manuel Ribeiro:
1690 – Escolástica, fº Manuel da Fonseca e Maria de Abrantes

Foram padrinhos filhos de Manuel Ribeiro e Maria de Albuquerque
1690 – Brízida, fª de Manuel de Albuquerque e Isabel Lopes – padrinhos Manuel e Maria, filhos de Manuel Ribeiro e Maria de Albuquerque
1691 – André, fº de Manuel de Albuquerque e Isabel Lopes – madrinha Maria, filha de Manuel Ribeiro
1694 – Pascoal, fº Estêvão Marques e Maria da Silva, padrinho Manuel Ribeiro, filho de Manuel Ribeiro
1695 – Pascoal, fº de Geraldo de Albuquerque e Maria Gonçalves, padrinho Manuel Ribeiro, filho de Manuel Ribeiro
1695 – Escolástica, fº Manuel da Fonseca e Maria da Silva, padrinho Manuel Ribeiro, filho de Manuel Ribeiro
1696 – Domingas, fª de Manuel Pais e Domingas Lopes, padrinhos e REVERENDO PADRE Manuel Ribeiro e sua irmã Maria
1698– Manuel, fº Manuel Pais e Maria Lopes, padrinhos Matias Ribeiro e Domingas Ribeiro
1700 – Joana, fª de Geraldo de Albuquerque e Maria Gonçalves, padrinho Padre Manuel Ribeiro “e a minha irmã Maria”
1701 – Úrsula, fª de António Lopes e Maria Francisca, padrinhos António e Maria, fºs de Manuel Ribeiro

Foram padrinhos o pai Manuel Ribeiro e um dos seus filhos:
1696 – Eufémia, fª de Estêvão Marques e Maria de Abrantes, padrinho Manuel Ribeiro e a sua filha Maria

A partir de 1700, aparece a assinar os assentos o Padre Manuel Ribeiro, Cura

OBITOS:
1709 – morre Maria de Albuquerque, não fez testamento, por ela seu marido Manuel Ribeiro

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413892 | olivais | 14 abr 2019 18:20 | Em resposta a: #98727

Várias conclusões se podem tirar desta pesquisa.

1. Que não havia mais Ribeiros em Maceira Dão
2. Que há uma Maria Ribeiro que encaixa bem na nossa Maria Ribeiro
3. Que o casal Manuel Ribeiro x Maria de Albuquerque se dava bem com os Coelhos de Gandufe, uma vez que Manuel Coelho de Gandufe foi padrinho do seu filho Matias
4. Que o casal Manuel Ribeiro x Maria de Albuquerque tinha alguma relevância social, ao apadrinharem tantas crianças na freguesia
5. Que havia vários padres e pelo menos 1 a estudar em Coimbra, o que também aconteceu com os Coelhos de Brito
6. Que deviam ter algum parentesco com os restantes Albuquerques de Maceira Dão, uma vez que foram padrinhos de vários deles, inclusive dos filhos de Geraldo de Albuquerque, de que se fala em outro tópico
7. Talvez tivessem algum parentesco com Figueiredos de Lobelhe do Mato? uma vez que chamaram Figueiredos para padrinhos de 3 dos seus filhos

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413893 | olivais | 14 abr 2019 18:22 | Em resposta a: #98727

Ora bem, depois disto tudo escrito, fui ver o trabalho do António de Sousa Lara que me enviou e já lá está tudo descrito!! eheheh

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#413894 | olivais | 14 abr 2019 18:25 | Em resposta a: #98727

Tudo não... porque o Dr Sousa Lara apenas refere uma filha do casal Pascoal Coelho de Brito e Maria Ribeira. Mas já temos os outros.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419217 | marisasantos1982 | 06 nov 2019 21:40 | Em resposta a: #98727

Eu também pesquiso em Mangualde, e reparei que o Manuel Coelho de Brito e O Vicente Coelho de Brito já assinavam em 1713, duvido que sejam filhos do Pascoal e da Maria Ribeira.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419218 | olivais | 06 nov 2019 21:53 | Em resposta a: #98727

Olá Maria, eu sei que colocámos aí uma grande quantidade de informação, talvez esteja confuso... em resumo, das minhas pesquisas e do Cruzz, chegámos conclusão que o Manuel e o Vicente que refere eram irmãos do Pascoal.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419219 | marisasantos1982 | 06 nov 2019 22:09 | Em resposta a: #419218

Entrentanto encontrei um Manuel, filho de Manuel Coelho e da Maria de Brito, em Espinho não encontrei mais nada.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419222 | cruzzz | 07 nov 2019 00:15 | Em resposta a: #419219

Olá Marisa,

Só agora reparei que havia mensagens novas neste forum.

Não sei se cheguei a partilhar, mas aqui fica a informação dos 3 irmãos que estavam a falar:

- Pascoal Coelho de Brito (batismo em 22/05/1678 Espinho ; casou em 12/09/1703 em Moimenta de Maceira Dão)
- Vicente Coelho de Brito (batismo em 29/01/1680 Espinho)
- Manuel Coelho de Brito (batismo em 08/03/1689 Espinho ; casou em 13/07/1717 e faleceu em 12/04/1738) - estas ultimas duas datas ainda não consegui confirmar.

Documentos de Referência das datas apresentadas:
PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0001_m0040
PT-ADVIS-PRQ-PMGL12-004-0002_m0074
PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0001_m0045
PT-ADVIS-PRQ-PMGL06-004-0002_m0005

Obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419731 | marisasantos1982 | 29 nov 2019 16:10 | Em resposta a: #419222

Boa tarde Luís, só agora é que vi esta mensagem, e porque me lembrei hoje de procurar novamente pelo Manuel Coelho de Brito. Eu não consigo encontrar estas pessoas por estas datas, eles nasceram mesmo em Espinho? Eu só tenho o casamento do Manuel Coelho com a Maria de Brito. O Manuel Coelho de Brito teve uma filha ilegítima, por isso queria saber com quem é que ele casou.
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419735 | Conde | 29 nov 2019 18:49 | Em resposta a: #379918

Todavia podem renovar o Título sendo descendentes directos no Instituto da Nobreza Histórica de Portugal.

Resposta

Link directo:

Família Brito ou Cruz da zona de Viseu

#419741 | cruzzz | 30 nov 2019 01:53 | Em resposta a: #419731

Boa noite Marisa,

Em relação aos nascimentos, sim foram em Espinho (Mangualde):

- Pascoal Coelho de Brito
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209582
(no fim da página 40)

- Vicente Coelho de Brito
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209582
(do lado direito da pagina 45)

- Manuel Coelho de Brito
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209583
(do lado esquerdo da pagina 5)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 14:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen