Onde procurar registos judaicos ?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Onde procurar registos judaicos ?

#99964 | danielefer | 09 set 2005 18:55

Bom dia para todos,
Um correspondente meu francês tem origens portuguesas, e procura há vários anos assentos de nascimento e obito. O problema é que são pessoas de religião judaica, e que não deve existir nenhum registo nos registos paroquiais.
O Arquivo Distrital de Lisboa a quem me dirigiu (a localidade é São Nicolau, Lisboa), não encontrou nada.
Tambem me disseram que antes de 1911 não existe em Portugal Registo Civil.
A minha pergunta é : antes de 1911, onde é que as pessoas de religião outra que catolica se registavam ?
Se alguém me pode esclarecer, ficaria muita grata.
Daniele Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#99977 | manelsp | 09 set 2005 20:11 | Em resposta a: #99964

Cara Daniele
suponho que as sinagogas têm um registo dos seus fieis, pois desde sempre o povo hebreu deu muita importância à genealogia (como sabe, o Messias que esperam vem da linhagem de David). Já se dirigiu à comunidade judaica em Lisboa? desculpe não saber ajudar mais, mas é a única possibilidade que se me ocorre.
Com os melhores cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100074 | JPNS | 10 set 2005 23:14 | Em resposta a: #99964

Cara Danièle:

Os cidadãos de origem e/ou confissão judaica, se tivessem a nacionalidade portuguesa, eram baptizados na Igreja Católica. Isto, porque em Portugal, durante o período da Inquisição, oficialmente não existiam judeus. Não lhe sei dizer o que aconteceu a partir de meados do século XIX, até 1911. A maior parte dos judeus existentes em Portugal no século XIX eram cidadãos estrangeiros, muitos deles askenazi. Se o seu correspondente pretende estabelecer a sua própria genealogia em Portugal, terá que esquecer apelidos ou nomes próprios característicamente judaicos, já que os denominados "cristãos-novos" alteraram os seus nomes, tendo adoptado apelidos correntes em Portugal. Deve, muito simplesmente, descobrir o seu antepassado mais recente em Portugal, através dos registos franceses, e consultar então os microfilmes referentes à(s) freguesia(s) de nascimento, casamento e eventual óbito em Portugal dessa pessoa, o que pode fazer em França, nos centros de genealogia da Igreja Mórmon. Recuando no tempo, ser-lhe-á possível verificar, consultando a base de dados referente aos processos da Inquisição (que se encontra disponível no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa), se algum dos seus familiares foi perseguido pela Inquisição. É possível, em bastantes casos, traçar o percurso de uma família do século XXI até 1550-1580, através dos registos civis e paroquiais. Daí para trás, é necessário utilizar outros instrumentos de pesquisa.

Fico à sua disposição para qualquer informação, caso não estaja familiarizada com a pesquisa genealógica. O seu correspondente, se pretender, pode exprimir-se em francês.

Cumprimentos,

J.P. Nascimento e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100593 | rmfrp | 15 set 2005 22:34 | Em resposta a: #99964

Cara Daniele Fernandes:

Para que a sua pergunta tenha a resposta mais adequada, será muito importante saber de que época são os registos que o seu correspondente procura. Suponho, pela sua mensagem, que não são posteriores a 1911, data da introdução do registo civil em Portugal.

Estamos, como suponho, a falar de famílias judaicas vivendo em Portugal no século XIX? Se for este o caso, então não há registos paroquiais mas existe uma elevada probabilidade de a família que o seu correspondente procura ser tratada na obra " Genealogia Hebraica: Portugal e Gibraltar" de José Maria Abecassis.

Finalmente, estaremos a falar de épocas mais recuadas (séculos XVII e XVIII) e de cristãos-novos portugueses que no estrangeiro passaram a professar abertamente o Judaísmo? Pela sua mensagem não parece ser essa a situação, mas mesmo aí haverá formas de pelo menos tentar obter informação.

Seria mais simples, para a podermos ajudar (e ao seu correspondente), se nos indicasse os nomes e datas aproximadas dos registos que procura ou, pelo menos, em qual das categorias anteriores se insere a pesquisa em causa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100624 | danielefer | 16 set 2005 08:55 | Em resposta a: #100593

Bom dia Sr Rui,

É com muito gosto que tomei conhecimento do seu parecer. De facto, esta familia judaica que eu procuro parece ter ligação com Gibraltar, mas passo a transcrever todos os elementos na minha posse :

- o filho : Juda ZAOUI, nascido a 05-04-1887 em São Nicolau/Lisboa
(ele foi depois casar a Oran em 1907)
- os pais : Abraham ZAOUI et Estrella BENASSAIAG.
Estrella nasceu em Gibraltar em 1860 e morreu a Oran em 1929
Abraham teria falecido em Saõ Nicolau antes do casamento do filho (antes de 1907 portanto, como consta no assento de casamento do filho). Não se sabe se nasceu ou se casou tambem em Lisboa.

É tudo. Já contactei o Arquivo de Lisboa que não encontrou nada. De momento, dirigi uma carta ao Rabino da sinagoga de Lisboa.
Podia explicitar o que é «Genealogia Hebraica» de José Maria Abecassis ?
É para finalizar, se qualquer dia conseguir encontrar os meus próprios antepassados judaicos em Portugal (estes foram cristãos novos, mas ainda estou nos anos 1800 em Bayonne e Bordeaux), poderia me dar umas luzes ?

Grata pela sua atenção, com amizade,
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100639 | virgilio | 16 set 2005 11:42 | Em resposta a: #100624

Podia explicitar o que é «Genealogia Hebraica» de José Maria Abecassis ?
===============================================

Title Genealogia hebraica : Portugal e Gibraltar, Sécs. XVII a XX
Stmnt.Resp. José Maria Abecassis
Authors Abecassis, José Maria (Main Author)

Notes "Foreword" em inglês.Conteúdo: v. 1. Abeasis - Benhayon -- v. 2. Beniso - Fresco -- v. 3. Gabay - Serfaty -- v. 4. Seriqui - Documentos -- v. 5. Índices e adenda.Informações genealogicas, com biografias e fotografias de famílias hebraicas.Genealogical information, including biographical data and photographs, about Jewish families in Portugal and Gibraltar from the 17th to the 20th centuries.

Subjects
Portugal - Jewish history

==========================
outros ...
Titles
A history of the Marranos Roth, Cecil, 1899-1970
História dos judeus em Portugal Kayserling, Meyer, 1829-1905
Inquisição e cristãos-novos Saraiva, Ant�nio Jos�
Os judeus portugueses entre os descobrimentos e a diáspora Santos, Maria Helena Carvalho dos
Noble families among the Sephardic Jews : with "Some account of the Capadose family," by Bertram Brewster, and "An Excursus on their Jewish history," by Cecil Roth Brewster, Bertram

Gibraltar - Jewish history
Portugal - Minorities - Genealogy
Gibraltar - Minorities - Genealogy
Jews - Portugal
Jews - Gibraltar
===============================

M. cabral

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100790 | rmfrp | 18 set 2005 13:46 | Em resposta a: #100624

Cara Daniele:

Como já terá visto na descrição aqui reproduzida pelo colega M. Cabral, "Genealogia Hebraica" é uma obra de grande dimensão (5 volumes) que trata essencialmente das famílias de origem judaica que se instalaram em Portugal a partir do início do século XIX.

À partida, parece-me provável que as pessoas que procura constem da obra em questão. Mas pode acontecer que, sendo a "passagem" por Portugal muito rápida, essa família não tenha sido incluída. Não possuo a obra, pelo que não lhe posso dar uma resposta definitiva. Sei que no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, existe um exemplar para consulta.

Quanto aos seus antepassados cristãos-novos, a abordagem terá de ser diferente. É necessário recuar, através dos registos franceses, até aos ascendentes portugueses. Talvez seja então possível encontrar ligação com famílias documentadas nos processos da Inquisição portuguesa. Eu próprio tenho alguns parentes cristãos-novos que viveram em França no século XVIII.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100807 | LGR | 18 set 2005 16:24 | Em resposta a: #100624

Cara Daniele

Nem a prepósito, a semana passada estive num alfarrabista à procura de uns livros e eles apenas tinham uma coleção muito interessante sobre registos judaicos em Portugal.

Não me lembro o nome da loja mas posso averiguar e ainda esta semana dou-lhe a indicação, caso tenha interesse para si.

Sei que fica perto da cervejaria Trindade mas posso ver a morada completa se quiser, uma vez que vou ter que passar por lá perto esta semana.

Diga se quer ou não, OK?

Cumprimentos,
Luis Nuno Gonzaga Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100854 | danielefer | 19 set 2005 11:06 | Em resposta a: #100807

Sr Luis,
É com muito gosto que aceito a sua proposta, se poder me comunicar o contacto desta loja, depois entro em contacto com ela.
Os meus agradecimentos,
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#100856 | danielefer | 19 set 2005 11:15 | Em resposta a: #100790

Sr Rui,
Muito obrigado pela orientação que me deu acerca deste livre. Eu fiz a minhas pesquisas na Net, e de facto tenho a ref. do livro, e até vi num sitio a descrição dos vários volumes, cada volume trata de uma parte alfabetica da lista. No último volume quee trata da letra Z, não vi nenhum nome da familia que eu procuro (Zaoui).
Quanto à minha pesquisa pessoa, só cheguei aos anos 1800, por isso ainda tenho muito que procurar.
De qualquer forma, os meus agradecimentos pela colaboração.
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#101919 | danielefer | 01 out 2005 19:32 | Em resposta a: #100807

Boa tarde Sr Luis,
Teve oportunidade de ir à tal loja dos registos ?
Amizade,
Daniele

Resposta

Link directo:

RE: Onde procurar registos judaicos ?

#102095 | LGR | 03 out 2005 19:35 | Em resposta a: #101919

Olá Daniele

Não fui ainda porque estive fora toda a semana.
Vou ver se irei muito em breve e darei noticias, OK?

Cump
LNGR

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen